São João de Braga 2024 - Cortejo das Rusgas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • #saojoao #saojoaodebraga #braga #santospopulares #concertinas #rusgas #cortejo
    Em tempos, os romeiros do concelho, vindos das zonas mais rurais de Braga e rumavam, entre danças e cantares, até ao Parque da Ponte, onde, como devotos que eram, rendiam homenagem ao São João. A caminhada festiva era feita por homens e mulheres trajados dos pés a cabeça, com oferendas que levavam ao Santo Percursor e nem os instrumentos musicais ficavam para trás.
    O cortejo, que descia a Avenida da liberdade até ao Parque da Ponte, terminava com o cumprimento das promessas com a recolha da pagela que, no caso dos homens, prendiam rapidamente ao chapéu.
    Recriando a tradição, o cortejo das rusgas - que é, atualmente, organizado pela Associação de Festas, sai da zona do Arco da Porta Nova e ruma até ai epicentro da romaria, juntando os mais diversos grupos culturais da cidade no arranque da noitada de São João onde as marteladas e os alhos porros não faltam.
    Grupos participantes: Arcos de Romaria; Grupo de Gigantones e Cabeçudos do São João de Braga; Amigos da Borga; Zés Pereiras Sampaio de Antas; Banda Musical de Vila Verde; Rusga de São Vicente; Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”; Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Carreiro; Grupo Folclórico da Universidade do Minho; Grupo Folclórico de Macada - Vimieiro; Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira; Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira; Ruga Joaquim Janeiro; Rusga de Merelim S. Paio; Grupo Folclórico S. Miguel de Gualtar; Rancho Folclórico Sta. Maria de Adaúfe; Grupo de Concertinas de Merelim S. Pedro; Rancho Folclórico Típico de Sta. Maria de Sequeira; Grupo Folclórico Danças e Cantares do Centro Cultural e Social de Sto. Adrião; Grupo Folclórico de Lamaçães; Rancho Folclórico de Este S. Mamede; Rusga de Merelim S. Pedro; Rusga dos Amigos das concertinas de Palmeira; Banda Filarmónica de Cabreiros.

КОМЕНТАРІ •