Shin Megami Tensei V: Vengeance é melhor versão de RPG que decepciona na história | Review

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 сер 2024
  • Dos criadores de Persona, Shin Megami Tensei V: Vengeance é um impiedoso RPG de turnos situado em uma Tóquio pós-apocalíptica. Será que esta nova versão expandida do jogo justifica sua existência?
    Disponível para: Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S
    Testado em: PlayStation 5
    PT-BR? Sim
    Review em texto no Nerdbunker: jovemnerd.com.br/noticias/gam...
  • Ігри

КОМЕНТАРІ • 107

  •  Місяць тому +13

    PH, acho muito legal que você sempre analisa muito além de gameplay, recursos técnicos, etc, que a maioria dos youtubers faz, e nos brinda com uma análise quase acadêmica dos elementos narrativos, construção de personagens e coisas afins, isso é muito bacana. Parabéns pelo canal!

  • @goblinsmasher340
    @goblinsmasher340 Місяць тому +6

    Pior que gostei dos Antros justamente porque eu amo falar com os demônios. Sempre que eu posso eu paro o jogo pra falar com eles e rir dos diálogos absurdos

    • @relyarth
      @relyarth 24 дні тому +1

      Verdade, eu também curti ficar lendo os diálogos. E também, chega uma hora no jogo que você consegue alguns demônios que vale a pena manter de forma mais definitiva, então acaba ajudando a melhorar um pouco os status deles também

  • @yplayer3924
    @yplayer3924 Місяць тому +3

    É a primeira vez q eu jogo um shinegami tensei, só tendo jogado persona, falo alguém q está jogando na dificuldade difícil na primeira run por mais q eu tenha morrido mto eu acho genuinamente mto bom a mecânica de turno nesse jogo e to me divertindo em todos os sentidos

  • @shuuw607
    @shuuw607 Місяць тому +2

    Eu entendo completamente os pontos que você destacou no vídeo, porém eu me diverti MUITO jogando esse jogo, absurdamente. Eu já tinha jogado o V original, e comprei o Vengeance em pré-venda mesmo (maluquice). Quando joguei o V original, também me diverti muito, apesar de ter ficado insatisfeito com a história. A atmosfera do jogo, os momentos de impacto, os designs dos demônios e nahobinos, A TRILHA SONORA MEU DEUS. Tudo me deixou muito fascinado desde o começo, até porque era meu primeiro SMT. Eu saí do jogo tendo explorado uns 85% do conteúdo que ele tinha a oferecer, e saí feliz, mas com um gostinho de quero mais justamente pelos buracos no enredo e o desperdício de potencial.
    Agora, depois de ter jogado o Vengeance, a experiência foi ainda mais divertida do que já tinha sido pra mim, além de que eu finalmente comecei a me importar com os personagens o bastante pra que as cenas REALMENTE fossem impactantes. Tanto que naquela cutscene principal de meio de jogo, eu acabei chorando depois de entrar no antro de demonios e começar a tocar aquela música "solitária". A trilha sonora continua maravilhosa como sempre, eu pessoalmente gosto bastante do sistema de combate e adorei a adição de "passivas" nos demônios e as skills em grupo. O ponto mais importante é que o jogo tem uma atmosfera e ambientação que encaixa perfeitamente com o que ele se propõe a ser, e só isso me trouxe emoções o bastante pra que eu gostasse muito dele. A boss fight de Tiamat com aquele DnB de fundo me fez ficar maluco pq era muito boa (apesar de eu ter tomado um pau pra ela 3 vezes seguidas pq meu jogo tava no hard e ela eventualmente começou a dar instakill no meu time todo).
    Ademais, eu adoro o embate filosófico que Megami Tensei traz sobre ordem, caos, etc. Apesar de ser repetitivo, é um tema que eu me interesso e gosto de debater com meus amigos que jogaram o jogo também. Eu pessoalmente gostei bastante de como a personagem da Yoko conseguiu trazer um foco maior pra esse assunto dentro da história, deixando bem claro desde o começo como ela representa o Caos e Lilith enquanto a Tao seria uma analogia pra Ordem e Eva (pelo menos foi o que eu cheguei a concluir).
    O Yuzuru se tornou um personagem bem legal, a Miyazu continua meio que a mesma coisa, o Dazai agora faz muito mais sentido como um personagem. A Sahori foi muito cedo, mas eu gosto daquela cena que quebra sua expectativa e volta pra realidade cruel do mundo em que você se encontra. As antagonistas novas são bem legais e tem designs ótimos, além de cada uma parecer ameaçadora à sua maneira. O desfecho delas também é um desfecho que faz sentido e eu diria que é ideal, elas cumpriram o objetivo delas e agora confiaram o novo mundo à aquela que as invocou. O Mastema também é extremamente aterrorizante e aquele plot do superboss é uma loucura da porra. Eu só REALMENTE não gostei que eles fizeram a boss fight final do L ser aquela versão encurtada broxa.
    Por mais que 80% do plot tenha sido esperado por mim, que já tinha jogado o original, não se tornou algo ruim. Eu acho que a história de Shin Megami V tem o seu valor, apesar de não ser nada surpreendente. Pra mim é um jogo que definitivamente vale a pena se jogar, ainda mais com todas as novas adições que o Vengeance trouxe.
    Eu acho que eu digo isso tudo porque eu entrei no jogo esperando exatamente o que eu recebi. Eu já sabia a brisa que o jogo queria passar e eu fui completamente a fundo nessa brisa, imerso do começo ao fim. Pra mim, há grande beleza na forma com que o jogo se aborda.

    • @shuuw607
      @shuuw607 Місяць тому

      Eu esqueci de falar sobre a Nuwa e o Yakumo, e isso é engraçado pq eles de fato parece que foram esquecidos pela história. Eles meio que só aparecem e desaparecem, daí tem aquela bossfight legalzinha no meio do jogo e depois fodase de novo. O desfecho deles é até justificável, mas eu não gostei. Talvez esse sentimento de não ter gostado seja proposital, mas enfim.

