Trabalhei na escala 6x2 ( troca de truno ),5x1 e agora estou na 6x1, digo por experiência que a pior para mim foi a 6x1. Ninguém tem vida de humano descente nessa escala.
Irmão, eu até entendo o teu ponto de vista da escala 6x1, mas na boa não da pra defender isso não porquê é uma exploração desenfreada. O meu primeiro emprego foi no MCDONALD'S do Plaza shopping aqui em Niterói la pra 2014, fiquei 5 meses lá e era uma escravidão total, não tinha nem jovem aprendiz la na época. Ainda por cima eles contratavam menores de idade de a partir de 16 anos pra trabalhar tudo isso dai, botando essa galera pra passar o dedo no ponto 21:50 da noite, pra não da ruim pra eles. Negócio que é até crime cara. O meu último emprego foi na Droga Raia de Icaraí, e sim era bem mais tranquilo, mas também era escala 6x1, muita das vezes eu ficava cansado e não tinha tempo para fazer outras coisas. O que eu digo que o fim da escala 6x1 vai ser positivo, porque vai aumentar a produtividade do trabalhador, vai ser bom pras grandes empresas, e empresas medias e pequenas ainda podem receber incentivo fiscal. Não é toa que países como o Chile já estão adotando o fim dessa escala. Esse discurso de causar pânico de que vai quebrar a economia é mais antigo do andar pra frente, foi assim com o fim do trabalho infantil, a redução pra 8 horas de trabalho, e até decimo terceiro salário as mídias fizeram um pânico terrivel para que não fosse aprovado. Tu consegue até ver na internet matérias antigas dos jornais da época deles afirmando o mesmo argumento da galera que a manutenção da escala 6x1. É isso irmão, abraços pra tu valeuu.
Minha escala é 5X2, todos os feriados estou de folga, depois de ter que aguentar quase todo tipo de subemprego escala 6X1 finalmente estou desfrutando de uma vida digna.
@@mikekiskeexistiram pessoas como vc falando essa idiotice na época da escravidão e do trabalho infantil, felizmente vcs nunca são ouvidos e a sociedade evolui. A 6x1 acabará apesar do seu reacionarismo
Em 2006 parei de fazer escala na minha usina, coloquei todos pra trabalharem 8 horas, e abatia 4 horas pro sábado ser totalmente horas extras, sempre paguei 100% e almoço especial nestes dias, minha taxa de rotatividade é baixíssima.
@spectrum1992 É igual brinco quando acontece algum desligamento, te ensinei a ser bem tratado, não aceite menos que isso e deixo as portas abertas. Tem muitos funcionários que tem medo ou então pessoas dependentes, e as vezes não pode se dar ao luxo de arriscar. Sou dono de um modesto engenho e graças a Deus meus filhos pegaram esse ensinamento.
Chego em casa no sábado a tarde, nem almoço muitas das vezes e já vou dormi. Acordo de umas 21 da noite e vou no banheiro urinar e volto a dormi. No domingo só lavar roupa e dormi e se acordar com o despertador avisando que já é segunda e tenho que trabalhar. É uma rotina desgastante demais, não tenho vida social por causa disso porque estou cansado demais pra aproveita o final de semana. Triste!🤦🏻♂️
Fora que o final do domingo é sempre angustiante. Saber que a semana já vai recomeçar. Eu geralmente me apego às boas amizades que faço, tento tornar meu ambiente mais divertido e criar uma rotina paralela na medida do possível.
Concordo. Porém, pior que enfrentar uma rotina pesada é não ter emprego, não acha? Se essa discussão avançar, quem pode sair prejudicado são os próprios funcionários. Reduzir a carga horária resultará em menores salários, menos contratações pelos empregadores (aumentando o desemprego), queda na produção e, consequentemente, aumento nos preços. Diante disso, é importante refletir: existe um problema nas atuais jornadas de trabalho? Talvez. Mas criar uma lei para resolver isso dificilmente é a melhor solução. O ideal seria apostar na livre negociação entre empregadores e funcionários. Basta observar os setores que oferecem melhores salários e qualidade de vida; eles geralmente não seguem o modelo rígido da CLT.
