⚠ SE TORNE UM MEMBRO DO CANAL E TENHA BENEFÍCIOS: ua-cam.com/channels/tN2mVXoGsy7qcrWrmgd5dw.htmljoin ✅ Esses vídeos aqui também podem te interessar! ➡"Como funciona um morteiro e como foi sua evolução?": ua-cam.com/video/wFCrH7VYK4c/v-deo.html ➡"Por que muitas munições se chamam “Magnum” no final?": ua-cam.com/video/XfRDedlN5u0/v-deo.html
Paulo: Em 45 anos de trabalho nas Emergências da Rede Pública Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, vi a evolução das feridas por projéteis de arma de fogo; resumidamente: hoje somente feridas de extremidades (isso somente se não atingir artérias como radial, umeral e femoral) não são letais a curto prazo (média de dez minutos entre ferida e socorro). Tronco, pescoço e cabeça têm letalidade de 99,5%, sendo as feridas na cabeça as raras a dar sobrevida com ou sem sequelas, isso se o projétil não tiver fragmentação dentro da ferida. Não uso armas de fogo, é pouco provável que o faça até morrer, pois agora, aos 70 anos, e sendo eu um pacifista militante, digo que não é a arma que faz diferença, é a mão que a usa, e a mente que comanda a mão que vai usá-la. Dia virá que a Sabedoria Humana será capaz de evitar o “Si vis Pacem, Para Bellum”, para adotar a sensatez e o diálogo. Vivendo na Guerra Urbana desde 1973, quando entrei numa Emergência Pública para estagiar como Acadêmico de Medicina, vi a evolução dos revólveres calibre 38 até os Magnum, e das INA até os Fuzis de Assalto, descendentes do Sturmgewehr alemão, e o extrago causado por diversos tipos de projétil. Se você vive num ambiente selvagem, a arma de fogo pode ser uma diferença entre vida e morte, e defesa sensata faz a diferença. Conheci um campeão de tiro que ensinou seus filhos a usar armas, e sempre os advertiu para usá-las de maneira sábia. Era Cirurgião de mão cheia. Nunca matou ninguém. Esse sabia usar armas. “Quem é sensato sabe usar a Arma da Razão,” dizia ele.
Já vale um like só pelo esforço em pronunciar corretamente as palavras em diversas línguas, sem tentar inglesar tudo. Se aproximou bastante da pronuncia alemã e francesa. Parabéns pelo conteúdo.
Não tem nem como questionar a cadência de tiro dessa espingarda e o manuseio simples a manutenção simples é uma arma sem segredo para tantas baixas que ela dá prefeita 🇧🇷💪🐍🚬
Realmente é muita hipocrisia. A ação do cloro é horrível. A umidade dos pulmões se transforma em ácido clorídrico. A asfixia e as dores são muito sofrimento.
Lembrou uma cena de Platoon onde um soldado americano usava uma '12' em trincheira. Imagino que o avô dele deva ter contado estas histórias da Trench Gun.
@@harrymigtowpotter9520 muita gente era maniaco homicida e perdoaram. na troca enchertaram eles em okinawa ou iwojima. A desculpa pra surtarem depois em casa era stress pos traumatico.
Se fosse pra banir todas as armas que causam sofrimento desnecessário, até as facas deveriam ser banidas!!!! É triste ter que falar isso, mas a função de toda arma é justamente essa: Neutralizar o inimigo em situação de combate, seja ferindo, seja matando esse mesmo inimigo.
Conheci ela no BF1, sempre achei ela interessante pelo fato de ser muito forte O que mais gostei é o fato da cadencia dela ser maior do que outras espingardas
Não deveria ter sido banido, pois, como explicado, o dano era idêntico ao causado pelas armas alemãs utilizadas à época. Mais um excelente vídeo e uma lição de história. Grato pelo vídeo (y)
Excelente, mas excelente mesmo, a narrativa, o ritmo de leitura e domínio do texto, o acerto da pontuação, tempo de respiração e pausas. Voz clara e bom timbre. E, finalmente, parabéns pela quantidade de informações e dados fornecidos. Parabéns mesmo!
Diante do grande poder bélico, que sempre foi a marca dos alemães, a M1897 foi uma grande estratégia norte americana. Parabéns pelo vídeo e parabéns a Winchester por essa grande criação.
Espingarda é uma das armas mais versáteis que existe, tendo aplicações, mesmo hoje, militares, policiais, de caça e é extraordinariamente eficaz para defesa residencial. Particularmente, gosto, no projeto da M1997, do cão aparente, pois acho muito mais seguro do que nas "mochas". Aliás, também, tenho preferência por pistolas com o cão aparente.
também prefiro com o cão aparente, se bem que ainda não usei "mochas" como tu dizes, de qualquer forma, pistolas, carabinas e espingardas com cão aparente são muito mais fáceis e divertidas de atirar na minha opinião.
