Dr por favor o casamento de brasileira com português foi feito na França moramos lá O casamento foi feita a transcrição no consulado português em Toulouse ,porém não fizemos a transcrição no brasil dei entrada na minha nacionalidade pelo casamento será q pode ser negada por eu brasileira não ter feito a transcrição também no Brasil?? Ou isso não tem importância??
eu sou português casado com Marroquina em Portugal á 3 anos mas ela não sabe ler nem escrever pode pedir a nacionalidade portuguesa aguarde a resposta obrigado
Amei o vídeo, simples e objetivo. No caso eu sou casada com português há mais de 3 anos e temos um filho comum nascido aqui e é português, isso já é o suficiente para comprovar vínculo aqui em Portugal não é? Fora que que contribuo com a segurança social e vivo aqui, a minha vida toda é aqui. A única coisa que estou sem dúvida é sobre a certidão de nascimento, estás apostilada mas não é de inteiro teor e nem reprográfica.
Tenho União Estável no Brasil desde 2021, pretendo começar o requerimento de cidadania portuguesa por bisneto agora, para passar a residir em Portugal quando finalizar o processo, minha pergunta é com relação a minha companharira: Assim que conseguir a cidadania, minha companheira já poderá residir comigo em Portugal? A contagem da constância no reconhecimento da União por parte do Estado Português seria a partir de 2021?
Realmente eu já dei entrada do meu processo, mais acho estar demorado, desde maio só está no nível 1 eu estou casada d ser 2009, a transcrição foi feito cá, deram-24 a 29 meses ...
Olá!! Se a entrada foi dada em Maio/23 está, até o momento, normal se encontrar na Fase 1. Entendo a ansiedade, mas sei que em breve irá se resolver :)
Sou brasileira casada com um português tem 4 anos e tem 5 anos que vivemos juntos em Portugal, tenho todas documentações necessárias em Portugal, alguns bens adquiridos durante esse período, moradia. Nesse casa atendo o período mínimo de 3 anos para poder da entrada? Obrigada!
Se for casado com um cidadão português, cujo casamento foi realizado em portugal, mas que após o casamento foi viver fora de Portugal, também se aplica a regra dos 5 anos?
Olá! Obrigado pelo carinho e por acompanhar por aqui. Fiquei super feliz com o feedback! O assento você pode solicitar numa Conservatória do Registo Civil ou eventualmente no portal Civil Online: www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ Um abraço!
Militar do exército aposentado e que entrou no exército pelo serviço obrigatório e nos engajamentos chegou até sargento sem prestar concurso e não tem poder de chefia como aos oficiais, poderia adquirir a nacionalidade portuguesa?
@@luiselenodecarvalho5612 ótima questão! Pela minha análise, como a entrada nas Forças Armadas foi através de Serviço Militar Obrigatório, neste primeiro momento, diria que seria possível. Contudo, precisaríamos de provas de que a entrada foi nestes termos. Agora, por outro lado, se houver a permanência nos quadros militares por opção após o prazo mínimo de serviço, vejo que poderá ser rejeitada a nacionalidade como cônjuge de português. Mas tenha atenção a duas questões: a) É importante que se analise o caso em concreto para avaliar os documentos e ver a viabilidade das provas a juntar; e b) Essa restrição se dá apenas para processos de cônjuges de portugueses. Se houver alguma outra forma de adquirir a nacionalidade, ex. neto ou filho de português, não há impedimento algum pela profissão. 🇵🇹
Sou portuguesa estou casada com um brasileiro há 10 anos na França porém a certidao de casamento só foi transcrita em Portugal esse ano . E aí meu esposo deu entrava na nacionalidade . A minha questão é se por só transcrever esse ano ele poderá ter a nacionalidade ou o que conta é a partir de quando está casado
Muito bom video, extremamente esclarecedor, se eu estou illegal em Portugal e caso com uma Portuguesa tenho direito a cidadania ou algum documento que me permite fical legal em Portugal?
Neste caso você pode ter o cartão de residência através do artigo 15 famíliar de cidadão europeu e ele tem a validade de 5 anos , quando completar 3 anos você terá direito a pedir a cidadania.
Sou casado há 10 anos minha esposa está obtendo a nacionalidade por ser neta de português, minha sogra já é cidadã portuguesa e minha esposa está obtendo, minha dúvida é eu poderei requerer após ela conseguir ? Outra dúvida minhas filhas com a minha esposa também poderão obter sem problemas ?
Fala Rapha! Tudo bem? Meu caro, via de regra você e suas filhas poderão obter a nacionalidade. Nesse vídeo eu expliquei os requisitos ponto a ponto. Se você preenche esses requisitos sem nenhum problema, poderá adquirir a nacionalidade. E suas filhas imagino que não tenham problema também, caso tenham sido reconhecidas como filhas nos seus registros civis. Espero ter ajudado! Forte abraço!
@@nacionalidadesemfronteirasboa noite, cheguei agora no teu canal e achei um conteúdo muito interessante. Bom sou casado com uma portuguesa a 1 ano, minha residência foi feita pelo artigo 15, com assinatura dela e tudo como bem sabe. Morei em Portugal de 2009 a 2011, nesse período tive duas residências : uma de um ano e outra de dois. Queria saber se consigo dar entrada na minha nacionalidade?? Esqueci de mencionar! A atual residência está neste momento com um ano e é válida por cinco anos com vencimento em 2027.
@@cassiodesouzaesilvaalves6077 Olá, Cassio! Que bom, fico feliz que tenha gostado do conteúdo, tem muita coisa boa ainda por vir. No seu caso, vejo que não há problema. Assim que completar o tempo mínimo de 3 anos pode ser que seja possível, mas teria que avaliar o seu caso com mais calma. Recomendo também, caso queira se adiantar, a solicitar uma certidão de contagem de tempo junto ao SEF para avaliar se eles têm contabilizado na base de dados o período que você residiu de 2009 a 2011. Espero ter ajudado de alguma forma! Se precisar de algum auxílio mais personalizado, para que eu consiga avaliar a sua documentação, é só ir lá no nosso site e marcar conosco. Vou ter um prazer em atender a sua família. Grande abraço! 🇵🇹
Que legal! Ficaremos felizes em auxiliar vocês nesse projeto de vida! Caso ainda não tenha dado entrada da Transcrição de Casamento, também poderemos tratar dela. De qualquer forma, boa sorte nessa jornada e conte conosco 🥰🇵🇹
Boa noite meu marido e eu somos brasileiros e nós casamos no Brasil faz 6 anos e estamos juntos a 10 anos temos 3 filhos brasileiros mais ele tem a nacionalidade portuguesa e estamos morando na Espanha agr eu tenho o direto da recidencia ou da nacionalidade portuguesa?
Boa noite, Parabéns pelo vídeo bem esclarecedor. Sou casada com Português, nosso casamento já foi transcrito na Conservatória em 19/11/2018 e gostaria de saber se poderia dar entrada em outra conservatória em Portugal ou só poderei fazê-lo em Lisboa. ??
Obrigado, Lily! Agradeço de coração o comentário. Assim consigo saber que estamos no caminho certo! Sobre a questão da Conservatória, eu recomendo que você envie diretamente para a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, pois ela é a única competente para julgar os processos dos cônjuges. Outras Conservatórias podem até receber o seu pedido, mas ele será encaminhado para lá. Boa sorte na jornada! 🇵🇹🥰
Olá Helder, pela sua narrativa, não perderá. Mas recentemente fiz um vídeo bem completo sobre esse assunto: ua-cam.com/video/s-rus3cMW8c/v-deo.html Grande abraço!
Parabéns pelo vídeo esclarecedor. Dúvidas: se a genitora brasileira casa com português, os filhos brasileiros (maiores de idade) dela antes do casamento com esse, têm direito à cidadania portuguesa? Onde consigo me orientar mais profundamente sobre? O casamento já ocorreu há mais de 5 anos.
Olá Allan, tudo bem? Sendo maiores, infelizmente, não terá como. Se quiser uma instrução detalhada sobre o andamento do processo ou de outras questões de nacionalidade, esteja à vontade para marcar uma Consultoria comigo através do nosso site. Já vai estar disponível para você os dias e horários. Segue o link abaixo: www.teixeiraeadv.com/rafael-teixeira-nacionalidade-portuguesa/ Forte abraço! 🇵🇹
Olá brasileiros que é casado com brasileiros e adquiriu a cidadania por residência. E o filho é a esposa não tem porque está no brasil . Mas se ir todos morar em Portugal. O filho e a esposa tem direito a residência ou a cidadania. ? Desde já obrigada.
