Acredito que o ponto mais importante, independente se é de pai para filho ou o contrário é: ninguém é obrigado a se manter em uma relação em que não se tenha respeito e diálogo, independente do parentesco. Saúde mental e amor próprio em primeiro lugar, sempre.
Amor próprio meu ovo. Se alguém está em uma situação dessa. Ela sempre vai ter a oportunidade de querer mudar. De negar a si mesma e se tornar melhor. De tomar a iniciativa de melhorar ou cortar um relacionamento ruim. Amor próprio é apenas um "escape" covarde de dizer que todos estão errados e apenas você o "amado" está certo. Sinceramente acho que pessoas que pensam assim são as que mais tem problemas mentais.
Uma relação do acontece se os dois se proporem, muito difícil estar forçando algo por achar que se tem o mesmo sangue e só tomar revertida, com a não aceitação do outro.
@@John-vs3xd contrário de covardia! Precisa de muita força para compreender a hora de deixar alguém, que a gente se importa muito, por perceber que ela esta nos fazendo mais mal do que bem.
Sou uma dessas!meus filhos só me procuram qdo precisam de dinheiro ou favores iguais ao pai.Cortei laços com todos e vivo só e muito bem graças a Deus!sem nenhuma culpa🙏🙌
" acima de tudo, te respeita" 👏👏👏 Se os filhos devem respeito aos pais, estes também devem respeitar seus filhos. Infelizmente tem muitos pais frustrados por aí que colocam nos filhos o dever de realizar o que eles não foram e destroem sonhos e futuros.
Meu pai é alcolatra e faz 10 anos q nao falo com ele. Melhor coisa q eu fiz. Eu gostaria de me afastar da minha mae tbm q é narcisista e esquizofrenica e nunca se importou comigo mesmo qdo estava doente e quase perdi minha perna.
A reportagem baseia-se numa pesquisa realizada na Inglaterra e por isso pode causar algum espanto, no entanto quem trabalha em instituições aqui no Brasil (eu trabalhei por 20 anos em Hospital Público aqui no ABC paulista) isso é corriqueiro e em muitos casos até necessário. Pais se afastam dos filhos como medida protetiva (em determinados casos, claro)
Eu não julgo. Minha vizinha é uma senhora idosa que está em tratamento de câncer. O filho dela é adolescente, deve ter uns 16 ou 27 anos. Ele mexe com drogas, vende as roupas que ele ganha da família dela, não quer estudar nem trabalhar, grita e xinga ela quase todos os dias. Ela nunca falou sobre se afastar dele. Mas se ela decidisse isso, eu acharia certo. O garoto é um mala que só traz sofrimento para a mãe. A coitada não tem paz nem com uma doença cruel dessas. Tem gente que tem má índole. Não importa o quanto os pais tentem ensinar. Chega num ponto que é preciso se afastar em nome da auto-preservação.
Acho q a romantizacao de ter filhos é o problema , a idealização de tudo as pessoas são pessoas com seus problemas e dilemas a questão é entender q a saúde mental e física é o melhor cortar laços não importa quem sao
Vivo isso com meu filho mais velho, ele não respeita eu nem o pai e o irmão, nos maltrata e nos xinga, então não falo mais com ele, acho ele tóxico e me faz muito mal, então o quero mais longe possível de mim.
E vc como mãe e o pai que educaram, pq não buscaram ajuda psicológica pra ele? Dialogar, tentar ajudar e fazer ele se curar. Não deve ter sido mãe de vdd!!
@@guilhermerope2652 Nem todos têm acesso nem informação sobre tratamentos psicológicos. Possivelmente ele tenha nascido com predisposição a ser narcisista, TOD, sociopata ou outras condições similares. A culpa não é de ninguém, talvez do destino, Deus, inclinação dos astros, como quiser chamar.
@@guilhermerope2652Desculpa, mas grande parte do que ele é hoje é devido ao tratamento que vc e o pai deram(ou não) a ele. Deveriam procurar terapia familiar.
Comentários como esses acima mostram o quanto as pessoas são capazes de opinar sem ter ideia do que acontece no Interior das famílias 😢. Só quem passa sabe o quanto é difícil lidar com pessoas tóxicas, que não aceitam tratamento e o poder delas é destruir a vida de quem os rodeia.
A verdade é que para bons pais e bons filhos, a ruptura dos relacionamentos é muito dolorosa. Filhos ou pais ruins, rompem por motivos banais, mas quando são dedicados, amorosos, dói muito quando tem que romper relação devido a abusos. Dói demais quando uma pessoa que ama demais a outra e já foi capaz de fazer os maiores sacrifícios, tem que romper o relacionamento, devido aos abusos, mais tratos da pessoa amada. Quanto mais se ama, mais dói a ruptura, independente do grau de parentesco...
É mais simples do que parece: laço biológico não é garantia nem obrigação de amizade. Ideal seria pais, filhos, irmãos, primos serem amigos. Porém, diferenças de personalidade existem e mtas vzs a convivência é tão tóxica sendo melhor afastar. Ngm deveria se sentir culpado por conta disso.
Concordo com tudo, mas apesar de simples não é fácil não sentir culpa, já que somos uma espécie que evoluiu para pertencer ao bando e se adaptar a ele. Nosso cérebro é moldado para reagir a ruptura social como reage a dor física. E o fato de haver esse senso comum da sociedade de que "família é família" dificulta qualquer apoio para quem se afasta. Tem gente que literalmente aguenta a relação tóxica por ter internalizado que é melhor do que relação nenhuma.
E o pior: se afastar vale quando ambos já são adultos (vou ignorar os abandonos aqui). No caso dos filhos o estrago na psique já está feito, e no caso dos pais há algo como décadas de investimento naquela relação, tornando "inaceitável" na mente desistir agora.
A reportagem descreve uma pesquisa que aborda o abandono de filhos adultos por seus pais. Não é sobre pais tóxicos, relapsos ou que abandonaram filhos pequenos. Filhos adultos fazem escolhas e elas trazem consequências em todos de sua convivência, as vezes, se afastar é a única opção viável. Há outros vídeos sobre filhos que deixam de se relacionar com os pais e há também outras pesquisas sobre pais tóxicos ou inconsequentes, mas não é esse o caso.
Fui vilipendiada através do gaslithing por meu filho amado pq discordava das suas condutas equivocadas.Agora faz 3 e 1/2 q me abandonou e depois do " luto" estou conformada, aliviada.Finalmente livres até q a morte nos separe definitivamente.
CONCORDO PLENAMENTE COM ESSA MÃE E ESSE PAI EM CORTAR O RELACIONAMENTO COM OS FILHOS. FIZ O MESMO E ESTOU BEM FELIZ !! CADA UM FEZ A SUA ESCOLHAS SABENDO DAS CONSEQUÊNCIA.
A gente percebe que cada vez mais pais e filhos cortam laços, pq a gente espera muito das pessoas. A gente não aceita que pessoas errem, que as pessoas sejam seres humanos. Minha sogra ameaça parar de falar com meu noivo se ele casar e sair de casa por medo dela ficar sozinha. A mente humana é complexa. Mas se afastar de pessoas tóxicas, seja pai, mãe, filho, tia, ótimo, namorado....é essencial. Não confunda pessoas tóxicas com pessoas que estão passando por problemas e precisam de apoio. Pessoas tóxicas não mudam e não querem mudar.
@@rodrigozanoto9629 Você acha a Bíblia um manual perfeito? Misericórdia quanta falta de discernimento? A Bíblia não foi escrita por Deus e muito menos por seu filho Jesus, então poupe -nos de seu problema cognitivo.
@@rodrigozanoto9629, esse seu manual "perfeito", chamado bíblia, manda apedrejar até a morte uma filha que perder a virgindade antes do casamento (Deuteronômio 22, 21), e também ensina "olho por olho, dente por dente" como norma jurídica (Levítico 24, 20). Esse livro velho e mofado deveria ser proibido, sobretudo para menores. E não venha dizer que era assim por ser Antigo Testamento, porque o Novo apenas substituiu o apedrejamento pelo ensino da culpa e ameaça de punição com fogo eterno no Inferno. Aqui em casa bíblia não entra.
@@rodrigozanoto9629 morro de medo das pessoas que dizem ler literalmente esse manual. Querer impingir as pessoas do século 21 comportamentos de milhares e milhares de anos é muita doideira.
Eu tenho uma filha e sou 100% disponível pra ela, trato ela com respeito e amor desde o primeiro dia de vida dela, nunca bati e nunca gritei com ela, sempre falei de forma calma e gentil mesmo quando ela fazia algo que não era tão legal. Sou amiga e companheira dela, ajudo com o que for, a única coisa em troca que peço é respeito, ela sabe, que sempre estarei aqui até que tiver respeito entre nós, senão ela vai seguir a vida por ela mesma. Até hoje tem funcionado, ela sempre foi gentil e amorosa.
