Obrigado por trazer esse tipo de material pra nós .. se for possível traga algo da nossa cultura e religião indígena que também é muito amplo , gostaria de saber mais sobre as diferenças de valores visão moral etc..
Que entrevista fantástica e enriquecedora. Parabéns pela iniciativa professor Luiz Felipe Pondé em ter trazido essa preciosidade que é o professor Juarez Xavier.
@@gabriellaion2983 De qualquer jeito, o maior destruidor de religiões é a ciência. Com o crescimento do ateísmo, muitos filhos de pessoas com religião, abandonam as práticas. A religião que parece que aguenta é a cristã, pois dá levemente de juntar partes delas com a ciência, e também o monoteísmo é mais fácil de se organizar. Não é a toa que todas as religiões dominantes, tendem a ter um deus. Desde Buda, Alá,Jeová
@@CyberHunter2590 , muito boa a live. Dos Traficantes ligados ao Islã ninguém fala. E existem muito. Fundamentalismo permitido só dos negros e do pessoal das tribos que até rouba para expulsar os vizinhos legítimos os ACUSANDO DAQUILO que eles fazem. Terreiros tem que ser respeitados. Não se pode transformar praias e lagos em territórios exclusivos de qualquer religião. Pelo fato de serem bens de Uso comum do povo. E isonomia pode ser não ter representações religiosas em nenhum desses locais colocadas de forma fixa. Sem prejuízo de elas realizarem seus cultos SEM PREJUDICAR outros usos no restante da faixa de praia.
@@jefersongomeslima5777 , o eixo ético do Candomblé se perder quando eles querem fazer seus cultos dentro de igrejas cristãs. Quebra a Moralidade de ambos. O chamado Rito Inculturado ( que na prática é uso da língua local e o esquema de cores que se adeque ao pais onde o culto é celebrado quando a SIGNIFICAÇÃO das cores da indumentária do sacerdote no cerimonial a ser celebrado). Danças dentro de templos cristãos não faz sentido. Já para o Candomblé e outros cultos da descendência africana ou o que dizem ser Religiões Asiáticas.
Impossível qualquer diálogo! Religiões são bolhas de egos que se adaptam uns aos outros. A espiritualidade é linda nas retóricas, que sempre deixam os erros nas costas do povo. Mas este senhor é ótimo! 🙏🌺💕
Mi Por mais professores como o Professor Pondé! É maravilhoso pensar nosso país, assim, cheio de cultura, ensinamentos e vivências, acredito que isso é a verdadeira religião quando povos se encontram e se conectam para ouvir e aprender um pouco um do outro. Que nossa humanidade cresça a favor do conhecimento sem julgamentos, apenas ouvindo e respeitando. Lindo, lindo, que todos nós possamos levar este aprendizado para dentro de nossas casas, o do respeito! Espero conhecer você! Professor Felipe Pondé.
Sincretismo em termos de Religião (com a definição que presuma a existência de um ser superior CRIADOR DE TUDO e anterior até ao Big Bang) é um erro. Mas todos podem ter virtudes e as ensinar aos outros. E contribuir a máxima preservação de vidas possível.
A cada baforada do cachimbo do Pondé um espectro deixava a sala! Eu vi! Adoro esses canais que misturam religiões com ateus, Isaac Asimov com Pai Joaquim, Marx com Buda, Dom Helder Câmara com Nelson Rodrigues! Eita nós! Parabéns Pondè! Saravá!!!
Quem tem religião de verdade e exerce, tem que respeitar quem tem outro tipo de religiosidade. Creio que os hinduistas dizem numa palavra tudo Namaste - "o Deus que existe em mim, cumprimenta o Deus que existe em você", em uma tradução que foi passada!
Esta live com Juarez estudioso das religiões Africanas! Sensacional Ponde esta live! Como baiana que sou lhe agradeço! Já que estou na Quarentena também. Abraços ❤❤
Obrigada Prof. Pondé... Voltei no tempo, quando tinha conversas assim, só que ao vivo, no bandejão da PUC, com este encantador comunicador (então estudante de Jornalismo) Juarez Tadeu ( - Caríssimo, que bom vc não ter seguido sua vida na Albânia!)
Alguem aqui usou o termo "dourar a pilula"... E isso exatamente que se faz aqui. E obviamente a parte, restarao os que a engulam num lance e se sintam a dourar-se tambem.
Maravilhoso encontrar um represente de uma das mais marcantes religiões do Brasil depois de termos encontrado tantos xeiques, pastores e rabinos. Agora só falta a presença de um teólogo católico que fale sobre a maior religião do Brasil, demograficamente falando.
@@jefersongomeslima5777 , se depender das FALSAS DOUTRINAS como Reteté , falsas profecias usando inclusive línguas incompreensiveis que nem mesmo o pessoal dos cultos afros fazem. Apesar que MEDIUNIDADE tem fraudes também.
