A única coisa que me seguraria na hora de decidir fazer concursos em outros estados era a presença dos meus pais. Sempre falava para minha mãe que enquanto ela fosse viva eu nunca ia abandoná-la (pois já tinha perdido meu pai aos 8 anos). Infelizmente ano passado também perdi minha mãe e só restou meu irmão mais novo... Diante desse cenário não vejo razão de não prestar concursos em outros lugares, mas ainda sim não pretendo sair da Região Nordeste (amo esse lugar), então dessa forma eu teria 9 estados a minha disposição. Cada um tem sua história e nunca devemos deixar de respeitar os motivos alheios, pois cada um sabe o que passa no dia a dia... Avante companheiros!
Eu pensava: Vou passar e vazar, deixar esse povo começar do zero etc...Passei fiquei muito feliz, agora estou aqui sozinha (sem família, amigos etc) e triste. Agora estudando muito para passar em outro concurso próximo da família e amigos. Eu descobri que sou carente kkkk quero e preciso dos meus conhecidos próximos.
Deixo aqui a minha história. Eu passei em dois concursos. Um deles era no meu estado, pagava em torno de 5mil inicial, sem a perspectiva de uma progressão e promoção mais rápida. O outro concurso pagava em torno de 6mil, com possibilidades de virtuais ( extras ) e uma progressão de dois em dois anos. Escolhi o concurso do outro estado. Hoje em dia, após dois anos,a progressão de fato ocorreu e a minha remuneração bruta está em 7200. Com as virtuais a minha remuneração gira em torno de 9-10k/mês. Além do mais, o meu concurso possibilita trocas de plantão, desse modo consigo ficar em torno de 11 dias no mês sem trabalhar e ir visitar a minha família. Também tem a vantagem que é um estado ao lado do meu MG/GO. Só para constar , um concurso era o bombeiro MG , o qual abri mão, e o outro concurso, que empossei, é a PPGO. Acredito que, no meu caso, valeu a pena pelas trocas serem possíveis e o estado ser ao lado ( 500 km da casa dos meus pais). Na minha visão, vale a pena desde que o emprego possibilite essas trocas de plantão e a remuneração seja maior e com uma diferença significativa , comparado ao outro concurso. Pontuo também que a minha vida ficou bem mais dinâmica com as viagens todo mês. É uma maravilha poder realizar as trocas de plantão e poder ficar 11 dias em prol dos meus familiares !
Eu estou enfrentando uma situação parecida. Eu sou de Nilópolis e estou aguardando uma convocação para Paraty. O que me dá esperança é que eu acho que eu consigo ir e voltar toda semana, o que seria mais tranquilo em termos de saudades.
moro no exterior e estou estudando pra concurso para voltar pro Brasil. Acreditem, não é facil mesmo estar longe das pessoas que ama, principalmente se sua família é sólida e unida. Olha que sempre fui independente, fiz faculdade em outra cidade, namorava pessoas de outra cidade, mas o fato de você não poder estar presente quando quer...pega muito.
Sobre a pessoa que já sai falando que vai pra qualquer lugar e etc: depende da situação da pessoa. Pra quem tá na bost* qualquer repimboca que pague direitinho tá valendo! Depois vai tentando remoção. Agora, se você tem opções, se o valor não for MUITO inferior, escolher o mais próximo da família realmente faz a diferença.
Caramba! Vídeo chegou na hora certa, tenho pensado nisso nos últimos meses e decidi realmente ficar perto da minha família, tentar ganhar o máximo perto da minha família mesmo. Aprovei em um concurso no meu estado área policial pra ganhar 6k inicial e 16k final da carreira, anteriormente tava pensando em escalar e fazer PRF ou PF que pagam na base de 10k inicial ou mesmo fazer direito pra buscar concursos de delegado 20k pelo brasil, mas pensei muito, li tbm o livro "Antes de partir: Os 5 maiores arrependimentos das pessoas antes de morrer" e acabei por fortalecer a ideia que já tinha, lá na frente, lá no final da vida acredito que me arrependeria ter ido morar 2, 3, 4 mil quilômetros longe e ver a família 1x ao ano nas ferias em vez de conviver semanalmente como hoje e no fim no meu contexto não valeria a pena mesmo, pelo q valorizo e acredito. Não é jogar a toalha e não ter ambição de buscar mais nada, ainda quero abrir minha empresa, que é meu sonho, mas descartei trocar dinheiro por distância, mas vai de cada um, quem tem parentes que não gosta, que não faz questão de conviver por inúmeros motivos, deve correr atras e percorrer o país buscando cargos que vão remunerar bem e mudar de vida, a sua e seus filhos e netos, mas como disse, vai do objetivo de vida de cada um, eu estabeleci uma prioridade pra mim e não abriria mão dela, tem q pensar bem antes de decidir isso, pra não nos arrependermos depois de ter feito ou de não ter ido.
Fui uma das pessoas que comentaram no IG. Depende muito do momento de vida que você está vivendo... eu com 25 iria para qualquer lugar, hoje, com 40, priorizo minha família. ❤
Hugo, realmente não tem uma resposta correta! Eu sou filha única e viajei o país por 4 anos pra fazer prova. Fiz provas em 14 estados. Concurseiro não tem raiz, ele vai pra onde passar! O que aconteceu comigo foi que eu acabei passando num tribunal no estado ao lado do meu estado natal. No final das contas eu fui lotada a 13h da minha cidade natal. Minha mãe veio a falecer há 3 anos e, no ano passado, consegui meu teletrabalho e voltei pra casa pra ficar com meu pai! De fato, essa questão da família aflige todo concurseiro. Eu viajei o país inteiro e no final acabei passando relativamente perto de casa. Mas no final das contas, diante do cenário nacional, a pessoa fazer um concurso público e ingressar no funcionalismo, muda a vida dela! Sou da opinião que concurseiro não tem raiz e vai pra onde passar. Depois viaja de tempos em tempos pra visitar a família. Qtos aos amigos, esses são circunstanciais, onde quer que vc esteja, vc conhece novas pessoas e faz novas amizades. O que pesa mesmo é a distância do seu núcleo familiar. Mas com o tempo vc acostuma à nova realidade, a ficar mais longe de casa. Tem gente que vai morar fora do país pra tentar uma vida melhor. Imagine aqui dentro do Brasil sendo concursado! É uma dádiva que não deve ser ignorada não. Faz a prova e se passar vc vai! Sua vida vai mudar pra muito melhor e vc pode continuar visitando seus pais e irmãos nos feriados e nas férias! Uma vez dentro, tudo se encaixa com o tempo. Tenho um amigo que é do Rio de Janeiro e passou pra executor de mandados no TRT do RS. Ele faz rodízio com um colega, e faz todo o trab dele em duas semanas, e nas outras duas vai pro rio ficar com a esposa e o filho (eles n se adaptaram ao frio do RS). E histórias como essas tem aos montes. Eu n acho que isso deva ser empecilho pra pessoa que visa o serviço público n. Caso contrário ela vai ficar limitada a uma opção muito escassa de provas, geralmente de prefeituras, e com um salário não tão bom.
É meio rude isso, mas amigo que se lasque, na pandemia várias pessoas mudaram o jeito delas. Amigos são cíclicos vem e vão, tem uma pesquisa que mostra que de 7 em 7 anos todos o seu ciclo social muda, tem amigo que só chama para bebê.
penso da mesma forma, até pq ""amigos"" podem se mudar de cidade também, e vocês podem brigar e tal, igual ficar por conta de "namorada/namorado"; "noiva/noivo".
Acho que é por aí mesmo, quase não tenho contato com as pessoas que conheci há muito tempo, você estuda, trabalha, muda muito seu pensamento com o tempo.
Também sou filha de mãe narcisista. Hoje em dia, minha família é meu marido. Graças a Deus, ele topa ir pra onde eu for. Mas, caso ele mude de ideia, problema dele. Eu penso no meu futuro acima de qualquer coisa.
@@verenaalves1911 sim, eu ainda não sou casada sou jovem de 21 anos, convivo com meus pais e muito difícil , estou a procura de emprego mais não está nada fácil ... Eu vejo a solução dos concursos, faço todo escondido dos meus pais , se não eles estragam
No seu caso eu iria sem olhar pra trás, com toda certeza! No meu caso, tenho uma relação boa, não moro junto, é bem tranquilo e quero seguir mantendo contato, então é um limitador pra sair pra desbravar o país fazendo prova
Obrigada por esse video! Desisti de im concurso bem concorrido que pagava mais e trabalhaba menos para ficar mais perto da familia. Depois fiquei me culpando por nao ter ido. Confortavel saber que essa escolha realmente nao é fácil e muitas outras pessoas tem o mesmo dilema.
Acho que vale a pena morar longe quando o salário é muito alto... Por exemplo, acima de 18 mil. Com esse salário vc viaja sempre que quiser pra ver seus familiares.
É como você falou - depende da pessoa, da cabeça, do objetivo, das circunstâncias... Ao falar desse assunto, o que pesa mais é o perfil de cada um, não há uma resposta certa e universal. E olha que curioso: às vezes a gente acha que tem o perfil mais voltado para estar perto da família, mas quando passamos pela experiência de trabalhar e morar distante descobrimos que nos adaptamos muito bem, gostamos. São muitas variáveis. Para quem está na dúvida, a melhor forma de descobrir a resposta é se aventurar e tentar. Se der certo, show de bola! Se não der, a terrinha estará esperando de braços abertos.
o Hugo não ficou nem 1 mês no seu cargo que foi aprovado. antes ele falava que o sonho dele era passar no concurso, aí passou e ficou 1 mês. vergonhoso isso.
@@paulomarcelolourencodossan2164 Acredito Eu, que a necessidade em que ele tinha em tomar posse, foi ficando em segundo plano quando o Hugo ficou bem conhecido no you tube, colhendo o fruto do seu esforço, criatividade, dedicação e persistência, a vida dele mudou para melhor, suprindo assim, a necessidade que ele tinha em questão financeira, através do canal dele, que por sinal oferece um ótimo conteúdo.
