КОМЕНТАРІ •

  • @diogocruz404
    @diogocruz404 5 місяців тому +102

    Ainda bem que o vídeo não é sobre brasileiros, mas sobre PESSOAS MAL EDUCADAS. Muitos desses tópicos tbm são vistos com maus olhos aqui no Brasil. E, dependendo da região, a intolerância contra essas coisas é ainda maior...

    • @BrasileiroirmaoDavi.p._Jamaica
      @BrasileiroirmaoDavi.p._Jamaica 5 місяців тому

      A maior parte da população Brasileira não sabe conviver em sociedade estou mentindo? São corruptos, barulhentos, mal-educados, malandros e desnaturados principalmente em regiões do Nordeste, Centro-Oeste e Norte e as periférias do Rio de Janeiro e São Paulo aquela corja de funkeiros favelados que me dá nojo de falar 🤮

    • @hecb87
      @hecb87 5 місяців тому

      Brasileiro no geral é mal educado mesmo.

    • @marilzacarvalhocavalcante6621
      @marilzacarvalhocavalcante6621 5 місяців тому +9

      EXATO!!! Ela fala como se todos os brasileiros fossem assim! Não! Esse vídeo é sobre pessoas mal educadas de qualquer nacionalidade!!!

    • @heltonbastian4573
      @heltonbastian4573 5 місяців тому

      É!!... parece q é melhor deixar os portugueses envelhecer sozinhos em Portugal... sair do Brasil pra viver neste sistema prefiro, acordar usando a música do meu vizinho q sempre levanta as 5h e já liga uma música.
      Uma pena q defende como se diz mesmo, essa mera!!

    • @michelnunes4609
      @michelnunes4609 5 місяців тому +5

      @@heltonbastian4573 prefiro o sossego de Portugal, do que imbecis que te colocam a ouvir músicas horríveis como o Funk, as 7h da manhã. Educação é o minimo. Se um vizinho me acordar com música alta, além do tolerável, será a última vez que ele tocará alguma coisa.

  • @thaysoar
    @thaysoar 5 місяців тому +35

    17:20 Filipa,tudo tem seu lado positivo e negativo. A definição que a moça deu é "jeitinho brasileiro" (que me envergonha muito por sinal) ,e ja esse teu exemplo, também é nosso "jeitinho brasileiro"( que me orgulho, porque mostra que somos inventores, criativos por natureza).
    Ent, são duas faces da mesma moeda....

  • @jonasgomes2396
    @jonasgomes2396 5 місяців тому +35

    a questão do jeitinho brasileiro não é exatamente assim como ela disse, na verdade é usar uma forma alternativa de solucionar os problemas em geral.

    • @NerdsonJr
      @NerdsonJr 5 місяців тому +1

      Infelizmente a lei de Gerson virou sinônimo de jeitinho brasileiro...

    • @alainpierre
      @alainpierre 5 місяців тому +2

      @@NerdsonJr A Lei de Gerson é muito recente é foi só uma frase que se tornou notória, por evidenciar algo que já existia. O jeitinho brasileiro é muito mais antigo e está muito mais amarrado a nossa corrupção tanto política como a corrupção do dia a dia mesmo. Temos que aceitar esse perfil nosso sem tentar maquiagem para parecer algo lindo. O nosso jeitinho pode ser filtrado para o bem, pode sim. Mas em geral será mal visto por quase todas as culturas europeias.

    • @gabrieldraccon
      @gabrieldraccon 4 місяці тому

      @@NerdsonJr mermao que se foda esse tal de Gerson, ngm liga pra esse cara

  • @PauloCastroRessonante
    @PauloCastroRessonante 5 місяців тому +28

    Sou do Brasil e concordo com os Portugueses, educação é tudo.

  • @petrolina2949
    @petrolina2949 5 місяців тому +18

    Juba fala no vídeo como se todos os brasileiros andassem sem camisa e todas mulheres andassem de forma extravagante. Isso não procede.

  • @taciosouzapeixoto8841
    @taciosouzapeixoto8841 4 місяці тому +7

    Jeitinho brasileiro = Expressão muito usada pelos brasileiros para definir a capacidade de resolver determinadas, tarefas, situações ou até mesmo problemas. Uma característica bem brasileira. Infelizmente no momento, o "jeitinho brasileiro" que era sinónimo de "Criatividade" acabou se transformando em "MÁ FÉ".

  • @rosangelafonseca9787
    @rosangelafonseca9787 5 місяців тому +21

    Descobri o canal ontem e já me inscrevi. Sou filha de pai português (e sim ele fala alto rsrs) e ainda não conheço minha familia aí. Desejo muito conhecer a todos. Beijos do Rio de Janeiro. 😘

  • @alexandreborgesdemagalhaes4406
    @alexandreborgesdemagalhaes4406 5 місяців тому +73

    O que é falta de educação em Portugal também é no Brasil. O problema não é a cultura, e sim a falta dela.

    • @Minha_Genteee
      @Minha_Genteee 5 місяців тому

      Tenho Visto Muito isso principalmente de Mulheres. Que quando Imigram pra esses Lugares EUA ou Europa começam a Endeusar esse povo como fossem Deuses. sendo que a Maioria das coisas que eles tem lá aqui tem e as vezes até Melhor. Muitos Homens ficam calados curtindo sua vida e beleza. Mas as Mulheres sempre foram assim elas adoram se exibir pra Outras Mulheres pra se sentirem superiores. Por isso essa Babação toda com esse Povo que eu não vejo nada demais .

    • @julianodefreitasfrancinell3201
      @julianodefreitasfrancinell3201 5 місяців тому +4

      Os cariocas falam mais palavrao do que os outros, mas eu não sei.

    • @jotajr107
      @jotajr107 5 місяців тому

      eu não curto portugual não , nem futebol nnem nada da cultura.

    • @viniciusnovato3200
      @viniciusnovato3200 4 місяці тому +1

      @@jotajr107não dá pra entender o que vc disse… use pontos kkkkk

    • @jotajr107
      @jotajr107 4 місяці тому

      @@viniciusnovato3200 vish você é português sinto muito 😂😂.

  • @moacirfortesjr6587
    @moacirfortesjr6587 5 місяців тому +18

    Estou em Portugal agora e graças a Filipa pude entender melhor as diferenças entre Brasil e Portugal. Mas sou apenas turista , daqui a pouco estarei voltando!

  •  5 місяців тому +16

    Mariza, no Brasil quem mora em apartamentos que sejam "apertamentos" geralmente não pode usar eletrodomésticos das 22:00 até às 07:00, o vizinho liga reclamando .

  • @modysk
    @modysk 5 місяців тому +14

    aqui no brasil , som alto e barulho de moto tambem são considerados extrema falta de educação...

    • @amandarezende7138
      @amandarezende7138 5 місяців тому +4

      Sim na minha cidade msm, como é uma cidade pequena, sempre que tem som alto a polícia vem

    • @modysk
      @modysk 5 місяців тому

      @@amandarezende7138 Brasil ou Portugal RSRS?

