Karnal.........! É o representante intelectual da casa grande; o "filósofo" de salão da casa grande, do Senhor de engenho, da oligarquia latifundiária, das capitanias hereditárias!
@@sergioaparecida1691 exatamente, ele não tem nada de filosofo, e logo logo, o Silva de Almeida vai ser desmacarado também, pois como podemos perceber nesse vídeo ele não consegue nem explicar a relação de Karl Marx com o racismo, e claro que eu também não sei, mas eu sei que não sei porque não fiz faculdade de filosofia, mas ele deveria saber explicar se realmente fez, pois como estamos vendo ele só quer falar bonito, porém explicação boa não tem nada.
@@steniog8170 Você esta buscando em outra pessoa algo que vc nem sabe se existe e ainda adimite a sua burrice invés de pesquisar para fazer uma critica embasada.
Concordo plenamente, a questão racial é de primeira instância na minha visão e essa questão vem crescendo dentro de mim e tudo que venho lendo apenas reforça essa visão. Mais ainda aqui no Brasil. Quero muito ler Florestan Fernandes.
É uma bela formação de conceitos, mas quando os aplica, acaba reduzindo as conclusões. De qualquer forma, o senhor é uma pessoa convicta e serena. Sinto prazer em ouvi-lo.
Muito bom, excelente o debate! parabéns pela iniciativa professor Silvio e Boitempo... Uma sugestão: poderiam investir em produção de vídeos com caráter didático pra que professores possam desenvolver teorias críticas nas escolas? Agradeço pela consideração.
Eu não acredito que Marx e Engels fossem apáticos a essas questões, porém, o foco era outro. Assim, como a degradação ambiental, tb não é discutidas por eles, e nem por isso, eu vou criticar o marxismo, para cobrar o que não foi feito.....agora, nós é que temos que dar a nossa contribuição. Eu sou bióloga, eu não critico a obra do Marx pela falta do viés ambiental, mesmo pq é impossível, com as informações que temos hoje exigir uma obra completa sobre tudo, só pq estamos falando de Marx. Cabe a nós agora, ampliar a visão, com os mesmos fundamentos propostos.
Corretíssimo! Por mais que Marx tenha dito que o capitalismo ia levar ao esgotamento da natureza, não se pode esperar um análise profunda de um problema que só tornou-se urgente recentemente. Cabe agora essa análise profunda aos marxistas de nosso tempo.
Mas como poderia Karl Marx fazer alguma contribuição contra o racismo se ele mesmo era racista? Marx tinha uma filha casada com o cubano Paul Lafargue (que tinha ancestrais negros) e em suas cartas com Engels, Marx dizia que Lafargue era inferior devido sua ancestralidade africana.
Nada melhor que ler sobre racismo escrito pelo negro, descrito sob sua ótica. Nenhum branco vai escrever tão bem sobre o racismo como um negro. Por que o negro viveu e vive na alma a opressão, a discriminação, a violência social e o ódio doendo na suas entranhas. O sofrimento foi e é muito grande. Uma violência enorme em todos os aspectos. Por isso, digo que quem melhor pode falar sobre o racismo é o povo negro. A Ângela Davis é um exemplo disso! Lindo, político e tocante seus livros.
Estoi gostando muito dos vídeos do senhor! A forma como o senhor transmitiu as informações e o ambiente escolhido ajudaram muito na compreensão! Obrigada!
A questão racial dentro dos próprios sindicatos e outras representacões coletivas, são tratadas apenas para cumprir agenda quando não são verdadeiros tabus.
Na prática pode até não ter tido todo o resultado esperado pela linda teoria de Marx, porém e admirável o desejo que Marx tinha de fazer justiça social, infelizmente na nossa política atual, justiça social é secundária do poder econômico
Parabéns pela belíssima leitura e interpretação interessante do materialismo histórico (dialético), sobretudo, hoje que Marx recebe criticas irresponsáveis reducionistas e de senso comum.
Esse tema tem que ser repetido à exaustão! Indico tb a live Racismo e Antirracismo, do canal Oficina de Filosofia (Diogo Bogéa), com a prof. Débora Simões (dra em Antropologia). Tema sério, levado de forma bem leve!!!
O ódio invocado na luta "contra" o racismo vai causar uma guerra racial, o q forçaria a segregação, e então vamos ter vizinhanças tranquilas denovo, obrigado por seu trabalho.
Esse vídeo tem um ponto importante que gostaria de tratar: a luta dos negros, e outros movimentos sociais, antecedem, anulam, facilitam ou procedem a luta de classes? ou não tem nenhuma coisa a ver com a outra?
lucassantoz A luta de classes é a primordial na emancipação humana, só será livre aquele que não for oprimido por classe, porém como já dizia Malcolm X o racismo é um dos pilares do capitalismo.
lucassantoz Fora que a URSS já tinham mulheres combatendo na guerra, coisa que não existia em nenhuma outra nação, fora Stalin criando uma lei anti racismo, e revogando a lei anti sodomia (que criminalizava gays).
