Gustavo pegou o ponto chave: a educação é vista como meio, o objetivo é mercado de trabalho. Educação não é pensada como desenvolvimento real do indivíduo e da sociedade para melhorar a vida de todos.
Verdade. Se você for observar essa gente que ama o capital, só sabem fazer dinheiro; vendem a própria mãe( na melhor das hipóteses) mas são extremamente ignorantes em outras áreas essenciais da vida.
A pergunta não foi pra mim, mas vou me meter assim mesmo: óbvio que o trabalho é fundamental para o desenvolvimento da vida mas, pasme você, UM TRABALHO COM REMUNERAÇÃO DIGNA, NÃO COM UM SALÁRIO DE MISÉRIA ! E TEM MAIS: NÃO! NÃO ESTÁ CERTO VOCÊ TER QUE SE MATAR EM DOIS OU TRÊS EMPREGOS PARA TER ISSO, SEM FALAR QUE, SE VOCÊ SE MATAR EM VÁRIOS EMPREGOS, JAMAIS TERÁ TEMPO( MUITO MENOS SAÚDE) PARA AS OUTRAS PARTES TAMBÉM IMPORTANTES DA VIDA!!
Falo como professora de ensino médio: Aulas de empreendedorismo nada mais são do que meios de culpabilizar os indivíduos pela precarização do trabalho ou desemprego que estarão sujeitos.
Eu também, pelo menos nos vídeos ele costuma ser bem imparcial, vou ver o vídeo agora, mas se ele realmente defende o novo ensino médio vai ser bem decepcionante kkk
Gustavo o conteúdo de exatas também foi prejudicado pela reforma do ensino médio. Diminuíram a carga horária em 50% nas disciplinas de química, física e em matemática, diminuíram 25% da carga horária.
O que acho muito engraçado é como essa política tem alinhamento DIRETO com o modelo ultra liberal... E nem somente pela aula de empreendedorismo mas tbm pela próprio privilégio de matérias de exatas e ciências naturais. Essa escolha é exatamente a ideia positivista de gerar dados e valores sem a racionalidade humana. Resumindo: a deforma é pra gente parar de questionar e virar um robozinho binário.
eu comecei o vídeo pensando "eu conheço esse professor de algum lugar" aí ele começou a falar e eu levei um susto pq é meu professor de geografia no curso pra enem da filadd! ele é um ótimo professor mas as vezes ele deixa escapar algumas opiniões que dão a entender que ele é liberal durante as aulas
@@denysjc eu reparei isso pelas aulas da filadd mesmo, na primeira aula q eu assisti dele ele descreve nacionalização como o Estado "roubando" algo da iniciativa privada
@@denysjc simm, esse viés dele sempre ficou ali marcado. Ainda assim é dos poucos casos onde dá pra acompanhar o conteúdo sem ficar enojado, ele costuma dar um acabamento de objetividade nos vídeos pelo ao menos.
Dale camaradas, tem um canal muito massa que tá tentando crescer nesse meio. Se chama "Critica ao tempo", e também é nesse formato de react, mas não deixa a desejar nas análises que propõe Bora dar um moral pra ele, bora?
Conheço uma adolescente que estuda na melhor escola pública de nova Iguaçu. Inclusive ela mudou pra lá, pois levou uma bala perdida quando estudava na pública de cascadura. Ela mesma me fala que ela nunca estudou pra nenhuma prova. Tem muitas aulas que são tempo vago, tem professores de outras matérias dando essas aulas aleatória, que ela mesma vê como algo só pra passar o tempo, que não agrega em nada. É triste, ela e a irmã dela me perguntam como eu consegui passar no enem, e fico hesitando em dizer a verdade: eu tive o mínimo de oportunidade e me esforcei muito. Enquanto elas tem zero oportunidade.
Aqui no BRASIL,antes da virada do século a unica instituição que educava e capacitava era o SENAI. Agora quem esta a frente do ensino técnico/graduação é as públicas
Sou professor da rede estadual, é desesperador dar aula de itinerário, é ruim para o professor, que não se preparou para isso, além de ser triste para o aluno, pois são matérias que tiram a possibilidade do aluno se desenvolver perante a educação superior, o limtando para disputar um vestibular, dentre tantas outras áreas...
Aqui no RJ, pelo menos desde a segunda metade dos anos 2000 já tinha Sociologia em apenas 1 ano do EM. Era Filosofia no 1° ano, Artes no 2° ano e Sociologia no 3°. 1 ou 2 tempos por semana no máximo. Terminei o EM em 2009 e era assim.
Enguita no livro Face oculta da escola faz a seguinte observação: "se entendermos a atual organização da produção como inevitável então o processo educacional atual também o é, porém, se entendermos como algo imposto, que poderia ser diferente, então devemos fazer o mesmo juízo sobre a educação". Existe um propósito na educação e nenhuma forma de educação sob a perspectiva burguesa garantirá a emancipação da classe trabalhadora.
São várias as faces. Tenho 32 anos, fiz o ensino fundamental na rede estadual. Cresci com meus professores de história colocando em minha cabeça que Che Guevara era herói, Getúlio Vargas foi quase um Deus na Terra, que o patrão é um lobo explorador e que pobre vota na esquerda e rico na direita. Até meus 20 e poucos anos de idade eu tinha esses ideais enterrados em mim e vivia em conflito, na hora de votar, toda a ideologia pregada em mim dizia que eu tinha que votar na esquerda, mas ao mesmo tempo minha percepção do flerte desse povo com o socialismo/comunismo, vendo medidas econômicas de + imposto e + esmola social que no longo prazo só aumenta a miséria, além de ver países de esquerda falindo o tempo todo me fez acordar desse pesadelo por conta própria. Não votei na esquerda na última eleição, mas ainda sim parecia que eu estava fazendo algo "errado". Não sei como está o ensino médio atualmente, mas na minha época aulas de Ensino Religioso, Inglês e Artes eram basicamente tempo e dinheiro público perdidos, além da pregação da visão esquerdista dos professores da rede estadual.
17:28 Acho que o professor esta indicando uma matéria de "senso crítico". Se não me engano existe um curso no MIT desse assunto, outro material curioso é o curso de "Justiça" dado pela Harvard se não me engano, aqui no youtube. Se for isso, é o lance de ensinar habilidades cognitivas, de resolução de problemas, lógica e tomada de decisões.
Adoraria que essas pessoas que defendem o novo ensino médio visitasse uma escola pública em área carente pra ver como os alunos estão se sentindo com esse novo ensino médio. A única coisa que esse novo ensino médio fez foi fazer o aluno abandonar o ensino médio.
Dois professores e nenhum dos dois falou o principal! Falta material humano. Antes de tablet, reforma de ensino, material e qualquer outra coisa, falta professor. Escolas do estado de São Paulo tem mais aulas vagas do professor em sala.
Gu, você pode fazer um vídeo explicando sobre o Maduro? Vejo todos demonizando, mas queria ouvir alguém que não seja da grande mídia falando sobre ele, porém não acho nenhum vídeo. Ou até se você tiver algum para indicar e puder deixar o link aqui por favor.
@@nightnight7933 Igor foi professor da Cultura Inglesa, ou seja, Cursinho de Inglês. NUNCA deu aula em Escola de fato, muito menos em escola pública. É cheio de achismos e zerado em conhecimento de causa de fato.
