Como me impressiona a sua boa vontade de transmitir conhecimentos tão importantes para essa nova geração que irão seguir essa profissão, são tão preciosos, podem fazer a diferença na vida profissional de muitos profissionais.
Olá Cleber. É impressionante o que você disse sobre as marcas que os móveis tem. Uma vez uma cliente trouxe um relógio para restaurar. Ela queria inclusive restaurar o mostrador que o Pai dela havia pintado de maneira grosseira. Eu expliquei para essa cliente que o relógio dela era personalizado pelo Pai dela, ou seja, ela se lembraria do Pai quando olhasse para aquele relógio. Resultado, o mostrador ficou com as marcas da pintura do Pai. Eu poderia fazer mais dinheiro restaurando o mostrador, mas não é esse o objetivo do meu trabalho.
É isso. Nosso dia a dia, sempre tem essa coisa de escolher entre cobrar um serviço ou dizer para a pessoa que aquele trabalho é desnecessário. Alguns não entendem...
Excelente canal! Me incentivou a restaurar um móvel antigo que minha esposa adquiriu de segunda mão. Obtive êxito em matar os cupins ao colocar o móvel em um freezer. Vou seguindo as dicas do canal e aplicando aqui em casa.
Muito legal essa série de aulas, parabéns. Sobre deixar as marcas históricas nos moveis me fez lembrar de um guarda roupas que fiz. Tive que fazer uns enxertos e uma pessoa acabou comprando justamente por causa dessas marcas. Ela falou que é muito legal ter ruma peça que ia pro lixo mas alguém se preocupou em dar vida útil para aquilo novamente.
Boa noite Cléber. Você é muito bom e os bons não têm receio de passar conhecimento. Não trabalho nessa área mas faço o mesmo. Parabéns. Vai me ajudar muito em uma restauração que pretendo fazer em um móvel de família.
Uau! aula fantástica! O senhor é mesmo incrível, sua forma de ensinar e compartilhar conhecimento impressiona. Muito obrigada. Virei sua fã de carteirinha.
Olá! Atualmente trouxe para a carpintaria um olhar de restauro e vi a sua didática no falar de uma riqueza imensa ! Estarei sempre lhe vendo e o meu diferencial é a cor na restauração de madeira ( tonalidades)
Parabéns, professor! Curto demais essa sua pegada artesã e o respeito que tem pelas marcas do tempo nas peças restauradas. Gratidão por sua generosidade sempre! Suas aulas contribuem bastante para um futuro mais verde!
Muito bom, sou marceneiro de MDF e levo para minha marcenaria alguns senhores e senhoras para ser restaurados, aprendi e aprendo muito com o canal, obrigado por repassar tanta sabedoria. Gratidão!
Cheguei há pouco aqui no canal, mas devo salientar que estou apaixonada não apenas pelo seu lindo ofício, como na maneira simpática e didática que explicita o conteúdo!!! Meus parabéns!! Fazendo uma maratona aqui.
Bom dia! Muito bom e bem explicativo seu canal. Por sinal um dia melhores que já vi. Será que seria possível colocar na descrição de casa vídeo, a descrição escrita de como vive produz os componentes, produtos que aqui vive da a opção de fabricar em casa...descupinizador, seladoras, tingimento, massa, cola, etc.
Parabéns Cleber pelo projeto de restauro e a destresa no encherto e tbm aos conceitos de funcionalidade e estética com as marcas do tempo, perfeito! Forte abraço e sucesso!
Estou acompanhando toda a série, excelentes ensinamentos, obrigado por compartilhar. Sobre a cola cianoreto, quero deixar uma dica, molhe com um pano umido as duas partes que deseja colar, depois coloque gotas de cola (nao use igual a cola branca) vai ver que a "pegada" fica muito mais forte e cola mais rapido, porque a madeira nao suga toda a cola, e sem o excesso de cola ela fixa mais rapido, se usar muita ela demora a dar liga 😁
Parabéns , excelente assunto que não acaba nunca, só sinto a falta de maiores detalhes na filmagem como o zoom que deve ser explorado destacando o serviço de colagem , limpeza, ajuste enfim a impressão é que se a gente pudesse aumentar a imagem seria bem melhor .
