Cara, falou tudo, sou operador de som em igreja, ja tive muito esse problema, depois de muito conversar, chegamos a conclusão que fones de ouvido foi o melhor retorno para os nossos músicos... Ainda falta isolar a bateria, mas estamos caminhando devagar.... Parabéns, continue com esse ótimo trabalho.
Aqui não tem essa de fone não! O som é ambiente! Músico tem que lidar com esse tipo de som. Nas igreja creio ser o lugar que mais tem destes problemas. E tem operador que bota fone nos caras e tira o som da igreja. Aí tmb é errado pq a igreja tem que ouvir
Boa tarde a "soundcara" e aos que assistem esse canal. Sou pernambucano e formado em eletrotécnica. Mais minha paixão maior é som. Antes de continuar quero parabenizar sua capacidade intelectual, paciência e jeito descontraído Cearense de ser. A minha pergunta é : Como calcular a potência sonora se um evento com a quantidade de público? .... Essa potência é em relação às caixa ou ampli. obs.: meu ramo é eventos evangélicos. (sou cristão -baterista -sonoplasta-curioso)
Más é isso mesmo Cara,a missão é a mesma de todos um som com qualidade,união e compreensão de todas as partes.As explicações são muito boas,parabéns!Abraços.
Já tive estresses com "operadores de som", uns infelizes que inventam de mexer sem saber. Mas com aqueles caras que realmente sabem o que tão fazendo, graças a Deus, nunca tive problemas.
Boa essas explicações,importantíssimas essas conversas pois quanto mais as duas partes se respeitarem e se entenderem,mais o som vai ficar legal pra todos,gostei muito,meus parabéns pelo vídeo.
Perfeito cara.Me vejo muito bem neste cenário.Amigo comenta um pouco sobre o assunto:A banda vai passar o som e todo mundo alisa os instrumentos e gargareja nas vozes.Na hora do show é outra dinâmica.A banda senta o sarrafo.Vamos pedir para durante a passagem de som tocar e cantar de verdade como vai ser o show.Outra, passagem de som não é ensaio.Valeu mano!
Voce e muito bom esta me ajudando muito ainda mais eu que sou um adolescente que nao trabalha e nao tem dinheiro apara fazer um curso mais ja sei o basico por pessoas me ajudarem muito obrigado mesmo
Pura verdade. O diálogo, o compartilhamento de idéia é de fundamental importância. O tec. de som é parte da banda e a banda parte do operador. Apenas acrescento q cada músico espere resolver o problema de seu colega para só depois vc expor o seu. Um por vez. E boms shows.
Bom nesse caso cada instrumento, .. Tem que esta na sua devida frequência E um bom músico sabe exatamente o que faz E um bom "operador de som " e que sabe ouvir músicas , sabe como funciona uma distribuição de frequência E claro faz um bom Mix Um som de P.A bem posicionado e bem distribuído vale apena curtir em uma arena show
Na minha igreja sou músico e operador de som,não há ninguém q exerce a função de operador lá,por isso tenho aprendido a fazer as duas funções e tem dado certo ,tenho mantido a melhor equalizacao pra cada voz e instrumentos ,testados nos ensaios
Os músicos só levam em consideração aquilo que eles querem, já o técnico tem que levar milhares de considerações em conta, como: ambiente acústico, instrumentos, vozes, mesa, p.a., monitores, amplificadores, microfones, eficiência da energia elétrica, cabos, ética e profissionalismo dos músicos e passagem de som a tempo. Faço trabalho em diversas igrejas como projetista, técnico eletrônico, operador e instalador de som. Estudei e continuo estudando muito para chegar ao nível de eficiência ainda melhor. Internet está aí para isso mesmo. Informação não falta. O que falta é vontade de aprender, pois criticar e reclamar é mais fácil. Existem muitas diferenças na estrutura de cada uma delas de acordo com a disponibilidade financeira de cada uma. Quanto maior e mais estruturada, melhor o nível dos músicos também. Não tem muita coisa a fazer. É só ligar e pronto. Já nas igrejas com menor poder aquisitivo, tudo fica mais complicado e o ponto fraco principal é a falta de disciplina. Mas note. Não é uma regra.
é isso mesmo, eu tambem sou musico e tecnico de som e vejo uma coisa que acontece muito é o musico querer aparecer mais que a musica, aí fica aquele mix suja, a galera precisa estudar pratica de conjunto pra fazer um som mais limpo e ai todo mundo vai se ouvir e vamos chegar em um objetivo comum, a MUSICA
olá boa tarde a todo, eu sou operador de som é ao mesmo tempo baixista. vou explicar melhor, estive afastado por 3 anos na minha igreja nesse tempo ensinei um amigo a tocar o baixo. então ele é eu compartilhamos o baixo, como eu faço na minha igreja, ele toca eu equalizo o som é depois toco as últimas músicas. estou montando um som de forma q todos os instrumentos passa pela mesa assim consigo equalizar todo o som. o baixo vai para mesa e sai por uma saída aux para o cubo. a guitarra segue o mesmo princípio dessa forma nenhum sobre sai o outro. e pelo o fato de ser operado e músico entendo os duas partes. 😁 a paz a todo é que Deus continue nos abençoando hoje e sempre.
Pior que as vezes dá muita treta mesmo. Eu opero som e tambem sou músico, baixista ainda por cima. as vezes a gente pega umas predreira bem difícil. A vantagem de quem toca e sabe operar tambem tem noção do que acontece ou pode acontecer dependendo do ambiente. Valeu mesmo pelos seus vídeos. O canal tá de parabéns. Show de bola mano.
total apoio no que voce falou, fiz muitos sons aqui pra cantores de alto nivel e sempre na hora que to microfonando e cabeando junto com os musicos os instrumentos eu converso com eles e sempre quandonao da pra fazer o que eles querem eu explico da forma que posso .. (y)
Uma grande maioria de músicos tem grandes perdas auditivas entre 56 a 70db e nem sabem. Sentiram a gravidade da discussão, juntamos isso a quase zero o conhecimento mais profundo do áudio e suas complexidades. Em uma época em que as gravadoras estavam no auge, um CD levava meses para ficar pronto, com seus estúdios impecáveis com tudo de melhor que havia no mercado internacional, contratavam músicos profissionais, as vezes para compor todas as faixas daquele trabalho dada a ineficiência dos músicos autodidatas. Um dos grandes desafios na Polygram, por exemplo, eram os ilustres Tom Jobim e João Gilberto. Cujo trabalho é indiscutivelmente reconhecido mundialmente. Mas profissional é outro nível. O que piora mais essa condição são o vastos materiais de aprendizado no youtube e feiras de áudio, das quais vou a todas há mais de 20 anos, antes disso, na década de 90, revistas Som-Três, Musica e Tecnologia e Backstage, ou seja, quanto mais se aprende e tenta um diálogo com desinformados, é perda de tempo para quem não sabe ouvir, literalmente. Mas como diz o meu amigo Kadú Melo, o céu é o limite.
