Lembra muito a técnica do professor Pier; na perspectiva de papel caneta, nesses cartões (como o do vídeo), e resumir sempre ao máximo porque vc sabe o seu resumo (a raciocínio por trás do seu resumo); em suma, Pier falava, morreu tem uns 7 anos, "o cérebro guarda o que você escreve, ao digitar quem guarda é o hd (computador)"; ele também falava sobre cortéx cerebral e a forma que nosso cérebro, no sono separa o que deve ser guardado no que foi vivido no dia. Pier falava que, o córtex guarda eventos ligados a emoção e o ato de escrever em qualquer lugar (pois desde a pedra lascada o homem "escrevia" e assim aprendia[retendo/memória de maior prazo]), então entra de forma analógica (escrita) no cérebro, e esse é todo na eletricidade, neurônios; tem muito mais coisa, a base é essa.
Amei o vídeo, Rafa! Você poderia postar tutoriais de como usar esses apps, mostrar como você faz na prática, apontar os pontos positivos e negativos de cada app, comparativos entre eles e coisas do tipo, por favor! Estou amando essas novidades porque estou com o mesmo problema com o Anki na facul
Rafa, parabéns! Oratória impecável, emana alto-astral e passa a sensação de que este conteúdo educacional ocorre com uma conversa leve, natural em um cafezinho no fim de tarde com uma grande amiga, rsrs. Muito obrigada por mais uma dica valiosa. Saúde, virtude e tempo! 😘
awnnnn, o quanto amei essa mensagem!! Muitíssimo obrigada pelo carinho, Gabi S2 muito feliz em saber que transmito tamanha energia para você Muita saúde, virtude e tempo para você tambémm
Olá! Muito legal teu vídeo! No momento, uso o WorkFlowy por considerar mais simples e prático, mas o Obsidian também é bem interessante! Eu usava o Notion antes de adotar o WorkFlowy. O projeto está muito ativo, com muitas novidades no último ano! Possui visualização como itens simples (bullets), TO-DO list, board (como o Trello) e dashboard. Não possui a visualização em gráfico do Obsidian, mas ainda não sinto falta... Também possui backlinks e mirrors, algo muito prático e útil para relacionar as anotações! Tem versão web, desktop e mobile, sincronizados e grátis. A interface é muito intuitiva (sem precisar usar os códigos markdown) e ele é muito rápido para pesquisar e filtrar conteúdo! Ele guarda os dados na nuvem, e não local como o Obsidian, o que pode ser um impeditivo para muitos... Recomendo pra todo mundo o WorkFlowy!! Vale muito a pena navegar pela site e descubrir as features, templates (já prontos para importar e usar) e guias sobre como usar para diversas atividades e sistemas de produtividade (GTD, KANBAN, CODE, PARA, MOSCOW, Time blocking, Bullet Journaling, etc.). No blog dá pra ver as últimas funcionalidades disponibilizadas. Deu pra ver que eu gosto muito do WorkFlowy, né?? kkkk Quem se registrar usando meu link ganha 100 itens adicionais de bônus todo mês (e eu também :-) ). workflowy.com/invite/8d6e3948.lnx
Faz quase 1 ano que já uso o Obsidian, usando da forma correta é muito poderoso, mas é preciso ser bem diligente na organização das notas, porque quando o vault começa a ficar grande, pode virar um caos. Agora comecei a experimentar algumas automações no meu vault usando python. Tem alguns algoritmos de redes que conseguem revelar conexões entre nossos tópicos que nem imaginávamos.
Fernando, desculpe-me a indiscrição... mas vc estuda oque? to em choque com sua informação, e imaginando como seria isso??? uma algorítimo que faz as associações e nos apresenta uma relação, que se quer tínhamos percebido ou associado. é mais fácil aprender e reter qualquer conteúdo ligando pontos, pq uma malha faz mas sentido que pontos soltos. show hein!!!
@@andressarodrigues4873Andressa, formalmente eu já estudei Eng. da Computação, mas meu interesse e aprendizado nessa área veio depois. Eu prático lifelong learning e depois de ter lido Aristóteles e a biografia do Leonardo da Vinci, percebi como tudo está interligado. Tentei implementar por conta própria alguma forma de armazenar o conhecimento que eu obtive através de leituras, até ler o livro do Sönke Arens sobre o Zattelkasten... Então descobri o Obsidian e como fica bem nítido depois de algumas dezenas de notas, é formada uma grande rede. Na ciência da computação essas redes são chamadas de grafos, e existem diversos algoritmos interessantes para explorar a complexidade das redes e extrair insights. Você pode pesquisar no UA-cam por Albert Laszlo Barabasi, que é um dos maiores cientistas da área.
O programa zettlr também serve pra fazer esse método e tem orientações de aplicação! (Mas acho q n da pra fazer flashcard 😔) Ele usa o sistema de escrever as coisas tipo #titulo ##subtitulo que te fazer escrever mto mais rapido mas ainda é bonitinho. Ele tem a questão de hyperlink entre docs e tu tem várias extensões que tu consegue add, tipo programas que manejam referências o LaTex entre outros. Ele tbm é extremamente personalizável! E, pra quem se importa, é open source. Ele tem até pomodoro embutido e tbm outras questões pra aumentar a concentração e simplicidade no programa. Tu tbm pode ligar com ele com alguma conta na nuvem, mas ele trabalha bastante com a questão de privacidade. Encontrei em um site sobre esse método. Acho q funciona em todos sistemas. Vale a pena dar uma olhada!
Menina, eu vi esse video quando vc lançou, mas sinceramente fiquei bem confusa com como funcionava. Agora tombei com o Zettelkasten de novo durante uma elaboração de pesquisa e to finalmente entendendo como tudo isso pode ser útil. To estudando como lidar com obsidian. Veremos se surge um nobel kkkkk (provavelmente não)
Conhecia o método Lettner que também é em caixas e cartões , mas prefiro os cards eletronicos , gosto do Palacio da memoria de simoniadis e também da técnica do andaime para consolidar conhecimento.
