A minha interpretação inicial sobre o que é "A Cor" é que ela era alguma coisa que emitia altas doses de radiação, por tal motivo ela tinha aqueles efeitos descritos no conto.
Eu adoro esse conto. E esse filme achei fantástico tbm, transmitindo toda a insanidade pras telas. Eu imaginava a Cor com o mesmo espectro daquela que aparece em Aniquilação (a obviedade da inspiração é clara). Mas também gostei dessa cor do filme, é bonita mas ao mesmo tempo fica estranho e agoniante quando vc percebe que tá em todo canto. Fantástico esse vídeo 👌
Na verdade Aniquilação da Netflix foi baseada na trilogia de livros Comando Sul do autor Jeff Vandermeer, os Aniquilação, Autoridade e Aceitação. Mas cabe comentar que o próprio Jeff Vandermeer admitiu que bebeu e bastante, da fonte de H.P. Lovecraft.
Eu interpretei o filme como uma releitura do câncer. Algo externo que afeta o interno, devasta e infecta tudo que chega, muda formas benignas pra formas malignas, que por mais que tentamos resolver de forma violenta tentando destruir as células malignas, muitas vezes já é tarde demais e está tudo tomado. Kkkkkk mas pelo visto viajei
Tem um filme alemão de 2010 chamado "Der Farbe" que adapta muito bem este conto de Lovecraft. Ele atualiza a história porém, mantem-se fiel a narrativa da obra original. Vale a pena conferir. Tinha ele no UA-cam com legendas em inglês. Não sei se tem mais.
Lavínia pediu pra sair da fazenda, a cor em sua sabedoria espacial kkkk levou-a junto em sua partida Depois de midsommar esse é o filme mais bizarro que já assisti kkkk
Acredito que a intenção do filme ao colocar a cor do Alien como Magenta, seja pelo fator da cor parecer muito com o Violeta, que é a cor de frequência mais alta no nosso espectro visivel, então a cor seria além do que nossos olhos podem ver, mesma referência de Galactus da Marvel, que é roxo mas em teoria seria outra cor
A intenção foi revelada ser por que magenta não é uma cor que a gente possa enxergar, não tá no nosso espectro visível, por isso vemos como um rosa forte
O mesmo tem que valer para as obras de outros autores do mesmo período ou anterior, como Edgar Rice Burroughs, Philip Francis Nolan, Robert E. Howard, Alex Raymond, Menotti Del Picchia etc, todos mais e menos abertamente racistas pelos padrões atuais.
Como se fosse possível. Se você ler os contos originais, você percebe que todos os monstros têm feições "negroides"... inclusive o maior biógrafo do Lovecraft disse que se ele não fosse tão racista, não existiria os contos pq ele colocou todo o horror que ele tinha do "desconhecido", dos estrangeiros, nos contos.
@@lucianamaria4287 Na minha humilde opinião: Acho besteira. Devemos filtrar as coisas que não nos agradam e ficar com as que gostamos. Se não gostarmos de nada de um autor, então procuramos um que nos agrade. Fazemos isso com tudo, na vdd, música, filme, livros, mas como ele é um autor polêmico, acaba gerando esse sentimento.
@@jeffersonsmithjr.8197 tem toda razão. Mas me questiono se todos possuem a mesma compreensão do que é agradavél. Se uma pessoa racista ler os contos e filtrar principalmente esses ideais da obra dele, as coisas se complicam certo? Mas no fim, você está certo, pra que não dos afetam certo? E dai se ele concordava com Hitler e apoiava a criação de um partido nazi, mesmo sendo bancado por uma mulher judia? Veja bem, eu tenho livros dele, leio os contos e alguns são os meus favoritos, porém não fecho os olhos para o lixo humano que ele era.
No início da estória no momento que Ward chega Lavina está num culto celta , foi ali que despertou a entidade cósmica, Lavínia o invocou sem querer de alguma forma
Também tem um ester egg no prendedor de cabelo da Lavinia fazendo referencia ao prisma que altera a luz (capa de dark side of the moon do pink floyd) e questão corrente em aulas de física.
"Era apenas uma cor vinda do espaço, um mensageiro pavoroso de regiões amorfas do infinito,de uma natureza desconhecida por nós, de regiões cuja simples existência atordoa o cérebro e nos entorpece com os negros abismos extracósmicos que abre diante de nossos olhos"
Em última análise, cor é luz, ou por outra, sem luz não haveria cor. Por conseguinte, a melhor definição (ou menos imprecisa) para a tal "entidade" seria talvez a de uma forma de radiação eletromagnética altamente reagente (no sentido de reagir) em relação às condições ambientais e formas de vida locais. Não só não se trata de vida como nós conhecemos, mas sequer se pode conjecturar sobre se possui algo análogo ao nosso conceito de autoconsciência ou senciência. É ALGO que foge a todas as definições (de fora do nosso continuum espaço-tempo quadridimensional?). Em comparação com essa "cor" alienígena, até mesmo os Cthulhu, os Mi-Go ou os ythianos podem ser considerados formas de vida "familiares", dentro da nossa compreensão como seres vivos e sapientes.