VC é uma super mae , queria ter uma mae assim mas não, as vezes eu me sinto injustiçada por Deus, mas eu tenho a oportunidade de reescrever minha historia com meus futuros filhos
deu certo pq vc fez o certo tratou ele de igual pra igual e mostrou que o respeito e via de mão dupla ,vc deu respeito antes de exigir vc respeitou ela desde criança não batendo não gritando e sendo comprrensssiva mesmo quando ela tava errada mas sem deixar de chamar a atenção
A minha mãe não fala comigo por telefone, porque eu disse a ela que queria que ela me amasse igual ela ama o Bolsonaro. Eu moro há 2700 km dela atualmente, e ela ao invés de me ligar pra saber como eu estava, só mandava vídeos do Bolsonaro, e eu disse a ela que queria ter uma mãe e não um cabo eleitoral do Bolsonaro. Ela ainda me mandou outros áudios mandando eu dar dinheiro pra algumas pessoas, sem dar nem “oi tudo bem”, ela acha que ganho bem e tenho obrigação de ajudar os parentes, então percebi que ela sempre fazia isso, me mandava fazer alguma coisa pra impressionar os outros porque acham que sou rica porque tenho um cargo num banco público. Eu ligo pro meu pai e falo com ele por vídeo, vejo ela sentada ao lado, falo pra ele dar um beijo nela e que a amo, ele fala que vai avisa-la, mas sequer olha na tela pra dar um oi. Minha mãe tem muitos traços narcisistas, percebi isso porque sonhei mais de 10 anos com ela me batendo ou me humilhando como de fato fazia. Eu só sou uma boa filha e mereço o amor dela se faço exatamente tudo que ela fala, senão ela me dá seu desprezo. Cortar os laços foi bom pra mim, consegui racionalizar a situação e entender que ela não está mentalmente bem, e que ela teve seus traumas, mas que eu tbm preciso cuidar de mim e da minha saúde mental. Visitei minha mãe em outubro/2022 e já fui preparada para não abordar assuntos polêmicos, jantei lá mas dormi no hotel em que a empresa me hospedou ao invés de morar na casa dela. Estou fazendo meu melhor pra não termos mais brigas, mesmo que isso signifique não conversar mais diariamente, e também estou cuidando da minha saúde mental e me sinto bem.
Reportagem muito importante para reflexão. Relações familiares são muitas vezes difíceis, mas deve ser uma decisão extremamente difícil romper esses laços. Não julgo quem, em alguma hora da vida, decide por isso .Acredito que ambos os lados precisam de suporte emocional e terapêutico.
Eu percebi que filhos que abusam financeiramente de seus pais cortam relações, caso não haja mais essa disponibilidade. Ou seja, acreditam nessa obrigatoriedade. Conheço filhos que se aproveitaram financeiramente ganhando casas, viagens, etc. Quando isso cessou, houve o afastamento e, consequentemente, o abandono.
mas quem criou os filhos pra valorizar o material na vida acima do afeto, das conversas verdadeiras, das conexões reais no dia-a-dia? um filho "problema" vem de uma raiz familiar e ancestral há que se lembrar disso antes de dizer que o filho que veio depois de todos se tornou assim do nada e porque quis...
@@thaism6878É preciso que as pessoas entendam que filhos são indivíduos que possuem seu próprio caráter,sua própria índole e consequentemente criam seus próprios valores independente do que tenham recebido como valores familiares. Se filhos fossem absolutamente "moldavéis" , não haveria tanta gente envolvida com vícios de toda natureza. Num mundo competitivo e materialista como o vivemos,um filho de tornar uma pessoa que valoriza unicamente o lado material da vida,nem sempre é culpa dos pais. O mais fácil é sempre culpar os genitores e ponto final.
@@thaism6878 nem sempre a culpa é dos pais, às vezes nos tornamos materialistas e amantes do dinheiro por causa do sistema que vivemos (não justificando o desvio de caráter), como a colega disse acima.
Comigo foi com filho e minha mãe. Foi cruel desvincular da minha mãe e do meu filho ao mesmo tempo. E todos julgaram. faz mais de 10 anos e ainda dói. E ela já se foi.
Eu já pensei sobre essa possibilidade. A diferença de valores pode me levar a essa decisão. E talvez eu não me sinta culpada. Pode ser saudável para mim e para minha filha. Sempre a amarei....
10:09 Uma coisa que vejo bastante na dinâmica entre pais afastados ou "semi-ausentes" e seus filhos é essa incerteza sobre quem cortou o contato primeiro. Ambos os lados alegam que foi o outro que cometeu a negligência até que ela se tornasse crônica e sem-retorno. Acredito que, em maioria, acontece um acordo mútuo, geralmente velado: enquanto os filhos estão esgotados da sensação de terem sido rejeitados (que se amplifica na adolescência), os pais acreditam estarem sendo vítimas da ingratidão dos filhos, já que eles acreditam nessa "inviolabilidade" do título de pai ou mãe, ou vêem os seus esforços como sendo suficientes (independente de serem ou não). No fim eu creio que o descompasso entre as expectativas dos pais e dos filhos para essa relação seja uma causa central da ruptura. Um lado demanda mais dedicação do que o outro pode ou quer dar, e o fator "empatia" só muda o fato de o fim dessa relação acontecer de maneira mais ou menos conturbada (com pais e filhos se acusando ou tentando aceitar que não "era pra dar certo").
É muito comum os pais não alcançarem a expectativa do filho, vice-versa, a relação fica tóxica por falta de maturidade dos dois, de não saber lidar com o outro, de não saber SE PORTAR diante de comportamentos de manipulação, de alienação, birra, qnd não aceitam peculiaridades ou decisões do outro. Os laços são cortados e se segue assim. É triste ver como acontece pq quase foi comigo e minha família, mas com sábios conselhos eu entendi que essas coisas me atingiam por conta de minha postura, não tem como mudar o outro, vc só consegue decidir como vai agir diante de alguma situação. Pra vc ser aceito como vc é, é necessário aceitar os outros como ele são. As pessoas acham lindo cortar laços, mas isso empurra traumas e gatilhos pra bem fundo, vc NUNCA é curado de fato pq o elo familiar é um processo biológico, vc aceite ou não. A única que não se pode culpar é essa mãe pq realmente um usuário de heroína pode ser perigoso, já os outros só empurraram questões não resolvidas pra bem fundo, mas elas SEMPRE emrgem em algum momento.
@@carloscanrry parei de ler quando falou em 'culpa', curiosamente em relação à mãe. Somente quem tem a vivência pode opinar quando é mais saudável se afastar, e isso se aplica tanto aos pais quanto aos filhos
concordo e só lembrar que quem veio antes, os pais, são a raiz, e portanto se a raiz não for tratada e nem quiser ser tratada fica impossível uma relação saudável do fruto com a raiz. É um exemplo até porque não somos árvores e podemos transitar e buscar novos horizontes pra não morrer desnutridos de amor.
Nós criamos nossos filhos, e percebemos que são pessoas completas, diferentes de nós. É uma excelente oportunidade para se tentar melhorar e conviver e amar, mesmo diante da diferença, mas nem sempre dá certo, o que é muito triste. Mas sim, concordo que o respeito é algo fundamental. Na minha opinião, quando um dos lados ultrapassa a linha do respeito, a outra precisa se afastar ou trazer essa linha de volta. Não é algo fácil.
Os pais são os que mais sofrem com um filho no crime, Mas são poucos no Brasil que tem essa atitude, Alguns pais simplesmente ignoram, até acabar de forma trágica, Ai não adianta apontar o dedo e chorar.
Como filha, independente do que meus pais façam, sempre estarei com eles! Espero sinceramente que meus filhos incondicionalmente estejam comigo também!
Não visito mais a minha mãe como no passado, indo até onde ela morava tão distante com bebês e mochilas, várias horas de viagem e dormindo em sua casa. Por causa da religião existe muita crítica e preconceitos na família dela. A minha mãe largou tudo para tentar salvar seus filhos mais velhos. Ela prefere esse papel de mãe sofredora que nunca abandona. Eu disse as minhas tias, suas irmãs que quando ela estivesse "ruim das pernas" e ninguém quiser cuidar dela ela pode vir pra cá. Mas ela quer trazer todos os problemas deles junto com ela. Anos se passaram, seus netos, filhos de meus irmãos estão grandes agora, já minhas filhas nunca ou quase nunca falam da avó materna. São escolhas, ela poderia vir aqui, mas nunca vêm, não telefona, só se precisasse de algo, e quando vou até sua casa eles são estranhos comigo. Eu tive que aprender a esquecer, demorou mas eu consegui.
Moça, que bom que está conseguindo aprender a conviver com isso. Às vezes colocamos todos os nossos esforços em tentar ajudar alguém, mas nunca adiantará se a própria pessoa não quiser essa ajuda ou não estiver disposta a se ajudar também. São escolhas e a sua mãe também fez as dela, então nunca se culpe.
Pra nós como filhos é difícil reconhecer isso... Exigir algo que alguém não sabe ou não quer dar, amor não se exige. Mas que bom que vc tem suas filhas, que um dia te darão netos e vc estará rodeada de amor.
"Ser pai é uma função e uma identidade". Sobre esta parte, sugiro a abordagem do tema "alienação parental" numa próxima publicação, BBC. Grato pela excelência nesta edição.👍
No caso do pai do meu filho, aconteceu que, quando ele era pequeno, o pai não tinha tempo nem paciência para dedicar -lhe. Cortou laços. Agora meu filho é adulto e cortou os laços com ele. A colheita do que vc planta nem sempre vem, mas qdo vem ppde ser cruel.
Cada um colhe os frutos que planta: Filhos ruins perdem apoio de seus familiares, até por proteção e pais ruins perdem apoio dos filhos. O filho traiu todo o amor e proteção que a mãe lhe deu. O filho colheu o que plantou com sua maldade e falta de caráter, assim como ocorre com pais e mães ruins...
Eu cortei os laços com os meus pais pq são extremamente problemáticos, não criaram os filhos e ainda são pessoas com muitos defeitos, basicamente o pouco que construí na vida foi sozinho, então tenho pouco ou nenhum interesse neles, o que ainda me faz ter algum laço são meus irmãos que ainda tentam uma aproximação.
Seus irmãos provavelmente estão passando pela mesma infância ruim que você teve, e veem em você um adulto confiável que contrapõe os pais. Sei que deve ser uma barra aturar seus progenitores e você não deve ser de modo algum obrigado a isso; então, parabéns por se esforçar por seus irmãos!