  • @dhieghost
    @dhieghost Місяць тому +3

    Eu sou do grupo que ama SMT e que amou o V e o VV

  • @marinamello1058
    @marinamello1058 Місяць тому +5

    "Quem gosta de Persona e procura o mesmo vai se decepcionar" era tudo que eu precisava saber. Muito obrigada pela análise honesta sem florear demais o jogo, a única coisa que me segura por uma campanha de mais de 100 horas é uma boa história, obrigada por poupar meu suado dinheirinho

    • @WolfStarkx
      @WolfStarkx Місяць тому +5

      Série principal sempre teve foco em gameplay Persona floreira demais tanto chega ser cansativo

    • @mauriciosilva5423
      @mauriciosilva5423 Місяць тому

      @@WolfStarkx Real demais.

  • @Th2ales
    @Th2ales Місяць тому

    Ph qual a possibilidade de fazer um vídeo sobre o Little Big Adventure twisen's Quest, remake do original de 1994? Ainda há o plus que no time de desenvolvimento tem um brasileiro, responsavel pela art.

  • @juliomoreira9105
    @juliomoreira9105 Місяць тому +1

    Ja estou de olho desde o anuncio que viria em PT-br, vai ser minha primeira experiencia na serie Shin Megami e apesar do que falado no video ainda estou animado, so vou esperar uma promoçãozinha porque no preço de lançamento não tem condiçoes, loucuras tem que ser calculadas, e não vou fazer essa e além do mais otimo video. (Essa camiseta ai rapaz...muito legal, se encontrasse uma ia comprar logo duas).

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq Місяць тому

      Como um fã da série que deseja que mais pessoas gostem e conheçam megaten, recomendo jogar no casual caso esteja ainda preocupado. O normal é bem dificil e ainda dá pra morrer legal no casual se tu vacilar nas lutas, o que não pode é deixar de jogar por besteira como se incomdoar em com nível de dificuldade :)

  • @sharkrash
    @sharkrash Місяць тому +3

    Como fã de SMT, até prefiro que a historia não seja tão boa/complexa quanto um devil survivor ou strange journey, pra tentar atrair o pessoal mais weeb de persona.
    Ainda que não tenha agradado muita gente, gosto que aspectos dos personagens tu só vê em algumas rotas, o que incentiva a ver todas e ter o contexto completo.
    Yuzuru na rota V ficou melhor, a Yoko foi uma adição ótima e a dinâmica dela com a Tao ficou boa.
    O haunt na real é pra dar aquele upgrade hardcore no time "final" que tu vai manter pra outras playthroughs e modo Godborn.

  • @Claudinhox
    @Claudinhox Місяць тому +2

    Eu quase comprei a versão original, mas resolvi esperar depois que soube da tradução. Eles poderiam ter feito uma atualização no original com tradução.

  • @WENDEL852
    @WENDEL852 Місяць тому +1

    Cara, eu só tive problemas de verdade com dois personagens no jogo. Os irmãos Atsuta, a irmã é subutilizada e o irmão é uma pena que não pôde ser utilizado melhor. Mas gosto muito da yoko, da tao e principalmente do dazai e do mastema. A cena em que o Mastema aparece pela primeira vez é aterrorizante.

  • @Valente54
    @Valente54 Місяць тому

    Meio triste em saber que o jogo ainda peca nos mesmos pontos da versão anterior, tava hypado e a minha cópia chegou hj kkkkkkkk. Mas de qql forma eu ainda vou jogar assim que terminar o P3R, essa foi uma ótima review, te descobri recentemente e tô curtindo o seu conteúdo. Ah, e não esquecendo, bonita camisa.

  • @pedrobaptista9213
    @pedrobaptista9213 Місяць тому

    Muito boa a análise muitos detalhes bem descritos, impressionante parabéns PH. Como estou finalizando o Persona 5 Royal já estou buscando algo semelhante, me chamou atenção Soul Hackers 2 por ter um preço mais acessível kkkk Acha uma boa?

    • @tvPH-
      @tvPH-  Місяць тому +1

      Cara, Soul Hackers 2 é *muito* fraco. Único RPG da Atlus que eu abandonei antes de terminar em tipo… 15 anos HAHAHA
      Não recomendo, não.

    • @pedrobaptista9213
      @pedrobaptista9213 Місяць тому

      @@tvPH- Tá explicado pq n tem análise sua dele kkkk

  • @pixellandy
    @pixellandy Місяць тому +5

    persona é um rpg q a merda não aconteceu e vc ta la pra impedir igual qualquer outro rpg, shin megami tensei a merda ja aconteceu e vc so tem que sobreviver haha

  • @lucasbenedine3477
    @lucasbenedine3477 Місяць тому +3

    Acho que eu me encaixaria no 4o grupo hshahsha nunca joguei Persona mas estava bem curioso pelos temas desse. Pena que a historia e os personagens estão fracos, e como ja tenho resistencia pra personagem de JRPG acho q vai ficar dificil aproveitar o jogo pelo que você descreveu hahaha

    • @tvPH-
      @tvPH-  Місяць тому +1

      É justo, mas à essa altura eu recomendaria entrar na franquia por Persona mesmo. Começar por SMT direto é tipo aprender a nadar no mar em vez de uma piscina, hahahaha.

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому +2

      SMT e Persona tem focos diferentes
      Se você gosta de elementos de dating sim, a parte escolar e mais foco em história jogue Persona primeiro
      Se você prefere dungeon crawling e maior foco em gameplay e desafios vai para SMT
      SMT é basicamente o equivalente de Dark Souls para JRPG (apesar de eu achar que a dificuldade de SMT é bastante superestimada já que depois que você pega o jeito e depois do início dos jogos eles tendem a ficarem bem mais fáceis).

    • @uroboloss
      @uroboloss Місяць тому +1

      Se seu negocio for mais historia eu recomendo jogar Persona, tem mais chances de você curtir. Ai se o combate te agradar da pra pensar em jogar Shin Megami Tensei depois.

  • @socramf
    @socramf Місяць тому

    Video bom demais ph, esclareceu muita coisa. Eu não comprarei agora porque 300 reais é muito dinheiro e tem muita coisa pra sair ainda esse ano

  • @guga64awe
    @guga64awe Місяць тому +3

    Beleza, PH. Agora me fala por favor onde tu conseguiu essa camiseta com os ícones do Monster Hunter.