    • @amandarezende7138
      @amandarezende7138 5 місяців тому +1

      @@modysk Brasil ksksks

    • @dersonne
      @dersonne 3 місяці тому

      Não é considerado não, infelizmente isso é generalizado

    • @modysk
      @modysk 3 місяці тому

      @@dersonne pra minha família, vizinhos e eu sim RSRS, não sei onde você mora mas, aqui ninguém gosta desse troço.

  • @VanessaSantos-uc4zm
    @VanessaSantos-uc4zm 5 місяців тому +12

    No Brasil muitos param na faixa de pedestre sim e o Brasil tem muita gente educada e o Brasil é um pais que tem muitos lugares lindos que parece cenário de filmes.E quando os Portugueses chegam no Brasil ninguem no Brasil reclama pra eles falarem o Português Brasileiro Porque os Brasileiros tem que falar o Português de Portugal em Portugal? Os Brasileiros e Portugueses se entendem mesmo falando Português Br ou Português Pt .

    • @fsilva4263
      @fsilva4263 4 місяці тому

      Os portugueses, atiram o comentário de que o brasileiro devia aprender a falar o português de Portugal, pk nossa linguagem se escreve cada vez mais de forma igual, só a pronúncia é diferente, e vocês abrem vogais no lugar errado de uma palavra. Nós não abrimos som em algumas vogais e vocês dizem logo que não entendem o que a gente está a falar (falando). Mas é pura provocação. Pois nós estamos desde de criança acostumados ao vosso falar (sotaque) devido a música e as novelas. E vocês (país ou governo) , não me refiro ao povo. São demasiado orgulhosos para permitirem que nossa cultura (música, novelas, filmes) entrem na vossa mídia, e como tal não estão acostumados ao nosso sotaque nem a nossa forma de falar. Nós compreendemos , mas não deixamos de mandar essa boquinha. Então se for um brasileiro que comece com a frase, no Brasil falamos assim... Pior
      😅😅😅😅😅😅

  • @loucox31
    @loucox31 5 місяців тому +7

    Jeitinho brasileiro e ser criarivo e resolver as coisas, dito como gambiarras, solucoes provisórias, ao contrário do que se diz e taxado no exterior por leviandade, falar que o jeitonho brasileiro e ser desonestos, isso e uma falacia e uma depreciação ao povo brasileiro.

  • @irenesouza24
    @irenesouza24 5 місяців тому +18

    Acho que a Filipa está mais correta sobre o jeitinho brasileiro do que a própria brasileira, jeitinho brasileiro tá mais pra gambiarras do que corrupção.

    • @joaoboscoth203
      @joaoboscoth203 5 місяців тому

      pois é. até quem é de fora dá mais valor aos nossos costumes. aqui no brasil virou modinha falar mal de nós mesmos e colocar tudo na conta da corrupção. discurso barato de periodo de eleição que as pessoas agarram e nao soltam mais

  • @arturdm
    @arturdm 5 місяців тому +15

    No Brasil também tem que parar na faixa de pedestre (passadeira). O problema é que no geral, ninguém respeita regras de trânsito no Brasil.

    • @NaveGristle
      @NaveGristle 5 місяців тому +2

      Até onde eu saiba (não dirijo), o motorista tem que parar se o pedestre ("peão") sinalizar, não? Nunca ouvi dizer que deveriam parar espontaneamente porque é faixa. O tráfego viraria um caos.

    • @Miblive
      @Miblive 5 місяців тому +2

      @@NaveGristle Nos Estados Unidos, quando a pessoa pisar na faixa, o carro, ônibus, caminhão ou o que for, tem que automaticamente parar. Se não parar e um policial ver, toma multa na hora. E só pode continuar, depois que o pedestre pisar na calçada oposta, ou seja, não estar mais pisando na faixa.

    • @EvertonFernandesOficial
      @EvertonFernandesOficial 5 місяців тому +2

      Se tu pôs o pé na faixa, todos os veículos nos 2 sentidos são obrigado parar. Não precisa sinalizar. Caso contrário, é multa. Mas no dia dia, isso é totalmente desrespeitado. Até mesmo pela polícia algumas vezes. Um português no Brasil seria atropelado facilmente kk

    • @alainpierre
      @alainpierre 5 місяців тому +2

      @@NaveGristle Aqui onde moro, vá tentar parar o trânsito pra passar na faixa de alguma via movimentada, você levará um buzinada na cara! Só se atravessa aqui, mesmo na faixa, em dois momentos: Sinal fechado para carros e se caso o sinal esteja aberto mas o próximo carro está longe e dá tempo de correr até o outro lado.

    • @debdiva
      @debdiva 4 місяці тому

      Aqui no RJ com sinal fechado, pedestre querendo atravessar, muitos carros não param em vários sinais, com a desculpa que podem ser assaltados e o pedestre que se lasque tentando atravessar

  • @joyceduarte_portugal
    @joyceduarte_portugal 5 місяців тому +8

    É normal....há coisas da cultura brasileira me faz falta e muita. Aqui em Portugal gosto de muita, muita coisa .... outras já nem tanto, mas me adapto, respeito e cumpro meus deveres como deve ser. Há 2 anos em Portugal , não tive problemas com vizinhos nem colegas portugueses. Amo Portugal e amo minha terra, mas neste momento vivo Portugal intensamente, quero aprender ainda muitas coisas por aqui. 🎉

    • @portuguesnavegante5686
      @portuguesnavegante5686 5 місяців тому +1

      essa éna postura correta,
      Parabens e seja bem vinda quem vier por bem❤

  • @diogorodriguesribeiro9985
    @diogorodriguesribeiro9985 4 місяці тому +2

    Cara, vc é uma simpatia 😂😊, feliz debochada e sincesara e o sorrisao ...mariza...um abraço de minas gerais...

  • @luizcarloscarvalho2253
    @luizcarloscarvalho2253 4 місяці тому +1

    Filipa descobri o seu canal há algumas horas e, estou apaixonado pelo jeitinho de falar e, as suas risadas, meu Deus... Sensacional, 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @RickCasse
    @RickCasse 5 місяців тому +6

    Eu percebi o tanto de palavrão que portugueses falam quando assisti aquela série portuguesa da Netflix que se passa nos açores, "rabo de peixe" se não me engano, e realmente fiquei chocado. Vcs tem um fascínio por CARALHO que eu nunca vi KKKKKKK, cês falam caralho como dão oi, talvez até mais

    • @fsilva4263
      @fsilva4263 4 місяці тому

      Esse "caralho" ou "foda-se" é mais usado no norte de Portugal, em Lisboa ou no Sul já é visto como falta de educação. Portanto é uma "coisa" do norte. Mas atenção existe diferença entre dizer um "caralho" aleijei-me, ou dizer Vai para o "caralho". Aí arriscas-te a levar um soco ou a ouvir mts palavrões seguidos.😅😅😅😅

  • @alexnunes1701
    @alexnunes1701 5 місяців тому +12

    Filipa, o desconto geralmente a gente pede aqui na compra de algum produto/mercadoria. Não é comum pedirem desconto em serviços. Não digo que não exista algum maluco que faça isso, mas não é o normal. Mas pedir desconto na compra de algum produto é normal e até uma forma de negociação. Inclusive na hora do pagamento, porque se for à vista (dinheiro físico ou pix), não tem as taxas do cartão de crédito.