Imagino a barra que deve ter passado. Às vezes o distanciamento é mais saudável do que a tentativa de reaproximação. Mas tente estar sempre unido com os seus irmãos. Eles serão a sua base quando ninguém mais estiver com você.
Oi Vinícius. Como foi cortar os laços com seus pais pra você? Qual a decisão interna que fez você tomar essa atitude? Deve ter sido necessária, mas não sei se foi dolorosa. Espero que voce esteja bem. Assim como desejo o mesmo a sua família.
@@dudymacedo2 cara, foi aos poucos, doloroso logicamente, a medida que fui amadurecendo fui vendo que as coisas não estavam certas e fui me revoltando com situações que aconteciam e com isso fui me afastando, depois que me tornei pai é que vi que praticamente não recebi amor nenhum, que o que faço pelo meu filho não fizeram 1% por mim, então também foi outro momento maior ainda de afastamento emocional, apesar de eu deixar eles verem o neto e tudo mais eu não sinto que eles tenham importância pra mim. Respeito eles, evito atrito, porém é como se fosse uma relação de tios com sobrinho ou com vizinhos mais velhos que conheço desde criança.
@@Viniciusslxl eu tenho uma noção semelhante. Eu me afastei há alguns anos, mas retomei os laços de forma branda. Pra mim foi o sufocamento de minha vida. Saí de casa e, ao acertar minha vida, consegui me livrar de muitas coisas. Mas no seu caso, essa percepção deve ter sido bem forte a ponto de você abandonar o laço de vez. Voltando na memória, o que seus pais não fizeram com voce que você faz hoje com seu filho? Vou ser pai em breve e, quando vejo uma reportagem como essa, penso muito no futuro que quero para meu filho.
Hoje em dia vivemos numa época que, ao invés de quem tem problemas procurar um tratamento específico , vc que não tem nada é que tem procurar tratamento para lidar com as pessoas,eu e que não quero isto para mim!
Pais costumam descontar suas frustrações nos filhos, conheci um que jogava na cara da filha que não foi ela que sofreu como ele sofreu na juventude, impedia ela de brincar na rua e de ir até a festas escolares e sei que ele não pode ter isso qnd jovem, todo pedido pra sair era recebido com um não até q a filha adolescente parou de ser obediente e de pedir e começou a beber como o pai fazia quando ela era criança. hj ela tem depressão, será pq?
Tem muitas sutilezas, mas em geral filhos são frutos e muitas vezes não se sabe o que esse filho vivenciou desde bebê com esses pais para se tornar um "problema". Minha tia é narcisista e hj tem um neto que se corta e conflita com ela que se tornou mãe dele, pois a mãe dele que é filha da minha tia narcisista nunca conseguiu assumir o papel de mãe de verdade devido a manipulação da mãe que assumiu sutilmente o papel de mãe dos filhos da filha. Hoje essa filha perdeu o casamento, ela e o marido e o filho moravam na casa da mãe dela, o que já foi uma arnadilha que os prendeu e infatilizou pra assim minha tia poder ter controle sobre eles e usar a filha como lata de lixo dando gritos e tratando com estupidez por mínimas coisas. A filha da minha tia foi embora do nordeste e mora numa cidade pequena do Pará pois prestou concurso, os filhos ficaram com os avós e o pai visita e o mais velho que se corta briga e escurraça o pai, o culpa pelo afastamento da mãe. Enfim, uma pessoa não se torna um problema do nada, existem maus exemplos na família, hipocrisia, mentiras e etc.
Meus pais cortaram laço cmg, me isolaram, pq discuti com meu pai ( ele é viciado) e depois com minha irmã ( ela me agrediu, eu n agredi de volta ) Minha mãe escolheu ficar do lado dele ( que rouba ela) e da minha irmã ( que trai o marido com qualquer um, e é passiva agressiva) Mas n me sinto só, minha consciência está tranquila.
Por acaso estou ouvindo esse vídeo e estava pensando na minha vida nesse momento vivo com uma filha muito malcriada separada do segundo marido vive comigo 😔
Eu e meu filho não nos falamos à 13 anos, não deveremos mais voltar pois superei a tristeza e nem o vejo mais como filho, não tenho o quê conversar. Nem penso mais nele, sofri muito e não quero mais passar pelo que passei.
QUANDO OS FILHOS HUMILHA,DESPREZA IGNORA É MELHOR OS PAIS SE AFASTAR QUE VIVER DEBAIXO DE DOR E DESGOSTO.A SOLIDÃO DOI MENOS QUE A COMPANHIA DOS FILHOS.😞
Eu já vi pais que não valem nada, pessoas narcisistas até o midolo, mas já vi uns filhos que meu Deus! A coincidência é que os dois que eu conheci eram filhos de duas mães solteiras que davam e faziam de tido pelos filhos, e eram hiper mimados. Não teve abandono mas xingamento e esperneio na frente de todo mundo quantas vezes! Desde a infância até a idade adulta.
A única resposta para isso é. O ser humano se esqueceu do seu CRIADOR. A falta da comunhão com o Eterno Pai, trás todos esses problemas e muitos mais. A maior tragédia da humanidade, é que ela se esqueceu, daquele que jamais, poderia ser esquecido. O ETERNO DEUS E PAI,Criador de todas as coisas. 🙏📖🙏❤
Geralmente isso acontece com pais narcisistas que usam seus filhos para proveito próprio. Eu quero distância quero ir embora do Brasil devido a isso Deus está preparando pra mim.
Infelizmente hoje em dia são poucos os que realmente são filhos de verdade.Hoje muitos não querem trabalhár e coloca todas as suas frustações nos pais.Chegam ser perversos.
Hj acabei de ver uma noticia q o pai apanhou do filho noia enquanto estava dormindo. O cabra respondia por latrocinio e estava solto. No Brasil nao existe este corte de lacos. Deveria existir
Bem, muitos filhos se esquecem dos pais logo após se tornarem independentes. E quando saem e voltam, não querem seguir as regras da casa dos pais. Melhor deixar que sigam seu caminho! Melhor coisa!
E as vezes são culpados de tudo,SIM! Essa é a pior música do Legião Urbana, um grande desserviço numa época em que a pedofilia(entre tantos outros abusos) rolava solta, essa santificação dos pais é ridícula! Existem pais criminosos.Mais que isso: pais que se usam dessa santificação social para perpetrar e ocultar seus atos hediondos em relação aos filhos.Abuso financeiro de pais contra filhos existem aos montes por aí, mas não existe ação da Justiça em relação a isso e tampouco divulgação, afinal "santos" e "heróis" realmente não são nem um pouco capazes de cometerem crimes de qualquer natureza.
Pois no caso da mãe citada há um motivo razoável pro afastamento. No caso do pai, ele simplesmente se aproveitou da situação e caiu fora. Nem todo homem/mulher nasceu com dom de ser mãe e pai. Cuida por obrigação. Eu fui o quarto filho de uma mulher pobre, solteira. Não sabia usar o anticoncepcional e engravidou de mim. Me deu pra ex cunhada. Minha mãe adotiva já tinha uma filha biológica, uma gravidez desejada apesar de adolescente. Eu não tive uma mãe amorosa. Meu pai tinha seus defeitos, mas foi um ótimo pai. Eu decidi não ter filhos por vários motivos, entre eles, por pensar que não serei uma boa mãe. Me cuido pra que isso não aconteça. Pro homem parece mais fácil pois são mais desapegados e a sociedade não cobra tanto quanto as mulheres. Uma mãe abrir mão de um filho é uma marca que ela carrega pra sempre na mente e no coração. A minha mãe biológica inclusive, se culpa até hoje, passados 36 anos de tudo... Meu sogro, que acabou se afastando dos dois filhos, mal conhece a neta, se afastou da irmã e da própria mãe por causa das intrigas da nova esposa que arrumou... Ele já tem mais de 50 anos, os filhos são adultos mas se afastar da família por causa de mulher é sacanagem!!!! Penso que da parte dele é falta de se impor. Tava difícil viver sozinho e se casou com uma mulher qualquer, que não vale nada. Qualquer pessoa que te afaste da tua família não é uma boa pessoa!!!
Meu pai também se afastou de mim depois de abandonar minha mãe pela amante. Eu sempre fui uma boa filha nos 30 anos que vivi sob o mesmo teto, não perfeita mas obediente e carinhosa, ele foi parar no hospital anos atrás e fiquei do lado dele todos os dias. Moro fora há alguns anos e ele parou de falar comigo por vídeo e de me mandar msgs msm eu tentando me comunicar, cortou relações com vários amigos em comum com minha mãe tb. Ainda estou vivenciando o luto e desejo boa sorte e muita felicidade a todos os filhos injustamente abandonados mesmo depois de adultos cm eu ❤
É cada caso né ! Eu fui embora de casa com 26 anos de idade após assumir minha opção sexual e já não tinha desde a infância uma relação saudável com meus pais e irmãos fui pra rua morei na casa de um e de outros passei por cada humilhação que na minha mente a saída era a morte. Vender drogas ou até mesmo usá-la,mas não deu pra mim sumi durante uns 2 anos sem amigos sem ninguém hoje tenho 35 anos de idade batalhando e muito para ter uma qualidade de vida melhor 🙌. Vivendo pela a fé em Deus e hj sou exemplo de força e resiliência para alguns amigos e a minha família biológica não me faz falta e dou glória a Deus.
parabéns! e com certeza no discurso eles dizem que cortaram relação com vc pq vc os abandonou e eles não fizeram nada demais os anjinhos que não tem capacidade nem querem se esforçar pra amar o próprio filho do jeito que ele é.
