Capsula ceramica tem pouca compliância. Ela precisa de tracking force mais pesado, de 4 a 5 gramas pra trilhar o disco. Se você se importa com qualidade de som, desgaste da agulha sobre os discos... Juntava mais dinheiro e comprava um aparelho melhorzinho, com cápsula magnetica tipo as AT-LP 60. Só elas conseguem tocar os discos com a resposta de frequencia correta. Isso aí é bom pra quebrar o galho, pra audição casual, mas pra quem tem pretensões audiofilas não é o ideal. O que desgasta o disco não é apenas o tracking force, mas uma combinação dos dois fatores: agulha rombuda e braço pesado. Essas agulhas são de safira ou rubi, que em poucas reproducoes fica rombuda e danifica os sulcos. Basta trocar a agulha periodocamente, de preferência por uma de diamante, que dura bem mais, e pode curtir seu vinil sem preocupação.
um artigo da década de 70 pela RCA diz q até 10 gramas não desgasta o vinil, tanto q os toca discos intermediários/top tinham 5 gramas de peso no braço. Isso é um exagero feito pelos audiófilos q começou meio q recente nos fóruns marretando as maletinhas, mas hora na época 5 e 6 gramas era padrão ou seja metade do q um disco suporta sem desgastar, segundo a RCA records. Deem uma pesquisada sobre q vcs acham o artigo
Verdade, já vi essa mesma informação que você fala em outro vídeo e um rapaz mostrou um documento antigo no vídeo comprovando essa informação sobre o peso da agulha no disco.
Excelente video! deixava um Parafusão em cima da base pra servir de contrapeso.... muito tosco! Desse jeito aí fica lindo! outra coisa que fiz, foi enrolar um pedacinho de fita durex no rotor do motorzinho, onde traciona a correia, estava rodando mais lento, e isso resolveu...
o problema é que fazendo isso, a função AUTO STOP, para de funcionar, o disco não vai mais parar de girar ao terminar a ultima musica, e vai ficar voltando bruscamente ate a ultima trilha, danificando assim a agulha... eu tinha uma vitrolinha da raveo e devolvi ela por causa disso, pq o braço pesa demais e colocando contrapeso faz o autostop não funcionar mais
O outro problema é o disco empenado que toca na tampa da maleta distorcendo o som com alteração da rotação resolvi o da minha fazendo um borrachão de EVA ai ficou perfeita o disco pode tá empenado que toca perfeitinho sem alterar a rotação e distorcer o som.
O meu ja é ao contrário. Tem alguns discos que só com o peso do braco fica pulando algumas músicas. Ai coloco duas moedas de 50 centavos no braço pra dar peso, aí toca normal, sem pular.
Tem alguma técnica ou sugestão para minimizar o anti skating , que é a força que empurra a agulha para fora ou para dentro do disco . Na virola(maletinha) tem algo que pode ser feito ?
Tenho um toca disco Sony, sinto que o movimento do braço está um pouquinho preso na horizontal, fazendo com que o vinil enganche no sulco, como faço pra fazer o ajuste do braço? É o PS 56XBR com Cápsula e Agulha Lê son VN 100: Obs : A cápsula está funcionando perfeitamente e a agulha é nova
Tudo bem que cada um tem seus limites de gasto mas jamais jogaria dinheiro fora comprando uma "coisa" dessas que, para mim, não passa de uma maneira fácil de ludibriar a inocência de muitos que não conhecem. Embora os fabricantes digam que não há problemas com tais pesos sobre os vinis, sou testemunha de que o mesmo acontece pois escuto discos de vinil e também os de cera desde quando criança e como mantive vários discos da época de meus pais(e minha infância), após fazer uma limpeza com produtos específicos que adquirí, pude notar entre outras coisas como os arranhões, uma inegável distorção devido ao desgaste das trilhas. Na época em minha casa, havia uma vitrola portátil da PHILLIPS modelo NG1151, que tinha o alto falante na tampa e funcionava com eletricidade ou 6 pilhas grandes(que não aguentávam muito tempo). Como na época não sabia o que era áudio de qualidade, apreciava muito as músicas e mais tarde meu pai comprou um modelo mais "moderno" , que era stereo e tinha um gabinete grande em madeira e também tinha rádio. Como a engenharia eletrônica era de certa forma melhor do que hoje, pois já há muito os fabricantes de várias marcas preferiram denegrir a qualidade em detrimento do produto, começaram a produzir aparelhos que eram mais batatos(para eles), pois era para o povão que nem sabia o que era áudio de qualidade e como estes queriam apenas comprar para ter, embarcaram na cilada. Não condeno ninguém que faça este tipo de compra mas creio que se gosta mesmo de escutar qualquer coisa vinil com um mínimo de qualidade e segurança para seus discos, deveria fazer um esforço para juntar um dinheiro a mais e fazer uma compra, mesmo que ainda "barata", com muito mais qualidade. Desculpem o texto extenso mas embora conheça ainda pouco sobre o assunto, esse pouco já me fez arrepender de escolhas erradas em que "joguei dinheiro fora"(no caso a compra de um toca discos cce modelo tx que tinha ajuste peso e anti-skating que não funcionava e que só fiquei sabendo após anos, quando fiz um teste com cd). Como sempre gostei muito de música e som profissional, acabei por comprar após muita economia e sorte, um toca discos NUMARK TTX 1000, que não deixa nada a desejar. Que as pessoas que estejam satisfeitas com o "som" desses aparelhos mal feitos que estão sendo vendidos, boa sorte e sejam felizes.