Ahhhhh que lindoooo!! Tempo dedicado para repassar! Que Deus te abençoe em dobro! Me ajudou final de mestrado e logo início de doutorado se Deus quiser.... #inscrita
Rafa... primeiro lugar, MUITIO GATIA. Segundo, obrigado pelo vídeo. Ficou bem mais claro agora. Com relação ao Obsidian, uma das suas MAIORES vantagens é o FORMATO dos arquivos. Eles podem ser lidos em qualquer editor de texto, e justamente por isso, mesmo que o Obsidian deixe de existir alguma dia, a informação não vai deixar. Quer dizer também que caso façam outro programa ainda melhor, vai ser relativamente fácil MIGRAR todo esse conteúdo pra lá. E tem gente tentando, mas ele ainda é a referência da coisa pois, assim como o Linux, estabeleceu um alicerce sólido pra coisa, e MILHARES de pessoas estão sugerindo e acrescentando melhoramentos. O termo geral dado ao conjunto de conhecimento de um cofre do Obsidian é "Segundo Cérebro" ou "Digital Garden"... ambos apontam para o fato de que é algo que tende a ficar maior, em conhecimento e diversidade, e tudo ali dentro é conectado a várias outras coisas, também ali dentro, formando um sistema vivo, QUE EVOLUI! Eu fui militar, então c sabe que não sou lá essas coisas em matéria de raciocínio e criatividade. Poderia fazer um vídeo prático, tipo Zettelkasten 101, ou Primeiros Passos. Eu ainda não encontrei o meu formato ideal de organização do Obsidian e, defeito meu, fico perdendo tempo DEMAIS reorganizando e passando as coisas a limpo. A busca de perfeição é a armadilha perfeita pra aprisionar a produtividade. É um saco. Bjs!
oii rafa, eu vou iniciar o 1 período de med em 2023 e estou começando a estudar mais sobre qual método de estudos eu vou aplicar nos primeiros semestres. como o foco do ciclo básico é mais a teoria eu pensei em fazer o seguinte: 1. fazer a pré-aula: antes da aula olhar o livro que vai usado para extrair o conteúdo da aula e fazer um resumo bem básico APENAS com os tópicos (o objetivo disso seria só um melhor direcionamento, como eu sou uma pessoa fácil de se perder) 2. durante a aula ir completando esse resumo da pré-aula 3. após a aula ou até mesmo durante a aula já ir fazendo os flashcard (pode ser na medsimple ou no anki, como eu falei, creio que o ciclo básico seja mais teórico então acho que não vou ter tantos problemas com o anki NESSE CICLO kkkkk 4. fazer questões daquele conteúdo no medsimple (não sei se essa etapa seria logo no dia que eu tive a aula ou no dia seguinte) - nessa etapa eu faria uma análise, conceitos importantes e questões que eu errei iriam para os flashcards tbm, e essas questões q eu achei difícil ou errei buscaria estudar elas mais (aí seria através de mais vídeo aulas, leitura ativa, essa parte eu tô mais perdida sksks) 5. próximo do período de provas eu ainda estaria fazendo o anki todos os dias e ali no dias anteriores a prova buscaria fazer novamente questões sobre aquele assunto (buscando principalmente as antigas da própria faculdade) então, do seu ponto de vista, acho que é um método eficaz?
Oi Rafa! Fiquei um pouco confusa como eu colocaria esse método em prática… Ficarei eternamente grata se você mostrar como aplica esse método com as tecnologias atuais! Abraços e muito obrigada!
Uma dica que daria principalmente para quem produz artigos acadêmicos no formato LaTeX é o zttlr que foi construído para o método e ainda é possível configurar para publicar seus artigos em LaTex direto da ferramenta.
Da sim pra criar flashcards no obisidian, da pra criar e sincronizar com o anki com plugin Obsidian_to_Anki, comecei a usar tem pouco tempo e é muito bom.
uia, lhe achei hoje, instalei o Anki, já ia testar amanhã; agora você turbinou para outra técnica; vou assistir. Vamos juntos, preciso de técnicas de fixação no menor tempo possível.
Obsidian é sensacional, vale muito a pena. Ele tem algumas formas de criar Flashcards e tem plug-ins da comunidade que conectam com o Anki, claro que não é a mesma coisa que usar o Anki, mas mesmo assim, pra mim o Obsidian é o melhor app de notas que já usei.
Ótimo vídeo! Eu utilizo o Notion para organizar meus "Zettels". Na view de galeria, dá para exibir o conteúdo das notas, e eu uso isso como um "quadro de post-its", onde eu consigo ver todas ao mesmo tempo, e reorganizá-las para uma ordem que faça mais sentido no momento. Também dá para automatizar uma revisão espaçada, estilo Anki, com as fórmulas do banco de dados. Apesar de não ter aquele gráfico em rede bacana, dá para usar tags e backlinks para relacionar as notas. Além de ser gratuito, né?! Tem funcionado muito bem para mim.
Tenho pesquisado sobre esse tema da gestão de informações e conhecimento e essa abordagem que você apresentou me parece a mais promissora. Contudo, ainda me falta uma dimensão nela que é a organização das dúvidas que me vão surgindo, que não se enquadram como insights. Tem alguma coisa que funciona pra vocês nesse sentido?
Tô no primeiro período de Med, achei a ideia super legal. Mas por enquanto não preciso correlacionar muitas informações quanto nos períodos clínicos. Acredito que quando chegar lá fique interessante buscar esses métodos. Amo seus vídeos, beijos.