Fala meu camarada! Concordo com você, já trabalhei como auxiliar de depósito e descarga. Até que um dia eu me revoltei e decidir que iria passar num concurso Público. Foi uma jornada solitária de 4 anos estudando até que a nomeação veio e mudou minha vida totalmente. Hoje sou servidor e trabalho de segunda a sexta-feira. E olha que foi um concurso que paga na faixa de 5K. Só o fato de você ter estabilidade,plano de saúde, férias,recesso e trabalhar de segunda a sexta-feira já até me rejuveneceu alguns anos. Ter tempo para malhar e continuar investindo em mim. Hoje estudo para concursos na faixa de 10 k ou 20 k iniciais. Vou estudar até ser nomeado, porém , atualmente já concusado tenho muito mais tranquilidade para seguir no foco. A escala 6 por 1 é desumano, entretando faz despertar aqueles que querem sair dessa matrix.
Também tive a experiência da escala 6x1 (mais especificamente folgava apenas na quarta-feira, um domingo sim e outro não) se não me engano em 2017 e também foi em mercado, porém no setor de frios e atendimento. Por já ter ensino superior, na entrevista os caras achavam que meu pai é quem estava me obrigando à trabalhar, mas na real era necessidade mesmo. Kkk Foi puxado mas assim, me ajudou muito na questão da timidez e a melhorar minha comunicação, falava com dezenas de pessoas todos dias, não somente isso, muitas vezes tinha que convencê-los a comprar determinado produto. Lembro que também conheci pessoas muito bacanas e passava meus intervalos lendo "Sun Tzu: A arte da guerra". Na época, em termos de trabalho braçal ficava um pouco atrás dos demais porém meu nível de instrução era muito acima do resto, acima até que o do gerente. Já estive à beira de ser mandado embora porém por se tratar de um mercado de alto padrão, que atende uma clientela de alto poder aquisitivo, havia situações que praticamente só eu conseguia resolver. Um problema num computador, alguma questão logística mais complexa e também determinadas vendas, já que lá dava muito gringo e eu era a única pessoa na loja inteira que falava inglês. Inclusive houve uma em especial que ajudei a fechar uma compra de mais de 15 mil para embaixada da África do Sul, fui acompanhando e servindo como tradutor. Pergunta se ganhei 1 centavo a mais ou sequer um obrigado por isso. Tava ali só no salário mínimo + 60 reais no alimentação, não contou nem mesmo como acréscimo de meta para meu setor. Mesmo não tendo o reconhecimento, valeu a experiência e naquela semana ter virado o assunto da loja.
@@andresouza5751 mercado é foda, irmão! Quando estava nesse mercado, eu também já tinha inglês e tava lá descarregando caminhão de farinha mó sol. Nessa época eu tentava empregos na área de turismo, mas nunca sequer consegui uma entrevista. Hoje eu sou grato pelo fato das dificuldades terem me levado pra Internet. Mas sou grato pelos perrengues que passei. Tmj, irmão. 🙏🏽
Trabalho fds, feriado e não posso reclamar da minha escala. Tenho até 11 folgas no mês, tabela na mão da equipe, time bom de trabalho. Se quero viajar, peço folga quadrupla (quinta a domingo), se quero folgar durante a semana em um dia específico, consigo. Minha realidade é diferente da maioria, e estou feliz nela. Tenho qualidade vida fora o trabalho.
@@Charmandermexicano e como espera dar salários melhores para o povo? Obrigando as empresas a pagarem mais sem aumentar a produtividade do país? Sem aquecer a economia? Sem estimular o livre mercado? Sem aumentar o poder de compra e a valorização do Real? Tudo na base da canetada? Sou contra 6x1, mas também sou contra fazer merda com a economia de um país já mal das pernas.
