Reverenciar o tatame ao entrar Reverenciar os mestres na parede Amarrar a faixa de costas para os mestre Ponta da faixa do lado esquerdo. Pode falar um pouco sobre o assunto obrigado
Perfeito, corredor está longe de ser tradição!!! Tradição é cumprimentar o Dojô antes de entrar, os colegas por ordem de graduação, pedir permissão para se retirar, etc.
Muito legal esses esclarecimentos.....fala da ponteira da faixa, pra esquerda, pra direita, os faixas colorida que insistem em colocar ponta vermelha, hoje tem até faixa azul com aparador.....
Pouco se sabe sobre a origem dos graus... No karatê os "dans" no jiu jitsu graus... O esparadrapo na faixa, foi inserido em que fase do desenvolvimento do Jiu jitsu brasileiro e com qual influência?
Mito que o o jûjutsu foi criado na Índia. O mito que os Gracie não aprenderam judô de um judoca da Kodokan. Mito que Hélio Gracie inventou a tal da "alavanca"...
A tal da alavanca e piada ... agora vamos lá. Um pouco de história do Brasil. Havia muitos japoneses ensinando ju jitsu no Brasil e em todo o mundo na época. Alguns hasteando a bandeira do ju jitsu, outros direto do dojo kodokan. Os Gracies não queriam cair sob o guarda-chuva do kodokan e sua estrutura. Os Gracies tinham sua própria visão e precisavam de liberdade para fazer o que quisessem. Além disso, eles estavam usando e treinando Ju Jitsu mais como uma arte marcial do que um esporte. Assim como muitos outros japoneses ensinando no Brasil na época, os Gracies estavam ensinando jiu jitsu e se promovendo como jiu jitsu, assim como todos os lutadores japoneses que estavam se promovendo e se promovendo como lutadores e professores de ju jitsu e não promovendo a kodokan do Japão. É muito simples. Ju Jitsu se tornou Kano ju jitsu que se tornou o judô kodokan. Todos os esportes modernos como Jiu-Jitsu, sambo, judô olímpico etc são todos ramos incríveis da mesma árvore. Novamente, todos são esportes diferentes da mesma arte. Quando gracies o levou para os EUA, patenteou o Gracie jiu jitsu. No Brasil sempre foi chamado apenas de Jiu-Jitsu. Com o cenário competitivo do jiu jitsu esportivo crescendo no Brasil, o refinamento das técnicas e o crescimento do esporte, muitas academias foram abrindo, pessoas foram sendo promovidas e abrindo novas academias ou “negócios” em todo o mundo. Nos Estados Unidos a mesma coisa começou a acontecer. As pessoas estavam migrando para ensinar a arte depois do boom do UFC. Portanto, com as oportunidades de dinheiro nos Estados Unidos, muitas pessoas queriam ensinar jiu jitsu, mas não queriam pagar para usar o nome Gracie. À medida que o cenário americano evoluía e crescia, surgiu a necessidade de se criar uma federação e, para fins de marketing, foi criada a federação “brasileira” de jiu jitsu. A palavra brasileiro deveria mostrar que era a mesma arte dos Gracies sem problemas legais de patente Paz ✌🏻 e por favor, vá treinar BJJ moderno + judô moderno = ju jitsu de verdade O melhor dos dois mundos. Respeite os dois esportes porque é a mesma arte. Respeite todos os pioneiros que abriram caminho em ambos os lados. Por causa de cada pessoa envolvida, hoje temos toda essa grandeza de luta agarrada ao nosso redor. Osu! E muito tradicional no karatê
@@nstv23 Quais japoneses estavam ensinando quais escolas antigas de koryū (古流,) de jūjutsu (柔術) no Brasil na época em que os Gracie tiveram contato com Maeda (ou alunos do Maeda) que ensinou o que aprendeu no Kōdōkan, ou seja, Jūdō (柔道)??? A questão toda não tem a ver com liberdade de fazer o que quisesse, mas sim de ter a DECÊNCIA de HONRAR sua origem, a qual, foi SIM o Judô Kōdōkan. Mas, vindo de uma família com um histórico que sempre teve, é impossível esperar uma atitude honrosa de um artista marcial. Não tem como os Gracie terem ensinado jūjutsu pois eles não aprenderam jūjutsu, coloca isso de uma vez por todas na tua cabeça, eles aprenderam Judô. O que fizeram foi FRAGMENTAR e EMPOBRECER o Judô ficando apenas com a defesa pessoal (proveniente da maioria dos katas do Kōdōkan) além da parte de newaza - luta de solo (pois eram péssimos nas técnicas em pé). Judô é MUITO mais que as escolas antigas de koryū jūjutsu, por isso mesmo Jigorō Kanō criou o Judô, e provou para todas as escolas antigas da época que o Judô era melhor, pois o que havia era incompleto e voltado exclusivamente à técnicas de combate em guerra. BJJ não chega aos pés do que é o Judô, isso é um fato. Não respeito mentirosos que desonram sua origem.
