ALGUMAS COISAS QUE NÃO TE FALAM SOBRE O JAPÃO - O JAPÃO NÃO FOI FEITO PRA VOCÊ (PARTE 2)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 гру 2024

КОМЕНТАРІ •

  • @crazyjapantv1
    @crazyjapantv1  4 роки тому +39

    Olá pessoal!!
    Para quem não assistiu a primeira parte:
    ua-cam.com/video/FUWmW6_Cyic/v-deo.html
    Clique no link 👍
    E compartilhe com seus amigos 👥

    • @Andre-ez6ys
      @Andre-ez6ys 4 роки тому

      São quantas horas de trabalho por dia?

    • @vinic27
      @vinic27 4 роки тому

      Faz a parte 3

    • @Andreluisdias23
      @Andreluisdias23 3 роки тому

      Não Márcio, fala mais mal. quero saber os podres dos japão

  • @lipetijucano7110
    @lipetijucano7110 4 роки тому +75

    Legal Márcio. Podemos falar sobre temas polêmicos. O Kodokushi (morte solitária). Sobre os velhinhos que morrem em suas residências.
    Karoshi (morte por excesso de trabalho).
    Gostaria de entender melhor o que ocorre nestes casos.

    • @room9497
      @room9497 4 роки тому +9

      Morei 2 anos aqui então nao sou nenhum expert mas até aonde vi, falando em relaçao ao kudokushi os velhinhos depois de certa idade se tornam "peso morto" (pesado sei, mas real), embora eles respeitem, as pessoas a estrutura familiar nao é muito forte, os pais (homens) trabalhando muito e perdem a maior parte dos filhos, as maes demonstram a maior parte do amor sem falar expressamente e a criança cresce para ir embora de casa, agora quando eles ficam velhos nao se tem esse sentimento de obrigaçao com os seus progenitores, ai os velinhos vivem pra caramba e os filhos abandonam a maioria dos coitados, fui voluntario em casa de velinhos e os coitados vao ficando meio senis com a idade entao eles realmente precisam de atençao e amor coisa que o trabalhador normal nao tem muito nem pra si mesmo, claro que isso vem mudando e os pais tao retomando mais esse amor familiar, mas a palavra amor no japao tem um significado um tanto diferente. Agora sobre o karoshi, vem muito ligado com a espectativa da sociedade em cima do individuo, no japao (em relaçao a um japones normal pelo menos) é esperado um nivel minimo de sucesso e no trabalho pra vc subir só com muito esforço e dedicaçao e se vc nao tem o esforço e dedicaçao que esperam de vc alem de vc nao subir vc pode ser mandado embora, e dai pra achar outro emprego no japao olha boa sorte meu jovem pq ninguem vai querer contratar alguem que foi mandado embora. Por isso o medo e a pressao fazem o povo trabalhar até nao aguentar mais, lembrando o que foi falado no video que o resto da sua vida (tempo livre) la nao sobra muito tempo para diversão e descanso entao olha morrer de tanto trabalhar ou pelo menos passar mal não é nada tao meu deus. Certas coisas la sao assim, as pessoas esperam de vc e vc tem que simplismente fazer se nao se ta fudido, pq aparentemente é normal! kkkkkkkkkkkkkkk Mesmo tendo falado tudo isso eu amei o tempo que fiquei la e nao sofri muito com karou (exesso de trabalho), da pra se ter uma vida equilibrada se vc souber se domar e planejar. Alem de saber dosar a hora extra (que precisa ser feito). Alem de que nao sou muito ganancioso e nao penso tanto em promoçao (pelo menos nao agora).

    • @marcosbros8449
      @marcosbros8449 4 роки тому

      também apoio!!

  • @AndrePinheiro-iq3kj
    @AndrePinheiro-iq3kj 9 місяців тому +1

    A lingua portuguesa ...e mais linda do mundo...pk abre as mentes das pessoas...... ..nao ha igual.... porto portugal....aqui lingua portuguesa se espalhou pelo mundo.........PORTO PORTUGAL........ OBRIGADO JAPAO... GENTE FINA PARA CARALHO.....

  • @nethandrade5124
    @nethandrade5124 4 роки тому +57

    Como foi dito em algum comentário abaixo (não lembro qual auahhaah) A questão é que você não quer falar mal e sim quebrar essa fantasia das pessoas que pensam que ai é só vida boa e pronto! Seu trabalho é incrível kkk E de certa forma me motiva a continuar me planejando para ir ai ^^ Sucesso, abraço.

  • @Carlitos4700
    @Carlitos4700 4 роки тому +18

    Márcio, parabéns! Uma aula sobre o "outro lado do Japão"!

  • @mariluke55
    @mariluke55 4 роки тому +7

    Parabéns Márcio!!! Em meio a centenas de milhares de youtubers no Japão, vc e uma das poucas raridades que com muito sabedoria diz exatamente o que muitos não querem dizer....e vejo o ser humano que vc e pelo cuidado com a sua filhinha adotada e com os ferrets....parabéns de verdade!

    • @retrogames1202
      @retrogames1202 4 роки тому

      O Márcio fala a real!!!!!!transparente e muito coerente no que fala

  • @marcotada
    @marcotada 4 роки тому +44

    Quando fui ao Japão a passeio em 1998 eu estava em uma lanchonete comendo estava tocando música brasileira. Não acho que foi proposital, pois apesar de não ser 100% oriental (sou mestiço), eles não teriam como saber que sou brasileiro, pois estava viajando sozinho, e conversava apenas em japonês.

  • @wesleydonascimento175
    @wesleydonascimento175 4 роки тому

    Márcio, perfeitamente compreensível as informações que você está passando, está muito claro que você não está fazendo juízo de valor, mas as pessoas radicais, tipo aquelas que independente do assunto sempre se acham atingidas, ou seja, não conseguem separar idéias de fatos, tô com você, ficar no trabalho e objetivos, depois de atingidos, muito obrigado e bye bye!!!!

  • @fabianekoga8775
    @fabianekoga8775 4 роки тому +11

    Eu como descendente sempre fui muito puxa saco do Japão, e depois de 2 anos e meio morando aqui estou indo embora com a certeza de que sou brasileira hahahha o preconceito é uma coisa muito tóxica aqui, mesmo seguindo regras e mesmo com essa “cara de japa”, eles sabem que somos estrangeiros as vezes só pela forma de nos vestir e tal. Viajamos por toda parte do Japão e não teve um lugar onde não fomos encarados, infelizmente. Mais de uma vez em restaurantes ficavam olhando para nós rindo e cochichando uns para os outros, igual criança 😂 enfim, só passando na pele para saber.

