КОМЕНТАРІ •

  • @wandersonademirpereiradeje4417
    @wandersonademirpereiradeje4417 Рік тому +487

    Olá galera sou um aprendiz de luthier, mas sou formado em física . E o contado no vídeo já foi visto em alguns trabalhos aqui no Brasil o mais famoso deles é um trabalho da unicampe onde fazem uma grande quantidade de corpos de madeiras diferentes e usam uma especie de robô para tocas a corda a análise é via software. Não é que não tenha mudança tem sim, mas é tão pequena que até mesmo os aparelhos tem dificuldades de medir. Isso se deve ao fato de que a guitarra tem captação magnética, e as madeiras não tem nenhuma propriedade magnética. Nos instrumentos acústicos geralmente a captação e piezoelétrica(vibrações da própria madeira) ou até mesmo microfone(sons gerados por harmônicos na caixa de madeira ), geralmente tem grande influencia da madeira. O citado pelo Maurício pode ser explicado por outras coisas como, OUTRAS PEÇAS DO CONJUNTO COMO POTENCIÔMETROS, FIOS, CONEXÕES, MATERIAL DA PONTE, MATERIAL DO RASTILHO, PEÇAS FROUXAS COMO O BRAÇO, O FATO DE SER UMA PESSOA TOCANDO (EM CASO DE DESCONFORTO A PESSOA TENDE A TOCAR DIFERENTE OU ASSOCIAR O DESCONFORTO AO SOM), E CLARO A PSÍCO ACÚSTICA A GROSSO MODO (A NOSSA PERCEPÇÃO DO SOM MUDA DE ACORDO COM "O VALOR " DADO AO INSTRUMENTO subconscientemente). No youtube tem também os testes do Renatinho podem dar uma olhada. Meu tcc foi feito com violões então neste caso pode-se garantir que a madeira faz diferença assim como o projeto faz diferença, mas se uma pessoa diz que a madeira de uma guitarra representa uma diferença de 5% eu diria que é melhor refazer as medidas pois está errado. Caso usa-se piezo como captação a diferença seria muito maior pois como dito o piezo capta a vibração da madeira e o captador convencional (TRANSFORMA A VARIAÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO GERANDO PELOS ÍMÃS EM VOLTAGEM INDEPENDENTE DA MADEIRA). Mas é claro sabemos que uma boa guitarra não é só o som ela precisa de durabilidade estabilidade e outras minucias. Espero ter ajudado e não quero causar discussões atoa só contribuir de alguma forma. BOA NOITE AOS AMIGOS!!!!! Caso queiram que anexe referências é só pedir.
    O fenômeno de indução eletromagnética;
    ua-cam.com/video/9yBLRqpsVaw/v-deo.html&ab_channel=F%C3%ADsicacomDouglas
    ua-cam.com/video/XXTnXZzB0GQ/v-deo.html&ab_channel=CursoEnemGratuito
    Efeito piezo elétrico; ua-cam.com/video/3grgGrlHiNg/v-deo.html&ab_channel=oficiencia
    O trabalho; www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjS2fzr3a79AhUOFLkGHfgjAy4QFnoECA0QAQ&url=https%3A%2F%2Fecontents.bc.unicamp.br%2Finpec%2Findex.php%2Fphysicae%2Farticle%2Fdownload%2F13384%2F8764&usg=AOvVaw1vK6koe2E2zpYo6lvt0ZjA

    • @ricardocosta1136
      @ricardocosta1136 Рік тому +7

      Excelente! Fiquei satisfeito.

    • @marcossousasousa1049
      @marcossousasousa1049 Рік тому +13

      Muito bem explicado, a madeira é necessária justamente pra fazer o corpo da guitarra, tirando isso, só serve pra isso mesmo

    • @vncsmnl
      @vncsmnl Рік тому +1

      Gostei muito da sua explicação 😃. Gostaria das referências tbm se possível meu amigo. Obrigado!

    • @MauricioAlabama
      @MauricioAlabama Рік тому +41

      caramba que top

    • @ricardocosta1136
      @ricardocosta1136 Рік тому +1

      @@marcossousasousa1049 🤣

  • @fabioayres5605
    @fabioayres5605 Рік тому +26

    Mas a questão da madeira o Renatinho Stauros ja tinha feito uns testes com diferentes tipos de madeiras, mas sem madeira foi épico kkkkk vou vender minha guita e comprar só o cap e cordas

  • @EloiAldrovandiMarketing
    @EloiAldrovandiMarketing Рік тому +106

    Les Paul desenhou a sua primeira guitarra elétrica em um pedaço de trilho de trem. A sua ideia sempre foi fazer o captador captar apenas as cordas e sofrer menos interferência do resto. Porém, como era difícil replicar a sua ideia para algo prático, ele começou a utilizar materiais maciços como as madeiras mais maciças. Então não é que a madeira maciça interfere mais no som, e sim o oposto, ela sofre menos, vibra menos é com isso a energia se concentra apenas na dispersão pelas cordas.

    • @StrateiroBR
      @StrateiroBR Рік тому +2

      Perfeito

    • @jorgelucasdossantosm
      @jorgelucasdossantosm Рік тому +2

      Excelente

    • @tiagocampos5675
      @tiagocampos5675 3 місяці тому +2

      Quem já estudou vibrações mecânicas na faculdade de engenharia ignora completamente esse papo de tonewoods em instrumentos de corpo sólido. É só hype para vender guitarra de advogado, como diz o Silas.

    • @LCA84
      @LCA84 18 годин тому

      @@tiagocampos5675 como assim? A ressonância da madeira não interfere na ressonância das cordas? Que física é essa onde só um dos corpos tem ressonância?

    • @LCA84
      @LCA84 18 годин тому

      @@EloiAldrovandiMarketing mesmo o trilho tem ressonância. A ideia de usar o trilho era pra evitar a reverberação do corpo da guitarra pra não causar Feedback. O trilho foi fundamental pro Les Paul descobrir que a guitarra precisava ser solida. Mas isso não significa que a madeira não tenha influência sobre os captadores e a vibração das cordas.

  • @angelocardoso5319
    @angelocardoso5319 Рік тому +149

    Não sou um luthier mas sou um nerd 😅A guitarra tem o som que tem porque os imanes dentro dos pickups apanham a vibração das cordas de aço. As cordas fazem a madeira vibrar e a madeira faz as cordas vibrarem de volta, daí o sustain melhor das guitarras mais pesadas. Acho que o tipo de madeira não importa, mas a densidade (o peso pelo tamanho) sim. Enquanto as cordas vibrarem e houver um captador vai haver som de guitarra

    • @josiaspereira7078
      @josiaspereira7078 Рік тому +6

      Eu tô dentro estou só pelo teste

    • @Dhon6291
      @Dhon6291 Рік тому +9

      Corretíssimo, só pesquisar sobre a propagação do som.