    • @tvPH-
      @tvPH-  Місяць тому +1

      Eu comprei essa camiseta em Tóquio uns 10 anos atrás e cuido dela muito bem pra durar pelo menos 10 mais, hahahaha.

    • @guga64awe
      @guga64awe Місяць тому

      @@tvPH- obrigado pela resposta, amigo. Adquiri depressão eterna.

  • @jvmf
    @jvmf Місяць тому +3

    Me senti atacado em 01:36 kskkskskka

  • @carlossobral5141
    @carlossobral5141 Місяць тому

    to esperanod vários anos pra jogar este jogo, logo logo eu compro.
    Pra quem amou o jogo vou deixar aqui os melhores SMT da franquia: Digital devil saga (2º) e Strange Journey (1º) recomendo.

  • @CharlesMasataka
    @CharlesMasataka Місяць тому

    Comprei o game essa semana, e tendo jogado apenas persona 3 reload e sinceramente é um game bem diferente e ótimo que seja assim, mas real mesmo são os personagens que realmente não faz eu querer ligar muito. Só joguei 20 hrs e ainda tem nuita história pra ver

  • @odanobu364
    @odanobu364 Місяць тому +1

    11:46 Eu tinha começado o jogo, fiz a 1° side Quest, o animigos descobriu que 2 dos meus demônios tinham fraqueza a raio e com isso os 10 inimigos ganharam turno extra e me matou completamente, perdi 1 hora de jogo.
    10 de 10, já começou do jeito que eu queria kkkkkkkkkkk

  • @zealotbr
    @zealotbr Місяць тому

    Excelente vídeo! ☺️ Eu só tinha jogado o persona 3 reload e dropei pq a dinâmica não me pegou. Aí fui testar o shin megami V vengeance e adorei 😂 tô curtindo mt! É meu primeiro da série e q bom q está em PT BR ❤

    • @tvPH-
      @tvPH-  Місяць тому +1

      Bom demais! Espero que consiga voltar e revisitar alguns dos jogos clássicos da série. O Nocturne, que tá disponível nas plataformas modernas, é excelente!

    • @zealotbr
      @zealotbr Місяць тому

      @@tvPH- Obrigado pela dica! E valeu por explicar a diferença das 2 campanhas pq eu não sabia nadinha. No início do jogo escolhi o q deu vontade na hora, mas nem lembro mais o q escolhi, só sei q a porrada ta comendo entre anjos e demonios e to apanhando tmb! mt bom e viciante! :D

  • @brunomelo2257
    @brunomelo2257 Місяць тому

    Isso que me desanimou no SMTV original, não tem auto-save, vários momentos eu perdia progresso também. No dia que olhei o contador de horas do Switch eu tava com 25 horas de jogo, dentro jogo marcava 18 horas, ou seja, 7 horas de save perdido kk.

    • @NeyPMT
      @NeyPMT Місяць тому

      @@brunomelo2257 colega?

  • @xdx9f146
    @xdx9f146 Місяць тому +1

    Eu tenho o SMT V vanilla em mídia física no switch, compensa comprar o Vengeance?

    • @tvPH-
      @tvPH-  Місяць тому +1

      Depende muito de como você curtiu o original. É basicamente mais do mesmo, só que com muito mais conteúdo e melhorias de qualidade de vida. Eu, que me divertir com o 5 em… 2021? gostei bastante.

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq Місяць тому +1

      é o mesmo jogo com algumas adições, eu diria que vale mais a pena que um royal ou golden da vida (persona) mas eles tbm nao sao um modelo de negocio mto bom. Só lembrando que roda até que bem no switch pro.

    • @xdx9f146
      @xdx9f146 Місяць тому

      Valeu pessoal, peguei a versão steelbook por 249 na shopee.

  • @elvisbl
    @elvisbl Місяць тому

    Eu não tinha esperança que eles arrumassem aquela história. Mas eu achava que o hardware do switch não conseguia entregar bem o gráfico do SMT V. Então pelo menos agora vou poder jogar num hardware melhor.

  • @miranteful
    @miranteful Місяць тому

    mano fenomenal essa camiseta do monster hunter.
    alias sou do grupo interessado em smt pq gostou de persona exceto pelo life-sim kkkkkk

