A Noruega é definitivamente capitalista. A propósito, recentemente abri minha primeira empresa por aqui e não levou mais que 30 minutos. Em relação aos impostos em relação ao PIB, vale lembrar que a maior parte da receita norueguesa vem do setor petroleiro, o qual é altamente taxado.
Maciota, a imigração na Noruega andou reduzindo consderavelmente nesses últimos dois anos. Aqui, os refugiados são normalmente bem integrados e normalmente só uma minoria acaba criando problema, o que poderia acontecer com qualquer grupo de pessoas, inclusive nós brasileiros. No entanto na suécia a situação tá bem diferente....
@@KnightofWine Caraca, que daohra, mano! Eu estou procurando uns países bons para estudar a língua e a cultura e (possivelmente) morar no futuro. O que você acha da Estônia no sentido de um imigrante construir uma vida ai? Tipo, Ai tem uma economia estável? As pessoas tratam bem quem vem de fora? Dá para ser feliz aí? Essas coisas.
Mas a Noruega tem um detalhe, a população tem um nível educacional alto, o que ajuda o país a ter capacidade técnica de partir para outros setores mantendo a competitividade do país, eles fizeram o dever de casa muito bem feito.
Oi Rapha! Sou nova no canal, já fui PT, mas consegui me livrar desse mal há alguns anos atrás. Eu adoraria ouvir a sua opinião sobre “o milagre da Finlândia”. Como eu fui PT, eu tenho VÁRIOS amigos que ainda são petistas, pois acreditam no socialismo, e volta e meia eles usam esse país como exemplo contra o capitalismo. Ps. Sou de Ponta Grossa PR, mas morava em Curitiba, no Água Verde, saudades de Curitiba. Já morei na Irlanda (em 2007 a 2010) e foi lá que comecei a deixar de ser PT... Hoje eu moro aqui no Arizona USA, vivendo o capitalismo na pele, por mais que a esquerda e o mimimi tá crescendo por aqui também.
Fala mano! Seus videos de levantamentos históricos e explicações de economia básica de causalidades do porquê países prosperaram são os melhores,valeu! 👏🤘👊
5:00 Caramba o cara não sabe matemática, ele acaba de falar que a produção por dia no Brasil é de 2,4 milhões barris por dia e que a população é de 207 milhões e termina a conta 5:22 dizendo que o Brasil produz 691 litros por dia por habitante sendo que o resultado é menos de 2 litros.... KKKKKKKKKKK
Eu assistindo isso hoje, pra estudar política, socialismo e comunismo, vim parar aqui! Esse rapaz explica muito bem, apesar q se passaram muito tempo e o cenário é outro!
Tenho um vídeo legendado no meu canal do Stefan Molyneux sobre o mito do socialismo escandinavo. OBS: O Kogos confirmou no twitter que vai fazer uma live nesta sexta, não percam.
Excelente vídeo, sempre tive dúvidas quanto a esses casos e obrigada por falar no momentos dos gráficos, pois eu realmente ouço seus vídeos enquanto trabalho, valeuu mesmo!!!!
Rafael, uma sugestão de fazer um vídeo revisando os resultados da Noruega mediante a atual crise e mostrar como a sua análise conversa com a realidade.
Seria um bom momento para um outro vídeo avaliar a atual situação da Noruega diante dessa crise mundial tanto em relação ao corona vírus, quando essa crise do petróleo.
Uma das coisas mais lindas que eu já li foi o Plano Estratégico do Fundo Soberano da Noruega. É de cair uma lágrima. Se um dia quiser conversar a respeito e fazer um video com mais detalhes, fico a disposição.
Na verdade a diferença entre a Noruega e a Suiça, em termos de salário, é muito maior do que parece. Se o salário nominal bruto na Suiça é apenas 10% maior, o líquido é muito maior porque o imposto de renda, dependendo do cantão, é 1/3 ou menos.
Obrigado por falar coisa como gráfico na tela ou olha essa imagem, escuto muito seus vídeos voltando do trabalho ou trabalhando mesmo e nem sempre da pra ficar olhando a tela do celular... Obrigado mesmo...
Se eu pudesse, daria like 1 milhão de vezes. Adoro esse tipo de vídeo analisando economia de outros países. Traga mais sobre países incomuns. Principalmente os lados positivos. Vi a um tempo atrás que o Kwait intervém pouco na economia. Seria interessante um vídeo sobre ele.
Faz um da Nova Zelandia.. tava quebrada na decada de 90, ate hotel era estatal, fecharam tudo, privatizaram um monte, eliminaram milhares de empregos nas estatais e hj esta bem.
Pois é, na Noruega é social-democracia, não anarco-capitalismo que não passa de uma besteira kkkk capitalismo e Estado são mal NECESSÁRIO, bote necessário nisso.
Se possível, use mais graficos e recursos visuais! mesmo que tenha que explicar um pouco eles para quem apenas ouve... é muito bom poder ver as informações com mais clareza Abraço
Portugal é um país de esquerda.Para começar, a nossa constituição foi criada e supervisionada por um governo comunista.(Para verem,a constituição dizia que o objectivo principal de Portugal era atingir o Socialismo) Embora estas partes tenham sido removidas da constituição ao longo dos anos,Temos inúmeras leis de esquerda. -O estado rouba os nossos salários com taxas enormes -Ter uma empresa é crime(E muito difícil despedir alguém) -O estado dá inúmeros subsídios e serviços, que não chegam a tirar ninguém da pobreza -Salário mínimo -só para verem, o estado ajuda as pessoas a não trabalhar.Se alguém está desempregado,em vez de procurar emprego,o estado diz que procura emprego,enquanto paga com o nosso dinheiro roubado ao desempregado.Quando o estado mostra um potencial emprego a esse desempregado,ele pode até rejeitar. Espero que tenha respondido.Há muitas mais leis socialistas mas posso dizer que desde 1974 que Portugal é esquerda sem dúvida.
Cara, precisa ter visto esse vídeo a uns bons tempos atrás. Na minha época de escola a professora sempre usava o mesmo argumento quando citava a Nova Zelandia como exemplo de onde uma economia com pouca/nenhuma intervenção estatal poderia dar certo, e ela sempre usava a mesma falácia: " Ah, mas olha o tamanho do Brasil". E eu ficava como bobo da sala que tentou indagar uma pessoa "formada" que por ter um diploma pode dizer qualquer bobagem.
é um dos melhores vídeos que você já fez, já tive que replicar ele a muitos que acham que Noruega é socialista em Julho de 2019, vídeo ainda atual... TKS
Olá! Moro na Noruega há quase 10 anos e, quando cheguei aqui, eu também não entendia o porquê de tantos impostos e nem como a sociedade norueguesa conseguia manter um bom padrão de vida, o melhor IDH do mundo, sendo a Noruega um país tão pequeno e com poucos recursos naturais. Hoje eu pago os meus impostos com gosto porque sei que o dinheiro será bem administrado pelo Estado (a Noruega tem um nível de corrupção quase nulo). Os empresários também pagam seus impostos pelo mesmo motivo. Aliás, o combate à corrupção aqui começa em casa. Noruegueses geralmente respeitam regras/leis. Além disso, os noruegueses têm um senso de civismo e cooperacão muito mais evoluido do que a maioria dos brasileiros. Eles não são imediatistas, eles pensam no futuro e no "todo", não apenas no próprio umbigo. Partindo deste princípio, pagar altos impostos pra investir no "estado de bem estar social" é também uma ótima política de segurança pública (a criminalidade aqui é uma das mais baixas do mundo). Resumindo: altos impostos funcionam onde há honestidade e com um bom senso de civismo.
Daniele logo, seria AINDA melhor se fosse privado, visto que, SEM INCENTIVO real (monetário) os políticos fazem isto, se haver incentivo real a Noruega dispara. Sem contar que hão muitas empresas/investimento privado nos países nórdicos como um todo
Dinheiro de Wall Street, ué. A URSS foi um experimento social bancado pelos magnatas ocidentais. Foi um campo observatório para análise... A economia planificada administrada pelo proletariado NUNCA existiu.