A mais absoluta e insolúvel tristeza. Não há como vencer uma situação destas. Manter a relação com o filho seria destrutivo e romper está relação é igualmente destrutivo. A pessoa se pergunta o que fez de errado, e talvez tenha errado mesmo, inclusive inconscientemente. A pessoa sente saudades, mas não sabe como remediar isso. Não há nenhum conselho a ser dado, porque essa é um situação sem solução. Não há maneiras de superar uma dor dessas. Se alguém achar que é capaz, por favor evite ter filhos.
Família é um papel social imposto pela sociedade não é da natureza humana realmente, mas os afetos são verdadeiros porém não por todos familiares, sou gay e tenho pais q sei q gostam de mim e me apoiam pessoas q eu posso confiar, além da minha vó e um tio mas tbm sei q tem muitos pais, filhos ou familiares q não sentem afeto sincero pela sua família e o melhor é manter a distância msmo, tem muita família q é capaz de destruir uma pessoa emocionalmente e mentalmente
Como um bebê sobreviveria sem a natureza humana que é capaz de amar aquele pequeno ser de forma incondicional? Não é um papel imposto pela sociedade! É algo natural. O antinatural é acreditar que o ser humano seria capaz de nascer e se criar sozinho.
@@elainemartins3226 quem cuida do filhote na natureza é a femia, isso faz parte do instinto materno q realmente é algo instintivo, e msmo assim depois q o filhote cresce ele segue sua caminhada.
@@Mistico_Xama Creio que não tenha entendido minha fala. Comentei sobre a natureza humana, não de meio ambiente, troque a palavra natureza humana por alma, ajudar- te- á na interpretação da minha afirmação.
Infelizmente a sociedade ocidental atual os pais se tornaram reféns de seus filhos. São obrigados a fazer tudo, tanto moral como legalmente para que os filhos cresçam felizes e os filhos se tornam tiranos mimados que parasitam os pais o máximo possível, não são obrigados a prestar respeito ou submissão ao pais.
Ao contrário, os filhos são reféns dos pais, na maioria das vezes o descaso com os idosos é a falta de empatia causada por estes velhos durante a vida. A maioria dos pais são tiranos.
Existe uma coisa e outra . Filhos folgados geralmente não foram bem educados por esses próprios pais. E pais que acham que os filhos lhes devem tudo é bastante comum.
E os filhos pra quem se fez tudo que podiam e não podiam para eles serem felizes e não aguentam ouvir a verdade e bloqueia a mãe? A família é mãe duas filhas, um neto e um genro. Minha filha mais nova me ignora. Falei a verdade. Que não sou tonta. Me usou porque eu permiti. Não me fez de boba. Eu sabia o que estava fazendo. Me deixando ser usada. Ouvi muita mentira porque ela não me queria na casa dela e pôs a culpa em quem morava com ela. E eu sabia que era mentira. As duas foram criadas com tanto carinho e amor por mim e meus pais. Eu não fiz o que ela queria porque queria, de certa forma, poder falar com minha psiquiatra quando quisesse, sendo que estou com minha cabeça e memória perfeitas. Não estou senil. Fiz 67 anos e vou pra onde precisar, dirigindo sozinha e muito bem. Eu trato depressão e, a única coisa que me leva pro fundo poço com essas atitudes.
Sem respeito mútuo fica muito difícil qualquer tipo de relacionamento, seja com quem for. É o mínimo que se pode esperar, respeito! Abraços amigos do canal e saudações 🌹😊🙏🏻
Essa foi boa, parabéns por amar uma pessoa que cuidou de você com carinho, e que em algum momento precisou te dar umas broncas, que pode ter falado em algum dia ruim alguma palavra que pode ter machucado ( porque afinal de contas errar é humano). Porísso, gostaria de dizer como mãe que sou, é muito difícil para os pais ser julgados por um ser que foi cuidado e amado e agora chuta os pais dizendo que eles tem defeito . Essa geração está muito perversa. Como não aceitar os pais que Deus te deu? Desculpe o desabafo, e parabéns por vc ser um ser humano de coração bondoso e reconhece tudo que sua mãe fez por você
@@teresinhadejesus9383 Parabéns! Essa é a geração do mundo líquido. Elas acham que já nasceram falando, andando e indo ao banheiro sozinhas. Ai lançam a modinha Tosca e hipócrita de escrever em uma blusa. ( GRATIDÃOOO) Elas juram que assim mandarão energias positivas para o universo kkkkk. Mas esquecem que isso é pra ser praticado, e não escrito ou falado. Tenho até medo de pessoas que tentam provar pro mundo o que ela não é.
Acho que os pais têm todo direito de se afastar de filhos tóxicos filhos mimados e que não valorizam a presença dos seus entes queridos, os pais têm obrigação com os filhos somente enquanto eles dependem deles, tipo até os 18 anos depois os filhos tem que seguir sua vida cortar o cordão umbilical e deixar de trazer problemas.
Minhas mães cortou laços comigo pq tenho depressão e ela queria que eu cuidasse do pai com Alzheimer e da casa Sai de casa. Ela se afastou. Pai faleceu ela cortou laços. Não atende telefone, não responde whatsapp.
Minha filha nunca deixou eu me aproximar dos meus netos. Eles nem sabem q sou avó deles, nem meu ex marido mas a sogra dela tem livre acesso Me afastei pq não dá p aguentar isso, se pedir p ela colocar um agasalho nos meus netos ela ficava meses sem falar comigo, me bloqueava em tudo, não dá … pra mim já deu
O caso mencionado é bem compreensivel pois háuso de drogas e risco de violencia e vida ,Pior é qdo quando teu pais deixam de falar co tipo por causa de política. Os meu não me respondem mais no WhatsApp desde o 1⁰ turno.
Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/internacional-64388192
Link errado
Acredito que o ponto mais importante, independente se é de pai para filho ou o contrário é: ninguém é obrigado a se manter em uma relação em que não se tenha respeito e diálogo, independente do parentesco. Saúde mental e amor próprio em primeiro lugar, sempre.
Eu te daria um oi, mas você já deve estar cheia disso né rss
Amor próprio meu ovo. Se alguém está em uma situação dessa. Ela sempre vai ter a oportunidade de querer mudar. De negar a si mesma e se tornar melhor. De tomar a iniciativa de melhorar ou cortar um relacionamento ruim. Amor próprio é apenas um "escape" covarde de dizer que todos estão errados e apenas você o "amado" está certo. Sinceramente acho que pessoas que pensam assim são as que mais tem problemas mentais.
Uma relação do acontece se os dois se proporem, muito difícil estar forçando algo por achar que se tem o mesmo sangue e só tomar revertida, com a não aceitação do outro.
U
@@John-vs3xd contrário de covardia! Precisa de muita força para compreender a hora de deixar alguém, que a gente se importa muito, por perceber que ela esta nos fazendo mais mal do que bem.
Sou uma dessas!meus filhos só me procuram qdo precisam de dinheiro ou favores iguais ao pai.Cortei laços com todos e vivo só e muito bem graças a Deus!sem nenhuma culpa🙏🙌
Não importa se são os pais ou os filhos, se são pessoas ruins e que te fazem mal, afaste-se. Familia é a que te ama e que, acima de tudo, te respeita
@@grasicsc1 ?
E te doutrina errado, na maioria das vezes
@@estovia4414 Vc é o exemplo kkk.
" acima de tudo, te respeita" 👏👏👏
Se os filhos devem respeito aos pais, estes também devem respeitar seus filhos.
Infelizmente tem muitos pais frustrados por aí que colocam nos filhos o dever de realizar o que eles não foram e destroem sonhos e futuros.
Eu não vejo minha família há 7 anos pq sou trans. Perdi a maioria dos meus amigos. Mudei de estado. A gente precisa recriar a vida do zero.
Que vida ?
@@NelciJesus-wr7qxuma bem distante de gente ignorante, espero
❤
É mais doloroso para quem tem que se afastar do que aquele que causa a necessidade do afastamento
Tem filhos?
Concordo.
Meu pai é alcolatra e faz 10 anos q nao falo com ele. Melhor coisa q eu fiz. Eu gostaria de me afastar da minha mae tbm q é narcisista e esquizofrenica e nunca se importou comigo mesmo qdo estava doente e quase perdi minha perna.
A reportagem baseia-se numa pesquisa realizada na Inglaterra e por isso pode causar algum espanto, no entanto quem trabalha em instituições aqui no Brasil (eu trabalhei por 20 anos em Hospital Público aqui no ABC paulista) isso é corriqueiro e em muitos casos até necessário. Pais se afastam dos filhos como medida protetiva (em determinados casos, claro)
E quando isso acontece, quando o filho em questão é uma criança de 4 anos? Onde o "pai" simplesmente se afasta do próprio filho.
@@estrela.decristoabandono!!diferente sra
Tem o outro vídeo do "BBC lê" sobre os filhos cortando laços com os pais. Ótimo ver o vídeo depois para ver os pontos de vista e fazer o contraponto
Vou assistir
Exato
Achei que fosse um repost!
Também adorei
Eu não julgo. Minha vizinha é uma senhora idosa que está em tratamento de câncer. O filho dela é adolescente, deve ter uns 16 ou 27 anos. Ele mexe com drogas, vende as roupas que ele ganha da família dela, não quer estudar nem trabalhar, grita e xinga ela quase todos os dias. Ela nunca falou sobre se afastar dele. Mas se ela decidisse isso, eu acharia certo. O garoto é um mala que só traz sofrimento para a mãe. A coitada não tem paz nem com uma doença cruel dessas. Tem gente que tem má índole. Não importa o quanto os pais tentem ensinar. Chega num ponto que é preciso se afastar em nome da auto-preservação.
