Essa musica mexe cmg pq quando pequeno eu cresci na base da violência, vendo meus irmãos e eu sendo espancado pelo meu pai, vendo minha mãe apanhando, lembro que tinha uns 6 anos por ai e quebrei a vara de pescar do meu pai e ele me batendo e batendo, quando meu irmão mais velho pediu para ele parar, ele parou e olhou para meu irmão mais velho que na época tinha uns 8 anos e bateu nele também, crescemos no meio dessa violência, apanhando ate mijar na roupa e sangrando por conta da fivela do sinto, quando não era no soco. Entao, aos meus 14 anos ja mais velho eu queria fugir daquela prisão chamada casa, eu passei a conviver nas ruas e com os amigos da escola, conheci as drogas, festas, mulheres, descobri outra vida, pra mim qualquer lugar era melhor que aquela casa, logo me envolvi no crime e quanto mais o tempo passava mais eu me afundava naquilo, briguei com meu pai, a vontade de matar ele era grande, com um oitão na cintura, olhando ele dormir, pensando em uma bala na sua cabeça, todo o ódio o abuso os xingamentos ficava na minha cabeça, ele falava que eu não prestava pra nada, só pra comer, me chamava de gordo, de lixo, as vezes era melhor somente ser espancado, pq as palavras eram mais fortes, me atormentava nas madrugadas, aos 18 tentei um suicidio, fui parar no hospital, com tantos remedios que tomei. Graças a deus eu consegui me livrar de tudo isso, a depressão, o crime e essa raiva que tenho do meu pai, entrei pra faculdade cursando fisioterapia, mas nessa caminhada eu vi varios amigos meu morrer, acho que todos merecem uma oportunidade de mudar de vida.
Essa obra de arte é foda,quando diz na letra: a dez minutos atrás foi como uma premonição,,,,se voltar 10 minutos na música da certinho na hora que vai morrer,os cara é foda
E ae, Família! Fmz total?! No momento da gravação o som acabou me tocando muito mais do que imaginei. Talvez até por ter ficado bastante emocionado e não seguir nenhum roteiro, acabei confundindo algumas coisas, como por exemplo: A cena da criança chorando e ele com revólver na mão que provavelmente foi o do segundo homicídio que cometeu (no vídeo eu disse que foi o primeiro). Pensei em fazer um roteiro de uma forma mais sintetizada, porém acredito que no RAP tão importante quanto a informação, é o sentimento transmitido. Nesse vídeo estou totalmente implicado com tais conflitos, pois tudo isso também fez parte da minha vivência e de todo jovem de periferia. De certa forma sou como um irmão que tentou seguir o caminho dos estudos, mas tenho profundo respeito pelos meus irmãos que acabaram se envolvendo com o crime. Não julgo em nenhum momento um melhor que o outro. Considero antes que ae excessões nas comunidades que conseguem não seguir o caminho do crime, apenas contrariam as estátisticas. É necessária uma transformação social para que não seja necessário o caminho seguido pelo Guina e pelo protagonista. Recomendo a leitura do livro citado: Cabeça de porco - Celso Athayde, MV Bill e Luiz Eduardo Soares. Também recomendo o documentário, Falcão meninos do Tráfico. Por fim, ouçam "Inquérito - Dia dos pais". Todo adolescente busca acolhimento, identidade e pertencimento. Enquanto nossa sociedade continuar a ser nociva e desigual, o caminho do crime e das drogas será opção para milhões. Nisso, muitos morrerão dos dois lados. Seres humanos pagarão o preço. Polícia, ladrão e inocentes. Mano Brown foi um gênio ao escrever esse som. KL Jay conseguiu construir perfeitamente o cenário através do beat e de cada detalhe. Racionais é a voz dos excluídos. Vida eterna ao Rap Nacional! É isso. Paz!
disse tudo...... infelizmente trilhei por muito tempo um caminho não muito bacana, onde hoje tenho retorno de tais atitudes, juntamente de uma sociedade totalmente nociva e desigual como você disse também que pesa bastante na cabeça dos jovens q estão trilhando o crime, quando os olhos começam a enxergar essa balança é aí onde a medida mais volumosa é ficar onde está por acreditar estar fazendo o certo de acordo com a sociedade doentia em q vive, nesse processo "as drogas são bem vindas" até porque o que mata mesmo é a sociedade não é mesmo ? ou seja, eu acredito que as coisas só vão mudar quando a gente parar de olhar como inimigos um dos outros e trocar ideias, buscar compreensão, resgatar a solidariedade, a empatia...compreende ???? doidera... mas saiba que é isso, seus reacts são importantes e sentimentos imprescindíveis !!! um salve da quebrada da vila são pedro - são bernardo do campo
"o que mata mesmo é a sociedade" poh, resumiu tudo irmão!! Sábias palavras! Um salve pra quebrada, São Bernardo. Não conheço sua quebra, mas já fiz um Rap uns anos atrás aí, e conheço uns menino bom de um projeto chamado "Bola na Rede". Não lembro qual o nome da quebrada, mas só conheci sangue bom!
Mano não sou de quebrada sou do interior do Maranhão,mas, já passei por situações complicadas como a luz cortada na casa da vó, não tem o que comer as vezes tipo só pão e café,mas isso me fortaleceu. Sou pobre mas não tô na miséria tenho o básico (algumas roupas,nada de marca, comida, moradia e amor carinho) Nunca me envolvi com o crime mas já estudei em escola pública e tinha uns maluco lá que era talvez se tivesse com eles hoje eu seria mais 1, não me ofereceram nada de errado,mas,se tivesse ido atrás tinham me oferecido esse caminho. Tenho 15 anos e sonho com o rap Faço por amor tô estudando a origem e a história do rap mundial e nacional tmb escutando muito músicas,quero ficar rico com isso mas se não dê vou tá feliz do mermo jeito pq fiz por amor. Valeu pelo canal e vídeo faz sobre sabota tmb!
Prezado, Nunca vi um nível tão grande de envolvimento em um vídeo, a paixão, o brilho no olho, toda a emoção de um moleque sonhador exposta em um grande sentimento, parabéns pela intensidade. Coisas feitas com o coração perduram às feitas com a razão. Um sujeito muito envolvido no que faz, presenciei não apenas um vídeo, mas sim uma vida em vidraça. Parabéns, que seu trabalho continue impactando positivamente a vida de muitas pessoas, a intensidade o levará com certeza ao cumprimeto do seu propósito aqui no terreno. Parabéns.
Toda vez que me vejo preso numa armadilha mental sobre minhas escolhas, se vale a pena continuar estudando enquanto ganho um salario minimo, eu faço questão de ouvir essa música, aí lembro que to no caminho certo. Essa música é um hino e salva vidas.
Caralho mano, muito foda ter encontrado seu canal. Sou psicólogo recém formado e é muito importante ver um profissional da área reagindo/comentando esse tipo de conteúdo e sobretudo, essa música que é a minha preferida do Racionais Mc's.
imoral como você consegue descrever como a gente se sente mesmo..... a primeira vez que a gente vê o sistema nos pés é onde aflora a porra toda, onde vc lembra de tudo que vc não teve, de toda desgraça que te implantaram, de todos os sonhos q não passavam de meros sonhos... a analogia do menino olhando pelo muro tudo funcionando e só na esfera do sonho, foi perfeita irmão !!!!!!
Então irmão. Imagina só deixarmos o sistema nos pés através de outras coisas e não do crime né, mano? Essa é a nossa utopia. O crime do raciocínio.. Admiro vc irmão!