@@paulomarcelolourencodossan2164 então deve ter sido mesmo, mas Acredito que têm pessoas que após tomar posse, e tendo um certo tempo sendo concusado, acabam desenvolvendo novas metas, vontades. Eu por exemplo tô passando momentos muito difíceis desna que comecei a estudar para concurso, comecei a poucos meses, quero muito passar no concurso do banco, para mudar de vida, sofro com muita ansiedade e tenho muitas dificuldade em algumas matérias, terminei o ensino médio ano passado em colégio público, tive um péssimo ensino, as vezes me sinto incapaz, cheguei a perder a fé em dias melhores, minha vida está uma enorme bagunça, tem dias que choro sem parar, quase perdi minha avó ontem, e tenho que cuidar dela, das coisas tudo, pode parecer um simples concurso, mas para mim, vai ser a minha mudança de vida.
@@cristinafreitas8346 estou no mesmo barco que vc, desempregado a mais de 1 ano e sofro uma pressão enorme por isso. E difícil estudar com esse peso nas costas , mas sei que Deus vai abençoar nossas vidas e teremos nossa recompensa .
Muito engraçado seu vídeo hj, pq sou de Goiânia, acabei de chegar de BH pq meu noivo está lá vivendo exatamente esse dilema. Passou em um concurso policial lá, foi convocado para fazer o curso de formação e não está conseguindo continuar pq está sofrendo demais a solidão. Estou disposta a ir morar com ele pra dar apoio mas sei que ele está muito abalado pela mudança e não sei se ele vai conseguir continuar pq ele sente falta tbm da mãe, dos cães dele, e o curso é 9 meses sem folga. Não é fácil mesmo. Concordo em tudo oq vc falou e estar nessa situação tbm é uma escolha pq vários colegas dele estão bem longe da família, diferente dele.
Se me permite dar meu relato. Também sou de goiânia e passei em um concurso no DF, também para a policia. Coincidentemente meu curso também durou quase o mesmo tempo que o do seu namorado. Apesar de estar do lado de casa, eu tive que morar la durante o curso de formação. A rotina era muito desgastante no curso, acordava 4 horas da manhã e chegava em casa 23, tendo que lavar roupa, comer, estudar, enfim...foi um aprendizado e tanto. Mas eu só consegui pq dividia a moradia com outros colegas que também eram de goiânia, e mesmo com essa rotina de segunda a sexta, quando saíamos quase 1 hra da manhã, nós pegavamos o carro e voltávamos pra casa pra poder ter um pequeno momento com a familia, namorado e amigos. O curso acabou, a etapa foi paga e hoje consigo morar em goiania e trabalhar lá. Muitos fazem isso e muitos também nos acham malucos por ter essa rotina, mas nada paga o preço de estar em casa perto daquilo e daqueles que nós amamos. Hoje continuo estudando, mas um pouco perdido justamente por essa questão de qual concurso prestar e onde prestar, confesso que não está sendo fácil, mas almejo algo maior e melhor, mesmo que isso tenha que custar um pouco da nossa felicidade.
O erro do ser humano é esse, se apegar demais a família, sendo q se for sempre pensar na família nunca vai melhorar de vida. Até pq riscos tem q ser tomados, ser ousado na vida traz resultados incríveis e benéficos.
@@futurofederal20 então, eu concordo com vc. Mas tem gente tbm tão desapegada que vai morar fora e esquece dos pais, dos avós... acho que deve haver um equilíbrio. E como o Hugo disse no vídeo, nem todos se adaptam para morar longe. É questão de se conhecer mesmo.
É bem assim que as pessoas sao. No inicio, pq querer passar, aceitam ir para qq lugar. Na prática, após isso ocorrer, a maioria, sente muita falta de amigos e família. Outro problema nao é só a distância dos familiares, e sim a infraestrutura do local para onde foi nomeado. Isso também faz muita diferença. Tem cidadea com pouca infraestrutura e isso, quando vc vem de uma cidade grande faz falta. Outra coisa também é mais complicado é ter que ficar longe de namorados, maridos e filhos, para alguns de pai e mãe. Mas estar casado(a) e ter que ficar longe da família devido ao trabalho é sofrido. Muitas vezes o seu conjuge nao poderá te acompanhar ate pq o CÔNJUGE também tem seu emprego, cargo, carreira constituída, empresa, etc. Alguns chegam a entrar em depressão, devido a mudança, muitos acabam pedindo exoneração. Minha irma mesmo foi Analista da RFB em uma fronteira do norte do Brasil, sem infraestrutura e ficou la sozinha, sem família e sem amigos e longe do noivo. Entrou em depressão por isso, e preferiu pedir exoneração. Mas ela pediu exoneração, casou com o noivo e estao super bem com 2 filhos.
A galera acha que é mel ficar longe. Uma coisa é ficar algumas semanas. Outra coisa é ficar anos a fio. Além da distância, a cultura é diferente mesmo dentro da mesma região.
Atualmente estou nesse dilema. Sou concursado e moro longe de casa e ganho relativamente bem e posso ganhar mais ainda nos ultimos anos, porém surgiu a oportunidade de voltar pra minha cidade por meio de um concurso, mas ai eu ganharia um pouco menos, enfim, grande dilema, mas com certeza poder estar próximo da familia e amigos é uma dádiva
Eu já tive essa experiência e muito ruim de verdade, fui pra uma cidade a 5 horas da minha aonde eu morava, antes de tomar posse eu estava super alegre, mais depois que eu passei a morar na cidade aonde eu passei aí que veio o terror , veio o choque de realidade, pedi exoneração e voltei pra minha cidade , pra mim não fazia sentido ganhar aquele dinheiro e ficar sozinho.
Como fui esplusa de casa muito cedo... Aprendi me virar sozinha, levei muitas porradas da vida mas tudo foi aprendizado. Não me arrependo de não ter voltado para aquilo que não me fez bem. Então, ficar longe trás paz... Não guardo mais mágoa, só que a gente aprende de verdade sermos diferentes dos demais. 🍀🫡
Acho q a maturidade só chega qdo aprendemos q estamos sozinhos e q temos q aprender a nos virar. Nem família, nem amigos, nem amores podem nos salvar das experiências individuais, boas ou ruins.. E como vc diz, às vezes a família nos faz mal, na família podemos ter nossos piores inimigos, e o melhor é a distância. Acho q existe uma pressão social pra impedir os filhos de saírem de casa e buscarem seu caminho, colocam isso como abandono, qdo deveria ser o caminho normal do desenvolvimento. Feliz de quem consegue se desgarrar, ainda q às vezes seja doloroso.
@@liannesan5246 perfeito... Na Bíblia diz: HÁ AMIGOS MAS CHEGADOS QUE IRMÃOS. E senti na pele os amigos se fazendo presentes no momento bom e ruim. Ele estavam lá.... Mas vamos seguir em frente sem olhar para trás. O passado foi resolvido com perdão. Livre estou...
Pois é, um bando de adultos aqui que não sabem sair da barra da saia dos pais e se virar sozinhos! Existe avião e férias pra visitar e acabar com a saudade.
Dinheiro não é tudo. Nós dois conversamos sobre isso quando fomos fazer a PRF. Se eu pensasse somente em dinheiro e pelas aprovações que já tive, estaria há muito tempo em outra cidade ou estado. Até mesmo na minha área que é TI várias vagas boas. Hoje com home office cada vez mais implantado eu não saio de onde moro apenas por dinheiro. A decisão é pessoal, principalmente qdo envolve sua família.
Acho que quando a pessoa é casado é mais fácil, a gente já se mudou uma vez e podemos mudar de novo. Passamos a barra juntos, depois disso a gente tá mais aberto para ir para qualquer lugar.
Eu fui concurseiro por quase 7 anos e já passei por isso. Na fase mais recente, acabei optando focar apenas onde moro (São Paulo no caso), e onde demorei, mas obtive aprovação na minha área. Depende da fase da sua vida também. Quando vc é vinte e poucos anos, é solteiro, e não tem família para cuidar, qq lugar mesmo que longe serve para ganhar independência e até amadurecer, a pessoa tem até tempo de errar., voltar atrás, juntar recursos e voltar pra terrinha.. Dinheiro não é tudo, mas depende das opções que vc tem.
@@lucasloureiro8470 , vale o mesmo, tirando se estiver focado no vestibular, aí é uma decisão sua. Mas quanto mais cedo começar, melhor. Com 18 anos e um emprego estável, morando com os pais, vc vai criar a sua independência pra investir o dinheiro, fazer dívida, viajar.. fazer o que quiser
@@fabiowolv Isso que eu tava pensando mesmo, moro praticamente longe da familia, estudando em uma area que é incerta e num emprego desgastante. To quase voltando pra ficar com a familia, ter uma base de segurança, poder ter dinheiro pra investir e ter tempo de qualidade com minha familia.
"... e se voce ainda nao sabe a pessoa que voce é, vai acabar descobrindo". E é desse jeito mesmo kkkkk. Antes de passar e quando se é jovem a pessoa tem uma cabeça mas quando passa pelas experiências de morar fora longe de todos as coisas mudam. Morei fora da minha cidade por 6 anos e hoje com toda a convicção não saio daqui pra enfrentar concurso longe "nem a pau Juvenal". Primeiro que não tenho sequer motivação pra estudar sabendo que vou morar longe. E mesmo quem passa em concurso federal com possibilidade de remoção isso pode demorar muuuuuito tempo. Tem gente que demora 8 anos ou até mais pra conseguir remoção pra sua cidade, dependendo se ela é disputada ou não. Com o tempo a gente percebe as coisas que o dinheiro não pode comprar e estar perto da sua família, amigos, passar pelas ruas na cidade que você gosta, isso não tem cargo que compra.
Tem momentos da vida que vc pode fazer essa escolha, em outros vc precisa pagar as contas e tem que tolerar a distância até passar em outro concurso mais proximo.
Poxa velho, complicado demais, eu to a 200 km da família, mulher e filha de 3 anos, e só as vejo no fim de semana. Eu to sentindo muita falta delas, pois preciso de um trabalho pra dar uma condição melhor pra elas, onde estou ganho relativamente bem, mas a saudade ta me corroendo. Ficar perto delas não consigo ganhar nem a metade do que to ganhando hoje. E nesse novo trabalho as vezes me ocupa até o fim de semana. To muito na duvida em voltar pra casa ou não.
Já passei em Concurso de prefs e fui morar sozinho no interior. Comecei a refletir exatamente nisso que falou. Pedi exoneração e passei em outro concurso perto de casa. Melhor coisa pra mim.