    • @noticiasquentes10
      @noticiasquentes10 Рік тому +6

      vc falou tudo eu fiz um corpo da minha guitarra de madeira de telhado "cambará" e ela ficou com uma puta sustain

    • @MarcusVinicius-dn9tj
      @MarcusVinicius-dn9tj Рік тому +2

      Eu peguei a madeira q o pedreiro usava no andaime aqui em casa e botei corda e captador. Ficou top

    • @omiguelfernandez
      @omiguelfernandez Рік тому +3

      Cara q explicação muito boa! em questão de timbre, a existência de um corpo importa mais pra instrumentos acústicos, q através de uma caixa de ressonância propagam o Som. Como vc explicou, madeiras de melhor qualidade geram mais capacidade de propagação.

  • @cavera2501
    @cavera2501 Рік тому +16

    5:57 aqui na bahia lá no começo (1943, criada por Dodô e Osmar) tiveram uma ideia parecida, era conhecida como pau elétrico e ela que deu origem a guitarra baiana

    • @GabrielPHahn
      @GabrielPHahn Рік тому +3

      Sabia que ia achar algum comentário sobre e eu ia falar exatamente isso: já tem nome e foi dado no Brasil, Pau Elétrico.

    • @claudiosalesgyn2656
      @claudiosalesgyn2656 Рік тому

      Pau eletrico 😂😂😂😂😂

  • @allandouglasdesouza2893
    @allandouglasdesouza2893 Рік тому +9

    O timbre é praticamente o mesmo, é que a falta da madeira dificulta a tocabilidade, ou seja o ataque da palheta sobre as cordas.
    Fiquei surpreso também!!
    Durante a minha vida toda eu fui enganado...kkk

  • @atentado554
    @atentado554 Рік тому +33

    Maurício merece mais reconhecimento...o cara é foda

  • @walacebasto4000
    @walacebasto4000 Рік тому +25

    Alabama, o Renatinho da banda Stauros fez a um tempo um tira-teima a respeito desse lance de madeiras, timbre... dá uma olhada porque é muito massa, e na minha opinião, não importa que madeira foi usada, um som massa depende mais de captadores, cordas de qualidade e ampli e, obviamente, do guitarrista!

    • @pauloalonso4416
      @pauloalonso4416 24 дні тому

      Aquele mesmo cara que tirou sons diferentes de diferentes madeiras e, no fim, disse que não sentiu diferença?? Rsrs

  • @cezareluthier
    @cezareluthier Рік тому +12

    Felizmente mais brasileiros trazendo isso, fico bastante feliz, a anos canso de dizer que madeira em instrumentos sólidos não faz diferença, a importância da madeira é única e exclusiva na estabilidade que o instrumento vai proporcionar, mais estabilidade com variação de temperatura, menos chances de torções, encanoamento e afins. Já em violões (coros acústicos) faz total diferença, uma vez que o tampo é praticamente um diafragma coisa de 2 a 3mm...... E outra cordas passando pelo coro ou não, escala clara ou escura, com ou sem verniz na escala... Não faz diferença nenhuma.... Ainda mais quando se leva em conta o cabo que você usa, a cadeia de pedais, a fonte para os pedais, os cabinhos, o ampli, falantes e por fim o ambiente que você está....mas ainda existe a posição sua em relação ao falante, ao ambiente e afins.... Então é isso... Quem quiser conversar mais me chama kkkk tem mais.

    • @antoniosoares3175
      @antoniosoares3175 Рік тому +1

      Outra coisa, madeiras trazem beleza.
      Um instrumento (guitarra) de nogueira, mogno, freijó.. etc , são lindos .
      E isso madeiras baratas não conseguem proporcionar.

    • @cezareluthier
      @cezareluthier Рік тому

      @@antoniosoares3175 sim visual tambem.

    • @lucasorock2
      @lucasorock2 Місяць тому +1

      Já cansei de dizer isso, mas são lendas que luthierias criaram para valorizarem seus instrumentos, dizendo que é uma madeira envelhecida, que foi da arca de Noé, vai trazer um timbre único blá blá blá, desde que comecei tocar baixo, logo coloquei um EMG na ponte, o baixo se transformou, muita gente sempre perguntou do baixo e o som dele, vídeo no meu canal.

  • @mattityahu_andre
    @mattityahu_andre Рік тому +13

    Não, não interfere. Se alguém acha que interfere é problema psicológico. A parada é elétrica não acustica.👍

    • @pauloalonso4416
      @pauloalonso4416 24 дні тому

      Como se meios sólidos não conduzissem ondas sonoras, né?? rsrss
      Esse meio sólido não devolve às cordas a vibração, né??

  • @sandrobittencourt7170
    @sandrobittencourt7170 Рік тому +6

    Eu tenho uma filosofia: Pra mim se uma coisa custa 30x, 50x o valor de outra, ela tem que ser 30x, 50x melhor... e fim de papo!!!
    Falando especificamente de guitarra, acho que a qualidade geral do instrumento vai influenciar no timbre, mas não tanto quanto a diferença de preços de guitarras famosas que a gente vê por aí... Chega num certo "X" desse aí o sujeito já parou de pagar pela qualidade e vai começar a pagar UMA PANCADA DE X só pela marca, moda, etc.

  • @ronsantos7110
    @ronsantos7110 Рік тому +2

    Não foi levado em conta a própria bancada utilizada. A parte presa ao headstock poderia "dar a ressonância de um cello". 😅

  • @ismaelvinicius-vd2tv
    @ismaelvinicius-vd2tv Рік тому +3

    Graças a Deus que seu canal tá crescendo cara, sério. Sou seu fã ❤

  • @vbgbiomed
    @vbgbiomed Рік тому +17

    Cara, esse vídeo é muito bom! Não sou luthier, mas sou pesquisador. Eu gosto muito do canal do Jim Lill pq o cara sabe fazer com muita naturalidade o que chamamos de "desenho experimental". Ele isola todas as variáveis possíveis e vai muito fundo nisso. Não sei se ele teve algum treinamento acadêmico ou não, mas o fato é que eu usaria tranquilamente os vídeos dele como exemplos nas minhas aulas de metodologia científica.
    Agora, sobre a questão de guitarras diferentes terem sons diferentes, ainda que com os mesmos captadores, algumas coisas importantes precisam ser levadas em conta: 1- Por mais óbvio que isso seja, não custa enfatizar: o sustain vai durar enquanto as cordas estiverem vibrando. Tem um vídeo do próprio Jim Lill que mostra o quanto o material do nut e dos saddles influencia diretamente nisso, e faz todo o sentido, pois são as peças que estão em contato DIRETO com as cordas. Se as guitarras que você testou tinham nut e ponte de outros materiais, isso por si só já muda a percepção que você tem sobre o sustain. 2 - a posição dos captadores, tanto no que se refere à altura deles em relação às cordas (como é abordado nesse video), como na posição deles ao longo da escala, muda drasticamente o timbre. Você pode construir uma strato de mogno, braço colado, humbuckers e ponte fixa, mas ela não vai ter som de les paul, pq a escala mais longa da strato (25,5") faz com que os captadores fiquem em posições no corpo mais propensas a captar frequências agudas. 3 - valores de potenciômetros e capacitores também influenciam diretamente no timbre, de forma muito mais perceptível que madeira. Potenciômetros de 500k deixam passar muito mais agudos que os de 250k. E mesmo potenciômetros de um mesmo modelo e marca podem ter variações entre eles. Tem um vídeo do Érico Malagoli mostrando que alguns potenciômetros CTS de 500k tinham leitura de 400k ou até menos. 4 - se todos os três pontos que falei forem idênticos em duas guitarras, aí sim podemos falar sobre a influência da madeira no timbre. Acho que todas essas coisas contribuem muito mais para o timbre final do que o tipo de madeira, porém, a vibração do instrumento pode sim mudar a nossa percepção de como ele soa. Não é o tipo de diferença sonora que você vai perceber gravando os instrumentos e comparando A x B. É algo perceptível apenas por quem toca. Quando você toca um instrumento que vibra mais do que outro, tal vibração é somada ao som que você tá ouvindo do amplificador, e o conjunto dessas sensações torna a experiência mais impactante e faz você ter a sensação que uma Gibson Les Paul "soa" melhor que uma Les Paul genérica com upgrade de captadores. Agora, se tal experiência justifica pagar 5 dígitos em uma guitarra, aí vai de cada um.