Boa noite, parabéns sua aulas são muito útil para o nosso dia a dia de restaurou. No caso de enxerto de uma peça toda comida por cupim, como essa que você mostrou, também usa-se pó de lixa com goma ou seladora ou...... para essa peça que é grande e com muito a preencher esta técnica é muito trabalhosa, ou tem outra técnica mostrada em outro vídeo seu?
Cleber usando a mesma madeira para fazer o enxerto, como foi o caso, precisa ser muito sem noção para querer que fica totalmente invisível! Afinal foi restaurado e não copiado.Está certo o que você disse! Já vi peças restauradas sem procurar estas pequenas coisas. Ficou como antes. Está ótimo! Neste caso então de uma peça complexa.
Olá. Preciso muito de ajuda! O lar do meu querido pai, uma casa de madeira, possui algumas tábuas, onde o lado inferior, próximas do solo, estão muito danificadas. Os cupins fizeram grandes buracos e praticamente, em algumas, quase comeram um palmo da tábua. A casa foi feita com madeira de araucária (pinheiro do pinhão) e desta forma, achar essa madeira de preservação para enxerto é muito difícil. Na minha imaginação, gostaria de poder, sem tirar a tábua do local, fazer um tipo de forma e preencher com alguma massa, sem que grude na própria forma. Outra pergunta é, o que passar nas tábuas perto do solo, para não apodrecerem? Óleo queimado? Stain? A casa receberá, como pintura final, tinta a óleo ou a base d'água. Antecipadamente agradeço muito por informações precisas. Abraços.
Mto bom Cleber! Cicatrizes uma peça antiga sempre terá, e o cliente que define como gostaria que a peça ficará. Sei que cada situação ou profissional tem suas estratégias, eu prefiro ajustar o enxerto o máximo possível antes de fixar. Abraço!
Eu já prefiro colar e fazer. São coisas que a gente carrega das nossas práticas. Mas como sempre digo, cada um faz da maneira que mais lhe agrada. Abraço.
Na verdade, Marcos, são os orientais que tem esse lado, os outros apenas fabricam, cortam, lixam... Os orientais sabem como e o porquê de fazer. Isso é legal.
Poderia falar sobre oxidação da madeira com bicarbonato, principalmente quando temos peças enxertadas, acho útil para equilibrar a cor entre as peças. Sobre a marca de colagem, a cola rápida é uma que deixa a marca mais aparente... Claro em comparação a cola branca! Outra coisa, teria como opção também de usar a cala rápida como "prego quimíco" e fazer a colagem com uma cola mais tradicional cala branca ou Titebond.
Obrigado, Fernando. Até já falamos um pouco sobre esses tópicos que vc menciona. Eu tbm uso a branca, preferencialmente, mas para o programa, não dava para ficar esperando. Por isso optei pela rápida. Abraço.
Ótima história Cleber, vou aplicar esses conceitos a partir de agora em meus trabalhos de restauração, parabéns pelo trabalho e pelo canal, dicas e ensinos sempre muito pontuais e práticos 👏👏👏
Sim, mas a ideia é usar ferramentas manuais, as mais simples possíveis que todo mundo tem emcasa. No futuro vamos explorar essas ferramentas elétricas. Abraço
Olá! Gosto mto do canal e acompanho sempre que possível. Gostaria de sugerir um quadro ou pelo menos um vídeo sobre marchetaria, é um conteúdo pouco falado na internet principalmente nos canais nacionais.
Sim. Está na nossa agenda, Renan. A ideia é trazer um convidado especialista no assunto, mas acho que para o próximo ano. Este ano nossa programação está fechada, mas com certeza, faremos. Abraço.
Sim, Jorge. Somos de Porto Alegre. Ainda não estamos postando aqui nosso contato, por isso, pedimos gentileza de fazer contato pelo Facebook ou Instagram. Os endereços estão na foto do canal. Lá podemos conversar de forma mais reservada. Abraço e agurado seu contato.
