Saudações Professora Erika!! Muita gratidão pelos vídeos maravilhosos que disponibiliza para nos auxiliar nos trabalhos acadêmicos. Gostaria de te pedir um vídeo (se tiveres tempo é claro) sobre como fazer um Currículo Lattes. Abraço!!!
Obrigada, Adriana! O currículo lattes é feito na plataforma do CNPQ (lattes.cnpq.br/), na verdade, você só precisa preencher os dados. Você já procurou fazer? Se tiver dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail: erikasathler@gmail.com Não estava planejando fazer um vídeo sobre isso, mas vou pensar sobre a possibilidade... Um abraço!
Oi, professora Erica! Não a conheci, mas ouvi falar muito bem de você! Por isso estou aqui e me inscrevi no canal. Uma aula sobre sintaxe seria muito bem-vinda. Desde já, obrigada! 😊❤️
Desculpe, porém, com todo o devido respeito, que espécie de anjo de formidável beleza e notória inteligência e compaixão é você? Há poucas semanas atrás eu estava escandalizado e desesperado com as calcinadas regras da ABNT para formatar e poder apresentar minha Monografia (Pós-Graduação lato sensu com Especialização em Direito Penal), até que me deparei com seu canal e, toda a paz se fez reinar (ao contrário de diversos embusteiros que tentam se passar por "mestres das monografia". Todas as as melhores energias de luz e paz, bem como, um sincero e humílimo OBRIGADO. Ps. Sinceramente, tenho a chamada "inveja branca" de seus alunos. Sua pessoa, trabalho, perfil e currículo, apenas denota e corrobora o porquê de o Rio de Janeiro, ser tão atrasado e obtuso.
Joaquim, nunca tinha recebido um elogio desses... rs Muito obrigada mesmo! Fico muito feliz em ter te ajudado e desejo todo sucesso na sua caminhada acadêmica! Um grande abraço!
Andrel, essa sugestão é muito boa, mas a pesquisa acadêmica depende do tema estudado. Sugiro, em primeiro lugar, SEMPRE ouvir o seu orientador, mas vou tentar resumir algumas diretrizes que podem ser aplicadas a quase qualquer pesquisa e a quase todas as áreas. Introdução: - o que motivou a pesquisa; - quais são os objetivos do trabalho; - quais teorias/teóricos serão usadas(os); - quais são as questões de pesquisa (perguntas a serem respondidas ao longo da pesquisa; - quais teorias serão usadas. Cap. 1: Teoria/Estado da arte, ou seja, o que fundamenta a pesquisa (autores, teorias etc.) Cap. 2: Metodologia, ou seja, quais são os métodos, as ferramentas usadas para fazer a análise de dados. Como serão selecionados os dados para serem analisados. (Isso vai variar muito de acordo com a área de pesquisa, curso etc.) Cap. 3: Análise de dados Conclusão: - resume o que foi feito; - apresenta os resultados da pesquisa; - responde as questões de pesquisa. Referências: - apresenta tudo o que serviu como material de consulta do trabalho, livros, artigos, sites, documentos, vídeos, entrevistas etc. Os capítulos podem e devem ser reorganizados de acordo com a necessidade, por exemplo, você pode apresentar mais de um capítulo de análise de dados, ou adicionar um de aplicação dos resultados, ou ainda apresentar teoria e metodologia em um só. Mais uma vez, sugiro SEMPRE ouvir o seu orientador. Enfim, espero ter ajudado. Um abraço!
Surgiu uma dúvida, poderia me ajudar? Sobre a desinência de gênero e a vogal temática, exemplo: MENIN (Radical) + A. Esse "A" no final só pode indiciar um morfema? Não poderia ser considerado tanto desinência de gênero quanto vogal temática?
Olá, Thamires! A desinência e a vogal temática são tipos diferentes de morfemas (menor unidade de significado). Em MENIN (radical) + A (desinência de gênero), o "A" está indicando gênero feminino, ou seja, flexionando a palavra, portanto é considerado desinência por causa do tipo de informação e de função desse morfema. A vogal temática é um morfema que se associa radical para formar um tema, por exemplo, ROS (radical) + A (vogal temática). Nessa caso, observe que o "A" não está indicando gênero. Nas palavras femininas, fica mais simples fazer essa diferenciação com uma "dica": tentar transformar a palavra em masculina. Consegui responder sua pergunta? Caso queira conversar mais sobre isso, mande um email para erikasathler@gmail.com. um abraço!
Erika, faz uma aula sobre sintaxe? Seria ótimo! 🤩 melhor professora! Saudades!
Sugestão anotada! Obrigada!
Maravilhosa, estou com saudades das suas aulas.
Obrigada, Denise! Também estou com saudade das aulas presenciais... Um abraço!
Que saudades, professora!! Eu ficaria muito feliz se você gravasse um vídeo sobre sintaxe, hehe ❤️
Seria ótimo!
Sugestão anotada, Fernanda! Um abraço!
Melhor professora.
Obrigada, Filipe!
Muito bom professora! Deus te abençoe nessa jornada de ensino.