Acho q a romantizacao de ter filhos é o problema , a idealização de tudo as pessoas são pessoas com seus problemas e dilemas a questão é entender q a saúde mental e física é o melhor cortar laços não importa quem sao
Não tenho problema nenhum em cortar laços ou ficar bem longe de quem não gosta de min,seja amigo,familiar ou pessoas do trabalho.
Vivo isso com meu filho mais velho, ele não respeita eu nem o pai e o irmão, nos maltrata e nos xinga, então não falo mais com ele, acho ele tóxico e me faz muito mal, então o quero mais longe possível de mim.
E vc como mãe e o pai que educaram, pq não buscaram ajuda psicológica pra ele? Dialogar, tentar ajudar e fazer ele se curar. Não deve ter sido mãe de vdd!!
@@guilhermerope2652 Nem todos têm acesso nem informação sobre tratamentos psicológicos. Possivelmente ele tenha nascido com predisposição a ser narcisista, TOD, sociopata ou outras condições similares. A culpa não é de ninguém, talvez do destino, Deus, inclinação dos astros, como quiser chamar.
@@guilhermerope2652Desculpa, mas grande parte do que ele é hoje é devido ao tratamento que vc e o pai deram(ou não) a ele. Deveriam procurar terapia familiar.
Comentários como esses acima mostram o quanto as pessoas são capazes de opinar sem ter ideia do que acontece no Interior das famílias 😢. Só quem passa sabe o quanto é difícil lidar com pessoas tóxicas, que não aceitam tratamento e o poder delas é destruir a vida de quem os rodeia.
A verdade é que para bons pais e bons filhos, a ruptura dos relacionamentos é muito dolorosa. Filhos ou pais ruins, rompem por motivos banais, mas quando são dedicados, amorosos, dói muito quando tem que romper relação devido a abusos. Dói demais quando uma pessoa que ama demais a outra e já foi capaz de fazer os maiores sacrifícios, tem que romper o relacionamento, devido aos abusos, mais tratos da pessoa amada. Quanto mais se ama, mais dói a ruptura, independente do grau de parentesco...
É mais simples do que parece: laço biológico não é garantia nem obrigação de amizade. Ideal seria pais, filhos, irmãos, primos serem amigos. Porém, diferenças de personalidade existem e mtas vzs a convivência é tão tóxica sendo melhor afastar. Ngm deveria se sentir culpado por conta disso.
Concordo com tudo, mas apesar de simples não é fácil não sentir culpa, já que somos uma espécie que evoluiu para pertencer ao bando e se adaptar a ele. Nosso cérebro é moldado para reagir a ruptura social como reage a dor física. E o fato de haver esse senso comum da sociedade de que "família é família" dificulta qualquer apoio para quem se afasta.
Tem gente que literalmente aguenta a relação tóxica por ter internalizado que é melhor do que relação nenhuma.
E o pior: se afastar vale quando ambos já são adultos (vou ignorar os abandonos aqui). No caso dos filhos o estrago na psique já está feito, e no caso dos pais há algo como décadas de investimento naquela relação, tornando "inaceitável" na mente desistir agora.
A reportagem descreve uma pesquisa que aborda o abandono de filhos adultos por seus pais. Não é sobre pais tóxicos, relapsos ou que abandonaram filhos pequenos. Filhos adultos fazem escolhas e elas trazem consequências em todos de sua convivência, as vezes, se afastar é a única opção viável. Há outros vídeos sobre filhos que deixam de se relacionar com os pais e há também outras pesquisas sobre pais tóxicos ou inconsequentes, mas não é esse o caso.
Existe.m país tóxicos,eu passei por isso,meu pai me deu facada.
@@telmanepomceno5940 sim existe e eu não disse que não, o que escrevi é que esse vídeo fala de outro assunto.
@@lunar764Penso q tem a ver...uma vez q a separação fala q não tinha outro jeito. Ou seja, relações tóxica
É a melhor coisa (e vice versa), que pode se fazer para que algo pior não se suceda.
Pra mim não importa se tem o mesmo sangue, se trata mal não serve pra conviver.
Muito triste, mas há situações que são necessárias
Fui vilipendiada através do gaslithing por meu filho amado pq discordava das suas condutas equivocadas.Agora faz 3 e 1/2 q me abandonou e depois do " luto" estou conformada, aliviada.Finalmente livres até q a morte nos separe definitivamente.
Meu filho me abandonou a 5 anos
CONCORDO PLENAMENTE COM ESSA MÃE E ESSE PAI EM CORTAR O RELACIONAMENTO COM OS FILHOS.
FIZ O MESMO E ESTOU BEM FELIZ !!
CADA UM FEZ A SUA ESCOLHAS SABENDO DAS CONSEQUÊNCIA.
A gente percebe que cada vez mais pais e filhos cortam laços, pq a gente espera muito das pessoas. A gente não aceita que pessoas errem, que as pessoas sejam seres humanos. Minha sogra ameaça parar de falar com meu noivo se ele casar e sair de casa por medo dela ficar sozinha. A mente humana é complexa. Mas se afastar de pessoas tóxicas, seja pai, mãe, filho, tia, ótimo, namorado....é essencial. Não confunda pessoas tóxicas com pessoas que estão passando por problemas e precisam de apoio. Pessoas tóxicas não mudam e não querem mudar.
"A mente humana é complexa"
Não, não é. Porque você mesma respondeu neste trecho "Pessoas tóxicas não mudam e não querem mudar.
"
Se a mente humana fosse complexa não haveria um manual perfeito chamado biblia
@@rodrigozanoto9629 Você acha a Bíblia um manual perfeito?
Misericórdia quanta falta de discernimento?
A Bíblia não foi escrita por Deus e muito menos por seu filho Jesus, então poupe -nos de seu problema cognitivo.
@@rodrigozanoto9629, esse seu manual "perfeito", chamado bíblia, manda apedrejar até a morte uma filha que perder a virgindade antes do casamento (Deuteronômio 22, 21), e também ensina "olho por olho, dente por dente" como norma jurídica (Levítico 24, 20). Esse livro velho e mofado deveria ser proibido, sobretudo para menores. E não venha dizer que era assim por ser Antigo Testamento, porque o Novo apenas substituiu o apedrejamento pelo ensino da culpa e ameaça de punição com fogo eterno no Inferno. Aqui em casa bíblia não entra.
@@rodrigozanoto9629 morro de medo das pessoas que dizem ler literalmente esse manual. Querer impingir as pessoas do século 21 comportamentos de milhares e milhares de anos é muita doideira.
Eu tenho uma filha e sou 100% disponível pra ela, trato ela com respeito e amor desde o primeiro dia de vida dela, nunca bati e nunca gritei com ela, sempre falei de forma calma e gentil mesmo quando ela fazia algo que não era tão legal. Sou amiga e companheira dela, ajudo com o que for, a única coisa em troca que peço é respeito, ela sabe, que sempre estarei aqui até que tiver respeito entre nós, senão ela vai seguir a vida por ela mesma. Até hoje tem funcionado, ela sempre foi gentil e amorosa.
você acredita que a mulher da reportagem necessariamente foi insuficiente em relação ao filho?
VC é uma super mae , queria ter uma mae assim mas não, as vezes eu me sinto injustiçada por Deus, mas eu tenho a oportunidade de reescrever minha historia com meus futuros filhos
deu certo pq vc fez o certo tratou ele de igual pra igual e mostrou que o respeito e via de mão dupla ,vc deu respeito antes de exigir vc respeitou ela desde criança não batendo não gritando e sendo comprrensssiva mesmo quando ela tava errada mas sem deixar de chamar a atenção
A minha mãe não fala comigo por telefone, porque eu disse a ela que queria que ela me amasse igual ela ama o Bolsonaro. Eu moro há 2700 km dela atualmente, e ela ao invés de me ligar pra saber como eu estava, só mandava vídeos do Bolsonaro, e eu disse a ela que queria ter uma mãe e não um cabo eleitoral do Bolsonaro. Ela ainda me mandou outros áudios mandando eu dar dinheiro pra algumas pessoas, sem dar nem “oi tudo bem”, ela acha que ganho bem e tenho obrigação de ajudar os parentes, então percebi que ela sempre fazia isso, me mandava fazer alguma coisa pra impressionar os outros porque acham que sou rica porque tenho um cargo num banco público. Eu ligo pro meu pai e falo com ele por vídeo, vejo ela sentada ao lado, falo pra ele dar um beijo nela e que a amo, ele fala que vai avisa-la, mas sequer olha na tela pra dar um oi. Minha mãe tem muitos traços narcisistas, percebi isso porque sonhei mais de 10 anos com ela me batendo ou me humilhando como de fato fazia. Eu só sou uma boa filha e mereço o amor dela se faço exatamente tudo que ela fala, senão ela me dá seu desprezo. Cortar os laços foi bom pra mim, consegui racionalizar a situação e entender que ela não está mentalmente bem, e que ela teve seus traumas, mas que eu tbm preciso cuidar de mim e da minha saúde mental. Visitei minha mãe em outubro/2022 e já fui preparada para não abordar assuntos polêmicos, jantei lá mas dormi no hotel em que a empresa me hospedou ao invés de morar na casa dela. Estou fazendo meu melhor pra não termos mais brigas, mesmo que isso signifique não conversar mais diariamente, e também estou cuidando da minha saúde mental e me sinto bem.
Fez bem.
Ter pais bolsonaristas deve ser a pior sensação do mundo.
