Todo e qualquer "Deus" Descende de ANU. Pai de Enki e Enlil... Ele provavelmente ,não era um Deus, mas sim um Rei dono de muitas posses que por seu povo, foi proclamado "DEUS" Morava no alto de Montanhas e por isso, diziam que vinha do Ceú ou do Alto
Muito bom os vídeos sobre religião, realmente a visão colocada de que não dá para bater o martelo é boa, todos os Deuses Geraram-se de outros, Mas levo um ponto de que o Deus só vive pelos critérios que nele são impostos, e até quando ele será erguido, ou como é seu meio de "abençoar" seus fiéis, Em fim muito bom os vídeos, aprendo muito com os conteúdos, gratidão 🙏🏾
@@s4ddyy520 Olá! Eu tenho diferentes vídeos no meu canal em que falo de línguas antigas. Um deles se chama: *«Pronúncia de línguas mortas. Como sabemos?».* Tenho um em que falo especificamente sobre a pronúncia do grego do Novo Testamento, cujo título é: *«O erro dos teólogos sobre o grego do Novo Testamento».* Também tenho um em que falo do processo pelo qual foram decifrados os hieróglifos egípcios, nele também falo um pouco da pronúncia e da tradução das palavras. O título é: *«Os hieróglifos foram decifrados? Como?!».* Esses vídeos podem responder às suas perguntas. Abraço!
A qualidade dos conteúdos desse canal é extraordinária. Sem falar da dicção impecável e da educação do Henrique. O melhor canal. Como é bom assistir um jovem com tal nível. Sucesso!
Eu estudei sobre as invasões e expansões Indo-Européias, das Estepes Pônticas até a Eurásia. Contudo, grande parte deste material que estudei estava em inglês, mas agora agrada-me ver finalmente um conteúdo aprofundado sobre isto em português. Um ultraje que o Brasil não tenha muitos profissionais como o Henrique Caldeira!
@@MrDave01 para melhor com certeza! Saber o contexto em que os textos foram escritos me traz mais clareza de interpretação. Para mim ficava muito vago apenas aceitar o que eu lia sem compreensão mais profunda.
@@portual8659 Desculpe, mas para dizer isso você precisaria, antes de tudo, saber em que acredito e sobre a quais contextos de "melhora" ou "piora" eu estaria focando. Generalizar, julgar sem saber os fatos e extrair uma sentença baseada em ideias próprias é o mais puro suco de obscurantismo.
@@emanuelelaraferreira7495Pra mim também, principalmente sobre minha fé e minha religião, sou católico e sempre tive questionamentos relacionados, o canal me ajudou muito a entender e parei de discutir com os outros na internet 😂
Bela aula de Linguística Histórica! Só gostaria de acrescentar que em grego, Zeus só é gravado em dzeta (ζ) nos casos Nominativo e Vocativo, ou seja, quando se trata da divindade em condição de Sujeito ou Objeto direto. Nas outras declinações (Genitivo, Dativo e Acusativo) o dígrafo cai, e então é se referido com Delta (Δ), sendo assim referido como Διος (Dios), Διί (Dií) e Δία (Día). Em alguns dialetos, como no eólico, até o nominativo é grafado em delta, Διος (Dios) e em alguns outros Δευς (Deus).
No vídeo do Pirula, sobre a expansão e dispersão dos hominídeos ele comentava sobre como a linguística auxilia na confirmação das teorias genéticas! Fica a dica para ampliar essa discussão para idiomas atuais! Excelente vídeo
Meu nome é Zeus porque meu pai sempre gostou muito de mitologia. Obrigado por dar tantos detalhes, mesmo já sabendo muito sobre meu nome é sempre bom aprender mais!
@@cajo7298sua afirmação indica que acreditar em Deus é consequência de não estudar história. Estude mais um pouquinho que você verá que nenhum povo evoluiu e construiu uma complexa civilização sem a crença numa religião e os valores morais da mesma.
Seus conteúdos são formidáveis, diferente dos outros canais em assuntos sobre as histórias das religiões percebemos prepotência do orador, mas você Henrique, tem um conteúdo rico, sincero, reto e confortável no desenvolvimento. A humildade em não querer ser "A voz da razão", sempre não arriscando a ter como certo o improvável me facina, eu fico ouvindo o seu conteúdo e julgando a sua personalidade, e isso vem me alegrado muito. É muito bom aprender com você não somente pelo o que você ensina como também pelo como você ensina. ❤🎉🎉🎉
na hora em q pensei no glossonauta, e se ele tinha ajudado no roteiro do vídeo, vc citou ele! incrível essa parceria de vcs, não deixem de fzr vídeos juntos poxa, eh facilmente uma das melhores collabs aq do ytb br!
Uma coisa sobre os idiomas latinos As palavras nos idiomas latinos vêm do caso acusativo do latim "Mātrem" (Mãe) é a forma acusativa de "Māter" que é a forma no caso nominativo e "Patrem" é a forma acusativa de "Pater" (Pai)
Foi difícil escutar sobre etimologia e nao vir a voz do Cortela na cabeça rsrsrs. EXCELENTE canal, nao fico um dia sem ver um video seu, ótimo trabalho!
