Claire, q livro!!! Estou terminando a leitura com um nó na garganta. Aproveito pra reiterar o quanto você está fazendo falta no UA-cam, ainda mais agora nesses tempos de quarentena. Tudo de bom!!! Considere voltar, mesmo que esporadicamente.
Parabéns, Claire! Agradeço os seus comentários sobre esse romance, assim como todos os outros. Sua clareza e detalhismo passaram a ser a minha bússola literária.
Acabei de ler esse livro e encontrei o seu vídeo! Foi muito bom saber que compartilho de muitas visões que você tem sobre o livro. Principalmente sobre o Angel ser um grande hipócrita! Desde fevereiro estava lendo e só terminei agora porque não conseguia ler tudo de uma vez só. Sofri com a Tess e fiquei arrasada com o final dela.
Parabéns pela resenha, Claire. Eu assisti o filme Tess no Netflix e tive que dosar o filme para vários dias, pois é muito sofrimento. Ainda assim, fiquei muito interessada em adquirir o livro e ler com calma essa história. Obrigada :)
Obrigada, Suellen! Como falei no vídeo, li devagar pela mesma razão... rs Porém, fiz o vídeo justo porque a qualidade da obra merece isso. Recomendo a leitura, apesar de triste.
Caramba! Só no fim do video reconheci o enredo e lembrei do filme do Roman Polanski ("Tess", 1979) que assisti anos atrás. Não fazia ideia que era baseado nesse livro. Preciso ler logo. E parabéns pela resenha! Muito consistente como sempre. bjs :)
Terminei ontem a leitura de Tess, eu tava meio empacada na leitura, mas depois do seu video terminei em dois dias, queria muito saber o que ia acontecer com a coitada da Tess, e meu Deus! Me indignei com aquele marido dela! Não gostei do final, apesar de achar coerente com a história, prefiro o meu final alternativo, que também não seria feliz. É bem difícil compreender a lógica de julgamento por parte do Angel, tanto sofrimento em vão de ambas as partes...Se bem que acho que o Angel deveria ter sofrido mais.Não posso evitar compará-lo com Gilbert Markham de A Inquilina de Wildfel Hall, a situação é um tanto parecida com relação ao ideal feminino da época, em ambos as próprias vítimas se culpam e acham que não são dignas e a cobrança é só pro lado da mulher. Tess é um romance bem perturbador, vou procurar algo leve e alegre pra ler...Depois que eu assistir ao filme, vou sofrer mais um pouco...
Fiquei interessadíssima em fazer esta leitura.Parabens Claire,sempre descrevendo muito bem suas experiências literárias,confesso que pensei que esta resenha só apareceria por aqui em Dezembro!Feliz engano!
Eu vi o seu comentário falando em dezembro, não avisei que sairia antes porque algo podia acontecer e atrasar a gravação e envio do vídeo. É impressionante o livro, Carla, espero que você goste! :)
Oi Claire. Que resenha minuciosa! Amei, como sempre. Mas é um livro que não pretendo ler, justamente por ter assistido o filme do Roman Polansky e achado triste demais, devastador, apesar de visualmente deslumbrante. Assisti também Longe Deste Insensato Mundo (a versão com a Julie Christie) e odiei tanto a Bathsheba que também não sinto vontade de ler o livro, mas aguardo ansiosamente sua resenha.
Obrigada. Eu nunca leria o livro se não o ganhasse de presente - e como sou grata por isso! Apesar da tristeza, acho um grande livro; mas entendo suas reservas. E por enquanto estou gostando de "Longe deste insensato mundo". Vamos ver se vou gostar bastante pra fazer um vídeo só pra ele ;)
Simpatizo com essas personagens sofridas, especialmente quando conseguem superar seus pesares; mas ainda prefiro livros otimistas. "Longe Deste Insensato Mundo" tem um título tão sonoro... Vou esperar você ler, para me decidir qual dos dois vou comprar! Vídeo maravilhoso.
Obrigada. A leitura é triste - mas, como é bem escrito! A riqueza com que Hardy escreve, com sensibilidade, ironia e poesia, merece leitura. Recomendo!