Arrependam-se de seus pecados,vão para Cristo,ele ama vocês mesmo vocês não amando ele. Creiam nele verdadeiramente para serem salvos e sigam-no Repent of your SINS, go to Christ, he loves you yourself not loving him. Believe in him truly to be saved and follow him
Sobre o fundo soberano, não importa a flutuação do valor do fundo, o que importa é a quantidade de dividendos que o fundo gera. Foram mais de 24 Bilhões de dólares apenas em 2019.
Rafael, gostaria que você falasse sobre o problema da imigração na visão libertária. Sim, muitas vezes o problema é causado pelo próprio Estado. Exemplo vários países europeus. Mas como uma sociedade faria com uma imigração em massa rumo as suas fronteiras se não fosse uma intervenção estatal?
Sim, Paulo Guedes falou uma coisa interessante, esses sistemas de máquinas estatais grandes, funcionam por um tempo se você investe em infraestrutura e tem algum bem natural, mas cedo ou tarde ele se esgota e ai, ou fale , ou faz uma reforma do estado diminuindo-o.
Thales Raphael Scarpin na verdade não, e se vc usar o argumento que o estado é necessário, é simples é necessário acabar com a pobreza ent mate os pobres, simples n? Esse argumento é incoerente à lógica e racionalidade q provam invalidez do estado
Raphael, parabéns pela bela e simples explicação! Deveríamos disseminar essas informações em massa, pois o povo está sendo doutrinados pela esquerda a 30 anos.
Acho que a discussão na sociedade brasileira desviou-se do que realmente importa para aquela discussão social de liberdades de comportamento, que, economicamente, não vai nos levar para um patamar superior de desenvolvimento. O essencial é aumentar a nossa eficiência, com educação e desenvolvimento tecnológico, o que passa pela liberalização econômica e desburocratização. Isso ninguém se preocupa em discutir. O que tem se visto, talvez por grande influência da esquerda, é que se prefere ficar discutindo escola com x sem partido do que discutir como melhorar a educação. Seria muito legal se você fizesse um vídeo sobre os eventuais efeitos de uma diminuição drástica do nosso Imposto de Importação.
A Noruega enriqueceu quando encontraram petróleo lá. Isso, há apenas 50 anos. E se o petróleo acabar? E se o petróleo for substituído? E a dependência de energia? Quem aguentaria aquelas temperaturas sem aquecedores? Até quando haverá riqueza baseada em petróleo? Mas nada é explicado por apenas uma variável... Obs.: vejam o canal " A Noruega e eu ".
Igor sou inscrito do teu canal e ele é show de bola, mas eu já ouvi dizer que a Statoil que é a maior empresa do país é estatal, pois todo mundo fala isso. Igor aqui no Brasil existe 153 empresas estatais, na Suécia que é vizinha aí da Noruega tem 49, mas eu quero saber quantas estatais existe ao todo na Noruega ? Um forte abraço e tudo de bom cara !
Fala Pablo! Valeu pelo apoio! Olha, pra te ser sincero não tenho a menor ideia de quantas estatais temos por aqui. No entanto acredito que se houverem, são poucas. Isso devido ao fato do modelo economico adotado na Europa que visa o proteger o livre mercado e encentivar a concorrência. Vou procurar saber quais e quantas estatais temos por aqui e te aviso se descobrir. Um abraço de Oslo!
É meio desnecessário. A própria história já detonou esse mito, e hoje em dia quase ninguém se apoia nisso. Mas seria interessante falar do que eles dizem, não apoiando o sistema como um todo, mas dizendo que ele fez tais coisas (como "criar um celular", que na verdade era apenas um walkietalkie. Também é engraçado como eles condenam que pessoas livremente trabalhem juntas pra fazer um celular, mas é totalmente ok que um país force pessoas a trabalhar sob salários minúsculos para construir armas, fazer mineração de ferro, plantar e fazer uma guerrilha tecnológica). Conhecem Tetris? Feito por um cara da URSS, que tomou os direitos dele e lucrou por anos sobre o jogo.
Acho que a Suiça tem antes de tudo o que você falou, uma excelente educação que deu origem a um pais com alto criatividade, uma sociedade bem educada é sempre nivelada.
So é possivel investir em educação com prosperidade econômica, ou seja, a liberdade em empreender e um estado enxuto é a causa de um sistema educacional competente. Primeiro se teve o analfabeto suiço no início do seculo XIX com liberdade economica, tendo a oportunidade de produzir queijo facilmente, dessa forma provendo condições de vida melhor a proxima geração. Educação vai evoluindo como consequência da liberdade economica
Fatos: -Noruega é o primeiro IDH do mundo. -Noruega tem muitos funcionários públicos. Logo: "Muitos funcionários públicos causam IDH alto." É uma lógica de imbecil. 🤦🤦🤦 Sem falar que a Noruega é uma monarquia parlamentarista, quando se fala em restaurar a monarquia aqui você é taxado de “maluco” ou te mandam gif de guilhotina.
Parabéns! Mostrou o segredo para um país funcionar! Liberdade economica, para a geração de riqueza, e a distribuição justa e eficaz de uma pequena parte dessa riqueza para a população.
Acho q o Welfare State escandinavo não é contraditório à liberdade econômica. Tá meio forçoso esse enquadramento estrito do modelo norueguês uma vez que, dentro dos exemplos de Estado de bem estar social q verificamos, temos q marcar a diferença entre o modelo de primeiro mundo e o modelo de economia socialista. No modelo ocidental norueguês houve a privatização parcial, sem abrir mão do controle acionário estatal. No caso do petróleo eles vêm ampliando suas aquisições, inclusive comprando campos de petróleo a preço de banana aqui no Brasil, vide campo de Carcará. A Statoil, 67% estatal, já é segunda petrolífera brasileira. Mas ela é bem diferente da Petrobrás em sua gestão, muito mais dinâmica. Do resultado dessa atividade, mais de 70% do lucro fica em casa, e compõe o maior fundo soberano do mundo. Acredito q a expertise q eles têm no ramo petrolífero exclue essa hipótese esdrúxula de ruína desse fundo, eles são bons gestores ora, têm a melhor educação. Teoricamente esse risco qualquer fundo correria. Vamos acabar com os fundos???
Hoje 2018 esses 80 dias para abrir empresa é lenda, minha esposa é contadora, quando demora muito, demora 20 dias, isso porque o corpo de bombeiros é o que demora mais para fazer a visita para liberação do alvará, se não fosse isso com 12-15 estava tudo certo.
Boa noite Rafael, você poderia fazer um vídeo explicando quais os melhores investimentos em 2018? Se você investe, em que você investe? , Tesouro direto? Fundos imobiliários? , Ações?? , Obrigada.
A Noruega tem um controle social bastante grande. Por exemplo, baladas só até 2hs da manhã, proibido comprar cerveja no fim de semana depois de um determinado horário, umas coisas assim
Qualquer coisa acima de 5% de teor alcoolico só é vendido por uma cadeia de lojas monopolizadas pelo governo (o nome é literalmente "Monopólio do Vinho")
A questão não é defender socialismo e sim políticas públicas que funcionam Em relação à "liberdade econômica" a tributação retida diretamente sobre a renda é alta e a incidente sobre o consumo é baixa, simples assim.
Já ouvi de tudo, inclusive essa asneira do socialismo norueguês, aliás, já ouvi até o Rafael dizer em 2018 que o Paulo Keynes (aquele ministro que anunciava durante a campanha eleitoral (de 2018) que o PT havia acertado na desvalorização do Real) era um liberal da escola de Chicago.
