Fiz com tanto empenho e vontade, e mesmo assim errei a animação da resposta inicial, onde o aluno "equivocado" marcaria a letra B 😸 Mas vocês entenderam a mensagem. Abração ⚡
O aluno atento não interrompe o mestre, pois ele estava exemplificando um problema perfeitamente compreensível. No máximo, ao finalizar a explicação, ele menciona o equívoco.
Amigo, muitas pessoas como o Sr tem uma carga de conhecimento admirável. Que bom que o Sr de alguma forma compartilha td isso. Que o Sr Jesus o abençoe sempre.
Professor, muito obrigado pelos conhecimentos. No livro de máquinas do Kosow tem esse assunto, mas não com a mesma linguagem, de fácil entendimento, como a sua. Estou conseguindo resolver vários exercícios com essas dicas. Obrigado e que Deus continue te abençoando.
Gosto muito do Kosow e também do Fitzgerald, mas é tanto assunto nesses livros, que eles passam muito rapidamente por alguns detalhes importantes. Abração ⚡
Sou engenheiro eletricista e trabalho com estudos elétricos. O senhor manja dessa área? Poderia trazer uma sequência de vídeos sobre coordenação de isolamento, TRT, energização.... Seria bem interessante.
Mais uma aula show de bola, professor. Eu acertei a questão, mas fiz uma volta muito grande. Eu espelhei a impedância do secundário no primário(2^2x20=80ohm) e depois calculei a corrente no primário pra saber a queda de tensão nele (220/88=2,5A). Portanto a queda de tensão no primário seria de 20V( 2,5x8=20). Como chegava 200v no enrolamento do primário(220-20 da queda) no secundário teria 100v( relação era de 2/1) aí ficou fácil de saber que a corrente no secundário era 5A( 100/20). A cada dia aprendo novos macetes pra não gastar tempo nos concursos aqui com você. Não pare com o canal, muito bom.
Caramba Anteontem o meu professor de Máquinas Elétricas passou uma atividade parecida com essa no quadro como um desafio para ver como os alunos iriam resolver. Eu fiz utilizando a fórmula de relação de transformação, e calculando a corrente do primário e secundário separadamente utilizando a Lei de Ohm. Mostrei o professor e ele disse que estava errado, para a minha confusão. Ele ficou de resolver essa questão na próxima aula. Mas agora com esse vídeo, eu nem preciso esperar, hehehe. Obrigado por essa explicação tão clara e didática 👍
Olá professor, poderia fazer um vídeo sobre a diferença entre as polaridades atidiva e substrativa dos transformadores MRT. e explicar os efeitos de cada uma sobre a queda de tensão nos transformadores, e por que no Brasil nos transformadores de distribuição de energia sistema MRT é obrigatório a polaridade substrativa. Até onde eu sei a polaridade ativida causa maior queda de tensão, e variação entre fases nos trafos MRT
Obrigado grande mestre pelas dicas e pelo conhecimento. Poderia me ajudar com uma dúvida que possuo sobre transformadores: temho visto questões envolvendo a relação de transformação e a área (ou secção, não tenho certeza) do fluxo magnético no núcleo, em autotransformador. Qual seria a relação entre essas grandezas? Não encontrei nada a respeito nos materiais didáticos
Olá, Alex, a relação de transformação tem a ver apenas com o número de espiras do primário e secundário. O fluxo magnético é o mesmo em todo o núcleo do transformador, e quando ele passa pelos enrolamentos, induz uma tensão elétrica que será proporcional ao número de espiras. É por isso que quanto maior o número de espiras, maior a tensão elétrica. Se tiver alguma questão dessa, me manda 👍 Abração ⚡
Fundatec - prefeitura de porto alegre/RS de 2021ncargo eng. eletricista questão 41 - Determine o numero de espiras em N1 e N2 para o autotransformador ideal abaixo, sabendo que a seção magnetica do núcleo é de 20 cm². N1 + N2 é o numero total de espiras do transformador. A tensão aplicada em N1 + N2 é 200V e a tensão obtida em N1 é 120V. Essa é a questão.@@eletrica-sem-limites
Em meu entender a corrente na carga de qualquer transformador não obedece à Lei de Ohm, pois essa corrente passa também pelo enrolamento secundário que está em série onde inevitavelmente é diminuída.