Oi Claire. Depois de assistir seus vídeos sobre o Thomas Hardy, me interessei muito pelos livros. Me pareceu que o Longe Deste Insensato Mundo tem mais humor. E quanto aos góticos, comecei a ler Rebeca ontem. Bjs
Olá Claire, que resenha incrível. Nossa esse livro tem um tema muito pesado ainda hoje, imagine para a Inglaterra puritana da época vitoriana. Haja fôlego para ler tanta tragédia na vida de uma pessoa. Queria saber se você já leu Reparação do Ian McEwan, tem uma temática parecida e parece que é bem depressivo também. Obrigado Claire, mais sucesso ao canal.
ótima resenha, como sempre. ;) Não sou muito fã de romances, acho um gênero doce demais, mas tentarei ler alguns, quem sabe meu pensamento a respeito mude, não é mesmo? Claire, estou pretendendo ler Bernardo Guimarães, há algum romance - brasileiro ou estrangeiro - no qual eu poderia dar o primeiro passo? Começar pelos brasileiros seria um bom começo?
Obrigada! Sobre romances, Gilmar, depende muito pra dizer que é um gênero "doce": admito que muita coisa que se publica por aí é imprópria pra diabéticos, mas quando vamos aos clássicos, a dimensão é sempre maior, ampliada; já não se trata apenas de 'romance = história de amor', mas romance como gênero literário, uma obra de ficção extensa que pode ser crônica de costumes, sátira, crítica social, metalinguística, etc. etc. Em "Tess" existe fortemente o elemento social e a ironia permeando tudo - ironia cruel. Quanto à sua pergunta: começar pelos brasileiros pode ser bom, mas cuidado pra não confirmar sua opinião e aí ficar meio enjoado do açúcar se for começar pelos autores românticos como Guimarães... rs A Escrava Isaura, porém, tem crítica social, de repente é bom começo.
Hehe! >.< Esqueci de mencionar que já li Os Miseráveis e foi justamente esse livro que me deu a bandeira de largada para iniciar no gênero. Talvez esse preconceito literário seja fruto da minha ignorância em relação às histórias românticas que, como você bem disse, pode abranger as mais diversas áreas. Eu tenho A Escrava Isaura e O Seminarista... Cabe a mim a escolha. Talvez eu inicie com O Seminarista :\
Eu achei que mta coisa da narrativa foi cansativa e Hardy poderia ter removido. Infelizmente uma boa parte foi bem entediamente pra mim, MAAAS com o final chegando eu eu fui vendo a verdadeira msg dessa história e é mto triste e Tess me tocou e nao consegui odia-la, odia-la digo por ter amado um homem tao estupido como o Mr.Clare
Eu tinha um pouco de receio do Thomas Hardy, porque uma menina o critica num filme que vi, acusando-o de misógino (e ela odeia esse livro exatamente). Pelo seu vídeo, parece que ele fez justamente o contrário, a história da Tess só mostra o sofrimento imposto as mulheres pela hipocrisia da sociedade, que sempre penaliza a mulher com mais severidade que o homem pelos mesmos erros.
Realmente, o livro parece incrível, mas eu não me sinto pronta para uma leitura dessas, acompanhei o seu progresso pelo SKOOB e vi o quanto você "vivenciou" a leitura de Tess, eu sou como você nesse sentido, porém, mais mole. Vou me dedicar a a Elizabeth Gaskell por enquanto, rs, quem sabe um dia eu tome coragem com a Tess... O Thomas Hardy tem outros livros que você possa indicar, mais otimistas?! Bj.
O livro é incrível, porém para estômagos como os nossos - corações como os nossos - só dá pra encarar a conta-gotas. rs Ah, Judas, O Obscuro, que li na faculdade, também é deprê, tanto que eu tinha resolvido nunca mais ler Hardy... Mas eu soube que Longe Deste insensato Mundo é menos pesado. É o que vou ler a seguir, e estou animada; espero gostar sem tanto sofrimento. rs
Sim! Li nos anos da faculdade. Me deprimiu tanto que tinha resolvido nunca mais ler Hardy! Mas isto não é um julgamento de qualidade literária, viu? Do que lembro - que é pouco - é um bom livro.
Claire Scorzi! Você sempre vai além das minhas expectativas. Você dá uma ajuda muito grande para as pessoas encontrarem o seu gênero preferido e começar a sua viagem.