    • @vini_9534
      @vini_9534 5 місяців тому +3

      Exato, geralmente vejo q acontece mais em lojas/barracas, e sempre com produtos.

    • @debdiva
      @debdiva 4 місяці тому

      Sou brasileira, vivo no Brasil e trabalho prestando serviço e muita gente pede desconto pelo serviço sim. Já escutei inclusive de uma pessoa que estava gastando muito com médico e psicólogo e por isso tinha que me pedir desconto (e por que não pede desconto nos outros serviços?! )

    • @fsilva4263
      @fsilva4263 4 місяці тому

      Se em Portugal vão a uma loja. Geralmente quem atende é empregado (não é dono) portanto não pode dar desconto. Nas feiras aí até pode pedir descontinho. Mas não abusem no peditório senão passa de pedido a falta de respeito ou abuso.

  • @Fabio_Dimitroff
    @Fabio_Dimitroff 5 місяців тому +5

    Filipa alguns pontos, aqui tem sinalização no transito pra tudo pois as pessoas mesmo com sinalização não respeitam, eu já cheguei a ficar 5 minutos parado em uma faixa de pedestres esperando alguma boa alma deixar eu atravessar uma avenida, em relação a roupas curtas, as mulheres realmente usam, agora, pelo menos aqui onde eu moro (interior de SP) é bem raro ver homens sem camisa na rua, isso não é muito comum, a não ser que seja em regiões praianas.

  • @jackjnnascimento6503
    @jackjnnascimento6503 5 місяців тому

    Obrigada Filipa, pelo vídeo, é sempre bom aprender sobre outras culturas evita muitos problemas ❤

  • @alexubiratan
    @alexubiratan 5 місяців тому

    Parabéns pelo canal esta conquistando os Brasileiros com seus videos e muita simpatia .
    👏👏👏

  • @vini_9534
    @vini_9534 5 місяців тому +5

    24:28 sou de Salvador e por aqui isso é bem normal, hahaha, principalmente em finais de semana com sol, qualquer canto da cidade você vai ver a rapaziada sem camisa(principalmente os caras q tão no shape de academia)..
    Comparado com a Europa o estilo de roupas no Brasil é bem despojado mesmo, seja pra homem ou mulher, principalmente os mais jovens.

  • @user-hz4vj3id1t
    @user-hz4vj3id1t 5 місяців тому +7

    Estou em Belém do Pará, norte do Brasil, tentando assistir o vídeo mas está difícil: som muito alto na vizinhança.

  • @saulogameSss
    @saulogameSss 5 місяців тому +7

    Se você tiver respeito dificilmente terá problemas, independente de qual país vc visitar.

    • @alainpierre
      @alainpierre 5 місяців тому

      Óbvio que o respeito é muito importante sim. Mas como cada pessoa carrega a sua cultura e muitas coisas que são até consideradas respeitosas aqui e podem ferir a cultura alheia, só ser respeitoso pode não ser suficiente. É preciso conhecer e entender a cultura do lugar que estamos indo. Exemplo: ser respeitoso aqui no Brasil é, ao conhecer uma pessoa, dar um aperto de mão, ou até uns beijinhos rosto, certo? Vai fazer isso em um país oriental. Você estará sendo desrespeitoso automaticamente. A cultura é muito importante.

  • @ets2playerbr
    @ets2playerbr 5 місяців тому +7

    Eu sou brasileiro e detesto barulho. Graças a Deus, moro em uma região onde todos compartilham do mesmo sentimento. É muito difícil se ouvir conversa de vizinho aqui e muito raramente se ouve alguém tocando música. Eu sou silencioso até para manusear talheres, louças, etc. Vizinho não ouve nada.
    No que se refere à sinalização de trânsito para pedestres, acredito que uma das causas, talvez, seja que, no Brasil, há cidades com movimentação muito intensa tanto de autos quantos de pedestres. Se não revezar, ou carros ou pedestres podem ficar horas esperando para atravessar, tanto que, após determinada hora da noite, os semáforos ficam apenas piscando e cada um segue a preferência da via.

    • @flaviocorredor1736
      @flaviocorredor1736 5 місяців тому +1

      Portugal tem menos densidade demográfica, mas Brasil, em cidades grandes e capitais como Rio e São Paulo, é bem difícil se livrar do barulho. Como vai impôr silêncio, por exemplo, em Copacabana ou Humaitá aqui no Rio de Janeiro?? Até o meu bairro que não é dos mais barulhentos tem algum barulho. Mas entendi o foco, é sobre educação das pessoas. E eu mesmo me irrito demais, o que mais me irrita é na questão do espaço público, pessoas andando no meio de uma calçada um pouco estreita ao invés de andar no canto pra os que vem atrás e andam mais rápido poderem passar sem ter que pedir, é um saco isso, tenho vontade de passar por cima. E teve uma vez que uma senhora não muito gorda, mas nem magra, bem no meio da calçada, eu a ultrapassei pelo cantinho próximo do meio fio e ela não gostou, me perguntou se ela era tão gorda assim pra eu ter feito aquilo. Não falei nada, ignorei e continuei andando. Que folga, a calçada é só dela e ninguém pode passar?? O silêncio é minha resposta a folgados e ignorantes!

  • @user-bl4xv4dx2t
    @user-bl4xv4dx2t 5 місяців тому +1

    Sou aluno de português e este canal é muito tops! Parabéns no seu caminho! ; ).

  • @abraaodasilva5097
    @abraaodasilva5097 5 місяців тому +3

    Sou Brasileiro e honestidade é indispensável... Se você é desonesto hoje, vai acabar fazendo isso novamente... Então sou honesto sempre... Meus filhos precisam de exemplo... E eu preciso ser exemplo

  • @andropovbr
    @andropovbr 5 місяців тому +5

    Não sei o porquê você seria cancelada, não falou nada demais. Falando de uma experiência pessoal, quando fiz auto-escola tinha uma senhora do Rio Grande do Sul na turma, que veio morar aqui em Florianópolis. E ela fazia todo santo dia alguma comparação, dizendo que tudo na terra dela era melhor, inclusive até a água (???). Um dia uma menina da turma se encheu e disse pra essa senhora "se lá é tão bom por que você veio pra cá? A velha ainda se fez de desentendida, dizendo que não tinha porquê ficarem brabos com ela e tal. Mulher sem noção.
    Sobre o "jeitinho brasileiro" acho que ela puxou muito pro lado negativo. Sim, o jeitinho brasileiro pode ser algo ruim, como ela falou, mas também tem esse lado de "dar nossos pulos" para ajeitar alguma coisa ou situação, seja com gambiarra ou qualquer outro jeito disponível.