@@PSICOLOGIARAP aii se o mundo soubesse que eles teme muito mais um livro doq uma arma, o povo não sabe o poder que tem. Vamos roubar conhecimento trafica ideia maior inimigo dos de terno e o conhecimento
@@PSICOLOGIARAP Justamente pensar dessa forma que me fez ter um insight e conseguir olhar de outro angulo irmão... !! abandonando o crime e pregando contra o sistema de outra maneira... e minha meta é salvar os próximos de mim, pra que eles salvem os outros próximos deles e assim a corrente do bem se propaga. Posso dizer que passa muito na cabeça dos menor algo do tipo: "ao olhar de fulano, que é hipócrita (ou seja, não vive o que prega) eu sou errado por isso e aquilo, sendo que o mesmo que me aponta, tem praticas piores que as minhas, olha lá todo engravatado pisando nos outros, roubando dinheiro de quem não tem, mentindo, manipulando... então porque caralhos eu vou me sujeitar ao modo de ver deles e me "concertar" do que eles intitulam "crime" (até porque, só parece ser crime quando nós 'pobres' que cometemos).... Vejo muito esse tipo de pensar no meio dos nossos.... por isso tento propagar essa corrente, porque esse pessoal não vai ouvir qualquer um... geralmente eles ouvem quem são mais próximos e os entendem. o que achas ??
Verdade! Esses dias precisei ir no shopping Morumbi, e slk, o pessoal me olhava torto, eu passava perto e os cara escondia as coisas. Não conseguem engolir um diamantinho negro da quebrada no shopping de playba
*chorei junto com o senhor, quantos amigos meus foram pro crime hoje estão mortos ou presos eu tive as mesmas opções que eles só que eu decidi fazer rap o rap foi minha referência de vida*
"10 minutos atrás, foi como uma premonição ... Exatamente 10 minutos atrás na musica você escuta "AÍ mano o Guina mandou isso aqui pra você". Racionais é genial demais.
Alguns pontos interessantes que eu identifiquei foram os seguintes: 1. Primeiramente, a pessoa tem que ser muito burra para dizer que a música faz apologia ao crime, já que a vida do protagonista da letra é um desastre do início ao fim. A vida do cara é cheia de sofrimento, traição, assassinato, pesadelos, paranoias e assim por diante. 2. Ele (o protagonista), depois de tanto se esforçar, por assim dizer, para chegar onde almejava ("eu só queria ter moral e mais nada, mostrar pro meu irmão, pros caras da quebrada") acaba sendo vítima daquilo que ele mais desprezava ("a pilantragem, a trairagem, a traição"). Ou seja, de nada adiantou ele ter moral na quebrada, já que no final apenas entrou na roda da traição que ronda a vida do crime. 3. A música deixa nas entrelinhas que o protagonista sofria de síndrome do pânico, já que ele tinha frequentes pesadelos ("eu sonho toda madrugada com criança chorando e alguém dando risada"), paranoias ("não confiava nem na minha própria sombra"), insônia ("dormir a noite era difícil pra mim, medo, pensamento ruim"), etc. Ademais, os intervalos colocam uma respiração ofegante e o coração batendo rápido, coisas típicas de quem sofre deste mal. 4. O cara que ele mata provavelmente era uma pessoa que tinha um lado bom e que ajudava sua comunidade, pois distribua brinquedos para as crianças, atuando como uma espécie de Robin Hood. Mas só o fato de ele estar "com moral demais" e porque "tinha o que eu queria: joia escondida e uma 380" foi suficiente para ser assassinado friamente. 5. O que eu mais achei interessante em toda música foi a imagem que ele retrata da sua relação com o irmão. Primeiro, a forma como ele introduz seu irmão na história já é brilhante ("considerava -- o Guina -- mais do que meu próprio irmão"). Aqui ele mostra sutilmente que possuía um irmão, já dando a entender que sua relação com ele não era boa. Mas, como já passou da metade da música, o ouvinte poderia pensar que iria ficar só nisso -- ok, ele tem um irmão, beleza. Mas na segunda metade da música o protagonista desenvolve toda a relação conturbada com ele. Primeiramente, o irmão dele tinha uma mentalidade oposta a dele ("eu e meu irmão era tipo óleo e água"). Ambos desde cedo precisavam se sustentar ("fiz 17, tinha que sobreviver, eu era um homem, tinha que correr"), mas seu irmão queria fazer isso pela via correta. No final das contas, o protagonista não sabe quase nada da vida do seu irmão ("ACHO que meu irmão está formando em direito"; "DIZEM que o rosto do meu sobrinho é parecido com o meu") e morre solitário. 6. Ele pensava que o irmão dele era iludido ("cuzão, fica você com seu sonho de doutor, quando acordar cê me avisa, morô?") mas no fim das contas a história mostrou quem era o iludido. O irmão dele se formou, construiu uma família e tudo mais, enquanto ele terminou fodido, traído e sozinho. A mensagem é clara: o crime não compensa. 7. Um dos seu últimos pensamentos antes de morrer é "cadê meu irmão?". Essa parte é bem triste. Ele morreu sozinho e com saudade do irmão dele. Além disso, ele pensava que essa saudade não era recíproca ("diz que ele pergunta de mim, não sei não"). De tão imerso que ele estava na criminalidade, ele era desconfiado de tudo ("não confiava nem na minha própria sombra"), inclusive do fato de seu irmão sentir falta dele. Muito triste isso. 8. Além de seu irmão, ele pensava que sua mãe também não o considerava. Na parte que ele diz "minha finada mãe, ilumine seu menino" ele NÃO está se referindo a ele próprio, mas ao irmão dele, já que na frase seguinte ele já solta "o diabo agora guia o meu destino". 9. Por fim, ele morre pelas mãos de um menino recém entrando na vida do crime ("um moleque novato com a cara assustada"). Enquanto os bandidos antigos morrem, novos entram; e assim continua infindavelmente a roleta do crime. 10. O "tô ouvindo alguém me chamar" tem não uma nem duas, mas pelo menos três possíveis interpretações: (1) a interpretação mais evidente é que quem está o chamando é seu assassino, que o chama antes de atirar nele; (2) quem o chama é algum ser do além-mundo, já que ele está na fronteira entre a vida e a morte -- este ser pode ser sua mãe, pode ser Deus, ou até mesmo o diabo; (3) já que morre abandonado, ele poderia estar delirando, no momento da morte, com alguém que o chama, como uma forma de se auto-enganar e pensar que ele não estava morrendo abandonado, mas cercado por pessoas queridas. Enfim, a música é extremamente complexa e mais do que merece estar na lista de leitura de qualquer vestibular que seja.
Parabéns pela sua análise. Meu pai faleceu quando eu tinha dez anos e cresci em Diadema ouvindo Racionais, RZO, Ao Cubo e etç e também acho que o rap me guiou nos momentos mais difíceis e nunca me deixou ir para o caminho ruim. Hoje tenho 40 anos e uma esposa e dois filhos com 16 e 10 anos de idade e graças a Deus eles nem sonham em passar metade das situações ruins que eu vivi. São até mimados demais mas fazer o quê? A gente sempre quer dar o melhor né? Principalmente as coisas que não tivemos oportunidade. Tudo de bom para você fera.
Caramba arrepiei, você narrar muio bem e com emoção, saudades dos amigos que se foi, um em particular que está no meu coração e na minha memória, ótimo trabalho irmão!
porra cara, dá pra perceber que a música mexe muito com você, tem muita relação com tua vida e dá aquela provocada nas dores você explicou a música da melhor forma que eu encontrei aqui no youtube, merecia muito mais reconhecimento, parabéns pelo trampo foda
Ouço esses caras desde 98, tinha 7 anos. Era um CD de um ex da minha mãe, tinha nada a ver com o cara mas ele assinava umas revistas e uns jornais e vinha umas coisas aleatórias. Na minha casa não tinha essas coisas de tv, cd, livros e tal, aí eu fiquei fascinado pelas coisas dele. Vários lp's, cd's, brinquedos, livros, aí no meio tinha um dos primeiros cd's dos Racionais. Tinha umas q sumiram, "Pânico na Zona Sul" e tal, nunca mais parei de ouvir. Aprendi muita coisa naquela época. O cara passou rápido pela vida da minha mãe mas foi a melhor influência q eu tive pra vida toda.
Acabei de lhe conhecer por acaso, pelo feed, e já lhe tenho como parceiro nessa nova revolução que há de vir, precisa vir, vai acontecer - mas que ainda não foi sequer desenhada. Você é um forte e eu estou do seu lado. Uma aula como essa é uma arma de guerra - a guerra pela paz e um mundo menos injusto. Muito obrigado por este momento.
