Depois de 3h procurando na Internet eu finalmente encontrei essa ótima aula ensinando a fazer a diferenciação de Heredrogamas. Show!!! Podia colocar mais exercícios de Biologia principalmente genética por favor :)
Professor vc foi incrível, eu aprendi isso tão rápido sua explicação é magnifica, amanhã tenho prova e com certeza vou tirar um nota boa por conta de vc!!!!!!!!!!
Gostei muito, só deixo uma pequena ressalva no tangente a mostrar os alelos que são cobrados em prova dos indivíduos, do tipo Aa, aa, que temos que indicar em membros do heredograma, no mais excelente aula.
Gabriel Bruno Geralmente em exercícios de vestibular, apenas um alelo dominante seria o suficiente para que o indivíduo manifestasse a característica; então, olhando o primeiro homem afetado, se ele fosse AA (por exemplo) como você sugere, seus pais deveriam ser no mínimo Aa e também estar manifestando a característica. Mas é possível que exista uma condição manifestada em alelos dominantes em homozigose, só não é comum; nesses casos o vestibular vai ter que fornecer essa informação. Se fosse o caso, o heredograma é possível para essa situação.
Kinapse Vestibulares Foi porque eu me lembrei do gene que manifesta cor da pelagem em ratos, lembrei do exemplo que dizem que um alelo dominante em homozigose é letal(em ratos) .pensei que exemplo poderia ser semelhante.
Meu namorado tem uma filha albina, logo ele e a mae da menina sao heterozigotos. A minha dúvida é, os traços de albinismo que ha na mae e nele provem da familia em geral? Ou esses alelos são apenas deles? Ha uma regra em que assim como é hereditário dos pais para os filhos terem alguma doença, la em cima no topo da árvore genealógica é preciso ter alguem com diferença em seus alelos e afetar suas descendências, ou nao?
O pelo dos porquinhos da India é determinado por um gene dominante B e o pelo branco pelo seu alelo recessivo b. Suponha que II.1 e II.4 não sejam portadores de alelos recessivos. Calcule a probabilidade de um descendente de III.1x III.2 apresentar pelos brancos. 🤔🤔 quero saber como Faço
Tenho que apresentar um trabalho sobre teste de alelismo mas não encontro nada sobre este assunto na internet. talvez exista uma outra terminologia mas fácil de encontrar. Se puder me indicar algum vídeo falando sobre eu agradeço. A análise de heredograma é sinônimo de teste de alelismo?
Aos 7:47 é afirmado que a doença é autossômica, mas 15 segundos antes é dito que ela pode ser ligada ao sexo ou autossômica... Não entendi porque ela não pode ser ligada ao sexo. :/
Mailson Thomé Em heranças ligadas ao sexo geralmente existem mais homens afetados que mulheres: os homens são XY e as mulheres XX. Para a mulher ser afetada, ela deve ter os dois X com o gene da doença, enquanto os homens só possuem um X e basta que ele carregue o gene para que o indivíduo do sexo masculino apresente a doença. Como no caso apresentado temos o mesmo número de homens e mulheres afetados, fomos pelo caminho de uma doença autossômica para testar um raciocínio e ver se ele funcionava. Se o exercício não dá a informação, você tem que "chutar" por um caminho e ver se dá certo; foi o que fizemos =)
+Kinapse Vestibulares os homens são mais afetados que as mulheres apenas nas características recessivas ligadas ao sexo (como a do último heredograma) ou nas dominantes também?
Muito boa a aula mas eu ainda algumas dúvidas espero que o senhor possa me responder 1- Em um heredograma se os afetados estiveram em proporções iguais a herança sempre sera autossômica? E tenho outra também mas não é relacionada ao heredograma se poder me ajudar ficarei agradecido Um casal normal para o daltonismo teve uma criança daltônica. a- Qual a probabilidade de ter outra criança daltônica? a resposta correta seria 1/4? b- Um menino daltônico? Qual seria a resposta? 1/4 ou 1/2 ou 1/2 x 1/4?
+Joao Pedro Sobre a sua primeira dúvida acho que não entendi direito, poderia explicar melhor pra podermos trabalhar com ela direitinho? Em relação a segunda dúvida, na letra b, creio que a resposta é 1/4 - a probabilidade de ser menino é 1/2 x a probabilidade dele receber o gene para o daltonismo, que também é 1/2.