Boa noite Cleber. Primeiramente parabens pelos vídeos que são de um conteúdo muito bem explicado e demonstrado. Gostaria de saber se a cola pva nao seria melhor q a ciano acrilato? Abraço
Sim, do ponto de vista do acabamento sim. A questão é que eu não ia conseguir tempo para fazer a finalização. Por isso usei a cola rápida. Sempre que possível uso a PVA.
Excelente dica para enxerto, parabéns! Restauração acho uma grande terapia ocupacional, mas tenho o sentimento que nosso mercado (regional) não valoriza esse trabalho; é isso ou estou enganado? Um Abraço!
Corretíssimo. Nossos conterrâneos não prestigiam. Até sentimos um certo aumento na procura, mas poucos decidem investir. Mas vamos resistindo aqui. Abraço.
É preciso avaliar cada caso, Camila. Normalmente usamos cola branca (PVA) ou cola epóxi. O importante é ver qual penetra melhor nas partes. Nunca esquecendo de fazer pressão depois de passar a cola.
Aconteceu comigo, uma cliente me trouxe um armário, tipo cristaleira. Ao saber do valor ela me disse que não tinha apego afetivo à peça e que não pretendia gastar muito. Sugeriu que fizesse uma "meia-sola". O móvel estava muito ruim. Então decidi que não faria uma restauração pela metade. Será a cereja do bolo. Depois acerto os valores com ela.
Como me impressiona a sua boa vontade de transmitir conhecimentos tão importantes para essa nova geração que irão seguir essa profissão, são tão preciosos, podem fazer a diferença na vida profissional de muitos profissionais.
Olá Cleber. É impressionante o que você disse sobre as marcas que os móveis tem. Uma vez uma cliente trouxe um relógio para restaurar. Ela queria inclusive restaurar o mostrador que o Pai dela havia pintado de maneira grosseira. Eu expliquei para essa cliente que o relógio dela era personalizado pelo Pai dela, ou seja, ela se lembraria do Pai quando olhasse para aquele relógio. Resultado, o mostrador ficou com as marcas da pintura do Pai. Eu poderia fazer mais dinheiro restaurando o mostrador, mas não é esse o objetivo do meu trabalho.
É isso. Nosso dia a dia, sempre tem essa coisa de escolher entre cobrar um serviço ou dizer para a pessoa que aquele trabalho é desnecessário. Alguns não entendem...
Uma bela aula de marcenaria com tempero de história. E o português impecável! Parabéns, Cleber e equipe!
Obrigado, João Garcia. Continue presente aqui no canal.
Excelente canal! Me incentivou a restaurar um móvel antigo que minha esposa adquiriu de segunda mão. Obtive êxito em matar os cupins ao colocar o móvel em um freezer. Vou seguindo as dicas do canal e aplicando aqui em casa.
Muito legal, Henrique. Vc nem imagina como a gente fica satisfeito com esse tipo de comentário. Mostra que estamos no caminho. Abraço.
Muito legal essa série de aulas, parabéns. Sobre deixar as marcas históricas nos moveis me fez lembrar de um guarda roupas que fiz. Tive que fazer uns enxertos e uma pessoa acabou comprando justamente por causa dessas marcas. Ela falou que é muito legal ter ruma peça que ia pro lixo mas alguém se preocupou em dar vida útil para aquilo novamente.
É verdade, Leonardo. Não se tem muita "regra" para o gosto das pessoas.
Boa noite Cléber. Você é muito bom e os bons não têm receio de passar conhecimento. Não trabalho nessa área mas faço o mesmo. Parabéns. Vai me ajudar muito em uma restauração que pretendo fazer em um móvel de família.
Uau! aula fantástica! O senhor é mesmo incrível, sua forma de ensinar e compartilhar conhecimento impressiona.
Muito obrigada. Virei sua fã de carteirinha.
Olá! Atualmente trouxe para a carpintaria um olhar de restauro e vi a sua didática no falar de uma riqueza imensa !
Estarei sempre lhe vendo e o meu diferencial é a cor na restauração de madeira ( tonalidades)
Muito conhecimento, obrigada por compartilhar 🙏!!!