Cara, muito obrigado por esse vídeo. Estava há um bom tempo entender melhor esse assunto. Eu lembro que em algum corte eu vi voce falando rápido sobre isso, e nao lembrava qual era. Ai hoje recebo a notificação desse vídeo maravilhoso.
O pronto-indo-europeu era a língua do povo yamnaya que se restringia ao território que atualmente é o leste da Ucrânia e o sul da Rússia. No final da idade antiga, o sármata era língua mais próxima do proto-indo-europeu. Na atualidade, temos o idioma osseta que deriva diretamente do idioma sármata. No idioma osseta, ainda encontramos muito da antiga língua proto-indo-europeia.
00:00:05 *⚡ Relação entre Zeus e Deus* - Discussão sobre a relação entre os nomes Zeus e Deus, - Comparação entre Zeus, Júpiter, e suas raízes etimológicas, - Importância da etimologia na compreensão de religiões antigas. 00:02:18 *🌍 Conexões Culturais Indo-Europeias* - Línguas indo-europeias e suas similaridades, - Influência e troca cultural entre Grécia, Itália e Índia, - Semelhanças linguísticas entre latim, grego, sânscrito e outras línguas. 00:05:37 *📜 Evolução das Línguas* - Descrição das transformações das línguas ao longo do tempo, - Explicação sobre a reconstrução do protoindo-europeu, - Importância dos registros históricos para a linguística. 00:07:59 *📖 Religiões e Interações Históricas* - Adaptabilidade das religiões e trocas culturais ao longo do tempo, - Influência mútua entre culturas e religiões antigas, - Zeus e Deus como exemplos de evolução de conceitos religiosos. 00:11:13 *🏛️ Mitologias Interconectadas* - Complexidade das mitologias e suas interações, - Exemplos de Deuses com nomes diferentes considerados semelhantes, - Distinção entre mitologias através da análise cultural e histórica. 00:16:01 *🔄 Identidade dos Deuses* - Análise de Deuses com mesmo nome mas significados diferentes, - Comparação entre Zeus e outros Deuses como tir e Amon, - Argumento sobre a mudança de identidade dos Deuses ao longo da história. 18:46 *🔍 Diferenças de interpretação sobre Zeus* - Discussão sobre as variações do conceito de Zeus ao longo da história grega, - Zeus na obra de Homero é diferente de Zeus em Orfeu ou nos textos de Aristóteles, - A complexidade em definir se figuras mitológicas ou divindades de diferentes contextos são de fato "o mesmo deus". 19:26 *🏛️ Comparação de conceitos históricos e concretos* - Diferença entre identificar entidades abstratas e pessoas ou objetos concretos, - Exemplo de comparação concreta: Papa Francisco e Jorge Bergoglio são comprovadamente a mesma pessoa, - Desafio na comparação direta de conceitos abstratos como divindades e suas diferentes denominações. 20:21 *📚 Limites da pesquisa histórica sobre divindades* - A pesquisa histórica não pode confirmar a identidade real de divindades como Zeus e Deus, - Historiadores podem avaliar o contexto histórico em que deuses eram considerados iguais, - Respostas sobre a verdadeira identidade das divindades requerem uma abordagem teológica ou dogmática. 21:17 *🌐 Relação entre Zeus e Deus* - Zeus e Deus são linguisticamente e culturalmente relacionados, - Essa relação não implica que são a mesma entidade, - A discussão foca em como o conceito do sagrado foi moldado ao longo da história, em vez da verdadeira natureza das divindades.
Amo esse conceito da transformação da cultura ao longo da história. Recentemente venho adentrando o mundo das religiões de matriz africana, e tenho usado muito essa linha de raciocínio na hora de entender quem são os orixás. Sempre gostei de entender a mitologia grega, e acho muito interessante perceber as semelhanças entre Oxalá e Zeus, Hermes e Exu, ou Oxum e Afrodite por exemplo. Gosto muito dos teus vídeos, dá pra ter muitos insights sobre o histórico das crenças e normas do comportamento humano.
Fantástico! Como sanscritólogo, filósofo, teólogo e, sobretudo, como ser humano interessado pelo conhecimento, este vídeo me satisfez deveras! Sempre que precisar de alguma ajuda com o sânscrito e sua cultura oriunda, ofereço-te aqui meus serviços em prol da boa continuidade deste canal.
Que vídeo maravilhoso! Gosto muito desse tema de religiões comparadas. Fico encantado com as pinturas e obras de arte apresentadas durante o vídeo; é muita beleza.
Excelente aula, Doc. Parabéns! Teus vídeos frequentemente fazem-me pensar na pergunta recorrente do Abujamra: “O que seria do mundo sem as coisas que não existem?”
Excelente vídeo!! Isso só prova que como a crença é algo intimo de um povo, grupo, individual etc. É tanta variação, as vezes da mesma questão, que fica realmente difícil dizer o que é. Fico imaginando o quanto de influencia cada visão pode mudar uma crença. O quanto isso é complexo. É como aquela velha historia, " a cada conto aumenta um ponto". Isso só mostra que intimamente a crença esta ligado a cultura humana e que Deus, Zeus, Júpiter, pai etc é mais humano que realmente algo extraordinário.