    • @marcogilvideos
      @marcogilvideos Рік тому +5

      Perfeito seu comentário, sou da área de eletrônica/tecnologia, fiz um comentário semelhante ao seu... para saber se madeira influência, o teste do vídeo é o que já provou que não muda nada, se tratando de componentes elétricos, até mesmo a resistividade de um conector p10 de um instrumento pra outro causa interferência no resultado...
      Para fins de teste de comprovação que madeira pra guitarras não muda nada, devemos adquirir uma guitarra que vamos considerar ótima em seus timbres, já a outra pode ser feita até de resina epóxi, e então desmontar 100% a gibson, incluindo seus trastes, e instalar nessa outra guitarra, pronto, teremos um som de gibson simplesmente, considerando essa marca...
      Madeira para equipamentos que passam por eletrônicos, ferragens, imãs e elétrica, até a espessura do fio utilizado vai mudar o som, mas a madeira não vai influenciar em nada... Falo apenas do resultado na saida da linha em um aplificador/gravador.
      Já os acústicos, o que mais manda é madeira, ponte e tarrachas que vão segurar afinação.... pois a madeira que fará a amplificação das frequencias geradas pelas cordas, e etc...

    • @vbgbiomed
      @vbgbiomed Рік тому

      @@marcogilvideos 👏👏👏👏

    • @Mario1234mario3s
      @Mario1234mario3s Рік тому +2

      Cara, parabéns pelo seu comentário. Tinha que ser fixado. Você trouxe exatamente os principais pontos que explicam a perpetuação desses, na minha opinião, mitos sobre a madeira desse tipo de instrumento elétrico.

    • @vbgbiomed
      @vbgbiomed Рік тому

      Madeira (em instrumentos totalmente elétricos) só deve ser levada em conta para: 1- estabilidade (resistência à torções e empenamentos), 2- conforto (quem toca em pé muito tempo sabe o quanto é bom um instrumento leve!) e 3- estética (quem é que resiste a um braço de flammed maple AAA? 🤣).
      A conversa sobre timbre de madeiras só faz sentido com instrumentos acústicos.

    • @welingtondemarafigo154
      @welingtondemarafigo154 4 місяці тому

      👏

  • @meusupercortes
    @meusupercortes Рік тому +4

    Cara vc traz coisas sobre guitarra/musica que são impressionantes, cada vez mais tenho vontade de entrar aqui e ver que surpresa me espera !

  • @PabloSilva-nz1su
    @PabloSilva-nz1su Рік тому +5

    Se puder faça esse vídeo da mesa Alabama 🙏🏼🙏🏼 vai esclarecer muito tanto para os que não acreditaram quanto pra os que quer ter certeza mesmo

  • @diegojamile1185
    @diegojamile1185 Рік тому

    Já tô esperando o vídeo 👏👏👏

  • @emilianocorrea7284
    @emilianocorrea7284 Рік тому

    Sempre trazendo conteúdo bacana! Parabéns

  • @ismaelvinicius-vd2tv
    @ismaelvinicius-vd2tv Рік тому +1

    Graças a Deus que seu canal tá crescendo cara, sério. Sou seu fã

    • @DjOtogon1
      @DjOtogon1 Рік тому

      Olá Amabama! Parabéns pelo seu canal! Tem diferença sim, quem trabalha com áudio tem uma coisa chamada de efeito damp, quem houve bem gera uma continuação de alguns milissegundos de junção de frequência de graves como se fosse um atraso na parada do áudio.

  • @Gustavopirikito
    @Gustavopirikito Рік тому +16

    Fala Maurício, comprei minha primeira guitarra hoje, uma tw-61, me baseei no seu vídeo sobre ela, valeu Alabama. #TeamAlabama

    • @MauricioAlabama
      @MauricioAlabama Рік тому +2

      que show parabéns bro

    • @OPedroIvo
      @OPedroIvo Рік тому

      Essa guitarra é maneira demais mano, tô doido pra pegar uma pra fazer umas mods pesadas hahsha

  • @e.s.rartes...3565
    @e.s.rartes...3565 Рік тому +3

    Vi uns vídeos a respeito desse assunto, ae comecei a fazer uma guitarra com uma madeira de peroba que dizem ser uma madeira nobre, tá ficando top, o corpo vai ser de resina epóxi, sempre quis fazer minha própria guitarra embora tenha outras, sempre quis sentir esse gostinho, com esse vídeo me inspirei mais inda..

  • @zenrick7
    @zenrick7 Місяць тому

    Gosto d ti cara... tu é gente boa!!!

  • @andreluisfalves
    @andreluisfalves Рік тому

    Ansioso pra ver o resultado!!

  • @gustavovieira7
    @gustavovieira7 Рік тому +1

    Já trabalhei com luthieria de instrumentos acústicos e manjo um pouco de acústica. Sempre vejo pessoas falando de madeira de guitarra, de formato etc influenciarem no timbre, mas eu nunca encontrei um sentido pra explicar essas suposições, simplesmente acreditava pq quem fala geralmente são pessoas com experiência. Pode ser que o corpo do instrumento afete a vibração das cordas e gere uma diferença sim, mas alterar timbre é complicado pq a interação entre a corda e os captadores é puramente magnética, então qq vibração não-magnética não causaria qq alteração no sinal enviado pelos captadores até o alto-falante. Eu tenho um plano de comprar toda a parte elétrica de guitarra, de boa qualidade, e fazer uma guitarra com algum material interessante (com exceção do braço, que eu preferiria pegar um pronto) com desenho customizado

  • @paulinhofilhopws
    @paulinhofilhopws Рік тому

    Ansioso pra esse teste

  • @alexsonora1390
    @alexsonora1390 Рік тому

    QUERO MUITO VER ESSE TESTE MAURICIÃO!!!