Massa! É como você falou mesmo: os dois lados tem que se ajudar. O problema é que sempre tem aqueles que (às vezes até inconscientemente) não pensam no bem coletivo, só vêem o seu lado...
cara ganhou um like concordo quase que plenamente com você embora tem muito musico que faz por onde ensaia na hora de passar som você tentando passar e cheio de ruídos de músicos que não deixa os outros passar musico star então existe muitos pós e contras acho que quando todos agem profissionalmente a coisa rola. agora já se vê por ai muitos tecnicos que estão desde as 7 da manha montando um evento chega a banda o cara não da nem boa tarde e vem querendo mandar, logo a paciência acaba de muitos. e existe os tais confrontos e no mais o som pode estar bom do jeito que for irão lembrar de agradecer até o catador de latinha não desmerecendo a função desse mas só vão lembrar do som se estiver muito ruim. por outro lado tem sim muitos que faz de má vontade sim como viajo com algumas bandas sempre vejo pessoas que leva 2 horas para mapear um palco de 20 canais ainda fica reclamando mas meu ponto de vista se o artista tem e sabe que vai ter problemas com o áudio o que representa praticamente 80% do show por que não levar o operador dele 50% do problema vai estar resolvido existe muitos artistas que tem roodie tem motorista da van colocador de cortina e não tem um operador de áudio por que sabe que sempre vai ter um da locadora ou do lugar do evento que vai fazer de graça então acho que todos devem rever os conceitos.
Bom dia, Sbre este assunto eu sempre usei esta sequencia de trabalho. Se o musico recebe um otimo som, ele vai tocar melhor, o musico tacando melhor vai entregar melhor para a mesa, entregando melhor para a mesa o som na frente vai ser otimo. eu sempre faco primeiro os musicos e de pois a frentes. sempre conversando e mostrando os pontos.
Uma dica que dou é se vc for operador e músico é deixar já marcado a equalizacao para cada instrumento e cada cantor usar sempre o mesmo microfone q já está equalizado pra ele e manter isso e tbm manter os instrumentos sempre nos mesmos canais
Tudo se resolve conversando! agora na minha opinião Técnico de som ou operador de áudio são muito mau remunerados, normalmente esse profissional é também é carregador,montador, motorista... acaba sendo o tal severino. Hoje não trabalho mais na área mas já passei por muitas situações inusitadas.
Vi muitos comentarios sobre ser musico e ser operador de som e a maioria esquece que o produto final é entregue ao publico , ter bom senso na hora de fazer uma mixagem é fundamental , mais tem musico que pensa que ele toca sozinho na banda , o instrumento dele está sempre mais baixo que os outros ai já viu né , trabalho no ramo a 35 anos , não sou musico mais tenho estudio e sei distinguir o que faz sucesso ou não e isso ninguem me tira pois tambem sou operador de som formado com DRT e locutor e toda minha vida sempre fui o primeiro em audiençia nas radios que trabalhei , se tem musicos dedicados bons instrumentos e bom senso , com engenheiros que sabem o que estão fazendo e com bom gosto pra entregar um som para o publico ai dá tudo certo, mais infelizmente sempre tem essa rixa, vamos parar com isso.
Amigo um grande abraço é isso mesmo um pelo outro , as vezes quando já se conheci basta um olhar ou um gesto e tudo bem .problema resolvido........abraços.
ola! gostaria de saber se tem como vc fazer uma vídeo aula de como equalizar um piano eletrônico, e como fletar 2 retornos de chão?( uso um equalizador fbQ da behringer de 31 bandas)!!!
Muito boa argumentação. Mas uma dúvida q sempre tive foi em relação a passagem de som quanto aos instrumentos q possuem volumes próprios, deve-se regular o ganho com seus respectivos volumes no máximo? Cm é isso?? Fala ai, cara.
Boas palavras. É uma situação real, uma indisposição, uma antipatia entre músicos e técnicos ou operadores de som porque um não entende bem a função do outro na hora do show. Ambos deixam de fazer a lição de casa. O músico deve conhecer a casa e o técnico onde vai se apresentar. Uma boa conversa dias antes da apresentação minimiza os paus. O técnico deve se interar do estilo musical ou mesmo ouvir as músicas (no caso quando forem próprias) da banda pra poder entender melhor a performance do musico. Ambos confiam muito na sorte e no dia acabam se indispondo uns com os outros. Todos devemos levar essas atividades bem mais á sério. Estudar, estudar, estudar e praticar só depois. Ler manuais, testar equipamentos antes do uso, aprender algum instrumento... essas coisas ajudam muito. Valeu pela idéia de abrir a discussão e aceitar os coments do pessoal. Abraço.
Cara assim como vc eu também exerço as duas funções e sei bem o que vc está dizendo , porem o que eu já passei de raiva com operadores de som sacanas que estão se lixando pros músicos . Por isso sempre que eu vou operar eu procuro atender as necessidades dos músicos o melhor possível , assim sendo vai um toque procurem sempre que possível contratar um operador de som que seja musico também pois assim as probabilidades das coisas darem certo sera maior ,
+Marcelo de Castro Excelente dica Marcelo. Concordo plenamente. Acho fundamental o operador ser músico. Na verdade acho muito importante até o músico também ter tido experiência com som. Ajuda muito. As vezes como técnico de uma banda, vale a pena até dar alguns treinamentos sobre som para os músicos.
+Sound Cara Cara Muito Bom esse Vídeo (assunto abordado) vc foi muito amplo em todos os aspectos.. concordo com vcs dois, tanto que, estou aprendendo a operar o som tbm (inclusive com os canal 'Sound Cara'! muito Top, Obrigado mesmo!!!
não, discordo. operador não precisa ser músico, mas na faculdade aprendemos partituras, aprendemos instrumentos etc. é ótimo sim, mas operador é operador sempre vai querer o som redondo, e músicos sempre vão querer som alto. o bom é quando está tudo em linha na mesa, igual eu vi em uma igreja. o operador de som era diácono , não tenho certeza , mas acho que tbm era lider do louvor. os caras lá embaixo pedia som e ele não dava poia ja estava o som muito bom para o ambiente.
olá Rafael já tem alguma resposta sobre o assunto da equalização das vozes do coral e como equalizar uma. de cada vez que são voz barítono, tenor, primeiro soprano e etc aguardado retorno vlw abraço
+carlos antonio souza de oliveira souza Carlos, estou tentando providenciar um vídeo sobre equalização de vozes. Estou só tentando agendar com um bom vocalista para gravar ele cantando e usar como exemplo, ok?
Poderia me ajudar?.... olha estou querendo montar um sim pra palco... fazer um som.. legal.. assuma da média. ..Poderia me orientar com equipamentos. .e etc... deste já agradeço... Abraço e fica com Deus...
Eu respeito a opniao daqueles 6 ate o momento que nao gostaram do video,mas fico me perguntando porque nao apoiar este video, porque nao dar um like neste vídeo que vem somente tentar trazer harmonia entre aqueles que trabalham com o audio!?Parabens pela iniciativa e vamos sempre ajudar uns aos outros .Qdp algo estiver dando errado, pense, ali do outro lado tem alguem trabalhando igual a mim!