6 років тому+23
O vídeo é bom, mas peca ao tentar vincular estado grande com socialismo. São conceitos que não obrigatoriamente são interligados. Há países com estado grande (e essa grandeza depende do referencial adotado) e absolutamente liberais e capitalistas (Noruega, Dinamarca, Suécia e etc). Um não é a causa do outro, não se poder dizer que se um estado é grande, logo ele é socialista. Não! Essa afirmação é falsa e os países citados, e muitos outros, são a prova disso. Ademais, o tamanha do estado não é calculado apenas pelo TributoxPib (apesar de ser um índice de extrema relevância), há outros indicadores que também podem ser utilizados, como, por exemplo, a quantidade de servidores públicos em relação a população. Nos países retro, inclusive na Suíça, citada no vídeo como exemplo de estado menor, há muitos mais servidores públicos, proporcionalmente, do que no Brasil. Apenas como exemplo: a Noruega e Dinamarca tem quase 3 vezes mais servidores que no Brasil. Reino Unido tem o dobro. Suíça tem 50% a mais. Alguem duvida que são países absolutamente capitalistas e liberais? - dados proporcionais, evidentemente -. Fonte: OCDE www.oecd-ilibrary.org/governance/government-at-a-glance-2015/employment-in-the-public-sector_gov_glance-2015-22-en. Também não concordo que tributo é roubo, como afirmado no vídeo. O tributo veio do contrato social. O estado somos nós e não um ente autônomo, demoníaco, intentado a nos ferrar. Sem tributo não há estado, sem estado só resta Anarquismo ou, por incrível que possa parecer, comunismo que tem como final utópico o próprio desaparecimento do estado. Frise-se que se percebe claramente, dados objetivos, que os países com melhores IDHs do mundo, não adotam a postura do Estado Mínimo. No entanto, no Brasil, querem te empurrar goela a baixo a afirmação de que se você não é a favor do Estado Mínimo, logo você é socialista, comunista e etc. Assim, mais uma vez, esses países mostram que essa afirmação é absurda. É completamente possível ser capitalista e liberal e, ao mesmo tempo, a favor de um estado, que não seja gigante ou grande, mas que também não seja mínimo, e que mantenha suas funções sociais relevantes. Trata-se, por exemplo, do pensamento de Amartya Sen, ganhador do nobel de economia, que na minha visão não é excludente de Hayek, podendo ser complementares. Longe de mim ser o dono da verdade, apenas querendo contribuir com o debate. Agradeço o espaço.
Olá, João. Vim responder seu comentário numa boa, para termos um diálogo amigável, beleza? O vídeo não peca ao chamar de Socialista um país com Estado grande, porque o Raphael se refere à um país que devido o tamanho do seu Estado, acaba diminuindo a liberdade individual por meio de direitos e fornecimento de bens e serviços de diversos setores. Não quer dizer que o Raphael acha que a Noruega você, de fato, num sistema socialista, mas é comum usar esse substantivo para com países com Estado grande dessa maneira, assim como o Frederic Bastiat, por exemplo. Não importa como chamaremos este ou aquele país. Sim, existem mais maneiras de definir o tamanho do Estado, como as que você citou. Porém, você pecou ao afirmar que Reino Unido, Suíça são “ absolutamente capitalistas e liberais “. De fato, são países capitalistas e liberais, mas não são tanto quanto parecem, até porque ambos têm impostos ridículos sobre alguns produtos importados e ambos ainda fornecem subsídios à agricultura, e isso é incompatível com uma economia absolutamente liberal, uma vez que o liberalismo não diz respeito somente a Economia, mas também ao moralidade da existência de um Estado. E se o Estado cobra esses impostos e fornece esses subsídios ele não pode ser completamente liberal. Não digo que não são países liberais, estou só dizendo que não são “ absolutamente liberais “ como você afirmou. E isso dialoga com outra coisa que você disse, que foi: “ É completamente possível ser capitalista e liberal e, ao mesmo tempo, a favor de um Estado, que não seja gigante ou grande, mas que também não seja mínimo e que mantenha suas funções sociais relevantes. “ Isso está muito incorreto. Os “ inteligentinhos “ tendem a crer que o liberalismo é unicamente uma doutrina econômica, ou um “guia econômico “, mas o liberalismo vai muito além disso. O liberalismo é o principal protetor da liberdade e do indivíduo, e logo, luta contra a maior instituição capaz de cercear nossas liberdades e nos privar do direito de realizar trocas, contratos e de basicamente, fazermos qualquer coisa sem termos que pagar ( sem nosso consentimento ) por isso, o Estado. É incompatível o Estado com uma mentalidade liberal, pois PRINCIPALMENTE se ele não for mínimo, ele se “ intrometerá “ em mais setores do que o necessário, e poderá causar ( além da falta de livre mercado e muitas vezes, a proibição de concorrência ) problemas quanto a qualidade do serviço, uma vez que servidores públicos desfrutam de sua estabilidade, e logo não são estimulados a estar sempre à frente da concorrência; prejuízos ao povo brasileiro, porque se por algum motivo o Estado sofrer prejuízo, quem paga é o contribuinte, ou seja, os pagadores de impostos; e outros fatores que eu poderia escrever o dia inteiro. É impossível ser a favor de uma economia liberal e um Estado que não seja mínimo, pelo menos em pleno juízo de suas faculdades mentais. Se você é favor disso, você não é liberal, você simplesmente concorda que o Estado não é um bom administrador da economia, mas não um liberal. Quanto ao Contrato Social que você comentou, me desculpe, terei de ser chato e fazê-lo algumas perguntas: Quando EU consenti com ele? Se é um contrato, porque não posso sair dele quando eu bem quiser? Se não foi consentido por mim, como pode ser legítimo? Porque eu DEVO algo à alguém, e por isso tenho que pagar impostos? Aliás, O QUE eu devo? Porque tenho essa dívida? Quando acaba? Veja, não existe Contrato Social, isso foi somente uma maneira polida dos iluministas de tentar colocar na cabeça das pessoas que “ não importa o que você acha, você tem uma dívida ( mesmo que vc nunca tenha feito nada para herdá-la ), e por isso você deve pagar para o Estado e pronto acabou. “. Você vê como é ilegítimo e até ilógico esse argumento? Ninguém consentiu com nada, não assinou nada, não DEVE nada. Por exemplo, se a casa é minha, eu a comprei e enfim, por que diabos tenho que pagar ao Estado por possuí-la? Se eu compro um carro, com o dinheiro suado do MEU trabalho, que consegui realizar devido MEUS anos de estudo, minhas capacidades e as minhas custas, por que eu tenho que pagar ao Estado por tê-lo? Se eu vou comprar algo no Mercado, por que eu tenho que pagar impostos ao Estado? Ele não tem nada a ver com essas coisas, se é meu, é meu, se é seu, é seu. É algo IMPOSTO a você, é algo roubado de você, pois você não quer fazê-lo, e mesmo que você especificamente queira fazê-lo, EU não quero, e eu não devo nada a você ou a sociedade brasileira, eu simplesmente nasci no território que as pessoas chamam de Brasil. É antiético roubar algo de alguém, isso todos sabem. Se eu não quero entregar impostos e mesmo assim, meu dinheiro, minha Propriedade é tirada de mim, como isso não é roubo? Sério, como você denomina isso, porque se não tem meu consentimento, é tomado e arrancado do meu bolso, mesmo que seja bom, eu fui roubado. E fornecer bons serviços com os impostos não tem relação nenhuma com cobrá-los. Não é porque os impostos renderam que o ato de taxar não foi roubo, até porque tudo que recebo do Estado como transporte público e outros serviços eu tenho que pagar novamente. Hayek explora como o liberalismo é incompatível com o Estado em diversas vezes, basta ler O Caminho da Servidão que você perceberá como seus ensinamentos são avessos à essência de um grande Estado, não há como fundir as duas coisas, e mesmo que houvesse, não seria ético. Também não sou o dono da verdade, mas espero ter contribuído às suas reflexões, o senhor com certeza contribuiu para as minhas, abraço.