E assim, a gente tinha o Plano Nacional de Educação que é feito para dez anos - que está em vigência até 2024, mas os últimos governos só ignoraram. Em questão de políticas públicas, a educação tem uma boa base, que só precisa ser colocada em prática
o projeto de vida na minha escola era basicamente uma aula de terapia em grupo e aconselhamento pra vida adulta, agr pensa quem ia querer se abrir na frente dos colegas da escola? e os coitados q cairam com professores q eles nao gostam e q tratam todo mundo mal? vira aula de trauma em grupo
O fundamento do projeto de vida, seria acompanhamento psicológico aos alunos. Não aula como foi inserido e ainda, com os professores sem a formação adequada
10:58 ele citou a responsabilidade do Estado como garantidor dessa dinâmica, que tipo de medida poderíamos tomar para que haja mudança por parte do Estado no que tange a precarização da educação? o que é possível a curto prazo, dentro ainda de uma estrutura capitalista?
O formato dos videos de geopolítica do Ricardo macilio são muito atrativos apesar do vies liberal que ele tem, ele é o tipo de professor que indica como fonte o livro anticomunista revolução dos bichos
@@luigivieira6260 por isso disse que o formato é atrativo, não vejo tanto isso na esquerda seria top aprendermos sobre esses recursos pra atrair público.
Uma sobrecarga gigante para quem leciona itinerários em MG é ter que montar completamente os matérias das aulas. As vezes solicitam para lecionar sobre leis municipais em pequenos municípios. É absurdo demais
Antes de fazer uma reforma eu acho que é preciso urgentemente resolveu o problema do sucateamento, proposital, da escola pública. Eu não sei se as escolas tem condições de por em prática uma reforma que está além de suas condições materiais. Temos professores bons.. mas as condições em que eles ensinam são precárias.
Ai gente... Eu peguei PROJETO DE VIDA desse NEM pra ministrar o ano todo... foda trabalhar com o que não se acredita😢 maravilhoso ouvir Gustavo e pegar as dicas de referências pra ficar mais ciente desse desmonte... e ficar mais revoltado😢
slc Sociologia eu tive profs maravilhosos de 16 até 17 no estadual, terminei o ensino médio em 2017, era profs de ter amizade, e outra matéria que tinha prof bons assim era em aulas eventuais, muitos lembro que passavam história como matéria, era profs que não oprimia e amigaveis, cada um se colocava em seu lugar, no resto das materias teve muita variação de profs que n curtia, mal tinha papo
11:59 Sabe o que eu penso? Essa precarização vai afetar e muito o mercado de trabalho no futuro, afinal, existe a tal lenda de que "existem vagas sobrando, mas falta mão de obra qualificada". Agora pense em uma sociedade onde as crianças que estão passando por esse processo de educação precária, se tornando que tipo de profissional no futuro? Os capitalistas deveriam se atentar a isso, pois 8% da população brasileira não vai dar conta do trabalho. O Brasil vai se tornar um país de cada vez mais subempregos, se tornando cada vez mais pobre, onde não vai ter nem emprego para Uber nem iFood - afinal, se vc não trabalha em algo que cubra este custo, como vc consome? Imagine um mundo onde essas crianças que não vão poder mudar de ideia. Não terão oportunidades para sair de uma área técnica para humana. Eu só vejo o pior acontecendo. Hoje é ruim e, a longo prazo, será pior.
Moro na Argentina e aqui é dessa forma. Ao meu ver, aqui funciona bem, mas é cultural. Já estão bem acostumados em saber que quando acaba o primário eles precisam ir sabendo pra qual escola estarão indo porque cada uma oferece um tipo de formação. Aqui a educação funciona, não sei se o mesmo modelo daria certo no Brasil. Na verdade, formação mesmo só as técnicas, o "ensino médio normal" aqui segue só a linha do que o estudante possivelmente vai optar como carreira na faculdade... Por exemplo; no ensino medio.. Tem voltado para ciencias sociais, tem outras escolas que fazem formação em ciencias exatas... Então, basicamente assim... Por exemplo, não sei ainda qual carreira vou fazer porém sei que quero seguir humanas... Logo, não frequento escola em ciencias exatas e as materias serão mais focadas em humanas do que exatas.. Desse jeito. Já quem quer sair com formação, tem as técnicas que no meio do curso o adolescente escolhe carreiras do tipo programação, eletrônica... coisas assim. Dai ele tbm precisa saber desde que entra pq cada técnica é voltada para determinados assuntos. Enfim, não sei se expliquei direito.. Em resumo é, de fato funciona, mas aqui... Tenho minhas dúvidas se funcionaria no Brasil. E tbm não sei se é disso que se trata a reforma que estão falando, mas por esse corte entendi assim.
Quantas escolas da periferia da sua cidade você visitou. E das cidades periféricas à buenos Aires? Fazer uma análise adjetiva baseado na própria experiência complica bastante o debate.
@@helderblsba Eu não fiz análise adjetiva, só comentei minha experiência mesmo.. Até porque só posso falar por mim. kkkkk Experiências passadas por observação pelas escolas que meus filhos estudaram(públicas e de periferia) E nem trata-se de Buenos Aires, visto que a Argentina não se resume a somente Buenos Aires assim como o Brasil não é São Paulo. Só foi uma pontuação sobre o meu próprio ponto de visto baseado somente na minha experiência e do que observo. E quanto a parte de periferia, eu moro numa periferia aqui o que é bem diferente de uma periferia no Brasil. Então, sei que são realidades e culturas totalmente diferentes, por isso pontuei que não sei se isso daria certo no Brasil. Mas vejo que aqui funciona sim, da mesma forma que posso afirmar que aqui funciona a saúde pública, obviamente por observação e experiência própria. Da mesma forma, transporte público... E por aí vai. O ponto é que Argentina é TOTALMENTE diferente do Brasil, talvez quem venha visitar e passear não sinta tanto, mas é tudo muito diferente; o olhar sobre o modo de viver(priorizam a vida e não o trabalho), o ritmo de vida é outro. Se é melhor ou pior? Vai depender de cada um, até porque pra alguns está ótimo morar no Brasil e para outros não.. A intenção foi pontuar que, às vezes, alguma ideia é até boa mas o problema é como e aonde será aplicada. O Brasil infelizmente não tem estrutura para muitas coisas boas acontecerem e precisaria de muito trabalho prévio para colocar em prática algumas boas ideias.
Como estudante do ensino publico que parou dois anos pra trabalhar, acho a reforma boa para mim para o resto das pessoas nao posso dizer, mas história, geografia, sociologia, educação fisica e etc... Reprovarem me matava muito e as aulas de empreendedorismo sao otimas to montando o negócio que queria com produtos do candomblé aos poucos.
Estão querendo transformar a educação num MesaCast huahauahaha... Tem que debater os assuntos mas sem saber porra nenhuma sobre o conteúdo. Prevejo vários Monarkinhos no futuro. Pra aprender... é preciso estudar. Pasmem. Não adianta você inserir tecnologia, debate e blábláblá, e tirar o conteúdo BÁSICO. WTF?! Ridículo. Concordo plenamente com o Gustavo.
Eu acho interessante que já em 2017 o SESI da minha cidade já estava implementando algo parecido com essa reforma. Tipo, se adptou MUITO rápido as mudanças que ainda viriam, eu acho isso estranho hj. Eles diziam que o SESI devia ser considerado a escola modelo para as escolas públicas.
terminei o ensino médio em 2021 e tive esse tal de "projeto de vida" (e outras coisas), papo reto? ninguém ligava pra essa aula, era literalmente nada, a única coisa boa é que a gente passava mais tempo com o prof de sociologia que era muito legal
Eu peguei aulas das matérias de comunicação e literatura na rede estadual, ainda bem que sou formada em cinema e fiz curso de letramento literário, pq a apostila que mandam é bem pobrinhas. É bem difícil desenvolver senso critico literário e cinematográfico com 1 aula presencial e outra remota.