Olá Marlene, tudo bem? Não consigo dar uma resposta exata pois me faltam alguns elementos para a análise ideal, porém se o filho que está no Brasil puder provar algum tipo de dependência (econômica, por exemplo) poderá ser possível considerar algum tipo de legalização em Portugal por essa via, mas precisava estudar o caso em concreto através de consultoria. Vou deixar o link caso queira agendar através do nosso site: www.teixeiraeadv.com/servicos/
Se eu me casar no Brasil com uma portuguesa, posso ir para Portugal e ja tratar da cidadania estando lá? Podem me impedir de entrar em Portugal mesmo sendo casado com ela?
Olá Antonio, tudo bem? Você pode entrar em contato conosco pela Central de Atendimento do Whatsapp pelo número +351938140455 ou enviar um e-mail com o seu telefone de contato para contato@teixeiraeadv.com. Assim nossa equipe consegue lhe enviar uma mensagem para avaliar o caso e fazer uma reunião de Apresentação de Proposta de Trabalho. Estamos aqui à disposição! 🫡🇵🇹
Tenho uma dúvida. Estou preparando a documentação formulário MODELO 3 além de reconhecer minha assinatura TEM QUE FAZER APOSTILAMENTO DO FORMULÁRIO? OBRIGADO.
Olá Lucineia, tudo bem? Após a Transcrição de Casamento, bem como do seu marido adquirir o certificado de residência como cidadão comunitário, você deve apresentar o certificado dele, seu documento de identificação, comprovativo de morada e certidão de nascimento (sua brasileira) e casamento (portuguesa já transcrita em PT). Pode ser que eventualmente lhe peçam mais documentos, mas teria que analisar o seu caso em específico para dar maior segurança e assertividade - contudo, normalmente, esses são os documentos solicitados. Caso queira agendar uma Consultoria, basta ir até o nosso site através do link e marcar: www.teixeiraeadv.com/servicos/ Espero ter ajudado. Um abraço! 🇵🇹
Olá Marcos! Tudo bem? Teria que avaliar o cargo dentro da PRF em si. Se for um cargo de funções técnicas dentro dos quadros da PRF, eventualmente não haveria problema. Contudo, numa análise superficial, tratando-se de um Policial Rodoviário Federal, entendo que poderá haver alguma incompatibilidade para a aquisição como cônjuge.
Eu tendo mais de 1 ano pela autorização de residência CPLP, estou em processo para o nosso casamento, esse tempo conta ou terá que ser mais 3 anos de casamento?
Olá! Essa é a informação obrigatória e, em regra, suficiente. Mas atenção que a depender das circunstâncias do seu processo, nada impede que a Conservatória notifique para saber mais informações das demais páginas onde constam carimbos de viagem. Mas veja, são situações excepcionais, ok?
Antecedente criminal de longa condenação, que impede a nacionalidade portuguesa inclui antecedentes no Brasil, mesmo que já encerrado, ou só está em questão antecedentes no território Português. E é requisito só pra nacionalidade por casamento ou impede a nacionalidade por qualquer via?
Olá! Inclui o registo criminal de todos os países que você tenha residido após os 16 anos. A questão é que caso esteja presente algum tipo de prática de crime, a Conservatória irá avaliar se a moldura pena, segundo a lei portuguesa, é superior a 3 anos. Mas caso não seja crime em Portugal, não haverá qualquer problema.
@@nacionalidadesemfronteiras Tenho pena longa cumprida no Brasil, quando era mais jovem, extinta e resolvida. Em Portugal obviamente nada, então não interfere? Obrigado por responder...
@@cezasade de nada, imagina! Bom, pode interferir caso o seu Antecedente Criminal brasileiro conste alguma coisa, contudo, normalmente após o cumprimento da pena, o correto é que não conste nada anotado nesse registro. Recomendo que você consulte os antecedentes no site do gov.br. Você faz a emissão 100% online e gratuita. Como já houve o cumprimento da obrigação, acredito que não irá constar nada por lá 🤞🏼
Muito obrigada pelo conteúdo, vídeo ficou muito bom! Sou casada a mais de três anos com o meu esposo, ele deu entrada na nacionalidade dele portuguesa no ano passado. Este é o segundo casamento, mesmo ter sido casado antes de ter a nacionalidade será necessário transcrever o primeiro casamento e o divórcio? Ou esta regra se aplicar quando a pessoa já é portuguesa?
Olá Fernanda! Obrigado pelo comentário 🥰🙏🏼. Essa regra se aplica a todas as pessoas, ou seja, nesse caso de vocês vai ser necessário averbar o primeiro casamento, em seguida fazer a Ação de Revisão e Confirmação do Divórcio e, por fim, Transcrever o casamento de vocês. É um caminho mais longo até a sua nacionalidade mas é inteiramente possível. Esse processo para reconhecer o divórcio só pode ser feito em Tribunal português, portanto, vai ser necessário constituir um advogado habilitado em Portugal. Caso queiram, entrem em contato conosco na Central de Atendimento do Whatsapp que a nossa equipe passa as informações para vocês. Boa sorte no processo do seu marido e nos próximos passos! Estamos às ordens 🇵🇹🤞🏼
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Acredito que não.. esses cargos de caráter técnico, como o de analista do judiciário, não caracterizam o impedimento já que não se vinculam a cargos de autoridade. Só recomendo que, por se tratar de judiciário, tenha alguma declaração a explicar as funções do seu cargo. Pode ser que não peçam? Pode. Mas é sempre bom ter uma alternativa quando se trata de um funcionário público do Judiciário.
Olá. Sou português e minha esposa é brasileira. Casamos na França e vivemos aqui.. Quanto tempo minha esposa tem de esperar para pedir a nacionalidade portuguesa?
Olá Hugo, tudo bem? O tempo mínimo para poder pedir são 3 anos de casamento. Contudo, há outros requisitos que precisam ser observados que expliquei ao longo do vídeo e, a depender da circunstância de vida de vocês, pode ser que aguardar 5 anos seja o mais adequado - mas fiz a pontuação dessa situação mais detalhada por lá. Espero ter conseguido contribuir de alguma forma. Grande abraço! 🙏🏽
Olá Maria, tudo bem? O fato de vocês residirem na Alemanha não é impeditivo para a nacionalidade pelo casamento 🙂. Recentemente fiz um vídeo bem explicativo e complementar a esse que pode ser que te ajude: ua-cam.com/video/B0Zfz9jIDwQ/v-deo.html
Excelente conteúdo, parabéns! Meu marido e filhos já têm o reconhecimento da nacionalidade portuguesa. Como estamos casados a 25 anos, e, pelo que observei da documentação necessária, entendi que os documentos a serem anexados são apenas as minhas certidões de nascimento e casamento apostiladas (haia), bem como a certidão de antecedentes criminais emitida no Brasil (só moramos aqui). A minha dúvida está na reconhecimento da minha assinatura no formulário próprio que deverá ser feito por pessoa com poderes para tal, seria o reconhecimento de firma em cartório brasileiro mesmo? Pois, irei optar pelo envio do formulário e documentos através dos Correios.
Olá Patrícia, muitíssimo obrigado pelo elogio! Fico feliz que o conteúdo tenha sido de valor para você e sua família! Quanto aos documentos, para lhe afirmar categoricamente, teria que analisar o caso de vocês individualmente. Sobre a dúvida do formulário, você tem que reconhecer presencialmente a assinatura num cartório no Brasil mesmo e apostilar esse documento. Caso você faça através de um Advogado ou Solicitador regularmente inscrito na Ordem você não precisará desse tipo de procedimento pois o processo será submetido online. Relativamente ao envio, recomendo que opte pelo DHL ao invés dos Correios. Apesar de ser mais caro, é muito mais seguro. Espero ter ajudado! Um abraço e boa sorte na jornada! 🇵🇹
Gostaria de adicionar uma pergunta, considerando que já cumpro o tempo de casamento (25 anos), seria interessante eu inserir como outros documentos, como cópias simples dos cartões cidadãos dos filhos com o nacional português? E sobre o formulário, é necessário imprimir colorido e impresso frente e costas ou em duas folhas?
Para acelerar o processo, vejo que a única forma seria realizar um pedido de urgência. Porém é preciso comprovar com documentos o motivo da necessidade do seu processo passar a frente dos demais.
