Espero sinceramente que a lei no máximo não mude nada. De verdade. Estou com um receio enorme quanto às possíveis padronizações e possível tributações, tetos, restrições, etc. Porque nossa vida na composição já é muito difícil.
Acho uma regulamentação só vai tornar ainda mais difícil a vida do compositor. Sem o compositor não haveria música, mas todos os méritos de um grande sucesso sempre vão para o intérpretes.
Bruna eu acho válido o reconhecimento porque vivemos numa sociedade civilizada e ter uma profissão já é por si só uma conquista. Subimos sim um grau na escala, porque passamos a ter representatividade, como o músico, o publicitário, o radialista. Como em toda profissão isso não significa uma melhora automática mas começa a nos dar, como compositores, mais voz, mais presença social em termos de respeito e de legitimidade. O que virá só o tempo, os novos pensamentos e as novas tecnologias poderão dizer, mas certamente quando temos algo que nivela e pode definir qualidade, conquista e fronteira passamos a ter uma definição mais clara em nossos objetivos e possibilidades. Ao trabalhar na noite ao lado músicos que tinham registro na Ordem dos Músicos isso deu sim uma melhor visibilidade a classe. Hoje temos muita música sendo produzida ao vivo e muito se deve a essa batalha, mesmo que a situação de muitos músicos seja sofrível, como o é grande parte da classe trabalhadora do nosso País. Porém esses profissionais não estão a margem, ser músico é ter uma profissão. E mais, ser compositor ainda será uma das mais requisitadas profissões do Brasil, por conta de sermos uma nação de dimensão Continental, multi plural musicalmente e com diversas e potentes formas de divulgação e mídia e formas de arrecadação. Que venham Sindicatos, Associações de Classe e Instituições, nossa classe merece essa composição de valores.
Meu nome é Jane nobre, sou compositora, e não entendo nada de legislação sobre composições. Também quero entender, e tomara q realmente as coisas melhorassem de uma forma geral para os músicos.
Tenho 27 músicas registradas e a esperança e a ansiedade sempre vai existir na vida do compositor, mas um dia de repente tudo pode mudar na sua vida para melhor um sonho bom sempre fará bem pra vc, sobre a lei se for pra nos ajudar que seja saudável e tenha um final feliz e um começo abençoado.
Olá companheiros da composição,a nova lei aprovada é um avanço na vida do compositor.mas na minha visão,uma lei deveria ser criada e sancionada cobrando de todos os órgãos que trabalham cm a música brasileira reconhecer e respeitar o compositor como um profissional.pois sabemos que se não existir o compositor, não existiria música,que na maioria das vezes só o artista o cantor é valorizado no mundo da música.
Boa noite José Reginaldo, concordo contigo cara. Só os artistas, cantores vinham sendo valorizados, agora com a aprovação do presidente Jair Messias Bolsonaro a lei do compositor já é reconhecida e finalmente o compositor passa a ter o seu valor
Infelizmente eu acho que essa lei servirá apenas para inflar nosso ego e podermos dizer que nosso trampo é uma profissão, porém, em nosso país não se valoriza o professor (profissional da educação), imagine o compositor. Nos dias de hoje, pra muita gente, TODAS as músicas executadas foram compostas pelo próprio cantor ou cantora, e nós sabemos que em alguns casos sim, mas em muitos casos, não
Bom dia , acredito que todas as atividades profissionais e aquelas que é exercida e dá o nome de mão de abra, colaborador e prestadores de serviços devem ser respeitado como tal, exemplo do compositor pagamos tudo que for necessário para manter nossas obras protegidas, acredito que mais que justo o ministério do trabalho formalizar como profissão, seremos respeitados por todos na base da lei ou não, Que Deus ilumina todos nós.
Os compositores não precisam de uma lei de regularmentacao da profissão, precisam de um percentual maior em direitos autorais e fotográficos.o compositor cria uma obra e acaba ficando com uma parcela relativamente pequena.resumindo:o compositor da lucro pra intérpretes, editoras,produtoras...
Isso só vai complicar.eles deviam.fazer uma lei que. Ajuda se tipo um abono de gratificação. Os mesmo. Como para comprar instrumentos.eletronicos que os músicos estão usando muito. E até ajuda na divulgação das músicas ❤
Bem, quero acreditar que, isso possa ser uma grande passo dado aos compositores brasileiros, com a normatização do compositor vigente, o que temos que fazer é: pressionar órgãos públicos ou privados que prescrevem a legalidade de obras artísticas, a fiscalizarem composições devidamente legalizadas e recolherem o que cabe a eles e o que é do artista.
Bruna nesse a única profissão que tem valor nesse país é político, você não ver o que fazem com médicos e professores, mais não podemos desistir , mais o reconhecimento já é um pequeno avanço, temos que botar mais músicos para nós representar na política, ninguém vive sem música a própria propaganda política precisa de músicos e principalmente compositores, mais ainda temos muito a lutar e conquistar com a ajuda de Deus, Bruna parabéns por ser tão inteligente, Jesus Cristo te ama e tem uma grande obra na sua vida, você é compositora querida?. um abraço a todos os colegas compositores.