@@alessandropereirasilva6930 Tecnicamente os católicos também falam dessas línguas. Só que é raro de acontecer nas igrejas católicas. E em questão da localização, as igrejas protestantes nasceram na Europa. Mas se subdividem muito, mudando de igreja para outra. Talvez seja esse o motivo do protestantismo está dominando o país. A descentralização, assim as pessoas meio que escolhem a igreja dependendo dos seus valores
@@alessandropereirasilva6930 Algumas igrejas eu já vi que não têm doutrina mesmo. Mas a que eu frequento têm uma doutrina bem baseada na bíblia. Mas pelo que eu vi essas igrejas que não têm doutrina estão dominando o país
Enfim, um intelectual midiático (no bom sentido) teve a raça de convidar o candomblé enquanto tradição Iniciática. O documento citado assinado pelas Iyás estão sob os cuidados da Fundação Portal da Lua que comporta o Memorial Mãe Stella de Oxóssi. Parabéns também pelas perguntas e respostas.
Pondé, seria interessante você chamar alguém do tradicionalismo católico. Alguns nomes interessantes seriam o pessoal que reivindica o pensamento do Orlando Fedeli, eles estão na Associação Cultural Montfort ou na Flos Carmeli. Um grande abraço e continue com seu belo trabalho!
Gostei da entrevista, mas teve momento que não entendi nada, visto que não sabia o significado de muitas palavras. Deveriam ensinar nas escola a mitologia africana.
Excelente entrevista mas faltou ao entrevistado também assumir que há radicalismo dos 2 lados. Sou evangélico e também já sofri muito preconceito por ser. Quero dizer que tenho maior respeito pelas religiões de matriz africana
Será que, pelo viés antropológico, aquilo que a étno-psiquiatria avaliza como normativa seria o resultado de uma gradação de transe midiático coletivo?
@@FABRICIOALFA10 Sim, o cristianismo oferece meios de arrependimento. Então um traficante ou fumante, pode depois abandonar essa vida, e viver em comunhão com Deus
"traficantes evangélicos" é negligenciar dos prrceitos da fé protestante, dos credos e rituais de iniciações (sacramentos) para poder ser chamando de cristão (evangélicos/católicos)
Gostei "eh tudo igual mas eh tudo diferente"... Porque as vezes, qualquer pessoa acaba misturando um pouco das coisas, e ate levando uma ideia ou alguns pontos de forma "meio ruim".. E acaba dando um outro valor, ou passando uma ideia que nao seria exatamente a que gostaria de passar, e por ai vai... Mas, como eu criticaria essas pessoas (digo isso pq as vezes da para notar certa "confusao", logo, eh bom checar para ver se nao esta confuso..), eh justamente porque em grande parte das vezes, falta a explicacao, ou um contexto ou conceito, etc, que ate, "chegaria nessa tal conclusao", mas, a pessoa pode nao sbaer, a pessoa pode saber parcialmente ou ate de forma muito "rasa"... E logico, porque as vezes parece facil "resumir" ou falar algo totalmente resumido, a outra pessoa, mas que pode gerar um "bela confusao"... kkk
A questão ecológica é fundamental para a humanidade. Nosso desrespeito a natureza tem nos trazido problemas sérios - pandemias, por exemplo. #cadaacaoconta ! Me parece que entidades tanto na Umbanda quanto no Candomblé são ligadas aos rios, às matas, às cachoeiras, aos mares - isto é bom. A nível de lideranças o que tem sido feito para evitar a poluição gerada por despachos, festas de santos e outros eventos onde garrafas, plásticos, alimentos são jogados nos rios ou mares, ou deixados nas matas e cachoeiras? É possível um despacho, festa de Iemanjá, etc ecológicos? Isto não seria ainda mais aprazível às entidades? Existe algum movimento neste sentido? Desde já grato.
Humanos são humanos, e as pessoas tendem a criar preconceitos. A partir do momento que uma religião ou grupo social cresce é inevitável a tendência de surgir conjuntos de pessoas preconceituosas que distorcem sua fé e criam correntes como "Traficantes Evangélicos"...
Existem preconceitos que tem que ser LEGITIMOS e isso é que faz o sincretismo religioso não faz sentido em termos de Sãs doutrinas. Tem supostos saídos do Candomblé e as religiões de descendentes africanos que vão realizar os tais rituais de descarrego.
ouvindo o prof juarez, me convence que ele vive e assiste uma realidade diferente da maioria dos praticantes..ele vive em outra esfera, nao sei qual é..nao vemos quase nada disso no comportamentos nos terreiros.
Pois pra mim, Tudo é divino porque tudo entra divino na Terra, MAS ao atingir a matéria densa se torna Exu, Demônio, etcetera... A mente descontrolada do homem, que enchem de bobagens sociais, mas não o ensinam a ter uma mente e por que educá-lá. 🙏🌺💕
Lamentavelmente, pessoas usam o nome de "evangélicos" para promover a violência contra o seu semelhante por questões de cultos e por ser diferente em promover sua religiosidade, sem sombras de dúvida não compreendem o verdadeiro sentido de ser um evangélico que vive os ensinamentos de Cristo contidos nos evangelhos.