  • @takashipaulosasaki163
    @takashipaulosasaki163 4 роки тому +1

    O importante é vc. manter o foco naquele objetivo que o fez ir ao Japão. Foi o que eu fiz na ocasião que estive lá. Não digo que foi fácil, mas consegui superar a solidão e evitei a depressão. E confesso que sinto saudade do Japão.

  • @jessicayumi7546
    @jessicayumi7546 4 роки тому +20

    Acho que as pessoas deveriam se informar muito bem antes de ir morar em qualquer país. Da mesma forma que é ridículo alguém ir à casa de outra pessoa e não respeitar os costumes daquela casa com a desculpa de que não era morador dali.

  • @tici_shibasaki
    @tici_shibasaki 4 роки тому +3

    A maioria das coisas relatadas no video vivenciei na prática e o fato do Japão ser tão atrasado culturalmente me incomoda bastante. Qualidade de vida é uma ideia errônea de quem acaba de chegar ou pretende vir morar por aqui. Hj em dia sei que levará alguns anos para que isso aconteça. Mas é uma experiência que mudará a sua vida e te ensina a valorizar o mais importante: a família ou seu animalzinho de estimação, pois tudo é passageiro.

  • @urasakisergio3771
    @urasakisergio3771 4 роки тому

    10 anos vivi no japao com a familia, é tudo verdade q vc diz, tem seus dois extremos, bons e ruins, o principal é manter seu objetivo, seu foco, e qual a vida vc quer ter, é planejar planejar. Só assim vc atingira seus objetivos.

  • @MrMatsuy
    @MrMatsuy 4 роки тому +22

    Aconteceu comigo, de entrar em uma loja e os caras olharem pra mim e nao falaram nada. Dai em seguida entrou um japa e todo mundo gritava "irasshaimase" e eu disse: peraí, essa loja não merece meu dinheiro não... ! Dei meia volta e nunca mais voltei lá .

    • @FhannyXerox888
      @FhannyXerox888 4 роки тому +3

      o pessoal so te disse bemvindo calma hahaha

    • @Flaviuts
      @Flaviuts 3 роки тому

      AHHAHAHHAHAAHHAAHAHAHAH não pode ser...ce ta zuando né?...se estiver...é um gênio da comédia

  • @mitsuguyasuda6585
    @mitsuguyasuda6585 4 роки тому +126

    Pensei muito antes de escrever este comentário, sei que vou receber críticas por isso, mas vamos lá.
    Não existe um país perfeito, tem seu lado bom e lado ruim como em qualquer lugar, mas creio que o Japão esteja melhor ranqueado do que muitos outros países em muitos aspectos.
    Sou japonês residente no Brasil e sofri bullings quando criança por ser oriental e recentemente, presenciei ato de preconceito na fila de açougue contra um nissei, quando este reclamou de uma senhora que furou fila para comprar carne e ela proferiu ofensas e mandou ele ir embora para o país de origem, além de chamar de amarelo. Acho que o Japão é mais liberal que o Brasil, pois existem vários artistas e youtubers estrangeiros atuando no Japão. Vejo chinês, coreano, brasileiro, negro, loiro, europeu, americano em diversos canais de televisão, enquanto que aqui no Brasil, não conheço nenhum oriental aparecendo na televisão.
    Quanto ao nacionalismo, creio que foi perdido após a segunda guerra mundial devido à exigência americana, forçando o mundo a oferecer educação anti japonesa para que nunca mais o Japão possa ir contra os americanos. Pesquise sobre GHO e tribunal de Tóquio, onde os vencedores da guerra, julgaram como crime de guerra e executaram mais de 40 líderes japoneses, O que acho estranho é que os julgadores eram americanos e ingleses e não uma nação neutra. Para saber mais, tente acompanhar os videos do KENT GILBERt, YUKINAN CHANNEL, THE FACT, KIMCHI WASABI, OUKA CHANNEL, e muitos outros. Todos eles são estrangeiros, exceto YUKINAN e THE FACT. Se quiser, colo todos os links para saber mais.
    Quanto a caça às baleias, a caça foi retomada em 2019 depois da proibição por 30 anos e pelo que li, foram capturadas entre 200 e 1200 baleias da espécie Minke e somente nas águas japonesas. E a caça aos golfinhos, também não concordo com a crueldade da matança, mas nem todos os japoneses sabem, pois são praticados por um pequeno grupo de pescadores, uma vez por ano, pois eles alegam que tanto baleias como golfinhos, acabam com a pescaria, Eles alegam que a baleia Minke consegue consumir até 1 tonelada de sardinhas por dia e um grupo de golfinhos são capazes de acabar com cardumes de sardinhas, arenques, etc. Mas aqui, vejo uma polêmica, pois acredito que os outros países tiram mais vidas animais como bovinos, suínos, caprinos e aves que as baleias e golfinhos. Não quero polemizar, mas qual a diferença em matar um boi ou uma baleia? O homem desde a idade da pedra, caçavam animais.
    Sendo assim, devemos todos ser veganos e não consumir proteínas de origem animal, nem mesmo consumir ovos nem derivados de leite, tão pouco usar quaisquer produtos que tenha origem animal como couro, sapatos, cintos e muitos outros itens que usamos no dia a dia.
    A propósito, sou flextariano, não sou preconceituoso e não sou nacionalista, mas defendo a verdade sobre a história da minha origem.

    • @gilbertomatsumoto7396
      @gilbertomatsumoto7396 4 роки тому +12

      Entendo que é necessário conhecer a cultura de um povo para poder emitir julgamentos do que é certo ou errado. Não parece ser o caso deste youtuber.

    • @MundoGamesDo
      @MundoGamesDo 4 роки тому +11

      Interessante demais. Eu fico meio receoso, pois nunca me importei com a minha cor de pele, até chegar aos meus 17, 18, que foi quando percebi que as pessoas realmente se importam com isso. Sou pardo, meu irmão é branco (filho de paraibano com uma baiana). Queria viajar para alguns países do Leste Europeu, mas não sei se lidaria bem com uma situação de racismo ou xenofobia. Sobre o bullying no Brasil com japoneses, posso te falar que completei o Ensino Médio há pouco tempo, e tive dois colegas de classe com traços orientais. Rolava algumas brincadeiras com eles, mas na esportiva - inclusive, eram mais extrovertidos do que eu - nunca um caso pesado de bullying.

    • @mitsuguyasuda6585
      @mitsuguyasuda6585 4 роки тому +14

      @@gilbertomatsumoto7396 obrigado pela interação. Apesar de parecer uma ótima pessoa, creio que falta aprofundar na história e no conhecimento da cultura em geral. Tem muito material no UA-cam para pesquisar e estudar.