Boa noite .Bem há tempos que o meio musical no que tange ao compositor é amador, não no sentido de ser ou não regularizado mas no fato de que são muitos ou eram muitos os atravessadores no caminho do compositor associações, CNDA, etc, o segundo citado foi extinto em 1990 ficando as associações que eram 10 e hoje são 7 , devido a problemas que o Ecad alega de um lado e as que foram extintas alegam outra coisa do outro lado acusando o Ecad, creio que a regulamentação vem a ser um bom começo porque é disso e desse reconhecimento que nós compositores precisamos o profissionalismo, o reconhecimento
Oi Bruna, . O que vc acha, de fazer uma organização, uma agência ou uma empresa, que contratasse compositor, autores e escritores, com um certo salário fixo, com a possibilidade de ganhar a liberação total ou parcial de seu trabalho. Isso poderia resolver o problema de vários autores. Seria uma forma de sobrevivência .🤔🤔
Já fui na OMB trocentas vezes na minha cidade e não vi nada acontecer (Só cobranças), e cobrança por nada, não vi trabalho algum que impactasse diretamente meu trabalho. Não vi vantagem alguma em ser afiliado, não me senti protegido de forma alguma. Até mesmo para emissão de um certificado que solicitei há algum tempo demorou anos. Após isso, estudei 4 anos na escola de música de uma das universidades mais conceituadas de Minas Gerais e nunca houve uma só intervenção da OMB na escola. Na escola de música da universidade não se apoia charlatanismo. A O.M.B. não intervem em eventos pequenos, não apresenta um corpo sólido contra a corrupção nesta área, não combate as irregularidades simples de se ver, não apoia o músico pequeno em seus eventos, nem com cursos nem com materiais de apoio de fácil acesso e linguagem simples. Aparentemente apenas procura oportunidades em grandes movimentos. (Não tem como apoiar a OMB, algo ou algum orgão que não se posiciona com clareza na área da música, que não impacta de forma positiva e transparente a carreira do músico). Sou músico a mais de 20 anos, hoje vivo exclusivament de minhas aulas e quando tocava em shows perdi espaço para cachaceiros em bares e shows pequenos que tocavam a troco de hamburguer e bebidas. Isso vai continuar acontecendo enquanto os próprios músicos não se unirem. A O.M.B. não representa a união dos músicos e nem a organização dos músicos, pois é pautada em brechas das pobres leis que nossa sociedade precisa mas não possui fiscalização suficiente para se fazer cumprir. Pronto falei. (Ser músico e viver de música não é para amadores).
O cerne desse assunto é que diferente de "todas" as outras profissões a composição é coração é a arte mas refinada. Não é uma questão só de legalidade, mas se requer o devido reconhecimento que os primeiros pensadores no campo do direito autoral vislumbravam, mas que a parafernália de espertalhões do comércio da música e do direito civil se travestiram do santo sujo que limpa igreja, é só isso.
Alo BC eu acho que a principio vai dar uma bagunçada eu mesmo não gosto de sindicato mais sobre o que vc falou sobre um compositor ou tipo eu querendo ser um não saber sobre nada de recordação e outras coisas que vc mencionou eu até então não sei nada mais quero passar a saber de agora endiante obgdo eu falo aqui de abadia de goias antonio luis
Tudo que é intransitivo é suposição... rsrsr... ser poeta... escritor... compositor...esta ba alma wue se manifesta.... acredito que como o amor não se mede....como criar leis para elas?.... É um jogo insano entre o amor verdadeiro e o interesse de ganho( desculpa... foi um desabafo)
Que péssima essa lei!! Lá vem o Estado meter a mão onde não deve. E lá vêm mais impostos... Eu sou CONTRA toda e qualquer interferência do estado nas relações de trabalho das pessoas. Que notícia ruim.
Acho que nenhuma vantagem trará. Apenas haverá fiscalização, despesas e cabresto. Logo surgirá um sindicato cobrando anuidade e uma porção de pelegos para que os compositores sustentem.
Olá Dra Bruna, tudo bem. Sou compositor, mas também sou aposentado por invalidez. Nesta condição, parece que não posso receber de outro lugar que não do INSS - para não perder o benefício, É isso mesmo? Com relação a nova lei, fiquei preocupado com os rumos da profissão que já era tão prejudicada. Estou sempre acompanhando seus vídeos para ficar atualizado. Desejo tudo de bom, saúde!!
Bruna,eu faço parte de um grupo de compositores wue muitos ficam oferecendo músicas como se estivessem oferecendo frutas na feira, muitos não sabem nem se existe leis que os protegem; outros ficam procurando editoras e não é bem assim.
@@canaldabc Eu tenho várias composições expostas no meu canal e e-mail, mas oferecer assim eu não faço, estou sempre de olhos e ouvidos nos seus vídeos pra que eu possa agir corretamente no momento certo.
Agora é aguardar outra Lei criando um Conselho de Classe para os Compositores e consequentemente exigindo-lhes a inscrição para exercício regulamentar da sua profissão, claro, com o pagamento de contribuição anual na casa de 600 reais e aplicação de multa para aqueles que infringirem alguma regulamentação interna. No Brasil é assim, quando os políticos te cumprimentam, eles não fazem isso por consideração; - fazem isso por algum interesse(geralmente com resultado financeiro); - ora o interesse é seu voto para se encostarem em um cargo cheio de regalias ou que controle o cofre público; ora é a possibilidade de criação futura de outro cabide de empregos para seus apadrinhados, como a caracterizada por Autarquia Pública Especial ou pelo seu nome fantasia, Conselho Profissional.
E, eu estou sem rumo nsse assunto, tenho que esperar o que vai acontecer, mas nao acredito em bons resultados. Obs: so a lei, sem um bom planejamemto e estudos sobre o assunto.
Honestamente eu não vejo muitas mudanças positivas para pequenos compositores e talvez surjam mudanças indesejadas para grandes compositores que já recebem todo respeito e reconhecimento de que precisam. Acho que no nosso país a mudança tem que vir do executivo através das agencias fiscalizadoras em melhorar a questão da fiscalização de shows e eventos que não pagam ECAD, isso sim salvaria o compositor, que as vezes, tem suas musicas executadas em eventos e não recebe o retorno por seu trabalho. Na minha humilde opinião é claro.