Definição mais realista? Digamos que um meteoro caiu na terra, e este emite um tipo de radiação visível. Está radiação é capaz de afetar toda forma de vida, pois ela prejudica o Dna das células. Em especial em humanos, os efeitos mais severos são no sistema nervoso, onde a pessoa enlouquece, explicando todas as fantasias retratadas pelo amigo de Nathan. Em certos casos onde a exibição é por tempo prolongado, todos os órgãos começam a ser prejudicados e podem se desintegrar
Eu li o conto, mas não tinha parado pra pensar que poderia ser um experimento dos alienígenas... Gostei da interpretação... Mas acho que acabei perdendo o prazo do lançamento do filme.
o filme teve lançamento bem limitado, e n veio pro brasil. deve ter ja em plataforma de streaming americano. procura na locadora verde q tu acha com legendas em portugues
Esse adendo quanto ao preconceito do autor, é importante fazer para avisar aos novatos que irão procurar os seus textos, mas sempre é bom ressaltar a época que foi escrita, e que boa parte dos mistérios que ele aborda vem do "desconhecido" e para ele, tudo o que ele não conhecia, ou que refutava, ganhava espaço nesses textos, além do pensamento xenofobico/racista ser hegemônico aonde vivia.
Ainda sobre a polêmica do preconceito, é curioso como os que batem constantemente na tecla do racismo/xenofobia de Lovecraft em relação a imigrantes e não-brancos em geral, costumam ignorar completamente as histórias em que ele fala mal dos colonos ingleses e holandeses da Nova Inglaterra (dos quais descendia), como A Gravura na Casa, O Medo à Espreita, O Horror de Dunwich, Além da Barreira do Sono, e dos nobres ingleses em Arthur Jermyn Ou O Macaco Branco. E aí, racista contra a própria etnia (branca)???
@@carlosabraao4583 Não é sobre ignorar, mas sobre o carga histórica que o racismo tem e o sofrimento que ele já casou pra o meu povo, por isso tendem a pegar mais pesado contra pensamentos racistas por já ter um peso histórico grande e logo a atenção contra esse tipo de pensamento será maior. Não é novidade pra ninguém que conhece bem o autor que ele era uma pessoa com pensamentos horríveis, digno de uma pessoa desprezível, importante se atentar a isso na leitura por conta de vários de suas ideologias são passadas para arte sem medo e deixa claro o tipo de humano que ele foi, (mesmo tendo criado obras excelentes).
Assisti hj. Gostei bastante das escolhas do diretor. Vale lembrar que Stephen King se inspirou nessa historia para criar o Pennywise. Pra quem curti horror lovecraftiano indico "O enigma de outro mundo" e "À beira da loucura". Não são adaptações de histórias dele, mas são ótimos.
Sou fã de loverfraft sua interpretação sobre a mãe foi top demais! Assisti com minha esposa que cochilou,ela acordou na primeira cena em que aparece a mãe e o filho ,insisto que ela levou vai deixar esse filme inesquecível pra mim kkkkk
aos olhos do pequeno a imensidão do espaço é incompreensível, aos olhos da imensidão do espaço a vida do pequeno é insignificante, nossas vidas são importantes pois apenas nós podemos dar valor a elas
como uma menina adolescente q mora em uma fazenda conseguiu uma copia REAL do necronomicon que é o verdadeiro mistério do filme.. e alem da minha compreensão ... essa e realmente uma obra lovecraftiana
Interessante como a introdução no filme da personagem Lavínia (inexistente na história original) e sua afinidade com coisas esotéricas e/ou paranormais deu margem para a criação de uma espécie de vínculo ou relação quase pessoal (embora inconsciente) com a "cor" extraterrestre que não existe no conto homônimo com nenhum ser humano. É um diferencial sutil mas significativo.
No universo do Lovecraft a humanidade vinha de uma criatura tipo geléia...rsss... a esse é o estado original que a cor entendeu que tinha que devolver... enfim, parabéns pelo video!
Se é que a entidade "cor" possuía algo equivalente a um entendimento inteligente (ou agia meramente por instinto ou mesmo por reações físico-químicas?).
Um paralelismo interessante é que, na franquia de anime/mangá Neon Genesis Evangelion, a humanidade e todas as demais formas de vida terráquea (até o nível bacteriano) originaram-se de um "limo primordial" chamado de LCL, que nada mais era do que o fluido vital ou o "sangue" da entidade biológica extraterrestre conhecida como Lilith (tendo chegado à Terra há 4 bilhões de anos, numa gigantesca nave esférica ou "Lua Negra", o que causou o impacto cataclísmico que formou a Lua da Terra). Portanto, seríamos todos "crias de Lilith" ou "lilim". E uma esquisita sociedade secreta supranacional tinha como objetivo produzir um novo impacto cataclísmico visando fazer reverter toda a vida na Terra ao estágio de LCL e remodelar o futuro da humanidade no planeta.
Excelente vídeo. Mesmo. A parte do destaque dos protagonistas (uma mulher e um negro) é uma justiça histórica a uma obra literária tão maravilhosa, mas cujo autor era preconceituoso de diversas formas.
@@frederickalves6680 Você quer dizer que negros não tem o hábito de ler? Por que, por conta de anos e até séculos de racismo, os negros (com razão) , se tornarão mal educados como meio de defesa, e se ser mal educado é sinal de "não ler tanto" significa que você pensa que negros não tem esse hábito. Você é racista. Inclusive, se eu achei que você falou merda, eu posso falar "tu falou merda" , o único lugar onde isso é sinal de "ler pouco" é nos seus delírios e falsa intelectualidade.
Conto maravilhoso, acredito estar no Top 5 de Lovecraft, nem dá para acreditar que foi escrito nos anos 20. Excelente para quem começar a ler os contos. Quanto ao filme, eu achei incrível, realmente um adaptação muito boa! Uma observação, essa origem da "Cor", vindo do espaço e ficando no "subterrâneo" além dos poderes de afetar a mente humana + não ter um forma certa, me lembram muito o It a coisa, pois todos sabemos que Stephen King adora as obras de Lovecraft.
cara não pude deixar de pensar na emulsão que aparece nos três primeiros jogos do gears of war, que é uma forma de vida que infecta as outras criando os lambents, achei um certo grau de similaridade.