Não sou muito conhecedor de armas, mas acredito que seja aquela peça que geralmente se vê muito em revólver, que fica na parte de trás da arma e se movimenta toda vez que se aperta o gatilho
Excelente matéria! Realmente uma arma muito versátil até hoje. O problema não foi o uso em guerras, mas sim a possibilidade de usarem o mesmo argumentos para tentarem restringir seu uso civil hoje.
Cara...eu usava ela demais no Cod Waw, nostalgia, ela errancava os toco dos japas. é uma ótima & bela arma até para os padrões atuais, simples compacta letal, Ótimo vídeo como sempre.
Se uma espingarda de repetição (pump) de apenas 6 tiros fez todo esse estrago, imaginem se fosse uma espingarda semi-automática AA12 do filme "Mercenários" com um carregador de 25 tiros... Essa 12 faria um estrago... 😨😨😨
Eu sei q existem regras q devem ser seguidas até mesmo em ambiente de guerra, mas acho que na hora do quebra pau, o q importa para o combate é sair vivo , mesmo q isso signifique quebrar as leis de guerra. Acredito q quando sua vida está em jogo, não existe certo ou errado, o que puder ser feito para te manter vivo, será feito
Tem uma regra que diz pra não atirar no inimigo de paraquedas, fico imaginando quem seguiu ela, "opa, vou esperar ele chegar no solo pra aí então ele ter a possibilidade de se defender e me matar.."
A 1°GM teve uma fase chamada de Escalada de Poder... acho que a Trench Gun foi só mais uma das novidades no campo de batalha, mas que não escalou mais ainda o conflito porque os Alemães não tinham uma resposta para ela. Ou seja... da pra se imaginar que ela ajudou a abreviar a guerra.
Bom saber dessa parte da história. No anime "Tanya the Evil" tem uma episódio que a protagonista reclama que estão usando essa espingarda. Agora entendi o por que.
Excelente vídeo Paulo. Eu e um amigo temos um dilema nas nossas vidas. Ele tem na coleção dele uma 1897 Trench Gun original e eu tenho uma baioneta dela, timbrada 1917, também original. Há alguns anos, ambos tentamos comprar um do outro as peças que não temos!!! Abraço e novamente, parabéns pelo canal.
Eis aí mais uma informação sobre a eficácia da calibre 12 , sempre pensei; porque não vemos soldados nas guerra usando espingardas? Agora sei , é porque é eficiente e "vingativa".
Alguns exercitos usam bastante (principalmente a Benneli M4), como o de Israel por exemplo. O Americano não usa (ao menos nas ultimas guerras no oriente médio) devido a estratégia de combate deles que é totalmente baseada em supressão a longa distância. A média de tiros por baixa é de 10 mil balas (5.56x45 NATO) por baixa. (não digitei errado, o número é absurdamente alto assim pode pesquisar) e em média o combate se dá a 200-300 metros então tem que ser fuzil mesmo (existe muito pouco CQB em guerra moderna). Já Marinha, forças especiais e aeronáutica usam bastante elas
Se os alemães quisessem lealdade nos combates dessem primeiro o exemplo. Se com 6 cartuchos essa arma já faziam estrago imagina se ela tivesse uma capacidade maior e com certos tipos de munição que existem hoje. Parabéns.
Eu li em algum lugar que ela era nominalmente proibida nas convenções da guerra do Vietnam. E mesmo assim os soldados levavam ela escondido pra usar em túneis, com o cano cerrado.
Calibre 12 é brutal, altamente recomendada para defesa residencial. Tenho a minha CBC Military 3.0 full 19 polegadas, só sucesso no clube de tiro e defesa
Ótima análise Paulo. Com mais o contexto histórico da arma na primeira Guerra Mundial. E a M1897os EUA fizeram o certo. Já que o império alemão estava usando armas ainda piores. Isso no meu ponto de vista. Como o lança chamas e o gás e as metralhadoras de base no fronte. Que era o terror das tropas aliadas. Ótimo trabalho de qualidade Paulo meus parabéns.👍 Vc poderia falar das variações da M 12 pra uso civil e militar. E a variações da munição se não for incomodo.
Aqui temos dois países q durante a Primeira Guerra Mundial, um usou uma arma muito terrível, era o terror geral das tropas aliadas por ser muito apelona, e q de acordo com eles, violava o tratado mútuo das guerras sobre uso de certos tipos de armamentos, e do lado dos EUA, temos a Alemanha
meu jardineiro (faz tempo), ganhou de uma antiga moradora do condomínio um rifle winchester (dos texas ranger de 1800 e bolinha), Era uma das armas q era do esposo falecido meu jardineiro, sem ter conhecimento do q tinha em mãos, vendeu por 2000 Apareceu um colecionador q veio pra comprar por 10.000, ofereceu até 15.000, mas o q comprou por 2000, não quis vender .