Incrível como esse igor acho que o nome dele, fala que não tem lados, mas fica o tempo todo ressaltando tentando pintar o novo ensino médio como algo bom
A escola que dou aula é feita de containers, pq demoliram a escola para fazer uma reforma mas a prefeitura não pagou a empresa. Então a obra ficou parada durante a pandemia e no retorno nos deram containers. São bem bonitinhos e tal, mas eles não tem recreio. A escola foi ter internet esse ano só, não usamos notebooks nem tablets. Temos lousa digital em todas as salas mas usamos como quadro normal e pra expor imagens e vídeos. Tivemos os melhores índices de aprendizagem do município. Tenho certeza que os motivos pra isso incluem: trabalho por projetos interdisciplinares, merenda (com comida de verdade) bem servida com direito a repetição e TURMAS PEQUENAS. Tem escolas com 35 alunos por turma sendo que vários são de inclusão, é impossível fazer um trabalho de qualidade em ambientes superlotados. Com alunos com fome entao...Só que a maioria das pessoas desconhece nossas condições ou só ignora.
Queria falar duas coisas, enquanto aluna de escola pública e filha de professora da rede publica: 1. o Igor sequer pesquisou sobre o assunto sobre o qual ia debater, vemos nisso o fenômeno das redes sociais onde pessoas que não sabem nada acerca dos assuntos sobre os quais opinam sem base nenhuma e tomam seus posicionamentos como verdade, e ainda perpetuam. Dá dó. 2. Concordo com tudo que você falou nesse vídeo, principalmente sobre o fato de que a ausência de um debate profundo sobre o assunto faz tudo virar um desastre porque nada será resolvido tão fácil como fazem parecer. O buraco é beeeem mais embaixo. Parabéns pelo vídeo, te sigo e vale a pena demais. ❤
Engraçado vc falar no "fenômeno" nas redes socias onde todos querem opinar sem conhecimento, visto que seu comentário tbm parece demostrar que vc nao tem conhecimento nenhum sobre a proposta do flow, ja que o Igor não debate nada , e só conversa com as pessoas. Msm se ele fosse um gênio, o cara conversa com músicos, políticos, comediantes ,imagino que seria difícil ser especialista em todas as áreas possíveis.
Ele fala de "senso crítico" de uma forma que parece esvaziada, como se fosse só criticar, sem embasamento. Mas senso crítico vem justamente da obtenção do conhecimento, da troca de saberes com professores e com todos ao redor. A gente precisa do conhecimento historicamente acumulado para poder entender o mundo, ver as falhas e criticar essas falhas com embasamento, e para além da simples crítica, partir para a ação organizada sempre que necessário.
O ensino médio realmente precisa de uma reforma urgente que o deixei mais conexo com o ensino superior e mantenha a base de formação, mas isso que chamaram de reforma foi na verdade um desmonte.
Queria saber da onde o Gustavo tira esses dados, por exemplo que maior parte dos alunos de escola pública vai a escola apenas para "merendar", que as escolas muitas vezes nem possuem estrutura, queria saber mesmo, pra intuito de pesquisa e verificação de fontes, não achei nada com minha pesquisa
A educação pública brasileira falha tanta em transmitir ciência, quanto em formar pessoas. Só quem estudou sabe, ou seja, é necessário sim uma mudança, mas com planejamento e entendimento de que somente jogar quantidades de matérias absurdas não forma ngm um bom profissional e uma pessoa de caráter.
Poxa, flow podia ter te chamado para falar sobre esse tema tmb ein Gustavo, um contra ponto com o pessoal de centro/direita, vc é de fato um professor na ativa que atua em escolas.
discordo completamente quando diz que a educação nas escolas é voltada para o mercado de trabalho. A escola educou e continua educando para VESTIBULAR. O que prepara para o mercado de trabalho é um curso técnico profissionalizante. O melhor aluno da melhor escola tem a capacidade de ser aprovado em um vestibular de alto nível, mas não tem conhecimento para atuar em qualquer profissão. Portanto, a escola prepara o aluno, de forma mecanizada, para passar em um exame ao final do período escolar. A intenção nunca foi fazer o aluno desenvolver um senso crítico.
A escola educou e continua educando para VESTIBULAR, logo para vc entra na universidade, se especializar, e entrar no mercado de trabalho, conhecimento é mercadoria, e não preparação para a vida, a maioria dos alunos que entram na universidade, nem sabem porque escolhem a matéria que vão cursar, o discurso é sempre emocional, com base em problemas pessoais, estruturais, e aqui nas redes é a mesma coisa, informação é para conseguir visualização para gerar renda, e não necessariamente aprendizado, a prova é a quantidade de canais de teorias da conspiração, públicos cada vez mais sectários de extrema direita, e individualistas, fora que livros são mercadorias e poucos tem acesso, ou condições para adquiri lós.
Vamos manter o modelo educacional que forma esse monte de gente de humanas frustrado e desempregado, tá dando certo! Pra que mudar? Ai ai esses burgueses exploradores, querendo ensinar habilidades de vida prática para se pessoas ao invés de ensinar sobre cromossômo xy e Iluminismo
Muita se fala em senso crítico e tals mas, fato é, q se ignora q projetos educacionais hj são baseados no modelo histórico-crítico, problema é q ele nao é um modelo q da pra ser usado sozinho, assim como a maioria das tendências educacionais, sou professor em bsb e, na minha concepção de educação, esse escesso de preocupação com o social acaba deixando a parte tradicional de lado, é só observar nosso pisa. Não gostar da reforma do ensino médio é normal, o duro é achar q o sistema q q tínhamos/ainda temos funciona por si só, o modelo histórico crítico SOZINHO está exercendo muito bem o controle social almejado pelo estado
A professora de matemática que antes do Nem já dava aula de fisica numa escola que eu estagio, teve a leitura que O Que Rola Por Aí é sobre "atualizações na mídia", com isso, assim que uma renda entrar na escola ela vai comprar materiais pra fazer podcast... Ela teve que pedir ajuda a outro prof (de física) q se envolve mais com midia pra saber oq comprar. Mas lembrando, nenhum dos dois tem formação midiática de fato. Nada garante que fazer um podcast vá de fato aumentar a imersão de estudantes .. vão fazer podcast de quê? Vai ser só "recreação"? Adendo, nessa escola (baixada fluminense e tem curso normal e eja, tudo diurno e coexistindo), o "plano de vida" é completamente ignorado pelos estudantes e tenho nem como tirar a razão deles/as. Pq né..
O Igor fala com tanta certeza de coisas que ele desconhece completamente e segue tão além da superfície que dá pra dizer que ele viaja num balão de tão longe da superfície.
Fica o questionamento: porque ao invés de reformular um novo ensino médio não utilizaram um modelo de qualidade já existente como o instituto federal! Eu sei a resposta, porém é importante quem ainda defende o novo ensino médio como uma reforma positiva (digo classe trabalhadora não a burguesia) entrar nessa reflexão
Sou professora de LP e estou dando 2 aulas de eletiva de base e 1 aula de projeto de vida. Odeio isto. A gente tem que criar a eletiva. Fazemos pesquisas superficiais na Internet e repassamos aos alunos sem entender muito. Não tem livros, não tem material. Só xerox da Internet e vídeos do UA-cam. Uma enrolação total. Muito triste tudo isto.