@@gabrielbemfica5422 esse "contrato", pelo que eu entendi, se refere ao fato de fazermos parte dessa sociedade e usufruirmos de todos os benefícios que viver em uma sociedade complexa como a nossa prove, dessa forma o imposto seria uma contribuição para que a sociedade continue funcionando com a eficiência que convém a maioria. Eu imagino que seja dito um "contrato" pq as pessoas aceitam os direitos e os deveres relativos a fazer parte da sociedade, imagino (nao estudei o topico se eu estiver errado me corrija) que vc pode discordar do "contrato", ou seja, nao "assina-lo", mas fazer isso seria se desconectar da sociedade. As pessoas não vivem isoladas, vc disse que o estado nao tem nada a ver com o seu trabalho e sua produtividade, mas a realidade não é assim. Pra que tu possa ser produtivo tu tem q confiar o trabalho de limpeza ao setor publico do contrario vc gastaria tempo para se livrar do seu lixo, além disso o estado garante a segurança (eu sei q nao é eficiente nisso) e infraestrutura, garante tb a qualidade da agua e da comida que chega ate vc através de regulamentações e fiscalização, em fim o estado te garante meios para que vc possa trabalhar e produzir riqueza, eu acho bem razoável contribuir para o bom funcionamento da sociedade, para que assim eu possa trabalhar e conseguir meus bens com tranquilidade e foco. A Noruega se nao me engano é uma social democracy, ela busca prover qualidade de vida e oportunidades para todos os seus cidadãos, mas continua com economia capitalista e aberta ao empreendedorismo, não acho que essa economia mista deva ser taxada como socialista. Quanto ao que vc falou eu n compreendi isso: "...devido o tamanho do seu Estado,acaba diminuindo a liberdade individual por meio de direitos e fornecimento de bens e serviços de diversos setores." como direitos e fornecimento de bens e serviços pode diminuir a liberdade individual?
@@16ruy Como assim "como direitos e fornecimento de bens pode diminuir a liberdade individual?"? O Estado não produz, ele literalmente rouba de um para dar para outro. Se tem alguém usufruindo do "direito" à renda mínima, tem alguém trabalhando sem receber. Roubo não diminui liberdade individual? Se tem alguém no hospital público "gratuito" ofertado pelo Estado, essa pessoa está usufruindo do fruto do roubo, não de caridade ou "direitos". Além disso, sociedade e Estado são duas coisas diferentes. O primeiro é a associação voluntária de indivíduos, o segundo é uma instituição que rouba e agride. Sociedade não precisa de Estado para existir. Ele inclusive corrompe a existência dela. Todos os serviços que vc citou podem ser ofertados pelo setor privado, só não o são pq o Estado garante seu monopólio por meio da força e agressão. Caso tenha tempo, recomendo a leitura de Anatomia do Estado, de Murray Rothbard. É bem curto, fácil de achar na internet e muito elucidativo.
@@16ruy Parabéns amigo (sem ironia) pela iniciativa e pela vontade de ler algo diferente. Hoje em dia é difícil encontrar pessoas com esta disposição de pensar fora da caixa, a maioria está enraizada no senso comum. Espero que essa leitura sirva de incentivo para aprender mais sobre o tema. Neste canal mesmo vc encontra muitos vídeos relacionados a ele. Abrs e bom domingo
valeu cara, quando você falou da Suíça eu lembrei que eu tava debatendocom pessoas que defendiam um estado grande sobre a Suíça ter pouca criminalidade e um dessas pessoas começou a falar da corrupção e do paraíso fiscal eu fiquei desarmado(eu ainda to aprendendo a debater)
A Noruega é definitivamente capitalista. A propósito, recentemente abri minha primeira empresa por aqui e não levou mais que 30 minutos. Em relação aos impostos em relação ao PIB, vale lembrar que a maior parte da receita norueguesa vem do setor petroleiro, o qual é altamente taxado.
Igor Na Noruega . Nuss, já tinha visto teu canal antes. Como é que tá os muçulmerdas ae ? aterrorizando ainda ?
Igor Na Noruega ja trabalhei na norsky hydro! Eles tiram materia prima aqui no BR, no estado do Pará!
Maciota, a imigração na Noruega andou reduzindo consderavelmente nesses últimos dois anos. Aqui, os refugiados são normalmente bem integrados e normalmente só uma minoria acaba criando problema, o que poderia acontecer com qualquer grupo de pessoas, inclusive nós brasileiros. No entanto na suécia a situação tá bem diferente....
Sniper, a Hydro é a maior empresa norueguesa no Brasil. É uma pena que eles tenham perdido tanto a sua reputação nesses útimos meses..
Igor Na Noruega eles venderam para a SAPA alumínio agora, mas os executivos dessa empresa nos diziam que o governo norueguês era dono dessa empresa.
Na Estonia demora 8 horas pra abrir uma empresa, experiência própria.
Você mora na Estônia ?
@@Erick-wd6lb sim inclusive encontrei o Raphaël aqui.
@@KnightofWine Caraca, que daohra, mano!
Eu estou procurando uns países bons para estudar a língua e a cultura e (possivelmente) morar no futuro.
O que você acha da Estônia no sentido de um imigrante construir uma vida ai? Tipo,
Ai tem uma economia estável? As pessoas tratam bem quem vem de fora? Dá para ser feliz aí?
Essas coisas.
@@KnightofWine Responde o cara aí kkkk
Não precisa nem ir tão longe, nosso vizinho Paraguai também é bem deboa ter seu próprio negócio.
Mas a Noruega tem um detalhe, a população tem um nível educacional alto, o que ajuda o país a ter capacidade técnica de partir para outros setores mantendo a competitividade do país, eles fizeram o dever de casa muito bem feito.
Oi Rapha! Sou nova no canal, já fui PT, mas consegui me livrar desse mal há alguns anos atrás. Eu adoraria ouvir a sua opinião sobre “o milagre da Finlândia”. Como eu fui PT, eu tenho VÁRIOS amigos que ainda são petistas, pois acreditam no socialismo, e volta e meia eles usam esse país como exemplo contra o capitalismo.
Ps. Sou de Ponta Grossa PR, mas morava em Curitiba, no Água Verde, saudades de Curitiba. Já morei na Irlanda (em 2007 a 2010) e foi lá que comecei a deixar de ser PT...
Hoje eu moro aqui no Arizona USA, vivendo o capitalismo na pele, por mais que a esquerda e o mimimi tá crescendo por aqui também.
Fala mano! Seus videos de levantamentos históricos e explicações de economia básica de causalidades do porquê países prosperaram são os melhores,valeu! 👏🤘👊
Cara, adoro sua energia, esta vivacidade elástica: na fala, no vocabulário, nos argumentos, nas reiterações, nos links, nas sínteses...
Legenda libertaria usa algum programa, não é possível
Participem do grupo Anarcocapitalismo.
a eficiência dele advém de anos de competição no livre mercado
Num sistema sovietico nao existiriam incentivos para criar programas para auto promocao em comentarios de videos com conteudo relacionado
Com certeza tem financiamento da CIA.
Rodrigo Slash Verdade,Meus agentes tem que criar mais agentes ancap.Legendas é um bom caminho para isso.
Parabéns pelo vídeo e pela citação das fontes. É muito importante para quem quer se aprofundar.
"riqueza só acontece com trocas voluntárias de indivíduos"
muito bom
like
5:00 Caramba o cara não sabe matemática, ele acaba de falar que a produção por dia no Brasil é de 2,4 milhões barris por dia e que a população é de 207 milhões e termina a conta 5:22 dizendo que o Brasil produz 691 litros por dia por habitante sendo que o resultado é menos de 2 litros.... KKKKKKKKKKK
@@brunomocsa6518 ele converteu pra situação da noruega
@@brunomocsa6518 assiste de novo, tu tá precisando.
Eu assistindo isso hoje, pra estudar política, socialismo e comunismo, vim parar aqui! Esse rapaz explica muito bem, apesar q se passaram muito tempo e o cenário é outro!
Qual seria o cenário?
Tenho um vídeo legendado no meu canal do Stefan Molyneux sobre o mito do socialismo escandinavo. OBS: O Kogos confirmou no twitter que vai fazer uma live nesta sexta, não percam.
Legendas Libertárias vc é muito chato cara
Live que o Kogos fez hoje no Twitter sobre o assassinato do Alfie Evans: ua-cam.com/video/jXxwgic0QYY/v-deo.html
É verdade que Kogos é autista?
