Magna Carta Inglesa - O Embrião do Constitucionalismo no Período Medieval

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лют 2025
  • Em janeiro, a professora Chiara Ramos esteve em Budapeste e aproveitou para deixar mais uma dica rápida para vocês!
    Desta vez vamos falar da Magna Carta Inglesa, de 1215, documento que surgiu para limitar os poderes da monarquia na Inglaterra. Além de restringir os poderes reais, a Magna Carta é considerada como o início do processo histórico que fez surgir o constitucionalismo.
    Vamos conferir?
    Para conferir o curso completo sobre Constituição e Hermenêutica Constitucional com a Professora Chiara Ramos, acesse o site do Gran Cursos Online - Concursos Públicos.
    tinyurl.com/pr...
    FACEBOOK / professorachiara
    INSTAGRAM / professorachiara

КОМЕНТАРІ • 3

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 4 роки тому

    O meu muito obrigado ,a minha grande gratidão em produzir, postar e compartilhar do seu conhecimento e sabedoria com um conteúdo tão importante para a nossa formação intelectual, social e humana. Sucesso sempre ao canal .

  • @DanielFerreira-jt1lm
    @DanielFerreira-jt1lm 6 років тому +2

    Pois é, Professora! É possível observar alguns direitos fundamentais, tais como, devido processo legal, direito à liberdade ambulatorial, ademais, parte da doutrina compreende que o habeas corpus (convém agregar que, trata-se de norma de conteúdo assecuratório) teve seu embrião na Magna Charta Libertatum outorgada pelo Rei João I. Nesse ínterim, gostaria de lhe fazer uma pergunta, professora: é correto aduzir que à liberdade de locomoção teve sua origem no direito positivado com a Magna Charta do Rei João I?

    • @ProfessoraChiara
      @ProfessoraChiara  5 років тому +1

      Caro Daniel, a previsão do direito á liberdade sempre existiu, em maior ou menor grau, desde o Código de Hammurabi. A inovação da Magna Carta Inglesa foi a previsão de uma garantia, um instrumento, para proteger desse direito: o habeas corpus. Obrigada pelas colocações e pela participação.