E o papel do professor não é justamente o de aproximar os conteúdos das realidades dos alunos para que haja uma reflexão? Quando apresenta o ciclo do café linka com o agro de hj, quando fala das sobras na caverna põe os alunos na caverna. Vejo todos os dias colegas dando aulas para turmas que eles gostariam que existisse e não para as turmas que temos. O problema de atualização da educação passa pela estrutura sócio econômica e de uma revisão do papel das escolas na comunidade e a partir daí podemos tratar de inovação tecnológica, nunca foi o conteúdo. O conteúdo precisa ser aumentado e não substituído, a escola precisa abrigar a sociedade, fomentar a participação política, a escola também tem o papel de organização social, devido ao projeto até de construção civil das escolas não temos salas para movimentos estudantis, para reuniões da comunidade, e principalmente não temos o conforto que torna a escola um lugar seguro em que se queira estar e que toda a escola deveria dispor. Os militares quando importaram esse modelo escolar dos EUA esqueceram de comparar com os modelos escolares americanos, que tem inúmeros problemas, mas que gozam de uma estrutura muito mais abrangente. Para encerrar o pensamento mais crítico dos nossos alunos vem próximo das 10:00 quando eles perguntam se falta muito para o recreio pq estão com fome.
Sou muito contra o modo de ensino de hoje em dia, mesmo nas escolas mais elitizadas e tidas como boas. Escola é um ambiente tóxico, cheio de bullying, fofoca, barulho e pouco estimulante, nada propício pro estudo. Muitos alunos, principalmente os mais pobres, abandonam a escola por esses motivos, não se sentem motivados a ir um lugar ruim, muitas vezes distante, precisando ganhar dinheiro urgentemente. Sempre estudei melhor sozinho em casa, o aprendizado é um processo solitário. Por isso sou a favor da ampliação do ensino remoto para alunos que assim prefiram, tanto por introversão quanto por impossibilidade de frequentar uma escola presencial. A pandemia foi uma oportunidade perdida de aprimorar essa metodologia de ensino.
eu concordo com quase tudo principalmente sobre o ambiente tóxico, bullying, mas o principal objetivo da escola seria a interação social, mas como entramos na escola já doutrinados pela cultura, em regra de como se comportar em publico, a forma de organização amorosa que deve seguir, isso já é um dos motivos de o social escolar ser um fracasso, já somos ensinados, estamos no meio familiar poluído de estereótipos, de regulações, e quando temos contato social, só reproduzimos os estereótipos anteriores, e com uma educação extremamente conservadora, repressora, sem um método adequado para cada pessoa, conforme o seu contexto social familiar, a escola publico é a prova de fracasso, e os poucos que acessam a universidade e se graduam, muitos vomitam, hierarquia, elitismo, nos demais, novas regras, porque tiveram acesso a educação superior, vivemos numa sociedade caótica.
Eu não gosto da defesa do "conteudismo" que o Sr. História Cabeluda faz. Supõe que desenvolveremos o senso crítico dos jovens esfregando uma lista interminável de conteúdos na cara deles durante uns 7 anos (fund2 e médio)?
Gustavo pegou o ponto chave: a educação é vista como meio, o objetivo é mercado de trabalho. Educação não é pensada como desenvolvimento real do indivíduo e da sociedade para melhorar a vida de todos.
E o que melhora a vida de todos? Não é o trabalho? Os comunistas falam o tempo todo sobre a importância do trabalho e do trabalhador.
Verdade. Se você for observar essa gente que ama o capital, só sabem fazer dinheiro; vendem a própria mãe( na melhor das hipóteses) mas são extremamente ignorantes em outras áreas essenciais da vida.
@@angelico1o que melhora a vida é o trabalho não precarizado
A pergunta não foi pra mim, mas vou me meter assim mesmo: óbvio que o trabalho é fundamental para o desenvolvimento da vida mas, pasme você, UM TRABALHO COM REMUNERAÇÃO DIGNA, NÃO COM UM SALÁRIO DE MISÉRIA ! E TEM MAIS: NÃO! NÃO ESTÁ CERTO VOCÊ TER QUE SE MATAR EM DOIS OU TRÊS EMPREGOS PARA TER ISSO, SEM FALAR QUE, SE VOCÊ SE MATAR EM VÁRIOS EMPREGOS, JAMAIS TERÁ TEMPO( MUITO MENOS SAÚDE) PARA AS OUTRAS PARTES TAMBÉM IMPORTANTES DA VIDA!!
mas quem pode julgar por pensarem assim? se tem jovens que deixam de estudar pra trabalhar , nao tem perspectiva no estudo
Falo como professora de ensino médio: Aulas de empreendedorismo nada mais são do que meios de culpabilizar os indivíduos pela precarização do trabalho ou desemprego que estarão sujeitos.
É o calvinismo sendo pregado
Puro suco do neoliberalismo. Igual se vê no canal da Arcuri, do Jimo Rico e etc.
Matérias que não ensinam nada
Isso mesmo.
Ideologia capitalista como disciplina
Prof. Ricardo Marcilio ❤ sinto que ele tem um pezinho pra se radicalizar.
Eu gosto das aulas de geopolítica dele !
Eu também, pelo menos nos vídeos ele costuma ser bem imparcial, vou ver o vídeo agora, mas se ele realmente defende o novo ensino médio vai ser bem decepcionante kkk
Ele é vem genérico. As aulas dele são a mesma coisa dos canais mainstream.
Kkkk
Eu gostava até ver ele falando algumas coisinhas imprecisas (tipo noticia enviesada)
Mas em geografia fisica eu ainda gosto muito
Eu acho ele um neoliberal, até pela fala dele sobre a educação. SE não me engano ele foi candidato a deputado pelo cidadania...
@@canalhmais kkk tenho certeza disso
Brasil é o único país que reclama que o povo "não tem memória" mas escolheu por conta própria ter alzaimer tirando história das escolas
Cara, sou professor de Geografia e é exatamente tudo isso que você falou.
eu usei muito as aulas desse prof pra estudar pra passar no vestibular kkk a didática dele é bem boa
que saco fiquei distraida com a beleza do gustavo (otimo video)
tem uma materia na minha escola que se chama 'carros e motos paixao sobre rodas' kkkkkkkkkkk
Já maceto o like antes do vídeo começar
@@daviaugustusfarrant5563pior é ser gado do monark não é? Kkkkk
@@daviaugustusfarrant5563 sou
As matérias tiradas são aquelas que dá capacidade para o aluno pensar e questionar.
Gustavo o conteúdo de exatas também foi prejudicado pela reforma do ensino médio. Diminuíram a carga horária em 50% nas disciplinas de química, física e em matemática, diminuíram 25% da carga horária.
O que acho muito engraçado é como essa política tem alinhamento DIRETO com o modelo ultra liberal... E nem somente pela aula de empreendedorismo mas tbm pela próprio privilégio de matérias de exatas e ciências naturais. Essa escolha é exatamente a ideia positivista de gerar dados e valores sem a racionalidade humana. Resumindo: a deforma é pra gente parar de questionar e virar um robozinho binário.
