isso é por que Cristo fundou apenas uma Igreja, a heresia protestante em sua raiz é a rejeição de que a Igreja Catolica Apostólica Romana é a unica e verdadeira fundada por Cristo, e que na verdade os verdadeiros cristãos são os protestantes, a tal ponto que já vi protestantes classificando o catolicismo não fazendo parte do grupo "cristãos", e que cristãos são as seitas protestantes. eles se justificam inteiramente no argumento que a Santa Igreja e sua doutrina são falsas e que a verdadeira cristandade está com eles, por isso, atacar e tentar desacreditar a Santa Igreja é parte do credo do protestantismo, pois se eles aceitarem que a Igreja Catolica é de fato a verdadeira, eles teriam que se converter e voltar para mesma. então por isso, eles rejeitam todos os dogmas da Igreja, desde a rejeição a Maria, quando a successão apostólica, a tradição, a santidade e tudo mais. em suma: eles atacam a Igreja pois a justificação inteira de sua doutrina reside em provar que a Igreja Católica é a falsa igreja para justificar sua rebeldia contra Ela.
Quem convence é o Espírito Santo, irmã. O nosso dever estar disposto a falar se a pessoa quiser ouvir. Como disse o nosso Senhor: Quem tiver ouvidos ouça. Essa frase nunca foi tão presente.
Boa noite diácono João Vitor Mariano ❤ acho que esses evangélicos não lê a Bíblia. Completa Isaac assistir um trecho da Bíblia para pregar no dia que vai fazer e nunca falar de Maria porque Maria não vai fazer ele ficar rico ganhar dinheiro. Mas é prosperidade do dinheiro da grana. Outra cura tudo os restos de todas as pessoas vieram na mesma vídeo . Essa moça disse assim que tava orando por uma mulher que nunca caminhou e ela orou e a mulher saiu andando😢😢😢😢
Diácono gosto muito dos seu conteúdos, também gosto dos debates com lucas banzoli e com Pablo. O diacono sempre educado. Que Deus continue te abençoando sempre
Eu acho muito estranho esse ódio que eles pregam a mulher carregou no seu ventre, nutriu e criou o nosso Senhor Jesus Cristo. Engraçado esses evangélicos, eles mesmo se intitulam ungidos, abençoados e um monte de coisa, mas a Virgem , a mãe de Deus não é nada , né ?
Estou procurando me aprofundar no conhecimento da bíblia justo pra não ser enganada, e a apologética tem sido uma ferramenta muito útil. Não só refuta essas ideias mirabolantes dos protestantes como tbm ensina e muito a nós católicos obrigada diácono
Boa tarde no dia do juízo final nossa mãe vai dizer pra seu filho amado Jesus Cristo deixe eles comigo meu filho eles não sabia o que estava fazendo nem dizendo
Salve Maria, a Paz! Sou da Bahia, esse canal é maravilhoso, estou aprendendo muito sobre a fé católica, a minha fé. Com as informações que obtenho aqui, eu ajudo na minha comunidade. Moro na zona rural, temos vários encontros nas casas e antes, eu nunca falava nada, porém depois que comecei a estudar, principalmente aqui no canal do Diácono, ajudo nas reflexões, pois acredito que pode despertar nos outros também a vontade de estudar sobre a nossa fé, que é tão rica e linda. Deus te abençõe diácono!! É lindo ser católico ❤️
O importante é que nós Católico acreditamos que Maria santíssima não pecou e na verdade da Santa Igreja católica apostólica Romana não podemos colocar a verdade na cabeça de ninguém que não que acreditar, pega ela nossa senhora. Parabéns Diácono por mais um Refutação.
Hoje mesmo estará comigo no Paraíso". Para um criminoso que se arrependeu na cruz. Claramente você ver nesta citação bíblica que passamos pelo juízo particular com Jesus quando morremos. Ele não esperar até o final do tempo para ter julgamento final, os CORPOS não dormem (CORPO fica na terra, Alma não). Ele julga se alma vai para o céu ou inferno. "E como TODO homem está destinado a morrer uma só vez, depois do que haverá o julgamento quanto morremos" Hebreus 9:27-28:
Salve Maria Santíssima! Sempre fica aquela dúvida: é simplesmente ignorância ou pleno mal caráter mesmo? Ninguém merece tanta gente falando besteira. Deus te abençoe reverendo diácono João, e lhe dê muita paciência.
é uma confusão, tão grande e que perdura a tanto tempo, que muitos protestantes que criticam a Igreja Católica, duvido que a conheçam, e apenas conhecem a igreja da qual eles ouviram falar, a que tem padre .pdf, a igreja que converte indio a força, a igreja da inquisição sangrenta, a igreja das cruzadas, é tudo isso que é constantemente jogado na cabeça da ovelha perdida, que estes acreditam que estão lutando por Deus e por uma causa justa ao tentar destruir a "corrupta e maligna Igreja Católica que enterrou a humanidade por 1000 anos no atraso, na lama, no feudalismo e no obscurantismo". muitos são iludidos, e eu acredito que são poucos o que realmente sabem o que protestantismo realmente é.
Os protestantes, não querem ENTENDER, eles QUEREM ATACAR, OS CATÓLICOS, PORQUE DÁ, MUITO IBOPE..... ADMIRO, VOCÊ, COM ESSA PACIENCIA, QUE TEM. .... ❤❤❤
As coisas ficaram ao contrário depois da revolta protestante , o que é verdade eles dizem que é mentira , e a mentira eles pregam como se fosse uma verdade.
Obrigado pelos seus vídeos , gosto das análises. Para uma pessoa leiga como eu, quando um colega protestante fala algo , o que me tranquiliza do meu caminho escolhido é o que está escrito na Bíblia, em João 6 : 53 a 56 53"Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. 54 Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. E o que esta escrito em Lucas 22:19-20 “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim”. Se o próprio Jesus falou isto, desta forma tão clara e imperativa, como eu poderia renegar , discordar. Como poderia dizer Jesus mandou “fazei isto em memoria de mim” mas não precisa fazer não a consagração o "distribuir o pão" . Obrigado senhor Deus .
Pecador é quem vive apontando o dedo e acusando os outros.Peque muitooooooquem vai pagar mesmo quem é?Alingua poderá nos salvar ou nos condenar,poristo digo peque muitooooo acuse muitoooooo ,será q vai pro céu?E quanto mas fala mal mas amamos Nossa Senhora,mas amamos todos os Santos.E adoramos JESUS.
Excelente vídeo, diácono! Só um detalhe sobre o dogma da assunção da Santíssima Virgem: o meu padre uma vez falou que não foi proclamado que ela não morreu, já que existe o argumento de que ela teria escolhido imitar Cristo até na morte, deixando aberto a interpretação que Maria teria morrido e depois assunta aos céus em corpo e alma. Não tenho certeza se essa afirmação procede, pois não sou teólogo, mas me parece fazer sentido.
Lucia Mendes Da Silva Itabuna Bahia Não sei porquê os protestantes agridem tanto a Virgem Maria sera que JESUS CRISTO esta feliz com esse odio dos protestantes?
Não, amigo. Isso vai contra a doutrina da Santa Igreja. Não precisamos dessas provocações sem sentido para rebatermos nossos irmãos separados, basta focarmos na Verdade.
@@GnomeChild64 mas ele esta certo. Católico significa o que é crido por todos e a palavra católico encaixa a todo que segue a Deus, independente de doutrina.
Se falassem mau de suas mães, se elas fossem perseguidas, maltratadas, caluniadas... vocês protestantes reagiriam com indiferença... Lembre-se: Nossa Senhora é a Mãe de Jesus. E se é a Mãe de Jesus é Nossa Mãe também, pois Jesus é Nosso irmão e Deus é Nosso Pai. E assim que vocês a tratam!?... Vão perseguir as suas mães, desprezando... diminuindoo... o papel dela, pisoteando...
Diácono, mostre que antes de Maria dar o seu FIAT ( aceitar ser mãe de Deus), ela foi coberta com a sombra do Senhor, a plenitude da graça foi colocada nela quando o anjo a proclamou KECHARITOMENE.
Para os protestantes o que Anjo Gabriel disse à Virgem Santa na anunciação não tem valor para eles. Todo cristão sabe que os anjos são a voz do próprio Deus, e se o anjo disse que Ela é cheia de graça é porque o próprio Deus a quiz imaculada, ou seja, sem a mancha do pecado original. Não devemos chamar de impuro o que Deus declara puro.
É incrível a forma dos protestantes lerem a Bíblia! Umas vezes lêem de uma maneira totalmente literal. Outras vezes, quando certos versículos "incomodam" a "doutrina" dos protestantes, dão um sentido às palavras que nada tem a ver com que elas realmente dizem, muitas vezes de uma forma tão clara! Para não falar, obviamente, das traduções que fazem ao original da Biblia... É...os protestantes "esquecem-se" facilmente que à Deus NADA É IMPOSSÍVEL. Acho que eles não "conseguem" ler esse versículo do Evangelho de São Lucas....(ah!...já me esquecia...eles não acreditam em Santos...).
Mas muitos protestantes ler a Bíblia, não para seguir ou ensinar, mas para insultar e provocar os católicos, eles ficam provocando divisões entre pessoas será que eles pensam que assim tão servindo a Deus?
Meu Deus porque esse povo tem tanto trabalho pra desacreditar Maria? Porei inimizade entre os filhos da mulher e os filhos da serpente,eu sou filha da mulher😮
Diácono os protestantes são desonestos, Eles são contra o batismo de criança, alegando que criança não tem pecado, porque que não usa essa mesma passagem de Romanos também para as crianças e aceitam o batismo de criança, se todos pecaram, ora são todos não distinguem ninguém.
Diácono João Victor você já percebeu que esses pastores protestantes ensinam aos seus fiéis, não uma pregação dá sua própria autoria,mas sempre julgar nós católicos.mas eu já entendi que é obrigação deles fazer isso.pois são protestantes.
Uma correção diácono! Lazaro não foi ressuscitado, e sim revitalizado. Ou vivificado, ressuscitado foi somente o senhor Jesus. Segundo a biologia um corpo leva 21 dias para morre totalmente.
Esses protestantes estão iguais a São Thomé tem que ver pra crer, no caso deles tem que estar escrito na bíblia pra acreditar que Nossa Senhora é especial.