Caraca Felipe sendo bem sincero eu assistir ao filme sem percebe essas nuances simbológicas que vc deu mas tudo o que vc disse faz todo o sentido agora kkkkkk mesmo que eu também goste do filme e também do conto por não explicar nada ao leitor kkkkkkk (Ganhou mais um escrito e like por interpretar tão bem.)
@@karinecalistro3254 estou em dúvida de qual filme assistir hoje à noite: 'The Thing' (1982), The Blob, The Invasion (2007), Contagion (2011) ou Slither (2006)
@@karinecalistro3254 sim, com certeza! e para quem quer sugestão de filmes novos: Alien Outbreak (2020), Alpha Test (2020), Upgrade (2018) e Dark Encounter (2018)
Acabei de assistir o filme, realmente tem alguns defeitos, mas é bem legal. Vou ler o conto em seguida. Mas valeu mesmo pela sua análise, vc esclarece muito! =P
Na verdade esta é a segunda adaptação do conto, a primeira foi: "morte para um monstro" de 1965 que apesar de não ser fiel ao conto eu achei muito boa pra época
Esse negocio de adaptar as histórias de acordo com a modernidade é o que ferra as coisas, certas histórias devem ser mostradad como elas são. Ainda mais se tiver base na verdade da época. É como ver um filme de guerra e nao mostrar crianças mort@s pq é pesado, as pessoas acabam ficando com a ideia de que aquilo nao acontece, pois o filme nao retrata por ser "muito pesado" quando de fato so é a realidade nua e crua das coisas, que os fracos querem finjir que nao acontece.
Sou muito fã do H.P lovecraft, esse filme só mostra quanto as obras dele dariam ótimos filmes, aguardo muito filme sobre Nas Montanhas da Loucura ou o Caso de Dexter Ward, certa vez li que no final de sua vida, ele deixou de ser racista e xenofobico
Essa sua relação faz sentido porque o enigma do outro mundo foi feito em cima do livro "who goes there" do Campbell, esse autor se inspirou demais no Lovecraft. Inclusive esses dois contos tem diferença de 2 anos entre duas publicações. Mas a do Lovecraft foi escrita bem antes. Achei melhor corrigir meu comentário anterior para não gerar confusão. ;)
Tem um conto de Stephen king que aparentemente bebe muito da fonte deste conto sobre uma forma de vida alien... Nela uma criatura em forma de carro começa a se alimentar dos humanos em uma rodovia
Eu vi algumas pessoas reclamarem do ator que interpreta o topógrafo dizendo que ele deveria ser branco alegando que descaracterizaram o personagem. O que vocês acham?
A reclamação nem faz sentido, mesmo n tendo quase nada haver com o conto original, o filme é MT bom e inclusive a descrição da insanidade do lovecraft é perfeitamente interpretada pelos personagens, com destaque no Nicholas cage q tá MT foda.
@@yzumiguimaraes4189 No caso do filme, a temática nao é afetada em nada pela etnia do personagem, por isso a reclamação nao faz sentido. Mas como já fizeram isso em outros filmes, onde o personagem precisa ser o mais fiel possivel, se tornou um certo "trauma" no pessoal kkk
Felipe quando lançar o filme ilha da fantasia você poderia fazer sobre o filme É talvez se você quiser claro você poderia contar a história de auguns personagens da Arthie Horror
Quando li o conto, não consegui imaginar como estava a situação dos animais, só pensei que eles ficaram em estado doente com algumas mutações e ficaram acinzentados.
Acho que a cor é Violeta mesmo, chegou em estado sólido (o meteoro) sólido e depois evaporou, sendo absorvida pelos seres da fazenda. Ouçam o áudio do conto pela narração de Marcelo Fava no canal Conto um Conto, é espetacular!
Ele passava do nível do racismo da época, ele era quase nazista mesmo, mas adoro o fato de colocar negros como o personagem dele, uma afronta aos preconceituosos.
@@VirarumaNovaPagina Não. O desvalor do homem é algo eticamente reprovável em qualquer tempo. Anacronismo tem muito mais a ver com expectivas de preceitos subjetivos atuais em outro contexto histórico/temporal. Riqueza, tecnologia, beleza... Tudo isso é passível de análises anacrônicas, mas o homem, sua vida e sua liberdade, jamais!
@@VirarumaNovaPagina se você a diferença de criar uma pseudociência racista, para justificar o preconceito da época, para uma ciência que responde de forma imparcial, não serei a defender, nem o autor, nem a época, nem as pessoas daquela geração.
Caralho, assisti agora e o filme começou muito besta mas depois deu uma reviravolta, nossa eu sabia que tinha um segundo sentido, é interessantíssimo como o livro é uma coisa e o filme já é outra, os problemas internos que ele camufla e mostra como se fosse “a cor” é demais.
@@FelippeBarbosa o filme se fosse abordado por uma Raça parasita que precisa de hospedeiros saudáveis para sobreviver então faria mais sentido. Os filmes de antigamente tinha essa pegada como no filme: *Seres Rastejantes onde os bichos tem que ir há procura de seres vivos para viverem e se procriarem formando o ciclo. Estou querendo dizer que se o filme for 100% ficção não será bem aceito pelo público ou críticos por tbm sermos pessoas céticas que sempre exige provas justificáveis para entender e compreender algo. Um filme com 50% ficção e 50% Realidade um sendo ligado ao outro faria um filme mais pé no chão e sem pontas soltas.