  • @renren47618
    @renren47618 Місяць тому +9

    Finalmente uma review analisando a história completa em vez de só as primeiras horas do jogo aqui no UA-cam (mesmo na gringa praticamente todas as análises são de pessoas falando sas primeiras horas), eu acho impressionante como o fandom de SMT é mais lento que os outros, com FF7 Rebirth em alguns dias já tinha gente discutindo o final do jogo e aquele jogo é bem maior que o SMTVV(Mas sinceramente, eu acho que a maioria já fazia vídeos sobre o final sem ter terminado o jogo).
    Cara, Vengeance é definitivamente um produto bastante decepcionante e só releva algo que venho falando desde o V em relação a SMT, o novo time de escritores da Atlus para SMT precisa urgentemente de melhor instrução ou de serem trocados, enquanto SMT sempre foi relativamente fraco em relação a história ao contrário de seus spin offs(Persona, Digital Devil Saga, Raidou Kuzunoha, Devil Survivor e etc.), o Shin Megami Tensei IV conseguiu ter uma história bem bacana mas depois disso a partir do Apocalypse nenhum jogo entregou uma única história que fosse melhor que "ok", Apocalypse teve uma história terrível, o conteúdo adicional do Strange Journey Redux parece uma fanfic ruim, o V praticamente não tinha história e a do Vengeance enquanto ela é melhor que o original e esses outros dois, ela é bem, mas BEM mediana e fraquinha no máximo "ok", eles começam a história muito bem e tem algumas ideias interessantes alí no meio mas no final eles cagam completamente na história com erros que poderia facilmente terem sido consertados e algumas coisas que eu simplesmente não faço ideia de como esses caras conseguiram errar pela segunda vez.
    A história do Vengeance pega todo o cast do primeiro jogo e joga eles de lado depois de uma certa parte para por todo o desenvolvimento e foco na Tao e na Yoko, enquanto o marketing do jogo teve muito focos nas Qadistu elas simplismente morrem no começo do arco final sem mal terem feito tanta coisa interessante assim antes, como personagens elas servem mais como uma ferramenta para que certas coisas aconteçam de forma diferente ou para adicionar algums eventos novos e para justificarem as motivações da Yoko e SÓ, você mal vê as 4 interagindo entre sí e o mais impressionante é que você nem ao menos tem uma rota que você se junta a elas, acho que seria algo extremamente óbvio que simplesmente fizessem algo como as 4 se fundirem e se unirem a Yoko para serem as representantes do caos nesse jogo enquanto o Mastema se uniria a Tao, e falando nele, o Mastema tá nesse jogo por puro fanservice pq ele só tá jogado na história e serve principalmente para justificar aquela transformação ridícula do Dazai aqui, e ele na forma normal dele é o final boss mais brochante que já ví em um JRPG para a rota do caos.
    Falando nos finais, eu acho que eles são a pior parte disso tudo
    Nesse jogo você só tem ordem e caos, algo que até que poderia ser interessante já que a Atlus costuma ser muito enviesada com a rota neutra, mas sinceramente os próprios finais de caos e ordem aqui estão mais para uma versão neutra desses finais, mas enfim, o problema deles é que em termos de gameplay eles mantiveram a mesma dungeon que parecia não finalizada no jogo original e a batalha final inteira na rota do caos parece que foi colocada de última hora, e eles simplesmente ignoram a TAO na rota do caos no final sem nenhuma explicação e o Mastema simplesmente consegue o controle da Tiamat de alguma forma(falaram que o Superboss Satã explica o motivo disso mas eu não ví), e quanto aos finais em sí vamos lá:
    No da ordem, a Tao absorve o Conhecimento de Lúcifer assim como no da Yoko, eliminando o Mandala System da jogada, mas ela ainda usa o trono junto do Nahobino para manter a hierarquia aonde tem um Deus todo poderoso que controla tudo, no mundo dela o Nahobino vai guiar o seu povo como um Deus que as pessoas podem simplesmente consultar para realizar todos os desejos delas como um gênio, e considerando que o Nahobino vai ser um agente ativo alí eu dúvido que aquele "todos os desejos se realizam" vai realmente significar todos os desejos então eu dúvido muito que vão ter desejos que iriam simplesmente causar danos a todos sendo realizados, logo, eu simplesmente vejo esse final como uma Utopia absoluta e sem falhas, a única talvez sendo que em algum momento o Nahobino se corrompa ou apareça alguém que pode derrotar ele e tomar o trono mesmo sem o Mandala System, mas é isso.
    No da Yoko, ela simplesmente apaga tudo que existe para criar um novo universo que vai ser livre e que não existem hierarquias pq a ideologia dela é essencialmente a de que a existência de hierarquias e ordem traz opressão dos mais fortes aos mais fracos e que ela via o sistema antigo(que seria basicamente esse tipo de Deus todo poderoso que manda em tudo) como algo perdido e que deveria ser destruído para criar um novo, mas sinceramente, se você coloca em balança com o final da Tao aonde não envolve nenhum tipo de restrição ao livre arbítrio e lavagem cerebral ou genocídio que nem os demais finais da ordem, você não tem muitos motivos para escolher esse final
    No final da Yoko, o mundo caótico dela aonde não existe nenhum tipo de ordem e todos são livres é inevitável que esse mundo vai se tornar mais caótico que o original e esse sistema opressor que ela reclama iria naturalmente se criar mesmo sem um "Deus Touro" e isso estaria ok, se esse final não tivesse que ser colocado em balança com um que é basicamente um mundo praticamente perfeito e que em termos de gameplay
    No final da ordem você tem bosses que fazem mais sentido, uma apresentação melhor com cutscenes, e um resultado que é muito melhor que o do caos em todos os níveis
    No do caos eles parecem que colocaram a batalha final de última hora e colocaram um final boss mega brochante, e o final é demonstrado como tendo muito mais baixos que o outro
    É uma dicotomia muito parecida com a do Apocalypse que era o final laços (poder da amizade bonitinho) e Anarquia (final edgy), algo que não sou muito fã, TALVEZ eu não esteja vendo algum tipo de nuance aqui mas eu simplesmente não gosto muito de como executaram esse final e tem mais uma coisa que eu gostaria de comentar: Yakumo e Nuwa.
    Esses dois personagens eram originalmente os representantes da rota neutra no jogo original e tinham o final canônico, mas eles tinham um tempo de tela ridiculamente pequeno, nesse jogo eles conseguiram jogar os dois ainda mais de escanteio e a Nuwa literalmente morre offscreen, acho que os dois poderiam muito bem terem sido mantidos como representantes da rota neutra e terem sido mais explorados.
    Em geral, a rota Vengeance é bem melhor que a do jogo original, mas ela ainda consegue ser muito fraca e decepcionante, principalmente pq ela começa de forma muito promissora mas depois ela vai gradualmente jogando fora as coisas interessantes que estavam construindo e simplesmente reduzem o plot a eventos que estão meio restringidos ao esqueleto do plot original e essas duas personagens(pior que a Yoko e a Tao até que tem uma dinâmica legal, mas as duas acabam sendo as únicas personagens que tem algum tipo de desenvolvimento no jogo enquanto o resto simplismente é descartado no final da história), sinceramente, isso é bastante decepcionante considerando o preço que estão vendendo esse relançamento e como ele não atende muito as promessas que ele fez quanto a narrativa (tirando em relação ao gameplay, o gameplay era foda e agora eles elevaram muito a qualidade dele), na minha opinião, vale mais a pena comprar o Vengeance quando ele estiver de promoção caso você tenha jogado o jogo original, porque cara, eu acho que não vale muito a pena comprar o jogo em preço cheio caso você tenha jogado o original esperando que essa verão seja melhor na história porque a nova história é simplesmente "ok" ou talvez "aceitável/decente" mas não é nada demais e segue muito a estrutura da original, o gameplay está bem melhor mas não tem tantas diferenças assim do jogo original em relação a áreas e etc. Você tem vários bosses novos e side quests que são um conteúdo muito bom, mas não tantas diferenças quanto a dungeons e as áreas que você explorava no jogo original.