  • @edersonbarbosa909
    @edersonbarbosa909 5 місяців тому

    Olá...adoro você e o canal!
    Você disse tudo nesse vídeo, no que eu concordo totalmente! Se é prá ir prá qualquer lugar e ficar falando mal... então não venha... vá embora!
    Você é muito sincera mas não fala mal do Brasil!
    Jeitinho Brasileiro não é o que essa pessoa falou...ela deu a entender como uma coisa ruim...e não é bem assim!
    É uma qualidade do brasileiro de resolver as questões de forma informal prá que as coisas dêem certo!
    Pode ser bom ou ruim...mas não é só ruim...
    Nenhum lugar no mundo é melhor ou pior... tudo depende de onde você veio e do seu ponto de vista!
    MAS O BRASIL, APESAR DE TODA COMPLEXIDADE E DIFICULDADE, É UM PAÍS EXTRAORDINÁRIO!
    TEM TUDO PRÁ SER MELHOR DO QUE JÁ É!
    Adoro você Felipa!
    Beijos!

  • @gilmarcarvalho6711
    @gilmarcarvalho6711 4 місяці тому

    top video, quando eu estiver em portugal, verei como é sua cultura, com suas dicas ajuda muito.😉

  • @sandraalbuquerque6323
    @sandraalbuquerque6323 4 місяці тому

    Gostei muito dos seus videos, você é muito inteligente e fala muito corretamente, nāo fiques com medo de ser sincera ou falar as verdades. Parabéns pelos videos

  • @eduardomas8129
    @eduardomas8129 5 місяців тому +1

    Filipa, fique tranquila. Você não será cancelada. Você é uma graça, uma simpatia de pessoa, engraçada tambem e muito bonitinha. E pode dar bronca nos brasileiros que tem muitos mal educados mesmo...rsrsrs Teu canal é muito divertido. Assisto também o canal do professor de português, o Portugese with Leo. É otimo. Ele sabe muito bem a nossa lingua e gosto de ver as diferenças entre o português dai e o daqui. Beijo e parabéns.

  • @ZeDoMundo
    @ZeDoMundo 5 місяців тому +5

    O problema é que os brasileiros incovenientes - ATÉ NO BRASIL - imigram para aí

  • @heloisamitroszewski3188
    @heloisamitroszewski3188 5 місяців тому +4

    Em apto temos regras,até as 22h depois tem que diminuir e muito o barulho, podendo o síndico aplicar multa sim, mas é falta de respeito com o próximo em qualquer horário, uma questão de educação

  • @alanrodrigues2613
    @alanrodrigues2613 5 місяців тому +12

    Concordo com você Filipa em relação ao "jeitinho Brasileiro" como uma "gambiarra" para soluções criativas para problemas cotidianos...O grande problema é que este "jeitinho Brasileiro" vai desde as coisas mais cotidianas, simples na base da sociedade Brasileira até ao alto escalão, na estrutura da máquina administrativa e política dos estados. Resultado: Corrupção, Injustiças Sociais, Desrespeito aos Direitos da outra pessoa, má gestão na saúde, educação, segurança etc...O jeitinho começa no micro e percorre até o macro.

  • @ademirantoniofrohlich4383
    @ademirantoniofrohlich4383 5 місяців тому +2

    Felipa, o "jeitinho brasileiro" realmente existe, mas praticado, felizmente, por pequeno grupo da população. Os que se beneficiam de tal prática, não são bem vistos. Embora eles se achem espertos, trata-se de mau-caratismo ou corrupção.
    Moro no Estado de Santa Catarina e aqui não é comum barulho, música alta, e as pessoas são diretas para falar as coisas. Evidente que em Portugal as pessoas são mais diretas. Já estive em Lisboa e arredores e percebi isso.
    Quanto ao andar sem camisa, realmente acontece. Somos um país tropical. É bastante quente. Mas não é permitido entrar em qualquer estabelecimento sem camisa. Pode-se andar na rua, mas não é comum. Em casa sim. Muitas homens ficam somente de bermuda.
    Por fim, cabe ressaltar que educação é fundamental em qualquer parte do mundo.

  • @ValiHer0
    @ValiHer0 5 місяців тому +8

    Pior que não pode nem aqui no Brasil isso de barulho som alto e mesmo com lei o povo continua tipo denoite madrugada não poderia mesmo por lei.
    Ônibus também tem regras mas ninguém segue e nem o responsável vai perder tempo cobrando.
    Dai fica meio que aceito socialmente mas se fosse seguir as regras na risca não poderia

    • @fsilva4263
      @fsilva4263 4 місяці тому

      Desculpe se vou ofender com minha opinião, mas esse é o pior lado do jeitinho brasileiro. Aceitam tudo, mesmo o k está mal. E o pior motivo é pk vossa polícia não funciona. Funciona para operações de fiscalização rodoviária tipo a Rocam (que até acho um pouco de abuso de poder). Mas para defenderem o povo e as leis , não acho k funcionem lá mt bem. Mas atenção nossa polícia tbm é MT boa a passar multas e se ligarmos a pedir auxílio, ela tbm demora mt a aparecer. Mas qd aparece , passa multa ou leva para a esquadra (delegacia).

    • @ValiHer0
      @ValiHer0 4 місяці тому

      @@fsilva4263 não ofendeu não, é bem isso mesmo, se tu for ver quando é pra tirar dinheiro do brasileiro o sistema funciona que é uma beleza, por exemplo se tu mamou de não pagar imposto na hora a PF já tá na sua porta,ou nesse caso da multa ai fiscalizam até o rim da pessoa

  • @unselectedmusic5988
    @unselectedmusic5988 5 місяців тому +3

    Com exceção do Rio de Janeiro o máximo de barulho que já de barulho nos transportes público é a conversa.

  • @antoniosilva1566
    @antoniosilva1566 5 місяців тому +3

    2 coisas, aqui os homens andam sem camisa na rua se estiver calor, outra coisa aí vi muitas mulheres com a polpa da bunda de fora, até me espantei, pq não achava q aí tinha esse costume

  • @DouglasDeCamargos
    @DouglasDeCamargos 4 місяці тому

    Filipa, aqui no Brasil é super comum o homem andar sem camisa por exemplo: um homem está andando na rua e sente calor, ele tira a camisa e vai embora. Ou se está correndo fazendo uma caminhada, uma atividade física ao ar livre, ou simplesmente porque está com calor nos tiramos a camisa.

  • @JornalOESPETO
    @JornalOESPETO 5 місяців тому

    adorei ! Parabéns Felipa !

  • @antoniosilva1566
    @antoniosilva1566 5 місяців тому +3

    Essa brasileira nunca foi nas feiras de ciganos, q pedem 100 euros e deixam por 10, não é em todos os lugares q não deve pedir desconto

  • @marcelosuzano426
    @marcelosuzano426 4 місяці тому

    Legal a pegada do canal: simples, gentil e direta. Parabéns, Felipa! Brasileiro é barulhento, vamos falar a verdade.
    Música alta na praia é insuportável, além de causar aquecimento global e dar unha encravada.