A Encarnação exige um tabernáculo santo João 1:14: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós." A Encarnação do Filho de Deus é o maior mistério do cristianismo. O Deus Todo-Poderoso escolheu assumir a natureza humana no ventre de Maria. Para que Cristo fosse o "Cordeiro sem mancha" (1 Pedro 1:19), Maria, que o gerou, também deveria estar livre do pecado original e de qualquer mancha de pecado. Exemplo Bíblico: No Antigo Testamento, a Arca da Aliança, que continha as tábuas da Lei, foi feita de ouro puro (Êxodo 25:11-21). Se Deus ordenou que a Arca, um objeto, fosse tão pura, quanto mais Ele não prepararia Maria, a "Arca Viva", que carregaria o próprio Verbo Encarnado? Gênesis 3:15: "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." Este versículo é considerado um protótipo da salvação. A "mulher" é vista como Maria, cuja descendência (Jesus) derrotará Satanás. Assim como Eva foi criada sem pecado, mas desobedeceu a Deus, Maria foi criada sem pecado e permaneceu fiel, tornando-se a "Nova Eva". Como Eva cooperou para trazer o pecado ao mundo, Maria cooperou para trazer a salvação ao mundo. Pergunta: Se Eva foi criada pura, mas caiu, por que seria impossível para Deus criar Maria pura para o papel de cooperar com Cristo na redenção? Os Pais da Igreja sempre exaltaram Maria como uma criatura singular, sem pecado. Santo Agostinho (século IV): "Com exceção da Santa Virgem Maria, se todos os santos e santas estivessem aqui e fossem perguntados se eram sem pecado, todos responderiam com uma só voz: 'Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos'." Agostinho reconhece que Maria é uma exceção, por causa de seu papel único. Santo Efrém (século IV): "És totalmente imaculada, ó Senhora." Os primeiros cristãos entendiam que Maria foi preservada do pecado para ser a Mãe do Salvador. Maria, em sua pureza, não é apenas um exemplo de santidade, mas também uma intercessora poderosa. O milagre das bodas de Caná (João 2:1-11) demonstra sua intercessão junto a Jesus.
A doutrina da nossa Santa Igreja Católica não se baseia só em alguns versículos soltos, pois o entendimento fica pela metade. Veja que o Diabo tentou Jesus no deserto só fazendo menções a versículos soltos, tirando de contexto o sentido completo do que está escrito. No entanto, Cristo de imediato o repreendia, como por exemplo em uma das tentações qdo o Diabo aproximou‑se dEle e disse: ― Se és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se transformem em pães. Porém Jesus o respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Ou seja, omitir a verdade é atitude demoníaca. Então o próprio demônio tentava Jesus citando somente uma parte das escrituras e omitia outras, a fim de mudar o sentido original da passagem bíblica. E é sabido que nem um vírgula se pode omitir.
Maria, como Mãe de Deus, foi preparada desde sua concepção para ser um tabernáculo puro e digno de conter Deus encarnado, assim como a Arca da Aliança foi santificada para conter a Lei e a presença divina. Se Maria não fosse preservada do pecado, isso comprometeria a perfeição de Jesus, que resulta de ambas naturezas: divina e humana, perfeitamente unidas. Citação Bíblica para a Imaculada Conceição: Embora o termo "Imaculada Conceição" não esteja explicitamente na Bíblia, a doutrina está implícita em passagens que mostram a santidade de Maria: Gênesis 3:15: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela." Maria é a mulher em total oposição ao pecado e à serpente, sendo preservada desde a concepção. Lucas 1:28: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo." A expressão kecharitomene no grego indica que Maria foi completamente preenchida pela graça divina desde o início de sua existência. Lucas 1:41-43: Isabel proclama: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!". A visita de Maria a Isabel durou cerca de três meses , marcando o encontro entre a Antiga Aliança, encerrada por Isabel e João Batista - o último profeta do antigo testamento - e a Nova Aliança, iniciada por Maria e Jesus - o Messias prometido. A santidade de Maria está conectada à santidade de Jesus. O Papel da Graça de Cristo: A preservação de Maria do pecado original não é um mérito dela, mas uma graça concedida antecipadamente em vista dos méritos de Cristo: Efésios 1:4: "Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor." Maria foi escolhida e preparada para sua missão especial de ser a Mãe do Redentor.
Parabéns, Diácono João Victor!!! Ótima explicação, como Sempre. Na Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Hoje em dia: Analfabeto Funcional!!! Temos que pedir sabedoria e discernimento ao Espírito Santo!!!... Perseguem tanto Nossa Senhora. Será que "eles_ protestantes", perseguem e atormentam as suas próprias mães, da mesma maneira que a fazem com Nossa Senhora!?... Saiba que Nos Católicos, amamos Nossa Senhora e a defendemos como Nossa Mãe. Vocês deveríam refletir como vocês protestantes: Sentiriam se suas mães fossem perseguidas, maltratadas, caluniadas!? Parece que é o que sabem fazer de melhor.
Se formos usar a lógica, vamos entender que não faz sentido nenhum crer que Maria tinha pecado. Vamos analisar, Deus daria seu único filho para uma mulher criar, mulher essa que tem concupciência da carne e más inclinações? Essa mulher podendo pecar a qualquer momento durante toda a infância de Jesus e ainda assim podendo se desviar dos caminhos do Senhor? Faz sentido para alguém isso?
Diácono o Lucas ainda está esperando vc responder ele do último vídeo, espero que n demore mais 5 meses pra isso, falo com respeito, pois gosto de analisar os argumentos de cada um!!!!
Agora quanto ao tempo de resposta eu não posso me basear no que os outros esperam.... creio que o Lucas falará disso, assista todos os co todos pra se situar no que realmente está acontecendo no debate...
@@diaconojoaovictormariano eu assistir os dois que vc fez, e ele já lançou a resposta quase q de imediato e com bons argumentos!!! Creio que debates com pessoas que realmente conhecem sobre suas crenças seja extremamente nescessário, ficar respondendo pessoas que n tem o mesmo nível de conhecimento n ajuda em ND!!! Agr quanto ao tempo que vc vai demorar a produzir um vídeo de resposta vc tem todo direito de responder quando quiser... Mas isso deixa claro a evidência de que vc n tem total conhecimento do que está defendendo e fica tentando buscar meios e ajuda de outros apologistas católicos com mais conhecimento que vc, e ainda assim da a impressão de que até eles tem um trabalhão pra conseguir te ajudar com alguma resposta!!! Diferente do Lucas que praticamente já tem a resposta na ponta da língua!!! Aí fica essa dúvida!!!
@@LeonamSilva-g9c O Lucas responde de imediato que nem você fala, porque responde de qualquer jeito mentindo pra enganar pessoas igual a você que acredita em qualquer blá, blá, blá, blá 😂😂😂
Deus faz o que quer, Jesus se chamaria Emanuel. No entanto quando deus nasceu com o nome de JESUS CRISTO. Não contestem a vontade de deus todo-poderoso.
Texto fora do contexto!! Vejam bem quando paulo diz todos pecaram, ele se refere a uma discussão entre os judeus e os romanos . Pois os judeus queriam forçar os romanos a seguir sua religião, nesse cabo de guerra paulo se mete no meio e diz nem judeus nem romanos, todos pecaram, e só lê o texto completo.
Se Enoc não morreu, ele foi pra onde? Se foi arrebatado, de corpo e alma, como fica a questão do dogma da igreja que de corpo e alma só tem Jesus e Maria? Isso são dúvidas e não chacota, por favor...
A Bíblia não afirma que Enoque está no céu em corpo e alma. Apenas diz que ele "foi tomado por Deus". Isso pode ser entendido como um estado especial de preservação até o Juízo Final, mas não como uma entrada plena na glória celeste. A Igreja ensina que a glorificação completa dos corpos acontecerá na ressurreição final (1 Coríntios 15:52). Enoque e Elias também aguardam esse evento. Maria é uma exceção porque já vive no céu com corpo glorificado, como antecipação da ressurreição de todos os justos. A Assunção de Maria é uma verdade da fé baseada na Tradição Apostólica e confirmada pelo Magistério da Igreja. Além disso, não há contradição com o caso de Enoque, pois o dogma se refere ao estado glorioso de Maria, não ao ato de ser levado por Deus. O dogma da Assunção não nega que outros possam ter sido preservados da morte de forma especial, como Enoque ou Elias. No entanto, apenas Jesus e Maria entraram no céu glorificados em corpo e alma. A situação de Enoque é extraordinária, mas não se compara à singularidade da Assunção de Maria, que está diretamente ligada à sua Imaculada Conceição e à missão redentora de Cristo. Portanto, Enoque foi arrebatado por Deus, mas não para o Céu em corpo glorificado. Ele e Elias permanecem em um estado especial de preservação, aguardando o cumprimento dos planos divinos. O dogma da Assunção de Maria permanece intacto, pois se refere exclusivamente à glorificação de Maria no Céu em corpo e alma, algo que não se aplica a Enoque ou Elias.
@MariaLaura-g9u coloquei "como fica o dogma de Maria", não no sentido que perdesse "força, sentido" pois sei que é dogma, e como dogma é imutável, porém no sentido de entender a questão de Enoc (Elias, que na hora não lembrei o nome 🤭🤭🤭)
Sua benção Diácono, poderia explicar alguma coisa nesse sentido que eu vou dizer, por favor? Se Maria não foi concebida sem o pecado, logo Jesus também teve pecado então? Se todo ser humano que vem a este mundo carrega consigo o pecado original e esse pecado vem quando a pessoa nasce, então se Maria não tivesse sido preservada do pecado, assim sendo Maria quando estivesse consebido Jesus, ele também teria pecado, porque desta forma, Deus não conseguiria abrir excessões nem para Jesus... Isso não está escrito na bíblia kkkk PEGA ELES NOSSA SENHORA!
