A primeira vez que tive conhecimento da cultura russa foi vendo os jogos olímpicos em que aquele ursinho chorou no final Aquela imagem até hoje está comigo!
Brasília-DF - 11/03/2021 Cara Russa, já ouviu estas expressões: - estou russo ou tô russo (estou quebrado ou sem dinheiro), - está russo ou tá russo (a coia não está nada bem ou tudo está mal), - está tudo russo ou tá tudo russo (está tudo errado ou nada está certo). Ou a expressão: Ô russo. Para nós brasileiros as pessoas loiras e muito brancas na minha época de jovem, nas décadas de 70 e 80, nós chamávamos essas pessoas de de russo ou russa, era um apelido carinhoso (russo ou russa) que as pessoas não levavam a mal e não consideravam ruim. Quando eu era jovem se falava muito da dança chamada "polca polonesa" uma dança de origem polonesa que mostravam como sendo uma dançada russa dançada pelos povo cossaco, cazaque ou tátaro, não sei como ao certo. Não tinha conhecimento e nunca pensei que o "frevo pernambucano" foi uma adaptação da dança russa que achamos que é a "polca polonesa", mas realmente se parece bastante com a forma de dançar dos cossacos, cazaques ou tátaros, não sei como ao certo como já disse. O povo brasileiro apesar da propaganda negativa dos filmes americanos, tem muita afinidade com o povo da antiga União Soviética, especialmente com os Russo e Ucranianos, é só fazer uma viagem para a Região Sul do Brasil que encontrará comunidades desses povos que ainda falam a língua de origem e mantem a tradição. Também tem colônia Alemã e da Pomerânia, uma região histórica e geográfica situada no norte da Polônia e da Alemanha na costa sul do mar Báltico, entre as duas margens dos rios Vístula e Odra, atingindo, a oeste, o rio Recknitz. Aqui em Brasília-DF tem algumas russas casadas com brasileiros que têm canal no UA-cam e que adquiriram a cidadania brasileira com a naturalização, como na UnB (Universidade de Brasília-DF) tem professores Russos e Ucranianos segundo meu filho que graduou na UnB. Cara Russa vou terminando por aqui porque falar e escrever é comigo mesmo, minha mente ferve como água quente e os pensamentos fluem e evaporam tão rápido quanto chegam dando lugar a novos pensamentos, tanto que adoro compor para que a mente não fique ociosa, odeio dormir porque acho perda de tempo, olha que não sou nenhum matemático ou físico nuclear inteligente como Albert Einstein, que também não gostava de dormir. Muitos beijos respeitosos e muitos abraços calorosos para você que é da Sibéria Russa, do brasileiro, Roberto José Dias Direto de Brasília-DF
Existe essa história mesmo, de q em 1804 dois navios russos foram em Recife e fizeram apresentações e nessa época, ainda, não existia o frevo. E se vc ver a apresentação dessa dança dos Cossacos, o frevo é muito parecido com essa dança, mesmo.
Aí já é uma referência à cor...desbotado! Como estar ficando "preta" é que "queimou, fechou, ficou ruim mesmo". Ficar russa é um intermediário do ficar preto.
Olá Lisa, adorei este vídeo também. Estou ficando viciado nos seus conteúdos. Gosto muito da sua narrativa, é incrível como você torna tudo interessante. Agora uma informação, eu sou pernambucano e moro em Recife, e nesse vídeo você fala do nosso frevo. De fato a dança se parece com a dança russa dos kosacos, e o nosso Luiz Gonzaga foi quem primeiro percebeu isso e de forma majestosa colocou nesta música que foi um grande sucesso no Brasil na década de 80. Historicamente o frevo é um fenômeno muito recente (pouco mais de 100 anos) de modo que acho possível ter se inspirado na dança dos kosacos também. Porque aqui em minha cidade já ouvi muitas histórias relacionando os movimentos do frevo com os movimentos da Capoeira, há inclusive filmes contando esta história. Mas há aí uma contradição, é que todos os frevos são tocados por orquestras, e isso não o torna muito acessível. É caro tocar frevo, é caro é muito difícil compor um frevo, e sobretudo é muito difícil dançar o frevo. É necessário ser quase um atleta, o esforço físico é tremendo. Mas ao mesmo tempo, é lindo de ver e de escutar. E é uma pena só escutar no Carnaval, deveria tocar o ano todo. Fiquei muito feliz de ver que vc conhecia o pernambucano Luiz Gonzaga, e mais feliz por você conhecer o frevo. Saiba que muitos brasileiros desconhecem ou ignoram. Beijos Lisa.