Amigo, Tem como fazer um video como configurar um microfone para o músico se comunicar comigo na mesa. Pq quando corto do LR corta tbm no fone da mesa mais nos fones da banda fica normal.
valeu mano gosto do jeito como VC passa a mensagem pois eu trabalho com o som da igreja a onde eu congregou pois eu estou tendo um pouco de dificuldade com o coral VC poderia me ajuda pós requer conhecimento de equalizar as vozes que tem barítono, tenor,contralto e etc fico aguardando resposta vlw um abraço
+carlos antonio souza de oliveira souza Olá Carlos. Ajudo sim cara. Com prazer. Me diz qual a dificuldade que você está tendo e, se eu souber e estiver ao meu alcance, eu te ajudo. Abração
+Sound Cara lá na igreja temos um coral pós gastaria de saber equalizar cada voz que são barítono, primeiro soprano, tenor e etc vlw mano por ler a minha mensagem
Sou operador de som de igreja,tenho muita dificuldade em relação do músico,além de a igreja que eu participo,não ter uma estruturar adequada pra som tipo tem muito eco,ai eu tenho que maneirar no som do retorno,eu até já falei já expliquei mais o músico da minha igreja não tá bem aí
Verdade,você faz o ganho do tecladista,ai ele vai e aumenta no teclado!Putzzz...Tem musico que não conhece nem o próprio instrumento,ja vi músico pedindo para colocar grave no cavaquinho dele,que jeito se cavaquinho não atinge essa região!
eu tento ouvir os músicos, porém fica difícil ouvir eles na hora do louvor. geralmente chegam atrasados no culto e depois querem dizer que não tem retorno, que não está se ouvindo etc. mas vir para igreja cedo passar o som que é bom ninguém vem.
Verdade, alguns Ministérios abrem igrejas em qualquer local, exemplo:garagem, e coloca qualquer tipo de som,é quando aparece uma pessoa interessada a trabalhar no som sofre
Sou técnico de som e na minha opinião o que falta a alguns tecnicos é estudar. Um tecnico de som deve estudar igual um guitarrista ou um baixista. Tem que ter ouvido bom e estudar teoria só assim ele podera distuinguir qual freqüência ta dando microfonia e resolver o problema. Quanto ao musico o problema é que ele geralmente esta preocupado com o instrumento dele e ja o operador ta ouvindo 10 vocais guitarra, contrabaixo ,teclado, violão, guitarra base, bateria, percussao e etc e etc entenderam. Por mesmo vale mesmo a conversa. M
olá, tenho acompanhado seus videos, tem sidos ótimos. uma duvida: qual o ideal em relação as caixas de retornos e as caixas do baixo e guitarra? ( falo na questa do posicionamento e distancia do instrumentista(no caso o baixo e guitarra) e no caso do vocal)
+Rafael Batista Cara, não tem uma regra pra isso não. Dependendo do ambiente, talvez tenha que usar um pouco mais de bom senso por exemplo rs. Digo isso por que conheço muita gente que faz som de igreja por exemplo e eles não podem deixar o som muito alto senão o povo reclama. Nesse caso eu recomendaria não deixar o cubo de guitarra longe do guitarrista, porque isso vai fazer ele aumentar mais ainda o volume do cubo para conseguir se ouvir, entende? Não tem muitas regras, mais bom senso mesmo. Retorno de chão geralmente fica posicionado na frente do músico virado para ele. Se for vocalista, o retorno as vezes fica um pouco mais pro lado e virado na diagonal pois alguns mics captam som que vem diretamente de trás. Tudo isso depende de muita coisa. Qual o volume do ambiente permitido, qual o tamanho do palco, se tem side ou se é só o cubo do instrumentista para retorno, e assim vai.
Gostei do seu comentário, más posso te dizer q quando a banda tem seu próprio técnico de som dedicando todo seu trabalho para essa banda, caso resolvido
Anderson Ferreira Olá Anderson. Estou tentando conseguir uma. Assim que eu conseguir eu faço um vídeo. No momento estou tendo dificuldades pra conseguir a mesa.
eu fazia muito isso na igreja, os carinhas achavam que era show, e eu acaba com o instrumentos deles kkkkkkk os cara ficava puto que eles quase nn se ouvia, mas dps ajeitava é claro kkkkkkkkk tretar com musico é maneiro
Eh complicado. Esse esquema que o musico deixa o ganho baixo depois Aumenta e complicado tem q ter paciência .kkk. Acho que os músicos e cantores devem se adequar as situações. Em lugares piquenos e com muita reverberação o cara que aquela voz alta e aquela guitarra estralando tudo. Acho complicado se cada um se adequar aos equipamentos e ao local de ensaio gravação show e etc.. Tem um colega meu que quando vai passar a voz fala afastado do mic e bem baixinho ..kkk.. e difícil Mais estamos aii por Amor o que fazemos. Falo como MUSICO BATETISTA e Operador de Áudio e Gravações.
graças a Deus compramos uma mesa de som muito boa , e agora cada musico regula o próprio retorno usando o celular. acabou aquela frase "não estou me ouvindo".
eu só gostei de um operador de som na vida toda. Essa semana fui tocar numa igreja e levei dois teclados o cara não quis ligar os dois, disse que só ia ligar um e que não tem jeito pq eu não ia dar conta (isso é uma ofensa) se ele falasse que não tinha jeito por problema eu entenderia. Mas ele não queria ligar e eu consegui arrumar os dois teclados ai ele cortou um. fiquei indignado, tive que tocar diferente do que tinha ensaiado...
cara entenda, se vc tocar para Deus não importa se é com um dou o mais teclados o seu louvor. vai ser para Deus. é assim temos que ter mais humildade muitas vezes. operador de som estar ali pq o pastor precisa de alguém para estar lá, só que o nosso irmão não tem conhecimento o necessário. mais que Deus abençoe a cada um.
+Tiago macena eu tenho sim cara... eu me dedico a entender cada área da música o problema foi a arrogância do cara, ele não queria ligar os dois e não ligou
Eu sou operador de som, mas é aquela questão, que eu posso ouvir de uma maneira, mas o músico pode ouvir de outra forma, eu tento ajudar os músicos, mas o problema é que eles não ajudam 😒
Pergunta: Considerando um auditório com 300 pessoas, os ouvintes dizem que o som está alto, o pessoal do vocal acha que está baixo... quem priorizar ? os 300 que estão ouvindo, ou os 4 do vocal ?
É POR ISSO QUE AGORA EU SEMPRE LEVO O MEU RETORNO PRO PALCO E MINHA MESA DE ÁUDIO PRA NÃO TER MAIS QUE PASSAR ESSA RAIVA NA HORA DO SHOW....O QUE SAIR LÁ PRA FRENTE,VAI SER RESPONSABILIDADE DO OPERADOR...CANSEI DE BATER CABEÇA.
mano isso acaba comigo sempre tem isso na igreja eu tô regulando o som, o cara do violão deixa o som bem baixo na hora que eu tô colocando tudo no volume correto, no meio do culto ele libera o som...depois que eu corto o som do violão ele vem e fica injuriado comigo. certo é quem?