    • @Itachiuchiha-ne6ie
      @Itachiuchiha-ne6ie 4 роки тому

      O preconceito no Brasil é gigante não me vitimizando, mas na escola a maioria tirava saro zombava por eu ser descendente. esses dias estava andando da rua e um grupo de pessoas que não conhecia ninguém me chamou de "corona vírus" como se nós tivéssemos culpa do corona. Teve um caso com meu primo que pediu um Uber e o motorista ficou encarando ele e a namorada dele como um psicopata, dnv por causa do corona, nós não temos culpa!

    • @lucascastrorolleira9621
      @lucascastrorolleira9621 4 роки тому +3

      Bom dia. Concordo com a maioria das coisas que o senhor disse, somente em relação à matar um boi e a matar uma baleia, acredito que o boi esteja sendo criado e multiplicado para a destinação alimento, já a baleia está ameaçada de extinção (pelo menos pelo que eu leio) e não é procriada por humanos em vasta quantidade. Já em relação ao controle como se fossem pragas, isso já não posso afirmar. Sei que nos Estados Unidos é aberta todo ano a caça a jacarés nos Everglades por conta de equilíbrio e controle de taxa de natalidade/mortalidade. Já em relação à baleias eu não posso afirmar nada pois tenho pouco conhecimento sobre o assunto, apenas sei da ameaça de extinção. Se eu falei alguma besteira penitencio-me pelo equívoco.

  • @massaotamashiro1658
    @massaotamashiro1658 3 роки тому

    Eu morei 22 anos no Japão , sou filho de japonês , o Japão é bom pra você trabalhar , viver e principalmente segurança , ninguém mexe com ninguém , mi dei bem e cheguei lá sem falar um pingo de japonês , com 34 anos e aprendi falar é muito bom 👍😃 .

  • @MrSatow2008
    @MrSatow2008 4 роки тому +34

    Tem rádio de Bossa Nova no japão e toca em tudo que estabelecimento e até em consultório dentário tem som ambiente de Bossa Nova e fui em 2 dentistas no centro de Tókio e tocavam música brasileira.

    • @elcid6650
      @elcid6650 4 роки тому +2

      Ainda bem que toca mpb e bossa nova, se tocasse o rap brasileiro (principalmente os mais antigos) iria assustar os japoneses por causa das letras 😅

    • @お菊おきく
      @お菊おきく 4 роки тому +3

      @@elcid6650 racionais é melhor que qlqr rap hj em dia

    • @lvstop1012
      @lvstop1012 4 роки тому +1

      @@お菊おきく rap no br é fraco , forte é samba e sertanejo e funk q toca na gringa

    • @meucachorroperguntou2857
      @meucachorroperguntou2857 4 роки тому

      @@elcid6650 imagina se fosse funk

    • @brenoalves2702
      @brenoalves2702 3 роки тому

      Isso ai pra irritar '-'

  • @mitiyokimura6362
    @mitiyokimura6362 4 роки тому +8

    Marcio, concordo com tudo q vc relatou sobre o Japão. Trabalhei mtos anos 12 hrs por dia e 8 hrs de sábado.. Japão é um país lindo pra passear mas pra viver, é preciso mta disciplina, paciência e humildade.

  • @ValeriaCarmo40
    @ValeriaCarmo40 4 роки тому

    Você não está falando mal e sim mostrando a realidade para quem chegar aí não quebrar a cara.

  • @fatimacamargo9190
    @fatimacamargo9190 4 роки тому +1

    nao quero morar no japao mas tds os lugares tem coisas boas e ruim tbm vai do jeito que a pessoa enxerga as coisa e a vida ...asim como tem gente de varios lugares boas e gente ruim amigo e por ai...td vai da cabeça de cd ser humano bjs

  • @TheTokidokihide
    @TheTokidokihide 4 роки тому +13

    Marcio, faz um vídeo sobre os empregos que você teve, elencando os prós e contras de cada categoria (eletrônico, autopeças e alimentos). Não encontrei nenhum video desse no youtube e acho que ajudaria muito as pessoas que pretendem ir para o Japão

  • @TheMarciorodrigues
    @TheMarciorodrigues 3 роки тому +1

    Parabéns meu xará... Eu tive certa sorte pois eu vivi no Japão por sete anos...de 1995 até 2002... Nas minhas horas de descanso eu pedalava muito e curtia a praia!! Morei em Daito Cho na província de Shizuoka... Já passei por tudo isso Marcião!! Abraços...

  • @mariadasgracasmoraesnardi9743
    @mariadasgracasmoraesnardi9743 4 роки тому +1

    Vc ė articulado e muito didático. Vc é um pedagogo nato.Volte ao Brasil ,acho que tem uma tarefa esperando vc aqui.Deus o proteja .

  • @hayashimateus1186
    @hayashimateus1186 4 роки тому +5

    A vida aqui no Japão vai de cada um, minha vida aqui no Japão é mil vezes melhor que a que eu tinha no Brasil, faço atividade física, viajo e do um role com os amigos também...
    Sem contar a qualidade de vida, e minha saúde nem se fala perdi 45kg desde quando cheguei e hoje posso falar que estou vivendo a melhor fase da minha vida!

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому +1

      O autor do vídeo engordou de ruim. No JP, eu ganhei massa muscular, pois exigia muque para levantar pneus pesados numa montadora.

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому

      @scar lyrical Sim, na época era de apenas 3 meses, por isso tinha que ir para a imigração para estender o visto. Hoje não sei como está.

    • @Cleberson-silva
      @Cleberson-silva 4 роки тому

      @scar lyrical também quero ir pra lá
      Vou sozinho mesmo é estou pesquisando bastante

  • @SintaASMR_
    @SintaASMR_ 4 роки тому +12

    Adoro teus videos, Marcio!
    Sempre bem explicados!
    Obrigada por mais esse 😊

  • @miriantumani9195
    @miriantumani9195 4 роки тому +39

    Muito interessante, você é um ótimo narrador. O Japão é um país muito avançado em vários pontos e muito atrasado em outros tantos. Ele pode ser considerado um país de primeiro mundo, mas prá mim ainda faltam algumas mudanças culturais a serem feitas.