Obrigada mais uma vez! Um outro inscrito de Pernambuco compartilhou uma outra versão da origem do frevo que parece mais verídica😁 Mas eu não sabia que era uma dança pouco acessível em vários sentidos. Que interessante!
Sou pernambucano e o frevo foi inspirado nos passos da capoeira. Antigamente, os blocos de carnaval desfilavam, nas ruas do Recife. Nesses desfiles havia muita rivalidade entre eles e, por essa razão, todos dispunham de uma ala composta por capoeiristas. Ao final do desfile, após decisão da comissão julgadora, os capoeiristas do bloco derrotado literalmente agrediam os integrantes do bloco vencedor , como quem diz: "Perdemos no passo, mas ganharemos no braço" . Às vezes, as agressões terminavam em mortes. Então, certo ano, foi proibida a participação dos capoeiristas nos desfiles. Inconformados, esses passaram a desfilar em meio aos foliões, disfarçados, portando um guarda-chuva. Como quem diz: " Quem dirá que sou capoeirista? Assim desfilo sem ser notado." Esses passaram a dançar incorporando passos da capoeira ao ritmo do frevo, portando um garda-chuva aberto em um das mãos e assim nasceu a dança do frevo. Por conseguinte, o ritmo surgiu antes da dança. Portanto, o Luiz Gonzaga fez, na verdade, apenas uma bricadeira, ao se referir à dança dos cossacos e seus passos, julgando-lhes semelhantes aos do frevo, por conta dos chutes e das flexões de joelho. Recomendo, quando em Recife, visitar o Paço do Frevo. www.napontadope.com/conheca-a-historia-do-frevo-sua-danca-e-vertentes/
Tenho muita simpatia pelo povo russo, pelo patriotismo, por ser um povo forte e aguerrido, pelas mulheres lindas, e sobretudo, por serem tão doidos como nós brasileiros!
Obrigada pelas explicações, por fazer vídeos,conteúdos tão dinâmicos e interessantes. Achei muito legal que o nome do seu canal foi inspirado na música "sonhei que estava em Moscou..." que deu trabalho cresça bastante!!
Tenho ouvido teus comentários. Ótimos. Meu pseudônimo é Macaliju, pois sou pessoa ligada à literatura. Sou um divulgador voluntário do idioma romeno, no tocante ao mesmo como "veículo". O que me causa muita surpresa é teu desaparecido sotaque estrangeiro, ou seja , como vc fala excelentemente o português. Parabéns.
A história do Pagode Russo é muito boa.. Parece aquelas situações em que a lenda é melhor que a verdade... Vou ficar com essa versão. Parabéns pelo canal!
Ótimo seu canal. E desse vídeo gostei da explicação sobre a música "Pagode russo" e sobre Garrincha. O Brasil e a Rússia dois países muito diferentes. E que aprendo muito com essa sua visão de sua terra e daqui do Brasil.
Liza, um bom dia mesmo a você. Peço que, caso você queira falar é possa fazê-lo, comente um ditado russo que diz: Mesmo as piores desgraças nos servem para alguma coisa. Obrigado E parabéns pelo seu maravilhoso trabalho. Continue-o sempre
Não sei se seria possível, mas, gostaria muito de saber sobre a música típica russa, quais cantores russos, filmes... Seria muito bacana um video com essa temática. Obrigado!!! Paka-paka!!!