Gustavo Chaves Não captei nenhun tom de ironia na sua pergunta, portanto vamos entrar no cerne da questão, já que vc resumiu bem o que mais importa quando o debate sincero se aproxima da encruzilhada entre os conflitos e interesses de classe x racismo. Alguns setores do movimento negro portando legítimos argumentos em favor de interesses específicos dos Negros, vão dizer que "não tem nada a ver" e se seguirmos nesse caminho lá no final da trilha perceberemos que esta afirmação nega peremptoriamente a possibilidade de união ou solidariedade entre o proletariado que convirja para uma confraternização irrestrita acima de qualquer elemento distintivo de cultura ou de etnia que possa sobressair-se a própria condição de classe. Nesse caso até mesmo a possibilidade (enquanto uma probabilidade estatistica) de uma deflagração revolucionária nos moldes marxistas (um risco afirma isso, mas releve por enquanto) fica prejudicada. Esse seria o ponto extremo desse problema, que se resume em uma intransigência para com qualquer proposta de rearranjo social que exija mesmo que a mínima abnegação de interesses específicos seja para negros, curdos, judeus, mulheres, gays etc... É de se pensar que é justo que as populações negras em um país como o Brasil coloquem as suas demandas como prioridade em última análise e entendam que o saldo de débito para com gerações e gerações suprimidas, excluídas e escravizadas seja quitado antes ou que de qualquer modo impeça que os negros se associem antes a uma agenda mais ampla de caráter humanitário e fraterno. Ainda acho justo que quem pense assim também desconfie da real possibilidade da cooptação de qualquer movimento por lideranças brancas e que em último caso o conflito permaneça latente e que uma sociedade pos-revolucioria herde os mesmos vícios das relações estabelecidas historicamente entre brancos e negros em que o poder tende a ser exercido majoritariamente por uns e não por outros. Bem, há o outro extremo desse debate que podemos resumir sob o esboço de um raciocínio deveras otimista que considera a alta probabilidade de mudanças mais gerais gerarem por consequência mudanças mais específicas. Circunstâncias em que desigualdades estruturais forem sanadas promoveriam novas relações e talvez uma gradual eliminação da própria noção de raça ou etnia em hora vigente. A primeira posição que apresentei me parece mais passível de ser acusada de sectaria ou mesmo racista, mas convenhamos ela é muito mais realista no próprio sentido materialista do termo. Não dá pra julgar de forma rasa, assim inadvertidamente...
@@Bartolomundo gostei de seu comentário. Sempre me vejo às voltas com essa questão. Parece que não existe um termo comum. Se de uma lado reduzir a discussão a uma ideia de classe sem observar as diferenças nas classes é um gesto perigoso, redutor. Porr outro, especificar as diferenças pode nos conduzir, como vc disse, a novas formas de sectarismo. Não pelas diferenças, mas pela transformação delas em desigualdades. A história sempre nos ensina que em qualquer tempo e espaço existe o racismo: elege-se uma característica do grupo q se deseja oprimir e a transforma em marca de desigualdade. Hoje parece que temos adquirido uma sensibilidade quanto ao nosso racismo e a necessidade de debate lo, discuti lo.
Mas como poderia Karl Marx fazer alguma contribuição contra o racismo se ele mesmo era racista? Marx tinha uma filha casada com o cubano Paul Lafargue (que tinha ancestrais negros) e em suas cartas com Engels, Marx dizia que Lafargue era inferior devido sua ancestralidade africana.
Diz-nos que nunca leste Marx sem nos dizer que nunca leste marx😂😂😂 A citação que referes de forma vaga era sobre um Jardim zoologico que existia na zona onde lafargue concorria como candidate politico, Einstein. Sem história, teoria, teoria económica e conhecimento de contexto, foste enganado pelas tretas que leste 😂😂😂
Debater o racismo apartir do Marxismo sera uma desilusão para nossa raça pois o mesmo ê uma ideologia equivocada, sou angolano vivo sob uma ditadura MARXISTA e apenas vemos catástrofe
O homem...negro ou branco. ..é de fato. ...o capital. ..a questão está quem é o real dono das cordinhas de movimentam os personagens. ..Ele é central e não periférico
Quantos comentários de pessoas (ou robôs) de direita, alguns comentários são até fascistas, muito triste. Em pleno século XXI e a gente ainda encontra gente que não saiu da idade média.
"Quantos comentários de pessoas (ou robôs) de direita" como eu posso ter certeza de que VOCÊ não é um robô? Se eu fosse um robô não estaria respondendo especificamente esse seu comentário. "alguns comentários são até fascistas" se você soubesse algo sobre a história do fascismo, saberia que o mesmo foi fundado por ex-membros do partido socialista italiano, entre eles um cara chamado Benito Mussolini. Portanto, chamar direitistas de fascistas é algo bastante idiota de se fazer. "Em pleno século XXI e a gente ainda encontra gente que não saiu da idade média" o que o século XXI tem de tão especial para que pessoas como você se achem tão superiores a pessoas de séculos passados?! Todo a inteligencia que as pessoas dos séculos XX e XXI possuem serviu para criar duas guerras mundiais, atentados terroristas, genocídios e outras coisas que um cidadão comum da idade média jamais poderia imaginar. Não estou dizendo que essas épocas antigas eram o paraíso, mas sob muitos aspectos eram bem melhores do que os séculos XX e XXI.