Muito bom, brother, tu é um guerreiro. Estou vendo um monte de memes sobre esse assunto e nem sei por que está tão em vigor esses dias. Não sei porque não tenho tempo para acompanhar fofoquinha de internet, trabalho em escala 24/7, rs. Mas é a pura verdade. Trabalho desde os 13 anos, inclusive aos sábados e, desde que me tornei empresário em 2007, passei a trabalhar ainda mais. Durante o isolamento, passei mais tempo dentro de casa, e não conseguia sentar e assistir um filme em horário comercial que a consciência já começava a me acusar de vagabundo, martelando que eu deveria produzir ou consumir um conteúdo significante. É horrível viver assim. Acrescente ainda as minhas responsabilidades dentro da minha comunidade religiosa e papéis familiares de filho de viúva idosa, genro de viúva idosa, esposo e pai (que, por sorte, você não tem esses desafios ainda). Resumindo: não sobra tempo pra nada. Aí, além de empresário, eu passei em um concurso público e voltei ao CLT como professor de ensino fundamental na prefeitura (minha empresa é uma escola de arte voltada apenas para as diversas formas de artes visuais), juntando duas ótimas rendas, mas sem um minuto para, por exemplo, ir na minha dentista (estou pensando nisso porque tenho periodontite e estou há uma semana com um pré-molar tirando meu sono). Então, sobre essa lutinha de escala de trabalho, acredito que, para quem já tem a mente cauterizada, não vai mudar. É como o aposentado que continua fazendo bicos porque só a grana da aposentadoria mal dá pra pagar uma compra de supermercado. Os desgraçados de Brasília não vão reduzir os salários e os impostos que recebem para contratar e pagar mais pessoas para diminuir a jornada de quem já está suando a camisa desde as 5 da madrugada. Recomendo que assista "Viveiro", com Jesse Eisenberg, um filme que faz uma ótima analogia de como é a forma de vida em nossa sociedade de consumo e trabalho. Abração, Felipe!
@@emersonpenerari Gosto demais da sua história, Emerson. Essa conversa toda sobre a escala 6x1 não é sobre melhorar a vida do trabalhador, é manobra política pra colocar a esquerda nos holofotes (pois perdeu prestígio) e jogar uma cortina de fumaça nas contas do governo, que estão piores do que no pior momento da pandemia. Eles não querem discutir uma boa redução de tributos das pequenas empresas, não querem discutir implementação de salário com base em horas trabalhadas, descomplicar a contratação e demissão, retirar a carga tributária de se contratar um funcionário... isso é politicagem pura. Tmj, meu querido!
Curiosidade interessante sobre toda essa questão: ninguém NUNCA fala sobre a quantidade d HORAS trabalhadas no dia, só na quantidade d dias trabalhados na semana. Eu tenho certeza d q se reduzisse a jornada diária pra 6 horas já seria uma melhoria ABSURDA na qualidade d vida das pessoas. Só d vc ter "duas horas a mais" no seu dia já abre todo um leque d opções pra pessoa. Inclusive eu penso q se a jornada diária fosse menor as pessoas não veriam tantos problemas na quantidade d dias, possivelmente trabalhariam com mais disposição, já q não estariam tão cansadas física e mentalmente. Mas é como falo: enquanto não se discutir pagamento d salário baseado em hora trabalhada, igual nos EUA, e redução MASSIVA d impostos, TODA E QUALQUER discussão sobre escala ou relação d trabalho será INÚTIL. Só essas duas coisas q falei já seriam o suficiente pra dar um salto pra frente no mercado d trabalho brasileiro.
@@thiagocalvano6288 Isso é autonomia para o funcionário decidir o quanto quer trabalhar. Seria perfeito. Mas pra isso acontecer seria necessário extinguir a CLT, que considero o câncer das relações de trabalho.
@@thiagocalvano6288 O pior é que Henry Ford cantou essa bola lá trás. O cara foi um dos pioneiros na questão de perceber que um trabalhador em melhores condições produz mais. Ele foi lá, diminuiu a jornada de trabalho, aumentou os salários e deu folga aos finais de semana, isso em 1930. Resultado, a Ford Motors Company bombou, foi um sucesso.
Bom, ponto. Antes da esquerda criar essa problematização com a rotina de trabalho mais usual no país, sempre pensei que se o padrão fosse 6 horas por dia seria um equilíbrio muito interessante. Ainda mais se a pessoa pudesse trabalhar 6 horas pela manhã ou 6 horas durante a tarde. Nesse ritmo a pessoa poderia, quem sabe, até trabalhar de domingo a domingo, se optasse. Mas do jeito que o Brasil está, com desemprego absurdo, educação risível, e funcionários praticando um trabalho porco (supermercados, lojas, lancherias, etc), esse pessoal vem falar de escala?