Olá Camila! Aparentemente sim. Morar em Portugal não é um requisito para que ele possa te passar a nacionalidade. Se preencher os outros requisitos que mencionei no vídeo, é inteiramente possível que você consiga também 🙂🇵🇹
Ótimo vídeo, e esclarecedor! Gostaria de tirar uma dúvida, se possível. O meu noivo está no processo da cidadania, e em breve iremos nos casar aqui no Brasil. Pretendemos ir para Portugal assim que a cidadania dele estiver concluída. Se eu for com visto de estudante (mestrado), e morar com ele por algum tempo lá, já configura vínculo com o país para eu dar entrada na minha cidadania como cônjuge? Se não, por quanto tempo preciso permanecer com o visto de estudante para ter o vínculo? Muito obrigada!
Olá Gabriela, tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo comentário e feedback! Se vocês se casarem antes da mudança para Portugal - recomendo que casem até antes da nacionalidade dele ser aprovada -, você não precisará de visto e conseguirá a Autorização de Residência como familiar de cidadão da União Europeia. Ou seja, é uma forma de residência legal com dispensa de visto prévio. Honestamente, não vejo necessidade de visto no seu caso. E recomendo que casem antes para evitar qualquer necessidade de comunicação às autoridades de imigração de que o casamento de vocês é legítimo e não está vinculado a questões de conveniência. Essa exigência pode ser solicitada pelo Conservador que for transcrever (ou celebrar) o casamento de vocês em Portugal caso o seu noivo já seja cidadão português à data do casamento de vocês. Se ele não for português à data do casamento, Portugal não tem o que se manifestar acerca de questões de conveniência ou não. Acho que esse elemento é até mais relevante do que o seu visto. Sobre a questão da prova de ligação efetiva à comunidade portuguesa, com visto ou não, uma vez que você tenha a residência legal em Portugal como cônjuge de um cidadão UE, já estará contando a sua prova de ligação com Portugal. Não sei se consegui me explicar. Caso tenha alguma dúvida, recomendo que faça o agendamento de uma Consultoria para que a gente possa traçar uma estratégia não apenas quanto a sua nacionalidade, mas essencialmente quanto à questão do casamento de vocês e o planejamento migratório. Boa sorte! 😁🇵🇹
Boa noite fui casada com um português a 8 anos atrás em 2014, maís não morei maís que 4 meses após o casamento, voltei ao Brasil com ele e após 1 ano ele viveu no Brasil comigo resolveu ir embora para Portugal,e nos separamos de corpos.e já vai fazer 9 anos que estamos casados no papel, nunca nos divorciamos,fiz a transcrição quando casei em Lisboa,e quando chegamos ao Brasil logo quando casamos, Hoje já faz 8 anos que estou separada dele ,e ele não entra em contato comigo,nem me dá o divórcio,eu tenho direito a nacionalidade???
Dr sou brasileira casei assim que cheguei em Portugal, maís logo que casei com 4 meses,eu e ele decidimos morar no Brasil,e viemos embora juntos mais não durou muito o casamento só 1 ano,ele foi embora,e eu não consigo me divorciar dele,isso foi em 2014 o casamento,eu ainda sou casada no papel, posso pedir a cidadania???
Olá Rosa, tudo bem? A Lei e o Regulamento da Nacionalidade fazem previsão de que a nacionalidade deve ser requerida na constância do casamento e, infelizmente, vocês já se encontram separados - mesmo que não divorciados. Portanto, por mais que na letra fria do papel permaneçam casados, não vai de encontro ao direito da nacionalidade com fundamento no casamento. Recomendo que avalie outras formas de buscar a nacionalidade. Lamento pela má notícia, mas de coração espero que consiga obter de outra maneira 🥰
Olá Eduardo! Considero que será necessário apresentar mais provas e/ou mais viagens, ou, em alternativa, aguardar os 5 anos - caso não tenham filhos portugueses antes desse período. Se não estou em erro, respondi seus e-mails relativos a esse tema de forma mais completa. Caso não tenha recebido, me informe e reenvio. Grande abraço.
@@nacionalidadesemfronteiras Obrigado pela atenção. Não recebi a resposta no e-mail. Talvez tenha ido para o spam e excluída se forma automática. Ainda sobre as idas a Portugal, qual seria uma quantia satisfatória para o fim de se provar o vínculo? 3 ou mais?
@@eduardogoncalves4685 ok! Qualquer coisa diga e eu envio novamente. Não há um número exato, é mesmo uma avaliação caso a caso. Mas para te dar uma resposta satisfatória, já tivemos casos de uma cliente que em 5 anos viajou 5 vezes para Portugal, com provas documentais de bilhetes aéreos, reservas de hotel.e carimbos de passaporte. Como no seu caso vocês só têm 3 anos, acredito que mais importante do que uma viagem por ano, seria fundamental que outras viagens ao longo da vida tivessem sido realizadas. Contudo, acredito que para lhe dar uma resposta mais eficaz teríamos que estudar o caso. Mas analise se não vale a pena aguardar um bocadinho. De toda forma, como lhe respondi em um dos e-mails, mesmo que você tenha um pedido indeferido nada impedirá que faça um novo pedido no futuro. Obviamente nunca recomendo que alguém entre com um processo que tem tudo pra dar errado, mas como era um dos seus questionamentos, me adiantei para responder 😁
Depende, precisaria de mais detalhes. Mais importante do que a sua esposa morar em Portugal, é que ela tenha a nacionalidade portuguesa e vocês tenham o tempo mínimo de casamento - que já vejo que sim. Se você também vive em Portugal, se não quiser adquirir pelo casamento, pode optar por adquirir pelo tempo de residência caso já viva por aqui há mais de 5 anos.
E se estou divorciada, tenho direito? Vivi em Portugal legalmente mais de 6 anos. Casei, mas já tinha residência. Por motivos de saúde da minha filha, fui obrigada a ficar no Brasil uns tempos. Mas me divorcie. Tenho algum direito?
Olá Fernanda, se você casou antes de 1981, seria possível. Por outro lado, se o seu casamento foi celebrado após esse período não terá como, infelizmente, pois presume que o casal ainda esteja casado. Contudo, vejo uma solução para o seu caso. Se você viveu regularmente aqui em Portugal por mais de 5 anos nos últimos 15 anos você pode pedir a nacionalidade pelo tempo de residência. Mande, por favor, um relato do seu caso para o nosso e-mail: contato@teixeiraeadv.com. Assim faremos uma análise detalhada e propor uma alternativa.
Boa noite. Sou BR casada no Brasil com Português já faz 8 anos. Fizemos a solicitação de transcrição no Brasil, a certidão de casamento ficou por lá, tem 1 semana que foi confirmado. Estamos em Portugal a 1 mês, porém eu entrei como turista. Antes de dar entrada na minha nacionalidade eu preciso dar entrada no reagrupamento familiar ou solicitar cartão de residência através do AIMA? Ou preciso dar entrada nos 2 processos?
@@marinezferreiradaluz8389 bom dia. Entrei com bilhete só de ida, não me perguntaram se eu tinha o bilhete de volta. Só me informaram que eu não poderia passar mais de 3 meses que é o tempo máximo de permanência para turista. Andei pesquisando e pelo que eu entendi como já sou casada com português eu tenho o direito de permanecer aqui. Mas tem muita coisa mudando com relação a estrangeiro então tbm tenho dúvidas. E quando você pergunta são confusos e não sabem responder ou cada um fala uma coisa 🥹
@@saletesantos1338 obrigada por responder, se eu te passar o meu contato poderíamos conversar pelo watts? Estou muito perdida e com pouco de medo também.