Parabéns pelo vídeo!
eu comecei o vídeo pensando "eu conheço esse professor de algum lugar" aí ele começou a falar e eu levei um susto pq é meu professor de geografia no curso pra enem da filadd! ele é um ótimo professor mas as vezes ele deixa escapar algumas opiniões que dão a entender que ele é liberal durante as aulas
ele é MUITO liberal, basta acompanhar o canal dele aqui no youtube, principalmente nos vídeos de geopolítica
@@denysjc eu reparei isso pelas aulas da filadd mesmo, na primeira aula q eu assisti dele ele descreve nacionalização como o Estado "roubando" algo da iniciativa privada
@@denysjc simm, esse viés dele sempre ficou ali marcado. Ainda assim é dos poucos casos onde dá pra acompanhar o conteúdo sem ficar enojado, ele costuma dar um acabamento de objetividade nos vídeos pelo ao menos.
@@denysjc Exatamente.
E o que isso tem a ver? Esses gados de política... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Dale camaradas, tem um canal muito massa que tá tentando crescer nesse meio. Se chama "Critica ao tempo", e também é nesse formato de react, mas não deixa a desejar nas análises que propõe
Bora dar um moral pra ele, bora?
Esse sujeito é um liberal que se vende como imparcial. Jimo danado.
Ícone
Gustavo, você é meu professor, mestre. Gratidão por ter esse canal, é realmente de grande valor. Duas palavras... Para Bens. Hehehe
Conheço uma adolescente que estuda na melhor escola pública de nova Iguaçu. Inclusive ela mudou pra lá, pois levou uma bala perdida quando estudava na pública de cascadura. Ela mesma me fala que ela nunca estudou pra nenhuma prova. Tem muitas aulas que são tempo vago, tem professores de outras matérias dando essas aulas aleatória, que ela mesma vê como algo só pra passar o tempo, que não agrega em nada. É triste, ela e a irmã dela me perguntam como eu consegui passar no enem, e fico hesitando em dizer a verdade: eu tive o mínimo de oportunidade e me esforcei muito. Enquanto elas tem zero oportunidade.
Aqui no BRASIL,antes da virada do século a unica instituição que educava e capacitava era o SENAI.
Agora quem esta a frente do ensino técnico/graduação é as públicas
O Paulo Guedes queria eliminar o sistema S. O cara é uma besta.
Eu gosto muito desse professor aí, estudei muita geografia com ele no UA-cam.
Sou professor da rede estadual, é desesperador dar aula de itinerário, é ruim para o professor, que não se preparou para isso, além de ser triste para o aluno, pois são matérias que tiram a possibilidade do aluno se desenvolver perante a educação superior, o limtando para disputar um vestibular, dentre tantas outras áreas...
Tipo eu to no fundamental so q nao ligo nem um pouco pro meus estudos
@@Alessandro97887 exatamente, porque a educação no Brasil não é libertadora. Agora do jeito que está, infinitamente menos.
Aqui no RJ, pelo menos desde a segunda metade dos anos 2000 já tinha Sociologia em apenas 1 ano do EM. Era Filosofia no 1° ano, Artes no 2° ano e Sociologia no 3°. 1 ou 2 tempos por semana no máximo.
Terminei o EM em 2009 e era assim.
Boa tarde
Enguita no livro Face oculta da escola faz a seguinte observação: "se entendermos a atual organização da produção como inevitável então o processo educacional atual também o é, porém, se entendermos como algo imposto, que poderia ser diferente, então devemos fazer o mesmo juízo sobre a educação". Existe um propósito na educação e nenhuma forma de educação sob a perspectiva burguesa garantirá a emancipação da classe trabalhadora.
São várias as faces. Tenho 32 anos, fiz o ensino fundamental na rede estadual. Cresci com meus professores de história colocando em minha cabeça que Che Guevara era herói, Getúlio Vargas foi quase um Deus na Terra, que o patrão é um lobo explorador e que pobre vota na esquerda e rico na direita. Até meus 20 e poucos anos de idade eu tinha esses ideais enterrados em mim e vivia em conflito, na hora de votar, toda a ideologia pregada em mim dizia que eu tinha que votar na esquerda, mas ao mesmo tempo minha percepção do flerte desse povo com o socialismo/comunismo, vendo medidas econômicas de + imposto e + esmola social que no longo prazo só aumenta a miséria, além de ver países de esquerda falindo o tempo todo me fez acordar desse pesadelo por conta própria. Não votei na esquerda na última eleição, mas ainda sim parecia que eu estava fazendo algo "errado". Não sei como está o ensino médio atualmente, mas na minha época aulas de Ensino Religioso, Inglês e Artes eram basicamente tempo e dinheiro público perdidos, além da pregação da visão esquerdista dos professores da rede estadual.
Adorando demais esse tema.
Na minha escola diminuíram português e matemática no noturno e colocaram jogos de tabuleiros e educação física.
Os tablets para os alunos foram adquirimos, mas muitos desviados pelos funcionários das ongs responsáveis pela distribuição!
17:28 Acho que o professor esta indicando uma matéria de "senso crítico". Se não me engano existe um curso no MIT desse assunto, outro material curioso é o curso de "Justiça" dado pela Harvard se não me engano, aqui no youtube.
Se for isso, é o lance de ensinar habilidades cognitivas, de resolução de problemas, lógica e tomada de decisões.
E são tão bons que os americanos que estudam esses cursos continuam propagando que a China é uma ameaça ao mundo kkkkkk risível
Adoraria que essas pessoas que defendem o novo ensino médio visitasse uma escola pública em área carente pra ver como os alunos estão se sentindo com esse novo ensino médio. A única coisa que esse novo ensino médio fez foi fazer o aluno abandonar o ensino médio.
9:55 descreveu a educação no Paraná.
Dois professores e nenhum dos dois falou o principal! Falta material humano.
Antes de tablet, reforma de ensino, material e qualquer outra coisa, falta professor. Escolas do estado de São Paulo tem mais aulas vagas do professor em sala.
professor é uma profissão em extinção
Esse censo critico deveria se resumir em ciência social.
Gu, você pode fazer um vídeo explicando sobre o Maduro? Vejo todos demonizando, mas queria ouvir alguém que não seja da grande mídia falando sobre ele, porém não acho nenhum vídeo. Ou até se você tiver algum para indicar e puder deixar o link aqui por favor.
A esquerda está dividida em relação a isso aí, mas eu entendo perfeitamente o Lula, não discordo da aproximação
Ae Gustavo, vai dar uma mão pro Humberto lá, tamo precisando de tu ❤😂
É incrível como Igor fala um monte de coisa sobre educação sem conhecer porra nenhuma, não é atoa que ele é amigo do Monark.
E pq esse cara foi la então?
Igor era professor cara, para de falar besteira
@@nightnight7933 Nunca foi professor, ele fez faculdade mas nunca deu aula.
@@norusca10000000000 Deu sim, o Igor era professor inglês em escola mesmo. Pesquise os vídeos do Igor de 2014 e 2015 pra vc conhecer melhor ele
@@nightnight7933 Igor foi professor da Cultura Inglesa, ou seja, Cursinho de Inglês. NUNCA deu aula em Escola de fato, muito menos em escola pública. É cheio de achismos e zerado em conhecimento de causa de fato.
Tem um canal de geopolítica muito bom. O nome é "verdade concreta".
Os vídeos são longos pq o professor se aprofunda, vale a pena.
O agro não paga nossas contas não, paga as contas deles os donos do agro.
