Talk Exu #01 - Lorena Sánchez e Musical Talismã (editado)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • LIVE - 2024 - Ano - 108min
    Dia 14/06, 20h, direto do Espaço Cultural Maria Maria - situado na Comuna do Arvoredo, na Rua Fernando Machado, 464 - e transmitido no canal do UA-cam do Coletivo Catarse ao vivo, aconteceu a primeira edição do Talk Exu com Musical Talismã e Lorena Sánchez.
    Esta é uma proposta de projeto. Uma ideia que quase emplacou num edital do Fumproarte, já sendo uma derivação de outras iniciativas que o Coletivo Catarse/Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre realizou ao longo dos últimos 5 anos, principalmente em tempos de pandemia. Pois o Talk Exu vem a se concretizar em um momento complexo para a arte e a cultura popular da cidade de Porto Alegre. Vai servir, num primeiro momento, para divulgar e conversar com artistas que foram atingidos pela parada no cenário cultural - pelo desastre das enchentes -, mas, também, para abrir os caminhos de um novo canal de produção do Coletivo Catarse, que comemora, dentro do possível, neste ano, 20 anos de existência.
    A escolha pela banda Musical Talismã e pela performance de Lorena Sánchez, com excertos da peça Língua Lâmina, para estreiar o talk show se deu também porque, para além de ambos terem sofrido com cancelamentos de apresentações suas, são simplesmente “artistas da casa” - amigos, parceiros e integrantes do Coletivo - e com uma bela caminhada na cultura popular da capital dos gaúchos.
    MUSICAL TALISMÃ
    Sabe aquela música que você tem guardada no cantinho do seu coração? Uma memória que vem junto com um chiadinho de rádio AM e que, se puxar por um fiapo, vem toda a letra e melodia? O Musical Talismã foi criado para trazer à tona essas lembranças, como se encontrássemos roupas antigas em um brechó, que longe de serem conservadoras, lembrassem-nos de antigos afetos, risadas e, por que não, reflexões. A banda é um tributo à Música Popular Brega Brasileira, que fazia sucesso nas rádios, vendia muitos LPs e permitia que as gravadoras pudessem investir nos artistas que hoje são considerados a “nata” da MPB. Álvaro Balaca (vocal) e Marcelo Cougo (Baixo e Violão) se juntaram a Rodrigo Rodrigowski (Guitarra e Violão 12) e Ale Souza (Bateria) e tiraram desse brechó musical obras dos anos 60, 70 e 80 e as transformaram, com roupagens despojadas, em músicas atuais. ( musicaltalisma70 e @musicaltalisma70)
    LORENA SÁNCHEZ
    Língua Lâmina é um espetáculo lítero-teatral em formato de monólogo que homenageia a poeta Gilka Machado (1893-1980),“a primeira mulher nua da literatura brasileira”, grande pioneira da literatura erótica brasileira, que foi sufocada, criticada e incompreendida pelos preconceitos da sociedade de seu tempo. Em cena, a atriz Lorena Sánchez dá movimento às palavras e verbaliza cada gesto, apresentando fatos marcantes da vida da escritora, ao mesmo tempo em que sua obra vai permeando cada momento. (@lola_produtora e @loresanchez_apa)
    E a seleção pela figura da entidade Exu… Vai no nome e estará também nas paredes do “estúdio” montado no Espaço Cultural Maria Maria, vem da ligação que esta força da natureza tem com os processos de comunicação, é o Orixá da comunicação e da linguagem, que atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades. O artista plástico Paulo Montiel, que foi residente no Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre, quando era sediado na Vila Jardim, infelizmente falecido recentemente, deixou um acervo de telas pintadas a óleo com motivos dos Orixás - quadros que seguem, hoje, a história do Ventre Livre e ilustram a ligação do Coletivo Catarse com mais este aspecto da cultura popular brasileira.
    Equip técnica:
    Direção geral e apresentação - Gustavo Türck
    Direção de filmagem e streaming - Billy Valdez
    Operação de câmeras - Bruno Pedrotti
    Técnico de som - Philippe Branco
    Projeções - Têmis Nicolaidis
    Arte gráfica - Ricardo Alexaris
    --------------------------------------------
    APOIE
    apoia.se/colet...
    Conheça o Coletivo Catarse
    www.coletivocat...
    / coletivocatarse
    / coletivocatarse
    Contato:
    catarse@coletivocatarse.com.br

КОМЕНТАРІ •