Não seria assim "super interessante, se fossemos representados por um (a) deputado (a) federal que fosse musissista? Autora ? Compositora,? Cantora ? Uma Bruna Campos ???? Seria uma esperança de reconhecimento e respeito...!!!! Além de uma honra...!!!!
Bom no meu ponto de vista, deveria ter uma lei pra os músicos que necessitam de uma composição pra trabalhar, que eles dessem uma oportunidade pra um ou dois compositores que não tem condições de lançar música ou não tenha nenhuma música lançada os compositores desconhecidos como compositores devido falta de uma chance! Se cada um dos cantores dessem uma chance a um compositor que não tem condições pra seguir na carreira da música, se ouvesse uma lei de oportunidade aos que não tem muitas condições, haveria mais carreiras e todos ganhariam não só quem já tá lá com suas músicas reconhecida! Pois só serão reconhecidos os compositores que já estão lá ganhando pelo seu trabalho, e nós que ainda não somos conhecidos continuaremos como se não ouvesse em meia a sociedade 🤔🤷
Vamos lá dar meu "pitaco", uma vez que não sabemos para onde vai, ficamos no imaginário por enquanto. Particularmente acho que a lei vai engessar e burocratizar o processo entre compositor e artistas, gravadoras, direitos, ECAD e tals. Por outro lado a burocratização vai gerar organização para os compositores que não tem conhecimento de muita coisa ou até por não querer se organizarem. Fato, alguns querem se organizar e embora esteja chegando agora, mesmo escrever já a anos, creio que talvez seja necessário uma legislação no processo. Cabe a pergunta, quem fará o processo girar agirá em benefício do grupo ou as vezes mais um para defender interesses políticos. "Pitaco" dado !
Saber que em nada - ou quase nada - interessa ou irá melhorar a vida do compositor no Brasil nós já sabemos e a Bruna até já falou isso no vídeo. As outras perguntas que nos restam são, A quem interessa esta nova Lei e porquê?
Bom dia, Bruna tudo bem, estou começando agora, a fazer guias das minhas músicas, pois a maioria estava nas gavetas, conseguir registrar, quero saber se só posso entrar em uma editora , e ecard , quando algum artista gravar.
Paguei Ordem dos Músicos anos a fio aqui em Brasília. Ninguém aqui NUNCA viu NADA de concreto acontecer. Músico já é desrespeitado, agora sabe aquela sua composição que o artista vai te comprar por 30 mil? 300 mil? Pode aguardar, 60% disso será diluído entre taxas e governos. Não é tardio de lembrar: você está no BRASIL. E depois? Oras, você vai desistir daqui e começar a compor em inglês pra gringo. Sua tão sonhada lei ficará por aqui.
O Ecad já desconta a parte do imposto e as plataformas digitais também. Eles não podem colocar um teto de valor, imagina um ator, jornalista, engenheiro ter teto de salário? Acredito que não é bem por aí, deve ser na parte de ser legalizado e registrado no INSS.
O ECAD cobra direitos de execução pública apenas de compositores que já são gravados e tem músicas tocando publicamente. Ele é entidade privada e o percentual cobrado não é imposto, mas é fiscalizado pela Secretaria de Cultura. Às plataformas digitais também não cobram imposto. Elas são obrigadas a pagar 12% de direitos autorais sobre as visualizações. Hoje em dia, os compositores são tributados na fonte quando recebem como pessoa física das associações e quando tem músicas editadas numa multinacional. No mais, muitos valores de compositores não tem incidência de imposto.
bruna e boa noite como eu faço pra entrar em contato com você tem um amigo meu que é compositor e gostaria de ter contato com quem pode colocar a música delle pra alguém cantar nos moramos em atibaia interior de São
Porque o valor que a plataforma digital paga é dividido entre o número de faixas que as pessoas escutam no mês e novamente multiplicado pelo número de views. Como há muitas músicas na plataforma, é preciso tocar bastante para que seu valor seja considerável. No Spotify o play gira em torno de R$ 0,0002 centavos por play (esse valor varia mensalmente). Abs.,.
Na minha visão como compositor , mostro muito respeito pela minha , arte , buscando boas melodias, boas letras , não mim corrompendo só pelo que vende , com assuntos medíocres , apodrecendo nossa cultura na área da música brasileira . Agora eu que pergunto a vcs de fora , vcs nos respeitam como profissional , como artista ? Respondo pra vcs, não! Pelo simples fato corruptos pra benefício próprios!
Boa tarde sou compositor a anos e eu gostaria de se associar em um sindicato dos músicos como faço aguado retorno obrigado . Sou da cidade de Santos são Paulo . Meu nome Reinado Sinfronio .
Tudo bem pessoal ?, Gabriel JATOBÁ aqui, pra mim oque vai mudar é que vai ter mas impostos para serem pagos por nós cada vez que entrar uma graninha...
Eu já fiz 3 músicas por encomenda onde só ganhei o dinheiro por compor e gravar arranjar é cantar. Nem me preocupei em registrar e mais nada porque as músicas ficaram boas porém com enredo muito pessoal do contratante da qual apreciadores comuns da música não se interessaram.
@@canaldabc sobre o vídeo realmente acho que não vai mudar nossa vida de compositor. Como músico até as pessoas acham que deveria ter outra profissão , como compositor não irá mudar. Aliás pra mim a vida de um compositor só muda se ele compõem uma música que virá um hit nacional. Fora isso é sobreviver.