Bom dia Dr Parabéns pelo seu vídeo! Dr sou casada com português a 4 anos,casamos no Brasil desde então moramos na Suíça, gostaria de saber se eu tenho com ter a nacionalidade portuguesa, infelizmente ainda não conheço Portugal, nosso casamento está foi transcrito no conservatório de Lisboa, temos conta em um banco em portugal, O senhor poderia me informar se eu conseguiria a nacionalidade portuguesa pelo casamento? Muito obrigada
Olá Maria Paula, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do vídeo e fico feliz também que vocês estejam explorando esse mundo por aí pela Suíça. Bem, em princípio você pode ter a nacionalidade portuguesa pelo casamento. Contudo, eu aguardaria completar ao menos 5 anos de casamento para que faça o pedido pois apenas a conta em banco, pela nossa experiência no escritório, não configura os laços de efetiva ligação com Portugal. Se precisar de algum apoio, estamos aqui para ajudar! Boa sorte! 🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteiras Muito obrigada Dr pela sua informação Mas Dr eu morando na Suíça eu conseguiriaa nacionalidade portuguesa mesmo morando em outro País depois de 5 anos? , Sim Suíça é um País maravilhoso mas infelizmente os impostos são caríssimos ,pretendemos ir para Portugal no próximo ano se Deus quiser, Muito obrigada pela atenção
@@mariapaulaalm sim, a residência em outro país não é um impeditivo para obter a nacionalidade portuguesa como cônjuge. Quanto a isso pode ficar tranquila 😁
Olá boa tarde tudo bem com vc ?? Desculpa estar a incomodar será que você poderia me tirar uma dúvida o meu noivo ele é estrangeiro (algerien) eu sou portuguesa ele apenas tem passaporte quanto tempo levaria para ele conseguir a residência ? Ele não vive em Portugal terá algum problema?
Olá Kira, tudo bem e com você? Quanto ao prazo para ele conseguir a residência, não é certo pois depende da disponibilidade de vagas junto ao órgão emissor do visto no país de residência de vocês. E, posteriormente, à disponibilidade de vagas no SEF para a cartão de residência para cônjuges de nacionalidade da UE, EEE e Suíça.
Excelente vídeo! Tenho duas dúvidas. O comprovativo de nacionalidade vale apenas o passaporte ou RG? Não necessita um histórico escolar como já li? Sendo um engenheiro, apenas uma declaração do Conselho regional assinada e com firma reconhecida e apostilada já vale como comprovativo profissional?
Obrigado, Danilo! Que bom que gostou! 🙏🏼👏🏼 Como comprovativo da nacionalidade basta o RG ou Passaporte mesmo. Sobre o comprovativo profissional, basta a sua carteira do CREA, Contracheque ou CTPS. A declaração do Conselho Regional também serve, mas acredito que os outros documentos você tenha com maior facilidade e esteja ao seu alcance sem depender de terceiros. Grande abraço! 🇵🇹
Muito obrigado pelo vídeo! Muito esclarecedor. Tenho apenas uma dúvida em relação a profissão. Minha esposa é professora da prefeitura, teria algum problema para pedir a cidadania pra ela? Obrigado!
Que bom que foi útil para vocês, Leonardo! Obrigado pelo feedback. Não vejo problema nenhum e já trabalhamos em casos semelhantes com sucesso. Boa sorte para vocês! 🤞🏼👏🏼💪🏼🇵🇹
Vivo em Portugal com minha esposa que tem nacionalidade portuguêsa, posso dar entrada na minha nacionalidade, com nossa certidão de casamento portuguesa, na conservatória de registro Civil ou na Loja do Cidadão em Portugal? Parabéns pelo canal !
Obrigado pelo feedback, Renato! Em relação ao seu caso, se você se encaixou em todos os requisitos que mencionei no vídeo, sim, é possível que você adquira a nacionalidade pelo casamento. Agora, vale ter atenção que você irá precisar de mais documentos além da certidão de casamento lavrada em Portugal. Boa sorte na jornada! 🇵🇹
Vá à Conservatória dos Registos com sua certidão de casamento, e ainda vai precisar de outros documentos como sua certidão de nascimento em inteiro teor apostilada, o assento de nascimento do seu cônjuge português, seu passaporte, certidão do Registro criminal brasileiro, e pode ser que peçam outros documentos.
Boa tarde ,posso.pedir minha nascionalidade,mesmo com minha certidão de alto teor solteira?casei em França porém resgitrei meu casamento somente em Portugal
Olá, peço desculpas, sua pergunta não estava listada aqui. Você sempre terá que pedir a nacionalidade juntando a sua certidão de nascimento, ok? Relativamente ao seu casamento, recomendo que junte a certidão de casamento apenas para comprovar algo adicional, como, por exemplo, a troca do sobrenome familiar após casar.
@@gleniocamaral se foi feito no Brasil, primeiro precisa transcrever cá em Portugal. Os 3 anos começa a contar a partir da data do casamento, independente se foi no Brasil ou Portugal.
Oi Amanda! Quando completarem 3 anos, sim, pode requerer a nacionalidade, mas esteja atenta aos outros requisitos que eu mencionei no vídeo, ok? Os 3 anos de casamento é apenas UM dos demais. Boa sorte! 🇵🇹
Obrigado pelas informações. Saberia me informar se eu adquirir uma nacionalidade portuguesa por matrimonio, e depois reconhecer a minha cidadania italiana eu poderia perder o direito da italiana ou até mesmo da portuguesa?
Olá! Relativamente à nacionalidade portuguesa, não precisa se preocupar pois a aquisição de outra nacionalidade não impõe, em momento algum nesta atual lei, a perda da nacionalidade. Por outro lado, acredito que valerá a pena consultar um advogado na Itália para averiguar quais as circunstâncias de perda da nacionalidade italiana - ou de impedimento de aquisição dela. Contudo, pelo que temos algum conhecimento, adquirir a nacionalidade portuguesa pelo casamento não impedirá a cidadania italiana de ser reconhecida.
Olá Daniel! Tudo bem? Ela sendo brasileira e você também, não há nenhuma objeção. Relativamente ao benefício, vejo que se vocês adquirirem a nacionalidade portuguesa futuramente, só vão precisar juntar o assento de casamento português lavrado numa Conservatória para que já fique averbado no fim do processo de nacionalidade de vocês. Se você for português, pode ser que a Conservatória, antes do casamento, peça que SEF se manifeste sobre a validade do casamento - para não configurar casamento por conveniência. Espero ter ajudado! Um abraço!
Moro a 3 anos em Portugal preciso do documento antecedentes criminais portugues ou só o Brasileiro, e não trabalho no momento então nao preciso de declaração de atividade?
Olá Jéssica, basta que apresente os Antecedentes Criminais do Brasil. Quando o seu processo chegar na Fase 3, a Conservatória notifica os órgãos externos para obter o seu Registo Criminal português. Se quiser entregar, bem, mas não quiser também não terá mal nenhum.
Boa noite, obrigado pelo vídeo. Fiquei com uma dúvida, sou casado a mais de 3 anos e meu casamento foi no Brasil, a minha esposa esta no processo final parar tirar a dupla cidadania, saindo a cidadania dela, eu também tenho direito de dar entrada ? Ja vivemos em Portugal a 2 anos
Olá Marcos, tudo bem? Obrigado! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! O tempo de residência é, sim, uma das formas de provar os laços de efetiva ligação com Portugal. Agora é importante que veja se possui os outros requisitos também.
Sou portuguesa e casada, com 1 filho deste casamento. Porém este casamento é o segundo do meu cônjuge. Os cônjuges que não são portugueses e constituem um segundo casamento com um(a) cidadã(o) portugues(a), também precisam passar pelo processo de regulamentação do divórcio antes de solicitar a cidadania com o/a cidadã(a) portugues(a), ou apenas o cidadã(o) portugues(a) que necessita desta regulamentação caso divorciado(a) e casado(a) novamente?
Olá Thais! Não, a atualização do estado civil com a revisão e confirmação do divórcio estaria em causa apenas se você tivesse passado por um divórcio anterior. Você só precisará averbar o seu casamento para requerer a nacionalidade do seu marido :)
@@nacionalidadesemfronteiras muito obrigada, estou em processo da transcrição de casamento, assim que concluída entrarei em contato com vocês. Muito obrigada!
Bom dia! Sou brasileira e recentemente adquiri cidadania Portuguesa. Casei esse ano no civil com minha esposa, porém com união estável no Brasil há 3 anos. Preciso esperar 3 anos da data do civil para transcrever casamento e solicitar nacionalidade Portuguesa para ela? Qual forma seria melhor para dar entrada no pedido de nacionalidade para ela?
Olá Paloma, tudo bem? Obrigado pelo comentário e pela dúvida super pertinente. Aqui são duas situações distintas, ok? 1. Você poderá transcrever o casamento com a sua esposa A QUALQUER MOMENTO depois da sua nacionalidade ser sido concedida. Inclusive, sugiro que seja exatamente depois para que possa adquirir seus documentos portugueses com o seu estado civil devidamente atualizado; e 2. Para a contagem de tempo do casamento, sim, terá que aguardar os três anos pois o matrimônio substitui a contagem de tempo da união fática de vocês. Espero ter esclarecido! Um abraço e boa sorte para vocês!