Primeiro: achei muito interessante que mesmo em uma guerra mundial, os líderes ainda tinham um certo formalismo para tratar dos assuntos. Sempre pensei que um só se comunicasse com o outro quando fosse para se render. Segundo: guerra é guerra. Se tem uma arma boa, ela deve ser utilizada ao extremo. Além disso, quem começou batendo foi a Alemanha, então ela tinha que terminar apanhando mesmo🤷
Na real n foi bem a Alemanha, foi mais um efeito dominó de aliança. Ela era aliada do Império Austro-Húngaro, que desceu o cacete na Sérvia, que era aliada da Rússia, que era aliada da França e da Inglaterra. Eu diria que ela entrou pelo mesmo motivo que os outros países da Europa: aliança com um pessoal que tretou no fim do mundo.
O livro " Nada de novo no front" fala que os ingleses quando capturavam soldados com baionetas serrilhadas arrancavam os olhos e os mandavam em direção às suas trincheiras.
Baioneta serrilhada não tinha so o objetivo de mata o cara mas sim infringir dor ai esse pessoal que fazia isso na guerra em vez de ser só morto de uma vez ou ser pego como prisioneiro era muitas vezes torturados pois faziam oque faziam somente pela dor alheia
Baioneta serrilhada não era com intenção de causar dor e, sim, mais danos, pois podiam atravessar costelas, por exemplo. Pra quem não sabe, se uma faca bate num osso ela não ultrapassa.
Mais sofrimento do que uma granada de fragmentação?? Mais sofrimento do que armas químicas?? Na minha mais sincera opinião tinha que ser usado sim. Chumbo SG ou balote nos dias de hj são bem vindos.
Boa noite. excelente vídeo. Na minha opinião uma arma de fogo, principalmente se tratando de uma arma portátil individual do infante, não tem a necessidade de ser banida do campo de batalha com alegações sobre sua letalidade pois é um recurso comum em uma guerra.
ARRASA QUARTEIRÃO . Esse era o nome ideal pra ela,tanto que os alemães ficaram visivelmente amedrontados na época,o que hoje em dia não é nada diferente da visão de alguém portando uma calibre 12,como por exemplo os policiais. Sendo na guerra mundial,guerra urbana ou policial,só a visão de uma calibre 12 já deixa o cara ciente de que se for alvejado por um tiro de uma arma dessa magnetude e potência destrutiva,a morte é certa,independente onde pegar no corpo. Fui militar do exército e infelizmente eu tive a oportunidade de ver um ferimento que ela faz,mesmo sendo se raspão como aconteceu com um colega no estande de tiro,e creiam,não é NADA bonito de de ver. Ele sobreviveu 🙏,mas carrega uma enorme cicatriz no lado de fora da coxa esquerda.
Traduzindo: os EUA construiu uma arma muito boa para um combate de curto alcance, e os alemães ficaram com medo e inveja, porque nada que eles tinham poderia se igualar a isso.
@@antoniosilva8913, ainda assim, não chegava nem perto do estrago que uma doze daquela poderia fazer numa trincheira, imagine o caos de uma arma dessa pipocando chumbo em todo mundo dentro de um buraco de 1 metro e pouco.
Excelente trabalho o seu. Continue produzindo-os. A propósito, se eu fosse um soldado americano, durante a WWI, gostaria de ter um dessas a disposição. Caso fosse alemão, não 😁!
tinham mais é que usar uma baioneta serrilhada na trench gun e fazer a arma do crime de guerra suprema inclusive tem referencia à trench gun e ao fato dela ser uma "violação do tratado" no anime Youjo Senki, anime que eu recomendo fortemente pra quem curte guerras mundiais
Desconhecia esse uso de uma "escopeta" nas trincheiras e realmente - nada melhor para um ambiente estreito e contra as tropas de choque alemãs! É fácil imaginar o estrago e a vantagem no corpo a corpo com uma baioneta para e a facilidade de recarga! Não me lembro de ver essa arma .filmes sobre essa guerra!
Se alemães usavam gás e lança chamas não havia razão para que a Trench Gun não fosse usada;" na guerra a primeira vítima é a verdade", como amplamente sabido. Ótimo vídeo, parabéns!
⚠ SE TORNE UM MEMBRO DO CANAL E TENHA BENEFÍCIOS: ua-cam.com/channels/tN2mVXoGsy7qcrWrmgd5dw.htmljoin
✅ Esses vídeos aqui também podem te interessar!
➡"Como funciona um morteiro e como foi sua evolução?": ua-cam.com/video/wFCrH7VYK4c/v-deo.html
➡"Por que muitas munições se chamam “Magnum” no final?": ua-cam.com/video/XfRDedlN5u0/v-deo.html
Tenho uma Colt lighting de 1887 44-40 e até onde sei foi a primeira arma de bombeamento existente.
Faz um vídeo sobre o famoso rifle anti tanque ANZIO
Cara, que vídeo formidável, gosto dos detalhes de informação!
@Tutoriais de Windows pp0ó00pp
Está arma garantiu a vitória na
1 Guerra Mundial.
Paulo:
Em 45 anos de trabalho nas Emergências da Rede Pública Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, vi a evolução das feridas por projéteis de arma de fogo; resumidamente: hoje somente feridas de extremidades (isso somente se não atingir artérias como radial, umeral e femoral) não são letais a curto prazo (média de dez minutos entre ferida e socorro).