Esse vídeo chegou em boa hora! Mas no meu caso é o contrario: Hoje sou servidor em um Estado longe do meu Estado de orígem. Agora fui aprovado na 2ª fase em um concurso para um cargo inferior ao meu e em consequência um salário inferior tbm. Tudo indica que a nomeação será no final desse ano, to aqui nesse impasse, se "largo" aqui e volto para perto de casa e recomeço ou se continuo aqui. Obs. Já sou concursado aqui há 10 anos, mas hoje pesou, perdi alguns familiares, nesse período, e mesmo ganhando mais dinheiro aqui, não deu para ir nem ao enterro. Mesmo com tudo isso, vem a dúvida, tenho alguns meses para decidir, mas a vontade é jogar tudo pra cima aqui e voltar pra casa. Falta mais 1 fase, se Deus quiser vai dar certo!
Sou do RJ, capital, e posso afirmar com propriedade que aqui é um caos para se viver, custo de vida altíssimo, violência, trânsito. Então se fosse pra escolher um concurso que com a mesma remuneração, eu iria embora tranquilamente do RJ. Gostaria de morar ou ES ou SC. E estando em um desses Estado, seria mais fácil de levar a família, às vezes, ficar e ter q se virar sozinho é o preço para colher os frutos de uma vida mais tranquila lá na frente....
Meu objetivo sempre foi PF, mesmo sabendo que a lotação inicial seria alguma região de fronteira, longe da minha cidade na qual sempre morei. Em 2021 fui nomeado num concurso policial do meu estado, e consegui ficar lotado perto de casa, ganhando relativamente bem para a minha realidade. Isso fez com que eu desse uma esfriada no "objetivo PF", porém estou voltando a focar, pois entendo que futuramente eu possa me arrepender de ter desistido desse sonho. Então optei por continuar estudando para a PF, e quando eu passar, daqui uns anos, aí eu decido se vou para a "selva" ou fico aqui na minha zona de conforto. Gostaria muito de estar sempre perto dos meus pais, e isso para mim é a única coisa capaz de me segurar aqui. Vamos ver o que pesa mais, e até lá, decidi permanecer em busca do sonho...
Pior q eu sempre sonhei com PF também, mas abri mão total, passei em um concurso no meu estado, carga horário boa 24x96 24x72, ganhar um pouco menos q na PF, mas tenho certeza q não vo estar arrependido de não ter tido contato com minha família, mas é pq valorizo isso acima de tudo
Cara, vá experiênciar coisas boas do mundo, o mundo não é só o seu estado e sua cidade q vc mora, é um país inteiro e um mundo inteiro. Ok q seus pais é importante pra vc, mas vc virou adulto, vc já está sendo capaz de gerar uma família, olha só q interessante, vc tá saindo de uma e vai gerar outra família q é sua mulher e seus filhos. E vá por mim... Nossa mente sempre vai querer a coisa mais fácil, nunca a mais difícil. É um verdadeiro horror sair da zona de conforto, dps q sai dela é uma maravilha.
É a mesma metáfora de treinar. Nossa mente jamais vai querer treinar e ficar com aquele shape insano, mas de tanto vc treinar, botar seu corpo pra gastar energia, chega uma hora q vc simplesmente vai treinar naturalmente e o desconforto terá passado.
Sou concursado em um cargo de nível técnico na minha cidade e almejo concursos de nível superior, especialmente na minha área. No entanto, as oportunidades são escassas, surgindo apenas uma ou outra a cada dois ou três anos. Se eu fosse mais ousado, poderia tentar concursos em vários estados, em diferentes épocas do ano. Já me questionei muitas vezes: que tipo de pessoa sou? Conseguiria me adaptar? Eu sou muito apegado à minha rede de apoio, especialmente aos meus pais idosos. Olhar para grandes concursos, como o de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), me faz sentir um vazio ao imaginar a rotina morando a milhares de quilômetros de distância. Isso me faz até perder a motivação pelos estudos. Como você disse, não existe uma resposta certa. Trabalho com alguém de outro estado que sempre me critica por não tentar, mas somos pessoas diferentes, e isso é normal. Fatores como o custo de vida, frequência de viagens pra casa nas folgas, emprego atual e vínculos afetivos DEVEM ser levados em consideração. Por fim, não devemos nos culpar por escolher ficar e ganhar um pouco menos ou por ir embora em busca de novas oportunidades. Cada um sabe o que é melhor para si. O mais importante é não colocar SOMENTE o dinheiro nessa balança...
Estava estudando para concurso e nunca tinha pensado nisso. Me dei conta de que não quero ficar longe da minha família, amigos e namorada, sou muito apegado as pessoas ao meu redor e a minha cidade natal. Já namoro a um bom tempo e em breve vou noivar, e pelo o que eu conheço a minha namorada, ela também é super apegada a sua família. Sou de Porto Alegre - RS e queria passar num concurso que fosse bem pertinho de casa, mas acho que isso é muito difícil de ocorrer, só se for de prefeituras acredito
um conhecido fez isto, passou em um concurso la do sertão e foi na cara e coragem, mas entrou em depressão, tudo era diferente e principalmente o clima, mais de 40g na sobra, comida era diferente, as pessoas eram diferentes, não conseguiu fazer amigos e se adaptar e entrou em depressão e teve que pedir para sair.. o negocio e tenso !
Recentemente passei em um para a minha cidade, vou assumir mês que vem, tira uns 6k livre, só vou sair daqui se passar em um pra 10k e não for muito longe.
Isso varia de cada um. conheço gente que vive longe buscando vida profissional de boa. Ja eu abro mao de salario maior pra estar perto dos meus. Isso vai de cada um e ninguém está errado.
Meus irmãos casaram e passaram em concurso próximo da nossa cidade natal. Eu casei e vim morar em outra cidade, passei num doutorado em outro estado e vivo de um lugar para outro. Mas amo conhecer novas pessoas, novos lugares, viver novas experiências (às vezes até vergonhas, o que é bom ter conteúdo pra conversar qnd voltar de visita na casa dos pais kkkk). Queria eu ter condições de poder tentar concurso na minha área onde abrisse vagas. Minha mãe já tá aposentada (com um salário bem lero-lero), meu pai já tá com os documentos pra dar entrada na dele; se eu passasse em um concurso longe, mas que pagasse bem, eu botava eles dentro da mala. Minha mãe é igual a mim, gosta mt de viajar, mas não tem condições pra ir mt longe. Eu chegaria nessa parte se assim pudesse 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Eu acredito que pra quem é jovem, solteiro(a) e sem filhos(as), vale a pena tentar um concurso para fora de sua cidade ou região. Oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas... Antes eu sentia uma certa frustração de não ter me esforçado antes nos concursos, de não ter abraçado melhor essas oportunidades... Mas essa fase já passou, o foco é no presente, no agora. Atualmente, só faço concurso pra fora da minha região se não tiver outra alternativa, gosto de estar perto da minha família e amigos... Parabéns Hugo pelo seu trabalho, é muito importante esse tipo de discussão, leva o concurseiro a uma melhor reflexão sobre quem ele é e o que de fato quer pra vida!
Acho q pra mim depende muito do quão longe de casa, e quanto que vou ganhar. Moro na Zona da Mata Mineira. Não iria de jeito nenhum pra um cargo na Bahia pra ganhar apenas uns 5k. Prefiro ficar no meu cargo perto de casa ganhando 2600 e continuar estudando pra SEFAZ RJ pra ganhar 20k e ainda ficar relativamente próximo da família, podendo visitá-los todo fds.
@@math-zn7xn depende. Por 5k, não. Por 10k, acho q sim. Por 20k, com ctz. Tanto q tentei a SEFAZ MG. Iria pra qlqr lugar de Minas pelo salário q eles pagam. Mas na época, ainda não tava preparado o suficiente pra concursos fiscais (na vdd, ainda n estou kkk, mas até ano q vem estarei).
A meta é ir embora sem pensar duas vezes. Moro com minha mãe e irmã. Falei que elas poderiam vir comigo, elas não querem... E olha que elas ficam 24 horas do dia em casa, não convivem com outras pessoas e não temos parentes aqui... Eu tive síndrome do pânico por conta da violência, quero um lugar que seja menos. Então, eu prefiro pensar em mim.
@@itambiilha5702 Tô p ser chamado em um cargo tbm de 24x72 24x96 pra ficar há uns 300 400km, como é estadual da p sonhar com transferência p casa em poucos anos
Fui aprovado na EBSERH em 2020 (concurso nacional). Fiz p Salvador, mas fui chamado p/ Paraná, Goiana,. RJ ... Disse não p/ todas essas convocações. Nesse período, fiz um p/ agente de Trânsito em 2022 de minha cidade p ganhar bem menos. Fui aprovado e antes de ser convocado aqui p minha cidade, a convocação p/ Salvador veio, um salário de 5400, mas teria que viver na capital, aluguel, levar família etc.. Esperei a convocação daqui de minha cidade e aqui estou por hora. Interior é mais tranquilo p estudar....já tenho minha casa e tal....aqui consigo estudar com calma p outra coisa bem maior...pois se for p ir embora, no meu caso, tem de ser um bom salario, do contrário, não vou. Obs; já estou trabalhando, já sou servidor público. Bom demais
Eu já vivi e vi isso com amigos. Basicamente, pro lugar do concurso, acho que a pessoa deve considerar 3 coisas: 1. Vc quer ficar perto da sua família, da sua comunidade? O perto quanto? 2. Tem alguém (companheiro/a, pais...) que pode ir com vc e lhe ajudar nesse futuro nesse outro lugar? 3. A rede de amizade pode se fazer no trabalho, fazendo uma faculdade e outras coisas fora da caixinha do trabalho. Se vc for caseiro/a e ninguém que vc conheça for morar com vc, como vc vai interagir com alguém fora do trabalho??? Um amigo de Minas fez e foi nomeado pro Mato Grosso. Fiz faculdade com ele. As amizades o salvaram, pq cada vez mais ele sentia saudade de toda a família e a namorada em BH. Agora vai fazer concurso só pra lá. Eu fiz e faço concursos e estava doido pra ver qualquer lugar, desde que pagasse bem. Agora, estou num cargo que considero bom e o próximo cargo almejado, pra mim, será o último. Diferente de antes, atualmente considero o lugar com entendimento com meu companheiro e a viabilidade de voltar pra casa da família dele, já que a relação com a minha não é legal. Enfim, cada um tem que ver a dinâmica futura. É solteiro e tá disposto a viver uma vida nova lá? Como é a sistemática pra voltar pra casa? Um avião basta ou sei lá quantas horas de viagem de balsa, ônibus e carro? Vc quer mesmo ir pra casa quase todo mês ou dar um alô no Natal já tá bom demais? Como vc acha que iria interagir com outras pessoas numa cidade bem diferente da sua sua? Fica a reflexão aí.
