o politicamente correto acabou com a violência no cinema?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 24 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 981

  • @QuadroemBranco
    @QuadroemBranco  5 років тому +140

    Assine o Prime Video, serviço de streaming da Amazon que tem John Wick 2 (e que atualmente tá bem mais interessante que a Netflix em questão de filmes, além de também ter suas próprias séries boas), por 30 dias GRÁTIS, só pagando depois, se quiser, pelo nosso link:
    amzn.to/2orvhBX
    (importante assinar DIRETO por esse link, assim vocês ainda por cima ajudam um canal sem gastar um único centavo, lembrando que o Prime ainda garante FRETE GRÁTIS em quase tudo da loja, inclusive nos livros e quadrinhos que a gente costuma recomendar! vale a pena demais, recomendo porque eu mesmo tô usando muito ultimamente, depois do período de 30 dias, se tu QUISER continuar assinando, é só 7 reais, muito mais barato que uma Netflix da vida s2)
    Box Coringa (Coringa de Brian Azzarello + Piada Mortal) na pré venda (os 2 quadrinhos são ótimos, particularmente o Piada Mortal, que eu mencionei no vídeo, simplesmente mt bom): amzn.to/2pE6rPF
    A Piada Mortal importado: amzn.to/2P0u2oD
    E vou deixar aqui, como faço em todo vídeo, uma recomendação de algo pra se ler que acho realmente muito bom, lembrando que comprar por esses links sustenta o quadro em branco, já que a gente ganha uma pequena comissão. Gideon Falls, com 34% de desconto: amzn.to/2J6pARs
    Muito obrigado pela atenção s2

    • @PauloCesar-fu1et
      @PauloCesar-fu1et 5 років тому +4

      Este vídeo faz uma análise sobre obras literarias, e separar a vida, as convicções,período/sociedade em que viveu o autor, e o reflexo atual sobre sua obra.
      ua-cam.com/video/qsHAlNyUtVU/v-deo.html

    • @renanbandeira7834
      @renanbandeira7834 5 років тому +6

      @@renanoliveira2945 ignorante, problematizar nn é uma questão partidária!!!!
      oq tem haver?????
      seu ideológico político manipulado, nem tudo é preto no branco.
      sua arrogância sobre a opinião do cara demonstra então a sua militância a direita a favor da censura???? NÃO!!! só mostra a sua mentalidade fraca e falta de respeito mesmo :)

    • @joselucasdonascimetoandrad2645
      @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому

      @@renanoliveira2945 cagou na idéia irmão, eu discordo totalmente da interpretação dele sobre o filme e sou de esquerda.

    • @renanbandeira7834
      @renanbandeira7834 5 років тому +1

      PAREM de achar que a interpretação do cara tem que ser igual a de vocês, não queremos um bando de mentes pensantes iguais, queremos cabeças conscientes e com opinião própria.
      Que bom que tem gente que discorda, isso mostra que vocês não estão sendo alienados por um cara que faz critica no youtube (não estou desrespeitando o Quadro em Branco, aliás acho o canal muito bom), cada um tem o seu ponto de vista.

    • @joselucasdonascimetoandrad2645
      @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому

      @@renanbandeira7834 totalmente, desenvolver a própria opinião baseada na experiência com uma obra ou o q quer q seja e dps debater pontos de vista é sempre enriquecedor pra todos.

  • @8GamerNerd
    @8GamerNerd 5 років тому +138

    O filme do coringa, em minha experiência, não me deu nada além de desconforto (o que me fes gostar tanto do filme). Por isso, não acredito que o filme glorifique nada, muito pelo contrário.

    • @8GamerNerd
      @8GamerNerd 5 років тому

      Fez*

    • @shooockwave4294
      @shooockwave4294 5 років тому +2

      @@8GamerNerd, vc pode editar o texto acima

    • @1est1
      @1est1 5 років тому

      concordo, e por isso que eu não saiu da minha casa pra ver john wick, ele mata um monte de aleatório em cena de ação genérica hollywoodiana(mas bem feita, por sinal) e mata algum vilão aleatório do filme sai todo fudido e pronto, só esperar o próximo filme que vai ser a msm coisa. O Coringa para mim não é uma grandeee obra de arte do cinema, mas passou sensações diferente, esse desconforto e incômodo com um cara imprevisível que mal difere a realidade do que ele simula na cabeça dele. Uma das minhas cenas preferidas é ele fazendo do trabalho de palhaço no hospital e eu quase esqueci q o filme tem esse teor violento e de desconforto, aew ele derruba a porra da arma e vc fica "pqp, você so de fode viu maluco, burro pra caralho". É uma cena bem besta mas com construção bem legal na minha opinião

    • @Pablo52333
      @Pablo52333 5 років тому

      Exatamente. Senti um desconforto imenso naquele diálogo final entre o Murray e o Fleck, principalmente quando o enquadramento da câmera foca nas microexpressões de raiva feitas pelo ator, o que precede uma tragédia. Cada uma das cenas de violência do Coringa mexem com o íntimo de uma forma que o desconforto acaba por ser algo inevitável. Dizer que o Coringa glorifica a violência é uma crítica tão sem fundamento que não passa de palavras fora de contexto. Achei que o vídeo anterior sobre o Coringa tinha sido ruim, mas esse se superou. Parabéns, nota 0.

    • @abraaoperera2370
      @abraaoperera2370 5 років тому

      carai

  • @Psycho-yd7vm
    @Psycho-yd7vm 5 років тому +442

    O filme do Coringa glorifica a violência? Ahn? Pode ter sido só impressão minha, mas o filme não te faz sentir prazer em nenhum momento dele, e como você mesmo disse, as poucas cenas de violência que tem pesam e doem muito mais do que em filmes como o John Wick. Eu não acho que é porque o filme tenta explicar a razão do personagem ter se tornado um vilão que ele quer glorificar ou justificar ou seus atos, e também não acho que o filme precise de um super herói lá dando porrada nele para fazer com que o público entenda que aquilo é errado.

    • @cleberoliveira3675
      @cleberoliveira3675 5 років тому +9

      Tirou as palavras da minha boca.

    • @shooockwave4294
      @shooockwave4294 5 років тому +30

      Quadro em branco vacilou demais nesse vídeo

    • @gsantosativo
      @gsantosativo 5 років тому +22

      Exato, mano. Discordei muito com o Quadro em Branco. Discordar é bom. Efeito manada só gera bizarrices.

    • @SSStati0n
      @SSStati0n 5 років тому +14

      Concordo com você, acredito que o filme não quer glorificar a violência, creio que quiseram mostrar a perspectiva da sociedade em relação a violência cometida aqueles mais favorecidos, sendo que a classe mais marginalizada na maioria das vezes acabam tratando como heróis aqueles que lutam contra o sistema

    • @pedrotrovador3123
      @pedrotrovador3123 5 років тому +7

      Achei interessante, e de fato, em algum lugar eu penso como você. Eu penso que o problema são as diversas interpretações a respeito de uma mesma coisa, entende ? Se você discutir com uma pessoa que está vendo o número seis de ponta cabeça, ela ainda vai acreditar que é um nove. Não é todo mundo que vê desse jeito, glorificar ou não a violência, sempre aparece alguém fazendo algo ruim depois de personagens tão característicos e idealizados como este. Acho que a palavra é "responsabilidade".

  • @adrialeao6020
    @adrialeao6020 5 років тому +75

    Eu realmente discordo na parte que a violência no coringa é aliviante. Pelo menos a minha experiência foi quase uma tortura, um choque em todo mundo, uma perturbação em não saber o que vai acontecer e na própria empatia do sofrimento psíquicosocial do personagem.
    E pensando nos tantos "e se?" Que levariam ele para um ambiente saudável. Você tem pena dele, Você quer o ajudar, mas sabe que ele só vai mais fundo e mais fundo numa espiral de loucura

    • @renanmonteiro5845
      @renanmonteiro5845 4 роки тому +2

      Aliviante pro Coringa, o cara mata e começa a dançar e rir, e dps ele fala que gostou de matar

    • @ticks34
      @ticks34 4 роки тому +2

      @@renanmonteiro5845 tbm acho que na visão do coringa é libertador

    • @gilsonsilva5811
      @gilsonsilva5811 3 роки тому +1

      Quando eu assisti, as pessoas aplaudiram com pompa a sequência final de Coringa no cinema, quase um efeito catártico. Para muita gente foi aliviante, mas como você, foi uma tortura pra mim também. Eu escutava os aplausos e dizia pra mim "não gente, ainda é o Coringa, não um V (o do quadrinho)"... O problema, acredito, tem ver com o fato de o diretor deixar em aberto (no filme fica em aberto, mas fora dele, esse se posiciona de maneira complicada) se o filme foi uma mentira do Coringa ou a perspectiva de mundo dele mesmo. É por isso que eu passei a considerar esse filme como uma das histórias que o Coringa conta para ganhar a empatia das vítimas/inimigos (seja o da Piada Mortal, seja o de Ledger).
      As pessoas assistem a esse filme levando ao pé da letra (o filme quer isso) a ideia de que "basta um dia ruim...", mas esqueceu (talvez) que isso só fez sentido por causa do Gordon (na HQ) ou da dualidade Batman/Harvey na trilogia do Nolan.

  • @somebody_else8243
    @somebody_else8243 5 років тому +332

    Desculpa, mas discordo totalmente do que você diz sobre o coringa, não há glorificação, o filme a todo momento é feito pra incomodar, te deixar desconfortável, e se alguém sentiu o oposto, não entendeu o filme.
    Em nenhum momento o mesmo "justifica", apenas explica, até certo momento você até sente empatia pelo Arthur, mas quando o Joker começa a surgir, a partir do momento que ele não mais reage e sim faz por simples prazer e sadismo, fica óbvio q o coringa não é um anti heroi, mas um vilão, esse que sempre esteve ali e que sua libertação só foi "intensificada" pelo meio em que ele estava.
    O filme aborda muitos temas sociais e políticos, mas não se preocupa em os exeplorar pelo motivo de que o Arthur não se importa com os mesmos, ele é louco, vê prazer em matar, não liga pra nada que esta acontecendo lá fora, mesmo que tenha sim sido afetado pelo meio por toda sua vida.
    É bom sempre lembrar que a obra tem a visão do coringa, apenas, um narrador nada confiável e que a todo momento afirma isso, ao mostrar ele imaginando coisas que nunca nem sequer aconteceram, que não passam
    de ilusões da cabeça dele.
    Enfim, acho simplesmente muito raso dizer que a violência é glorificada, ou q o coringa é posto como vítima, que tudo é justificado, mas vale o debate de qualquer maneira.
    Ps: adoro seu canal

    • @lucasbotelho98
      @lucasbotelho98 5 років тому +8

      Perfeitooooooo, falou tudo

    • @gabriellacardosopaiva417
      @gabriellacardosopaiva417 5 років тому +12

      Seu comentário podia ter sido o roteiro desse vídeo

    • @tarcisioeumesmo9840
      @tarcisioeumesmo9840 5 років тому +4

      Exatamente!