    • @MarcosExxpert
      @MarcosExxpert 3 роки тому +1

      O Japão parece falhar muito moralmente. Me dá a impressão de que lá o mal é reprimido, mas ainda existe e apenas se manifesta de formas diferentes

  • @cantinhonojapao5019
    @cantinhonojapao5019 3 роки тому +1

    Adorei! Agora sim ficou mto mais completo kakakakakaka
    Eu sei tb q Japão é bom. Mas tem mtas pessoas q só vê as coisas boas.
    Tenho um casal de amigos q estão querendo vir pra cá. E já to falando as vdd q vc já disse... e já mandei os seus vídeos para eles tb verem 🥰

    • @crazyjapantv1
      @crazyjapantv1  3 роки тому

      Valeu por compartilhar com seus amigos 🙏

  • @katzeen99
    @katzeen99 3 роки тому

    É vdd! Td lugar do mundo tem seu lado bom e ruim! Qdo morei aí,tentei aproveitar o lado bom e aprender as coisas boas do Japão. Foi uma experiência de vida muito boa pra mim! Tenho saudades 🥰

  • @leivacunha3662
    @leivacunha3662 4 роки тому +4

    Aqui também cara, no mundo é assim, você é que faz seu melhor, da impresao que só vocês trabalham, trabalhamos muito.

  • @eduardocosta9232
    @eduardocosta9232 4 роки тому +1

    O problema na minha opinião é que sempre as pessoas querem mudar as outras, quase como um objetivo de vida, ao invés de cuidar da sua própria vida e da sua família, fica idealizando seus sonhos e jogando pra cima dos outros.

  • @explorandosemfronteiras
    @explorandosemfronteiras 4 роки тому +16

    Essa da musica brasileira ja ouvi falar tbm, mas nunca aconteceu comigo. Já o bullying meu irmão passou por isso na escola japonesa, mas mesmo assim tinha japoneses que defendiam ele e viram até amigos dele.

    • @room9497
      @room9497 4 роки тому +4

      Na escola bullying em geral é mais tenso mesmo, eu tive sorte de ja ter ido depois do medio, mas amigos e amigas minhas sofreram um poco. Agora trabalhando e vivendo depois de aprender bem a lingua, nunca tive problema nem com o exemplo que ele deu. Fora que eu sou de puxar muito papo nos lugares kkkkkkkk

  • @vitoriacassianof
    @vitoriacassianof 4 роки тому +3

    Meu sonho é que o Japão continue evoluindo como foi com a tattoo essa semana, ele precisa continuar evoluindo!
    O Japão não é perfeito e as pessoas precisam saber disso. Concordo com você, tem seus prós e contras, é uma ilusão enxergar só o que você quer!
    Muito obrigada pelos dois vídeos!!

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому +1

      A maioria dos japoneses tem essa visão de que, quem está tatuado, faz parte da Yakuza e por isso tem esse preconceito até nas empresas que recusam contratar funcionário que tiver tatuagens, pois não fica bem para uma empresa receber visitantes importantes e de repente, eles percebem que lá tem um funcionário mafioso.

  • @korapaikabr745
    @korapaikabr745 4 роки тому +5

    A intenção do cara não é falar mal do Japão ou impedir alguém de vim pra cá. É simplesmente mostrar coisas que tem no Japão que podem te incomodar MT daí vc pensar se vale a pena.

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому

      Falou mal sim. De acordo com as ultimas palavras dele, algumas coisas que não são bem vistas no Ocidente ou no resto do mundo, tem que acabar no Japão, como as caças às baleias. Isso aí é besteira. Eles caçam algumas espécies específicas e em quantidades limitadas. Ele está sendo influenciado igual Maria vai com as outras. Morrem mais baleias encalhadas no mundo afora do que caçadas.

    • @u.spirit2177
      @u.spirit2177 3 роки тому

      @@Curvatorta que merda em! Pulta que o pariu a interpretação foinpra casa do caralho agora

  • @simoneanami9253
    @simoneanami9253 4 роки тому +3

    Muito bom o vídeo , muito esclarecedor !!!! Parabéns

  • @marialuizaerdmann349
    @marialuizaerdmann349 3 роки тому

    Muito bom Márcio. Parabéns mesmo

  • @00lLuuiz
    @00lLuuiz 4 роки тому +1

    Parabéns pelo vídeo, é muito bom mostrar os dos lados, não se chateie com alguns comentários, algumas pessoas não podem ouvir certas palavras nos vídeos que ela já ficam engatilhadas.

  • @ayakoa.miyachi7793
    @ayakoa.miyachi7793 3 роки тому

    Muito bom a sua colocação. As pessoas contam muitas mentiras na internet sobre o Japão. No meu caso, foi muito grande a minha frustração, pois eu esperava que tudo no “país do primeiro mundo “ , fosse superior ao que eu tinha no Brasil 🇧🇷, mero erro , pois aqui tudo é atrasado desde a medicina , dentistas etc . Graças a Deus que tem emprego mesmo sendo braçal e muitas vezes arcaico , com essa crise económica no mundo e no Brasil acabei vindo para cá! Continue com seus vídeos, vai ajudar muitos que tem uma outra visão desse país !

  • @cristianoteixeira2639
    @cristianoteixeira2639 4 роки тому

    Ficou...ótimo...sua explanação. Apreendi muito. concordo com a caça das baleias precisa acabar.

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому

      A caça atualmente está limitada à sua zona econômica exclusiva (ZZE). Na minha opinião, eles tem direito de utilizar como bem entenderem, assim como o Brasil explora o Pre-sal e é dono das riquezas dentro de sua zona marítima de 200 milhas náuticas.

  • @mariogutti7844
    @mariogutti7844 4 роки тому +1

    Concordo plenamente com tudo que você falou Márcio. Por muitos anos, fui voluntário do grupo do padre Higa, para distribuição de comida e produtos de higiene aos desabrigados em Hamamatsu, tanto de brasileiros como também de japoneses e um dos fatores que levavam esses desabrigados a morarem nas ruas era o vicio das bebidas e jogos de azar.

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому

      Pachinko acaba com a saúde e com o dinheiro e o governo só não acaba com isso porque arrecada muito dinheiro.

  • @genoshax9186
    @genoshax9186 3 роки тому

    Sou apaixonado pela cultura japonesa. Obrigado pelo excelente conteúdo!

  • @marceloettomori3197
    @marceloettomori3197 3 роки тому

    Olá Márcio! Particularmente eu morei em Oogaki-shi no ano 2000 a 2003 e eu não vi nenhuma discriminação nas lojas no qual eu entrei, inclusive nos konbini os atendentes chegava a fazer amizade conosco, com relação a amizade como vc disse devemos tomar muito cuidado tive belas amizades inclusive de japonês que reunia conosco para a pesca no lago biwa (acho que é assim que escreve) mas também tive algumas decepções!
    O Japão é uma maravilha porém a pessoa tem que ter disposição não é pra qualquer um!