Essa mania em achar que as pessoas de direita são racistas é bem ignorante. Como você pode afirmar isso?? Muito patético. Sou de direta e não sou racista. Para de generalizar. Na esquerda quanto na direta tem pessoas racistas. Na esquerda tem muito mais, por isso ia racistas de verdade se escondem atrás da esquerda? Já parou para pensar sobre esse escudo? A esquerda é racista, não todos, mas são. Só que o racista não vem com selo. Você não pode chamar uma pessoa de racista sem conhece.
exploração e opressão estão intrinsecamente ligados. pela desenvolvimento histórico do Brasil, não há - nem nunca houve - qualquer possibilidade de se construir um marxismo descolado da questão racial, assim como, a meu ver, é impossível, hoje, discutir a socialização dos meios de produção sem pautar questões identitárias.
Existe um relato de uma carta de Marx enviada a Engels que diz que a escravidão foi importante para o comunismo...gostaria de saber quanto a veracidade dessa escrita!!!
Prof. Silvio Almeida, e no que se refere a 'Luta de Classes'? No meu entendimento a questão racial no sec. XXI, está no centro da 'Luta de Classes. Justamente, em consequência da contradição: 'explorador x explorado'. Lógico, sem uma visão reducionista, muito menos limitada, apenas, um ponto de partida... enfim...
É possível debater o marxismo sem abordar a questão racial ( O que acontece historicamente e além de ser um equívoco, é uma reprodução do privilégio branco em termos epistemológicos e também apropriação enviesada do conhecimento científico) , porém debater o racismo sem abordar o marxismo acaba sendo uma perda em termos de referencial teórico.
Oi Isadora, você pode encomendar uma edição avulsa da Margem Esquerda pelo próprio site da Boitempo, neste link aqui (bit.ly/2g55zeE). Ou fazer uma assinatura anual da revista, com 10% de desconto (bit.ly/2g53JKK), ou ainda uma assinatura bi-anual da revista, com 15% de desconto (bit.ly/2g5datI)!
A raiz da problemática social de acordo com o filósofo é a discriminação racial e não a discriminação de classe... Sei. Tem sempre alguém querendo re-inventar a roda. Pois a roda dessa discriminação étnica está dentro da roda da discriminação de classe. A raiz já foi colocada por Marx, A questão discriminatoria étnica, religiosa, sexual é parte desse conjunto e não raiz dele. Segundo Silvio Almeida 1o. existe a discriminação étnica, depois a de classe. Ou está explicado de modo simplório por ele ou está equivocado e apenas querendo desdizer Marx. Tirar a importância que Marx tem para a analise da sociedade. Agora todo o tema citado e os pensadores de hoje citados por ele são de grande importância e pertencem ao debate da sociedade discriminatoria classista que vivemos e contra a qual lutamos
Não. Na verdade, aos 25 anos de idade, ele demonstrava sinais de racismo em seu diário, porém, ao se tornar adepto a movimento Revolucionário, ele superou o racismo que havia em sua consciência. Isso pode ser demonstrado em discurso na ONU tanto quanto na Guerrilhia de Congo da qual o comandante Guevara fez parte.
@@neiltonjunior3400 isso é história mano, diversos escritores de esquerda disseram que essa é a parte escura da biografia do Che, negar fatos é burrice.
Essa questão de divisão racial atende ao interesse do Marxismo que tem uma visão binaria das coisas que divide o mundo em opressor e oprimido e isso cai como uma luva aos interesses da revolução e perpetuação no poder, porém bem longe de tentar resolver os problemas que afetam essa população e sim um interesse em mantê-los assim.
Vai ler Marx. Esse racismo é pura falácia. Marx era um crítico do sistema escravo de sua época. Agora se você quiser que eu te cite os intelectuais da direita que até em negócio de escravos estavam envolvidos eu te digo.
@@mentalista6665 falácia nada . é vc querendo passar pano para o deus racista de vcs que começou tudo isso ....ele é extremista e só isso já termina com toda ideologia de "liberdade " dele, o cara nunca capinou nem o próprio terreno .era um preguiçoso que nunca trabalhou na vida...se ele foi escravo foi da própria preguiça..😅😅
@@mentalista6665 cara não tem esquerda direita tem a verdade. A sociedade resolveu chama- lá de direita e a mentira de esquerda. A verdade é chamada de direita
Eu não concordo. Karl Marx foi um grande pensador, suas obras merecem ser respeitadas, porém, (nao diria) "como um homem branco do seu tempo", pois havia outros pensadores tão bom quanto o mesmo, que não foram tão racistas como Marx e Engels foram. Acredito que os marxistas tem uma grande responsabilidade em mãos, que é parar de endeusar Marx e começar a vê-lo como um ser humano que errou, e errou feio. E tentar anexar as pautas do movimento negro que claramente é a questão racial ao projeto elaborado por Marx, ele foi racista sim. Precisamos aborlver somente o que há de bom que Marx pode nos passar, e jogar fora tudo que for inverso. Leiam O marxismo e a questão racial de Carlos Moore.