    • @deborag.6548
      @deborag.6548 5 років тому +8

      Discordo da sua discordância kkk. Tipo assim, o que eu senti do filme foi que ele abre margem pra glorificação pq justamente ele é sobre a visão distorcida do coringa, mas em vários momentos é ambíguo, por exemplo a coisa do tomas wayne ser o pai dele, da a entender que não é só a visão dele distorcida, mas a realidade é realmente aquela lá. Assim, eu acho que o filme devia mostrar uma posição quanto a questões sociais, justamente pq ele abre essas discussões e simplesmente deixa tudo ambíguo, você pode ter a interpretação que quiser, tanto nós que vemos o filme e entendemos que o que o coringa fez é absurdo pq matar pessoas não é justificável independente da situação que apresenta, quanto outras pessoas q podem muito bem não ver assim e parece que é muito pra esse lado que o filme vai, e daí a preocupação. O coringa fala que não é político mas ele mesmo tem a própria visão de mundo q de acordo com o filme pode ou não ser infundada (depende da interpretação de quem está assistindo) e também tem aquela relação entre luta de classes - de um jeito meio bobão - que faz parte da crença dele sobre as coisas (e também da realidade, aparentemente pq não é só ele q pensa assim pq tem gente fazendo protesto e sei lá o que, oq o filme não explica mto bem tbm), mas assim esse filme não tem uma mensagem, pq é só a visão do coringa então que mensagem ele da pra gente? A visão distorcida de mundo dele e que por isso ele mata? Sei lá foi isso que eu peguei do filme. Apesar disso eu acho o filme interessante por outras coisas também e acho que vale a pena ir no cinema, mas não recomendo pra todo mundo

    • @lucasalbuquerque6653
      @lucasalbuquerque6653 5 років тому +3

      @somebody_ else "O filme aborda muitos temas sociais e políticos, mas não se preocupa em os exeplorar pelo motivo de que o Arthur não se importa com os mesmos, ele é louco, vê prazer em matar, não liga pra nada que esta acontecendo lá fora, mesmo que tenha sim sido afetado pelo meio por toda sua vida."
      o problema é que, se for assim, o filme se contradiz um pouco com o discurso que o Coringa dá antes de matar o apresentador. Uma vez que este faz questionamentos que o público faria àquele, a resposta acaba se tornando o discurso oficial do filme.

  • @tiagomouradasilva1769
    @tiagomouradasilva1769 5 років тому +127

    Deixa eu ver se entendi resumindo:
    John Wick pode porque é uma sociedade distinta, Coringa não pode porque é baseado na realidade.
    "We Live in a Society" nunca fez tanto sentido como agora.

    • @euhsntt7115
      @euhsntt7115 5 років тому +3

      KKKKK ENTÃO

    • @metallinkgaiden
      @metallinkgaiden 5 років тому +5

      Eu entendi isso tbm kkkk

    • @Pablo52333
      @Pablo52333 5 років тому +17

      O quadro em branco poderia deixar quieto Coringa, segundo vídeo em que eles defecam pela boca.

    • @joaoandrade2953
      @joaoandrade2953 5 років тому +1

      @@Pablo52333 qual foi o outro?

    • @Pablo52333
      @Pablo52333 5 років тому

      @@joaoandrade2953 o vídeo anterior a esse mas não lembro o título

  • @joaolucassampaio1600
    @joaolucassampaio1600 5 років тому +267

    Pra mim o problema é justamente você achar leve/divertido/normal o john wick matando meio mundo. Isso é banalizar a violência. Coringa faz você sentir o peso em todas as ações. Matar pesa, mérito ao diretor.

    • @abacate4492
      @abacate4492 5 років тому +17

      Mas a questão é justamente essa, cara.

    • @abacate4492
      @abacate4492 5 років тому +19

      Coringa faz sentir o peso da violência porque ele é construído assim, é pra ser um reflexo do nosso mundo, mesmo sendo uma obra de ficção.

    • @abacate4492
      @abacate4492 5 років тому +20

      John Whick é um filme que beira o absurdo, tá ligado? As cenas de luta são construídas pra ser impressionantes, e não como um ato de agressão que dá medo e é tenso igual alguém sufocando uma pessoa com um travesseiro.

    • @abacate4492
      @abacate4492 5 років тому +17

      John Whick não quer colocar peso mas mortes porque o filme não foi construído pra ser dessa forma - é um filme de ação.

    • @joaolucassampaio1600
      @joaolucassampaio1600 5 років тому +27

      Que bom que retrataram a violência da forma que deve ser. E não como algo "cool" e prazeroso. De qualquer forma é meio bobeira comparar esses filmes :/

  • @obonkey
    @obonkey 5 років тому +168

    Não acho que as explosões de violência do coringa eram "libertadoras" todo mundo com quem eu tive contato (eu incluído) que assistiu o filme, se sentiu muito incomodado com a violência, o próprio jogo de som e imagem na cena do hospital serve pra passar a ideia de desconforto a cena da entrevista é chocante e desconfortável por toda construção da cena, qualquer humano são vê que aquilo é algo de alguém com problemas mentais(inclusive ele fala isso na cena). Coringa é um filme de vilão, ele foi feito pra justificar o vilão, levantar o argumento que ele segue para que venha o Herói e explique porque ele está errado. Uma coisa até que engraçado acontece com a própria análise que cê fez do Pantera Negra, onde por diversas vezes usastes o "vilão" para se referir ao Killmonger, que claramente e indubitavelmente é um vilão, defendendo o ideal de que um grupo étnico deva ter controle por meio da força sobre o resto ser defendido por alguém tão defensor da liberdade quanto você é minimamente doentio

    • @eusoupe
      @eusoupe 5 років тому

      depende da pessoa o filme tenta e consegue criar um laço de empatia com o coringa, praticamente todas as cenas tem esse ar mais sombrio na fotografia com cores foscas e apagadas mas na cena da entrevista, quando ele exalta o posicionamento dele em tom de fazer sentido toda aquela violência desordenada as cores estão vivas .. ele é o herói e te causa uma certa ânsia pelo momento onde ele explode e só causa o caos o filme todo trabalha pra que esse momento seja esperado pelo menos pelo que eu achei

    • @eusoupe
      @eusoupe 5 років тому

      o que é pode ser um catalizador pra pessoas com mal julgo tomar como as atitudes dele no filme como plausíveis ... concordo que o filme é irresponsávelmente trabalhado para construir coringas por aí (?)

    • @rodrigolima1541
      @rodrigolima1541 5 років тому +6

      @@eusoupe As cores não estão ali para qualificar o que é moralmente correto ou não, muito pelo contrário, elas demonstram o estado psicológico do personagem. Além do mais, durante todo o filme, o que se sente é um grande desconforto, literalmente dor social, já que ele quebrar inúmeros parâmetros de relações interpessoais, como o senso de humor distorcido do protagonista e o próprio posicionamento físico que causa estranheza durante quase todo o tempo. Com relação a empatia, você assistiu a quase 2 horas de filme sobre um personagem, você começa a entender as condições que levaram ao Arthur chegar a onde chegou, mas em nenhum momento o filme apresenta o que ele fez como justificável ou aceitável. Agora, o filme pode ser perigoso? Talvez, a polêmica em volta fala mais sobre a nossa sociedade do que sobre o filme, afinal, significa que de certa forma, ele representa um pouco do mundo em que vivemos.

    • @renanmonteiro5845
      @renanmonteiro5845 4 роки тому

      Ele quis dizer que eram libertadoras para o Coringa, que dps de matar ele começa a dançar e rir sobre o que fez

  • @ericksilva7640
    @ericksilva7640 5 років тому +986

    Tenho uma visão completamente diferente, e olhe que adoro o canal, mas, achei bem forçado dizer que Coringa glorifica a violência que expõe. Lamento, mas interpretar aquela sequência final como uma apologia irresponsável à violência é tão burro quanto comparar Coringa com John Wick. A proposta do primeiro é, mesmo que no devaneio da arte, mostrar o quão perigoso é não exercemos empatia em sociedade, e que invariavelmente isso irá nos tornar propensos, aí sim, a idolatrarmos figuras problemáticas como Arthur. O filme é excelente nesse propósito, e desvirtuar isso dizendo que o filme glorifica a violência é ter certa "má vontade" com o longa, da mesma forma que aconteceu com o pessoal do Pipoca e Nanquim, por exemplo, que foram tão rasos na análise de Coringa quanto você. Se a questão é interpretar, ipsis literis, o que se vê em tela, podemos dizer que Laranja Mecânica é nocivo, então, até mais que Coringa? Pois ali, no filme, pelo menos, não há nenhuma justificativa minimamente plausível pro Alex ser violento, e no final, chegamos a ter pena dele, pois ele sofre com a violência de estado e de quem está ao seu redor, transformando alguém nefasto quase em um mártir. Desculpe, Otávio, mas muito rasa essa sua análise, até mesmo porque, por mais que John Wick seja distante da realidade, ainda assim, ele tem um nível de realidade ali, sim, como os recentes Rambos, por exemplo, e pode, sob certo aspecto, ser prejudicial. Enfim, discordo de você (mas de maneira saudável). Abraço.

    • @alineyamagishi
      @alineyamagishi 5 років тому +80

      Erick Silva excelentes observações! Há diversos filmes extremamente violentos como próprio Laranja Mecânica que são vistos positivamente e com Coringa parece que não querem interpretá-lo a fundo, mas apenas uma manifestação conservadora e rasa sobre incentivar atos violentos e vangloriar ele como herói, e não é bem assim

    • @brunodelciampo1907
      @brunodelciampo1907 5 років тому +91

      Obrigado por escrever o comentário cujo o qual eu estava pensando em escrever. Um dos poucos vídeos que eu assisti do canal e fiquei tipo: que? Sério?

    • @luminaria6122
      @luminaria6122 5 років тому +8

      @Bruno Del Ciampo cara mesmo tendo algumas manifestações que seriam de discordar mas por favor continue vendo vídeos desse canal ele é muito bom

    • @gugubartolomeu
      @gugubartolomeu 5 років тому +15

      O problema é que o filme da um motivo pra violência, justifica ela em um cenário real. No John Wick e no laranja mecanica não é uma violência "real" e que pareça real , é exagerada e o universo dos filmes também tem uma certa distancia da realidade. Com o tanto de extremista por aí ( até na presidência kkkkkk) dar um motivo plausível pra violencia é perigoso.

    • @ericksilva7640
      @ericksilva7640 5 років тому +24

      @@luminaria6122, adoro o Quadro em Branco. Graças a ele, pude conhecer ótimas obras, como a HQ Livros da Magia, do Neil Gaiman, por exemplo. Otávio e Henrique são caras maravilhosos como pessoas, mas aqui, pelo menos, pra mim, forçaram a mão, e estão com má vontade com Coringa.

  • @j.jlucas2085
    @j.jlucas2085 5 років тому +197

    Sinceramente não acho que o longa do Coringa glorifique a violência. Nas cenas mais pesadas como o Arthur matando o indivíduo no hospital ( não vou me referir diretamente já que nem todos assistiram ao filme ainda ), o filme traz uma visão bem mais perturbadora e fria ao vermos o tal feito, o mesmo para a cena em que os colegas de trabalho visitam seu apartamento. No final acho que só quero afirmar que o filme traz uma perspectiva de violência menos glorificada e mostra uma perspectiva mais real, que a morte não é cheia de drama mas mais natural que imaginamos.