Lisa, adorei o seu vídeo! Sempre aprendo com você. Como já dizia o ditado, Век живи ― век учись! Aproveito e gostaria de te sugerir um quadro dentro do seu canal que falasse sobre os diversos povos que vivem na Rússia 🇷🇺E aliás, que fluência, hein?! 👏
Lisa, estou amando o seu canal. Há algum tempo estou bastante interessado na cultura russa. E, esse vídeo foi muito legal por falar do meu estado Pernambuco e sobre o frevo da minha cidade Olinda. Quando vi o nome do seu canal lembrei logo da música de Luiz Gonzaga, onde ele fala: eu sonhei que estava em Moscou... Você acredita que eu gosto demais dessa música? Tenho um sonho de conhecer Moscou e São petersburg, mas com os seus vídeos estou também querendo conhecer a trans-siberiana. Inclusive fiz contato com um interprete russa que fala bem o português, não como você, mas fala bem vi no programa do Rodrigo Ruas que fez uma viagem para Moscou.
Liza..que vídeo sensacional....fiquei encantado encontrei numa velha enciclopédia uma matéria onde haviam vários dialetos antigos que, poderiam ou não, estarem extintos, um deles foi o Cirílico...tenho até hoje um "diário" onde eu escrevia tudo que pensava, nessa escrita... Lembro que fiz uma carta (anos 90) em cirílico e entreguei a uma menina a qual estava interessado...Contei que estava em cirílico.... ela abriu a carta em casa e, acredite, não sabia o que estava escrito, óbvio, mas procurou um conhecido que sabia russo e ele a traduziu pra ela... nunca me deu uma resposta...kkkkk mas assistindo aos teus vídeos lembro que gostava muito de escrever em cirílico. Na verdade eu apenas trocava as letras do português pelo cirílico, pois não tinha noção alguma de como as palavras russas poderiam ter a mesma ordem de escrita das nossas palavras.... que lembrança boa....
Parabéns, Lisa, pelo seu trabalho de pesquisa. Esta última (combinar com os russos) foi magistral porque poucas pessoas a conhecem e é muito verdadeira. Realmente o técnico Vicente Feola planejou tudo mas pescou no detalhe apontado por Garrincha... Mas não foi preciso combinar porque o Brasil ganhou o jogo por 2 X 0. Vc me encanta!
Lisa, estou descobrindo os seus vídeos essa do Garrincha, montanha russa e do frevo pernambucano é demais.... continua contando essas histórias boas de se ouvir.... você deve ser uma pessoa muito gente boa. Por isso é que casou com Mineiro. 👏👏👏
Oi Liza...gostei da "estória" ou pode ser história do frevo.......muito legal.....a música que vc tocou do Luiz Gonzaga faz um brincadeira com coçar o ... É o que tem muito na música de forró o duplo sentido....Cossacou....com coçar o bumbum 🤫🥰🥰
Sempre achei que estrogonofe era um prato francês. Assim que falou "skavurzka" no começo do vídeo já me veio à mente a propaganda da net rsrsrs. Parabéns pelo vídeo. Quem conhecer a Maria Sharapova, avisa que ela perdeu o posto de mulher mais bela da Rússia.
Fico curioso com a roleta russa! Uso a expressão " tá russo" também, e em Campos do Jordão e Petrópolis, quando baixa aquela neblina forte ou serração, se diz "chegou o russo" 😀
@@messiasferreiradasilva7780 Este "tá russo" a que vc se refere, a gente escreve "ruço", porque ruço é tudo aqui que é pardacento, meio escurecido, nebuloso, que não está muito às claras, então a gente usa como sinônimo de difícil.
Eita! Esse "paka paka" (não sei se é assim que escreve) ao fim do vídeo me lembrou um canal de DIY que acompanho. Humm então aquele rapaz daquele canal é russo...
A melhor de todas foi a montanha russa, jamais imaginaria que seria montanha americana. Brincando um pouco, eu imaginava que era montanha daí mesmo. rsrs
Privet! Tem também a expressão "a coisa tá ficando ruça" que se pronúncia como "russa". Significa que "a situação está ficando muito complicada". Eu aprendi na infância como russa mesmo por conta da história conturbada da Rússia e também pela fama ou esteriótipo de que os russos são meio malucos, ou pelo menos os seus líderes. Poka-poka!