A Imaculada Conceição de Maria A doutrina da Imaculada Conceição ensina que Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção, por uma graça especial de Deus, em vista de sua missão única como mãe de Jesus Cristo. Essa doutrina não trata da concepção de Jesus no ventre de Maria (isso é a Encarnação), mas da concepção de Maria no ventre de sua mãe, Santa Ana. A doutrina afirma que Maria foi preservada do pecado original pelos méritos de Cristo, aplicados de forma antecipada por Deus, fora do tempo Base Bíblica da Imaculada Conceição Embora a doutrina não esteja explicitamente declarada na Bíblia, ela é fundamentada em diversas passagens que exaltam a pureza e a missão especial de Maria: 1. Lucas 1:28 - "Cheia de Graça" > "O anjo, aproximando-se dela, disse: 'Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo'." A palavra grega "kecharitomene" (traduzida como "cheia de graça") indica que Maria recebeu uma graça plena e contínua de Deus. Isso sugere que ela foi preservada de qualquer mancha de pecado desde o início de sua existência. 2. Gênesis 3:15 - A Nova Eva > "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Ele te ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." Essa passagem, conhecida como o Protoevangelho (primeiro anúncio do Evangelho), é interpretada como uma profecia sobre a vitória de Cristo e sua mãe sobre o pecado e Satanás. Maria, sendo a "mulher" referida, foi colocada em total oposição ao pecado, o que implica sua preservação do pecado original. 3. Efésios 1:4-6 - Eleição para a Santidade > "Pois Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença." Se todos os cristãos são chamados a serem santos, Maria, destinada a ser a mãe do Salvador, foi escolhida para uma santidade especial desde sua concepção. 4. Apocalipse 12:1 - A Mulher Vestida de Sol > "Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas." A mulher descrita simboliza tanto Maria quanto o povo de Deus. Sua glorificação e pureza refletem a santidade singular de Maria, livre de toda mancha de pecado. 5. Cântico dos Cânticos 4:7 - Sem Mácula > "És toda formosa, minha querida; em ti não há defeito algum." Essa descrição é aplicada tradicionalmente a Maria, reconhecendo-a como a mais pura das criaturas. 6. Salmo 45:9 - A Rainha em Beleza Perfeita > "À tua direita está a rainha ornada de ouro de Ofir." Esse salmo é interpretado pela tradição cristã como uma referência profética a Maria, exaltando sua pureza e dignidade como a rainha-mãe do Messias. Maria e os Rituais de Purificação Embora Maria fosse imaculada e não precisasse de purificação, ela observou os preceitos da Lei de Moisés em obediência e humildade: Lucas 2:22-24 - A Purificação no Templo > "Concluídos os dias da purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [...] e para oferecer um sacrifício, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos." Maria cumpre o rito de purificação prescrita em Levítico 12:6-8, mesmo sendo livre de pecado. Esse ato reflete sua humildade e total conformidade à Lei, apesar de sua pureza singular. O Batismo de Jesus e a Santidade de Maria O batismo de Jesus confirma sua missão redentora e, indiretamente, o papel singular de Maria: Mateus 3:16-17 - O Batismo de Jesus > "Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: 'Este é o meu Filho amado, em quem me agrado'." Assim como Jesus foi batizado, embora não tivesse pecado, Maria também participou plenamente do plano de Deus, observando a Lei mesmo sem necessidade de purificação. Ambos são exemplos de obediência perfeita à vontade divina. Razão Teológica da Imaculada Conceição A Imaculada Conceição está profundamente ligada à missão de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus"). Para ser a mãe do Verbo encarnado, Maria foi preservada do pecado para ser um vaso puro e santo. 1. Preservação pelos méritos de Cristo: Maria foi redimida antecipadamente pelos méritos de Jesus Cristo. Deus, fora do tempo, aplicou a salvação de Cristo a Maria no momento de sua concepção. 2. Total inimizade com o pecado: Como descrito em Gênesis 3:15, Maria foi colocada em plena oposição ao pecado e a Satanás. Isso implica que ela foi preservada de toda mancha de pecado. 3. Preparação para a Encarnação: Maria foi escolhida como um templo santo e imaculado para abrigar o Verbo encarnado. Sua pureza reflete a perfeição necessária para sua missão divina.
E em razão do Cristo que os dogmas marianos existem e são bíblicas, por exemplo no caso do dogma teotokos (maternidade divina de maria) ela e considerada a mãe de Deus, pois Jesus e Deus e não o contrário com o pensão os protestantes, Veja: Maria como Mãe de Jesus, Bíblia apresenta Maria como a mãe de Jesus, desde a concepção até a vida pública e a crucificação de Cristo. O papel de Maria como mãe é essencial para compreender o mistério da Encarnação, ou seja, Deus se tornando humano em Jesus Cristo. Anunciação (Lucas 1:30-31) > "Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus." Nessa passagem, o anjo Gabriel revela a Maria que ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Isso marca o momento em que Deus assume a natureza humana, através do ventre de Maria. Nascimento de Jesus (Lucas 2:6-7) > "Enquanto estavam em Belém, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." Maria não apenas concebe Jesus, mas o traz ao mundo, tornando-se sua mãe de forma completa. Sua maternidade é real e inclui todas as responsabilidades e vínculos de uma mãe humana. Adoração dos Magos (Mateus 2:11) > "Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e, prostrando-se, o adoraram." Os magos reconhecem a ligação especial entre Maria e Jesus ao encontrarem o menino junto à sua mãe. Maria no Templo (Lucas 2:48) > "Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: 'Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura'." Maria expressa sua preocupação materna com Jesus, reforçando que ela cuidou dele como qualquer mãe cuidaria de seu filho. Maria na crucificação (João 19:25-27) > "Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e perto dela o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: 'Aí está o seu filho', e ao discípulo: 'Aí está a sua mãe'. Daquele momento em diante, o discípulo a levou para casa." Mesmo nos momentos finais, Jesus reconhece Maria como sua mãe e a confia ao cuidado do discípulo amado, demonstrando o vínculo especial entre eles. Jesus como Deus e Homem A doutrina cristã ensina que Jesus é plenamente Deus e plenamente homem. Essa crença está fundamentada na Escritura, que enfatiza tanto sua natureza divina quanto sua humanidade. O título de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus") está diretamente ligado a essa verdade. Jesus é Deus 1. João 1:1, 14 > "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós." Jesus, identificado como o Verbo (Logos), é Deus e se fez carne ao nascer de Maria, o que sustenta a ideia de que Maria é mãe de Deus no sentido de sua encarnação. 2. Colossenses 2:9 > "Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade." Jesus, mesmo em sua humanidade, contém toda a plenitude de Deus, confirmando que ele é divino. 3. Isaías 9:6 > "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será [...] Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." O menino nascido de Maria é chamado "Deus Forte", demonstrando sua divindade. 4. Hebreus 1:3 > "[Jesus] é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser." Aqui, Jesus é descrito como refletindo plenamente a essência divina. Jesus é Homem 1. Filipenses 2:6-8 > "[Jesus,] sendo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens." Jesus assumiu a forma humana, vivendo como verdadeiro homem, enquanto permanecia Deus. 2. 1 Timóteo 2:5 > "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus." Paulo destaca a humanidade de Jesus ao chamá-lo de "homem". 3. Hebreus 4:15 > "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado." Essa passagem demonstra que Jesus experimentou plenamente a condição humana. O que é o Theotokos? O título Theotokos significa "Mãe de Deus" e foi oficialmente declarado no Concílio de Éfeso em 431 d.C. O objetivo era afirmar que: 1. Jesus é uma única pessoa, com duas naturezas inseparáveis: divina e humana. 2. Maria, ao dar à luz a Jesus, deu à luz a Deus encarnado, e por isso é chamada "Mãe de Deus" no contexto da Encarnação. Base bíblica para o título Lucas 1:43: "E por que me é concedido isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?" Isabel chama Maria de "mãe do meu Senhor", reconhecendo que o filho que ela carrega é divino. Mateus 1:23: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa 'Deus conosco'." O título "Emanuel" revela que o filho nascido de Maria é Deus. Conclusão O título Theotokos reforça a fé na plena divindade e humanidade de Jesus. Maria não é apenas mãe do homem Jesus, mas também mãe de Deus encarnado. Isso não significa que ela seja a origem da divindade, mas que ela desempenhou um papel único no plano de salvação, ao dar à luz aquele que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Esses protestantes são pessoas disprepadas, não fazem estudo bíblico de verdade, só lêem provérbio e salmos e decoram sem entender coisa alguma daí vem querer fazer debates como se tivessem conhecimento para tal, na verdade querem aprender com esses debates Pega eles N.Senhora
Primeiramente ele é diácono permanente, apesar de ter o sacramento da ordem e em grau menor do que o do padre. Agora respondendo a sua pergunta, o nome de Jesus, e em razão do Cristo que os dogmas marianos existem e são bíblicas, por exemplo no caso do dogma teotokos (maternidade divina de maria) ela e considerada a mãe de Deus, pois Jesus e Deus e não o contrário com o pensão os protestantes, Veja: Maria como Mãe de Jesus, Bíblia apresenta Maria como a mãe de Jesus, desde a concepção até a vida pública e a crucificação de Cristo. O papel de Maria como mãe é essencial para compreender o mistério da Encarnação, ou seja, Deus se tornando humano em Jesus Cristo. Anunciação (Lucas 1:30-31) > "Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus." Nessa passagem, o anjo Gabriel revela a Maria que ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Isso marca o momento em que Deus assume a natureza humana, através do ventre de Maria. Nascimento de Jesus (Lucas 2:6-7) > "Enquanto estavam em Belém, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." Maria não apenas concebe Jesus, mas o traz ao mundo, tornando-se sua mãe de forma completa. Sua maternidade é real e inclui todas as responsabilidades e vínculos de uma mãe humana. Adoração dos Magos (Mateus 2:11) > "Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e, prostrando-se, o adoraram." Os magos reconhecem a ligação especial entre Maria e Jesus ao encontrarem o menino junto à sua mãe. Maria no Templo (Lucas 2:48) > "Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: 'Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura'." Maria expressa sua preocupação materna com Jesus, reforçando que ela cuidou dele como qualquer mãe cuidaria de seu filho. Maria na crucificação (João 19:25-27) > "Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e perto dela o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: 'Aí está o seu filho', e ao discípulo: 'Aí está a sua mãe'. Daquele momento em diante, o discípulo a levou para casa." Mesmo nos momentos finais, Jesus reconhece Maria como sua mãe e a confia ao cuidado do discípulo amado, demonstrando o vínculo especial entre eles. Jesus como Deus e Homem A doutrina cristã ensina que Jesus é plenamente Deus e plenamente homem. Essa crença está fundamentada na Escritura, que enfatiza tanto sua natureza divina quanto sua humanidade. O título de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus") está diretamente ligado a essa verdade. Jesus é Deus 1. João 1:1, 14 > "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós." Jesus, identificado como o Verbo (Logos), é Deus e se fez carne ao nascer de Maria, o que sustenta a ideia de que Maria é mãe de Deus no sentido de sua encarnação. 