Não sei se é bom fazer esse tipo de "ajuste" porque altera o padrão de fábrica. Pode alterar o anti skanting e isso não foi avaliado. Por prudência é melhor manter o padrão de fábrica. Esse negócio de vinil killer é uma lenda que se propagou pela internet. Se vc tem grana e ouvidos exigentes compre um aparelho melhor para você e deixe as outras pessoas serem felizes com suas "maletinhas".
Não tem como esse braço ficar mais leve ou pesado se o toca-discos estiver original. Isso não tem relação alguma com o braço. Se o motor auditivanente parece fora de rotação é porque provavelmente está (possível defeito). Ou você está colocando um disco de 180g, cujo peso é excessivo para o motorzinho desse aparelho. NÃO faça o procedimento do vídeo.
@@leonardocezar1987 Exatamente. O peso a ser usado deve ser o peso que o fabricante estipula. Independente do peso, se é orientado pelo fabricante da agulha, não causará dano nenhum aos discos.
@@leonardocezar1987 vdd, isso é mito!!! antigamente era padrão nos toca discos top esse peso. E a RCA records na década de 70 falou em um artigo sobre isso dizendo q p desgastar um vinil precisa de mais de 10 gramas de peso
@@matrixgamesrodrigo os discos são meus e não uso agulha que precise de mais de 3g pra funcionar. É inegável que mais peso resulta em maior atrito, por isso uso somente agulhas que pedem 3g no máximo.
Para as cápsulas magnéticas, sim. Já as cápsulas de cerânica, que vem nestas maletinhas, não. O peso tem que estar entre 4 e 6 gramas, para não danificar o disco. O que realmente conta na conservação dos discos, é a agulha. Ela tem que ser de diamante.
@@ocaipiraurbano8894abomino completamente cápsulas cerâmicas. Além de necessitarem de peso maior a extensão de frequências é absurdamente reduzina nas regiões de graves e agudos.
Se o toca-discos está original, veja se o braço tem movimento livre tanto vertical quanto horizontalmente. Em caso afirmativo, pode ser desgaste da agulha. Se fez o procedimento do vídeo, desfaça. Veja meu comentário no vídeo, para ver se ajuda. Abs
Perfeito. Parabéns. Vou fazer na minha Raveo.
Capsula ceramica tem pouca compliância. Ela precisa de tracking force mais pesado, de 4 a 5 gramas pra trilhar o disco. Se você se importa com qualidade de som, desgaste da agulha sobre os discos... Juntava mais dinheiro e comprava um aparelho melhorzinho, com cápsula magnetica tipo as AT-LP 60. Só elas conseguem tocar os discos com a resposta de frequencia correta. Isso aí é bom pra quebrar o galho, pra audição casual, mas pra quem tem pretensões audiofilas não é o ideal.
O que desgasta o disco não é apenas o tracking force, mas uma combinação dos dois fatores: agulha rombuda e braço pesado. Essas agulhas são de safira ou rubi, que em poucas reproducoes fica rombuda e danifica os sulcos. Basta trocar a agulha periodocamente, de preferência por uma de diamante, que dura bem mais, e pode curtir seu vinil sem preocupação.
Concordo 100% contigo.
um artigo da década de 70 pela RCA diz q até 10 gramas não desgasta o vinil, tanto q os toca discos intermediários/top tinham 5 gramas de peso no braço. Isso é um exagero feito pelos audiófilos q começou meio q recente nos fóruns marretando as maletinhas, mas hora na época 5 e 6 gramas era padrão ou seja metade do q um disco suporta sem desgastar, segundo a RCA records. Deem uma pesquisada sobre q vcs acham o artigo
Esses audiófilos são xaropes demais.