Nos trabalhamos muito,eu trabalhei nessa escala,e tirava uma folga por semana,e um domingo em casa e foi em supermercado fiquei 5 anos,mais o que importa mais e a jornada de 44 horas semanais, é tambem reduzir para 40 semanais ,entra essa de 5x2 de segunda a sexta.
O ideal seria que ninguém precisasse trabalhar na 6x1 para poder crescer na vida - até porque ela é muito puxada e muito difícil de ser um dos poucos que consegue melhorar de vida de verdade com essa escala. O ideal seria que as pessoas pudessem, todas, crescer na vida com a escala 5x2. Existe dinheiro no país pra isso. Mas ele está mal distribuído, porque tá concentrado na mão dos super ricos no país. Se a galera tivesse 1 dia de descanso e 1 dia para empreender ou fazer outro projeto pessoal, trabalhando nos outros dias, aconteceriam milagres na economia e na sociedade, considerando a capacidade trabalhadora do brasileiro. A gente tem que defender a escala 5x2 e o fim da 6x1 povo
Japão adotando escala 4x3. Brasil continua na escala 6x1. Empresários ricos e espertos agradecem a compreensão.
Esse é o Brasil o paraíso dos rentistas.
Trabalhar em 6x1 foi o que me motivou a estudar pra concursos. Se hoje eu sou servidor federal, em uma certa parcela eu devo a essa experiência
Sim, meu mano. Trabalhar nessa escala gera uma insatisfação absurda. Melhor combustível que eu tive.
Trabalhei na escala 6x2 ( troca de truno ),5x1 e agora estou na 6x1, digo por experiência que a pior para mim foi a 6x1. Ninguém tem vida de humano descente nessa escala.
Irmão, eu até entendo o teu ponto de vista da escala 6x1, mas na boa não da pra defender isso não porquê é uma exploração desenfreada. O meu primeiro emprego foi no MCDONALD'S do Plaza shopping aqui em Niterói la pra 2014, fiquei 5 meses lá e era uma escravidão total, não tinha nem jovem aprendiz la na época. Ainda por cima eles contratavam menores de idade de a partir de 16 anos pra trabalhar tudo isso dai, botando essa galera pra passar o dedo no ponto 21:50 da noite, pra não da ruim pra eles. Negócio que é até crime cara. O meu último emprego foi na Droga Raia de Icaraí, e sim era bem mais tranquilo, mas também era escala 6x1, muita das vezes eu ficava cansado e não tinha tempo para fazer outras coisas. O que eu digo que o fim da escala 6x1 vai ser positivo, porque vai aumentar a produtividade do trabalhador, vai ser bom pras grandes empresas, e empresas medias e pequenas ainda podem receber incentivo fiscal. Não é toa que países como o Chile já estão adotando o fim dessa escala. Esse discurso de causar pânico de que vai quebrar a economia é mais antigo do andar pra frente, foi assim com o fim do trabalho infantil, a redução pra 8 horas de trabalho, e até decimo terceiro salário as mídias fizeram um pânico terrivel para que não fosse aprovado. Tu consegue até ver na internet matérias antigas dos jornais da época deles afirmando o mesmo argumento da galera que a manutenção da escala 6x1. É isso irmão, abraços pra tu valeuu.
Essa escala 6,1 é uma merda quem trabalha em marcado sabe como é uma desgraça está lá de domingo a domingo ,mano isso não é vida
Não é vida, mano. Eu trampei em carga e descarga e era de segunda até sábado. Domingo eu tava só o pó. 🤡
Minha escala é 5X2, todos os feriados estou de folga, depois de ter que aguentar quase todo tipo de subemprego escala 6X1 finalmente estou desfrutando de uma vida digna.
Concursado?
@@ton2abd setor financeiro de uma empresa agrícola
@@ton2abd trabalho no setor financeiro de uma empresa agrícola
@@ton2abd trabalho na área financeira de uma empresa agrícola.
6x1 só serve pra te dar vontade de sair dela e buscar melhorar, só pra isso mesmo
@@LobodeSangue O vídeo é justamente sobre isso. 🙏🏽🙏🏽
Trabalhar todo dia nao é digno pra ninguem é uma escravidao legalizada
Então fica desempregada ou vira CNPJ.
