Como não da Like e compartilhar, sensacional essa professora a melhor do youtube essa sim deveria ter mais 7 milhões de inscrito mais o Brasil só da valor a piadas.
Não é sábado a noite ainda, mas estou aqui vendo vídeos do tema. antes de tudo, obrigado pela iniciativa de compartilhar conhecimentos. Dos seu exemplo restou-me dúvidas: No caso, para a carga elevada, não foi considerado ganho, caso de o sistema possuir moitão com roldanas livre, como mostrado na introdução da vídeo-aula, fazendo com que a potência do motor seja reduzida proporcionalmente ao número de pernas de cabos de aço? Ainda do caso da vídeo-aula, no minuto 18:00, mesmo sendo ilustração, percebe-se que o moitão tem, pelo menos, uma roldana que divide a carga por dois. Então, o motor está requerendo potência para elevar a metade da carga real, que seria 40 toneladas. Contudo a estrutura da ponte teria que suportar, com folga, as 40 toneladas, enquanto o cabo de aço só necessitaria suportar a carga de 20 toneladas ou o valor reduzido em função do número de roldanas livres do moitão. Estão corretas minhas colocações? Agradeço seu retorno.
JAC o ENGENHARIA CARGA RÁPIDA agradece o seu contato! Perceba que considerar pesos próprios estruturais passa a ser relevante em cálculos, quando o % do peso próprio for relevante em relação à capacidade de carga estrutural do que está sendo projetado. Quanto maior o número de polias utilizado, para a elevação de uma carga, menor será o diâmetro do cabo necessário, o cabo estará sujeito à um menor esforço de fadiga, garantindo menor periodicidade de inspeção. Perceba que quando selecionamos o cabo comercial mais próximo, este cabo já suportará um esforço maior do que o necessário. Em um projeto de cabo de aço, a maior preocupação estará na aceleração da carga, pois lembre que a força necessária será a Força Peso + Força de Aceleração da carga. Por este motivo as normas de dimensionamento já consideram coeficientes de segurança em relação às velocidades de içamento indicadas pela norma de projeto.
@@engenhariacarga-rapida Obrigado pela rápida resposta professora. Pelo que entendi, concorda que minha questão sobre reduzir-se o diâmetro do cabo porque a carga real é reduzida para quantas polias tiver o moitão livre. Do mesmo modo, entendo que o motor só precisa ser dimensionado para a carga reduzida. Está certo este raciocínio?
Olá ,gostaria de saber se vc tem algum curso sobre a parte de comandos pra pontes rolantes eu fiz a instalação deixa ponte com 6 comandos mais gostaria de me especializar ,principalmente ampara-te de freios pra pontes de 10 toneladas se tiver um curso assim tenho interesse em fazer valeuuu
ENGENHEIRO CARGA RÁPIDA, não temos cursos, mas a sua sugestão foi anotada como um tema de vídeo. Continue acompanhando os vídeos do canal ENGENHARIA CARGA RÁPIDA!
Engenheiro CARGA RÁPIDA, você encontrará a bibliografia indicada, no final dos vídeos. Mas, todo o engenheiro, que deseja se aperfeiçoar em projetos deve ter os 2 volumes do Manual de Construção de Máquinas do Dubbel. Bons estudos!
Parabéns pelo seu trabalho! Esta me ajudando muito pois estou me aprofundando nesses assuntos pois preciso realizar laudos em pontes rolantes. Se houver algum livro que possa me indicar eu agradeço!
Robson, agradeço a sua postagem! A NBR 8400 normatiza os cálculos referentes a Máquinas de Elevação e Transporte. O Manual de Construção de Máquinas do Dubbel - Editora Hemus poderá te orientar diversos procedimentos de cálculos normatizados pela norma DIN. Fique atento e cauteloso, pois laudos devem ser sempre referenciados com normas e procedimentos certificados. E lembre-se, o você sempre poderá contar com a ajuda do ENGENHARIA CARGA RÁPIDA.
ola parabens pela iniciativa e obrigado suas aulas contribuem para meu aperfeiçoamento profissional e de muitos brasileiros é assim que teremos um pais melhor, gostaria de ajuda no seguinte problema preciso puxar uma carga de de 2t por 10m sobre uma vagoneta estou ciente de que preciso projetar um redutor mas gostaria de ajuda na escolha de um motor eletrico
Olá...saudações! Agradeço o seu contato. Potência = Força x velocidade......e Força = massa x aceleração ... e aceleração = velocidade / tempo (para atingir a velocidade desejada. Use 20 segundos). Como velocidade sugiro 1,5 m/minuto. A massa será 2t . Incremente 20% a mais de força, para atritos. Cuidado com as unidades..
Sim, é semelhante porém leva em consideração, ao invés da força peso, a força de atrito. Força de deslocamento = peso x coeficiente de atrito (usar 0,12) Portanto: Força de deslocamento = 240 kgf.