Que o mercado da música está e sobrecarregado mais ou menos assim com grande orgulho de si próprio. Não quer dar a mão o outro subir o primeiro degrau da escada. As leis são a de Deus que leva o caminho da verdade. Seguindo os vídeos importante .
Acho que ela quis dizer que o mercado da música é rodeado de vaidade e quem está em cima não ajuda quem está embaixo a subir. Que leis humanas não alcançam a transformação desses egos, só as de Deus para gerar humildade no ser humano. E que ela está seguindo seu canal, pois seus vídeos são importantes. Esse foi meu entendimento. 👍🏼
Tem que melhorar seu estudo sobre os artistas em potencial ou entender porque eles não estão achando que vale a pena pagar pela sua música. Já fez essa análise?
Leis, em sua grande maioria no Brasil, servem de trampolim para o bel interesse do político. Leis já existem!!!! Contudo, o princípio do conhecimento do trâmite que o compositor deve ter em relação ao seu maior patrimônio, a obra, continua moribundo. Obviamente, essa lei nada acrescentará pra uma das bases do bem- estar social que se chama compositor. Claro que, os homens de paletós, estão vislumbrando algo nessa tramóia.
E o brasil sendo brasil, né. Leis e mais leis. Um fato atual é que o famoso "jabá" se tornou "jabá_virtual" onde se não apresentar um produto de qualidade, com a mesma colocação que as produtoras sempre apresentaram nas rádios, tvs, etc... É andar prá trás.🤷 E prá se ter esse produto bem feito, vem os custos..., Independente de qualquer valor. Afinal, o cara de um estúdio não vai deixar a luz acesa só prá apenas tentar te iluminar...
@@canaldabc e tá tão fácil resolver essa questão... Começando por querer entender o mundo atual mergulhado profundamente na era digital... Masssss.... OREMOS 🙏😊
Agora são terceiros que vão valorar o trabalho do compositor? Não vejo vantagem! Sinceramente! Porque deveres temos muitos, mas os direitos, ninguém respeita!
Discordo...acho que a lei é muito importante... só pela sua criação... já há o reconhecimento...quem precisa se dar o valor... é o compositor... não podemos esparramar composiçoes trocadas por banana...ou cantantadas por bananas... há uma exploração do nosso trabalho...
Espero sinceramente que a lei no máximo não mude nada. De verdade. Estou com um receio enorme quanto às possíveis padronizações e possível tributações, tetos, restrições, etc. Porque nossa vida na composição já é muito difícil.
Acho uma regulamentação só vai tornar ainda mais difícil a vida do compositor.
Sem o compositor não haveria música, mas todos os méritos de um grande sucesso sempre vão para o intérpretes.
Oi, sou sua fiel seguidora e aprendo muito com você. Beijos
Obrigada!
Você é dez. Domina mesmo essa área e mostra que gosta do seu trabalho com música. Fico agradecido por você compartilhar conhecimento.
00:34 clique aqui para começar o vídeo
Bruna eu acho válido o reconhecimento porque vivemos numa sociedade civilizada e ter uma profissão já é por si só uma conquista. Subimos sim um grau na escala, porque passamos a ter representatividade, como o músico, o publicitário, o radialista. Como em toda profissão isso não significa uma melhora automática mas começa a nos dar, como compositores, mais voz, mais presença social em termos de respeito e de legitimidade. O que virá só o tempo, os novos pensamentos e as novas tecnologias poderão dizer, mas certamente quando temos algo que nivela e pode definir qualidade, conquista e fronteira passamos a ter uma definição mais clara em nossos objetivos e possibilidades. Ao trabalhar na noite ao lado músicos que tinham registro na Ordem dos Músicos isso deu sim uma melhor visibilidade a classe. Hoje temos muita música sendo produzida ao vivo e muito se deve a essa batalha, mesmo que a situação de muitos músicos seja sofrível, como o é grande parte da classe trabalhadora do nosso País. Porém esses profissionais não estão a margem, ser músico é ter uma profissão. E mais, ser compositor ainda será uma das mais requisitadas profissões do Brasil, por conta de sermos uma nação de dimensão Continental, multi plural musicalmente e com diversas e potentes formas de divulgação e mídia e formas de arrecadação. Que venham Sindicatos, Associações de Classe e Instituições, nossa classe merece essa composição de valores.
Obrigada pela sua opinião. 😉
Excelente Bruna, como sempre! Essa lei vai "mudar" tanto quanto a lei do ensino de música obrigatório nas escolas, que até hoje não foi comprida...
Eu sou compositora, já tenho três músicas gravadas e tô me preparando pra gravar a quarta … eu gravo pelo BandLab no meu quarto
Eu adorei a sua posição de mostrar a lei do Compositor, por muito nao sabe disso.
Foi sensacional.
Meu nome é Jane nobre, sou compositora, e não entendo nada de legislação sobre composições. Também quero entender, e tomara q realmente as coisas melhorassem de uma forma geral para os músicos.
Tenho 27 músicas registradas e a esperança e a ansiedade sempre vai existir na vida do compositor, mas um dia de repente tudo pode mudar na sua vida para melhor um sonho bom sempre fará bem pra vc, sobre a lei se for pra nos ajudar que seja saudável e tenha um final feliz e um começo abençoado.
Vamos fazer tudo pra ser conhecido
Olá companheiros da composição,a nova lei aprovada é um avanço na vida do compositor.mas na minha visão,uma lei deveria ser criada e sancionada cobrando de todos os órgãos que trabalham cm a música brasileira reconhecer e respeitar o compositor como um profissional.pois sabemos que se não existir o compositor, não existiria música,que na maioria das vezes só o artista o cantor é valorizado no mundo da música.
