Eu nunca me esqueci do trecho: "Crianças, gatos, cachorros, disputam palmo a palmo seu café da manhã na lateral da feira". Isso é muito forte, e muito verdadeiro. Um grupo de respeito, sem dúvida nenhuma!!
Me impressionou aquela real do Capítulo 4, versículo 3: "Seu carro e sua grana já não me seduz e nem a sua puta de olhos azuis..." Maior escárnio pra esse mundo de ideologias burguesas que a gente vive!
Forte mesmo irmão. Outro trecho forte é um trecho de outra canção que fala " irmão o demônio fode tudo a seu redor pelo rádio ,jornal, revista e outdoor.....
2 роки тому+358
O Mano Brown e os Racionais são a mostra mais pura de que a cultura pode nascer em qualquer classe social, e não só nas academias....
o Tango tbm surgiu nas periferias de Buenos Aires ( Argentina) e Montevideo ( Uruguay) ... sou Uruguaio e lá nos bairros se escutar muito tango ainda ..
se voce pensa que mano brown e cultura de bandido é cultura, voce é uma amostra do estudo que mostra que o QI médio do brasileiro é menor do que de um chimpanze
Da periferia de SP, de um bairro pobre, criado pela mãe separada... o som dos Racionais quando eu ouvi em 1995, 1996, uma música chamada "Fim de Semana no Parque", e depois "o Homem na Estrada", de longe, por que não eu não tinha o LP nem a fita, algum vizinho punha bem alto. E em 1998, quando eu ouvi "Sobrevivendo no inferno" pela primeira vez, já em CD, uma coisa contundente, que até hoje é atual, quase 25 anos... até hoje escuto, e quando escuto, vem a lembrança de onde eu vim, das lutas da minha mãe e do meu pai, e depois das minhas.
Patrick, vc descreveu exatamente o que aconteceu comigo na época, ouvia por tabela de outros lugares e qdo comprei na época o Sobrevivendo no Inferno, pirei!! Nostalgia pura e Racionais Mcs é demais!!
Eu ouvia encostado na cerca da minha casa. Muito tempo depois um primo consegui uma fita do Racionais, aí a luta era um toca fitas, pedia na rádio da minha cidade e os caras nunca tocaram. Hoje, vejo nas letras tudo que cercava a minha pequena vila, da milha pequena cidade: violência, drogas, mãe solteiras, pais com filhos preso,por pequenos roubos, enquanto político corruptos soltos, falta de saúde e educação. Realmente, as letra eram, e são, o retrato das periferias.
Hj sou policial mas não perco minhas origens no bairro da Vila Clara, divisa com Diadema/SP, onde fui criado, vi mt tiroteio, corpos no chao qd ia pra escola, meteram arma na minha cara qd eu tinha 7 anos, o comboio da Rota chegando em 12, 15 viaturas e onde com dez anos sabia de cor toda a letra de O Homem na Estrada. Tdo o que os Racionais retratam sobre periferia vi e vivi. Hoje dou aulas e treinamento para policiais em formação e antigos, e sempre lembro a eles que é necessário respeitar o povo de bem que existe nas comunidades pobres, bem como aqueles que infelizmente não puderam sair do caminho muitas vezes inescapável do crime, como no caso de "Estou ouvindo alguém me chamar", história do Bina que até hoje me arranca lágrimas.
Curte racionais mas trabalha para uma instituição que vai na contramão de tudo que o Racionais defende, ou seja, trabalha em uma instituição racista, fascista e genocida.
Eu tenho 39 anos e moro em periferia. Estou correndo atrás pra sair daqui. Tem gente de bem, mas tem muito malandro que não quer o compromisso de Registro em carteira e que compram coisas roubadas. Eu estudo grátis e eles vem me tirar de intelectual e que esse lugar não é pra mim.
Hj tenho 51 anos e estudei até a quinta serie,graças ao rap que não me envolvi em coisa errada tenho orgulho em dizer que o hip hop me ajudou a sobreviver nas kebradas da Pedreira zona sul Sp
Eu nasci no alto da Lapa, me mudei pra Pirituba quando tinha 6 anos, fui pro interior paulista e aprendi a gostar do rock, cresci ouvindo samba, samba rock, funk original e após o rap... Mano Brown e os racionais mudaram o olhar nefasto que a sociedade "politicamente correta" tinha da periferia... São ícones, o rock nacional também é formado por ícones... Eu sou privilegiado por ter visto tanta gente boa fazendo música, música em forma de protesto e dissertativas verdadeiramente realistas... Hoje perdemos um pouco disso justamente por causa dos "likes".... Como o radialista Fábio Rogério da 105 FM sempre diz: o rap é uma música boa de se ouvir... Curti muito o vídeo do canal... Valeu
Os caras venceram o sistema não tem oq dizer. Um dos maiores grupos músicas da história e pra mim o mais incrível do rap mundial. Cantar a realidade e ainda conseguir incentivar muitos jovens negros (assim como eu) a querer mudar de vida e não desistir não é pra qualquer um.
Apesar deles serem de São Paulo e eu do Rio de Janeiro, lembro que houve uma identificação imediata com o discurso e o som deles. O que eles conseguiram na época foi gigante, e sem perderem ou cederem em seus ideais. E mesmo que o rap e o hip Hop não seja tão incensado hoje em dia, a semente plantada por eles e vários outros foi plantada. E sobre o disco solo do Mano Brown: é exatamente o que eu espero de um projeto paralelo. Se o cara faz o mesmo som que fazia no grupo em que ele participava, então é melhor continuar no grupo.
Lembro até hoje como racionais mudou minha visão de mundo e música. Eu era apenas um moleque de 12 anos que ouvia várias músicas, mas nenhuma delas me tocava, apenas ficavam na mente ou algo parecido. Mas quando ouvi "Homem na estrada" eu me senti tão hipnotizado e representado que não parei de ouvir, essa música fez eu amar não só Rap, mas a música ao todo
Vi um show deles no SESC Pompéia em 1993 - foi uma pancada! E na época eu era punk. Vimos eu e meu irmão, que era headbanger. Eu lembro que o Brown e o Ice Blue, em alguns momentos, ficavam encarando eu e o meu irmão no meio de uma imensidão de negros, cantando todas as músicas. E nós entramos e saímos de boa, ninguém provocou ou abordou a gente, coisa que eu cansava de ver em show punk....
Isso e porque muito rap foi produzido com sample de disco de rock como tbm ambos era ritmos underground e popular entre jovens. Meio que natural irem se aproximando.
Porra Mario que da hora em mano, eu estava lá também e curtia o mesmo movimento que você, e reforço com toda certeza que aconteceu a mesma coisa comigo, época essa que erra uma das melhores, Madame Satã e por ai vai...bacana mesmo
Tive o primeiro contato com os Racionais no ''Holocausto Urbano'', meu tio morava com a gente e comprou uma fita pra ouvir no rádio que tinhamos, isso em 1997/1998. Sempre quando ouço Pânico na zona Sul, me remete a esse período da minha infância. BAITA VIDEO RÉGIS, PARABÉNS!
Racionais é incrível, triste que tem muita gente burra ou muitas vezes mau caráter, que resume o trabalho deles a música de bandido, quem diz isso não entendeu nada do que ouviu nas letras
pode annotar maioria que diz que racionais é musica de bandidoo adora escutar no ultimo volume funk pancadao se tiver letra de retardado é melhor ainda..
@Fabricio Costa Nunca vi. Eu mesmo sou um idoso branquelo, classe mérdia, de infância pobre morando em vila, mas não esqueço de onde eu vim. Por isso me identifico.
Sempre fui do rock mas no momento em que minha mente se abriu para o mundo do rap com álbuns do sabota e dos racionais tudo mudou, não tem como não se impressionar com as altas doses de realidade que esses caras trazem nas músicas e a enorme quantidade de reflexão que os mesmos nos promovem… Já tive a oportunidade de falar com o kljay uma vez em que ele estava discotecando em um bar em sp, na realidade no intervalo de sua apresentação ele me viu pasmo olhando pra ele enquanto comprava uma água no bar e veio até, o cara veio até mim perguntar oq eu estava achando da apresentação, simplesmente ícones nacionais…
Os samples, as bases, e principalmente o conhecimento que o Mano brow, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay têm sobre música é impressionante, é de se arrepiar como faziam muito bem feita, Eles sabiam oque estavam fazendo e a importância deles para a periferia. Infelizmente, não teremos outros grupos como racionais MC'S. hoje, o Funk engoliu o mercado e batidas reducionistas, letras sem nem relevância.
tem uns grupos de rap bons surgindo por ai, aquela galera que participa do projeto Rua é muito top, se não ouviu , ouça Rua 8 , Rua 6 ( com a participação dos manos do Facção ), Racionais já gostei mais , fui em alguns shows, mas o que gosto daquela época e até hoje curto muito é grupos como RZO, SNJ. Facção Central, Consciência Humana, GOG, Sistema Negro e por ai vai
Esse álbum ´´sobrevivendo no inferno`` colocou os Racionais no mesmo patamar de artistas como Tom Jobim, Chico Buarque, João Gilberto dentre outros. E com um detalhe muito importante: Os Racionais MC´s não são artistas letrados e não vieram dos redutos acadêmicos da classe média e nunca foram mimados por grandes empresários de grandes gravadoras. Isso torna o sucesso deste álbum ainda mais importante. Brown é um grande artista e pioneiro na difusão de uma cultura popular que era renegada aos guetos da periferias e favelas do Brasil afora.