Olá, estou em processo de casamento aqui em Portugal, meu esposo tem dupla cidadania e eu ainda não estou regular aqui. Após o casamento, só consigo me regularizar pelo art.15?
Olá! Exatamente. Após a Transcrição de Casamento de vocês, você deverá entrar em contato com o SEF para agendar o Cartão de Residência para familiar de cidadão UE. Boa sorte! 🎉🇵🇹
Pode utilizar apenas a que é inteiro teor por cópia reprográfica (cópia do livro). Só recomendo utilizar os dois modelos caso a sua certidão por cópia reprográfica estiver ilegível 🙂
Bom dia doutor, a minha dúvida é o seguinte, no site do IRN pedem um comprovativo da minha nacionalidade, esse comprovativo pode ser apenas uma cópia do passaporte ou identidade Brasileira? Precisa ser apostilhado? Ou esse comprovativo é algum documento específico que eu tiro no consulado Brasileiro aqui em Portugal?
Olá! Obrigado pelo comentário ❤️ Basta que seja o seu passaporte apostilado ou identidade brasileira. Ou, como está em Portugal, o passaporte pode ser certificado (autenticado) por um Notário, Advogado ou Solicitador 😁. Boa sorte! 👏🏼🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteirasObrigado Doutor, sou o responsável do comentário acima mas agora estou no tablet. Então eu não preciso apostilhas em Haia o meu passaporte? Apenas fazer o certificado / Autenticado no Notário?
@@BrunoCosta-jr1hl, por nada! Exatamente. Se o passaporte estiver com autenticação de um Notário/Advogado/Solicitador (em Portugal) não é necessário. Digo isto na hipótese de você estar em Portugal. Se estiver no Brasil, faça a Apostila de Haia na cópia autenticada do documento.
Boa noite, vc acha realmente necessário apostilar o requerimento? Mais uma duvida se me permite ... Em relação a certidão de nascimento do requerente, apenas inteiro teor por cópia reprográfica apostilada ou solicito a de inteiro teor digitada também? Desde de ja muito obrigado
Olá Rodrigo, tudo bem? Se você não for dar entrada através de um advogado é necessário apostilar o requerimento. Inclusive, consta nas instruções de assinatura 🙂. Se for através de advogado não é necessário. Quanto à certidão de nascimento, a reprográfica basta. Só peça a digitada caso a reprográfica esteja ilegível. Boa sorte! 👏🏼🇵🇹
Se me permite vou tirar mais uma dúvida sobre esse processo... Preciso autenticar e apostilar o registro criminal também? Ou apenas validar no próprio site da PF? Mais uma vez muito obrigado Saude pra vc e sua família
Vou responder as duas questões aqui, tá bem? Relativamente à assinatura, o requerimento pede que seja reconhecida a assinatura presencialmente, porém, se você vive no Brasil ou em qualquer país sem ser Portugal, o reconhecimento de assinatura feito no exterior, para ser válido em Portugal, só mediante Apostila de Haia. Quanto ao registo criminal, dependerá dos países que viveu após os 16 anos. Via de regra a Apostila de Haia é sempre necessária para aqueles documentos que foram emitidos no exterior. Relativamente ao registo criminal brasileiro há uma facilitação por parte da Conservatória de aceitar que ele seja validado só com o selo eletrônico. É algo que é mais usual do que regra. Por outro lado, se você viveu em outro país que o registo criminal não é eletrônico, terá que apostilar. Espero ter ajudado! Obrigado e saúde e felicidades para você e sua família! 🙏🏼👏🏼☺️
Olá Jane, tudo bem? Obrigado pela contribuição! O vídeo é sobre nacionalidade pelo casamento. Ainda vai sair aqui no canal um vídeo sobre nacionalidade pelo tempo de residência 😄. Vai te ajudar um vídeo sobre isso? E se ajudar, já deixa aqui as suas dúvidas e eu falo quando gravar.
@@nacionalidadesemfronteiras oka, irá ajudar sim, mas eu vou dar entrada na minha nacionalidade, 5 anos de casada com Portugues, por isso minha dúvida. Irei amanhã, sexta feira na conservatória de Vila Verde, e só tenho esses 3 documentos, tá errado?
@@janebarbosa2156, a sua certidão de nascimento será obrigatória, isso é fato. O documento que comprove que você não exerce nenhuma função pública sem caráter técnico pode não ser exigido já que eventualmente a Conservatória pode presumir que a sua atuação aqui não está vinculada sequer a cargos públicos, mas é discricionário do Conservador lhe questionar. Sobre a Prova de Efetiva Ligação, como você é de país de língua oficial portuguesa e, além disso, é residente em Portugal, irá provar com facilidade, portanto, a sua Autorização de Residência será o suficiente. De qualquer forma, as meninas da Conservatória de Vila Verde são ótimas. Pode, inclusive, dizer que viu um vídeo do Dr. Rafael Teixeira que elas me conhecem. Boa sorte e qualquer coisa esteja à vontade para entrar em contato com a nossa equipe e/ou agendar uma Consultoria no nosso site também que teremos enorme prazer em fazer parte do seu projeto de vida 🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteiras vou add no intagran. Obrigada Dr por mencionar a certidão, trouxe a dias do Brasil, apostilada inclusive. Entrarei em contacto caso precise de ajuda. Obrigada
Olá! Como a lei não é clara, estará sempre sujeita a interpretação. Mas vou dar uma resposta baseada na experiência destes anos. Os processos realizados com fundamento no casamento pressupõem que o casal esteja casado. Contudo, apesar de ser omisso se o casamento deve ser válido e existente até a data do pedido ou da conclusão do processo, entendemos que deverá ser existente e válido até a conclusão. Justificamos dessa forma pois a nacionalidade pelo casamento tem um efeito diverso às outras formas de nacionalidade (como filhos e netos). Para essa tipologia, a pessoa só é considerada portuguesa a partir do momento em que é lavrado o assento de nascimento português. Ou seja, se o casamento for dissolvido (por separação com ou sem o divórcio) ANTES da conclusão definitiva do processo, entendo que o cônjuge irá perder o direito à nacionalidade portuguesa como cônjuge. Por outro lado, se a decisão e a certidão ficarem prontas enquanto ainda permanecem casados e, posteriormente, vierem a se divorciar, nada impedirá que o ex-cônjuge mantenha a nacionalidade portuguesa. Espero ter contribuído 🇵🇹🎉
Boa noite, vou te contar minha experiência hoje no cartório assinando por autenticidade... A etiqueta do cartório é maior que o espaço da folha, de forma que pora colar ela sem tampar a ultima linha do requerimento que fica na parte verde ... a etiqueta fica com uma orelha de 1 milimetro pra fora do requerimento... E foi oq aconteceu... Pra nao colocar ela encima de nada escrito a escrevente do cartório deixou uma parte mínima pra fora do requerimento... Quanto argumentei , que aquela parte pra fora nao ficou legal e que iria colar nos outros documentos, ela me cola um durex ...no requerimento de forma que resolveu o problema de colar em outros documentos porem agora o requerimento tem um durex nele... Gostaria de mandar uma foto ora que vc pudesse ver... Nao ficou ruim nao da pra ver tudo perfeito ... porem sabe la oq vão achar la em portugal né... em fim... Agora fica a duvida faco outro e falo pra colocar encima da ultima linha da parte verde do requerimento ou deixo como esta e mando assim mesmo? So apagaria a última linha que vem escrito... " facultado ao prpoprio.....etc" É uma linha qie nao é informação Minha é apenas uma linha do requerimento... se ele estiver na duvida do que esta escrito é so olhar outto requerimento...
Olá Rodrigo, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Caso a sua assinatura esteja visível e o Apostilamento feito no requerimento, não acredito que você terá problemas.
Nosso escritório atende em Portugal, no Brasil e no México 🙂. Temos equipe nesses três países. Caso queira entrar em contato, mande uma mensagem na nossa Central de Atendimento do WhatsApp e uma pessoa da equipe irá respondê-lo e analisar o seu caso! 🇵🇹😁
OLÁ ,QUANTO A CONTRATAÇÃO DE UM ADVOGADO EM PORTUGAL PARA FAZER A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO,TERIA A INFORMAÇÃO DOS CUSTOS DESSE PROFISSIONAL ??? E O VALOR DO CUSTO DESSE PROCESSO A REALIZAR.VOCÊ FAZ ESSE PROCESSO EM PORTUGAL DA TRANSCRIÇÃO DO DIVORCIO E DO NOVO CASAMENTO.