Nossa que vídeo lindo! Esse assunto é muito interessante! É muito bonito de ver como todas as culturas e crenças de lugares que nunca veríamos qualquer conexão estão no fundo interligadas. E como será que era o deus pai ''original'' dos indo-europeus?
Boa pergunta. O ouvi é que também havia a Mãe Terra, o Deus do Trovão, a do Amanhecer e afins. Vários desses desses arquétipos que se repetem em diferentes mitologias.
Um vídeo que em minha visão poderia ser legal fazer, é falando sobre a origem das religiões, indo desde a religião mais antiga até uma base para as atuais.
❤💜💙 Amei essa sua postagem , esse seu vídeo ! Contonue com suas pesquisas deste calibre E POSTANDO TANTAS LUZES ! GRATIDÃO ! ❤ ❤💜💙 Te Amo , Te Agradeço , Te Abençou ! Que você e toda a sua Família sejam sempre Felizes , Ditosos e Plenos da Luz , do Amor , da Sabedoria , da Verdade , do Discernimento , da Alegria , da Harmonia , da Humildade , da Abundância , da Benevolência , da Gratidão , da Graça e da Paz de DEUS ! De Salvador-Bahia , 20/10/2024 , Domingo . ❤💜💙
Otimo vídeo. Legal pontuar que: Os gêmeos estão presentes na mitologia grega (Diòs koûroi, cfr. Vedic Divo napātaḥ) e na mitologia romana pré-helenização (geminī Quirīnī, que acabou sendo identificado com Rōmulus e Remus por uma série de razões). Os homólogos índicos de Hermês e Óðinn são Gandharva e Rudra/Śiva respectivamente. Hermes/Gandharva está frequentemente envolvido em tarefas servis para outros deuses e está associado à música e à sexualidade exuberante. Óðinn/Rudra é conhecido por dividir o céu e a terra, inspirando poesia e iluminação.
Parabéns pela didática e por todo o esclarecimento! Seu domínio sobre os assuntos e a clareza com que você transmite os assuntos são admiráveis. Parabéns pelo excelente trabalho!
Ótimo vídeo como sempre. Lembro que o assunto da religião proto-indo-européia já foi abordado no canal antes, mas eu iria adorar um vídeo inteiramente sobre ela.
Bom Dia, Professor. Cada dia eu fico mais fascinada com essa sua forma tão incrível de compartilhar conhecimento. Obrigada. Parabéns! VOCÊ É SHOW DE BOLA ❤
Місяць тому+8
Quando um canal faz vídeos maravilhosos assim, que nos ensinam de modo sério, científico e interessante sobre a origem de civilizações, religiões, linguagem e cultura, dá não uma vontade de dar like, mas de aplaudir de pé por 5 horas. Sensacional, parabéns !
Olá mestre! Gosto muito desse canal e a cada dia ele me motiva mais a estudar história e me tornar historiador. Gostaria de deixar uma sugestão de assunto para os próximos vídeos que seria sobre a septuaginta. Forte abraço 🙏🏾
Que aula!!!! Obrigado por mais um video incrivel. Queria fazer uma pergunta, existe algum livro, artigo ou conteudo na internet que mostra um pouco dessa "rede de conexões" que voce menciona em 14:30? Eu queria muito ver algum tipo de mapa mental relacionando os deuses ou divindades de diferentes religioes, mitologias, etc
@@eric_with_kvale a pena. Não vejo nada. Quando acesso sem minha conta, percebo que tem até 3 propagandas. Absurdo. Outra vantagem é youtube music. Funciona como Spotify. Além de você poder ter player em miniatura e ouvir com celular travado. Eu ouço direto vídeos desse canal com celular bloqueado
Ótimo vídeo como sempre! Eu já li um livro muito bom chamado "O Deus dos Indo-Europeus" do João Evangelista Martins Terra. São quase 700 páginas sobre esse assunto tratado no vídeo. Eu nunca vi um livro tão abrangente sobre este tema antes. O outro livro dele "O deus dos semitas" também segue uma linha similar, só que obviamente estudando as línguas e religiões semitas e o termo comum entre elas para deus que é "El". Aliás seria um bom tema pra um vídeo futuro: "Quem era El e a relação com Yahweh."
@elvislok1 Você deve estar falando de Deuteronômio 32.8,9 onde na versão dos Manuscritos do Mar Morto diz que o Altíssimo dividiu as nações de acordo com o número dos filhos de deus (termo que antigamente era usado para se referir a deuses menores) e que Israel era a porção de Yahweh. O problema é que não há (eu pelo menos não me lembro de) nenhum "Yahweh" na lista de filhos de El nos Textos Ugaríticos. Acredito mais que Yahweh seja um deus externo que aos poucos adquiriu características de outros deuses.
O video traz duas coisas que eu acho muito interessantes: - A primeira é a quebra da ideia de que a Grécia antiga foi o "berço da civilização", e trazendo a relação com o Egito antigo e a troca cultural que eles tiveram. Muito da cultura de adoração aos deuses na Grécia passou a ter a mesma estética egipcia. - Outra foi involuntaria: o homoerotismo quase sempre presente na representação artistica das divindades, que passa da Grécia ao cristianismo com muita sutileza (às vezes não, risos) Obrigdo por esse conteudo fantastico que nos é dado gratuitamente.