Tive que dar pausa umas 2x no vídeo pq fiquei emocionado por passar pelas mesmas situações que você cita ter passado também. Racionais salvou a minha vida lá no começo dos anos 90, esse vídeo me colocou de volta lá em Pirituba, na periferia de São Paulo nos anos 90. Obrigado por essa sua análise!
Mano, nossa! Tenho 44 anos e me emocionei com esse react. Também cresci na quebrada ouvindo Racionais desde o começo da trajetória. Tinha um privilégio de dividir o palco com Racionais em 92 com o meu grupo de RAP da época. Fizemos uma abertura no show deles. Me identifiquei muito com seu essa analise e posso dizer que as mesmas partes que mexeu contigo foi simultaneo prá mim também. Sofremos e vencemos contra o sistema. Hoje com familia e empresário e na medida do possivel, orientando a juventude sobre o sistema cruel em que vivemos. Parabéns, contineu com mais analise com esta e já me considere um inscrito e seguidor do seu canal. E isso mano, sucesso sempre!
Mano Brown é um gênio. GÊNIO ! Pense na quantidade de gênios iguais a ele não sobreviveram porque o Estado ( que acumula montanhas de grana de impostos ) caga e anda pra favela e periferia. Morrem de fome. Executados. De doenças que poderiam ser facilmente tratadas se tivesse atendimento...
Essa musica marcou minha vida quando foi lançada, hoje moro na Europa, uns no cemitério, outros na prisão e hoje eu consigo analisar esse som de uma maneira lúcida 👍👍livre das algemas da cocaína
"firmeza total?" Meu cérebro: mais um ano se passando aí e graças a Deus a gente tá com saúde, muita coletividade na quebrada, dinheiro bolso sem miséria... É nois
Cada letra,cada frase é uma lição de vida,quem escuta racionais,escuta com o coração e não só com os ouvidos,tudo que eles cantam e verdade,obrigado por esse vídeo irmão🙏
seloco, quando começa a tocar essa música , chega meu corpo arrepia , é impossível escutar essa música e não apreciar, e ficar ligado na letra , bem intensa , minha favorita!! Parabéns pelo vídeo meu mano.
Também é minha música favorita dos racionais. E eu acabei de me formar em "... Direito?... Advocacia?..." Não em psicologia mesmo rs. A música dos Racionais, em dado momento em meio a realidade que eu vivia na favela, foi como um despertar pra consciência de classe e olhar visceral da realidade em uma narrativa nunca antes escutada por mim em meio ao contexto daquela cena cultural dos anos noventa e dentro de minhas escassas possibilidades. A exemplo de vc vi muitos parceiros parecerem ao longo desse caminho. Racionais faz parte do meu construto definitivamente. Emocionante sua leitura e análise da letra. Grande abraço. Obrigado.
muito foda essa música e tua análise, meu mano tá trancado faz uns anos, quando ele entrou eu tinha 13 agora tenho 20, não conseguiu ver minha formatura no fundamental nem no médio, espero que consiga ver na faculdade.
Ótima analise. Obrigado por gastar seu tempo compartilhando sua visão. Visão assim ajuda qualquer um crescer por dentro. De certa forma vai ser um "Guina " do lado certo na vida de muita gente.
poha, que reflexão foda. muito obrigado por compartilhar isso com a gente! tem muita coisa que sem viver não dá pra entender. e mesmo as que da pra entender, nao da pra explicar. e mesmo se der pra explicar, as vezes não tem como sentir. faça mais vídeos como esse, por favor! utilidade publica
Eu gosto muito quando eu acho companheiros de profissão que sabem usar a psicologia de forma crítica e acessível!! Gosto muito dos seus vídeos e deixo a sugestão para você ouvir e reagir ao DK47, todas são boas, mas sem memória e sem final feliz são excepcionais!!
Salve AJ!! Que bom ver por aqui uma companheira de profissão e de luta!! Mais que necessário isso né? A psicologia sempre foi muito elitizada, mas o conhecimento e sua aplicação deve ser para todos!! Tô devendo as do DK, mas farei sim até pq gosto muito dele!! Obrigado demais!
Caraca Mano que da hora foi assistir esse vídeo. Passei uma parte da minha vida curtindo Rap. Racionais Facção Central Consciência humana Realidade Cruel entre outros...tive a oportunidade de conhecer MVBil...me emocionei!!!
👏👏👏👏👏👊 Parabéns meu querido ! Quando ele mata o vigilante e ouve criança chorando . É o filho do vigilante que chora. Ele matou um pai de família ! Excelente reação ! Um abraço meu querido !
Só uma pequena correção Eu acredito que nessa parte do "Precisava acalmar a adrenalina Precisava parar com a cocaína" É meio que uma pista, dica, rastro pro ouvinte atento lembrar e entender que era o guina esse irmão/conhecido que ia matar o eu lírico do som Pois no começo fala "Louco louco e como era, cheirava pra carai, vixe, sem miséria" Então é uma coisa pro ouvinte atento já perceber que ia ter uma grande reviravolta na história, e maioria das pessoas não percebem, e só entendem e se surpreendem mais pra frente, pq não notaram essa linha e continua achando que os dois ainda estavam parceiros
Só ouvindo e lacrimejando aqui com tudo isso tbm... Não sou muito coroa, nasci em 99, mas na minha infância foi resumida em racionais, aqui na rua era só mulecada do mesmo jeito, mas hj sobrou poucos que ainda conheço, uns preso, outros morto... E eu aqui emocionado ouvindo isso e vendo que é mais comum do que parece!!! Parabéns pelo vídeo mano, essa e uma das minhas favoritas dos racionais tbm
(Brown tinha 27 anos quando lançou essa canção incrível. Ele nasceu em 22 de abril de 70, no dia do tal descobrimento do Brasil. Com essa canção, a gente é que, através dele, acaba descobrindo o nosso país que coleciona humilhação e constrangimento histórico. O povo já está desconfiado, mas ainda não convencido. Essa revolução há de acontecer, e eu espero estar aqui pra ver.
Cara , durante minha formação de psicologia eu ia na van pra faculdade escutando racionais entre outros monstros do rap nacional e refletia muito sobre as letras e aquilo me enriqueceu de tal maneira , tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Seu canal é uma puta ideia que também já tive um dia pois a análise mais profunda das letras podem trazer reflexões para outras pessoas e apoia-las de alguma maneira ! Parabéns pelo trampo fudido 🤘
Que foda, não conhecia seu canal. Ganhou mais um inscrito, um grande abraço de um parceiro de profissão e que também passou por algumas coisas que a periferia proporciona.👏👏👏
Parabéns. Um som pesado. " tem uns baratos que não da pra perceber que tem maior valor e vc não vê " me faz olhar ao redor, Deus, minha esposa, meus filhos. Racionais dando lições pra vida. Não tem como distorcer o que é cantado claramente. Um forte abraço.
Salve irmao. Nunca fui de quebrada, mas tb nunca tinha uma vida fácil. Filho de um lavador de carros e uma atendente de call center, sempre me apoiaram no estudo independente de toda dificuldade, tristeza e pobreza. Hoje, graças aos fies tive a chance de poder cursar uma faculdade e estou escrevendo este texto há 20 dias de me formar médico! E com toda certeza uma coisa eu posso dizer, mesmo não tendo vivência do tudo isso, racionais sempre fez parte de minha formação e se hoje estou me formando o homem que sou, Mano Brown, ice Blue, klj e edi rock tem muita influência nisso. Parabéns pela análise irmao!! Emocionante demais
Mano reage a música do grupo consciência humana, lembranças é uma música muito boa tbm se trata muito da vida do crime seria genial uma música que admiro muito tbm, e cara parabéns que análise perfeita venho a anos procurando uma análise sobre essa música e está sendo a melhor que eu achei meus parabéns a vc, vc se entregou de coração nessa análise, meus parabéns sucesso !!!