Isso mesmo
E assim, a gente tinha o Plano Nacional de Educação que é feito para dez anos - que está em vigência até 2024, mas os últimos governos só ignoraram. Em questão de políticas públicas, a educação tem uma boa base, que só precisa ser colocada em prática
o projeto de vida na minha escola era basicamente uma aula de terapia em grupo e aconselhamento pra vida adulta, agr pensa quem ia querer se abrir na frente dos colegas da escola? e os coitados q cairam com professores q eles nao gostam e q tratam todo mundo mal? vira aula de trauma em grupo
O fundamento do projeto de vida, seria acompanhamento psicológico aos alunos. Não aula como foi inserido e ainda, com os professores sem a formação adequada
Exatamente!
10:58 ele citou a responsabilidade do Estado como garantidor dessa dinâmica, que tipo de medida poderíamos tomar para que haja mudança por parte do Estado no que tange a precarização da educação? o que é possível a curto prazo, dentro ainda de uma estrutura capitalista?
O formato dos videos de geopolítica do Ricardo macilio são muito atrativos apesar do vies liberal que ele tem, ele é o tipo de professor que indica como fonte o livro anticomunista revolução dos bichos
Tbm acho isso, mas não deixa de ser informativo
@@luigivieira6260 por isso disse que o formato é atrativo, não vejo tanto isso na esquerda seria top aprendermos sobre esses recursos pra atrair público.
Ou seja, um professor lúcido.
@@reicariri1 não, significa que ele entrou numa seara que não é a dele e que se baseia em senso comum de um livro de ficção
@@luigivieira6260não é informativo, é mainstream. As análises dele são tão genéricas quanto as dos canais abertos
Uma sobrecarga gigante para quem leciona itinerários em MG é ter que montar completamente os matérias das aulas. As vezes solicitam para lecionar sobre leis municipais em pequenos municípios. É absurdo demais
Acho que precisa sim de uma reforma para o momento atual
Antes de fazer uma reforma eu acho que é preciso urgentemente resolveu o problema do sucateamento, proposital, da escola pública.
Eu não sei se as escolas tem condições de por em prática uma reforma que está além de suas condições materiais.
Temos professores bons.. mas as condições em que eles ensinam são precárias.
Minha mãe uma senhora professora formada em história somente nesta semana foi ofertada para dar aula para alunos especias, ciências e matemática....
Ai gente... Eu peguei PROJETO DE VIDA desse NEM pra ministrar o ano todo... foda trabalhar com o que não se acredita😢 maravilhoso ouvir Gustavo e pegar as dicas de referências pra ficar mais ciente desse desmonte... e ficar mais revoltado😢
slc Sociologia eu tive profs maravilhosos de 16 até 17 no estadual, terminei o ensino médio em 2017, era profs de ter amizade, e outra matéria que tinha prof bons assim era em aulas eventuais, muitos lembro que passavam história como matéria, era profs que não oprimia e amigaveis, cada um se colocava em seu lugar, no resto das materias teve muita variação de profs que n curtia, mal tinha papo
Professor de geografia neoliberal X Professor de História comunista, quero pra já!
eu quero ver vc achar um professor de geografia neoliberal que saiba amarrar o próprio sapato, acho improvável.
@@seilaoquemvc2 alguém amarra o sapato pro rapaz aí do video?
Professor de geografia neoliberal sonha com o futuro no Canadá e idolatra a cultura japonesa.
Seria legal ele junto com o Elias Jabbour
ua-cam.com/video/CzqtOmjRbL8/v-deo.html
11:59 Sabe o que eu penso? Essa precarização vai afetar e muito o mercado de trabalho no futuro, afinal, existe a tal lenda de que "existem vagas sobrando, mas falta mão de obra qualificada". Agora pense em uma sociedade onde as crianças que estão passando por esse processo de educação precária, se tornando que tipo de profissional no futuro? Os capitalistas deveriam se atentar a isso, pois 8% da população brasileira não vai dar conta do trabalho. O Brasil vai se tornar um país de cada vez mais subempregos, se tornando cada vez mais pobre, onde não vai ter nem emprego para Uber nem iFood - afinal, se vc não trabalha em algo que cubra este custo, como vc consome?
Imagine um mundo onde essas crianças que não vão poder mudar de ideia. Não terão oportunidades para sair de uma área técnica para humana. Eu só vejo o pior acontecendo.
Hoje é ruim e, a longo prazo, será pior.
Moro na Argentina e aqui é dessa forma. Ao meu ver, aqui funciona bem, mas é cultural. Já estão bem acostumados em saber que quando acaba o primário eles precisam ir sabendo pra qual escola estarão indo porque cada uma oferece um tipo de formação. Aqui a educação funciona, não sei se o mesmo modelo daria certo no Brasil. Na verdade, formação mesmo só as técnicas, o "ensino médio normal" aqui segue só a linha do que o estudante possivelmente vai optar como carreira na faculdade... Por exemplo; no ensino medio.. Tem voltado para ciencias sociais, tem outras escolas que fazem formação em ciencias exatas... Então, basicamente assim... Por exemplo, não sei ainda qual carreira vou fazer porém sei que quero seguir humanas... Logo, não frequento escola em ciencias exatas e as materias serão mais focadas em humanas do que exatas.. Desse jeito. Já quem quer sair com formação, tem as técnicas que no meio do curso o adolescente escolhe carreiras do tipo programação, eletrônica... coisas assim. Dai ele tbm precisa saber desde que entra pq cada técnica é voltada para determinados assuntos. Enfim, não sei se expliquei direito.. Em resumo é, de fato funciona, mas aqui... Tenho minhas dúvidas se funcionaria no Brasil. E tbm não sei se é disso que se trata a reforma que estão falando, mas por esse corte entendi assim.
Quantas escolas da periferia da sua cidade você visitou. E das cidades periféricas à buenos Aires? Fazer uma análise adjetiva baseado na própria experiência complica bastante o debate.
@@helderblsba Eu não fiz análise adjetiva, só comentei minha experiência mesmo.. Até porque só posso falar por mim. kkkkk Experiências passadas por observação pelas escolas que meus filhos estudaram(públicas e de periferia) E nem trata-se de Buenos Aires, visto que a Argentina não se resume a somente Buenos Aires assim como o Brasil não é São Paulo. Só foi uma pontuação sobre o meu próprio ponto de visto baseado somente na minha experiência e do que observo. E quanto a parte de periferia, eu moro numa periferia aqui o que é bem diferente de uma periferia no Brasil. Então, sei que são realidades e culturas totalmente diferentes, por isso pontuei que não sei se isso daria certo no Brasil. Mas vejo que aqui funciona sim, da mesma forma que posso afirmar que aqui funciona a saúde pública, obviamente por observação e experiência própria. Da mesma forma, transporte público... E por aí vai. O ponto é que Argentina é TOTALMENTE diferente do Brasil, talvez quem venha visitar e passear não sinta tanto, mas é tudo muito diferente; o olhar sobre o modo de viver(priorizam a vida e não o trabalho), o ritmo de vida é outro. Se é melhor ou pior? Vai depender de cada um, até porque pra alguns está ótimo morar no Brasil e para outros não.. A intenção foi pontuar que, às vezes, alguma ideia é até boa mas o problema é como e aonde será aplicada. O Brasil infelizmente não tem estrutura para muitas coisas boas acontecerem e precisaria de muito trabalho prévio para colocar em prática algumas boas ideias.
As pesquisas para agricultura consume que quase metade do investimento do MCTI e o setor contribui com menos de 6% do PIB. Só parece meio errado isso.
Comentário de engajamento do final do video.
é muito necessário chamar o André pra mostrar que não é bem assim de Agro carrega o PIB... é só dá um Google.