  • @ulismelfer
    @ulismelfer Рік тому +5

    Salve pessoal.....
    Eu costumo dizer que não existe instrumento ruim, e sim um projeto que faltou mais atenção em seus detalhes....um fino ajuste, e tal. Eu não fabrico mais instrumentos a uns 5 anos. Pois acabei indo para a área de Consertos, ajustes, etc. Tenho uma Telecaster semi sólida. Ela foi confeccionando a partir de uma cabeceira de cama em Cedro Rosa e uma travessa de cama de marfim. Não ficou com o timbre estridente natural das Teles, por ser confeccionada com câmara interna e mini Humbucker, ficou com um Timbre encorpado..... ótimo sustein, e um Reverb natural. Eu prefiro seguir o método de Antônio Stradivari, simples e todos tentam descobrir achando que é um mistério. Faça com Amoré dedicação. Respeito o ponto de vista de todos, mas pra mim o Segredo é Abstrato.🙏🎸

  • @diogosanches6623
    @diogosanches6623 Рік тому +2

    A diferença que você sentiu nas guitarras deve estar mais relacionada ao material dos trastes (inox e alumínio comum), nut, irregularidades no braço, qualidade dos afinadores e da ponte, e, claro, de toda a parte elétrica do instrumento (fiação, potenciômetro, chaves…). O resto não deve alterar muito o timbre mesmo, já que o som da guitarra advém de um fenômeno eletromagnético.
    Vai ser legal se você fizer o teste. Posso me surpreender e mudar de opinião.

  • @heroipordiversao3934
    @heroipordiversao3934 Рік тому +1

    Muita coisa pode influenciar. as tarraxas, o nut, os trastes, as cordas usadas, a qualidade da ponte, e claro os captadores. outra coisa é a medida correta da escala ao longo de todo o corpo. a diferença pode estar ai. vejo direto em anúncios de diversas coisas no Aliexpress, q o tamanho pode variar de 1 a 3 cm e tal. isso pode acontecer nessas guitas tbm. acho q a maior influencia da madeira na guitarra, é a firmeza para manter a união do corpo com o braço, e manter a precisão ao longo de todo o corpo da guitarra. um braço ruim com um tensor ruim vai influenciar muito e até não deixar pegar afinação.
    Eu pessoalmente não confio nessas guitas genericas da china. mas se for comparar uma Gibson, Fender, com uma Ibanez, jackson, ou ate mesmo uma Tagima, e Strinberg, acredito q a diferença entre qualidade dos componentes seja bem menor, e q tenha maior qualidade na construção do instrumento nessas marcas de menor prestigio.

  • @rbaniski
    @rbaniski Рік тому +1

    Pois é... Falo pela experiência. Tenho 3 guitarras diferentes com EMG 81 / 85 (LTD Eclipse, Jackson Flying V e Ibanez RG). São timbres e pegadas diferentes. Se a madeira não influencia, então os formatos também não deveriam influenciar no timbre, pois o cara aí do video fez até teste sem corpo (madeira).

  • @gideaosantus
    @gideaosantus Рік тому

    Bom sobre o último teste as ferragem da ponte e redstock está fixado em madeiras da bancada ,porém o circuito e componentes ferragens deixou claro um belo som

  • @carlos.serafim
    @carlos.serafim Рік тому

    que experiência da hora que o cara fez!! 😃😃😃

  • @laiotavares
    @laiotavares Рік тому +1

    Agora eu fiquei interessado! Alabama vai esticar as cordas na bancada 👏👏👏👏

  • @KAISERSIGMAX3
    @KAISERSIGMAX3 Рік тому +1

    Fisicamente falando, os pickups captam *somente* perturbações eletromagnéticas, que são geradas *somente* nas cordas, mas nada de ondas mecânicas.
    Madeiras mais porosas absorvem a vibração das cordas no espectro mecânico. Isso impacta no eletromagnético, absovendo primeiro as componentes de frequências mais altas, o que altera o timbre e diminui o sustain.
    A tensão das cordas requer firmeza, com o apoio mais consistente possível para ter sustain, e a madeira mais densa possível para não absorver ou capar certas frequências.
    Isso, do ponto de vista físico.
    De resto, é o captador que manda.
    A capacidade de captar com riqueza certas componentes é o que influencia o timbre.
    Foi o que eu aprendi experimentando.

  • @marcogilvideos
    @marcogilvideos Рік тому +1

    Minha defesa, sobre instrumentos elétricos, é que o que faz funcionar de fato, é os componentes elétricos, se tu usar bons, vai ter bons resultados, se usar ruins, vai ter resultados inferiores.
    Função da madeira nos instrumentos acusticos, é o que o próprio nome já diz, gerar acustica do mesmo. Talvez o som da guitarre mude muito de madeira pra madeira, se for a tocar desligada. de forma "acústica". Se não o que vai importar nela, é bons condutores ( fiação ), captação, ponte, trastes, tarrachas, captadores, potenciômetros. isso sim influência uma guitarra.
    A pergunta que eu faço pra você Alabama, é se nos seus testes, você trocou também os potenciômetros, pois eles faram cortes de frequências diversas, o que vai mudar o som da guitarra. E as vezes são cortes muito, vamos dizer assim, micros. Então como lido com eletrônica posso te afirmar, o potenciômetro da mesma marca e mesmo modelo, entre si, terão diferenças, supomos uma frequência de uma mizinha que é medida em 330hz.... porém essa é uma nomeclatura arredondada, analisando somente pelo lado das frequencias... Dois jogos de cordas da mesma marca, terão sua mizinha com frequencias distintas, pois uma foi fabricada num dia de 27 graus, outro num dia de 32 graus... isso vai gerar micro diferenças entre si, que para o ouvido normal são imperceptíveis.... Então podemos dizer, que uma mizinha tem 330.1728971872350948230958 hertz, enquanto a mesma mizinha da mesma marca de outro jogo de encordoamente, terá 330.3808901237892739487239874 hertz...
    Entende, que existe uma diferença micro entre elas... Isso vale para os potenciômetros também, para os captadores também, para tudo... Então eu acredito que a sua esperiência tenha tido diferenças, por talvez, não ter considerando alguns detalhes...
    Agora eu poderia afirmar que se você pegar, uma gibson les paul, e fazer uma guitarra totalmente de fibra de vidro Les Paul ( lembrando que por mais precisa que seja, ainda terão micro milimetros de diferença entre si, e instalar 100% dos componentes da Gibson nesta guitarra feita de fibra, ela terá o mesmo som ( plugada ), de uma Gibson... Soms serão 99,9% semelhantes, pois o simples fato de afrouxar o encordoamento e reapartá-lo, já causará essas micro diferenças... Já se colocarmos potenciômetro por exemplo, da marca A e compará-lo com a marca B, podemos ter salto de diferenças, já perceptíveis... por isso acredito que nos teus testes, algum item no mínimo foi desconsiderado da troca, e isso incluí também o próprio Jack de conexão da guitarra.
    Se você pegar um multimetro e medir todas tuas guitarras, o potencial resistivo dos jacks de cada uma, encontrará valores muito diferentes, e isso também irá influênciar no resultado final.
    É aquilo, não adianta eu gastar milhões pra construir minha casa, se eu economizar tudo que deu na fundação, ela vai cair uma hora, vai rachar paredes e etc, não adianta eu gastar rios de dinheiro com componentes elétricos/eletrônicos da minha guitarra, e não trocar o Jack por algo de qualidade também. tudo que eu melhorei na guitarra foi por água abaixo, pelo Jack ter uma resistividade muito alta, logo, podemos dizer que esse jack faz muitos cortes de frequências diversas, exatamente por suas alta resistividade, até mesmo o fio utilizado para aterramento pode jogar todo trabalho por água abaixo, mesmo que não tenha NENHUM chiado na guitarra com o aterramento, qual a resistividade do mesmo.
    Lembrando que nesse conjunto, as mãos do Alabama, não são as mãos do Marco ( eu ), por tanto, no papel de aterramento, vamos ter resistências diferentes, e faremos cortes diferentes nas frequências geradas...
    Além do que, é impossível um teste em condições perfeitas e iguais, mas nosso papel no aterramento, terá influência da umidade relativa do ar, da temperatura do ambiente, da nossa alimentação no dia, se houve ou não houve consume de líquidos ( água vamos considerar ), recente ou não...
    Não precisamos ser luthier para entendermos a física, a mecânica e a eletrônica das coisas, para termos uma consideração precisa do comportamento de duas guitarrras serem iguais, mudando apenas seus eletrônicos.
    O míto do madeiramento, casou com as guitarras, pelo comportamento dos instrumentos acústicos, nesses sim, a madeira fará extrema diferença, pois será somente ela a responsável pela ressonância (amplificação) dos sons gerados pelas cordas, ai sim madeira fará diferença de tudo, sem desconsiderar é claro suas tarrachas, e ponte que influenciarão diretamente no resultado.
    Nos acústicos elétricos com microfone interno como captação de áudio, quando desplugados, madeira manda, quando plugados também.
    Nos acústicos elétricos, com captação eletrônica de vibrações, madeira contribui, mas quem vai mandar é conjunto elétrico. Alguns elétricos possuem captação por imãs na ponte também, e nesse caso, não importará a madeira, e sim o mesmo que importa na guitarra.
    Portanto para instrumentos elétricos/eletrônicos, o que importa é somente sua elétrica/eletrônica e ferragens, madeira só vai importar em acústicos...