Muito bom! Parabéns guerreiro pelas vitórias e livramentos e por dar um ponto de vista sincero e realista dessa música extraordinária e assim abrir os solhos de muitos dessa juventude que precisam sempre de uma boa orientação sobre a realidade da vida.
mano,vc e zika de vdd,eu conheci a vida boa tbm mano,to na luta td dia,ja pensei e penso como e entrar pro crime,so quem e daqui sabe como e,vc entendeu perfeitamente a musica mano.
Mds q reflexão foda cara, Parabéns 👏 essa música é muito linda e marcante não tem como não se emocionar, Mano Brown é o maior compositor do mundo, junto a equipe! Cada dia que passa, infelizmente tudo isso retratado nessa composição de muitos anos atrás, só se concretiza nos dias atuais...✊🏼Rap sempre 🖤
Meu irmão que análise é essa? Fenomenal, não tenho adjetivos pra descrever. Parabéns por isso e que vc possa fazer em mais raps (principalmente dos racionais)
O rap salvou minha vida!! Agradeço ao meu pai por ter me incentivado (na verdade foi mais a força mesmo) a estudar e graças a isso eu pude compreender as mensagens do Rap Nacional, infelizmente muitos por ai ouvem mas não entendem como disse o Helião ''Os Mano erraram e entenderam o contrário''. Sua análise foi monstra de mais irmão, abraço de salvador, to com 25 anos hoje mais um sobrevivente do inferno.
"Tô ouvindo alguém me chamar" foi o primeiro som do Racionais que eu peguei pra escutar. Na verdade foi o primeiro rap q eu escutei por vontade, sempre fui de escutar punk/hc e lá por 2014 ou 15, quando prenderam o Brown por desacato me soou o estalo "Pô rap não gosta de policia tb né? pq q eu nunca escutei rap?" Foi quando eu escolhi em modo aleatório escutar esse som. Lembro perfeitamente eu no buzão voltando pra casa e brisando na história da letra. Não sei se é pq foi o primeiro som q eu escutei e tenho uma relação de afeto ou se realmente é a melhor música do Racionais mas de fato é minha música favorita deles. Hoje de manhã lembrei disso, coloquei no youtube e apareceu esse video nos relacionados. Grata surpresa encontrar seu canal!! Já to inscrito huahauah abraço!
Parabéns irmão, também passei por isso na minha vida, perdi meu irmão e uma grande amigo meu , vários outros estão presos , tanto da minha área que sou da Rocinha - RJ e da parte da minha família do RJ sou uns dos poucos que se formaram , triste realidade.
Mano do ceu minha musica preferida esculto ate hoje fez parte da minha vida parabens vc foi o primeiro react detalhou essa obra de arte essa musica da pra fazer um filme ia ficar muito loco
Cara achei muito foda essa sua reação com a musica, eu cresci com meu vizinho ouvindo essa musica, minha mãe odiava e brigava comigo por cantar, na época eu não entendia a profundidade das letras só ouvia porque era as musicas que os "psicos" ouviam na minha quebrada, então eu me sentia um deles ouvindo, só depois de grande entendi a profundidade da letra. Só quem nasceu sem muitas oportunidades e escolhe o caminho do certo sabe o quanto é luta pra conseguir sair ciclo vicioso que é a pobreza, em fim, muito obrigado pelo vídeo.
Muito brabo! Racionais me marcou demais também, desde a infância, essa vivência da favela só quem vive sabe. E como um graduando em psicologia, quero usar esse conhecimento mais voltado pras temáticas da quebrada também. Ótima análise amigo
Muito bom o seu trabalho, a análise da música foi muito bem explicada. Só penso diferente em relação ao pai dele, quando ele diz "porra, maior saudade do meu pai" entendo que ele se refere ao fato de ter saído de casa e a muito não via o pai e o irmão e não por que o pai dele era ausente. Acho que ele tinha uma família tradicional e baseada em princípios, e é isso que talvez o leve frequentemente a uma reflexão do certo e errado no decorrer da música. Porém esse pai não tinha as condições financeiras de atender as ambições dele, por isso ele diz ao irmão "cuzão, fica você com seu sonho de doutor! quando acordar cê me avisa, morô?", afirmando que o irmão não é capaz de alcançar o sonho, pois não tem dinheiro para isso. No meio de toda essa frustração e desesperança dele quando garoto surge o Guina, que é, e possui tudo o que ele deseja.
Essa música, (Racionais mc’s em si), cativa demais mano! É quente! (trouxe uma análise perfeita, uma real expressão vindo de alguém que realmente viveu essa parada).
Essa musica mexe cmg pq quando pequeno eu cresci na base da violência, vendo meus irmãos e eu sendo espancado pelo meu pai, vendo minha mãe apanhando, lembro que tinha uns 6 anos por ai e quebrei a vara de pescar do meu pai e ele me batendo e batendo, quando meu irmão mais velho pediu para ele parar, ele parou e olhou para meu irmão mais velho que na época tinha uns 8 anos e bateu nele também, crescemos no meio dessa violência, apanhando ate mijar na roupa e sangrando por conta da fivela do sinto, quando não era no soco.
Entao, aos meus 14 anos ja mais velho eu queria fugir daquela prisão chamada casa, eu passei a conviver nas ruas e com os amigos da escola, conheci as drogas, festas, mulheres, descobri outra vida, pra mim qualquer lugar era melhor que aquela casa, logo me envolvi no crime e quanto mais o tempo passava mais eu me afundava naquilo, briguei com meu pai, a vontade de matar ele era grande, com um oitão na cintura, olhando ele dormir, pensando em uma bala na sua cabeça, todo o ódio o abuso os xingamentos ficava na minha cabeça, ele falava que eu não prestava pra nada, só pra comer, me chamava de gordo, de lixo, as vezes era melhor somente ser espancado, pq as palavras eram mais fortes, me atormentava nas madrugadas, aos 18 tentei um suicidio, fui parar no hospital, com tantos remedios que tomei.
Graças a deus eu consegui me livrar de tudo isso, a depressão, o crime e essa raiva que tenho do meu pai, entrei pra faculdade cursando fisioterapia, mas nessa caminhada eu vi varios amigos meu morrer, acho que todos merecem uma oportunidade de mudar de vida.
Essa obra de arte é foda,quando diz na letra: a dez minutos atrás foi como uma premonição,,,,se voltar 10 minutos na música da certinho na hora que vai morrer,os cara é foda
caraca!! dessa eu nao sabia
E ae, Família! Fmz total?!
No momento da gravação o som acabou me tocando muito mais do que imaginei. Talvez até por ter ficado bastante emocionado e não seguir nenhum roteiro, acabei confundindo algumas coisas, como por exemplo: A cena da criança chorando e ele com revólver na mão que provavelmente foi o do segundo homicídio que cometeu (no vídeo eu disse que foi o primeiro).
Pensei em fazer um roteiro de uma forma mais sintetizada, porém acredito que no RAP tão importante quanto a informação, é o sentimento transmitido. Nesse vídeo estou totalmente implicado com tais conflitos, pois tudo isso também fez parte da minha vivência e de todo jovem de periferia. De certa forma sou como um irmão que tentou seguir o caminho dos estudos, mas tenho profundo respeito pelos meus irmãos que acabaram se envolvendo com o crime. Não julgo em nenhum momento um melhor que o outro. Considero antes que ae excessões nas comunidades que conseguem não seguir o caminho do crime, apenas contrariam as estátisticas.
É necessária uma transformação social para que não seja necessário o caminho seguido pelo Guina e pelo protagonista.
Recomendo a leitura do livro citado: Cabeça de porco - Celso Athayde, MV Bill e Luiz Eduardo Soares. Também recomendo o documentário, Falcão meninos do Tráfico. Por fim, ouçam "Inquérito - Dia dos pais".
Todo adolescente busca acolhimento, identidade e pertencimento. Enquanto nossa sociedade continuar a ser nociva e desigual, o caminho do crime e das drogas será opção para milhões. Nisso, muitos morrerão dos dois lados. Seres humanos pagarão o preço. Polícia, ladrão e inocentes.