Não gosto de RAP ..mas respeito a influência que tiveram em vários outros RITMOS...ex. RED HOT CHILI PEPERS....aqui....no Brasil....CHARLIE BROWN JUNIOR...e outras mais.....mas comparar TOM JOBIM " INTERNACIONALMENTE "...COM RACIONAIS....É RIDÍCULO !!!😎😎😎
Tom Jobim e João Gilberto aí forçou demais até espanar o parafuso da cabeça. Grande artista porém falta você conhecer os outros que citou fora o Racionais.
Não concordo, sabe pq? Pq Racionais é muito maior doq Chico (todos os Chicos, menos o Science que foi o maior Chico brasileiro, sem duvidas). João Gilberto, ruim, nao se compara, a outros "Joãos", nem ao Gordo... Tom Jobim, sim, chegou perto de Racionais. Sorry, opinião é opinião. Rs
Adorei o vídeo. Sou professor, leciono há 25 anos na periferia de São Paulo, de fato, naquele lugar esquecido por TODOS os Racionais Mc's tem forte apelo, a juventude se sente representada em suas letras.
Régis que maravilha meu bom! Tinha muito tempo que queria ver você falando sobre o Rap e sobretudo Racionais! Tu subiu extraordináriamente no meu conceito ! Obrigado por que é muito bom ver um cara branco roqueiro com essa visão politizada sobre a população negra do nosso país ! Obrigado!!!
@Olho Vivo e Faro Fino você mistura religião, acontecimentos históricos e analogias incompatíveis. É tanto raciocínio irregular e caótico que não dá nem pra entender ou discutir.
Racionais mc's é tão mágico, a primeira vez que me apresentaram eu tinha 11 anos, fiquei encantado com aquilo pq eu como homem negro periférico, criado somente pela mãe, me senti representado foi incrível, e sempre vou sentir a mesma sensação ao escutar qualquer um dos álbuns deles. Mano Brown, Edi rock, Ice Blue e Kl Jay são lendas eternas!!
Sensacional sua explicação!!! Parabéns 👏👏👏 Tenho 46 anos,sou de cor clara e morador de Santo André,aí lado da cidade de Mauá. E Graças ao grupo racionais e cresci e vivi minha vida totalmente digna,reta e não cai no sistema como muitos dos meus amigos daquela época. Eu segui fielmente suas letras,e vi que era possível ser diferente. Hj tenho um apartamento no centro,e as músicas me incentivaram muito a lutar,nunca desistir,e correr atrás dos seus sonhos. O sistema não quer que vc vença e sim que vc fique sendo uma marionete. Racionais são muito mais que um grupo,eles são pisicologos,motivadores, professores e mudaram e ainda mudam a estória de muitas pessoas....
Esses caras são gênios do Rap, usam vocabulário simples, letras que narram a realidade de todo habitante de favela do BR, com batidas fortes e reflexões que fazem a gente parar de fato pra pensar nos fatos, pra mim, esses caras estão entre os melhores grupos de Rap do mundo
@@raphaeumon4627 Cara o Régis só fala a verdade...e não tem medo doque fala ou pra quem fala, admiro demais ele por sua inteligência e visão sobre tudo, não sei porque você pensa assim sobre ele.
Sobrevivendo no Inferno é uma obra prima da Musica Brasileira e Mundial. Pensando no rap, Racionais e Eduardo Taddeo são gigantes da Musica Brasileira no geral.
Um dia ouvi numa rádio a definição perfeita sobre a importancia do Racionais MC's, o Benjamim Bach e o Domenico Gato do Estadio 97FM disse: "os Racionais para o Rap é a mesma coisa que o Pelé para o futebol, não existe comparação com ninguem..."
Exatamente....não tem comparação melhor que essa ....SO MAIS UMA COISA ..EU COM MEUS 52 ANOS DE NÃO VI UM GRUPO MELHOR QUE OS RACIONAIS MCS...E ISSO EU DIGO COM OS GRUPOS DA GRINGA...
Parabéns pela brilhante, e lúcida reflexão sobre os Racionais MCs, de madeira muito polida conseguiu traduzir o que sempre tentamos dizer; embora ainda possa faltar em nosso entusiasmo as palavras mais apropriadas... amo os Racionais MCs, Mano Brown é talento genuíno traduzido em arte das periferias. Já sou teu fã, um forte abraço; e muito sucessos !
O que gosto muito no Brown, e em todos os Racionais, são o fato que eles não pararam no tempo, estão sempre procurando novos horizontes em suas carreiras, Lançando seus álbuns solo, o Brown agora com o poadcast que é um sucesso, eles tem uma carreira consolidada e com todos os méritos, valeu Regis!
@@andrebarbosa3510 O podcast é desde o ano passado, amigão 🤣🤣🤣 E na nova temporada, ninguém ligada a politica publica do cenário brasileiro foi inserido AINDA (6 de abril de 2022).
Mano Brown é um Poeta do Hip Hop e um dos Rappers mais respeitados da música, eu me lembro como se fosse hoje quando as músicas do seminal disco sobrevivendo no inferno tocavam numa rádio alternativa aqui em São Paulo eu fui na galeria do rap e comprei o melhor disco de toda a carreira deles músicas como tô ouvindo alguém me chamar, diário de um detento, capítulo 4 versículo 3 fórmula mágica da paz entre outras
Bom dia, Regis! Eu sou oriundo da periferia de São Paulo e vivi 80% do que consta nos discos do Racionais MC's. Jamais escutei melodia, letra, ritmo e alma tão afiada e eficiente para retratar o espírito e a vivência minha e do povo de lá. Tem uma frase que é dito numa música deles que me marcou: "Você sai da favela, mas a favela nunca sai de você. Sabe por quê? Porquê tá na sua origem." Posso repetir a frase como minha também: Eu não li, eu não assisti, eu vivi, eu também sou fruto do Nego Drama.
Tinha uma visão diferente de você Regis, vi um corte ou outro e parecia um cara meio marrento, meio personagem, sei lá... assistir esse vídeo mudou minha percepção sobre você, ganhou um inscrito.
Eu sendo um ex morador dos bairros do Jardim São Luiz e Capão Redondo posso me considerar um sobrevivente. Os primeiros discos do grupo, representavam realmente o que acontecia nas periferias! Só pelo fato de morar na periferia naquela época, era o suficiente de ser mal visto pela sociedade mais abastada ou estado. Os 4 primeiros discos retratavam bem mais a realidade das periferias.
Quando escutei o LP HOLOCAUSTO URBANO (1991) do Racionais, eu senti pela primeira vez a minha realidade em Ritmo e Poesia. Racionais fez parte da minha adolescência e juventude.
Tive o primeiro contato com os Racionais justamente nesse álbum, meu tio morava com a gente e comprou uma fita pra ouvir no rádio que tinhamos em casa. Isso em 1997/1998. Sempre quando ouço Pânico na zona Sul, me remete a esse período da minha infância.
@@BrunoHgtr eu também tive esse LP, esse foi o primeiro álbum dos racionais, tive também o ESCOLHA O SEU CAMINHO (1992), e o RAIO X (1993). Álbuns épicos.
Sou Cirurgião Dentista também e vivi uma realidade muito parecida com a sua Regis. Um ser pensante não consegue passar ileso pela realidade, quer seja das periferias das grandes cidades, quer seja pelos subúrbios das cidades pequenas nos rincões desse país. Você deve estar certo e realmente é triste saber que talvez Mano Brown sinta que a burrice do sistema é forte, totalitária e opressiva! Ruim para todos nós, até para os que se sentem confortáveis!
Cada um vê e enfrenta o mundo da forma que decide... cada um tem uma escolha e se ela for a revolta e a luta contra tudo e contra todos a batalha será inglória... vivi, trabalhei e tive contato com pessoas com as maiores dificuldades / preconceitos / e lutas, que conseguiram Vencer a Tudo e Todos através do Trabalho, Fé e Esforço...
Mano Brown é um gigante do rap nacional, aqui no Brasil ele foi um dos maiores, um dos pioneiros, pode-se dizer. O Racionais foi o principal grupo a difundir a cultura do Hip Hop no país. Através deles, eu conheci 2 Pac, que é outro monstro do Rap. Não se fazem mais rappers como antigamente. Hoje em dia, o que predomina é o Trap, uma dissidencia do rap, que liricamente é um lixo completo. Sempre ouvi muito rap, os gringos gosto de pac, Eminem, Dre, snoop, e também do 50 Cent. Aqui no Brasil, o grupo que me conquistou foi o Facção Central, com suas letras pesadíssimas, relatando sem pudor e sem censura alguma como é a realidade da periferia e a luta para sobreviver no inferno que é o Brasil. O pobre não tem vez, o preto muito menos.