Oiie, Rafa! Que legal, aproveita muito essa nova fase do curso - acho o ciclo básico uma das partes mais importantes da facul (até por isso acredito que vale a pena aplicar essa metodologia desde já hehe) Sucesso pra você :)
Rafa, super interessante sua colaboração sobre o método. De fato, existe algum conhecimento na internet sobre o método e as ferramentas, mas talvez a melhor forma de abordar qual a melhor plataforma seja mostrando na prática como você faz, assim como fazia com o Anki. Sem sombra de dúvidas, aprender na prática é a melhor alternativa nessas horas. Excelente vídeo e conteúdo riquíssimo, continue assim!
A questão da atomicidade no Zettelkasten é polêmica. Na obra How to take smart notes, de Sonke Ahrens, ele afirma a existência da atomicidade no Zettelkasten, porém, com a disponibilização pela Universidade de Bielefeld, os Zettels tinham vários assuntos. Tipos de zettels: fleeting notes ou anotação rápida, a qual, inclusive poderia ser descartada; literature note, notas bibliográficas feitas com indicação das páginas e escrita em linguagem indicando a ideia ou insight que teve na leitura; permanente notes, elaboradas com linguagem completa, para serem utilizadas em processos criativos; hub notes, em determinados tópicos complexos, as hub notes serviam como conexão entre os vários zettels; index notes, ou seja, notas organizadas alfabeticamente por tópicos, indicando os respectivos zettels. Sobre o uso de métodos informatizados ou em papel, alguns sustentam que aquele transforma-se numa massa de informações que fica escondida, fora da vista. Já o método em papel, mesmo durante uma busca, o operador do Zettelkasten acaba fazendo uma revisão e favorece até o surgimento de novas ideias. Consulte o paper "The Pen Is Mightier Than the Keyboard", de Mueller-Oppenheimer.
Vídeo ótimo, poderia continuar trazendo vídeos sobre esses assuntos, é difícil achar alguém que pensa mais fora da caixa em relação a modo de estudo que realmente procura trazer um resultado sem tanta "decoreba" e mais a necessidade de exercer a mente hahaha RemNote é ótimo, deixei de usar o anki a meses por conta dele e consigo ter um melhor desempenho em relação a informação e imagens que eu posso adicionar e um flashcard com múltiplas linhas, o que não é possível no Anki.
Adorei o vídeo. Eu estava realmente nessa saga de arrumar alguma metodologia para reter mais as informações! Ainda bem que encontrei esse vídeo. E sim, gostaríamos de um vídeo explanando os apps com a metodologia Zettelkasten. Por favor.
Olá Rafa, amei esse vídeo sem dúvida um dos meu preferidos já assisti muitas vezes esse vídeo porém não consegui entender como esse método se aplica na prática, poderia fazer outro vídeo sobre o Zetteukasten explicando passo a passo na prática me ajudaria muito a entender pois gostaria muito de usar esse método.
rafa, você acha que o ankie funcionaria bem pra trabalhar como se fosse uma gamificação durante o vestibular? eu entendi quando voce falou que ele é rígido quanto a profundidade dos subniveis dentro de um tema de estudo, mas e pro vestibular, quando se foca, NAQUELE MOMENTO, não em aprender com profundidade, mas acertar questões! excelente canal, nem sei se ta ativo! rs to chegando agora, bjxx
Cai de paraquedas aqui e amei a forma que vc se expressa e o conteúdo. Só tenho um pedido, quando falar nomes difíceis como o nome das plataformas, pra alem da foto que colocou colocar o nome por escrito. Ajudaria muito. Grata
Rafa, pesquisa sobre Obsidian to Anki que é uma forma de fazer flashcards direto do Obsidian Eu tenho um tutorial em um grupo do Telegram muito bem explicado, tá funcionando direitinho aqui
Que demaiss!! Vc acha que consegue compartilhar o tutorial por aqui com algum link? Acredito que ia ajudar mt a galera que quer seguir cm o Obsdian 💫 de qualquer forma, obrigada por compartilhar!
Rafa, que vídeo incrível! Estou amando acompanhar essa sua jornada sobre os métodos de estudo. Obrigada por compartilhar tudo isso com a gente. Quero muito que você traga o vídeo comparando as plataformas que você experimentou para usar o método desse vídeo.
Existem plug-ins no obsidian que funcionam com notas recursivas com a função do anki. Mais de um! E aí as perguntas e respostam podem ficar dentro das próprias notas. Procura anki nos plug-ins da comunidade! Tem também outras opções, qualquer coisa eu posso enviar.
@Rafaela Veloci Alguns exemplos são os plugins da comunidade "Obsidian Flashcards" e o "Spaced Repetitions" trazem para o Obsidian as funções do Anki de flashcards diretamente no obsidian. Já os plugins "Obsidian to Anki" e "Anki Sync" são pra usar o obsidian para criar notas e decks. Não desista tão fácil do Obsidian!! Ele tem funcionalidades que não vi em nenhum outro lugar, uma comunidade super ativa e tende só a evoluir!
@@eitafer417 Tem que dar uma olhada na página dos plugins, mas se não me engano os dois fazem automatico, porque é parte importante do sistema a forma que ele usa o algoritmo para te mostrar as cartas que devem ser revisadas e quantas vezes. Provavelmente tem que fazer algum tipo de configuração rápida lá pra botar pra rodar, e aprender como o plugin pede pra fazer as notas. Mas depois disso, imagino que funcione normalmente.