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому +2

      Agora comentando sobre o vídeo em sí, não acho que o problema seja os personagens de Smt serem simplesmente um panfleto da ideologia que eles representam mas sim porque esse jogo não soube desenvolver eles, deveriam ter mais interações entre os personagens e mais interações significativas do protagonista com eles.
      SMT geralmente tem histórias relativamente fracas como eu mencionei antes, o IV se destaca porque o Walter e o Jonathan são personagens legais que interagem muito entre sí e eles tem um arco próprio que culmina em um indo para um lado diferente do outro, a Isabeau eu acho ela meio fraca, mas em geral, os personagens principais do IV te acompanham no jogo inteiro e eles tem um arco, no V você tem MUITOS personagem e conceitos extremamente ambiciosos como o Bethel abranger países do mundo todo e tal, coisas que você esperaria de um RPG com foco imenso em história tipo Xenoblade, só que SMT foca mais no gameplay e por conta disso acaba que você tem coisa demais para um jogo com pouca história, o que realmente move a história de SMT são eventos que acontecem nela e alguns personagens em específico que representam o alinhamento deles, mas Smt V tem uma gameplay que é bem mundo aberto(mas é mais Open Zone do que mundo aberto exatamente) e esse mundo aberto consiste apenas de lugares devastados com demônios, não é que nem no Nocturne ou no IV que as localizações eram mais variadas e os eventos também, e você passa mais tempo explorando o mundo aberto do que fazendo algo com os personagens e não tem dungeons que se correlacionem diretamente com eles também.
      Acho que uma possível solução seria fazer com que o jogo tivesse vários alinhamentos(Light Law, Neutral, Light Chaos, Dark Law, Dark Chaos) respectivamente com cada um desses grupos de personagens como se fosse uma facção dos jogos de RPG ocidentais tipo Fallout, no início eles estariam unidos mas com o tempo se dividiria com
      A Tao no Light Law, Dazai e Abdiel no Dark Law
      Yuzuru e Tsukuyomi no Light Chaos, Yoko e Qadistu no Dark Chaos
      Neutro seria o Yakumo e a Nuwa
      Cada um desses personagens teria quests associados diretamente com eles, essas quests dariam pontos de alinhamento para esses personagens e explorariam mais os dramas pessoais deles e alguns eventos separados da história principal, só que essas quests só seriam acessíveis em pontos específicos da história e você não iria poder completar todas na mesma jogatina, então essas questline funcionariam para determinar o seu final junto de algumas histórias da trama principal (isso é um sistema parecido com Devil Survivor que tem uma história e alinhamentos incríveis)
      Com isso você poderia explorar melhor cada personagem nesse modelo mundo aberto do SMT V e ao mesmo tempo tornar suas escolhas mais importantes e daria mais tempo de explorar as várias coisas que o jogo quer abordar sem precisar de ter tudo na história principal.
      Ao invés disso, SMT V acaba meio que tendo várias quests legais com os demônios aleatórios mas a história peca muito em desenvolver seus personagens e eu definitivamente acho que a Atlus poderia ter feito algo assim no Vengeance, mas por algum motivo isso nem passou pela cabeça deles aparentemente (na real, eu acho o Vengeance bastante preguiçoso como relançamento do jogo original quando paro para pensar assim, considerando as promessas que fizeram, já que ele realmente só faz o mínimo do mínimo em relação a melhorar o produto original, isso não chega nem perto de como o Nocturne Maniax melhorou MUITO O SMT Nocturne original)

    • @otaviobritodomingues1545
      @otaviobritodomingues1545 Місяць тому

      Concordo com tudo que você falou. Eu apenas adicionaria que os elementos mitológicos são altamente decepcionantes, desde do Apocalypse houve uma queda gritante neste aspecto.
      O V original era ruim, mas o Vengeance consegue piorar bastante vários aspectos (por exemplo Qadishtu sendo associadas a Lilith e as "miga" dela qndo esse termo se refere a uma classe de mulheres da mesopotamia que podiam agir como parteiras e amamenteiras).
      Triste pq o Strange Journey e IV tinham coisas bastante interessantes, especialmente nas side-quests.
      Em relação aos personagens no Original eram praticamente inexistentes, no Vengeance Tao e Yoko receberam o melhor tratamento, mas o resto so deu uma maquiada.
      Ja em relacao ao final extremamente decepcionante que o final boss é literalmente o mesmo do original. Aliás, acho que o Mastema fala sobre uma "força" misteriosa está controlando a Tiamat, o que poderia está se referindo a ele mesmo, mas mesmo assim. Muitas coisas foram apenas jogadas.
      Única coisa que o Vengeance melhorou foi em relação ao gameplay, e mesmo assim nem colocaram áreas novas significantes apenas Shakan e Shinjuku.

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому

      ​​@@otaviobritodomingues1545Pior que o Shakan parece uma cópia do Castelo do Arioch e é uma dungeon muito mal feita kkkkkkk
      Na moral, espero muito que melhorem a história no próximo jogo, mas cada vez mais eu dúvido da capacidade desse novo time de roteiristas de SMT em entregar algo realmente satisfatório, como eu mencionei nos meus comentários, tem erros no Vengeance que são ridículos e que ficaram parecendo que não haviam aprendido quase nada com as críticas do jogo original, ou talvez foi só preguiça mesmo.
      Uma das coisas que eu noto é que parece que eles escutaram as críticas ao jogo original mas não queriam dar o trabalho de alterar tanto o que estava pronto então eles só deram uns remendos na história (tipo a Lilith aparecer para matar a Sahori e depois sequestrar a Miyazu), e o jeito como eles compensaram isso foi fazendo o mínimo do mínimo para melhorar esses personagens
      Eu pessoalmente não ví problemas com o Lúcifer sendo o final boss em ambas as rotas pq eu não curtiria se tivessem simplesmente ignorado ele, mas poderiam pelo menos ter mudado um pouco o contexto para ele aparecer e o diálogo, simplismente copiaram a cena do True Neutral do V em ambas as rotas.

    • @NeyPMT
      @NeyPMT Місяць тому +1

      Resgato a expressão "palpiteiro impressionista" para descrever o senhor que fez essa análise, o senhor não entendeu a proposta e procurou um persona onde não existe. O jogo tem sim um problema em seu ritmo narrativo no terceiro arco da história, porém SMT nunca focou nos personagens, sempre em suas ideologias. Abadiel tem um dos melhores arcos narrativos da série e mesmo Lúcifer, neste jogo se mostra mais complexo do que nos demais títulos da franquia.

