Referências: ANDRADE, Jeferson. “Anna de Assis: história de um trágico amor”. Rio de Janeiro: Codecri, 1987. ASSIS, Dilermando de. “A tragédia da Piedade: mentiras e calúnias de ‘A vida dramática de Euclides da Cunha’”. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1951. ELUF, Luiza Nagib. “Matar ou Morrer: o caso de Euclides da Cunha”. São Paulo: Saraiva Jurídico, 2009. PAULA, Adriana de. A tragédia da Piedade - o polêmico fim de Euclides da Cunha. iconografiadahistoria.com.br/2020/12/04/fita-loka-a-tragedia-da-piedade-o-polemico-fim-de-euclides-da-cunha/ PRIORE, Mary Del. “Matar para não morrer: a morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis”. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Não se trata de amor, mas de egoísmo. Ana foi incapaz de fazer um sacrifício em nome dos filhos e de toda a família. A sua felicidade custou a vida do marido e do filho mais velho. Além de levá-los ao túmulo, ainda desgraçou a vida dos filhos mais novos e trouxe muita dor para os parentes de ambos os lados. A de se pensar no tempo em que isso aconteceu. Essa mulher foi puro egoísmo.
No mesmo ano em que Euclides da Cunha Filho morreu, o filho mais velho, Solon da Cunha, foi trabalhar como delegado de polícia no Acre, e foi assassinado. O único filho de Euclides que deixou descendentes foi o mais novo, Manoel Afonso da Cunha, e estes descendentes moram hoje na cidade de Niterói-RJ. Inclusive há uma neta de Euclides viva ainda, com mais de 90 anos de idade.
@@sergiosilva4240 infelizmente não. Sei sobre esses pq já tinha lido há algum tempo. Mas não sei nada, por exemplo, sobre os filhos de Dilermando com Ana. Sei só que tem uma filha de Dilermando viva, mas é com a segunda esposa.
Euclides da Cunha um dos maiores escritores deste país, ao ver o filho mais novo lourinho, ao lado dos outros irmãos de cabelos negros, desconfiado, exclamou para si "parece um pé de milho no meio do cafezal!", pura poesia em meio a angústia da virtual traição!
Quando criança eu vi a minissérie Desejo na Globo, com Vera Fischer (Ana), Tarcísio Meira (Euclides) e Guilherme Fontes (Dilermando), aliás excelente minissérie. Essa história trágica me marcou.
Eu também assisti essa mini serie! Pior que eu era bem jovem e olha que eu me apaixonei pela vera Fischer kkkk doideira eu ficava nem um bobo pensando naquela loira ahaha cada uma.
A MINISSÉRIE DA MINHA AMIGA GLÓRIA PEREZ, FOI MUITO BOA CRISTIANE. VC LEU O LIVRO : " ANNA DE ASSIS: HISTÓRIA DE UM TRÁGICO AMOR"? BJS CRISTIANE. PPROFESSOR MARCO ANTÔNIO
Moro em Euclides da cunha-BA antiga “Vila do cumbe” a história de Euclides é fantástica, sua obra “Os sertões” é um dos melhores livros da literatura brasileira, leiam pq é incrível e muito rica em detalhes da vida sertaneja e principalmente da Guerra de Canudos.
@@mestresplinter9774 É um excelente livro. indico tbm “A Guerra total de canudos” do Frederico Pernambuco de Mello, ele é um dos grandes mestres da história do cangaço, porém escreveu um livro sobre a guerra de canudos, muito bom!
A frase que Euclides da Cunha disse quando invadiu a casa de Dilermando: "Vim para matar ou Morrer". A tragédia do bairro de Piedade. Morei em um bairro vizinho; Quintino Bocaiúva. Ambos os bairros são bairros Monárquicos no Rio de janeiro.
Moro no bairro da Piedade, e adoro esse caso. Hoje a casa onde faleceu Euclides da Cunha, é um supermercado Guanabara. Parabéns pelo conteúdo, sempre! 👏🏻😉
Eu moro em São José do Rio Pardo/SP local onde Euclides se instalou , fez uma ponte e escreveu Boa parte de seu livro , até hoje Tem sua casinha qual escrevia , o Museu dedicado a ele e a Casa Euclidiana, e a semana Euclidiana em Agosto .
@Liana Silva Olá! Essa casa onde ele faleceu, era a casa do Dilermando. Ele invadiu, e houve a troca de tiros. Eram um conjunto de casas, germinadas, comuns no subúrbio carioca. Por isso, conseguiu construir um supermercado, derrubando todas os antigos imóveis.
Euclides da cunha escreveu tudo sobre a guerra de canudos, ele teve lá, inclusive tem uma cidade lá perto de canudos que se chama Euclides da cunha em homenagem a ele
Na cidade vizinha, São José do Rio Pardo, ainda existe a cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões" enquanto acompanhava a construção da ponte sobre o Rio Pardo, ponte esta que, hoje, leva seu nome.
Euclides criador do clássico Os Sertões. Uma tragédia grega das mais cabulosas. O curioso é que a Ana fez o que fez, traiu o marido arrumou filho com o pé de pano mas não aceitava que ele botasse chifre nela né. Bem que o diz o ditado " pimenta nos olhos dos outros é refresco".
O kra foi traído, é chamado de corno, a mulher que traiu é a coitada abandonada e carente... Ela era tão boa pessoa, que continuou com o kra que matou, o filho dela 👏👏👏
Criança morrendo 7 dias depois era muito comum na época, chamavam de febre dos 7 dias, provavelmente se tratava de tétano visto que as condições de higiene para o parto na época não era das melhores...
Olá. No livro ANA DE ASSIS está escrito que o Euclides da Cunha trancou num quarto o Bebê recen -nascido , por 7 dias , porque desconfiava de que o inocente não fosse seu filho.
@@fatimarodrigues6499 Já os defensores de Euclides dizem que a criança nasceu com má formação congênita pois Ana,ao saber que o marido Euclides voltava para casa,tentou abortar o filho do amante.
Era chamada de febre terçã, acontecia durante os feitos em lugares sem o mínimo de higiene e com instrumentos enferrujados. Hoje denominamos tétano neonatal, é algo muito, muito, muito raro de acontecer aqui no Brasil devido a vacinas de tétano desde a gravidez da mãe, e também a vacina no recém nascido.