    • @void__ange
      @void__ange 5 років тому +13

      Eu concordo, as mortes são nuas e cruas, sem dramatização e eu amo isso no coringa ele atira e atira de novo como se fosse nada e realmente n é nada se ignorarmos princípios éticos

    • @BrunoLima-vh1eu
      @BrunoLima-vh1eu 5 років тому +4

      @@void__ange mesmo assim, nao é sobre a morte, É sobre suas causas e consequencias. É isso que faz o filme um potencial catalizador de violência burra e irracional, ele justificar a morte, que acaba por levar a consequências sem sentido, como uma gotham revoltada com o nada, apenas emulando o vazio do personagem do coringa. É, literalmente, agir irracionalmente, mesmo q as causas sejam validas. As causas são a desigualdade, a insatisfação com as instituições, a crise em todas as instancias (economica, social, na segurança...), mas seus meios e seus fins são puro irracionalismo. Nao há qualquer avanço, existe apenas a vingança sem sentido, nao tem um fim, Senão a própria violência.

    • @luanqwertt124
      @luanqwertt124 5 років тому +1

      E também não é absurda a parte em que ele vira um herói para sociedade. Tendo em vista que o morrem pessoas TODOS os dias em Gotham de doenças e outros problemas, mas a comoção da televisão só aparece quando 3 homens “bem de vida” são assassinados no trem. Após o discurso do Thomás Wayne que o Palhaço acaba virando um “herói” da sociedade

    • @canaldojaquinho7381
      @canaldojaquinho7381 5 років тому

      @@luanqwertt124 esse é o problema

    • @void__ange
      @void__ange 5 років тому

      @@BrunoLima-vh1eu pra mim o filme retrata algo q tá um lixo e destruição em algo mais lixo e destrutivo, mas n por culpa do próprio coringa que em meio disso tudo se fez irracional, mas por consequências atrás de outras. A violência da sociedade em um todo fez a violência aumentar, mas não quer dizer que isso foi a mensagem ou o certo, só uma consequência de fatores

  • @emersonmiranda435
    @emersonmiranda435 5 років тому +76

    Eu acho que Jonh Wick glorifica a violência tanto quanto Coringa ou qualquer filme de ação. A matança em Jonh Wick é estilizada, e a maior parte do publico vai ao cinema para ver ele matando pessoas kkk Já em Coringa, a violência é agoniante, as pessoas na cidade estão esquecidas, e ninguém ali parece querer ajudar alguém. Pra mim a proposta do filme não glorifica nada. O filme mostra um louco, enlouquecendo e as consequências de suas loucuras. Se alguém em sã consciência acha que o filme glorifica algo, ai vai da sua experiência do filme. O filme está ai para ser refletido, é você quem sai com as conclusões e assim como os seus achados

  • @hugobessa6163
    @hugobessa6163 5 років тому +66

    Lacrou errado mano volte 10 casas

  • @carlosinter01
    @carlosinter01 5 років тому +171

    Saudades de quando o canal me fazia pensar sobre o filme em vez de me dizer o que eu devo pensar

    • @gabrielvargas5668
      @gabrielvargas5668 5 років тому +37

      isso literalmente nunca aconteceu, vc só tá doído pq discordou. inclusive é notável ver como as pessoas que discordam das críticas como as feitas no vídeo adotam essa postura bizarramente defensiva

    • @gustavosutil9957
      @gustavosutil9957 5 років тому +8

      Toda análise possui um viés. Essa análise simplesmente discordou da sua. Pode assistir o filme

    • @hardcorexmemoria
      @hardcorexmemoria 5 років тому +7

      Por isso é análise. Pois pode te levar a discordar. Se existe discordância, pressupõe-se (minimamente) reflexão. O que te induz e te leva a concordância é marketing. Que é uma coisa totalmente diferente.

    • @tinycat
      @tinycat 5 років тому +1

      @@camilam487 por que hipócrita?

    • @lucamageste
      @lucamageste 5 років тому +1

      você sabe que essa é a opinião dele né? ele não se pós em papel de te fazer pensar hora nenhuma, poxa

  • @pdrwlbp
    @pdrwlbp 5 років тому +82

    Acho q o Coringa dá espasso para várias interpretretações. Mas o que eu acho ridículo é dizer que o filme glorifica a violência e o Coringa.

  • @marcondesaugusto2566
    @marcondesaugusto2566 5 років тому +331

    O canal ultimamente tem um ponto de vista tão raso, joker tem tanta coisa legal pra aprofundar mas vocês preferiram apenas falar que ele é violento pela violência e acabar a discussão

    • @silencio3608
      @silencio3608 5 років тому +35

      Tem tanto significado dentro do discurso do Coringa, e ele resumiu a só isso. Ele q adora falar de engajamento político dentro de uma obra

    • @gansetsukon
      @gansetsukon 5 років тому +11

      É q o vídeo não é do Henrique, os videos do Henrique são profundos, o Otávio parece q se esquiva de ter q atingir a mesma profundidade e tenta bater no raso, pelo menos em todos os vídeo q eu vi dele :/
      Ultimamente eu tenho filtrado os vídeos pra assistir só os do Henrique.

    • @eloanydsouza1140
      @eloanydsouza1140 5 років тому +7

      @@gansetsukon
      O vídeo do Enrique: "de onde vem a violência do novo coringa?"
      Foi bastante criticado também...

    • @ANINOOB
      @ANINOOB 5 років тому +19

      Sei não, mas consigo enxergar o lado ideológico dele, cada vez MAIS dentro de cada vídeo novo.
      Gostava mas do julgamento e abordagem por varios parâmetros, o Meteoro(Nada, absolutamente nada contra qualquer posição politica de qualquer de pessoa) começou assim, hoje é só mais um canal de Politica!

    • @gabriellacardosopaiva417
      @gabriellacardosopaiva417 5 років тому +2

      Sweet Potato Loves You Matou a charada kkkk. Agora entendi porque os vídeos que menos gosto na canal são do Otávio (é a opinião dele e tal, mas ele é mais do menos, Henrique pelo trás referências pra embasar a crítica)

  • @uesleis9
    @uesleis9 5 років тому +30

    Na minha visão, o filme do coringa não é tudo isso que estão falando de violência. Não achei cenas pesadas, concordo que ele é realista, mas ficar chocado duas cenas onde há mortes por arma de fogo e uma por arma branca é um pouco de exagero. Eu fico chocado com um filme como tropa de elite, onde sei que aquilo é real, aquilo é o que passa no noticiário. O coringa traz aspectos da sociedade moderna? Traz, mas em uma outra época, em uma cidade fictícia. Eu vejo o filme como um drama/ficção, tanto que quando saí do cinema me peguei pensando mais na forma de como lidamos com as pessoas no nosso dia-a-dia, como há pessoas precisando de ajuda.
    O que eu percebo, estão querendo focar nas poucas cenas de violências, do que nas várias cenas de falta de empatia com o próximo. Estamos deixando de olhar em como o estado trata o indivíduo, em como a sociedade trata o indivíduo e em como nós, indivíduos tratamos nosso semelhante.

    • @diegooli9253
      @diegooli9253 5 років тому +5

      exatamente, tão inventando uns problemas no filme ai que nem existem, também assisti e achei foi pouca a violência, também sai pensando mais nos problemas psicológicos. Até porque o filme fala sobre isso o tempo todo, tem um monte de frase no filme indicando essa relação dele com a sociedade

    • @casmurroverso
      @casmurroverso 5 років тому +4

      Faço do seu comentário minhas palavras. É foda essa glr banalizando doença mental e fazendo críticas rasas de um filme que tem mto mais coisa relevante doq a violência nas cenas

  • @brockdenzel08
    @brockdenzel08 5 років тому +97

    É aquele negócio né, vivemos em uma sociedade..

  • @caiquemarlon5579
    @caiquemarlon5579 5 років тому +7

    Só um comentário sobre a cena final em que o Coringa é glorificado: as pessoas que o glorificam não o estavam glorificando por ele seguir a mesma linha de protesto que se alastrou em Gotham naquele momento. Eles viram no Coringa um vingador contra os ricos quando na verdade tudo isso começou por que ele não queria ser espancado num metrô. Ele assassinou três homens que demonstraram um comportamento misógino e violentamente "masculinizado" com uma arma que foi dada a ele por um cara que acreditou que aquilo serviria para a proteção mesmo que ele tenha dito "eu não posso ter uma arma"
    No final das contas a loucura do Coringa foi principalmente movida por uma infância completamente desestruturada que se voltou à tona quando ele perdeu o uso dos remédios e da Terapia, depois de descobrir que a vida que era uma pessoa completamente diferente de quem a mãe o fez acreditar que era. E tudo isso culmina numa cena em que o povo o exalta por um motivo mas em que ele está inserido por outros diferentes, próprios, mas em momento algum justificáveis por ele ser quem ele é. Como o próprio Joaquim Phoenix disse: "ele é um vilão, eu o interpretei como um vilão"

  • @Ofcbeats
    @Ofcbeats 5 років тому +14

    A falta de crítica social do filme do coringa retrata o que é o personagem, que sim está num contexto social e político(como todo mundo) e é afetado por ele, porém não são essas as únicas (ou as principais) motivações dele. É algo paradoxal msm cara, comportamentos não são lineares e não respeitam EXATAMENTE a lógica de causa e efeito pois as causas e os efeitos são múltiplos. E não acho que a forma como é contada a trajetória do coringa de alguma maneira exalte ou justifique completamente seus crimes, e sim todas as pessoas se estimuladas da maneira correta e no tempo correto podem se tornar um coringa. Talvez pra alguns isto toque em algum ponto sensível, o que muda sua percepção isso ocorre com todo mundo o tempo todo(inclusive cmg agora kkkk).

    • @1est1
      @1est1 5 років тому

      sabe o que eu fico estressado, muita gente reclama de como os filmes são sempre a jornada no héroi ou aquele enredo batido de superação. Quando um cara vai e tenta fazer algo difeerente, para explorar outras sensações como desconforto os kra metem o pau. Nem centopeia humana e serbian film são considerados puramente trash, mania de querer crítica social em todo filme, se fuder, sabe pensar não esses filhas da puta, o autor tem que explicitar a porra da crítica no filme.

    • @gabrielvfc
      @gabrielvfc 5 років тому

      @@1est1 né?

    • @gabrielvfc
      @gabrielvfc 5 років тому

      quando é que esses caras vão aprender que o ser humano é muito mais do que uma critica?

  • @lucao3163
    @lucao3163 5 років тому +49

    Discordo totalmente, eu não senti prazer nenhum em ver os momentos de explosão violenta dele, muito pelo contrário, eu senti indignação e repulsa pelos atos dele. Achei que o filme não glorificou a violência como dito no video.

    • @renanmonteiro5845
      @renanmonteiro5845 4 роки тому

      Ele quis dizer que aquilo causa prazer ao coringa, o cara mata as pessoas e começa a rir e a dançar. Pessoas com problemas podem simpatizar com essa ideia libertadora de violência

  • @Fioreller
    @Fioreller 4 роки тому +6

    Aparentemente foi decretado proibido na internet falar mal de Coringa, os caras ficaram malucos ahshahsha. Bom vídeo man.

  • @ocaoticoneutro
    @ocaoticoneutro 5 років тому +13

    Eu não entendo como vocês assistiram o filme e viram uma glorificação ou sentiu esse tipo de empatia pelo personagem. Em momento algum do filme eu consegui me sentir representado pelo personagem, muito menos senti o extase quando ele liberava a violencia.
    A partir do momento que o filme me apresentou um personagem quebrado com problemas mentaís, e que iria passar por uma serie de gatilhos que o transformaria no Monstro Coringa, eu senti apenas medo e pena do personagem. Toda vez que ele liberava a violencia, eu via alguém doente que não deveria estar passando por aquilo.
    Assistir Coringa pra mim, me passou a sensação de que estivesse sentado ao lado de uma bomba relógio que não mostra quanto tempo falta, vc sabe que algum momento aquilo vai explodir e a cada "Tic Tic" vc teme a explosão.
    A mesma sensação que senti ao assistir Coringa, foi a que senti assistindo Beates Motel onde acontece a mesma situação, vc ve uma pessoa com problema que não deveria estar no hambiente em que esta, e que vc sabe o produto final e você teme. A diferença é o que Beates Motel leva 5 temporada te marinando e te agoniando, Coringa joga em 2 em um turbilhão de tensão, medo e agonia, com um alivio final com sentimento de final de montanha russa.