  • @vainercavicchia745
    @vainercavicchia745 Рік тому

    Alabama, salve mestre.
    Sou luthier, posicionar a ponte e o headstock em mesas já faz com que as cordas e o captador sofram interferência sonora.

  • @jubileymaraq
    @jubileymaraq Рік тому

    Boa broder vou fazer também essa experiência no baixo

  • @vinicosta111
    @vinicosta111 Рік тому +2

    Queria que pudesse postar foto nos comentários. Tenho uma guita que recentemente encheu de cupim. Sim! Carunchou inteirinha! Meti resina e, mesmo tendo outras, tenho usado só ela pra tocar em média 6 shows por semana! Madeira que se foda!!!🤘🏻🔥

  • @robsonpazguitar
    @robsonpazguitar Рік тому

    Será muito legal esse teste feito por você.

  • @antoniorobertomianmian4287
    @antoniorobertomianmian4287 Рік тому

    JÁ ASSISTI ESSE VÍDEO ACHEI MUITO INTERESSANTE

  • @f-guitar1630
    @f-guitar1630 Рік тому +1

    Alabama , na minha opinião acredito que só a troca de captadores, no seu caso não foi o suficiente para igualar os sons, pois vc precisaria ter utilizado as mesmas ferragens, (ponte, tarraxa, nut etc..) e a mesma elétrica , incluindo os potenciômetros... o som ficaria idêntico tanto na réplica quanto na original.

  • @Emodoquinho
    @Emodoquinho Рік тому +5

    o pessoal tentando justificar ter pago 10k numa guitarra com a desculpa que a madeira era nobre perdendo o chão sofuhasdfusudfu

    • @mrrocksim
      @mrrocksim 4 місяці тому +1

      kkkkkkkkkkkkkkkk

  • @pawfr
    @pawfr Рік тому +1

    Fala, Maurício. Você já viu um vídeo de uma brasileiro que trocou os captadores de uma strato e uma lespaul? O som da strato ficou maravilhoso com o captador da lespaul, mas manteve as características do timbre da lespaul. É aí que tá, ao meu ver, quem manda é o captador. Ao meu ver, sobre a duração da vibração das cordas, acredito que o corpo faça diferença, pois, como o corpo mais maciço a corda não transfere tanta energia pra ele, fazendo com que a corda vibre mais(tente balançar um poste e uma árvore pra vc ver qual vibra mais rsrs).

  • @Profguitar
    @Profguitar Рік тому

    Excelente vídeo. Eu tive uma ibanez chinesa que era uma tragédia, muito bonita mas os captadores davam microfonia e a alavanca não segurava afinação. Coloquei uma ponte ibanez original e o set de captadores do Vai e a guitarra melhorou 500% mesmo sem trocar a fiação, potenciômetro e capacitores e eu adorava a guitarra. Um belo dia um amigo que trabalhava com eletrônica viu as soldas horríveis que eu tinha feito e resolveu me presentear com uma eletrônica nova, colocou potenciômetros alfa, capacitores de qualidade, fio encerado igual da fender um Jack switchcraft e duas chaves para colocar os captadores em série /paralelo, resultado? Acabou com o som da guitarra, não faço ideia do porquê... Kkkk.. Porque o som deveria, pela lógica, ficar melhor ainda mas não sei se ele colocou capacitores errados com valores diferentes ou se não casou com os captadores, sei lá que porra foi, só sei que vendi a guitarra em seguida. Creio que a parte elétrica é o grande lance das boas guitarras além de uma boa construção para que tenha estabilidade e confiabilidade. Obs. Já toquei em muitas guitarras caríssimas e famosas e me decepcionei pois acreditava que seriam uma coisa de outro mundo e que tornaria tudo mais fácil e não foi exatamente o que aconteceu. Agora sempre digo aos meus alunos, "quer um puta som? Compre um puta amplificador e seja feliz com qualquer guitarra que tiver". Amplificador é a alma do negócio!

  • @ronaldreis8441
    @ronaldreis8441 Рік тому +1

    Grande Alabama, quero comecar lhe felicitando pelo excelente trabalho realizado. Sou um garnde fá do seu canal. Quero aproveitar a oportunidade para levantar alguns questionamentos nesse video: ja vi alguns videos na internet sobre essas comparacoes de madeira, partes metalicas e tudo mais inflenciando no timbre da guitarra. Depois desses videos, hoje estou bastante cético em relacao a isso e acredito sim que o timbre da guitarra está em 99% no captador, o restante fica distribuído no corpo, na pegada e etc. Quando você falou que estaria disposto a reproduzir o teste, digo que fico bem ansioso para ver o resultado. Com relação a você ter citado que já fez esses experimentos, eu questiono, não época você gravou o antes e o depois para realizar a comparação? e minha questão principal, como você conhecia o potencial dos captadores que vocês estava experimentando e comparando, será que você já não estava sugestionado a achar que encontraria diferença? Penso que esses questionamentos são válidos e que se você decidir replicar o experimento, será de grande apreço por nós guitarristas. Sucesso no seu teste e na sua vida. Mande um abraço pra mim eu seus vídeos. Grande abraço

  • @tatianeoliveira.cantora
    @tatianeoliveira.cantora Рік тому +1

    Sensacional!