Olá, eu e o meu cônjuge vivemos em união está, porém ele pretende iniciar o processo de cidadania portuguesa a partir do avó falecido. Se nos casarmos antes desse pedido tenho direito automaticamente?
Sou Portugues, fui casado no Brasil, fiquei viúvo pois minha esposa faleceu. Morei grande parte de minha vida no Brasil, sou inclusive aposentado no país. Possuo hoje uma união estável com uma brasileira que também goza de aposentadoria. Estou programando um casamento em Portugal , porém vou continuar residindo no Brasil e minha dúvida é se me casar em Portugal as leis vigentes que se aplicam no Brasil quantos as tratativas de casamento de 2 pessoas aposentadas, vão se aplicar para o Brasil também. Neste caso existe a possibilidade de anulação de aposentadoria de um dos conjugues, realizando essa união.
Eu vivo a quatro, casei a três e moro em Portugal a seis meses! O fato de eu estar morando aqui é ter o atestado de morada, ajuda em alguma coisa? Obrigada
NIF e NISS é o suficiente para comprovar a ligação com comunidade portuguesa? Para a cidadania por casamento com 3-4 anos. Caso ainda não seja, participar de um "clube/grupo" de portugueses é o suficiente? Exemplo, todas as "Comunidades Portuguesas" do Brasil que estão no site do consultado português.
. Eu sou descendente, mas a minha família rir da minha cara quando eu quero saber mais sobre a minhas origens. Pra quê você saber? Quer viajar. Pq quer sair do Brasil. Você vai sofrer lá fora. Infelizmente é impossível pra mim
Ola Rafael , gostaria de tirar uma dúvida, tenho 2 anos de união estável e 1 ano de casada com um português, posso juntar esse tempo de convivência, e dar entrada na minha nacionalidade Portuguesa ?.
Muito esclarecidor!
Dr por favor o casamento de brasileira com português foi feito na França moramos lá
O casamento foi feita a transcrição no consulado português em Toulouse ,porém não fizemos a transcrição no brasil dei entrada na minha nacionalidade pelo casamento será q pode ser negada por eu brasileira não ter feito a transcrição também no Brasil??
Ou isso não tem importância??
Eu ainda não casei com a minha noiva. Eu tenho cidadania portuguesa, se eu casar diretamente em Portugal, ela teria direito a nacionalidade?
eu sou português casado com Marroquina em Portugal á 3 anos mas ela não sabe ler nem escrever pode pedir a nacionalidade portuguesa aguarde a resposta obrigado
Amei o vídeo, simples e objetivo. No caso eu sou casada com português há mais de 3 anos e temos um filho comum nascido aqui e é português, isso já é o suficiente para comprovar vínculo aqui em Portugal não é? Fora que que contribuo com a segurança social e vivo aqui, a minha vida toda é aqui. A única coisa que estou sem dúvida é sobre a certidão de nascimento, estás apostilada mas não é de inteiro teor e nem reprográfica.
Oi preciso falal com voçe Rafa mi ajuda com proceso da minha filha.
Nesse caso não é preciso transcrever se eu casei em Portugal, certo ?
Tenho União Estável no Brasil desde 2021, pretendo começar o requerimento de cidadania portuguesa por bisneto agora, para passar a residir em Portugal quando finalizar o processo, minha pergunta é com relação a minha companharira:
Assim que conseguir a cidadania, minha companheira já poderá residir comigo em Portugal?
A contagem da constância no reconhecimento da União por parte do Estado Português seria a partir de 2021?
Que nivel de portugués se necesita para la nacionalidad? A2? B1?
Excelente a explicação!
Obrigado, Thais!
Obrigada pelo vídeo! Muito esclarecedor, foi o melhor que eu assisti até o momento.
Obrigado, Tatiane! 🥰🙏🏼
Dr, da para fazer o pedido da nacionalidade portuguesa através do conje sem título deresidência?? Obrigado
Realmente eu já dei entrada do meu processo, mais acho estar demorado, desde maio só está no nível 1 eu estou casada d ser 2009, a transcrição foi feito cá, deram-24 a 29 meses ...
Olá!! Se a entrada foi dada em Maio/23 está, até o momento, normal se encontrar na Fase 1. Entendo a ansiedade, mas sei que em breve irá se resolver :)
Sou brasileira casada com um português tem 4 anos e tem 5 anos que vivemos juntos em Portugal, tenho todas documentações necessárias em Portugal, alguns bens adquiridos durante esse período, moradia. Nesse casa atendo o período mínimo de 3 anos para poder da entrada? Obrigada!
Excelente parabéns
Muito bom
Valeu!
Tenho direito a me aposentar no Brasil? Sendo casada com um português.
Muito bom o vídeo! Excelente !
Obrigado!! ☺️
Se for casado com um cidadão português, cujo casamento foi realizado em portugal, mas que após o casamento foi viver fora de Portugal, também se aplica a regra dos 5 anos?
MELHOR VIDEOQUEBJA VI!! Super didatico!!! Onde consigo um ASSENTO DE NASCIMENTO PORTUGUES(meu marido ja tem) com o CASAMENTO AVERBADO>
Olá! Obrigado pelo carinho e por acompanhar por aqui. Fiquei super feliz com o feedback!
O assento você pode solicitar numa Conservatória do Registo Civil ou eventualmente no portal Civil Online: www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
Um abraço!
E sobre aquela história que o brasileiro casado com português se pedir a cidadania portuguesa tem que desistir da cidadan8a brasileira?
Já não ocorre mais pois foi alterado o Art. 12 da Constituição 🙂
Muito bom!
Militar do exército aposentado e que entrou no exército pelo serviço obrigatório e nos engajamentos chegou até sargento sem prestar concurso e não tem poder de chefia como aos oficiais, poderia adquirir a nacionalidade portuguesa?
@@luiselenodecarvalho5612 ótima questão! Pela minha análise, como a entrada nas Forças Armadas foi através de Serviço Militar Obrigatório, neste primeiro momento, diria que seria possível. Contudo, precisaríamos de provas de que a entrada foi nestes termos. Agora, por outro lado, se houver a permanência nos quadros militares por opção após o prazo mínimo de serviço, vejo que poderá ser rejeitada a nacionalidade como cônjuge de português. Mas tenha atenção a duas questões:
a) É importante que se analise o caso em concreto para avaliar os documentos e ver a viabilidade das provas a juntar; e
b) Essa restrição se dá apenas para processos de cônjuges de portugueses. Se houver alguma outra forma de adquirir a nacionalidade, ex. neto ou filho de português, não há impedimento algum pela profissão.
🇵🇹
Sou portuguesa estou casada com um brasileiro há 10 anos na França porém a certidao de casamento só foi transcrita em Portugal esse ano . E aí meu esposo deu entrava na nacionalidade . A minha questão é se por só transcrever esse ano ele poderá ter a nacionalidade ou o que conta é a partir de quando está casado
A transcrição é contada a partir da data do casamento.
Muito bom video, extremamente esclarecedor, se eu estou illegal em Portugal e caso com uma Portuguesa tenho direito a cidadania ou algum documento que me permite fical legal em Portugal?
Neste caso você pode ter o cartão de residência através do artigo 15 famíliar de cidadão europeu e ele tem a validade de 5 anos , quando completar 3 anos você terá direito a pedir a cidadania.
Como assim se tiver crime de três anos? Não percebi?
Nota 10 pra este vídeo! Que clareza e objetividade!! Parabéns!
Obrigado, Ivan! Feliz que tenha sido útil para você 🙏🏼👏🏼🇵🇹
então um Juiz de Direito casado com neta de português, que possui nacionalidade, não pode requisitar a cidadania?
Muito bom vídeo, obrigado!
Que bom que foi útil para você! Acompanhe que em breve teremos muito mais! 🥰🇵🇹
Adorei o vídeo, super esclarecedor! Parabéns.
Valeu, Daniel!
Vou me csar com uma brasileira, tenho dupla nacionalidade portuguesa, gostaria de saber se é melhor casar la em Portugal ou casar no Brasil?
Sou casado há 10 anos minha esposa está obtendo a nacionalidade por ser neta de português, minha sogra já é cidadã portuguesa e minha esposa está obtendo, minha dúvida é eu poderei requerer após ela conseguir ? Outra dúvida minhas filhas com a minha esposa também poderão obter sem problemas ?