Os Sertões é uma obra prima. Eu li essa história de traição numa biografia. Inclusive a globo fez uma mini série sobre isso muitosss anos atrás. Euclides da Cunha tinha que ter largado a Ana e tiau. Morreu de bobeira.
Naquela época fazia parte da lei de "Legítima defesa da Honra". Até o final dos anos 80 isso era justificativa nas constituições pros assassinatos por traição.
Não é tão fácil e simples descobrir uma traição no casamento e descobrir que o filho não é seu praticamente na mesma sequência....não, ele não morreu de bobeira, morreu por se defender do abuso que sofreu.
Dinorah ficou aleijado por causa do tiro e não pode mais jogar, entrou numa tristeza profunda e anos depois se suicidou. Foi uma história cheia de tragédias. Dilermando chegou a patente de General do Exército.
Outra curiosidade é que Ana conheceu Dilermando quando este tinha apenas 3 anos e voltou a revê-lo quando ele tinha 17 e ela 33, e então se apaixonaram.
Para quem não sabe, o Dinorah era do time titular do Botafogo no primeiro título do clube em 1910 (o hino do Botafogo fala sobre esse primeiro título de 1910), ele jogou alguns anos com a bala alojada, mas com o tempo ele começou a ter problemas e teve que parar com o futebol.
Sério. Vou fazer 21 anos esse ano e pensei uma coisa esses dias.. Como fez falta no ensino médio ali entre 2017,2019 o Iconografia da história nuuuh,o tanto que o Joel e toda equipe,deve ajudar a galera hoje,por exemplo,minha prima fez um trabalho sobre facções esse fim de semana,onde que eu mostrei ela e as amigas dela?? Claroo que foi no Iconografia da História, parabéns pelo projeto e tudo mais. E Joel meu queridão,deixa a gente te marcar nos stories meu maninho,somos seus fãs kkkk
Eu lembro da série "Desejo" com Tarcísio Meira, Vera Fisher e Guilherme Fontes interpretando Euclides da Cunha, Anna e Dilermando de Assis. A cena do bebê, filho da Anna e do Dilermando, sendo impedido de ser alimentado pelo escritor me marcou mto!
Particularmente gosto muito desta história, já li bastante a respeito e acompanhei toda a minissérie da Globo (Desejo) que traduz com belíssimo enredo de dramaturgia essa história protagonizada por Tarcisio Meira, Vera Fischer e Guilherme Fontes. Mas ouvir aqui esse fato narrado pelo Joel com o requinte de "gíria da quebrada" torna-se um capítulo a parte bem legal.😄 Curti muito, parabéns ICH!! Vcs são disparados o meu canal preferido da plataforma!
O pessoal fala muito bem do principal livro do Euclides que é Os Sertões. No meu caso, eu achei um livro bastante complicado de ler, claro que na época eu tinha um vocabulário menor. Quem leu poucos livros na vida vai sofrer, a não ser que tenha um dicionário do lado.
Eram outros tempos né Alex, assim, pra analisar a história nós precisamos nos despir de todo moralismo. Dor de corno é embaçado mas fica evidente que Ana e Dilermando se amavam, se essa história fosse hj Euclides seguiria sua vida
@@dougrafael1986 que nada, até hoje tem corno apaixonado que desgraça a própria vida, é só assistir RJTV e Tino Júnior. Euclides faria lambança hoje também.
naquela época como os filhos vinham as pencas eles tinham outra visão... mto casal pobre fazia filhos pra virarem escravos dos próprios pais propriamente ditos, conheço pessoas vivas hj em dia que não gostam de lembrar de suas épocas de infância onde trabalhar duro de sol a sol eram o resumo de suas vidas.
É assisti a mini série Desejo na globo...eu tomei antipatia dessa Ana ( Saninha). Tinha mais vontade piriguetar do que defender os filhos.. Em outras histórias sobre,contam que a família nem toca no assunto por ser vergonhoso demais.
Tantas mulheres que esperavam pelos seus maridos quando trabalhavam longe naquela época! Hoje em dia não precisa nem viajar para longe basta dizer que vai no shopping ou no cabeleireiro e já era 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 elas sabe mais que os homens brincando
Boa narrativa Joel! A sobrevivência do Dilermando é um fenômeno, principalmente para a época! Você tem informações, de onde ele foi atendido e quem o operou?
@@renataantunes9796 a resposta é simples:ela era uma dessas mulheres que coloca a felicidade própria na frente da felicidade dos filhos, era uma adúltera sem.verhonha, sem amor próprio e teve um final digno do que ela fez,,,traída, abandonada, difamada,,,👍👍
Há um relato de que Dilermando teria ainda uma segunda amante, que viria a aparecer no dia de seu falecimento, cobrando o direito à uma pensão dada aos filhos (ainda que sem um casamento formal) dada pelo Exército Brasileiro. Anna de Assis teve oito filhos com Dilermando, seis deles chegando a vida adulta. Há fontes que dizem que ele teve um total de 11 filhos. Ele chegou ao cargo de capitão do exército, após muitos altos e baixos na carreira.
A pessoa que troca a família por amante, ou vai continuar traindo ou será traída, quem trai uma vez trai sempre. E a globo ainda fez uma mini série romantizando o caso. Que tristeza
Euclides da Cunha construiu uma ponte metálica na minha cidade que éSao José do Rio Pardo SP,existe a casinha de zinco,que se chama Recanto Euclidiana,existe até nos dias de hoje!!!
Niemayer também não! Quem usa a cabeça não precisa pregar prego. Euclides era engenheiro e projetou a ponte. Foi professor de matemática do Colégio Pedro II, colegio padrão do Brasil, aprovado em um concurso difícilimo, quando o salário de professir nesse estabelecimento era igual a de um Senador da Repúblca. Escreveu diversos livros, entre eles outra de grande obra de extrema importância, "Contrastes e Confrontos".
