RGPD - Regulamento Geral de Protecção Dados - explicação Simples

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 3

  • @andreagrizzi9850
    @andreagrizzi9850 6 років тому

    Boa tarde. Seria possível tirarem-me uma dúvida? Com relação ao conceito de esquecimento e de oposição, vejo que há uma semelhança muito grande a nível de contexto. Algumas interpretações referem a "oposição" como o direito que a entidade tem de se opor a remoção de um registo por questões relacionadas com a arquitectura dos SGBD´s, por poder gerar uma possível inconsistência e instabilidade na forma como a base de dados foi construída, isso por possivelmente ter vínculos por toda a base (primary and foreign key´s), mas com o comprometimento desses dados, por mais que não sejam eliminados, sejam então esquecidos e seja feita utilização de pseudonomização e anonimização. Apesar de ter lido o regulamento (sem visão jurídica por não ter formação para isso) e ter visto algumas referencias sobre os deveres de ambas as partes (titular e entidades), surgiu-me esta pequena dúvida. Obrigado pela atenção e parabéns pela iniciativa de passar informação/conhecimento gratuitamente aos que nesse momento necessitam de pequenos suportes.

    • @nsoft-ruibarbosaportugal8146
      @nsoft-ruibarbosaportugal8146  6 років тому

      Boa tarde, o direito ao esquecimento pressupoe que os dados existentes sobre uma pessoa sejam anonimizados ou eventualmente apagados da base de dados desde que não sejam dados de caracter fiscal que outras leis de cada país a isso obrigam a manter, por se uma pessoa pedir o esquecimento e imagine-se que é uma ficha de um cliente, então nessa ficha de cliente os campos que contém dados pessoais (nome, morada, telefone...) devem ser substituidos por exemplo por "----" ou simplesmente limpos.

    • @nsoft-ruibarbosaportugal8146
      @nsoft-ruibarbosaportugal8146  6 років тому

      Relativamente ao direito a Oposição é diferente, imaginemos que você dá o seu consentimento para abrirem uma ficha de cliente com os seus dados e claro com o consentimento foi-lhe explicado que tratamento, segurança etc, o que iriam fazer com os seus dados. Passado algum tempo você solicita direito de oposição ou seja pode solicitar que embora não solicite o esquecimento, opoem-se a que haja tratamento dos seus dados. Exemplo pratico: com o seu consentimento você está a receber muitos emails com publicidade e então decide opor-se a esse tratamento de dados, ou seja, informar que a partir de determinada data não quer se importunado mas quer que mantenham os seus dados porque a qualquer momento você pode pedir informação e copia dos dados que essa entidade tem de Si.