SABIÁS FAMÍLIA TURDIDAE

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 чер 2024
  • OLHA O PASSARINHO!
    Turdídeos (Turdidae) ou tordos é uma família de aves da ordem Passeriformes que ocorre por todo o mundo. Essas aves compartilham usualmente os seguintes traços: corpo alongado e pernas robustas, peito proeminente, cabeças largas e bicos medianos. A maior parte das espécies se locomovem de modo confortável sobre o solo, onde graciosamente são vistos pulando atrás de invertebrados enterrados.
    Classificação científica
    Reino: Animalia
    Sub-reino: Bilateria
    Infrarreino: Deuterostomia
    Filo: Chordata
    Subfilo: Vertebrata
    Infrafilo: Gnathostomata
    Superclasse: Tetrapoda
    Classe: Aves
    Ordem: Passeriformes
    Subordem: Passeri
    Infraordem: Passerida
    Família: Turdidae
    Geralmente cantam com maior intensidade na primavera e durante o dia, tanto ao amanhecer quanto ao fim de tarde. Não é estranho escutá-los no período noturno, sobretudo nas grandes cidades, isso por que encontram dificuldade de se comunicarem, dada a poluição sonora. Há pesquisas que mostram que os machos podem usar a noite ou madrugada para ensinarem a melodia correta aos filhotes.
    Eles cantam com maior intensidade na primavera e durante o dia, tanto ao amanhecer quanto ao fim de tarde. Não é estranho escutá-los no período noturno, sobretudo nas grandes cidades, onde a dificuldade de se comunicarem é maior dada a poluição sonora.
    Inclusive, os machos podem usar a noite ou madrugada para ensinarem a melodia correta aos filhotes.
    Pelo menos 19 espécies de sabiás podem ser observadas no nosso país. A mais conhecida (e não por acaso a que mais aparece nesse vídeo) é o sabiá-laranjeira, por isso eleito ave-símbolo do Brasil, um verdadeiro ícone nacional e com maior destaque pelo seu canto.
    Cores da plumagem, canto e tamanho diferenciam uma ave da outra.
    176 no mundo todo, os sabiás constituem um grupo com características homogêneas e que carrega o canto como principal elemento.
    Não é por outro motivo que a origem do termo sabiá na língua tupi significa “aquele que reza muito”, fazendo referência ao vasto e insistente repertório vocal desses pássaros. E o hábito de vocalizar não é feito sozinho. Acredita-se que onde há um sabiá, haverá pelo menos algum de outra espécie.
    Existem ainda os agregados da família, que recebem o nome de SABIÁS, mas não pertencem aos tudos, como o sabiá-cica, o sabiá-da-praia, o sabiá-do-campo , o sabiá-do-banhado, dentre outros. Esse “batismo” se deve à vocalização das aves, que é muito parecida com a dos sabiás.
    Neste mês, nosso vídeo põe em destaque às diversas espécies de sabiás que podem ser observadas no nosso país e também fora do Brasil (Colômbia, Cuba e Alemanha).
    Minha gratidão a todos que colaboraram enviando suas imagens, em especial à Isede Bianchi Calvani, que ganho nossa capa. Agradeço também aos colaboradores do Wikiaves e do Xenocanto de onde foram tiradas as vocalizações que ilustram esses "lindos cantores".
    Conceição de Ibitipoca - Lima Duarte
    30 de junho de 2024
    Teca Resende
    Administradora do Grupo

КОМЕНТАРІ • 12