Kinapse Vestibulares A minha primeira dúvida (sobre o heredograma) é que se os afetados homens e mulheres forem proporções iguais por exemplo 3 homens afetados e 3 mulheres afetadas a herança sempre é autossômica? Em relação a questão da probabilidade do garoto no meu caderno está em porcentagem e está em 50% no caso seria 1/2 então né?
+Joao Pedro Se os afetados estiverem em mesma proporção de homens e mulheres há uma graaaaande tendência de ser AUTOSSÔMICA (e em 99,9% dos exercícios será). Apesar disso, há uma mínima probabilidade (0,00001%) de a herança ser influenciada pelo sexo, então não dá pra dizer que SEMPRE será autossômica.
Mas o F2,um seja, a segunda linha(no caso do primeiro heredrogama),o filho é o afetado e essa doenca pode ser do avos (que nao mostra no heredrogama), ou se nenhum dos muitos descendentes for afetado pode sofrer um multacao segundo o meu prof de biologia. Entao como assim?? Fiquei meio confusa E obrigada pela explicacao me ajudou a entender mais!!
Vittoria Vacchiano Sua pergunta está um pouco confusa, mas olha só: quando um filho é afetado e os pais não são afetados você sempre deve considerar a hipótese de os pais serem heterozigotos e o filho homozigoto recessivo (por exemplo, os pais serão Aa e o filho aa). Os avós também não precisam ser "doentes", eles simplesmente podem carregar esse gene recessivo como os pais. Agora a parte da mutação da sua pergunta eu não entendi, você pode explicar melhor?
Por que no 1 caso você analisou que a doença era recessiva na primeira geração, e no 3 foi direto pra última? Sendo que no na primeira geração do 3 caso, a herança é dominante?
Vc disse no último que é herança ligada ao sexo (X), mas o pai da geração 2 transmitiu pro filho da geração 3, não seria autossomicos recessivo? A não ser que a mãe seja heterozigota pra característica... Mas ficou estranho isso aí.
Maria Luisa Não entendi bem a pergunta, mas para doenças autossômicas podemos usar o seguinte raciocínio: se os pais são "iguais" para uma característica e o filho é "diferente", os pais são dominantes heterozigotos e o filho é recessivo.
Kinapse Vestibulares isso eu entendi, mas se não tem pais desse tipo para usar de parâmetro (pais iguais cm filho diferente) como saberei se a doença é recessiva ou não?
Depois de 3h procurando na Internet eu finalmente encontrei essa ótima aula ensinando a fazer a diferenciação de Heredrogamas. Show!!! Podia colocar mais exercícios de Biologia principalmente genética por favor :)
vida longa a esse indivíduo heterogamético que tirou todas as minhas duvidas em 11 minutos
Eu nem tinha visto direito sobre heredogramas e entendi tudo, impressionante o seu modo de ensinar, parabéns!
Kivia Moreira Fico feliz que tenha entendido! Obrigado!
muuito clara suas explicaçôes tenho prova de genética na faculdade amanhã, me deu uma luz !!! obrigada
Sou do curso de psicologia, porem tenho biologia complexa e vocês me ajudam MUITO, esse professor é show! Parabéns!
Daniella Santos Que bom! Obrigado
Vlw maninho, foi a melhor aula "resumida" q eu achei e que teve uma ótima explicação... Parabéns pelo trabalho.
Professor vc foi incrível, eu aprendi isso tão rápido sua explicação é magnifica, amanhã tenho prova e com certeza vou tirar um nota boa por conta de vc!!!!!!!!!!
Parabéns seu moço, explicação didática, compreensiva e direta, ajudou muito aqui. Obrigada!
Aula top, sabe explicar muito bem, parabens e obrigada
Excelente explicação,todas as dúvidas que eu tinha foram embora.👏🏻👏🏻👏🏻
Aprendi mais com vc em 11 minutos do que na quarenta toda
Professor, tirei minhas duvidas nessa aula MARAVILHOSA. Parabéns!
Muitíssimo obrigada
"Ah, esse filho é do leiteiro?" hauhauhuha ótima aula! Valeu profº :)
Tábita Araújo Hahahaha obrigado!