Pois é... Pq infelizmente a maior parte das agressões verbais e físicas a nós de cultura africana, são de evangélicos, por isso se faz essa abrangência. Assim como rituais de magia negra, vodu... e tudo que é de ruim, assemelham à nossa religião Candomblé.
@@Sayaneriva Rituais normalmente são demonizados pela ciência, pois se assemelha muito com magia. Mas como alguns evangélicos( que deviam está pregando e não agredindo) têm esse pingo de ciência cultural, consideram rituais como primitivos. Isso veio desde de o século passado, quando a ciência estava no seu alvorecer, e comprovando que nenhum tipo de magia existe. Mas tirando isso, a ciência achou que o termo fé estava certo, e que se a pessoa acreditar em um remédio, a eficácia dele aumenta 30%. Além da lacunas que a ciência deixa, que são perfeitas para o cristianismo preencher, como vida, consciência, começo e fim
Entrevista/bate papo muito bom, mas o entrevistado devia estar nervoso e abusou da figura de linguagem "é" ao ponto que eu decidi contar e perdi o foco do assunto. Kkkkkkkkkk
Quanto a questão dos traficantes evangélicos, saibam o seguinte: a ampla maioria dos evangélicos não apoiam essas ações de perseguição religiosa. Entramos nos morros para ajudar pessoas, espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. A verdade é que em muitas dessas comunidades dominadas pelo tráfico, o trabalho social e religioso das igrejas cristãs foi a única forma de apoio que os alcançou, uma vez que o Estado não chega lá. Como resultado, as igrejas evangélicas prosperaram inclusive entre traficantes e estes, que já impunham a sua justiça, as suas regras de mercado local e regulam quando e pra onde as pessoas podem ir, agora impõem também a sua religião, que para nossa tristeza, é a cristã. O problema não é a religião, mas o tráfico!
Acho que o entrevistado foi bem cuidadoso em não generalizar. A senhora não pode negar que é forte entre evangélicos a ideia de que "macumba é coisa do coisa ruim".
@@denisematos2335 eu não fiz o meu comentário baseado no que o entrevistado disse, tanto que nem o citei. O que me motivou a escrever, foram os comentários negativos aos evangélicos. Quanto a repulsa dos evangélicos às religiões de matriz africana, não posso precisar o quão forte é, só reconhecer que não concordamos com algumas práticas. Contudo, não obrigamos ninguém a abandonar as suas crenças, nem a se converter ao cristianismo. Pelo contrário, os cristãos foram os que mais ampliaram direitos de culto para todas as religiões. O ponto chave do meu comentário é que estão aproveitando a questão do tráfico para rotular negativamente os evangélicos, quando o problema não é a religião, mas o tráfico agindo em nome dela.
@@ThyaraMerlo Nós discordamos. As religiões monoteístas inventaram a intolerância religiosa. Os muçulmanos fazem guerra contra os infiéis, os católicos queimaram pessoas na idade média, os cristãos fundamentalistas são intolerantes, e no íntimo (pra usar um eufemismo) consideram que os que professam outra fé estão condenados. Os mais exaltados podem se ver impelidos a partir para ação. Traficantes e milicianos evangélicos, bom, o problema fica mais complexo, são grupos que se impõem de maneira violenta, seja o lá o que queiram fazer. Não chego ao ponto de dizer que o problema é a religião. Se fosse só um problema, seria ótimo.
@@PoGermlin , macumbeiros fazem trabalho para ferrar vida de pessoas, caso paguem bem, então para de pegar pontos negativos das religiões citadas por vc para generalizar. "Traficantes evangélicos" foi um FAKENEWS criado pela GLOBOLIXO.
A tradicao africana mais forte e mais acentuada as linhas migratorias para o Brasil ! Quais sao os principais países africanos para o espelhamento no Brasil !sem se limitar a Nigéria!o reencarnação existe nesta religião em sentido a evolucao como no cAso do espiritismo de Alan ?
Ele diz que é axogun, uma pessoa de ogun iniciada em ogun! Pois axogun é o Ogã que tem as mãos cedidas pelo orixá para a prática do orô. Ele tem o axe na mão com a ibé. Enfim, o axogun é o responsável pela imolação sacrificial dentro do candomblé. Não tem nada a ver ser ou não de ogun. Não entendi por que ele deu outro significado. Sei disso pois fui ogan por 17 anos.
Eu creio que Jesus Cristo é o nosso Salvador. A videira verdadeira. O pão da vida. Quem beber dessa água nunca terá sede. Veio pra dar vida e vida com abundância. Quem crer Nele, ainda que morra, viverá. Ele é a porta estreita, O caminho, A verdade e a vida e ninguém vai ao Pai, senão pelo filho.