@@ricardokerscher Assim como você falou que o Judô mostrou sua superioridade, o Jiu-jitsu GRACIE também mostrou( e é GRACIE mesmo porque enquanto os Judocas não conseguiram entender ou valorizar o Newaza, os GRACIES bateram o pé e aprimoraram muito) Eu não entendo qual é a tua mágoa com os GRACIES??? Se não fosse eles, eu, você é muitos outros nem estaríamos falando de Jiu-jitsu agora.
Também fiquei perdido da primeira vez que um colega do Taekwondo, por gentileza, cumprimentou-me com um "oss", eu ouvi esse grunhido e fiquei mais perdido que saci de patinete e pedi para repetir e ele "mas não é assim a saudação de vocês?". Eu disse que mesmo treinando em 4 estados nas viagens nunca sequer tinha ouvido falar disso no JJ em lugar algum. Depois pesquisei e parecia ser coisa que um ou outro falava e se espalhou como lenda pela internet mas nunca foi tradição no tatame.
@Gabriel Rodrigues ahaha, ele era uma pessoa séria e falou com tanta convicção que eu quase acreditei e já estava quase pensando comigo: "ou eu sou algum impostor esses anos todos ou esse tal de oss é algum código 'maçônico' que só os pretas conhecem e usam às escondidas. Porque não é possível, eu nunca ouvi esse troço em toda minha vida." Ahaha
O mais estranho de tudo é um praticante de Taekwondo pronunciar essa expressão. Os coreanos não utilizam dessa prática. Esse termo vem do karate, pois do judo não conheço nenhum judoca que utiliza essa expressão. Mas tudo bem ... nada contra ...
@@alexandrecerqueirasampaio4109 Eles não usam, ele fez por gentileza. Ele, sabendo que eu fazia JJ, falou "oss" e disse "não é assim que vocês se cumprimentam?". Ele viu ou leu em algum lugar. Isso deve ter sido usado em algum lugar muito específico e se espalhado na internet, em um orkut da vida, porque nas academias de JJ mesmo não se usava.
Comecei o JJ em 95 com o Castello Branco. Não havia o OSS. Palavra inventada pelo Mario Filho e que o povo repete direto. Naquela época tb não havia a formação. Acho que o Léo cobrava o cumprimento ao entrar no tatame. Acho.
O que por um lado foi bom para o Jiu Jitsu, que é absorver técnicas e defesas de outras artes, acaba por mostrar uma certa crise de identidade e de comando . Cada academia ou professor faz o que quer e como quer. Não acho isso bom, mas faz parte da cultura bjj.
às punições para os alunos que não pide licença para os mais graduado, eles pagam flexão e também uma punição chamada todinho que k aluno vai meio do tatame e quase todo mundo dá uma porrada nele kkk isso era auns 10 anos atrás na academia que eu treino kkk
qual a melhor maneira de introduzir o jiu jitsu para mulheres, visto que em um primeiro momento o esporte é um tanto quanto invasivo. (HOJE[E DIA DELAS)
Eu não entendo pq não posso chamar o graduado pra rolar. Se a minha intensão é aprender mais,daí é falta de respeito e tal. Mas como se eu sou branca 0 grau, como vou aprender nos rolas. Fico encabulado mas seguro a onda. Oss
A unica tradiçao do jiujitsu é treinar igual um psicopata doido pra ficar minimamente bom. Porque o troço é dificil. E usar um Judo GI. O resto é tudo surrupiado ou inventado da cabeça de cada professor. E isso é o que faz ser legal e deixar a gente tão viciado no life style do BJJ.