@@mikekiskeexistiram pessoas como vc falando essa idiotice na época da escravidão e do trabalho infantil, felizmente vcs nunca são ouvidos e a sociedade evolui. A 6x1 acabará apesar do seu reacionarismo
Em 2006 parei de fazer escala na minha usina, coloquei todos pra trabalharem 8 horas, e abatia 4 horas pro sábado ser totalmente horas extras, sempre paguei 100% e almoço especial nestes dias, minha taxa de rotatividade é baixíssima.
Nada da mais medo num funcionário do que perder um bom emprego. Todo empresário deveria se atentar a isso. Tmj
@spectrum1992 É igual brinco quando acontece algum desligamento, te ensinei a ser bem tratado, não aceite menos que isso e deixo as portas abertas. Tem muitos funcionários que tem medo ou então pessoas dependentes, e as vezes não pode se dar ao luxo de arriscar. Sou dono de um modesto engenho e graças a Deus meus filhos pegaram esse ensinamento.
Eu usei a escala 6x1 como força mental e foco nos objetivos,
Na área da Construção civil,
A chave do sucesso, Gênesis 3,19
Verdade depois só guarda o dinheiro pra depressão da velhice
Chego em casa no sábado a tarde, nem almoço muitas das vezes e já vou dormi. Acordo de umas 21 da noite e vou no banheiro urinar e volto a dormi. No domingo só lavar roupa e dormi e se acordar com o despertador avisando que já é segunda e tenho que trabalhar. É uma rotina desgastante demais, não tenho vida social por causa disso porque estou cansado demais pra aproveita o final de semana. Triste!🤦🏻♂️
Fora que o final do domingo é sempre angustiante. Saber que a semana já vai recomeçar. Eu geralmente me apego às boas amizades que faço, tento tornar meu ambiente mais divertido e criar uma rotina paralela na medida do possível.
Concordo.
Porém, pior que enfrentar uma rotina pesada é não ter emprego, não acha?
Se essa discussão avançar, quem pode sair prejudicado são os próprios funcionários. Reduzir a carga horária resultará em menores salários, menos contratações pelos empregadores (aumentando o desemprego), queda na produção e, consequentemente, aumento nos preços.
Diante disso, é importante refletir: existe um problema nas atuais jornadas de trabalho? Talvez.
Mas criar uma lei para resolver isso dificilmente é a melhor solução.
O ideal seria apostar na livre negociação entre empregadores e funcionários. Basta observar os setores que oferecem melhores salários e qualidade de vida; eles geralmente não seguem o modelo rígido da CLT.
Fala meu camarada!
Concordo com você, já trabalhei como auxiliar de depósito e descarga. Até que um dia eu me revoltei e decidir que iria passar num concurso Público. Foi uma jornada solitária de 4 anos estudando até que a nomeação veio e mudou minha vida totalmente. Hoje sou servidor e trabalho de segunda a sexta-feira.
E olha que foi um concurso que paga na faixa de 5K. Só o fato de você ter estabilidade,plano de saúde, férias,recesso e trabalhar de segunda a sexta-feira já até me rejuveneceu alguns anos. Ter tempo para malhar e continuar investindo em mim.
Hoje estudo para concursos na faixa de 10 k ou 20 k iniciais.
Vou estudar até ser nomeado, porém , atualmente já concusado tenho muito mais tranquilidade para seguir no foco.
A escala 6 por 1 é desumano, entretando faz despertar aqueles que querem sair dessa matrix.
Também tive a experiência da escala 6x1 (mais especificamente folgava apenas na quarta-feira, um domingo sim e outro não) se não me engano em 2017 e também foi em mercado, porém no setor de frios e atendimento. Por já ter ensino superior, na entrevista os caras achavam que meu pai é quem estava me obrigando à trabalhar, mas na real era necessidade mesmo. Kkk
Foi puxado mas assim, me ajudou muito na questão da timidez e a melhorar minha comunicação, falava com dezenas de pessoas todos dias, não somente isso, muitas vezes tinha que convencê-los a comprar determinado produto. Lembro que também conheci pessoas muito bacanas e passava meus intervalos lendo "Sun Tzu: A arte da guerra".