A minha interpretação inicial sobre o que é "A Cor" é que ela era alguma coisa que emitia altas doses de radiação, por tal motivo ela tinha aqueles efeitos descritos no conto.
Eu adoro esse conto. E esse filme achei fantástico tbm, transmitindo toda a insanidade pras telas. Eu imaginava a Cor com o mesmo espectro daquela que aparece em Aniquilação (a obviedade da inspiração é clara). Mas também gostei dessa cor do filme, é bonita mas ao mesmo tempo fica estranho e agoniante quando vc percebe que tá em todo canto. Fantástico esse vídeo 👌
Fiquei muito feliz com seu comentário! Obrigado pelo apoio com o canal!
Achei exagerada demais
Podia ter citado o filme Aniquilação da Netflix que foi inspirado nessa mesma obra do H. P. Lovecraft.
Na verdade Aniquilação da Netflix foi baseada na trilogia de livros Comando Sul do autor Jeff Vandermeer, os Aniquilação, Autoridade e Aceitação. Mas cabe comentar que o próprio Jeff Vandermeer admitiu que bebeu e bastante, da fonte de H.P. Lovecraft.
Ricardo Perdigão foi mal cara, eu não sabia que o filme tinha sido baseado em uma outra série de livros.
@@raulgoulart1 normal, a inspiração é inegável, as obras são bastante semelhantes.
Acho que tem muito de "roadside picnic" nesse filme tambem
Não conheço essa obra, fiquei curioso, já tá na lista dos próximos a serem lidos.
Eu interpretei o filme como uma releitura do câncer.
Algo externo que afeta o interno, devasta e infecta tudo que chega, muda formas benignas pra formas malignas, que por mais que tentamos resolver de forma violenta tentando destruir as células malignas, muitas vezes já é tarde demais e está tudo tomado.
Kkkkkk mas pelo visto viajei
Se fosse essa a intenção,seria bem melhor. Mas o filme é péssimo msm
Tem um filme alemão de 2010 chamado "Der Farbe" que adapta muito bem este conto de Lovecraft. Ele atualiza a história porém, mantem-se fiel a narrativa da obra original. Vale a pena conferir. Tinha ele no UA-cam com legendas em inglês. Não sei se tem mais.
Muito obrigado pela indicação! Obrigado pelo apoio com o canal!
mas e bom mesmo ou e no mesmo nivel desse?
@@PeachieDude para de falar merda mds
Lavínia pediu pra sair da fazenda, a cor em sua sabedoria espacial kkkk levou-a junto em sua partida
Depois de midsommar esse é o filme mais bizarro que já assisti kkkk
Acredito que a intenção do filme ao colocar a cor do Alien como Magenta, seja pelo fator da cor parecer muito com o Violeta, que é a cor de frequência mais alta no nosso espectro visivel, então a cor seria além do que nossos olhos podem ver, mesma referência de Galactus da Marvel, que é roxo mas em teoria seria outra cor
A intenção foi revelada ser por que magenta não é uma cor que a gente possa enxergar, não tá no nosso espectro visível, por isso vemos como um rosa forte
@@tsumugiscosplays CACILDES, que incrível
É o que eu falo: "Temos que separar a obra do autor." Ótima análise.
O mesmo tem que valer para as obras de outros autores do mesmo período ou anterior, como Edgar Rice Burroughs, Philip Francis Nolan, Robert E. Howard, Alex Raymond, Menotti Del Picchia etc, todos mais e menos abertamente racistas pelos padrões atuais.
Como se fosse possível. Se você ler os contos originais, você percebe que todos os monstros têm feições "negroides"... inclusive o maior biógrafo do Lovecraft disse que se ele não fosse tão racista, não existiria os contos pq ele colocou todo o horror que ele tinha do "desconhecido", dos estrangeiros, nos contos.
@@lucianamaria4287 Na minha humilde opinião: Acho besteira. Devemos filtrar as coisas que não nos agradam e ficar com as que gostamos. Se não gostarmos de nada de um autor, então procuramos um que nos agrade. Fazemos isso com tudo, na vdd, música, filme, livros, mas como ele é um autor polêmico, acaba gerando esse sentimento.
@@jeffersonsmithjr.8197 tem toda razão. Mas me questiono se todos possuem a mesma compreensão do que é agradavél. Se uma pessoa racista ler os contos e filtrar principalmente esses ideais da obra dele, as coisas se complicam certo?
Mas no fim, você está certo, pra que não dos afetam certo? E dai se ele concordava com Hitler e apoiava a criação de um partido nazi, mesmo sendo bancado por uma mulher judia?
Veja bem, eu tenho livros dele, leio os contos e alguns são os meus favoritos, porém não fecho os olhos para o lixo humano que ele era.
No início da estória no momento que Ward chega Lavina está num culto celta , foi ali que despertou a entidade cósmica, Lavínia o invocou sem querer de alguma forma
História: "Então eles viram um meteoro incomum com uma cor que nunca viram e não sabem descrever".
Eu: "Isso é magenta".
kkkkkkkk
Sera que é ocre jakakalal
O magenta cash
Kkkkkk
@Giovani Avelar Concordo Kkkk
@Giovani Avelar boa. Kkkkkkkkkk
Também tem um ester egg no prendedor de cabelo da Lavinia fazendo referencia ao prisma que altera a luz (capa de dark side of the moon do pink floyd) e questão corrente em aulas de física.