No meu caso moro de favor em uma casa espaçosa inutilizada pelos meus pais ao lado da casa deles, ajudo com algumas contas mas nada muito caro, caso eu me mudasse pagaria no minimo 4k de aluguel numa casa igual e pra quem tem cachorro e viveu a vida inteira em casa fica inviavel me adaptar num ap. Minha ideia é passar num concurso por perto mesmo ganhado menos e complementar com outras fontes de renda, afinal concurso não é a ´´unica forma de ganhar dinheiro.
Moro no ceará e faço p carreiras policiais, eu particularmente, passando em um concurso em outro estado só assumo se tiver como trabalhar e vir embora todo mês. E isso, depende d vários fatores, tenho filhos pequenos, esposa e mãe idosa.
*Esse é meu dilema atual:* ir para BSB (assumir cargo na área que amo, porém ficar longe da família, avó, namorada e praias) X ficar no ES (num emprego raro e disputado, com possibilidades de altos ganhos e flexibilidade, porém é trabalho braçal e sem rotina - por escala).
Não adianta ir pra outro estado e gastar metade do salário pra se manter e ainda tá longe de família e amigos. Teria que pagar 15k+ pra valer a pena, menos que isso não acho que vale a pena. Mas isso sou eu, né.
Eu estou vivendo exatamente isso no momento! Há quase um mês, saiu o resultado da prova de um concurso de prefeitura de uma cidade da região metropolitana onde eu moro e passei em 1º, e acredite se quiser, no mesmo dia eu fui nomeado para um cargo de uma prefeitura já em outro estado mas relativamente perto (160km), que eu estava no cadastro de reserva já por volta de um ano. Salários equivalentes, neste caso foi fácil decidir rsrs. Apesar de que, nesta mesma cidade do outro estado eu também fui aprovado (próximo das vagas) recentemente em um concurso de universidade, com salário muito melhor, porém sem nenhuma garantia de ser nomeado apesar de bem provável. E na próxima semana tem prova de uma autarquia da minha cidade, com salário um pouco inferior da universidade, se eu for bem aí que fica uma dúvida grande kkkkkkkkkkkk
Muito pertinente o conteúdo, para que as pessoas pensem sobre essa possiblidade e não fiquem frustradas. Eu estou contando os dias, para pedir remoção ou fazer uma permuta, por exemplo.
Eu faço em qualquer lugar, o difícil é ter dinheiro pra bancar as viagens pra fazer prova. Todo lugar é lugar. Viaja pra visitar a família e os amigos nas férias... simplessss
Vai de cada perfil mesmo, eu não me imagino construindo uma carreira longe em 20 anos por exemplo, ter visto minha família 1x por ano, não consigo lidar, mas admiro quem consegue, porque aí não tem limites, da pra sair e desbravar pelo país inteiro atrás de cargos top
A única pessoa da minha família que é rede de apoio pra mim é a minha mãe. Se eu fosse pra outro estado eu perguntaria se ela gostaria de ir comigo ,o último concurso que eu fiz não era do meu estado (BRB) ,mas eu reprovei nele assim como nos três primeiros que eu fiz ,então sendo sincera agora ,por enquanto quero ficar por aqui mesmo e me estabilizar para depois pensar se quero viver em outro estado
@hugo de freitas, sou Paraibano, moro atualmente no Interior cidade de Araguaína, trabalho na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Sou bibliotecário aqui atualmente coordenador da biblioteca, moro longe da família, sou solteiro, não tenho filhos, não sou apegado a família, moro sozinho a 5 anos, 5 anos sendo concursado federal, fiz novas amizades, conhece uma cultura diferente o NORTE E MUITO DIFERENTE DO NORDESTE MUITOOO, clima, cultura. E nunca consegue redistribuição, meu cargo e muito difícil, mas fácil passar em outro concurso do que conseguir uma redistribuição kkk. Porque e um cargo especifico. Estudo para concurso ainda foco tribunal federal ou legislativo. Entretanto eu escolhe onde quero fazer concurso.
Caramba, tenho uma prova dia 16, há duas horas da minha cidade. Não dá pra ir e voltar todo dia… e tava pensando sobre isso, deixar meu esposo e nossa rotina diária… complicado viu! Melhor prestar os concursos da região mesmo kkkkk😅
Na primeira oportunidade eu vazo da minha cidade pois eu nao tenho amigos , namorada, ficante , filhos , em relação ao meu pai ,mae e irmãos tbm sou acostumado pq minha mae mas pai fica maior parte do tempo na fazenda e so vem 1 uma vez no mes e so passa 2 dias aqui em casa ent seria fácil pra me
Realmente cada caso um caso . Analise sua realidade e decida . Eu sou ainda não fui fazer concurso fora porque ainda não tenho como custear meus gastos para viajar . Mas o dia que eu tiver eu irei fazer sim . Hoje em dia como não tenho muito apego valeria muito a pena . Não faria a falta e nem sentiria também . Agora eu se eu pudesse fazer um na minha cidade seria maravilhoso. Mas não abandonoria jamais oportunidades distantes.
Eu a minha única questão é que eu tenho uma irmã pequeninha que depende de mim, minha mãe até cuida mas é doente enfim. Eu até sairia mas no máximo em lugares onde que acontecer qualquer coisa eu consiga chegar dentro de algumas horas!! Então só faço concurso dentro do estado e são bem poucos 😓
Passei no concurso da Prefeitura da minha cidade. Ainda não fui nomeada, mas sou a próxima na lista. Sendo solteira, caso eu não goste do trabalho aqui, pretendo voltar aos concursos e mudar de cidade que pague igual ou mais. Menos nunca!
Não sou uma pessoa que vive com os parentes, entao seria de boa, já perguntei ao meu marido se caso eu passasse para um concurso fora da cidade e com o salário show para nos mantermos se ele iria, e ele disse "se o salário valer, a demora é você passar" kkkkk Gostamos de novas experiências e não somos apegados ao extremo com os parentes. Obviamente iria doer a saudade de meu irmão e sobrinha e a dele da mãe, mas nada que uma visita deles lá ou a gente vindo uma vez ao ano não sarasse. Eu iria 🥰
Eu sou solteiro e sem filhos e era do RJ e vim para sp concurso do Tjsp, pra mim está valendo a pena pq estou estudando para outros e aqui é cada um por si, cultura bem progressista msmo. Bem diferente do perfil do carioca médio que só quer zoeira e boemia. Rj é perto. Nos feriadões dou um pulo lá e está tudo certo.
Meio óbvio dizer isso né, mas amo meus pais como sempre n são tão fã assim da cidade onde moro mas tbm n odeio digamos assim, porém eu sairia sim pra outra cidade principalmente se tivesse praia e ganhasse um pouco a mais
A única coisa que me seguraria na hora de decidir fazer concursos em outros estados era a presença dos meus pais. Sempre falava para minha mãe que enquanto ela fosse viva eu nunca ia abandoná-la (pois já tinha perdido meu pai aos 8 anos). Infelizmente ano passado também perdi minha mãe e só restou meu irmão mais novo... Diante desse cenário não vejo razão de não prestar concursos em outros lugares, mas ainda sim não pretendo sair da Região Nordeste (amo esse lugar), então dessa forma eu teria 9 estados a minha disposição. Cada um tem sua história e nunca devemos deixar de respeitar os motivos alheios, pois cada um sabe o que passa no dia a dia... Avante companheiros!
Força, mano você vai conseguir tudo o que deseja tenho certeza que eles estão te olhando agora , abraços e uma vida maravilhosa.
@@danyelabner obrigado Abner.
Vamos passar amigo
Vai dar certo, amigo
Meus sentimentos. Força e sucesso🤗
“A felicidade só é real quando é compartilhada”
Eu pensava: Vou passar e vazar, deixar esse povo começar do zero etc...Passei fiquei muito feliz, agora estou aqui sozinha (sem família, amigos etc) e triste. Agora estudando muito para passar em outro concurso próximo da família e amigos. Eu descobri que sou carente kkkk quero e preciso dos meus conhecidos próximos.
Valeu a experiência
Deixo aqui a minha história. Eu passei em dois concursos. Um deles era no meu estado, pagava em torno de 5mil inicial, sem a perspectiva de uma progressão e promoção mais rápida. O outro concurso pagava em torno de 6mil, com possibilidades de virtuais ( extras ) e uma progressão de dois em dois anos. Escolhi o concurso do outro estado. Hoje em dia, após dois anos,a progressão de fato ocorreu e a minha remuneração bruta está em 7200. Com as virtuais a minha remuneração gira em torno de 9-10k/mês. Além do mais, o meu concurso possibilita trocas de plantão, desse modo consigo ficar em torno de 11 dias no mês sem trabalhar e ir visitar a minha família. Também tem a vantagem que é um estado ao lado do meu MG/GO. Só para constar , um concurso era o bombeiro MG , o qual abri mão, e o outro concurso, que empossei, é a PPGO. Acredito que, no meu caso, valeu a pena pelas trocas serem possíveis e o estado ser ao lado ( 500 km da casa dos meus pais). Na minha visão, vale a pena desde que o emprego possibilite essas trocas de plantão e a remuneração seja maior e com uma diferença significativa , comparado ao outro concurso. Pontuo também que a minha vida ficou bem mais dinâmica com as viagens todo mês. É uma maravilha poder realizar as trocas de plantão e poder ficar 11 dias em prol dos meus familiares !
Eu estou enfrentando uma situação parecida. Eu sou de Nilópolis e estou aguardando uma convocação para Paraty. O que me dá esperança é que eu acho que eu consigo ir e voltar toda semana, o que seria mais tranquilo em termos de saudades.
moro no exterior e estou estudando pra concurso para voltar pro Brasil. Acreditem, não é facil mesmo estar longe das pessoas que ama, principalmente se sua família é sólida e unida. Olha que sempre fui independente, fiz faculdade em outra cidade, namorava pessoas de outra cidade, mas o fato de você não poder estar presente quando quer...pega muito.