Na época, em termos de trabalho braçal ficava um pouco atrás dos demais porém meu nível de instrução era muito acima do resto, acima até que o do gerente. Já estive à beira de ser mandado embora porém por se tratar de um mercado de alto padrão, que atende uma clientela de alto poder aquisitivo, havia situações que praticamente só eu conseguia resolver. Um problema num computador, alguma questão logística mais complexa e também determinadas vendas, já que lá dava muito gringo e eu era a única pessoa na loja inteira que falava inglês. Inclusive houve uma em especial que ajudei a fechar uma compra de mais de 15 mil para embaixada da África do Sul, fui acompanhando e servindo como tradutor.
Pergunta se ganhei 1 centavo a mais ou sequer um obrigado por isso. Tava ali só no salário mínimo + 60 reais no alimentação, não contou nem mesmo como acréscimo de meta para meu setor. Mesmo não tendo o reconhecimento, valeu a experiência e naquela semana ter virado o assunto da loja.
@@andresouza5751 mercado é foda, irmão! Quando estava nesse mercado, eu também já tinha inglês e tava lá descarregando caminhão de farinha mó sol. Nessa época eu tentava empregos na área de turismo, mas nunca sequer consegui uma entrevista. Hoje eu sou grato pelo fato das dificuldades terem me levado pra Internet. Mas sou grato pelos perrengues que passei. Tmj, irmão. 🙏🏽
Trabalho fds, feriado e não posso reclamar da minha escala. Tenho até 11 folgas no mês, tabela na mão da equipe, time bom de trabalho. Se quero viajar, peço folga quadrupla (quinta a domingo), se quero folgar durante a semana em um dia específico, consigo. Minha realidade é diferente da maioria, e estou feliz nela. Tenho qualidade vida fora o trabalho.
Vc diz isso agora, pq o teu não ta mais na reta, espertão.
Fruto de muito trabalho e com orgulho.
6x1 só é bom pra quem trabalha não fazendo nada vai carregar um saco de cimento ou vai encher um laje o povo precisa de salário melhor
@@Charmandermexicano e como espera dar salários melhores para o povo? Obrigando as empresas a pagarem mais sem aumentar a produtividade do país? Sem aquecer a economia? Sem estimular o livre mercado? Sem aumentar o poder de compra e a valorização do Real? Tudo na base da canetada? Sou contra 6x1, mas também sou contra fazer merda com a economia de um país já mal das pernas.
Muito bom, brother, tu é um guerreiro. Estou vendo um monte de memes sobre esse assunto e nem sei por que está tão em vigor esses dias. Não sei porque não tenho tempo para acompanhar fofoquinha de internet, trabalho em escala 24/7, rs.
Mas é a pura verdade. Trabalho desde os 13 anos, inclusive aos sábados e, desde que me tornei empresário em 2007, passei a trabalhar ainda mais. Durante o isolamento, passei mais tempo dentro de casa, e não conseguia sentar e assistir um filme em horário comercial que a consciência já começava a me acusar de vagabundo, martelando que eu deveria produzir ou consumir um conteúdo significante. É horrível viver assim. Acrescente ainda as minhas responsabilidades dentro da minha comunidade religiosa e papéis familiares de filho de viúva idosa, genro de viúva idosa, esposo e pai (que, por sorte, você não tem esses desafios ainda). Resumindo: não sobra tempo pra nada.
Aí, além de empresário, eu passei em um concurso público e voltei ao CLT como professor de ensino fundamental na prefeitura (minha empresa é uma escola de arte voltada apenas para as diversas formas de artes visuais), juntando duas ótimas rendas, mas sem um minuto para, por exemplo, ir na minha dentista (estou pensando nisso porque tenho periodontite e estou há uma semana com um pré-molar tirando meu sono). Então, sobre essa lutinha de escala de trabalho, acredito que, para quem já tem a mente cauterizada, não vai mudar. É como o aposentado que continua fazendo bicos porque só a grana da aposentadoria mal dá pra pagar uma compra de supermercado. Os desgraçados de Brasília não vão reduzir os salários e os impostos que recebem para contratar e pagar mais pessoas para diminuir a jornada de quem já está suando a camisa desde as 5 da madrugada.
Recomendo que assista "Viveiro", com Jesse Eisenberg, um filme que faz uma ótima analogia de como é a forma de vida em nossa sociedade de consumo e trabalho. Abração, Felipe!