Irmãozinho, compare Marx com Adam Smith ("pai" do capitalismo) em seu cRássico " a riqueza das nações". Nesse livro Adam Smith chega a dizer que "devemos tratar os escravos, bem(??) como tratamos nosso gado", esse livro é do sec.XVIII ou XlX, nessa época o tráfico de escravos era em cima dos negros. Não conheço nenhum autor da época deles que tenha sido tão preocupado com a questão racista quanto MArx, que parece ter sido um precursor. Se não me engano Marx era moreno, ele chamava pessoas morenas de mouros, mas também era chamado assim.
Opa, é a Margem Esquerda -- mais especificamente o número 27 da revista, que traz um dossiê de capa sobre marxismo e questão racial coordenado pelo Silvio Almeida. Mais informações aqui: ☛ bit.ly/2g55zeE
A pauta é boa, porém um conselho, busque ser mais exato nas conclusões das ideias. É difícil compreender um pouco a ideia que você quer passar. Você as vezes contextualiza até demais, e acaba desviando do tema central da pauta. Busque ser mais exato e objetivo. Você coloca muitas informações no ar e poucas conclusões.
Meu Deus, como esse cara é perfeito! Esqueçam Karnal, Cortela etc... Sílvio de Almeida é o intelectual que o Brasil precisa!!!
SILVIO DE CARVALHO OLAVO ALMEIDA PONDÉ KARNAL.
Verdade Silvio é perfeito muito inteligente.
Karnal.........! É o representante intelectual da casa grande; o "filósofo" de salão da casa grande, do Senhor de engenho, da oligarquia latifundiária, das capitanias hereditárias!
@@sergioaparecida1691 exatamente, ele não tem nada de filosofo, e logo logo, o Silva de Almeida vai ser desmacarado também, pois como podemos perceber nesse vídeo ele não consegue nem explicar a relação de Karl Marx com o racismo, e claro que eu também não sei, mas eu sei que não sei porque não fiz faculdade de filosofia, mas ele deveria saber explicar se realmente fez, pois como estamos vendo ele só quer falar bonito, porém explicação boa não tem nada.
@@steniog8170 Você esta buscando em outra pessoa algo que vc nem sabe se existe e ainda adimite a sua burrice invés de pesquisar para fazer uma critica embasada.
É sempre aprazível usufruir das essenciais falas de Silvio de Almeida, que são verdadeiras aulas. Muito obrigado honorável ministro!!
É genial constatar tanto conhecimento, sabedoria e empatia num discurso polêmico.
eu ainda volto a este vídeo pelo menos umas 2x no ano de tanto que o conteúdo é rico e certeiro
Concordo plenamente, a questão racial é de primeira instância na minha visão e essa questão vem crescendo dentro de mim e tudo que venho lendo apenas reforça essa visão. Mais ainda aqui no Brasil.
Quero muito ler Florestan Fernandes.
Aulas de gente que sabe sob o preconceito estrutural da sociedade mundial.
Me sentir pela primeira vez representada! Parabens pelo Cargo.
Debate extremamente relevante, com uma exposição clara. obrigada Silvio e obrigada Boitempo.
Parabéns Prof. Silvio Almeida
É uma bela formação de conceitos, mas quando os aplica, acaba reduzindo as conclusões. De qualquer forma, o senhor é uma pessoa convicta e serena. Sinto prazer em ouvi-lo.
Muito bom, excelente o debate! parabéns pela iniciativa professor Silvio e Boitempo... Uma sugestão: poderiam investir em produção de vídeos com caráter didático pra que professores possam desenvolver teorias críticas nas escolas? Agradeço pela consideração.
Triste saber que o Brasil esta longe de resolver o problema racial gosto do Silvio almeida.
Eu não acredito que Marx e Engels fossem apáticos a essas questões, porém, o foco era outro. Assim, como a degradação ambiental, tb não é discutidas por eles, e nem por isso, eu vou criticar o marxismo, para cobrar o que não foi feito.....agora, nós é que temos que dar a nossa contribuição. Eu sou bióloga, eu não critico a obra do Marx pela falta do viés ambiental, mesmo pq é impossível, com as informações que temos hoje exigir uma obra completa sobre tudo, só pq estamos falando de Marx. Cabe a nós agora, ampliar a visão, com os mesmos fundamentos propostos.
Corretíssimo! Por mais que Marx tenha dito que o capitalismo ia levar ao esgotamento da natureza, não se pode esperar um análise profunda de um problema que só tornou-se urgente recentemente. Cabe agora essa análise profunda aos marxistas de nosso tempo.
Quero emoldurar esse comentário!
Mas como poderia Karl Marx fazer alguma contribuição contra o racismo se ele mesmo era racista? Marx tinha uma filha casada com o cubano Paul Lafargue (que tinha ancestrais negros) e em suas cartas com Engels, Marx dizia que Lafargue era inferior devido sua ancestralidade africana.