  • @jonathanbenedicto7797
    @jonathanbenedicto7797 5 років тому +29

    Dizer que o filme do Coringa é irresponsável, significa subestimar quem o assiste. Sinceramente, se vc sente prazer ao assistir às cenas de assassinato que o Coringa comete, se vc sente essa "glorificação", procure assistência médica.
    Sério. Sei que é a opinião de vcs.
    Compartilhá-las conosco faz com que possamos discordar tbm. Não me leve a mal. Amo o canal de vcs e acho q estão forçando e envergando muuuuito essa barra.

    • @jonatasmatheus9495
      @jonatasmatheus9495 5 років тому +3

      Ao meu ver problema não ta na maioria do público e sim numa pequena minoria que vai se sentir justificada, pela sua própria interpretação de como o mundo é injusto com eles, à compter atos criminosos porque "Eles mereceram". Nao é subestimar a massa e sim reconhecer esses casos isolados

    • @jonathanbenedicto7797
      @jonathanbenedicto7797 5 років тому +1

      @@jonatasmatheus9495 por isso o filme é ruim?

    • @jonathanbenedicto7797
      @jonathanbenedicto7797 5 років тому +1

      @@jonatasmatheus9495 ao meu ver, isso acontece na vida real. O filme é perfeito em retratar isso da forma mais visceral e absurda. Eu entendo a proposta do filme. O filme incomoda o tempo todo, e em nenhum momento senti oq essa minoria provavelmente sentirá - segundo vcs - ao assistir ao filme. O filme cumpre o seu papel enquanto arte; não há como culpá-lo por isso

    • @pablosilva8557
      @pablosilva8557 5 років тому +3

      John wick = mata geral, mas tá de boa porque parece fictício
      Coringa = não pode porque bate com a realidade e você sente a violência
      Sério que o canal usa isso pra tentar inferiorizar o filme?? Adoro canal, mas tá foda...

  • @GreatWhite00000
    @GreatWhite00000 3 роки тому +2

    Cara incrível seus vídeos. Tô realmente surpreendido com a qualidade das discussões. Parabéns.
    Uma galera nos comentários achando absurdo o que tu falou do filme do Coringa. Assim, eu também discordo. Mas tem vários grupos que glorificam violência que adotaram essa nova imagem do Coringa, então é auto-evidente que a análise do vídeo acerta vários dos alvos.
    Continue assim. Abraço

  • @novorici1999
    @novorici1999 5 років тому +92

    Eu realmente não entendo essa necessidade gigante do canal de tentar deslegitimar a qualidade cinematográfica de Coringa - pois sim, é um filme com muita qualidade. Todos os vídeos aqui tem uma interpretação puritamente pessoal, isso é óbvio, mas nesses vídeos em especifico eu sinto uma necessidade gigantesca de provar que o filme é errado e que eles faz coisas irresponsáveis, quando na verdade a interpretação apresentada chega a ser tola.
    O filme se passa todo na visão do protagonista, nós somos apresentados a diversos momentos que provam isso, questionar o motivo da comoção política, quando o personagem no filme pouco se importava com a política em si, é no mínimo burro.
    Sobre o resto, li um comentário que resume bem: O filme mostrar o que constrói o personagem não significa que ele está justificando as ações, e sim explicando como vieram a ocorrer. Moralmente falando, nenhum artista deve ter a responsabilidade de educar homens e mulheres adultos (público alvo do filme).

    • @jaoathos1789
      @jaoathos1789 5 років тому +7

      Faço das minha palavras as suas

    • @isaelbryan9515
      @isaelbryan9515 3 роки тому

      Cara o filme glorifica um assassino psicopata.

    • @sid7989
      @sid7989 2 роки тому +2

      @@isaelbryan9515 Ler o comentário dele dnv, não tem motivos para acreditar nisso, o filme todo é passado no ponto de vista do Coringa, pra ele as ações dele tem sentido, pra ele é justificável seus atos por conta de ser vítima de uma sociedade opressora, agr você acreditar realmente nisso é burrice exclusivamente SUA, como o cara disse, nenhum artista é responsável por educar adultos.
      É bom citar que o filme mostra o sadismo do Coringa, em como ele fica feliz, sente prazer, sente alívio em matar, claramente você ver um doente mental seguindo pra um lado onde se sente prazer, e que nois telespectadores sentimos desconfortáveis com seus assassinatos, você só precisar ter alguns neurônios pra entender que não é glorificação, só tem um desenvolvimento para ele chegar ao ponto de cometer assassinatos, e nesse desenvolvimento sentimos uma certa empatia, mas só até ele começar seus assassinatos.

    • @isaelbryan9515
      @isaelbryan9515 2 роки тому +1

      @@sid7989 a população leva ele nos braços como se fosse um herói no fim do filme, qual o sentido disso ? É como se a gente fosse glorificar o charles manson pq as pessoas q ele e matou eram ricas e ele tinha problemas mentais.

    • @circo.sombrio
      @circo.sombrio Рік тому

      É tenso. Imagine um escritor de terror. O autor do Jason não aprova os atos dele. Espero né.

  • @gabrielfelix8687
    @gabrielfelix8687 5 років тому +16

    Eu acho não acho q Coringa glorifique a violência!! Eu acho q Coringa mostra como pessoas com problemas como Arthur precisam de ajuda e como se pode ajuda-las, evitando principalmente nega-lá como fizeram com Arthur.
    Na minha opinião deveriam ter mais filmes como Coringa, que mostram a realidade e que façam as pessoas pensarem nos seus atos. Pq tvlz se a Psicóloga tivesse insistido em tentar ajudar mais, se o colega de trabalho não tivesse vendido a arma pra ele, se a mãe não tivesse deixado acontecer aquilo na infância ele nem teria esses problemas, e tudo que aconteceu poderia ter sido evitado. Existem vários fatores que influenciaram ele a se tornar o Coringa, claro não justificando as mortes que ele causou, nada justifica aquilo, mas poderia ser evitado.
    Eu posso estar muito errado e tbm ter falado muita merda, Muita Mesmo, Pq eu só queria tentar ser intelectual.

  • @cafepreto3504
    @cafepreto3504 5 років тому +6

    Comecei a ver o vídeo aí pensei “ok, mais do mesmo que tenho visto aqui no canal” aí chega na parte que ele fala que Coringa se passa “num cenário específico daquela Nova York suja...” uai, mas Coringa não se passa em Nova York.
    Eu venho perdendo o encanto pelo quadro em branco, e acho normal também, a gente não precisa gostar da mesma coisa pra sempre né. Mas, uma pena

  • @yurizottis9068
    @yurizottis9068 5 років тому +4

    achei muito estranha toda essa construção narrativa do video pra no final dar um salto para algo totalmente desconexo e possivelmente delirante do filme do coringa
    os únicos momentos que ele realmente se sente aliviado é quando quem sempre ignorou ele finalmente percebe a existência dele
    o filme nao ta dando justificativa pro que ele ta fazendo mas sim mostrando que a nossa negligência diária e aplausos quando ele finalmente surta que o fazem ser quem é

  • @evertonsalgentelli5229
    @evertonsalgentelli5229 5 років тому +15

    Impressionante a capacidade de vocês de simplificar e ignorar quase que o roteiro inteiro pra justificar esse argumento de que o filme glorifica violência. É realmente impressionante.
    Parece que assistiram só os traillers pra fazer as críticas, de tão rasas que são, mds.

    • @DaviMartins99
      @DaviMartins99 5 років тому +12

      Cara, é um negócio que não faz o menor sentido, as pessoas estão se esforçando pra conseguir NÃO GOSTAR do filme. Eu realmente to achando que eu vi outro filme, porque no Coringa que eu assisti não tem glorificação de violência alguma, muito pelo contrário, cada morte no filme chocava a sala inteira e as pessoas ficavam cada vez mais assustadas.

    • @evertonsalgentelli5229
      @evertonsalgentelli5229 5 років тому +4

      @@DaviMartins99 simmmm mano, o filme é desconfortável pra crl, eu só conseguia me sentir mal assistindo.

  • @sjn415
    @sjn415 5 років тому +43

    O argumento em si colocado, leva a censura(como o filme laranja mecânica e o livro foi proibido), como os imbecis que querem proibir jogos violentos, pois os mesmos "podem incentivar a violência" pff.. Esperava mais do narrador desse vídeo. Concordamos em discordar fortemente, que bom, odeio me ver parecido com um ideológico ser de esquerda/direita que argumenta de forma tão fraca.

    • @sjn415
      @sjn415 5 років тому +11

      Interessante notar tbm, a lei que quer proibir músicas de Funk e Rap, que supostamente "glorificam a violência"... Interessante ver que foi mesma semana, um deputado aí de direita, da merda do PSL, está tentando passar esta lei. Ou seja, um ataque a obras e a art, onde políticos que querem decidir por vc oq é RUIM e o q é bom, como vc fez no vídeo dizendo : "coringa n é só ruim nisso, como tbm nisso aq ... E isso". Risível k k

    • @alexsanderstonehearth7702
      @alexsanderstonehearth7702 5 років тому +3

      Ahhh, concordo demais, mano. Cara, a arte tem que ser livre. Qnd falam em responsabilidade social (ou pra citar o inverso), respeito as instituições (p. Ex: não façam filme q desrespeitem o cristianismo), eu só consigo cagar incrivelmente para a opinião da pessoa. Essas opiniões, doq se deve ou não fazer, doq se deve ou não pensar, só leva a censura, de fato.

    • @phill4242
      @phill4242 4 роки тому +1

      @@sjn415 cara,troca direita e esquerda por estatista,pronto,resolveu,são tudo a mesma merda,dizendo como vc deve viver sua vida,oque vc deve comprar,ler e falar.

  • @marcusboethia8285
    @marcusboethia8285 5 років тому +35

    5:24 Deve ser porque o filme não quer balançar nenhuma bandeira, qual o problema disso ?
    Eu ouvi pessoas dizendo que o Coringa/Arthur sempre foi mal e que a sociedade só criou as justificativas para ele exercer a maldade dele . Também ouvi que ele era bom e que a sociedade o transformou num monstro, como você mesmo disse no vídeo (Rousseau S2). Eu entendi que o Arthur era só um cara com problemas mentais, cujos sintomas só foram exacerbados e ramificados graças as suas interações com o meio , oque eu quero dizer é, não foi nurture nem nature, foram os dois. E independente do que as pessoas entenderam ou fizeram do filme, você não pode jogar a responsabilidade nos criadores pelas condutas das pessoas que assistiram o filme. "Potencialmente catalisador de violência no mundo real" WTF serio isso?

