Aconteceu no Parana - Contestado (completo)
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Documentário de Ulisses Iarochinski mostra que o maior e mais sangrento conflito social ocorrido na história do Brasil aconteceu no Estado do Paraná.
Revela que a Guerra do Contestado não teve como causa uma disputa de território perpetrada pelo Estado Santa Catarina, mas sim, uma guerra de paranaenses e apenas paranaenses contra o Exército brasileiro para defender suas terras da sanha de um grande empresário Norte-americano.
As alegações de que o Supremo Tribunal Federal deu ganho de causa para o Estado de Santa Catarina, não encobrem a verdade de que o atual Oeste Catarinense foi entregue pelo governador do Paraná Affonso Alves de Camargo à Santa Catarina, nos estertores do conflito.
Affonso Camargo e Nereu Ramos eram os advogados do Norte-americano Percival Farquhar, dono da Brasil Railway Co. E Lumber Brasil Co. que desapropriou terras de posseiros, índios, colonos polacos, sitiantes e fazendeiros paranaenses.
Farquhar, este sim, foi o único responsável pela eclosão da guerra que matou milhares de paranaenses entre 1912 e 1916.
A falta de compromisso com a nossa história impressiona!! Parabéns pelo resgate e divulgação do que foi a Guerra do Contestado!!
Parabéns aos envolvidos. Roteiro, apresentação e montagem perfeitos
Excelente trabalho a favor do Brasil de poucas histórias , não houvi falar no contestado nós diversos anos de estudo conheci no Museu de Coritiba parabéns
Pesquiso o contestado a mais de 25 anos e tem muitas histórias que ainda não estão em livros
Tenho acompanhado muito a história do meu povo agora tô muito aplicado na guerra do contestado., estou encantado com os detalhes. Paranaense com orgulho curitibano apaixonado pelo estado
Excelente Material!
São as primeiras vítimas da Hegemonia America e inglesa , Antônio Concelheiro, Sabrina da, balaiada, Lampião e Dom Pedro ll também na jogada ensaiada !
A maioria das fotos deste video são do meu avô Claro Jansson
Sim, fui o autor do livro Revelando o Contestado, que finalmente reconheceu todas as fotos como sendo dele...e também no meu documentário longa metragem. Dou o crédito para todas as fotos dele.
Eu que sou paranaense com muito orgulho, fico impressionado com o tamanho descaso do poder público , com a questão social dos caboclo, povo miserável abandonado a própria sorte, a questão latifundiária , e as terras devolutas, o coronelismo e as velhas oligarquias regionais, são uma série de fatores sociais que provocaram tamanha tragédia com uma guerra , com intervenção do exército, uma ferida que não cicatriza, pouco divulgada nos bancos escolares
sou paranaense com orgulha mas sempre que alguem tenta contar história noessa nunca faz como outros e de outros povos...enrolam mais que fumo de caboclo...por isso fica chato é um vai e vém que não segue adiante.
Palhoça SC 11 04 23
Parabéns Ulisses. Grande contribuição ao resgate de nossa história.
A maior parte do território envolvido na questão já pertencia a Santa Catarina. Como o taquaruçú que foi um dos maiores redutos dos Jagunços do Contestado
Gostei de saber dos fatos eu lembro aonde eu morava existe uma arvore de peroba ainda de pê fou plantada mais ou menos nessa epoca de 106
Foi um tremendo absurdo que aconteceu e até hoje o estado não reconhece o seu erro. Se me autorizar gostaria de compartilhar no meu canal no facebook, obrigado!
Maior parte da guerra do contestado foi no estado de Santa Catarina e um pouco no Paraná
Na verdade era no Paraná que antes era maior e fazia fronteira com Rio Grande do Sul,obs(por isso são muito parecidos e tem inúmeros Gaúchos que moram nesta região ,depois ficou sendo Sando Catarina,e sim já existia mas era bem menor territorial mente,e se o governo da época fosse correto devolveria para o Paraná.Mas infelizmente só pensam no lucro.
No meu entender seria mais justo Santa Catarina ter o seu limite por toda extensão do Rio Iguaçu. Seria mais pujante do que já é.
Amigo de onde são suas fontes... acho q estão um pouco equivocadas nas questões geográficas Santa Catarina já existia em 1912 pois no tempo da revolução farroupilha Santa Catarina também se separou do Brasil Imperial é foi denominada província juliana
0:53
Eu recomendo-vos à pôr-vos à observar de forma demasiada melhor este mapa.