Aula maravilhosa! Parabéns, professor!
nossa, amei as explicações e todas suas aulas, consegui tirar muitas dúvidas. Muito Obrigada ;)
Saporra é dificil 😭
Po mano,so eu que achei a materia mais facil?
4:36 _"sempre que você ver PAIS que tem 1 filho diferente deles lembra :_ *AHH ESSE FILHO É DO LEITEIRO?* "
Fantástico! Parabéns pela excelente aula!
Milena Layani Obrigado!
N conseguia entender genética até assistir os vídeos do canal. Amei
+Rafaella Aí sim! :D
melhor explicação do youtube, super me ajudou! Obrigada
Ajudou demaaaaais, muito obrigado !Parabéns pelo trabalho ! ✌
Parabéns pela aula, minhas dúvidas foram embora!!! +1 inscrita
+Ana Lima Uhuuuul! Obrigado
melhor explicação de heredograma, finalmente to entendendo.
esse filho é do leiteiro? hahahahaja
KKKKKKKK
excelente aula , me ajudou bastante ! 👏
+Larissa Grazielle Silva E Silva 😁😁 obrigado!
"filho do leiteiro" DSGD9HF0SPJI ótima aula, muito obrigada! :D
Ótimo vídeo! Ajudou bastante!! 😆😉
Ótima qualidade de som e vídeo, parabéns!
Daniel Bergholz Muito obrigado!
Mulher redondinha, homem quadradão kkkkkkkkk
Nunca mais vou esquecer ksjskskksskks
Amei, é mais para uma revisão, quem não entendeu estude a aula completa bjs!
Obg pela ajuda vou fazer um seminário e essa explicação me ajudou bastante
+Sandrina Silva Uhuuul
Ótimo explicação clara e objetiva
Ótima aula, gostei muito da explicação.
Katiane Maciel Obrigado!
Aula mais que útil! Adorei! 👏❤
Thalia Barbosa Obrigado!
Gostei muito, só deixo uma pequena ressalva no tangente a mostrar os alelos que são cobrados em prova dos indivíduos, do tipo Aa, aa, que temos que indicar em membros do heredograma, no mais excelente aula.
+Sérgio Piedade Carvalho Obrigado!
Gostei muito, ótima aula 🤭😌❤️
Muito bom, me ajudou bastante pra pegar o conteúdo.
No caso da primeira anomalia, tambem pode ser causada por um alelo dominante em homozigose? excelente aula parabéns.
Gabriel Bruno Geralmente em exercícios de vestibular, apenas um alelo dominante seria o suficiente para que o indivíduo manifestasse a característica; então, olhando o primeiro homem afetado, se ele fosse AA (por exemplo) como você sugere, seus pais deveriam ser no mínimo Aa e também estar manifestando a característica. Mas é possível que exista uma condição manifestada em alelos dominantes em homozigose, só não é comum; nesses casos o vestibular vai ter que fornecer essa informação. Se fosse o caso, o heredograma é possível para essa situação.
Kinapse Vestibulares Foi porque eu me lembrei do gene que manifesta cor da pelagem em ratos, lembrei do exemplo que dizem que um alelo dominante em homozigose é letal(em ratos) .pensei que exemplo poderia ser semelhante.
excelente explicação mim ajudou muito a responder as minhas atividades
ótima aula!! muito obrigada e parabéns
Muito obrigado :)
Ótima aula professor! Poderia resolver alguns exercícios sobre o tema?
nao
Você e tope! Me fez entender, amém
Aula ótima!! Valeu professor, tirou minhas dúvidas.
ótima explicação.nao entedia nada antes.
Otima aula explicativa!!!!
Mdss. Vc ensinou muitooo bemm. Mt obgg
Meu namorado tem uma filha albina, logo ele e a mae da menina sao heterozigotos.
A minha dúvida é, os traços de albinismo que ha na mae e nele provem da familia em geral? Ou esses alelos são apenas deles? Ha uma regra em que assim como é hereditário dos pais para os filhos terem alguma doença, la em cima no topo da árvore genealógica é preciso ter alguem com diferença em seus alelos e afetar suas descendências, ou nao?
muito bom ,aprendi ,tenho prova amanhã estou mais confiante .
Perfeito. . Amei a aula
marcus loppes Obrigado!
Ta de parabéns, adorei ...
Thay Prado Obrigado!
mt boa a aula!! ganhou um inscrito!
