COMO PREVENIR A CÁRIE? ODONTOPEDIATRIA - FABIANA MESQUITA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 16

  • @FonteConte
    @FonteConte Рік тому +1

    Olá doutora gostei muito pela dica aprendi muito

  • @MariaSantos-rm1ly
    @MariaSantos-rm1ly 3 роки тому +1

    Olá, Doutora , o que pode ser feito com quem sofre de cáries por causa da saliva ácida ?Mesmo escovando , passando fio dental e usando orthogard aparece essas cáries acastanhadas.

  • @Sofi_BR11253
    @Sofi_BR11253 8 місяців тому

    Eu tenho uma irmã de 4 anos q tem cárie mas a minha mãe n levar ela ao dentista pra poder tirar a cárie a cárie já comeu quaser todos os dentes dela ela comer muito chocolate n escovar os dentes ela já ficou doente por causa da cárie

  • @Nataliarodrigues9716
    @Nataliarodrigues9716 3 роки тому

    Eu nunca senti dor de dente e nem tive carie agora depois da minha segunda gravidez tive refluxo excesso ácido e enjoo a pasta de dente escova os dentes com pasta infantil resultado estou com uma carie dentes sensíveis uma dor horrível marquei um dentista...

    • @fabianatorresmesquitakay4840
      @fabianatorresmesquitakay4840 3 роки тому

      Olá!
      Durante a gestação nosso organismo se volta para a formação do bebê. As gestantes tendem a ter uma diminuição de vitaminas, ferro, cálcio e outros nutrientes pois nosso corpo precisa dividir tudo com o feto em formação.
      Além disso, o refluxo, azia e outros pequenos problemas estomacais que adquirimos à medida que o bebê cresce no útero, leva mais acidez para a boca causando um ambiente mais propício às lesões de cárie e gengivite.
      Temos ainda, a dificuldade de sentir alguns cheiros e sabores de alimentos e produtos. Passei por isso tb na minha gestação. Você pode adicionar à rotina de higiene: fio dental, escovação com pasta fluoretada (a partir de 1.100 ppm de flúor) e bochecho com solução fluoretada.
      A solução pode ser comprada nas farmácias, mercados (esses possuem sabor) ou manipular sem sabor. Os bochechos com flúor podem ser feitos de acordo com as instruções do seu dentista.
      Precisa tratar a lesão de cárie, fazer uma profilaxia (limpeza) e acompanhar com visitas frequentes ao seu dentista de escolha.

  • @lidiasilva7008
    @lidiasilva7008 3 роки тому

    Como q funciona a anestesia sem agulha? Já ouvi falar q existe...

    • @fabianatorresmesquitakay4840
      @fabianatorresmesquitakay4840 3 роки тому +2

      Olá, Lídia! Obrigada por sua pergunta!
      Vou, inclusive aproveitar sua dúvida para fazer um vídeo exclusivo sobre anestesia sem agulha. Vamos publicar logo logo!
      Para adiantar sua dúvida, a anestesia sem agulha é feita em alguns procedimentos e principalmente, funciona muito bem para crianças com dentição decídua (dentes de leite) ou mista (dentes de leite e permanentes).
      Para adultos, dependendo do procedimento, podemos começar com essa técnica e depois aprofundar a anestesia com outras técnicas.
      Usamos uma técnica de introdução do anestésico por pressão e o paciente escuta um pequeno “estalo” no instrumento é uma leve pressão gengival.
      Uso muito essa técnica nas crianças e adolescentes com excelente resultado e reação positiva quanto à ansiedade que a agulha causava.

  • @Rafa-hn4hr
    @Rafa-hn4hr 3 роки тому

    Gel contra cáries funciona? E evita o procedimento de raspagem?

  • @matheuspereira8166
    @matheuspereira8166 3 роки тому

    Olá doutora só uma dúvida a gente tem que comer e logo após escovar os dentes porque tem hora que a gente não pode por exemplo às vezes estou em um lugar que não posso ir escovar e principalmente na na parte do chocolate eu como um pedaço de chocolate e tem hora que eu não posso escovar tem mas quando chego em casa já faço higiene completa