Esse ae é o dito aluno que mesmo quando erra, acerta kkkkkkk, fez a conta, deu resultado errado, e marcou "errado" no gabarito, acertando a questão kkkkkkkkk
Eu já vi algo parecido acontecer na solução de um daqueles problemas que fornecem um número enorme de dados que não são usados para a solução que se pede: um colega de classe usou os dados errados, as fórmulas erradas e coincidentemente chegou na resposta correta.
Sinceramente eu fiz prova da Celesc ontem dia 14/07 e tinha uma pegadinha próximo a isso, mas lembrei da dica, pena que errei mesmo assim na formulação da equação😅
Professor, eu poderia calcular a queda de tensão no resistor do lado primário, aplicar a tensão no enrolamento, realizar a conversão de tensão com N=2 e ai sim calcular a corrente no secundário. Daria certo dessa forma também?
Olá, Daisson, não dá para calcular essa queda de tensão, pois você precisaria da corrente da carga, que depende da tensão no secundário, que depende do primário (onde existe uma queda de tensão). Aí entra em loop 😸 A melhor estratégia é a reflexão de impedância. Abração ⚡
Perfeito só está relação nome" primário e secundário" para fator multiplicação e divisão , pois o enrolado de maior número de espiras maior impedância refletirá no de menor espiras e vice versa,,pois primário e secundário podem se inverter.
quando a corrente aumenta no secundário (pelo aumento da carga) de um transformador, o primário não "sabe" que deve aumentar sua corrente para manter o equilíbrio. no entanto ele o faz. ele não "segue" leis, apenas opera em função de fenômenos que podem ser explicados e entendidos por quem tiver interesse, que é o meu caso.
Quando a corrente aumenta no secundário certamente o seu campo magnético aumenta também fazendo diminuir a impedância do primário, e assim a corrente aumenta.
Professor, eu poderia achar a queda de tensão direto no primário? E fazer a relação de transformação com a tensão de 220 - queda no resistor. Daria certo?
Isso acontece pois a potência do primário é igual à potência do secundário, desconsiderando as perdas. Se aumentamos a potência da carga no secundário, aumenta a corrente do secundário e consequentemente do primário, para igualar as potências. É puro princípio da conservação de energia. Abração ⚡
sim, correto, mas qual o mecanismo (fenômeno) pelo qual isso ocorre? dizer que é um sistema se equilibrando não explica como tal fato acontece. obrigado e aguardo sua resposta.
É possível sim, mas não mudaria nada, pois como a resistência está em paralelo, não provocaria nenhuma queda de tensão. Aí aplicaríamos a equação fundamental do transformador. Abração ⚡
sei que existe um fenômeno responsável pela interação entre o primário e o secundário de um transformador. vou continuar perguntando por aí até descobrir. o que me move é a vontade de entender. essa vontade se resume nessa frase: "só o conhecimento nos livra da mediocridade"
Professor, e se o trafo for aumentador? O raciocínio continua o mesmo? A reflexão do primário para secundário vai ser dividida por alfa ao quadrado e do secundário para o primário vai ser multiplicada por alfa ao quadrado? Grato.
Professor me responda uma pergunta? Eu tenho os cursos de eletrica, tecnico em eletronica e o tecnologo em automação, poderia eu fazer a inscrição para a prova da cemig para formação de eletrotecnica? Na verdade vou fazer a prova nessas condições. Codigo 043H. Obrigado!
Olá, Robson. No seu lugar eu faria a prova, e quando fosse aprovado, apresentaria os certificados dos cursos na análise dos documentos. Sucesso pra você. Abração ⚡
os fenômenos eletromagnéticos existem muito antes dos seres humanos aparecerem, e mais ainda, antes de criarem fórmulas para tentar explica-los. a lei da conservação de energia é apenas mais uma dessas ideias abstratas.
