RELAÇÃO FONTE-DRENO DE FÓSFORO NO SOLO E O LEGADO DE FÓSFORO NO SOLO (LEGACY P).

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024
  • A eficiência da adubação fosfatada depende muito da relação fonte-dreno de fósforo no solo, pois esta influencia o destino preferencial do P aplicado ao solo como fertilizante. O solo expressa seu caráter-fonte de P por meio da dessorção de P da fase sólida do solo para a solução do solo, e o seu caráter-dreno de P por meio da sorção (adsorção + precipitação) de P da solução do solo para a fase sólida do solo.
    O ideal é que o solo funcione mais como fonte de P para a planta (solo-fonte), do que como dreno de P para a planta (solo-dreno). Quando o caráter-fonte de P predomina sobre o caráter-dreno de P, há maior disponibilidade de P para a planta. Ao contrário, quando o caráter-dreno de P predomina sobre o caráter-fonte de P, há menor disponibilidade de P para a planta.
    Como as eficiências das adubações fosfatadas são baixas (30 a 50 %), ao longo do tempo vai havendo um acúmulo de P no solo, pois as quantidades de P aplicadas são muito maiores que as quantidades de P exportadas pelas colheitas. O enriquecimento do solo em P, devido ao efeito residual das adubações fosfatadas, vai deixando um Legado de Fósforo no Solo (“Legacy P”), aumentando o caráter-fonte de P do solo.
    Para saber mais sobre a química do fósforo no solo e suas implicações para a disponibilidade de fósforo para as plantas, assista todos os vídeos da nossa playlist sobre fósforo aqui no nosso canal no UA-cam: • FÓSFORO
    Se inscreva nos nossos canais nas redes sociais e assista a todos os nossos vídeos:
    1) UA-cam: / @fabiohenrique.professor
    2) Instagram: / fabiohenrique.professor

КОМЕНТАРІ • 3