A primeira vez que tive conhecimento da cultura russa foi vendo os jogos olímpicos em que aquele ursinho chorou no final Aquela imagem até hoje está comigo!
Brasília-DF - 11/03/2021
Cara Russa,
já ouviu estas expressões:
- estou russo ou tô russo (estou quebrado ou sem dinheiro),
- está russo ou tá russo (a coia não está nada bem ou tudo está mal),
- está tudo russo ou tá tudo russo (está tudo errado ou nada está certo).
Ou a expressão: Ô russo.
Para nós brasileiros as pessoas loiras e muito brancas na minha época de jovem, nas décadas de 70 e 80, nós chamávamos essas pessoas de de russo ou russa, era um apelido carinhoso (russo ou russa) que as pessoas não levavam a mal e não consideravam ruim.
Quando eu era jovem se falava muito da dança chamada "polca polonesa" uma dança de origem polonesa que mostravam como sendo uma dançada russa dançada pelos povo cossaco, cazaque ou tátaro, não sei como ao certo.
Não tinha conhecimento e nunca pensei que o "frevo pernambucano" foi uma adaptação da dança russa que achamos que é a "polca polonesa", mas realmente se parece bastante com a forma de dançar dos cossacos, cazaques ou tátaros, não sei como ao certo como já disse.
O povo brasileiro apesar da propaganda negativa dos filmes americanos, tem muita afinidade com o povo da antiga União Soviética, especialmente com os Russo e Ucranianos, é só fazer uma viagem para a Região Sul do Brasil que encontrará comunidades desses povos que ainda falam a língua de origem e mantem a tradição.
Também tem colônia Alemã e da Pomerânia, uma região histórica e geográfica situada no norte da Polônia e da Alemanha na costa sul do mar Báltico, entre as duas margens dos rios Vístula e Odra, atingindo, a oeste, o rio Recknitz.
Aqui em Brasília-DF tem algumas russas casadas com brasileiros que têm canal no UA-cam e que adquiriram a cidadania brasileira com a naturalização, como na UnB (Universidade de Brasília-DF) tem professores Russos e Ucranianos segundo meu filho que graduou na UnB.
Cara Russa vou terminando por aqui porque falar e escrever é comigo mesmo, minha mente ferve como água quente e os pensamentos fluem e evaporam tão rápido quanto chegam dando lugar a novos pensamentos, tanto que adoro compor para que a mente não fique ociosa, odeio dormir porque acho perda de tempo, olha que não sou nenhum matemático ou físico nuclear inteligente como Albert Einstein, que também não gostava de dormir.
Muitos beijos respeitosos e muitos abraços calorosos para você que é da Sibéria Russa,
do brasileiro,
Roberto José Dias
Direto de Brasília-DF
Sou Nordestina nunca soube dessa história do casaco russo, mais saiba que e hino para nós.
Existe essa história mesmo, de q em 1804 dois navios russos foram em Recife e fizeram apresentações e nessa época, ainda, não existia o frevo. E se vc ver a apresentação dessa dança dos Cossacos, o frevo é muito parecido com essa dança, mesmo.
Show! Parabéns! A gente fala aqui também: "a coisa ta ficando russa". Não tinha me dado conta de todas estas referências a cultura russa no Brasil.
A coisa está ficando ruça (pardacento, grisalho)
Aí já é uma referência à cor...desbotado! Como estar ficando "preta" é que "queimou, fechou, ficou ruim mesmo". Ficar russa é um intermediário do ficar preto.
No Mato Grosso na cidade em que morei as pessoas falam que "a coisa está soviética".