Mano Brown foi um gênio ao escrever esse som. KL Jay conseguiu construir perfeitamente o cenário através do beat e de cada detalhe. Racionais é a voz dos excluídos. Vida eterna ao Rap Nacional!
É isso. Paz!
disse tudo......
infelizmente trilhei por muito tempo um caminho não muito bacana, onde hoje tenho retorno de tais atitudes, juntamente de uma sociedade totalmente nociva e desigual como você disse também que pesa bastante na cabeça dos jovens q estão trilhando o crime, quando os olhos começam a enxergar essa balança é aí onde a medida mais volumosa é ficar onde está por acreditar estar fazendo o certo de acordo com a sociedade doentia em q vive, nesse processo "as drogas são bem vindas" até porque o que mata mesmo é a sociedade não é mesmo ? ou seja, eu acredito que as coisas só vão mudar quando a gente parar de olhar como inimigos um dos outros e trocar ideias, buscar compreensão, resgatar a solidariedade, a empatia...compreende ???? doidera... mas saiba que é isso, seus reacts são importantes e sentimentos imprescindíveis !!! um salve da quebrada da vila são pedro - são bernardo do campo
"o que mata mesmo é a sociedade" poh, resumiu tudo irmão!! Sábias palavras! Um salve pra quebrada, São Bernardo. Não conheço sua quebra, mas já fiz um Rap uns anos atrás aí, e conheço uns menino bom de um projeto chamado "Bola na Rede". Não lembro qual o nome da quebrada, mas só conheci sangue bom!
Trabalho lindo mano foda demais!!!!. ( comentei do radim da veia pq tô sem o bang eh lokoooo ) Quintino Ribeirão Preto 016 tmj.
Deixei um relato no comentário
Nada como alguém que tem vivência falando sobre um som brabo. Trabalho lindo, irmão!
Obrigado Paulo. Obrigado pro fortalecer comigo aqui
Mano não sou de quebrada sou do interior do Maranhão,mas, já passei por situações complicadas como a luz cortada na casa da vó, não tem o que comer as vezes tipo só pão e café,mas isso me fortaleceu.
Sou pobre mas não tô na miséria tenho o básico (algumas roupas,nada de marca, comida, moradia e amor carinho)
Nunca me envolvi com o crime mas já estudei em escola pública e tinha uns maluco lá que era talvez se tivesse com eles hoje eu seria mais 1, não me ofereceram nada de errado,mas,se tivesse ido atrás tinham me oferecido esse caminho.
Tenho 15 anos e sonho com o rap
Faço por amor tô estudando a origem e a história do rap mundial e nacional tmb escutando muito músicas,quero ficar rico com isso mas se não dê vou tá feliz do mermo jeito pq fiz por amor.
Valeu pelo canal e vídeo faz sobre sabota tmb!
Me emocionei com você enquanto recitava a letra. Essa é minha música preferida dos Racionais
bate forte no coração né Danilo?
Prezado,
Nunca vi um nível tão grande de envolvimento em um vídeo, a paixão, o brilho no olho, toda a emoção de um moleque sonhador exposta em um grande sentimento, parabéns pela intensidade. Coisas feitas com o coração perduram às feitas com a razão.
Um sujeito muito envolvido no que faz, presenciei não apenas um vídeo, mas sim uma vida em vidraça. Parabéns, que seu trabalho continue impactando positivamente a vida de muitas pessoas, a intensidade o levará com certeza ao cumprimeto do seu propósito aqui no terreno.
Parabéns.
Toda vez que me vejo preso numa armadilha mental sobre minhas escolhas, se vale a pena continuar estudando enquanto ganho um salario minimo, eu faço questão de ouvir essa música, aí lembro que to no caminho certo.
Essa música é um hino e salva vidas.
Caralho mano, muito foda ter encontrado seu canal. Sou psicólogo recém formado e é muito importante ver um profissional da área reagindo/comentando esse tipo de conteúdo e sobretudo, essa música que é a minha preferida do Racionais Mc's.
imoral como você consegue descrever como a gente se sente mesmo.....
a primeira vez que a gente vê o sistema nos pés é onde aflora a porra toda, onde vc lembra de tudo que vc não teve, de toda desgraça que te implantaram, de todos os sonhos q não passavam de meros sonhos...
a analogia do menino olhando pelo muro tudo funcionando e só na esfera do sonho, foi perfeita irmão !!!!!!
Então irmão. Imagina só deixarmos o sistema nos pés através de outras coisas e não do crime né, mano? Essa é a nossa utopia. O crime do raciocínio.. Admiro vc irmão!
@@PSICOLOGIARAP aii se o mundo soubesse que eles teme muito mais um livro doq uma arma, o povo não sabe o poder que tem. Vamos roubar conhecimento trafica ideia maior inimigo dos de terno e o conhecimento
@@PSICOLOGIARAP Justamente pensar dessa forma que me fez ter um insight e conseguir olhar de outro angulo irmão... !! abandonando o crime e pregando contra o sistema de outra maneira... e minha meta é salvar os próximos de mim, pra que eles salvem os outros próximos deles e assim a corrente do bem se propaga.
Posso dizer que passa muito na cabeça dos menor algo do tipo: "ao olhar de fulano, que é hipócrita (ou seja, não vive o que prega) eu sou errado por isso e aquilo, sendo que o mesmo que me aponta, tem praticas piores que as minhas, olha lá todo engravatado pisando nos outros, roubando dinheiro de quem não tem, mentindo, manipulando... então porque caralhos eu vou me sujeitar ao modo de ver deles e me "concertar" do que eles intitulam "crime" (até porque, só parece ser crime quando nós 'pobres' que cometemos)....
Vejo muito esse tipo de pensar no meio dos nossos.... por isso tento propagar essa corrente, porque esse pessoal não vai ouvir qualquer um... geralmente eles ouvem quem são mais próximos e os entendem.
o que achas ??
@@lukkeferreira6221 exatamente mano, infelizmente mts n veem essa realidade e falam apenas do lugar que estão no condominio
@@allanzin5217 sensato irmão
Não precisa ser só negro pra sofrer preconceito. O pobre sofre muito preconceito e humilhação
Verdade! Esses dias precisei ir no shopping Morumbi, e slk, o pessoal me olhava torto, eu passava perto e os cara escondia as coisas. Não conseguem engolir um diamantinho negro da quebrada no shopping de playba
*chorei junto com o senhor, quantos amigos meus foram pro crime hoje estão mortos ou presos eu tive as mesmas opções que eles só que eu decidi fazer rap o rap foi minha referência de vida*
Rap é isso memo né mano? Gera reflexao, mudança e ação. Da hora saber que vc escolheu o Rap como referencia de vida. Eu tb.. Ou fomos escolhidos
"10 minutos atrás, foi como uma premonição ...
Exatamente 10 minutos atrás na musica você escuta "AÍ mano o Guina mandou isso aqui pra você".
Racionais é genial demais.
Nunca me liguei nesse detalhe. Incrível mano!!
@@PSICOLOGIARAP Também só percebi agora vendo a sua analise kkkk
Analise incrivel diga-se de passagem; obrigado pelo conteudo mestre.
👏👏👏👏👏
*PUTA MERDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*
TRANSCENDEU 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Alguns pontos interessantes que eu identifiquei foram os seguintes:
1. Primeiramente, a pessoa tem que ser muito burra para dizer que a música faz apologia ao crime, já que a vida do protagonista da letra é um desastre do início ao fim. A vida do cara é cheia de sofrimento, traição, assassinato, pesadelos, paranoias e assim por diante.
2. Ele (o protagonista), depois de tanto se esforçar, por assim dizer, para chegar onde almejava ("eu só queria ter moral e mais nada, mostrar pro meu irmão, pros caras da quebrada") acaba sendo vítima daquilo que ele mais desprezava ("a pilantragem, a trairagem, a traição"). Ou seja, de nada adiantou ele ter moral na quebrada, já que no final apenas entrou na roda da traição que ronda a vida do crime.