    • @shooockwave4294
      @shooockwave4294 5 років тому +1

      Joguei GTA a minha infância inteira, hj n saio roubado bicicletas

    • @Pluzz-nl1xy
      @Pluzz-nl1xy 5 років тому +2

      Marcus Henderson Eu ainda não sei se concordo com a parte do filme glorificar a violência, mas sobre o fato do filme não levantar bandeiras: Quando o filme insere e se propõe a discutir assuntos diretamente ligados com política (até mesmo institucional) e não faz uma crítica contundente o suficiente a algo específico ele se limita e se esvazia de significado e profundidade. Acaba virando um grande "sou contra tudo que ta aí".

    • @thalis_spineli
      @thalis_spineli 5 років тому +1

      @@Pluzz-nl1xy Não acho q o filme se propôs a isso, foi mais algumas pessoas q esperavam um posicionamento e criticam pq não aconteceu... eu acho q o filme trata da origem de um personagem de quadrinhos, em um mundo mais real, na visão do diretor!! Mostra a vida dele e todos os pontos críticos q podem ter desencadeado algo no arthur, ponto... e o diretor usa muito bem essa realidade pra demonstrar o peso de uma morte, tornando o filme meio desconfortável e assim cria uma origem de um coringa na visão dele!! Uma obra de arte retratando aspectos da sociedade!!

    • @m-ou-k
      @m-ou-k 5 років тому +1

      bom selvagem nem é gente.

    • @circo.sombrio
      @circo.sombrio Рік тому

      ​@@diegooli9253 jogando ou não, cometeria crimes.

  • @guermean
    @guermean 5 років тому +4

    Acredito que a intenção do filme Coringa é alertar que a falta de empatia e um ambiente, acontecimentos e pessoas tóxicas podem extrair o pior de alguém. Nesse sentido, a violência não estaria sendo celebrada, mas sim tratada como uma infeliz e inevitável desgraça. Mas concordo que o autor precisava desenvolver melhor essa msg, pois soa sim como uma celebração da violência em uma observação menos dedicada. Mas ainda assim, soaria como celebração, acredito, nem tanto pelo apelo da violência e sim pelo apelo do vilão Coringa. Ou seja, o êxtase nao seria pela violência em si e sim pela satisfação de ver o famigerado vilao Coringa cometendo as atrocidades que todos esperam.

    • @joselucasdonascimetoandrad2645
      @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому

      Na verdade o filme é provocativo com a violência fazendo o espectador se questionar sobre a própria aceitação da mesma e vai afundando cada vez mais numa jornada doentia, com o coringa sempre matando sem qualquer vestígio de remorso até mesmo a própria mãe. A cena em que ele é exaltado é uma análise social pesadíssima e infelizmente real, um sorriso de sangue em meio a aplausos, não tem como ser simbolicamente mais preciso na abordagem de que numa sociedade caótica as pessoas abraçam ídolos insanos. Finalizando com uma última cena em que o coringa mata a psiquiatra sai dançando alegremente sem qualquer justificativa, onde o roteiro disse claramente "ei, tá vendo esse cara aqui? Ele não é um herói". Tem muitas camadas e simbologias nesse filme, ele merece mais do que uma olhada superficial e foi exatamente isso que esse vídeo fez.

  • @Ysm537
    @Ysm537 5 років тому +3

    Não terminei de assistir o vídeo mas consegui concluir três coisas:
    1°= aviso de spoiler
    2°= dizer que essa é apenas a sua visão/interpretação/opinião
    3°= o vídeo é irresponsável

  • @nico-wo9wn
    @nico-wo9wn 5 років тому +17

    Achei o vídeo meio que vacilo, Coringa não tentou justificar ou glorificar a violência em momento algum. Inclusive, absolutamente todas as mortes ao longo do filme foram capazes de deixar o público obviamente desconfortável.
    O Artur foi de fato um personagem identificável em diversos momentos, mas a suposta sensação de libertação mencionada durante os momentos de agressividade nunca esteve presente em momento algum.

  • @antitese3327
    @antitese3327 5 років тому +6

    Vi muitas criticas como a do otavio, mas acho essa visão muito simplista . É como se nao vivessem na sociedade atual ou como nao tivessem visto filmes violentos que tentam gerar empatia, como laranja mecanica no final ou os filmes do scorcese(rei da comedia,taxi driver) q terminam com criminosos como herois e sao ditados como classicos. Coringa nao e um filme raso ou um filme de valorizaçao da violencia. Primeiro ponto; a natureza humana é violenta isso é psicologico, e a violencia pd ser expressada de diversas formas sejam elas graficas ou nao. Nos somos violentos todos os dias de alguma forma. E ainda temos de lembrar que é um filme de hqs de um personagem extremamente violento, q dxo barbara gordon cadeirante, estuprou, tirou fts e durante uma tortura fez seu pai comissario gordon assistir td. Isso é valorizar a violencia? Outra coisa ele em certo ponto do filme ser glorificado nao é algo absurdo na vdd é absolutamente comum, se levado ao contexto de pessoas desesperados em um caos completo. Hitler foi um lider amado por boa parte dos alemaes(por estarem desesperados pos 1º guerra), donald trump,bolsonaro tds incitam violencia constantemente e sao adorados por isso, o questionamento seria se isso é bom ou ruim na nossa realidade? O filme cumpre bem o papel de passar uma visao do personagem pois o filme e do arthur/coringa e ponto. O entretenimento constantemente passa essa visao de alguem mal justificando suas maldades.Um filme como esse serve pra se causar discussao para entendermos os erros do ser humano e da sociedade, entender doenças mentais ,descuidos e vermos o ponto q uma pessoa pode chegar por uma sucessao de eventos de abandono e descaso(pode se entender isso ate msm em jovens no mundo do crime por um governo que nao apoia seus cidadãos e os abandona) isso em nossa realidade por termos o filme do coringa, e podermos discutir com mais enfase sobre isso torna o filme otimo e na minha visao tecnicamente perfeito(trilha sonora,fotografia,atuaçao e etc).
    É um filme dramatico,doloroso e de certa forma empatico pois vermos as dores de arthur conseguimos entende-las, mas entender seus atos de violencia e outra questao. Esse filme pd sim incitar violencia em mentes pertubadas, assim como tudo na nossa sociedade de alto trafego de informaçoes pode influenciar mentes pertubadas e violentas. O filme foi pensado para passar desconforto de certa forma, nos temos de ver o filme com a premissa de que é um filme dql personagem e como a loucura dele so vem a piorar mesmo com ele tentando se tratar, e todos simplesmente o deixando de lado. Acho que boa parte das criticas de coringa ser um filme irresponsavel vem de um medo de ter sentido empatia com uma pessoa tao má como o coringa, mas isso serve pra mostrar como nenhum assunto e raso o bastante e nem sequer o filme do joker é raso.(nao da pra falar tudo aqui pq e um assunto de horas e mais horas mas foda se)

  • @messierfabio
    @messierfabio 5 років тому +1

    O Coringa do filme virou um ícone por causa da mídia que construiu a figura do assassino político do metro.

  • @joselucasdonascimetoandrad2645
    @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому +45

    Avaliação extremamente rasa, vai assistir o filme de novo pq essa interpretação não faz sentido algum. O maior absurdo foi encarar a exaltação do coringa pela população como glorificação da violência, aquela cena serve pra mostrar justamente que uma sociedade caótica abraça ídolos insanos, encara o ápice do problema como se fosse solução.

    • @joaoneto1187
      @joaoneto1187 5 років тому +5

      O filme mostrou quem o Coringa é: Um agente do caos. Mas parece que muitas pessoas não conheciam a história dele e ficaram em choque e com mimimi depois do filme

    • @joaovitorfelix3621
      @joaovitorfelix3621 5 років тому +4

      João Neto agente do caos? Desculpa, mas não.
      O filme mostrou que o Coringa é um louco vingativo, e todos que morreram pelas mãos dele “mereceram” por terem “fodido” com ele em alguma instância da vida.
      Não há caos, nem niilismo, nem roteiro
      Parece que você não conhece o personagem

    • @joselucasdonascimetoandrad2645
      @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому +8

      @@joaovitorfelix3621 Vc tá se referindo aos assassinatos do Arthur, o coringa espreita através dos impulsos dele mas só nasce no final do filme. Arthur sentiu o gostinho do caos e se sentiu realizado nele após se libertar de todas as amarras. A unica vítima do coringa liberto foi na última cena em que ele mata a Psiquiatra sem qualquer "justificativa" e sai dançando alegremente, percebemos isso até pela fotografia lúdica ao extremo no corredor que vinha crescendo em cores conforme a aproximação dessa persona ao longo do enredo. Dali em diante não existe mais Arthur, só o coringa. Parece que vc não entendeu o filme

    • @jeanmarcos8577
      @jeanmarcos8577 5 років тому +4

      @@joaovitorfelix3621 o Arthur flek e a construção do coringa e não o coringa em si, o coringa e uma personalidade totalmente diferente do Arthur, vc que parece querer defender o ponto de vista do canal que fez essa análise, não faz mal ter opinião própria, muitas vezes esse canal teve opiniões diferentes da minha e eu percebi uma nova perspectiva e aceitei pq me mostrou argumentos, mas essa análise desse vídeo e muito rasa e sem sentido.

    • @joaovitorfelix3621
      @joaovitorfelix3621 5 років тому +1

      Um filme com sutilezas nos momentos que deviam ser claros, e cheio de clarezas nos momentos que deviam ser sutis

  • @matheusgomes3318
    @matheusgomes3318 5 років тому +2

    Finalmente uma crítica bem feita falando sobre o lado mais pesado do filme, que a maioria dos canais releva o que acontece, parabéns.

    • @yuur8462
      @yuur8462 5 років тому

      dizer que incentiva e glorifica ao ponto da gente achar ele como o mocinho é exagero...

  • @chuuwars
    @chuuwars 5 років тому +3

    Coringa traz tantas discussões sobre doenças mentais e o quanto é nocivo o jeito que a sociedade trata pessoas que possuem doenças mentais, psicológicas, sociais e neurológicas, trata sobre desigualdade social, trata sobre tantas coisas, que reduzir tudo isso a simplesmente "violência", é simplesmente ridiculo.

  • @NetoProgger
    @NetoProgger 5 років тому +8

    Coringa glorificar a violência? Ha ha ha
    O cara ser protagonista, não quer dizer que é o herói, as ações do coringa são um resultado, não quer dizer que sejam justificadas! Independente de qualquer coisa, ninguém gosta de ver um ser humano definhando, sofrendo aos poucos, da um misto agridoce sentir quase que uma empatia em ver o cara se foder, mas isso nos faz humanos, certo? O cara não deixa de ser um vilão. Esse canal já foi melhor nos comentários!

