Técnica de Indicador - Aula de Guitarra Portuguesa

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 8

  • @itsTatwice
    @itsTatwice Рік тому +1

    Obrigado pela aula 🙏🏼

  • @odeon741
    @odeon741 3 роки тому +1

    Excelente!

  • @MrLameirao
    @MrLameirao 5 років тому +2

    Muito útil. Obrigado

  • @geraldesjoao
    @geraldesjoao 2 роки тому +2

    Olá Diogo. Muito obrigado pelos teus videos. Tenho uma duvida em relacao à tecnica de indicador. Tenho visto muitos guitarristas a tocar com o indicador "esticado", onde o movimento é em relação ao primeiro nó do dedo (desde o centro da mao). Eu estou a treinar o meus trinados e tento focar o movimento na ponta do indicador, o qual foca o movimento em relação ao segundo e terceiro nó do dedo e não tanto no primeiro. Será que me podes dar dicas em relação a isto? Grande bem haja, João.

    • @EscoladeFadoCoimbra
      @EscoladeFadoCoimbra  2 роки тому +2

      Olá João, de facto há guitarristas a tocar de várias formas, e cada um naturalmente vai defender a sua posição :). Se procuras um estilo de Lisboa, sugiro mesmo não tocar com o indicador "esticado". Se pretendes um som mais parecido ao Paredes, creio que o dedo esticado funciona melhor, pelo menos a nível tímbrico. Mas é uma técnica mais limitada, já que não vai ser tão fácil, por ex., mudar de corda para fora.

  • @diogocor
    @diogocor 4 роки тому +2

    Tenho visto os teus vídeos e estando a iniciar-me na guitarra portuguesa de Coimbra, têm sido bastante úteis.
    Tenho uma dúvida no entanto:
    Não tenho conseguido encontrar nenhuma informação relativamente a isto: quando se toca as três últimas ordens, sendo que ambas as cordas estão afinadas na mesma nota, o indicador bate nas duas cordas da ordem ou isso depende?
    Neste vídeo, por vezes dá a entender que só tocas numa delas e vais variando consoante tocas para dentro ou para fora.

    • @EscoladeFadoCoimbra
      @EscoladeFadoCoimbra  4 роки тому

      Olá Diogo. Não sei se com as "últimas três ordens" te referes às 3 ordens mais grossas ou mais finas, mas seja como for a resposta é a mesma: o indicador toca nas duas cordas da ordem. Há uma técnica de Lisboa em que se toca em cada corda da ordem sucessivamente (resultando em duas notas separadas) mas tem um uso mais específico, no geral da Guitarra Portuguesa tocamos sempre no par.

    • @EscoladeFadoCoimbra
      @EscoladeFadoCoimbra  4 роки тому +1

      @@diogocor Sim, tocamos sempre o par da ordem, mas o som tem de ser uníssono, isto é, têm de ser as duas ao mesmo tempo.
      Nesse minuto que referiste estão a ser tocadas as duas cordas do par. É natural que o teu som seja diferente de alguém que toca guitarra há anos, em todos os aspectos :)
      Fazer o ataque apoiado nas duas cordas? Colocas o dedo indicador "por cima" das duas cordas e flectes o dedo, como se fechasses a mão num punho, à partida vais tocar as duas cordas.