0:33 - Antes de qualquer coisa, tratando o marxismo enquanto método , já notamos a potência do professor! Bravo!
Oi?
@@silvanamatosrocha8676 Sim, enquanto uma forma de conhecimento do mundo: Meterialismo histórico e dialético.
Gostaria muito de assistir, num futuro breve, um diálogo/debate entre Paulo Cruz e Silvio Almeida.
Nada melhor que ler sobre racismo escrito pelo negro, descrito sob sua ótica. Nenhum branco vai escrever tão bem sobre o racismo como um negro. Por que o negro viveu e vive na alma a opressão, a discriminação, a violência social e o ódio doendo na suas entranhas. O sofrimento foi e é muito grande. Uma violência enorme em todos os aspectos. Por isso, digo que quem melhor pode falar sobre o racismo é o povo negro. A Ângela Davis é um exemplo disso! Lindo, político e tocante seus livros.
aula maravilhosa!!!
Silvio Almeida PRESIDENTE
Sabe muito! Salve grandíssimo Silvio!
Volto sempre a ver esse vídeo. Que intelectual é Silvio Almeida.
Sensacional, querendo adquirir o livro: o que é racismo estrutural?
Em frente!
Todo apoio ao Silvio Almeida ❤
Vamos estudar e aprofundar às reflexões sobre todos os nossos problemas de classes para entende-lo na sua origem sem por ponto final...
Estoi gostando muito dos vídeos do senhor! A forma como o senhor transmitiu as informações e o ambiente escolhido ajudaram muito na compreensão! Obrigada!
Marxismo, Raça, gênero e classe no Brasil: WILSON HONÓRIO DA SILVA
É extraordinário como o Brasil produz novos intelectuais, este é um paradigma que se institui como statos de uma democracia em evolução
Tive aula com o professor na São Judas em 2010, top demais !!
A questão racial dentro dos próprios sindicatos e outras representacões coletivas, são tratadas apenas para cumprir agenda quando não são verdadeiros tabus.
São "ambientes representativos" impregnados de Falsidade e Corrupção! Graças a Deus, as máscaras "da Esquerda" estão caindo.
Na prática pode até não ter tido todo o resultado esperado pela linda teoria de Marx, porém e admirável o desejo que Marx tinha de fazer justiça social, infelizmente na nossa política atual, justiça social é secundária do poder econômico
O melhor cara do mundo
Parabéns pela belíssima leitura e interpretação interessante do materialismo histórico (dialético), sobretudo, hoje que Marx recebe criticas irresponsáveis reducionistas e de senso comum.
Que aula!
Capital e racismo são parte do mesmo problema. O que falta é a unificação das classes e integração dos primas das camadas sociais.
Se o Brasil já tem esse problema imagina o Mexico argentina e Peru onde negros são minoria diferente do Brasil onde são maioria?
Esse tema tem que ser repetido à exaustão!
Indico tb a live Racismo e Antirracismo, do canal Oficina de Filosofia (Diogo Bogéa), com a prof. Débora Simões (dra em Antropologia). Tema sério, levado de forma bem leve!!!
O ódio invocado na luta "contra" o racismo vai causar uma guerra racial, o q forçaria a segregação, e então vamos ter vizinhanças tranquilas denovo, obrigado por seu trabalho.
funcionou mt bem nos eua... é cada uma
Com certeza
Já ache super interessante o vídeo, ansiosa pra assisti-lo e aprender muito!
Esse vídeo tem um ponto importante que gostaria de tratar: a luta dos negros, e outros movimentos sociais, antecedem, anulam, facilitam ou procedem a luta de classes?
ou não tem nenhuma coisa a ver com a outra?
lucassantoz A luta de classes é a primordial na emancipação humana, só será livre aquele que não for oprimido por classe, porém como já dizia Malcolm X o racismo é um dos pilares do capitalismo.
lucassantoz Fora que a URSS já tinham mulheres combatendo na guerra, coisa que não existia em nenhuma outra nação, fora Stalin criando uma lei anti racismo, e revogando a lei anti sodomia (que criminalizava gays).