Existe algum curso aqui no Brasil específico para essa área de Engenharia de Som? É preciso ser formado em música? Vc é formado em algum curso? Em qual instituto de ensino? rs
Cara, existem cursos sim (dependendo em que parte do Brasil você mora). Não é preciso ser formado em música não. Eu sou formado no curso de Tecnologia de Produção Musical com especialização em Audio pela Valencia College na Flórida, Estados Unidos. Abraço
Sou técnico de som a 20 anos até no exterior já trabalhei durante 2 anos e o grande problema dos músicos e o tal do ESTRELISMO e posso falar isso com propriedade porque já estudei sobre isso depois de me tratar de uma profunda depressão que tive de vido a essa profissão teve uma época que a bando passou a tocar na televisão nossa ei mesmo que o ESTRELISMO CRESCEU pra vc s terem ideia eu passei a andar armado
vc tem razão meu amigo, mas isso já vem da índole de cada um , costumo dizer que ser 'mala' vem de berço kkkkk,,, sou guitarrista e trabalho com um técnico que conheço a 30 anos e nunca tivemos problemas ,, o respeito é a chave fundamental, todos trabalham e todos crescem profissionalmente . Abraço.
kkkkkkkk no meu caso todos na minha igreja (eu me refiro a banda) usam fones de ouvidos como retorno..... Graças a Deus!!! mais o baterista e surdo msm mano tem condições não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sou dono de empresa de som e iluminação e operador de audio! Qnd faço um evento eu chego pra montar, alinhar PA, alinha Palco, Alinhar iluminação para o show e tudo mais, ai chega a banda pra passar som faltando meia hora pra começar o evento! Ai eu te pergunto, isso pode??? kkkk claro q ñ, ñ faço milagre!!!! Bom só foi um desabafo!!!!
Sou músico e minha solução para a maior parte dos eventos que faço: barzinho, casamento, festas pequenas, etc. Comprei meu PA e eu meu opero! Sei que existe muito operador bom! Mas cansei de pagar mico e ver armengues...
Sou,musico é coloco som aqui nas igrejas aqui em Recife,vou te contar tem uns musicos tão sebosos nas igrejas aqui que agente perde a paciência com eles,nunca tive problema com som em festas,mas nas igrejas,tem umas almas sebosas, sou da assembleia de Deus Recife,mas tenho raiva dos musicos da minha igreja são a maioria mau educado na Musica.um abraço
Eu aqui na igreja faço os dois. E sempre falo: Equalização NÃO é gosto e SIM equilíbrio. Quando estou no som ali eu mando e acabou! Som ambiente, correto e tal. E na hora que estou tocando eu sigo o exemplo. Deixo o som correto e já era! Músico são forgados! Querem só tocar estourando nossos tímpanos. Batera e baixista são os piores. Querem aparecer mais que os demais.
9 років тому+2
Já passei por varias Igrejas e cada uma delas tem um músico chato.
Quero deixar um resumo da minha opinião. Problema do Operador = falta: Conhecimento técnico; Paciência; Sabedoria no lidar com as situações. Isso gera brutalidade no tratar com as pessoas e com os desafios técnicos e acaba sendo nada produtivo comparado ao que poderia ser. Já no caso dos músicos sobra egoismo e falta técnica de grupo. Isso gera falta de visão e de paciência quanto as limitações técnicas e dificulta a geração de um som gostoso de se ouvir. Atenção as guitarras, violões e teclados que são instrumentos completos de som e consequentemente podem carregar demais o ambiente quando junto de banda. Pense por que existe voz e violão ou voz e piano/teclado e não existe voz e baixo ou voz e bateria e atenção as frequências aos senhores batera e guita. Abraços e Metanóia de Deus a todos.
simples o operador tem "conhecimento" técnico do áudio e seus equipamentos mas só isso, ele não tem estudo ou conhecimento na área musical vocal ou instrumental ele esta atrás de uma "mesa" e não no palco tendo q interagir com outros membros da banda e o publico... para o operador ter uma noção básica de como o musico se sente ele deveria tentar operar seu equipamento em quanto outros colegas dele estão também cada um operando seus próprios equipamentos ao mesmo tempo q ele e ainda tendo q interagir com o publico duvido q ele não iria querer se ouvir...detalhe ao invés de ele mexer em alguns botõezinhos e curtir a "paisagem" ele ia ter q usar todo estudo e ensaio para executar cada musica corretamente com as 2 mãos e seus 10 dedos "sem olhar" #FATO
Renato Martins Olá Renato. Coloco aqui a mesma resposta que coloquei no facebook. Essa sua primeira frase nem sempre é verdade Renato. Dentre os vários trabalhos que exerço, operador de som é um deles. Antes de exercer esse trabalho, me formei em produção musical, aonde não só obtive o "conhecimento" técnico do audio e seus equipamentos, mas também tive que fazer cadeiras de acústica, psicoacustica, canto, piano, baixo, violão, teoria musical e várias outras coisas. Talvez você tenha tido uma experiência ruim com operadores de som, mas te garanto que tem suas exceções. Conheço inúmeros operadores de som que também são músicos e estão acostumados a ver o outro lado da moeda.
Renato Martins Cara, eu até concordo que exista muitos operadores que fiquem "curtindo a paisagem" e que não entendam muito de música. Mas esses caras estão destinados a serem medíocres pro resto da vida... Um bom operador de som tem sim que entender de música e ter um bom lado artístico! É ele que vai te ajudar a construir o clima da música ressaltando algumas coisas na mixagem ou disfarçando seus erros. Isso é tão importante em um show, que bandas grandes sempre levam o seu operador de áudio... O U2, por exemplo, tem o mesmo "Engenheiro de mixagem" desde os anos 70! /watch?v=4oh1BMxrRj4
Cara, falou tudo, sou operador de som em igreja, ja tive muito esse problema, depois de muito conversar, chegamos a conclusão que fones de ouvido foi o melhor retorno para os nossos músicos... Ainda falta isolar a bateria, mas estamos caminhando devagar.... Parabéns, continue com esse ótimo trabalho.
Aqui não tem essa de fone não!
O som é ambiente!
Músico tem que lidar com esse tipo de som.
Nas igreja creio ser o lugar que mais tem destes problemas.
E tem operador que bota fone nos caras e tira o som da igreja.
Aí tmb é errado pq a igreja tem que ouvir
Boa tarde a "soundcara" e aos que assistem esse canal.
Sou pernambucano e formado em eletrotécnica. Mais minha paixão maior é som. Antes de continuar quero parabenizar sua capacidade intelectual, paciência e jeito descontraído Cearense de ser.
A minha pergunta é :
Como calcular a potência sonora se um evento com a quantidade de público? ....
Essa potência é em relação às caixa ou ampli.
obs.: meu ramo é eventos evangélicos. (sou cristão -baterista -sonoplasta-curioso)
Más é isso mesmo Cara,a missão é a mesma de todos um som com qualidade,união e compreensão de todas as partes.As explicações são muito boas,parabéns!Abraços.
Já tive estresses com "operadores de som", uns infelizes que inventam de mexer sem saber. Mas com aqueles caras que realmente sabem o que tão fazendo, graças a Deus, nunca tive problemas.
Boa essas explicações,importantíssimas essas conversas pois quanto mais as duas partes se respeitarem e se entenderem,mais o som vai ficar legal pra todos,gostei muito,meus parabéns pelo vídeo.
Perfeito cara.Me vejo muito bem neste cenário.Amigo comenta um pouco sobre o assunto:A banda vai passar o som e todo mundo alisa os instrumentos e gargareja nas vozes.Na hora do show é outra dinâmica.A banda senta o sarrafo.Vamos pedir para durante a passagem de som tocar e cantar de verdade como vai ser o show.Outra, passagem de som não é ensaio.Valeu mano!
Voce e muito bom esta me ajudando muito ainda mais eu que sou um adolescente que nao trabalha e nao tem dinheiro apara fazer um curso mais ja sei o basico por pessoas me ajudarem muito obrigado mesmo
muito bom adorei vai ajudar muito
Muito bom! DEUS abençoe!
Pura verdade.
O diálogo, o compartilhamento de idéia é de fundamental importância.
O tec. de som é parte da banda e a banda parte do operador.