3. A música deixa nas entrelinhas que o protagonista sofria de síndrome do pânico, já que ele tinha frequentes pesadelos ("eu sonho toda madrugada com criança chorando e alguém dando risada"), paranoias ("não confiava nem na minha própria sombra"), insônia ("dormir a noite era difícil pra mim, medo, pensamento ruim"), etc. Ademais, os intervalos colocam uma respiração ofegante e o coração batendo rápido, coisas típicas de quem sofre deste mal.
4. O cara que ele mata provavelmente era uma pessoa que tinha um lado bom e que ajudava sua comunidade, pois distribua brinquedos para as crianças, atuando como uma espécie de Robin Hood. Mas só o fato de ele estar "com moral demais" e porque "tinha o que eu queria: joia escondida e uma 380" foi suficiente para ser assassinado friamente.
5. O que eu mais achei interessante em toda música foi a imagem que ele retrata da sua relação com o irmão. Primeiro, a forma como ele introduz seu irmão na história já é brilhante ("considerava -- o Guina -- mais do que meu próprio irmão"). Aqui ele mostra sutilmente que possuía um irmão, já dando a entender que sua relação com ele não era boa. Mas, como já passou da metade da música, o ouvinte poderia pensar que iria ficar só nisso -- ok, ele tem um irmão, beleza. Mas na segunda metade da música o protagonista desenvolve toda a relação conturbada com ele. Primeiramente, o irmão dele tinha uma mentalidade oposta a dele ("eu e meu irmão era tipo óleo e água"). Ambos desde cedo precisavam se sustentar ("fiz 17, tinha que sobreviver, eu era um homem, tinha que correr"), mas seu irmão queria fazer isso pela via correta. No final das contas, o protagonista não sabe quase nada da vida do seu irmão ("ACHO que meu irmão está formando em direito"; "DIZEM que o rosto do meu sobrinho é parecido com o meu") e morre solitário.
6. Ele pensava que o irmão dele era iludido ("cuzão, fica você com seu sonho de doutor, quando acordar cê me avisa, morô?") mas no fim das contas a história mostrou quem era o iludido. O irmão dele se formou, construiu uma família e tudo mais, enquanto ele terminou fodido, traído e sozinho. A mensagem é clara: o crime não compensa.
7. Um dos seu últimos pensamentos antes de morrer é "cadê meu irmão?". Essa parte é bem triste. Ele morreu sozinho e com saudade do irmão dele. Além disso, ele pensava que essa saudade não era recíproca ("diz que ele pergunta de mim, não sei não"). De tão imerso que ele estava na criminalidade, ele era desconfiado de tudo ("não confiava nem na minha própria sombra"), inclusive do fato de seu irmão sentir falta dele. Muito triste isso.
8. Além de seu irmão, ele pensava que sua mãe também não o considerava. Na parte que ele diz "minha finada mãe, ilumine seu menino" ele NÃO está se referindo a ele próprio, mas ao irmão dele, já que na frase seguinte ele já solta "o diabo agora guia o meu destino".
9. Por fim, ele morre pelas mãos de um menino recém entrando na vida do crime ("um moleque novato com a cara assustada"). Enquanto os bandidos antigos morrem, novos entram; e assim continua infindavelmente a roleta do crime.
10. O "tô ouvindo alguém me chamar" tem não uma nem duas, mas pelo menos três possíveis interpretações: (1) a interpretação mais evidente é que quem está o chamando é seu assassino, que o chama antes de atirar nele; (2) quem o chama é algum ser do além-mundo, já que ele está na fronteira entre a vida e a morte -- este ser pode ser sua mãe, pode ser Deus, ou até mesmo o diabo; (3) já que morre abandonado, ele poderia estar delirando, no momento da morte, com alguém que o chama, como uma forma de se auto-enganar e pensar que ele não estava morrendo abandonado, mas cercado por pessoas queridas.
Enfim, a música é extremamente complexa e mais do que merece estar na lista de leitura de qualquer vestibular que seja.
Parabéns pela sua análise. Meu pai faleceu quando eu tinha dez anos e cresci em Diadema ouvindo Racionais, RZO, Ao Cubo e etç e também acho que o rap me guiou nos momentos mais difíceis e nunca me deixou ir para o caminho ruim. Hoje tenho 40 anos e uma esposa e dois filhos com 16 e 10 anos de idade e graças a Deus eles nem sonham em passar metade das situações ruins que eu vivi. São até mimados demais mas fazer o quê? A gente sempre quer dar o melhor né? Principalmente as coisas que não tivemos oportunidade.
Tudo de bom para você fera.
Da hora seu comentário e um pouco do relato da sua trajetória. Pois é, irmão. Bom Rap é hino pra nós! Um abração pra vc e sua família!!
minha música favorita deles, aflição do início ao fim
Caramba arrepiei, você narrar muio bem e com emoção, saudades dos amigos que se foi, um em particular que está no meu coração e na minha memória, ótimo trabalho irmão!
porra cara, dá pra perceber que a música mexe muito com você, tem muita relação com tua vida e dá aquela provocada nas dores
você explicou a música da melhor forma que eu encontrei aqui no youtube, merecia muito mais reconhecimento, parabéns pelo trampo foda
Racionais é o maior sinônimo de arte e cultura no Brasil!! Ótimo vídeo! ❤🔥
Como eu fui conhecer esse canal só agora em 13/12/2020 , muito bom tem um novo seguidor.
Ouço esses caras desde 98, tinha 7 anos. Era um CD de um ex da minha mãe, tinha nada a ver com o cara mas ele assinava umas revistas e uns jornais e vinha umas coisas aleatórias. Na minha casa não tinha essas coisas de tv, cd, livros e tal, aí eu fiquei fascinado pelas coisas dele. Vários lp's, cd's, brinquedos, livros, aí no meio tinha um dos primeiros cd's dos Racionais. Tinha umas q sumiram, "Pânico na Zona Sul" e tal, nunca mais parei de ouvir. Aprendi muita coisa naquela época. O cara passou rápido pela vida da minha mãe mas foi a melhor influência q eu tive pra vida toda.
essa é a que mais gosto de toda a obra dos Racionais! ela toda é uma aula de sample, de produção, de letra, de ritmo, de flow, de mensagem... genial.
Todo pobre que nem nóis! Essas letras entram na carne quinem navalha!cada letra de cada música do RAP Nacional é um arrepio na pele! valeu!
Acabei de lhe conhecer por acaso, pelo feed, e já lhe tenho como parceiro nessa nova revolução que há de vir, precisa vir, vai acontecer - mas que ainda não foi sequer desenhada. Você é um forte e eu estou do seu lado. Uma aula como essa é uma arma de guerra - a guerra pela paz e um mundo menos injusto. Muito obrigado por este momento.
Tive que dar pausa umas 2x no vídeo pq fiquei emocionado por passar pelas mesmas situações que você cita ter passado também. Racionais salvou a minha vida lá no começo dos anos 90, esse vídeo me colocou de volta lá em Pirituba, na periferia de São Paulo nos anos 90. Obrigado por essa sua análise!
Perfeito na análise mano,primeiro video que eu vi,falou tudo e terminou mandando o verdadeiro papo,a essência que hoje os rappers esqueceram...
Mano, nossa! Tenho 44 anos e me emocionei com esse react. Também cresci na quebrada ouvindo Racionais desde o começo da trajetória. Tinha um privilégio de dividir o palco com Racionais em 92 com o meu grupo de RAP da época. Fizemos uma abertura no show deles. Me identifiquei muito com seu essa analise e posso dizer que as mesmas partes que mexeu contigo foi simultaneo prá mim também. Sofremos e vencemos contra o sistema. Hoje com familia e empresário e na medida do possivel, orientando a juventude sobre o sistema cruel em que vivemos. Parabéns, contineu com mais analise com esta e já me considere um inscrito e seguidor do seu canal. E isso mano, sucesso sempre!
Rapaz, que analísie. Essa letra é poderosa, reflexiva, triste pra caralho, profunda, uma puta lição mesmo. Deveria ter conhecido antes...