  • @elainebanh
    @elainebanh 3 роки тому

    Muito bom, já vi vídeos de outras pessoas mas os seus são os melhores e fale sim fale do outro lado porque precisamos saber, brasileiro eh muito sonhador e acha que todo mundo que tá no exterior tá bem que tudo que eh de fora do Brasil eh melhor e óbvio que não eh assim tudo tem “os dois lados da moeda” se eu for pro Japão ou vou me dar mto bem com eles ou vou cometer suicídio kakakaka...adoro um silêncio depois das 22h e falar com ninguém eh comigo mesmo...sei que não eh bem assim mas obrigada por trazer mais desse lugar tão distante pra nós!!!

  • @AlisonSantos_dc
    @AlisonSantos_dc 4 роки тому +1

    Parabéns Marcio, isso pode abrir a mente de muitos que não conhecem muito o japão e querem ir por causa que ouviram q era tudo uma maravilha kkkk eu por exemplo quero ir porem des de criança estudo sobre o japão kkk a cultura os costumes e esse ano comecei aprender o japonês kkk Pessoas que não são acostumados a ser sozinhos sofrem muito quando c mudam, sempre tenho isso em mente.

  • @joseluizvasconcellos6632
    @joseluizvasconcellos6632 4 роки тому +1

    Embora eu NÃO pretenda ir para o Japão, gostei muito do vídeo. Você é muito simpático. Felicidades...

  • @joaovictormartiniviegas1758
    @joaovictormartiniviegas1758 4 роки тому +3

    Caramba ótimo vídeo. Eu jamais havia visto o Japão dessa forma, é bom estar inteirado sobre as verdades.

  • @fernandakoga4513
    @fernandakoga4513 4 роки тому +3

    Sempre muito bom! Adorei.

  • @willianmoreiradeassismarti2406
    @willianmoreiradeassismarti2406 3 роки тому

    Documentário sensacional!

  • @Yuren288
    @Yuren288 4 роки тому +1

    Considero importante algumas pessoas que moram no Japão gravar vídeos nesse sentido.
    Muitas pessoas (principalmente brasileiros não descendentes fãs de Cultura popular japonesa) tem sim uma visão quase paradisíaca do Japão e deixar que essa pessoa acabe um dia conhecendo o Japão verdadeiro, com todas as suas nuances, pode levar a decepção e aumentar mais propagação de pontos ruins do que bons.

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому

      A maioria dos que se decepcionam com o Japão vão mal preparados. Não sabem a língua, não conseguem se acostumar com a comida e com os hábitos e ficam assustados quando o chefe grita feito louco contra seus subordinados, geralmente os chains. Mas acredito que é normal essa gritaria e nem deveria ser levado a sério. Quem vai a turismo, todos os conselhos podem ser descartados, pois é uma obrigação tratar bem os turistas.

    • @Yuren288
      @Yuren288 4 роки тому

      @@Curvatorta faz sentido.

  • @crishirabae4583
    @crishirabae4583 4 роки тому +2

    Ola!! Morei no Japão na década de 90, vejo que nada mudou. Na época existia um grupo de motoqueiros que possuíam correntes e taco de basebol e paravam o trânsito nas vias expressas. Muito medo! Ainda existe isso?

    • @Curvatorta
      @Curvatorta 4 роки тому +1

      Os Bosozokus ou gangues de motocicletas, praticamente deixaram de existir depois que apertaram leis contra esses grupos.

  • @karcovagomes9466
    @karcovagomes9466 4 роки тому

    Márcio amei.....seu comentário super.

  • @toshiomatsuneloco4877
    @toshiomatsuneloco4877 4 роки тому +2

    Fala sim Márcio isso é mundial. Um dos melhores vídeos seu que adorei 👏👏👏. Faz o próximo que vou gostar muito 👌um abraço.

  • @willianmoreiradeassismarti2406
    @willianmoreiradeassismarti2406 3 роки тому

    Gostei muito deste segundo vídeo! Já até me inscrevi no canal. Hehehe XD

  • @Daniel-dv9rm
    @Daniel-dv9rm 4 роки тому

    Cara...sobre os comentários...O SEU OBJETIVO É ORIENTAR AS PESSOAS!!!!!!Trabalhei no Japão há quase 25 anos atrás...FICO MUITO CURIOSO SOBRE "MUDANÇAS"...cara...gostei do canal e lembre-se nem JESUS CRISTO agradou à todos!!!!!!Valeu!!!!!!!

  • @JulioCesar-qw8rh
    @JulioCesar-qw8rh 3 роки тому +1

    O que não pode fazer nas fábricas? Como é a rotina de trabalho em diferença do Brasil que é mais light?

  • @ligiaokumura5233
    @ligiaokumura5233 4 роки тому +2

    Muito bom esse vídeo! Senti uma diferença muito grande depois que tirei o visto permanente, mas o preconceito sempre vai existir!

  • @fso1975
    @fso1975 4 роки тому +1

    Parabéns por esses dois vídeos sobre o Japão 🎉 Ficaram ótimos 👍👍👍

  • @alessandralgarcia2561
    @alessandralgarcia2561 4 роки тому +10

    Muito importante você falar da realidade no Japão, brasileiro tem a tendência de achar que nos paises de primeiro mundo é tudo maravilhoso! Como você mesmo lembrou, tudo tem seu lado bom e lado ruim, mesmo em um pais de primeiro do mundo!

    • @henriidiomas
      @henriidiomas 4 роки тому +2

      Mas Mesmo tendo seu lado ruim japao e muito melhor

    • @rwdus
      @rwdus 4 роки тому

      @@henriidiomas Depende! em quesitos ambientais o japão por exemplo, perde feio para noruega e islândia

  • @ihamarcelo
    @ihamarcelo 3 роки тому

    aqui temos varios turnos de trabalho ,os sabados e domingos nao sao iguais ao Brasil,existem ate 3 turnos de 8 horas o horario de descanco e no maximo 1 hora ou seja 60 minutos divididos em 40 de almoco e 2 de 10 minutos durante as 8 horas !Dependendo da fabrica as folgas nao sao sabado e domingo !

  • @tiagosudo7712
    @tiagosudo7712 4 роки тому +1

    Mano, como falo direto para muitas pessoas, aqui tem seus lados positivos e negativos, para nós brasileiros, o desafio é mental e físico, se conseguir controlar esse dois pontos da vida, a vivência nesse arquipélago se torna mais confortável e pra quem tem religião, agarre na sua fé, porque nem só de alegrias vivemos, bom, é mais ou menos isso!
    Bom vídeo, Parabéns!
    Curti demais as luzes no seu apato ♥️
    Abraço!!!

  • @flaviooki4542
    @flaviooki4542 4 роки тому

    Moro no Japão e concordo 100% do que foi dito. Quem se dará bem, é quem trabalhar duro, sem trabalho vai sofrer.