obaaaa! Que felicidade ler isso, andressa hehe assim que minhas aulas começarem, eu começo a colocar o Zettelkasten na prática e mostro para vocêsss S2
Rafa, eu admiro muito o trabalho que você faz aqui no youtube :) ajuda demais. Eu queria saber qual metodo de estudo você indicaria para alguém que vai fazer concurso por favor :)
Aaaa que legal ler isso, Camille! Muito obrigada pela mensagem S2 Então, concurso = fazer provas antigas do concurso que você quer passar Muito mais importante que você fazer questões isoladas, é você fazer a prova inteira na íntegra (e se possível, no tempo ideal) Além disso, recomendo o Anki para fixar aqueles conteúdos que não entram na sua cabeça de forma alguma - como um caderno de erros
aaaa que felicidade, Ana!! obrigadaaa então, por enquanto não.. quero deixar um modelo mais livre de anotação para futuramente, se for necessário, aplicar metodologias como Feynman :)
hmm acredito que não... o anki tem um ótimo algoritmo para aprender uma nova língua! Além disso, acredito que para o aprendizado de uma nova língua a fixação (Anki) é mais importante que a conexão entre várias partes do vocabulário (Zettelkasten)
Olá Rafa, obrigado por este vídeo instrutivo, feito com muito entusiasmo (como sempre) e que me inspira a realmente testar o método Zettelkasten usando Obsididian, que eu já tinha ouvido falar. Você tem experiência se também funciona no Tablet S6 Lite? E você também pode salvar suas anotações na nuvem para tê-las disponíveis onde quer que esteja?
Olá, Bernhard! Muito obrigada pela mensagem :) fico feliz que tenha gostado do vídeo Comecei a testar o RemNote no tablet, mas ainda prefiro pelo computador. Essa plataforma você salva tudo no seu usuário - então acaba servindo como uma nuvem simm :)
Uma informação de quem passou a usar o Obsidian recentemente... atualmente é possível criar flashcards (e mindmaps) dentro do obsidian.
Lembra muito a técnica do professor Pier; na perspectiva de papel caneta, nesses cartões (como o do vídeo), e resumir sempre ao máximo porque vc sabe o seu resumo (a raciocínio por trás do seu resumo); em suma, Pier falava, morreu tem uns 7 anos, "o cérebro guarda o que você escreve, ao digitar quem guarda é o hd (computador)"; ele também falava sobre cortéx cerebral e a forma que nosso cérebro, no sono separa o que deve ser guardado no que foi vivido no dia. Pier falava que, o córtex guarda eventos ligados a emoção e o ato de escrever em qualquer lugar (pois desde a pedra lascada o homem "escrevia" e assim aprendia[retendo/memória de maior prazo]), então entra de forma analógica (escrita) no cérebro, e esse é todo na eletricidade, neurônios; tem muito mais coisa, a base é essa.
Explicação muito útil. Organização é tudo.
Amei o vídeo, Rafa! Você poderia postar tutoriais de como usar esses apps, mostrar como você faz na prática, apontar os pontos positivos e negativos de cada app, comparativos entre eles e coisas do tipo, por favor! Estou amando essas novidades porque estou com o mesmo problema com o Anki na facul
Ebaaa! Que bom que gostou do vídeo, Gui 💫 pode deixar cmg 🫡🚀 pretendo trazer cada dia mais tutoriais por aqui
Quero muito ver vc usando os apps
Esse foi o video que melhor sintetizou os princípios do método Zettelkasten 👏👏
Rafa, parabéns! Oratória impecável, emana alto-astral e passa a sensação de que este conteúdo educacional ocorre com uma conversa leve, natural em um cafezinho no fim de tarde com uma grande amiga, rsrs.
Muito obrigada por mais uma dica valiosa.
Saúde, virtude e tempo! 😘
awnnnn, o quanto amei essa mensagem!!
Muitíssimo obrigada pelo carinho, Gabi S2 muito feliz em saber que transmito tamanha energia para você
Muita saúde, virtude e tempo para você tambémm
Olá!
Muito legal teu vídeo!
No momento, uso o WorkFlowy por considerar mais simples e prático, mas o Obsidian também é bem interessante! Eu usava o Notion antes de adotar o WorkFlowy.
O projeto está muito ativo, com muitas novidades no último ano!
Possui visualização como itens simples (bullets), TO-DO list, board (como o Trello) e dashboard. Não possui a visualização em gráfico do Obsidian, mas ainda não sinto falta...
Também possui backlinks e mirrors, algo muito prático e útil para relacionar as anotações!
Tem versão web, desktop e mobile, sincronizados e grátis.
A interface é muito intuitiva (sem precisar usar os códigos markdown) e ele é muito rápido para pesquisar e filtrar conteúdo!
Ele guarda os dados na nuvem, e não local como o Obsidian, o que pode ser um impeditivo para muitos...
Recomendo pra todo mundo o WorkFlowy!!
Vale muito a pena navegar pela site e descubrir as features, templates (já prontos para importar e usar) e guias sobre como usar para diversas atividades e sistemas de produtividade (GTD, KANBAN, CODE, PARA, MOSCOW, Time blocking, Bullet Journaling, etc.).
No blog dá pra ver as últimas funcionalidades disponibilizadas.
Deu pra ver que eu gosto muito do WorkFlowy, né?? kkkk
Quem se registrar usando meu link ganha 100 itens adicionais de bônus todo mês (e eu também :-) ).
workflowy.com/invite/8d6e3948.lnx
Faz quase 1 ano que já uso o Obsidian, usando da forma correta é muito poderoso, mas é preciso ser bem diligente na organização das notas, porque quando o vault começa a ficar grande, pode virar um caos. Agora comecei a experimentar algumas automações no meu vault usando python. Tem alguns algoritmos de redes que conseguem revelar conexões entre nossos tópicos que nem imaginávamos.
Que incrível, Fernando!!! Não sabia dessas funções ✨ obrigada por compartilhar
Fernando, desculpe-me a indiscrição... mas vc estuda oque? to em choque com sua informação, e imaginando como seria isso??? uma algorítimo que faz as associações e nos apresenta uma relação, que se quer tínhamos percebido ou associado. é mais fácil aprender e reter qualquer conteúdo ligando pontos, pq uma malha faz mas sentido que pontos soltos. show hein!!!