2. Colossenses 2:9 > "Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade." Jesus, mesmo em sua humanidade, contém toda a plenitude de Deus, confirmando que ele é divino. 3. Isaías 9:6 > "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será [...] Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." O menino nascido de Maria é chamado "Deus Forte", demonstrando sua divindade. 4. Hebreus 1:3 > "[Jesus] é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser." Aqui, Jesus é descrito como refletindo plenamente a essência divina. Jesus é Homem 1. Filipenses 2:6-8 > "[Jesus,] sendo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens." Jesus assumiu a forma humana, vivendo como verdadeiro homem, enquanto permanecia Deus. 2. 1 Timóteo 2:5 > "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus." Paulo destaca a humanidade de Jesus ao chamá-lo de "homem". 3. Hebreus 4:15 > "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado." Essa passagem demonstra que Jesus experimentou plenamente a condição humana. O que é o Theotokos? O título Theotokos significa "Mãe de Deus" e foi oficialmente declarado no Concílio de Éfeso em 431 d.C. O objetivo era afirmar que: 1. Jesus é uma única pessoa, com duas naturezas inseparáveis: divina e humana. 2. Maria, ao dar à luz a Jesus, deu à luz a Deus encarnado, e por isso é chamada "Mãe de Deus" no contexto da Encarnação. Base bíblica para o título Lucas 1:43: "E por que me é concedido isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?" Isabel chama Maria de "mãe do meu Senhor", reconhecendo que o filho que ela carrega é divino. Mateus 1:23: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa 'Deus conosco'." O título "Emanuel" revela que o filho nascido de Maria é Deus. Conclusão O título Theotokos reforça a fé na plena divindade e humanidade de Jesus. Maria não é apenas mãe do homem Jesus, mas também mãe de Deus encarnado. Isso não significa que ela seja a origem da divindade, mas que ela desempenhou um papel único no plano de salvação, ao dar à luz aquele que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
A Imaculada Conceição de Maria A doutrina da Imaculada Conceição ensina que Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção, por uma graça especial de Deus, em vista de sua missão única como mãe de Jesus Cristo. Essa doutrina não trata da concepção de Jesus no ventre de Maria (isso é a Encarnação), mas da concepção de Maria no ventre de sua mãe, Santa Ana. A doutrina afirma que Maria foi preservada do pecado original pelos méritos de Cristo, aplicados de forma antecipada por Deus, fora do tempo Base Bíblica da Imaculada Conceição Embora a doutrina não esteja explicitamente declarada na Bíblia, ela é fundamentada em diversas passagens que exaltam a pureza e a missão especial de Maria: 1. Lucas 1:28 - "Cheia de Graça" > "O anjo, aproximando-se dela, disse: 'Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo'." A palavra grega "kecharitomene" (traduzida como "cheia de graça") indica que Maria recebeu uma graça plena e contínua de Deus. Isso sugere que ela foi preservada de qualquer mancha de pecado desde o início de sua existência. 2. Gênesis 3:15 - A Nova Eva > "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Ele te ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." Essa passagem, conhecida como o Protoevangelho (primeiro anúncio do Evangelho), é interpretada como uma profecia sobre a vitória de Cristo e sua mãe sobre o pecado e Satanás. Maria, sendo a "mulher" referida, foi colocada em total oposição ao pecado, o que implica sua preservação do pecado original. 3. Efésios 1:4-6 - Eleição para a Santidade > "Pois Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença." Se todos os cristãos são chamados a serem santos, Maria, destinada a ser a mãe do Salvador, foi escolhida para uma santidade especial desde sua concepção. 4. Apocalipse 12:1 - A Mulher Vestida de Sol > "Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas." A mulher descrita simboliza tanto Maria quanto o povo de Deus. Sua glorificação e pureza refletem a santidade singular de Maria, livre de toda mancha de pecado. 5. Cântico dos Cânticos 4:7 - Sem Mácula > "És toda formosa, minha querida; em ti não há defeito algum." Essa descrição é aplicada tradicionalmente a Maria, reconhecendo-a como a mais pura das criaturas. 6. Salmo 45:9 - A Rainha em Beleza Perfeita > "À tua direita está a rainha ornada de ouro de Ofir." Esse salmo é interpretado pela tradição cristã como uma referência profética a Maria, exaltando sua pureza e dignidade como a rainha-mãe do Messias. Maria e os Rituais de Purificação Embora Maria fosse imaculada e não precisasse de purificação, ela observou os preceitos da Lei de Moisés em obediência e humildade: Lucas 2:22-24 - A Purificação no Templo > "Concluídos os dias da purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [...] e para oferecer um sacrifício, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos." Maria cumpre o rito de purificação prescrita em Levítico 12:6-8, mesmo sendo livre de pecado. Esse ato reflete sua humildade e total conformidade à Lei, apesar de sua pureza singular. O Batismo de Jesus e a Santidade de Maria O batismo de Jesus confirma sua missão redentora e, indiretamente, o papel singular de Maria: Mateus 3:16-17 - O Batismo de Jesus > "Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: 'Este é o meu Filho amado, em quem me agrado'." Assim como Jesus foi batizado, embora não tivesse pecado, Maria também participou plenamente do plano de Deus, observando a Lei mesmo sem necessidade de purificação. Ambos são exemplos de obediência perfeita à vontade divina. Razão Teológica da Imaculada Conceição A Imaculada Conceição está profundamente ligada à missão de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus"). Para ser a mãe do Verbo encarnado, Maria foi preservada do pecado para ser um vaso puro e santo. 1. Preservação pelos méritos de Cristo: Maria foi redimida antecipadamente pelos méritos de Jesus Cristo. Deus, fora do tempo, aplicou a salvação de Cristo a Maria no momento de sua concepção. 2. Total inimizade com o pecado: Como descrito em Gênesis 3:15, Maria foi colocada em plena oposição ao pecado e a Satanás. Isso implica que ela foi preservada de toda mancha de pecado. 3. Preparação para a Encarnação: Maria foi escolhida como um templo santo e imaculado para abrigar o Verbo encarnado. Sua pureza reflete a perfeição necessária para sua missão divina.
Sim Deus pode fazer exceção, mas todas as exceções foram relatadas nas escrituras. A Bíblia é bem clara o único imaculado foi senhor Jesus. Se Maria fosse imaculada ela poderia ter morrido na cruz por nós. Por que na biblia foi relatado essas exceções e de Maria não?
Jamais jamais Jesus Cristo poderia nascer de uma mulher pecadora ou qualquer. Você nunca vai entender a encarnação de Jesus Cristo nosso único Salvador e fundador de sua Igreja Católica.
Jesus era Imaculado por natureza, enquanto Maria por graça, concedida-lhe singularmente por ocasião da Encarnação do Verbo em vista dos méritos de Cristo na cruz.
Esses protestantes invés de pregar o evangelho fica preocupado com a verdadeira igreja fundada por Cristo afff
isso é por que Cristo fundou apenas uma Igreja, a heresia protestante em sua raiz é a rejeição de que a Igreja Catolica Apostólica Romana é a unica e verdadeira fundada por Cristo, e que na verdade os verdadeiros cristãos são os protestantes, a tal ponto que já vi protestantes classificando o catolicismo não fazendo parte do grupo "cristãos", e que cristãos são as seitas protestantes.
eles se justificam inteiramente no argumento que a Santa Igreja e sua doutrina são falsas e que a verdadeira cristandade está com eles, por isso, atacar e tentar desacreditar a Santa Igreja é parte do credo do protestantismo, pois se eles aceitarem que a Igreja Catolica é de fato a verdadeira, eles teriam que se converter e voltar para mesma.
então por isso, eles rejeitam todos os dogmas da Igreja, desde a rejeição a Maria, quando a successão apostólica, a tradição, a santidade e tudo mais.
em suma: eles atacam a Igreja pois a justificação inteira de sua doutrina reside em provar que a Igreja Católica é a falsa igreja para justificar sua rebeldia contra Ela.
Eu ñ perco meu tempo explicando aos protestantes. O senhor é muito paciente . Eu amooooo ser católica. Pega todos eles nossa senhora.
só nos resta orar pela vida deles, e que tenham uma conversão verdadeira.
Quem convence é o Espírito Santo, irmã. O nosso dever estar disposto a falar se a pessoa quiser ouvir. Como disse o nosso Senhor: Quem tiver ouvidos ouça. Essa frase nunca foi tão presente.
Parabéns Diácono João Victor Mariano pela excelente trabalho apologético católico inspirado pelo Espírito Santo 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
PEGA ELES NOSSA SENHORA 🙏🙏
na verdade o Diácono fala "peguess nosinhor,"
@@mafv4091 minerêis genuíno 😅
acredito
Diácono, você falou tudo. Pega ele Nossa Senhora Maria Santíssima, viva Cristo Rei. Amém 🙏
E por essas e outras que jamais serei protestante pega eles nossa senhora
Boa tarde. Acabei de fazer uma doação de R$ 15,00 ao canal. Deus abençoe o seu canal.
Tamanha é sua meu irmão
Que lhe dê em dobro
Obg irmão
Gratidão irmão...
@diaconojoaovictormariano Deus abençoe o seu canal e a sua pessoa.
Salve Maria Imaculada! Viva Cristo Rei!
Salve Maria
Pega eles nossa senhora
"Todas as gerações me proclamaram bem aventurada"
Esse "Todas" eles não querem aí,ne?
Paz🙏
LIKE 33. Ficou bem desenhado. Como ainda não entendem?.... Diácono, precisa usar os " uais" e outros clássicos mineiros. Pega eles NSRA...e noiss tbm.
Boa noite diácono João Vitor Mariano ❤ acho que esses evangélicos não lê a Bíblia. Completa Isaac assistir um trecho da Bíblia para pregar no dia que vai fazer e nunca falar de Maria porque Maria não vai fazer ele ficar rico ganhar dinheiro. Mas é prosperidade do dinheiro da grana. Outra cura tudo os restos de todas as pessoas vieram na mesma vídeo . Essa moça disse assim que tava orando por uma mulher que nunca caminhou e ela orou e a mulher saiu andando😢😢😢😢
Não basta esses chamados evangélicos odiar Maria eles querem que os católicos também odeiam.