"Charneca" era uma palavra que me deixava perplexa quando eu lia Sherlock Holmes aos 12 anos (e não tinha internet)
hahahahaahah adorei! Obrigado pelo apoio com o canal!
Acontecia o mesmo comigo e o Morro dos Ventos Uivantes. Kkkk
Eu na vida lendo "charneca".
Felipe, que legal vc falar sobre essas questões de racismo e xenofobia. Importantíssimo.
"Era apenas uma cor vinda do espaço, um mensageiro pavoroso de regiões amorfas do infinito,de uma natureza desconhecida por nós, de regiões cuja simples existência atordoa o cérebro e nos entorpece com os negros abismos extracósmicos que abre diante de nossos olhos"
Em última análise, cor é luz, ou por outra, sem luz não haveria cor. Por conseguinte, a melhor definição (ou menos imprecisa) para a tal "entidade" seria talvez a de uma forma de radiação eletromagnética altamente reagente (no sentido de reagir) em relação às condições ambientais e formas de vida locais. Não só não se trata de vida como nós conhecemos, mas sequer se pode conjecturar sobre se possui algo análogo ao nosso conceito de autoconsciência ou senciência. É ALGO que foge a todas as definições (de fora do nosso continuum espaço-tempo quadridimensional?). Em comparação com essa "cor" alienígena, até mesmo os Cthulhu, os Mi-Go ou os ythianos podem ser considerados formas de vida "familiares", dentro da nossa compreensão como seres vivos e sapientes.
Definição mais realista? Digamos que um meteoro caiu na terra, e este emite um tipo de radiação visível.
Está radiação é capaz de afetar toda forma de vida, pois ela prejudica o Dna das células.
Em especial em humanos, os efeitos mais severos são no sistema nervoso, onde a pessoa enlouquece, explicando todas as fantasias retratadas pelo amigo de Nathan.
Em certos casos onde a exibição é por tempo prolongado, todos os órgãos começam a ser prejudicados e podem se desintegrar
Eu li o conto, mas não tinha parado pra pensar que poderia ser um experimento dos alienígenas... Gostei da interpretação... Mas acho que acabei perdendo o prazo do lançamento do filme.
o filme teve lançamento bem limitado, e n veio pro brasil. deve ter ja em plataforma de streaming americano. procura na locadora verde q tu acha com legendas em portugues
Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Conclusão: a cor que caiu do céu era um agrotóxico
Puts! Muito isso!
Poderia ser menção das bombas radioativas tbm...
Complicado... mas, genial...
Não
Agrotoxicos fabricados na china
Kkknkjkkk
Kkkkkk
Esse adendo quanto ao preconceito do autor, é importante fazer para avisar aos novatos que irão procurar os seus textos, mas sempre é bom ressaltar a época que foi escrita, e que boa parte dos mistérios que ele aborda vem do "desconhecido" e para ele, tudo o que ele não conhecia, ou que refutava, ganhava espaço nesses textos, além do pensamento xenofobico/racista ser hegemônico aonde vivia.
Ainda sobre a polêmica do preconceito, é curioso como os que batem constantemente na tecla do racismo/xenofobia de Lovecraft em relação a imigrantes e não-brancos em geral, costumam ignorar completamente as histórias em que ele fala mal dos colonos ingleses e holandeses da Nova Inglaterra (dos quais descendia), como A Gravura na Casa, O Medo à Espreita, O Horror de Dunwich, Além da Barreira do Sono, e dos nobres ingleses em Arthur Jermyn Ou O Macaco Branco. E aí, racista contra a própria etnia (branca)???
@@carlosabraao4583 Não é sobre ignorar, mas sobre o carga histórica que o racismo tem e o sofrimento que ele já casou pra o meu povo, por isso tendem a pegar mais pesado contra pensamentos racistas por já ter um peso histórico grande e logo a atenção contra esse tipo de pensamento será maior.
Não é novidade pra ninguém que conhece bem o autor que ele era uma pessoa com pensamentos horríveis, digno de uma pessoa desprezível, importante se atentar a isso na leitura por conta de vários de suas ideologias são passadas para arte sem medo e deixa claro o tipo de humano que ele foi, (mesmo tendo criado obras excelentes).
Assisti hj. Gostei bastante das escolhas do diretor. Vale lembrar que Stephen King se inspirou nessa historia para criar o Pennywise. Pra quem curti horror lovecraftiano indico "O enigma de outro mundo" e "À beira da loucura". Não são adaptações de histórias dele, mas são ótimos.
Sim! Tem muita inspiração! Obrigado pelo apoio com o canal!
Sou fã de loverfraft sua interpretação sobre a mãe foi top demais!
Assisti com minha esposa que cochilou,ela acordou na primeira cena em que aparece a mãe e o filho ,insisto que ela levou vai deixar esse filme inesquecível pra mim kkkkk
Curiosidade é impossível imaginar cores que nunca vimos
Finalmente alguém falando desse filmee
FILME?
@@ordemdosfeiros Filme! Eles fizeram ano passado. Tem no UA-cam!