  • @ramonalvesarq2
    @ramonalvesarq2 Рік тому

    Esse "instrumento" do minuto 5:50 "já existe", foi feito na Bahia no final dos anos 40 por Dodô e Osmar (precursores do trio elétrico) a que eles deram nome de Pau elétrico. Dodô retirou o braço de um violão e de um cavaco, com a ajuda de Osmar (técnico de som) adicionou captadores elétricos, e criou a partir daí a guitarra baiana. Acredita-se inclusive que essa invenção pode ter influenciado também na criação da guitarra elétrica de corpo sólido, quando alguns marinheiros americanos levaram um desses instrumentos pra os EUA

  • @ettoremarenda9726
    @ettoremarenda9726 Рік тому +1

    Eu tenho uma Strato que a escala é menor, do mesmo tamanho da minha sg . Fiz uma experiência, usei o mesmo captador nas duas várias trocas, era o que eu tinha, notei diferença de timbre, creio que principalmente pela ponte diferente, apesar de a Strato ser mais leve o cap trouxe mais graves e sustain. Deve ser por causa das molas e do bloco da ponte, na sg não conseguia som muito pesado, tinha que puxar na equalização. Engraçado que sempre associei a sg com sons mais graves, mas, testando deu uma diferença perceptível, portanto, não fui influenciando por uma ideia prévia, foi justamente o oposto.

  • @alexon2010
    @alexon2010 Рік тому +1

    Eu não sou da área de música, mas o video do cara é sensacional, você poderia entrar em contato direto com cara do video a fazer uma live no seu canal seria muito legal!

  • @EdsonJRodrigues83
    @EdsonJRodrigues83 Рік тому

    Aguardando o vídeo do tirando a prova.

  • @marcosferreiraoficial1
    @marcosferreiraoficial1 Рік тому

    Eu duvido que não faz diferença a madeira tbm sou luthier quando se troca a madeira a diferença de som é gritante. Entendendo conceitos básicos de fisica como densidade dos materias, madeiras etc vc já sabe que tudo influencia diferentes madeiras por exemplo tem diferentes velocidades da propagação da onda sonora sendo bem simplista isso traz no mínimo um resultado como um som mais gordo ou mais magro mesmo a guitarra elétrica sendo um instrumento de corpo sólido diferente do violão que é um instrumento de caixa acústica é sim perceptível a diferença de som. Enfim tem centenas de outros pontos a serem considerados esse tópico é discussão de horas e horas. Muito bom o vídeo Alabama🤘🤘🤘

  • @renatomaltaoficial
    @renatomaltaoficial Рік тому

    Faz esse teste, quero verrr !!!

  • @ailtonrodrigues6802
    @ailtonrodrigues6802 Рік тому

    Interessante fazer esse teste

  • @moroboshidan7960
    @moroboshidan7960 Рік тому +1

    O melhor vídeo desse cara é o do amplification a válvula. Ele descobriu que não é a válvula, é quanto e onde ocorre a distorção e o tone stack.
    O nome do instrumento aí do vídeo é "pau elétrico".

  • @rafaeldasilvaalves274
    @rafaeldasilvaalves274 Рік тому

    Quanto à colocação do Alabama no final do vídeo, eu tenderia a achar essa diferença relacionada às ferragens, ao encordoamento, à qualidade e composição dos trastes, nut e parte elétrica (para além dos captadores). Talvez o mais importante no madeiramento do instrumento seja a estabilidade e a durabilidade, pois, dependendo da madeira e do modo de construção e a qualidade dessa construção do instrumento, podem haver problemas futuros relacionados com empenos e etc. Eu penso na guitarra do Gilmour que possui um remendo (enxerto de madeira) atrás da ponte e muita gente se preocupando com um corpo sem emendas 😅😅😅

  • @xaxaportilho
    @xaxaportilho Рік тому

    Que vídeo foi esse!!!! Aprendi muito aqui. Inclusive lendo alguns comentários.

  • @leandropereira973
    @leandropereira973 9 місяців тому

    Esse vídeo e muito bom Maurício e cria várias dúvidas em quem gasta uma mega grana em guitarra!!!

  • @joaozitopolo2507
    @joaozitopolo2507 Рік тому

    Outro comentário. Olha alguns videos do Ariel Pozzo. Ele é músico profissional e faz comparações de guitarra com a visão de quem usa na estrada. É muito legal e instrutivo.

  • @ThiagoPhilipe
    @ThiagoPhilipe Рік тому

    10:50 gente, que absurdo... como o Alabama disse é faço das dele as minhas palavras, percebo uma levíssima diferença talvez induzido pelo vídeo, mas é muito pequena. Me fez refletir.

  • @yanpolicarpo3823
    @yanpolicarpo3823 Рік тому

    Se vc quer fazer o teste, fica ligado na questao da area que a vibração consegue se propagar, e tenta reduzir o maximo possível para termos mais de acurácia

  • @marcosenrikpaz6215
    @marcosenrikpaz6215 Рік тому

    O que eu penso se trocar o circuito, e que seja bem montado com os captadores, sai um bom som sim, e melhora muito.

  • @eduardoviana1452
    @eduardoviana1452 Рік тому

    Queremos ver a Air guitar do Alabama!! 👏👏👏

  • @bandameteorus8826
    @bandameteorus8826 Рік тому +1

    Alabama,vou dar minha humilde opinião,vamos lá, prá mim a madeira muda um máximo de 5 % ou seja nada , o que faz com que o principal som da guitarra se deve a captação,mais fiz outra experiência com uma guitarra Memphis,a qual possui um braço muito inferior ou seja ruim, então coloquei captação de uma fender Japan a qual utilizo,o som dos cap ficou muito melhor ,mais faltava alguma coisa, então coloquei o braço da japonesa na Memphis,resultado,ela ficou igual a fender Japan ,mesmo timbre e tocabilidade,assim fiz várias experiências,e conclui que os cap e o braço são os principais motivos do som da sua guita, prá ressaltar , tenho 49 anos de estrada na guitarra e sempre gostei de descobrir e tentar melhorar o instrumento.

  • @danilofreitas1104
    @danilofreitas1104 Рік тому

    As madeiras influenciam no timbre de violão, já instrumentos maciços como guitarra e baixo não afetam o timbre, porém existem outras questões para se escolher uma madeira boa exemplo a estabilidade do instrumento, um maple ou um mogno de qualidade dificilmente vai empenar ou torcer o braço.