Tronco, pescoço e cabeça têm letalidade de 99,5%, sendo as feridas na cabeça as raras a dar sobrevida com ou sem sequelas, isso se o projétil não tiver fragmentação dentro da ferida.
Não uso armas de fogo, é pouco provável que o faça até morrer, pois agora, aos 70 anos, e sendo eu um pacifista militante, digo que não é a arma que faz diferença, é a mão que a usa, e a mente que comanda a mão que vai usá-la.
Dia virá que a Sabedoria Humana será capaz de evitar o “Si vis Pacem, Para Bellum”, para adotar a sensatez e o diálogo.
Vivendo na Guerra Urbana desde 1973, quando entrei numa Emergência Pública para estagiar como Acadêmico de Medicina, vi a evolução dos revólveres calibre 38 até os Magnum, e das INA até os Fuzis de Assalto, descendentes do Sturmgewehr alemão, e o extrago causado por diversos tipos de projétil.
Se você vive num ambiente selvagem, a arma de fogo pode ser uma diferença entre vida e morte, e defesa sensata faz a diferença.
Conheci um campeão de tiro que ensinou seus filhos a usar armas, e sempre os advertiu para usá-las de maneira sábia.
Era Cirurgião de mão cheia. Nunca matou ninguém.
Esse sabia usar armas.
“Quem é sensato sabe usar a Arma da Razão,” dizia ele.
O comentário mais sensato que eu li entre tantos guerreiros de vídeo game, guerreiros que nunca viram como a morte é feia.
@@paulocezar8362A morte não é feia, feio e como ela chega…
Pacifista sim, indefeso não.
@@paulocezar8362 muito obrigado pela resposta.
@@paulocezar8362 e podes ter a certeza que só leram duas linhas do texto...😂😂😂
E eu achando que só nos games a galera chora para os dozeiros. Kkkkk
Explicação perfeita. Parabéns Paulo 👏👏👏👏
Obrigado, Antônio!
Eu aqui sou super fã de espingarda 12 . Tenho uma browning y Beretta de 3 tiros 😎👍
jkkkkkk
Tbm gosto de jogar de 12 kkkkkkk
Lembro até hje dps mlk me xingarem de "câncer de doze" pq eu literalmente limpei o server com uma shotgun kkkkkkkkkkkk
Americano: Bora, pega a espingarda bora rushar.
Alemão: Pô chefia, na cara não.
Pra não estragar o velório rsrs
@@pauloroyal1 é caixão lacrado
Kkkkkkkkkk
Os americanos: bora rushar e passar a vala nesses chucrutes kkkkkk
Já vale um like só pelo esforço em pronunciar corretamente as palavras em diversas línguas, sem tentar inglesar tudo. Se aproximou bastante da pronuncia alemã e francesa. Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado pelo feedback
Não tem nem como questionar a cadência de tiro dessa espingarda e o manuseio simples a manutenção simples é uma arma sem segredo para tantas baixas que ela dá prefeita 🇧🇷💪🐍🚬
Eu na trincheira: me da duas 12 e uma penca de munição "dragon breath"
@@jpop8643 tapoha kkkkkk
@@jpop8643 KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAAKAKAKA só andar agachado agora
A cobra está fumando
@@jpop8643 imagina uma saiga 12 com dragon breath contra os alemães nas trincheiras
Alemanha: usando Gás mostarda e lança chamas nas trincheiras da Bélgica
USA: começam a usar M1897
Alemanha: Oh brincadeira tem hora..
Realmente é muita hipocrisia. A ação do cloro é horrível. A umidade dos pulmões se transforma em ácido clorídrico. A asfixia e as dores são muito sofrimento.
O gaz mostarda foi usado pelos Estados Unidos, a Alemanha usava o gaz cloro
@@leonardofelberg7113 isso
@@leonardofelberg7113 na verdade não, ambos os gases foram introduzidos na guerra pelos alemães. =/
Verdade! Sempre um lado quer ter direto de reclamar, igual a esquerda contra a direita..
Lembrou uma cena de Platoon onde um soldado americano usava uma '12' em trincheira. Imagino que o avô dele deva ter contado estas histórias da Trench Gun.
bem colocado haha
Era Bunny, o nome desse soldado
@@armandomendes3120 isso aí
@@armandomendes3120 bunhy era psicopata mas se precisasse dele pra guerrear o bicho era pica
@@harrymigtowpotter9520 muita gente era maniaco homicida e perdoaram. na troca enchertaram eles em okinawa ou iwojima. A desculpa pra surtarem depois em casa era stress pos traumatico.
Se fosse pra banir todas as armas que causam sofrimento desnecessário, até as facas deveriam ser banidas!!!!
É triste ter que falar isso, mas a função de toda arma é justamente essa: Neutralizar o inimigo em situação de combate, seja ferindo, seja matando esse mesmo inimigo.
Praticamente a M1897 é a "Arma mais quebrada da primeira guerra" e o império alemão pediu para nerfarem a arma kkk
KKKKKKKKKKKK tipo isso!