Isso mesmo, mas o transformador real tem impedância série e Impedância em paralelo. Veja esse vídeo: ua-cam.com/video/-Bu2xEX61ac/v-deo.htmlsi=4HMCxrh-1PCUMxEo Abração ⚡
minha pergunta que não teve resposta: sim, correto, mas qual o mecanismo (fenômeno) pelo qual isso ocorre? dizer que é um sistema se equilibrando não explica como tal fato acontece. obrigado e aguardo sua resposta.
sua resposta: Isso acontece pois a potência do primário é igual à potência do secundário, desconsiderando as perdas. Se aumentamos a potência da carga no secundário, aumenta a corrente do secundário e consequentemente do primário, para igualar as potências. É puro princípio da conservação de energia. Abração ⚡
"Explica sim, é o princípio da conservação de energia. Simples assim". com esse tipo de resposta não avançamos. é preciso querer entender mais que isso. não podemos ser simplistas, pois o mundo real não é.
A interação entre os enrolamentos do transformador se dá pelo princípio da indução eletromagnética, e como não podemos "criar" energia, a potência dos enrolamentos no transformador ideal deve ser constante. Veja esse vídeo, pode clarear um pouco mais: ua-cam.com/video/FryevlcsQ6U/v-deo.html Abração ⚡
Fiz com tanto empenho e vontade, e mesmo assim errei a animação da resposta inicial, onde o aluno "equivocado" marcaria a letra B 😸 Mas vocês entenderam a mensagem.
Abração ⚡
Esse pequeno equívoco não tira o brilho da dica!
@@mayconjanoca3050 Valeu, Maycon 👍
O aluno atento não vai errar mestre!!!😂 Seus ensinamentos são de grande importância na vida de quem se compromete com o aprendizado!!
O aluno atento não interrompe o mestre, pois ele estava exemplificando um problema perfeitamente compreensível. No máximo, ao finalizar a explicação, ele menciona o equívoco.
Eu tive uma professora que dizia que não errava, apenas testava a atenção 😄
Amigo, muitas pessoas como o Sr tem uma carga de conhecimento admirável. Que bom que o Sr de alguma forma compartilha td isso. Que o Sr Jesus o abençoe sempre.
Perfeito.a maioria das questões são transformadores ideais,o quê é impossível na prática.parabens sua didática é impressionante .
Valeu, Jacinto, fico muito feliz. Abração ⚡
Uma aula de conhecimento. Cada dia melhor!!!
Professor, muito obrigado pelos conhecimentos. No livro de máquinas do Kosow tem esse assunto, mas não com a mesma linguagem, de fácil entendimento, como a sua. Estou conseguindo resolver vários exercícios com essas dicas. Obrigado e que Deus continue te abençoando.
Gosto muito do Kosow e também do Fitzgerald, mas é tanto assunto nesses livros, que eles passam muito rapidamente por alguns detalhes importantes. Abração ⚡
Que didática perfeita! Parabéns, professor!!
Show de bola parabéns por compartilhar seu conhecimento valeu
Muito bom, valeu Reggys 😁
Brigado Professor, ótima Dica,
😊😊😊 fico grato ao senhor falo porque não tinha nem ideia disso e o senhor veio e nos deu a maior dica do mundo
Quanto aprendizado nesses vídeos! E de graça! 🙃 Obrigado Mestre!
Valeu, Carlos, aproveite o canal. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites com muito gosto e muita honra!
Show de bola professor! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Valeu, Jorge 👍
EXCELENTE COMO SEMPRE!
Abençoa, Senhor 🙌
Que massa essa aula! Parabéns professor.😊😊
Valeu, Benilton 👍
Muito bom parabéns 👏👏👏
Parabéns! Excelente!
Valeu 👍
Muito bom 👍
Valeu, Gabriel. Abração ⚡
Muito claro! Obrigado!
Essa foi boa nunca mais esqueço vc é cara
Que explicação maravilhosa.
Missão cumprida 😁
Gosto muito do seu conteúdo e didática.
Valeu, Wagner, fico muito satisfeito. Abração ⚡
Sou engenheiro eletricista e trabalho com estudos elétricos. O senhor manja dessa área? Poderia trazer uma sequência de vídeos sobre coordenação de isolamento, TRT, energização.... Seria bem interessante.