Realmente o que predomina é o trap, que é fraco liricamente, valorizam mais questões estéticas e flows. Mas ainda tem gente boa surgindo, é só garimpar que encontra. Eu curto muito os rap antigos, mas não fico preso neles, às vezes muito saudosismo fecha muito a cabeça, tem gente muito capacitada fazendo rap de alto nível no Brasil.
Saudações Tio Régis! Mais uma vez, suas concepções são extremamente técnicas e coesas perante a nossa realidade. Adorei ouvir suas opiniões sobre o Rap nacional. Gostaria de sugerir uma análise se possível do Facção Central. Já no campo do rock gostaria de sugerir o Ghost.
Sou do Interior de São Paulo, não tinha noção do que era periferia, na verdade nem sabia que podia existir um lugar assim, até ouvir "Um homem na estrada", sou muito fã. Gosto tanto dos Racionais quanto do trabalho individual de cada membro do grupo. Ouvindo a um podcast, não lembro de qual deles, foi mencionado que já tem um disco pronto....não vejo a hora. Amei a sua reflexão.
Regis, olha, que bacana seu comentário. Estou compartilhando com meus amigos e amigas, pq vc em sintetizou perfeitamente o mundo dos Racionais e a vida dos Racionais para quem não conhece a história dos Racionais!! Parabéns
Sou de Recife o racionas também me ajudou a ser quem sou hoje homem crítico ,muita fé no peito ,respeito às mas velhos e força garra e determinação para lutar pelos meus ideias
Caramba Regis! Que vídeo foda! Cada dia mais fã do seu canal. Racionais é uma banda que te faz refletir sobre a vida como um todo. Mano Brown é realmente um sobrevivente! Ainda bem! O cd sobrevivendo no inferno é um álbum obrigatório. Parabéns Regis!
Gostaria de fazer uma breve correção na fala do mestre Regis sobre as vendas das cópias do álbum Sobrevivendo no Inferno. Alcançou a marca de um 1,500,000 de cópias vendidas, apesar de ter sido lançado por uma gravadora independente. Em uma época sem auxílio da grande mídia, sem grandes veículos de comunicação. Apenas no boca a boca!! Por isso Racionais é o maior e melhor grupo de Rap do Brasil!!! Máximo respeito Regis!!
@@kk-gp8dd A formação do grupo e a mesma de 20 anos atrás ele mora na vila Fundão capão, ele entra em todas as favelas do Brasil, era pra eles irem e todos os programas de tv só racionais fica sem aparece e se manter kkkk.
Em 1997 aos 11 anos me lembro quando escutei pela primeira vez o "Sobrevivendo no Inferno" foi um divisor de águas. Um dos meus álbuns favoritos, um clássico da música brasileira.
Sou Rapper e cantor de Dancehall (vertente do reggae jamaicano),sou morador da Favela do primavera, Sapopemba Zona Leste (quebrada aonde morou a Dina Di) e moro em frente de uma biqueira,estudo cada música e vertente pra trazer as melhores linhas pra minha música e acho bem loko a forma como você interpreta a música e os músicos que eu gosto,uma visão bastante complexa,já assisti o vídeo do Cassiano,Tim Maia e etc,e por último racionais,fala mais sobre alguns artistas pretos que você gosta e ouve,isso será muito representativo pra mim e pros irmãos de cor.. Um abraço
Comecei escutar rap com 8 anos, minha primeira música que escutei foi do facção central " anjo da guarda x lúcifer" , me aprofundei muito no rap através do Racionais e do sobrevivendo no inferno, através deles eu me tornei uma pessoa diferente, só quem sobrevive diariamente no inferno sabe da importância do Hip Hop.
Muito bacana sua reflexão e opinião sobre o Brown. Trata-se de uma das maiores lendas da história da música brasileira. Sem dúvidas é a maior referência do povo preto periférico! Parabéns!!!
Mano Brown é um dos maiores na música do nosso Brasil, ainda em 2022 tem gente que torce o nariz para o Rap e hj é um dos maiores gêneros que existe...
´´mais uma queda em 15 milhões, na mais rica metrópole suas várias contradições´´ essa parte da música me traz a imensidão e imaginar o que as pessoas das periferias passam, todos os dias. As frustrações, perca de esperança etc. Sensacional, racionais me fizeram repensar sobre meus ideológicos e como me relaciono com os próximo.
Regis se tu faz um podcast, com o seu conhecimento, sua oratória e experiência, vc arrebenta! Seu conteúdo é muito bom! Seus vídeos são sempre uma aula! Abraços.
Sim, eu mesmo fiquei impressionado com a profundidade das falas dele, tem razão de chamar muito de vocês de imbecis. Tá anos luz da capacidade de abstração e mediocridade horripilante dessa rapaziada.
@Olho Vivo e Faro Fino textão copia e cola visando pregar a escravidão e nazismo como modelos de sociedades morais? É esse mesmo seu objetivo, palerma? Nem consegui ler de tanta coisa delirante, insanidades e delinquência do tipo fórum Chan. Só cuidado pra não se matar antes de ser preso com seus delírios e ódio por "comunismo" e gente!
Eu sempre achei demais a forma da qual ele escrevia suas letras. Lembro ate hoje como a MTV no comeco odiou passar o clipe Diario de Um Detento cm o favorito do Disk MTV e ficou semanas como o top dos clipes Os playboyzinhos e patricinhas torciam o nariz. E os proprios VJ's odiavam e nao davam muita atencao. Mano Brown mudou a cena da periferia brasileira e jogou na cara do governo como o sistema era falido, mentiroso e cruel. E que nao tinha cm melhorar. Mano Brown é simplesmente fantastico.
Boa tarde! Regis Tadeu,o conheci na TV no programa do Ratinho, quebrando CDs,mas enxergava em você algo muito além daquilo.Hoje realmente percebo e concordo na maioria das vezes com você. És um profundo conhecedor de música,suas análises com conhecimento de causa e esclarecedora da música universal nos impressiona. Sou seu fã ! Parabéns! Abençoado final de semana! Abraços!!
Régis, você é fantástico, cara. A leitura mais perfeita que já vi sobre os Racionais. São gênios! Isso sem a badalação da mídia que vive promovendo pseudo talentos e pessoas conhecidas (não são artistas, pelo amor de Deus!). Salve Régis, salve Brown, salve Racionais!!!!
8:10, Mauá, é nóis, "Sobrevivendo no inferno"-Racionais(1997),"Câmbio negro"- Câmbio Negro (1999) e "Espetáculo do Circo dos horrores"-Facção Central (2006) para mim são as 3 obras primas maximas do Hip Hop nacional a altura dos melhores discos dos Beastie Boys, Public Enemy e House Of Pain.
Cara é uma pena o rap ser muito puxado pros nome de sp ou uma vez ou outra RJ, pq cambio negro representa demais junto com outros não só do DF mas do al, PE etc
@@edifreitas2995 confesso que conheço bem pouco ou quase nada do que é feito no circuito do Hip Hop fora do eixo RIO - SP,, não é um circuito da música que eu sigo de maneira tão ávida, tenho coisas bem pontuais desse estilo na coleção.
Sinceramente. Acho que ele está certo. O Racionais fez seu papel e deixou seu legado. Assim como Planet Hemp. Vida longa aos integrantes. Daqui a 50 anos a musica vai ter o mesmo impacto.
Forte sua opnião o seu relato, sua visão poética e lírica sobre a banda, só gênio da música conseguiria distrinchar com maestria quem é essa grande lenda do Rap nacional!
Racionais são lendas vivas do Rappe nacional. Tenho acompanhado muito os trabalhos do Criolo tbm e que letras fodas, inteligentes e atuais. O clipe de Boca de lobo do Criolo é genial...
A entrevista que o Mano Brown fez com a Sueli Carneiro é uma das melhores coisas que existem na internet. Se ele cobrasse pra que a gente pudesse ouvir aquele papo seria justíssimo.
Sou do rock, a música do racionais Mc's foi ouvida por mim em 1993 e a música foi fim de semana no parque, fiquei muito mais muito maravilhado, pois sou da quebrada. Parabéns ao canal
Boa Regis. Sou do rap deis de pequeno. A mesma emoção que vc teve quando escutou o seu primeiro disco de rock, eu também tive, quando escutei racionais em 1997 quando eu era criança. Hoje em tenho meu estilo de vida moldado pelo rap nacional e principalmente com os racionais. Obrigado por nos RAPresentar. Te sigo a bastante tempo, tamo junto!!!!!