É a jak 12 do warzone kkkkkkk
Alemães: GUSTAV
Americanos: M1897
Alemães: Perai Meu Irmão? 12 Não Pode
As 12 são muito quebradas,tem q nerfar mesmo
Usar essa arma há curta distância é considerado "cheater", ou seja, trapaça! 😆😆😆
Este argumento só podia ser de que estava perdendo, é vendo o verdadeiro sucesso desta belíssima arma...!!
Conheci ela no BF1, sempre achei ela interessante pelo fato de ser muito forte
O que mais gostei é o fato da cadencia dela ser maior do que outras espingardas
Agora você já tem a explicação pra isso rsrs
No BFV tbm muito forte principalmente no mapas fechados
Verdun é melhor que BF1, os desenvolvedores pesquisaram muito para deixar o mais realista possível
Sdds das jogatinas com ela no bf1 kkkkkk
Nego ficava puto 🤣
Não deveria ter sido banido, pois, como explicado, o dano era idêntico ao causado pelas armas alemãs utilizadas à época. Mais um excelente vídeo e uma lição de história. Grato pelo vídeo (y)
Excelente, mas excelente mesmo, a narrativa, o ritmo de leitura e domínio do texto, o acerto da pontuação, tempo de respiração e pausas. Voz clara e bom timbre. E, finalmente, parabéns pela quantidade de informações e dados fornecidos. Parabéns mesmo!
Muito obrigado pelo feedback, Samir!
Diante do grande poder bélico, que sempre foi a marca dos alemães, a M1897 foi uma grande estratégia norte americana.
Parabéns pelo vídeo e parabéns a Winchester por essa grande criação.
Paulo, faz vídeo da Lebel 1886, o primeiro fuzil que não usava pólvora negra.
Espingarda é uma das armas mais versáteis que existe, tendo aplicações, mesmo hoje, militares, policiais, de caça e é extraordinariamente eficaz para defesa residencial.
Particularmente, gosto, no projeto da M1997, do cão aparente, pois acho muito mais seguro do que nas "mochas". Aliás, também, tenho preferência por pistolas com o cão aparente.
também prefiro com o cão aparente, se bem que ainda não usei "mochas" como tu dizes, de qualquer forma, pistolas, carabinas e espingardas com cão aparente são muito mais fáceis e divertidas de atirar na minha opinião.
Não sou muito conhecedor de armas, mas acredito que seja aquela peça que geralmente se vê muito em revólver, que fica na parte de trás da arma e se movimenta toda vez que se aperta o gatilho
Excelente matéria! Realmente uma arma muito versátil até hoje. O problema não foi o uso em guerras, mas sim a possibilidade de usarem o mesmo argumentos para tentarem restringir seu uso civil hoje.
Mano, como sempre vídeos incríveis pfvr Paulo não pare nunca 🥺🙏🏾
Obrigado!
Cara...eu usava ela demais no Cod Waw, nostalgia, ela errancava os toco dos japas. é uma ótima & bela arma até para os padrões atuais, simples compacta letal, Ótimo vídeo como sempre.
Sempre bom lembrar das jogatinas antigas!
@@pauloroyal1 sim mano, tal game merece um Remake, o novo cod Vaguard é bom mas nhe...os antigos são melhores.
Muito obrigado Paulo Royal!! Mais um vídeo show de bola!! Parabéns
Eu que agradeço!
Se uma espingarda de repetição (pump) de apenas 6 tiros fez todo esse estrago, imaginem se fosse uma espingarda semi-automática AA12 do filme "Mercenários" com um carregador de 25 tiros... Essa 12 faria um estrago... 😨😨😨
Aí a rendição seria até mais cedo! rsrs
25????? Ta com dó de gastar tiro meu bom???? Leva uns 10 carregador de 32 tiros, 5 com munição frag e 5 com munição dragon breath e desce o dedo
@@jpop8643 não é cod
Caraí só lembrei do Julius atirando com uma igual o Rambo com M60
@@zikavirus9174 Mercenários é foda Júlio destruindo a torre com o Rambão
Eu sei q existem regras q devem ser seguidas até mesmo em ambiente de guerra, mas acho que na hora do quebra pau, o q importa para o combate é sair vivo , mesmo q isso signifique quebrar as leis de guerra. Acredito q quando sua vida está em jogo, não existe certo ou errado, o que puder ser feito para te manter vivo, será feito
Tem uma regra que diz pra não atirar no inimigo de paraquedas, fico imaginando quem seguiu ela, "opa, vou esperar ele chegar no solo pra aí então ele ter a possibilidade de se defender e me matar.."
@@max.8941 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não ...deve usada sim principalmente contra os nazista ...
Porra , eu sou um cara normal! Vejo uma notificação do Royal e clico na hora.
Obrigado pela preferência, Nathan!
A 1°GM teve uma fase chamada de Escalada de Poder... acho que a Trench Gun foi só mais uma das novidades no campo de batalha, mas que não escalou mais ainda o conflito porque os Alemães não tinham uma resposta para ela. Ou seja... da pra se imaginar que ela ajudou a abreviar a guerra.