Conhecimento compartilhado que vale ouro!!!!
Com certeza 👍😁
Muito bom
Não conhecia. Excelente explicação!
Obrigado. Abração ⚡
Mais uma aula show de bola, professor.
Eu acertei a questão, mas fiz uma volta muito grande. Eu espelhei a impedância do secundário no primário(2^2x20=80ohm) e depois calculei a corrente no primário pra saber a queda de tensão nele (220/88=2,5A). Portanto a queda de tensão no primário seria de 20V( 2,5x8=20). Como chegava 200v no enrolamento do primário(220-20 da queda) no secundário teria 100v( relação era de 2/1) aí ficou fácil de saber que a corrente no secundário era 5A( 100/20). A cada dia aprendo novos macetes pra não gastar tempo nos concursos aqui com você. Não pare com o canal, muito bom.
Boa, Alef, o mais importante é que você tem o conhecimento da reflexão da impedância, e isso faz a diferença em muitas questões. Valeu, abração 👍
Top!
Maravilha
Valeu 👍
Muito bom professor!!! Parabens mais uma vez pelo conteúdo!
Valeu 👍
eu fabricava transformadores do zero, carregadores de baterias, e fontes para som de carro, máquinas de solda!!!
ótima questão!!!
Valeu, amigo. Você entende os detalhes na prática. Abração ⚡
Muito bom… parabéns!
Valeu, Giuseppe. Abração ⚡
Esse professor não é gente não, isso é um anjo😊😊😊😊
Like sempre professor
Muito na marca mesmo.
Bom.
👍
Caramba
Anteontem o meu professor de Máquinas Elétricas passou uma atividade parecida com essa no quadro como um desafio para ver como os alunos iriam resolver.
Eu fiz utilizando a fórmula de relação de transformação, e calculando a corrente do primário e secundário separadamente utilizando a Lei de Ohm.
Mostrei o professor e ele disse que estava errado, para a minha confusão. Ele ficou de resolver essa questão na próxima aula.
Mas agora com esse vídeo, eu nem preciso esperar, hehehe.
Obrigado por essa explicação tão clara e didática 👍
Valeu, Salomão. Fico feliz em ajudar. Faça a questão e mostre ao seu professor, é nota 10 😸 Abração 👍
Olá professor, poderia fazer um vídeo sobre a diferença entre as polaridades atidiva e substrativa dos transformadores MRT. e explicar os efeitos de cada uma sobre a queda de tensão nos transformadores, e por que no Brasil nos transformadores de distribuição de energia sistema MRT é obrigatório a polaridade substrativa. Até onde eu sei a polaridade ativida causa maior queda de tensão, e variação entre fases nos trafos MRT
Valeu pela sugestão, Odair. Vou colocar no radar. Abração ⚡
2.08 além da impedância citadas existem outras também.
É verdade 👍
Entendido professor 😂😂😂😂 1b erro/ 2A certo trocadilho
Isso mesmo 👍 😁
Obrigado grande mestre pelas dicas e pelo conhecimento. Poderia me ajudar com uma dúvida que possuo sobre transformadores: temho visto questões envolvendo a relação de transformação e a área (ou secção, não tenho certeza) do fluxo magnético no núcleo, em autotransformador. Qual seria a relação entre essas grandezas? Não encontrei nada a respeito nos materiais didáticos
Olá, Alex, a relação de transformação tem a ver apenas com o número de espiras do primário e secundário.
O fluxo magnético é o mesmo em todo o núcleo do transformador, e quando ele passa pelos enrolamentos, induz uma tensão elétrica que será proporcional ao número de espiras. É por isso que quanto maior o número de espiras, maior a tensão elétrica.
Se tiver alguma questão dessa, me manda 👍
Abração ⚡
Fundatec - prefeitura de porto alegre/RS de 2021ncargo eng. eletricista questão 41 - Determine o numero de espiras em N1 e N2 para o autotransformador ideal abaixo, sabendo que a seção magnetica do núcleo é de 20 cm². N1 + N2 é o numero total de espiras do transformador. A tensão aplicada em N1 + N2 é 200V e a tensão obtida em N1 é 120V. Essa é a questão.@@eletrica-sem-limites
Em meu entender a corrente na carga de qualquer transformador não obedece à Lei de Ohm, pois essa corrente passa também pelo enrolamento secundário que está em série onde inevitavelmente é diminuída.