Luiz Milton Espíndola não, o Kogos vai fazer essa live sexta no canal dele e pediu no twitter que divulgassem.
Participem do grupo Anarcocapitalismo.
Excelente vídeo, sempre tive dúvidas quanto a esses casos e obrigada por falar no momentos dos gráficos, pois eu realmente ouço seus vídeos enquanto trabalho, valeuu mesmo!!!!
Por isso a educação verdadeira é importante. As pessoas passam a pensar acima das informações manipuladas.
Rafael, uma sugestão de fazer um vídeo revisando os resultados da Noruega mediante a atual crise e mostrar como a sua análise conversa com a realidade.
Muito obrigado. Seu conteúdo é libertador e sua linguagem simples e objetiva. Tenha certeza que me ajudou muito.
Parabéns pelo canal! Estou aprendendo bastante com você! Continue com seu excelente trabalho!
Esse é um vídeo pra guardar sempre no bolso quando necessário.
Muito legal ter colocado as fontes na descrição
Esse video vai envelhecer bem. Vamos ver o que rola agora com essa queda no petroleo
Seria um bom momento para um outro vídeo avaliar a atual situação da Noruega diante dessa crise mundial tanto em relação ao corona vírus, quando essa crise do petróleo.
Simplesmente fantástico. Conheci agora seu canal e já assisti uns 10 vídeos. Muito bom mesmo
Fala sobre sistema educacional da Finlândia.
Deixem um up aqui
Up
Up
Up
o melhor do mundo
U0
Uma das coisas mais lindas que eu já li foi o Plano Estratégico do Fundo Soberano da Noruega. É de cair uma lágrima. Se um dia quiser conversar a respeito e fazer um video com mais detalhes, fico a disposição.
Atualiza o vídeo depois da Pandemia, para ver como o fundo soberano se portou!!!
Na verdade a diferença entre a Noruega e a Suiça, em termos de salário, é muito maior do que parece. Se o salário nominal bruto na Suiça é apenas 10% maior, o líquido é muito maior porque o imposto de renda, dependendo do cantão, é 1/3 ou menos.
Obrigado por falar coisa como gráfico na tela ou olha essa imagem, escuto muito seus vídeos voltando do trabalho ou trabalhando mesmo e nem sempre da pra ficar olhando a tela do celular... Obrigado mesmo...
Se eu pudesse, daria like 1 milhão de vezes. Adoro esse tipo de vídeo analisando economia de outros países. Traga mais sobre países incomuns. Principalmente os lados positivos. Vi a um tempo atrás que o Kwait intervém pouco na economia. Seria interessante um vídeo sobre ele.
Sua dicção foi muito melhor que nos outros vídeos, parabéns brother
Faz um da Nova Zelandia.. tava quebrada na decada de 90, ate hotel era estatal, fecharam tudo, privatizaram um monte, eliminaram milhares de empregos nas estatais e hj esta bem.
Pois é, na Noruega é social-democracia, não anarco-capitalismo que não passa de uma besteira kkkk capitalismo e Estado são mal NECESSÁRIO, bote necessário nisso.
Gostei de quando você avisa que tem informação importante na tela, porque eu costumo ouvir os vídeos. Valeu!
porra eu acho esse vídeo uma obra prima do canal, coisa boa reassistir e ver essa condução lógico do raciocínio
Parabéns pelo conteúdo, conheci seu canal essa semana.
Cara, que canal, virei fã!
*Cheguei mais rápido do que socialista impressionado com o livre mercado na Noruega*
Se possível, use mais graficos e recursos visuais! mesmo que tenha que explicar um pouco eles para quem apenas ouve... é muito bom poder ver as informações com mais clareza
Abraço
Vídeo top!Salve de Portugal
TheAlex 1011 Considera Portugal um país de esquerda como alguns afirmam por aí?
TheAlex 1011 e como anda o libertarianismo ai?
Como anda o governo socialista aí
Eu to meio que por fora do que se passa em portugal!
Portugal é um país de esquerda.Para começar, a nossa constituição foi criada e supervisionada por um governo comunista.(Para verem,a constituição dizia que o objectivo principal de Portugal era atingir o Socialismo)
Embora estas partes tenham sido removidas da constituição ao longo dos anos,Temos inúmeras leis de esquerda.
-O estado rouba os nossos salários com taxas enormes
-Ter uma empresa é crime(E muito difícil despedir alguém)
-O estado dá inúmeros subsídios e serviços, que não chegam a tirar ninguém da pobreza
-Salário mínimo
-só para verem, o estado ajuda as pessoas a não trabalhar.Se alguém está desempregado,em vez de procurar emprego,o estado diz que procura emprego,enquanto paga com o nosso dinheiro roubado ao desempregado.Quando o estado mostra um potencial emprego a esse desempregado,ele pode até rejeitar.
Espero que tenha respondido.Há muitas mais leis socialistas mas posso dizer que desde 1974 que Portugal é esquerda sem dúvida.
Cara, precisa ter visto esse vídeo a uns bons tempos atrás. Na minha época de escola a professora sempre usava o mesmo argumento quando citava a Nova Zelandia como exemplo de onde uma economia com pouca/nenhuma intervenção estatal poderia dar certo, e ela sempre usava a mesma falácia: " Ah, mas olha o tamanho do Brasil". E eu ficava como bobo da sala que tentou indagar uma pessoa "formada" que por ter um diploma pode dizer qualquer bobagem.
Era só tu responder: Olha a Austrália, olha os Estados Unidos!
é um dos melhores vídeos que você já fez, já tive que replicar ele a muitos que acham que Noruega é socialista em Julho de 2019, vídeo ainda atual... TKS
Eu adoraria saber quais fontes você usa para se informar, Raphael. Muito bom vídeo!
Tão na descrição man
Muito bom. Muito claro, discute bem e quando eu olhei para a sua descrição com todas a referências ..... Yeah aí tu levou suas 5 estrelas!
Ótimo vídeo! Seria bom dar uma atualizada agora no mito do socialismo Português também.
Adoro esse tipo de video falando sobre a economia dos países
Só pra constar a vidência do Rafael. Deu merda no Fundo em 2020. Notícia de 2 de abril. O fundo perdeu 113 bilhões de dólares.....
É bom falarmos!
Quer dizer que em alguns anos teremos loiras norueguesas, tipo exportação, dando sopa no mercado ?
Um dos melhores vídeos parabéns Raphael
Olá! Moro na Noruega há quase 10 anos e, quando cheguei aqui, eu também não entendia o porquê de tantos impostos e nem como a sociedade norueguesa conseguia manter um bom padrão de vida, o melhor IDH do mundo, sendo a Noruega um país tão pequeno e com poucos recursos naturais. Hoje eu pago os meus impostos com gosto porque sei que o dinheiro será bem administrado pelo Estado (a Noruega tem um nível de corrupção quase nulo). Os empresários também pagam seus impostos pelo mesmo motivo. Aliás, o combate à corrupção aqui começa em casa. Noruegueses geralmente respeitam regras/leis. Além disso, os noruegueses têm um senso de civismo e cooperacão muito mais evoluido do que a maioria dos brasileiros. Eles não são imediatistas, eles pensam no futuro e no "todo", não apenas no próprio umbigo. Partindo deste princípio, pagar altos impostos pra investir no "estado de bem estar social" é também uma ótima política de segurança pública (a criminalidade aqui é uma das mais baixas do mundo). Resumindo: altos impostos funcionam onde há honestidade e com um bom senso de civismo.
isso aí.
perfeito !
Mas tbm tem petroléo pra kralho
Resumidamente: vc segue no senso comum. Parabéns - escreveu muito e não falou nada
Daniele logo, seria AINDA melhor se fosse privado, visto que, SEM INCENTIVO real (monetário) os políticos fazem isto, se haver incentivo real a Noruega dispara.