Resumindo a ópera … o Euclides se lascou por querer fazer graça para a sociedade e para a mulher que metia chifre nele. Foi tão inocente que registrou até o filho do talarico. O que mais tem são “Euclides” por aí. Kkkkkkk
Cara o que me atrai no programa de vcs é que alem de ser muito bom vc fala muito legal as veses na zueira as veses sério mas mas seu geito escrachado e com um pouco de gíria faz o programa ficar muito legal gostei muito do geito que vc discorreu sbre Euclides da Cunha parabéns sussesso
E Dilermando era exímio atirador. O jornalista Paulo Francis foi vizinho de Dilermando de Assis. Francis escreveu que testemunhou Dilermando colocar uma carta de baralho de lado e cortá-la ao meio com um tiro de pistola. Além disso, Euclides escolheu uma arma ruim para o fim desejado: foi atrás de Dilermando com um pequeno revólver calibre .22. Este revidou com um revólver calibre .38 de competição. Além da diferença de habilidade no tiro, a diferença de calibre das armas também favoreceu Dilermando.
Li bastante sobre esse caso e o resumo de tudo pra mim é que ela e o amante foram extremamente egoístas e arrogantes. Deram um enorme "fxxx-se", especialmente para os filhos dela e para o irmão dele, Dinorah. Ah, o amor!
O Dinorah na semana seguinte que foi alvejado por Euclides da cunha, o zagueiro do Botafogo jogou contra o Fluminense ainda com a bala cravada na espinha e foi campeão carioca o famoso título de 1910 carregado até hoje no hino do clube. Nos anos seguinte ele enlouqueceu e foi internado em um hospício, Dinorah foge do hospício e vira mendigo logo em seguida comete suicídio.
Dilermando e Ana, moraram por longos anos na cidade de Bagé/RS, inclusive, dizem os mais antigos que ele foi engenheiro e deixou várias obras na cidade, incluindo um dos quartéis que lá existem.
Dilermando tinha 17 anos quando se envolveu com Ana, matou Euclides em legitima defesa, viu seu irmão Dinorah ser atingido por Euclides. Dinorah, que era jogador de futebol, foi perdendo os motivimentos, enfrentando o alcoolismo e a depressão, até se suicidar. Ainda que Dilermando tenha matado Euclides e filho em legitima defesa, ficou com a imagem manchada por todos, para sempre, sendo considerado assassino, inclusive seus filhos também ficaram manchados e sempre escutavam que eram pessoas que não prestavam.
joel parabens pelos videos da iconografia da historia . sim foi uma baita tragedia o crime da piedade imagina era final do século 19 estava terminando a mornaquia no brasil e dando inicO A republica o proprio euclides da cunha era bem republicano sem falar que na epoca a familia e a moral vinha em primeiro lugar teve uma serie na globo com o nome desejo no final depois de descobri o traiçao de dilermando ana vai embora com os filhos e ela diz eu nao rei eu amei
Não existe talarico ou talarica se quem tem compromisso são fiéis, quem tem mais culpa na história seria a Ana esposa do Euclides da Cunha, o cara nem o conhecia quando começou a sair com a mulher dele e mesmo que fosse o melhor amigo ou até mesmo um irmão o compromisso de fidelidade era dele e da mulher. Ao invés de romper com a mulher ele preferiu ir cobrar do cara, e acabou morrendo nas mão dele e a mulher ficou de boa na história. Ninguém rouba marido ou mulher de ninguém, as pessoas vão porque querem. Teve um caso que apareceu na imprensa a muitos anos, o cara estava sendo traído pela mulher e foi brigar com o cara, o cara ela lutador e deu uma surra nele e mandou ele para hospital e a traíra ficou de boa, teve outro caso inclusive tem aqui no UA-cam onde o marido policial descobriu que a mulher dele estava no motel com outro policial e ficou na porta esperando e foi tentar matar o cara que sacou a arma primeiro e o matou, era para ele apenas fazer o flagrante e depois se acetar com ela, não digo matar mais falar xingar e separar. Tem mulheres que são traídas pelo marido que vão em cima das amantes e faz e acontece e depois ficam de boa com os maridos sendo que eles são os culpados. Sou solteiro, mas se eu fosse casado e alguém tivesse saindo com minha mulher, eu nem iria perder meu tempo com ele, era ela que iria ter que ouvir.
A Globo fez a mini série DESEJO, MUITO BOA Conta os dois lados da história, nessa história não existe nem o certo nem o errado, só o amor que por encanto aconteceu😮😮😮😮😮
Se naquela época existisse o divórcio, que é a separação honrada, nada disso teria acontecido. Mas como o casamento era um contrato draconiano, deu nisso aí.
@@user-hk5wr5fv7d Mal falada? Ela seria excluída socialmente, isso sim. E eles tinham filhos. Ela perderia provavelmente a guarda deles e a "separação de corpos" não permitiria que ela seguisse em frente, nunca poderia se casar de novo, seria eternamente apontada como amante de Dilermando. Não se trata de narcisismo, a condição da mulher naquela época era bem difícil. E hoje pelo visto, não mudou tanto. Ela se apaixonou por outro homem o que poderia fazer? Se a traição fosse do Euclides, duvido que causaria essa celeuma toda. Enfim, o divórcio legal evitaria muitas tragédias. Esse "até que a morte os separe" é a causa de tudo.
Na moral, a pior desculpa que uma pessoa pode usar pra justificar traição é porque o conjuge está trabalhando. A pessoa sai de casa confiando no conjuge pra gerenciar e cuidar dos seus filhos e ela faz uma parada dessa? E a mancada dessa mulher não para por aí, ela ainda continua com o cara que matou seu FILHO. Entendo que, na época, ainda era complicado essa questão de casamento, e uma mulher solteira não era bem visto, mas não dá. Começou errado, terminou trágico. Mia um excelente vídeo!
Tava vendo um documentário na BBC,Euclides criou dois filhos q a mulher teve fora do casamento,tem q ter sangue de barata.O irmão do Ricardao era campeão pelo Botafogo e cadete da marinha,ficou alejado com dificuldades de locomoção depois dos tiros, ele acabou patricando suicídio se jogou em um rio
Interessante que Canudos, a história contada no Livro "Os sertoes", também começou a partir de uma traição. Antonio Conselheiro começou sua peregrinação após ser traído por sua mulher. Inclusive a história do Conselheiro seria ótima de ser contada neste canal, ele é muito lembrado na cidade onde nasceu, Quixeramobim. Lá tem a casa do conselheiro que é um centro cultural e tem um evento chamado Conselheiro Vivo que como deve dar pra imaginar é feito para recontar a história do Antonio Conselheiro e de Canudos, além de promover uma integração cultural entre Ceará e Bahia, em especial entre as cidades de Quixeramobim e Canudos.