Mano Brown é um gênio. GÊNIO ! Pense na quantidade de gênios iguais a ele não sobreviveram porque o Estado ( que acumula montanhas de grana de impostos ) caga e anda pra favela e periferia. Morrem de fome. Executados. De doenças que poderiam ser facilmente tratadas se tivesse atendimento...
Essa musica marcou minha vida quando foi lançada, hoje moro na Europa, uns no cemitério, outros na prisão e hoje eu consigo analisar esse som de uma maneira lúcida 👍👍livre das algemas da cocaína
"firmeza total?"
Meu cérebro: mais um ano se passando aí e graças a Deus a gente tá com saúde, muita coletividade na quebrada, dinheiro bolso sem miséria... É nois
Cada letra,cada frase é uma lição de vida,quem escuta racionais,escuta com o coração e não só com os ouvidos,tudo que eles cantam e verdade,obrigado por esse vídeo irmão🙏
seloco, quando começa a tocar essa música , chega meu corpo arrepia , é impossível escutar essa música e não apreciar, e ficar ligado na letra , bem intensa , minha favorita!! Parabéns pelo vídeo meu mano.
Nossa professor muito top melhor react que eu vi, lucido consciente, nota 10
Também é minha música favorita dos racionais. E eu acabei de me formar em "... Direito?... Advocacia?..." Não em psicologia mesmo rs. A música dos Racionais, em dado momento em meio a realidade que eu vivia na favela, foi como um despertar pra consciência de classe e olhar visceral da realidade em uma narrativa nunca antes escutada por mim em meio ao contexto daquela cena cultural dos anos noventa e dentro de minhas escassas possibilidades. A exemplo de vc vi muitos parceiros parecerem ao longo desse caminho. Racionais faz parte do meu construto definitivamente. Emocionante sua leitura e análise da letra. Grande abraço. Obrigado.
Uma bela análise de uma obra de arte lírica. Esse som dez parte da minha infância e juventude
"No mundao vc vale oque tem, Eu nao podia contar com Ninguem..."
Essa frase tem muito a ver com o momento atual.
Cara muito foda e emocionante a sua análise. Tambem curto esse som desde que lançou até hoje
muito foda essa música e tua análise, meu mano tá trancado faz uns anos, quando ele entrou eu tinha 13 agora tenho 20, não conseguiu ver minha formatura no fundamental nem no médio, espero que consiga ver na faculdade.
Ótima analise. Obrigado por gastar seu tempo compartilhando sua visão. Visão assim ajuda qualquer um crescer por dentro. De certa forma vai ser um "Guina " do lado certo na vida de muita gente.
Mano, as músicas do racionais são muito profundas e sempre me emociona, mas vc me fez emocionar mais ainda!! Brabo!!
poha, que reflexão foda. muito obrigado por compartilhar isso com a gente! tem muita coisa que sem viver não dá pra entender. e mesmo as que da pra entender, nao da pra explicar. e mesmo se der pra explicar, as vezes não tem como sentir. faça mais vídeos como esse, por favor! utilidade publica
Eu gosto muito quando eu acho companheiros de profissão que sabem usar a psicologia de forma crítica e acessível!!
Gosto muito dos seus vídeos e deixo a sugestão para você ouvir e reagir ao DK47, todas são boas, mas sem memória e sem final feliz são excepcionais!!
Salve AJ!! Que bom ver por aqui uma companheira de profissão e de luta!! Mais que necessário isso né? A psicologia sempre foi muito elitizada, mas o conhecimento e sua aplicação deve ser para todos!!
Tô devendo as do DK, mas farei sim até pq gosto muito dele!! Obrigado demais!
Caraca Mano que da hora foi assistir esse vídeo. Passei uma parte da minha vida curtindo Rap. Racionais Facção Central Consciência humana Realidade Cruel entre outros...tive a oportunidade de conhecer MVBil...me emocionei!!!
👏👏👏👏👏👊 Parabéns meu querido !
Quando ele mata o vigilante e ouve criança chorando .
É o filho do vigilante que chora.
Ele matou um pai de família !
Excelente reação !
Um abraço meu querido !
Sério, irmão? Sempre achei que essa referência era do segundo homicídio. Legal sua observação. Obrigado meu amigo!
Verdade amigo eu já perdi muitos amigos nessa vida Loka😕🏹 obrigado irmão pelo esse vídeo 👏🏻eu também gosto muito dessa música
Essa música muitos já disseram daria um filme não é a minha música preferida dos racionais mais eu acho louca
Eu assistiria esse video todo de novo, por ter sentido a entrega que teve pra falar do assunto
Só uma pequena correção
Eu acredito que nessa parte do
"Precisava acalmar a adrenalina
Precisava parar com a cocaína"
É meio que uma pista, dica, rastro pro ouvinte atento lembrar e entender que era o guina esse irmão/conhecido que ia matar o eu lírico do som
Pois no começo fala
"Louco louco e como era, cheirava pra carai, vixe, sem miséria"
Então é uma coisa pro ouvinte atento já perceber que ia ter uma grande reviravolta na história, e maioria das pessoas não percebem, e só entendem e se surpreendem mais pra frente, pq não notaram essa linha e continua achando que os dois ainda estavam parceiros
Incrível, muito obrigado. parabéns pela sua trajetória e tudo o que conquistou
Que video fod4 ..
Analise feita de coração .. Parabéns .
Cara muito bom sua análise. Essa música é uma das minhas favoritas. Coisa de gênio mesmo. Abc
Obrigado demais irmão! Tamo junto. Esse som é zika
Só ouvindo e lacrimejando aqui com tudo isso tbm... Não sou muito coroa, nasci em 99, mas na minha infância foi resumida em racionais, aqui na rua era só mulecada do mesmo jeito, mas hj sobrou poucos que ainda conheço, uns preso, outros morto... E eu aqui emocionado ouvindo isso e vendo que é mais comum do que parece!!!
Parabéns pelo vídeo mano, essa e uma das minhas favoritas dos racionais tbm
O verso "Mó saudade do meu pai" também é usado na música "dias dos pais" do inquerito, logo antes do refrão
bem pesado
Muito tempo que não assisto um vídeo fantástico igual esse.
Essa música seria um super filme
(Brown tinha 27 anos quando lançou essa canção incrível. Ele nasceu em 22 de abril de 70, no dia do tal descobrimento do Brasil. Com essa canção, a gente é que, através dele, acaba descobrindo o nosso país que coleciona humilhação e constrangimento histórico. O povo já está desconfiado, mas ainda não convencido. Essa revolução há de acontecer, e eu espero estar aqui pra ver.
Muito bom irmão
Cara , durante minha formação de psicologia eu ia na van pra faculdade escutando racionais entre outros monstros do rap nacional e refletia muito sobre as letras e aquilo me enriqueceu de tal maneira , tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Seu canal é uma puta ideia que também já tive um dia pois a análise mais profunda das letras podem trazer reflexões para outras pessoas e apoia-las de alguma maneira ! Parabéns pelo trampo fudido 🤘
Que foda, não conhecia seu canal. Ganhou mais um inscrito, um grande abraço de um parceiro de profissão e que também passou por algumas coisas que a periferia proporciona.👏👏👏
Obrigado pelo comentario. Fico feliz em saber que nao to sozinho nessa caminhada!
Tem quem diga que está música e "apologia" ao crime.
Porra! a vida do personagem é uma verdadeira tragédia, como isso pode ser "apologia".
ne
Parabéns. Um som pesado. " tem uns baratos que não da pra perceber que tem maior valor e vc não vê " me faz olhar ao redor, Deus, minha esposa, meus filhos. Racionais dando lições pra vida. Não tem como distorcer o que é cantado claramente.
Um forte abraço.
Mano que som foda você é uma cada diferenciado Bom trabalho tem quer ter pessoa que conhece a realidade
Só quem é de lá sabe oque acontece
Salve irmao. Nunca fui de quebrada, mas tb nunca tinha uma vida fácil. Filho de um lavador de carros e uma atendente de call center, sempre me apoiaram no estudo independente de toda dificuldade, tristeza e pobreza. Hoje, graças aos fies tive a chance de poder cursar uma faculdade e estou escrevendo este texto há 20 dias de me formar médico!