  • @lucasa.lisboa5516
    @lucasa.lisboa5516 5 років тому +7

    Deixarei aqui o mesmo comentário que deixei no vídeo do Jon sobre o Coringa, pois acredito que vocês dois cometeram os mesmos erros de análise.
    Então, acompanho seu canal há anos e pela primeira vez discordo muito de você.
    1- Com relação a suposta heroicização do Coringa: Logo nas primeiras cenas, o filme mostra um elemento primordial para sua leitura. Vemos o Artur assistindo ao programa do Murray na TV, ao qual ele aparece e é aplaudido pelo próprio apresentador. Durante sua catarse no palco, temos um corte abrupto, o qual retorna para Artur em sua casa com olhar triste, mostrando que tudo era fruto de sua imaginação/delírio. Então, percebemos que o filme se pauta na perspectiva do Coringa. Toda sua construção de mundo gira em torno do estado mental do personagem. Podemos perceber isso em detalhes das metáforas de direção (temos na fotografia um verde musgo e escuro quando o personagem está deprimido e um amarelo claro nos momentos de leveza/confiança dele). Logo, como o personagem demonstra ao longo do filme uma personalidade narcisista, ele se colocará num pedestal.
    2- Nada no filme é conclusivo: O final deixa em aberto várias coisas. É possível que todo o filme seja uma alucinação do Coringa dentro do Asilo Arkaham, bem como tudo pode ter acontecido. O filme deixa em aberto ao telespectador criar suas teorias e análises, bem como o Piada Mortal, que você mesmo referenciou. Então, o argumento de "tirar a dúvida de origem" é inválido dentro da proposta e dos elementos de história especulativa do filme.
    3- Sobre instigar incels armados: a meu ver trata-se de um argumento infundado, pois é o mesmo tipo de discurso reacionário e conservador de censura de vídeo-games por "causarem violência", sendo que não existe relação direta entre esses tipos de mídia com aumento de violência. Além disso, essa análise já parte de uma atribuição de valor ao personagem, mesmo o filme tentando traçar nuances (eliminando definições claras de bem ou mal). O filme humaniza e faz termos empatia por ele, mas também mostra ele matando a própria mãe e sentindo prazer nisso, então não existe caracterização simples dele.
    4- Os temas de desigualdade social e descaso governamental são eixos importantes na narrativa, pois a partir deles percebemos não só a piora do estado do Artur, mas da própria Gotham, que começa a passar por um processo de sucateamento do sistema público de saúde, aumento da violência urbana e ascensão de figuras reacionárias que menosprezam as camadas mais pobre em seus discursos (um tanto similiar ao nosso Brasil atual);
    5- Para concluir, algumas pessoas nos comentários afirmaram que você foi assistir o filme esperando não gostar, e acredito que talvez seja o caso. Sugiro tentar assistir novamente de mente mais aberta à proposta do filme, bem como assistir as críticas do canal Meus 2 Centavos, Acabou de Acabar e Super 8 sobre o filme.
    Vale salientar que gosto muito do seu canal e espero que nossas próximas opiniões sejam mais convergentes.
    Grande abraço.

    • @yuur8462
      @yuur8462 5 років тому +2

      penso igual

  • @vegan6975
    @vegan6975 5 років тому +1

    No caso do coringa ver a realidade retratada realmente incomoda mas é necessária.

  • @Mrtboito
    @Mrtboito 5 років тому +21

    Falar q é aliviante a cena do metrô onde ele vai atrás do cara, ou quando ele mata a MÃE, ou a cena da tesourada no amigo palhaço ou até na última morte é muita má fé com o filme. Eu fiquei extremamente tenso, angustiado com todas essa mortes e não passou nem por um minuto o senso de empatia com o Artur, tive apenas preocupação por ver alguém q estava a ponto de pirar e ninguém daquele universo ligou para isso. Desacreditar na empatia da população por um assassino tbm é no mínimo inocência, ainda mais numa cidade desigual, ordinária e predadora. Arthur não atacou 3 pessoas no metrô e sim uma classe social, o poder, aqueles inatingíveis. E facilmente podemos fazer um paralelo com a nossa realidade é só ver a repercussão da prisão do Lula.
    Este filme é excelente por tocar em uma ferida com uma abordagem diferente, dando a visão do autor do atentado para contar a história, vemos os seus dilemas, problemas e que no começo ele já dava indicações de q cometeria os atentados. na minha humilde opinião este filme é quase idêntico a "precisamos falar sobre Kevin" outro q toca no mesmo problema tendo como diferença a abordagem, quem conta a história é a mãe do assassino. Porém dês do começo vemos atitudes do Kevin da qual não temos empatia alguma e pior acabamos q por várias vezes condenando atitudes dos pais na omissão do tratamento com o filho. O coringa vai além e condena uma sociedade doente, egocêntrica e violenta com aqueles desajustados e problemáticos. Já vemos logo no começo como Arthur é problemático e violento vide a cena de agressão do lixo. E o pior ele sabe disso, ele busca ajuda, pede mais remédios, diz q é melhor ele não ficar com a arma para o amigo, fica sem saber oq fazer quando perde a terapia.
    Acredito q depois de um tempo vc deva ver novamente esse filme.
    Um abraço. (Desculpe o textão)

    • @fabiogledsonsantos5691
      @fabiogledsonsantos5691 5 років тому +2

      Gostei do seu comentário

    • @anaclara-xk8fx
      @anaclara-xk8fx 5 років тому +1

      Concordo com vc, acha q muito incômodo pras pessoas ter essa perspectivar q Coringa tem.

  • @patrickhissato
    @patrickhissato 5 років тому +2

    Confundiu, é nítida no filme do coringa que os momentos de libertação do Arthur/coringa é nos.momentos de dança, é na dança que ele encontra libertação, na violência ele encontra justiça, depois vingança, depois vilania, no fim o filme não louva a violência, o filme mostra uma sociedade doente que apoia sua causa vazia em alguém doente que a própria sociedade ajudou a criar, o legal do filme do coringa é que ele não emite juízo de valor, ele.nao vai no discurso "vítima da sociedade" ou "bandido bom é bandido morto" ele só mostra devaneios de uma mente doentia (e brinca com isso, oq seria realmente real ali?), O filme faz o maravilhoso papel de mostrar o amálgama, o ciclo interminável onde a sociedade influencia o indivíduo, mas, o indivíduo forma a si mesmo, de forma que ele é imputável e responsavel pelos seus atos, achei extremamente gratificante isto no filme, ele não fica no preto ou no branco ele ilustra a realidade da forma que ela é: cinza.

  • @sabrinepadilha7189
    @sabrinepadilha7189 5 років тому +50

    Cês são sempre certeiros. No fim, os memes de Coringa ser um filme que só diz que "vivemos em uma sociedade" estavam certos, como apontou o Tralhas do Jon.

    • @Erick-er2zi
      @Erick-er2zi 5 років тому +1

      tralhas do jon, adoro esse canal.

  • @ituuuuuu
    @ituuuuuu 5 років тому +1

    Nmrl a comunicação do pessoal do quadro em branco é muito foda, que inveja (mesmo eu sempre confundindo de quem é a voz kkkk)

  • @ericksilva7640
    @ericksilva7640 5 років тому +4

    É líquido e certo que ninguém é 100% dono da verdade, e as discordâncias são importantes. Portanto, pra contrapor aqueles que dizem que o filme é raso, deixo aqui essa matéria em que um neurocriminalista de décadas de experiência afirma o contrário:
    rollingstone.uol.com.br/noticia/neuro-criminalista-famoso-considera-coringa-uma-otima-ferramenta-educacional/
    Sobre a preocupação de Coringa incentivar ações erradas de pessoas ao redor do mundo, é provável que isso venha a acontecer, sim, mas não por culpa do filme, que, como muitos especialistas estão dizendo, é bem correto em várias de suas abordagens. É culpa dessa sociedade doente em que vivemos, onde preferimos rechaçar uma obra de arte, ao invés de discutirmos o que a obra em si aborda, além de pensarmos em possibilidades de melhoria social, inclusive, com o exercício da empatia, que o filme aborda muito bem.
    Se o medo de Coringa é a "inspiração" que o filme pode causar em certas pessoas, ao supostamente "glorificar a violência" (o que está bem longe de fazer, diga-se), só quero lembrar alguns acontecimentos relacionados a filmes considerados clássicos hoje em dia:
    * na Inglaterra do início dos anos 70, várias gangues surgiram, influenciadas pelos drugues de Laranja Mecânica
    * um lunático tentou matar um político nos EUA no início dos anos 80, e estava vestido como Travis Bickle de Taxi Driver (inclusive, até com o mesmo corte moicano)
    * nos anos 90, um casal, inspirado nos protagonistas de Assassinos por Natureza, cometeram inúmeras atrocidades
    * em 1999, um perturbado aqui no Brasil atirou em pessoas num cinema na sessão de Clube da Luta
    * no mesmo 1999, dois rapazes, fãs der Matrix, chacinaram inúmeras pessoas em Columbine
    * e etc, etc, etc...
    Em suma, vamos culpar esses filmes por esses acontecimentos, ou vamos enxergar o problema bem mais além?
    Fica a dica.
    Abraço e sucesso, nobres.

  • @nayaraaraujo9022
    @nayaraaraujo9022 5 років тому

    Mano, eu AMO ESSE CANAL
    TENHO UM SENTIMENTO PROFUNDO POR TUDO QUE PRODUZEM E POR VCS, SEI LA
    ADMIRO VCS DEMAIS

  • @_zombiequeen
    @_zombiequeen 5 років тому +3

    Eu não senti glorificação nenhuma na violência de Coringa, todas as mortes pesaram pra caramba... até as mortes que tiveram supostamente uma justificativa me deixaram triste, porque elas retrataram a decadência mental do indivíduo e não uma forma de se fazer justiça ou algo parecido. Resumindo: discordo.

  • @FLiSo999
    @FLiSo999 5 років тому +5

    Achei bem superficial a analise que fez de coringa, para mim, é muito mais que violência, mal consigo contar em uma mão quanto filmes conseguiram fazer eu sentir como matar alguém é pesado, isso é incrível, eu não ligo quando John Wick mata alguém mas coringa? caramba, cada um que ele matou eu fiquei pensando como a pessoa assassinada tem uma vida. Fiquei desapontado com a superficialidade mas ainda adoro seu canal.

  • @fredmg28
    @fredmg28 5 років тому +3

    Salve otavio, meu nome é Frederico Menezes eu recentemente estudei psiquiatria no curso de medicina. Eu discordo de você na questão do coringa debater erroneamente as questões das doenças mentais. na visão de uma pessoa que visitou locais de atendimento da minha cidade, o filme mostra que o preconceito e a falta de interesse da população com os que são afetados. Visite o CAPS da sua cidade e provavelmente vai ver um sistema precário que tenta de qualquer jeito se sustentar.
    O filme debate sobre como nossa sociedade está cheia de pessoas a beira de um abismo da loucura somente porque nosso governo se nega a comprar suas medicações, pagar o psicólogo. O filho de uma pessoa de alta classe social não tem os mesmos desafios de um paciente psiquiátrico do SUS.
    No filme ele até diz "tudo que as pessoas querem de um indivíduo com doença mental é que ele seja normal". Uma pessoa com pressão alta sem medicação pode ter maiores chances de um infarto, um paciente psiquiátrico sem sua medicação pode ter um surto psicótico igual O coringa.
    Como um inscrito do seu canal que adora muito a qualidade do conteúdo, peço que tire seu tempo para ler sobre a realidade psiquiátrica no país. Obrigado, vocês abrem discussões incríveis.

  • @gabrielguedes2235
    @gabrielguedes2235 5 років тому

    Parabéns, Otávio... Você se inspirou nos nossos comentários do ultimo vídeo sobre o Coringa. Um grande homem não é aquele que se faz de ''perdão'' mas sim, aquele que sabe não se desmascara perante suas desculpas''. Bom trabalho, irmão!.