E foi daí que veio as favelas do Rio. Vale um vídeo mesmo, afinal de contas: “Canudos não se rendeu. Sucumbiu ante a exaustão completa. Foi um crime, denuncia-mo-lo”.
Quando era adolescente meu professor de português contava a história dele, ele falava que a causa da morte foi por causa do que ele tinha visto em Canudos
Quando você morar em periferia a primeira coisa que aprender e; " Não mexer mulher dos outros". Você já dever ter assistido na TV casos assim, homem honesto, sem envolvimento com crime e tráfico, sendo morto !.
Referências:
ANDRADE, Jeferson. “Anna de Assis: história de um trágico amor”. Rio de Janeiro: Codecri, 1987.
ASSIS, Dilermando de. “A tragédia da Piedade: mentiras e calúnias de ‘A vida dramática de Euclides da Cunha’”. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1951.
ELUF, Luiza Nagib. “Matar ou Morrer: o caso de Euclides da Cunha”. São Paulo: Saraiva Jurídico, 2009.
PAULA, Adriana de. A tragédia da Piedade - o polêmico fim de Euclides da Cunha. iconografiadahistoria.com.br/2020/12/04/fita-loka-a-tragedia-da-piedade-o-polemico-fim-de-euclides-da-cunha/
PRIORE, Mary Del. “Matar para não morrer: a morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis”. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Fala sobre os ataques no rio do norte
Tudo por causa de uma bucetona kkkkk😂
Não se trata de amor, mas de egoísmo. Ana foi incapaz de fazer um sacrifício em nome dos filhos e de toda a família. A sua felicidade custou a vida do marido e do filho mais velho. Além de levá-los ao túmulo, ainda desgraçou a vida dos filhos mais novos e trouxe muita dor para os parentes de ambos os lados.
A de se pensar no tempo em que isso aconteceu. Essa mulher foi puro egoísmo.
Nego vai achar que o Cano, é um cano mesmo.
"APAGOU O CORNO E O FILHO"... Tenha mais respeito pelos outros, oh Zé Ruela imbecil!
No mesmo ano em que Euclides da Cunha Filho morreu, o filho mais velho, Solon da Cunha, foi trabalhar como delegado de polícia no Acre, e foi assassinado. O único filho de Euclides que deixou descendentes foi o mais novo, Manoel Afonso da Cunha, e estes descendentes moram hoje na cidade de Niterói-RJ. Inclusive há uma neta de Euclides viva ainda, com mais de 90 anos de idade.
Você sabe o que aconteceu com os outros filhos?
@@sergiosilva4240 infelizmente não. Sei sobre esses pq já tinha lido há algum tempo. Mas não sei nada, por exemplo, sobre os filhos de Dilermando com Ana. Sei só que tem uma filha de Dilermando viva, mas é com a segunda esposa.
Ótimos e pertinentes comentários. 👍
Ótimos e pertinentes comentários. 👍
Fofoca literária!?
Amooo
Euclides da Cunha um dos maiores escritores deste país, ao ver o filho mais novo lourinho, ao lado dos outros irmãos de cabelos negros, desconfiado, exclamou para si "parece um pé de milho no meio do cafezal!", pura poesia em meio a angústia
da virtual traição!
Corno sim, mas nunca sem inspiração. A cornidão infinita é fonte de muitas poesias
@@jeremiasosabio 😂😂😂😂😂😢😢 trágico
😅😅😅
😂😂😂😂😂😂 um pé de milho kkkkk 🤣
@@jeremiasosabio As músicas são baseada nisso nos chifres dos cornos😂😂😂😂😂😂
A tal história: Quem trai para ficar com você também trairá você.
Quem fala mal dos outros para você também fala mal de você para os outros.
Quando criança eu vi a minissérie Desejo na Globo, com Vera Fischer (Ana), Tarcísio Meira (Euclides) e Guilherme Fontes (Dilermando), aliás excelente minissérie. Essa história trágica me marcou.
Eu também assisti essa mini serie! Pior que eu era bem jovem e olha que eu me apaixonei pela vera Fischer kkkk doideira eu ficava nem um bobo pensando naquela loira ahaha cada uma.
Também assisti a globo romantizando a tragédia
A MINISSÉRIE DA MINHA AMIGA GLÓRIA PEREZ, FOI MUITO BOA CRISTIANE. VC LEU O LIVRO : " ANNA DE ASSIS: HISTÓRIA DE UM TRÁGICO AMOR"? BJS CRISTIANE. PPROFESSOR MARCO ANTÔNIO
Moro em Euclides da cunha-BA antiga “Vila do cumbe” a história de Euclides é fantástica, sua obra “Os sertões” é um dos melhores livros da literatura brasileira, leiam pq é incrível e muito rica em detalhes da vida sertaneja e principalmente da Guerra de Canudos.
Salve irmão, sou de cansanção.
@@qassemsoleimani8961 Salve irmão!
Li primeiro A Guerra do Fim do Mundo, de Vargas Llosa e virei fanático pela história da guerra.
@@mestresplinter9774 É um excelente livro.
indico tbm “A Guerra total de canudos” do Frederico Pernambuco de Mello, ele é um dos grandes mestres da história do cangaço, porém escreveu um livro sobre a guerra de canudos, muito bom!
A frase que Euclides da Cunha disse quando invadiu a casa de Dilermando: "Vim para matar ou Morrer".
A tragédia do bairro de Piedade. Morei em um bairro vizinho; Quintino Bocaiúva. Ambos os bairros são bairros Monárquicos no Rio de janeiro.
Que tragédia, essa mulher é uma verdadeira louca
Moro no bairro da Piedade, e adoro esse caso. Hoje a casa onde faleceu Euclides da Cunha, é um supermercado Guanabara. Parabéns pelo conteúdo, sempre! 👏🏻😉
Que desperdício de história nacional, né? Poxa...😢
Eu moro em São José do Rio Pardo/SP local onde Euclides se instalou , fez uma ponte e escreveu Boa parte de seu livro , até hoje Tem sua casinha qual escrevia , o Museu dedicado a ele e a Casa Euclidiana, e a semana Euclidiana em Agosto .