Belo conteúdo. Esse vídeo sinceramente me da uma luz gigante sobre a torre de Babel. Se não me engano você ja havia feito um vídeo similar antes mas esse parece mais completo. Parabens 👏👏👏👏 paz de Cristo e amor de Maria 🙋🏾♂️
📜 Referências na descrição!
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA15 para desconto na loja.
Todo e qualquer "Deus" Descende de ANU.
Pai de Enki e Enlil...
Ele provavelmente ,não era um Deus, mas sim um Rei dono de muitas posses que por seu povo, foi proclamado "DEUS"
Morava no alto de Montanhas e por isso, diziam que vinha do Ceú ou do Alto
Biblia é grega -> Zeus -> Deus
Faça um vídeo falando sobre a origem do nome de Jesus,muito controverso e sem explicação até hoje
Já fez o vídeo da She-ra?
Muito bom os vídeos sobre religião, realmente a visão colocada de que não dá para bater o martelo é boa, todos os Deuses Geraram-se de outros, Mas levo um ponto de que o Deus só vive pelos critérios que nele são impostos, e até quando ele será erguido, ou como é seu meio de "abençoar" seus fiéis, Em fim muito bom os vídeos, aprendo muito com os conteúdos, gratidão 🙏🏾
6:40 Obrigado pela menção ao meu vídeo sobre a Lei de Grimm!
E parabéns pela ótima apresentação dos elementos linguísticos no vídeo! :)
Tem vídeo sobre aramaico no seu canal ?
Como é descoberto as pronúncias de línguas antigas, e traduções delas ?
Eu que agradeço pelo conteúdo valiosíssimo!
Eu amo essa interação *-*
@@s4ddyy520 Olá! Eu tenho diferentes vídeos no meu canal em que falo de línguas antigas. Um deles se chama:
*«Pronúncia de línguas mortas. Como sabemos?».*
Tenho um em que falo especificamente sobre a pronúncia do grego do Novo Testamento, cujo título é:
*«O erro dos teólogos sobre o grego do Novo Testamento».*
Também tenho um em que falo do processo pelo qual foram decifrados os hieróglifos egípcios, nele também falo um pouco da pronúncia e da tradução das palavras. O título é:
*«Os hieróglifos foram decifrados? Como?!».*
Esses vídeos podem responder às suas perguntas.
Abraço!
A qualidade dos conteúdos desse canal é extraordinária. Sem falar da dicção impecável e da educação do Henrique. O melhor canal. Como é bom assistir um jovem com tal nível. Sucesso!
A comunicação é uma das coisas mais impressionantes na história do ser humano e por ser algo tão comum no dia a dia a gente acaba esquecendo disso
Com certeza!
Golden Experience REQUIEM
Eu estudei sobre as invasões e expansões Indo-Européias, das Estepes Pônticas até a Eurásia. Contudo, grande parte deste material que estudei estava em inglês, mas agora agrada-me ver finalmente um conteúdo aprofundado sobre isto em português. Um ultraje que o Brasil não tenha muitos profissionais como o Henrique Caldeira!
Você pode me dar referências aonde posso estudar?
Classico Alan Delon.
@@branitinho n entendi
@@Viajanterj foto dele.
@@branitinho vdd, agora reparei
Professor o meu entendimento sobre as religiões mudou completamente depois de conhecer o seu canal. Obrigada pelo conhecimento transmitido!
Para melhor ou para pior? 🤔
@@MrDave01 para melhor com certeza! Saber o contexto em que os textos foram escritos me traz mais clareza de interpretação. Para mim ficava muito vago apenas aceitar o que eu lia sem compreensão mais profunda.
@@MrDave01melhor óbvio, a verdade liberta ,saia do obscurantismo, dos inquisidores
@@portual8659 Desculpe, mas para dizer isso você precisaria, antes de tudo, saber em que acredito e sobre a quais contextos de "melhora" ou "piora" eu estaria focando.
Generalizar, julgar sem saber os fatos e extrair uma sentença baseada em ideias próprias é o mais puro suco de obscurantismo.
@@emanuelelaraferreira7495Pra mim também, principalmente sobre minha fé e minha religião, sou católico e sempre tive questionamentos relacionados, o canal me ajudou muito a entender e parei de discutir com os outros na internet 😂
Bela aula de Linguística Histórica! Só gostaria de acrescentar que em grego, Zeus só é gravado em dzeta (ζ) nos casos Nominativo e Vocativo, ou seja, quando se trata da divindade em condição de Sujeito ou Objeto direto. Nas outras declinações (Genitivo, Dativo e Acusativo) o dígrafo cai, e então é se referido com Delta (Δ), sendo assim referido como Διος (Dios), Διί (Dií) e Δία (Día). Em alguns dialetos, como no eólico, até o nominativo é grafado em delta, Διος (Dios) e em alguns outros Δευς (Deus).
muito interessante!