Bom saber dessa parte da história.
No anime "Tanya the Evil" tem uma episódio que a protagonista reclama que estão usando essa espingarda.
Agora entendi o por que.
otimo anime
Parabéns, que história, sensacional, M97 não deveria ser banida, gostei de decisão dos americanos 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom parabéns pelo vídeo 👏👏👏, a história enriquece o conhecimento!👏👏👏
Muito obrigado
Excelente vídeo Paulo. Eu e um amigo temos um dilema nas nossas vidas. Ele tem na coleção dele uma 1897 Trench Gun original e eu tenho uma baioneta dela, timbrada 1917, também original. Há alguns anos, ambos tentamos comprar um do outro as peças que não temos!!! Abraço e novamente, parabéns pelo canal.
É, não dá pra ser completamente feliz kkkkk
Eis aí mais uma informação sobre a eficácia da calibre 12 , sempre pensei; porque não vemos soldados nas guerra usando espingardas? Agora sei , é porque é eficiente e "vingativa".
Exército Brasileiro e Americano usado muito.
Alguns exercitos usam bastante (principalmente a Benneli M4), como o de Israel por exemplo. O Americano não usa (ao menos nas ultimas guerras no oriente médio) devido a estratégia de combate deles que é totalmente baseada em supressão a longa distância. A média de tiros por baixa é de 10 mil balas (5.56x45 NATO) por baixa. (não digitei errado, o número é absurdamente alto assim pode pesquisar) e em média o combate se dá a 200-300 metros então tem que ser fuzil mesmo (existe muito pouco CQB em guerra moderna).
Já Marinha, forças especiais e aeronáutica usam bastante elas
@@Izavos Os americanos não usam. O brasileiro não usa pq não luta nunca né!
Ola so passando para dizer que esse é de longe o melhor canal do UA-cam parabéns pelo trabalho
Obrigado, Ramon!
Muito bom vídeo. Desta vez abordando aspectos históricos e curiosos sobre a arma. Baita canal 👊
Obrigado, Eduardo!
Que arma linda,, e agora sabendo de sua historia melhor ainda.... Parabéns pelo o vídeo!!
Obrigado, Gilson!
Se os alemães quisessem lealdade nos combates dessem primeiro o exemplo. Se com 6 cartuchos essa arma já faziam estrago imagina se ela tivesse uma capacidade maior e com certos tipos de munição que existem hoje. Parabéns.
A espingarda semi-automática AA12 do filme "Mercenários" com um carregador de 25 tiros faria um estrago...
Excelente Paulo! baita arma clássica demais 😎
Obrigado, Adriano!
Faz um vídeo explicando as armas usadas na guerra de hj. Se já fez, faz um compilado em um vídeo só. Seus vídeos são sempre top
Até nos jogos fps como no Pubg essa 12 é forte demais, fizeram uma arma muito apelona demais
Em todos os requisitos está espingarda é boa.
Gostaria de parabenizar o Paulo por fazer mais um vídeo perfeito!
Obrigado pelo feedback!
Eu li em algum lugar que ela era nominalmente proibida nas convenções da guerra do Vietnam. E mesmo assim os soldados levavam ela escondido pra usar em túneis, com o cano cerrado.
Por isso saíram fugindo do Vietnã
O que eu quero mesmo é uma dessa pra mim! Tremenda ferramenta de defesa no campo!
Fala sobre o calibre .22 lr e seus inúmeros projéteis!
.22 RL é a melhor munição!
@@leandrofraga8201 Para treinamento sim amigão!
@@Sd_Bart não, pra combate, fura pra caramba, é um fuzilzinho
gostei desse canal, bom para passar o tempo, e ter alguma coisa para assistir enquanto estou almoçando.
Que bom que posso te ajudar de alguma forma!
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho apresentado!!
👏👏👏👏👏
Obrigado, Moacyr!
Calibre 12 é brutal, altamente recomendada para defesa residencial. Tenho a minha CBC Military 3.0 full 19 polegadas, só sucesso no clube de tiro e defesa
Eu tenho uma calibre 100000000012
Em um unico disparo ela destroi uma cidade inteira
@@GustavoHenrique-wd7fn Parabéns.
Ótima análise Paulo. Com mais o contexto histórico da arma na primeira Guerra Mundial. E a M1897os EUA fizeram o certo. Já que o império alemão estava usando armas ainda piores. Isso no meu ponto de vista. Como o lança chamas e o gás e as metralhadoras de base no fronte. Que era o terror das tropas aliadas. Ótimo trabalho de qualidade Paulo meus parabéns.👍 Vc poderia falar das variações da M 12 pra uso civil e militar. E a variações da munição se não for incomodo.
Parabéns pela excelente matéria sobre um armamento que traz muita história para os amantes das armas.
Obrigado pelo Feedback!
John Browning era gênio, inventou muitas armas lendárias.