Olá Lisa, adorei este vídeo também. Estou ficando viciado nos seus conteúdos. Gosto muito da sua narrativa, é incrível como você torna tudo interessante. Agora uma informação, eu sou pernambucano e moro em Recife, e nesse vídeo você fala do nosso frevo. De fato a dança se parece com a dança russa dos kosacos, e o nosso Luiz Gonzaga foi quem primeiro percebeu isso e de forma majestosa colocou nesta música que foi um grande sucesso no Brasil na década de 80. Historicamente o frevo é um fenômeno muito recente (pouco mais de 100 anos) de modo que acho possível ter se inspirado na dança dos kosacos também. Porque aqui em minha cidade já ouvi muitas histórias relacionando os movimentos do frevo com os movimentos da Capoeira, há inclusive filmes contando esta história. Mas há aí uma contradição, é que todos os frevos são tocados por orquestras, e isso não o torna muito acessível. É caro tocar frevo, é caro é muito difícil compor um frevo, e sobretudo é muito difícil dançar o frevo. É necessário ser quase um atleta, o esforço físico é tremendo. Mas ao mesmo tempo, é lindo de ver e de escutar. E é uma pena só escutar no Carnaval, deveria tocar o ano todo. Fiquei muito feliz de ver que vc conhecia o pernambucano Luiz Gonzaga, e mais feliz por você conhecer o frevo. Saiba que muitos brasileiros desconhecem ou ignoram. Beijos Lisa.
Obrigada mais uma vez! Um outro inscrito de Pernambuco compartilhou uma outra versão da origem do frevo que parece mais verídica😁 Mas eu não sabia que era uma dança pouco acessível em vários sentidos. Que interessante!
Sou pernambucano e o frevo foi inspirado nos passos da capoeira. Antigamente, os blocos de carnaval desfilavam, nas ruas do Recife. Nesses desfiles havia muita rivalidade entre eles e, por essa razão, todos dispunham de uma ala composta por capoeiristas. Ao final do desfile, após decisão da comissão julgadora, os capoeiristas do bloco derrotado literalmente agrediam os integrantes do bloco vencedor , como quem diz:
"Perdemos no passo, mas ganharemos no braço" .
Às vezes, as agressões terminavam em mortes. Então, certo ano, foi proibida a participação dos capoeiristas nos desfiles. Inconformados, esses passaram a desfilar em meio aos foliões, disfarçados, portando um guarda-chuva. Como quem diz:
" Quem dirá que sou capoeirista? Assim desfilo sem ser notado."
Esses passaram a dançar incorporando passos da capoeira ao ritmo do frevo, portando um garda-chuva aberto em um das mãos e assim nasceu a dança do frevo. Por conseguinte, o ritmo surgiu antes da dança. Portanto, o Luiz Gonzaga fez, na verdade, apenas uma bricadeira, ao se referir à dança dos cossacos e seus passos, julgando-lhes semelhantes aos do frevo, por conta dos chutes e das flexões de joelho. Recomendo, quando em Recife, visitar o Paço do Frevo.
www.napontadope.com/conheca-a-historia-do-frevo-sua-danca-e-vertentes/
Que interessante. Não conhecia essa história
Obrigada, Henrique!! Adorei aprender isso!😍
Skavuska era lá da Sibéria, kkkkk, eles cantando as vantagens do pacote do plano na Net e ia repetindo " Na Sibéria não tem nada disso" kkkkkk
Aqui em São Paulo usamos a expressão, "Tá Russo", quando algo está dificil!
e aqui no RJ quando tem neblina, a gente chama de Russo
"Na dança do cossaco não fica cossaco fora" 😂😂😂😂
"Na dança do cossaco, se vestem cossacos para ficar de cossaco de fora" kkkk😂
Gostei do estrogonofe , cada dia mais apaixonada por esse país ,essa língua e agr tbm a culinária 😍
Muito obrigada, Jessica!!😍
Sou apaixonado por essa música: "Pagode russo", obrigado!! Esse é o melhor canal.
Que fluência! Adorei escutar vc falar com as nossas gírias !
Obrigada, Sânzia!😍
Tenho muita simpatia pelo povo russo, pelo patriotismo, por ser um povo forte e aguerrido, pelas mulheres lindas, e sobretudo, por serem tão doidos como nós brasileiros!
Obrigada pelas explicações, por fazer vídeos,conteúdos tão dinâmicos e interessantes.
