Santa Missa na Paróquia Cristo Rei - MT | Procissão de Entrada Completa | Pe Paulo Ricardo.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 січ 2024
  • Solenidade da Santa mãe de Deus
    Canto de Entrada: Tu és a Glória de Jerusalém
    Interpretação: Grupo São Leonardo de Porto Maurício.

КОМЕНТАРІ • 12

  • @JaimeDutra
    @JaimeDutra 5 місяців тому +2

    A Igreja estava cheia. Várias pessoas servem nessa Igreja, muito bonito. Mais uma linda celebração.

    • @oviolaocatolico8820
      @oviolaocatolico8820  5 місяців тому +1

      Muito obrigado, meu amigo. Aqui é mesmo uma comunidade abençoada. Um grande abraço.

  • @cauaalves923
    @cauaalves923 4 місяці тому +2

    Uma procissão de entrada de respeito. Organizada, todos sincronizados e o canto perfeito: apenas o toque e a melodia se misturando com a voz do cantor(a). Ah, se todos os Padres preservassem a beleza e a tradição como o Pe. Paulo Ricardo a Igreja hj teria muito mais fiéis participando da Santa Missa.

  • @wandersonfernandes266
    @wandersonfernandes266 3 місяці тому

    Uau 😮👏👏👏👏👏

  • @assisd
    @assisd 3 місяці тому +2

    Uma dúvida: Por que há mulheres (senhoras) usando túnica? Me lembrou uma Igreja anglicana...

    • @luisfernandolopes4051
      @luisfernandolopes4051 2 місяці тому

      Na verdade essas "túnicas " são investiduras de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Repare que os homens na fila ao lado usam as mesmas vestes, com o desenho de um cálice com a hóstia, também representando na delas.
      Cada paróquia adota um tipo diferente de investiduras. Na minha por exemplo, é uma camisa branca com um cálice e hóstia ( símbolo Eucaristico) bordado no bolso. Algumas adotam investiduras que parecem casulas semelhantes ao que o padre usa.
      Essas pessoas recebem uma autorização do bispo pare que elas possam ministrar (servir) a comunhão aos fiéis na missa, e principalmente para levá-la aos doentes, como uma forma de auxiliar o padre que, muitas vezes, não consegue fazer sozinho devido a demanda de fiéis nessas condições. Essas investiduras são abençoadas pelo bispo e servem de paramento para que todos os que os verem reconheçam que estão autorizados pela Igreja a "tocar" no Santíssimo Sacramento.
      Por isso, quando você ver uma pessoa usando uma veste branca, seja túnica, camisa ou manto, com o desenho de um cálice e uma hóstia, na rua ou hospital, saiba que ele é um MESCE ( são iniciais do título) que certamente está levando a comunhão pra quem necessita dela e não pode ir na missa.

    • @Matt-bc7vp
      @Matt-bc7vp 2 місяці тому

      Elas podem ser leitores, salmistas ou ministro de eucaristia

    • @luisfernandolopes4051
      @luisfernandolopes4051 2 місяці тому

      ​@@Matt-bc7vp
      Neste caso das túnicas com o símbolo Eucarístico estampado não. Somente ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística podem ter esta estampa além do padre e diácono. São símbolos característicos de quem ministra a Eucaristia.
      A liturgia usa roupas semelhantes mas nunca com essa estampa.
      Até porque, se notarmos bem nesse vídeo, os leitores não estão na procissão de entrada, o que é o correto. Apesar de muitos padres fazerem diferente, somente o padre, diácono, acólitos, mesce e coroinhas participam dela. Em algumas paróquias, até os m.e.s.c.i. aguardam a procissão no banco e não sentam no presbitério.

    • @Matt-bc7vp
      @Matt-bc7vp 2 місяці тому

      @@luisfernandolopes4051 não. Eu mesmo sou acólito da arquidiocese de Goiânia e aqui usamos a sobrepeliz tendo como estampa a eucaristia.
      Esse símbolo não pertence somente aqueles que ministram a eucaristia, não existe nenhuma regra em nenhum documento da igreja sobre liturgia que faça essa observação sobre o uso dos símbolos eucarísticos.
      Eu também não havia reparado nesse símbolo que estava na alva usada por esses mulheres, então eu acredito que elas estejam na função de ministro da eucaristia. É a única explicação que eu encontro nesse momento.

    • @luisfernandolopes4051
      @luisfernandolopes4051 2 місяці тому

      Sim. Acólitos servem ao altar, e o serviço do altar faz parte do serviço Eucarístico. Por isso se tem os símbolos Eucarístico. Mas quem usa esse símbolo estampado do lado esquerdo próximo ao coração, são os ministros Extraordinários como referência ao ministério. Geralmente Acólitos tem o símbolos nas bordas.
      No entanto, leitores e etc, usam a estampa alfa e ômega, pois servem a palavra, e não ao altar.