Gustavo Chaves Não captei nenhun tom de ironia na sua pergunta, portanto vamos entrar no cerne da questão, já que vc resumiu bem o que mais importa quando o debate sincero se aproxima da encruzilhada entre os conflitos e interesses de classe x racismo. Alguns setores do movimento negro portando legítimos argumentos em favor de interesses específicos dos Negros, vão dizer que "não tem nada a ver" e se seguirmos nesse caminho lá no final da trilha perceberemos que esta afirmação nega peremptoriamente a possibilidade de união ou solidariedade entre o proletariado que convirja para uma confraternização irrestrita acima de qualquer elemento distintivo de cultura ou de etnia que possa sobressair-se a própria condição de classe. Nesse caso até mesmo a possibilidade (enquanto uma probabilidade estatistica) de uma deflagração revolucionária nos moldes marxistas (um risco afirma isso, mas releve por enquanto) fica prejudicada. Esse seria o ponto extremo desse problema, que se resume em uma intransigência para com qualquer proposta de rearranjo social que exija mesmo que a mínima abnegação de interesses específicos seja para negros, curdos, judeus, mulheres, gays etc... É de se pensar que é justo que as populações negras em um país como o Brasil coloquem as suas demandas como prioridade em última análise e entendam que o saldo de débito para com gerações e gerações suprimidas, excluídas e escravizadas seja quitado antes ou que de qualquer modo impeça que os negros se associem antes a uma agenda mais ampla de caráter humanitário e fraterno. Ainda acho justo que quem pense assim também desconfie da real possibilidade da cooptação de qualquer movimento por lideranças brancas e que em último caso o conflito permaneça latente e que uma sociedade pos-revolucioria herde os mesmos vícios das relações estabelecidas historicamente entre brancos e negros em que o poder tende a ser exercido majoritariamente por uns e não por outros. Bem, há o outro extremo desse debate que podemos resumir sob o esboço de um raciocínio deveras otimista que considera a alta probabilidade de mudanças mais gerais gerarem por consequência mudanças mais específicas. Circunstâncias em que desigualdades estruturais forem sanadas promoveriam novas relações e talvez uma gradual eliminação da própria noção de raça ou etnia em hora vigente. A primeira posição que apresentei me parece mais passível de ser acusada de sectaria ou mesmo racista, mas convenhamos ela é muito mais realista no próprio sentido materialista do termo. Não dá pra julgar de forma rasa, assim inadvertidamente...
lucassantoz yyuykkk
@@Bartolomundo gostei de seu comentário. Sempre me vejo às voltas com essa questão. Parece que não existe um termo comum. Se de uma lado reduzir a discussão a uma ideia de classe sem observar as diferenças nas classes é um gesto perigoso, redutor. Porr outro, especificar as diferenças pode nos conduzir, como vc disse, a novas formas de sectarismo. Não pelas diferenças, mas pela transformação delas em desigualdades. A história sempre nos ensina que em qualquer tempo e espaço existe o racismo: elege-se uma característica do grupo q se deseja oprimir e a transforma em marca de desigualdade.
Hoje parece que temos adquirido uma sensibilidade quanto ao nosso racismo e a necessidade de debate lo, discuti lo.
Mas como poderia Karl Marx fazer alguma contribuição contra o racismo se ele mesmo era racista? Marx tinha uma filha casada com o cubano Paul Lafargue (que tinha ancestrais negros) e em suas cartas com Engels, Marx dizia que Lafargue era inferior devido sua ancestralidade africana.
Diz-nos que nunca leste Marx sem nos dizer que nunca leste marx😂😂😂 A citação que referes de forma vaga era sobre um Jardim zoologico que existia na zona onde lafargue concorria como candidate politico, Einstein. Sem história, teoria, teoria económica e conhecimento de contexto, foste enganado pelas tretas que leste 😂😂😂
GRANDE SILVIO!
Debater o racismo apartir do Marxismo sera uma desilusão para nossa raça pois o mesmo ê uma ideologia equivocada, sou angolano vivo sob uma ditadura MARXISTA e apenas vemos catástrofe
Nossa que explicação magnífica
Luta de classes também é luta de raças!
Esse camarada é o nosso ministro dos direitos humanos hoje!
Espero que ele não esteja sendo pressionado.
Excelente vídeo!
O homem...negro ou branco. ..é de fato. ...o capital. ..a questão está quem é o real dono das cordinhas de movimentam os personagens. ..Ele é central e não periférico
Muito relevante a análise e referências apresentadas.
Lindo!!! Perfeito!!!
Quantos comentários de pessoas (ou robôs) de direita, alguns comentários são até fascistas, muito triste. Em pleno século XXI e a gente ainda encontra gente que não saiu da idade média.
Vamos denunciar como discurso de ódio!!
"Quantos comentários de pessoas (ou robôs) de direita" como eu posso ter certeza de que VOCÊ não é um robô? Se eu fosse um robô não estaria respondendo especificamente esse seu comentário.
"alguns comentários são até fascistas" se você soubesse algo sobre a história do fascismo, saberia que o mesmo foi fundado por ex-membros do partido socialista italiano, entre eles um cara chamado Benito Mussolini. Portanto, chamar direitistas de fascistas é algo bastante idiota de se fazer.
"Em pleno século XXI e a gente ainda encontra gente que não saiu da idade média" o que o século XXI tem de tão especial para que pessoas como você se achem tão superiores a pessoas de séculos passados?! Todo a inteligencia que as pessoas dos séculos XX e XXI possuem serviu para criar duas guerras mundiais, atentados terroristas, genocídios e outras coisas que um cidadão comum da idade média jamais poderia imaginar. Não estou dizendo que essas épocas antigas eram o paraíso, mas sob muitos aspectos eram bem melhores do que os séculos XX e XXI.
@@eufizaquilo Todos tem preconceito contra a idade média... chamando da "idade das trevas" nada a ver isso!