Achei muito legal que o nome do seu canal foi inspirado na música "sonhei que estava em Moscou..." que deu trabalho cresça bastante!!
Muito obrigada, Bárbara!!😍😍😍
Que incrível, eu sempre admirei essa dança e gostei ainda mais de ver como ela influenciou o meu Brasil. Muito obrigado por seus vídeos Lisa😄🙏🏻
Suas admiraçãoes pelo Brasil me surpreendeu por gostar do meu povo parabéns pela sua beleza simpatia e inteligência
Entrei no seu grupo do telegram e estou adorando!!! Parabéns e obrigada pelo conteúdo.
Obrigada, Clara!!😍 Fico muito feliz 😊
Tenho ouvido teus comentários. Ótimos.
Meu pseudônimo é Macaliju, pois sou pessoa ligada à literatura. Sou um divulgador voluntário do idioma romeno, no tocante ao mesmo como "veículo".
O que me causa muita surpresa é teu desaparecido sotaque estrangeiro, ou seja , como vc fala excelentemente o português. Parabéns.
A Lisa é uma simpatia e traz muitas novidades interessantes. Lisa, parabéns pelo canal ! Além de tudo fala um ótimo português, impressionante.
Montanha Daqui Mesmo HAHAAHAHAHAHAH pqp eu ri
"montanha daqui mesmo" amey kkkkkk
Incrível seus conteúdos de cultura Rússia e Brasil, sua didática é excelente. Parabéns!
A história do Pagode Russo é muito boa..
Parece aquelas situações em que a lenda é melhor que a verdade...
Vou ficar com essa versão.
Parabéns pelo canal!
Ahahahaha, inclusive um seguidor contou uma versão muito legal que parece mais verídica😅 Mas ficaremos com essa né kkkk
Lisa, adoro seu canal! A história do estrogonofe e do frevo( dança dos Cousacos), pra mim foram as mais interessantes!
Ótimo seu canal. E desse vídeo gostei da explicação sobre a música "Pagode russo" e sobre Garrincha. O Brasil e a Rússia dois países muito diferentes. E que aprendo muito com essa sua visão de sua terra e daqui do Brasil.
"Combinar com os russos" ser uma frase do Garrincha, foi novidade p mim. Quero confirmar!! Parabéns, eu sigo vc.
Adorei! Você é maravilhosa!
Obrigada!!!
Liza, um bom dia mesmo a você.
Peço que, caso você queira falar é possa fazê-lo, comente um ditado russo que diz: Mesmo as piores desgraças nos servem para alguma coisa.
Obrigado E parabéns pelo seu maravilhoso trabalho. Continue-o sempre
Adorei conhecer você , admiro muito a cultura russa e graças a você fiquei mais perto de saber e aprender. Obrigada! Bjs
Elisa, vocês sabe mais coisas do Brasil do que eu que sou brasileira apaixonada! Essa do Garrincha eu juro que não sabia! kkkkkkk
Muito interessante essas explicações. A do Garrincha na copa foi épica.
Não sei se seria possível, mas, gostaria muito de saber sobre a música típica russa, quais cantores russos, filmes... Seria muito bacana um video com essa temática. Obrigado!!! Paka-paka!!!
Lisa, adorei o seu vídeo! Sempre aprendo com você. Como já dizia o ditado, Век живи ― век учись! Aproveito e gostaria de te sugerir um quadro dentro do seu canal que falasse sobre os diversos povos que vivem na Rússia 🇷🇺E aliás, que fluência, hein?! 👏
Muito obrigada, Aline!!😍 Gostei da sua idéia! Vou me planejar para fazer no futuro :)
A história dos cossacos é muito emocionante.
Seus vídeos são sempre interessante e alegres para se assitir, mas nesse você foi alé! Adorei.
Vc caiu de paraquedas para mim e eu estou simplesmente adorando..!