  • @lucasmarchette10
    @lucasmarchette10 Рік тому

    Acho que nem é a madeira que muda o Timbre da Guitarra mas sim a forma como a madeira equaliza a vibração do aço da corda, a corda é equalizada pelo material da madeira e o sustain tem influência total com a madeira ou a densidade do material usado.
    Sim, a madeira ou qualquer outro material usado vai mudar a vibração das cordas equalizando o aço que compoem a corda.

  • @flavioferraz215
    @flavioferraz215 22 дні тому

    Sim, já fiz isso, e por isso mesmo reitero que as funções da madeira são apenas dar o formato e resistência contra a pressão das cordas, não interferem no som, porque as frequências elétricas não passam pela madeira, só pelo circuito. A madeira não interfere nem na vibração das cordas, isso é conversa.

  • @Mazinholinsalves
    @Mazinholinsalves Рік тому +1

    Oque percebi foi que sem o corpo comum o ou a ausência, os sons mais agudos não são tão claros. Enquanto no corpo comum fica mais nítido os sons mais agudos da guitarra, sendo mais específico os sons das primeiras cordas.

  • @marcotherezao3372
    @marcotherezao3372 Рік тому

    Boa..... bora fazer a bancada para testarmos....

  • @tadeugon6282
    @tadeugon6282 Рік тому +1

    Cara, Renatinho Staurus ja fez vários vídeos abordando esse assunto. O que faz a diferença do timbre são os captadores. O restante é perfumaria. E olhe lá....

  • @Thalao
    @Thalao Рік тому

    No cotoco, de fato dá pra ver a nota morrendo e falta alguns harmonicos. mas a bancada ai precisa revisar. do jeito que ele montou, é algo mais massivo que qualquer guitarra, então com mais sustentação.
    Teria que fazer esse esquema de modo que a ponte e o headstock ficassem "flutuando" em cima de algo que não transmitisse, ou transmitisse o mínimo de vibração para bancada.

  • @geangibaguitaroficial3162
    @geangibaguitaroficial3162 Рік тому

    Meu, tbm ja usei equipamentos bons, e usei equipamentos super de entrada, e sinceramente da mta diferenca em timbre etc, ms td sempre eh uma uniao de fatores e gostos particulares. Creio que cada guitarrista busca seu timbre q mais agrade, e a medida que vai evoluindo os anos, vai buscando e lapidando seu som, ae vem algumas melhorias d instrumento ou nao. Eh bem particular, ms tem coisas q os top de linha facilitam e mt em comparacao aos de entrada na vida do guitarrista.

  • @dvcventura
    @dvcventura Рік тому

    Fala Alabama, tudo em ordem?
    Fazer os testes que vc comentou com a Gibson ou com qualquer outra.... Poderia ser com a Tagima já que vc tem patrocínio e essas coisas vão "roubar" um certo investimento é legal, eu acompanharia se fosse uma série até...
    Mas o teste dele é DIFERENTE mano. Olha só... Ele testou qual a diferença da ausência de elementos, e não de elementos diferentes. Tanto que conforme ele foi encontrando os elementos que mais diferenciavam o som, ele os manteve (ponte, cap, tarrachas, fiação, cordas, afinação, distância de braço x ponte). Isso é totalmente diferente de pegar uma guitar réplica nas mãos!!
    Você sabe a diferença de timbre e sustentação que dá tocar numa ponte com uma liga de metal genérica e tocar numa Gotoh!
    Eu adoraria ver você neste teste mano, pq achei que em alguns momentos do vídeo ele simplesmente usa o take sonoro do mesmo teste em imagens de testes diferentes.

  • @marcosrodrigo9865
    @marcosrodrigo9865 Рік тому

    Alabama traz este teste pfvr😬 tô curioso kkk

  • @fernandomagno1223
    @fernandomagno1223 Рік тому

    A questão da pressão exercida pela massa do apoio (braço, corpo ou mesa) refletem na intensidade e vibrato das notas....a solidez pode vir de uma madeira, metal, carbono, PV ou outro material......simoles

  • @07livramento
    @07livramento Рік тому

    Bom eu tenho montado várias guitarras e tenho percebido que há sim diferentes timbres sonoridade etc. Depende muito da captação e da regulagem (comprimento) das cordas entre braço e ponte. a influência do corpo dependendo da madeira fica na resonância magnética da vibração das cordas, que um captador de boa qualidade irá captar.

  • @joaodalbosco8623
    @joaodalbosco8623 Рік тому

    Da pra fazer, mas precisa colocar o captador suspenso e longe da ponte também, pra ver se isso não interfere… como uma terceira mesa no meio

  • @MBluestrology
    @MBluestrology Рік тому +1

    Maurício. Tenha em mente que:
    O captador é quem capta o som das cordas
    Em todos os testes, a ponte está parafusada em algo de madeira.
    O timbre pode ter relativa alteração, mas a sustentação não. Mas um teste mais completo (com pedal) pode simular essa falta.
    Ou seja, é como se esse teste fosse a introdução do assunto, não a definição.

  • @alefefelipe2943
    @alefefelipe2943 Рік тому

    Tem que testar !!!

  • @Paulo_Matos_
    @Paulo_Matos_ Рік тому +5

    Fala aee mestre!!! Ótimo vídeo! Sobre a sua experiência com as chibson, creio que para um teste mais fiel seria bom ter trocado a elétrica também, não apenas os caps. Certamente a diferença q vc sentiu no som, mesmo com caps bons, foi por conta da elétrica ruim, principalmente potenciômetros....

  • @ghestenoliveira1686
    @ghestenoliveira1686 Рік тому +1

    o nome daquilo é "tabua elétrica", criada por Dodo e Osmar na Bahia, que originou as guitarras elétricas

  • @jmtavares8325
    @jmtavares8325 Рік тому +1

    É mais facil carregar um corpo de guitarra do que duas mesas, porque senão não seria uma banda e sim um caminhão de mudanças kkkkkk ótimo vídeo labamba.

  • @ArthurTabbal
    @ArthurTabbal Рік тому

    Eu acho o seguinte: idealmente para uma guitarra, os dois pontos que seguram a porção da corda tensionada que produz o som devem ser imóveis independente do movimento da corda, ou seja, devem ter uma inércia idealmente infinita. Essa situação ideal é aproximada por guitarras de madeira suficientemente rígida e pesada, como as Les Paul, e o mesmo vale para a "guitarra" que são cordas tensionadas sobre duas mesas rígidas e pesadas. Mas o fato é que guitarras feitas com madeiras muito leves e macias, por mais que consigam segurar a tensão da corda, ainda não oferecem inércia suficiente nesses dois pontos de contato, pois a vibração das cordas acaba empurrando ambos pra cima e pra baixo. Logo, o que ele provou é que uma guitarra feita de mesas se comporta tão bem quanto uma guitarra de madeira boa, mas não necessariamente que uma guitarra de madeira - ou qualquer material - frágil e elástico, seja tão boa quanto as duas primeiras

  • @josemarcomoreira8915
    @josemarcomoreira8915 Рік тому

    Quando a guitarra elétrica foi inventada a madeira que se tinha em mão , não foi estudada foi a mais acessível . Poderia ser qualquer madeira . Isso prova que o som vem dos captadores cordas elétrica etc ... Bem demonstrado.