E com toda certeza uma coisa eu posso dizer, mesmo não tendo vivência do tudo isso, racionais sempre fez parte de minha formação e se hoje estou me formando o homem que sou, Mano Brown, ice Blue, klj e edi rock tem muita influência nisso.
Parabéns pela análise irmao!! Emocionante demais
Pesado...
Só quem viveu sabe.
Parabéns pela analise.
Boa noite, Cleverson , Curitiba Paraná.
Já analisou Alibe do DJ Jamaica
Mano reage a música do grupo consciência humana, lembranças é uma música muito boa tbm se trata muito da vida do crime seria genial uma música que admiro muito tbm, e cara parabéns que análise perfeita venho a anos procurando uma análise sobre essa música e está sendo a melhor que eu achei meus parabéns a vc, vc se entregou de coração nessa análise, meus parabéns sucesso !!!
Salve irmão!! Gosto muito do grupo Consciência Humana!
O som lembranças eu já fiz.
Da uma conferida depois!
Abraços!!
@@PSICOLOGIARAP opa irmão vou dar uma conferida forte abraço !!!
Top dmais faz mais sobre o racionais ficou muito foda
Top mesmo, melhor análise do UA-cam... Outra referência que eu peguei é do Hobbin hood ele morreu debochando como quem diz, hoje sou eu amanhã é você
Ai irmao ,vc e um louco ,mano chorei ouvindo sua narracao mano,
revivi minha infancia mano
parabens ....
Sem palavras, mano!!!!
Essa letra vai a vida toda pra gente compreender né? Infelizmente isso é o que o sistema mais oferece
chorei junto cm vc professor q leitura incrivel
Muito bom! Parabéns guerreiro pelas vitórias e livramentos e por dar um ponto de vista sincero e realista dessa música extraordinária e assim abrir os solhos de muitos dessa juventude que precisam sempre de uma boa orientação sobre a realidade da vida.
mano,vc e zika de vdd,eu conheci a vida boa tbm mano,to na luta td dia,ja pensei e penso como e entrar pro crime,so quem e daqui sabe como e,vc entendeu perfeitamente a musica mano.
Mds q reflexão foda cara, Parabéns 👏 essa música é muito linda e marcante não tem como não se emocionar, Mano Brown é o maior compositor do mundo, junto a equipe! Cada dia que passa, infelizmente tudo isso retratado nessa composição de muitos anos atrás, só se concretiza nos dias atuais...✊🏼Rap sempre 🖤
Parabéns pelo maravilhoso Trabalho
Caramba bem explicado e ótimas comparações e referência parabéns mano +1 inscrito
Mano, que canal fantástico! Like e inscrito. Tmj!
Ficou top demais. Muito obrigado por compartilhar os ensinamentos.
Meu irmão que análise é essa? Fenomenal, não tenho adjetivos pra descrever. Parabéns por isso e que vc possa fazer em mais raps (principalmente dos racionais)
Opa . farei sim
Mano reage a homem na estrada! É uma que eu realmente choro escutando. E reage a BK não sei se tu já escutou o último álbum, fé belo trampo
O rap salvou minha vida!! Agradeço ao meu pai por ter me incentivado (na verdade foi mais a força mesmo) a estudar e graças a isso eu pude compreender as mensagens do Rap Nacional, infelizmente muitos por ai ouvem mas não entendem como disse o Helião ''Os Mano erraram e entenderam o contrário''. Sua análise foi monstra de mais irmão, abraço de salvador, to com 25 anos hoje mais um sobrevivente do inferno.
"Tô ouvindo alguém me chamar" foi o primeiro som do Racionais que eu peguei pra escutar. Na verdade foi o primeiro rap q eu escutei por vontade, sempre fui de escutar punk/hc e lá por 2014 ou 15, quando prenderam o Brown por desacato me soou o estalo "Pô rap não gosta de policia tb né? pq q eu nunca escutei rap?"
Foi quando eu escolhi em modo aleatório escutar esse som. Lembro perfeitamente eu no buzão voltando pra casa e brisando na história da letra. Não sei se é pq foi o primeiro som q eu escutei e tenho uma relação de afeto ou se realmente é a melhor música do Racionais mas de fato é minha música favorita deles.
Hoje de manhã lembrei disso, coloquei no youtube e apareceu esse video nos relacionados. Grata surpresa encontrar seu canal!! Já to inscrito huahauah abraço!
Vídeo sensacional parabéns
O meu querido adorei o vídeo, gostaria muito de ver vc analisando a música ANJO SEM ASAS -EXPRESSÃO ATIVA .
Muito grato 🙏🏽 like sempre
O seu vídeo é realmente maravilhoso.
Recomendo também esse canal, leituras obrigatórias. Gostei mto da análise do professor:
ua-cam.com/video/4HnpOuWtEpA/v-deo.html
Muito top mano a reflexão parabéns 🚩🥋💪
Parabéns irmão, também passei por isso na minha vida, perdi meu irmão e uma grande amigo meu , vários outros estão presos , tanto da minha área que sou da Rocinha - RJ e da parte da minha família do RJ sou uns dos poucos que se formaram , triste realidade.
Top irmão... me emociono também nessa letra...🤙🏼
Muito massa seu canal....o rap é o som !
Realidade cruel mais que faz a gente muda por dentro e por fora!
Mano do ceu minha musica preferida esculto ate hoje fez parte da minha vida parabens vc foi o primeiro react detalhou essa obra de arte essa musica da pra fazer um filme ia ficar muito loco
Quando eu ouvi esse som pela primeira vez eu viajei literalmente. De fato quem nasceu e foi criado na periferia já viu vários casos parecidos.
Triste realidade né irmão
Cara achei muito foda essa sua reação com a musica, eu cresci com meu vizinho ouvindo essa musica, minha mãe odiava e brigava comigo por cantar, na época eu não entendia a profundidade das letras só ouvia porque era as musicas que os "psicos" ouviam na minha quebrada, então eu me sentia um deles ouvindo, só depois de grande entendi a profundidade da letra. Só quem nasceu sem muitas oportunidades e escolhe o caminho do certo sabe o quanto é luta pra conseguir sair ciclo vicioso que é a pobreza, em fim, muito obrigado pelo vídeo.
Muito brabo! Racionais me marcou demais também, desde a infância, essa vivência da favela só quem vive sabe. E como um graduando em psicologia, quero usar esse conhecimento mais voltado pras temáticas da quebrada também. Ótima análise amigo
Bons estudos irmão!! Vamo somar nisso aí!
Muito bom o seu trabalho, a análise da música foi muito bem explicada. Só penso diferente em relação ao pai dele, quando ele diz "porra, maior saudade do meu pai" entendo que ele se refere ao fato de ter saído de casa e a muito não via o pai e o irmão e não por que o pai dele era ausente. Acho que ele tinha uma família tradicional e baseada em princípios, e é isso que talvez o leve frequentemente a uma reflexão do certo e errado no decorrer da música. Porém esse pai não tinha as condições financeiras de atender as ambições dele, por isso ele diz ao irmão "cuzão, fica você com seu sonho de doutor! quando acordar cê me avisa, morô?", afirmando que o irmão não é capaz de alcançar o sonho, pois não tem dinheiro para isso. No meio de toda essa frustração e desesperança dele quando garoto surge o Guina, que é, e possui tudo o que ele deseja.
Caralho mano, que trampo absurdo de foda. Me emocionei junto com voce irmão
o video ficou emocionante, bicho. Minha música favorita do racionais
Essa música, (Racionais mc’s em si), cativa demais mano!
É quente! (trouxe uma análise perfeita, uma real expressão vindo de alguém que realmente viveu essa parada).
Salve, braion. Obrigado por ter sugerido fazer esse video irmao. Obrigado mesmo
Mano que foda, mais um inscrito ❤️
Vc é um mito cara 👏👏