Douglas Ferreira Uhuuul =D
Tão lindo :) ! Ótima aula, me ajudou bastante,obg! ;)
Ceiça Marques Obrigado!
Simbolo do mouse afetado . rsrsrs Gostei da aula ! segura meu joinha
Muito boa a aula... Parabéns!
+Jordão Costa Obrigado!
Adorei a explicação parabéns.
Adorei a aula!
Aeeee :)
Bacana, muito bem explicado. Parabéns...
Euclides de Souza Obrigado. :)
Adorei!
Aula muito boa.
Mônica Souto Obrigado!
aula muito boa conseguir compreender o assunto
excelente explicação
Muitíssimo obrigada! Ajudou bastante! Forte abraço!!! :D
parabéns os ex: bem explicado os Heredograma,aula ótima.
+Jeferson Severiano Obrigado!
de nada,eu gostei mesmo e vou repassa para meu amigos da faculdade.
Adoro suas aulas. (:
Boa explicação!! adorei seu jeito de falar rs
Otima aula, obrigado.
Adoro suas aulas :)
+Jami Santos Aeee =D
+Jami Santos vc? haha
kkkkkk
Ótima explicação
O pelo dos porquinhos da India é determinado por um gene dominante B e o pelo branco pelo seu alelo recessivo b. Suponha que II.1 e II.4 não sejam portadores de alelos recessivos. Calcule a probabilidade de um descendente de III.1x III.2 apresentar pelos brancos.
🤔🤔 quero saber como Faço
Que hinooo de aulaaaa
Consegui aprender tudo , obrigado!
Tenho que apresentar um trabalho sobre teste de alelismo mas não encontro nada sobre este assunto na internet.
talvez exista uma outra terminologia mas fácil de encontrar. Se puder me indicar algum vídeo falando sobre eu agradeço.
A análise de heredograma é sinônimo de teste de alelismo?
AULA EXCELENTE!! muito bem!!
+vilaas vb (vilaas18) Obrigado!
Aos 7:47 é afirmado que a doença é autossômica, mas 15 segundos antes é dito que ela pode ser ligada ao sexo ou autossômica... Não entendi porque ela não pode ser ligada ao sexo. :/
Mailson Thomé Em heranças ligadas ao sexo geralmente existem mais homens afetados que mulheres: os homens são XY e as mulheres XX. Para a mulher ser afetada, ela deve ter os dois X com o gene da doença, enquanto os homens só possuem um X e basta que ele carregue o gene para que o indivíduo do sexo masculino apresente a doença. Como no caso apresentado temos o mesmo número de homens e mulheres afetados, fomos pelo caminho de uma doença autossômica para testar um raciocínio e ver se ele funcionava. Se o exercício não dá a informação, você tem que "chutar" por um caminho e ver se dá certo; foi o que fizemos =)
Kinapse Vestibulares Entendi, muito bom! Obrigado. :D
+Kinapse Vestibulares os homens são mais afetados que as mulheres apenas nas características recessivas ligadas ao sexo (como a do último heredograma) ou nas dominantes também?
Suas aulas são ótimas, obrigada
Muito bom! Valeu!
Muito boa a aula mas eu ainda algumas dúvidas espero que o senhor possa me responder
1- Em um heredograma se os afetados estiveram em proporções iguais a herança sempre sera autossômica?
E tenho outra também mas não é relacionada ao heredograma se poder me ajudar ficarei agradecido
Um casal normal para o daltonismo teve uma criança daltônica.
a- Qual a probabilidade de ter outra criança daltônica?
a resposta correta seria 1/4?
b- Um menino daltônico?
Qual seria a resposta? 1/4 ou 1/2 ou 1/2 x 1/4?
+Joao Pedro Sobre a sua primeira dúvida acho que não entendi direito, poderia explicar melhor pra podermos trabalhar com ela direitinho? Em relação a segunda dúvida, na letra b, creio que a resposta é 1/4 - a probabilidade de ser menino é 1/2 x a probabilidade dele receber o gene para o daltonismo, que também é 1/2.
Kinapse Vestibulares A minha primeira dúvida (sobre o heredograma) é que se os afetados homens e mulheres forem proporções iguais por exemplo 3 homens afetados e 3 mulheres afetadas a herança sempre é autossômica?