Que show te desejo uma chuva de nomeações, que tu venha pra cá ficar com o coração quentinho 🙌
@@alexiaflorescaminha4083 😍
Em caso de distancia estadual, você diria que vale a pena? Viver longe da familia
Sobre a pessoa que já sai falando que vai pra qualquer lugar e etc: depende da situação da pessoa. Pra quem tá na bost* qualquer repimboca que pague direitinho tá valendo! Depois vai tentando remoção. Agora, se você tem opções, se o valor não for MUITO inferior, escolher o mais próximo da família realmente faz a diferença.
To desempregado quero sair da casa dos meus pais pra mim ta valendo...kkkk😂😂😂😂
Ganhar mais e ficar longe de parentesco meu sonho
Caramba! Vídeo chegou na hora certa, tenho pensado nisso nos últimos meses e decidi realmente ficar perto da minha família, tentar ganhar o máximo perto da minha família mesmo. Aprovei em um concurso no meu estado área policial pra ganhar 6k inicial e 16k final da carreira, anteriormente tava pensando em escalar e fazer PRF ou PF que pagam na base de 10k inicial ou mesmo fazer direito pra buscar concursos de delegado 20k pelo brasil, mas pensei muito, li tbm o livro "Antes de partir: Os 5 maiores arrependimentos das pessoas antes de morrer" e acabei por fortalecer a ideia que já tinha, lá na frente, lá no final da vida acredito que me arrependeria ter ido morar 2, 3, 4 mil quilômetros longe e ver a família 1x ao ano nas ferias em vez de conviver semanalmente como hoje e no fim no meu contexto não valeria a pena mesmo, pelo q valorizo e acredito. Não é jogar a toalha e não ter ambição de buscar mais nada, ainda quero abrir minha empresa, que é meu sonho, mas descartei trocar dinheiro por distância, mas vai de cada um, quem tem parentes que não gosta, que não faz questão de conviver por inúmeros motivos, deve correr atras e percorrer o país buscando cargos que vão remunerar bem e mudar de vida, a sua e seus filhos e netos, mas como disse, vai do objetivo de vida de cada um, eu estabeleci uma prioridade pra mim e não abriria mão dela, tem q pensar bem antes de decidir isso, pra não nos arrependermos depois de ter feito ou de não ter ido.
Não tenho amigos, não sou fácil de fazer amizades, então não vejo como uma dificuldade morar em regiões remotas, visto que sou meio antissocial.
A minha única dica é: se possível, nunca pare de estudar. Assim você pode trocar de ideia o quanto quiser!
Fui uma das pessoas que comentaram no IG. Depende muito do momento de vida que você está vivendo... eu com 25 iria para qualquer lugar, hoje, com 40, priorizo minha família. ❤
Hugo, realmente não tem uma resposta correta! Eu sou filha única e viajei o país por 4 anos pra fazer prova. Fiz provas em 14 estados. Concurseiro não tem raiz, ele vai pra onde passar! O que aconteceu comigo foi que eu acabei passando num tribunal no estado ao lado do meu estado natal. No final das contas eu fui lotada a 13h da minha cidade natal. Minha mãe veio a falecer há 3 anos e, no ano passado, consegui meu teletrabalho e voltei pra casa pra ficar com meu pai! De fato, essa questão da família aflige todo concurseiro. Eu viajei o país inteiro e no final acabei passando relativamente perto de casa. Mas no final das contas, diante do cenário nacional, a pessoa fazer um concurso público e ingressar no funcionalismo, muda a vida dela! Sou da opinião que concurseiro não tem raiz e vai pra onde passar. Depois viaja de tempos em tempos pra visitar a família. Qtos aos amigos, esses são circunstanciais, onde quer que vc esteja, vc conhece novas pessoas e faz novas amizades. O que pesa mesmo é a distância do seu núcleo familiar. Mas com o tempo vc acostuma à nova realidade, a ficar mais longe de casa. Tem gente que vai morar fora do país pra tentar uma vida melhor. Imagine aqui dentro do Brasil sendo concursado! É uma dádiva que não deve ser ignorada não. Faz a prova e se passar vc vai! Sua vida vai mudar pra muito melhor e vc pode continuar visitando seus pais e irmãos nos feriados e nas férias! Uma vez dentro, tudo se encaixa com o tempo. Tenho um amigo que é do Rio de Janeiro e passou pra executor de mandados no TRT do RS. Ele faz rodízio com um colega, e faz todo o trab dele em duas semanas, e nas outras duas vai pro rio ficar com a esposa e o filho (eles n se adaptaram ao frio do RS). E histórias como essas tem aos montes. Eu n acho que isso deva ser empecilho pra pessoa que visa o serviço público n. Caso contrário ela vai ficar limitada a uma opção muito escassa de provas, geralmente de prefeituras, e com um salário não tão bom.
É meio rude isso, mas amigo que se lasque, na pandemia várias pessoas mudaram o jeito delas. Amigos são cíclicos vem e vão, tem uma pesquisa que mostra que de 7 em 7 anos todos o seu ciclo social muda, tem amigo que só chama para bebê.
7 em 7?
penso da mesma forma, até pq ""amigos"" podem se mudar de cidade também, e vocês podem brigar e tal, igual ficar por conta de "namorada/namorado"; "noiva/noivo".
Acho que é por aí mesmo, quase não tenho contato com as pessoas que conheci há muito tempo, você estuda, trabalha, muda muito seu pensamento com o tempo.
Amigos? Eu diria colegas.
Rapaz, meu ciclo bugou então kkkk, meus amigos infância são os mesmos e já tem 15 anos
Com certeza, eu iria morar em outro estado, pois convivo com minha mãe narcista e pai tóxico , o concurso é único meio de sair dessa situação
Também sou filha de mãe narcisista. Hoje em dia, minha família é meu marido. Graças a Deus, ele topa ir pra onde eu for. Mas, caso ele mude de ideia, problema dele. Eu penso no meu futuro acima de qualquer coisa.
@@verenaalves1911 sim, eu ainda não sou casada sou jovem de 21 anos, convivo com meus pais e muito difícil , estou a procura de emprego mais não está nada fácil ... Eu vejo a solução dos concursos, faço todo escondido dos meus pais , se não eles estragam
No seu caso eu iria sem olhar pra trás, com toda certeza! No meu caso, tenho uma relação boa, não moro junto, é bem tranquilo e quero seguir mantendo contato, então é um limitador pra sair pra desbravar o país fazendo prova
@@DeboraSilva-ht5bo 😮
Tou vivendo isso... Já sou concursado. E já era antes de vim para outro estado. Em breve, voltarei para minha Terra🙏🏾 Valeu a experiência 😉
Depende. Pra quem é mais velho e ja estudou muuuuito e conseguiu um vaga boa, mudar pra ver qual é nao é uma opcao.
Obrigada por esse video! Desisti de im concurso bem concorrido que pagava mais e trabalhaba menos para ficar mais perto da familia. Depois fiquei me culpando por nao ter ido. Confortavel saber que essa escolha realmente nao é fácil e muitas outras pessoas tem o mesmo dilema.
Acho que vale a pena morar longe quando o salário é muito alto... Por exemplo, acima de 18 mil. Com esse salário vc viaja sempre que quiser pra ver seus familiares.
É como você falou - depende da pessoa, da cabeça, do objetivo, das circunstâncias... Ao falar desse assunto, o que pesa mais é o perfil de cada um, não há uma resposta certa e universal. E olha que curioso: às vezes a gente acha que tem o perfil mais voltado para estar perto da família, mas quando passamos pela experiência de trabalhar e morar distante descobrimos que nos adaptamos muito bem, gostamos. São muitas variáveis. Para quem está na dúvida, a melhor forma de descobrir a resposta é se aventurar e tentar. Se der certo, show de bola! Se não der, a terrinha estará esperando de braços abertos.
Hugo, esse vídeo foi super necessário 👏🏼 Gracias.
o Hugo não ficou nem 1 mês no seu cargo que foi aprovado. antes ele falava que o sonho dele era passar no concurso, aí passou e ficou 1 mês. vergonhoso isso.
@@paulomarcelolourencodossan2164 Acredito Eu, que a necessidade em que ele tinha em tomar posse, foi ficando em segundo plano quando o Hugo ficou bem conhecido no you tube, colhendo o fruto do seu esforço, criatividade, dedicação e persistência, a vida dele mudou para melhor, suprindo assim, a necessidade que ele tinha em questão financeira, através do canal dele, que por sinal oferece um ótimo conteúdo.
@@cristinafreitas8346 eu acho que o dinheiro falou mais alto e a história de que queria passar em concurso foi balela. Acompanho ele desde 2017
@@paulomarcelolourencodossan2164 então deve ter sido mesmo, mas Acredito que têm pessoas que após tomar posse, e tendo um certo tempo sendo concusado, acabam desenvolvendo novas metas, vontades. Eu por exemplo tô passando momentos muito difíceis desna que comecei a estudar para concurso, comecei a poucos meses, quero muito passar no concurso do banco, para mudar de vida, sofro com muita ansiedade e tenho muitas dificuldade em algumas matérias, terminei o ensino médio ano passado em colégio público, tive um péssimo ensino, as vezes me sinto incapaz, cheguei a perder a fé em dias melhores, minha vida está uma enorme bagunça, tem dias que choro sem parar, quase perdi minha avó ontem, e tenho que cuidar dela, das coisas tudo, pode parecer um simples concurso, mas para mim, vai ser a minha mudança de vida.
@@cristinafreitas8346 estou no mesmo barco que vc, desempregado a mais de 1 ano e sofro uma pressão enorme por isso. E difícil estudar com esse peso nas costas , mas sei que Deus vai abençoar nossas vidas e teremos nossa recompensa .
Tô gostando demais desse canal. Parabéns Hugo. Muito sucesso!
Fico feliz em saber🫶
Muito engraçado seu vídeo hj, pq sou de Goiânia, acabei de chegar de BH pq meu noivo está lá vivendo exatamente esse dilema. Passou em um concurso policial lá, foi convocado para fazer o curso de formação e não está conseguindo continuar pq está sofrendo demais a solidão. Estou disposta a ir morar com ele pra dar apoio mas sei que ele está muito abalado pela mudança e não sei se ele vai conseguir continuar pq ele sente falta tbm da mãe, dos cães dele, e o curso é 9 meses sem folga. Não é fácil mesmo. Concordo em tudo oq vc falou e estar nessa situação tbm é uma escolha pq vários colegas dele estão bem longe da família, diferente dele.