Essa mania em achar que as pessoas de direita são racistas é bem ignorante. Como você pode afirmar isso?? Muito patético. Sou de direta e não sou racista. Para de generalizar. Na esquerda quanto na direta tem pessoas racistas. Na esquerda tem muito mais, por isso ia racistas de verdade se escondem atrás da esquerda? Já parou para pensar sobre esse escudo? A esquerda é racista, não todos, mas são. Só que o racista não vem com selo. Você não pode chamar uma pessoa de racista sem conhece.
Para começar, robô não interagem, assim você pode saber.
Quando será feita a reimpressão do volume da boi tempo com a temática do racismo? No site consta como esgotada.
fantástico!
exploração e opressão estão intrinsecamente ligados. pela desenvolvimento histórico do Brasil, não há - nem nunca houve - qualquer possibilidade de se construir um marxismo descolado da questão racial, assim como, a meu ver, é impossível, hoje, discutir a socialização dos meios de produção sem pautar questões identitárias.
Como seria na prática?
Parabéns pela abordagem. Corretíssimo!
Agradeço pela análise!
Marx era racista. Ele dizia que os poloneses eram "incapazes" de conduzir uma luta de classe.
Polonês é raça?
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Como sempre perfeito o Silvio! 👏🏼👏🏼👏🏼
perfeito!!!!
Acho que é necessário fazer um resgate de Marx, diante da campanha de difamação da extrema direita, ótimas observações.
Que colaboração ao nível do debate na era Bolsonaro
Análise perfeita!
Existe um relato de uma carta de Marx enviada a Engels que diz que a escravidão foi importante para o comunismo...gostaria de saber quanto a veracidade dessa escrita!!!
Pesquisa marx racismo no google. Tá cheio de vídeo explicando parágrafos do Marx. Tô pesquisando isso agora.
Prof. Silvio Almeida, e no que se refere a 'Luta de Classes'? No meu entendimento a questão racial no sec. XXI, está no centro da 'Luta de Classes. Justamente, em consequência da contradição: 'explorador x explorado'. Lógico, sem uma visão reducionista, muito menos limitada, apenas, um ponto de partida... enfim...
Eu gosto do professor, mas tenho um pouco de dificuldade de entender a maneira como ele fala.
Qual é a dificuldade?
Academicismo. Ele não tá acostumado com a oralidade
Aula fantástica!
É possível debater o marxismo sem abordar a questão racial ( O que acontece historicamente e além de ser um equívoco, é uma reprodução do privilégio branco em termos epistemológicos e também apropriação enviesada do conhecimento científico) , porém debater o racismo sem abordar o marxismo acaba sendo uma perda em termos de referencial teórico.
Como faço pra adquirir um exemplar Margem Esquerda?
Oi Isadora, você pode encomendar uma edição avulsa da Margem Esquerda pelo próprio site da Boitempo, neste link aqui (bit.ly/2g55zeE). Ou fazer uma assinatura anual da revista, com 10% de desconto (bit.ly/2g53JKK), ou ainda uma assinatura bi-anual da revista, com 15% de desconto (bit.ly/2g5datI)!
Maravilhoso!
Boa análise!😄🖐️
Video maravilhoso
Boa.
O que acontece é que o movimento negro é neoliberal de direita e foi empurrado pra dentro da esquerda pra dividir a classe trabalhadora.
Te amo
Professor, põe o nome dos livros aqui.
O marxismo tem muito a aprender com a debate racial.
Clr james. Devia ler
Parabéns ministro 👏👏👏
Qual e o nome do livro, mostrado no vídeo?
Oi, Leonardo! Este aqui: bit.ly/3PdQbPl
Parabéns
Valeu, Giuliane!
Salve Silvio! Nos representa!
Eu acho que o Socialismo é sobre superação da desigualdade em todos os sentidos.
Nosso novo ministro
A raiz da problemática social de acordo com o filósofo é a discriminação racial e não a discriminação de classe... Sei. Tem sempre alguém querendo re-inventar a roda. Pois a roda dessa discriminação étnica está dentro da roda da discriminação de classe. A raiz já foi colocada por Marx, A questão discriminatoria étnica, religiosa, sexual é parte desse conjunto e não raiz dele. Segundo Silvio Almeida 1o. existe a discriminação étnica, depois a de classe. Ou está explicado de modo simplório por ele ou está equivocado e apenas querendo desdizer Marx. Tirar a importância que Marx tem para a analise da sociedade. Agora todo o tema citado e os pensadores de hoje citados por ele são de grande importância e pertencem ao debate da sociedade discriminatoria classista que vivemos e contra a qual lutamos
O Famoso "Deturparam Marx"
Che Guevara era racista? Alguns acadêmicos dizem que SIM !
Não. Na verdade, aos 25 anos de idade, ele demonstrava sinais de racismo em seu diário, porém, ao se tornar adepto a movimento Revolucionário, ele superou o racismo que havia em sua consciência. Isso pode ser demonstrado em discurso na ONU tanto quanto na Guerrilhia de Congo da qual o comandante Guevara fez parte.
@@neiltonjunior3400 mas matava muitos gays, e antes que fale que eu me informo por watsapp, tem documentos históricos que comprovam isso.