Oss nunca existiu! ! ! GM Pedro Hemetério! Nunca, falou OSS…E sempre comprimento na mão! É quando alguém fala OSS, eu respondo OSSO!!!E o corredor Polonês??? Rola há no mínimo 25 anos! Se a pessoa reclamar, vai pro nado sincronizado, e é capaz de tomar um “caldo”das meninas!
Disciplina não é tradição, é formação, é educação, é respeito! Pelo fato do Jiu Jitsu não primar por esses princípios e que "JIU JITSU É JUDÔ MAL FEITO".
MESTRE FAZ UM VÍDEO FALANDO UM POUCO DO LUTADOR DE JIU JITSU RICKSON GRACE JÁ QUE O SR VIVIU O AMBIENTE GRACE E TREINOU COM ELE.
Reverenciar o tatame ao entrar
Reverenciar os mestres na parede
Amarrar a faixa de costas para os mestre
Ponta da faixa do lado esquerdo.
Pode falar um pouco sobre o assunto obrigado
Perfeito, corredor está longe de ser tradição!!! Tradição é cumprimentar o Dojô antes de entrar, os colegas por ordem de graduação, pedir permissão para se retirar, etc.
Nada disso é tradição tbm. Há 10, 15 anos atrás nem chamar de DOJÔ existia.
Eu absorvo o que tem de melhor nas culturas a fora e sigo em frente. Ossu!!!
Ganhou inscrito. Ótimo vídeo.
Outra coisa É a linguagem, onde se confundem KYU com DAN. O JJ tem muitos termos em inglês, deveria ser português-Brasil.
Muito legal esses esclarecimentos.....fala da ponteira da faixa, pra esquerda, pra direita, os faixas colorida que insistem em colocar ponta vermelha, hoje tem até faixa azul com aparador.....
Muito bom Fabio...
Sempre excelente!
Porque devo comprimentar o tatame
Muito bons os esclarecimentos. Oss!
Tá aí um vídeo top!!
Excelente video, sería possível traduzir para o inglês? Gostaria de partilhar este vídeo com amigos aqui da Dinamarca
Entrei no Jacaré em 82,realmente nunca ouvi pronunciar "OSS".
Pouco se sabe sobre a origem dos graus... No karatê os "dans" no jiu jitsu graus... O esparadrapo na faixa, foi inserido em que fase do desenvolvimento do Jiu jitsu brasileiro e com qual influência?
Realmente dps de algum tempo sem treinar no meu retorno pessoal fez 1,2 palma e fiquei sem saber o que estava acontecendo 😂😂
Aconteceu comigo tbm
Essa palminha é muito chata
Ótima explicação !!!
Treino não se comenta, tradição ou mito?
🥋Oss!...
Mito que o o jûjutsu foi criado na Índia. O mito que os Gracie não aprenderam judô de um judoca da Kodokan. Mito que Hélio Gracie inventou a tal da "alavanca"...
Tu acha mesmo que ele vai dizer que Hélio não inventou a alavanca? hahaha
@@luks834 cada delírio que olha...
A tal da alavanca e piada ... agora vamos lá.
Um pouco de história do Brasil. Havia muitos japoneses ensinando ju jitsu no Brasil e em todo o mundo na época. Alguns hasteando a bandeira do ju jitsu, outros direto do dojo kodokan. Os Gracies não queriam cair sob o guarda-chuva do kodokan e sua estrutura. Os Gracies tinham sua própria visão e precisavam de liberdade para fazer o que quisessem. Além disso, eles estavam usando e treinando Ju Jitsu mais como uma arte marcial do que um esporte. Assim como muitos outros japoneses ensinando no Brasil na época, os Gracies estavam ensinando jiu jitsu e se promovendo como jiu jitsu, assim como todos os lutadores japoneses que estavam se promovendo e se promovendo como lutadores e professores de ju jitsu e não promovendo a kodokan do Japão. É muito simples.
Ju Jitsu se tornou Kano ju jitsu que se tornou o judô kodokan. Todos os esportes modernos como Jiu-Jitsu, sambo, judô olímpico etc são todos ramos incríveis da mesma árvore. Novamente, todos são esportes diferentes da mesma arte.