Se me permite dar meu relato. Também sou de goiânia e passei em um concurso no DF, também para a policia. Coincidentemente meu curso também durou quase o mesmo tempo que o do seu namorado. Apesar de estar do lado de casa, eu tive que morar la durante o curso de formação. A rotina era muito desgastante no curso, acordava 4 horas da manhã e chegava em casa 23, tendo que lavar roupa, comer, estudar, enfim...foi um aprendizado e tanto. Mas eu só consegui pq dividia a moradia com outros colegas que também eram de goiânia, e mesmo com essa rotina de segunda a sexta, quando saíamos quase 1 hra da manhã, nós pegavamos o carro e voltávamos pra casa pra poder ter um pequeno momento com a familia, namorado e amigos. O curso acabou, a etapa foi paga e hoje consigo morar em goiania e trabalhar lá. Muitos fazem isso e muitos também nos acham malucos por ter essa rotina, mas nada paga o preço de estar em casa perto daquilo e daqueles que nós amamos. Hoje continuo estudando, mas um pouco perdido justamente por essa questão de qual concurso prestar e onde prestar, confesso que não está sendo fácil, mas almejo algo maior e melhor, mesmo que isso tenha que custar um pouco da nossa felicidade.
Policia penal? Bh é mto bom. Vão se adaptar bem
O erro do ser humano é esse, se apegar demais a família, sendo q se for sempre pensar na família nunca vai melhorar de vida. Até pq riscos tem q ser tomados, ser ousado na vida traz resultados incríveis e benéficos.
@@viniciusmateus2194 PM. Espero que sim, na verdade ele faz o curso lá, mas depois será transferido para o interior, local onde ele passou.
@@futurofederal20 então, eu concordo com vc. Mas tem gente tbm tão desapegada que vai morar fora e esquece dos pais, dos avós... acho que deve haver um equilíbrio. E como o Hugo disse no vídeo, nem todos se adaptam para morar longe. É questão de se conhecer mesmo.
É bem assim que as pessoas sao. No inicio, pq querer passar, aceitam ir para qq lugar. Na prática, após isso ocorrer, a maioria, sente muita falta de amigos e família. Outro problema nao é só a distância dos familiares, e sim a infraestrutura do local para onde foi nomeado. Isso também faz muita diferença. Tem cidadea com pouca infraestrutura e isso, quando vc vem de uma cidade grande faz falta. Outra coisa também é mais complicado é ter que ficar longe de namorados, maridos e filhos, para alguns de pai e mãe. Mas estar casado(a) e ter que ficar longe da família devido ao trabalho é sofrido. Muitas vezes o seu conjuge nao poderá te acompanhar ate pq o CÔNJUGE também tem seu emprego, cargo, carreira constituída, empresa, etc. Alguns chegam a entrar em depressão, devido a mudança, muitos acabam pedindo exoneração. Minha irma mesmo foi Analista da RFB em uma fronteira do norte do Brasil, sem infraestrutura e ficou la sozinha, sem família e sem amigos e longe do noivo. Entrou em depressão por isso, e preferiu pedir exoneração. Mas ela pediu exoneração, casou com o noivo e estao super bem com 2 filhos.
Boa e pior q analista ganha bem, dinheiro não é tudo
Pra mim quanto mais longe melhor vai ser experiência ímpar mora só.
A galera acha que é mel ficar longe. Uma coisa é ficar algumas semanas. Outra coisa é ficar anos a fio. Além da distância, a cultura é diferente mesmo dentro da mesma região.
Não existe dinheiro neste mundo que me tire da convivência da minha família.
Atualmente estou nesse dilema. Sou concursado e moro longe de casa e ganho relativamente bem e posso ganhar mais ainda nos ultimos anos, porém surgiu a oportunidade de voltar pra minha cidade por meio de um concurso, mas ai eu ganharia um pouco menos, enfim, grande dilema, mas com certeza poder estar próximo da familia e amigos é uma dádiva
Eu já tive essa experiência e muito ruim de verdade, fui pra uma cidade a 5 horas da minha aonde eu morava, antes de tomar posse eu estava super alegre, mais depois que eu passei a morar na cidade aonde eu passei aí que veio o terror , veio o choque de realidade, pedi exoneração e voltei pra minha cidade , pra mim não fazia sentido ganhar aquele dinheiro e ficar sozinho.
Como fui esplusa de casa muito cedo... Aprendi me virar sozinha, levei muitas porradas da vida mas tudo foi aprendizado. Não me arrependo de não ter voltado para aquilo que não me fez bem. Então, ficar longe trás paz... Não guardo mais mágoa, só que a gente aprende de verdade sermos diferentes dos demais. 🍀🫡
Acho q a maturidade só chega qdo aprendemos q estamos sozinhos e q temos q aprender a nos virar.
Nem família, nem amigos, nem amores podem nos salvar das experiências individuais, boas ou ruins..
E como vc diz, às vezes a família nos faz mal, na família podemos ter nossos piores inimigos, e o melhor é a distância.
Acho q existe uma pressão social pra impedir os filhos de saírem de casa e buscarem seu caminho, colocam isso como abandono, qdo deveria ser o caminho normal do desenvolvimento.
Feliz de quem consegue se desgarrar, ainda q às vezes seja doloroso.
@@liannesan5246 perfeito... Na Bíblia diz: HÁ AMIGOS MAS CHEGADOS QUE IRMÃOS. E senti na pele os amigos se fazendo presentes no momento bom e ruim. Ele estavam lá.... Mas vamos seguir em frente sem olhar para trás. O passado foi resolvido com perdão. Livre estou...
Ganhar bem e mora longe kkk nas férias visita a família, eu e meus irmãos só damos certo um pouquinho longe um do outro 😅
Essa tbm é minha realidade meu patrão
Pois é, um bando de adultos aqui que não sabem sair da barra da saia dos pais e se virar sozinhos! Existe avião e férias pra visitar e acabar com a saudade.
No meu caso posso afirmar q família só presta longe e visitar as vezes, mas isso só vc msm pode dizer.
Kkkkkkkkkk
Dinheiro não é tudo. Nós dois conversamos sobre isso quando fomos fazer a PRF. Se eu pensasse somente em dinheiro e pelas aprovações que já tive, estaria há muito tempo em outra cidade ou estado. Até mesmo na minha área que é TI várias vagas boas. Hoje com home office cada vez mais implantado eu não saio de onde moro apenas por dinheiro. A decisão é pessoal, principalmente qdo envolve sua família.
Nossa terrinha é o melhor lugar , sempre. Feliz por retorna-la 🎉 dinheiro não é tudo
Acho que quando a pessoa é casado é mais fácil, a gente já se mudou uma vez e podemos mudar de novo. Passamos a barra juntos, depois disso a gente tá mais aberto para ir para qualquer lugar.
Tudo depende! Depende do lugar, do salário, da sua família...
Se for solteiro, sem filhos, mete o pé! Com família complica e muito.
Eu fui concurseiro por quase 7 anos e já passei por isso. Na fase mais recente, acabei optando focar apenas onde moro (São Paulo no caso), e onde demorei, mas obtive aprovação na minha área. Depende da fase da sua vida também. Quando vc é vinte e poucos anos, é solteiro, e não tem família para cuidar, qq lugar mesmo que longe serve para ganhar independência e até amadurecer, a pessoa tem até tempo de errar., voltar atrás, juntar recursos e voltar pra terrinha.. Dinheiro não é tudo, mas depende das opções que vc tem.
Falou tudo.
e pra quem tem 18?
@@lucasloureiro8470 , vale o mesmo, tirando se estiver focado no vestibular, aí é uma decisão sua. Mas quanto mais cedo começar, melhor. Com 18 anos e um emprego estável, morando com os pais, vc vai criar a sua independência pra investir o dinheiro, fazer dívida, viajar.. fazer o que quiser
@@fabiowolv Isso que eu tava pensando mesmo, moro praticamente longe da familia, estudando em uma area que é incerta e num emprego desgastante. To quase voltando pra ficar com a familia, ter uma base de segurança, poder ter dinheiro pra investir e ter tempo de qualidade com minha familia.
"... e se voce ainda nao sabe a pessoa que voce é, vai acabar descobrindo". E é desse jeito mesmo kkkkk.
Antes de passar e quando se é jovem a pessoa tem uma cabeça mas quando passa pelas experiências de morar fora longe de todos as coisas mudam. Morei fora da minha cidade por 6 anos e hoje com toda a convicção não saio daqui pra enfrentar concurso longe "nem a pau Juvenal". Primeiro que não tenho sequer motivação pra estudar sabendo que vou morar longe. E mesmo quem passa em concurso federal com possibilidade de remoção isso pode demorar muuuuuito tempo. Tem gente que demora 8 anos ou até mais pra conseguir remoção pra sua cidade, dependendo se ela é disputada ou não. Com o tempo a gente percebe as coisas que o dinheiro não pode comprar e estar perto da sua família, amigos, passar pelas ruas na cidade que você gosta, isso não tem cargo que compra.
É isso 🫶
Tem momentos da vida que vc pode fazer essa escolha, em outros vc precisa pagar as contas e tem que tolerar a distância até passar em outro concurso mais proximo.
que video maravilhoso, obrigado!
É o tal do depende. No inicio o cara quer é sair da liseira. Mas depois vc vê o quanto a familia é importante.
Poxa velho, complicado demais, eu to a 200 km da família, mulher e filha de 3 anos, e só as vejo no fim de semana. Eu to sentindo muita falta delas, pois preciso de um trabalho pra dar uma condição melhor pra elas, onde estou ganho relativamente bem, mas a saudade ta me corroendo. Ficar perto delas não consigo ganhar nem a metade do que to ganhando hoje. E nesse novo trabalho as vezes me ocupa até o fim de semana. To muito na duvida em voltar pra casa ou não.
Seu chefe não vai se recordar sãs suas horas extras, sua filha sim
Leva ela pra morar contigo... Mulher só presta morando junto, morando longe sempre dá BO
Já passei em
Concurso de prefs e fui morar sozinho no interior. Comecei a refletir exatamente nisso que falou. Pedi exoneração e passei em outro concurso perto de casa. Melhor coisa pra mim.
Minha mãe já tá idosa, eu vou fazer oq em outro estado? No máximo outro município do RJ
Esse vídeo chegou em boa hora!