Boa noite José Reginaldo, concordo contigo cara. Só os artistas, cantores vinham sendo valorizados, agora com a aprovação do presidente Jair Messias Bolsonaro a lei do compositor já é reconhecida e finalmente o compositor passa a ter o seu valor
Concordo plenamente.
Toda legislação tem qur ter uma adaptação..
Na minha opinião vc ja sendo cadastrado em una associação ka ajuda muito.
Infelizmente eu acho que essa lei servirá apenas para inflar nosso ego e podermos dizer que nosso trampo é uma profissão, porém, em nosso país não se valoriza o professor (profissional da educação), imagine o compositor. Nos dias de hoje, pra muita gente, TODAS as músicas executadas foram compostas pelo próprio cantor ou cantora, e nós sabemos que em alguns casos sim, mas em muitos casos, não
É mesmo! No geral os cantores levam uma consideração elevada em relação a música que gravou, o compositor fica meio camuflado rsrs
Eu sou Jose Gomes Sobrinho de 74 anos incompletos, pessoa jurídica desde 08.08.2024, associado da AMAR SOMBRÁS
Bom dia , acredito que todas as atividades profissionais e aquelas que é exercida e dá o nome de mão de abra, colaborador e prestadores de serviços devem ser respeitado como tal, exemplo do compositor pagamos tudo que for necessário para manter nossas obras protegidas, acredito que mais que justo o ministério do trabalho formalizar como profissão, seremos respeitados por todos na base da lei ou não, Que Deus ilumina todos nós.
Obrigado!
Os compositores não precisam de uma lei de regularmentacao da profissão, precisam de um percentual maior em direitos autorais e fotográficos.o compositor cria uma obra e acaba ficando com uma parcela relativamente pequena.resumindo:o compositor da lucro pra intérpretes, editoras,produtoras...
Você sabe qual é essa parcela relativamente pequena?
Regulamentação pra mim só serve para trazer mais burocracia.
Isso só vai complicar.eles deviam.fazer uma lei que. Ajuda se tipo um abono de gratificação. Os mesmo. Como para comprar instrumentos.eletronicos que os músicos estão usando muito. E até ajuda na divulgação das músicas ❤
Bem, quero acreditar que, isso possa ser uma grande passo dado aos compositores brasileiros, com a normatização do compositor vigente, o que temos que fazer é: pressionar órgãos públicos ou privados que prescrevem a legalidade de obras artísticas, a fiscalizarem composições devidamente legalizadas e recolherem o que cabe a eles e o que é do artista.
Bruna nesse a única profissão que tem valor nesse país é político, você não ver o que fazem com médicos e professores, mais não podemos desistir , mais o reconhecimento já é um pequeno avanço, temos que botar mais músicos para nós representar na política, ninguém vive sem música a própria propaganda política precisa de músicos e principalmente compositores, mais ainda temos muito a lutar e conquistar com a ajuda de Deus, Bruna parabéns por ser tão inteligente, Jesus Cristo te ama e tem uma grande obra na sua vida, você é compositora querida?. um abraço a todos os colegas compositores.
A única profissão que dá dinheiro, né? Não a única que tem valor… :-(
Muito bom bc
Boa noite .Bem há tempos que o meio musical no que tange ao compositor é amador, não no sentido de ser ou não regularizado mas no fato de que são muitos ou eram muitos os atravessadores no caminho do compositor associações, CNDA, etc, o segundo citado foi extinto em 1990 ficando as associações que eram 10 e hoje são 7 , devido a problemas que o Ecad alega de um lado e as que foram extintas alegam outra coisa do outro lado acusando o Ecad, creio que a regulamentação vem a ser um bom começo porque é disso e desse reconhecimento que nós compositores precisamos o profissionalismo, o reconhecimento
Oi Bruna, . O que vc acha, de fazer uma organização, uma agência ou uma empresa, que contratasse compositor, autores e escritores, com um certo salário fixo, com a possibilidade de ganhar a liberação total ou parcial de seu trabalho. Isso poderia resolver o problema de vários autores. Seria uma forma de sobrevivência .🤔🤔
Bom dia Bruna concordo com vc
Dou te toda a razão
Já fui na OMB trocentas vezes na minha cidade e não vi nada acontecer (Só cobranças), e cobrança por nada, não vi trabalho algum que impactasse diretamente meu trabalho. Não vi vantagem alguma em ser afiliado, não me senti protegido de forma alguma. Até mesmo para emissão de um certificado que solicitei há algum tempo demorou anos. Após isso, estudei 4 anos na escola de música de uma das universidades mais conceituadas de Minas Gerais e nunca houve uma só intervenção da OMB na escola. Na escola de música da universidade não se apoia charlatanismo. A O.M.B. não intervem em eventos pequenos, não apresenta um corpo sólido contra a corrupção nesta área, não combate as irregularidades simples de se ver, não apoia o músico pequeno em seus eventos, nem com cursos nem com materiais de apoio de fácil acesso e linguagem simples. Aparentemente apenas procura oportunidades em grandes movimentos. (Não tem como apoiar a OMB, algo ou algum orgão que não se posiciona com clareza na área da música, que não impacta de forma positiva e transparente a carreira do músico). Sou músico a mais de 20 anos, hoje vivo exclusivament de minhas aulas e quando tocava em shows perdi espaço para cachaceiros em bares e shows pequenos que tocavam a troco de hamburguer e bebidas. Isso vai continuar acontecendo enquanto os próprios músicos não se unirem. A O.M.B. não representa a união dos músicos e nem a organização dos músicos, pois é pautada em brechas das pobres leis que nossa sociedade precisa mas não possui fiscalização suficiente para se fazer cumprir. Pronto falei. (Ser músico e viver de música não é para amadores).