Quando gracies o levou para os EUA, patenteou o Gracie jiu jitsu. No Brasil sempre foi chamado apenas de Jiu-Jitsu. Com o cenário competitivo do jiu jitsu esportivo crescendo no Brasil, o refinamento das técnicas e o crescimento do esporte, muitas academias foram abrindo, pessoas foram sendo promovidas e abrindo novas academias ou “negócios” em todo o mundo. Nos Estados Unidos a mesma coisa começou a acontecer. As pessoas estavam migrando para ensinar a arte depois do boom do UFC. Portanto, com as oportunidades de dinheiro nos Estados Unidos, muitas pessoas queriam ensinar jiu jitsu, mas não queriam pagar para usar o nome Gracie. À medida que o cenário americano evoluía e crescia, surgiu a necessidade de se criar uma federação e, para fins de marketing, foi criada a federação “brasileira” de jiu jitsu. A palavra brasileiro deveria mostrar que era a mesma arte dos Gracies sem problemas legais de patente
Paz ✌🏻 e por favor, vá treinar BJJ moderno + judô moderno = ju jitsu de verdade
O melhor dos dois mundos. Respeite os dois esportes porque é a mesma arte. Respeite todos os pioneiros que abriram caminho em ambos os lados. Por causa de cada pessoa envolvida, hoje temos toda essa grandeza de luta agarrada ao nosso redor. Osu! E muito tradicional no karatê
@@nstv23 Quais japoneses estavam ensinando quais escolas antigas de koryū (古流,) de jūjutsu (柔術) no Brasil na época em que os Gracie tiveram contato com Maeda (ou alunos do Maeda) que ensinou o que aprendeu no Kōdōkan, ou seja, Jūdō (柔道)???
A questão toda não tem a ver com liberdade de fazer o que quisesse, mas sim de ter a DECÊNCIA de HONRAR sua origem, a qual, foi SIM o Judô Kōdōkan. Mas, vindo de uma família com um histórico que sempre teve, é impossível esperar uma atitude honrosa de um artista marcial.
Não tem como os Gracie terem ensinado jūjutsu pois eles não aprenderam jūjutsu, coloca isso de uma vez por todas na tua cabeça, eles aprenderam Judô. O que fizeram foi FRAGMENTAR e EMPOBRECER o Judô ficando apenas com a defesa pessoal (proveniente da maioria dos katas do Kōdōkan) além da parte de newaza - luta de solo (pois eram péssimos nas técnicas em pé).
Judô é MUITO mais que as escolas antigas de koryū jūjutsu, por isso mesmo Jigorō Kanō criou o Judô, e provou para todas as escolas antigas da época que o Judô era melhor, pois o que havia era incompleto e voltado exclusivamente à técnicas de combate em guerra. BJJ não chega aos pés do que é o Judô, isso é um fato.
Não respeito mentirosos que desonram sua origem.
@@ricardokerscher Assim como você falou que o Judô mostrou sua superioridade, o Jiu-jitsu GRACIE também mostrou( e é GRACIE mesmo porque enquanto os Judocas não conseguiram entender ou valorizar o Newaza, os GRACIES bateram o pé e aprimoraram muito)
Eu não entendo qual é a tua mágoa com os GRACIES??? Se não fosse eles, eu, você é muitos outros nem estaríamos falando de Jiu-jitsu agora.
verdadeiro mestre
Taparia na troca de faixa mito ou lenda? Fala ai general!!!
Muito bom Mestre!!
Também fiquei perdido da primeira vez que um colega do Taekwondo, por gentileza, cumprimentou-me com um "oss", eu ouvi esse grunhido e fiquei mais perdido que saci de patinete e pedi para repetir e ele "mas não é assim a saudação de vocês?". Eu disse que mesmo treinando em 4 estados nas viagens nunca sequer tinha ouvido falar disso no JJ em lugar algum. Depois pesquisei e parecia ser coisa que um ou outro falava e se espalhou como lenda pela internet mas nunca foi tradição no tatame.
@Gabriel Rodrigues ahaha, ele era uma pessoa séria e falou com tanta convicção que eu quase acreditei e já estava quase pensando comigo: "ou eu sou algum impostor esses anos todos ou esse tal de oss é algum código 'maçônico' que só os pretas conhecem e usam às escondidas. Porque não é possível, eu nunca ouvi esse troço em toda minha vida." Ahaha
O mais estranho de tudo é um praticante de Taekwondo pronunciar essa expressão. Os coreanos não utilizam dessa prática.
