TIRADENTES MG
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.
Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes.
A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.
Pontos turísticos
Relógio de sol.
Igreja Matriz de Santo Antônio
Ver artigo principal: Igreja Matriz de Santo Antônio (Tiradentes)
Matriz de Santo Antônio
Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.
Câmara Municipal
Câmara Municipal.
Localizada próxima à Matriz, na ladeira que é caminho para esta, construída em meados do século XVIII, servia para abrigar a administração pública no período colonial e imperial. A Câmara Municipal de Tiradentes foi construída longe da cadeia pública, o que é incomum na maioria das cidades do século XVIII.
Fundação Oscar Araripe
Ver artigo principal: Fundação Oscar Araripe
Realiza exposições de pintura temporárias e permanentes de seu acervo.
Capela Nossa Senhora das Mercês
Ver artigo principal: Capela de Nossa Senhora das Mercês
Capela rococó do final do século XVIII, com um único altar multicolorido, dois belos forros com pinturas em estilo rococó, cenas alusivas à Virgem Maria e imagem da padroeira. Pertencia à irmandade dos pretos crioulos, ou seja, os pretos nascidos no Brasil. Toda a pintura da capela foi executada por Manoel Victor de Jesus, pintor mulato, falecido em 1828, é datada do início do século XIX.
Capela do Bom Jesus da Pobreza
Ver artigo principal: Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza
Capela de dimensões modestas e decoração singela, mas notável pela sua estatuária e como exemplo da interpretação popular do estilo Barroco.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Ver artigo principal: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Tiradentes)
Capela construída em cantaria (pedra), em lugar da capela primitiva, tem três altares de talha de meados do século XVIII e os santos negros São Benedito, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão.
Restauração do Museu Casa Padre Toledo
Santuário da Santíssima Trindade
Ver artigo principal: Santuário da Santíssima Trindade
Sua construção data de 18 de outubro de 1822. Nesta igreja ocorrem anualmente o Jubileu da Santíssima Trindade.
Chafariz São José
Chafariz São José, construído no Século XVIII.
No início da ladeira que leva à Igreja Matriz, localiza-se um bonito chafariz, construído em 1749 para abastecer a então vila com água potável, também era utilizado para lavagem de roupa e para bebedouro de animais, principalmente cavalos. Possui um aqueduto construído pelos escravos da época, que traz a água de uma nascente a 1 quilômetro de distância, o chafariz está em funcionamento até hoje.
Estrada de Ferro Oeste de Minas
Ver artigo principal: Estrada de Ferro Oeste de Minas
A popular "Maria-Fumaça". Locomotiva 42 na Estação de Tiradentes.
A Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes foi inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II, funcionando ininterruptamente até hoje. A linha foi construída em bitola de 76 cm. O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por "Maria Fumaça". Há exemplares de fins do século XIX, mas as locomotivas que circulam são do início do século XX. A EFOM já possuiu 720 quilômetros em bitola de 76 cm. Hoje somente o trecho de 12 quilômetros que liga São João del-Rei a Tiradentes está em funcionamento. Este trecho é administrado pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Os trens partem nas Sextas, Sábados, Domingos e feriados são 10h e 15h de São João del-Rei e 13h e 17h de Tiradentes.
Balneário Gabriel Passos
Do outro lado da Serra de São José, a Codemge é proprietária do Balneário Gabriel Passos ou Balneário de Águas Santas. O conjunto está localizado integralmente na encosta da Serra de São José, tendo suas águas vertendo para a bacia hidrográfica do Rio Carandaí. gl
A cada pause que damos no vídeo dá um belo wallpaper.
2:03.
2:08
2:35
3:03
5:20
5:29
6:10
6:37
8:22
9:28
10:14
11:22
6:39 eu também gostaria que alguém me explicasse como eu sinto tanta saudades de um estado que eu nunca andei?Desde criança me sinto muito feliz sempre que via ou lia alguma coisa sobre Minas Gerais 🤔
Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar... William Shakespeare
Essa cidade é linda demais ❤
Assisto com certa frequência os seus vídeos e noto o quanto você percorre uma boa parte do estado de Minas Gerais para nos mostrar estas cidades. Parabéns pela disposição, atenção e carinho pelo público que te acompanha e demais pessoas que venham a ver seus vídeos. Este ano graças a Deus tive o prazer de conhecer Tiradentes e Ouro Preto, o qual era um dos meus desejos, e antes havia passado novamente por São João Del Rey e as 3 cidades são belíssimas com suas particularidades própria. Estas cidades históricas com suas riquezas culturais, como também Mariana, Diamantina, Serro e talvez há outras neste estilo que no momento não me vem a memória, muito me agrada e chama-me bastante atenção justamente por preservar as Igrejas, casarões e os museus bem conservados, os quais nos trás um pouco a lembrança como foi o período do século passado. Obrigado por partilhar conosco um pouco de cada cidade por onde você passa. Que Deus te abençoe e te proteja por onde você andar. Abraço!
Valeu amigo, obrigado! Das cidades que vc citou a que não conheço ainda é Serro, tenho muita vontade de ir lá. Abraços!!
@@Cidadeseviagens:
De nada. Entendi. Serro é bonita e tenho vontade de conhecer um dia. Faltei citar São Lourenço. Outro.
Cidade muito bonita parabéns António de Dom Viçoso MG
Adoro sem conhecer você suas palavras falando de Minas Gerais e suas cidades obrigado por nós proporcionar esses momentos maravilhosos adoro você 💞
Esse seu jeito de ser tem tudo haver com outros tempos em outras épocas...
Sim, minha amiga... somos agora o resultado de nossas experiências anteriores no tempo e no espaço🙌🙌
Amei ver esse vídeo, fui em Tiradentes em 2005, muito rápido. Tempo de almoçar e andar em uma das ruas que vc passou e me remete o mesmo sentimento que vc colocou no vídeo. Tive vontade de ficar. Somente a reencarnação explica, é isso encontramos dentro dos estudos espíritas Kardequiano. Ouro Preto também me remete uma história muito forte, lá passei a noite e foi incrível a sensação. Obrigada pelo vídeo se possível voltar faz novo vídeo e com drone por favor. Sou mineira e amoooooo as gerais, estou amando ver algumas cidades. Gratidão 🙏🏻, na tv os áudios recentes não estão bom de ouvir. Deus te abençoe!
Sim, o áudio nesta última viagem ficou com problema sim, mas é pontual isso. Pretendo voltar em Tiradentes sim para fazer imagens aéreas... depois dá uma olhadinha no outro canal meu, sobre temas espíritas:
youtube.com/@veredasdeluz
As três melhores cidades históricas de Minas, Tiradentes, Ouro Preto e Diamantina, a cidade está acima dos 900 metros de altitude, a vista para a serra de São José é muito bonita. 👍
Concordo plenamente! 👍👍👍