Bolsonarismo é a pior doença da atualidade.
Ter pais petistas é pior!
@@ggowz realmente...😮
Reportagem muito importante para reflexão.
Relações familiares são muitas vezes difíceis, mas deve ser uma decisão extremamente difícil romper esses laços. Não julgo quem, em alguma hora da vida, decide por isso .Acredito que ambos os lados precisam de suporte emocional e terapêutico.
Sim Patrícia, é doloroso. É um luto em vida. Mas a partir da decisão tomada, é viver um dia por vez, e tratamento psicológico e psiquiátrico
@@carlaalcantara8152 sim! É muito sofrimento.
Eu percebi que filhos que abusam financeiramente de seus pais cortam relações, caso não haja mais essa disponibilidade.
Ou seja, acreditam nessa obrigatoriedade.
Conheço filhos que se aproveitaram financeiramente ganhando casas, viagens, etc. Quando isso cessou, houve o afastamento e, consequentemente, o abandono.
É bem comum sim.
Sim, já ouvi casos assim.
mas quem criou os filhos pra valorizar o material na vida acima do afeto, das conversas verdadeiras, das conexões reais no dia-a-dia? um filho "problema" vem de uma raiz familiar e ancestral há que se lembrar disso antes de dizer que o filho que veio depois de todos se tornou assim do nada e porque quis...
@@thaism6878É preciso que as pessoas entendam que filhos são indivíduos que possuem seu próprio caráter,sua própria índole e consequentemente criam seus próprios valores independente do que tenham recebido como valores familiares.
Se filhos fossem absolutamente "moldavéis" , não haveria tanta gente envolvida com vícios de toda natureza.
Num mundo competitivo e materialista como o vivemos,um filho de tornar uma pessoa que valoriza unicamente o lado material da vida,nem sempre é culpa dos pais.
O mais fácil é sempre culpar os genitores e ponto final.
@@thaism6878 nem sempre a culpa é dos pais, às vezes nos tornamos materialistas e amantes do dinheiro por causa do sistema que vivemos (não justificando o desvio de caráter), como a colega disse acima.
Comigo foi com filho e minha mãe. Foi cruel desvincular da minha mãe e do meu filho ao mesmo tempo. E todos julgaram. faz mais de 10 anos e ainda dói. E ela já se foi.
Muitos pais e mães narcisistas e cruéis que se afastam dos filhos por que todos os seus caprichos e ainda por cima os difamam
Eu já pensei sobre essa possibilidade. A diferença de valores pode me levar a essa decisão. E talvez eu não me sinta culpada. Pode ser saudável para mim e para minha filha. Sempre a amarei....
10:09 Uma coisa que vejo bastante na dinâmica entre pais afastados ou "semi-ausentes" e seus filhos é essa incerteza sobre quem cortou o contato primeiro. Ambos os lados alegam que foi o outro que cometeu a negligência até que ela se tornasse crônica e sem-retorno.
Acredito que, em maioria, acontece um acordo mútuo, geralmente velado: enquanto os filhos estão esgotados da sensação de terem sido rejeitados (que se amplifica na adolescência), os pais acreditam estarem sendo vítimas da ingratidão dos filhos, já que eles acreditam nessa "inviolabilidade" do título de pai ou mãe, ou vêem os seus esforços como sendo suficientes (independente de serem ou não).
No fim eu creio que o descompasso entre as expectativas dos pais e dos filhos para essa relação seja uma causa central da ruptura. Um lado demanda mais dedicação do que o outro pode ou quer dar, e o fator "empatia" só muda o fato de o fim dessa relação acontecer de maneira mais ou menos conturbada (com pais e filhos se acusando ou tentando aceitar que não "era pra dar certo").
É muito comum os pais não alcançarem a expectativa do filho, vice-versa, a relação fica tóxica por falta de maturidade dos dois, de não saber lidar com o outro, de não saber SE PORTAR diante de comportamentos de manipulação, de alienação, birra, qnd não aceitam peculiaridades ou decisões do outro. Os laços são cortados e se segue assim. É triste ver como acontece pq quase foi comigo e minha família, mas com sábios conselhos eu entendi que essas coisas me atingiam por conta de minha postura, não tem como mudar o outro, vc só consegue decidir como vai agir diante de alguma situação. Pra vc ser aceito como vc é, é necessário aceitar os outros como ele são. As pessoas acham lindo cortar laços, mas isso empurra traumas e gatilhos pra bem fundo, vc NUNCA é curado de fato pq o elo familiar é um processo biológico, vc aceite ou não. A única que não se pode culpar é essa mãe pq realmente um usuário de heroína pode ser perigoso, já os outros só empurraram questões não resolvidas pra bem fundo, mas elas SEMPRE emrgem em algum momento.
@@carloscanrry parei de ler quando falou em 'culpa', curiosamente em relação à mãe.
Somente quem tem a vivência pode opinar quando é mais saudável se afastar, e isso se aplica tanto aos pais quanto aos filhos
@@carloscanrry 👏👏👏👏👏 falou tudo, concordo plenamente com você
concordo e só lembrar que quem veio antes, os pais, são a raiz, e portanto se a raiz não for tratada e nem quiser ser tratada fica impossível uma relação saudável do fruto com a raiz. É um exemplo até porque não somos árvores e podemos transitar e buscar novos horizontes pra não morrer desnutridos de amor.
Inegável a tristeza quando isso acontece
Nós criamos nossos filhos, e percebemos que são pessoas completas, diferentes de nós. É uma excelente oportunidade para se tentar melhorar e conviver e amar, mesmo diante da diferença, mas nem sempre dá certo, o que é muito triste. Mas sim, concordo que o respeito é algo fundamental. Na minha opinião, quando um dos lados ultrapassa a linha do respeito, a outra precisa se afastar ou trazer essa linha de volta. Não é algo fácil.
Os pais são os que mais sofrem com um filho no crime, Mas são poucos no Brasil que tem essa atitude, Alguns pais simplesmente ignoram, até acabar de forma trágica, Ai não adianta apontar o dedo e chorar.
Deve ser muito difícil 😕 Não é fácil pra uma mãe, ficar longe dos filhos. Deus tenha misericórdia 🙏
Como filha, independente do que meus pais façam, sempre estarei com eles! Espero sinceramente que meus filhos incondicionalmente estejam comigo também!
Obrigada pela matéria!! Desde o vídeo sobre "filhos que cortam os laços" eu tive interesse em outro com a situação contrária. Ótimo como sempre!
Não visito mais a minha mãe como no passado, indo até onde ela morava tão distante com bebês e mochilas, várias horas de viagem e dormindo em sua casa. Por causa da religião existe muita crítica e preconceitos na família dela. A minha mãe largou tudo para tentar salvar seus filhos mais velhos. Ela prefere esse papel de mãe sofredora que nunca abandona. Eu disse as minhas tias, suas irmãs que quando ela estivesse "ruim das pernas" e ninguém quiser cuidar dela ela pode vir pra cá. Mas ela quer trazer todos os problemas deles junto com ela. Anos se passaram, seus netos, filhos de meus irmãos estão grandes agora, já minhas filhas nunca ou quase nunca falam da avó materna. São escolhas, ela poderia vir aqui, mas nunca vêm, não telefona, só se precisasse de algo, e quando vou até sua casa eles são estranhos comigo. Eu tive que aprender a esquecer, demorou mas eu consegui.
O que ela rejeita em vc ou seus filhos por causa da religião?
Moça, que bom que está conseguindo aprender a conviver com isso. Às vezes colocamos todos os nossos esforços em tentar ajudar alguém, mas nunca adiantará se a própria pessoa não quiser essa ajuda ou não estiver disposta a se ajudar também.
São escolhas e a sua mãe também fez as dela, então nunca se culpe.
L
Pra nós como filhos é difícil reconhecer isso... Exigir algo que alguém não sabe ou não quer dar, amor não se exige. Mas que bom que vc tem suas filhas, que um dia te darão netos e vc estará rodeada de amor.
Porque filhos saem de nós, mas não são nossos.
Nascem bebês, mas se tornam adultos...
O amor tem que ser racional...
Ou vira doença...
Têm pessoas(familiares) q nos fazem bem quando estão longe ..estando perto é mto complicado!
Saúde e paz sempre!
"Ser pai é uma função e uma identidade". Sobre esta parte, sugiro a abordagem do tema "alienação parental" numa próxima publicação, BBC. Grato pela excelência nesta edição.👍
Ótima leitura. E ótimos comentários tbm. Eu penso que qualquer relacionamento que seja abusivo merece ser finalizado!
No caso do pai do meu filho, aconteceu que, quando ele era pequeno, o pai não tinha tempo nem paciência para dedicar -lhe. Cortou laços. Agora meu filho é adulto e cortou os laços com ele. A colheita do que vc planta nem sempre vem, mas qdo vem ppde ser cruel.
Jornalismo de qualidade
Cada um colhe os frutos que planta: Filhos ruins perdem apoio de seus familiares, até por proteção e pais ruins perdem apoio dos filhos. O filho traiu todo o amor e proteção que a mãe lhe deu. O filho colheu o que plantou com sua maldade e falta de caráter, assim como ocorre com pais e mães ruins...
OU SEJA , NÃO É BOM PRA AMBOS MAS TB TENHO ESSE PROBLEMA ...ENTREGUEI O PROBLEMA PRA DEUS
Eu cortei os laços com os meus pais pq são extremamente problemáticos, não criaram os filhos e ainda são pessoas com muitos defeitos, basicamente o pouco que construí na vida foi sozinho, então tenho pouco ou nenhum interesse neles, o que ainda me faz ter algum laço são meus irmãos que ainda tentam uma aproximação.