Diacuno vc e o melhor sabe tudo q Deus te abençoe sempre sou seu fã glórias há ti senhor e salve Maria 🙏🙌
Salve Maria Imaculada!
Pega eles nossa Senhora ❤
Diácono gosto muito dos seu conteúdos, também gosto dos debates com lucas banzoli e com Pablo.
O diacono sempre educado.
Que Deus continue te abençoando sempre
Boa tarde. Salve Maria Imaculada e Viva Cristo Rei do Universo!!!🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽 Pega eles, Nossa Senhora!
Eu acho muito estranho esse ódio que eles pregam a mulher carregou no seu ventre, nutriu e criou o nosso Senhor Jesus Cristo.
Engraçado esses evangélicos, eles mesmo se intitulam ungidos, abençoados e um monte de coisa, mas a Virgem , a mãe de Deus não é nada , né ?
Verdade. A Virgem Maria foi a pessoa que mais conviveu com Nosso Senhor.
É a inimizade entre a geração da Mulher e da serpente.
Estou procurando me aprofundar no conhecimento da bíblia justo pra não ser enganada, e a apologética tem sido uma ferramenta muito útil. Não só refuta essas ideias mirabolantes dos protestantes como tbm ensina e muito a nós católicos obrigada diácono
Boa tarde no dia do juízo final nossa mãe vai dizer pra seu filho amado Jesus Cristo deixe eles comigo meu filho eles não sabia o que estava fazendo nem dizendo
Eles não aceitam esse argumento já usei isso e ele desdenha
JESUS SACRAMENTADO Nosso DEUS AMADO 🛐🛐 é lindo ser católico ❤
"Hoje mesmo estará comigo no Paraíso". Para um criminoso...
Protestantes erram até as Respostas Deles !
Boa tarde! Meu Querido que Deus continue te abençoando. ...o Senhor è muito sábio amèm por risco.. ❤o Senhor só è novo Mai tem muita sabedoria. ❤❤
Por isso a que a livre interpretação abriu as portas do inferno!
Pega eles Nossa Senhora!
Deus abençoe a cada um de nós.
Pega eles Nossa Senhora ❤❤❤
Salve Maria, nossa rainha e imaculada é viva Cristo Rei, eu amo Maria, minha mãe no céu 🙏🏻🙏🏻❤️❤️❤️❤️
Amo ser Católico Apostólico Romano ❤❤❤
Os protestantes limitam a Deus.
Gente, para Deus nada é impossível!
A virgem Maria está no céu intercedendo por nós, porque nós cremos neste Deus.❤
A sua benção, eu te acompanho de Santana de Parnaíba SP, um abraço
Assisto de São Joaquim da Barra-SP
Salve Maria, a Paz!
Sou da Bahia, esse canal é maravilhoso, estou aprendendo muito sobre a fé católica, a minha fé.
Com as informações que obtenho aqui, eu ajudo na minha comunidade.
Moro na zona rural, temos vários encontros nas casas e antes, eu nunca falava nada, porém depois que comecei a estudar, principalmente aqui no canal do Diácono, ajudo nas reflexões, pois acredito que pode despertar nos outros também a vontade de estudar sobre a nossa fé, que é tão rica e linda.
Deus te abençõe diácono!!
É lindo ser católico ❤️
Belíssima catequese diácono, para nós (católicos), as vezes esquecemos que Deus é criador e nós criaturas insignificantes e desobedientes.
Para protestantes surdos pode sempre explicar nunca vão entender nada..Só entende o que convém..Deus abençoe a todos🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Salve Maria Santíssima 🙏
salve minha mãe do céu amo de todo meu coração
Esses protestantes só sabe falar da mãe de Jesus ..e a nossa mãe..
Todos "menos,quem é Cheia Da Graça de Deus ou seja a Mãe de Jesus
É muito engraçado esses irmãos protestantes que atacam a igreja.
Eu amo ser Católico
Show 🎤
Parabéns diácono ❤
Que protestante chatos, tem que fazer a oração de São Bento para eles.
Eu não conversa com eles.
O importante é que nós Católico acreditamos que Maria santíssima não pecou e na verdade da Santa Igreja católica apostólica Romana não podemos colocar a verdade na cabeça de ninguém que não que acreditar, pega ela nossa senhora.
Parabéns Diácono por mais um Refutação.
Diácono queria saber sobre a Maria pisar na cabeça da serpente
Exemplo
Gêneses 3 15
Pode explicar…abraço
Valeu!
Hoje mesmo estará comigo no Paraíso". Para um criminoso que se arrependeu na cruz. Claramente você ver nesta citação bíblica que passamos pelo juízo particular com Jesus quando morremos. Ele não esperar até o final do tempo para ter julgamento final, os CORPOS não dormem (CORPO fica na terra, Alma não). Ele julga se alma vai para o céu ou inferno. "E como TODO homem está destinado a morrer uma só vez, depois do que haverá o julgamento quanto morremos" Hebreus 9:27-28:
Salve Maria e viva Cristo Rei!
Esses protesta são bem chatos. Aff
Salve Maria Santíssima!
Sempre fica aquela dúvida: é simplesmente ignorância ou pleno mal caráter mesmo? Ninguém merece tanta gente falando besteira. Deus te abençoe reverendo diácono João, e lhe dê muita paciência.
é uma confusão, tão grande e que perdura a tanto tempo, que muitos protestantes que criticam a Igreja Católica, duvido que a conheçam, e apenas conhecem a igreja da qual eles ouviram falar, a que tem padre .pdf, a igreja que converte indio a força, a igreja da inquisição sangrenta, a igreja das cruzadas, é tudo isso que é constantemente jogado na cabeça da ovelha perdida, que estes acreditam que estão lutando por Deus e por uma causa justa ao tentar destruir a "corrupta e maligna Igreja Católica que enterrou a humanidade por 1000 anos no atraso, na lama, no feudalismo e no obscurantismo".
muitos são iludidos, e eu acredito que são poucos o que realmente sabem o que protestantismo realmente é.
Os protestantes, não querem ENTENDER, eles QUEREM ATACAR, OS CATÓLICOS, PORQUE DÁ, MUITO IBOPE..... ADMIRO, VOCÊ, COM ESSA PACIENCIA, QUE TEM. .... ❤❤❤
Infelizmente, diácono, protestantes acabam de ouvir isso, dizem ok, viram para o lado e repetem a mesma ladainha.
Francisco Nonato Nonato, Manaus, Amazonas
Sou de Manaus e comecei hoje!
Disso
As coisas ficaram ao contrário depois da revolta protestante , o que é verdade eles dizem que é mentira , e a mentira eles pregam como se fosse uma verdade.
Sou de juina MT
Obrigado pelos seus vídeos , gosto das análises.
Para uma pessoa leiga como eu, quando um colega protestante fala algo , o que me tranquiliza do meu caminho escolhido é o que está escrito na Bíblia, em João 6 : 53 a 56
53"Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
54 Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
E o que esta escrito em Lucas 22:19-20
“E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim”.
Se o próprio Jesus falou isto, desta forma tão clara e imperativa, como eu poderia renegar , discordar. Como poderia dizer Jesus mandou “fazei isto em memoria de mim” mas não precisa fazer não a consagração o "distribuir o pão" . Obrigado senhor Deus .
Pecador é quem vive apontando o dedo e acusando os outros.Peque muitooooooquem vai pagar mesmo quem é?Alingua poderá nos salvar ou nos condenar,poristo digo peque muitooooo acuse muitoooooo ,será q vai pro céu?E quanto mas fala mal mas amamos Nossa Senhora,mas amamos todos os Santos.E adoramos JESUS.
Excelente vídeo, diácono!
Só um detalhe sobre o dogma da assunção da Santíssima Virgem: o meu padre uma vez falou que não foi proclamado que ela não morreu, já que existe o argumento de que ela teria escolhido imitar Cristo até na morte, deixando aberto a interpretação que Maria teria morrido e depois assunta aos céus em corpo e alma. Não tenho certeza se essa afirmação procede, pois não sou teólogo, mas me parece fazer sentido.
Existe uma linha da Ìgreja que crer que ela não conheceu a morte. A outra que ela dormiu e os anjos levaram ela. Ambas são aceitas
Acho fundamental mais canais assim pois esses canalhas da fé estao criando uma mentalidade ant católica nas redes sociais.
Lucia Mendes Da Silva Itabuna Bahia Não sei porquê os protestantes agridem tanto a Virgem Maria sera que JESUS CRISTO esta feliz com esse odio dos protestantes?
Diagono eles querem palco!!Sabem que estão mentindo se falarem a verdade vão cair por terra tudo que inventaram.Pega ele Nossa Senhora!!?
Deus é católico!
Não, amigo. Isso vai contra a doutrina da Santa Igreja. Não precisamos dessas provocações sem sentido para rebatermos nossos irmãos separados, basta focarmos na Verdade.
@@GnomeChild64 mas ele esta certo. Católico significa o que é crido por todos e a palavra católico encaixa a todo que segue a Deus, independente de doutrina.
Se falassem mau de suas mães, se elas fossem perseguidas, maltratadas, caluniadas... vocês protestantes reagiriam com indiferença... Lembre-se: Nossa Senhora é a Mãe de Jesus. E se é a Mãe de Jesus é Nossa Mãe também, pois Jesus é Nosso irmão e Deus é Nosso Pai. E assim que vocês a tratam!?... Vão perseguir as suas mães, desprezando... diminuindoo... o papel dela, pisoteando...
Sim isso sem falar que o próprio Jesus a deixou como nossa mãe né isso eles ignoram.
Diácono, mostre que antes de Maria dar o seu FIAT ( aceitar ser mãe de Deus), ela foi coberta com a sombra do Senhor, a plenitude da graça foi colocada nela quando o anjo a proclamou KECHARITOMENE.
Para os protestantes o que Anjo Gabriel disse à Virgem Santa na anunciação não tem valor para eles.
Todo cristão sabe que os anjos são a voz do próprio Deus, e se o anjo disse que Ela é cheia de graça é porque o próprio Deus a quiz imaculada, ou seja, sem a mancha do pecado original.
Não devemos chamar de impuro o que Deus declara puro.
❤
É incrível a forma dos protestantes lerem a Bíblia! Umas vezes lêem de uma maneira totalmente literal. Outras vezes, quando certos versículos "incomodam" a "doutrina" dos protestantes, dão um sentido às palavras que nada tem a ver com que elas realmente dizem, muitas vezes de uma forma tão clara!