Orany Vieira Obrigada! Se estou ajudando, estou atingindo a minha meta: falar de literatura de forma que seja útil, que auxilie leitores a aproveitarem melhor os livros. Valeu! :)
Eu assisti a série da BBC e acompanhar a trajetória da Tess foi um pouco doloroso. Que vida Trágica! Se a série conseguiu me passar isso imagino quando for ler o livro... Belíssima resenha, Claire!
Claire, q livro!!! Estou terminando a leitura com um nó na garganta. Aproveito pra reiterar o quanto você está fazendo falta no UA-cam, ainda mais agora nesses tempos de quarentena. Tudo de bom!!! Considere voltar, mesmo que esporadicamente.
Que resenha excelente, Claire! Completa! Me deixou com muita vontade de ler o livro.
Leia sim, Aline! Quereria muito saber o que a Aline Aimée acharia dele... ^^
Aline Aimee tenho certeza que você ficará encantada com este livro!
Parabéns, Claire! Agradeço os seus comentários sobre esse romance, assim como todos os outros.
Sua clareza e detalhismo passaram a ser a minha bússola literária.
Uia! Obrigada pela confiança, Sueli! :)
Como não ler com essa resenha! Parabéns!
Eba! Obrigada, Heloisa!
Acabei de ler esse livro e encontrei o seu vídeo! Foi muito bom saber que compartilho de muitas visões que você tem sobre o livro. Principalmente sobre o Angel ser um grande hipócrita! Desde fevereiro estava lendo e só terminei agora porque não conseguia ler tudo de uma vez só. Sofri com a Tess e fiquei arrasada com o final dela.
Preciso ler esse livro. Ótima resenha.
Obrigada. Fiz o melhor que pude com um livro tão bom!
que LIVROOO Maravilhoso
Parabéns pela resenha, Claire. Eu assisti o filme Tess no Netflix e tive que dosar o filme para vários dias, pois é muito sofrimento. Ainda assim, fiquei muito interessada em adquirir o livro e ler com calma essa história. Obrigada :)
Obrigada, Suellen! Como falei no vídeo, li devagar pela mesma razão... rs Porém, fiz o vídeo justo porque a qualidade da obra merece isso. Recomendo a leitura, apesar de triste.
Claire, li este livro há anos e me marcou.
Eu adorei sua resenha, me deu vontade de reler.
bjo
Belíssimo, não é mesmo? Apenas muito triste...
Excelente resenha, Claire! Mal posso esperar para dar início às leituras das obras deste autor. Estou bastante curiosa.
Um grande abraço! 😉😊
Oi, Geórgia! Já iniciei a leitura de outro de Hardy, Longe deste insensato mundo. Começou bem! Tudo de bom, C.
Oii Claire!! Livro dramático é a minha cara...amo demais!!!! beijo grande!!!
Ah, é? Não falta drama aqui. E como! Tudo de bom, C.
Caramba! Só no fim do video reconheci o enredo e lembrei do filme do Roman Polanski ("Tess", 1979) que assisti anos atrás. Não fazia ideia que era baseado nesse livro. Preciso ler logo.
E parabéns pela resenha! Muito consistente como sempre. bjs :)
Obrigada, Caroline!
Terminei ontem a leitura de Tess, eu tava meio empacada na leitura, mas depois do seu video terminei em dois dias, queria muito saber o que ia acontecer com a coitada da Tess, e meu Deus! Me indignei com aquele marido dela! Não gostei do final, apesar de achar coerente com a história, prefiro o meu final alternativo, que também não seria feliz. É bem difícil compreender a lógica de julgamento por parte do Angel, tanto sofrimento em vão de ambas as partes...Se bem que acho que o Angel deveria ter sofrido mais.Não posso evitar compará-lo com Gilbert Markham de A Inquilina de Wildfel Hall, a situação é um tanto parecida com relação ao ideal feminino da época, em ambos as próprias vítimas se culpam e acham que não são dignas e a cobrança é só pro lado da mulher. Tess é um romance bem perturbador, vou procurar algo leve e alegre pra ler...Depois que eu assistir ao filme, vou sofrer mais um pouco...
Pois é. Como eu disse, acho Angel um hipócrita.