O cerne desse assunto é que diferente de "todas" as outras profissões a composição é coração é a arte mas refinada. Não é uma questão só de legalidade, mas se requer o devido reconhecimento que os primeiros pensadores no campo do direito autoral vislumbravam, mas que a parafernália de espertalhões do comércio da música e do direito civil se travestiram do santo sujo que limpa igreja, é só isso.
Oi BC blz? Obrigado pela atenção!
Bc será que tem algum seguidor seu que goste de música Asim? Beijo sou seu fã...
Alo BC eu acho que a principio vai dar uma bagunçada eu mesmo não gosto de sindicato mais sobre o que vc falou sobre um compositor ou tipo eu querendo ser um não saber sobre nada de recordação e outras coisas que vc mencionou eu até então não sei nada mais quero passar a saber de agora endiante obgdo eu falo aqui de abadia de goias antonio luis
bom dia Bruna eu sou Haroldo de sor
Haroldo de sorocaba concordo com vc
Vc está certa BC...régua é a única coisa q ñ temos , e se houver , é pra usar contra nós , sofredores
Calma.. é uma reflexão importante, vamos refletir mais um pouco.
Muita calma nessa hora. 👍🏼
Tudo que é intransitivo é suposição... rsrsr... ser poeta... escritor... compositor...esta ba alma wue se manifesta.... acredito que como o amor não se mede....como criar leis para elas?.... É um jogo insano entre o amor verdadeiro e o interesse de ganho( desculpa... foi um desabafo)
Penso muito com você Bruna , vou estudar essa Lei Direito.
Mas ela só tem um artigo. Não tem mais
Nada ainda.
Que péssima essa lei!! Lá vem o Estado meter a mão onde não deve. E lá vêm mais impostos...
Eu sou CONTRA toda e qualquer interferência do estado nas relações de trabalho das pessoas.
Que notícia ruim.
Acho que nenhuma vantagem trará. Apenas haverá fiscalização, despesas e cabresto. Logo surgirá um sindicato cobrando anuidade e uma porção de pelegos para que os compositores sustentem.
Isso!!!
Olá Dra Bruna, tudo bem. Sou compositor, mas também sou aposentado por invalidez. Nesta condição, parece que não posso receber de outro lugar que não do INSS - para não perder o benefício, É isso mesmo? Com relação a nova lei, fiquei preocupado com os rumos da profissão que já era tão prejudicada. Estou sempre acompanhando seus vídeos para ficar atualizado. Desejo tudo de bom, saúde!!
Eu penso que os compositores todos deveriam primeiro intender aprender como funciona para depois cobrarem seus direitos!
Amiga faz um vídeo falando SE vale apena colocar uma ação judicial por ela não pagar recardacao de direitos altoural
Pra mim o governo descobriu quanto rende de verdade o nosso mercado. A partir daí encontrou uma lei para nos jogar na malha fina.
Isso
Bruna,eu faço parte de um grupo de compositores wue muitos ficam oferecendo músicas como se estivessem oferecendo frutas na feira, muitos não sabem nem se existe leis que os protegem; outros ficam procurando editoras e não é bem assim.
Não tem como fazer a profissão ser reconhecida pela sociedade se compositores aem conhecimento continuarem agindo dessa maneira nos grupos, né?
@@canaldabc Eu tenho várias composições expostas no meu canal e e-mail, mas oferecer assim eu não faço, estou sempre de olhos e ouvidos nos seus vídeos pra que eu possa agir corretamente no momento certo.
O reconhecimento do compositor era pra ser obrigatória
Agora é aguardar outra Lei criando um Conselho de Classe para os Compositores e consequentemente exigindo-lhes a inscrição para exercício regulamentar da sua profissão, claro, com o pagamento de contribuição anual na casa de 600 reais e aplicação de multa para aqueles que infringirem alguma regulamentação interna.
No Brasil é assim, quando os políticos te cumprimentam, eles não fazem isso por consideração; - fazem isso por algum interesse(geralmente com resultado financeiro); - ora o interesse é seu voto para se encostarem em um cargo cheio de regalias ou que controle o cofre público; ora é a possibilidade de criação futura de outro cabide de empregos para seus apadrinhados, como a caracterizada por Autarquia Pública Especial ou pelo seu nome fantasia, Conselho Profissional.
Show de bpla
Falou tudo Bruna! 90% dos músicos não tem ideia do que é o ECAD. Toda vez que o governo tenta regulamentar algo, acaba ferrando o trabalhador.
E, eu estou sem rumo nsse assunto, tenho que esperar o que vai acontecer, mas nao acredito em bons resultados. Obs: so a lei, sem um bom planejamemto e estudos sobre o assunto.
Eu poço vender a minha música pra um cantor sem editora
Honestamente eu não vejo muitas mudanças positivas para pequenos compositores e talvez surjam mudanças indesejadas para grandes compositores que já recebem todo respeito e reconhecimento de que precisam. Acho que no nosso país a mudança tem que vir do executivo através das agencias fiscalizadoras em melhorar a questão da fiscalização de shows e eventos que não pagam ECAD, isso sim salvaria o compositor, que as vezes, tem suas musicas executadas em eventos e não recebe o retorno por seu trabalho. Na minha humilde opinião é claro.
Olá Bruna tudo bem tenho algumas guias pronta como faço para conseguir uma editora
Não seria assim "super interessante, se fossemos representados por um (a) deputado (a) federal que fosse musissista? Autora ? Compositora,? Cantora ? Uma Bruna Campos ????