Esse ae é o dito aluno que mesmo quando erra, acerta kkkkkkk, fez a conta, deu resultado errado, e marcou "errado" no gabarito, acertando a questão kkkkkkkkk
É verdade, o aluno erra no cálculo e acerta no gabarito. Aí é pura sorte 😸Abração ⚡
..vai ver que o prof estava adiantado 90º em relação a essa questão,
@@manuelcruz6865 Bem provável kkkkkk
Ah não... Roubaram minha piada. Hahaha
Eu já vi algo parecido acontecer na solução de um daqueles problemas que fornecem um número enorme de dados que não são usados para a solução que se pede: um colega de classe usou os dados errados, as fórmulas erradas e coincidentemente chegou na resposta correta.
Sinceramente eu fiz prova da Celesc ontem dia 14/07 e tinha uma pegadinha próximo a isso, mas lembrei da dica, pena que errei mesmo assim na formulação da equação😅
Professor, eu poderia calcular a queda de tensão no resistor do lado primário, aplicar a tensão no enrolamento, realizar a conversão de tensão com N=2 e ai sim calcular a corrente no secundário. Daria certo dessa forma também?
Olá, Daisson, não dá para calcular essa queda de tensão, pois você precisaria da corrente da carga, que depende da tensão no secundário, que depende do primário (onde existe uma queda de tensão). Aí entra em loop 😸
A melhor estratégia é a reflexão de impedância.
Abração ⚡
Kkk. Então a primeira resposta estava correta. Era a letra A. Kkk
Bela explicação. Não sabia disso.
Eu errei na animação do 1° resultado, pois o aluno "equivocado" marcaria a letra B. Valeu 👍
Entendi perfeitamente professor, suas explicações são ótimas e bastante explicativas… parabéns!
@@giuseppealexandredebrito1092 Valeu Giuseppe, muito legal. Abração ⚡
Perfeito só está relação nome" primário e secundário" para fator multiplicação e divisão , pois o enrolado de maior número de espiras maior impedância refletirá no de menor espiras e vice versa,,pois primário e secundário podem se inverter.
Olá, Jacinto, mas é assim mesmo, quando houver inversão do transformador, a relação de transformação também inverte, E o cálculo dá certo.
Abração ⚡
quando a corrente aumenta no secundário (pelo aumento da carga) de um transformador, o primário não "sabe" que deve aumentar sua corrente para manter o equilíbrio. no entanto ele o faz. ele não "segue" leis, apenas opera em função de fenômenos que podem ser explicados e entendidos por quem tiver interesse, que é o meu caso.
Quando a corrente aumenta no secundário certamente o seu campo magnético aumenta também fazendo diminuir a impedância do primário, e assim a corrente aumenta.
Professor, eu poderia achar a queda de tensão direto no primário? E fazer a relação de transformação com a tensão de 220 - queda no resistor. Daria certo?
Olá, Danilo. Não dá para achar essa queda de tensão sem fazer a reflexão da impedância, pois não sabemos o valor da corrente elétrica. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites entendi, teria que ter o valor da impedância total, resistor+ bobina. Show de bola. Essa técnica eu não conhecia. 👏👏
Pequena "viajada" do professor no início da resolução da questão, mas faz parte.
Às vezes dou uma viajada 😸
num transformador, por que a corrente no primário varia em função da corrente no secundário?
Isso acontece pois a potência do primário é igual à potência do secundário, desconsiderando as perdas.
Se aumentamos a potência da carga no secundário, aumenta a corrente do secundário e consequentemente do primário, para igualar as potências. É puro princípio da conservação de energia. Abração ⚡
sim, correto, mas qual o mecanismo (fenômeno) pelo qual isso ocorre? dizer que é um sistema se equilibrando não explica como tal fato acontece. obrigado e aguardo sua resposta.