  • @hudsonmoraes1261
    @hudsonmoraes1261 5 місяців тому +2

    Achei MUITO curioso ela dizer que o público dela é masculino e *mais velho!* Eu achava que eu era exceção. 😃
    Bom, sou homem, hétero, e tenho 51 anos. Acompanho a Filipa há um bom tempo.
    Pensando bem, não é tão surpreendente assim que seu público seja masculino/mais velho. Embora ela seja jovem, o que tenderia a atrair os jovens, os temas que ela traz são mais maduros. Penso que a curiosidade sobre outras culturas, ou sobre como o Brasil é visto lá fora, seja maior nessa parcela que ela afirmou ser majoritária.
    Gostaria que ela nos contasse mais sobre como é o seu público.
    Acho bem curioso que ela tenha atraído justamente esse público. Não faço muita ideia de que tipo de público os outros canais portugueses que fazem react atraem. Mas sobre alguns deles eu tenho alguns palpites. O público do canal *Super Casal Xou* deve ser BEM jovem. Já que eles só falam sobre animações e cultura jovem em geral. Os temas da Filipa são muito mais variados. A *s8myta dos reacts* deve ter um público jovem também. Sendo bem sincero, acho ela bem chata. Mais chata ainda é a portuguesa de origem brasileira *SEA3PO.* Faz tempo que não a assisto.
    Também acompanho vários canais portugueses de youtubers homens. Mas confesso que não memorizei o nome de nenhum deles. 😂

  • @Qm_eu_sou
    @Qm_eu_sou 5 місяців тому +1

    Oq eu penso é o seguinte, se vc tá no país dos outros vc deve ter respeito, n interessa da onde vc veio, interessa onde vc esta, e tentar sobrepor a sua cultura contra qm te recebeu na Europa é um absurdo completo.

  • @marciobrito_net
    @marciobrito_net Місяць тому

    Felipa, é o seguinte: já li um artigo quando instalaram essas "Passadeiras", que aqui no Brasil são chamadas de "Faixa de Pedestres". Na época, muitos motoristas reclamavam e não obedeciam as faixas. Mas, analisando matematicamente, elas são melhores do que semáforos e quebra-molas. Por quê? Simples. Esses dois últimos geram custos muitas vezes desnecessários. Por exemplo, quase parar ou parar de vez de madrugada ou quando não há ninguém para atravessar. Já na faixa de pedestres, você só para se houver movimentação de pessoas nas calçadas.
    Imagine você dirigindo às 3 horas da manhã. Não há ninguém nas ruas. Dar uma reduzida em lugares que você sabe que têm faixas de pedestres é sempre bom por garantia (vai que há algum bebum sonâmbulo). Em contraste, com os semáforos e quebra-molas, você tem que quase parar ou parar de vez, mesmo que seja às 3 da manhã. Viu como tudo depende apenas do respeito dos motoristas para que todos saiam ganhando?
    Na verdade, acho que nenhuma dessas medidas tem que acabar. Elas são modelos para casos diferentes. Como você citou, em condomínios residenciais onde há muitos jovens exibidos e muitas crianças atravessando as ruas a qualquer momento, esqueça a faixa de pedestres; é melhor o quebra-molas, até para acordar o motorista que pode estar bêbado. O semáforo em cruzamentos é super indispensável, principalmente em lugares onde há trens. No centro da cidade, geralmente, há aqueles cruzamentos tensos onde todo mundo está com pressa, um avançando o outro. Ali, a faixa de pedestres é outra situação. E quebra-molas nem convêm muito, porque ali o problema não é a velocidade, mas sim a ordem.
    Conclusão. Tudo q tiver para acrescentar é sempre bem vindo.

  • @josehandson9728
    @josehandson9728 4 місяці тому

    Amei o vídeo deu pra entender os dois pontos de vista e sinto que essa conexão tem muito o que ganhar

  • @carlosfredericobastos9497
    @carlosfredericobastos9497 5 місяців тому +2

    Filipa, apenas lembrando: gambiarra é uma forma jocosa (brincalhão, zombeteiro) para algo improvisado ou tosco.

  • @Feruchio1
    @Feruchio1 5 місяців тому +3

    No Brasil existe pechincha porque, por padrão, tudo é superfaturado (cobram o triplo, no mínimo). Quanto ao barulho, isso é um problema terrível no próprio Brasil, pois uma minoria não suporta barulho, mas como a maioria adora ser escandalosa, as raras leis de silêncio não são cumpridas adequadamente (em bairros residenciais, é comum o tráfego de motocicletas e caminhões barulhentos a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada, sem contar o som alto de vizinhos, igrejas, bares e vendedores ambulantes). Além de tudo isso, ainda há a cultura do crime, que já foi totalmente naturalizada pela sociedade. Para viver no Brasil é necessário ter nervos de aço, pois a vida por aqui está sempre no modo 'very hard'.

    • @RafaelSantos-yo5xj
      @RafaelSantos-yo5xj 5 місяців тому

      Very hard ? Só se for onde tu mora pq onde eu moro não é assim, não venha generalizar crlh

  • @canalvisada8131
    @canalvisada8131 5 місяців тому +1

    O desconto é para Cativar a clientela e atrair mais clientes através do boca a boca. Afinal é você a dona do produto, por óbvio, você tem uma determinada margem de lucro e através dessa margem, é ela quem vai determinar um possível desconto, é você quem vai tabelar o valor do seu produto e

  • @ancelmoferreira
    @ancelmoferreira 5 місяців тому +2

    Uma coisa é certo, amo as diferenças culturais, e o respeito é importante em qualquer nacionalidade. Outro ponto, a Juliana provável que seja carioca, e eles vivem em uma bolha diferente de muitas regiões do Brasil, então não é bem assim. Jeitinho brasileiro é sim uma Gabiara. Outra coisa, mesmo não senso proibido no Brasil, ninguem vai em nenhum lugar aqui sem camisa, saimos de regata, pois aqui é quente. Sem camisa apenas em regiões de praia.

  • @petrolina2949
    @petrolina2949 5 місяців тому +2

    Aprendam com eles e sejam diretos também, aí fica tudo certo. 😂😂😂

  • @debdiva
    @debdiva 4 місяці тому

    Sobre atravessar a rua: Filipa, nas cidades maiores aqui no Brasil normalmente existe a sinalização em todas as faixas (passadeiras). Aqui no Rio de Janeiro, dependendo do local, os motoristas não respeitam e não param nem no sinal vermelho, com medo de serem assaltados se pararem (já soube de caso de assaltantes que se escondem em arbustos próximos dos sinais, para assaltar os carros e de motos que param do lado dos carros pra assaltar a mão armada). E é muito comum também os pedestres atravessarem fora da faixa em qualquer lugar... ou seja, existem as regras mas a fiscalização não é das melhores e a vida vai seguindo. Em cidades menores, já vi faixas sem sinalização e os carros param quando o pedestre quer atravessar.
    Quanto a andar nas ruas sem camisa: moro no Rio de Janeiro, a cidade que a cada verão está mais e mais quente e é comum ver homens sem camisa andando nas ruas (embora nem todos façam isso, muitos não se sentem bem em ficarem sem camisa em público) e as mulheres com as roupas cada vez mais curtas, mesmo em bairros longe da praia, embora nem todas se vistam assim, pois muitas têm vergonha de se vestirem com roupas muito curtas. Mas existem regras em locais fechados, não sebpode entrar sem camisa em restaurantes, nem em shoppings etc

  • @daquidecasa
    @daquidecasa 5 місяців тому +13

    Não sei onde essa moça morou no Brasil, mas afirmar que o jeitinho brasileiro é ser desonesto, aliás fez bem de ir embora. Dar razão a xenofobia é um grande desserviço. #falei_tudo

    • @chaptervfx
      @chaptervfx 5 місяців тому +1

      É verdade, essa vaca difama os brasileiros para os portugueses

    • @Frey_2026
      @Frey_2026 5 місяців тому +6

      "Falei tudo" lol quanta pretensão. É verdade sim que muitos brasileiros têm orgulho de "malandragem", de driblar as regras e levar vantagem, principalmente no RJ.