Seus irmãos provavelmente estão passando pela mesma infância ruim que você teve, e veem em você um adulto confiável que contrapõe os pais. Sei que deve ser uma barra aturar seus progenitores e você não deve ser de modo algum obrigado a isso; então, parabéns por se esforçar por seus irmãos!
Imagino a barra que deve ter passado. Às vezes o distanciamento é mais saudável do que a tentativa de reaproximação. Mas tente estar sempre unido com os seus irmãos. Eles serão a sua base quando ninguém mais estiver com você.
Oi Vinícius. Como foi cortar os laços com seus pais pra você?
Qual a decisão interna que fez você tomar essa atitude?
Deve ter sido necessária, mas não sei se foi dolorosa. Espero que voce esteja bem. Assim como desejo o mesmo a sua família.
@@dudymacedo2 cara, foi aos poucos, doloroso logicamente, a medida que fui amadurecendo fui vendo que as coisas não estavam certas e fui me revoltando com situações que aconteciam e com isso fui me afastando, depois que me tornei pai é que vi que praticamente não recebi amor nenhum, que o que faço pelo meu filho não fizeram 1% por mim, então também foi outro momento maior ainda de afastamento emocional, apesar de eu deixar eles verem o neto e tudo mais eu não sinto que eles tenham importância pra mim. Respeito eles, evito atrito, porém é como se fosse uma relação de tios com sobrinho ou com vizinhos mais velhos que conheço desde criança.
@@Viniciusslxl eu tenho uma noção semelhante. Eu me afastei há alguns anos, mas retomei os laços de forma branda.
Pra mim foi o sufocamento de minha vida. Saí de casa e, ao acertar minha vida, consegui me livrar de muitas coisas.
Mas no seu caso, essa percepção deve ter sido bem forte a ponto de você abandonar o laço de vez. Voltando na memória, o que seus pais não fizeram com voce que você faz hoje com seu filho?
Vou ser pai em breve e, quando vejo uma reportagem como essa, penso muito no futuro que quero para meu filho.
Hoje em dia vivemos numa época que, ao invés de quem tem problemas procurar um tratamento específico , vc que não tem nada é que tem procurar tratamento para lidar com as pessoas,eu e que não quero isto para mim!
Pais costumam descontar suas frustrações nos filhos, conheci um que jogava na cara da filha que não foi ela que sofreu como ele sofreu na juventude, impedia ela de brincar na rua e de ir até a festas escolares e sei que ele não pode ter isso qnd jovem, todo pedido pra sair era recebido com um não até q a filha adolescente parou de ser obediente e de pedir e começou a beber como o pai fazia quando ela era criança. hj ela tem depressão, será pq?
@@mandie12 Nesse caso os dois precisava de ajuda antes que ela desanimasse da vida
Não é o meu caso, mas vivencio isso com uma pessoa muito amada. É muito duro!
Massa! Reportagens sempre bem feitas, factuais e dignificantes. Obrigado.
Tem muitas sutilezas, mas em geral filhos são frutos e muitas vezes não se sabe o que esse filho vivenciou desde bebê com esses pais para se tornar um "problema". Minha tia é narcisista e hj tem um neto que se corta e conflita com ela que se tornou mãe dele, pois a mãe dele que é filha da minha tia narcisista nunca conseguiu assumir o papel de mãe de verdade devido a manipulação da mãe que assumiu sutilmente o papel de mãe dos filhos da filha. Hoje essa filha perdeu o casamento, ela e o marido e o filho moravam na casa da mãe dela, o que já foi uma arnadilha que os prendeu e infatilizou pra assim minha tia poder ter controle sobre eles e usar a filha como lata de lixo dando gritos e tratando com estupidez por mínimas coisas. A filha da minha tia foi embora do nordeste e mora numa cidade pequena do Pará pois prestou concurso, os filhos ficaram com os avós e o pai visita e o mais velho que se corta briga e escurraça o pai, o culpa pelo afastamento da mãe. Enfim, uma pessoa não se torna um problema do nada, existem maus exemplos na família, hipocrisia, mentiras e etc.
🌷🌿👏🏻👏🏻😉 Excelente reportagem!!!... Conheço dois casos assim... e ocorre exatamente como descrito no texto... ✨
Helen, está fazendo muito pelo o filho, está cuidando da filha dele, para que não conviva com a realidade do pai.
Um filho drogado em casa é destrutivo demais
Estão certos. Filho é para mundo.
Meus pais cortaram laço cmg, me isolaram, pq discuti com meu pai ( ele é viciado) e depois com minha irmã ( ela me agrediu, eu n agredi de volta )
Minha mãe escolheu ficar do lado dele ( que rouba ela) e da minha irmã ( que trai o marido com qualquer um, e é passiva agressiva)
Mas n me sinto só, minha consciência está tranquila.
Existem situações onde não é perda,é livramento.
força ai
Por acaso estou ouvindo esse vídeo e estava pensando na minha vida nesse momento vivo com uma filha muito malcriada separada do segundo marido vive comigo 😔
Eu e meu filho não nos falamos à 13 anos, não deveremos mais voltar pois superei a tristeza e nem o vejo mais como filho, não tenho o quê conversar. Nem penso mais nele, sofri muito e não quero mais passar pelo que passei.
Muito triste um filho n amar os pais
Antes filhos pais se. Amavam e se cuidavam
rompi com minha irmã aos 14 anos de idade; não nos falamos há 30 anos.
E geralmente filhos abandonam pais principalmente quando eles ficam doentes e quem cuida na maioria das vezes quem cuida é o que eles menos gostam
Verdade.
QUANDO OS FILHOS HUMILHA,DESPREZA IGNORA É MELHOR OS PAIS SE AFASTAR QUE VIVER DEBAIXO DE DOR E DESGOSTO.A SOLIDÃO DOI MENOS QUE A COMPANHIA DOS FILHOS.😞
Eu já vi pais que não valem nada, pessoas narcisistas até o midolo, mas já vi uns filhos que meu Deus! A coincidência é que os dois que eu conheci eram filhos de duas mães solteiras que davam e faziam de tido pelos filhos, e eram hiper mimados. Não teve abandono mas xingamento e esperneio na frente de todo mundo quantas vezes! Desde a infância até a idade adulta.
A única resposta para isso é. O ser humano se esqueceu do seu CRIADOR. A falta da comunhão com o Eterno Pai, trás todos esses problemas e muitos mais. A maior tragédia da humanidade, é que ela se esqueceu, daquele que jamais, poderia ser esquecido. O ETERNO DEUS E PAI,Criador de todas as coisas. 🙏📖🙏❤
A sexualidade dos filhos também são fatores de afastamento eterno.
Geralmente isso acontece com pais narcisistas que usam seus filhos para proveito próprio.
Eu quero distância quero ir embora do Brasil devido a isso
Deus está preparando pra mim.
Oi? Muito raro pais se afastarem dos filhos?
Quem fez essa pesquisa não entrevistou nenhum LGBT, acho
creio que isto sempre ocorreu, desde que o mundo é mundo.
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ua-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html
Se fosse uma criança era errado. Mais só quem tem um filho usuário de drogas, sabe como é difícil 😢.
Filho é uma criança até 13 anos de idade. Depois disso ja é dono de si. Quando adultos é um adulto como qualquer outro adulto.
Infelizmente hoje em dia são poucos os que realmente são filhos de verdade.Hoje muitos não querem trabalhár e coloca todas as suas frustações nos pais.Chegam ser perversos.
Hj acabei de ver uma noticia q o pai apanhou do filho noia enquanto estava dormindo. O cabra respondia por latrocinio e estava solto. No Brasil nao existe este corte de lacos. Deveria existir
Deveria sim. E os noias devem viver entregues à própria sorte. Já é muita caridade deixá-los existir.
Bem, muitos filhos se esquecem dos pais logo após se tornarem independentes. E quando saem e voltam, não querem seguir as regras da casa dos pais. Melhor deixar que sigam seu caminho! Melhor coisa!
"Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo."
"São crianças como você".
E as vezes são culpados de tudo,SIM! Essa é a pior música do Legião Urbana, um grande desserviço numa época em que a pedofilia(entre tantos outros abusos) rolava solta, essa santificação dos pais é ridícula! Existem pais criminosos.Mais que isso: pais que se usam dessa santificação social para perpetrar e ocultar seus atos hediondos em relação aos filhos.Abuso financeiro de pais contra filhos existem aos montes por aí, mas não existe ação da Justiça em relação a isso e tampouco divulgação, afinal "santos" e "heróis" realmente não são nem um pouco capazes de cometerem crimes de qualquer natureza.
"E o que você vai ser quando você crescer?"
Faz muito bem 🙂
É muito mais fácil pais abandonarem os filhos ou nem mesmo os reconhecerem ( é até bem comum no Brasil) do que as mães.
Fora as que não sabem , quem é o pai do próprio filho, e diz que o homem abandonou.
Pois no caso da mãe citada há um motivo razoável pro afastamento. No caso do pai, ele simplesmente se aproveitou da situação e caiu fora. Nem todo homem/mulher nasceu com dom de ser mãe e pai. Cuida por obrigação. Eu fui o quarto filho de uma mulher pobre, solteira. Não sabia usar o anticoncepcional e engravidou de mim. Me deu pra ex cunhada. Minha mãe adotiva já tinha uma filha biológica, uma gravidez desejada apesar de adolescente. Eu não tive uma mãe amorosa. Meu pai tinha seus defeitos, mas foi um ótimo pai. Eu decidi não ter filhos por vários motivos, entre eles, por pensar que não serei uma boa mãe. Me cuido pra que isso não aconteça. Pro homem parece mais fácil pois são mais desapegados e a sociedade não cobra tanto quanto as mulheres. Uma mãe abrir mão de um filho é uma marca que ela carrega pra sempre na mente e no coração. A minha mãe biológica inclusive, se culpa até hoje, passados 36 anos de tudo...