Mas no meu caso é o contrario: Hoje sou servidor em um Estado longe do meu Estado de orígem. Agora fui aprovado na 2ª fase em um concurso para um cargo inferior ao meu e em consequência um salário inferior tbm.
Tudo indica que a nomeação será no final desse ano, to aqui nesse impasse, se "largo" aqui e volto para perto de casa e recomeço ou se continuo aqui.
Obs. Já sou concursado aqui há 10 anos, mas hoje pesou, perdi alguns familiares, nesse período, e mesmo ganhando mais dinheiro aqui, não deu para ir nem ao enterro.
Mesmo com tudo isso, vem a dúvida, tenho alguns meses para decidir, mas a vontade é jogar tudo pra cima aqui e voltar pra casa. Falta mais 1 fase, se Deus quiser vai dar certo!
Concurso você luta e consegue outro. Já o tempo, jamais volta.
E aí, qual decisão vc tomou?
Sou do RJ, capital, e posso afirmar com propriedade que aqui é um caos para se viver, custo de vida altíssimo, violência, trânsito. Então se fosse pra escolher um concurso que com a mesma remuneração, eu iria embora tranquilamente do RJ. Gostaria de morar ou ES ou SC. E estando em um desses Estado, seria mais fácil de levar a família, às vezes, ficar e ter q se virar sozinho é o preço para colher os frutos de uma vida mais tranquila lá na frente....
Eu quero sair de Vitória-ES e ir para o interior. Aqui tá difícil de encontrar um quarto e sala por menos de R$ 3.000,00
Meu objetivo sempre foi PF, mesmo sabendo que a lotação inicial seria alguma região de fronteira, longe da minha cidade na qual sempre morei. Em 2021 fui nomeado num concurso policial do meu estado, e consegui ficar lotado perto de casa, ganhando relativamente bem para a minha realidade. Isso fez com que eu desse uma esfriada no "objetivo PF", porém estou voltando a focar, pois entendo que futuramente eu possa me arrepender de ter desistido desse sonho. Então optei por continuar estudando para a PF, e quando eu passar, daqui uns anos, aí eu decido se vou para a "selva" ou fico aqui na minha zona de conforto. Gostaria muito de estar sempre perto dos meus pais, e isso para mim é a única coisa capaz de me segurar aqui. Vamos ver o que pesa mais, e até lá, decidi permanecer em busca do sonho...
sua história é identica a minha.
Pior q eu sempre sonhei com PF também, mas abri mão total, passei em um concurso no meu estado, carga horário boa 24x96 24x72, ganhar um pouco menos q na PF, mas tenho certeza q não vo estar arrependido de não ter tido contato com minha família, mas é pq valorizo isso acima de tudo
Cara, vá experiênciar coisas boas do mundo, o mundo não é só o seu estado e sua cidade q vc mora, é um país inteiro e um mundo inteiro.
Ok q seus pais é importante pra vc, mas vc virou adulto, vc já está sendo capaz de gerar uma família, olha só q interessante, vc tá saindo de uma e vai gerar outra família q é sua mulher e seus filhos.
E vá por mim... Nossa mente sempre vai querer a coisa mais fácil, nunca a mais difícil. É um verdadeiro horror sair da zona de conforto, dps q sai dela é uma maravilha.
É a mesma metáfora de treinar.
Nossa mente jamais vai querer treinar e ficar com aquele shape insano, mas de tanto vc treinar, botar seu corpo pra gastar energia, chega uma hora q vc simplesmente vai treinar naturalmente e o desconforto terá passado.
Ganhar menos e ficar perto da família
Mudar de Estado 😂 Eu quero é mudar de PAÍS!
Sou concursado em um cargo de nível técnico na minha cidade e almejo concursos de nível superior, especialmente na minha área. No entanto, as oportunidades são escassas, surgindo apenas uma ou outra a cada dois ou três anos. Se eu fosse mais ousado, poderia tentar concursos em vários estados, em diferentes épocas do ano. Já me questionei muitas vezes: que tipo de pessoa sou? Conseguiria me adaptar?
Eu sou muito apegado à minha rede de apoio, especialmente aos meus pais idosos. Olhar para grandes concursos, como o de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), me faz sentir um vazio ao imaginar a rotina morando a milhares de quilômetros de distância. Isso me faz até perder a motivação pelos estudos. Como você disse, não existe uma resposta certa.
Trabalho com alguém de outro estado que sempre me critica por não tentar, mas somos pessoas diferentes, e isso é normal.
Fatores como o custo de vida, frequência de viagens pra casa nas folgas, emprego atual e vínculos afetivos DEVEM ser levados em consideração.
Por fim, não devemos nos culpar por escolher ficar e ganhar um pouco menos ou por ir embora em busca de novas oportunidades. Cada um sabe o que é melhor para si. O mais importante é não colocar SOMENTE o dinheiro nessa balança...
Estava estudando para concurso e nunca tinha pensado nisso. Me dei conta de que não quero ficar longe da minha família, amigos e namorada, sou muito apegado as pessoas ao meu redor e a minha cidade natal. Já namoro a um bom tempo e em breve vou noivar, e pelo o que eu conheço a minha namorada, ela também é super apegada a sua família. Sou de Porto Alegre - RS e queria passar num concurso que fosse bem pertinho de casa, mas acho que isso é muito difícil de ocorrer, só se for de prefeituras acredito
um conhecido fez isto, passou em um concurso la do sertão e foi na cara e coragem, mas entrou em depressão, tudo era diferente e principalmente o clima, mais de 40g na sobra, comida era diferente, as pessoas eram diferentes, não conseguiu fazer amigos e se adaptar e entrou em depressão e teve que pedir para sair.. o negocio e tenso !
Recentemente passei em um para a minha cidade, vou assumir mês que vem, tira uns 6k livre, só vou sair daqui se passar em um pra 10k e não for muito longe.
@@beto3977 qual a profissão?
@@CoelhoCuriosoo Polícia penal.
Pra mim que sou do RJ, o DF é o melhor lugar para fazer concurso!
Isso varia de cada um. conheço gente que vive longe buscando vida profissional de boa. Ja eu abro mao de salario maior pra estar perto dos meus. Isso vai de cada um e ninguém está errado.
Meus irmãos casaram e passaram em concurso próximo da nossa cidade natal. Eu casei e vim morar em outra cidade, passei num doutorado em outro estado e vivo de um lugar para outro. Mas amo conhecer novas pessoas, novos lugares, viver novas experiências (às vezes até vergonhas, o que é bom ter conteúdo pra conversar qnd voltar de visita na casa dos pais kkkk).
Queria eu ter condições de poder tentar concurso na minha área onde abrisse vagas. Minha mãe já tá aposentada (com um salário bem lero-lero), meu pai já tá com os documentos pra dar entrada na dele; se eu passasse em um concurso longe, mas que pagasse bem, eu botava eles dentro da mala. Minha mãe é igual a mim, gosta mt de viajar, mas não tem condições pra ir mt longe. Eu chegaria nessa parte se assim pudesse 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Você é o cara, Hugo!
Sempre com conteúdo de qualidade.
Digo por experiência própria, não vale a pena ficar longe de casa.
vdd
Eu acredito que pra quem é jovem, solteiro(a) e sem filhos(as), vale a pena tentar um concurso para fora de sua cidade ou região. Oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas... Antes eu sentia uma certa frustração de não ter me esforçado antes nos concursos, de não ter abraçado melhor essas oportunidades... Mas essa fase já passou, o foco é no presente, no agora. Atualmente, só faço concurso pra fora da minha região se não tiver outra alternativa, gosto de estar perto da minha família e amigos... Parabéns Hugo pelo seu trabalho, é muito importante esse tipo de discussão, leva o concurseiro a uma melhor reflexão sobre quem ele é e o que de fato quer pra vida!
Eu odeio ficar longe da minha família, todas as vezes que fiquei foi péssimo. Prefiro montar uma loja😂.
Esse vídeo veio na hora certa
Acho q pra mim depende muito do quão longe de casa, e quanto que vou ganhar. Moro na Zona da Mata Mineira. Não iria de jeito nenhum pra um cargo na Bahia pra ganhar apenas uns 5k. Prefiro ficar no meu cargo perto de casa ganhando 2600 e continuar estudando pra SEFAZ RJ pra ganhar 20k e ainda ficar relativamente próximo da família, podendo visitá-los todo fds.
Então indo pela sua lógica vc não iria nem pra outras regiões de MG ?
@@math-zn7xn depende. Por 5k, não. Por 10k, acho q sim. Por 20k, com ctz. Tanto q tentei a SEFAZ MG. Iria pra qlqr lugar de Minas pelo salário q eles pagam. Mas na época, ainda não tava preparado o suficiente pra concursos fiscais (na vdd, ainda n estou kkk, mas até ano q vem estarei).
A meta é ir embora sem pensar duas vezes. Moro com minha mãe e irmã. Falei que elas poderiam vir comigo, elas não querem... E olha que elas ficam 24 horas do dia em casa, não convivem com outras pessoas e não temos parentes aqui... Eu tive síndrome do pânico por conta da violência, quero um lugar que seja menos. Então, eu prefiro pensar em mim.
Restringi os concursos que quero fazer para no máximo 500km de distância da minha família, mas tô priorizando ficar o mais perto possível.
Eu tou 414 km... Doido pra voltar. E olha que trabalho plantão 24x72. E todo mês Tou na minha Terrinha. Troco plantão mensalmente
@@itambiilha5702 Tô p ser chamado em um cargo tbm de 24x72 24x96 pra ficar há uns 300 400km, como é estadual da p sonhar com transferência p casa em poucos anos
@@mateus9silva show 👏🏾👏🏾👏🏾
Fui aprovado na EBSERH em 2020 (concurso nacional). Fiz p Salvador, mas fui chamado p/ Paraná, Goiana,. RJ ... Disse não p/ todas essas convocações. Nesse período, fiz um p/ agente de Trânsito em 2022 de minha cidade p ganhar bem menos. Fui aprovado e antes de ser convocado aqui p minha cidade, a convocação p/ Salvador veio, um salário de 5400, mas teria que viver na capital, aluguel, levar família etc..
Esperei a convocação daqui de minha cidade e aqui estou por hora. Interior é mais tranquilo p estudar....já tenho minha casa e tal....aqui consigo estudar com calma p outra coisa bem maior...pois se for p ir embora, no meu caso, tem de ser um bom salario, do contrário, não vou.