Obrigada 🙌
Mesmo nas férias, vim aqui
Adquirir conhecimento, é semre e bom
Ótima aula Erika
Muito bom! Obrigada!
Iria me salvar um vídeo seu sobre fonética e fonologia. Ótima aula.
Seu pedido foi atendido:
ua-cam.com/video/Tu0EJkCNdoA/v-deo.html
Um abraço!
Erika, você poderia falar sobre sintaxe? Por favor :-/
Obrigada pela dica!
Saudações Professora Erika!! Muita gratidão pelos vídeos maravilhosos que disponibiliza para nos auxiliar nos trabalhos acadêmicos. Gostaria de te pedir um vídeo (se tiveres tempo é claro) sobre como fazer um Currículo Lattes. Abraço!!!
Obrigada, Adriana!
O currículo lattes é feito na plataforma do CNPQ (lattes.cnpq.br/), na verdade, você só precisa preencher os dados. Você já procurou fazer? Se tiver dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail: erikasathler@gmail.com
Não estava planejando fazer um vídeo sobre isso, mas vou pensar sobre a possibilidade...
Um abraço!
Oi, professora Erica! Não a conheci, mas ouvi falar muito bem de você! Por isso estou aqui e me inscrevi no canal. Uma aula sobre sintaxe seria muito bem-vinda. Desde já, obrigada! 😊❤️
Que honra! Obrigada pela dica!
Desculpe, porém, com todo o devido respeito, que espécie de anjo de formidável beleza e notória inteligência e compaixão é você? Há poucas semanas atrás eu estava escandalizado e desesperado com as calcinadas regras da ABNT para formatar e poder apresentar minha Monografia (Pós-Graduação lato sensu com Especialização em Direito Penal), até que me deparei com seu canal e, toda a paz se fez reinar (ao contrário de diversos embusteiros que tentam se passar por "mestres das monografia". Todas as as melhores energias de luz e paz, bem como, um sincero e humílimo OBRIGADO.
Ps. Sinceramente, tenho a chamada "inveja branca" de seus alunos. Sua pessoa, trabalho, perfil e currículo, apenas denota e corrobora o porquê de o Rio de Janeiro, ser tão atrasado e obtuso.
Joaquim, nunca tinha recebido um elogio desses... rs
Muito obrigada mesmo! Fico muito feliz em ter te ajudado e desejo todo sucesso na sua caminhada acadêmica!
Um grande abraço!
Poderia fazer vídeos sobre cada capítulos de um TCC, o que colocar e não colocar✌😎
Andrel, essa sugestão é muito boa, mas a pesquisa acadêmica depende do tema estudado. Sugiro, em primeiro lugar, SEMPRE ouvir o seu orientador, mas vou tentar resumir algumas diretrizes que podem ser aplicadas a quase qualquer pesquisa e a quase todas as áreas.
Introdução:
- o que motivou a pesquisa;
- quais são os objetivos do trabalho;
- quais teorias/teóricos serão usadas(os);
- quais são as questões de pesquisa (perguntas a serem respondidas ao longo da pesquisa;
- quais teorias serão usadas.
Cap. 1: Teoria/Estado da arte, ou seja, o que fundamenta a pesquisa (autores, teorias etc.)
Cap. 2: Metodologia, ou seja, quais são os métodos, as ferramentas usadas para fazer a análise de dados. Como serão selecionados os dados para serem analisados. (Isso vai variar muito de acordo com a área de pesquisa, curso etc.)
Cap. 3: Análise de dados
Conclusão:
- resume o que foi feito;
- apresenta os resultados da pesquisa;
- responde as questões de pesquisa.
Referências:
- apresenta tudo o que serviu como material de consulta do trabalho, livros, artigos, sites, documentos, vídeos, entrevistas etc.
Os capítulos podem e devem ser reorganizados de acordo com a necessidade, por exemplo, você pode apresentar mais de um capítulo de análise de dados, ou adicionar um de aplicação dos resultados, ou ainda apresentar teoria e metodologia em um só. Mais uma vez, sugiro SEMPRE ouvir o seu orientador.
Enfim, espero ter ajudado. Um abraço!
Surgiu uma dúvida, poderia me ajudar?
Sobre a desinência de gênero e a vogal temática, exemplo: MENIN (Radical) + A.
Esse "A" no final só pode indiciar um morfema? Não poderia ser considerado tanto desinência de gênero quanto vogal temática?
Olá, Thamires!
A desinência e a vogal temática são tipos diferentes de morfemas (menor unidade de significado).
Em MENIN (radical) + A (desinência de gênero), o "A" está indicando gênero feminino, ou seja, flexionando a palavra, portanto é considerado desinência por causa do tipo de informação e de função desse morfema.
A vogal temática é um morfema que se associa radical para formar um tema, por exemplo, ROS (radical) + A (vogal temática). Nessa caso, observe que o "A" não está indicando gênero. Nas palavras femininas, fica mais simples fazer essa diferenciação com uma "dica": tentar transformar a palavra em masculina.
Consegui responder sua pergunta? Caso queira conversar mais sobre isso, mande um email para erikasathler@gmail.com.
um abraço!