@@augustocarlosdasilva5527 Verdade
Concordo
Verdade, já vi essa mesma informação que você fala em outro vídeo e um rapaz mostrou um documento antigo no vídeo comprovando essa informação sobre o peso da agulha no disco.
onde posso ler esse artigo?, porque pesquisei nos quatro cantos da internet e não achei nada sobre isso
Cara, parabéns. Que coisa fantástica. Arrumou um inscrito. Só faltou colocar pra tocar o disco e vermos como ficou no fim
Uma excelente aula, estou pensando em compra a minha e vai ser de grande valia essa ideia
Excelente video! deixava um Parafusão em cima da base pra servir de contrapeso.... muito tosco! Desse jeito aí fica lindo!
outra coisa que fiz, foi enrolar um pedacinho de fita durex no rotor do motorzinho, onde traciona a correia, estava rodando mais lento, e isso resolveu...
Muito interessante esse assunto tô pretendo adquirir uma vitrola dessa marca
Parabéns pelo vídeo, vou fazer na minha !
o problema é que fazendo isso, a função AUTO STOP, para de funcionar, o disco não vai mais parar de girar ao terminar a ultima musica, e vai ficar voltando bruscamente ate a ultima trilha, danificando assim a agulha... eu tinha uma vitrolinha da raveo e devolvi ela por causa disso, pq o braço pesa demais e colocando contrapeso faz o autostop não funcionar mais
O outro problema é o disco empenado que toca na tampa da maleta distorcendo o som com alteração da rotação resolvi o da minha fazendo um borrachão de EVA ai ficou perfeita o disco pode tá empenado que toca perfeitinho sem alterar a rotação e distorcer o som.
O meu ja é ao contrário. Tem alguns discos que só com o peso do braco fica pulando algumas músicas. Ai coloco duas moedas de 50 centavos no braço pra dar peso, aí toca normal, sem pular.
Tem alguma técnica ou sugestão para minimizar o anti skating , que é a força que empurra a agulha para fora ou para dentro do disco . Na virola(maletinha) tem algo que pode ser feito ?
Parece eu pintando os detalhes aqui de casa 🤣🤣🤘🏻
Onde comprar essa barra de chumbo que está colada no braço da vitrola?mostrada no vídeo e qual o nome do LP que fica tocando quando termina o vídeo?
Esse sobrepeso influencia para que fique pulando a primeira faixa do vinil? E se eu fizer esse contrapeso para?
Tenho um toca disco Sony, sinto que o movimento do braço está um pouquinho preso na horizontal, fazendo com que o vinil enganche no sulco, como faço pra fazer o ajuste do braço? É o PS 56XBR com Cápsula e Agulha Lê son VN 100: Obs : A cápsula está funcionando perfeitamente e a agulha é nova
Tudo bem que cada um tem seus limites de gasto mas jamais jogaria dinheiro fora comprando uma "coisa" dessas que, para mim, não passa de uma maneira fácil de ludibriar a inocência de muitos que não conhecem. Embora os fabricantes digam que não há problemas com tais pesos sobre os vinis, sou testemunha de que o mesmo acontece pois escuto discos de vinil e também os de cera desde quando criança e como mantive vários discos da época de meus pais(e minha infância), após fazer uma limpeza com produtos específicos que adquirí, pude notar entre outras coisas como os arranhões, uma inegável distorção devido ao desgaste das trilhas. Na época em minha casa, havia uma vitrola portátil da PHILLIPS modelo NG1151, que tinha o alto falante na tampa e funcionava com eletricidade ou 6 pilhas grandes(que não aguentávam muito tempo). Como na época não sabia o que era áudio de qualidade, apreciava muito as músicas e mais tarde meu pai comprou um modelo mais "moderno" , que era stereo e tinha um gabinete grande em madeira e também tinha rádio. Como a engenharia eletrônica era de certa forma melhor do que hoje, pois já há muito os fabricantes de várias marcas preferiram denegrir a qualidade em detrimento do produto, começaram a produzir aparelhos que eram mais batatos(para eles), pois era para o povão que nem sabia o que era áudio de qualidade e como estes queriam apenas comprar para ter, embarcaram na cilada. Não condeno ninguém que faça este tipo de compra mas creio que se gosta mesmo de escutar qualquer coisa vinil com um mínimo de qualidade e segurança para seus discos, deveria fazer um esforço para juntar um dinheiro a mais e fazer uma compra, mesmo que ainda "barata", com muito mais qualidade.