2 роки тому+107
Olá Regis, ótimo vídeo !! Gostaria de sugerir um vídeo sobre minha banda favorita Nazareth, algo como "Minha opinião sobre" ou algo assim. Abraço fera !!
Desde que encontrei o conteúdo musical dele, me tornei inscrito dele. O seu canal é excelente e um dos melhores a respeito de bandas e músicas históricas. Parabéns!
Os Hits do Racionais MCs possuem letras que RETRATAM a Situação Social do Nosso Brasil, e estas são de autoria do Mano Brown (90%) e algumas do Edi Rock!!!
Mano Brown é uma FIGURA VERDADEIRA E AUTÊNTICA!!! CONTRA a hipocrisia da Classe Artística!! Quem o viu PESSOALMENTE, junto aos DEMAIS Racionais, são Pessoas MAGNÍFICAS!!!
E para além do magnífico trabalho deles não deixo de louvar as críticas, não as verdades ácidas ( por serem cruelmente reais ) elencadas por Régis sobre nossa história e sociedade Brasilis...parabéns!
SENSACIONAL a sua análise!!!! Concordo com TODOS os elementos críticos que você utilizou! A forma, além do acerto, foi muito sensível e versátil, já que o RAP não é o queridinho no universo pop! E na sua tangência, é das possibilidades da Arte via áudio, ferramenta das mais sérias que existe! A "denúncia" que o Racionais fez, tem vida...mas como você bem colocou, o patrulhamento mancha e, aos poucos tenta 'calar' esta mensagem tão clara! Um verdadeiro pedido de socorro!!! Muito obrigado pela oportunidade de partilhar desta opinião tão limpa e que corrobora com a verdadeira função desta manifestação ainda tão reprimida! Um grande abraço!
Mais uma vez parabéns Régis. Na adolescência, não gostava do som dos racionais. Eu curtia mais, a eurodance apresentada, pela jovem pan nos anos 90. Mais tarde, analisando melhor o trabalho dos Racionais, vi realmente, o teor magnífico e o explendor, das realidades de nossa sociedade, expostas nas músicas. Maravilha de som.
19:49 Racionais sempre trabalharam assim quando todo mundo acha que acabou vem uma pedrada de um álbum que põe de volta em evidência não só o grupo como toda cena do hip Hop em SP e em todo Brasil ....viva Racionais Mc's!!!
Muito bom Régis, eu humildemente discordo de você num ponto, que é a impressão de que os Racionais Mcs não atuarão mais, ao longo da carreira deles, eles sempre fizeram de tempos em tempos uma pausa pra descansar, arejas as ideias, observar tudo em volta, analisar aquilo que eles fizeram pra lapidar o seu trabalho, corrigidos possíveis erros e voltando cada vez melhor, e neste ano eles retornarão com força total. Um forte abraço e sucesso para você!
Pena que vi muito tarde... Racionais remete muito ao subúrbio leste paulistano onde fui criado, as faixas: "Capítulo 4, Versículo 3", "Rapaz Comum" e a clássica "Diário de um Detento" me deixam emocionado até hoje. Eu nem era da turma do povo black, embora gostasse de James Brown e do pessoal da Motown, mas eu era um negão só rocker (roqueiro novo é um ser quase ridídulo!), mas eu os respeitava pacaraio, hoje tenho plena consciência da importância, inclusive musical, dos caras. Ah! E você continua mandando muito bem e discordância sempre será essencial e merece muito respeito!
A discografia que você tem Regis e praticamente completa, sugiro você adquirir o dvd Trutas e Quebradas, têm 2 documentários neles que são sensacionais, um é sobre a história dos negros pós abolição até os bailes dos anos 70 e o outro sobre a história do Capão
Ponto de vista cabuloso. Confesso que a pergunta que ficou ao final do vídeo, dentro de todo o contexto é claro, vai ficar martelando na minha cabeça, pois já tive este pensamento, mais ainda, tenho este sentimento também, se assim posso dizê-lo. Sou muito grato pelo trabalho deste grupo implacável. Parabéns pelo vídeo.
Eu nunca me esqueci do trecho: "Crianças, gatos, cachorros, disputam palmo a palmo seu café da manhã na lateral da feira". Isso é muito forte, e muito verdadeiro. Um grupo de respeito, sem dúvida nenhuma!!
Eu também esse trecho é um tapa na cara da nossa política suja e imunda que sempre tivemos
Isso é real até hoje, quem já passou por perto em final de feira nas periferias sabem disso...
Os caras são poetas, lendas ! Mesmo falando o óbvio, só não via ou ver essa realidade do Brasil quem não quer.
Me impressionou aquela real do Capítulo 4, versículo 3: "Seu carro e sua grana já não me seduz e nem a sua puta de olhos azuis..." Maior escárnio pra esse mundo de ideologias burguesas que a gente vive!
Forte mesmo irmão. Outro trecho forte é um trecho de outra canção que fala " irmão o demônio fode tudo a seu redor pelo rádio ,jornal, revista e outdoor.....
O Mano Brown e os Racionais são a mostra mais pura de que a cultura pode nascer em qualquer classe social, e não só nas academias....
Onde estiver, seja lá como for, tenha fé porque até no lixão nasce flor.
Frase muito poética
o Tango tbm surgiu nas periferias de Buenos Aires ( Argentina) e Montevideo ( Uruguay) ... sou Uruguaio e lá nos bairros se escutar muito tango ainda ..
A periferia tem muitas pérolas ❤com talento
se voce pensa que mano brown e cultura de bandido é cultura, voce é uma amostra do estudo que mostra que o QI médio do brasileiro é menor do que de um chimpanze
Da periferia de SP, de um bairro pobre, criado pela mãe separada... o som dos Racionais quando eu ouvi em 1995, 1996, uma música chamada "Fim de Semana no Parque", e depois "o Homem na Estrada", de longe, por que não eu não tinha o LP nem a fita, algum vizinho punha bem alto. E em 1998, quando eu ouvi "Sobrevivendo no inferno" pela primeira vez, já em CD, uma coisa contundente, que até hoje é atual, quase 25 anos... até hoje escuto, e quando escuto, vem a lembrança de onde eu vim, das lutas da minha mãe e do meu pai, e depois das minhas.
Patrick, vc descreveu exatamente o que aconteceu comigo na época, ouvia por tabela de outros lugares e qdo comprei na época o Sobrevivendo no Inferno, pirei!! Nostalgia pura e Racionais Mcs é demais!!
Eu ouvia encostado na cerca da minha casa. Muito tempo depois um primo consegui uma fita do Racionais, aí a luta era um toca fitas, pedia na rádio da minha cidade e os caras nunca tocaram. Hoje, vejo nas letras tudo que cercava a minha pequena vila, da milha pequena cidade: violência, drogas, mãe solteiras, pais com filhos preso,por pequenos roubos, enquanto político corruptos soltos, falta de saúde e educação. Realmente, as letra eram, e são, o retrato das periferias.
@@eduardoajala5675 Estima se que existem 30milhoes de msois no Brasil.
Massa, quem realmente para ora ouvir a letra do Mano Brown vai perceber a realidade da realidade...
🙏🏾🙏🏾
Hj sou policial mas não perco minhas origens no bairro da Vila Clara, divisa com Diadema/SP, onde fui criado, vi mt tiroteio, corpos no chao qd ia pra escola, meteram arma na minha cara qd eu tinha 7 anos, o comboio da Rota chegando em 12, 15 viaturas e onde com dez anos sabia de cor toda a letra de O Homem na Estrada. Tdo o que os Racionais retratam sobre periferia vi e vivi. Hoje dou aulas e treinamento para policiais em formação e antigos, e sempre lembro a eles que é necessário respeitar o povo de bem que existe nas comunidades pobres, bem como aqueles que infelizmente não puderam sair do caminho muitas vezes inescapável do crime, como no caso de "Estou ouvindo alguém me chamar", história do Bina que até hoje me arranca lágrimas.
Curte racionais mas trabalha para uma instituição que vai na contramão de tudo que o Racionais defende, ou seja, trabalha em uma instituição racista, fascista e genocida.
Cara, gostei da sua sinceridade!!
Eu tenho 39 anos e moro em periferia. Estou correndo atrás pra sair daqui. Tem gente de bem, mas tem muito malandro que não quer o compromisso de Registro em carteira e que compram coisas roubadas. Eu estudo grátis e eles vem me tirar de intelectual e que esse lugar não é pra mim.
Hj tenho 51 anos e estudei até a quinta serie,graças ao rap que não me envolvi em coisa errada tenho orgulho em dizer que o hip hop me ajudou a sobreviver nas kebradas da Pedreira zona sul Sp
Sou rockeiro nato, mas sempre comprei discos dos Racionais... Brown é foda! O cara traduz a realidade em música.