Obs; já estou trabalhando, já sou servidor público. Bom demais
Como amt você ganha menos de 5400?
Menos perto de casa, minha escolha. E “menos” é relativo, posso ter outras rendas, ganhar com o que já fazia antes do concurso público.
Estou vivendo isso. Ficar em casa por 10k liquidos vendo a familia todos os dias ou 18k liquidos vendo somente nos fds?? Moro em SP e a vaga é no RS.
Acho que poderia entrar nessa discussão também a questão de ser um local longe, mas o cargo ser muito interessante pra você
A meta tem que ser ganhar, apenas isso. Se estiver ganhando, já está no lucro. Haha!
Tema de grande relevância. Valeu, Hugo! ✅💪
Eu já vivi e vi isso com amigos. Basicamente, pro lugar do concurso, acho que a pessoa deve considerar 3 coisas:
1. Vc quer ficar perto da sua família, da sua comunidade? O perto quanto?
2. Tem alguém (companheiro/a, pais...) que pode ir com vc e lhe ajudar nesse futuro nesse outro lugar?
3. A rede de amizade pode se fazer no trabalho, fazendo uma faculdade e outras coisas fora da caixinha do trabalho. Se vc for caseiro/a e ninguém que vc conheça for morar com vc, como vc vai interagir com alguém fora do trabalho???
Um amigo de Minas fez e foi nomeado pro Mato Grosso. Fiz faculdade com ele. As amizades o salvaram, pq cada vez mais ele sentia saudade de toda a família e a namorada em BH. Agora vai fazer concurso só pra lá.
Eu fiz e faço concursos e estava doido pra ver qualquer lugar, desde que pagasse bem. Agora, estou num cargo que considero bom e o próximo cargo almejado, pra mim, será o último. Diferente de antes, atualmente considero o lugar com entendimento com meu companheiro e a viabilidade de voltar pra casa da família dele, já que a relação com a minha não é legal.
Enfim, cada um tem que ver a dinâmica futura. É solteiro e tá disposto a viver uma vida nova lá? Como é a sistemática pra voltar pra casa? Um avião basta ou sei lá quantas horas de viagem de balsa, ônibus e carro? Vc quer mesmo ir pra casa quase todo mês ou dar um alô no Natal já tá bom demais? Como vc acha que iria interagir com outras pessoas numa cidade bem diferente da sua sua? Fica a reflexão aí.
No meu caso moro de favor em uma casa espaçosa inutilizada pelos meus pais ao lado da casa deles, ajudo com algumas contas mas nada muito caro, caso eu me mudasse pagaria no minimo 4k de aluguel numa casa igual e pra quem tem cachorro e viveu a vida inteira em casa fica inviavel me adaptar num ap. Minha ideia é passar num concurso por perto mesmo ganhado menos e complementar com outras fontes de renda, afinal concurso não é a ´´unica forma de ganhar dinheiro.
Foda que sempre o que a gente quer fica longe de casa.kkkkkk
Moro no ceará e faço p carreiras policiais, eu particularmente, passando em um concurso em outro estado só assumo se tiver como trabalhar e vir embora todo mês. E isso, depende d vários fatores, tenho filhos pequenos, esposa e mãe idosa.
Vídeo Muito bom, tb tive algumas experiências longe e não me vejo trabalhando distante novamente.
Qualquer coisa longe da minha família eu quero 🥰
😂😂😂
*Esse é meu dilema atual:* ir para BSB (assumir cargo na área que amo, porém ficar longe da família, avó, namorada e praias) X ficar no ES (num emprego raro e disputado, com possibilidades de altos ganhos e flexibilidade, porém é trabalho braçal e sem rotina - por escala).
Já tive a experiência de morar perto e ganhar pouco. Não gostei 😅 pedi exoneração e agora só concurso que paga muito
Como eu moro sozinho não tenho esposa nem filhos eu prefiro morar longe e ganhar mais.
👏👏👏👏
Não adianta ir pra outro estado e gastar metade do salário pra se manter e ainda tá longe de família e amigos. Teria que pagar 15k+ pra valer a pena, menos que isso não acho que vale a pena. Mas isso sou eu, né.
hugo, su tava vendo e pensando nisso exatamente nesse momento meu deus...falando nisso analisa o novo edital do tj pra julho
Eu estou vivendo exatamente isso no momento! Há quase um mês, saiu o resultado da prova de um concurso de prefeitura de uma cidade da região metropolitana onde eu moro e passei em 1º, e acredite se quiser, no mesmo dia eu fui nomeado para um cargo de uma prefeitura já em outro estado mas relativamente perto (160km), que eu estava no cadastro de reserva já por volta de um ano. Salários equivalentes, neste caso foi fácil decidir rsrs.
Apesar de que, nesta mesma cidade do outro estado eu também fui aprovado (próximo das vagas) recentemente em um concurso de universidade, com salário muito melhor, porém sem nenhuma garantia de ser nomeado apesar de bem provável. E na próxima semana tem prova de uma autarquia da minha cidade, com salário um pouco inferior da universidade, se eu for bem aí que fica uma dúvida grande kkkkkkkkkkkk
Muito pertinente o conteúdo, para que as pessoas pensem sobre essa possiblidade e não fiquem frustradas. Eu estou contando os dias, para pedir remoção ou fazer uma permuta, por exemplo.
Eu faço em qualquer lugar, o difícil é ter dinheiro pra bancar as viagens pra fazer prova. Todo lugar é lugar. Viaja pra visitar a família e os amigos nas férias... simplessss
Vai de cada perfil mesmo, eu não me imagino construindo uma carreira longe em 20 anos por exemplo, ter visto minha família 1x por ano, não consigo lidar, mas admiro quem consegue, porque aí não tem limites, da pra sair e desbravar pelo país inteiro atrás de cargos top
A única pessoa da minha família que é rede de apoio pra mim é a minha mãe. Se eu fosse pra outro estado eu perguntaria se ela gostaria de ir comigo ,o último concurso que eu fiz não era do meu estado (BRB) ,mas eu reprovei nele assim como nos três primeiros que eu fiz ,então sendo sincera agora ,por enquanto quero ficar por aqui mesmo e me estabilizar para depois pensar se quero viver em outro estado
@hugo de freitas, sou Paraibano, moro atualmente no Interior cidade de Araguaína, trabalho na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Sou bibliotecário aqui atualmente coordenador da biblioteca, moro longe da família, sou solteiro, não tenho filhos, não sou apegado a família, moro sozinho a 5 anos, 5 anos sendo concursado federal, fiz novas amizades, conhece uma cultura diferente o NORTE E MUITO DIFERENTE DO NORDESTE MUITOOO, clima, cultura. E nunca consegue redistribuição, meu cargo e muito difícil, mas fácil passar em outro concurso do que conseguir uma redistribuição kkk. Porque e um cargo especifico. Estudo para concurso ainda foco tribunal federal ou legislativo. Entretanto eu escolhe onde quero fazer concurso.
Caramba, tenho uma prova dia 16, há duas horas da minha cidade. Não dá pra ir e voltar todo dia… e tava pensando sobre isso, deixar meu esposo e nossa rotina diária… complicado viu! Melhor prestar os concursos da região mesmo kkkkk😅
Prefiro estar próximo da família.
Com a imagem de abertura do vídeo eu com certeza iria preferir morar perto da família. O lugar longe parece a casa do Frankenstein, rsrsrs
Na primeira oportunidade eu vazo da minha cidade pois eu nao tenho amigos , namorada, ficante , filhos , em relação ao meu pai ,mae e irmãos tbm sou acostumado pq minha mae mas pai fica maior parte do tempo na fazenda e so vem 1 uma vez no mes e so passa 2 dias aqui em casa ent seria fácil pra me
Passar perto de casa, sem sombra de dúvidas.
Realmente cada caso um caso . Analise sua realidade e decida . Eu sou ainda não fui fazer concurso fora porque ainda não tenho como custear meus gastos para viajar . Mas o dia que eu tiver eu irei fazer sim . Hoje em dia como não tenho muito apego valeria muito a pena . Não faria a falta e nem sentiria também . Agora eu se eu pudesse fazer um na minha cidade seria maravilhoso. Mas não abandonoria jamais oportunidades distantes.
Eu a minha única questão é que eu tenho uma irmã pequeninha que depende de mim, minha mãe até cuida mas é doente enfim. Eu até sairia mas no máximo em lugares onde que acontecer qualquer coisa eu consiga chegar dentro de algumas horas!! Então só faço concurso dentro do estado e são bem poucos 😓
Passei no concurso da Prefeitura da minha cidade. Ainda não fui nomeada, mas sou a próxima na lista. Sendo solteira, caso eu não goste do trabalho aqui, pretendo voltar aos concursos e mudar de cidade que pague igual ou mais. Menos nunca!
Ótimo tema, estava pensando nisso estes dias!
Ganhar mais e ainda longe da família??? Isso são 2 pontos positivos
Concordo
Não sou uma pessoa que vive com os parentes, entao seria de boa, já perguntei ao meu marido se caso eu passasse para um concurso fora da cidade e com o salário show para nos mantermos se ele iria, e ele disse "se o salário valer, a demora é você passar" kkkkk
Gostamos de novas experiências e não somos apegados ao extremo com os parentes.
Obviamente iria doer a saudade de meu irmão e sobrinha e a dele da mãe, mas nada que uma visita deles lá ou a gente vindo uma vez ao ano não sarasse.
Eu iria 🥰
eu penso igual cara, eu até mudaria de cidade mas não sairia do estado do rio
Obrigada por esse vídeo....só obrigada
Eu sou solteiro e sem filhos e era do RJ e vim para sp concurso do Tjsp, pra mim está valendo a pena pq estou estudando para outros e aqui é cada um por si, cultura bem progressista msmo. Bem diferente do perfil do carioca médio que só quer zoeira e boemia. Rj é perto. Nos feriadões dou um pulo lá e está tudo certo.
Meio óbvio dizer isso né, mas amo meus pais como sempre n são tão fã assim da cidade onde moro mas tbm n odeio digamos assim, porém eu sairia sim pra outra cidade principalmente se tivesse praia e ganhasse um pouco a mais
Vídeo legal, mas acho que deixou a galera mais em crise ainda. 😂
Poxa 🥹😂