(PACTO COM LÚCIFER) Muitos buscam pela gloria, fama,poder,sucesso,luxo! Outros desejam apenas uma vida menos amarga. Chega uma hora que devemos dar um basta na miséria,nas migalhas! Chega de má sorte! Chega de humilhações! As vezes você é apenas uma pessoa triste,..pode ser que você odeie a vida.. E até mesmo já tentou ou pensou em se livrar dela!.. Não é mesmo? Sua hora chegou! Atente-se ao chamado! Lúcifer é o Pai da alegria,o mestre da sabedoria. Junte-se a nós e conheça o amor do Pai! Uma vez filho..filho pra vida toda! Lúcifer jamais abandona um filho ou o deixa perecer! Ele só precisa da sua permissão para te dar a tal sonhada felicidade! Plena..completa..e absoluta. Não! eu não estou aqui oferecendo trabalho de pacto!.. Estou te convocando para se tornar um de nós! Sim!..eu já fui como você.. E já tentei diversos pactos sem sucesso! Perdi muito,muito dinheiro com charlatões., até cheguei a perder a fé. Até que conheci este livro: (PACTO DE SANGUE/O LIVRO POSSUÍDO LUCIFERIANO) Faz poucos meses que me tornei um membro de BAAL..e minha vida se transformou absurdamente! No livro você encontrará um ritual para disperta-lo. Assim que tomar posse dele perceberá o poder que tem em suas mãos! Sentirá a presença diária do Pai presente em sua vida! O pacto é simples e com custo baixíssimo. Já vem com o contrato pronto para ser assinado. O livro custa aproximadamente 699,00. **link para adquirir o livro: clubedeautores.com.br/livro/pacto-de-sangue-6
Na hora de explicar a persona da entidade enquanto incorporada começou a gaguejar kkk... porque no fundo sabe que é quase uma igreja universal de matriz africana. Muita encenação pouca verdade
Obrigado por trazer esse tipo de material pra nós .. se for possível traga algo da nossa cultura e religião indígena que também é muito amplo , gostaria de saber mais sobre as diferenças de valores visão moral etc..
Maravilhosa entrevista. Sou admiradora do Candomblé, não praticante, e é lindo ouvir de pessoas que tem conhecimento da crença.
❤❤❤❤❤
Que convidado interessante! Desfaz ideias preconceituosas de quem não conhece o Candomblé, como eu.
Isso mesmo. Eu desconhecia
Perfeito entrevistado, análises fiéis à realidade dos candomblés no Brasil...Pondé sempre lúcido.
É sempre bom ouvir uma pessoa lúcida! No caso, o entrevistado! 👏🏻👏🏻
Melhor professor que tive na Universidade. Um dos únicos com vocação para o ensino
Que entrevista fantástica e enriquecedora.
Parabéns pela iniciativa professor Luiz Felipe Pondé em ter trazido essa preciosidade que é o professor Juarez Xavier.
Podé só no cachimbo. Muito boa a entrevista, penso que as religiões de origens africanas são mal compreendida e há muitos preconceito a seu respeito.
concerteza são mal compreendidas, e acho que justamente por causa dessa ignorância no assunto que se ve tanto ódio e desprezo por elas.
@@gabriellaion2983 De qualquer jeito, o maior destruidor de religiões é a ciência.
Com o crescimento do ateísmo, muitos filhos de pessoas com religião, abandonam as práticas.
A religião que parece que aguenta é a cristã, pois dá levemente de juntar partes delas com a ciência, e também o monoteísmo é mais fácil de se organizar.
Não é a toa que todas as religiões dominantes, tendem a ter um deus.
Desde Buda, Alá,Jeová
@@CyberHunter2590 , muito boa a live. Dos Traficantes ligados ao Islã ninguém fala. E existem muito. Fundamentalismo permitido só dos negros e do pessoal das tribos que até rouba para expulsar os vizinhos legítimos os ACUSANDO DAQUILO que eles fazem. Terreiros tem que ser respeitados. Não se pode transformar praias e lagos em territórios exclusivos de qualquer religião. Pelo fato de serem bens de Uso comum do povo. E isonomia pode ser não ter representações religiosas em nenhum desses locais colocadas de forma fixa. Sem prejuízo de elas realizarem seus cultos SEM PREJUDICAR outros usos no restante da faixa de praia.
@@jefersongomeslima5777 , o eixo ético do Candomblé se perder quando eles querem fazer seus cultos dentro de igrejas cristãs. Quebra a Moralidade de ambos. O chamado Rito Inculturado ( que na prática é uso da língua local e o esquema de cores que se adeque ao pais onde o culto é celebrado quando a SIGNIFICAÇÃO das cores da indumentária do sacerdote no cerimonial a ser celebrado). Danças dentro de templos cristãos não faz sentido. Já para o Candomblé e outros cultos da descendência africana ou o que dizem ser Religiões Asiáticas.
Atual, necessário, interessante. Obrigada, Pondé!
Impossível qualquer diálogo! Religiões são bolhas de egos que se adaptam uns aos outros. A espiritualidade é linda nas retóricas, que sempre deixam os erros nas costas do povo. Mas este senhor é ótimo! 🙏🌺💕
Falou o juiz.