  • @cesarnakazato
    @cesarnakazato 4 роки тому +3

    Exatamente isso Márcio ! Nada contra, mas todo país tem seu lado A e B. Não é porque é Japão que tudo está perfeito. Conheço o Japão também desde 91 e sei do que vc está falando

  • @andersonconrado
    @andersonconrado 4 роки тому

    Fala brother, conheci seu canal agora e gostei demais, uma coisa que me chamou a atenção é que, troquei meu carro por uma Kawasaki Ninja e comecei a postar fotos no Instaram e apareceu bastante curtidas de mulheres, e algumas delas tiram umas fotos bem ousadinhas no Instagram, eu achei que japonesa não fizesse essas fotos que você olha e o bicho véio já quer acordar, entende.

  • @walterarucardlonel
    @walterarucardlonel 4 роки тому +27

    Na boa... PARABÉNS!
    .
    Agora já perto dos meus 40, vejo triste os mais jovens serem iludidos por promessas de locais divinos onde a pessoa poderia simplesmente teleportar para uma ideia de mundo "puro" sem essas coisas que nós humanos temos e fazemos. Sigo muitos canais que, com o passar dos vídeos, fui deixando de seguir por ver a forçada maquiagem aplicada a coisas que existem em qualquer lugar que exitam humanos. Já vi canais prometendo segurança plena, igualdade de classe, ausência de preconceitos, salários imensos e vida fácil, etc, etc.
    .
    Parabéns por falar um pouco daquilo que é real.
    .
    Nós humanos somos assim, complicados, em qualquer idioma ou posição geográfica.

    • @AlisonSantos_dc
      @AlisonSantos_dc 4 роки тому

      vrdd tem mts promessas falsas de q é td uma maravilha e por isso smp vejo os videos do marcio pq ele conta a vrdd kkk mas mts dessas coisas eu ja sabia kkkk des de criança vejo coisas sobre o japão como economia, costumes, tradiçoes e outras coisas kkk

    • @animaiscuriososs256
      @animaiscuriososs256 4 роки тому +2

      Excelente colocação.
      Eu fui um dos jovens iludidas rsrs
      Todos os países tem os seus pros e contras pelo simples fato de quem habitar tais países sao seres humanos.
      Aqui no japao, encontramos e convivemos com pessoas de diversos graus de evolucao espiritual. O japao nao é diferente do Brasil e aqui ha muito mais pessoas de grau espiritual menos elevado.
      O Japão nao é um país de ganhar muito dinheiro para meros mortais que nao tem contrato vip e sao contra a podridao de querer tirar vantagem perante os outros e sim, um pais para crescer espiritualmente.
      Muitos ainda estao com a venda nos olhos e poucos almejam sair da caverna.
      Nao existe país perfeito para se viver e todos temos o direito de demostrar o nosso descontentamento do país a qual vivemos atualmente pois se pensarmos bem, as criticas nao sao para um determinado país e sim para a raça humana.

    • @rei_art1758
      @rei_art1758 4 роки тому

      O lugar mais puro é você voltar pro interior ou morar em uma vila,isso sim é se desligar do mundo e viver em segurança e puramente

    • @joaovictormunizdealmeida7569
      @joaovictormunizdealmeida7569 3 роки тому

      @@rei_art1758 Pow, agora falou uma verdade cara.

  • @meirianemoreno8950
    @meirianemoreno8950 4 роки тому

    Eu gostei dos seus vídeos sobre a cultura japonesa. realmente tudo no mundo tem dois lados. Nenhuma cultura é 100% boa ou ruim, todas possuem suas coisas boas ou ruins. Vc está certo em nos mostrar o outro lado da cultura japonesa.

  • @carlosflorencio6625
    @carlosflorencio6625 4 роки тому +1

    Concordo em tudo o que você falou, é tudo isso mesmo

  • @sol-brevivendonanoruega794
    @sol-brevivendonanoruega794 3 роки тому +1

    O lugar que me senti mais livre como esposa foi no Japão. Não senti e nem nunca vi esta submissão que todos falam sobre as esposas japonesas. Casei com japonês em 1995 e fui morar em Yokohama juntamente com meus sogros japoneses. Minhas cunhadas eram anos luzes mais emancipadas do que eu que era brasileira carioca. Cada uma com seus carrões do ano, e minha ex sogra usando shortinhos mais curtos que o meu. Na vizinhança, todas as esposas trabalhavam e fazia o que bem entendiam de suas vidas. Claro que dentro de muito respeito com seus cônjuges. Eu era submissa no Brasil! Fui submissa a minha mãe, as minhas tias e tios, e depois as patroas e patrões. Qd casei com o japonês e fui para o Japão, parecia que eu estava ganhado minha carta de euforia! Infelizmente estraguei tudo qd resolvi vir para Europa em 2005 e me casar com um “príncipe” nórdico que na verdade não passa de um crasy frog! Agora voltei escravidão e submissão. Infelizmente por uma escolha mal feita no passado, que no momento é irreversível.

  • @Thesroth
    @Thesroth 4 роки тому +8

    Verdade Márcio, Os orientais de uma forma geral são muito disciplinados, organizados e desenvolvidos, isso já é cultural. Mas eles têm esse grande problema de basicamente não terem vida social. Por isso os altos índices de suicídio no Japão.

  • @robertoschima8262
    @robertoschima8262 4 роки тому +3

    Sobre a questão do aviso em supermercado que chegou brasileiro, não sei como é atualmente (afinal, agora há milhares e milhares de estrangeiros), mas no início dos anos 90, parentes meus - duas senhoras - entraram em um mercado ou kombini. Embora tendo feições japonesas (sou sansei), o pessoal do estabelecimento soube que se tratavam de estrangeiras por estarem conversando em Português. Então, julgando que elas não sabiam o nihongô (ledo engano), EXPLICITAMENTE avisaram os funcionários pelo alto-falante para tomarem cuidado que havia estrangeiros no local. E, a partir de então, um deles passou a segui-las.