@@emersonpenerari Gosto demais da sua história, Emerson. Essa conversa toda sobre a escala 6x1 não é sobre melhorar a vida do trabalhador, é manobra política pra colocar a esquerda nos holofotes (pois perdeu prestígio) e jogar uma cortina de fumaça nas contas do governo, que estão piores do que no pior momento da pandemia. Eles não querem discutir uma boa redução de tributos das pequenas empresas, não querem discutir implementação de salário com base em horas trabalhadas, descomplicar a contratação e demissão, retirar a carga tributária de se contratar um funcionário... isso é politicagem pura. Tmj, meu querido!
Curiosidade interessante sobre toda essa questão: ninguém NUNCA fala sobre a quantidade d HORAS trabalhadas no dia, só na quantidade d dias trabalhados na semana. Eu tenho certeza d q se reduzisse a jornada diária pra 6 horas já seria uma melhoria ABSURDA na qualidade d vida das pessoas. Só d vc ter "duas horas a mais" no seu dia já abre todo um leque d opções pra pessoa. Inclusive eu penso q se a jornada diária fosse menor as pessoas não veriam tantos problemas na quantidade d dias, possivelmente trabalhariam com mais disposição, já q não estariam tão cansadas física e mentalmente.
Mas é como falo: enquanto não se discutir pagamento d salário baseado em hora trabalhada, igual nos EUA, e redução MASSIVA d impostos, TODA E QUALQUER discussão sobre escala ou relação d trabalho será INÚTIL. Só essas duas coisas q falei já seriam o suficiente pra dar um salto pra frente no mercado d trabalho brasileiro.
@@thiagocalvano6288 Isso é autonomia para o funcionário decidir o quanto quer trabalhar. Seria perfeito. Mas pra isso acontecer seria necessário extinguir a CLT, que considero o câncer das relações de trabalho.
@@spectrum1992 Extinguir a CLT = belo e moral.
@@thiagocalvano6288 O pior é que Henry Ford cantou essa bola lá trás. O cara foi um dos pioneiros na questão de perceber que um trabalhador em melhores condições produz mais. Ele foi lá, diminuiu a jornada de trabalho, aumentou os salários e deu folga aos finais de semana, isso em 1930. Resultado, a Ford Motors Company bombou, foi um sucesso.
Mas nessa PEC da escala 6 x 1 além da redução de dias tem tmb a redução de horas
Bom, ponto.
Antes da esquerda criar essa problematização com a rotina de trabalho mais usual no país, sempre pensei que se o padrão fosse 6 horas por dia seria um equilíbrio muito interessante. Ainda mais se a pessoa pudesse trabalhar 6 horas pela manhã ou 6 horas durante a tarde.
Nesse ritmo a pessoa poderia, quem sabe, até trabalhar de domingo a domingo, se optasse.
Mas do jeito que o Brasil está, com desemprego absurdo, educação risível, e funcionários praticando um trabalho porco (supermercados, lojas, lancherias, etc), esse pessoal vem falar de escala?
Nos trabalhamos muito,eu trabalhei nessa escala,e tirava uma folga por semana,e um domingo em casa e foi em supermercado fiquei 5 anos,mais o que importa mais e a jornada de 44 horas semanais, é tambem reduzir para 40 semanais ,entra essa de 5x2 de segunda a sexta.
@@brunobernardescamellocamel9844 mercado é sempre muito puxado, Brunão. Vou levar essa experiência com carinho, mas sinto falta não 😆
a excala 6x1 é um combustivel para mim para mudar de vida.
mim não vai mydar,não...
Concordo plenamente!!
@@hyionno Tmj, caríssima!
O ideal seria que ninguém precisasse trabalhar na 6x1 para poder crescer na vida - até porque ela é muito puxada e muito difícil de ser um dos poucos que consegue melhorar de vida de verdade com essa escala. O ideal seria que as pessoas pudessem, todas, crescer na vida com a escala 5x2. Existe dinheiro no país pra isso. Mas ele está mal distribuído, porque tá concentrado na mão dos super ricos no país. Se a galera tivesse 1 dia de descanso e 1 dia para empreender ou fazer outro projeto pessoal, trabalhando nos outros dias, aconteceriam milagres na economia e na sociedade, considerando a capacidade trabalhadora do brasileiro.
A gente tem que defender a escala 5x2 e o fim da 6x1 povo
Sinto muito. Tá errado.