@@diobatista4886 sério? Uau, quero assistir. Mas ele não tá falando do filme, tá falando do conto
@@ordemdosfeiros tem o nicholas cage na thumb e ele fala do filme no video colega, lhe falta atenção
@@igorlima9303 ele fala um pouco do filme sim, mas o foco do vídeo é o conto, não o filme
aos olhos do pequeno a imensidão do espaço é incompreensível, aos olhos da imensidão do espaço a vida do pequeno é insignificante, nossas vidas são importantes pois apenas nós podemos dar valor a elas
Acabei de assistir o filme e seu vídeo ajudou muito a elucidar minhas dúvidas. Fiquei morrendo de vontade de ler o conto. Obrigada!
como uma menina adolescente q mora em uma fazenda conseguiu uma copia REAL do necronomicon que é o verdadeiro mistério do filme.. e alem da minha compreensão ... essa e realmente uma obra lovecraftiana
Já li Lovecraft. O melhor especialista em medo que já vi. ❤
Interessante como a introdução no filme da personagem Lavínia (inexistente na história original) e sua afinidade com coisas esotéricas e/ou paranormais deu margem para a criação de uma espécie de vínculo ou relação quase pessoal (embora inconsciente) com a "cor" extraterrestre que não existe no conto homônimo com nenhum ser humano. É um diferencial sutil mas significativo.
No universo do Lovecraft a humanidade vinha de uma criatura tipo geléia...rsss... a esse é o estado original que a cor entendeu que tinha que devolver... enfim, parabéns pelo video!
Se é que a entidade "cor" possuía algo equivalente a um entendimento inteligente (ou agia meramente por instinto ou mesmo por reações físico-químicas?).
@@carlosabraao4583 fantasmas semânticos, afinal ^^
Um paralelismo interessante é que, na franquia de anime/mangá Neon Genesis Evangelion, a humanidade e todas as demais formas de vida terráquea (até o nível bacteriano) originaram-se de um "limo primordial" chamado de LCL, que nada mais era do que o fluido vital ou o "sangue" da entidade biológica extraterrestre conhecida como Lilith (tendo chegado à Terra há 4 bilhões de anos, numa gigantesca nave esférica ou "Lua Negra", o que causou o impacto cataclísmico que formou a Lua da Terra). Portanto, seríamos todos "crias de Lilith" ou "lilim". E uma esquisita sociedade secreta supranacional tinha como objetivo produzir um novo impacto cataclísmico visando fazer reverter toda a vida na Terra ao estágio de LCL e remodelar o futuro da humanidade no planeta.
Sempre quem alta qualidade nos seus vídeos. PARABÉNS FELIPE!!!
Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Felippe Barbosa sempre por aqui ✌🏽
Excelente vídeo. Mesmo. A parte do destaque dos protagonistas (uma mulher e um negro) é uma justiça histórica a uma obra literária tão maravilhosa, mas cujo autor era preconceituoso de diversas formas.
Demais! Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Nunca li tanta merda
@@arthurzago2349 olha, pela educação do seu comentário, imagino que você nunca tenha lido tanto.
@@frederickalves6680 Você quer dizer que negros não tem o hábito de ler? Por que, por conta de anos e até séculos de racismo, os negros (com razão) , se tornarão mal educados como meio de defesa, e se ser mal educado é sinal de "não ler tanto" significa que você pensa que negros não tem esse hábito. Você é racista.
Inclusive, se eu achei que você falou merda, eu posso falar "tu falou merda" , o único lugar onde isso é sinal de "ler pouco" é nos seus delírios e falsa intelectualidade.
@@arthurzago2349 Eita que essa maconha tava estragada kkkkk viajou legal no comentário do colega kkk
O filme 'Aniquilação' da Netflix me lembrou muito esse conto.
Sim! São inspirados no mesmo conto!
@@FelippeBarbosa sério o livro aniquilação também e inspirado na cor que caiu do espaço ?
Conto maravilhoso, acredito estar no Top 5 de Lovecraft, nem dá para acreditar que foi escrito nos anos 20.
Excelente para quem começar a ler os contos.
Quanto ao filme, eu achei incrível, realmente um adaptação muito boa!
Uma observação, essa origem da "Cor", vindo do espaço e ficando no "subterrâneo" além dos poderes de afetar a mente humana + não ter um forma certa, me lembram muito o It a coisa, pois todos sabemos que Stephen King adora as obras de Lovecraft.
cara não pude deixar de pensar na emulsão que aparece nos três primeiros jogos do gears of war, que é uma forma de vida que infecta as outras criando os lambents, achei um certo grau de similaridade.
É muito bom o filme,deu de tudo, terror, chorei ,e amo o Nicolas Gage excelente
Esse conto é simplesmente perfeito,,eu amoooo
Parece que vai ser uma trilogia de contos do lovecraft, segundo o diretor; Espero ansioso;
Eu gostei do filme, a parte das alpacas me lembrou o Enigma de Outro Mundo haha
Cara, estou literalmente maratonando seus videos!, parabéns muito bommmmmm
Te adoro Felipe! Poderia te ouvir falar desses temas o dia todo!
Fico feliz demais com isso! Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Um dos meus contos preferidos junto com A sombra sobre Insmouth e Sussurros na escuridão
Concordo, sussurros na escuridão é muito bom
O melhor recomendado que eu já recebi 💞
Valeeu! Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Eu achei o filme muito bom, e uma ótima adaptação do conto
Caraca Felipe sendo bem sincero eu assistir ao filme sem percebe essas nuances simbológicas que vc deu mas tudo o que vc disse faz todo o sentido agora kkkkkk mesmo que eu também goste do filme e também do conto por não explicar nada ao leitor kkkkkkk (Ganhou mais um escrito e like por interpretar tão bem.)
Fiquei feliz demais com seu comentário! Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Perfeita demais sua interpretação da história Felipe!
Esse filme tinha que ser em preto e branco
Com certeza, como O Farol. Ficaria lindo.
Só a “cor” teria uma cor definida na tela.