  • @roseh2874
    @roseh2874 4 роки тому

    Parabéns pela postura ótima e a coragem para falar a verdade

  • @josersf1
    @josersf1 4 роки тому +1

    Aquele like de inicio... Se der tilt na internete ele ta dado...
    Sempre um vlog top...
    Sincero, honesto e humilde...
    #GratoPeloVlog

  • @welinsonsilva6077
    @welinsonsilva6077 4 роки тому +2

    No Brasil é a mesma coisa, trabalhamos, chegamos, tomamos banho, fazemos os deveres dormimos e o ciclo continua, tbm temos 2 folgas, chamamos elas de sábado e domingo kkk acabando saímos pra curtir geralmente tbm nos mesmo lugares já conhecidos e no domingo só queremos ficar de molho

    • @schierke5293
      @schierke5293 4 роки тому +1

      Olha o comentaria da Fabiane koga lá em cima, ela explicou bem

  • @thiemi7
    @thiemi7 4 роки тому +41

    ☺🤗 ...concordo Márcio💞!!, quem se dispõe à morar em outro país tem de se informar sobre a cultura, leis e adaptar-se...é o cúmulo brasileiros querendo se impor, descumprir as regras do Jp e ainda acharem q estão com a razão 😒🙄

    • @SergioUeda1969
      @SergioUeda1969 4 роки тому +4

      Concordo. Em Roma, faça como os romanos

    • @meucachorroperguntou2857
      @meucachorroperguntou2857 4 роки тому +5

      Exato o problema dos Brasileiros e que muitos acham que o mundo deve se adaptar as suas vontades, costumes
      Na minha opinião é por isso que o resto do mundo tem uma má impressão do Brasileiro.

    • @hidrakosara-nekuroteriaru1094
      @hidrakosara-nekuroteriaru1094 4 роки тому

      Douzo yoroshiku

    • @hidrakosara-nekuroteriaru1094
      @hidrakosara-nekuroteriaru1094 4 роки тому

      @@meucachorroperguntou2857 Brasileiro é simpático, sabe porquê? QI lá embaixo↓↓

    • @JorgeGenerosodoNascimento
      @JorgeGenerosodoNascimento 4 роки тому

      @@hidrakosara-nekuroteriaru1094, bem como todos os brasileiros, exceto os nativos, viemos de fora, assim como os japoneses imigraram de fora para as ilhas que compõe seu pais. Não se dão muito bem com os Ainus do norte, e somente em 6 de julho de 2008 que o Japão formalmente reconheceu os ainus como um grupo indígena, o que lhes garantiu então seguir seus próprios padrões culturais. Como V.Sa. pode perceber, a questão não é de QI "lá embaixo" ou qualquer outra coisa, mas sim de respeito. Como imigrantes, os Ainus sempre aceitaram os não Ainus no Japão, fato que não acontecia os demais habitantes das ilhas. Até pouco tempo atrás, éramos um pais do tipo "deixa a vida te levar, vida leva eu". Mas, hoje a realidade, que sempre foi a verdadeira, nosso povo tem aprendido com dores que no mundo ainda vigora a xenofobia, amplificada hoje pela maior luta necessária para conseguir os recursos necessários a vida, cada vez mais e visivelmente mais escassos. Pessoalmente não trato nenhum estrangeiro mal, informo, atendo (como já fiz com vários), mas nunca tive nenhuma dificuldade em colocar eles nos lugares deles. É um erro nós acharmos que todos são iguais como nós, mas o narrador do vídeo acima já aprendeu sua lição: ficar na sua. Portanto, jamais procurarei conversar com um estrangeiro de forma gratuita, mas o atenderei em suas necessidades caso solicitado. Só por educação! Sou assim tratado as vezes em outros países. Por fim: já viajei para fora na época do presidente Lula, e todos lá só faltavam estender o tapete vermelho para nós. Não porque eles gostavam de nós, mas sim por causa das reservas estrangeiras, ou seja, o Brasil não tinha perigo de entrar no tal "default" de pagamentos. Então simplesmente queriam vender e podiam fazer isso (gastávamos mais de 4,5 bilhões de dólares SÓ com cartões de crédito lá fora!). Na última viagem, não foi diferente, mas já tinha uma algo diferente, mais amargo. Em nenhuma hipótese sinto-me inferior a nenhum estrangeiro, muito pelo contrário: arrepia-me o fato de que a maioria não ter a menor ideia da geografia do globo terrestre. Mas paciência: deve haver também no Japão quem acredita que a terra é plana.

  • @YuNozaki
    @YuNozaki 4 роки тому +1

    Concordo com todos os pontos Márcio. Parabéns pelo vídeo!

  • @fernandoyamanahama6840
    @fernandoyamanahama6840 4 роки тому +5

    Até na fábrica que eu trabalho toca música brasileira.
    E o bullying acontece com os próprios japoneses também.

  • @hanschucruts3730
    @hanschucruts3730 4 роки тому

    Ôrra meu, você fez um excelente vídeo, muito esclarecedor, curioso e didático. Valeu !!!

  • @karinamatsuo100
    @karinamatsuo100 4 роки тому

    Márcio Parabéns!! Eu adoro seus vídeos... já morei no Japão e você falou tudo!!
    Existe muita coisa boa sim no Japão mas também tem o lado ruim... se você mil maravilhas ninguém pensaria em vir embora pro Brasil!!

  • @369Eduardo
    @369Eduardo 4 роки тому +3

    Continua sendo melhor que o Brasil, vou morar no Japão algum dia. ^-^

  • @Fabricio_Nilo
    @Fabricio_Nilo 4 роки тому +4

    Fala Márcio. Parabéns pelo canal. Eu tenho muita vontade de conhecer o Japão.

  • @l_neri
    @l_neri 4 роки тому

    Gostei muito que se importou em citar uma fonte sobre desigualdade de gênero.

  • @simoneanami9253
    @simoneanami9253 4 роки тому

    Show ! Amei ! Faz outros vídeos !!!

  • @ericashimada7176
    @ericashimada7176 4 роки тому +1

    Achei muito pertinentes duas observações sobre o lado B que muitos preferem ignorar, relevar ou esquecer. Tenho a minha visão de turista quando estive em Okayama por quase um mês, fiquei em casas de família por intermédio de uma bolsa cultural cedida pela província de meus avós maternos. Tive contato com alguns parentes de minha mãe (primos) e com eles observei muito preconceito e ignorância com relação aos dekasseguis e engoli muito sapo pq meus irmãos estavam na época no Japão mas tive de ocultar essa informação, foi muito angustiante o convívio com eles. A questão da música brasileira ser tocada em shopping eu me lembro que tocaram nossa nova quando eu e mais colegas e comitiva de japoneses entramos, portanto, não é lenda urbana, infelizmente. Existe preconceito com quem tem a pele bronzeada, assim, quem é de Okinawa sofre bastante, presenciei vários momentos assim durante a minha estadia por lá. Depois de alguns anos, o filme da Sofia Coppola, Encontros e Desencontros, título original Lost in Translation, foi impactante pq retratou exatamente como se sente um ocidental interagindo com os japoneses, um dos meus filmes favoritos. Valeu, Márcio.