@Liana Silva Olá! Essa casa onde ele faleceu, era a casa do Dilermando. Ele invadiu, e houve a troca de tiros. Eram um conjunto de casas, germinadas, comuns no subúrbio carioca. Por isso, conseguiu construir um supermercado, derrubando todas os antigos imóveis.
Eu era promotora de vendas, ia nesse supermercado, mas não sabia q foi ali o assassinato, o pessoal dizia q à noite ouvia passos no depósito. 😮😮
Guanabara é na Dom Helder Câmara
Euclides da cunha escreveu tudo sobre a guerra de canudos, ele teve lá, inclusive tem uma cidade lá perto de canudos que se chama Euclides da cunha em homenagem a ele
Exatamente
Qual o nome dessa biografia
@@lindomarsilva4161 os sertões
@@lindomarsilva4161 se chama “Os Sertões”. Considero a Guerra de Canudos uma vergonha para o Exército Brasileiro.
Ana traiu o marido ,destruiu a vida do marido e dia filhos ,mas assim q pegou um chifre doeu. É muita hipócrisia .
Na cidade vizinha, São José do Rio Pardo, ainda existe a cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões" enquanto acompanhava a construção da ponte sobre o Rio Pardo, ponte esta que, hoje, leva seu nome.
Euclides criador do clássico Os Sertões. Uma tragédia grega das mais cabulosas. O curioso é que a Ana fez o que fez, traiu o marido arrumou filho com o pé de pano mas não aceitava que ele botasse chifre nela né. Bem que o diz o ditado " pimenta nos olhos dos outros é refresco".
Kkkkkkkkk 👍 sempre foi assim mesmo né??!!😅
@@elizetegomes1828 kkkkkk É verdade. Essa história é uma sucessão de tragédias.
Foram dois filhos q Ana teve fora do casamento e Euclides criou.
Essa aí não valia nada
A mini série Desejos conta essa história, mas adorei essa versão de vcs....a melhor que foi contada....👏
Muito obrigado Meire! 💛
O kra foi traído, é chamado de corno, a mulher que traiu é a coitada abandonada e carente...
Ela era tão boa pessoa, que continuou com o kra que matou, o filho dela 👏👏👏
Destruiu a vida de 4 pessoas
Em tempos atuais essa mulher ainda seria mais idolatrada
@@walberlins5949não tenho dúvidas disso, e iria ser exemplo, e ganharia série na rede Esgoto
O lugar deles no 1nf3rn0 está reservado
@@walberlins5949não
Criança morrendo 7 dias depois era muito comum na época, chamavam de febre dos 7 dias, provavelmente se tratava de tétano visto que as condições de higiene para o parto na época não era das melhores...
Olá.
No livro ANA DE ASSIS está escrito que o Euclides da Cunha trancou num quarto o Bebê recen -nascido , por 7 dias , porque desconfiava de que o inocente não fosse seu filho.
Mas ele criou dois filhos qa Ana teve fora do casamento.possa ser q esse era o terceiro e ele achou de mais.
@@fatimarodrigues6499 Já os defensores de Euclides dizem que a criança nasceu com má formação congênita pois Ana,ao saber que o marido Euclides voltava para casa,tentou abortar o filho do amante.
@@fatimarodrigues6499... lorota.
Era chamada de febre terçã, acontecia durante os feitos em lugares sem o mínimo de higiene e com instrumentos enferrujados. Hoje denominamos tétano neonatal, é algo muito, muito, muito raro de acontecer aqui no Brasil devido a vacinas de tétano desde a gravidez da mãe, e também a vacina no recém nascido.
Os Sertões é uma obra prima. Eu li essa história de traição numa biografia. Inclusive a globo fez uma mini série sobre isso muitosss anos atrás. Euclides da Cunha tinha que ter largado a Ana e tiau. Morreu de bobeira.
😢😢
Naquela época fazia parte da lei de "Legítima defesa da Honra". Até o final dos anos 80 isso era justificativa nas constituições pros assassinatos por traição.
Não é tão fácil e simples descobrir uma traição no casamento e descobrir que o filho não é seu praticamente na mesma sequência....não, ele não morreu de bobeira, morreu por se defender do abuso que sofreu.
Assisti a série,minha mãe já tinha me contado a história
Naquele tempo mesmo um homem que abandonasse a família seria MUITO mal visto! O exército não permitiria isso facilmente.
Show de bola o canal, faz um video daquela professora que salvou várias crianças em uma creche e que, infelizmente perdeu a vida tentando salvar elas.
Joel,se.possivel conte a treta que culminou no assassinato de João Pessoa,ex governador da Paraiba!
Cara, ouvir essa história com as gírias do Joel é muito engraçado...😂
Sensacional, moro em Piedade e o local onde aconteceu a tragédia hoje fica o supermercado Guanabara
Dinorah ficou aleijado por causa do tiro e não pode mais jogar, entrou numa tristeza profunda e anos depois se suicidou. Foi uma história cheia de tragédias. Dilermando chegou a patente de General do Exército.
Outra curiosidade é que Ana conheceu Dilermando quando este tinha apenas 3 anos e voltou a revê-lo quando ele tinha 17 e ela 33, e então se apaixonaram.
O cara mata o seu filho ,ela ainda vive com o cara ,isso é doença
@@ivans6500 confia em culher pra tu vê.
@@robsonc.j8706 Essas merd@s não prestam.
@@ivans6500né, a mulher não batia bem da cabeça
Conheceu aonde?
Moro em lorena, SP cidade onde Euclides da Cunha viveu por um tempo e até hoje existe a famosa figueira que ele mesmo plantou
Tem a história do "boca rica " seria interessante falar desde muito obrigado pelo excelente trabalho de vocês..parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼
Nesta narração vc fez começo meio e fim. Parabéns 🎉🎉🎉
EU ERA ESTUDANTE EM SAO PAULO, E CONHECI O GENERAL DILERMENDO DE ASSIS. HOJE TENHO NOVENTA ANOS E ME LEMBRO DE SUA PESSOA.