Paulo gostei deste video armamentista mt bom ver q nós cacs não estamos só neste quesito parabéns
Obrigado 👍
O medico "a foi so um tiro"
O tiro " 8,13 mm de pura dor e sofrimento de uma M97"
Excelente comentário, Paulo, como sempre!
Obrigado, João Guilherme!
Aqui temos dois países q durante a Primeira Guerra Mundial, um usou uma arma muito terrível, era o terror geral das tropas aliadas por ser muito apelona, e q de acordo com eles, violava o tratado mútuo das guerras sobre uso de certos tipos de armamentos, e do lado dos EUA, temos a Alemanha
meu jardineiro (faz tempo), ganhou de uma antiga moradora do condomínio um rifle winchester (dos texas ranger de 1800 e bolinha),
Era uma das armas q era do esposo falecido meu jardineiro, sem ter conhecimento do q tinha em mãos, vendeu por 2000
Apareceu um colecionador q veio pra comprar por 10.000, ofereceu até 15.000, mas o q comprou por 2000, não quis vender .
Pra mim até nos tempos de hoje a espingarda e uma arma muito letal em combates seja eles quais for
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E QUE DEUS TE ABENÇOE sempre Itamonte MG
Muito obrigado, Wanderley!
Primeiro: achei muito interessante que mesmo em uma guerra mundial, os líderes ainda tinham um certo formalismo para tratar dos assuntos. Sempre pensei que um só se comunicasse com o outro quando fosse para se render.
Segundo: guerra é guerra. Se tem uma arma boa, ela deve ser utilizada ao extremo. Além disso, quem começou batendo foi a Alemanha, então ela tinha que terminar apanhando mesmo🤷
Na real n foi bem a Alemanha, foi mais um efeito dominó de aliança. Ela era aliada do Império Austro-Húngaro, que desceu o cacete na Sérvia, que era aliada da Rússia, que era aliada da França e da Inglaterra. Eu diria que ela entrou pelo mesmo motivo que os outros países da Europa: aliança com um pessoal que tretou no fim do mundo.
Mt obrigado paulão por fazer o video sobre a minha escopeta favorita
Obrigado pelo feedback!
O livro " Nada de novo no front" fala que os ingleses quando capturavam soldados com baionetas serrilhadas arrancavam os olhos e os mandavam em direção às suas trincheiras.
Nn entendi pq eles arracavam os olhos?
Baioneta serrilhada não tinha so o objetivo de mata o cara mas sim infringir dor ai esse pessoal que fazia isso na guerra em vez de ser só morto de uma vez ou ser pego como prisioneiro era muitas vezes torturados pois faziam oque faziam somente pela dor alheia
Baioneta serrilhada não era com intenção de causar dor e, sim, mais danos, pois podiam atravessar costelas, por exemplo. Pra quem não sabe, se uma faca bate num osso ela não ultrapassa.
Muito bom o vídeo, uma verdadeira aula, parabéns!
Obrigado, Márcio!
Se possível, faz um vídeo falando sobre o rifle L5, é uma arma bem diferenciada.
Parabéns pelo trabalho! Muito top sua pesquisa, obrigado pelo conteúdo!
Obrigado, Vinicius!
Mais sofrimento do que uma granada de fragmentação??
Mais sofrimento do que armas químicas??
Na minha mais sincera opinião tinha que ser usado sim. Chumbo SG ou balote nos dias de hj são bem vindos.
alemão na maldade matando com faquinha de cortar pão e reclamando de calibre 12!! bando de cara de pau!!
O Paulo sobre as baionetas serrilhadas e lancha chamas daria um ótimo vídeo…
Meu sonho é que todo homem que ame a sua família, tenha uma parecida com essa dentro de casa
Seria bom
Sonho esse que o governo de esquerda destruirá, juntamente com o país, a bandeira,o povo...
Excelente vídeo !!! Parabéns !!
Alemão: " Ainnn, assim não vale, parei de brincar, não pode dar soco, só tapa! Você me deu um soco, por isso apanhei!".
KKKKKKKKKKK
brabo mano, sua analise é braba!!
Obrigado, Leandro!
Uma arma que adoraria ver no canal é a Metralhadora leve Madsen modelo 1902 ou outra deste mesmo tipo, que ate hoje a policia aqui no Brasil usa!
a madsen na pm br oloko meu
Parabéns pelos vídeos! Mostrar um disparo real vai enriquecer ainda mais seus vídeos
Também acho que enriqueceria, mas a política de direitos autorais da plataforma impede que isso seja feito.
Claro que não!
Eu acho que foi uma ótima arma!
E até hoje é um calibre respeitado.
Eu tenho uma e gosto muito
O cara que fez esta arm e um gênio e um Deus, inteligência pura , parabéns
Além do Vanguard, essa arma também está presente em Call of Duty: World at War, nomeada no jogo como M1897 Trench Gun.