Ronaldo, o ENGENHARIA CARGA RÁPIDA agradece o seu contato! Todas as tabelas de rendimentos aplicadas em projetos, poderão ser encontradas na bibliografia indicada no final do vídeo.
ENGENHEIRO CARGA RÁPIDA, em ordem de compra de motor elétrico, especifique: a potência (em Kw ou CV), n° de pólos, tensão de alimentação (n° de pontas), frequência (60 ou 50 Hz), Tamanho da Carcaça e Grau de Proteção da Carcaça (por exemplo: para suportar respingos de água).
@@jeancesarsennadiasnogueira5749 Sem dúvida! Pois a rotação do motor elétrico é função da frequência da rede de alimentação e do número de polos. Assista os demais vídeos do ENGENHARIA CARGA RÁPIDA, pois há definição desta explicação. Bons estudos!
Engenheiro CARGA RÁPIDA, agradecemos o seu contato. Você encontrará empresas especializadas em projeto e construção de pontes rolantes, pesquisando na internet.
O ENGENHARIA CARGA RÁPIDA agradece o seu comentário e sugestão para o um novo tema de um próximo vídeo. Continue acompanhando o ENGENHARIA CARGA RÁPIDA!
Que canal maravilhoso, trabalho excelente.
Tô assistindo carga rápida domingo à noite, kkkk!
belo videos me ajudou demais.
Muito bom
sensacional, obrigado
Muito bom, sem enrolação
Show de bola!
Muito bom. A parti de então estarei sempre assistindo é uma forma de aprendizagem sem ir a uma sala de aula, parabéns.
Parabéns professora! Muito dinâmica.
Muito boa. Aprovado. Positivo.
Excelente iniciativa. é dificil encontrar aulas de materias especificas em video
Muito bem explicado. Bastante didático o vídeo. Parabéns.
Como não da Like e compartilhar, sensacional essa professora a melhor do youtube essa sim deveria ter mais 7 milhões de inscrito mais o Brasil só da valor a piadas.
Muito bom Professora!!!
Jorge Paiva
Excelente apresentação, agradeço a oportunidade.
Prof.a Valeria Moreno, parabéns pela aula, ficou excelente e de fácil entendimento. Nota 10!!!!!
Parabéns excelente aula!!!
I liked.
Não é sábado a noite ainda, mas estou aqui vendo vídeos do tema.
antes de tudo, obrigado pela iniciativa de compartilhar conhecimentos.
Dos seu exemplo restou-me dúvidas:
No caso, para a carga elevada, não foi considerado ganho, caso de o sistema possuir moitão com roldanas livre, como mostrado na introdução da vídeo-aula, fazendo com que a potência do motor seja reduzida proporcionalmente ao número de pernas de cabos de aço?
Ainda do caso da vídeo-aula, no minuto 18:00, mesmo sendo ilustração, percebe-se que o moitão tem, pelo menos, uma roldana que divide a carga por dois. Então, o motor está requerendo potência para elevar a metade da carga real, que seria 40 toneladas. Contudo a estrutura da ponte teria que suportar, com folga, as 40 toneladas, enquanto o cabo de aço só necessitaria suportar a carga de 20 toneladas ou o valor reduzido em função do número de roldanas livres do moitão.
Estão corretas minhas colocações?
Agradeço seu retorno.
JAC o ENGENHARIA CARGA RÁPIDA agradece o seu contato!
Perceba que considerar pesos próprios estruturais passa a ser relevante em cálculos, quando o % do peso próprio for relevante em relação à capacidade de carga estrutural do que está sendo projetado.
Quanto maior o número de polias utilizado, para a elevação de uma carga, menor será o diâmetro do cabo necessário, o cabo estará sujeito à um menor esforço de fadiga, garantindo menor periodicidade de inspeção.
Perceba que quando selecionamos o cabo comercial mais próximo, este cabo já suportará um esforço maior do que o necessário.
Em um projeto de cabo de aço, a maior preocupação estará na aceleração da carga, pois lembre que a força necessária será a Força Peso + Força de Aceleração da carga.
Por este motivo as normas de dimensionamento já consideram coeficientes de segurança em relação às velocidades de içamento indicadas pela norma de projeto.
@@engenhariacarga-rapida
Obrigado pela rápida resposta professora.
Pelo que entendi, concorda que minha questão sobre reduzir-se o diâmetro do cabo porque a carga real é reduzida para quantas polias tiver o moitão livre.
Do mesmo modo, entendo que o motor só precisa ser dimensionado para a carga reduzida. Está certo este raciocínio?
tire minha duvida.em um espaço de 5mt qual vida de aço que eu devo usar para levanta 1tonelada ?