Apenas acrescento q cada músico espere resolver o problema de seu colega para só depois vc expor o seu.
Um por vez. E boms shows.
Bom nesse caso cada instrumento, ..
Tem que esta na sua devida frequência
E um bom músico sabe exatamente o que faz
E um bom "operador de som " e que sabe ouvir músicas , sabe como funciona uma distribuição de frequência
E claro faz um bom Mix
Um som de P.A bem posicionado e bem distribuído vale apena curtir em uma arena show
Muito bom.
Falou o que muitos precisam escutar!!!
Na minha igreja sou músico e operador de som,não há ninguém q exerce a função de operador lá,por isso tenho aprendido a fazer as duas funções e tem dado certo ,tenho mantido a melhor equalizacao pra cada voz e instrumentos ,testados nos ensaios
Os músicos só levam em consideração aquilo que eles querem, já o técnico tem que levar milhares de considerações em conta, como: ambiente acústico, instrumentos, vozes, mesa, p.a., monitores, amplificadores, microfones, eficiência da energia elétrica, cabos, ética e profissionalismo dos músicos e passagem de som a tempo. Faço trabalho em diversas igrejas como projetista, técnico eletrônico, operador e instalador de som. Estudei e continuo estudando muito para chegar ao nível de eficiência ainda melhor. Internet está aí para isso mesmo. Informação não falta. O que falta é vontade de aprender, pois criticar e reclamar é mais fácil. Existem muitas diferenças na estrutura de cada uma delas de acordo com a disponibilidade financeira de cada uma. Quanto maior e mais estruturada, melhor o nível dos músicos também. Não tem muita coisa a fazer. É só ligar e pronto. Já nas igrejas com menor poder aquisitivo, tudo fica mais complicado e o ponto fraco principal é a falta de disciplina. Mas note. Não é uma regra.
é isso mesmo, eu tambem sou musico e tecnico de som e vejo uma coisa que acontece muito é o musico querer aparecer mais que a musica, aí fica aquele mix suja, a galera precisa estudar pratica de conjunto pra fazer um som mais limpo e ai todo mundo vai se ouvir e vamos chegar em um objetivo comum, a MUSICA
olá boa tarde a todo, eu sou operador de som é ao mesmo tempo baixista. vou explicar melhor, estive afastado por 3 anos na minha igreja nesse tempo ensinei um amigo a tocar o baixo. então ele é eu compartilhamos o baixo, como eu faço na minha igreja, ele toca eu equalizo o som é depois toco as últimas músicas. estou montando um som de forma q todos os instrumentos passa pela mesa assim consigo equalizar todo o som. o baixo vai para mesa e sai por uma saída aux para o cubo. a guitarra segue o mesmo princípio dessa forma nenhum sobre sai o outro. e pelo o fato de ser operado e músico entendo os duas partes. 😁 a paz a todo é que Deus continue nos abençoando hoje e sempre.
Pior que as vezes dá muita treta mesmo. Eu opero som e tambem sou músico, baixista ainda por cima. as vezes a gente pega umas predreira bem difícil. A vantagem de quem toca e sabe operar tambem tem noção do que acontece ou pode acontecer dependendo do ambiente. Valeu mesmo pelos seus vídeos. O canal tá de parabéns. Show de bola mano.
total apoio no que voce falou, fiz muitos sons aqui pra cantores de alto nivel e sempre na hora que to microfonando e cabeando junto com os musicos os instrumentos eu converso com eles e sempre quandonao da pra fazer o que eles querem eu explico da forma que posso .. (y)
Uma grande maioria de músicos tem grandes perdas auditivas entre 56 a 70db e nem sabem. Sentiram a gravidade da discussão, juntamos isso a quase zero o conhecimento mais profundo do áudio e suas complexidades. Em uma época em que as gravadoras estavam no auge, um CD levava meses para ficar pronto, com seus estúdios impecáveis com tudo de melhor que havia no mercado internacional, contratavam músicos profissionais, as vezes para compor todas as faixas daquele trabalho dada a ineficiência dos músicos autodidatas. Um dos grandes desafios na Polygram, por exemplo, eram os ilustres Tom Jobim e João Gilberto. Cujo trabalho é indiscutivelmente reconhecido mundialmente. Mas profissional é outro nível. O que piora mais essa condição são o vastos materiais de aprendizado no youtube e feiras de áudio, das quais vou a todas há mais de 20 anos, antes disso, na década de 90, revistas Som-Três, Musica e Tecnologia e Backstage, ou seja, quanto mais se aprende e tenta um diálogo com desinformados, é perda de tempo para quem não sabe ouvir, literalmente. Mas como diz o meu amigo Kadú Melo, o céu é o limite.
Massa! É como você falou mesmo: os dois lados tem que se ajudar. O problema é que sempre tem aqueles que (às vezes até inconscientemente) não pensam no bem coletivo, só vêem o seu lado...
David Pessoa Com certeza. O músico as vezes não pensa nem nos outros músicos da banda. rs Aí complica
cara ganhou um like concordo quase que plenamente com você embora tem muito musico que faz por onde ensaia na hora de passar som você tentando passar e cheio de ruídos de músicos que não deixa os outros passar musico star então existe muitos pós e contras acho que quando todos agem profissionalmente a coisa rola. agora já se vê por ai muitos tecnicos que estão desde as 7 da manha montando um evento chega a banda o cara não da nem boa tarde e vem querendo mandar, logo a paciência acaba de muitos. e existe os tais confrontos e no mais o som pode estar bom do jeito que for irão lembrar de agradecer até o catador de latinha não desmerecendo a função desse mas só vão lembrar do som se estiver muito ruim. por outro lado tem sim muitos que faz de má vontade sim como viajo com algumas bandas sempre vejo pessoas que leva 2 horas para mapear um palco de 20 canais ainda fica reclamando mas meu ponto de vista se o artista tem e sabe que vai ter problemas com o áudio o que representa praticamente 80% do show por que não levar o operador dele 50% do problema vai estar resolvido existe muitos artistas que tem roodie tem motorista da van colocador de cortina e não tem um operador de áudio por que sabe que sempre vai ter um da locadora ou do lugar do evento que vai fazer de graça então acho que todos devem rever os conceitos.
Bom dia, Sbre este assunto eu sempre usei esta sequencia de trabalho. Se o musico recebe um otimo som, ele vai tocar melhor, o musico tacando melhor vai entregar melhor para a mesa, entregando melhor para a mesa o som na frente vai ser otimo. eu sempre faco primeiro os musicos e de pois a frentes. sempre conversando e mostrando os pontos.
Amigo, faz um vídeo explicando os gestos que os músicos e cantores usam para de comunicar com o operador de som. Valeu
Uma dica que dou é se vc for operador e músico é deixar já marcado a equalizacao para cada instrumento e cada cantor usar sempre o mesmo microfone q já está equalizado pra ele e manter isso e tbm manter os instrumentos sempre nos mesmos canais
Perfeita tua colocação. Ambos tem que cooperar.
Tudo se resolve conversando! agora na minha opinião Técnico de som ou operador de áudio são muito mau remunerados, normalmente esse profissional é também é carregador,montador, motorista... acaba sendo o tal severino.
Hoje não trabalho mais na área mas já passei por muitas situações inusitadas.
Meu irmao!! vc é o cara!!! kkk, exelentes palavras.. N10.