Fala Rapha! Tudo bem? Meu caro, via de regra você e suas filhas poderão obter a nacionalidade. Nesse vídeo eu expliquei os requisitos ponto a ponto. Se você preenche esses requisitos sem nenhum problema, poderá adquirir a nacionalidade. E suas filhas imagino que não tenham problema também, caso tenham sido reconhecidas como filhas nos seus registros civis.
Espero ter ajudado! Forte abraço!
Excelente vídeo, falou tudo!!!
Parabéns!!!
Obrigado, Alberto! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo! Se inscreva no canal que vem muita coisa boa pelos próximos dias 😁🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteirasboa noite, cheguei agora no teu canal e achei um conteúdo muito interessante. Bom sou casado com uma portuguesa a 1 ano, minha residência foi feita pelo artigo 15, com assinatura dela e tudo como bem sabe. Morei em Portugal de 2009 a 2011, nesse período tive duas residências : uma de um ano e outra de dois. Queria saber se consigo dar entrada na minha nacionalidade?? Esqueci de mencionar! A atual residência está neste momento com um ano e é válida por cinco anos com vencimento em 2027.
@@cassiodesouzaesilvaalves6077 Olá, Cassio! Que bom, fico feliz que tenha gostado do conteúdo, tem muita coisa boa ainda por vir.
No seu caso, vejo que não há problema. Assim que completar o tempo mínimo de 3 anos pode ser que seja possível, mas teria que avaliar o seu caso com mais calma. Recomendo também, caso queira se adiantar, a solicitar uma certidão de contagem de tempo junto ao SEF para avaliar se eles têm contabilizado na base de dados o período que você residiu de 2009 a 2011.
Espero ter ajudado de alguma forma! Se precisar de algum auxílio mais personalizado, para que eu consiga avaliar a sua documentação, é só ir lá no nosso site e marcar conosco. Vou ter um prazer em atender a sua família.
Grande abraço! 🇵🇹
Estou em processo de transição de casamento, assim que a transcrição sair entrarei em contato.
Que legal! Ficaremos felizes em auxiliar vocês nesse projeto de vida! Caso ainda não tenha dado entrada da Transcrição de Casamento, também poderemos tratar dela. De qualquer forma, boa sorte nessa jornada e conte conosco 🥰🇵🇹
Vídeo top👌🏽 parabéns
Obrigado, Domingos! Feliz que tenha gostado e agradeço o feedback! 👏🏼🇵🇹
Boa noite meu marido e eu somos brasileiros e nós casamos no Brasil faz 6 anos e estamos juntos a 10 anos temos 3 filhos brasileiros mais ele tem a nacionalidade portuguesa e estamos morando na Espanha agr eu tenho o direto da recidencia ou da nacionalidade portuguesa?
Artigo 3 IRN
Boa noite, Parabéns pelo vídeo bem esclarecedor. Sou casada com Português, nosso casamento já foi transcrito na Conservatória em 19/11/2018 e gostaria de saber se poderia dar entrada em outra conservatória em Portugal ou só poderei fazê-lo em Lisboa. ??
Obrigado, Lily! Agradeço de coração o comentário. Assim consigo saber que estamos no caminho certo! Sobre a questão da Conservatória, eu recomendo que você envie diretamente para a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, pois ela é a única competente para julgar os processos dos cônjuges. Outras Conservatórias podem até receber o seu pedido, mas ele será encaminhado para lá. Boa sorte na jornada! 🇵🇹🥰
Se uma pessoa adquiri a nacionalidade pelo casamento e depois de alguns anos se divorcia pode perder a nacionalidade?
@@helderfelix1242não perde por este motivo.
Olá Helder, pela sua narrativa, não perderá. Mas recentemente fiz um vídeo bem completo sobre esse assunto: ua-cam.com/video/s-rus3cMW8c/v-deo.html
Grande abraço!
Excelente informação 👏👏👏 Clara e objetiva!
Muito obrigado, Dianna! Feliz que tenha gostado 🙏🏼🎉🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteirasgostaria de saber se atende em Portugal ou no Brasil, desde já agradeço
Parabéns pelo vídeo esclarecedor.
Dúvidas: se a genitora brasileira casa com português, os filhos brasileiros (maiores de idade) dela antes do casamento com esse, têm direito à cidadania portuguesa? Onde consigo me orientar mais profundamente sobre?
O casamento já ocorreu há mais de 5 anos.
Olá Allan, tudo bem?
Sendo maiores, infelizmente, não terá como. Se quiser uma instrução detalhada sobre o andamento do processo ou de outras questões de nacionalidade, esteja à vontade para marcar uma Consultoria comigo através do nosso site. Já vai estar disponível para você os dias e horários. Segue o link abaixo:
www.teixeiraeadv.com/rafael-teixeira-nacionalidade-portuguesa/
Forte abraço! 🇵🇹
Quero falar c adv please
Olá brasileiros que é casado com brasileiros e adquiriu a cidadania por residência.
E o filho é a esposa não tem porque está no brasil .
Mas se ir todos morar em Portugal. O filho e a esposa tem direito a residência ou a cidadania. ?
Desde já obrigada.
Olá Marlene, tudo bem? Não consigo dar uma resposta exata pois me faltam alguns elementos para a análise ideal, porém se o filho que está no Brasil puder provar algum tipo de dependência (econômica, por exemplo) poderá ser possível considerar algum tipo de legalização em Portugal por essa via, mas precisava estudar o caso em concreto através de consultoria. Vou deixar o link caso queira agendar através do nosso site: www.teixeiraeadv.com/servicos/
Se eu me casar no Brasil com uma portuguesa, posso ir para Portugal e ja tratar da cidadania estando lá? Podem me impedir de entrar em Portugal mesmo sendo casado com ela?
Nenhum brasileiro é impedido de entrar em Portugal.. Portugal abraça todos rsrs
Acho que tenho por direito por artigo 15 certo Dr Advogado aguardo pela sua resposta, obrigada.
Deixei a resposta no comentário anterior, mas caso tenha ficado com alguma dúvida esteja à vontade para perguntar novamente 😉
Bom dia preciso de um advogado para averbação do meu divórcio em Portugal
Olá Antonio, tudo bem? Você pode entrar em contato conosco pela Central de Atendimento do Whatsapp pelo número +351938140455 ou enviar um e-mail com o seu telefone de contato para contato@teixeiraeadv.com. Assim nossa equipe consegue lhe enviar uma mensagem para avaliar o caso e fazer uma reunião de Apresentação de Proposta de Trabalho. Estamos aqui à disposição! 🫡🇵🇹
Também o passaporte precisa ser apostilado de Haia ?
Tenho uma dúvida. Estou preparando a documentação formulário MODELO 3 além de reconhecer minha assinatura TEM QUE FAZER APOSTILAMENTO DO FORMULÁRIO? OBRIGADO.
Olá Roberto, tudo bem? Sim, é preciso apostilar o formulário também. Boa sorte! 🇵🇹🎉
Sou Brasileira casada com Português já tenho a transcrição para morar com meu esposo qual o documento preciso.
Boa pergunta!!
Olá Lucineia, tudo bem?
Após a Transcrição de Casamento, bem como do seu marido adquirir o certificado de residência como cidadão comunitário, você deve apresentar o certificado dele, seu documento de identificação, comprovativo de morada e certidão de nascimento (sua brasileira) e casamento (portuguesa já transcrita em PT). Pode ser que eventualmente lhe peçam mais documentos, mas teria que analisar o seu caso em específico para dar maior segurança e assertividade - contudo, normalmente, esses são os documentos solicitados.
Caso queira agendar uma Consultoria, basta ir até o nosso site através do link e marcar: www.teixeiraeadv.com/servicos/
Espero ter ajudado. Um abraço! 🇵🇹
Sim! E acabei de responder 😉
Bom dia, caso o cojuge seja servidor público policial, não militar (PRF, por exemplo) geraria incompatibilidade ?
Olá Marcos! Tudo bem? Teria que avaliar o cargo dentro da PRF em si. Se for um cargo de funções técnicas dentro dos quadros da PRF, eventualmente não haveria problema. Contudo, numa análise superficial, tratando-se de um Policial Rodoviário Federal, entendo que poderá haver alguma incompatibilidade para a aquisição como cônjuge.
casei em 2017 , moro na inglaterra , entao ja posso dar entrada nos documentos
A depender das outras circunstâncias que comentei no vídeo, se está tudo certinho, sim! 🎉
Boa sorte!! 🇵🇹
Eu tendo mais de 1 ano pela autorização de residência CPLP, estou em processo para o nosso casamento, esse tempo conta ou terá que ser mais 3 anos de casamento?