@@murilonardo3253 Se o filme fosse em preto e branco a cor só poderia ser preto ou branco, ora bolas
Nss que sem nexo a COR q caiu do espaço não existiria então
@@doom4247 Bem, então o próprio livro não faz sentido já que não tem imagens.
para quem é verdadeiramente amante lovecraftiniano, recomendo também o filme 'The Void' (2017)
Esse filme é incrível
@@karinecalistro3254 estou em dúvida de qual filme assistir hoje à noite: 'The Thing' (1982), The Blob, The Invasion (2007), Contagion (2011) ou Slither (2006)
@@cyberpunkgirl7907The thing é mais interessante
@@karinecalistro3254 sim, com certeza! e para quem quer sugestão de filmes novos: Alien Outbreak (2020), Alpha Test (2020), Upgrade (2018) e Dark Encounter (2018)
Já vi! É mto bizarro vey! Mas não sabia que era baseado nos contos do H.P. Lovecraft! Na verdade, preciso explorar mais o universo do Lovecraft.
Eu AMO esse livro, mas tem muito pouca gente que fala sobre ele no youtube.
Adorei o vídeo
Fica sempre de olho aqui então! :) Minha intenção é sempre falar de livros nesse estilo!
Ótimo vídeo. Traga mais coisas do Lovecraft. Abs.
Só eu que fiquei ouvindo uns barulhos de fundo nesse vídeo? Tipo umas pessoas falando, conversas, gritos e tals?
Acredita que eu achei que era a minha TV?! Bizarro.
Obrigado Felippe eu tinha te pedido esse vídeo na época q tinham saído o trailer. Valeu mano, te amo cara! TvT esse é meu conto favorito do Love.
Demorou, mas saiu! hahaah Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Preciso assistir esse filme
Obrigado pelo programa de conteúdo
Acabei de assistir o filme, realmente tem alguns defeitos, mas é bem legal. Vou ler o conto em seguida.
Mas valeu mesmo pela sua análise, vc esclarece muito! =P
Obrigado pelo apoio.
Show cara! Aguardando os próximos vídeos!
Obrigado pelo apoio com o canal!
Sensacional! Parabéns pelo vídeo.
Descobri há pouco tempo esse canal. Excelente conteúdo!
Acabei de ver o filme e já vim correndo ver o que outras pessoas tinham achado. Sendo do Lovecraft faz super mais sentindo, até gostei
gostei das explicações, se puder faz um vídeo comentando sobre os filmes: "Arcade" e "Await Further Instructions". agradeço desde já
Cara, que vídeo sensacional, vou ler o conto com certeza, o filme eu adorei. Valeu.
Obrigado por esse apoio!
A história é ótima! Para mim eu prefiro ler do que ver o filme. Tipo, àquelas cenas da cor fundindo as coisas me deixo horrorizado.
Tenho esse livro TB muito bom ☺️
Na verdade esta é a segunda adaptação do conto, a primeira foi: "morte para um monstro" de 1965 que apesar de não ser fiel ao conto eu achei muito boa pra época
Tem outro também que passava no cine Trash chamado Raízes do Terror
@@eltonrochanunes1786 sim tinha esquecido dele!
Poxa. Obrigado pelo carinho. Incrível o vídeo e obrigado pela indicação 🥰🥰🥰
Eu que agradeço pelo carinho de sempre! Obrigado pelo apoio com o canal!
Assisti o filme e achei muito bom.
Eu também! Obrigado pelo apoio com o canal!
Esse negocio de adaptar as histórias de acordo com a modernidade é o que ferra as coisas, certas histórias devem ser mostradad como elas são. Ainda mais se tiver base na verdade da época. É como ver um filme de guerra e nao mostrar crianças mort@s pq é pesado, as pessoas acabam ficando com a ideia de que aquilo nao acontece, pois o filme nao retrata por ser "muito pesado" quando de fato so é a realidade nua e crua das coisas, que os fracos querem finjir que nao acontece.
Assitir esse filme e fiquei traumatizado até hoje kkk
Somos dois! hahahah Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Lovecraft é bom demais, sussurros na escuridão também é legal
Eu acho The Thing a melhor versão de A Cor que Caiu do Espaço/bastante de Nas Montanhas da Loucura.
Talvez a obra que melhor evoca Lovecraft pra mim.
Boa explicaçao mas um escrito melhor que ro filme nao tinha entedido muita coisa desse filme agora sim
Sou muito fã do H.P lovecraft, esse filme só mostra quanto as obras dele dariam ótimos filmes, aguardo muito filme sobre Nas Montanhas da Loucura ou o Caso de Dexter Ward, certa vez li que no final de sua vida, ele deixou de ser racista e xenofobico
Um filme louco e um bom vídeo, parabéns
Nem sabia que já tinha lançado esse filme, quando vi o trailer nem prestei a atenção na data de lançamento.
Me lembrou do filme "Enigma do outro mundo" quando aparece as mutações dos animais e dos personagens do filme
Essa sua relação faz sentido porque o enigma do outro mundo foi feito em cima do livro "who goes there" do Campbell, esse autor se inspirou demais no Lovecraft. Inclusive esses dois contos tem diferença de 2 anos entre duas publicações. Mas a do Lovecraft foi escrita bem antes.
Achei melhor corrigir meu comentário anterior para não gerar confusão. ;)
Cada vez melhor seus vídeos ❤️
Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Tem um conto de Stephen king que aparentemente bebe muito da fonte deste conto sobre uma forma de vida alien... Nela uma criatura em forma de carro começa a se alimentar dos humanos em uma rodovia
Inclusive esse ator Eliot, é uma gracinha kkkk ele lembra o ator de atypical só que negro
Caraca que história daora, achei muito interessante
Eu vi algumas pessoas reclamarem do ator que interpreta o topógrafo dizendo que ele deveria ser branco alegando que descaracterizaram o personagem. O que vocês acham?