Sem contar que hão muitas empresas/investimento privado nos países nórdicos como um todo
Obrigado por deixar as fontes
_Você poderia fazer um vídeo explicando o porquê da URSS se tornou uma potência tão grande mesmo sendo socialista._
Samuel S. Almeida up
Dinheiro de Wall Street, ué. A URSS foi um experimento social bancado pelos magnatas ocidentais. Foi um campo observatório para análise... A economia planificada administrada pelo proletariado NUNCA existiu.
@Matthews Legend pres. Socotra Sim!
Oxe. E a china?
@@zackb.3157 isso é verdade !!!
Você é muito bom, só falta você ila da uma sura nos políticos. Se candidatando.
Arrependam-se de seus pecados,vão para Cristo,ele ama vocês mesmo vocês não amando ele. Creiam nele verdadeiramente para serem salvos e sigam-no
Repent of your SINS, go to Christ, he loves you yourself not loving him. Believe in him truly to be saved and follow him
a tamb ta ficando cada vez mais bonita! parabens pelo seu trabalho!!!
é serio faz uma tamb pra cada 'run' do canal
A produção deu um picão kkk
Pedro Henrique Fernandes do Monte foi da escola Kid Bengala de economia
Melhor que falar que deu um picasso
Sobre o fundo soberano, não importa a flutuação do valor do fundo, o que importa é a quantidade de dividendos que o fundo gera. Foram mais de 24 Bilhões de dólares apenas em 2019.
Rafael, gostaria que você falasse sobre o problema da imigração na visão libertária. Sim, muitas vezes o problema é causado pelo próprio Estado. Exemplo vários países europeus. Mas como uma sociedade faria com uma imigração em massa rumo as suas fronteiras se não fosse uma intervenção estatal?
Sim, eu estava ouvindo com outra página em aberto, obrigado por ter avisado sobre o gráfico
7:54 UM PICÃO
Ele estudou na escola Kid Bengala de economia , agora já sabem o diploma dele
@@kaduuu8357 KAKAKAKAKAKA
muito bom sua explanação. Parabéns! Ou seja, não tem milagre. O Brasil é gigante e assim muita gente despreparada opina e atrapalha.
É um mito dizer que a Suiça é rica só por causa da admnistração de grandes fortunas. Wealth management responde por pouco mais de 3% do PIB.
Sim, Paulo Guedes falou uma coisa interessante, esses sistemas de máquinas estatais grandes, funcionam por um tempo se você investe em infraestrutura e tem algum bem natural, mas cedo ou tarde ele se esgota e ai, ou fale , ou faz uma reforma do estado diminuindo-o.
Não é estado grande, mínimo, nem sem estado. Mas estado necessário.
Estado necessario= estado minimo pq ele so é realmente necessario najustisa e na segurança
Eu prefiro chamar de estado na medida em que sua existência não se torna inútil.
Thales Raphael Scarpin na verdade não, e se vc usar o argumento que o estado é necessário, é simples é necessário acabar com a pobreza ent mate os pobres, simples n? Esse argumento é incoerente à lógica e racionalidade q provam invalidez do estado
"Gráfico na tela" - ai eu me apaixono. Isso que é um vídeo bem feito. Valeu pela consideração s2
Primeiro vídeo que vi teu, parabéns pelo canal. Ele devia ser mais maior, muito conhecimento adquirido aqui. Valeu =D
Excelente vídeo Raphaël, Parabéns!!!
Bem que voce podia fazer uma playlist chamada /Mito do socialismo\
apesar q não ter mtos paises q a esquerda dê como "bem sucedido" kkk
mas o proximo deve ser Dinamarca ou Finlandia
Estava aguardando esse vídeo.
Raphael, parabéns pela bela e simples explicação!
Deveríamos disseminar essas informações em massa, pois o povo está sendo doutrinados pela esquerda a 30 anos.
Acho que a discussão na sociedade brasileira desviou-se do que realmente importa para aquela discussão social de liberdades de comportamento, que, economicamente, não vai nos levar para um patamar superior de desenvolvimento.
O essencial é aumentar a nossa eficiência, com educação e desenvolvimento tecnológico, o que passa pela liberalização econômica e desburocratização. Isso ninguém se preocupa em discutir.
O que tem se visto, talvez por grande influência da esquerda, é que se prefere ficar discutindo escola com x sem partido do que discutir como melhorar a educação.
Seria muito legal se você fizesse um vídeo sobre os eventuais efeitos de uma diminuição drástica do nosso Imposto de Importação.
Obrigado por esse vídeo pqp!!!!
A Noruega enriqueceu quando encontraram petróleo lá. Isso, há apenas 50 anos. E se o petróleo acabar? E se o petróleo for substituído? E a dependência de energia? Quem aguentaria aquelas temperaturas sem aquecedores? Até quando haverá riqueza baseada em petróleo? Mas nada é explicado por apenas uma variável... Obs.: vejam o canal " A Noruega e eu ".
Pessoal, por favor parem de espalhar esse mito que a Statoil é uma estatal! A Statoil é uma empresa privada!
Igor sou inscrito do teu canal e ele é show de bola, mas eu já ouvi dizer que a Statoil que é a maior empresa do país é estatal, pois todo mundo fala isso.
Igor aqui no Brasil existe 153 empresas estatais, na Suécia que é vizinha aí da Noruega tem 49, mas eu quero saber quantas estatais existe ao todo na Noruega ? Um forte abraço e tudo de bom cara !
Fala Pablo! Valeu pelo apoio! Olha, pra te ser sincero não tenho a menor ideia de quantas estatais temos por aqui. No entanto acredito que se houverem, são poucas. Isso devido ao fato do modelo economico adotado na Europa que visa o proteger o livre mercado e encentivar a concorrência. Vou procurar saber quais e quantas estatais temos por aqui e te aviso se descobrir. Um abraço de Oslo!
en.wikipedia.org/wiki/Statoil
Government of Norway (67%)
Government Pension Fund of Norway (3%)
GEK Terna (1%)
Others (29%)
67% do capital da Statoil pertence ao governo Norueguês.
Se aplicarmos a divisão de recursos com justiça social, somados a investimento maciço na educação chegaremos lá. Paz e bem.
Faz um video explicando o mito de que a economia da União Soviética funcionava
Bem, se funcionasse ainda existiria um país chamado União Soviética atualmente, não acha? kkkkkk
É meio desnecessário. A própria história já detonou esse mito, e hoje em dia quase ninguém se apoia nisso.
Mas seria interessante falar do que eles dizem, não apoiando o sistema como um todo, mas dizendo que ele fez tais coisas (como "criar um celular", que na verdade era apenas um walkietalkie. Também é engraçado como eles condenam que pessoas livremente trabalhem juntas pra fazer um celular, mas é totalmente ok que um país force pessoas a trabalhar sob salários minúsculos para construir armas, fazer mineração de ferro, plantar e fazer uma guerrilha tecnológica).
Conhecem Tetris? Feito por um cara da URSS, que tomou os direitos dele e lucrou por anos sobre o jogo.
Agora, com o ministério das cidades que criou os conselhos de desenvolvimento municipal (CDM) o tempo para abertura de empresa multiplicou muito!
2020. A temida crise chegou e via de regra está acontecendo tudo que foi comentado no vídeo.
Você é nuito bem preparado.
Obrigado por lembrar de quem escuta o vídeo! hdhuasdashu
Acho que a Suiça tem antes de tudo o que você falou, uma excelente educação que deu origem a um pais com alto criatividade, uma sociedade bem educada é sempre nivelada.
So é possivel investir em educação com prosperidade econômica, ou seja, a liberdade em empreender e um estado enxuto é a causa de um sistema educacional competente. Primeiro se teve o analfabeto suiço no início do seculo XIX com liberdade economica, tendo a oportunidade de produzir queijo facilmente, dessa forma provendo condições de vida melhor a proxima geração. Educação vai evoluindo como consequência da liberdade economica
Fatos:
-Noruega é o primeiro IDH do mundo.
-Noruega tem muitos funcionários públicos.
Logo:
"Muitos funcionários públicos causam IDH alto."