Adorei o seu Canal Lisa , diz Garrincha com tanta normalidade entusiasmo sucesso pra ti
Lisa, estou amando o seu canal. Há algum tempo estou bastante interessado na cultura russa. E, esse vídeo foi muito legal por falar do meu estado Pernambuco e sobre o frevo da minha cidade Olinda. Quando vi o nome do seu canal lembrei logo da música de Luiz Gonzaga, onde ele fala: eu sonhei que estava em Moscou... Você acredita que eu gosto demais dessa música?
Tenho um sonho de conhecer Moscou e São petersburg, mas com os seus vídeos estou também querendo conhecer a trans-siberiana.
Inclusive fiz contato com um interprete russa que fala bem o português, não como você, mas fala bem vi no programa do Rodrigo Ruas que fez uma viagem para Moscou.
Liza..que vídeo sensacional....fiquei encantado encontrei numa velha enciclopédia uma matéria onde haviam vários dialetos antigos que, poderiam ou não, estarem extintos, um deles foi o Cirílico...tenho até hoje um "diário" onde eu escrevia tudo que pensava, nessa escrita... Lembro que fiz uma carta (anos 90) em cirílico e entreguei a uma menina a qual estava interessado...Contei que estava em cirílico.... ela abriu a carta em casa e, acredite, não sabia o que estava escrito, óbvio, mas procurou um conhecido que sabia russo e ele a traduziu pra ela... nunca me deu uma resposta...kkkkk mas assistindo aos teus vídeos lembro que gostava muito de escrever em cirílico. Na verdade eu apenas trocava as letras do português pelo cirílico, pois não tinha noção alguma de como as palavras russas poderiam ter a mesma ordem de escrita das nossas palavras.... que lembrança boa....
Aprendendo sobre a cultura russa e de quebra sobre a cultura brasileira.. hahahahah. Eu não sabia nada dessas histórias. Obrigado
É sempre maravilhoso estar com você Lisa....❤❤❤❤😘😘😘😘🇷🇺🇷🇺🇷🇺🇷🇺
Parabéns tudo bem contado e em português perfeito. Perfeita você.
Parabéns, Lisa, pelo seu trabalho de pesquisa. Esta última (combinar com os russos) foi magistral porque poucas pessoas a conhecem e é muito verdadeira. Realmente o técnico Vicente Feola planejou tudo mas pescou no detalhe apontado por Garrincha...
Mas não foi preciso combinar porque o Brasil ganhou o jogo por 2 X 0.
Vc me encanta!
Lisa, estou descobrindo os seus vídeos essa do Garrincha, montanha russa e do frevo pernambucano é demais.... continua contando essas histórias boas de se ouvir.... você deve ser uma pessoa muito gente boa. Por isso é que casou com Mineiro. 👏👏👏
Oi Liza...gostei da "estória" ou pode ser história do frevo.......muito legal.....a música que vc tocou do Luiz Gonzaga faz um brincadeira com coçar o ...
É o que tem muito na música de forró o duplo sentido....Cossacou....com coçar o bumbum 🤫🥰🥰
Cara, seu canal é fantástico! Surpreendente sua pronuncia, acho que na internet só a Jus de Rose tem uma pronuncia tão linda, tão encantadora.
Quem é essa?
Priviat! Adorei esse vídeo. Essa expressão "combinar com os russos" é super interessante. Paká, paká.
É muito bom estudar russo com você. Muito obrigado :)
Obrigada!!! Fico muito feliz 😊
E contou bonito(Boa explicação)
Fico feliz que curtiu!😍
Eu aqui de novo!
Encantado com o canal.
Lisa adorei tudo ! Muito obrigada⚘😘🥰👏👏👏Tao bom seus videos. Qto ao video que vi e esquecido o nome e uma tribo budista na Russia.Kalmikia.
Muito interessante. Gostando muito do canal.
Obrigada!
"Só falta combinar com os russos", uma expressão muito usada por aqui quando se desconfia de algum planejamento que pode não dar certo.
здорово, очень интересное видео. Спасибо большое.
Спасибо Вам, что посмотрели! :)
Teu português é melhor do que o português de muitos youtubers brasileiros.