    • @alsaiduq4363
      @alsaiduq4363 Місяць тому

      ​@@NeyPMT Como smt nunca ficou nos personagens ? Shin megami tensei IV , IV Apocalypse e Strange Journey são todos jogos aonde os personagens tem grande foco.

  • @roletaaaaa
    @roletaaaaa Місяць тому +2

    Particularmente, eu tentei jogar o SMT V depois de Persona 5, e particularmente não gostei. Quando joguei Persona, gostei muito das quebras de ritmo. Poucas coisas são chatas em P5R, e poucos chefes são "tediosos". Mas em Vengance, eu me senti em um eterno "mementos", e isso, particularmente, era o lado de que eu menos gostava em Persona. Então, para mim, foi meio que por água abaixo quando me dei conta disso.

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq Місяць тому +1

      Megaten é isso, dungeon crawler purinho. P1 e P2 ainda é bastante assim, só apartir do 3 mesmo que fica nessa formula do P5.

  • @johnnyramone9493
    @johnnyramone9493 Місяць тому +4

    discordo de vc pq esse jogo é basicamente um smt nocturne 2, entao sim pra vc entender completamente o conceito vc tem q ter jogado o nocturne e tem q ter entendido a proposta de que sim, os personagens não são personagens e não se propõe a ser, oq eles se propõe a ser são arautos de suas respectivas ideologias tlgd? eu acho isso mt foda pq querendo ou nao ate na vida real tem pessoas que se objetificam dessa forma quando se trata de religião ou uma missão de vida tão radical quanto literalmente mudar o destino do mundo

    • @Empatia-eg5cv
      @Empatia-eg5cv 25 днів тому

      Poderia me dizer o quanto o smt nocturne está entrelaçado com smt V. Não joguei nenhum smt e estou interessado no smt V e gostaria de saber disso antes de comprar

    • @johnnyramone9493
      @johnnyramone9493 25 днів тому +1

      ​@@Empatia-eg5cv tipo basicamente os dois se passam no mesmo universo, sendo q nesse universo o plot principal que acontece nos dois jogos tem o mesmo esqueleto. Se vc só quiser jogar sem entender a lore compartilhada desse universo q faz parte do multiverso de Shin Megami Tensei vc pode, mas agr se vc quiser entender a lore toda do universo recomendo jogar o nocturne antes ou depois, tanto faz. Pra resumir pra vc, a regra desse universo é que de tempos em tempos Deus promove um torneio pra ver quem vai reconstruir o mundo que eventualmente se torna ruínas, aí quem ganha esse torneio tem o direito de refazer o mundo sendo q esse mundo novo tbm vai acabar quando um torneio novo acontecer, basicamente. O torneio do nocturne acontece antes e o do V acontece depois só, tem mini detalhes no V que entregam isso mas tipo só no fim do jogo vc entende.

    • @johnnyramone9493
      @johnnyramone9493 25 днів тому +1

      @@Empatia-eg5cv aliás, como primeiro smt eu recomendo vc jogar o IV pq é o melhor em história, gameplay mais balanceada e é fácil de vc entender oq está acontecendo pq não tem ligação com nenhum outro jogo. Se vc tiver Pc médio pra ruim ou um celular bom vc já roda no emulador de 3ds, daí se vc gostar da pegada vc joga os outros

  • @Brambilajp
    @Brambilajp Місяць тому

    Bem na hora que eu estava instalando o jogo.

  • @fenelonhenrique7357
    @fenelonhenrique7357 Місяць тому +1

    PH é o melhor jornalista de games do UA-cam BR!

  • @PACKPLAYSGAMESS
    @PACKPLAYSGAMESS 9 днів тому

    Parou com os vídeos em inglês, irmão?

  • @matheusmarx5994
    @matheusmarx5994 Місяць тому

    Gosto dos jogos da Atlus, paixão maior por Persona obviamente, mas ja joguei Devi Survivor, Digital Devil Saga 1 e 2, Kuzunoha Raidou 1 e 2, assim como Shin Megami Tensei 3 Nocturne (sem duvidas um dos RPG's mais dificeis q ja joguei na vida, o original de Ps2, não o Remaster), tenho mta vontade de jogar o Vengeance, foda é esse precinho para la de salgado

  • @odanobu364
    @odanobu364 Місяць тому

    Única coisa que não gostei das 5 horas que joguei é as batalhas não serem aleatórias, como os inimigos tão na tela eu simplesmente esqueço de batalhas e evito os combates. Queria opção de deixar aleatório

    • @NeyPMT
      @NeyPMT Місяць тому +1

      @@odanobu364 isso é qualidade de vida.

  • @MaxCoelho
    @MaxCoelho Місяць тому

    O fato de perder o time todo em uma ataque nos jogos da atlus tem no persona também, porém só ocorre quando você farma level...Sempre aparece um inimigo OP pra te forçar a seguir a história no nível equilibrado...

  • @davidesquivel4063
    @davidesquivel4063 Місяць тому +1

    Minha franquia favorita 🤟🏻🔥
    O IV segue sendo o meu favorito.

    • @BrunoOliveira-ko9hw
      @BrunoOliveira-ko9hw Місяць тому

      Já ouvi muita gente dizendo que o IV é melhor que o V. Será mesmo?

    • @haizakiryouhei3128
      @haizakiryouhei3128 Місяць тому +1

      O quatro é bom demais porque é uma perspectiva boa e de descobertas, você tem uma visão de mundo e o jogo te apresenta outras, além questionamentos fortes sobre o bem e o mal, ele é bem extremo nesse sentido.

  • @alvarocostaalves
    @alvarocostaalves Місяць тому +2

    Por mais que a Yoko seja um pouco dramática nas opiniões dela, eu gostei da maneira que os diálogos dela com a Tao no começo (parte q eu to) serve pra apresentar essa parte das ideologias e facções do jogo. Não me incomodou tanto isso, no IV é a mesma coisa mas pelo fato de ser um mundo medieval e tudo mais é menos perceptivel. A proposta do jogo não é ter uma história com personagens super desenvolvidos e tudo mais igual Persona, não joga se você acha que é isso.