Fiquei interessadíssima em fazer esta leitura.Parabens Claire,sempre descrevendo muito bem suas experiências literárias,confesso que pensei que esta resenha só apareceria por aqui em Dezembro!Feliz engano!
Eu vi o seu comentário falando em dezembro, não avisei que sairia antes porque algo podia acontecer e atrasar a gravação e envio do vídeo. É impressionante o livro, Carla, espero que você goste! :)
Oi Claire. Que resenha minuciosa! Amei, como sempre. Mas é um livro que não pretendo ler, justamente por ter assistido o filme do Roman Polansky e achado triste demais, devastador, apesar de visualmente deslumbrante. Assisti também Longe Deste Insensato Mundo (a versão com a Julie Christie) e odiei tanto a Bathsheba que também não sinto vontade de ler o livro, mas aguardo ansiosamente sua resenha.
Obrigada. Eu nunca leria o livro se não o ganhasse de presente - e como sou grata por isso! Apesar da tristeza, acho um grande livro; mas entendo suas reservas. E por enquanto estou gostando de "Longe deste insensato mundo". Vamos ver se vou gostar bastante pra fazer um vídeo só pra ele ;)
Simpatizo com essas personagens sofridas, especialmente quando conseguem superar seus pesares; mas ainda prefiro livros otimistas. "Longe Deste Insensato Mundo" tem um título tão sonoro... Vou esperar você ler, para me decidir qual dos dois vou comprar! Vídeo maravilhoso.
Muito obrigada, Daniel. Eu comecei a ler Longe Deste Insensato Mundo hoje. Minhas expectativas são boas. Vamos ver!
Como sempre mais um vídeo excelente. Apesar da temática pesada, minha vontade de ler Tess só aumentou.
Obrigada. A leitura é triste - mas, como é bem escrito! A riqueza com que Hardy escreve, com sensibilidade, ironia e poesia, merece leitura. Recomendo!
Oi Claire. Depois de assistir seus vídeos sobre o Thomas Hardy, me interessei muito pelos livros.
Me pareceu que o Longe Deste Insensato Mundo tem mais humor.
E quanto aos góticos, comecei a ler Rebeca ontem.
Bjs
Sim, Longe Deste Insensato Mundo tem algum humor. E Hardy ainda não havia radicalizado seu pessimismo. rs Deleite-se com Rebecca ;)
Fiquei bastante interessado, você como sempre acabando com meu orçamento kkkkkkkk.
A bagunça no seu orçamento não digo, mas que você deseje sempre ler mais - este é o objetivo!! kkkk
Olá Claire, que resenha incrível. Nossa esse livro tem um tema muito pesado ainda hoje, imagine para a Inglaterra puritana da época vitoriana. Haja fôlego para ler tanta tragédia na vida de uma pessoa. Queria saber se você já leu Reparação do Ian McEwan, tem uma temática parecida e parece que é bem depressivo também. Obrigado Claire, mais sucesso ao canal.
Oi, Walter! Não, não li Reparação, só ouvi falar. Obrigada! :)
ótima resenha, como sempre. ;)
Não sou muito fã de romances, acho um gênero doce demais, mas tentarei ler alguns, quem sabe meu pensamento a respeito mude, não é mesmo? Claire, estou pretendendo ler Bernardo Guimarães, há algum romance - brasileiro ou estrangeiro - no qual eu poderia dar o primeiro passo? Começar pelos brasileiros seria um bom começo?
Obrigada! Sobre romances, Gilmar, depende muito pra dizer que é um gênero "doce": admito que muita coisa que se publica por aí é imprópria pra diabéticos, mas quando vamos aos clássicos, a dimensão é sempre maior, ampliada; já não se trata apenas de 'romance = história de amor', mas romance como gênero literário, uma obra de ficção extensa que pode ser crônica de costumes, sátira, crítica social, metalinguística, etc. etc. Em "Tess" existe fortemente o elemento social e a ironia permeando tudo - ironia cruel. Quanto à sua pergunta: começar pelos brasileiros pode ser bom, mas cuidado pra não confirmar sua opinião e aí ficar meio enjoado do açúcar se for começar pelos autores românticos como Guimarães... rs A Escrava Isaura, porém, tem crítica social, de repente é bom começo.