No vídeo do Pirula, sobre a expansão e dispersão dos hominídeos ele comentava sobre como a linguística auxilia na confirmação das teorias genéticas! Fica a dica para ampliar essa discussão para idiomas atuais! Excelente vídeo
Eita, esse video é antigo, lembro dele.
Meu nome é Zeus porque meu pai sempre gostou muito de mitologia. Obrigado por dar tantos detalhes, mesmo já sabendo muito sobre meu nome é sempre bom aprender mais!
Caraca, teu pai te deu nome de cachorro. Dahora.
Solte a rapariga Zeus!!!
Nome de cachorro não, nome de deus!
@@alquimistavoadordeus buxa,kratos sola facin
@@Gokuxku sola nada. Zeus matou até o próprio pai. Ele é o deus dos deuses não é atoa
Sou ateu e estou curtindo muito vídeos sobre religiões, a história é fascinante
.
Eu também sou e diria q só sou ateu justamente por estudar história.
Quem gosta de mitologias no geral é normalmente Ateu...
Religiosos normalmente só sabem/gostam do seus próprios mitos.
@@cajo7298Exato sou agnóstico desde sempre (desde antes de saber o significado do termo), mas estudar a história só fortaleceu isso
@@cajo7298sua afirmação indica que acreditar em Deus é consequência de não estudar história.
Estude mais um pouquinho que você verá que nenhum povo evoluiu e construiu uma complexa civilização sem a crença numa religião e os valores morais da mesma.
Eu tenho essa dúvida na cabeça desde os 7 anos. Muito obrigada Sr. Estranha História
Faz um vídeo sobre as conexões de Afrodite - Inanna - Astarte - Ishtar
Up
Seus conteúdos são formidáveis, diferente dos outros canais em assuntos sobre as histórias das religiões percebemos prepotência do orador, mas você Henrique, tem um conteúdo rico, sincero, reto e confortável no desenvolvimento. A humildade em não querer ser "A voz da razão", sempre não arriscando a ter como certo o improvável me facina, eu fico ouvindo o seu conteúdo e julgando a sua personalidade, e isso vem me alegrado muito. É muito bom aprender com você não somente pelo o que você ensina como também pelo como você ensina. ❤🎉🎉🎉
Eu simplesmente sempre fui fascinado pela antiga cultura grega! A história da religião é incrível demais.
Este guri colorado sabe das coisas! Maravilhosa explicação 👏👏👏
Quem conhece bem a história das religiões dificilmente será crente 😁
Ou o contrário. Quanto mais aprendo aqui com o Henrique, mais sinto minha fé em Deus ser confirmada!
*O Henrique Caldeira Disse Em Uma Live Que Ele É Religioso, Mas Eu Acho Que O Henrique Caldeira É Espíritista Ou Umbandista*
professor, o trabalho que você faz aqui é de um valor inestimável. meu canal favorito atualmente!
na hora em q pensei no glossonauta, e se ele tinha ajudado no roteiro do vídeo, vc citou ele!
incrível essa parceria de vcs, não deixem de fzr vídeos juntos poxa, eh facilmente uma das melhores collabs aq do ytb br!
Uma coisa sobre os idiomas latinos
As palavras nos idiomas latinos vêm do caso acusativo do latim "Mātrem" (Mãe) é a forma acusativa de "Māter" que é a forma no caso nominativo e "Patrem" é a forma acusativa de "Pater" (Pai)
Feliz dia dos Professores(atrasado) para você e toda sua família de docentes, Prof. Henrique!
Excelente conteúdo.
E hoje meu filho aprende sobre o Papai do Céu, uma clara referência ao Proto Indo Europeu...
Nada a ver!
Parabéns pela qualidade do seu trabalho, Dr. Estranha!
21:43 or um momento achei que a escultura no canto inferior direito fosse um cara sendo capado
Kkkk eu tava olhando pra bunda do cara no centro da imagem kkkkk
Muito bom ver conteúdo de qualidade, explicado de maneira acadêmica sem complicar. Conhecimento claro disponível a todos!
Foi difícil escutar sobre etimologia e nao vir a voz do Cortela na cabeça rsrsrs.
EXCELENTE canal, nao fico um dia sem ver um video seu, ótimo trabalho!
Cara, muito obrigado por esse vídeo. Estava há um bom tempo entender melhor esse assunto. Eu lembro que em algum corte eu vi voce falando rápido sobre isso, e nao lembrava qual era. Ai hoje recebo a notificação desse vídeo maravilhoso.
Por favor, continue no seu caminho. Você está me ajudando muito com o meu.
Esse canal é incrível. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelos conhecimentos compartilhados.
1:20 pra quem não visualizar a propaganda.
O pronto-indo-europeu era a língua do povo yamnaya que se restringia ao território que atualmente é o leste da Ucrânia e o sul da Rússia. No final da idade antiga, o sármata era língua mais próxima do proto-indo-europeu. Na atualidade, temos o idioma osseta que deriva diretamente do idioma sármata. No idioma osseta, ainda encontramos muito da antiga língua proto-indo-europeia.
Me arrisco a dizer que esse é um dos melhores vídeos do canal! Parabéns!!!