Para não falar, obviamente, das traduções que fazem ao original da Biblia...
É...os protestantes "esquecem-se" facilmente que à Deus NADA É IMPOSSÍVEL. Acho que eles não "conseguem" ler esse versículo do Evangelho de São Lucas....(ah!...já me esquecia...eles não acreditam em Santos...).
Mas muitos protestantes ler a Bíblia, não para seguir ou ensinar, mas para insultar e provocar os católicos, eles ficam provocando divisões entre pessoas será que eles pensam que assim tão servindo a Deus?
Uma vez protestante e... uma vez protestestontos😂😂
Maia uma coisa , não perca seu tempo respondendo a descrentes . Só vai entender a beleza e a riqueza da igreja quem tá dentro dela.❤❤
é importante responder as acusações dos descrentes, pois essas podem desencaminhar ovelhas do rebanho de Deus se não forem respondidas.
Meu Deus porque esse povo tem tanto trabalho pra desacreditar Maria? Porei inimizade entre os filhos da mulher e os filhos da serpente,eu sou filha da mulher😮
Diácono os protestantes são desonestos,
Eles são contra o batismo de criança,
alegando que criança não tem pecado, porque que não usa essa mesma passagem de Romanos também para as crianças
e aceitam o batismo de criança,
se todos pecaram, ora são todos
não distinguem ninguém.
Sim todos nascem com o pecado original
Diácono João Victor você já percebeu que esses pastores protestantes ensinam aos seus fiéis, não uma pregação dá sua própria autoria,mas sempre julgar nós católicos.mas eu já entendi que é obrigação deles fazer isso.pois são protestantes.
Uma correção diácono! Lazaro não foi ressuscitado, e sim revitalizado. Ou vivificado, ressuscitado foi somente o senhor Jesus. Segundo a biologia um corpo leva 21 dias para morre totalmente.
Esses protestantes estão iguais a São Thomé tem que ver pra crer, no caso deles tem que estar escrito na bíblia pra acreditar que Nossa Senhora é especial.
A Encarnação exige um tabernáculo santo
João 1:14: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós."
A Encarnação do Filho de Deus é o maior mistério do cristianismo. O Deus Todo-Poderoso escolheu assumir a natureza humana no ventre de Maria. Para que Cristo fosse o "Cordeiro sem mancha" (1 Pedro 1:19), Maria, que o gerou, também deveria estar livre do pecado original e de qualquer mancha de pecado.
Exemplo Bíblico: No Antigo Testamento, a Arca da Aliança, que continha as tábuas da Lei, foi feita de ouro puro (Êxodo 25:11-21). Se Deus ordenou que a Arca, um objeto, fosse tão pura, quanto mais Ele não prepararia Maria, a "Arca Viva", que carregaria o próprio Verbo Encarnado?
Gênesis 3:15: "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar."
Este versículo é considerado um protótipo da salvação. A "mulher" é vista como Maria, cuja descendência (Jesus) derrotará Satanás.
Assim como Eva foi criada sem pecado, mas desobedeceu a Deus, Maria foi criada sem pecado e permaneceu fiel, tornando-se a "Nova Eva". Como Eva cooperou para trazer o pecado ao mundo, Maria cooperou para trazer a salvação ao mundo.
Pergunta: Se Eva foi criada pura, mas caiu, por que seria impossível para Deus criar Maria pura para o papel de cooperar com Cristo na redenção?
Os Pais da Igreja sempre exaltaram Maria como uma criatura singular, sem pecado.
Santo Agostinho (século IV): "Com exceção da Santa Virgem Maria, se todos os santos e santas estivessem aqui e fossem perguntados se eram sem pecado, todos responderiam com uma só voz: 'Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos'."
Agostinho reconhece que Maria é uma exceção, por causa de seu papel único.
Santo Efrém (século IV): "És totalmente imaculada, ó Senhora."
Os primeiros cristãos entendiam que Maria foi preservada do pecado para ser a Mãe do Salvador.
Maria, em sua pureza, não é apenas um exemplo de santidade, mas também uma intercessora poderosa. O milagre das bodas de Caná (João 2:1-11) demonstra sua intercessão junto a Jesus.
👏🏻
A doutrina da nossa Santa Igreja Católica não se baseia só em alguns versículos soltos, pois o entendimento fica pela metade. Veja que o Diabo tentou Jesus no deserto só fazendo menções a versículos soltos, tirando de contexto o sentido completo do que está escrito. No entanto, Cristo de imediato o repreendia, como por exemplo em uma das tentações qdo o Diabo aproximou‑se dEle e disse: ― Se és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se transformem em pães. Porém Jesus o respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Ou seja, omitir a verdade é atitude demoníaca. Então o próprio demônio tentava Jesus citando somente uma parte das escrituras e omitia outras, a fim de mudar o sentido original da passagem bíblica. E é sabido que nem um vírgula se pode omitir.
Maria, como Mãe de Deus, foi preparada desde sua concepção para ser um tabernáculo puro e digno de conter Deus encarnado, assim como a Arca da Aliança foi santificada para conter a Lei e a presença divina. Se Maria não fosse preservada do pecado, isso comprometeria a perfeição de Jesus, que resulta de ambas naturezas: divina e humana, perfeitamente unidas.
Citação Bíblica para a Imaculada Conceição: Embora o termo "Imaculada Conceição" não esteja explicitamente na Bíblia, a doutrina está implícita em passagens que mostram a santidade de Maria:
Gênesis 3:15: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela." Maria é a mulher em total oposição ao pecado e à serpente, sendo preservada desde a concepção. Lucas 1:28: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo." A expressão kecharitomene no grego indica que Maria foi completamente preenchida pela graça divina desde o início de sua existência. Lucas 1:41-43: Isabel proclama: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!".
A visita de Maria a Isabel durou cerca de três meses , marcando o encontro entre a Antiga Aliança, encerrada por Isabel e João Batista - o último profeta do antigo testamento - e a Nova Aliança, iniciada por Maria e Jesus - o Messias prometido.
A santidade de Maria está conectada à santidade de Jesus. O Papel da Graça de Cristo: A preservação de Maria do pecado original não é um mérito dela, mas uma graça concedida antecipadamente em vista dos méritos de Cristo: Efésios 1:4: "Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor." Maria foi escolhida e preparada para sua missão especial de ser a Mãe do Redentor.
Parabéns, Diácono João Victor!!! Ótima explicação, como Sempre. Na Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Hoje em dia: Analfabeto Funcional!!! Temos que pedir sabedoria e discernimento ao Espírito Santo!!!... Perseguem tanto Nossa Senhora. Será que "eles_ protestantes", perseguem e atormentam as suas próprias mães, da mesma maneira que a fazem com Nossa Senhora!?... Saiba que Nos Católicos, amamos Nossa Senhora e a defendemos como Nossa Mãe. Vocês deveríam refletir como vocês protestantes: Sentiriam se suas mães fossem perseguidas, maltratadas, caluniadas!? Parece que é o que sabem fazer de melhor.
Se formos usar a lógica, vamos entender que não faz sentido nenhum crer que Maria tinha pecado. Vamos analisar, Deus daria seu único filho para uma mulher criar, mulher essa que tem concupciência da carne e más inclinações? Essa mulher podendo pecar a qualquer momento durante toda a infância de Jesus e ainda assim podendo se desviar dos caminhos do Senhor? Faz sentido para alguém isso?
Diácono o Lucas ainda está esperando vc responder ele do último vídeo, espero que n demore mais 5 meses pra isso, falo com respeito, pois gosto de analisar os argumentos de cada um!!!!
Prezado a resposta é dele.... lancei dois vídeos....
Agora quanto ao tempo de resposta eu não posso me basear no que os outros esperam.... creio que o Lucas falará disso, assista todos os co todos pra se situar no que realmente está acontecendo no debate...
@@diaconojoaovictormariano eu assistir os dois que vc fez, e ele já lançou a resposta quase q de imediato e com bons argumentos!!! Creio que debates com pessoas que realmente conhecem sobre suas crenças seja extremamente nescessário, ficar respondendo pessoas que n tem o mesmo nível de conhecimento n ajuda em ND!!! Agr quanto ao tempo que vc vai demorar a produzir um vídeo de resposta vc tem todo direito de responder quando quiser... Mas isso deixa claro a evidência de que vc n tem total conhecimento do que está defendendo e fica tentando buscar meios e ajuda de outros apologistas católicos com mais conhecimento que vc, e ainda assim da a impressão de que até eles tem um trabalhão pra conseguir te ajudar com alguma resposta!!! Diferente do Lucas que praticamente já tem a resposta na ponta da língua!!! Aí fica essa dúvida!!!
@@LeonamSilva-g9c O Lucas responde de imediato que nem você fala, porque responde de qualquer jeito mentindo pra enganar pessoas igual a você que acredita em qualquer blá, blá, blá, blá 😂😂😂
@suely2942 eu poderia usar seu mesmo argumento contra vc, mas n adianta, já deu pra perceber que vc é fanática e nem se quer estuda a bíblia
Deus faz o que quer, Jesus se chamaria Emanuel. No entanto quando deus nasceu com o nome de JESUS CRISTO. Não contestem a vontade de deus todo-poderoso.
Toma aceita que dói menos
Texto fora do contexto!! Vejam bem quando paulo diz todos pecaram, ele se refere a uma discussão entre os judeus e os romanos . Pois os judeus queriam forçar os romanos a seguir sua religião, nesse cabo de guerra paulo se mete no meio e diz nem judeus nem romanos, todos pecaram, e só lê o texto completo.
Se Enoc não morreu, ele foi pra onde? Se foi arrebatado, de corpo e alma, como fica a questão do dogma da igreja que de corpo e alma só tem Jesus e Maria? Isso são dúvidas e não chacota, por favor...
Pro céu 🌌 levado a Deus .
@Shuanykelly como para o céu, se Jesus ainda não tinha vindo? E Jesus disse que: "Ninguém viu o pai, há não ser ele"...
A Bíblia não afirma que Enoque está no céu em corpo e alma. Apenas diz que ele "foi tomado por Deus". Isso pode ser entendido como um estado especial de preservação até o Juízo Final, mas não como uma entrada plena na glória celeste.