Hehe! >.< Esqueci de mencionar que já li Os Miseráveis e foi justamente esse livro que me deu a bandeira de largada para iniciar no gênero. Talvez esse preconceito literário seja fruto da minha ignorância em relação às histórias românticas que, como você bem disse, pode abranger as mais diversas áreas. Eu tenho A Escrava Isaura e O Seminarista... Cabe a mim a escolha. Talvez eu inicie com O Seminarista :\
Eu achei que mta coisa da narrativa foi cansativa e Hardy poderia ter removido. Infelizmente uma boa parte foi bem entediamente pra mim, MAAAS com o final chegando eu eu fui vendo a verdadeira msg dessa história e é mto triste e Tess me tocou e nao consegui odia-la, odia-la digo por ter amado um homem tao estupido como o Mr.Clare
A história é pra lá de triste, e fica pior justo por Tess ter se apaixonado por um homem como aquele :(
eu dei 3 estrelas, vc acha que posso vir a gostar dos outros livros ou tb sao meio lentos?
Se você achou Tess lento, é provável que ache os outros também; então duvido que vá gostar.
que pena...porque eu me interessei pela história de "o retorno do nativo" mas tenho medo dessa narrativa arrastada 😧 aiai...
Eu tinha um pouco de receio do Thomas Hardy, porque uma menina o critica num filme que vi, acusando-o de misógino (e ela odeia esse livro exatamente). Pelo seu vídeo, parece que ele fez justamente o contrário, a história da Tess só mostra o sofrimento imposto as mulheres pela hipocrisia da sociedade, que sempre penaliza a mulher com mais severidade que o homem pelos mesmos erros.
O destino foi implacável com a Tess.
Realmente, o livro parece incrível, mas eu não me sinto pronta para uma leitura dessas, acompanhei o seu progresso pelo SKOOB e vi o quanto você "vivenciou" a leitura de Tess, eu sou como você nesse sentido, porém, mais mole. Vou me dedicar a a Elizabeth Gaskell por enquanto, rs, quem sabe um dia eu tome coragem com a Tess... O Thomas Hardy tem outros livros que você possa indicar, mais otimistas?!
Bj.
O livro é incrível, porém para estômagos como os nossos - corações como os nossos - só dá pra encarar a conta-gotas. rs Ah, Judas, O Obscuro, que li na faculdade, também é deprê, tanto que eu tinha resolvido nunca mais ler Hardy... Mas eu soube que Longe Deste insensato Mundo é menos pesado. É o que vou ler a seguir, e estou animada; espero gostar sem tanto sofrimento. rs
Gostei do vídeo. Uma pergunta... Qual edição é essa que vc tem em mãos? O.o
da editora Pedrazul.
Oi Claire, passei para deixar 1 beijo!
Oi, Alexandre! Valeu :D
Oi Clair,
Já leu Judas,o obscuro do mesmo autor?vi no sebo e pensei em comprar.
Sim! Li nos anos da faculdade. Me deprimiu tanto que tinha resolvido nunca mais ler Hardy! Mas isto não é um julgamento de qualidade literária, viu? Do que lembro - que é pouco - é um bom livro.
Obrigada,vou comprar então.
Agora entendi o q tu quis dizer..tô lendo Judas, o obscuro e já chorei horrores.
onde posso encontrar esse livro em português?
No site da editora Pedrazul: www.pedrazuleditora.com.br
Claire Scorzi! Você sempre vai além das minhas expectativas. Você dá uma ajuda muito grande para as pessoas encontrarem o seu gênero preferido e começar a sua viagem.
Orany Vieira Obrigada! Se estou ajudando, estou atingindo a minha meta: falar de literatura de forma que seja útil, que auxilie leitores a aproveitarem melhor os livros. Valeu! :)
Eu assisti a série da BBC e acompanhar a trajetória da Tess foi um pouco doloroso. Que vida Trágica! Se a série conseguiu me passar isso imagino quando for ler o livro...
Belíssima resenha, Claire!
Obrigada. O livro é lindo, mas a carga dramática é grande. Eu tive de ler aos poucos. Mas valeu a pena.
Olá! Chegou a ler o "Judas, o obscuro" do mesmo autor? E se, o que achou?
Foi meu 1º contato com Hardy. Foi na faculdade, e achei depressivo. Mas tenho pensado em reler.