    • @robintownsendalvarenga9757
      @robintownsendalvarenga9757 5 місяців тому +3

      Ela fez um grande desserviço ao falar um monte de coisa nada a ver sobre o Brasil e os brasileiros. Ela é carioca, e carioca vive em uma bolha onde só existe RJ e os brasileiros são todos iguais a eles.

    • @miltondiasdossanto4366
      @miltondiasdossanto4366 5 місяців тому +2

      Uma parte tenta levar vantagens sobre outras Obgd pelas verdades

    • @heliocarvalho8487
      @heliocarvalho8487 5 місяців тому

      Ainda bem que essa mulher foi embora do Brasil pois que fique por aí mesmo não fará a menor falta sair do Brasil e começar a meter o pau no Brasil por favor querida não volte mais aqui no Brasil obrigado

  • @Jhony01007
    @Jhony01007 5 місяців тому +3

    O mal dos zucas é querer ser a última bolacha do pacote.

  • @WesleyCristianoFranco
    @WesleyCristianoFranco 4 місяці тому

    Jeitinho brasileiro é ser bom na gambiarra
    Solucionar ou ajudar outra pessoa gastando pouco isso é o verdadeiro jeitinho brasileiro

  • @alexjuniorrodrigues2771
    @alexjuniorrodrigues2771 4 місяці тому +1

    Filipa seu sotaque de português é muito fácil de entender, todos ai falam dessa forma ou é porque você já está mais inserida na cultura brasileira por isso consigo entender vocÊ perfeitamente ?

    • @fsilva4263
      @fsilva4263 4 місяці тому

      É pk é tem o sotaque do norte de Portugal. É mais identico a algumas regiões do brasil.as ela tbm fala um pouco "abrasileirado" para ser mais fácil de vocês compreenderem. Se ela falasse mais rápido , provavelmente muitos não iriam compreender

  • @Angra.Fernandes
    @Angra.Fernandes 3 місяці тому

    Filipa, essa questão do som alto também incomoda muitos brasileiros, não acho conveniente andar na rua com som alto obrigando a todos ouvirem músicas que não querem e não gostam.
    Estou em Portugal há poucas semanas e percebo que o silêncio é regra, confesso que estou amando essa paz.

  • @eligarciajunior5570
    @eligarciajunior5570 3 місяці тому

    24:45 Essa questão dos homens brasileiros andarem sem camisa é mais comum nas cidades litorâneas (com praia), onde se vê homens sem camisa e mulheres de biquíni e/ou saída de banho no ônibus (autocarro), supermercado, restaurantes, shopping e demais lojas. Mas nas cidades de interior não é comum, a não ser se estiverem sem camisa dentro de casa ou nas suas dependências.
    No geral, gostei muito da sua leveza ao tratar de um assunto bem polêmico: eu sempre levei essas diferenças culturais em consideração quando faço uma viagem para o exterior (e morar então, aí que se leva mais a sério). Claro que todos nós podemos ter um comportamento que seria considerado inadequado em outro país, o que é natural, mas é importante aprender com os erros e entender o porquê das coisas para evitar conflitos desnecessários.

  • @juniorempt
    @juniorempt 5 місяців тому +2

    Não é sobre nacionalidade e sim sobre a pessoa (caráter, bom senso, educação...).

  • @darkvin3032
    @darkvin3032 5 місяців тому +3

    A cultura carioca em si é mais escandalosa, essa moça é carioca e veio de um estado caótico, agora existem muitos outros costumes e comportamentos de outros estados mais refinados e respeitosos, o Sul e SP por exemplo, são estados com uma cultura mais reservada em geral, e bem educada! O tal "jeitinho brasileiro" que a maioria dos brasileiros odeia, é da cultura carioca, surgiu no Rio de Janeiro, e é o estado que mais exporta imagens ao exterior em sua maioria, infelizmente, decadentes! Em Geral cariocas são escandalosos em tudo, e coincidentemente é o povo que mais vai pra portugal e que mais tem em porcentagem em Portugal, mas não generalizo o povo de lá, claro que existem cariocas com boa educação e respeito mas a cultura carioca não ajuda sua própria imagem! Todos esses costumes e tópicos que ela disse, se vê muito no RJ, pelo fato de ser um estado litorâneo com praias, mas muitos cariocas acham que o Brasil todo é como o RJ, e vendo o vídeo, absolutamente tudo que ela disse só se presencia em terras cariocas!

  • @SucuriCaolha
    @SucuriCaolha 5 місяців тому +1

    24:53 aqui os homens andam sem camisa, geralmente em cidades praianas... em outras, é no minimo estranho

  • @heloisamitroszewski3188
    @heloisamitroszewski3188 5 місяців тому +2

    Graças a Deus, muita gente não agem desse modo tão errado ,como os que ela sitou

  • @alainpierre
    @alainpierre 5 місяців тому +2

    Eu moro num condomínio de classe média aqui em Recife. E tem um vizinho que tem uma caixa de som (ou uma Coluna) enorme e ele ouve de tudo (rádio, tv, streaming, música) no último volume!

    • @RLSouza83
      @RLSouza83 4 місяці тому

      Aqui na minha região tem de tudo caixa de som , casais discutindo levei um susto outro dia vindo da pescaria o cara tava traçando uma menina apoiado num pé de eucalipto 😅😅😅😅😅😅

    • @machadojpaulo
      @machadojpaulo Місяць тому

      Ligue para a polícia, reclame. Porque aqui onde moro no Brasil não toleramos isso.