Pow.... produção de novo!🙃
Me desculpe! E o próximo será outra vez, estou fazendo um de Seis Sigma, mas depois desse teremos um de Juntas Parafusadas.
Olá ,gostaria de saber se vc tem algum curso sobre a parte de comandos pra pontes rolantes eu fiz a instalação deixa ponte com 6 comandos mais gostaria de me especializar ,principalmente ampara-te de freios pra pontes de 10 toneladas se tiver um curso assim tenho interesse em fazer valeuuu
ENGENHEIRO CARGA RÁPIDA, não temos cursos, mas a sua sugestão foi anotada como um tema de vídeo.
Continue acompanhando os vídeos do canal ENGENHARIA CARGA RÁPIDA!
Obrigado
Professora, obrigado por esse conteúdo valioso. Quais livros você me indica para ir afundo no assunto ponte rolante ?
Engenheiro CARGA RÁPIDA, você encontrará a bibliografia indicada, no final dos vídeos.
Mas, todo o engenheiro, que deseja se aperfeiçoar em projetos deve ter os 2 volumes do Manual de Construção de Máquinas do Dubbel.
Bons estudos!
Parabéns pelo seu trabalho! Esta me ajudando muito pois estou me aprofundando nesses assuntos pois preciso realizar laudos em pontes rolantes. Se houver algum livro que possa me indicar eu agradeço!
Robson, agradeço a sua postagem!
A NBR 8400 normatiza os cálculos referentes a Máquinas de Elevação e Transporte.
O Manual de Construção de Máquinas do Dubbel - Editora Hemus poderá te orientar diversos procedimentos de cálculos normatizados pela norma DIN.
Fique atento e cauteloso, pois laudos devem ser sempre referenciados com normas e procedimentos certificados.
E lembre-se, o você sempre poderá contar com a ajuda do ENGENHARIA CARGA RÁPIDA.
Obrigado pela dica, sempre que houver duvidas irei lhe pedir ajuda. Abraços.
ola parabens pela iniciativa e obrigado suas aulas contribuem para meu aperfeiçoamento profissional e de muitos brasileiros é assim que teremos um pais melhor, gostaria de ajuda no seguinte problema preciso puxar uma carga de de 2t por 10m sobre uma vagoneta estou ciente de que preciso projetar um redutor mas gostaria de ajuda na escolha de um motor eletrico
Olá...saudações! Agradeço o seu contato. Potência = Força x velocidade......e Força = massa x aceleração ... e aceleração = velocidade / tempo (para atingir a velocidade desejada. Use 20 segundos). Como velocidade sugiro 1,5 m/minuto. A massa será 2t . Incremente 20% a mais de força, para atritos. Cuidado com as unidades..
Caso queira uma aula sobre este tema, me avise!
pelo q notei é muito semelhante ao metodo pra definiçao do motor pra içamento Obrigado
substituindo vai ficar P = m.a².t
Sim, é semelhante porém leva em consideração, ao invés da força peso, a força de atrito. Força de deslocamento = peso x coeficiente de atrito (usar 0,12) Portanto: Força de deslocamento = 240 kgf.
Sensacional!!! Parabéns VALÉRIA...
UMA DUVIDA, DE ONDE VEM ESSE RENDIMENTO 97%????
Ronaldo, o ENGENHARIA CARGA RÁPIDA agradece o seu contato! Todas as tabelas de rendimentos aplicadas em projetos, poderão ser encontradas na bibliografia indicada no final do vídeo.
@@engenhariacarga-rapida 👏👏👏👏👏👏👏
alem do cv . no caso da definição de motor nao teria que difinir o rpm tambem?
ENGENHEIRO CARGA RÁPIDA, em ordem de compra de motor elétrico, especifique: a potência (em Kw ou CV), n° de pólos, tensão de alimentação (n° de pontas), frequência (60 ou 50 Hz), Tamanho da Carcaça e Grau de Proteção da Carcaça (por exemplo: para suportar respingos de água).
@@engenhariacarga-rapida COM ESSAS informações JA DA PRA SABER O RPM
@@jeancesarsennadiasnogueira5749
Sem dúvida! Pois a rotação do motor elétrico é função da frequência da rede de alimentação e do número de polos.
Assista os demais vídeos do ENGENHARIA CARGA RÁPIDA, pois há definição desta explicação.
Bons estudos!
gostaria de entra em contato com vocês por telefone gostaria de um projeto
Engenheiro CARGA RÁPIDA, agradecemos o seu contato.
Você encontrará empresas especializadas em projeto e construção de pontes rolantes, pesquisando na internet.
E aonde está o sistema de redução do motor?
O ENGENHARIA CARGA RÁPIDA agradece o seu comentário e sugestão para o um novo tema de um próximo vídeo. Continue acompanhando o ENGENHARIA CARGA RÁPIDA!
Show de bola !!!