A Igreja ensina que a glorificação completa dos corpos acontecerá na ressurreição final (1 Coríntios 15:52). Enoque e Elias também aguardam esse evento. Maria é uma exceção porque já vive no céu com corpo glorificado, como antecipação da ressurreição de todos os justos.
A Assunção de Maria é uma verdade da fé baseada na Tradição Apostólica e confirmada pelo Magistério da Igreja. Além disso, não há contradição com o caso de Enoque, pois o dogma se refere ao estado glorioso de Maria, não ao ato de ser levado por Deus.
O dogma da Assunção não nega que outros possam ter sido preservados da morte de forma especial, como Enoque ou Elias.
No entanto, apenas Jesus e Maria entraram no céu glorificados em corpo e alma.
A situação de Enoque é extraordinária, mas não se compara à singularidade da Assunção de Maria, que está diretamente ligada à sua Imaculada Conceição e à missão redentora de Cristo.
Portanto, Enoque foi arrebatado por Deus, mas não para o Céu em corpo glorificado. Ele e Elias permanecem em um estado especial de preservação, aguardando o cumprimento dos planos divinos. O dogma da Assunção de Maria permanece intacto, pois se refere exclusivamente à glorificação de Maria no Céu em corpo e alma, algo que não se aplica a Enoque ou Elias.
@MariaLaura-g9u coloquei "como fica o dogma de Maria", não no sentido que perdesse "força, sentido" pois sei que é dogma, e como dogma é imutável, porém no sentido de entender a questão de Enoc (Elias, que na hora não lembrei o nome 🤭🤭🤭)
Sua benção Diácono, poderia explicar alguma coisa nesse sentido que eu vou dizer, por favor? Se Maria não foi concebida sem o pecado, logo Jesus também teve pecado então? Se todo ser humano que vem a este mundo carrega consigo o pecado original e esse pecado vem quando a pessoa nasce, então se Maria não tivesse sido preservada do pecado, assim sendo Maria quando estivesse consebido Jesus, ele também teria pecado, porque desta forma, Deus não conseguiria abrir excessões nem para Jesus... Isso não está escrito na bíblia kkkk PEGA ELES NOSSA SENHORA!
Sim, exatamente, vou responder esse meu comentário com a base bíblica do dogma teotokos e do dogma daimaculada Conceição
A Imaculada Conceição de Maria
A doutrina da Imaculada Conceição ensina que Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção, por uma graça especial de Deus, em vista de sua missão única como mãe de Jesus Cristo.
Essa doutrina não trata da concepção de Jesus no ventre de Maria (isso é a Encarnação), mas da concepção de Maria no ventre de sua mãe, Santa Ana. A doutrina afirma que Maria foi preservada do pecado original pelos méritos de Cristo, aplicados de forma antecipada por Deus, fora do tempo
Base Bíblica da Imaculada Conceição
Embora a doutrina não esteja explicitamente declarada na Bíblia, ela é fundamentada em diversas passagens que exaltam a pureza e a missão especial de Maria:
1. Lucas 1:28 - "Cheia de Graça"
> "O anjo, aproximando-se dela, disse: 'Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo'."
A palavra grega "kecharitomene" (traduzida como "cheia de graça") indica que Maria recebeu uma graça plena e contínua de Deus. Isso sugere que ela foi preservada de qualquer mancha de pecado desde o início de sua existência.
2. Gênesis 3:15 - A Nova Eva
> "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Ele te ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar."
Essa passagem, conhecida como o Protoevangelho (primeiro anúncio do Evangelho), é interpretada como uma profecia sobre a vitória de Cristo e sua mãe sobre o pecado e Satanás. Maria, sendo a "mulher" referida, foi colocada em total oposição ao pecado, o que implica sua preservação do pecado original.
3. Efésios 1:4-6 - Eleição para a Santidade
> "Pois Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença."
Se todos os cristãos são chamados a serem santos, Maria, destinada a ser a mãe do Salvador, foi escolhida para uma santidade especial desde sua concepção.
4. Apocalipse 12:1 - A Mulher Vestida de Sol
> "Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas."
A mulher descrita simboliza tanto Maria quanto o povo de Deus. Sua glorificação e pureza refletem a santidade singular de Maria, livre de toda mancha de pecado.
5. Cântico dos Cânticos 4:7 - Sem Mácula
> "És toda formosa, minha querida; em ti não há defeito algum."
Essa descrição é aplicada tradicionalmente a Maria, reconhecendo-a como a mais pura das criaturas.
6. Salmo 45:9 - A Rainha em Beleza Perfeita
> "À tua direita está a rainha ornada de ouro de Ofir."
Esse salmo é interpretado pela tradição cristã como uma referência profética a Maria, exaltando sua pureza e dignidade como a rainha-mãe do Messias.
Maria e os Rituais de Purificação
Embora Maria fosse imaculada e não precisasse de purificação, ela observou os preceitos da Lei de Moisés em obediência e humildade:
Lucas 2:22-24 - A Purificação no Templo
> "Concluídos os dias da purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [...] e para oferecer um sacrifício, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos."
Maria cumpre o rito de purificação prescrita em Levítico 12:6-8, mesmo sendo livre de pecado. Esse ato reflete sua humildade e total conformidade à Lei, apesar de sua pureza singular.
O Batismo de Jesus e a Santidade de Maria
O batismo de Jesus confirma sua missão redentora e, indiretamente, o papel singular de Maria:
Mateus 3:16-17 - O Batismo de Jesus
> "Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: 'Este é o meu Filho amado, em quem me agrado'."
Assim como Jesus foi batizado, embora não tivesse pecado, Maria também participou plenamente do plano de Deus, observando a Lei mesmo sem necessidade de purificação. Ambos são exemplos de obediência perfeita à vontade divina.
Razão Teológica da Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição está profundamente ligada à missão de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus"). Para ser a mãe do Verbo encarnado, Maria foi preservada do pecado para ser um vaso puro e santo.
1. Preservação pelos méritos de Cristo:
Maria foi redimida antecipadamente pelos méritos de Jesus Cristo. Deus, fora do tempo, aplicou a salvação de Cristo a Maria no momento de sua concepção.
2. Total inimizade com o pecado:
Como descrito em Gênesis 3:15, Maria foi colocada em plena oposição ao pecado e a Satanás. Isso implica que ela foi preservada de toda mancha de pecado.
3. Preparação para a Encarnação:
Maria foi escolhida como um templo santo e imaculado para abrigar o Verbo encarnado. Sua pureza reflete a perfeição necessária para sua missão divina.
E em razão do Cristo que os dogmas marianos existem e são bíblicas, por exemplo no caso do dogma teotokos (maternidade divina de maria) ela e considerada a mãe de Deus, pois Jesus e Deus e não o contrário com o pensão os protestantes, Veja:
Maria como Mãe de Jesus, Bíblia apresenta Maria como a mãe de Jesus, desde a concepção até a vida pública e a crucificação de Cristo. O papel de Maria como mãe é essencial para compreender o mistério da Encarnação, ou seja, Deus se tornando humano em Jesus Cristo.
Anunciação (Lucas 1:30-31)
> "Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus."
Nessa passagem, o anjo Gabriel revela a Maria que ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Isso marca o momento em que Deus assume a natureza humana, através do ventre de Maria.
Nascimento de Jesus (Lucas 2:6-7)
> "Enquanto estavam em Belém, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."
Maria não apenas concebe Jesus, mas o traz ao mundo, tornando-se sua mãe de forma completa. Sua maternidade é real e inclui todas as responsabilidades e vínculos de uma mãe humana.
Adoração dos Magos (Mateus 2:11)
> "Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e, prostrando-se, o adoraram."
Os magos reconhecem a ligação especial entre Maria e Jesus ao encontrarem o menino junto à sua mãe.
Maria no Templo (Lucas 2:48)
> "Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: 'Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura'."
Maria expressa sua preocupação materna com Jesus, reforçando que ela cuidou dele como qualquer mãe cuidaria de seu filho.
Maria na crucificação (João 19:25-27)
> "Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e perto dela o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: 'Aí está o seu filho', e ao discípulo: 'Aí está a sua mãe'. Daquele momento em diante, o discípulo a levou para casa."
Mesmo nos momentos finais, Jesus reconhece Maria como sua mãe e a confia ao cuidado do discípulo amado, demonstrando o vínculo especial entre eles.
Jesus como Deus e Homem
A doutrina cristã ensina que Jesus é plenamente Deus e plenamente homem. Essa crença está fundamentada na Escritura, que enfatiza tanto sua natureza divina quanto sua humanidade. O título de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus") está diretamente ligado a essa verdade.
Jesus é Deus
1. João 1:1, 14
> "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós."
Jesus, identificado como o Verbo (Logos), é Deus e se fez carne ao nascer de Maria, o que sustenta a ideia de que Maria é mãe de Deus no sentido de sua encarnação.
2. Colossenses 2:9
> "Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."
Jesus, mesmo em sua humanidade, contém toda a plenitude de Deus, confirmando que ele é divino.
3. Isaías 9:6
> "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será [...] Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."
O menino nascido de Maria é chamado "Deus Forte", demonstrando sua divindade.
4. Hebreus 1:3
> "[Jesus] é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser."
Aqui, Jesus é descrito como refletindo plenamente a essência divina.
Jesus é Homem
1. Filipenses 2:6-8
> "[Jesus,] sendo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens."
Jesus assumiu a forma humana, vivendo como verdadeiro homem, enquanto permanecia Deus.
2. 1 Timóteo 2:5
> "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus."
Paulo destaca a humanidade de Jesus ao chamá-lo de "homem".
3. Hebreus 4:15
> "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado."
Essa passagem demonstra que Jesus experimentou plenamente a condição humana.
O que é o Theotokos?
O título Theotokos significa "Mãe de Deus" e foi oficialmente declarado no Concílio de Éfeso em 431 d.C. O objetivo era afirmar que:
1. Jesus é uma única pessoa, com duas naturezas inseparáveis: divina e humana.
2. Maria, ao dar à luz a Jesus, deu à luz a Deus encarnado, e por isso é chamada "Mãe de Deus" no contexto da Encarnação.
Base bíblica para o título
Lucas 1:43: "E por que me é concedido isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?"
Isabel chama Maria de "mãe do meu Senhor", reconhecendo que o filho que ela carrega é divino.
Mateus 1:23: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa 'Deus conosco'."