Em relação a questão da probabilidade do garoto no meu caderno está em porcentagem e está em 50% no caso seria 1/2 então né?
+Joao Pedro Se os afetados estiverem em mesma proporção de homens e mulheres há uma graaaaande tendência de ser AUTOSSÔMICA (e em 99,9% dos exercícios será).
Apesar disso, há uma mínima probabilidade (0,00001%) de a herança ser influenciada pelo sexo, então não dá pra dizer que SEMPRE será autossômica.
FACILITOU MINHA VIDA!!!!!!!!!!!!! AHUAHU FINALMENTE ENTENDI! OBRIGADA :D
Larissa Andreatta É complicadinho mesmo, né?
ótima aula👏
Maravilhosa a aula !
Valeeu Prof. gatinho. kkkkk Entendi e acertei tudo.
Me ajudou bastanteeeeee! Obg (:
Aeeee!!! Por nada ;)
gostei da aula esclareceu de mais
obg me ajufou muito na prova vlw mesmo
+gabriel guerravsilva Boa!!
Muito bom, adorei.
Iasmin vieira Obrigado!
por nada. :)
Mas o F2,um seja, a segunda linha(no caso do primeiro heredrogama),o filho é o afetado e essa doenca pode ser do avos (que nao mostra no heredrogama), ou se nenhum dos muitos descendentes for afetado pode sofrer um multacao segundo o meu prof de biologia. Entao como assim?? Fiquei meio confusa
E obrigada pela explicacao me ajudou a entender mais!!
Vittoria Vacchiano Sua pergunta está um pouco confusa, mas olha só: quando um filho é afetado e os pais não são afetados você sempre deve considerar a hipótese de os pais serem heterozigotos e o filho homozigoto recessivo (por exemplo, os pais serão Aa e o filho aa). Os avós também não precisam ser "doentes", eles simplesmente podem carregar esse gene recessivo como os pais. Agora a parte da mutação da sua pergunta eu não entendi, você pode explicar melhor?
muito bom. !! 👏👏👏
QUE TROÇO QUE NÃO ENTRA NA CABEÇA MDS. TÔ PRA FICAR DOIDA :(
perfeito....tirou todas as minhas duvidas kkkk
+Sinceros & Anônimos Boa! Qualquer coisa é só chamar.
Gostei muito!
te amo na moral !
Por que no 1 caso você analisou que a doença era recessiva na primeira geração, e no 3 foi direto pra última? Sendo que no na primeira geração do 3 caso, a herança é dominante?
+Barbara Moraes Você tem que olhar o heredograma e procurar onde está mais fácil para analisar.
o cara explica em 11 min oq minha prof em 1h não consegue deixar claro... Já pensou em dar aula na xusp amigo?
Vc disse no último que é herança ligada ao sexo (X), mas o pai da geração 2 transmitiu pro filho da geração 3, não seria autossomicos recessivo?
A não ser que a mãe seja heterozigota pra característica... Mas ficou estranho isso aí.
Muito bom !!!
Amanda Alves Obrigado!
Muito top, poderia me esclarecer uma dúvida sobre os casamentos co-sanguineos se existe algum perigo dependendo do grau de parentesco?
Brandhon Viana carambaa,seu nome é lindo
Anitha Figueiredo obrigado, mas o seu é mais !!
Brandhon Viana ahuhua obrigado! a propósito,tu conseguiu tirar tua dúvida?
Anitha Figueiredo não e graças a isso eu fiquei em dependência em biologia e repeti de ano infelizmente
Brandhon Viana poxa vidaa que vacilo
prof é gatinho :)
Muito obrigado! Me esclareceu isso.. tava mt confuso
ótima vídeo aula
perfeito, adorei a revisão hehe
E se não tiver pais com a mesma característica ou normal ou afetada? Como saberei se a doença é ou não recessiva?
Maria Luisa Não entendi bem a pergunta, mas para doenças autossômicas podemos usar o seguinte raciocínio: se os pais são "iguais" para uma característica e o filho é "diferente", os pais são dominantes heterozigotos e o filho é recessivo.
Kinapse Vestibulares isso eu entendi, mas se não tem pais desse tipo para usar de parâmetro (pais iguais cm filho diferente) como saberei se a doença é recessiva ou não?
+Maria Luisa é fácil vai ter as letrinhas dos genes no enunciado ou será dominante