Adorei a entrevista. Obrigada Ponde e obrigada professor Juarez.
Mi
Por mais professores como o Professor Pondé! É maravilhoso pensar nosso país, assim, cheio de cultura, ensinamentos e vivências, acredito que isso é a verdadeira religião quando povos se encontram e se conectam para ouvir e aprender um pouco um do outro. Que nossa humanidade cresça a favor do conhecimento sem julgamentos, apenas ouvindo e respeitando. Lindo, lindo, que todos nós possamos levar este aprendizado para dentro de nossas casas, o do respeito! Espero conhecer você! Professor Felipe Pondé.
Sincretismo em termos de Religião (com a definição que presuma a existência de um ser superior CRIADOR DE TUDO e anterior até ao Big Bang) é um erro. Mas todos podem ter virtudes e as ensinar aos outros. E contribuir a máxima preservação de vidas possível.
Fantástica essa entrevista, ótima série.
A cada baforada do cachimbo do Pondé um espectro deixava a sala! Eu vi! Adoro esses canais que misturam religiões com ateus, Isaac Asimov com Pai Joaquim, Marx com Buda, Dom Helder Câmara com Nelson Rodrigues! Eita nós! Parabéns Pondè! Saravá!!!
Maravilhosa entrevista!! Gratidão!!💚🌻
Obrigada Ponde! Muito esclarecedor este debate sobre as religiões do Candomblé! O conhecimento é fascinante!
Entrevista reveladora, esclaredora e muito inteligente!!!
Muito bom poder ouvir alguém com essa bagagem de conhecimento clareando nossa mente.
Gostaria de ver Pondé entrevistando Pastor Ricardo Gondim ..seria massa
Quem tem religião de verdade e exerce, tem que respeitar quem tem outro tipo de religiosidade. Creio que os hinduistas dizem numa palavra tudo Namaste - "o Deus que existe em mim, cumprimenta o Deus que existe em você", em uma tradução que foi passada!
Eu gostaria de assistir ai o jornalista , Carlos Zaidan! É um homem muito sábio.
Precisamos mais disto se Pondé.... parabéns 🤝
Que discussão maravilhosa, parabéns......
Pondé, sugiro uma entrevista com o Haroldo Dutra Dias, gostaria muito de ver uma conversa com essa com um grande Kardecista como o Haroldo.
Esta live com Juarez estudioso das religiões Africanas! Sensacional Ponde esta live! Como baiana que sou lhe agradeço! Já que estou na Quarentena também. Abraços ❤❤
Obrigada Prof. Pondé... Voltei no tempo, quando tinha conversas assim, só que ao vivo, no bandejão da PUC, com este encantador comunicador (então estudante de Jornalismo) Juarez Tadeu ( - Caríssimo, que bom vc não ter seguido sua vida na Albânia!)
Parabéns!!!
Entrevista interessantíssima! Ótimo conteúdo.
Muito bom! Parabéns!
Religiões africanas são fascinantes!
Diálogo excelente, necessário.
Excelente!
Gostaria muito de ver umdebate ou um dialogo entre vc e jorge elafat !estudioso do espiritismo e interpretador !
Excelente
Entrevista muito interessantes. Gosto bastante desse canal, maravilhoso!
Enriquecedor. Poderia voltar.
Muito instrutivo. Obrigado.
Alguem aqui usou o termo "dourar a pilula"... E isso exatamente que se faz aqui. E obviamente a parte, restarao os que a engulam num lance e se sintam a dourar-se tambem.
Maravilhoso encontrar um represente de uma das mais marcantes religiões do Brasil depois de termos encontrado tantos xeiques, pastores e rabinos. Agora só falta a presença de um teólogo católico que fale sobre a maior religião do Brasil, demograficamente falando.
Já já o protestantismo vira religião dominante
@@jefersongomeslima5777 , se depender das FALSAS DOUTRINAS como Reteté , falsas profecias usando inclusive línguas incompreensiveis que nem mesmo o pessoal dos cultos afros fazem. Apesar que MEDIUNIDADE tem fraudes também.
@@alessandropereirasilva6930 Tecnicamente os católicos também falam dessas línguas. Só que é raro de acontecer nas igrejas católicas.
E em questão da localização, as igrejas protestantes nasceram na Europa. Mas se subdividem muito, mudando de igreja para outra.
Talvez seja esse o motivo do protestantismo está dominando o país. A descentralização, assim as pessoas meio que escolhem a igreja dependendo dos seus valores
@@jefersongomeslima5777 ,sim e ai as vezes se encostam em tudo aquilo que não é sã doutrina.
@@alessandropereirasilva6930 Algumas igrejas eu já vi que não têm doutrina mesmo. Mas a que eu frequento têm uma doutrina bem baseada na bíblia. Mas pelo que eu vi essas igrejas que não têm doutrina estão dominando o país
Muito interessante de verdade. Por favor, traga mais conteúdos como esse. Parabéns pelo empenho !