  • @leudylima6345
    @leudylima6345 5 місяців тому +2

    Bem, contudo, descobri que seria um ótimo Português. Pois me identifiquei com os costumes dos portugueses. Kkkk

  • @arleic.hubner237
    @arleic.hubner237 5 місяців тому

    Olá Felipa..
    Achei esse seu video mto engraçado, dei várias risadas com vc e não vejo motivo para lhe cancelarem.
    Sobre barulho, som alto escapamento até exite lei, mas as autoridades fingem que não vêem e não é aplicatido. Por exemplo nos veículos motos exite um lei no código de trânsito sobre escapamento que até as fabricantes precisam respeitar senão seria multa, mas dificilmente acontece, a não ser que seja por outras informações aí aplicam pra esse motivo tmb.( Eu odeio escapamento barulhento) Já sobre som alto por aqui se alguém lhe perturbava com isso vc chamava a polícia até de forma anonima pra não ficar indisposto com vizinho ou arrumar problema as vezes até com bandidagem e ela vinha verificar e até na primeira vez só lhe dava uma advertência e mandava baixa o volume. Agora se vc denunciar vc precisa dar todos seu dados ficar no local aguardando a polícia, (senão eles nem vem) e somente aí a polícia fará um registro e será aberto um processo por perturbação do sossego alheio onde vc terá que comparecer pra prestar depoimento na frente da pessoa que fez a infração.
    Sobre celular (telemóvel) se a pessoa atender e dizer que está no mercado e que vai falar depois mesmo que bem alto ninguém vai se ofender, agora existe as pessoas que começam a falar e não param nem qndo chega a vez delas no caixa, qndo sai do mercado vc já conhece todos os nomes de familiares a história deles e por aí vai.😂😂😂😂

  • @hlvprado
    @hlvprado 5 місяців тому +1

    Tem algumas coisas que prefiro aqui, mas principalmente o que trata de questões de som, sou mil vezes Portugal! Nada pior que estar dormindo e passar um carro com som distorcido no último volume. É estressante e muito desrespeitoso. Quanto à camisa, o Brasil é um lugar muito quente, então, é natural andar sem camisa porque realmente tem horas em que é difícil suportar o calor. Com relação a faixas de pedestres, aqui temos a lei, as multas, mas não temos fiscalização e bom senso. Quando (e se) tivermos, avançaremos muito nesse quesito. Se a gente vai na casa de uma pessoa, deve, ao menos, se esforçar para não ser desagradável!

  • @EngenheiroMaestri
    @EngenheiroMaestri 5 місяців тому

    A primeira vez que passei por Portugal foi em 1972 onde nessa época quem ia a Portugal eram turistas (sempre fui para Portugal como turista), como eram pessoas de mais de meio século no passado o comportamento era mais reservado, a visão que os brasileiros tinham dos portugueses era um pouco idílica e condescendente pois nesse momento ainda não havia ocorrido a Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974) todos os Portugueses que não pertenciam a grande burguesia portuguesa eram totalmente submissos e extremamente reprimidos (a PIDE era forte e o Salasar tinha falecido a menos de dois anos), depois retornei a Portugal algumas vezes e notei que os portugueses começaram a adquirir hábitos mais reinvidiacadórios como por exemplo os franceses, ou seja, pararam de levar desafouro para casa mas não assumiram posturas mais gentis, ou seja, assumiram um pouco da grossura dos brasileiros mais mal educados, em resumo, um pouco da chamada sinceridade portuguesa considero uma primira herança que passamos aos portugueses, a falta de educação o uso de palavrões foi iniciado após essa época.
    Em 1982 quando voltei pela terceira Portugual com a minha esposa e fiquei mais que dez dias notei a mudança de comportamento com maior intensidade, verificando uma espécie de comportamento passivo/agressivo onde mesmo ao fazerem gentilezas para nós se não seguíssemos extritamente as indicações sobre até o coletivo a ser tomado para chegar em dado ponto éramos ecriminados com um certo grau de violência.

  • @tonyrocha7819
    @tonyrocha7819 5 місяців тому +4

    Aqui no Brasil não pode perturbar o vizinho com som alto ou barulho também não.

    • @spettacolososognatore3909
      @spettacolososognatore3909 5 місяців тому +1

      Mas todo mundo faz, especialmente nos bilhões de interiores que se tem pelo BR afora. E digo mais, quem gosta/consome essa música contemporânea horrorosa do 'mainstream' tem que aceitar a perturbação que é consequente dela, pq é esse tipo de comportamento animalesco que essas músicas apodrecidas causam nas pessoas. Ou será msm que alguém levaria as 'colunas'/caixas de som para a praia para ouvir Bach e Mozart (especialmente alto)? 🙄 Eu jamais vi alguém estourando o volume das caixinhas para ouvir coisas tecnicamente mais rebuscadas, é seempre e sempre as mesmas coisas das piores especies. É de se pensar...

  • @amandafreires_
    @amandafreires_ 3 місяці тому

    O jeitinho brasileiro é exatamente isso q vc falou Filipa

  • @pensarbens4296
    @pensarbens4296 5 місяців тому +1

    Em Portugal, há lei, justiça e respeito por elas. No Brasil, há leis em abundância, porém, muitas vezes, são utilizadas apenas para atender aos interesses próprios dos poderosos, do governo e da criminalidade.

  • @ricardonascimento9461
    @ricardonascimento9461 5 місяців тому +3

    Sobre pedir desconto, trabalhei assim un tempo e posso afirmar, na maioria das vezes o desconto ta embutido no preco, se voce pedir ganha, se nao paga mais caro mesmo.

    • @fsilva4263
      @fsilva4263 4 місяці тому

      Isso é algo k não tem nas lojas de Portugal (jeitinho do comerciante brasileiro ganhar uns trocos com as pessoas que não querem pedir desconto por vergonha). Em Portugal , nas lojas, O valor é o k está. Quer desconto, tem de esperar pelos saldos ou comprar os produtos que dizem desconto.

    • @ricajubilado
      @ricajubilado 4 місяці тому

      ​@@fsilva4263aqui e comum o cliente pedir desconto mesmo com o preco final muito baixo e ficar bravo se o comerciante nao dar, entao ele aumenta o preco e da o desconto e o cliente sai sorrindo!
      Vou te contar minha breve experiencia, eu fazia instalacao telefonica a domicilio, particular, mostrava a tabela oficial das empresas de telefonia e dava o meu preco que era muito abaixo do delas, exemplo:
      Tabela
      Instalacao 50 reais
      Extensao 30 reais
      Meu preco
      Instalacao 30 reais
      Extensao 20 reais
      Mostrava isso e a pessoa pedia desconto, eu dizia que nao tinha como dar porque o preco ja estava muito baixo, o cliente fechava a cara.
      Por conselho de um colega comecei a cobrar por "hora tecnica", cobrava por 1 instalacao e ate 1 extensao ou 2 horas de trabalho.
      Preco da hora tecnica, 80 reais
      O cliente pedia desconto, eu fazia por 70 reais e ele saia com um sorriso no rosto.
      As vezes era so 1 instalacao ou 1 extensao.
      Conclusao, nos gostamos de ser enganados e achar que estamos levando vantagem!
      Ps. Vide a meia entrada, todo mundo da um jeito de pagar meia, ai o preco dobra e todo mundo paga o preco normal achando que ta pagando meia, quem se ferra e o teabalhador que nao estuda e obrigado a pagar o dobro!

    • @eligarciajunior5570
      @eligarciajunior5570 3 місяці тому

      Interessante que no Oriente Médio é o oposto: não negociar ou pedir desconto é um mal sinal para os vendedores, porque é cultural e eles esperam que os clientes façam isso.