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq Місяць тому

      Dito isso, o 5 foi o unico megaten que fiz rota caótica e mto por causa da Yoko.

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому +1

      A Yoko é bastante edgy e na minha opinião ela é a representação mais acurada de uma adolescente que pensa que nem ela, eu só não gosto que o jogo nunca faz com que ninguém realmente expresse o quanto as opiniões dela são meio ridículas em certos momentos, mas é muito legal ver ela e a Tao discutindo sobre coisas aleatórias que demonstram melhor a ideologia das duas.
      O que realmente estraga bastante a Yoko é que o final dela parece que foi colocado de última hora(principalmente em questão de gameplay e eu também acho que o final da ordem invalida muito qualquer tipo de ponto do final da Yoko) e definitivamente deveriam ter mantido as Qadistu como representantes da rota do caos junto dela

    • @alvarocostaalves
      @alvarocostaalves Місяць тому

      @@renren47618 Sim, aquela hora que ela fala pra Tao matar as meninas é tão absurda hahahaha, ela se leva a sério de mais, igual um adolescente mesmo

  • @neosleaf
    @neosleaf Місяць тому +2

    A história continua fraca? Meu SMT preferido é o 4, detestei o 5 no Switch original, mas mais pelo desempenho do Switch, apesar de ter achado a história fraca. Achei a idéia do Nahobino/conhecimento e deuses muito interessante, mas o climax achei morno e não consegui me importar com a história do original

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq Місяць тому

      engraçado como acho o Apocalypse mto melhor que o 4 normal, me pergunto se as pessoas pulam ele.

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому +1

      Ela é bem melhor que o original e tem duas personagem que são muito boas, a Tao e a Yoko, mas isso é praticamente tudo que a história nova tem pq o resto do cast é completamente jogado de escanteio depois dos dois primeiros arcos do jogo e as Qadistu são completamente desperdiçadas.
      Os Nahobinos são completamente irrelevantes no cânone da vingança e os dois únicos finais são envolvendo a Yoko e a Tao em uma dicotomia que é tipo a do Apocalipse (final bonitinho e perfeitinho e o outro é edgy), o que realmente ferra o cânone da Vingança é que o clímax da história é tão brochante quanto o do original e parece rushado, eles jogam fora todo o potencial que os personagens tinham em favor dessas duas personagens.

    • @neosleaf
      @neosleaf Місяць тому

      @@renren47618 Putz, que triste, foi exatamente isso que tornou o climax da história bem fraca, a pressa pra ir pro final, vou esperar uma boa promo então, tava pensando em pegar ele em full price por ser fã de JRPG e SMT, obrigado amigo.

  • @Lucasvrsc
    @Lucasvrsc Місяць тому

    História é completamente secundário. Bons tempos de King of Drahons. A história era: veja, ali tem inimigos, vamos bater neles.

  • @rafaelbarsi8377
    @rafaelbarsi8377 Місяць тому +1

    Review animal. Estou gostando, mas é um rpg legalzinho só, na minha opinião. A histórica peca mto…

  • @cesaraugusto1347
    @cesaraugusto1347 Місяць тому +1

    A Abdiel foi a coisa mais horrível da história
    Ela foi proteger o poder que estava selado em Shakan, mas ela fica só de papinho ao invés de ir lá e matar a Yoko, sendo que a Yoko é totalmente contrária ao ideal do Deus.
    Fora que a gente não ver o desenvolvimento dela com o Dazai, diferente da história original.
    O Yuzuru, a Miyazu e o Khonsu tem um desenvolvimento melhor, mas a desculpa para a Miyazu e o Khonsu não virarem Nahobino é horrível.
    O final é praticamente guerra de waifu, mas a Yoko é tão chata que não me motivou a ir pela rota dela já que já conhecia a Tao.
    Fora que infelizmente não trouxe Nahobinos novos. Adoro o original que no fim, é guerra de Nahobinos com designs esquisitos e únicos e aqui não tem isso, só a gente vira Nahobino a história toda mesmo que precise ser um Nahobino para sentar no trono da criação. Se o final ia ser guerra de waifu, dava fácil pra fazer Miyazu e Khonsu como Nahobino na rota Law, e Sahori e Lahmu como Nahobino na rota Chaos.
    Sahori e Lahmu eu acho que ficaram pior também, como eles morrem mais cedo, você os esquece mais cedo.
    A tradução realmente está ótima, é como você disse, foi feita por brasileiros e não portugueses ou uma IA idiota. Uma IA nunca ia soltar "um Deus precisa ter força na peruca".
    Detestei que a quest pra liberar o Masakado está disponível só na rota da criação. Poxa, já zerei essa rota 4 vezes, então vou ter de voltar lá uma quinta vez só pra pegar esse demônio que queria usar desde o Nocturne (não joguei o IV.)

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому

      Poderiam ter feito a Miyazu ter sido a representante da rota neutra nesse jogo, a Yoko é chata mas ao mesmo tempo eu não acho ela uma personagem ruim.
      Acho que o principal problema do Vengeance foi ter que remendar a história do jogo original, se esse jogo fosse uma espécie de Apocalypse (só que bem escrito ao contrário daquilo) pro SMT V teria sido bem melhor.

    • @cesaraugusto1347
      @cesaraugusto1347 Місяць тому

      @@renren47618 poderia ser mesmo, se aproveitando do final True Neutral do original, onde passa a ter dois do protagonista

  • @rickxama
    @rickxama Місяць тому

    Cara isso nao entendo o 4 que foi para 3ds.teve uma historia muito boa pena que ficou preso no 3ds esse merecia um remaster com a qualidade do 5

  • @lucasmarbatista
    @lucasmarbatista Місяць тому

    Comprei a versão original muito barato, mas acabei jogando pouco. Parei quando soube da versão nova. Comprei a versão nova física em steelbook e estou esperando pra jogar. Sou besta ou não ? 😅😅😅 A Atlus me paga por isso. 😅😅😅😅

  • @jrdnzeraaa
    @jrdnzeraaa Місяць тому +1

    Analise muito foda tá?

    • @tvPH-
      @tvPH-  Місяць тому

      Feliz que curtiu!