O rock e o rap andam lado a lado
@@deividsilvajs eu sou rockeiro e ouço MT rap
acho que Racionais ultrapassa o estigma do rap
Eu nasci no alto da Lapa, me mudei pra Pirituba quando tinha 6 anos, fui pro interior paulista e aprendi a gostar do rock, cresci ouvindo samba, samba rock, funk original e após o rap... Mano Brown e os racionais mudaram o olhar nefasto que a sociedade "politicamente correta" tinha da periferia... São ícones, o rock nacional também é formado por ícones... Eu sou privilegiado por ter visto tanta gente boa fazendo música, música em forma de protesto e dissertativas verdadeiramente realistas... Hoje perdemos um pouco disso justamente por causa dos "likes".... Como o radialista Fábio Rogério da 105 FM sempre diz: o rap é uma música boa de se ouvir... Curti muito o vídeo do canal... Valeu
Eu sou rockeironato sou um cara fascinado por rap
Os caras venceram o sistema não tem oq dizer. Um dos maiores grupos músicas da história e pra mim o mais incrível do rap mundial. Cantar a realidade e ainda conseguir incentivar muitos jovens negros (assim como eu) a querer mudar de vida e não desistir não é pra qualquer um.
Apesar deles serem de São Paulo e eu do Rio de Janeiro, lembro que houve uma identificação imediata com o discurso e o som deles. O que eles conseguiram na época foi gigante, e sem perderem ou cederem em seus ideais.
E mesmo que o rap e o hip Hop não seja tão incensado hoje em dia, a semente plantada por eles e vários outros foi plantada.
E sobre o disco solo do Mano Brown: é exatamente o que eu espero de um projeto paralelo. Se o cara faz o mesmo som que fazia no grupo em que ele participava, então é melhor continuar no grupo.
Mas ele ainda faz parte pou, os racionais n acabaram não
Concordo plenamente contigo Adney!
rap e o hip hop q hj tá muito forte na quebrada, pretos se empoderado, gente pobre procurando melhoria por meio da cultura
AI NO RIO SÓ OUVEM PANKADÃO PORNOGRAFICO QUE AGORA DOMINA AS PERIFA DE SÃO PAULO,
@@realidadevida3303 o funk pensadão surgiu no rio de janeiro?
Vc gostando ou não de rap, mano brown é uma figura ímpar.
Merece todo respeito!
Nenhum petista merece respeito
Lembro até hoje como racionais mudou minha visão de mundo e música. Eu era apenas um moleque de 12 anos que ouvia várias músicas, mas nenhuma delas me tocava, apenas ficavam na mente ou algo parecido. Mas quando ouvi "Homem na estrada" eu me senti tão hipnotizado e representado que não parei de ouvir, essa música fez eu amar não só Rap, mas a música ao todo
Vi um show deles no SESC Pompéia em 1993 - foi uma pancada! E na época eu era punk. Vimos eu e meu irmão, que era headbanger. Eu lembro que o Brown e o Ice Blue, em alguns momentos, ficavam encarando eu e o meu irmão no meio de uma imensidão de negros, cantando todas as músicas. E nós entramos e saímos de boa, ninguém provocou ou abordou a gente, coisa que eu cansava de ver em show punk....
rap e do rock sem foram unidos aqui no DF
Isso e porque muito rap foi produzido com sample de disco de rock como tbm ambos era ritmos underground e popular entre jovens. Meio que natural irem se aproximando.
@@TheMat1337 E outra coisa também, que acho que pouca gente sabe, tanto rap quanto rock vieram da cultura negra
Porra Mario que da hora em mano, eu estava lá também e curtia o mesmo movimento que você, e reforço com toda certeza que aconteceu a mesma coisa comigo, época essa que erra uma das melhores, Madame Satã e por ai vai...bacana mesmo
@@ygorsan7582sim 🎸🤘✌
Tive o primeiro contato com os Racionais no ''Holocausto Urbano'', meu tio morava com a gente e comprou uma fita pra ouvir no rádio que tinhamos, isso em 1997/1998. Sempre quando ouço Pânico na zona Sul, me remete a esse período da minha infância.
BAITA VIDEO RÉGIS, PARABÉNS!
"É necessário sempre acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite e que vc, truta, é imbatível"
Rock, Edi
Racionais é incrível, triste que tem muita gente burra ou muitas vezes mau caráter, que resume o trabalho deles a música de bandido, quem diz isso não entendeu nada do que ouviu nas letras
pode annotar maioria que diz que racionais é musica de bandidoo
adora escutar no ultimo volume funk pancadao se tiver letra de retardado é melhor ainda..
Muita gente nunca ouviu mas não gosta e dá opinião...
@Fabricio Costa Não conheço nenhum desses.
@Fabricio Costa Nunca vi. Eu mesmo sou um idoso branquelo, classe mérdia, de infância pobre morando em vila, mas não esqueço de onde eu vim. Por isso me identifico.
Sempre fui do rock mas no momento em que minha mente se abriu para o mundo do rap com álbuns do sabota e dos racionais tudo mudou, não tem como não se impressionar com as altas doses de realidade que esses caras trazem nas músicas e a enorme quantidade de reflexão que os mesmos nos promovem… Já tive a oportunidade de falar com o kljay uma vez em que ele estava discotecando em um bar em sp, na realidade no intervalo de sua apresentação ele me viu pasmo olhando pra ele enquanto comprava uma água no bar e veio até, o cara veio até mim perguntar oq eu estava achando da apresentação, simplesmente ícones nacionais…
Os samples, as bases, e principalmente o conhecimento que o Mano brow, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay têm sobre música é impressionante, é de se arrepiar como faziam muito bem feita, Eles sabiam oque estavam fazendo e a importância deles para a periferia. Infelizmente, não teremos outros grupos como racionais MC'S. hoje, o Funk engoliu o mercado e batidas reducionistas, letras sem nem relevância.
Há alguns grupos do DF muito bons que vale à pena conhecer.
vc foi bonzinho com as letras do funk. elas não tem nenhum conteúdo assim como quem as ouve não tem nada na cabeça
tem uns grupos de rap bons surgindo por ai, aquela galera que participa do projeto Rua é muito top, se não ouviu , ouça Rua 8 , Rua 6 ( com a participação dos manos do Facção ), Racionais já gostei mais , fui em alguns shows, mas o que gosto daquela época e até hoje curto muito é grupos como RZO, SNJ. Facção Central, Consciência Humana, GOG, Sistema Negro e por ai vai
ouve Neguinho do Caxeta, Menor do Chapa, Felipe Boladão pesquisa , tem uns funk da hora, tem que pesquisar
Verdade! Esse funk atual e o sertanejo universitário estragaram a música brasileira!
Esse álbum ´´sobrevivendo no inferno`` colocou os Racionais no mesmo patamar de artistas como Tom Jobim, Chico Buarque, João Gilberto dentre outros. E com um detalhe muito importante: Os Racionais MC´s não são artistas letrados e não vieram dos redutos acadêmicos da classe média e nunca foram mimados por grandes empresários de grandes gravadoras. Isso torna o sucesso deste álbum ainda mais importante. Brown é um grande artista e pioneiro na difusão de uma cultura popular que era renegada aos guetos da periferias e favelas do Brasil afora.
Não gosto de RAP ..mas respeito a influência que tiveram em vários outros RITMOS...ex. RED HOT CHILI PEPERS....aqui....no Brasil....CHARLIE BROWN JUNIOR...e outras mais.....mas comparar TOM JOBIM " INTERNACIONALMENTE "...COM RACIONAIS....É RIDÍCULO !!!😎😎😎
Tom Jobim e João Gilberto aí forçou demais até espanar o parafuso da cabeça. Grande artista porém falta você conhecer os outros que citou fora o Racionais.
@@engelmusic5872 , é verdade. Forçou a barra bonito. Pra chegar no nível de João Gilberto precisa entender de música de verdade.
@@ailtonoliveira9209 concordo contigo; comparar com Tom Jobim é exagero.
Não concordo, sabe pq? Pq Racionais é muito maior doq Chico (todos os Chicos, menos o Science que foi o maior Chico brasileiro, sem duvidas).
João Gilberto, ruim, nao se compara, a outros "Joãos", nem ao Gordo...
Tom Jobim, sim, chegou perto de Racionais.
Sorry, opinião é opinião. Rs
Adorei o vídeo. Sou professor, leciono há 25 anos na periferia de São Paulo, de fato, naquele lugar esquecido por TODOS os Racionais Mc's tem forte apelo, a juventude se sente representada em suas letras.
Um dos melhores vídeos desse canal. Consciência social em reconhecer o discurso dos Racionais e uma noção muito clara historicamente. Parabéns.
Em tempo de pisadinha, zé vaqueiro e outros desastres musicais, Mano Brown é um poeta que fará falta.
Mais pura verdade
Qualquer um é.
@@wagnerjosebarbosa9491 Mano Brown: O sogro do ator Danilo Mesquita.
Régis que maravilha meu bom! Tinha muito tempo que queria ver você falando sobre o Rap e sobretudo Racionais! Tu subiu extraordináriamente no meu conceito ! Obrigado por que é muito bom ver um cara branco roqueiro com essa visão politizada sobre a população negra do nosso país ! Obrigado!!!