@@andressarodrigues4873Andressa, formalmente eu já estudei Eng. da Computação, mas meu interesse e aprendizado nessa área veio depois. Eu prático lifelong learning e depois de ter lido Aristóteles e a biografia do Leonardo da Vinci, percebi como tudo está interligado. Tentei implementar por conta própria alguma forma de armazenar o conhecimento que eu obtive através de leituras, até ler o livro do Sönke Arens sobre o Zattelkasten... Então descobri o Obsidian e como fica bem nítido depois de algumas dezenas de notas, é formada uma grande rede. Na ciência da computação essas redes são chamadas de grafos, e existem diversos algoritmos interessantes para explorar a complexidade das redes e extrair insights. Você pode pesquisar no UA-cam por Albert Laszlo Barabasi, que é um dos maiores cientistas da área.
@@PrimeToolbox muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e orientar na pesquisa. irei reservar um tempo para pesquisar sobre.
@@PrimeToolbox fernando como se coloca essas automações com python q vc usa?
Eu estou lendo agora o livro Ultra-apreendizado do Scott Young, e tem uns insights "óbvios que a gente nunca viu". Recomendo
O programa zettlr também serve pra fazer esse método e tem orientações de aplicação! (Mas acho q n da pra fazer flashcard 😔) Ele usa o sistema de escrever as coisas tipo #titulo ##subtitulo que te fazer escrever mto mais rapido mas ainda é bonitinho. Ele tem a questão de hyperlink entre docs e tu tem várias extensões que tu consegue add, tipo programas que manejam referências o LaTex entre outros. Ele tbm é extremamente personalizável! E, pra quem se importa, é open source. Ele tem até pomodoro embutido e tbm outras questões pra aumentar a concentração e simplicidade no programa. Tu tbm pode ligar com ele com alguma conta na nuvem, mas ele trabalha bastante com a questão de privacidade. Encontrei em um site sobre esse método. Acho q funciona em todos sistemas. Vale a pena dar uma olhada!
Salvou Rafa! Migrei pro Obsidian pra ser meu notebook. Usando o Notion como second Brain! ❤
Menina, eu vi esse video quando vc lançou, mas sinceramente fiquei bem confusa com como funcionava. Agora tombei com o Zettelkasten de novo durante uma elaboração de pesquisa e to finalmente entendendo como tudo isso pode ser útil.
To estudando como lidar com obsidian. Veremos se surge um nobel kkkkk (provavelmente não)
Conhecia o método Lettner que também é em caixas e cartões , mas prefiro os cards eletronicos , gosto do Palacio da memoria de simoniadis e também da técnica do andaime para consolidar conhecimento.
Ahhhhh que lindoooo!! Tempo dedicado para repassar! Que Deus te abençoe em dobro! Me ajudou final de mestrado e logo início de doutorado se Deus quiser....
#inscrita
Aaaa que demais saber disso, Aline! Com certeza 🚀 será uma super doutora hehe
Deus te abençoe tbm!!
Rafa... primeiro lugar, MUITIO GATIA.
Segundo, obrigado pelo vídeo. Ficou bem mais claro agora.
Com relação ao Obsidian, uma das suas MAIORES vantagens é o FORMATO dos arquivos. Eles podem ser lidos em qualquer editor de texto, e justamente por isso, mesmo que o Obsidian deixe de existir alguma dia, a informação não vai deixar. Quer dizer também que caso façam outro programa ainda melhor, vai ser relativamente fácil MIGRAR todo esse conteúdo pra lá. E tem gente tentando, mas ele ainda é a referência da coisa pois, assim como o Linux, estabeleceu um alicerce sólido pra coisa, e MILHARES de pessoas estão sugerindo e acrescentando melhoramentos.
O termo geral dado ao conjunto de conhecimento de um cofre do Obsidian é "Segundo Cérebro" ou "Digital Garden"... ambos apontam para o fato de que é algo que tende a ficar maior, em conhecimento e diversidade, e tudo ali dentro é conectado a várias outras coisas, também ali dentro, formando um sistema vivo, QUE EVOLUI!
Eu fui militar, então c sabe que não sou lá essas coisas em matéria de raciocínio e criatividade. Poderia fazer um vídeo prático, tipo Zettelkasten 101, ou Primeiros Passos. Eu ainda não encontrei o meu formato ideal de organização do Obsidian e, defeito meu, fico perdendo tempo DEMAIS reorganizando e passando as coisas a limpo.
A busca de perfeição é a armadilha perfeita pra aprisionar a produtividade. É um saco.
Bjs!
oii rafa, eu vou iniciar o 1 período de med em 2023 e estou começando a estudar mais sobre qual método de estudos eu vou aplicar nos primeiros semestres. como o foco do ciclo básico é mais a teoria eu pensei em fazer o seguinte:
1. fazer a pré-aula: antes da aula olhar o livro que vai usado para extrair o conteúdo da aula e fazer um resumo bem básico APENAS com os tópicos (o objetivo disso seria só um melhor direcionamento, como eu sou uma pessoa fácil de se perder)
2. durante a aula ir completando esse resumo da pré-aula
3. após a aula ou até mesmo durante a aula já ir fazendo os flashcard (pode ser na medsimple ou no anki, como eu falei, creio que o ciclo básico seja mais teórico então acho que não vou ter tantos problemas com o anki NESSE CICLO kkkkk
4. fazer questões daquele conteúdo no medsimple (não sei se essa etapa seria logo no dia que eu tive a aula ou no dia seguinte) - nessa etapa eu faria uma análise, conceitos importantes e questões que eu errei iriam para os flashcards tbm, e essas questões q eu achei difícil ou errei buscaria estudar elas mais (aí seria através de mais vídeo aulas, leitura ativa, essa parte eu tô mais perdida sksks)
5. próximo do período de provas eu ainda estaria fazendo o anki todos os dias e ali no dias anteriores a prova buscaria fazer novamente questões sobre aquele assunto (buscando principalmente as antigas da própria faculdade)
então, do seu ponto de vista, acho que é um método eficaz?