É uma lógica de imbecil. 🤦🤦🤦
Sem falar que a Noruega é uma monarquia parlamentarista, quando se fala em restaurar a monarquia aqui você é taxado de “maluco” ou te mandam gif de guilhotina.
Oi meu chapa ?
Parabéns! Mostrou o segredo para um país funcionar! Liberdade economica, para a geração de riqueza, e a distribuição justa e eficaz de uma pequena parte dessa riqueza para a população.
Acho q o Welfare State escandinavo não é contraditório à liberdade econômica. Tá meio forçoso esse enquadramento estrito do modelo norueguês uma vez que, dentro dos exemplos de Estado de bem estar social q verificamos, temos q marcar a diferença entre o modelo de primeiro mundo e o modelo de economia socialista. No modelo ocidental norueguês houve a privatização parcial, sem abrir mão do controle acionário estatal. No caso do petróleo eles vêm ampliando suas aquisições, inclusive comprando campos de petróleo a preço de banana aqui no Brasil, vide campo de Carcará. A Statoil, 67% estatal, já é segunda petrolífera brasileira. Mas ela é bem diferente da Petrobrás em sua gestão, muito mais dinâmica. Do resultado dessa atividade, mais de 70% do lucro fica em casa, e compõe o maior fundo soberano do mundo. Acredito q a expertise q eles têm no ramo petrolífero exclue essa hipótese esdrúxula de ruína desse fundo, eles são bons gestores ora, têm a melhor educação. Teoricamente esse risco qualquer fundo correria. Vamos acabar com os fundos???
Hoje 2018 esses 80 dias para abrir empresa é lenda, minha esposa é contadora, quando demora muito, demora 20 dias, isso porque o corpo de bombeiros é o que demora mais para fazer a visita para liberação do alvará, se não fosse isso com 12-15 estava tudo certo.
Salvo empresas como pedreiras, carvoeiras, empresas de alterem o ambiente de alguma forma, ai chega os 80 dias, mas por ineficiência dos ambientes.
todo mundo sabe que a economia Norueguesa só vai bem pelo ÓMEGA 3 da top term.
Fala de Portugal, escuto sempre como exemplo de socialismo.
Então a chave do segredo é recuperar a Petrobrás e colocar político honesto ??
Tipo isso kkkkk
Boa noite Rafael, você poderia fazer um vídeo explicando quais os melhores investimentos em 2018? Se você investe, em que você investe? , Tesouro direto? Fundos imobiliários? , Ações?? , Obrigada.
Muito bom!!
A Noruega tem um controle social bastante grande. Por exemplo, baladas só até 2hs da manhã, proibido comprar cerveja no fim de semana depois de um determinado horário, umas coisas assim
Qualquer coisa acima de 5% de teor alcoolico só é vendido por uma cadeia de lojas monopolizadas pelo governo (o nome é literalmente "Monopólio do Vinho")
A questão não é defender socialismo e sim políticas públicas que funcionam
Em relação à "liberdade econômica" a tributação retida diretamente sobre a renda é alta e a incidente sobre o consumo é baixa, simples assim.
Já ouvi de tudo, inclusive essa asneira do socialismo norueguês, aliás, já ouvi até o Rafael dizer em 2018 que o Paulo Keynes (aquele ministro que anunciava durante a campanha eleitoral (de 2018) que o PT havia acertado na desvalorização do Real) era um liberal da escola de Chicago.
O vídeo é bom, mas peca ao tentar vincular estado grande com socialismo. São conceitos que não obrigatoriamente são interligados. Há países com estado grande (e essa grandeza depende do referencial adotado) e absolutamente liberais e capitalistas (Noruega, Dinamarca, Suécia e etc). Um não é a causa do outro, não se poder dizer que se um estado é grande, logo ele é socialista. Não! Essa afirmação é falsa e os países citados, e muitos outros, são a prova disso.
Ademais, o tamanha do estado não é calculado apenas pelo TributoxPib (apesar de ser um índice de extrema relevância), há outros indicadores que também podem ser utilizados, como, por exemplo, a quantidade de servidores públicos em relação a população. Nos países retro, inclusive na Suíça, citada no vídeo como exemplo de estado menor, há muitos mais servidores públicos, proporcionalmente, do que no Brasil. Apenas como exemplo: a Noruega e Dinamarca tem quase 3 vezes mais servidores que no Brasil. Reino Unido tem o dobro. Suíça tem 50% a mais. Alguem duvida que são países absolutamente capitalistas e liberais? - dados proporcionais, evidentemente -. Fonte: OCDE www.oecd-ilibrary.org/governance/government-at-a-glance-2015/employment-in-the-public-sector_gov_glance-2015-22-en.
Também não concordo que tributo é roubo, como afirmado no vídeo. O tributo veio do contrato social. O estado somos nós e não um ente autônomo, demoníaco, intentado a nos ferrar. Sem tributo não há estado, sem estado só resta Anarquismo ou, por incrível que possa parecer, comunismo que tem como final utópico o próprio desaparecimento do estado.
Frise-se que se percebe claramente, dados objetivos, que os países com melhores IDHs do mundo, não adotam a postura do Estado Mínimo. No entanto, no Brasil, querem te empurrar goela a baixo a afirmação de que se você não é a favor do Estado Mínimo, logo você é socialista, comunista e etc. Assim, mais uma vez, esses países mostram que essa afirmação é absurda. É completamente possível ser capitalista e liberal e, ao mesmo tempo, a favor de um estado, que não seja gigante ou grande, mas que também não seja mínimo, e que mantenha suas funções sociais relevantes. Trata-se, por exemplo, do pensamento de Amartya Sen, ganhador do nobel de economia, que na minha visão não é excludente de Hayek, podendo ser complementares.
Longe de mim ser o dono da verdade, apenas querendo contribuir com o debate. Agradeço o espaço.
Olá, João. Vim responder seu comentário numa boa, para termos um diálogo amigável, beleza?
O vídeo não peca ao chamar de Socialista um país com Estado grande, porque o Raphael se refere à um país que devido o tamanho do seu Estado, acaba diminuindo a liberdade individual por meio de direitos e fornecimento de bens e serviços de diversos setores. Não quer dizer que o Raphael acha que a Noruega você, de fato, num sistema socialista, mas é comum usar esse substantivo para com países com Estado grande dessa maneira, assim como o Frederic Bastiat, por exemplo. Não importa como chamaremos este ou aquele país.
Sim, existem mais maneiras de definir o tamanho do Estado, como as que você citou. Porém, você pecou ao afirmar que Reino Unido, Suíça são “ absolutamente capitalistas e liberais “. De fato, são países capitalistas e liberais, mas não são tanto quanto parecem, até porque ambos têm impostos ridículos sobre alguns produtos importados e ambos ainda fornecem subsídios à agricultura, e isso é incompatível com uma economia absolutamente liberal, uma vez que o liberalismo não diz respeito somente a Economia, mas também ao moralidade da existência de um Estado. E se o Estado cobra esses impostos e fornece esses subsídios ele não pode ser completamente liberal. Não digo que não são países liberais, estou só dizendo que não são “ absolutamente liberais “ como você afirmou. E isso dialoga com outra coisa que você disse, que foi: “ É completamente possível ser capitalista e liberal e, ao mesmo tempo, a favor de um Estado, que não seja gigante ou grande, mas que também não seja mínimo e que mantenha suas funções sociais relevantes. “ Isso está muito incorreto. Os “ inteligentinhos “ tendem a crer que o liberalismo é unicamente uma doutrina econômica, ou um “guia econômico “, mas o liberalismo vai muito além disso. O liberalismo é o principal protetor da liberdade e do indivíduo, e logo, luta contra a maior instituição capaz de cercear nossas liberdades e nos privar do direito de realizar trocas, contratos e de basicamente, fazermos qualquer coisa sem termos que pagar ( sem nosso consentimento ) por isso, o Estado. É incompatível o Estado com uma mentalidade liberal, pois PRINCIPALMENTE se ele não for mínimo, ele se “ intrometerá “ em mais setores do que o necessário, e poderá causar ( além da falta de livre mercado e muitas vezes, a proibição de concorrência ) problemas quanto a qualidade do serviço, uma vez que servidores públicos desfrutam de sua estabilidade, e logo não são estimulados a estar sempre à frente da concorrência; prejuízos ao povo brasileiro, porque se por algum motivo o Estado sofrer prejuízo, quem paga é o contribuinte, ou seja, os pagadores de impostos; e outros fatores que eu poderia escrever o dia inteiro. É impossível ser a favor de uma economia liberal e um Estado que não seja mínimo, pelo menos em pleno juízo de suas faculdades mentais. Se você é favor disso, você não é liberal, você simplesmente concorda que o Estado não é um bom administrador da economia, mas não um liberal.