Faço minhas, as suas palavras. 👏🏿👏🏿👏🏿
Boa Reflexão Régis, na periferia tem muita gente boa e honesta, e os racionais retrataram bem isso
Bela reflexão, Régis. Cada vez mais admiro sua integridade e sua inteligência.
@Olho Vivo e Faro Fino você mistura religião, acontecimentos históricos e analogias incompatíveis. É tanto raciocínio irregular e caótico que não dá nem pra entender ou discutir.
Racionais mc's é tão mágico, a primeira vez que me apresentaram eu tinha 11 anos, fiquei encantado com aquilo pq eu como homem negro periférico, criado somente pela mãe, me senti representado foi incrível, e sempre vou sentir a mesma sensação ao escutar qualquer um dos álbuns deles. Mano Brown, Edi rock, Ice Blue e Kl Jay são lendas eternas!!
Sensacional sua explicação!!!
Parabéns 👏👏👏
Tenho 46 anos,sou de cor clara e morador de Santo André,aí lado da cidade de Mauá.
E Graças ao grupo racionais e cresci e vivi minha vida totalmente digna,reta e não cai no sistema como muitos dos meus amigos daquela época.
Eu segui fielmente suas letras,e vi que era possível ser diferente.
Hj tenho um apartamento no centro,e as músicas me incentivaram muito a lutar,nunca desistir,e correr atrás dos seus sonhos.
O sistema não quer que vc vença e sim que vc fique sendo uma marionete.
Racionais são muito mais que um grupo,eles são pisicologos,motivadores, professores e mudaram e ainda mudam a estória de muitas pessoas....
Esses caras são gênios do Rap, usam vocabulário simples, letras que narram a realidade de todo habitante de favela do BR, com batidas fortes e reflexões que fazem a gente parar de fato pra pensar nos fatos, pra mim, esses caras estão entre os melhores grupos de Rap do mundo
Mano Brown & Regis Tadeu no podcast, petição. Dois gênios num bate papo papo reto e inteligente.
Cara, jurava que ele tinha participado do podcast
Credo, Mano Brown n merece um cara careta desse
@@raphaeumon4627 Cara o Régis só fala a verdade...e não tem medo doque fala ou pra quem fala, admiro demais ele por sua inteligência e visão sobre tudo, não sei porque você pensa assim sobre ele.
@@TruePureBathory fã do mayhem nao do nem ouvido colega. Gosto de musica n de gritaria
É nois
Sim.
Sobrevivendo no Inferno é uma obra prima da Musica Brasileira e Mundial.
Pensando no rap, Racionais e Eduardo Taddeo são gigantes da Musica Brasileira no geral.
Um dia ouvi numa rádio a definição perfeita sobre a importancia do Racionais MC's, o Benjamim Bach e o Domenico Gato do Estadio 97FM disse: "os Racionais para o Rap é a mesma coisa que o Pelé para o futebol, não existe comparação com ninguem..."
E olha que o Back é roqueiro. Os caras são tão bons que agradam todas as tribos.
Exatamente....não tem comparação melhor que essa ....SO MAIS UMA COISA ..EU COM MEUS 52 ANOS DE NÃO VI UM GRUPO MELHOR QUE OS RACIONAIS MCS...E ISSO EU DIGO COM OS GRUPOS DA GRINGA...
Perfeito comentário
Pra mim Ronaldo Fenômeno foi muito melhor que com a bola nos pés, mas essa é apenas minha opinião.
Perfeito
Sou de Mauá fiquei feliz por falar bem da nossa gente.te admiro não perco nenhuma postagem sua. Um abraço
Parabéns pela brilhante, e lúcida reflexão sobre os Racionais MCs, de madeira muito polida conseguiu traduzir o que sempre tentamos dizer; embora ainda possa faltar em nosso entusiasmo as palavras mais apropriadas...
amo os Racionais MCs, Mano Brown é talento genuíno traduzido em arte das periferias.
Já sou teu fã, um forte abraço; e muito sucessos !
O que gosto muito no Brown, e em todos os Racionais, são o fato que eles não pararam no tempo, estão sempre procurando novos horizontes em suas carreiras, Lançando seus álbuns solo, o Brown agora com o poadcast que é um sucesso, eles tem uma carreira consolidada e com todos os méritos, valeu Regis!
Não si iluda amigo!! Estamos em ano eleitoral, tudo isso é estratégico não é por acaso esse podcast. Aguarde...
@@andrebarbosa3510 O podcast é desde o ano passado, amigão 🤣🤣🤣 E na nova temporada, ninguém ligada a politica publica do cenário brasileiro foi inserido AINDA (6 de abril de 2022).
Mano Brown é um Poeta do Hip Hop e um dos Rappers mais respeitados da música, eu me lembro como se fosse hoje quando as músicas do seminal disco sobrevivendo no inferno tocavam numa rádio alternativa aqui em São Paulo eu fui na galeria do rap e comprei o melhor disco de toda a carreira deles músicas como tô ouvindo alguém me chamar, diário de um detento, capítulo 4 versículo 3 fórmula mágica da paz entre outras
Grande vídeo! Mano Brown e os Racionais são um exemplo de que a luta nunca deve parar e que "lugar de conforto" é só o olho do furacão.
Régis Tadeu, uma lenda viva da sociedade brasileira. Consciência social e afeto humano, isso é importante.
Fala mal de todos kkk.. Mano Brown foi o único e olha que é música de bandidagem.
@@melissachristiane7566 eu acho que vc não sabe o que e racionais Mc's pra está falando que e música de bandidagem !!!
@@davicunha6127 eu não sei ,eu fui no show deles ,eu não sei quem são!
@@davicunha6127 Eu só tinha CDs e discos deles.
@@melissachristiane7566 oi sumida
Bom dia, Regis! Eu sou oriundo da periferia de São Paulo e vivi 80% do que consta nos discos do Racionais MC's. Jamais escutei melodia, letra, ritmo e alma tão afiada e eficiente para retratar o espírito e a vivência minha e do povo de lá. Tem uma frase que é dito numa música deles que me marcou: "Você sai da favela, mas a favela nunca sai de você. Sabe por quê? Porquê tá na sua origem." Posso repetir a frase como minha também: Eu não li, eu não assisti, eu vivi, eu também sou fruto do Nego Drama.
Tinha uma visão diferente de você Regis, vi um corte ou outro e parecia um cara meio marrento, meio personagem, sei lá... assistir esse vídeo mudou minha percepção sobre você, ganhou um inscrito.
Eu sendo um ex morador dos bairros do Jardim São Luiz e Capão Redondo posso me considerar um sobrevivente. Os primeiros discos do grupo, representavam realmente o que acontecia nas periferias! Só pelo fato de morar na periferia naquela época, era o suficiente de ser mal visto pela sociedade mais abastada ou estado. Os 4 primeiros discos retratavam bem mais a realidade das periferias.
Quando escutei o LP HOLOCAUSTO URBANO (1991) do Racionais, eu senti pela primeira vez a minha realidade em Ritmo e Poesia.
Racionais fez parte da minha adolescência e juventude.
Tive o primeiro contato com os Racionais justamente nesse álbum, meu tio morava com a gente e comprou uma fita pra ouvir no rádio que tinhamos em casa. Isso em 1997/1998. Sempre quando ouço Pânico na zona Sul, me remete a esse período da minha infância.
@@BrunoHgtr eu também tive esse LP, esse foi o primeiro álbum dos racionais, tive também o ESCOLHA O SEU CAMINHO (1992), e o RAIO X (1993). Álbuns épicos.
Sou Cirurgião Dentista também e vivi uma realidade muito parecida com a sua Regis. Um ser pensante não consegue passar ileso pela realidade, quer seja das periferias das grandes cidades, quer seja pelos subúrbios das cidades pequenas nos rincões desse país. Você deve estar certo e realmente é triste saber que talvez Mano Brown sinta que a burrice do sistema é forte, totalitária e opressiva! Ruim para todos nós, até para os que se sentem confortáveis!
Cada um vê e enfrenta o mundo da forma que decide... cada um tem uma escolha e se ela for a revolta e a luta contra tudo e contra todos a batalha será inglória... vivi, trabalhei e tive contato com pessoas com as maiores dificuldades / preconceitos / e lutas, que conseguiram Vencer a Tudo e Todos através do Trabalho, Fé e Esforço...
Mano Brown é um gigante do rap nacional, aqui no Brasil ele foi um dos maiores, um dos pioneiros, pode-se dizer. O Racionais foi o principal grupo a difundir a cultura do Hip Hop no país. Através deles, eu conheci 2 Pac, que é outro monstro do Rap. Não se fazem mais rappers como antigamente. Hoje em dia, o que predomina é o Trap, uma dissidencia do rap, que liricamente é um lixo completo. Sempre ouvi muito rap, os gringos gosto de pac, Eminem, Dre, snoop, e também do 50 Cent. Aqui no Brasil, o grupo que me conquistou foi o Facção Central, com suas letras pesadíssimas, relatando sem pudor e sem censura alguma como é a realidade da periferia e a luta para sobreviver no inferno que é o Brasil. O pobre não tem vez, o preto muito menos.