Como estudante do ensino publico que parou dois anos pra trabalhar, acho a reforma boa para mim para o resto das pessoas nao posso dizer, mas história, geografia, sociologia, educação fisica e etc... Reprovarem me matava muito e as aulas de empreendedorismo sao otimas to montando o negócio que queria com produtos do candomblé aos poucos.
Estão querendo transformar a educação num MesaCast huahauahaha... Tem que debater os assuntos mas sem saber porra nenhuma sobre o conteúdo. Prevejo vários Monarkinhos no futuro.
Pra aprender... é preciso estudar. Pasmem. Não adianta você inserir tecnologia, debate e blábláblá, e tirar o conteúdo BÁSICO. WTF?!
Ridículo.
Concordo plenamente com o Gustavo.
Um frescor.
Eu acho interessante que já em 2017 o SESI da minha cidade já estava implementando algo parecido com essa reforma. Tipo, se adptou MUITO rápido as mudanças que ainda viriam, eu acho isso estranho hj.
Eles diziam que o SESI devia ser considerado a escola modelo para as escolas públicas.
Outros escritores muito bons pra falar sobre educação: noel gallagher alex turner dave grohl
Caio de Arrruda Mirrranda.
terminei o ensino médio em 2021 e tive esse tal de "projeto de vida" (e outras coisas), papo reto? ninguém ligava pra essa aula, era literalmente nada, a única coisa boa é que a gente passava mais tempo com o prof de sociologia que era muito legal
Eu peguei aulas das matérias de comunicação e literatura na rede estadual, ainda bem que sou formada em cinema e fiz curso de letramento literário, pq a apostila que mandam é bem pobrinhas. É bem difícil desenvolver senso critico literário e cinematográfico com 1 aula presencial e outra remota.
Gaiofato, foi um cientista político no A deriva João Eigen, reage alguns vídeos dele e trás esclarecimentos pfv
Incrível como esse igor acho que o nome dele, fala que não tem lados, mas fica o tempo todo ressaltando tentando pintar o novo ensino médio como algo bom
Deve ser a realidade dele. As pessoas que ele conhece que fazem o novo ensino médio devem fazer isso em escola particular.
@@YolandaBoaventura Nada ele sempre ta do lado da direita, só finge que não ta, o cara não tem credibilidade nenhuma.
A escola que dou aula é feita de containers, pq demoliram a escola para fazer uma reforma mas a prefeitura não pagou a empresa. Então a obra ficou parada durante a pandemia e no retorno nos deram containers. São bem bonitinhos e tal, mas eles não tem recreio. A escola foi ter internet esse ano só, não usamos notebooks nem tablets. Temos lousa digital em todas as salas mas usamos como quadro normal e pra expor imagens e vídeos. Tivemos os melhores índices de aprendizagem do município. Tenho certeza que os motivos pra isso incluem: trabalho por projetos interdisciplinares, merenda (com comida de verdade) bem servida com direito a repetição e TURMAS PEQUENAS. Tem escolas com 35 alunos por turma sendo que vários são de inclusão, é impossível fazer um trabalho de qualidade em ambientes superlotados. Com alunos com fome entao...Só que a maioria das pessoas desconhece nossas condições ou só ignora.
Queria falar duas coisas, enquanto aluna de escola pública e filha de professora da rede publica: 1. o Igor sequer pesquisou sobre o assunto sobre o qual ia debater, vemos nisso o fenômeno das redes sociais onde pessoas que não sabem nada acerca dos assuntos sobre os quais opinam sem base nenhuma e tomam seus posicionamentos como verdade, e ainda perpetuam. Dá dó. 2. Concordo com tudo que você falou nesse vídeo, principalmente sobre o fato de que a ausência de um debate profundo sobre o assunto faz tudo virar um desastre porque nada será resolvido tão fácil como fazem parecer. O buraco é beeeem mais embaixo.
Parabéns pelo vídeo, te sigo e vale a pena demais. ❤
Engraçado vc falar no "fenômeno" nas redes socias onde todos querem opinar sem conhecimento, visto que seu comentário tbm parece demostrar que vc nao tem conhecimento nenhum sobre a proposta do flow, ja que o Igor não debate nada , e só conversa com as pessoas. Msm se ele fosse um gênio, o cara conversa com músicos, políticos, comediantes ,imagino que seria difícil ser especialista em todas as áreas possíveis.
Ele fala de "senso crítico" de uma forma que parece esvaziada, como se fosse só criticar, sem embasamento. Mas senso crítico vem justamente da obtenção do conhecimento, da troca de saberes com professores e com todos ao redor. A gente precisa do conhecimento historicamente acumulado para poder entender o mundo, ver as falhas e criticar essas falhas com embasamento, e para além da simples crítica, partir para a ação organizada sempre que necessário.
O ensino médio realmente precisa de uma reforma urgente que o deixei mais conexo com o ensino superior e mantenha a base de formação, mas isso que chamaram de reforma foi na verdade um desmonte.
👏🏻👏🏻👏🏻
Comentário de engajamento do inicio do video.
Queria saber da onde o Gustavo tira esses dados, por exemplo que maior parte dos alunos de escola pública vai a escola apenas para "merendar", que as escolas muitas vezes nem possuem estrutura, queria saber mesmo, pra intuito de pesquisa e verificação de fontes, não achei nada com minha pesquisa
A educação pública brasileira falha tanta em transmitir ciência, quanto em formar pessoas. Só quem estudou sabe, ou seja, é necessário sim uma mudança, mas com planejamento e entendimento de que somente jogar quantidades de matérias absurdas não forma ngm um bom profissional e uma pessoa de caráter.
O Gustavo coloca o link do vídeo original. É foda não tem em nenhum vídeo de reação o link do vídeo
Poxa, flow podia ter te chamado para falar sobre esse tema tmb ein Gustavo, um contra ponto com o pessoal de centro/direita, vc é de fato um professor na ativa que atua em escolas.
Comentário de engajamento do meio do video.
🔥🔥🔥
discordo completamente quando diz que a educação nas escolas é voltada para o mercado de trabalho. A escola educou e continua educando para VESTIBULAR. O que prepara para o mercado de trabalho é um curso técnico profissionalizante. O melhor aluno da melhor escola tem a capacidade de ser aprovado em um vestibular de alto nível, mas não tem conhecimento para atuar em qualquer profissão. Portanto, a escola prepara o aluno, de forma mecanizada, para passar em um exame ao final do período escolar. A intenção nunca foi fazer o aluno desenvolver um senso crítico.
A escola educou e continua educando para VESTIBULAR, logo para vc entra na universidade, se especializar, e entrar no mercado de trabalho, conhecimento é mercadoria, e não preparação para a vida, a maioria dos alunos que entram na universidade, nem sabem porque escolhem a matéria que vão cursar, o discurso é sempre emocional, com base em problemas pessoais, estruturais, e aqui nas redes é a mesma coisa, informação é para conseguir visualização para gerar renda, e não necessariamente aprendizado, a prova é a quantidade de canais de teorias da conspiração, públicos cada vez mais sectários de extrema direita, e individualistas, fora que livros são mercadorias e poucos tem acesso, ou condições para adquiri lós.
esse professor arrasa na geopolítica, acompanho ele pra caramba.
Vamos manter o modelo educacional que forma esse monte de gente de humanas frustrado e desempregado, tá dando certo! Pra que mudar?