Obrigado pelo vídeo! Espero que faça outro dando dicas sobre os apps, e falando sobre os pontos positivos e negativos de cada uma. Abraço!
Oi Rafa! Fiquei um pouco confusa como eu colocaria esse método em prática… Ficarei eternamente grata se você mostrar como aplica esse método com as tecnologias atuais! Abraços e muito obrigada!
Oiie! Vou mostrar nos próximos vídeos através dessas plataformas que citei no final 🤭🤫 foi só um recap de tudo para situar vcs antess
@@InnerRafa perfeito então! Te admiro muitoo!
Que didática! Que didática! Seria muito bom um vídeo mostrando o comparativo e também mostrando a prática. 👏👏👏
muito obrigadaa, Wilams! Pode deixar comigo, irei trazer mais em breve... :)
Uma dica que daria principalmente para quem produz artigos acadêmicos no formato LaTeX é o zttlr que foi construído para o método e ainda é possível configurar para publicar seus artigos em LaTex direto da ferramenta.
Estou super impressionado com sua doçura e a forma que divide seus conhecimentos conosco.
Parabéns
Da sim pra criar flashcards no obisidian, da pra criar e sincronizar com o anki com plugin Obsidian_to_Anki, comecei a usar tem pouco tempo e é muito bom.
adorei a dica! muito obrigada, Guilherme :)
Já uso Zettelkasten há anos. Uso no Obsidian. É perfeito pra organizar o pensamento e visualizar.
Estou apaixonado. Mas deixando de lado isso, muito bom o vídeo e a forma como explica as coisas.
uia, lhe achei hoje, instalei o Anki, já ia testar amanhã; agora você turbinou para outra técnica; vou assistir. Vamos juntos, preciso de técnicas de fixação no menor tempo possível.
Vou usar esse Método Zettelkasten. Obrigado.
eba!! Depois me conta se funcionou para você! :)
Obsidian é sensacional, vale muito a pena. Ele tem algumas formas de criar Flashcards e tem plug-ins da comunidade que conectam com o Anki, claro que não é a mesma coisa que usar o Anki, mas mesmo assim, pra mim o Obsidian é o melhor app de notas que já usei.
Que incrível saber disso tudo! Obrigada por compartilhar, Klenicio 🙏🏼 uma ótima alternativa tbm 💫💫💫
Quanta informação relevante! E quanta autenticidade e amor ao compartilhar esse conteúdo! Você é luz! 💫🥰
Auuuu! Puxei minha mammylinda S2S2S2
Parece ser bem interssante esse sistema. Preciso ler muitos livros e acho que esse método pode me ajudar! Vou procurar o livro dele! Obrigado
Por favor, continue destrinchando o assunto! Amei o vídeo! Parabéns!
Ótimo vídeo! Eu utilizo o Notion para organizar meus "Zettels". Na view de galeria, dá para exibir o conteúdo das notas, e eu uso isso como um "quadro de post-its", onde eu consigo ver todas ao mesmo tempo, e reorganizá-las para uma ordem que faça mais sentido no momento. Também dá para automatizar uma revisão espaçada, estilo Anki, com as fórmulas do banco de dados. Apesar de não ter aquele gráfico em rede bacana, dá para usar tags e backlinks para relacionar as notas. Além de ser gratuito, né?! Tem funcionado muito bem para mim.
Curti muito, mas tenho buscado um app mais tipo goodnotes, notability com a função de Bidirectional links
Tenho pesquisado sobre esse tema da gestão de informações e conhecimento e essa abordagem que você apresentou me parece a mais promissora. Contudo, ainda me falta uma dimensão nela que é a organização das dúvidas que me vão surgindo, que não se enquadram como insights. Tem alguma coisa que funciona pra vocês nesse sentido?
Tô no primeiro período de Med, achei a ideia super legal. Mas por enquanto não preciso correlacionar muitas informações quanto nos períodos clínicos. Acredito que quando chegar lá fique interessante buscar esses métodos. Amo seus vídeos, beijos.
Oiie, Rafa! Que legal, aproveita muito essa nova fase do curso - acho o ciclo básico uma das partes mais importantes da facul (até por isso acredito que vale a pena aplicar essa metodologia desde já hehe)
Sucesso pra você :)
Rafa, super interessante sua colaboração sobre o método. De fato, existe algum conhecimento na internet sobre o método e as ferramentas, mas talvez a melhor forma de abordar qual a melhor plataforma seja mostrando na prática como você faz, assim como fazia com o Anki. Sem sombra de dúvidas, aprender na prática é a melhor alternativa nessas horas. Excelente vídeo e conteúdo riquíssimo, continue assim!
A questão da atomicidade no Zettelkasten é polêmica. Na obra How to take smart notes, de Sonke Ahrens, ele afirma a existência da atomicidade no Zettelkasten, porém, com a disponibilização pela Universidade de Bielefeld, os Zettels tinham vários assuntos. Tipos de zettels: fleeting notes ou anotação rápida, a qual, inclusive poderia ser descartada; literature note, notas bibliográficas feitas com indicação das páginas e escrita em linguagem indicando a ideia ou insight que teve na leitura; permanente notes, elaboradas com linguagem completa, para serem utilizadas em processos criativos; hub notes, em determinados tópicos complexos, as hub notes serviam como conexão entre os vários zettels; index notes, ou seja, notas organizadas alfabeticamente por tópicos, indicando os respectivos zettels. Sobre o uso de métodos informatizados ou em papel, alguns sustentam que aquele transforma-se numa massa de informações que fica escondida, fora da vista. Já o método em papel, mesmo durante uma busca, o operador do Zettelkasten acaba fazendo uma revisão e favorece até o surgimento de novas ideias. Consulte o paper "The Pen Is Mightier Than the Keyboard", de Mueller-Oppenheimer.
Muito legal o seu comentário, Sidnei! Obrigada por contribuir :)
Adorei o vídeo!