Vi muitos comentarios sobre ser musico e ser operador de som e a maioria esquece que o produto final é entregue ao publico , ter bom senso na hora de fazer uma mixagem é fundamental , mais tem musico que pensa que ele toca sozinho na banda , o instrumento dele está sempre mais baixo que os outros ai já viu né , trabalho no ramo a 35 anos , não sou musico mais tenho estudio e sei distinguir o que faz sucesso ou não e isso ninguem me tira pois tambem sou operador de som formado com DRT e locutor e toda minha vida sempre fui o primeiro em audiençia nas radios que trabalhei , se tem musicos dedicados bons instrumentos e bom senso , com engenheiros que sabem o que estão fazendo e com bom gosto pra entregar um som para o publico ai dá tudo certo, mais infelizmente sempre tem essa rixa, vamos parar com isso.
Ola carinha vc é muito bom e por isso faz um vídeo da Behimger 1222 usb
disse tudo meu irmão! Deus te abençõe
Amigo um grande abraço é isso mesmo um pelo outro , as vezes quando já se conheci basta um olhar ou um gesto e tudo bem .problema resolvido........abraços.
Gostamos do teu canal!
Ganhou uma banda como inscrito!
+Digital 13 Valeu galera. Fico feliz =D
Assistam nosso clipe, Arrisque mais, viva mais!
Participação da Luana Camarah
ola! gostaria de saber se tem como vc fazer uma vídeo aula de como equalizar um piano eletrônico, e como fletar 2 retornos de chão?( uso um equalizador fbQ da behringer de 31 bandas)!!!
Muito boa argumentação. Mas uma dúvida q sempre tive foi em relação a passagem de som quanto aos instrumentos q possuem volumes próprios, deve-se regular o ganho com seus respectivos volumes no máximo? Cm é isso?? Fala ai, cara.
Boas palavras. É uma situação real, uma indisposição, uma antipatia entre músicos e técnicos ou operadores de som porque um não entende bem a função do outro na hora do show. Ambos deixam de fazer a lição de casa. O músico deve conhecer a casa e o técnico onde vai se apresentar. Uma boa conversa dias antes da apresentação minimiza os paus. O técnico deve se interar do estilo musical ou mesmo ouvir as músicas (no caso quando forem próprias) da banda pra poder entender melhor a performance do musico. Ambos confiam muito na sorte e no dia acabam se indispondo uns com os outros. Todos devemos levar essas atividades bem mais á sério. Estudar, estudar, estudar e praticar só depois. Ler manuais, testar equipamentos antes do uso, aprender algum instrumento... essas coisas ajudam muito. Valeu pela idéia de abrir a discussão e aceitar os coments do pessoal. Abraço.
+jaitoau Com certeza cara. A intenção foi essa.
Valeu.
Abração
Valeu muito bom gostei
Cara assim como vc eu também exerço as duas funções e sei bem o que vc está dizendo , porem o que eu já passei de raiva com operadores de som sacanas que estão se lixando pros músicos . Por isso sempre que eu vou operar eu procuro atender as necessidades dos músicos o melhor possível , assim sendo vai um toque procurem sempre que possível contratar um operador de som que seja musico também pois assim as probabilidades das coisas darem certo sera maior ,
+Marcelo de Castro Excelente dica Marcelo. Concordo plenamente. Acho fundamental o operador ser músico. Na verdade acho muito importante até o músico também ter tido experiência com som. Ajuda muito. As vezes como técnico de uma banda, vale a pena até dar alguns treinamentos sobre som para os músicos.
+Sound Cara Cara Muito Bom esse Vídeo (assunto abordado) vc foi muito amplo em todos os aspectos.. concordo com vcs dois, tanto que, estou aprendendo a operar o som tbm (inclusive com os canal 'Sound Cara'! muito Top, Obrigado mesmo!!!
"tanto"... é q tbm sou músico e vejo necessário conhecer os dois lado!
Sound Cara. verdade verdadeira.
não, discordo. operador não precisa ser músico, mas na faculdade aprendemos partituras, aprendemos instrumentos etc. é ótimo sim, mas operador é operador sempre vai querer o som redondo, e músicos sempre vão querer som alto. o bom é quando está tudo em linha na mesa, igual eu vi em uma igreja. o operador de som era diácono , não tenho certeza , mas acho que tbm era lider do louvor. os caras lá embaixo pedia som e ele não dava poia ja estava o som muito bom para o ambiente.
tem operador que é bem complicado mesmo
olá Rafael já tem alguma resposta sobre o assunto da equalização das vozes do coral e como equalizar uma. de cada vez que são voz barítono, tenor, primeiro soprano e etc aguardado retorno vlw abraço
+carlos antonio souza de oliveira souza Carlos, estou tentando providenciar um vídeo sobre equalização de vozes. Estou só tentando agendar com um bom vocalista para gravar ele cantando e usar como exemplo, ok?
Sound Cara vlw mesmo muito obrigado pela sua dedicação Rafael um abraço
Parabéns excelente iniciativa
Verdade, quanto melhor o relacionamento, melhor resultado.
Mas isso é uma tarefa árdua,kk.
+Dhione Silva Com certeza rs
cara não tem como você colocar um vídeo como montar um som de igreja e os elemento que precisar o se não deixar uma resposta dos elemento
Poderia me ajudar?.... olha estou querendo montar um sim pra palco... fazer um som.. legal.. assuma da média. ..Poderia me orientar com equipamentos. .e etc... deste já agradeço... Abraço e fica com Deus...
Eu respeito a opniao daqueles 6 ate o momento que nao gostaram do video,mas fico me perguntando porque nao apoiar este video, porque nao dar um like neste vídeo que vem somente tentar trazer harmonia entre aqueles que trabalham com o audio!?Parabens pela iniciativa e vamos sempre ajudar uns aos outros .Qdp algo estiver dando errado, pense, ali do outro lado tem alguem trabalhando igual a mim!
Amigo, Tem como fazer um video como configurar um microfone para o músico se comunicar comigo na mesa. Pq quando corto do LR corta tbm no fone da mesa mais nos fones da banda fica normal.
Boa...👏👏👏
Já percebi isso, uma vez o técnico de som deixou o som bom saindo no palco mais no PA tava uma merd#
Som la igreja se ouvi mais guitarra e baixo violao some e voz como é frequência cada instrumento?
valeu mano gosto do jeito como VC passa a mensagem pois eu trabalho com o som da igreja a onde eu congregou pois eu estou tendo um pouco de dificuldade com o coral VC poderia me ajuda pós requer conhecimento de equalizar as vozes que tem barítono, tenor,contralto e etc fico aguardando resposta vlw um abraço
+carlos antonio souza de oliveira souza Olá Carlos. Ajudo sim cara. Com prazer. Me diz qual a dificuldade que você está tendo e, se eu souber e estiver ao meu alcance, eu te ajudo.
Abração
+Sound Cara lá na igreja temos um coral pós gastaria de saber equalizar cada voz que são barítono, primeiro soprano, tenor e etc vlw mano por ler a minha mensagem
Falou tudo brother!!
Verdade mesmo
fala mano. queria colocar duas caixas atrás da banda como pa e já ajudando no retorno o que vc acha
Sou operador de som de igreja,tenho muita dificuldade em relação do músico,além de a igreja que eu participo,não ter uma estruturar adequada pra som tipo tem muito eco,ai eu tenho que maneirar no som do retorno,eu até já falei já expliquei mais o músico da minha igreja não tá bem aí
Pleno 2018 se depender do musico ou do operador de som irem pro céu pelo entendimento, o inferno ta comemorando vitória! Rsrsrs
muito bom
É bem assim mesmo!