Realmente o que predomina é o trap, que é fraco liricamente, valorizam mais questões estéticas e flows. Mas ainda tem gente boa surgindo, é só garimpar que encontra. Eu curto muito os rap antigos, mas não fico preso neles, às vezes muito saudosismo fecha muito a cabeça, tem gente muito capacitada fazendo rap de alto nível no Brasil.
O meus cantores de rap favoritos é SNJ, Sabotage, Black Alien, Face da Morte, Ndnaldinho.
Detentos do Rap a Ideia e Forte também e meu rap favorito.
Comentário sensatíssimo!
Ele foi ou Ele é 🤔
Mano Brown é uma pessoa espetacular, eu gosto muito dos Racionais Mc's, adoro a música "A fórmula mágica da paz".
Quem nao ama
Saudações Tio Régis! Mais uma vez, suas concepções são extremamente técnicas e coesas perante a nossa realidade. Adorei ouvir suas opiniões sobre o Rap nacional. Gostaria de sugerir uma análise se possível do Facção Central. Já no campo do rock gostaria de sugerir o Ghost.
A poesia do Racionais é Nietzcheana. Na década de 90 ouvir as letras na boca de todas as classes sociais foi algo inimaginável.
Pq nietzscheana?
Sou do Interior de São Paulo, não tinha noção do que era periferia, na verdade nem sabia que podia existir um lugar assim, até ouvir "Um homem na estrada", sou muito fã. Gosto tanto dos Racionais quanto do trabalho individual de cada membro do grupo. Ouvindo a um podcast, não lembro de qual deles, foi mencionado que já tem um disco pronto....não vejo a hora. Amei a sua reflexão.
Regis, olha, que bacana seu comentário. Estou compartilhando com meus amigos e amigas, pq vc em sintetizou perfeitamente o mundo dos Racionais e a vida dos Racionais para quem não conhece a história dos Racionais!! Parabéns
Sou de Recife o racionas também me ajudou a ser quem sou hoje homem crítico ,muita fé no peito ,respeito às mas velhos e força garra e determinação para lutar pelos meus ideias
Caramba Regis! Que vídeo foda! Cada dia mais fã do seu canal. Racionais é uma banda que te faz refletir sobre a vida como um todo.
Mano Brown é realmente um sobrevivente! Ainda bem! O cd sobrevivendo no inferno é um álbum obrigatório. Parabéns Regis!
Adorei, Regis e fiquei pedindo BIZ para ver você entrevistar o mano Brown pois seria muito importante e legal ao mesmo tempo!!!
Gostaria de fazer uma breve correção na fala do mestre Regis sobre as vendas das cópias do álbum Sobrevivendo no Inferno. Alcançou a marca de um 1,500,000 de cópias vendidas, apesar de ter sido lançado por uma gravadora independente. Em uma época sem auxílio da grande mídia, sem grandes veículos de comunicação. Apenas no boca a boca!! Por isso Racionais é o maior e melhor grupo de Rap do Brasil!!! Máximo respeito Regis!!
Mano Brown é a voz de um povo. Revolucionou o antigo e o moderno.
Revolucionou o que ? Kkkk cara não vive o que cantou … hj e um vendido e ideológico
@@kk-gp8dd A formação do grupo e a mesma de 20 anos atrás ele mora na vila Fundão capão, ele entra em todas as favelas do Brasil, era pra eles irem e todos os programas de tv só racionais fica sem aparece e se manter kkkk.
@@kk-gp8dd Para de digitar merda
@@kk-gp8dd e vc n sabe nem rimar Motorola com alguma coisa kkkkk
Finalmente parou de usar o amino né safado
Racionais MC's é o Brasil. Artisticamente falando é genial, com certeza terá sempre lugar de destaque na música e na sociedade brasileira.
Em 1997 aos 11 anos me lembro quando escutei pela primeira vez o "Sobrevivendo no Inferno" foi um divisor de águas.
Um dos meus álbuns favoritos, um clássico da música brasileira.
Pra mim TB e com a mesma idade mudou tudo em.minha vida
Divisor de que?
@@trumpetersp teria que voltar em 1997 para você entender...vlw trompetista
Cara que analise simplesmente espetacular sobre o mano Brown e os racionais , seria maravilhoso Regis Tadeu entrevistando o mano Brown.
Sou Rapper e cantor de Dancehall (vertente do reggae jamaicano),sou morador da Favela do primavera, Sapopemba Zona Leste (quebrada aonde morou a Dina Di) e moro em frente de uma biqueira,estudo cada música e vertente pra trazer as melhores linhas pra minha música e acho bem loko a forma como você interpreta a música e os músicos que eu gosto,uma visão bastante complexa,já assisti o vídeo do Cassiano,Tim Maia e etc,e por último racionais,fala mais sobre alguns artistas pretos que você gosta e ouve,isso será muito representativo pra mim e pros irmãos de cor.. Um abraço
Tem um verdim massa ai na frente?
@@rimaforte3643😂😂😂
Comecei escutar rap com 8 anos, minha primeira música que escutei foi do facção central " anjo da guarda x lúcifer" , me aprofundei muito no rap através do Racionais e do sobrevivendo no inferno, através deles eu me tornei uma pessoa diferente, só quem sobrevive diariamente no inferno sabe da importância do Hip Hop.
Muito bacana sua reflexão e opinião sobre o Brown. Trata-se de uma das maiores lendas da história da música brasileira. Sem dúvidas é a maior referência do povo preto periférico!
Parabéns!!!
Mano Brown é um dos maiores na música do nosso Brasil, ainda em 2022 tem gente que torce o nariz para o Rap e hj é um dos maiores gêneros que existe...
se o rap fosse só racionais, teu comentário faria sentido, mas não é bem por ai. o que mais tem é rep sem ritmo e sem poesia...
´´mais uma queda em 15 milhões, na mais rica metrópole suas várias contradições´´ essa parte da música me traz a imensidão e imaginar o que as pessoas das periferias passam, todos os dias. As frustrações, perca de esperança etc. Sensacional, racionais me fizeram repensar sobre meus ideológicos e como me relaciono com os próximo.
MANO BROWN É UM PENSADOR .... 1 FÉRA... UM GÊNIO... letras fortes... racionais é poesia dos sofridos
Regis se tu faz um podcast, com o seu conhecimento, sua oratória e experiência, vc arrebenta! Seu conteúdo é muito bom! Seus vídeos são sempre uma aula! Abraços.
Sim, eu mesmo fiquei impressionado com a profundidade das falas dele, tem razão de chamar muito de vocês de imbecis. Tá anos luz da capacidade de abstração e mediocridade horripilante dessa rapaziada.
@Olho Vivo e Faro Fino textão copia e cola visando pregar a escravidão e nazismo como modelos de sociedades morais? É esse mesmo seu objetivo, palerma? Nem consegui ler de tanta coisa delirante, insanidades e delinquência do tipo fórum Chan. Só cuidado pra não se matar antes de ser preso com seus delírios e ódio por "comunismo" e gente!
@Olho Vivo e Faro Fino marginal
Outro grupo de rap que joga na nossa cara assuntos espinhosos de maneira certeira e difícil de ignorar é o Facção Central. Recomendo muito!
na verdade Eduardo Tadeo.
Esse é muito core
Eu gosto do Facção, mas acho difícil de ouvir. A atmosfera é de fato muito pesada.
Eu sempre achei demais a forma da qual ele escrevia suas letras.
Lembro ate hoje como a MTV no comeco odiou passar o clipe Diario de Um Detento cm o favorito do Disk MTV e ficou semanas como o top dos clipes
Os playboyzinhos e patricinhas torciam o nariz. E os proprios VJ's odiavam e nao davam muita atencao.
Mano Brown mudou a cena da periferia brasileira e jogou na cara do governo como o sistema era falido, mentiroso e cruel. E que nao tinha cm melhorar.
Mano Brown é simplesmente fantastico.
Boa tarde!
Regis Tadeu,o conheci na TV no programa do Ratinho, quebrando CDs,mas enxergava em você algo muito além daquilo.Hoje realmente percebo e concordo na maioria das vezes com você.
És um profundo conhecedor de música,suas análises com conhecimento de causa e esclarecedora da música universal nos impressiona.
Sou seu fã !
Parabéns!
Abençoado final de semana!
Abraços!!
Agora sim Regis , Racionais conta e canta um pouco da minha história e de muitos que conheci.👏👏👏👏👏
Régis, você é fantástico, cara. A leitura mais perfeita que já vi sobre os Racionais. São gênios! Isso sem a badalação da mídia que vive promovendo pseudo talentos e pessoas conhecidas (não são artistas, pelo amor de Deus!). Salve Régis, salve Brown, salve Racionais!!!!