O título "Emanuel" revela que o filho nascido de Maria é Deus.
Conclusão
O título Theotokos reforça a fé na plena divindade e humanidade de Jesus. Maria não é apenas mãe do homem Jesus, mas também mãe de Deus encarnado. Isso não significa que ela seja a origem da divindade, mas que ela desempenhou um papel único no plano de salvação, ao dar à luz aquele que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Esses protestantes são pessoas disprepadas, não fazem estudo bíblico de verdade, só lêem provérbio e salmos e decoram sem entender coisa alguma daí vem querer fazer debates como se tivessem conhecimento para tal, na verdade querem aprender com esses debates
Pega eles N.Senhora
Padre eu te faço uma pergunta qual é o nome que está acima de todos os nomes me responde aí
Ele é diácono, não padre.
Primeiramente ele é diácono permanente, apesar de ter o sacramento da ordem e em grau menor do que o do padre.
Agora respondendo a sua pergunta, o nome de Jesus, e em razão do Cristo que os dogmas marianos existem e são bíblicas, por exemplo no caso do dogma teotokos (maternidade divina de maria) ela e considerada a mãe de Deus, pois Jesus e Deus e não o contrário com o pensão os protestantes, Veja:
Maria como Mãe de Jesus, Bíblia apresenta Maria como a mãe de Jesus, desde a concepção até a vida pública e a crucificação de Cristo. O papel de Maria como mãe é essencial para compreender o mistério da Encarnação, ou seja, Deus se tornando humano em Jesus Cristo.
Anunciação (Lucas 1:30-31)
> "Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus."
Nessa passagem, o anjo Gabriel revela a Maria que ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Isso marca o momento em que Deus assume a natureza humana, através do ventre de Maria.
Nascimento de Jesus (Lucas 2:6-7)
> "Enquanto estavam em Belém, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria."
Maria não apenas concebe Jesus, mas o traz ao mundo, tornando-se sua mãe de forma completa. Sua maternidade é real e inclui todas as responsabilidades e vínculos de uma mãe humana.
Adoração dos Magos (Mateus 2:11)
> "Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e, prostrando-se, o adoraram."
Os magos reconhecem a ligação especial entre Maria e Jesus ao encontrarem o menino junto à sua mãe.
Maria no Templo (Lucas 2:48)
> "Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: 'Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura'."
Maria expressa sua preocupação materna com Jesus, reforçando que ela cuidou dele como qualquer mãe cuidaria de seu filho.
Maria na crucificação (João 19:25-27)
> "Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e perto dela o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: 'Aí está o seu filho', e ao discípulo: 'Aí está a sua mãe'. Daquele momento em diante, o discípulo a levou para casa."
Mesmo nos momentos finais, Jesus reconhece Maria como sua mãe e a confia ao cuidado do discípulo amado, demonstrando o vínculo especial entre eles.
Jesus como Deus e Homem
A doutrina cristã ensina que Jesus é plenamente Deus e plenamente homem. Essa crença está fundamentada na Escritura, que enfatiza tanto sua natureza divina quanto sua humanidade. O título de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus") está diretamente ligado a essa verdade.
Jesus é Deus
1. João 1:1, 14
> "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós."
Jesus, identificado como o Verbo (Logos), é Deus e se fez carne ao nascer de Maria, o que sustenta a ideia de que Maria é mãe de Deus no sentido de sua encarnação.
2. Colossenses 2:9
> "Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."
Jesus, mesmo em sua humanidade, contém toda a plenitude de Deus, confirmando que ele é divino.
3. Isaías 9:6
> "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será [...] Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."
O menino nascido de Maria é chamado "Deus Forte", demonstrando sua divindade.
4. Hebreus 1:3
> "[Jesus] é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser."
Aqui, Jesus é descrito como refletindo plenamente a essência divina.
Jesus é Homem
1. Filipenses 2:6-8
> "[Jesus,] sendo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens."
Jesus assumiu a forma humana, vivendo como verdadeiro homem, enquanto permanecia Deus.
2. 1 Timóteo 2:5
> "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus."
Paulo destaca a humanidade de Jesus ao chamá-lo de "homem".
3. Hebreus 4:15
> "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado."
Essa passagem demonstra que Jesus experimentou plenamente a condição humana.
O que é o Theotokos?
O título Theotokos significa "Mãe de Deus" e foi oficialmente declarado no Concílio de Éfeso em 431 d.C. O objetivo era afirmar que:
1. Jesus é uma única pessoa, com duas naturezas inseparáveis: divina e humana.
2. Maria, ao dar à luz a Jesus, deu à luz a Deus encarnado, e por isso é chamada "Mãe de Deus" no contexto da Encarnação.
Base bíblica para o título
Lucas 1:43: "E por que me é concedido isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?"
Isabel chama Maria de "mãe do meu Senhor", reconhecendo que o filho que ela carrega é divino.
Mateus 1:23: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa 'Deus conosco'."
O título "Emanuel" revela que o filho nascido de Maria é Deus.
Conclusão
O título Theotokos reforça a fé na plena divindade e humanidade de Jesus. Maria não é apenas mãe do homem Jesus, mas também mãe de Deus encarnado. Isso não significa que ela seja a origem da divindade, mas que ela desempenhou um papel único no plano de salvação, ao dar à luz aquele que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
A Imaculada Conceição de Maria
A doutrina da Imaculada Conceição ensina que Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção, por uma graça especial de Deus, em vista de sua missão única como mãe de Jesus Cristo.
Essa doutrina não trata da concepção de Jesus no ventre de Maria (isso é a Encarnação), mas da concepção de Maria no ventre de sua mãe, Santa Ana. A doutrina afirma que Maria foi preservada do pecado original pelos méritos de Cristo, aplicados de forma antecipada por Deus, fora do tempo
Base Bíblica da Imaculada Conceição
Embora a doutrina não esteja explicitamente declarada na Bíblia, ela é fundamentada em diversas passagens que exaltam a pureza e a missão especial de Maria:
1. Lucas 1:28 - "Cheia de Graça"
> "O anjo, aproximando-se dela, disse: 'Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo'."
A palavra grega "kecharitomene" (traduzida como "cheia de graça") indica que Maria recebeu uma graça plena e contínua de Deus. Isso sugere que ela foi preservada de qualquer mancha de pecado desde o início de sua existência.
2. Gênesis 3:15 - A Nova Eva
> "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Ele te ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar."
Essa passagem, conhecida como o Protoevangelho (primeiro anúncio do Evangelho), é interpretada como uma profecia sobre a vitória de Cristo e sua mãe sobre o pecado e Satanás. Maria, sendo a "mulher" referida, foi colocada em total oposição ao pecado, o que implica sua preservação do pecado original.
3. Efésios 1:4-6 - Eleição para a Santidade
> "Pois Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença."
Se todos os cristãos são chamados a serem santos, Maria, destinada a ser a mãe do Salvador, foi escolhida para uma santidade especial desde sua concepção.
4. Apocalipse 12:1 - A Mulher Vestida de Sol
> "Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas."
A mulher descrita simboliza tanto Maria quanto o povo de Deus. Sua glorificação e pureza refletem a santidade singular de Maria, livre de toda mancha de pecado.
5. Cântico dos Cânticos 4:7 - Sem Mácula
> "És toda formosa, minha querida; em ti não há defeito algum."
Essa descrição é aplicada tradicionalmente a Maria, reconhecendo-a como a mais pura das criaturas.
6. Salmo 45:9 - A Rainha em Beleza Perfeita
> "À tua direita está a rainha ornada de ouro de Ofir."
Esse salmo é interpretado pela tradição cristã como uma referência profética a Maria, exaltando sua pureza e dignidade como a rainha-mãe do Messias.
Maria e os Rituais de Purificação
Embora Maria fosse imaculada e não precisasse de purificação, ela observou os preceitos da Lei de Moisés em obediência e humildade:
Lucas 2:22-24 - A Purificação no Templo
> "Concluídos os dias da purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [...] e para oferecer um sacrifício, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos."
Maria cumpre o rito de purificação prescrita em Levítico 12:6-8, mesmo sendo livre de pecado. Esse ato reflete sua humildade e total conformidade à Lei, apesar de sua pureza singular.
O Batismo de Jesus e a Santidade de Maria
O batismo de Jesus confirma sua missão redentora e, indiretamente, o papel singular de Maria:
Mateus 3:16-17 - O Batismo de Jesus
> "Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: 'Este é o meu Filho amado, em quem me agrado'."
Assim como Jesus foi batizado, embora não tivesse pecado, Maria também participou plenamente do plano de Deus, observando a Lei mesmo sem necessidade de purificação. Ambos são exemplos de obediência perfeita à vontade divina.
Razão Teológica da Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição está profundamente ligada à missão de Maria como Theotokos ("Mãe de Deus"). Para ser a mãe do Verbo encarnado, Maria foi preservada do pecado para ser um vaso puro e santo.
1. Preservação pelos méritos de Cristo:
Maria foi redimida antecipadamente pelos méritos de Jesus Cristo. Deus, fora do tempo, aplicou a salvação de Cristo a Maria no momento de sua concepção.
2. Total inimizade com o pecado:
Como descrito em Gênesis 3:15, Maria foi colocada em plena oposição ao pecado e a Satanás. Isso implica que ela foi preservada de toda mancha de pecado.
3. Preparação para a Encarnação:
Maria foi escolhida como um templo santo e imaculado para abrigar o Verbo encarnado. Sua pureza reflete a perfeição necessária para sua missão divina.
Egostomunto
Sim Deus pode fazer exceção, mas todas as exceções foram relatadas nas escrituras.
A Bíblia é bem clara o único imaculado foi senhor Jesus.
Se Maria fosse imaculada ela poderia ter morrido na cruz por nós. Por que na biblia foi relatado essas exceções e de Maria não?
Muitos Santos mártires foram mártires na cruz.
Como foi q a Eva pecou contra Deus.
Então você estude bem toda a vida da virgem Maria da infância até sua morte.
Jamais jamais Jesus Cristo poderia nascer de uma mulher pecadora ou qualquer. Você nunca vai entender a encarnação de Jesus Cristo nosso único Salvador e fundador de sua Igreja Católica.
Jesus era Imaculado por natureza, enquanto Maria por graça, concedida-lhe singularmente por ocasião da Encarnação do Verbo em vista dos méritos de Cristo na cruz.
Valeu!