No PUBG tbm, e é delicinha dar uma 12zada no cara haha
O 3 tbm
essa é uma espingarda que eu realmente queria ter
É uma arma para ser usada no corpo a corpo sem dúvida, deve ter causado muito terror nos chucrutes
A espingarda não era uma arma de uso indiscrimado , muito diferente do gás cloro que em algumas vezes vitamava civis inocentes .
Boa noite. excelente vídeo. Na minha opinião uma arma de fogo, principalmente se tratando de uma arma portátil individual do infante, não tem a necessidade de ser banida do campo de batalha com alegações sobre sua letalidade pois é um recurso comum em uma guerra.
ARRASA QUARTEIRÃO .
Esse era o nome ideal pra ela,tanto que os alemães ficaram visivelmente amedrontados na época,o que hoje em dia não é nada diferente da visão de alguém portando uma calibre 12,como por exemplo os policiais.
Sendo na guerra mundial,guerra urbana ou policial,só a visão de uma calibre 12 já deixa o cara ciente de que se for alvejado por um tiro de uma arma dessa magnetude e potência destrutiva,a morte é certa,independente onde pegar no corpo.
Fui militar do exército e infelizmente eu tive a oportunidade de ver um ferimento que ela faz,mesmo sendo se raspão como aconteceu com um colega no estande de tiro,e creiam,não é NADA bonito de de ver.
Ele sobreviveu 🙏,mas carrega uma enorme cicatriz no lado de fora da coxa esquerda.
Bah, esses bisonho. Depois acham que os civis que não devem ter armas.
Estou conhecendo o seu canal agora, material interessante, ganhou um inscrito
Obrigado e seja bem vindo, Robert!
Excelente artigo, parabéns!
Muito obrigado!
Seus videos sao mesmo excelentes, parabens! ✌️😁
Muito obrigado! 😁
Muito bom os relatos do vídeo, pena q nos filmes de guerra raramente se vê o uso dessa arma
Comentários excepcionais sobre WINCHESTER admirável armamento.
Traduzindo: os EUA construiu uma arma muito boa para um combate de curto alcance, e os alemães ficaram com medo e inveja, porque nada que eles tinham poderia se igualar a isso.
Eles tinham à MP18
@@antoniosilva8913 não dava o mesmo resultado, mas vale.
@@antoniosilva8913, ainda assim, não chegava nem perto do estrago que uma doze daquela poderia fazer numa trincheira, imagine o caos de uma arma dessa pipocando chumbo em todo mundo dentro de um buraco de 1 metro e pouco.
@@higorcaetano5206 armas diferentes, funções diferentes. Mas eu entendi.
@@higorcaetano5206 os americanos tinham bombas atômicas
Arma é arma, não vejo motivo para proibir, até hoje as espingardas 12 são excelentes opções de defesa.
Força
Seria maravilhoso voltar à produção para que cada pessoa tivesse uma dessa s homens de bem
Excelente trabalho o seu. Continue produzindo-os. A propósito, se eu fosse um soldado americano, durante a WWI, gostaria de ter um dessas a disposição. Caso fosse alemão, não 😁!
Faz um sobre as histórias das facas. Seria bem legal
No CoD Wwll é a arma que mais gosto..com munição incendiária.Salve grande mestre da sniper do Bf 4.
Poderia trazer a história do lançador de granadas m79, usado durante a guerra do vietnã
Boa, verdade, ja vi em mts games essa
Fantástico documentário !!!!
Obrigado!
tinham mais é que usar uma baioneta serrilhada na trench gun e fazer a arma do crime de guerra suprema
inclusive tem referencia à trench gun e ao fato dela ser uma "violação do tratado" no anime Youjo Senki, anime que eu recomendo fortemente pra quem curte guerras mundiais
E que disparasse balotes incinerantes que ao atingirem o alvo deflagrassem gases tóxicos. 👍
Ótimo vídeo como sempre!!!
Obrigado, Diego!
Simplesmente clássica !
Sem dúvida!
Paulo, faz mais vídeos sobre os armamentos da Primeira Guerra!!!
Desconhecia esse uso de uma "escopeta" nas trincheiras e realmente - nada melhor para um ambiente estreito e contra as tropas de choque alemãs! É fácil imaginar o estrago e a vantagem no corpo a corpo com uma baioneta para e a facilidade de recarga! Não me lembro de ver essa arma .filmes sobre essa guerra!
Poderia fazer um da Mossberg 500 e das diferenças entre ela e a Remington 700
os caras usavam gás mostarda e ficaram puto com uma .12 kkkkk
Fico imaginando o secretário de estado lendo o protesto e pensando nisso tudo rsrs
Se alemães usavam gás e lança chamas não havia razão para que a Trench Gun não fosse usada;" na guerra a primeira vítima é a verdade", como amplamente sabido. Ótimo vídeo, parabéns!
Parabéns pelo trabalho 👏
Obrigado 👍!
No Pubg ela é chamada de S1897 e realmente é uma arma muito apelona, quando eu mato alguém com ela os cara chora ksksks
Op demais no cod ww2, amava a versão corredor de trincheiras dela
Principalmente com munição incendiária, o rage era inevitável
KKKKKKK nego tiltava fácil