Foda quando cantor reclama do compressor ligado. Dá vontade de mandar ir pra casinha especial
Verdade,você faz o ganho do tecladista,ai ele vai e aumenta no teclado!Putzzz...Tem musico que não conhece nem o próprio instrumento,ja vi músico pedindo para colocar grave no cavaquinho dele,que jeito se cavaquinho não atinge essa região!
eu tento ouvir os músicos, porém fica difícil ouvir eles na hora do louvor. geralmente chegam atrasados no culto e depois querem dizer que não tem retorno, que não está se ouvindo etc. mas vir para igreja cedo passar o som que é bom ninguém vem.
muito raro ver uma igreja com tratamento acústico
pode crer :(
Verdade, alguns Ministérios abrem igrejas em qualquer local, exemplo:garagem, e coloca qualquer tipo de som,é quando aparece uma pessoa interessada a trabalhar no som sofre
Sou técnico de som e na minha opinião o que falta a alguns tecnicos é estudar. Um tecnico de som deve estudar igual um guitarrista ou um baixista. Tem que ter ouvido bom e estudar teoria só assim ele podera distuinguir qual freqüência ta dando microfonia e resolver o problema. Quanto ao musico o problema é que ele geralmente esta preocupado com o instrumento dele e ja o operador ta ouvindo 10 vocais guitarra, contrabaixo ,teclado, violão, guitarra base, bateria, percussao e etc e etc entenderam. Por mesmo vale mesmo a conversa.
M
olá, tenho acompanhado seus videos, tem sidos ótimos. uma duvida: qual o ideal em relação as caixas de retornos e as caixas do baixo e guitarra? ( falo na questa do posicionamento e distancia do instrumentista(no caso o baixo e guitarra) e no caso do vocal)
+Rafael Batista Cara, não tem uma regra pra isso não. Dependendo do ambiente, talvez tenha que usar um pouco mais de bom senso por exemplo rs.
Digo isso por que conheço muita gente que faz som de igreja por exemplo e eles não podem deixar o som muito alto senão o povo reclama. Nesse caso eu recomendaria não deixar o cubo de guitarra longe do guitarrista, porque isso vai fazer ele aumentar mais ainda o volume do cubo para conseguir se ouvir, entende? Não tem muitas regras, mais bom senso mesmo.
Retorno de chão geralmente fica posicionado na frente do músico virado para ele. Se for vocalista, o retorno as vezes fica um pouco mais pro lado e virado na diagonal pois alguns mics captam som que vem diretamente de trás.
Tudo isso depende de muita coisa. Qual o volume do ambiente permitido, qual o tamanho do palco, se tem side ou se é só o cubo do instrumentista para retorno, e assim vai.
entendido! vlw camarada.
Gostei do seu comentário, más posso te dizer q quando a banda tem seu próprio técnico de som dedicando todo seu trabalho para essa banda, caso resolvido
Pior coisa a galera do Back fica com medo de interagir com eles mesmo é de ir mais pra frente se ouvir no retorno
Massa em , fala um pouco da sound craft
Anderson Ferreira Olá Anderson. Estou tentando conseguir uma. Assim que eu conseguir eu faço um vídeo. No momento estou tendo dificuldades pra conseguir a mesa.
valeu mano vc e muito fera nao perco um vídeo seu
Eu uso volume do teclado meio a meio. O tecladista já sabe kkkkk
Tretar com músicos que deixam o ganho baixo e depois aumenta após a mixagem, é comigo mesmo !
Mauricio Sarmento Sousa kkkkkkkkkkkkkk isso me soou bem familiar
Mauricio Sarmento Sousa kkkkkkkk podes crer
os músicos pensam que vão ganhar na raça
Vou te colocar no grupo do louvor da minha igreja kkkkk
eu fazia muito isso na igreja, os carinhas achavam que era show, e eu acaba com o instrumentos deles kkkkkkk os cara ficava puto que eles quase nn se ouvia, mas dps ajeitava é claro kkkkkkkkk tretar com musico é maneiro
Certo!!
Eh complicado.
Esse esquema que o musico deixa o ganho baixo depois Aumenta e complicado tem q ter paciência .kkk.
Acho que os músicos e cantores devem se adequar as situações.
Em lugares piquenos e com muita reverberação o cara que aquela voz alta e aquela guitarra estralando tudo.
Acho complicado se cada um se adequar aos equipamentos e ao local de ensaio gravação show e etc..
Tem um colega meu que quando vai passar a voz fala afastado do mic e bem baixinho
..kkk.. e difícil
Mais estamos aii por Amor o que fazemos.
Falo como MUSICO BATETISTA e Operador de Áudio e Gravações.
graças a Deus compramos uma mesa de som muito boa , e agora cada musico regula o próprio retorno usando o celular. acabou aquela frase "não estou me ouvindo".
Por isso eu sou operador de som e músico do meu ministério :)
Nossa depois dessa ai vou tentar ter mais paciencia porque trabalhar com quem nao sabe de nada, mais sabe cantar muito e bem dificil kkkk
eu só gostei de um operador de som na vida toda. Essa semana fui tocar numa igreja e levei dois teclados o cara não quis ligar os dois, disse que só ia ligar um e que não tem jeito pq eu não ia dar conta (isso é uma ofensa) se ele falasse que não tinha jeito por problema eu entenderia. Mas ele não queria ligar e eu consegui arrumar os dois teclados ai ele cortou um. fiquei indignado, tive que tocar diferente do que tinha ensaiado...
Se fosse eu ia embora na hora!
cara entenda, se vc tocar para Deus não importa se é com um dou o mais teclados o seu louvor. vai ser para Deus. é assim temos que ter mais humildade muitas vezes. operador de som estar ali pq o pastor precisa de alguém para estar lá, só que o nosso irmão não tem conhecimento o necessário. mais que Deus abençoe a cada um.
+Tiago macena eu tenho sim cara... eu me dedico a entender cada área da música o problema foi a arrogância do cara, ele não queria ligar os dois e não ligou
Eu sou operador de som, mas é aquela questão, que eu posso ouvir de uma maneira, mas o músico pode ouvir de outra forma, eu tento ajudar os músicos, mas o problema é que eles não ajudam 😒
Acontece muito cara
O famoso causador de entriga e o tal do retorno compartilhado kkkkkkk o retorno dos cara estourando e eles pedindo pra aumentar kkk
Pergunta:
Considerando um auditório com 300 pessoas, os ouvintes dizem que o som está alto, o pessoal do vocal acha que está baixo... quem priorizar ? os 300 que estão ouvindo, ou os 4 do vocal ?
Israel Oliveira. Sou projeto de Sonoplasta, Kkkk eu priorizo o meu ouvido.
É POR ISSO QUE AGORA EU SEMPRE LEVO O MEU RETORNO PRO PALCO E MINHA MESA DE ÁUDIO PRA NÃO TER MAIS QUE PASSAR ESSA RAIVA NA HORA DO SHOW....O QUE SAIR LÁ PRA FRENTE,VAI SER RESPONSABILIDADE DO OPERADOR...CANSEI DE BATER CABEÇA.
mano isso acaba comigo sempre tem isso na igreja eu tô regulando o som, o cara do violão deixa o som bem baixo na hora que eu tô colocando tudo no volume correto, no meio do culto ele libera o som...depois que eu corto o som do violão ele vem e fica injuriado comigo. certo é quem?