  • @emerson9207
    @emerson9207 4 роки тому +1

    Esse fato da música aconteceu comigo enquanto estava na Tokyu Hands. De inicio até acreditei q eles sabiam q eu e minha esposa eramos brasileiros e era uma forma de aviso mas depois fui pesquisando mais sobre o assunto e um primo da minha esposa mora lá e me explicou que os japoneses gostam muito da Bossa Nova e tal. Acredito q seja isso mesmo.

  • @dennysvfmenezes
    @dennysvfmenezes 4 роки тому +4

    Vlw, Márcio, observações muito lúcidas e conscientes.

  • @rafanakajima
    @rafanakajima 4 роки тому

    Video muito legal!!!

  • @LuMichelini
    @LuMichelini 4 роки тому

    Sua voz é muito agradável! Só quero adicionar uma coisa: em São Paulo, não é comum esse negócio de ficar perdendo tempo. As pessoas quase não tem tempo pra ir tomar essa cerveja no bar e sentar na calçada (até por que, é perigoso). Todo mundo trabalha praticamente o tempo todo também.

    • @princessblue4129
      @princessblue4129 4 роки тому

      Aí mentira. Os bares vivem lotados e é cheio de gente na rua, em eventos, em shoppings, nas calçadas. Não sei em que São Paulo vc está morando

    • @LuMichelini
      @LuMichelini 4 роки тому

      @@princessblue4129 E onde foi que eu falei de shopping e eventi? Isso seria em fim de semana. O que ele tá falando é aquela pegada de interior, todo mundo sentado na calçada da rua, tomando cerveja em dia de semana. Em São Paulo trabalha-se até 20h, não tem nem como fazer isso.

  • @Adilson4913M
    @Adilson4913M 4 роки тому +3

    Salve Marcio! Exatamente! Existe uma diferença entre falar mal e refletir sobre prós e contras. Ademais no final tem um ditado que diz "os incomodados que se mudem". Simples assim. Não tá feliz no Japão procura outro lugar para morar. Idem em relação ao Brasil. Abçs

  • @flaviopassos9527
    @flaviopassos9527 4 роки тому

    meu amigo, gosto da sua honestidade continue assim, parabéns pelo trabalho

  • @LeandroPires
    @LeandroPires 4 роки тому

    ótimo vídeo... valeu!

  • @juniorbocao8414
    @juniorbocao8414 4 роки тому

    Bem legal o conteúdo, Márcio. Fui ao Japão com minha esposa em 2016 e pretendo retornar ao país algum dia.

  • @edisonendo2057
    @edisonendo2057 4 роки тому +29

    E verdade eu ja presenciei eles anunciarem no altos falantes que estava entrando estrangeiros

  • @tsubasataty
    @tsubasataty 4 роки тому

    Adoreei o video!!

  • @valzinha232
    @valzinha232 4 роки тому

    Top!Os dois lados .

  • @Anna-bm3oe
    @Anna-bm3oe 4 роки тому +1

    Só não engordei porque morava em área de montanhas e tinha que subir andando 30 minutos todo dia haha (e a caminho pra escola tinha mais uma subida de 20 minutos, então andava muito todo dia)

  • @room9497
    @room9497 4 роки тому +1

    Verdade kkkk quem nao gosta de rotina nao vai se dar bem, me ajudou muito aprender a ter rotina ai e tambem hoje eu valorizo muito mais meu tempo livre (agora eu tenho que fazer render meu tempo kkkkkk) e tudo planejado mesmo estando aqui, inclusive hoje pensei que tenho que planejar melhor meus dias to muito relaxado. Sobre peso e tals eu emagreci kkkkkkkkkk tirando ir e voltar do trabalho todo lugar eu ia de bike, fui kyoto inteira de bike, shikoku tbm toda a costa de bike, os 5 templos de wakayama de bike. Basicamente toda folga indo pra algum lugar de bike, pra ter tempo pra isso minhas faxinas e as coisas de casas eram bem regradinhas kkkkkkkk negocio do japao pra mim foi otimizaçao de tempo mesmo pesado. Eu comecei a fumar no japao pq serio stress no ultimo tbm, nem tudo é rosas, vim pro brasil e fui parando, agora beber sempre achei uma merda kkkk sinto muito pra quem gosta mas ja nao acho gostoso a bebida, nem como me sinto nem como acordo depois, entao num foi problema pra mim, pachinko, apostas etc é outro que cara se joguei uma vez foi muito, me da raiva e eu nao aguento kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Os cara que passa esses dramas nos snacks vou nem comenta kkkkkkkk ridiculo. Gente preconceito eu só sofri mesmo mais intenso no inicio, depois que eu aprendi bem a lingua e os customes foi mais de boa. Cara o negocio de musica brasileira é mito mesmo kkkkkk até time de baiseball tocava ai se te pego quando os jogadores entravam, falta me falar que os mad dogs de kochi sabiam que eu tava la assistindo kkkkkkk lojas e tals tbm eu entrei do nada e ja tava tocando, locura demais e mesmo se for é mó legal quando vc escuta do nada musica brasilera la. Caraca eu nao sabia da pornografia infatil, mas que merda tensa demais, eu sei que eles gostam mesmo da inocencia e tals mas caralho limites né pqp. Carne de baleia é uma merda tbm, n sei o suficiente mas eu nao acho que tem mais motivo pra ficar matando balei.

  • @diariodeumcasalperdido2132
    @diariodeumcasalperdido2132 4 роки тому +3

    Só vimos verdades ! E tem o pessoas que adora pedir dinheiro emprestado

  • @ronmagagaronmagaga4073
    @ronmagagaronmagaga4073 4 роки тому +7

    Fala Sobre Sua FAMÍLIA,,Brasil

  • @danielletrevia3939
    @danielletrevia3939 4 роки тому

    Agradecemos abrir nossos olhos!!!!

  • @marlisilveira1445
    @marlisilveira1445 4 роки тому

    Tenho amigos aí no Japão, tenho muito medo de visitá-los embora eu os ame, grata Márcio por esse vídeo esclarecedor

    • @Cleberson-silva
      @Cleberson-silva 4 роки тому

      Tá falando como se vc fosse lá seria imediatamente morta

  • @tommyd.7948
    @tommyd.7948 4 роки тому +2

    Tem como fazer um vídeo explicando mais sobre o assunto da política nacionalista no Japão?

  • @vagnersilva441
    @vagnersilva441 4 роки тому +1

    Cara gosto muito desse país o q sei do Japão e que são muito disciplinados educados de sorriso fácil porém e importante vc falar sobre os 2 lados do país q nós não sabemos os japoneses são um povo muito inteligente importante saber sobre a cultura oriental obrigado