Sim,eu joguei com o irmão do Dilermando no Botafogo
Sim, nessa época eu estava no Acre com Euclides demarcando a fronteira.
@@jean-pierrelaymon1258 kkkkk
Verdade, eu era a escola.
@@ronaldoferreira8284 kkkkkk
Para quem não sabe, o Dinorah era do time titular do Botafogo no primeiro título do clube em 1910 (o hino do Botafogo fala sobre esse primeiro título de 1910), ele jogou alguns anos com a bala alojada, mas com o tempo ele começou a ter problemas e teve que parar com o futebol.
A letra origibal do hino dizia " Botafogo, Botafogo, campeão de 1910..." Mudaram para "... campeão 'desde 1910'.....
Sério.
Vou fazer 21 anos esse ano e pensei uma coisa esses dias..
Como fez falta no ensino médio ali entre 2017,2019 o Iconografia da história nuuuh,o tanto que o Joel e toda equipe,deve ajudar a galera hoje,por exemplo,minha prima fez um trabalho sobre facções esse fim de semana,onde que eu mostrei ela e as amigas dela??
Claroo que foi no Iconografia da História, parabéns pelo projeto e tudo mais.
E Joel meu queridão,deixa a gente te marcar nos stories meu maninho,somos seus fãs kkkk
Acho está história muito dramática e horrorosa.
A maneira que tu narra , torna a história mais interessante !Parabéns pelo trabalho de todos os envolvidos. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu lembro da série "Desejo" com Tarcísio Meira, Vera Fisher e Guilherme Fontes interpretando Euclides da Cunha, Anna e Dilermando de Assis. A cena do bebê, filho da Anna e do Dilermando, sendo impedido de ser alimentado pelo escritor me marcou mto!
Tragam mais histórias de personagens mais antigos da história brasileira por favor 🥺❤️
Particularmente gosto muito desta história, já li bastante a respeito e acompanhei toda a minissérie da Globo (Desejo) que traduz com belíssimo enredo de dramaturgia essa história protagonizada por Tarcisio Meira, Vera Fischer e Guilherme Fontes. Mas ouvir aqui esse fato narrado pelo Joel com o requinte de "gíria da quebrada" torna-se um capítulo a parte bem legal.😄 Curti muito, parabéns ICH!! Vcs são disparados o meu canal preferido da plataforma!
O pessoal fala muito bem do principal livro do Euclides que é Os Sertões. No meu caso, eu achei um livro bastante complicado de ler, claro que na época eu tinha um vocabulário menor. Quem leu poucos livros na vida vai sofrer, a não ser que tenha um dicionário do lado.
O segredo é começar o livro do fim para o início: primeiro leia o capítulo A luta, depois O homem e por fim A terra. Esse é o segredo.
Essa Ana era uma 🐮 não abandonou o cara pelo assassinato do filho mas largou por uma traição 😠😠😠😠😠😠😠😠
Eram outros tempos né Alex, assim, pra analisar a história nós precisamos nos despir de todo moralismo. Dor de corno é embaçado mas fica evidente que Ana e Dilermando se amavam, se essa história fosse hj Euclides seguiria sua vida
@@dougrafael1986 que nada, até hoje tem corno apaixonado que desgraça a própria vida, é só assistir RJTV e Tino Júnior. Euclides faria lambança hoje também.
Isso é o Mais incrível dessa história.no fim,foi abandonada por ele.
naquela época como os filhos vinham as pencas eles tinham outra visão... mto casal pobre fazia filhos pra virarem escravos dos próprios pais propriamente ditos, conheço pessoas vivas hj em dia que não gostam de lembrar de suas épocas de infância onde trabalhar duro de sol a sol eram o resumo de suas vidas.
@@dougrafael1986 amava tanto q meteu um chifre nela kkk
Genial o modo como relata , certeza que jovens atentarão aos fatos com muito interesse.
É assisti a mini série Desejo na globo...eu tomei antipatia dessa Ana ( Saninha). Tinha mais vontade piriguetar do que defender os filhos..
Em outras histórias sobre,contam que a família nem toca no assunto por ser vergonhoso demais.
E com certeza ela ficou mal falada na época. O bairro da Piedade aqui no Rio de janeiro é bem família, uns conhecem os outros.
Acabei de ver essa história no H2 , na série, Inventores do Brasil , narrado por Fernando Henrique Cardoso!
credo
Tantas mulheres que esperavam pelos seus maridos quando trabalhavam longe naquela época! Hoje em dia não precisa nem viajar para longe basta dizer que vai no shopping ou no cabeleireiro e já era 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 elas sabe mais que os homens brincando
Conhecia essa história, uma tragédia.
Você poderia nos relatar os Crimes de Floro Calheiros?
Lí os livros e assisti o seriado que fala desse caso , muito bom
Primeira vez vejo essa história, parabéns pelo trabalho 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Boa narrativa Joel! A sobrevivência do Dilermando é um fenômeno, principalmente para a época! Você tem informações, de onde ele foi atendido e quem o operou?
EU NUNCA ENTENDI COMO PODE UNA MULHER CONTINUAR CASADA COM O CARA QUE MATOU O FILHO DELA, MESMO SENDO EM LEGÍTIMA DEFESA.
é sem noçao uma mulher que tem essa coragem ,meus filhos sao tudo pra mim.
Simples, o cara tinha a piroca doce, tá cheio de mulher assim que troca os filhos por uma piroca
@@renataantunes9796 a resposta é simples:ela era uma dessas mulheres que coloca a felicidade própria na frente da felicidade dos filhos, era uma adúltera sem.verhonha, sem amor próprio e teve um final digno do que ela fez,,,traída, abandonada, difamada,,,👍👍
Mulheres não são confiáveis;!?
@@renataantunes9796 Essa mulher não tinha caráter.
A melhor série histórica q assisti no BONS TEMPOS de Globo.....
Lembrei - me da minissérie desejo, que conta essa história.
Tinham uma carreira linda o DINORAH COITADO ATÉ CHOREI MUITO TRISTE
Há um relato de que Dilermando teria ainda uma segunda amante, que viria a aparecer no dia de seu falecimento, cobrando o direito à uma pensão dada aos filhos (ainda que sem um casamento formal) dada pelo Exército Brasileiro.
