DIA DA "VIOLA DA TERRA" com Cantigas ao Desafio na Escola EB2/3 Capelas. 2-10-2020

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2024
  • Cantoria puxada à viola no “Dia da viola da terra”
    O professor de educação musical, Ricardo Melo e a professora de português, Patrícia Bettencourt, dinamizaram um momento cultural na Escola EB 2,3 de Capelas, promovendo uma sessão de sensibilização sobre “Cantar de Improviso - Cantigas ao Desafio”, que se realizou no auditório da referida Escola.
    Depois da apresentação dos convidados desenrolou-se uma breve conversa com os cantadores João Luís Mariano, José Pimentel e Carlos Sousa, sobre a arte do improviso e o “mecanismo” das cantigas ao desafio, assim como o papel que desempenha a viola de arame dos Açores no acompanhamento das mesmas.
    Após as explicações dos intervenientes, deu-se início a uma “Cantoria puxada à viola”.
    Os cantadores, João Luís Mariano e José Pimentel, acompanhados por Carlos Sousa, na viola de arame dos Açores e Ricardo Melo, no violão, deliciaram todos os presentes, tendo conquistado o silêncio e o respeito de toda a assistência.
    É de enaltecer iniciativas desta natureza, sendo que as mesmas promovem o conhecimento da identidade de um povo. Um povo sem identidade não é nada!
    Cantar de Improviso
    Cantigas ao Desafio
    A “Cantoria”, é um conjunto de desafios cantados em dueto que podem, ou não, ser despiques.
    Os seus intérpretes são chamados de “cantadores”, por se tratar de música popular.
    Sem ser nada de sobrenatural, cantar de improviso contém um certo grau de dificuldade. Toda a informação contida numa quadra ou numa sextilha, por mais simples que seja, obedece a um processo criativo de alguma complexidade. Cantar ao desafio é a arte de pensar rápido. É a criatividade a revelar-se no mais curto espaço de tempo.
    Improvisar, portanto, exige um dom inato, condicionamento social, equilíbrio psicológico, perspicácia e mecanização.
    A par destas qualidades, improvisar sobre um determinado tema exige preparação e conhecimento. Qualquer improvisador mal preparado é facilmente “derrotado” pelo seu “adversário” de palco.
    Os temas abordados na “cantoria” são muito variados. Podem ser jocosos, históricos ou religiosos.
    Em todas as abordagens aos temas “puxados” no decorrer da cantoria, os cantadores procuram brilhar poeticamente e serem briosos. Os seus discursos são aprimorados e com sentido de humor subtil.
    Assim se definem os “mestres da cantoria”.
    2-10-2020

КОМЕНТАРІ •