O Obsidian tem um plugin que permite integração com o Anki, então é super tranquilo fazer flashcards por lá.
Este método eu já conhecia eu fazia sozinha
Olá, Rafaela! Seu canal está cada dia melhor! Sua simpatia é um dos seus diferenciais!
Poxaaa, que legal ler isso!! Muito obrigada pela mensagem, Wendel :)
Simplesmente amei!!! Vou testar
uhuuul! Depois me conta se funcionou para você hehe
Bem legal, obrigado, vou pesquisar mais sobre
Vídeo ótimo, poderia continuar trazendo vídeos sobre esses assuntos, é difícil achar alguém que pensa mais fora da caixa em relação a modo de estudo que realmente procura trazer um resultado sem tanta "decoreba" e mais a necessidade de exercer a mente hahaha
RemNote é ótimo, deixei de usar o anki a meses por conta dele e consigo ter um melhor desempenho em relação a informação e imagens que eu posso adicionar e um flashcard com múltiplas linhas, o que não é possível no Anki.
ajudou muito !! Se der, traz um video sobre essas plataformas sim!
aaaaaaaaaaaaaaaaaa PERFEITA como sempre!!!!! você simplesmente traz o conteúdo que eu gosto de ver de uma maneira especialllll, Rafa 💞
aaaaaa meu amor! Que saudadesss de você!! Muito obrigada por me acompanhar e me apoiar por aqui, você é um ser humano mais que especialll S2S2S2S2
Adorei o vídeo. Eu estava realmente nessa saga de arrumar alguma metodologia para reter mais as informações! Ainda bem que encontrei esse vídeo. E sim, gostaríamos de um vídeo explanando os apps com a metodologia Zettelkasten. Por favor.
SENSACIONAL ... É tão difícil ver esses conteúdos em português!
Que bom que gostou Lucas! fico feliz :)
Olá Rafa, amei esse vídeo sem dúvida um dos meu preferidos já assisti muitas vezes esse vídeo porém não consegui entender como esse método se aplica na prática, poderia fazer outro vídeo sobre o Zetteukasten explicando passo a passo na prática me ajudaria muito a entender pois gostaria muito de usar esse método.
Amei 💓 video parabéns
Vou me casar com uma moça assim, linda e super inteligente.
Vídeo enriquecedor !
otimo video!!! fiquei interessada nos apps simmm
Ótimo vídeo! Vc é especial
gratidão!!
Finalmente alguém falando do zettelkasten em português 🙌🙌🙌🙌
ebaa! por mais conteúdos da gringa em português hehe
rafa, você acha que o ankie funcionaria bem pra trabalhar como se fosse uma gamificação durante o vestibular? eu entendi quando voce falou que ele é rígido quanto a profundidade dos subniveis dentro de um tema de estudo, mas e pro vestibular, quando se foca, NAQUELE MOMENTO, não em aprender com profundidade, mas acertar questões! excelente canal, nem sei se ta ativo! rs to chegando agora, bjxx
Cai de paraquedas aqui e amei a forma que vc se expressa e o conteúdo.
Só tenho um pedido, quando falar nomes difíceis como o nome das plataformas, pra alem da foto que colocou colocar o nome por escrito. Ajudaria muito. Grata
aguardando ansiosamente os próximos vídeos!!!
aaaa s2 s2 s2
Rafa, pesquisa sobre Obsidian to Anki que é uma forma de fazer flashcards direto do Obsidian
Eu tenho um tutorial em um grupo do Telegram muito bem explicado, tá funcionando direitinho aqui
Que demaiss!! Vc acha que consegue compartilhar o tutorial por aqui com algum link? Acredito que ia ajudar mt a galera que quer seguir cm o Obsdian 💫 de qualquer forma, obrigada por compartilhar!
@@InnerRafa quero tmbb
Oi amor me ajudou muito, 🙏
excelente vídeo!! mostra depois pra gente como esses apps funcionam e o que achou deles, rafa (:
eba!!! pode deixar comigo, Dani ;)
Eu tô amando os novos vídeos 😍
aaaa que demais ler isso!! XD
Maravilhosa
Que vídeo incrível, poderia trazer mais sobre como esta o andamento do seu método no obsidian
Mais um vídeo incrível! Super apoio a ideia de mais um vídeo falando sobre as duas últimas plataformas citadas!!! Vai ser ótimo
Aaaa Lau! Muito obrigadaaa
Pode deixar comigo, vou produzir um em breve hehe
Poderia trazer algum vídeo mostrando como esta seu notion com as cadeiras da faculdade
Rafa, que vídeo incrível! Estou amando acompanhar essa sua jornada sobre os métodos de estudo. Obrigada por compartilhar tudo isso com a gente. Quero muito que você traga o vídeo comparando as plataformas que você experimentou para usar o método desse vídeo.
Aaa muito obrigada, Raysa!! S2 S2
Simm, sigo pesquisando para trazer um vídeo com o melhor comparativo para vcs hehe
eu faço parte da galera da neuro e eu PIREI nesse vídeo. Te amo
Aaaaaa 🧠💫✨ ler isso >>>>
Simplesmente os melhores vídeos!!!
Oooo mdsss 🥹🥹🥹🫶🏻🫶🏻🫶🏻
Existem plug-ins no obsidian que funcionam com notas recursivas com a função do anki. Mais de um! E aí as perguntas e respostam podem ficar dentro das próprias notas. Procura anki nos plug-ins da comunidade! Tem também outras opções, qualquer coisa eu posso enviar.
@Rafaela Veloci Alguns exemplos são os plugins da comunidade "Obsidian Flashcards" e o "Spaced Repetitions" trazem para o Obsidian as funções do Anki de flashcards diretamente no obsidian. Já os plugins "Obsidian to Anki" e "Anki Sync" são pra usar o obsidian para criar notas e decks. Não desista tão fácil do Obsidian!! Ele tem funcionalidades que não vi em nenhum outro lugar, uma comunidade super ativa e tende só a evoluir!