  • @TenisJr
    @TenisJr 5 років тому +4

    [Possíveis spoilers a seguir, ou não, não sei]
    Cara, vindo de alguém com doenças mentais, que vira e mexe sonha em "dar a louca", mas luta todo dia pra se manter no topo da escadaria, espalhando sorrisos e alegria e empatia e compaixão, posso dizer que esse filme foi catártico. Eu empatizei pelo Arthur? Porra, sim, empatizei.
    Eu compreendo a crítica de que a exaltação ao Coringa no fim do filme possa passar uma mensagem de levante social, de incitação à violência. Mas, mesmo levando em conta que tudo possa ter sido uma ilusão, um sonho, um delírio de uma mente doentia, esse levante proposto é contra a elite sem empatia.
    Outra coisa ótima do filme é que ele nos faz questionar os papéis de vilão e herói, ao apresentar a loucura do Coringa como fruto de uma disfunção social e de problemas estruturais, enquanto o herói, salvador da pátria, na figura do Wayne, é um alienado que também é desconectado da realidade - o Coringa pela sua insanidade, o Wayne pelo seu status social.
    Sua crítica foi rasíssima, não sei se você viu o filme num dia ruim, ou contaminado por outras visões alheias, mas rogo que veja o filme de novo com maior disposição a um novo olhar.
    Edit: inclusive, o questionamento do título praticamente nem surge no seu vídeo. Soa "clickbaity".

  • @gabriellyra6700
    @gabriellyra6700 5 років тому +2

    A glorificação e satisfação da violência que ele se refere não é a de vocês, espectadores. É a do Coringa. Ao passo que sua loucura vai aumentando e com isso as mortes, ele se sente cada vez melhor, cada vez mais livre. É dessa glorificação da violência que ele se refere. Ou não.

    • @joselucasdonascimetoandrad2645
      @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому +1

      Em absolutamente todas as obras em que tem um assassino psicótico, ele se sente realizado nos atos. Então nem se fosse essa a intenção, esse vídeo se salvaria de ser uma análise rasa e preguiçosa.

  • @FLiSo999
    @FLiSo999 5 років тому +9

    Acho que ao seguir o que defende nesse video, caímos no velho "videgames criam assassinos", o telespectador é um agente passivo, o jogador é um agente ativo, segundo sua lógica, como que o videogame seria responsável e esse filme não? pense em GTA, você pode assassinar qualquer pessoa. Sinceridade, vejo isso como um passo para trás

  • @RobertoGomes-iz2yp
    @RobertoGomes-iz2yp 5 років тому

    Que canal lindo esse velho, um orgulho namoral. Lindo não só quem produz os vídeos mas também quem os assiste, acho que nunca vi um público tão crítico e pensativo quanto os que assistem esse canal. Está todo mundo criticando e assumindo ponto de vista diferente ao dono do canal, é lindo ver que vocês não são apenas um bando de alienados que acreditam em tudo que ouve.

  • @gatodeschrodinger9540
    @gatodeschrodinger9540 5 років тому +5

    discordo de alguns específicos tópicos e algumas poucas opiniões citadas, mas consigo ver esse vídeo como algo muito bem explicado e expositivo.
    sério, mesmo discordando,
    eu ainda concordo com você.
    parabéns pela qualidade dos vídeos e do canal em geral.
    vocês abriram meus olhos pra ver muito além do que posso enxergar.
    tmj!

  • @antabaka8489
    @antabaka8489 5 років тому +1

    Fala sobre Serial Experiments Lain, um anime muito atual e com muitas questões que podem ser discutidas

  • @LucasSouza-gd8ce
    @LucasSouza-gd8ce 5 років тому +4

    Seria interessante um vídeo sobre os comentários discordantes do vídeo.

    • @LucasSouza-gd8ce
      @LucasSouza-gd8ce 5 років тому

      @@carlos2164 quase não vi opiniões que concordam

  • @williammultini3469
    @williammultini3469 5 років тому +1

    Muito obrigado por colocar em vídeo tudo que eu estou tentando dizer sobre Coringa desde que foi lançado!!!

  • @shinboi4160
    @shinboi4160 5 років тому +4

    Cara é bem errado dizer que coringa glorifica a violência ou vitimiza o personagem do arthur. A todo momento que tem alguma violência ela é extremamente incomoda e desconfortável, são cenas secas e longas para exatamente passar o desconforto e o incomodo. O Arthur também não é mostrado como uma vítima por todo o filme, só quando (Spoilers)
    Matou os 3 caras no metrô é essa questão de sofrimento pela sociedade doente acaba e ele se torna um completo maluco. E lembrando que o filme é todo na visão do coringa então questões interpretadas como críticas são muito mais apontamentos do que outra coisa, já que o personagem em si não se importa com nada político ou coisa tipo. E só para acabar, a figura do PALHAÇO se tornou o ícone da rebelião de Gotham, não coringa, tudo bem que tem aquela cena no final, mas nada impede de ser um delírio ou só um pequeno grupo de loucos iguais a ele que consideram ela um líder pois ele sem querer “ iniciou isso”, o que é mentira pois esse ato foi muito mais uma forma de oportunidade do povo para se manifestar do que achar que aquilo foi realmente uma forma de manifestação contra o governo

  • @rubensgabriel3785
    @rubensgabriel3785 5 років тому +1

    Não concordo com grande parte do que fala sobre o Coringa, mas concordo com praticamente tudo que fala sobre John Wick.

  • @leonardoalvez7480
    @leonardoalvez7480 5 років тому +19

    Sempre achei as análises do canal muito bem feitas, mas dessa vez, sou obrigado a discordar. Em nenhum momento eu me senti aliviado por ver o Arthur matando alguém e nem senti empatia pelo personagem, o filme não procura justificar os atos do Arthur. Muito pelo contrário, ele só evidência que, uma sociedade decadente, com um estado podre e uma pessoa com problemas mentais, não sendo apoiada por nenhum dos lados, pode estourar e se tornar uma figura nociva.

  • @pedroferreira5879
    @pedroferreira5879 5 років тому +1

    Pessoal, você já visitaram alguma unidade do CAPES? Talvez seja uma boa, já que estão tão atraídos pelo Coringa.

  • @leoaugusto88
    @leoaugusto88 5 років тому +4

    Os caras perceberam que falar mal do coringa da bafafá, ja que muita gente gostou do filme, ai tao insistindo nisso pra gerar burburinho na comunidade e aproveitam pra fazer jabá da amazon no final. Rapaz, esse canal me deixou triste agora.

  • @vgcv123
    @vgcv123 5 років тому +1

    Falar que coringa glorifica a violência pra mim é o mesmo de falar que táxi driver glorifica a violência.

  • @danieliorio818
    @danieliorio818 5 років тому +7

    Sinceramente tudo que eu esperava e precisava pra acabar essa semana, muito bom como sempre Quadro Branco S2

  • @blackjacklouis
    @blackjacklouis 4 роки тому +1

    Achei até interessante até a parte do Jhon Wick, mas chegando no O Coringa, ficou bem desanimadora a opinião, sem levar em consideração que o canal tem um vídeo que fala sobre o Joaquin e tudo mais, ficou bem rasa.

  • @baldur5931
    @baldur5931 5 років тому +3

    eita,os cara nao gostaram mesmo de Coringa

  • @Luisa-np3zj
    @Luisa-np3zj 5 років тому +1

    o filme do coringa é mais um espetáculo de atuação do que um filme com uma historia

  • @leonardolucas4359
    @leonardolucas4359 5 років тому +7

    Gosto muito das análises do canal, mas discordo quanto as opiniões apresentadas nesse vídeo, acho que o peso da responsabilidade que está dando ao filme do Todd Phillips está no lugar errado, o filme é sim sobre como alguém pressionado a tal ponto e abandonado por tudo e por todos pode sim vir abrir mão da lógica, compaixão, da razão e da justiça já que essas nunca lhe foram oferecidas e abraçar o caos, acho que se esse filme é assim tão impactante é porque o contexto em que nós vivemos é o problema, culpar o filme é negar o debate e as questões que ele levanta enquanto Jhon Wick não causa assim tanto impacto porque é puramente entretenimento, e tem uma justificativa muito mais vil para as razões do protago....sei lá, só o meu ponto de vista, não quer dizer que eu esteja certo, não quer dizer que eu esteja errado

  • @luizsouza3122
    @luizsouza3122 5 років тому +2

    Finalmente alguém com uma opinião que faz algum sentido porque a única coisa que eu vejo e as pessoas endeusar esse filme que na minha opinião não retratou quem e o coringa realmente só meio que tentou justificar o pq ele é assim com uma desculpa de uma critica social que não faz sentido no contexto do personagem.ainda prefiro o coringa de 2008.
    Obs: é apenas a minha opinião

  • @LGreenerz5
    @LGreenerz5 5 років тому +3

    O pior de John Wick é que todas as mortes são bonitas e estilizadas como se sair matando pessoas fosse algo bonito. Ele deixa essa mensagem. Que tem homens q necessitam ser mortos e tem homens q podem fazer esse serviço.
    Eu odeio com todas as minhas forças esse filme. Assisti o 1 e eu só pensava em como esse cara é o herói.
    O lance do cachorro apesar de n ser justificativa é uma crueldade imensa.
    Fora q John Wick afasta de qual realidade? Do pensamento brasileiro médio não se afasta nenhum um pouco.
    Se John Wick fosse Br o Bolsonaro taria dando pulos.

    • @italucenaz
      @italucenaz 5 років тому +1

      Da nossa realidade, no mundo dele a polícia n faz quase nada, quek manda é o crime organizado e desde 1° filme mostra o hotel de mercenários, o médico, os caras q limpam as cenas do crime e toda a mitologia é desenvolvida dps, nunca q isso ocorreria na vida real, o cara faz uma cruzada contra o mundo e n existe investigação policial nem nada, já é um ponto p mostrar q n é o mundo real

    • @LGreenerz5
      @LGreenerz5 5 років тому +2

      @@italucenaz para mim vc tá descrevendo o Brasil. Principalmente na parte "o cara faz uma cruzada e ngm investiga nada."

  • @TauanAzevedo
    @TauanAzevedo 5 років тому +1

    Para todo mundo que critica a comparação feita no vídeo. Volte aos 4:10.
    A galera não entendeu um vídeo de 10min mas entendeu perfeitamente coringa.

  • @kamonthekid
    @kamonthekid 5 років тому +4

    E como já dizia John Lennon... "Vivemos num mundo onde nos escondemos para fazer amor! Enquanto a violência é praticada em plena luz do dia."

    • @kamonthekid
      @kamonthekid 5 років тому

      @Hugo Patríck o ser humano é contraditório por natureza...

  • @alanamatos6458
    @alanamatos6458 4 роки тому +1

    obrigada por falar a real do coringa. eu sempre achei isso mas os fãs são impossíveis e não conseguem nem ouvir uma opinião crítica do filme.

  • @allvezx7
    @allvezx7 5 років тому +4

    perfeito, eu amo seus vídeos ❤

  • @marcuslopes1036
    @marcuslopes1036 4 роки тому +2

    Agora eu entendi essa crítica. Incrível sua visão. Desculpa se critiquei esse vídeo quando tu lançou, mas só agora q eu realmente foi entender ele

  • @oGarcia-
    @oGarcia- 5 років тому +4

    Gosto muito do canal, o jeito como a análise dos filmes e elementos cinematográficos é feita é incrível. Te acho de uma inteligência enorme! Entretanto, acho que você coloca muito mais de si mesmo que uma análise, quando se trata de alguns assuntos que te impactam, como política, por exemplo. Deixa de ver as coisas como "são" e deixa de pensar nas obras como "o que querem passar" ou "o que o diretor quer passar". Esse vídeo inteiro, nada mais é que exatamente o que você pensou sobre o filme, mas não acho que há nenhuma análise fidedigna, já que ignora coisas que claramente estão sendo "ditas" nos longas.
    Dito isso, você sai de Jhon querendo ser o cara branco que mata outros trezentos caras. Mas você não sai do Arthur querendo querendo matar ninguém e, se saí, o problema é seu e não do filme.