Meu sogro, que acabou se afastando dos dois filhos, mal conhece a neta, se afastou da irmã e da própria mãe por causa das intrigas da nova esposa que arrumou... Ele já tem mais de 50 anos, os filhos são adultos mas se afastar da família por causa de mulher é sacanagem!!!! Penso que da parte dele é falta de se impor. Tava difícil viver sozinho e se casou com uma mulher qualquer, que não vale nada. Qualquer pessoa que te afaste da tua família não é uma boa pessoa!!!
Meu pai também se afastou de mim depois de abandonar minha mãe pela amante. Eu sempre fui uma boa filha nos 30 anos que vivi sob o mesmo teto, não perfeita mas obediente e carinhosa, ele foi parar no hospital anos atrás e fiquei do lado dele todos os dias. Moro fora há alguns anos e ele parou de falar comigo por vídeo e de me mandar msgs msm eu tentando me comunicar, cortou relações com vários amigos em comum com minha mãe tb. Ainda estou vivenciando o luto e desejo boa sorte e muita felicidade a todos os filhos injustamente abandonados mesmo depois de adultos cm eu ❤
Não é porque parimos um filho que temos que aceitar erros inaceitável
É cada caso né !
Eu fui embora de casa com 26 anos de idade após assumir minha opção sexual e já não tinha desde a infância uma relação saudável com meus pais e irmãos fui pra rua morei na casa de um e de outros passei por cada humilhação que na minha mente a saída era a morte. Vender drogas ou até mesmo usá-la,mas não deu pra mim sumi durante uns 2 anos sem amigos sem ninguém hoje tenho 35 anos de idade batalhando e muito para ter uma qualidade de vida melhor 🙌.
Vivendo pela a fé em Deus e hj sou exemplo de força e resiliência para alguns amigos e a minha família biológica não me faz falta e dou glória a Deus.
Continue firme na fé!
Você nasceu masculino?
parabéns! e com certeza no discurso eles dizem que cortaram relação com vc pq vc os abandonou e eles não fizeram nada demais os anjinhos que não tem capacidade nem querem se esforçar pra amar o próprio filho do jeito que ele é.
A mais absoluta e insolúvel tristeza. Não há como vencer uma situação destas. Manter a relação com o filho seria destrutivo e romper está relação é igualmente destrutivo. A pessoa se pergunta o que fez de errado, e talvez tenha errado mesmo, inclusive inconscientemente. A pessoa sente saudades, mas não sabe como remediar isso.
Não há nenhum conselho a ser dado, porque essa é um situação sem solução. Não há maneiras de superar uma dor dessas. Se alguém achar que é capaz, por favor evite ter filhos.
Muito bom!
Eu entendo perfeitamente sobre esse afastamento.
Concordo com o Jack!!
Família é um papel social imposto pela sociedade não é da natureza humana realmente, mas os afetos são verdadeiros porém não por todos familiares, sou gay e tenho pais q sei q gostam de mim e me apoiam pessoas q eu posso confiar, além da minha vó e um tio mas tbm sei q tem muitos pais, filhos ou familiares q não sentem afeto sincero pela sua família e o melhor é manter a distância msmo, tem muita família q é capaz de destruir uma pessoa emocionalmente e mentalmente
Família é algo da natureza humana sim. Não acredito que é como um papel imposto
Como um bebê sobreviveria sem a natureza humana que é capaz de amar aquele pequeno ser de forma incondicional? Não é um papel imposto pela sociedade! É algo natural.
O antinatural é acreditar que o ser humano seria capaz de nascer e se criar sozinho.
@@elainemartins3226 quem cuida do filhote na natureza é a femia, isso faz parte do instinto materno q realmente é algo instintivo, e msmo assim depois q o filhote cresce ele segue sua caminhada.
@@Mistico_Xama Creio que não tenha entendido minha fala. Comentei sobre a natureza humana, não de meio ambiente, troque a palavra natureza humana por alma, ajudar- te- á na interpretação da minha afirmação.
Infelizmente a sociedade ocidental atual os pais se tornaram reféns de seus filhos. São obrigados a fazer tudo, tanto moral como legalmente para que os filhos cresçam felizes e os filhos se tornam tiranos mimados que parasitam os pais o máximo possível, não são obrigados a prestar respeito ou submissão ao pais.
Ao contrário, os filhos são reféns dos pais, na maioria das vezes o descaso com os idosos é a falta de empatia causada por estes velhos durante a vida. A maioria dos pais são tiranos.
Existe uma coisa e outra . Filhos folgados geralmente não foram bem educados por esses próprios pais. E pais que acham que os filhos lhes devem tudo é bastante comum.
Concordo, tenho duas amigas que sustentam filhos parasitas.Uma tem filho com mais de 30 anos
Essa situação não é nova....Já foi retratada em vários livros e filmes. Chama-se morte civil.
E os filhos pra quem se fez tudo que podiam e não podiam para eles serem felizes e não aguentam ouvir a verdade e bloqueia a mãe? A família é mãe duas filhas, um neto e um genro. Minha filha mais nova me ignora. Falei a verdade. Que não sou tonta. Me usou porque eu permiti. Não me fez de boba. Eu sabia o que estava fazendo. Me deixando ser usada. Ouvi muita mentira porque ela não me queria na casa dela e pôs a culpa em quem morava com ela. E eu sabia que era mentira. As duas foram criadas com tanto carinho e amor por mim e meus pais. Eu não fiz o que ela queria porque queria, de certa forma, poder falar com minha psiquiatra quando quisesse, sendo que estou com minha cabeça e memória perfeitas. Não estou senil. Fiz 67 anos e vou pra onde precisar, dirigindo sozinha e muito bem.
Eu trato depressão e, a única coisa que me leva pro fundo poço com essas atitudes.
Estou passando por isso amiga. Filha unica.
Sem respeito mútuo fica muito difícil qualquer tipo de relacionamento, seja com quem for. É o mínimo que se pode esperar, respeito!
Abraços amigos do canal e saudações 🌹😊🙏🏻
Rapaz, como diz minha mãezinha ( q por sinal não vivo sem ela) : eu morro e não vejo tudo.
Essa foi boa, parabéns por amar uma pessoa que cuidou de você com carinho, e que em algum momento precisou te dar umas broncas, que pode ter falado em algum dia ruim alguma palavra que pode ter machucado ( porque afinal de contas errar é humano). Porísso, gostaria de dizer como mãe que sou, é muito difícil para os pais ser julgados por um ser que foi cuidado e amado e agora chuta os pais dizendo que eles tem defeito . Essa geração está muito perversa. Como não aceitar os pais que Deus te deu? Desculpe o desabafo, e parabéns por vc ser um ser humano de coração bondoso e reconhece tudo que sua mãe fez por você
é triste , ter mae abusiva, so quem sabe sabe,
@@teresinhadejesus9383 vc esta super errada , sai fora da casinha , nao seja egoista
@@teresinhadejesus9383 Parabéns! Essa é a geração do mundo líquido. Elas acham que já nasceram falando, andando e indo ao banheiro sozinhas. Ai lançam a modinha Tosca e hipócrita de escrever em uma blusa. ( GRATIDÃOOO) Elas juram que assim mandarão energias positivas para o universo kkkkk. Mas esquecem que isso é pra ser praticado, e não escrito ou falado. Tenho até medo de pessoas que tentam provar pro mundo o que ela não é.
Acho que os pais têm todo direito de se afastar de filhos tóxicos filhos mimados e que não valorizam a presença dos seus entes queridos, os pais têm obrigação com os filhos somente enquanto eles dependem deles, tipo até os 18 anos depois os filhos tem que seguir sua vida cortar o cordão umbilical e deixar de trazer problemas.
Devia ser os filhos que cortam relacionamentos com os pais......que é o que mais se vê no dia de hoje.
Mães e pais abandonados.
Que triste
Deixaria sim até porque o Brasil tem amizade com todos países do planeta.
Ser ou não ser eis a questão obigada
Em África isso é muito menos frequente!!
Minhas mães cortou laços comigo pq tenho depressão e ela queria que eu cuidasse do pai com Alzheimer e da casa
Sai de casa. Ela se afastou. Pai faleceu ela cortou laços. Não atende telefone, não responde whatsapp.
Minha filha nunca deixou eu me aproximar dos meus netos. Eles nem sabem q sou avó deles, nem meu ex marido mas a sogra dela tem livre acesso
Me afastei pq não dá p aguentar isso, se pedir p ela colocar um agasalho nos meus netos ela ficava meses sem falar comigo, me bloqueava em tudo, não dá … pra mim já deu
Pais e filhos, "o que vc ser vai ser quando vc crescer. Onde fica o AMOR?
Tenho uma tia de 65 e não fala com as duas das quatro filhas, mas ela é o problema.
O caso mencionado é bem compreensivel pois háuso de drogas e risco de violencia e vida ,Pior é qdo quando teu pais deixam de falar co tipo por causa de política. Os meu não me respondem mais no WhatsApp desde o 1⁰ turno.
Kkkk nao aguentei desculpe. meus sentimentos de todo modo kkk
@@a-i-k6w é triste ver que entraram numa bolha alienante.
Ss
Política é mais grave do que álcool e drogas.
@@lumeara brigar por politica? Nao devemos por nada. Mas por isso, PQP KKKK nao tanko
Quem teria relações com o filho dr0g.4.d0???