Nossa! Que aula, o senhor é maravilhoso, muito obrigada pela sua explicação e por dividir seus conhecimentos
Obrigado, Odiléia. Nós que agradecemos a presença.
Parabéns, professor! Curto demais essa sua pegada artesã e o respeito que tem pelas marcas do tempo nas peças restauradas. Gratidão por sua generosidade sempre! Suas aulas contribuem bastante para um futuro mais verde!
E a sua presença aqui no canal também participa desse futuro.
Muito bom, sou marceneiro de MDF e levo para minha marcenaria alguns senhores e senhoras para ser restaurados, aprendi e aprendo muito com o canal, obrigado por repassar tanta sabedoria. Gratidão!
Obrigado, Gerson. Cuide bem desses senhores e senhoras. "O futuro será mais verde".
Excelente apresentação.
Cheguei há pouco aqui no canal, mas devo salientar que estou apaixonada não apenas pelo seu lindo ofício, como na maneira simpática e didática que explicita o conteúdo!!! Meus parabéns!! Fazendo uma maratona aqui.
Obrigado, Veridiana e desculpe não ter respondido antes, mas não tinha visto seu comentário. Abraço
Ah! estou maratonando todas as suas aulas, já q só te descobri agora.
Bom dia!
Muito bom e bem explicativo seu canal. Por sinal um dia melhores que já vi. Será que seria possível colocar na descrição de casa vídeo, a descrição escrita de como vive produz os componentes, produtos que aqui vive da a opção de fabricar em casa...descupinizador, seladoras, tingimento, massa, cola, etc.
Se morasse perto me ofereceria pra trabalhar de graça ai, queria muito aprender, e adoro as historias !! Parabens !
Que não seja por isso... Se vc não pode nos visitar, a gente está oferecendo cursos online.
Estou encantada com seus vídeos!
Parabéns Cleber pelo projeto de restauro e a destresa no encherto e tbm aos conceitos de funcionalidade e estética com as marcas do tempo, perfeito! Forte abraço e sucesso!
Puxa, João Petin. Vindo de vc é muito mais que um elogio. Sei do trabalho qualificado que vc desenvolve. Muito valioso esse seu comentário. Abraço
Estou acompanhando toda a série, excelentes ensinamentos, obrigado por compartilhar.
Sobre a cola cianoreto, quero deixar uma dica, molhe com um pano umido as duas partes que deseja colar, depois coloque gotas de cola (nao use igual a cola branca) vai ver que a "pegada" fica muito mais forte e cola mais rapido, porque a madeira nao suga toda a cola, e sem o excesso de cola ela fixa mais rapido, se usar muita ela demora a dar liga 😁
Puxa. Obrigado pela dica. Vou testar. Abraço
Excelente!!! Todo móvel tem sua história e deve ser preservada!!
Pensamos assim, também, Felipe.
Parabéns , excelente assunto que não acaba nunca, só sinto a falta de maiores detalhes na filmagem como o zoom que deve ser explorado destacando o serviço de colagem , limpeza, ajuste enfim a impressão é que se a gente pudesse aumentar a imagem seria bem melhor .
Sim, Marcos. A gente tem recebido esse tipo de comentário e estamos trabalhando esses detalhes, mas ainda nos falta equipamento. Vamos buscar. Abraço.
Estou adorando as aulas. Obrigada! Restauração é a minha paixão.
Obrigado, Margareth. Dividindo a paixão...
sou apaixonada por essas restaurações
Estou apaixonada por seus ensinamentos Cleber. Muito obrigada a você e a toda sua equipe pela dedicação 💚
Nós que agradecemos a presença, Flavia.
Muito didático.. parabéns
Boa noite, parabéns sua aulas são muito útil para o nosso dia a dia de restaurou. No caso de enxerto de uma peça toda comida por cupim, como essa que você mostrou, também usa-se pó de lixa com goma ou seladora ou...... para essa peça que é grande e com muito a preencher esta técnica é muito trabalhosa, ou tem outra técnica mostrada em outro vídeo seu?
eu também, quando restauro peças, deixo as marcas, cicatrizes da madeira sem buscar um trabalho "perfeito"
Essa é uma opção criativa, mas nem todo mundo aceita. Abraço Claudia.