  • @andrecarvalho5086
    @andrecarvalho5086 5 місяців тому +1

    se vc gosta dos vídeos dela mas não gosta dos anúncios que passa nos vídeos do youtube, então instale a extensão ad block no seu google chrome, pq essa extensão bloqueia todos os anúncios dos vídeos do youtube

  • @qlia27
    @qlia27 5 місяців тому +1

    Sinto que no Brasil essas coisas deveriam ser mais como Portugal, principalmente essas leis. Legal o vídeo!

  • @Sonia61579
    @Sonia61579 4 місяці тому

    Eu amo a cultura portuguesa e europeia. Sou de uma época em que o respeito em primeiro lugar. Irei me senti bem quando eu for morar em Portugal!❤

  • @midlandscoder
    @midlandscoder 5 місяців тому +1

    O mais doido é que eu entendi muito bem os 12:00 kkk mas quando passei a morar com minha namorada do Amazonas no interior de São Paulo kkkk não tinha um dia que ela não comparava são Paulo com o Amazonas em questão de costumes, culinária e clima kkkk

  • @rodrigoloureiro9264
    @rodrigoloureiro9264 4 місяці тому

    Acredito que a questão do barulho seja também regional, pois aqui no norte de Portugal eles falam altíssimo na rua que parecem estar sempre brigando uns com os outros kkkkk

  • @Besilpe
    @Besilpe 4 місяці тому

    Não é em qualquer lugar que andamos sem camisa... não usamos camisa em ambiente informal, mesmo na rua mas próximo a nossa residência. Não é comum estar sem camisa em um supermercado, por exemplo. Em restaurantes, não andamos sem camisa. Quando vamos a casa de um vizinho, por exemplo, só vamos sem camisa se tivermos muita intimidade. Não é uma generalidade andar sem camisa.

  • @Besilpe
    @Besilpe 4 місяці тому

    Filipa, o que são as "colunas", que vc fala no início do vídeo?

  • @carabina0510
    @carabina0510 5 місяців тому +1

    Dependendo da temperatura nos finais de semana as vezes em algumas zonas os homens ficam de sunga e as mulheres de top e shortinho

  • @user-ct3wo8te5l
    @user-ct3wo8te5l 5 місяців тому +1

    Cada coisa tem sua ocasião, em tempo festivo , agente faz a festa 🎉🥳😜🤪

  • @PapodeCobra
    @PapodeCobra 5 місяців тому

    O brasileiro tem hábito de andar sem camisa principalmente por causa das altas temperaturas. Então é comum homens sem camisa nas ruas. Mas não dentro de lojas ou shoppings. Mesmo no metrô se estão indo ou vindo da praia isso acontece. Normal. Mas não se justifica fazer isso em países cujo clima é ameno. Então não é desculpa andar sem camisa só pelo hábito.

  • @isalindanunes863
    @isalindanunes863 2 дні тому

    Graças a Deus que mais para o Sul do país esses palavrões horríveis são bem menos utilizados !

  • @s2jiji
    @s2jiji 4 місяці тому

    Aqui no Brasil muita gente detesta barulho também, sempre chamam a polícia por causa disso, eu por ex nasci aqui e nunca me acostumei
    É um costume brasileiro q muitos brasileiros não se acostumaram pode acreditar

  • @rafaelduarte5485
    @rafaelduarte5485 4 місяці тому

    7:52 Você falou igual a brasileiro. Na verdade você anda bem alegre igual a brasileiro kkkkkkk

  • @evaldograsso3298
    @evaldograsso3298 5 місяців тому

    Filipa palavrao aqui tambem virou usual. Depende do palavrão. Alguns viraram até elogios. Ex: Você é foda (vc é muito boa). Voce é fodão ( você é espetacular)

  • @Falcrow
    @Falcrow 4 місяці тому

    Olha eu moro em Leiria, em uma AP vizinha de baixo e portuguesa, nosso vizinho da casa do lado e portugues e eles escutam musica alta ate altas horas da madrugada no verão entao e quase todos os dias heheheh, não me incomoda XD, bom e que escuto algumas musicas portuguesas que não conheço e são hilarias kkkk.

  • @Besilpe
    @Besilpe 4 місяці тому

    Atualmente moro em uma cidade relativamente pequena, aqui no Brasil, em que tem que se respeitar a faixa de pedestre... venho de uma cidade grande onde nem se respeita os sinais luminosos. Pra mim foi um choque cultural.

  • @rrrr4rrrrrrr
    @rrrr4rrrrrrr 5 місяців тому

    Muito bom o vídeo, Filipa. Vc n vai ser cancelada, pode ficar tranquila. Haha

    • @hugovictor8091
      @hugovictor8091 5 місяців тому

      Vc só corre o risco de ser cancelada se começa a usar das ideias da galera que cancela como denegrir não pode usar aí depois qualquer opinião sua que não for igual a deles ai vc pode ser cancelada

  • @Lucianasilva-kj1uy
    @Lucianasilva-kj1uy 5 місяців тому +1

    Essa moça deve não ser brasileira, coloca todo muito na mesma panela... pois nunca tive problemas com meus senhorios ,e muito mais.!!!

  • @ZeDoMundo
    @ZeDoMundo 5 місяців тому +1

    Você está certa sobre 'Jeitinho'. É uma gambiarra, uma criatividade. Essa brasileira é metida.

  • @lucasresende9200
    @lucasresende9200 5 місяців тому

    Concordo plenamente com o barulho, eu aqui no Brasil já até acionei a polícia para vizinhos.

  • @barackhusseinobamaobama9344
    @barackhusseinobamaobama9344 5 місяців тому +1

    Filipa entendeu errado o brasileiro não fala que o brasil é melhor, pelo contrário fala que Portugal é civilizado de gente educada e discreta.

  • @ceci_sunshine_
    @ceci_sunshine_ 5 місяців тому

    aqui em minas a questão do som já vi dar problema, tp legalmente só pd até 23h (era até 22h, mas mudaram)

  • @jailtonlins
    @jailtonlins 17 днів тому

    Muito desses comportamentos também são reprováveis aqui em nosso país (Brasil). Falta de educação e desrespeito com o próximo. O dito "jeitinho brasileiro é vergonhoso " aqui também, imagina em outros países. Mas esta portuguesa é muito linda (Filipa, claro).

  • @petrolina2949
    @petrolina2949 5 місяців тому +1

    Na parte do vídeo 11:47 Filipa só disse verdades. Brincadeirinha kkkkk

  • @carabina0510
    @carabina0510 5 місяців тому +1

    Nem todo jeitinho brasileiro é ligado a corrupção vamos imaginar que você foi pescar no seu fusca mas chegando no rio o cabo de vela do fusca quebrou você passa o dia pescando na hora de voltar você procura uma planta chamada mamona voce arranca várias folhas voce corta a folha e usa o caule para ligar o distribuidor na vela cada caule dá para rodar 25 km

  • @luiscastanho
    @luiscastanho 4 місяці тому +1

    Infelizmente por gentileza já estamos cansados de brasileiros por isso Chega vai ganhar.