@@rodwarriorgameplay Nunca usei esse aplicativo. Sobre a revisão espaçada, é automática como no Anki?
@@eitafer417 Tem que dar uma olhada na página dos plugins, mas se não me engano os dois fazem automatico, porque é parte importante do sistema a forma que ele usa o algoritmo para te mostrar as cartas que devem ser revisadas e quantas vezes. Provavelmente tem que fazer algum tipo de configuração rápida lá pra botar pra rodar, e aprender como o plugin pede pra fazer as notas. Mas depois disso, imagino que funcione normalmente.
@@eitafer417 Sim, existem várias opções, inclusive com o mesmo padrão do Anki.
Por favor, Rafa!! Obrigada pelo conteúdo.💗
Ansiosa pelos próximos capítulos desses conhecimentos 🥰🥰🥰
Aaa muito feliz em saber que você está animada, Fernanda :)
Quero mt esse vídeo comparando os apps e sites
pode deixar comigo, Hellen!! XD
Por favooor, faz um vídeo de como você está usando o Obsidian com a repetição espaçada
Oii, Lucas! Não estou usando o Obsidian... mas uma galera aqui nos comentários deu várias dicas sobre essa plataforma incrível :)
Rafa qual melhor forma de melhorar a memoria semantica ??
Mostra como você usa esse método no seu dia a dia!!!! 💕
Claroo, Gi!! Só vou esperar minhas aulas começarem para ver como me adapto direitinho e trazer para vocês :)
Vlw Rafa show
Gosteiii, muito bom descobrir formas mais eficazes e prazerosas de aprender. Já quero o vídeo sobre os apps que cê tá usando pra fazer isso hehe.
Faz o video das plataformas pff
pode deixar ;)
no obsidian é possível criar flashcards com um plugin
não lembro qual o nome do plugin, mas pesquisa aqui no youtube que vcs acham vídeos a respeito
Eu quero ver o video de rotina de estudos com Zettelkasten Rafaela 🥰❤
claroo! Estou esperando minhas aulas começarem para fazer um conteúdo focado nisso :)
Tem plugins no Obsidian que dá para criar flashcards dentro da plataforma
Tudooo! Adorei!!
Obrigada pelo ótimo vídeo, Rafa
Obrigada você pelo apoio de smp, Eduarda!! 💫🙏🏼✨
Video top
Obrigadaaa :)
Avançadíssima 👏👏👏
XD XD XD
Ajudou super!!! 🫂✨
Ebaaaa!!!💫💫💫
Rafa!!! adoro seu conteúdo! me faz aprender a apreender!!!!! aguardando ansiosa para ver como vc vai aplicar o Zettelkasten, vou querer tentar também.
obaaaa! Que felicidade ler isso, andressa hehe
assim que minhas aulas começarem, eu começo a colocar o Zettelkasten na prática e mostro para vocêsss S2
amei rafa! obrigada por trazer um conteúdo tão rico para nós!!
aaa obrigada você, Yngrid! s2
Obrigado pelo vídeo
obrigada eu :)
Oi, Rafa. Atualmente, ainda tem utilizado o método? Qual plataforma está usando?
Rafa, eu admiro muito o trabalho que você faz aqui no youtube :) ajuda demais. Eu queria saber qual metodo de estudo você indicaria para alguém que vai fazer concurso por favor :)
Aaaa que legal ler isso, Camille! Muito obrigada pela mensagem S2
Então, concurso = fazer provas antigas do concurso que você quer passar
Muito mais importante que você fazer questões isoladas, é você fazer a prova inteira na íntegra (e se possível, no tempo ideal)
Além disso, recomendo o Anki para fixar aqueles conteúdos que não entram na sua cabeça de forma alguma - como um caderno de erros
Vídeo muito bom, parabéns!!
Muito obrigadaa :)
Curti mto o conteúdo e sua forma de comunicar, vídeo foda! parabéns haha
ebaaa! Muito obrigada pela mensagem, Marcio XD fico muito feliz
A Bíblia também têm referências cruzadas
Gente como se escreve o nome da segunda plataforma ? Amei o vídeo.
Aaa obrigada!!
Obsidian
Roam Research
Rem Note
Logseq
Likee
Obrigada!! 🤩
Eu estou com 35 e queria ter essa maturidade toda que tu tens a uns 20 anos atrás.
aaa obrigadaa 😊
Ótimo vídeo :3
Muito obrigada!!
Rafaaa amei o vídeo! 🥰 arrasa sempre né ❤️ você pensa em fazer sobre o método Feynman?
aaaa que felicidade, Ana!! obrigadaaa
então, por enquanto não.. quero deixar um modelo mais livre de anotação para futuramente, se for necessário, aplicar metodologias como Feynman :)
Evernote =)
Likeeee!!
Obrigada 💫💫💫
Rafa, você acha que para aprender uma nova língua vale a pena trocar o Anki pelo Zettelkasten?
hmm acredito que não... o anki tem um ótimo algoritmo para aprender uma nova língua! Além disso, acredito que para o aprendizado de uma nova língua a fixação (Anki) é mais importante que a conexão entre várias partes do vocabulário (Zettelkasten)
Olá Rafa, obrigado por este vídeo instrutivo, feito com muito entusiasmo (como sempre) e que me inspira a realmente testar o método Zettelkasten usando Obsididian, que eu já tinha ouvido falar. Você tem experiência se também funciona no Tablet S6 Lite? E você também pode salvar suas anotações na nuvem para tê-las disponíveis onde quer que esteja?
Olá, Bernhard! Muito obrigada pela mensagem :) fico feliz que tenha gostado do vídeo
Comecei a testar o RemNote no tablet, mas ainda prefiro pelo computador. Essa plataforma você salva tudo no seu usuário - então acaba servindo como uma nuvem simm :)