Eu acho este trabalho impar da melhor qualidade, parabéns fico sempre agradecido pelo ensinamento. Obrigado.
Nós que agradecemos a sua presença aqui e a audiência, Ivan.
Cleber usando a mesma madeira para fazer o enxerto, como foi o caso, precisa ser muito sem noção para querer que fica totalmente invisível! Afinal foi restaurado e não copiado.Está certo o que você disse! Já vi peças restauradas sem procurar estas pequenas coisas. Ficou como antes. Está ótimo! Neste caso então de uma peça complexa.
É isso, Nanci, mas às vezes nem explicando as pessoas entendem, mas vamos fazendo a nossa parte. Abraço.
Olá. Preciso muito de ajuda!
O lar do meu querido pai, uma casa de madeira, possui algumas tábuas, onde o lado inferior, próximas do solo, estão muito danificadas. Os cupins fizeram grandes buracos e praticamente, em algumas, quase comeram um palmo da tábua.
A casa foi feita com madeira de araucária (pinheiro do pinhão) e desta forma, achar essa madeira de preservação para enxerto é muito difícil.
Na minha imaginação, gostaria de poder, sem tirar a tábua do local, fazer um tipo de forma e preencher com alguma massa, sem que grude na própria forma.
Outra pergunta é, o que passar nas tábuas perto do solo, para não apodrecerem? Óleo queimado? Stain?
A casa receberá, como pintura final, tinta a óleo ou a base d'água.
Antecipadamente agradeço muito por informações precisas.
Abraços.
parabéns canal nota 10
Obrigado. Vc é um parceiro de muito tempo. É sempre um prazer receber vc aqui.
Muito legal o programa de hoje... Parabéns..!!!
Obrigado Yonny. A sua opinião sempre pesa aqui, vc sabe....
Mto bom Cleber! Cicatrizes uma peça antiga sempre terá, e o cliente que define como gostaria que a peça ficará. Sei que cada situação ou profissional tem suas estratégias, eu prefiro ajustar o enxerto o máximo possível antes de fixar.
Abraço!
Eu já prefiro colar e fazer. São coisas que a gente carrega das nossas práticas. Mas como sempre digo, cada um faz da maneira que mais lhe agrada. Abraço.
Parabéns. Gosto deste "lado" oriental/filosófico do vosso trabalho.
Na verdade, Marcos, são os orientais que tem esse lado, os outros apenas fabricam, cortam, lixam... Os orientais sabem como e o porquê de fazer. Isso é legal.
Poderia falar sobre oxidação da madeira com bicarbonato, principalmente quando temos peças enxertadas, acho útil para equilibrar a cor entre as peças. Sobre a marca de colagem, a cola rápida é uma que deixa a marca mais aparente... Claro em comparação a cola branca!
Outra coisa, teria como opção também de usar a cala rápida como "prego quimíco" e fazer a colagem com uma cola mais tradicional cala branca ou Titebond.
Obrigado, Fernando. Até já falamos um pouco sobre esses tópicos que vc menciona. Eu tbm uso a branca, preferencialmente, mas para o programa, não dava para ficar esperando. Por isso optei pela rápida. Abraço.
agradeço pela sabedoria
Obrigado, Giovanni
Ótima história Cleber, vou aplicar esses conceitos a partir de agora em meus trabalhos de restauração, parabéns pelo trabalho e pelo canal, dicas e ensinos sempre muito pontuais e práticos 👏👏👏
Obrigado. É sempre bom saber que alguém aproveita nosso trabalho. Abraço
Cleber, como recuperar uma cadeira retro imbuia, gostaria de clarea a madeira. Que produto posso usar?
Você é muito bom e didático. Obrigado!
Nós que agradecemos, Felipe
Quanta sensiblidade mestre
Parabéns, Cleber, esse trabalho de restauração e muito precioso!!!!
Obrigado Maurício. É um prazer receber vc aqui.
Show professor
Obrigado, Isaias.
Eu ganhei um móvel tipo cristaleira, tem mais de 60 anos, está com cupim, vale a pena combater os cupins?