    • @fabianatorresmesquitakay4840
      @fabianatorresmesquitakay4840 3 роки тому

      Olá! Agradeço sua pergunta. O ideal é você comer as “sobremesas”, como o chocolate que relatou, após as principais refeições. Recomendamos o uso do fio dental e escovar os dentes 30 minutos após a refeição. A partir desse período já temos um meio bucal favorável à desmineralizados do esmalte dental e ação das bactérias causadoras de cárie e doenças gengivais. Além dos problemas bucais, ficar beliscando alimentos calóricos, açucarados ou ácidos podem interferir no organismo como um todo. Como exemplo, posso te dar o refrigerante: um paciente que toma 1 litro de refringente ao longo do dia tem maior probabilidade de desenvolver cárie dental ou gengivite do que o paciente que bebe essa mesma quantidade de uma vez só. A pessoa, que ingere o refrigerante aos poucos no decorrer do dia, não vai parar para escovar os dentes a cada copo ou gole. Ao passo que, aquele que ingere tudo no mesmo momento tem a opção de escovar os dentes em seguida e reduzir a possibilidade de lesões.
      Considerando o lado nutricional e metabolismo, não será bom para nenhum dos 2 ingerir tanto refrigerante.
      Espero ter ajudado. Caso ainda tenha dúvidas, você pode ligar na clínica Allere, mandar mensagem no direct das nossas redes sociais ou nos fazer uma visita para receber outras informações

  • @RMR-ESTUDIO
    @RMR-ESTUDIO 3 роки тому +4

    A CÁRIE AINDA É UM MISTÉRIO, EXISTEM TRIBOS INDÍGENAS COM DENTIÇÃO PERFEITA SEM PROBLEMAS COM CÁRIE CÁRIE

    • @fabianatorresmesquitakay4840
      @fabianatorresmesquitakay4840 3 роки тому +3

      Verdade Marcos. Mas, podemos começar a explicação pela alimentação. Tribos e comunidades mais isoladas dos centros urbanos e industriais possuem uma dieta muito rica em alimentos saudáveis, pouco ou nenhum açúcar, peixes e leguminosas.
      Fora isso, sabemos que a doença cárie é infectocontagiosa: passa de pessoa para outra e de um dente para outro por ser acusada por bactéria. Essas comunidades vivem num meio com menor contato a vírus e bactérias.
      Como resposta a uma outra pergunta que fizeram aqui, além do tipo da dieta e higiene precisamos encontrar um desequilíbrio em relação à quantidade de bactérias causadoras da cárie em cada indivíduo ou população.
      Espero ter ajudado a entender essas diferenças!

    • @mari4335
      @mari4335 2 роки тому

      Óbvio né a alimentação é COMPLETAMENTE diferente, eles não comem alimentos entupidos de açúcar, nem fast food ou refrigerante. Só se alimentam de raízes, vegetais, frutas, insetos e água.

  • @Audioupgrade220
    @Audioupgrade220 3 роки тому

    Por que dois irmãos que tem a mesma higiene bucal e comem a mesma coisa. Um deles tem cárie e outro não tem? Então é genético ou falta de nutrientes?

    • @fabianatorresmesquitakay4840
      @fabianatorresmesquitakay4840 3 роки тому

      Olá! Obrigada por sua pergunta.
      Dificilmente conseguimos exatamente a mesma alimentação para duas pessoas da mesma família. Mas, levando isso em consideração, supondo que realmente 2 irmãos só ingerem os mesmos alimentos, podemos seguir na seguinte linha:
      - As bactérias que colonizam o nosso sistema digestório não será a mesma e, caso encontremos exatamente os mesmo organismos, a quantidade de colônias difere de uma pessoa para outra. Existem pessoas consideradas “extreptococus mutans milionariun” (grande quantidade de bactérias que causam a lesão de cárie) e por isso, quem tem uma colônia maior estará com possibilidade maior de desenvolver a doença.
      - o tempo, a frequência e a forma como faz a higiene interfere muito nestes casos também! Encontramos irmãos onde, um consegue fazer muito bem a higiene e o outro tem mais dificuldade ou não tem boa coordenação motora para tal ato.
      - o metabolismo do organismo de cada um também é diferente. Existem algumas alterações na gestação e/ou genéticas que podem trazer dentes menos mineralizados para um ou para outro (como as hipoplasias de esmalte). A acidez estomacal pode interferir, a quantidade de produção de saliva e Tônia da musculatura da face também.
      Enfim, existe uma série de fatores, além do tipo da dieta, que podem mostrar a diferença entre irmãos, até gêmeos, onde um apresenta lesões dentais ou outras doenças bucais e o outro não apresenta.
      Espero ter ajudado! Caso queira conversar mais e aprofundar o tema, estou à disposição na Clínica Allere ou nas redes sociais

    • @Audioupgrade220
      @Audioupgrade220 3 роки тому +1

      @@fabianatorresmesquitakay4840 muito técnica e sofisticada sua explicação meus parabéns e obrigado