Anna de Assis teve oito filhos com Dilermando, seis deles chegando a vida adulta. Há fontes que dizem que ele teve um total de 11 filhos.
Ele chegou ao cargo de capitão do exército, após muitos altos e baixos na carreira.
Tenho curiosidade de saber da família os Netos se teve bisneto.
@@willrijonite3151
Ser descendente de um traidor assassino não é algo que muitos possam se orgulhar.
@@MICHELDECERVANTES e brabo concordo.
Ele chegou a general.
Paviottando no episódio do Euclides da Cunha...!!! Forte abraço, Joel e toda família IH...!!!
Abração Antônio!
A pessoa que troca a família por amante, ou vai continuar traindo ou será traída, quem trai uma vez trai sempre. E a globo ainda fez uma mini série romantizando o caso. Que tristeza
Meu avô falava do Dilermando quando o conheceu nas Forças Armadas aqui no Rio Grande do Sul.
Faiava o que?
Muié wagabundia é phoda.
Euclides da Cunha construiu uma ponte metálica na minha cidade que éSao José do Rio Pardo SP,existe a casinha de zinco,que se chama Recanto Euclidiana,existe até nos dias de hoje!!!
trabalhadores provavelmente sertanejos construíram a ponte, o euclides nunca bateu um prego n vida kkk
Niemayer também não! Quem usa a cabeça não precisa pregar prego. Euclides era engenheiro e projetou a ponte. Foi professor de matemática do Colégio Pedro II, colegio padrão do Brasil, aprovado em um concurso difícilimo, quando o salário de professir nesse estabelecimento era igual a de um Senador da Repúblca. Escreveu diversos livros, entre eles outra de grande obra de extrema importância, "Contrastes e Confrontos".
Resumindo a ópera … o Euclides se lascou por querer fazer graça para a sociedade e para a mulher que metia chifre nele. Foi tão inocente que registrou até o filho do talarico. O que mais tem são “Euclides” por aí. Kkkkkkk
Talvez se sentisse culpado por viajar muito e passar muito tepo fora de casa e não dar atenção a mulher e filhos.
Duas figuras muito importante dois homens fortes personalidades muito forte
Cara o que me atrai no programa de vcs é que alem de ser muito bom vc fala muito legal as veses na zueira as veses sério mas mas seu geito escrachado e com um pouco de gíria faz o programa ficar muito legal gostei muito do geito que vc discorreu sbre Euclides da Cunha parabéns sussesso
O desgraçado do talarico se livrou da morte duas vezes, mesmo sendo pego de surpresa. Miserável sortudo!
imundo. sinto ódio por esse lixo ter vivido
Dilermando era um talarico duro de morrer!!!
E Dilermando era exímio atirador. O jornalista Paulo Francis foi vizinho de Dilermando de Assis. Francis escreveu que testemunhou Dilermando colocar uma carta de baralho de lado e cortá-la ao meio com um tiro de pistola.
Além disso, Euclides escolheu uma arma ruim para o fim desejado: foi atrás de Dilermando com um pequeno revólver calibre .22. Este revidou com um revólver calibre .38 de competição.
Além da diferença de habilidade no tiro, a diferença de calibre das armas também favoreceu Dilermando.
Vaso ruim né
Cara, tô chocado. Não sabia que o grande Euclides Da Cunha teria passado por essa tragédia. Não é comum isso entres os literatos.
Só relíquia está de parabéns
Obrigado Dinarte!
Bela e rica exposição de fatos e historicismo.
Li bastante sobre esse caso e o resumo de tudo pra mim é que ela e o amante foram extremamente egoístas e arrogantes.
Deram um enorme "fxxx-se", especialmente para os filhos dela e para o irmão dele, Dinorah.
Ah, o amor!
Ótimo excelente obrigado
MEU DEUS QUE DESTINO TRÁGICO COITADOS
O pobre do Dinorah entrou numa depressão danada, virou alcoólatra e acabou se matando aqui na cidade de POA RS, atirando-se no Cais do Porto.
coitado 😔
Que triste!!!
Verdade, eu estava lá.
Show de conteúdo! Esse canal só melhora.
O Dinorah na semana seguinte que foi alvejado por Euclides da cunha, o zagueiro do Botafogo jogou contra o Fluminense ainda com a bala cravada na espinha e foi campeão carioca o famoso título de 1910 carregado até hoje no hino do clube. Nos anos seguinte ele enlouqueceu e foi internado em um hospício, Dinorah foge do hospício e vira mendigo logo em seguida comete suicídio.
😮
😢😢😢😢desgraça pouca é bobagem nessa história!
tudo isso por causa de um "ser de luz" kkkkkkkkkkkkkk... eita mundo véio
Tudo isso, pq qdo a xereca coça, já era.
Que destino triste!😢
Dilermando e Ana, moraram por longos anos na cidade de Bagé/RS, inclusive, dizem os mais antigos que ele foi engenheiro e deixou várias obras na cidade, incluindo um dos quartéis que lá existem.
Também foi responsável pelo bairro do Leblon.
Dilermando tinha 17 anos quando se envolveu com Ana, matou Euclides em legitima defesa, viu seu irmão Dinorah ser atingido por Euclides. Dinorah, que era jogador de futebol, foi perdendo os motivimentos, enfrentando o alcoolismo e a depressão, até se suicidar.
Ainda que Dilermando tenha matado Euclides e filho em legitima defesa, ficou com a imagem manchada por todos, para sempre, sendo considerado assassino, inclusive seus filhos também ficaram manchados e sempre escutavam que eram pessoas que não prestavam.
Euclides da Cunha & Filho estão enterrados numa Praça aqui na Cidade que moro 😗
Mano, faz mais videos assim de época... Por favor!
joel parabens pelos videos da iconografia da historia . sim foi uma baita tragedia o crime da piedade imagina era final do século 19 estava terminando a mornaquia no brasil e dando inicO A republica o proprio euclides da cunha era bem republicano sem falar que na epoca a familia e a moral vinha em primeiro lugar teve uma serie na globo com o nome desejo no final depois de descobri o traiçao de dilermando ana vai embora com os filhos e ela diz eu nao rei eu amei
Tragédia mesmo, Ana, não merecia o marido que teve
Acabei de assistir um video sobre a filha de Dilermando,ela quer reparação histórica para o pai,escreveu até um livro!