Desculpem o texto extenso mas embora conheça ainda pouco sobre o assunto, esse pouco já me fez arrepender de escolhas erradas em que "joguei dinheiro fora"(no caso a compra de um toca discos cce modelo tx que tinha ajuste peso e anti-skating que não funcionava e que só fiquei sabendo após anos, quando fiz um teste com cd). Como sempre gostei muito de música e som profissional, acabei por comprar após muita economia e sorte, um toca discos NUMARK TTX 1000, que não deixa nada a desejar.
Que as pessoas que estejam satisfeitas com o "som" desses aparelhos mal feitos que estão sendo vendidos, boa sorte e sejam felizes.
tem video para troca da correia?
Gostaria de saber tempo de uso o que vc diz sobre aparelho
Fernando preciso descobrir quantas gramas tinha pendurado num fio de nylon do meu toca-discos, perdi. Posso te passar o modelo??
Não sei se é bom fazer esse tipo de "ajuste" porque altera o padrão de fábrica. Pode alterar o anti skanting e isso não foi avaliado. Por prudência é melhor manter o padrão de fábrica. Esse negócio de vinil killer é uma lenda que se propagou pela internet. Se vc tem grana e ouvidos exigentes compre um aparelho melhor para você e deixe as outras pessoas serem felizes com suas "maletinhas".
Verdade, concordo plenamente...
Gostei muinto legau 👍🏻🥵
quando o braço esta pesado, fica parecendo que o motor está lento? tipo a voz nas músicas ficam estranho
Não tem como esse braço ficar mais leve ou pesado se o toca-discos estiver original. Isso não tem relação alguma com o braço. Se o motor auditivanente parece fora de rotação é porque provavelmente está (possível defeito). Ou você está colocando um disco de 180g, cujo peso é excessivo para o motorzinho desse aparelho. NÃO faça o procedimento do vídeo.
Coloquei 5 moedas de 5 centavos que juntas pesam +- 19g, o peso final ficou +- 3g
Cuidado, vai estragar seus discos e a agulha. Por favor veja o meu comentário neste vídeo. Aquele que começa com "N-Ã-O F-A-Ç-A I-S-S-O !!!"
Desfaça. Essa agulha não foi feita para 3g.
@@rafaelschulenburg5131pq tá muito leve? a força dessa agulha é 4-6 gramas, não?
O tracking force dessa agulha é de 4g a 5g.
criou-se uma lenda de que esse peso destrói os discos, paciência, quem quiser que veja chifre em cabeça de cavalo
@@leonardocezar1987 Exatamente. O peso a ser usado deve ser o peso que o fabricante estipula. Independente do peso, se é orientado pelo fabricante da agulha, não causará dano nenhum aos discos.
@@leonardocezar1987 vdd, isso é mito!!! antigamente era padrão nos toca discos top esse peso. E a RCA records na década de 70 falou em um artigo sobre isso dizendo q p desgastar um vinil precisa de mais de 10 gramas de peso
@luizortiz3347 o importante é você trocar a agulha sempre.
@@matrixgamesrodrigo os discos são meus e não uso agulha que precise de mais de 3g pra funcionar.
É inegável que mais peso resulta em maior atrito, por isso uso somente agulhas que pedem 3g no máximo.
1,25 gramas à 2,50 gramas no máximo sendo que o braço do toca disco tem que estar na horizontal.
Para as cápsulas magnéticas, sim. Já as cápsulas de cerânica, que vem nestas maletinhas, não. O peso tem que estar entre 4 e 6 gramas, para não danificar o disco. O que realmente conta na conservação dos discos, é a agulha. Ela tem que ser de diamante.
@@ocaipiraurbano8894abomino completamente cápsulas cerâmicas. Além de necessitarem de peso maior a extensão de frequências é absurdamente reduzina nas regiões de graves e agudos.
Pode informar se essa entrada USB serve para tocar músicas do pen drive?
sim
Os meus vinis ficam pulando. E olha que tem vinil semi novo. Eu acho que o problema está no braço.
Se o toca-discos está original, veja se o braço tem movimento livre tanto vertical quanto horizontalmente. Em caso afirmativo, pode ser desgaste da agulha. Se fez o procedimento do vídeo, desfaça. Veja meu comentário no vídeo, para ver se ajuda. Abs