  • @CaveBear_S.A
    @CaveBear_S.A 5 років тому +1

    o problema é que nós vivemos em uma sociedade em que eu vou ter que discordar do vídeo

  • @arthur-b1b6e
    @arthur-b1b6e 5 років тому +10

    Mas..... e o Tarantino??

    • @alineyamagishi
      @alineyamagishi 5 років тому +2

      também pensei nisso, hipocrisias rolam soltas com Coringa

    • @willianevangelista483
      @willianevangelista483 5 років тому +3

      Acho que eles já mencionaram o Tarantino em outro vídeo, e falaram que a violência nos filmes dele por ser muito estilizada, se afasta um pouco da realidade, então seria o mesmo caso dos filmes do Jon Wick

    • @joselucasdonascimetoandrad2645
      @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому +1

      @@willianevangelista483 A violência do Coringa ser realista não serve de critério pra esse discurso preguiçoso de glorificação da violência. Um sorriso de sangue em meio a aplausos apaixonados, não tem como ser simbolicamente mais preciso na abordagem de que numa sociedade caótica as pessoas abraçam a violência e ídolos insanos.

  •  4 роки тому +1

    Eu acho que Coringa faz uma crítica social bem explícita e objetiva, não acho que glorifique a violência. O filme mostra a violência como resultado de tudo que o personagem passou e que a sociedade continua criando "Coringas"

  • @renandimas5406
    @renandimas5406 5 років тому +5

    O filme é desconfortável do ínicio ao fim, acho que a sensação de "jornada do héroi" só foi vista por você, pois o filme mostra totalmente o contrário disso

  • @GamesLooping
    @GamesLooping 5 років тому +2

    Não concordo com a conclusão. Coringa é um filme violento? Sim, mas não vangloria a violência. À todo momento podemos ver a instabilidade psicológica do personagem e isso é extremamente agoniante durante todo o filme, principalmente em cenas de assassinatos, é algo que choca muito e de forma alguma me senti influenciado em sentir prazer naquilo. Uma observação importante a fazer é que constantemente o personagem parece querer mudar a sociedade, suposto sentimento de "militância" e rebeldia, mas que no fim podemos notar que é apenas a necessidade do personagem em ser idolatrado e se tornar um líder. Na minha opinião, acho que Coringa é um filme extremamente interessante por mais perturbador que seja, uma verdadeira obra de arte.

  • @arturgoncalves2198
    @arturgoncalves2198 5 років тому +6

    A sensação que me dá é que vocês não curtem mt filmes que são um pouco mais complexos mas que muita gente entende (ou pelo menos acha que entende, sei lá). Gosto de verdade do conteúdo de vcs mas sempre tenho essa sensação quando rola esse tipo de tema. Achei bem bom o Coringa, parece esforço de vcs pra não gostar já que todo mundo gosta

    • @daniellasalamao3108
      @daniellasalamao3108 5 років тому

      Também tenha essa impressão. Não é só pq todos estão ativamente debatendo um filme claramente profundo que significa que ele é ruim. Na verdade é o que todos queremos, que a sociedade converse sobre, não que poucos ''intelectuais" se coloquem numa posição de "ah tem esse filme cult aqui que aborda x,y,z, uma pena que a grande massa prefere ver super heróis da Marvel sem profundidade". Que saco. tomara que isso continue, sério. precisamos de filmes profundos e bem feitos em que todos se identifiquem o suficiente para debater.

  • @akiravelicka8363
    @akiravelicka8363 5 років тому +1

    Nossa... Eu conheci esse canal lá pro começo de 2018, eu lembro que desde o primeiro vídeo que eu vi eu fiquei fascinado, os videos colocavam uma camada acima de obras que já me encantavam naturalmente, e eu ainda aprendia coisas novas, coisas essas que eu levo até hoje comigo, era um canal lindo, era belo, eu sei que essa nomenclatura que eu vou usar pode soar exagerada pra algo como um canal do UA-cam, mas era uma completa obra de arte, beirava a perfeição.
    Mas agora, eu não sei o que aconteceu, eu não sei se os donos do canal passaram por alguma frase estranha ou se o titulo de "canal mais intelectual do UA-cam" mexeu com o ego deles ou coisa parecida, mas de uns tempos pra cá o canal tem se resumido a: "isso é mainstream, então é ruim, isso é cult, então isso é bom e minha opinião é uma verdade absoluta incontestável", eu não queria usar um termo tão chulo assim, mas o canal virou uma cagação de regra total, parece que o dono do canal é um moleque de 14 anos que mora em prédio e finge que curte coisas fora do mainstream pra parecer diferentão e posta nos status: "nossa, eu amo o Hitchcock, eu sou tão cult, eu sou tão diferente dessa plebe que vê filmes mainstream hollywodianos, eu sou inteligente, me amem, me dêem atenção por favor", fico triste por um canal tão bonito ter virado um canal de críticas sem substância e sem amor pelo próprio conteúdo e pelo público

  • @jaomuro
    @jaomuro 5 років тому +6

    Bom, tem gente que sabe e tem gente que não quer saber. Ainda bem que o Otávio sabe. (Prevejo comentários inacreditáveis nesse vídeo)

    • @abacate4492
      @abacate4492 5 років тому +1

      Só comentário merda, dá até desgosto.

    • @LucasSilva-gq2on
      @LucasSilva-gq2on 5 років тому +2

      Teu comentário assume que só uma forma de ver o filme é certa, isso é algo bem problemático.
      Opiniões divergentes são importantes, ninguém vê nada do mesmo jeito, principalmente quando se trata de arte.

    • @LucasSilva-gq2on
      @LucasSilva-gq2on 5 років тому +2

      @@abacate4492 a palavra do Otávio é a final? Ninguém pode ter uma visão diferente? Comentário merda, da até desgosto.

    • @joselucasdonascimetoandrad2645
      @joselucasdonascimetoandrad2645 5 років тому

      @@LucasSilva-gq2on exato

  • @paolobarboza1427
    @paolobarboza1427 5 років тому +1

    1. o diretor de Coringa compara o próprio filme à John Wick,
    2. o Otávio pega essa comparação e explica o próprio ponto de vista sobre como cada filme retrata a violência de uma forma,
    3. pessoas nos comentários dizendo que é errado comparar os filmes
    As críticas nos comentários não fazem sentido algum, o Otávio só respondeu o diretor com o próprio argumento comparativo dele

    • @willianevangelista483
      @willianevangelista483 5 років тому

      Infelizmente, analfabetismo funcional ainda é um problema sério no Brasil

  • @AlessandroSoturne
    @AlessandroSoturne 5 років тому +3

    Eu vi o filme do Coringa dois dias atrás e esses vídeos que vcs tem feito me fizeram pensar bastante na forma como o filme retrata ansiedade e todas as condições de que o personagem sofre. Além de insensível por direcionar toda violência do filme pra um personagem que eles ESTÃO tentando retratar de um jeito realista, eles mistificam ainda mais transtornos mentais. Muito parecido com o que o Shyamalan fez em Fragmentado.

    • @rafka5730
      @rafka5730 5 років тому +1

      O Fragmentado pelo menos tem uma reviravolta de gênero cinematográfico no final, o que faz a obra se descolar, e muito, da realidade. Não significa que a representação da doença não tenha problemas, mas é muito mais desapegado da ideia de mostra um doente de forma "realista" como em Coringa.

  •  4 роки тому +1

    acho engraçado comentários achando forçada a visão do canal sobre O Coringa, mas eu e alguns amigos chegamos a mesma conclusão apenas assistindo o filme. Vocês podem não concordar, mas o que o canal fala tem base, e eu diria que bem firme. Não é uma tentativa de ser polêmico, mas temos motivos para achar o filme ruim

  • @hitalosantos8164
    @hitalosantos8164 5 років тому +6

    O problema da violência é que dentre de todo o aspecto de ser humano, a violência está de forma sucinta enraizada em todos nós, desde os primórdios. Lembra Caim matou Abel......

  • @rafatavares2949
    @rafatavares2949 5 років тому +2

    Viu o filme errado, assiste de novo.

  • @FelipeMartins-kf8pq
    @FelipeMartins-kf8pq 5 років тому +4

    A sociedade não criou o Coringa que vimos no filme, ele é fruto das próprias doenças mentais e isso é deixado bem claro em trechos do filme onde a violência imposta sob ele é, em maior parte, feita sem motivo algum, tirando aquelas que são cometidas de acordo com a sua inadequação social, que, ainda sim, são seguidas de acontecimentos que tiram a justificativa dele ter feito tais atrocidades, como o fato dele ter perseguido e atirado em um dos agressores do trem após já ter saído da situação de risco em que estava. A sociedade é um tanto distópica e buscou justificativa para finalmente explodir em violência após os atos cometidos pelo Arthur, o qual, encontrou a si mesmo em todo aquele movimento gerado por ele. No fim, é um estudo de personagem crível e bem feito, dizer que ele não identificou sua critica social é uma falta de atenção, logo que é deixado claro que o personagem não busca fazer críticas, apenas se encontrar no caos que ele mesmo gerou. A identidade crítica do filme é você que tem que assumir, que, nesse caso, foi o que você fez de forma com que mais uma vez contemplasse o conteúdo problematizador desse canal.

  • @tennshi
    @tennshi 5 років тому +1

    O filme Coringa se passa em Gothan City, não em Nova Yorke

  • @WaddeWatts
    @WaddeWatts 5 років тому +4

    Discordo, não sobre Joker pois ainda não assisti mas sobre a opinião em si, porém não vou criar linhas de argumentação em comentário do UA-cam que ninguém realmente se importa

    • @alucard7767
      @alucard7767 5 років тому

      Discurso? Wtf

    • @lucas220
      @lucas220 5 років тому +1

      @@alucard7767 ele queria dizer "discordo" creio eu

    • @WaddeWatts
      @WaddeWatts 5 років тому

      Oh yes era discordo estou corrigindo

    • @QuadroemBranco
      @QuadroemBranco  5 років тому +2

      eu leio os comentários

  • @yanaaliguieri4918
    @yanaaliguieri4918 5 років тому

    vocês sempre colocam um vídeo que bate com o tema de redação do enem, e ajuda bastante na hora de argumentar, brigada brigada💖💖

  • @bugsy5786
    @bugsy5786 5 років тому +5

    Mataria facil alguém que maltrata um animal.

    • @yuur8462
      @yuur8462 5 років тому

      matou um monte de gente (mas aí é cool na visão dele)

  • @ranielandrade7232
    @ranielandrade7232 5 років тому +2

    Estou tendo a minha primeira crise com o canal, mas mesmo discordando acho que os argumentos são, sim, bem construídos. Uma reflexão válida.

  • @danieliorio818
    @danieliorio818 5 років тому +36

    "O meio e o fim são a própria violência"
    Essa frase é extremamente impactante
    Muito bom como sempre Quadro Branco S2

    • @shooockwave4294
      @shooockwave4294 5 років тому +2

      A violência está escrita no código genético de todos os seres vivos que tenham cérebro ...

    • @corecorwera1304
      @corecorwera1304 5 років тому +1

      Qualquer ser vivo kkkk

  • @pedrorocha2968
    @pedrorocha2968 5 років тому +1

    Discordo completa e intensamente, foi definitivamente a coisa mais absurda que ouvi hoje.