Obrigado pela aula, é muito valiosa, abraço a todos.
Obrigado, Sérgio.
Muito bom o trabalho! Eu recomendo uma Dremel com acessórios. Grande abraço!
Sim, mas a ideia é usar ferramentas manuais, as mais simples possíveis que todo mundo tem emcasa. No futuro vamos explorar essas ferramentas elétricas. Abraço
Excepcional conteúdo!
Obrigado Clau.
Sempre uma ótima dica parabéns
Obrigado, Rogério. É um prazer receber vc aqui.
Parabéns pelo canal, cheguei aqui pelo canal do Alexandre Luthier. Muito sucesso!
Obrigado, Léo. Seja bem vindo a apareça mais vezes
Concordo plenamente. A marca não tira a beleza.
Excelente como sempre. Parabéns.
Obrigado, Kival. É sempre um prazer receber vc aqui.
Obrigado mestre, aprendo muito com seu canal, muito útil para minhas restaurações de imagens, técnicas que valem muito. O prazer é meu. Abração.
Muito boa aula, obrigado.
Nós que agradecemos, Carlos.
Mais um vídeo maravilhoso parabens.
Obrigado, Marco Antonio. Apareça sempre por aqui e participe.
Olá! Gosto mto do canal e acompanho sempre que possível. Gostaria de sugerir um quadro ou pelo menos um vídeo sobre marchetaria, é um conteúdo pouco falado na internet principalmente nos canais nacionais.
Sim. Está na nossa agenda, Renan. A ideia é trazer um convidado especialista no assunto, mas acho que para o próximo ano. Este ano nossa programação está fechada, mas com certeza, faremos. Abraço.
Prezados: belo programa, como sempre...os senhores são de Porto Alegre, segundo me consta...poderiam, por favor, passar seu contato comercial ?.
Sim, Jorge. Somos de Porto Alegre. Ainda não estamos postando aqui nosso contato, por isso, pedimos gentileza de fazer contato pelo Facebook ou Instagram. Os endereços estão na foto do canal. Lá podemos conversar de forma mais reservada. Abraço e agurado seu contato.
Obrigadaaaaa!!!
Nós que agradecemos, Adele.
SUCESSO
Obrigado, José Luiz. É um prazer receber vc aqui.
Boa noite Cleber.
Primeiramente parabens pelos vídeos que são de um conteúdo muito bem explicado e demonstrado. Gostaria de saber se a cola pva nao seria melhor q a ciano acrilato?
Abraço
Sim, do ponto de vista do acabamento sim. A questão é que eu não ia conseguir tempo para fazer a finalização. Por isso usei a cola rápida. Sempre que possível uso a PVA.
Queria pintar o movel com tinta pinta tudo
Excelente dica para enxerto, parabéns! Restauração acho uma grande terapia ocupacional, mas tenho o sentimento que nosso mercado (regional) não valoriza esse trabalho; é isso ou estou enganado? Um Abraço!
Corretíssimo. Nossos conterrâneos não prestigiam. Até sentimos um certo aumento na procura, mas poucos decidem investir. Mas vamos resistindo aqui. Abraço.
Olá, tenho uma cadeira antiga e o encosto rachou. Queria saber se posso usar essa cola para tentar recuperar ?
É preciso avaliar cada caso, Camila. Normalmente usamos cola branca (PVA) ou cola epóxi. O importante é ver qual penetra melhor nas partes. Nunca esquecendo de fazer pressão depois de passar a cola.
sabia que a cola foi criada para consertar as arnas
Pois é Idalmiro, são muitas as origens e finalidades. Vamos consvrsando...
Aconteceu comigo, uma cliente me trouxe um armário, tipo cristaleira. Ao saber do valor ela me disse que não tinha apego afetivo à peça e que não pretendia gastar muito. Sugeriu que fizesse uma "meia-sola". O móvel estava muito ruim. Então decidi que não faria uma restauração pela metade. Será a cereja do bolo. Depois acerto os valores com ela.
Tem isso. A gente não consegue fazer meia-sola. Parabéns pela iniciativa.