Quanto ao Contrato Social que você comentou, me desculpe, terei de ser chato e fazê-lo algumas perguntas: Quando EU consenti com ele? Se é um contrato, porque não posso sair dele quando eu bem quiser? Se não foi consentido por mim, como pode ser legítimo? Porque eu DEVO algo à alguém, e por isso tenho que pagar impostos? Aliás, O QUE eu devo? Porque tenho essa dívida? Quando acaba? Veja, não existe Contrato Social, isso foi somente uma maneira polida dos iluministas de tentar colocar na cabeça das pessoas que “ não importa o que você acha, você tem uma dívida ( mesmo que vc nunca tenha feito nada para herdá-la ), e por isso você deve pagar para o Estado e pronto acabou. “. Você vê como é ilegítimo e até ilógico esse argumento? Ninguém consentiu com nada, não assinou nada, não DEVE nada. Por exemplo, se a casa é minha, eu a comprei e enfim, por que diabos tenho que pagar ao Estado por possuí-la? Se eu compro um carro, com o dinheiro suado do MEU trabalho, que consegui realizar devido MEUS anos de estudo, minhas capacidades e as minhas custas, por que eu tenho que pagar ao Estado por tê-lo? Se eu vou comprar algo no Mercado, por que eu tenho que pagar impostos ao Estado? Ele não tem nada a ver com essas coisas, se é meu, é meu, se é seu, é seu. É algo IMPOSTO a você, é algo roubado de você, pois você não quer fazê-lo, e mesmo que você especificamente queira fazê-lo, EU não quero, e eu não devo nada a você ou a sociedade brasileira, eu simplesmente nasci no território que as pessoas chamam de Brasil. É antiético roubar algo de alguém, isso todos sabem. Se eu não quero entregar impostos e mesmo assim, meu dinheiro, minha Propriedade é tirada de mim, como isso não é roubo? Sério, como você denomina isso, porque se não tem meu consentimento, é tomado e arrancado do meu bolso, mesmo que seja bom, eu fui roubado. E fornecer bons serviços com os impostos não tem relação nenhuma com cobrá-los. Não é porque os impostos renderam que o ato de taxar não foi roubo, até porque tudo que recebo do Estado como transporte público e outros serviços eu tenho que pagar novamente.
Hayek explora como o liberalismo é incompatível com o Estado em diversas vezes, basta ler O Caminho da Servidão que você perceberá como seus ensinamentos são avessos à essência de um grande Estado, não há como fundir as duas coisas, e mesmo que houvesse, não seria ético.
Também não sou o dono da verdade, mas espero ter contribuído às suas reflexões, o senhor com certeza contribuiu para as minhas, abraço.
@@gabrielbemfica5422 esse "contrato", pelo que eu entendi, se refere ao fato de fazermos parte dessa sociedade e usufruirmos de todos os benefícios que viver em uma sociedade complexa como a nossa prove, dessa forma o imposto seria uma contribuição para que a sociedade continue funcionando com a eficiência que convém a maioria. Eu imagino que seja dito um "contrato" pq as pessoas aceitam os direitos e os deveres relativos a fazer parte da sociedade, imagino (nao estudei o topico se eu estiver errado me corrija) que vc pode discordar do "contrato", ou seja, nao "assina-lo", mas fazer isso seria se desconectar da sociedade.
As pessoas não vivem isoladas, vc disse que o estado nao tem nada a ver com o seu trabalho e sua produtividade, mas a realidade não é assim. Pra que tu possa ser produtivo tu tem q confiar o trabalho de limpeza ao setor publico do contrario vc gastaria tempo para se livrar do seu lixo, além disso o estado garante a segurança (eu sei q nao é eficiente nisso) e infraestrutura, garante tb a qualidade da agua e da comida que chega ate vc através de regulamentações e fiscalização, em fim o estado te garante meios para que vc possa trabalhar e produzir riqueza, eu acho bem razoável contribuir para o bom funcionamento da sociedade, para que assim eu possa trabalhar e conseguir meus bens com tranquilidade e foco.
A Noruega se nao me engano é uma social democracy, ela busca prover qualidade de vida e oportunidades para todos os seus cidadãos, mas continua com economia capitalista e aberta ao empreendedorismo, não acho que essa economia mista deva ser taxada como socialista. Quanto ao que vc falou eu n compreendi isso: "...devido o tamanho do seu Estado,acaba diminuindo a liberdade individual por meio de direitos e fornecimento de bens e serviços de diversos setores." como direitos e fornecimento de bens e serviços pode diminuir a liberdade individual?
@@16ruy Como assim "como direitos e fornecimento de bens pode diminuir a liberdade individual?"? O Estado não produz, ele literalmente rouba de um para dar para outro. Se tem alguém usufruindo do "direito" à renda mínima, tem alguém trabalhando sem receber. Roubo não diminui liberdade individual? Se tem alguém no hospital público "gratuito" ofertado pelo Estado, essa pessoa está usufruindo do fruto do roubo, não de caridade ou "direitos".
Além disso, sociedade e Estado são duas coisas diferentes. O primeiro é a associação voluntária de indivíduos, o segundo é uma instituição que rouba e agride. Sociedade não precisa de Estado para existir. Ele inclusive corrompe a existência dela. Todos os serviços que vc citou podem ser ofertados pelo setor privado, só não o são pq o Estado garante seu monopólio por meio da força e agressão.
Caso tenha tempo, recomendo a leitura de Anatomia do Estado, de Murray Rothbard. É bem curto, fácil de achar na internet e muito elucidativo.
eu posso estar misturando mesmo essa coisa de estado e sociedade, eu achei esse livro do Murray Rothbard vou dar uma lida nele
@@Marcos-my8vg
@@16ruy Parabéns amigo (sem ironia) pela iniciativa e pela vontade de ler algo diferente. Hoje em dia é difícil encontrar pessoas com esta disposição de pensar fora da caixa, a maioria está enraizada no senso comum. Espero que essa leitura sirva de incentivo para aprender mais sobre o tema. Neste canal mesmo vc encontra muitos vídeos relacionados a ele. Abrs e bom domingo
Vou começar a indicar os vídeos do Raphael.
*Finalmente um video sobre isso pra quando aquele seu amigo esquerdinha falar: E a social democracia que deu certo nos países nordicos?*
Meu querido, mas é social-democracia sim. O vídeo desmente o suposto socialismo.
Isso é basicamente para refutar um rapaz que diz que a Noruega é suposto país "socialista".
Rafael, ainda hoje usam o exemplo da Dinamarca. Creio que seria bem esclarecedor falar sobre a situação de lá também.
Abraço.
Vi isso nos Simpsons
Mas deu certo, até todo mundo morre de fome.
Melhor vídeo do ano
Se você tá aqui pelo comentário no twitter do Felipe Neto, deixa um like!
valeu cara, quando você falou da Suíça eu lembrei que eu tava debatendocom pessoas que defendiam um estado grande sobre a Suíça ter pouca criminalidade e um dessas pessoas começou a falar da corrupção e do paraíso fiscal eu fiquei desarmado(eu ainda to aprendendo a debater)
Faz um.video sobre O Mito do capitalismo nos Estados Unidos
Ouvi dizer que o Raphael ia fazer esse vídeo a um ano mas não saiu hj depois de 1 ANO