Muito boa a narrativa
Não existe talarico ou talarica se quem tem compromisso são fiéis, quem tem mais culpa na história seria a Ana esposa do Euclides da Cunha, o cara nem o conhecia quando começou a sair com a mulher dele e mesmo que fosse o melhor amigo ou até mesmo um irmão o compromisso de fidelidade era dele e da mulher. Ao invés de romper com a mulher ele preferiu ir cobrar do cara, e acabou morrendo nas mão dele e a mulher ficou de boa na história. Ninguém rouba marido ou mulher de ninguém, as pessoas vão porque querem.
Teve um caso que apareceu na imprensa a muitos anos, o cara estava sendo traído pela mulher e foi brigar com o cara, o cara ela lutador e deu uma surra nele e mandou ele para hospital e a traíra ficou de boa, teve outro caso inclusive tem aqui no UA-cam onde o marido policial descobriu que a mulher dele estava no motel com outro policial e ficou na porta esperando e foi tentar matar o cara que sacou a arma primeiro e o matou, era para ele apenas fazer o flagrante e depois se acetar com ela, não digo matar mais falar xingar e separar.
Tem mulheres que são traídas pelo marido que vão em cima das amantes e faz e acontece e depois ficam de boa com os maridos sendo que eles são os culpados.
Sou solteiro, mas se eu fosse casado e alguém tivesse saindo com minha mulher, eu nem iria perder meu tempo com ele, era ela que iria ter que ouvir.
A Globo fez a mini série DESEJO, MUITO BOA Conta os dois lados da história, nessa história não existe nem o certo nem o errado, só o amor que por encanto aconteceu😮😮😮😮😮
Adoro seu jeito de contas as histórias 😂😂
Se naquela época existisse o divórcio, que é a separação honrada, nada disso teria acontecido. Mas como o casamento era um contrato draconiano, deu nisso aí.
Sim. O problema é quando a esposa traiu. O homem sempre traiu e a sociedade sempre aceito isso.
Já havia separação de corpos, em 1891, só q a Ana era narcisista e não queria ficar mau falada.
@@user-hk5wr5fv7d Mal falada? Ela seria excluída socialmente, isso sim. E eles tinham filhos. Ela perderia provavelmente a guarda deles e a "separação de corpos" não permitiria que ela seguisse em frente, nunca poderia se casar de novo, seria eternamente apontada como amante de Dilermando. Não se trata de narcisismo, a condição da mulher naquela época era bem difícil. E hoje pelo visto, não mudou tanto. Ela se apaixonou por outro homem o que poderia fazer? Se a traição fosse do Euclides, duvido que causaria essa celeuma toda. Enfim, o divórcio legal evitaria muitas tragédias. Esse "até que a morte os separe" é a causa de tudo.
@@lidianesantana4693Acorda lacrador.
Parabéns!!!!!!
Escutem "Meu filho me vingará!".... Da banda Dorsal Atlântica .,... Banda de metal nacional clássica. Fala sobre essa treta a música. Escutem.
Esse canal é muito bom!
Na moral, a pior desculpa que uma pessoa pode usar pra justificar traição é porque o conjuge está trabalhando. A pessoa sai de casa confiando no conjuge pra gerenciar e cuidar dos seus filhos e ela faz uma parada dessa? E a mancada dessa mulher não para por aí, ela ainda continua com o cara que matou seu FILHO. Entendo que, na época, ainda era complicado essa questão de casamento, e uma mulher solteira não era bem visto, mas não dá. Começou errado, terminou trágico.
Mia um excelente vídeo!
Parça seu canal tá foda mano. Tá pika demais.
Parabéns.
O Euclides estava com tuberculose e não iria viver muito, pois nessa época o povo morria a rodo dessa doença😷
Li sobre essa história. Muito triste
Caramba! Eu não sabia que a morte do Euclides da Cunha foi assim! 😮
Gostei do canal . excelente
Muito triste essa história !!!!!
Vi esse caso em vários canais, revoltante
Que história loka
Tava vendo um documentário na BBC,Euclides criou dois filhos q a mulher teve fora do casamento,tem q ter sangue de barata.O irmão do Ricardao era campeão pelo Botafogo e cadete da marinha,ficou alejado com dificuldades de locomoção depois dos tiros, ele acabou patricando suicídio se jogou em um rio
A narrativa é ótima!
Interessante que Canudos, a história contada no Livro "Os sertoes", também começou a partir de uma traição.
Antonio Conselheiro começou sua peregrinação após ser traído por sua mulher.
Inclusive a história do Conselheiro seria ótima de ser contada neste canal, ele é muito lembrado na cidade onde nasceu, Quixeramobim. Lá tem a casa do conselheiro que é um centro cultural e tem um evento chamado Conselheiro Vivo que como deve dar pra imaginar é feito para recontar a história do Antonio Conselheiro e de Canudos, além de promover uma integração cultural entre Ceará e Bahia, em especial entre as cidades de Quixeramobim e Canudos.
E foi daí que veio as favelas do Rio. Vale um vídeo mesmo, afinal de contas: “Canudos não se rendeu. Sucumbiu ante a exaustão completa. Foi um crime, denuncia-mo-lo”.
Mano jeito que vc conta as histórias e foda ahahaha . +1 inscrito
Quando era adolescente meu professor de português contava a história dele, ele falava que a causa da morte foi por causa do que ele tinha visto em Canudos
o Dilermando veio pra minha cidade... ele era o numero 2 da Amam... ele projetou uma vila aqui.. tem a casa dele tambem.. famosa
Linguajar esdrúxulo, tratando as pessoas com nomes pejorativos.
Ainda diz que "tadinha da mulher, traiu por carência". 🤦🏻♂️
Creio que ele foi irônico nesse comentário
vc são otimosssssssssss
Eu estudei sobre Euclides da Cunha e sua morte, mas nunca imaginei que fosse por uma raspada de canela braba desse jeito. Obrigada pelos detalhes Joel
Quando você morar em periferia a primeira coisa que aprender e;
" Não mexer mulher dos outros".
Você já dever ter assistido na TV casos assim, homem honesto, sem envolvimento com crime e tráfico, sendo morto !.