Ai ai esses burgueses exploradores, querendo ensinar habilidades de vida prática para se pessoas ao invés de ensinar sobre cromossômo xy e Iluminismo
Ai gente não dá pra aguentar esse Igor falando. Além de não saber falar ele nunca entende nada sobre nenhum assunto. Me dá muita agonia
Independente irmão
so pode falar quem é especialista agora, fodase
@@abraaooliveira988 MAs falar só palavrão e um monte de achismo?????????????????
Que má vontade, ein. Igor já foi professor de inglês e é um dos melhores podcasters do Brasil.
Quando elitismo, só quem vc acha que deve pode falar?
Gosto muito das aulas do prof Ricardo Marcilio!
Muita se fala em senso crítico e tals mas, fato é, q se ignora q projetos educacionais hj são baseados no modelo histórico-crítico, problema é q ele nao é um modelo q da pra ser usado sozinho, assim como a maioria das tendências educacionais, sou professor em bsb e, na minha concepção de educação, esse escesso de preocupação com o social acaba deixando a parte tradicional de lado, é só observar nosso pisa. Não gostar da reforma do ensino médio é normal, o duro é achar q o sistema q q tínhamos/ainda temos funciona por si só, o modelo histórico crítico SOZINHO está exercendo muito bem o controle social almejado pelo estado
Não é possível que alguém leve esse discurso de vocês a sério kkkkkkkkkkk, tudo é culpa do capitalismo, bué bué.
Alterar a estrutura de qualquer coisa sem investir dinheiro ou tempo se chama desmonte, não reforma
A professora de matemática que antes do Nem já dava aula de fisica numa escola que eu estagio, teve a leitura que O Que Rola Por Aí é sobre "atualizações na mídia", com isso, assim que uma renda entrar na escola ela vai comprar materiais pra fazer podcast... Ela teve que pedir ajuda a outro prof (de física) q se envolve mais com midia pra saber oq comprar. Mas lembrando, nenhum dos dois tem formação midiática de fato. Nada garante que fazer um podcast vá de fato aumentar a imersão de estudantes .. vão fazer podcast de quê? Vai ser só "recreação"?
Adendo, nessa escola (baixada fluminense e tem curso normal e eja, tudo diurno e coexistindo), o "plano de vida" é completamente ignorado pelos estudantes e tenho nem como tirar a razão deles/as. Pq né..
O Igor fala com tanta certeza de coisas que ele desconhece completamente e segue tão além da superfície que dá pra dizer que ele viaja num balão de tão longe da superfície.
FALLEN NA FURIA
SÉRIO?
@@jsp674 seriao
@@pedrozikk é po
Sabe o q não tem na Alemanha? Teto de gastos / calabouço fiscal 🤡
Não adiata ter escola Boa se do lado tiver treinamento de guerrinhas nisso o nosso gênio capitalista nem fala 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂só pra rir mesmo 😂
A ideia de reformar é daora mas como reformar foi uma merda
Fica o questionamento: porque ao invés de reformular um novo ensino médio não utilizaram um modelo de qualidade já existente como o instituto federal! Eu sei a resposta, porém é importante quem ainda defende o novo ensino médio como uma reforma positiva (digo classe trabalhadora não a burguesia) entrar nessa reflexão
Qual cidade que só tem uma escola estadual?
Monte Sião, MG. Só tem uma escola de ensino médio pra cidade toda. É perto da minha cidade.
E pode ter certeza que a maioria das cidades com 20k habitantes pra baixo tem 1 e no máximo 2 escolas de EM
Por sinal, a minha cidade natal tem 4 escolas públicas de ensino médio, muitas pessoas tem que vir de outras cidades pra estudar aqui
Sou professora de LP e estou dando 2 aulas de eletiva de base e 1 aula de projeto de vida. Odeio isto. A gente tem que criar a eletiva. Fazemos pesquisas superficiais na Internet e repassamos aos alunos sem entender muito. Não tem livros, não tem material. Só xerox da Internet e vídeos do UA-cam. Uma enrolação total. Muito triste tudo isto.
E o papel do professor não é justamente o de aproximar os conteúdos das realidades dos alunos para que haja uma reflexão? Quando apresenta o ciclo do café linka com o agro de hj, quando fala das sobras na caverna põe os alunos na caverna. Vejo todos os dias colegas dando aulas para turmas que eles gostariam que existisse e não para as turmas que temos. O problema de atualização da educação passa pela estrutura sócio econômica e de uma revisão do papel das escolas na comunidade e a partir daí podemos tratar de inovação tecnológica, nunca foi o conteúdo. O conteúdo precisa ser aumentado e não substituído, a escola precisa abrigar a sociedade, fomentar a participação política, a escola também tem o papel de organização social, devido ao projeto até de construção civil das escolas não temos salas para movimentos estudantis, para reuniões da comunidade, e principalmente não temos o conforto que torna a escola um lugar seguro em que se queira estar e que toda a escola deveria dispor. Os militares quando importaram esse modelo escolar dos EUA esqueceram de comparar com os modelos escolares americanos, que tem inúmeros problemas, mas que gozam de uma estrutura muito mais abrangente. Para encerrar o pensamento mais crítico dos nossos alunos vem próximo das 10:00 quando eles perguntam se falta muito para o recreio pq estão com fome.
"Uau, que avanço!" Kkkkkkkkkkkkkkk
Me dá preguiça desse Igor por mais que tenhamos fatos ele abre a boca pra falar achismos aff
Pois é, parece q ele não aprende nada com os participantes.
Bem vindo a 90% da sociedade, todo mundo abre a boca para falar achismo.
O problema de ter preguiça é que eles não têm. Então, temos que nos unir e lutar sempre contra eles
ate parece que ele pode ter uma opinião ne
ué kkk e ninguem pode achar nada não ?
po meu professor de geografia meteu uma teoria da ferradura "a extrema esquerda e a estrema direita andam lado a lado" pqp misericórdia
Sou muito contra o modo de ensino de hoje em dia, mesmo nas escolas mais elitizadas e tidas como boas. Escola é um ambiente tóxico, cheio de bullying, fofoca, barulho e pouco estimulante, nada propício pro estudo. Muitos alunos, principalmente os mais pobres, abandonam a escola por esses motivos, não se sentem motivados a ir um lugar ruim, muitas vezes distante, precisando ganhar dinheiro urgentemente. Sempre estudei melhor sozinho em casa, o aprendizado é um processo solitário. Por isso sou a favor da ampliação do ensino remoto para alunos que assim prefiram, tanto por introversão quanto por impossibilidade de frequentar uma escola presencial. A pandemia foi uma oportunidade perdida de aprimorar essa metodologia de ensino.
eu concordo com quase tudo principalmente sobre o ambiente tóxico, bullying, mas o principal objetivo da escola seria a interação social, mas como entramos na escola já doutrinados pela cultura, em regra de como se comportar em publico, a forma de organização amorosa que deve seguir, isso já é um dos motivos de o social escolar ser um fracasso, já somos ensinados, estamos no meio familiar poluído de estereótipos, de regulações, e quando temos contato social, só reproduzimos os estereótipos anteriores, e com uma educação extremamente conservadora, repressora, sem um método adequado para cada pessoa, conforme o seu contexto social familiar, a escola publico é a prova de fracasso, e os poucos que acessam a universidade e se graduam, muitos vomitam, hierarquia, elitismo, nos demais, novas regras, porque tiveram acesso a educação superior, vivemos numa sociedade caótica.
Eu não gosto da defesa do "conteudismo" que o Sr. História Cabeluda faz. Supõe que desenvolveremos o senso crítico dos jovens esfregando uma lista interminável de conteúdos na cara deles durante uns 7 anos (fund2 e médio)?