Maneiro
Existe algum curso aqui no Brasil específico para essa área de Engenharia de Som? É preciso ser formado em música? Vc é formado em algum curso? Em qual instituto de ensino? rs
Cara, existem cursos sim (dependendo em que parte do Brasil você mora). Não é preciso ser formado em música não. Eu sou formado no curso de Tecnologia de Produção Musical com especialização em Audio pela Valencia College na Flórida, Estados Unidos.
Abraço
+Sound Cara senti um cheiro de carteirada. 😂 Ótimo vídeo, parabéns!
kkkkkkkkkkkkk só fiz responder à pergunta.
Mano quero comprar um som bom pra igreja mim dê uma ajuda
O problema e que tem muitos musicos achando que barulho é qualidade kkkkk
Sou técnico de som a 20 anos até no exterior já trabalhei durante 2 anos e o grande problema dos músicos e o tal do ESTRELISMO e posso falar isso com propriedade porque já estudei sobre isso depois de me tratar de uma profunda depressão que tive de vido a essa profissão teve uma época que a bando passou a tocar na televisão nossa ei mesmo que o ESTRELISMO CRESCEU pra vc s terem ideia eu passei a andar armado
vc tem razão meu amigo, mas isso já vem da índole de cada um , costumo dizer que ser 'mala' vem de berço kkkkk,,, sou guitarrista e trabalho com um técnico que conheço a 30 anos e nunca tivemos problemas ,, o respeito é a chave fundamental, todos trabalham e todos crescem profissionalmente . Abraço.
Perfeito comentário!
Os que vem com estrelismo pra cima de mim eu já apago logo kkkk
1,2,1,2 O SOM TA ABAFADO......KKKKK
Eu toco na igreja e o sonoplasta ele máscara comigo os outros instrumentos fica bom e só o meu fica zuado
🤣🤣🤣
kkkkkkkk no meu caso todos na minha igreja (eu me refiro a banda) usam fones de ouvidos como retorno..... Graças a Deus!!! mais o baterista e surdo msm mano tem condições não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é sempre assim
Sou dono de empresa de som e iluminação e operador de audio! Qnd faço um evento eu chego pra montar, alinhar PA, alinha Palco, Alinhar iluminação para o show e tudo mais, ai chega a banda pra passar som faltando meia hora pra começar o evento! Ai eu te pergunto, isso pode??? kkkk claro q ñ, ñ faço milagre!!!! Bom só foi um desabafo!!!!
+Cassiano Santos kkkkkkkkkkkkkkkkkk entendo bem essa frustração.
+Sound Cara parabéns pelo canal!!!
+Cassiano Santos Valeu Cara! Abraço
Sou músico e minha solução para a maior parte dos eventos que faço: barzinho, casamento, festas pequenas, etc. Comprei meu PA e eu meu opero! Sei que existe muito operador bom! Mas cansei de pagar mico e ver armengues...
Concordo com Marcus Vinícius! Todo operador tem que ser músico e ter um curso básico em eletrônica!
Sou,musico é coloco som aqui nas igrejas aqui em Recife,vou te contar tem uns musicos tão sebosos nas igrejas aqui que agente perde a paciência com eles,nunca tive problema com som em festas,mas nas igrejas,tem umas almas sebosas, sou da assembleia de Deus Recife,mas tenho raiva dos musicos da minha igreja são a maioria mau educado na Musica.um abraço
Eu aqui na igreja faço os dois.
E sempre falo:
Equalização NÃO é gosto e SIM equilíbrio.
Quando estou no som ali eu mando e acabou!
Som ambiente, correto e tal.
E na hora que estou tocando eu sigo o exemplo.
Deixo o som correto e já era!
Músico são forgados!
Querem só tocar estourando nossos tímpanos.
Batera e baixista são os piores.
Querem aparecer mais que os demais.
Já passei por varias Igrejas e cada uma delas tem um músico chato.
*banda começou a tocar na televisão aí nossa
Os operadores da minha igreja sempre atrapalham... E pra piorar são super puxa saco do padre (que não é boa gente)
Sou músico e operador ! Agora que tem músico chato, e operador surdo tem kkkkk
Quero deixar um resumo da minha opinião. Problema do Operador = falta: Conhecimento técnico; Paciência; Sabedoria no lidar com as situações. Isso gera brutalidade no tratar com as pessoas e com os desafios técnicos e acaba sendo nada produtivo comparado ao que poderia ser. Já no caso dos músicos sobra egoismo e falta técnica de grupo. Isso gera falta de visão e de paciência quanto as limitações técnicas e dificulta a geração de um som gostoso de se ouvir. Atenção as guitarras, violões e teclados que são instrumentos completos de som e consequentemente podem carregar demais o ambiente quando junto de banda. Pense por que existe voz e violão ou voz e piano/teclado e não existe voz e baixo ou voz e bateria e atenção as frequências aos senhores batera e guita. Abraços e Metanóia de Deus a todos.
simples o operador tem "conhecimento" técnico do áudio e seus equipamentos mas só isso, ele não tem estudo ou conhecimento na área musical vocal ou instrumental ele esta atrás de uma "mesa" e não no palco tendo q interagir com outros membros da banda e o publico... para o operador ter uma noção básica de como o musico se sente ele deveria tentar operar seu equipamento em quanto outros colegas dele estão também cada um operando seus próprios equipamentos ao mesmo tempo q ele e ainda tendo q interagir com o publico duvido q ele não iria querer se ouvir...detalhe ao invés de ele mexer em alguns botõezinhos e curtir a "paisagem" ele ia ter q usar todo estudo e ensaio para executar cada musica corretamente com as 2 mãos e seus 10 dedos "sem olhar" #FATO
Renato Martins Olá Renato. Coloco aqui a mesma resposta que coloquei no facebook.
Essa sua primeira frase nem sempre é verdade Renato. Dentre os vários trabalhos que exerço, operador de som é um deles. Antes de exercer esse trabalho, me formei em produção musical, aonde não só obtive o "conhecimento" técnico do audio e seus equipamentos, mas também tive que fazer cadeiras de acústica, psicoacustica, canto, piano, baixo, violão, teoria musical e várias outras coisas. Talvez você tenha tido uma experiência ruim com operadores de som, mas te garanto que tem suas exceções. Conheço inúmeros operadores de som que também são músicos e estão acostumados a ver o outro lado da moeda.
isso ae meu meu amigo ;)
Renato Martins Cara, eu até concordo que exista muitos operadores que fiquem "curtindo a paisagem" e que não entendam muito de música. Mas esses caras estão destinados a serem medíocres pro resto da vida... Um bom operador de som tem sim que entender de música e ter um bom lado artístico! É ele que vai te ajudar a construir o clima da música ressaltando algumas coisas na mixagem ou disfarçando seus erros. Isso é tão importante em um show, que bandas grandes sempre levam o seu operador de áudio... O U2, por exemplo, tem o mesmo "Engenheiro de mixagem" desde os anos 70! /watch?v=4oh1BMxrRj4
É a eterna guerra de classes. Marx Weber aplicado à sonoplastia. kkkkkkkkk
kkkkkk
musico e mala