A reclamação nem faz sentido, mesmo n tendo quase nada haver com o conto original, o filme é MT bom e inclusive a descrição da insanidade do lovecraft é perfeitamente interpretada pelos personagens, com destaque no Nicholas cage q tá MT foda.
Era um personagem q no contexto da adaptação n faz a menor diferença a etnia.
@@viniciusfernandez concordo. Não faz o menor sentido reclamarem disso
@@yzumiguimaraes4189 No caso do filme, a temática nao é afetada em nada pela etnia do personagem, por isso a reclamação nao faz sentido. Mas como já fizeram isso em outros filmes, onde o personagem precisa ser o mais fiel possivel, se tornou um certo "trauma" no pessoal kkk
A etnia do personagem não interfere no conceito da historia. Puro preconceito
Felipe quando lançar o filme ilha da fantasia você poderia fazer sobre o filme É talvez se você quiser claro você poderia contar a história de auguns personagens da Arthie Horror
Muito bom o filme quem quiser ver
Lovecraft é muito bom mano!!!
Não lembro de em nenhum momento dos contos de Lovecraft ele citar cor da pele, mas beleza, pra alguém isso é fundamental salientar né
Quando li o conto, não consegui imaginar como estava a situação dos animais, só pensei que eles ficaram em estado doente com algumas mutações e ficaram acinzentados.
Acho que a cor é Violeta mesmo, chegou em estado sólido (o meteoro) sólido e depois evaporou, sendo absorvida pelos seres da fazenda.
Ouçam o áudio do conto pela narração de Marcelo Fava no canal Conto um Conto, é espetacular!
Esse filme é bem colorido hehe
Adorei o video
Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Grande escritor de terror tb
Oi felipe.faço esse pedido por aqui,porque não uso Instagram. Se puder,um dia faça um vídeo sobre Frank de felitta.um bjo.e Deus te abençoe.
Ele passava do nível do racismo da época, ele era quase nazista mesmo, mas adoro o fato de colocar negros como o personagem dele, uma afronta aos preconceituosos.
@@VirarumaNovaPagina Não. O desvalor do homem é algo eticamente reprovável em qualquer tempo. Anacronismo tem muito mais a ver com expectivas de preceitos subjetivos atuais em outro contexto histórico/temporal. Riqueza, tecnologia, beleza... Tudo isso é passível de análises anacrônicas, mas o homem, sua vida e sua liberdade, jamais!
@@sandman2794 não tô afim, ser contra o racismo é ser petralha? Quer tentar a sorte fora do anonimato, covarde? Não, né?
@@VirarumaNovaPagina se você a diferença de criar uma pseudociência racista, para justificar o preconceito da época, para uma ciência que responde de forma imparcial, não serei a defender, nem o autor, nem a época, nem as pessoas daquela geração.
@@VirarumaNovaPagina moral sim. Ético, nem tanto🤭
@@VirarumaNovaPagina portanto ao seu ver, elas são inocentes? Pois ao meu ver, elas são tão culpadas quanto o neonazista modernos.
Por isso que leio com a cabeça da epoca.
Isso me lembrou muito um filme da Netflix , A Aniquilação.
Vc explicando fica fácil de entender esse filme.😏
Um vídeo sobre o necronomicon pf ❤️
Aguarda que vai sair! Muito obrigado pelo apoio com o canal!
Eu que fizessem um filme do sussuros na escuridão. Foi o que mais me assustou
Tem uma versão bem trash de 1987... Tem até aqui no UA-cam
achei uma sacada bacana do filme colocarem Magenta, q teoricamente não existe para os humanos
Por favor! Fale sobre o Tak. Vilão de duas obras excelentes, mas ignoradas do Stephen King
Falarei sim! Em breve farei vídeo sobre ele!
@@FelippeBarbosa Valeu meu amigo!!!
Tava esperando esse vídeo 💙
Muito obrigado pelo apoio com o canal!
A cor é um rosa muito bonito. Barbie vibes. 🩷🩷
Caralho, assisti agora e o filme começou muito besta mas depois deu uma reviravolta, nossa eu sabia que tinha um segundo sentido, é interessantíssimo como o livro é uma coisa e o filme já é outra, os problemas internos que ele camufla e mostra como se fosse “a cor” é demais.
O filme confunde muito o público colocando vários pontos onde complica tudo.
oi felippe, vou assistir o filme e vejo o video :D
assistindo a sua explicaçao, me pergunto se essa criatura n seria um ser da 4 dimensao... ele tem todas as caracteristicas de uma
Realmente, concordo! Muito obrigado pelo apoio com o canal!
@@FelippeBarbosa o filme se fosse abordado por uma Raça parasita que precisa de hospedeiros saudáveis para sobreviver então faria mais sentido.
Os filmes de antigamente tinha essa pegada como no filme:
*Seres Rastejantes
onde os bichos tem que ir há procura de seres vivos para viverem e se procriarem formando o ciclo.
Estou querendo dizer que se o filme for 100% ficção não será bem aceito pelo público ou críticos por tbm sermos pessoas céticas que sempre exige provas justificáveis para entender e compreender algo.
Um filme com 50% ficção e 50% Realidade um sendo ligado ao outro faria um filme mais pé no chão e sem pontas soltas.