00:00:05 *⚡ Relação entre Zeus e Deus*
- Discussão sobre a relação entre os nomes Zeus e Deus,
- Comparação entre Zeus, Júpiter, e suas raízes etimológicas,
- Importância da etimologia na compreensão de religiões antigas.
00:02:18 *🌍 Conexões Culturais Indo-Europeias*
- Línguas indo-europeias e suas similaridades,
- Influência e troca cultural entre Grécia, Itália e Índia,
- Semelhanças linguísticas entre latim, grego, sânscrito e outras línguas.
00:05:37 *📜 Evolução das Línguas*
- Descrição das transformações das línguas ao longo do tempo,
- Explicação sobre a reconstrução do protoindo-europeu,
- Importância dos registros históricos para a linguística.
00:07:59 *📖 Religiões e Interações Históricas*
- Adaptabilidade das religiões e trocas culturais ao longo do tempo,
- Influência mútua entre culturas e religiões antigas,
- Zeus e Deus como exemplos de evolução de conceitos religiosos.
00:11:13 *🏛️ Mitologias Interconectadas*
- Complexidade das mitologias e suas interações,
- Exemplos de Deuses com nomes diferentes considerados semelhantes,
- Distinção entre mitologias através da análise cultural e histórica.
00:16:01 *🔄 Identidade dos Deuses*
- Análise de Deuses com mesmo nome mas significados diferentes,
- Comparação entre Zeus e outros Deuses como tir e Amon,
- Argumento sobre a mudança de identidade dos Deuses ao longo da história.
18:46 *🔍 Diferenças de interpretação sobre Zeus*
- Discussão sobre as variações do conceito de Zeus ao longo da história grega,
- Zeus na obra de Homero é diferente de Zeus em Orfeu ou nos textos de Aristóteles,
- A complexidade em definir se figuras mitológicas ou divindades de diferentes contextos são de fato "o mesmo deus".
19:26 *🏛️ Comparação de conceitos históricos e concretos*
- Diferença entre identificar entidades abstratas e pessoas ou objetos concretos,
- Exemplo de comparação concreta: Papa Francisco e Jorge Bergoglio são comprovadamente a mesma pessoa,
- Desafio na comparação direta de conceitos abstratos como divindades e suas diferentes denominações.
20:21 *📚 Limites da pesquisa histórica sobre divindades*
- A pesquisa histórica não pode confirmar a identidade real de divindades como Zeus e Deus,
- Historiadores podem avaliar o contexto histórico em que deuses eram considerados iguais,
- Respostas sobre a verdadeira identidade das divindades requerem uma abordagem teológica ou dogmática.
21:17 *🌐 Relação entre Zeus e Deus*
- Zeus e Deus são linguisticamente e culturalmente relacionados,
- Essa relação não implica que são a mesma entidade,
- A discussão foca em como o conceito do sagrado foi moldado ao longo da história, em vez da verdadeira natureza das divindades.
Fator Melquisedeque
Obrigado chatgpt
Seus vídeos são excelentes! Parabéns!
Aula top demais! Sempre aprendendo mais um pouco por aqui. Valeu, professor estranha 👏🏽👏🏽👏🏽 já deixei meu like 👍🏽
Amo esse conceito da transformação da cultura ao longo da história. Recentemente venho adentrando o mundo das religiões de matriz africana, e tenho usado muito essa linha de raciocínio na hora de entender quem são os orixás. Sempre gostei de entender a mitologia grega, e acho muito interessante perceber as semelhanças entre Oxalá e Zeus, Hermes e Exu, ou Oxum e Afrodite por exemplo.
Gosto muito dos teus vídeos, dá pra ter muitos insights sobre o histórico das crenças e normas do comportamento humano.
Faz um vídeo falando sobre a diversificação da linguística da lusofonia por favor!
Busque o canal do @glossonauta
Aí seria tema mais para linguística que para história das religiões 😅
Vídeo do Henrique eu já chego dando like
Fantástico! Como sanscritólogo, filósofo, teólogo e, sobretudo, como ser humano interessado pelo conhecimento, este vídeo me satisfez deveras!
Sempre que precisar de alguma ajuda com o sânscrito e sua cultura oriunda, ofereço-te aqui meus serviços em prol da boa continuidade deste canal.
O melhor canal do UA-cam 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito esclarecedor.
"Divisor de águas" conceitual.
Vlw prof.!
Tenho esse mesmo rolo na hora de explicar o sincretismo e os epitetos entre Hekate, Cibele, Artemis e por aí vai .
Cara, conteúdo incrível. Parabéns!
O Henrique falando no começo "...claro, se você não tiver ouvido falado delas" e eu aqui que já vi ele falando isso em live kkkkkkkkkkk bora ver dnv
Que vídeo maravilhoso! Gosto muito desse tema de religiões comparadas. Fico encantado com as pinturas e obras de arte apresentadas durante o vídeo; é muita beleza.
Excelente trabalho! 👏🏻❤️❤️❤️
Como sempre uma ótima aula!!! 👏
Excelente aula, Doc. Parabéns! Teus vídeos frequentemente fazem-me pensar na pergunta recorrente do Abujamra: “O que seria do mundo sem as coisas que não existem?”