Esse termo vem do karate, pois do judo não conheço nenhum judoca que utiliza essa expressão.
Mas tudo bem ... nada contra ...
@@alexandrecerqueirasampaio4109 Eles não usam, ele fez por gentileza. Ele, sabendo que eu fazia JJ, falou "oss" e disse "não é assim que vocês se cumprimentam?". Ele viu ou leu em algum lugar. Isso deve ter sido usado em algum lugar muito específico e se espalhado na internet, em um orkut da vida, porque nas academias de JJ mesmo não se usava.
Comecei o JJ em 95 com o Castello Branco. Não havia o OSS. Palavra inventada pelo Mario Filho e que o povo repete direto.
Naquela época tb não havia a formação. Acho que o Léo cobrava o cumprimento ao entrar no tatame. Acho.
O que por um lado foi bom para o Jiu Jitsu, que é absorver técnicas e defesas de outras artes, acaba por mostrar uma certa crise de identidade e de comando .
Cada academia ou professor faz o que quer e como quer.
Não acho isso bom, mas faz parte da cultura bjj.
Amarração de faixa para o lado esquerdo, antigamente isso n existia...
Indica alguns livros sofre a história do jiu jitsu?
às punições para os alunos que não pide licença para os mais graduado, eles pagam flexão e também uma punição chamada todinho que k aluno vai meio do tatame e quase todo mundo dá uma porrada nele kkk isso era auns 10 anos atrás na academia que eu treino kkk
qual a melhor maneira de introduzir o jiu jitsu para mulheres, visto que em um primeiro momento o esporte é um tanto quanto invasivo. (HOJE[E DIA DELAS)
Comprimento de mão no começo do rola acho que foi modificado também. Se não me engano antigamente era apenas um aperto de mão.
O mito de que não pode lavar a faixa. Esse pra mim é o mais absurdo! Kkkkkk
Porra mano nem me fale kkkkkk coisa porca da porra kkkkk
Eu não entendo pq não posso chamar o graduado pra rolar. Se a minha intensão é aprender mais,daí é falta de respeito e tal. Mas como se eu sou branca 0 grau, como vou aprender nos rolas. Fico encabulado mas seguro a onda. Oss
nem o takeo yano usava oss
A unica tradiçao do jiujitsu é treinar igual um psicopata doido pra ficar minimamente bom. Porque o troço é dificil. E usar um Judo GI. O resto é tudo surrupiado ou inventado da cabeça de cada professor. E isso é o que faz ser legal e deixar a gente tão viciado no life style do BJJ.
🃏⌚️👨🏼🦱👨🏻🦱🧑🏻🦱🥩🍔
Oss nunca existiu! ! ! GM Pedro Hemetério! Nunca, falou OSS…E sempre comprimento na mão! É quando alguém fala OSS, eu respondo OSSO!!!E o corredor Polonês??? Rola há no mínimo 25 anos! Se a pessoa reclamar, vai pro nado sincronizado, e é capaz de tomar um “caldo”das meninas!
O que é o nado sincronizado? kkkkk fiquei curioso
Realmente corredor de faixada nao acrescenta nada.....o restante de sem novidade...oss
To tirando essa "tradição" de dentro da minha academia. Mas to encontrando resistência. Os alunos que apanharam ano passado, agora querem bater 🤣
@@fernandovilasboas123 tira e pronto ....senao nunca vaii conseguir tirar ...desnecessario ...minha opinião...
Me dá uma raiva desse OSS, chato pra carai. Culpa do Mario Filho no canal Combate
Boa Marcus. Ele que inventou isso.
QUE CARAKHO VC NAO EXPLUCO DE OBDE VEN ESSA PALAVRA OSS
Que rebeldia é essa, jovem? Dor de barriga?
Mestre vou simplificar, o OSS e abreviaçao de Onegai Shimasu.
Disciplina não é tradição, é formação, é educação, é respeito! Pelo fato do Jiu Jitsu não primar por esses princípios e que "JIU JITSU É JUDÔ MAL FEITO".