Outra pergunta, n sei se há jeito mas e se esse 8 ohms estivesse em paralelo com as bobinas e os 20ohms, como séria ou isso n é possível?
É possível sim, mas não mudaria nada, pois como a resistência está em paralelo, não provocaria nenhuma queda de tensão. Aí aplicaríamos a equação fundamental do transformador. Abração ⚡
minha pergunta: num transformador, por que a corrente no primário varia em função da corrente no secundário?
Agora sim 👍
sei que existe um fenômeno responsável pela interação entre o primário e o secundário de um transformador. vou continuar perguntando por aí até descobrir. o que me move é a vontade de entender. essa vontade se resume nessa frase: "só o conhecimento nos livra da mediocridade"
Gostei da frase 😸
Professor, e se o trafo for aumentador? O raciocínio continua o mesmo? A reflexão do primário para secundário vai ser dividida por alfa ao quadrado e do secundário para o primário vai ser multiplicada por alfa ao quadrado? Grato.
Boa pergunta, Bruno. As fórmulas de reflexão de impedâncias são as mesmas, seja o trafo elevador ou abaixador. Abração ⚡
Daria pra ter calculado a queda de tensão no primário e com o novo valor de tensão no primário continuar calculando?
Não daria para calcular dessa forma.Abração ⚡
Professor me responda uma pergunta? Eu tenho os cursos de eletrica, tecnico em eletronica e o tecnologo em automação, poderia eu fazer a inscrição para a prova da cemig para formação de eletrotecnica? Na verdade vou fazer a prova nessas condições. Codigo 043H. Obrigado!
Olá, Robson. No seu lugar eu faria a prova, e quando fosse aprovado, apresentaria os certificados dos cursos na análise dos documentos. Sucesso pra você. Abração ⚡
os fenômenos eletromagnéticos existem muito antes dos seres humanos aparecerem, e mais ainda, antes de criarem fórmulas para tentar explica-los. a lei da conservação de energia é apenas mais uma dessas ideias abstratas.
Ainda aguardando a resposta...
Qual é a pergunta?
sobre como a corrente no secundário influencia a corrente no primário. @@eletrica-sem-limites
Professor, resumindo, isso séria a diferença do transformador perfeito x transformador real?
Isso mesmo, mas o transformador real tem impedância série e Impedância em paralelo. Veja esse vídeo:
ua-cam.com/video/-Bu2xEX61ac/v-deo.htmlsi=4HMCxrh-1PCUMxEo
Abração ⚡
ainda aguardando a resposta... (2)
E qual é a pergunta?
minha pergunta que não teve resposta: sim, correto, mas qual o mecanismo (fenômeno) pelo qual isso ocorre? dizer que é um sistema se equilibrando não explica como tal fato acontece. obrigado e aguardo sua resposta.
Explica sim, é o princípio da conservação de energia. Simples assim 👍
sua resposta: Isso acontece pois a potência do primário é igual à potência do secundário, desconsiderando as perdas.
Se aumentamos a potência da carga no secundário, aumenta a corrente do secundário e consequentemente do primário, para igualar as potências. É puro princípio da conservação de energia. Abração ⚡
Ótima resposta 😸
ainda aguardando a resposta... (3)
E eu querendo saber a pergunta (3) 😸
❤
No início do vídeo a opção errada é a letra B né?
Não a A
Isso mesmo, aí o erro foi meu na animação do vídeo 😸
"Explica sim, é o princípio da conservação de energia. Simples assim". com esse tipo de resposta não avançamos. é preciso querer entender mais que isso. não podemos ser simplistas, pois o mundo real não é.
A interação entre os enrolamentos do transformador se dá pelo princípio da indução eletromagnética, e como não podemos "criar" energia, a potência dos enrolamentos no transformador ideal deve ser constante.
Veja esse vídeo, pode clarear um pouco mais:
ua-cam.com/video/FryevlcsQ6U/v-deo.html
Abração ⚡
ainda aguardando a resposta... (4)
Sem saber qual é a pergunta (4)
ainda aguardando a resposta... (5)
Ainda sem saber qual é a pergunta (5)