8:10, Mauá, é nóis, "Sobrevivendo no inferno"-Racionais(1997),"Câmbio negro"- Câmbio Negro (1999) e "Espetáculo do Circo dos horrores"-Facção Central (2006) para mim são as 3 obras primas maximas do Hip Hop nacional a altura dos melhores discos dos Beastie Boys, Public Enemy e House Of Pain.
Cara é uma pena o rap ser muito puxado pros nome de sp ou uma vez ou outra RJ, pq cambio negro representa demais junto com outros não só do DF mas do al, PE etc
@@edifreitas2995 confesso que conheço bem pouco ou quase nada do que é feito no circuito do Hip Hop fora do eixo RIO - SP,, não é um circuito da música que eu sigo de maneira tão ávida, tenho coisas bem pontuais desse estilo na coleção.
sou de Mauá, tmb! vamo q vamo!
@@javahlee1755 ouve Mano Fler Rap raiz , Londrina Paraná.
@@edifreitas2995 Cambio Negro mesmo eu nunca tinha ouvido falar, vou pesquisar aqui
Sinceramente. Acho que ele está certo. O Racionais fez seu papel e deixou seu legado. Assim como Planet Hemp. Vida longa aos integrantes. Daqui a 50 anos a musica vai ter o mesmo impacto.
Forte sua opnião o seu relato, sua visão poética e lírica sobre a banda, só gênio da música conseguiria distrinchar com maestria quem é essa grande lenda do Rap nacional!
O Mano Brown é uma lenda viva. Assim como todo o grupo Racionais MC's.
Racionais são lendas vivas do Rappe nacional. Tenho acompanhado muito os trabalhos do Criolo tbm e que letras fodas, inteligentes e atuais. O clipe de Boca de lobo do Criolo é genial...
A entrevista que o Mano Brown fez com a Sueli Carneiro é uma das melhores coisas que existem na internet. Se ele cobrasse pra que a gente pudesse ouvir aquele papo seria justíssimo.
Como sempre mais um vídeo com conteúdo excelente Régis Tadeu, inclusive aumentou mais a admiração que tenho pelo seu trabalho, abração. ...
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO IRMÃO E CAMARADA. UM JET ABRAÇO. JETRO DURVAL RADIALISTA SP BR
Sou do rock, a música do racionais Mc's foi ouvida por mim em 1993 e a música foi fim de semana no parque, fiquei muito mais muito maravilhado, pois sou da quebrada. Parabéns ao canal
Boa Regis. Sou do rap deis de pequeno. A mesma emoção que vc teve quando escutou o seu primeiro disco de rock, eu também tive, quando escutei racionais em 1997 quando eu era criança. Hoje em tenho meu estilo de vida moldado pelo rap nacional e principalmente com os racionais. Obrigado por nos RAPresentar. Te sigo a bastante tempo, tamo junto!!!!!
Olá Regis, ótimo vídeo !! Gostaria de sugerir um vídeo sobre minha banda favorita Nazareth, algo como "Minha opinião sobre" ou algo assim. Abraço fera !!
Seu canal é sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Vc viu o Podcast do Rafael Bittencourt né? kkkkkk
Desde que encontrei o conteúdo musical dele, me tornei inscrito dele. O seu canal é excelente e um dos melhores a respeito de bandas e músicas históricas. Parabéns!
sua banda favorita é o nazareth?tem certeza?
@@marcelocruz2321 De Hard Rock sim.
Rap puro. Tem que se reconhecer o trabalho, mesmo quem não gosta.
Os Hits do Racionais MCs possuem letras que RETRATAM a Situação Social do Nosso Brasil, e estas são de autoria do Mano Brown (90%) e algumas do Edi Rock!!!
Os Hits dos Racionais MCs estão FOCADOS nas periferias das capitais, PRINCIPALMENTE SÃO PAULO-SP!!!!!
RESUMINDO: as LETRAS dos Racionais MCs RETRATAM a REALIDADE!!!
Mano Brown é uma FIGURA VERDADEIRA E AUTÊNTICA!!! CONTRA a hipocrisia da Classe Artística!! Quem o viu PESSOALMENTE, junto aos DEMAIS Racionais, são Pessoas MAGNÍFICAS!!!
@@silviohenrique4019 Na minha opinião, o melhor grupo de Rap do Brasil, junto com DMN,Athaide e Dj num.
Eu discordo de quase tudo que você fala mas agora você está de parabéns!
👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom Régis!
Maravilhoso vídeo parabéns.
E para além do magnífico trabalho deles não deixo de louvar as críticas, não as verdades ácidas ( por serem cruelmente reais ) elencadas por Régis sobre nossa história e sociedade Brasilis...parabéns!
Racionais fez parte da minha infância e realidade parabéns pela analise melhor grupo de rap
Bom demais, Régis! Racionais não é música pra curtir e fazer barulho, merece todo cuidado e atenção, melhores e mais reais letras que já ouvi!
Mano o racionais,estão fazendo o novo disco,só exclusiva.boa reflexçao! periferia e isso mesmo, o verdadeiro palco da vida.
SENSACIONAL a sua análise!!!! Concordo com TODOS os elementos críticos que você utilizou! A forma, além do acerto, foi muito sensível e versátil, já que o RAP não é o queridinho no universo pop! E na sua tangência, é das possibilidades da Arte via áudio, ferramenta das mais sérias que existe! A "denúncia" que o Racionais fez, tem vida...mas como você bem colocou, o patrulhamento mancha e, aos poucos tenta 'calar' esta mensagem tão clara! Um verdadeiro pedido de socorro!!! Muito obrigado pela oportunidade de partilhar desta opinião tão limpa e que corrobora com a verdadeira função desta manifestação ainda tão reprimida! Um grande abraço!
Racionais são um ícone da música brasileira!!!
Um patrimônio do Brasil, muito embora não se veem dessa forma!
Mais uma vez parabéns Régis. Na adolescência, não gostava do som dos racionais. Eu curtia mais, a eurodance apresentada, pela jovem pan nos anos 90. Mais tarde, analisando melhor o trabalho dos Racionais, vi realmente, o teor magnífico e o explendor, das realidades de nossa sociedade, expostas nas músicas. Maravilha de som.
19:49 Racionais sempre trabalharam assim quando todo mundo acha que acabou vem uma pedrada de um álbum que põe de volta em evidência não só o grupo como toda cena do hip Hop em SP e em todo Brasil ....viva Racionais Mc's!!!
Chama o Mano Brown para entrevista, seria maneiro.
Parabéns, ótimo vídeo.
Vídeo TOP compartilhado com força
Regis.... você é sensacional... não canso de dizer isso :)
Amo vc e racionais :)
E gratificante ouvir isso da boca de um especialista da música. Racionais e muito foda a forma como suas músicas nos tocam e espetacular.
Muito bom Régis, eu humildemente discordo de você num ponto, que é a impressão de que os Racionais Mcs não atuarão mais, ao longo da carreira deles, eles sempre fizeram de tempos em tempos uma pausa pra descansar, arejas as ideias, observar tudo em volta, analisar aquilo que eles fizeram pra lapidar o seu trabalho, corrigidos possíveis erros e voltando cada vez melhor, e neste ano eles retornarão com força total. Um forte abraço e sucesso para você!
Nego Drama é o verdadeiro hino do Brasil.
Pena que vi muito tarde...
Racionais remete muito ao subúrbio leste paulistano onde fui criado, as faixas: "Capítulo 4, Versículo 3", "Rapaz Comum" e a clássica "Diário de um Detento" me deixam emocionado até hoje.
Eu nem era da turma do povo black, embora gostasse de James Brown e do pessoal da Motown, mas eu era um negão só rocker (roqueiro novo é um ser quase ridídulo!), mas eu os respeitava pacaraio, hoje tenho plena consciência da importância, inclusive musical, dos caras.
Ah! E você continua mandando muito bem e discordância sempre será essencial e merece muito respeito!
A discografia que você tem Regis e praticamente completa, sugiro você adquirir o dvd Trutas e Quebradas, têm 2 documentários neles que são sensacionais, um é sobre a história dos negros pós abolição até os bailes dos anos 70 e o outro sobre a história do Capão
50 cent tá vivo e milagre,muitos rappers ficaram pelo caminho,os caras eram extremos em tudo.
PARABÉNS, RÉGIS, GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO, REALMENTE VOCÊ É UM CARA MUITO "NEUTRO E HONESTO" EM TODA SUA NARRATIVA..! 🙌🏾
Ponto de vista cabuloso. Confesso que a pergunta que ficou ao final do vídeo, dentro de todo o contexto é claro, vai ficar martelando na minha cabeça, pois já tive este pensamento, mais ainda, tenho este sentimento também, se assim posso dizê-lo. Sou muito grato pelo trabalho deste grupo implacável. Parabéns pelo vídeo.
Análise espetacular!!! Parabéns, Régis!!