Fronteira, MG - Cidade para passear, morar e investir.
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- O Canal NAECO apresenta o município de Fronteira na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso para a cidade de Fronteira é feito pela rodovia BR 153, entre as cidades de Frutal em Minas Gerais e a cidade de Icém no estado de São Paulo e está a 640Km da capital Belo Horizonte.
A origem da cidade de Fronteira se deu a partir de um projeto idealizado por Maurício Goulart e uma equipe de jornalistas e intelectuais paulistas ao saberem do projeto de construção de uma ponte sobre o rio Grande sob responsabilidade do general Miguel Costa.
Em 1943 foi inaugurada a ponte Mendonça Lima, homenagem ao ministro dos transportes da época, sobre o rio Grande ligando os estados de Minas Gerais e São Paulo e no mesmo ano foi criada a Companhia Construtora da Cidade de Fronteira com participação do idealizador Maurício Goulart e sua equipe para iniciar as obras da cidade.
O nome da cidade “Fronteira” foi escolhido não pelo fato geográfico, mas com o significado de uma nova era por criar uma cidade para se tornar um polo turístico em uma região de beleza singular onde a natureza encantava por suas matas, rios e cachoeiras maravilhosas como a do Marimbondo, dos Patos, das Andorinhas, Rebojinho e Ferrador.
A partir das primeiras casas e famílias instaladas, em 1945 foi instalada a Central Telefônica do povoado que pertencia ao município de Frutal do qual se desmembrou em 30 de dezembro de 1962 para se elevar a município com o nome de Fronteira.
Em 1971 a Central Elétrica de Furnas inicia a construção da barragem da Usina hidrelétrica de Marimbondo que foi inaugurada em 1977 inundando as cachoeiras do Marimbondo, dos Patos, das Andorinhas, Rebojinho e Ferrador que eram os principais atrativos da cidade, mas a formação do Lago Marimbondo de certa forma compensou as perdas com a bela represa muito visitada por pescadores, praticantes de esportes náuticos e ainda recebe participação em royalties da Usina Hidrelétrica para reforçar a arrecadação do município.
Hoje, fevereiro de 2025, o município de Fronteira conta com uma população de aproximadamente 15.000 habitantes, com um domínio territorial de 199,228Km², em altitude de 458m, é banhado por rios, córregos e ribeirões que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Fronteira são: Frutal e o Estado de São Paulo.
A Indústria, comércio e o turismo são as bases econômicas do município de Fronteira que tem o privilégio de se localizar no eixo da BR 153 que liga grandes centros de consumo e produção atraindo o interesse para instalação de empresas de grandes marcas.
Mesmo com um pequeno território e ainda ocupado grande parte pelas águas da represa de Marimbondo o município produz carne e leite de bovinos, frangos e ovos, hortaliças, cana-de-açúcar, mandioca e frutas entre outras culturas.
Seja membro do canal NAECO:
/ @naeco
Música: Livre (Humberto Furtado)
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: humberto@naeco.com.br