Já curto antes de dar play
Excelente entrevista
Obrigado e parabéns pela abordagem filosófica e religiosa. Sugiro entrevista com Dhanvantari Swami, lider do mov. Hare Krishna no Brasil.
Foi difícil dar tchau! haha Mto bom ensinamento
Excelente entrevista 👏👏👏👏
Muito interessante.
Enfim, um intelectual midiático (no bom sentido) teve a raça de convidar o candomblé enquanto tradição Iniciática. O documento citado assinado pelas Iyás estão sob os cuidados da Fundação Portal da Lua que comporta o Memorial Mãe Stella de Oxóssi.
Parabéns também pelas perguntas e respostas.
BOA noite a todos. Aqui no RJ. A facção terceiro comando dizem que são de jesus tem até comunidade que chamam. Complexo de Israel
CARAMBA!! QUE ENTREVISTA!
Muito bom!!
Esclarece|Dor!🤍🖤
29:30 ótima pergunta em relação à diferença entre Candomblé e Umbanda.
Primeiroooo!
Viva
Acredite, ngm liga rs
@@donaleilacabeleleila ele liga então tá valendo. Estranho tbm é o fato de vc afirmar que ninguém liga e fazer questão de vir comentar...
Nada disso... o primeiro foi eu...só que eu esqueci de comentar.. apaga isso... 😡
Quero ver ser o último
Pq o Queiroz depositou 89 mil reais na conta da primeira dama ?
Por favor, entreviste o Dr. Haroldo Dutra Dias👏👏👏
Pondé, seria interessante você chamar alguém do tradicionalismo católico. Alguns nomes interessantes seriam o pessoal que reivindica o pensamento do Orlando Fedeli, eles estão na Associação Cultural Montfort ou na Flos Carmeli. Um grande abraço e continue com seu belo trabalho!
Gostei da entrevista, mas teve momento que não entendi nada, visto que não sabia o significado de muitas palavras. Deveriam ensinar nas escola a mitologia africana.
Muito bom
Tema interessante.
Quem define o sagrado no candomblé? Quem define o conceito de certo e de errado e quem executa a disciplina para aqueles que não fazem o que é certo?
Não tem isso.
Boa entrevista
Pondé entreviste Milton Cunha, um entendedor do folclore brasileiro e da cultura carnavalesca.
Excelente entrevista mas faltou ao entrevistado também assumir que há radicalismo dos 2 lados. Sou evangélico e também já sofri muito preconceito por ser. Quero dizer que tenho maior respeito pelas religiões de matriz africana
Será que, pelo viés antropológico, aquilo que a étno-psiquiatria avaliza como normativa seria o resultado de uma gradação de transe midiático coletivo?
Traficantes evangélicos, realmente... é surreal. Traficrentes.
Pior é presidiário se transformando em pastor da IURD pra reduzir a pena.
@@PedroHenrique-yy8zc Têm mais pastores traficantes do que tudo no Brasil! FATO!
Essa polemização não progride nessa discussão!
Ótimo tema
@@FABRICIOALFA10 Sim, o cristianismo oferece meios de arrependimento. Então um traficante ou fumante, pode depois abandonar essa vida, e viver em comunhão com Deus
Sensacional;)
"traficantes evangélicos" é negligenciar dos prrceitos da fé protestante, dos credos e rituais de iniciações (sacramentos) para poder ser chamando de cristão (evangélicos/católicos)
Gostei "eh tudo igual mas eh tudo diferente"...
Porque as vezes, qualquer pessoa acaba misturando um pouco das coisas, e ate levando uma ideia ou alguns pontos de forma "meio ruim".. E acaba dando um outro valor, ou passando uma ideia que nao seria exatamente a que gostaria de passar, e por ai vai... Mas, como eu criticaria essas pessoas (digo isso pq as vezes da para notar certa "confusao", logo, eh bom checar para ver se nao esta confuso..), eh justamente porque em grande parte das vezes, falta a explicacao, ou um contexto ou conceito, etc, que ate, "chegaria nessa tal conclusao", mas, a pessoa pode nao sbaer, a pessoa pode saber parcialmente ou ate de forma muito "rasa"... E logico, porque as vezes parece facil "resumir" ou falar algo totalmente resumido, a outra pessoa, mas que pode gerar um "bela confusao"... kkk
A questão ecológica é fundamental para a humanidade. Nosso desrespeito a natureza tem nos trazido problemas sérios - pandemias, por exemplo. #cadaacaoconta ! Me parece que entidades tanto na Umbanda quanto no Candomblé são ligadas aos rios, às matas, às cachoeiras, aos mares - isto é bom. A nível de lideranças o que tem sido feito para evitar a poluição gerada por despachos, festas de santos e outros eventos onde garrafas, plásticos, alimentos são jogados nos rios ou mares, ou deixados nas matas e cachoeiras? É possível um despacho, festa de Iemanjá, etc ecológicos? Isto não seria ainda mais aprazível às entidades? Existe algum movimento neste sentido? Desde já grato.