Seria uma esperança de reconhecimento e respeito...!!!! Além de uma honra...!!!!
Bom no meu ponto de vista, deveria ter uma lei pra os músicos que necessitam de uma composição pra trabalhar, que eles dessem uma oportunidade pra um ou dois compositores que não tem condições de lançar música ou não tenha nenhuma música lançada os compositores desconhecidos como compositores devido falta de uma chance! Se cada um dos cantores dessem uma chance a um compositor que não tem condições pra seguir na carreira da música, se ouvesse uma lei de oportunidade aos que não tem muitas condições, haveria mais carreiras e todos ganhariam não só quem já tá lá com suas músicas reconhecida!
Pois só serão reconhecidos os compositores que já estão lá ganhando pelo seu trabalho, e nós que ainda não somos conhecidos continuaremos como se não ouvesse em meia a sociedade 🤔🤷
“Só gravei esse compositor porque a lei me obrigou”. Você se sentiria bem com uma declaração dessa?
Colocar uma ação judicial na associação por ela não pagar recardacao de direitos altoural SE vale apena
eu sou Músico e Estudante de Licenciatura em Música.
Vamos lá dar meu "pitaco", uma vez que não sabemos para onde vai, ficamos no imaginário por enquanto. Particularmente acho que a lei vai engessar e burocratizar o processo entre compositor e artistas, gravadoras, direitos, ECAD e tals. Por outro lado a burocratização vai gerar organização para os compositores que não tem conhecimento de muita coisa ou até por não querer se organizarem. Fato, alguns querem se organizar e embora esteja chegando agora, mesmo escrever já a anos, creio que talvez seja necessário uma legislação no processo. Cabe a pergunta, quem fará o processo girar agirá em benefício do grupo ou as vezes mais um para defender interesses políticos. "Pitaco" dado !
Pitaco recebido! Importantes considerações, obrigada!
Eu vendo a minha musica pelo preco que eu quiser VAI pagr oque quero entao leva quem detetmina o preco sou eu nap e ninguém quem manda sou eu
eu acho que tem ter mais valorização do Músico.
Saber que em nada - ou quase nada - interessa ou irá melhorar a vida do compositor no Brasil nós já sabemos e a Bruna até já falou isso no vídeo. As outras perguntas que nos restam são, A quem interessa esta nova Lei e porquê?
Bom dia, Bruna tudo bem, estou começando agora, a fazer guias das minhas músicas, pois a maioria estava nas gavetas, conseguir registrar, quero saber se só posso entrar em uma editora , e ecard , quando algum artista gravar.
Aconselho fazer tudo isso só quando for gravado.
Paguei Ordem dos Músicos anos a fio aqui em Brasília. Ninguém aqui NUNCA viu NADA de concreto acontecer. Músico já é desrespeitado, agora sabe aquela sua composição que o artista vai te comprar por 30 mil? 300 mil? Pode aguardar, 60% disso será diluído entre taxas e governos. Não é tardio de lembrar: você está no BRASIL. E depois? Oras, você vai desistir daqui e começar a compor em inglês pra gringo. Sua tão sonhada lei ficará por aqui.
O Ecad já desconta a parte do imposto e as plataformas digitais também. Eles não podem colocar um teto de valor, imagina um ator, jornalista, engenheiro ter teto de salário? Acredito que não é bem por aí, deve ser na parte de ser legalizado e registrado no INSS.
O ECAD cobra direitos de execução pública apenas de compositores que já são gravados e tem músicas tocando publicamente. Ele é entidade privada e o percentual cobrado não é imposto, mas é fiscalizado pela Secretaria de Cultura. Às plataformas digitais também não cobram imposto. Elas são obrigadas a pagar 12% de direitos autorais sobre as visualizações. Hoje em dia, os compositores são tributados na fonte quando recebem como pessoa física das associações e quando tem músicas editadas numa multinacional. No mais, muitos valores de compositores não tem incidência de imposto.
Como você disse é só mais uma lei que não funcionará.
bruna e boa noite como eu faço pra entrar em contato com você tem um amigo meu que é compositor e gostaria de ter contato com quem pode colocar a música delle pra alguém cantar nos moramos em atibaia interior de São
Olá, Anderson, tudo bem? Não faço encaminhamentos pra artistas. Bjs.
Acredito que com o tempo algum benefício pode surgir disso aí, mas certamente os malefícios serão os primeiros a mostrar a fuça...kkkk
É tanta coisa que chega da uma coisa no juízo
No meu também!
Sou cantor e compositor jair Coelho tenho várias músicas em todas plataformas os direitos autorais e pouco porque
Porque o valor que a plataforma digital paga é dividido entre o número de faixas que as pessoas escutam no mês e novamente multiplicado pelo número de views. Como há muitas músicas na plataforma, é preciso tocar bastante para que seu valor seja considerável. No Spotify o play gira em torno de R$ 0,0002 centavos por play (esse valor varia mensalmente). Abs.,.
Na minha visão como compositor , mostro muito respeito pela minha ,
arte , buscando boas melodias, boas letras , não mim corrompendo só pelo que vende , com assuntos medíocres , apodrecendo nossa cultura na área da música brasileira . Agora eu que pergunto a vcs de fora , vcs nos respeitam como profissional , como artista ? Respondo pra vcs, não! Pelo simples fato corruptos pra benefício próprios!
bom dia .preciso entrar em contato com .voce .um abraco
Eu só atendo aqui pelo Canal, pode deixar sua mensagem que respondo. Abs.,
N minha opiniao tinha que unificar tudo em um por exemplo: EDITORA, AGREGADORA E ASSOCIAÇÕES.
ÔESO.