  • @robertocabral4829
    @robertocabral4829 Рік тому

    Olá!!! Leve em consideração também a marca e especificações das cordas e seu estado de uso. Cordas usadas ou que já foram tensionadas vibram de forma diferente de uma virgem.
    Aguardo os testes.

  • @vagner5229
    @vagner5229 7 місяців тому

    As madeiras e o corpo em si acredito que nao faça uma diferença perseptivel. Mas a qualidade da construçao com certeza faz a corda ter mais sustentaçao e ter um som melhor a medida que sobe a escala sem ficar com aquele som de berimbau das cordas mais graves.
    E depois como se explica diferentes guitarras terem sonoridades diferentes?

  • @andersonarantes7362
    @andersonarantes7362 Рік тому +1

    Cara se você fazer um set de pedal ou pedaleira você consegue complementar muita coisa,por exemplo, como a guitarra não tem corpo você poderia usar o sustainer que possui na boss gt10 por exemplo.Sendo assim mesmo sem corpo a nota será sustentada.

  • @walbertoOliveira
    @walbertoOliveira Рік тому

    Alabama… no vídeo ele fala e demonstra que o que faz a diferença é a distância entre o captador e as cordas da guitarra… não as peças… se colocar um captador com a mesma altura nas duas vai soar igual. Abraço.

  • @jorgelucasdossantosm
    @jorgelucasdossantosm Рік тому

    Só faz esse teste, por favor!

  • @marciofavatto
    @marciofavatto Рік тому

    Como a captação do som é eletromagnética, sendo necessário cordas de aço para transformar a vibração das cordas, passando pelos captadores e sendo transformados em pulsos elétricos até o pré-amplificador e assim indo para o power amp e enviando pulsos elétricos para o falante gerando o som, penso que a estabilidade das madeiras tem papel fundamental na sustentação das notas, apenas. Pense como um berimbau que se a madeira for muito mole o som é mais morto e se a madeira é mais dura o som tem mais sustain. Porém a elétrica e os materiais usados na ponte, no nut e nas tarrachas também devem causar alguma influência ainda que seja mínima, pois a fricção com materiais de plástico não geram a mesma resposta sonora como os de metais. Pense nisso como o bater em um triângulo de metal e em um de plástico.
    Talvez, Alabama, na sua experiência, acredito que tenha dado tanta diferença pelos diferentes componentes usados na elétrica das duas guitarras. Veja, por exemplo, que já existe diferença na quantidade da passagem de agudos de um potenciômetro cts pra um chinês, como também na tolerância de “erro” de um cts que é de 3 a 5 % com um chinês que chega a 20%. Ou seja, se o seu pot é chinês, além de ele não ter tanto brilho, ainda pode ser que se ele for um pot de 500k, esteja passando apenas 400k, e isso por si só já dá uma variação absurda. Isso sem contar na qualidade dos fios, dos transistores, etc. Afinal, o som da guitarra é elétrico e não acústico. Finalizando, acredito que as madeiras e os componentes de metais podem sim gerar diferença de timbre mas não tanto quanto todo o sistema de captação eletromagnética como as cordas, os captadores, os componentes da elétrica, a blindagem e o jack.

  • @winycius1029
    @winycius1029 Рік тому

    Pra mim, o que mostrou nesse vídeo é que a madeira influencia na sustentação (já que se usar uma madeira muito macia ela vai absorver as vibrações. Já que ele usou uma madeira boa e uma bancada rígida, não teve absorção de vibrações... Outro detalhe, quanto mais madeira ele tirava eu percebia uma leve redução nos harmônicos agudos, mas foi pouca coisa mesmo, mas a única diferença que senti foi nos agudos mesmo.

  • @eddieclapton3610
    @eddieclapton3610 Рік тому

    Sugestão: acompanhem o canal : "Pergunte pro canguru" , esse vídeo já foi comentado lá, por um dos mais antigos e renomados luthier do Brasil.

  • @jonathan84189582
    @jonathan84189582 11 місяців тому

    Maurício, o teste dele tem um detalhe que não foi falado, as bancadas que ele utilizou são em madeira , e estavam diretamente ligadas as cordas, então elas de uma forma ou de outra interferiram na sustentação, pois a vibração das cordas era repassada e reproduzida pela madeira

  • @renatogomes2396
    @renatogomes2396 Рік тому

    Acredito que no teste apresentado não seria necessariamente uma "guitarra aérea", pois o conjunto de corpo e braço, apesar de não estarem imediatamente atrás das cordas, podem estar representados ali pela bancada. A ponte está fixada na bancada, e o captador, apoiado sobre a mesma. O headstock está fixado na outra bancada. Essa talvez represente uma extensão do headstock. No meu ponto de vista, corpo sempre vai existir, pois a ponte sempre terá que estar fixada em algo, seja metal, madeira, etc.

  • @OPadaeletronica
    @OPadaeletronica Рік тому

    Alabama ele usa as madeiras das bancadas, e como ele não tem o braço da guita usou outra tecnica. Mas o som está com forte influencia da bancada de "madeira". Só de ouvir a diferença entre a guitarra inteira e a cotoco ja da pra notar que até a tecnica da execução dos acordes tem diferença.

  • @edubenevenuto9368
    @edubenevenuto9368 Рік тому +1

    na verdade a única coisa que ele não fez é que de onde realmente vem o timbre da guitarra que é tirando de onde os pivo da ponte e onde é preso as tarraxas do headstock . é dali que vem o timbre da madeira ou de algo onde o pivo está instalado , ou seja , pode ser na madeira , vidro , ferro e etc mas o timbre da guitarra vem sim da madeira que transforma o vibrar das cordas ! mandei mensagem para vc pelo Instagram te passando uma experiência com uma colher na boca . se puder Veja lá no direct

  • @sergiobrito3972
    @sergiobrito3972 Рік тому

    Dodô e Osmar, pais do trio elétrico, fizeram exatamente isso, pegaram o braço de um violão, prenderam em um pedaço de madeira (muito parecido com esse) e colocaram um captador. Eles chamaram isso de Pau Elétrico.

  • @alissonramos
    @alissonramos Рік тому

    5:50 Tony Levin já deu um nome pra esse instrumento

  • @marciocoocker2306
    @marciocoocker2306 Рік тому

    Eu coloquei um captador de guitarra no baixo e ficou até melhor. Isso porque os polos não batem exatos com as cordas. Muito Loko

  • @leandrosantana4578
    @leandrosantana4578 Рік тому +1

    Cara tem que usar um equipamento de som pra saber só de ouvido fica difícil as sim tem diferença

  • @ranigps
    @ranigps Рік тому +1

    interessante, talvez a sua experiência seja a seguinte, se a madeira é ruim o som fica ruim então no caso do vídeo pelo que parece se a madeira for top vale a pena ter se a madeira for ruim é melhor tocar sem que o som é super melhor, ( no seu caso a replica tinha uma construção do corpo e as tarraxas com a ponte ruins, fazendo com que ficasse ruim mesmo com a troca dos captadores )