Que conversa ótima, poderia ter vários programas com ele!
Qual será o padre?
Muito bom 🙏🏼
Convide um lama budista autêntico
Chama o Alexandre cumino da umabnda
E a mônica medeiros do espiritismo !
Qual a sua religião?
Eu não conheço esse. Mas eu gosto do Pai márcio de Sorocaba ele parece um profundo CONHECEDOR do que ele fala sobre os ritos.
@@ticoo2213 , como você define religião? E qual crença religiosa tu professa cotidianamente?
Humanos são humanos, e as pessoas tendem a criar preconceitos. A partir do momento que uma religião ou grupo social cresce é inevitável a tendência de surgir conjuntos de pessoas preconceituosas que distorcem sua fé e criam correntes como "Traficantes Evangélicos"...
Existem preconceitos que tem que ser LEGITIMOS e isso é que faz o sincretismo religioso não faz sentido em termos de Sãs doutrinas. Tem supostos saídos do Candomblé e as religiões de descendentes africanos que vão realizar os tais rituais de descarrego.
Há uma discrepância imensa entre o discurso e a prática. Os rituais para fazer o mau a outras pessoas é imensa. Vi de perto várias vezes.
ouvindo o prof juarez, me convence que ele vive e assiste uma realidade diferente da maioria dos praticantes..ele vive em outra esfera, nao sei qual é..nao vemos quase nada disso no comportamentos nos terreiros.
Pois pra mim, Tudo é divino porque tudo entra divino na Terra, MAS ao atingir a matéria densa se torna Exu, Demônio, etcetera... A mente descontrolada do homem, que enchem de bobagens sociais, mas não o ensinam a ter uma mente e por que educá-lá. 🙏🌺💕
Ponde, entrevista a juíza Ludmila Lins Grilo 🙄
Esse cachimbo é para parecer intelectual ou é realmente vício? Kkk
Porque ele quer mesmo
Candomblé é massa, feio é o preconceito contra essa incrível religião!
Chama o Matheus Zandona
E lembrando que o saudoso Nina Rodrigues era extremamente racista!
tras samy dana
Lamentavelmente, pessoas usam o nome de "evangélicos" para promover a violência contra o seu semelhante por questões de cultos e por ser diferente em promover sua religiosidade, sem sombras de dúvida não compreendem o verdadeiro sentido de ser um evangélico que vive os ensinamentos de Cristo contidos nos evangelhos.
Pois é... Pq infelizmente a maior parte das agressões verbais e físicas a nós de cultura africana, são de evangélicos, por isso se faz essa abrangência. Assim como rituais de magia negra, vodu... e tudo que é de ruim, assemelham à nossa religião Candomblé.
@@Sayaneriva Rituais normalmente são demonizados pela ciência, pois se assemelha muito com magia. Mas como alguns evangélicos( que deviam está pregando e não agredindo) têm esse pingo de ciência cultural, consideram rituais como primitivos.
Isso veio desde de o século passado, quando a ciência estava no seu alvorecer, e comprovando que nenhum tipo de magia existe.
Mas tirando isso, a ciência achou que o termo fé estava certo, e que se a pessoa acreditar em um remédio, a eficácia dele aumenta 30%.
Além da lacunas que a ciência deixa, que são perfeitas para o cristianismo preencher, como vida, consciência, começo e fim
Entrevista/bate papo muito bom, mas o entrevistado devia estar nervoso e abusou da figura de linguagem "é" ao ponto que eu decidi contar e perdi o foco do assunto. Kkkkkkkkkk
A entrevista estava palatável até o entrevistado confundir é não explicar a diferença entre ÈSÙ ( OLOPA ORUN) e Exú (antepassados humanos).
Com o cristianismo realizamos nossa Síndrome de ESTOLCOMO. 🙏🌺💕
👏👏👏👏👏🍷🍷🍷🙏🌺💕
Quanto a questão dos traficantes evangélicos, saibam o seguinte: a ampla maioria dos evangélicos não apoiam essas ações de perseguição religiosa. Entramos nos morros para ajudar pessoas, espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. A verdade é que em muitas dessas comunidades dominadas pelo tráfico, o trabalho social e religioso das igrejas cristãs foi a única forma de apoio que os alcançou, uma vez que o Estado não chega lá. Como resultado, as igrejas evangélicas prosperaram inclusive entre traficantes e estes, que já impunham a sua justiça, as suas regras de mercado local e regulam quando e pra onde as pessoas podem ir, agora impõem também a sua religião, que para nossa tristeza, é a cristã. O problema não é a religião, mas o tráfico!
Acho que o entrevistado foi bem cuidadoso em não generalizar. A senhora não pode negar que é forte entre evangélicos a ideia de que "macumba é coisa do coisa ruim".
@@denisematos2335 eu não fiz o meu comentário baseado no que o entrevistado disse, tanto que nem o citei. O que me motivou a escrever, foram os comentários negativos aos evangélicos.