Antigamente era assim e ninguém gostava. Kkk Abs.,
❤️👏🏻
Boa tarde sou compositor a anos e eu gostaria de se associar em um sindicato dos músicos como faço aguado retorno obrigado .
Sou da cidade de Santos são Paulo .
Meu nome Reinado Sinfronio .
Procure a UBC.
Obrigado
Enquanto isso tô aqui fazendo músicas , e fazendo liberação sem bônus acreditando no potencial das letras ,
:-)
Tudo bem pessoal ?, Gabriel JATOBÁ aqui, pra mim oque vai mudar é que vai ter mas impostos para serem pagos por nós cada vez que entrar uma graninha...
Pode acontecer, temos que ficar atentos.
Toda lei só funciona se tiver punições severas e seja aplicadas pra todos caso contrário é só mais um papel sem valor!!!
Eu já fiz 3 músicas por encomenda onde só ganhei o dinheiro por compor e gravar arranjar é cantar.
Nem me preocupei em registrar e mais nada porque as músicas ficaram boas porém com enredo muito pessoal do contratante da qual apreciadores comuns da música não se interessaram.
E sobre o vídeo, ED?
@@canaldabc sobre o vídeo realmente acho que não vai mudar nossa vida de compositor. Como músico até as pessoas acham que deveria ter outra profissão , como compositor não irá mudar.
Aliás pra mim a vida de um compositor só muda se ele compõem uma música que virá um hit nacional. Fora isso é sobreviver.
Boa tarde eu tenho 4 música registrada como eu faço para obter a minha carteirinha de compositor
Você precisa obter essa informação na associação onde você é filiado, ok?
Que o mercado da música está e sobrecarregado mais ou menos assim com grande orgulho de si próprio. Não quer dar a mão o outro subir o primeiro degrau da escada. As leis são a de Deus que leva o caminho da verdade. Seguindo os vídeos importante .
Não entendi muito sua colocação. Bjs.
Acho que ela quis dizer que o mercado da música é rodeado de vaidade e quem está em cima não ajuda quem está embaixo a subir. Que leis humanas não alcançam a transformação desses egos, só as de Deus para gerar humildade no ser humano. E que ela está seguindo seu canal, pois seus vídeos são importantes. Esse foi meu entendimento. 👍🏼
😘😘😘
O que a Lei quer é ganhar dinheiro dos compositores. Governo quer uma fatia da grana.
Se o governo botar os olhos de abutre em cima da nossa criatividade. Estamos ferrados.
Eu acho que vai ser só mais um jeito de pagarmos um novo imposto , porque os órgãos ligados a musica já dão o devido valor a os compradores.
Pois é, também acho.
Uma saída seria os compositores se tornarem os cantores das próprias músicas.
Mas a maioria não está fazendo nem a música…
Os artistas não querem pagar pela liberação da música complicado
Tem que melhorar seu estudo sobre os artistas em potencial ou entender porque eles não estão achando que vale a pena pagar pela sua música. Já fez essa análise?
leis só pioram.
Leis, em sua grande maioria no Brasil, servem de trampolim para o bel interesse do político. Leis já existem!!!! Contudo, o princípio do conhecimento do trâmite que o compositor deve ter em relação ao seu maior patrimônio, a obra, continua moribundo. Obviamente, essa lei nada acrescentará pra uma das bases do bem- estar social que se chama compositor. Claro que, os homens de paletós, estão vislumbrando algo nessa tramóia.
Eu acho que tira a liberdade do compositor em da o seu valor x pela sua música
Mas mexer na liberdade de dar valor foi uma suposição minha. Eu quero saber de você se você acha que é possível limitar.
O assunto é polêmico kkkkkkk
E o brasil sendo brasil, né. Leis e mais leis.
Um fato atual é que o famoso "jabá" se tornou "jabá_virtual" onde se não apresentar um produto de qualidade, com a mesma colocação que as produtoras sempre apresentaram nas rádios, tvs, etc... É andar prá trás.🤷
E prá se ter esse produto bem feito, vem os custos..., Independente de qualquer valor. Afinal, o cara de um estúdio não vai deixar a luz acesa só prá apenas tentar te iluminar...
Já deram até o nome de Jabá 2.0…
@@canaldabc e tá tão fácil resolver essa questão... Começando por querer entender o mundo atual mergulhado profundamente na era digital... Masssss.... OREMOS 🙏😊
O MÚSICO TEM QUE TRABALHAR......
Lei pra arrecadar tributos apenas isso.
COMPOSITOR É IGUAL A JOGADOR DE FUTEBOL......UM NÃO GOSTA DO OUTRO.
Isso é o reconhecimento do compositor
Você assistiu o vídeo?
Agora são terceiros que vão valorar o trabalho do compositor? Não vejo vantagem! Sinceramente! Porque deveres temos muitos, mas os direitos, ninguém respeita!
E já temos muitos direitos, garantidos na Lei 9610/98.
Discordo...acho que a lei é muito importante... só pela sua criação... já há o reconhecimento...quem precisa se dar o valor... é o compositor... não podemos esparramar composiçoes trocadas por banana...ou cantantadas por bananas... há uma exploração do nosso trabalho...
Vindo deste governo das trevas, só vejo maldade contra os músicos
Mas a lei é do Governo passado, só foi sancionada agora.
Na minha opinião tudo que o governo coloca a mão ele estraga, na melhor das hipóteses ele não atrapalha.
Ainda bem que e sua opinião.
Importante seria saber a sua opinião também, né? O que nos faria pensar diferente?
@@canaldabc se fosse um governo Comunista aí eu ficaria preocupado, graças a Deus que não