@@thiagoluiz3859 Enfim, nunca houve fuzilamento de pessoas por serem homossexuais, preconceito sim, mas perseguição não.
@@neiltonjunior3400 isso é história mano, diversos escritores de esquerda disseram que essa é a parte escura da biografia do Che, negar fatos é burrice.
@@thiagoluiz3859 "Negar fatos é burrice." Fonte: Juro por Deus
👏👏👏👏👏👏👏👏
❤
Essa questão de divisão racial atende ao interesse do Marxismo que tem uma visão binaria das coisas que divide o mundo em opressor e oprimido e isso cai como uma luva aos interesses da revolução e perpetuação no poder, porém bem longe de tentar resolver os problemas que afetam essa população e sim um interesse em mantê-los assim.
Quem inventou a divisão racial não foi o marxismo.
Marxista, Leninista, Trotskista, Morenista.. Almeidista!! rsss Maravilhoso Silvio!!!
Traduzindo um negro passando pano pro Max racista.. se o cara era racista deveria ser rasgado todos os seus livros..
Vai ler Marx. Esse racismo é pura falácia. Marx era um crítico do sistema escravo de sua época. Agora se você quiser que eu te cite os intelectuais da direita que até em negócio de escravos estavam envolvidos eu te digo.
@@mentalista6665 falácia nada
. é vc querendo passar pano para o deus racista de vcs que começou tudo isso ....ele é extremista e só isso já termina com toda ideologia de "liberdade " dele, o cara nunca capinou nem o próprio terreno
.era um preguiçoso que nunca trabalhou na vida...se ele foi escravo foi da própria preguiça..😅😅
@@jonatasoliveira8367 qual obra você leu dele amigo? Me fala aí? Pq tu só tá repetindo uma retórica porca e vazia que ouço muito da boca da direita.
@@mentalista6665 cara não tem esquerda direita tem a verdade. A sociedade resolveu chama- lá de direita e a mentira de esquerda. A verdade é chamada de direita
@@jonatasoliveira8367 qual obra você leu do Marx?
O maior movimento negro que existiu foi dos panteras negras, a guerra do Vietnã ascendeu a militância.
lelia gonzalez
Nada sei...vou me informar vou ler...Max
😢Marx e Engels eram racista..
No minuto 6:06 ele fala o nome de uma pessoa, como é o nome?
Amilcar cabral
O nome é diferente do que Silvio falou. Mas, obrigado!
@@Juniior117 Perdão eu tinha visto no minuto errado kkkkkkkkkk, ele cita Stokely Carmichael
Uma única crítica, gravem com a camêra parada, por favor! De resto ótimo conteúdo como sempre!!
Eu não concordo. Karl Marx foi um grande pensador, suas obras merecem ser respeitadas, porém, (nao diria) "como um homem branco do seu tempo", pois havia outros pensadores tão bom quanto o mesmo, que não foram tão racistas como Marx e Engels foram. Acredito que os marxistas tem uma grande responsabilidade em mãos, que é parar de endeusar Marx e começar a vê-lo como um ser humano que errou, e errou feio. E tentar anexar as pautas do movimento negro que claramente é a questão racial ao projeto elaborado por Marx, ele foi racista sim. Precisamos aborlver somente o que há de bom que Marx pode nos passar, e jogar fora tudo que for inverso. Leiam O marxismo e a questão racial de Carlos Moore.
eu duvido que vc leu um livro de Marx ou Engels !!!!
Irmãozinho, compare Marx com Adam Smith ("pai" do capitalismo) em seu cRássico " a riqueza das nações". Nesse livro Adam Smith chega a dizer que "devemos tratar os escravos, bem(??) como tratamos nosso gado", esse livro é do sec.XVIII ou XlX, nessa época o tráfico de escravos era em cima dos negros. Não conheço nenhum autor da época deles que tenha sido tão preocupado com a questão racista quanto MArx, que parece ter sido um precursor. Se não me engano Marx era moreno, ele chamava pessoas morenas de mouros, mas também era chamado assim.
Se Carlos Moore ataca tanto o socialismo, qual modelo ele defende? Capitalismo? Anarquismo? Ou ele propôs algum outro modelo?
Carlos Moore não mano puta merda.
@@astralielgrrr4466 Marx era preto sim, conhecido como o Mouro pelos seus amigos, justamente pela sua cor de pele.
Qual é o nome do livro que aparece no vídeo ?
Opa, é a Margem Esquerda -- mais especificamente o número 27 da revista, que traz um dossiê de capa sobre marxismo e questão racial coordenado pelo Silvio Almeida. Mais informações aqui: ☛ bit.ly/2g55zeE
Uma boa pedida!!!
muito bom!
A pauta é boa, porém um conselho, busque ser mais exato nas conclusões das ideias. É difícil compreender um pouco a ideia que você quer passar. Você as vezes contextualiza até demais, e acaba desviando do tema central da pauta. Busque ser mais exato e objetivo. Você coloca muitas informações no ar e poucas conclusões.
Só enrola
que estupidez, isto é total desconhecimento do que é Marxismo, basta ver o número de clássicos sobre o tema... E os movimentos de libertação africanos