Henrique faz um video sobre todas as semelhanças entre a mitologia grega e a cristã
O Guilherme Analisa fez algo parecido com isso já, caso tenha interesse
A Mitologia Grega é uma distorção do culto ancestral do Supremo Pai, enquanto que a Santa Igreja Católica trouxe o retorno para esse culto original.
Esse canal deveria ser tombado como patrimônio brasileiro. Obrigado por esse trabalho incrível Henrique, você é muito brabo. 🙌👏🙏
Sempre com estudos de qualidade! ❤❤❤
Seus videos são bons demais. Parabéns e obrigada!
Vídeo incrível Henrique.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento
Excelente vídeo!! Isso só prova que como a crença é algo intimo de um povo, grupo, individual etc. É tanta variação, as vezes da mesma questão, que fica realmente difícil dizer o que é. Fico imaginando o quanto de influencia cada visão pode mudar uma crença. O quanto isso é complexo. É como aquela velha historia, " a cada conto aumenta um ponto". Isso só mostra que intimamente a crença esta ligado a cultura humana e que Deus, Zeus, Júpiter, pai etc é mais humano que realmente algo extraordinário.
Nossa que vídeo lindo! Esse assunto é muito interessante! É muito bonito de ver como todas as culturas e crenças de lugares que nunca veríamos qualquer conexão estão no fundo interligadas. E como será que era o deus pai ''original'' dos indo-europeus?
Boa pergunta. O ouvi é que também havia a Mãe Terra, o Deus do Trovão, a do Amanhecer e afins. Vários desses desses arquétipos que se repetem em diferentes mitologias.
O Supremo Pai
Mais um vídeo interessantíssimo do Estranha História. Parabéns.
Ótimo , diferentes pontos de vistas, muito bom saber essas origens dos nomes das divindades.
Um vídeo que em minha visão poderia ser legal fazer, é falando sobre a origem das religiões, indo desde a religião mais antiga até uma base para as atuais.
Que ótimo vídeo!!!!!!! Tirou essa minha dúvida de forma muito mais aprofundada do que eu poderia imaginar. Parabéns pelo canal e pelos seus estudos!
Gratidão meu irmão.
Vídeo mto bom, professor!! E feliz dia dos professores atrasado
Obrigado! :D
❤💜💙 Amei essa sua postagem , esse seu vídeo ! Contonue com suas pesquisas deste calibre E POSTANDO TANTAS LUZES ! GRATIDÃO ! ❤
❤💜💙 Te Amo , Te Agradeço , Te Abençou ! Que você e toda a sua Família sejam sempre Felizes , Ditosos e Plenos da Luz , do Amor , da Sabedoria , da Verdade , do Discernimento , da Alegria , da Harmonia , da Humildade , da Abundância , da Benevolência , da Gratidão , da Graça e da Paz de DEUS ! De Salvador-Bahia , 20/10/2024 , Domingo .
❤💜💙
Excelente trabalho! Parabéns!
Joseph Campbell, aprofunda esses conceitos das religiões comparadas em seus livros.
Excelente vídeo, prof. Henrique. Que sigas fazendo esse trabalho rico em conhecimentos e detalhes!
18:41 que por sua vez é retratado de maneira diferente pelo nosso poliglota do mitologuia.
Mt boa a referência kkkk
Olá Henrique, gostaria MUITO de uma série ou 1 vídeo, sobre a cultura e religião Yorùbá.
Varios ateus aqui dizendo que Zeus não existe 😠😠😠
Zeus usa INSIDER
Bando de mentiroso, eu vi ele no god of war, claro que existe
Zeus tava aqui soltando uns raios.. chuva boa
ateu =💩💩 que odin leve eles para hellheim
Se Zeus não existe, como Kratos nasceu????
Top!!! Adorei a explanação.
O melhor canal do Brasil, disparado.
Otimo vídeo. Legal pontuar que: Os gêmeos estão presentes na mitologia grega (Diòs koûroi, cfr. Vedic Divo napātaḥ) e na mitologia romana pré-helenização (geminī Quirīnī, que acabou sendo identificado com Rōmulus e Remus por uma série de razões).
Os homólogos índicos de Hermês e Óðinn são Gandharva e Rudra/Śiva respectivamente. Hermes/Gandharva está frequentemente envolvido em tarefas servis para outros deuses e está associado à música e à sexualidade exuberante. Óðinn/Rudra é conhecido por dividir o céu e a terra, inspirando poesia e iluminação.
Ótimo vídeo, parabéns
Parabéns pela didática e por todo o esclarecimento! Seu domínio sobre os assuntos e a clareza com que você transmite os assuntos são admiráveis. Parabéns pelo excelente trabalho!
Vídeo foda! Sou fascinado por esse tema!!
Ótimo vídeo como sempre. Lembro que o assunto da religião proto-indo-européia já foi abordado no canal antes, mas eu iria adorar um vídeo inteiramente sobre ela.
Bom Dia, Professor.
Cada dia eu fico mais fascinada com essa sua forma tão incrível de compartilhar conhecimento.
Obrigada. Parabéns!