*"Montanha daqui mesmo"* 🤣🤣🤣👏🏼
Sempre achei que estrogonofe era um prato francês. Assim que falou "skavurzka" no começo do vídeo já me veio à mente a propaganda da net rsrsrs. Parabéns pelo vídeo. Quem conhecer a Maria Sharapova, avisa que ela perdeu o posto de mulher mais bela da Rússia.
Fico curioso com a roleta russa! Uso a expressão " tá russo" também, e em Campos do Jordão e Petrópolis, quando baixa aquela neblina forte ou serração, se diz "chegou o russo" 😀
Você é de humanas mesmo, muito original nas explicaçoes👍
Achei super interessante! Gostei muito. Abraços
Muito interessante suas informações! Aliás, vc é interessante! Abraço!
adorei o vídeo Professora, grato.
ExcelenteLiza!!!
Parabéns!
Estou adorando os conteúdos!!!
Muito obrigada por assistir, Lúcia!😍
Gostei muito, Lisa. Parabéns
Visite Prudentópolis.
Que cultura e que forma de passar conhecimento, parabéns!
Salada russa é maionese com beterraba, é raro pois poucos gostam de beterraba. Skavurzka é invenção de paulista, aqui no Rio nunca escutei.
Muito bom! Mas e a roleta russa?!?!?!
vdd, essa é bem famosa
É mesmooo
Vou pesquisar melhor 🙄
Ainda faltou o "tá russo"
@@messiasferreiradasilva7780 Este "tá russo" a que vc se refere, a gente escreve "ruço", porque ruço é tudo aqui que é pardacento, meio escurecido, nebuloso, que não está muito às claras, então a gente usa como sinônimo de difícil.
Gosto de um DJ de Abakan, parece que é no sul da Sibéria, chama se Ennja!!!
Vc muito simpática !!! Top
Canal excelente!
Muito legal seu canal, parabéns
Amando os vídeos
Excelente! 👏🏿
Vídeo muuuito legal! Gostei! haha
Amei as explicações....
Adoraria confirmar a estória do pagode russo!
O que eu mais gostei, de você
paka paka - poderia explicar aquela expressão: é "tá russo" ou "tá ruço" ? usamos para dá a entender que uma situação é muito difícil ou trabalhosa
Muito bom.
Adorei. Faltou a roleta russa.
Eita! Esse "paka paka" (não sei se é assim que escreve) ao fim do vídeo me lembrou um canal de DIY que acompanho. Humm então aquele rapaz daquele canal é russo...
Sensacional! Muito legal! Parabéns pelo trabalho!
Muito bom!!!
"Montanha daqui mesmo" 😂😂😂😂
Gostei acho d+++++
Massa
Sou pernambucana, frevo é maravilhoso. Hahaha e roleta russa???
Só falta combinar com os russos. Conheço. 👍🏼👍🏼
Frevo e cossacos se parecem muito! 😳
здорово, спасибо!
A melhor de todas foi a montanha russa, jamais imaginaria que seria montanha americana. Brincando um pouco, eu imaginava que era montanha daí mesmo. rsrs
Estrogonofe me surpreendeu. Eu jurava ser de origem francesa, professora! kkk
Lisa, querida , você esqueceu da roleta Russa!!
Bjsss
Qual dessas coisas eu curti mais? Todas! :-)
Privet!
Tem também a expressão "a coisa tá ficando ruça" que se pronúncia como "russa". Significa que "a situação está ficando muito complicada". Eu aprendi na infância como russa mesmo por conta da história conturbada da Rússia e também pela fama ou esteriótipo de que os russos são meio malucos, ou pelo menos os seus líderes. Poka-poka!
Olá, Lisa. Eu gostei de tudo, mas essa história do frevo com a dança cossaca foi de cair as moedinhas do bolso!
Kkkkkj, uma lenda que é melhor que a verdade né 🤣
O bom é que aqui a gente aprende sobre Rússia e de bônus cultura brasileira! 🤓
Também não sabia a origem da expressão "só falta combinar com os russos" rs
Eu moro na Rússia Brasileira 👊 Paraná
🎈 Tenho uma camiseta e na etiqueta diz "vermelho russo" se referindo à cor.