  • @wesleydesouzasilva3818
    @wesleydesouzasilva3818 Місяць тому +2

    PH não sei se vc é mais antenado em ATLUS e tals mas tipo o pessoal que fez o SMT5, P3R, Soul Hackers e os spinoffs da franquia foram a equipe "B" da ATLUS e a galera boa msm ta tudo no (Studio Zero) eu vejo bastante canal gringo e fórum falando isso, saberia dizer se é vdd, pq se for é triste pq principalmente Soul Hackers e SMT5 me decepcionaram fortemente.

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq Місяць тому

      SMT 5 é ok vai, Soul Hackers 2 é bizarro de decepcionante! Mas o studio zero tá no Metaphor desde Catherine, não?

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому

      O time que tá com Persona são o mesmo pessoal que fez a história do terceiro semestre do P5R, até agora o que eles fizeram tanto no P5R quando no P3R em relação a adições e tal foram todas muito boas, o Maruki é provavelmente o melhor personagem de Persona e um dos melhores vilões que eu já ví, as poucas adições do P3R melhoraram principalmente a Strega e a relação entre os personagens principais, já SMT desde o Apocalypse é só decepção, o Vengeance é o mais decente em comparação a história do IVA, Strange Journey Redux (o conteúdo adicional envolvendo a Alex) e o V normal, mas ainda é algo muito fraco.
      Soul Hackers 2 foi feito por um time que basicamente queria fazer uma coisa própria mas aproveitaram que ganharam uma IP que já tinha nome e o jogo claramente foi bastante rushado e não teve tanto orçamento

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq Місяць тому

      @@renren47618 Eu adoro o Apocalypse e acho o Adachi o melhor vilao de persona, bizarro como opiniões mudam mesmo dentro dos fãs que jogaram tudo

    • @renren47618
      @renren47618 Місяць тому

      ​@@AugustoLeonardo-le1rqO Adachi também é ótimo, mas o Maruki tem uma motivação e plano mais interessante na minha opinião.
      O Apocalypse sempre foi o jogo mais controverso da franquia.

  • @hiotsu894
    @hiotsu894 Місяць тому

    Definitivamente um Persona sem Coração.

  • @EveryGameArchive
    @EveryGameArchive Місяць тому +2

    Gostei da sua analise, só corrigira alguns pontos. Vou abreviar o titulo, não to falando no outro sentido. ehehehe
    SMT raramente foi focado em história e sim na lore, alguns que eu lembro que são "ok" seriam o 1 e o 4 tem um aspecto melhor em relação a personagem, mas pro final do jogo a história só descamba e fica "????". Eu discordo da ideia que "demônio" é descartável, acho que eles já tem boa personalidade a algum tempo e demoraram pra colocar isso no jogo e a gente ser de fato amigo dos demônios. Outra coisa que gostaria de adicionar, mas que talvez seja spoiler e por isso você não citou é que o SMT 5 é a continuação direta do 3, então ele ainda trabalha com a ideia de "criar as próprias verdades", eu acho que os 2 finais adicionados nessa versão pecaram muito nesse sentido já que no true neutral fica bem mais claro que o coisa ruim percebeu que faltava ainda algo pra ele poder acabar com o ciclo e ter o "domínio" total. Porém, acho interessante eles falaram de mandala nesse jogo, o que faz sentido já que um dos finais é law. Acho que o sistema de batalha pra quem vem de persona e geralmente joga em dificuldade baixa pode sofrer um pouco porque SMT é baseado em explorar fraqueza, e buffs e debuffs, mas nada que algumas horas não ensinem, mas acho que talvez o pessoal não curta.
    Edit: Falando sobre sistema de batalha.

    • @NeyPMT
      @NeyPMT Місяць тому

      @@EveryGameArchive esse jogo não é continuação do 3, ele apenas faz muitas referências.

    • @EveryGameArchive
      @EveryGameArchive Місяць тому

      @@NeyPMT Pode desenvolver? Porque literalmente, todo final do jogo que o Lucifer aparece é diretamente ligado ao true demon ending. E.g Ele destronou deus, foi criado um mundo intermediário antes de deus ser morto, mandala é citado.

    • @NeyPMT
      @NeyPMT Місяць тому

      @@EveryGameArchive não há muito o que desenvolver. Oficialmente eles não tem relação um com o outro, simples assim. Qualquer menção a fatos comuns entre os dois são coincidência ou referência.

  • @nicolas20848
    @nicolas20848 Місяць тому

    Bom video, mas não concordo nada com sua análise sobre a hisortia para min vc esta errado mas opinião de cada um.

    • @tvPH-
      @tvPH-  Місяць тому

      Tá na paz, Nicolas! Obrigado por assistir.

  • @anapaula45691
    @anapaula45691 Місяць тому +1

    Quando o PH diz que SMTV é impiedoso, ele é mesmo. Fazia tempo que eu não jogava um JRPG que me obrigou a parar, rever toda a minha estratégia, grindar muito e só aí conseguir passar de alguma luta. Até aí, tudo bem, apenas uma segunda-feira pra quem curte RPG de turno. O problema é que o combate não me pegou muito, não sei dizer. Uma pena, porque a exploração e a fusão de demônios são bem legais.

  • @tanglet813
    @tanglet813 Місяць тому

    Oxe pokémon aí

  • @sp4rcky
    @sp4rcky Місяць тому

    First

  • @WesleyRamos-tb6qc
    @WesleyRamos-tb6qc 5 днів тому

    Com todo respeito, não fale por nós fãs de megaten, alegando que o jogo não alcançou o que esperávamos. Muitas respostas da criação estão na nova rota, incluindo a profundidade de Dazai e os demais membros que na criação estavam apagados. Tem situações como a morte de Deus que está lá no Nocturne, simples.

  • @lexiaVanta
    @lexiaVanta Місяць тому +1

    Uma coisa legal à complementar na análise é que o level scaling presente no jogo foi retrabalhado, já que era um dos principais problemas junto da história no jogo base. Nesse jogo você não se sente forçado à estar no mesmo lv dos inimigos pra enfrentá-los, coisa que no original era impensável, principalmente no modo difícil, uma vez que uma mera diferença de 3 a 5 níveis definia se você ia limpar o chão com os demônios ou nem fazer cócegas neles.