VOCÊ É SHOW DE BOLA ❤
Quando um canal faz vídeos maravilhosos assim, que nos ensinam de modo sério, científico e interessante sobre a origem de civilizações, religiões, linguagem e cultura, dá não uma vontade de dar like, mas de aplaudir de pé por 5 horas. Sensacional, parabéns !
Científico, bla bla bla.
@@pedropauloribeiro2091 Essa palavra dói em negacionista né.
Sempre muito interessante!
O Canal do henrique é um dos únicos que consigo assistir com constância, sempre abordando os temas mais interessantes
Por incrível que pareça a primeira vez que ouvi sobre esse paralelismo foi sobre um cristão aqui mesmo no youtuber.
Cara faz um vídeo completo sobre livros de mitologia, principalmente acadêmicos,como esse mito e poesia indo europeu
Qualidade sempre alta!
QUE VIDEO, QUE VIDEO, sempre sensacional, impecavel, um capricho nas palavras, roteiro redondo parabens amigo
Olá mestre! Gosto muito desse canal e a cada dia ele me motiva mais a estudar história e me tornar historiador. Gostaria de deixar uma sugestão de assunto para os próximos vídeos que seria sobre a septuaginta. Forte abraço 🙏🏾
Que aula!!!! Obrigado por mais um video incrivel. Queria fazer uma pergunta, existe algum livro, artigo ou conteudo na internet que mostra um pouco dessa "rede de conexões" que voce menciona em 14:30? Eu queria muito ver algum tipo de mapa mental relacionando os deuses ou divindades de diferentes religioes, mitologias, etc
Ótimo vídeo, como sempre! Parabéns, henrique!! 😊
Teu canal é muito maneiro! Conteúdo de qualidade.
Que vídeo sensacional!! Cada vez maia apaixonada, por esse canal e pela qualidade dos vídeos e explicações ❤😊
Fala mestre, poderia fazer um vídeo explicando a história do Vaticano, e como se tornou o que é hoje?
Magnífico. Obrigado pela aula
gosto muito dos seus vídeos!
Ótimo, claro e objetivo texto. Valeu!!!
Para membros do canal há tbm esses anúncios no meio do vídeo? O UA-cam tá complicado, e eu gosto desses vídeos pra dormir.
paga o youtube premium irmao
@@Artur__Macedo pois é, vai ser o jeito...
@@eric_with_k Só utilizar adblock...
@@eric_with_kvale a pena. Não vejo nada. Quando acesso sem minha conta, percebo que tem até 3 propagandas. Absurdo. Outra vantagem é youtube music. Funciona como Spotify. Além de você poder ter player em miniatura e ouvir com celular travado. Eu ouço direto vídeos desse canal com celular bloqueado
ou ent simplesmente baixa o youtube vanced kkkkkk literalmente todas as funções do premium sem gastar 1 centavo
Parabéns pelo conteúdo!
Ótimo vídeo como sempre!
Eu já li um livro muito bom chamado "O Deus dos Indo-Europeus" do João Evangelista Martins Terra. São quase 700 páginas sobre esse assunto tratado no vídeo. Eu nunca vi um livro tão abrangente sobre este tema antes.
O outro livro dele "O deus dos semitas" também segue uma linha similar, só que obviamente estudando as línguas e religiões semitas e o termo comum entre elas para deus que é "El".
Aliás seria um bom tema pra um vídeo futuro: "Quem era El e a relação com Yahweh."
El me parece ser o Pai de Yaweh. Até "vazou" na propria biblia um texto que deixa isso a entender.
@elvislok1 Você deve estar falando de Deuteronômio 32.8,9 onde na versão dos Manuscritos do Mar Morto diz que o Altíssimo dividiu as nações de acordo com o número dos filhos de deus (termo que antigamente era usado para se referir a deuses menores) e que Israel era a porção de Yahweh.
O problema é que não há (eu pelo menos não me lembro de) nenhum "Yahweh" na lista de filhos de El nos Textos Ugaríticos.
Acredito mais que Yahweh seja um deus externo que aos poucos adquiriu características de outros deuses.
gostaria muito de te ver falando sobre as religiões africanas
Bom vídeo Henrique
Muito boa sua abordagem. Gratidão!
Excelente vídeo
O video traz duas coisas que eu acho muito interessantes:
- A primeira é a quebra da ideia de que a Grécia antiga foi o "berço da civilização", e trazendo a relação com o Egito antigo e a troca cultural que eles tiveram. Muito da cultura de adoração aos deuses na Grécia passou a ter a mesma estética egipcia.
- Outra foi involuntaria: o homoerotismo quase sempre presente na representação artistica das divindades, que passa da Grécia ao cristianismo com muita sutileza (às vezes não, risos)
Obrigdo por esse conteudo fantastico que nos é dado gratuitamente.
Belo conteúdo. Esse vídeo sinceramente me da uma luz gigante sobre a torre de Babel. Se não me engano você ja havia feito um vídeo similar antes mas esse parece mais completo. Parabens 👏👏👏👏 paz de Cristo e amor de Maria 🙋🏾♂️
Belíssimo vídeo, como sempre 👏🏻