Quanto a repulsa dos evangélicos às religiões de matriz africana, não posso precisar o quão forte é, só reconhecer que não concordamos com algumas práticas. Contudo, não obrigamos ninguém a abandonar as suas crenças, nem a se converter ao cristianismo. Pelo contrário, os cristãos foram os que mais ampliaram direitos de culto para todas as religiões. O ponto chave do meu comentário é que estão aproveitando a questão do tráfico para rotular negativamente os evangélicos, quando o problema não é a religião, mas o tráfico agindo em nome dela.
@@ThyaraMerlo Nós discordamos. As religiões monoteístas inventaram a intolerância religiosa. Os muçulmanos fazem guerra contra os infiéis, os católicos queimaram pessoas na idade média, os cristãos fundamentalistas são intolerantes, e no íntimo (pra usar um eufemismo) consideram que os que professam outra fé estão condenados. Os mais exaltados podem se ver impelidos a partir para ação. Traficantes e milicianos evangélicos, bom, o problema fica mais complexo, são grupos que se impõem de maneira violenta, seja o lá o que queiram fazer. Não chego ao ponto de dizer que o problema é a religião. Se fosse só um problema, seria ótimo.
@@PoGermlin , macumbeiros fazem trabalho para ferrar vida de pessoas, caso paguem bem, então para de pegar pontos negativos das religiões citadas por vc para generalizar. "Traficantes evangélicos" foi um FAKENEWS criado pela GLOBOLIXO.
A tradicao africana mais forte e mais acentuada as linhas migratorias para o Brasil ! Quais sao os principais países africanos para o espelhamento no Brasil !sem se limitar a Nigéria!o reencarnação existe nesta religião em sentido a evolucao como no cAso do espiritismo de Alan ?
Ele diz que é axogun, uma pessoa de ogun iniciada em ogun!
Pois axogun é o Ogã que tem as mãos cedidas pelo orixá para a prática do orô.
Ele tem o axe na mão com a ibé.
Enfim, o axogun é o responsável pela imolação sacrificial dentro do candomblé. Não tem nada a ver ser ou não de ogun. Não entendi por que ele deu outro significado.
Sei disso pois fui ogan por 17 anos.
Fui ? Vc pode deixar de ser ogan um dia ?
Falta um espírita cristão/kardecista, chama um Pondé.
Data venia, os psiquiatras precisam deixar de ser idiotas. COM URGÊNCIA! Medievais, fora.🙏🌺💕
Está faltando a entrevista do melhor orador espírita da atualidade: Haroldo Dutra Dias.
Eu creio que Jesus Cristo é o nosso Salvador. A videira verdadeira. O pão da vida. Quem beber dessa água nunca terá sede. Veio pra dar vida e vida com abundância. Quem crer Nele, ainda que morra, viverá. Ele é a porta estreita, O caminho, A verdade e a vida e ninguém vai ao Pai, senão pelo filho.
Pondé... Entrevista o Alexandre Cumino da umbanda
(PACTO COM LÚCIFER)
Muitos buscam pela gloria, fama,poder,sucesso,luxo!
Outros desejam apenas uma vida menos amarga.
Chega uma hora que devemos dar um basta na miséria,nas migalhas!
Chega de má sorte! Chega de humilhações!
As vezes você é apenas uma pessoa triste,..pode ser que você odeie a vida.. E até mesmo já tentou ou pensou em se livrar dela!.. Não é mesmo?
Sua hora chegou! Atente-se ao chamado!
Lúcifer é o Pai da alegria,o mestre da sabedoria. Junte-se a nós e conheça o amor do Pai! Uma vez filho..filho pra vida toda!
Lúcifer jamais abandona um filho ou o deixa perecer! Ele só precisa da sua permissão para te dar a tal sonhada felicidade! Plena..completa..e absoluta.
Não! eu não estou aqui oferecendo trabalho de pacto!.. Estou te convocando para se tornar um de nós!
Sim!..eu já fui como você.. E já tentei diversos pactos sem sucesso! Perdi muito,muito dinheiro com charlatões., até cheguei a perder a fé.
Até que conheci este livro:
(PACTO DE SANGUE/O LIVRO POSSUÍDO LUCIFERIANO)
Faz poucos meses que me tornei um membro de BAAL..e minha vida se transformou absurdamente!
No livro você encontrará um ritual para disperta-lo. Assim que tomar posse dele perceberá o poder que tem em suas mãos! Sentirá a presença diária do Pai presente em sua vida!
O pacto é simples e com custo baixíssimo. Já vem com o contrato pronto para ser assinado.
O livro custa aproximadamente 699,00.
**link para adquirir o livro:
clubedeautores.com.br/livro/pacto-de-sangue-6
Ponde chama o Laurentino Gomes.
Por que não chama alguém do espiritismo?
É mesmo né !!! chama o João de Deus
Na hora de explicar a persona da entidade enquanto incorporada começou a gaguejar kkk... porque no fundo sabe que é quase uma igreja universal de matriz africana. Muita encenação pouca verdade
Entrevista e informações irretocáveis.