Uma dúvida o comprovante de nacionalidade o passaporte é só a parte da frente onde tem a assinatura e a informação da nacionalidade?
Olá! Essa é a informação obrigatória e, em regra, suficiente. Mas atenção que a depender das circunstâncias do seu processo, nada impede que a Conservatória notifique para saber mais informações das demais páginas onde constam carimbos de viagem. Mas veja, são situações excepcionais, ok?
E não consigo a resistência pelo o casamento? Uma vez que estou cá aguardando pela nacionalidade, tendo a certidão Genérica?
Uma vez feita a Transcrição de Casamento, sim, é possível requerer a residência legal como cônjuge de cidadão comunitário.
Antecedente criminal de longa condenação, que impede a nacionalidade portuguesa inclui antecedentes no Brasil, mesmo que já encerrado, ou só está em questão antecedentes no território Português.
E é requisito só pra nacionalidade por casamento ou impede a nacionalidade por qualquer via?
Olá! Inclui o registo criminal de todos os países que você tenha residido após os 16 anos. A questão é que caso esteja presente algum tipo de prática de crime, a Conservatória irá avaliar se a moldura pena, segundo a lei portuguesa, é superior a 3 anos. Mas caso não seja crime em Portugal, não haverá qualquer problema.
@@nacionalidadesemfronteiras Tenho pena longa cumprida no Brasil, quando era mais jovem, extinta e resolvida. Em Portugal obviamente nada, então não interfere? Obrigado por responder...
@@cezasade de nada, imagina! Bom, pode interferir caso o seu Antecedente Criminal brasileiro conste alguma coisa, contudo, normalmente após o cumprimento da pena, o correto é que não conste nada anotado nesse registro. Recomendo que você consulte os antecedentes no site do gov.br. Você faz a emissão 100% online e gratuita. Como já houve o cumprimento da obrigação, acredito que não irá constar nada por lá 🤞🏼
Muito obrigada pelo conteúdo, vídeo ficou muito bom!
Sou casada a mais de três anos com o meu esposo, ele deu entrada na nacionalidade dele portuguesa no ano passado. Este é o segundo casamento, mesmo ter sido casado antes de ter a nacionalidade será necessário transcrever o primeiro casamento e o divórcio? Ou esta regra se aplicar quando a pessoa já é portuguesa?
Olá Fernanda! Obrigado pelo comentário 🥰🙏🏼. Essa regra se aplica a todas as pessoas, ou seja, nesse caso de vocês vai ser necessário averbar o primeiro casamento, em seguida fazer a Ação de Revisão e Confirmação do Divórcio e, por fim, Transcrever o casamento de vocês. É um caminho mais longo até a sua nacionalidade mas é inteiramente possível.
Esse processo para reconhecer o divórcio só pode ser feito em Tribunal português, portanto, vai ser necessário constituir um advogado habilitado em Portugal. Caso queiram, entrem em contato conosco na Central de Atendimento do Whatsapp que a nossa equipe passa as informações para vocês.
Boa sorte no processo do seu marido e nos próximos passos! Estamos às ordens 🇵🇹🤞🏼
E se eu for casada 3 anos com português, porém não temos filhos, não há possibilidade?
Olá Roberta! Sim, é possível desde que comprove os laços de efetiva ligação. Dou esses exemplos no vídeo 🙂
@@nacionalidadesemfronteirasmuito obrigada🎉
Excelente vídeo. Sou analista judiciário. Esse cargo configuraria o óbice mencionado no vídeo? Muito obrigado!
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Acredito que não.. esses cargos de caráter técnico, como o de analista do judiciário, não caracterizam o impedimento já que não se vinculam a cargos de autoridade. Só recomendo que, por se tratar de judiciário, tenha alguma declaração a explicar as funções do seu cargo. Pode ser que não peçam? Pode. Mas é sempre bom ter uma alternativa quando se trata de um funcionário público do Judiciário.
Olá. Sou português e minha esposa é brasileira. Casamos na França e vivemos aqui.. Quanto tempo minha esposa tem de esperar para pedir a nacionalidade portuguesa?
Olá Hugo, tudo bem? O tempo mínimo para poder pedir são 3 anos de casamento. Contudo, há outros requisitos que precisam ser observados que expliquei ao longo do vídeo e, a depender da circunstância de vida de vocês, pode ser que aguardar 5 anos seja o mais adequado - mas fiz a pontuação dessa situação mais detalhada por lá.
Espero ter conseguido contribuir de alguma forma. Grande abraço! 🙏🏽
Eu sou casada com um português mais não moramos em Portugal e sim na Alemanha tenho direito a nacionalidade portuguesa ?
Olá Maria, tudo bem? O fato de vocês residirem na Alemanha não é impeditivo para a nacionalidade pelo casamento 🙂. Recentemente fiz um vídeo bem explicativo e complementar a esse que pode ser que te ajude: ua-cam.com/video/B0Zfz9jIDwQ/v-deo.html
Excelente conteúdo, parabéns! Meu marido e filhos já têm o reconhecimento da nacionalidade portuguesa. Como estamos casados a 25 anos, e, pelo que observei da documentação necessária, entendi que os documentos a serem anexados são apenas as minhas certidões de nascimento e casamento apostiladas (haia), bem como a certidão de antecedentes criminais emitida no Brasil (só moramos aqui). A minha dúvida está na reconhecimento da minha assinatura no formulário próprio que deverá ser feito por pessoa com poderes para tal, seria o reconhecimento de firma em cartório brasileiro mesmo? Pois, irei optar pelo envio do formulário e documentos através dos Correios.
Olá Patrícia, muitíssimo obrigado pelo elogio! Fico feliz que o conteúdo tenha sido de valor para você e sua família!
Quanto aos documentos, para lhe afirmar categoricamente, teria que analisar o caso de vocês individualmente.
Sobre a dúvida do formulário, você tem que reconhecer presencialmente a assinatura num cartório no Brasil mesmo e apostilar esse documento. Caso você faça através de um Advogado ou Solicitador regularmente inscrito na Ordem você não precisará desse tipo de procedimento pois o processo será submetido online.
Relativamente ao envio, recomendo que opte pelo DHL ao invés dos Correios. Apesar de ser mais caro, é muito mais seguro.
Espero ter ajudado!
Um abraço e boa sorte na jornada! 🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteiras muito obrigada pelas dicas. Não conheço o DHL, vou pesquisar. Abs!!!
Gostaria de adicionar uma pergunta, considerando que já cumpro o tempo de casamento (25 anos), seria interessante eu inserir como outros documentos, como cópias simples dos cartões cidadãos dos filhos com o nacional português? E sobre o formulário, é necessário imprimir colorido e impresso frente e costas ou em duas folhas?
O que tenho mais de fazer Dr?
Para acelerar o processo, vejo que a única forma seria realizar um pedido de urgência. Porém é preciso comprovar com documentos o motivo da necessidade do seu processo passar a frente dos demais.
Rafael qual o prazo que demora sair a cidadania e como funciona, depois de ter entregue todos estes documentos
ua-cam.com/video/-KJYsNB6oSA/v-deo.htmlsi=PhpNuUfONRNvTOcP
Meu marido retirou cidadania esse ano mas ele sempre viveu no Brasil, apesar de ter parentes português. Nós não temos filho, tenho direito?
Olá Camila! Aparentemente sim. Morar em Portugal não é um requisito para que ele possa te passar a nacionalidade. Se preencher os outros requisitos que mencionei no vídeo, é inteiramente possível que você consiga também 🙂🇵🇹
Ótimo vídeo, e esclarecedor! Gostaria de tirar uma dúvida, se possível. O meu noivo está no processo da cidadania, e em breve iremos nos casar aqui no Brasil. Pretendemos ir para Portugal assim que a cidadania dele estiver concluída. Se eu for com visto de estudante (mestrado), e morar com ele por algum tempo lá, já configura vínculo com o país para eu dar entrada na minha cidadania como cônjuge? Se não, por quanto tempo preciso permanecer com o visto de estudante para ter o vínculo?
Muito obrigada!
Olá Gabriela, tudo bem? Primeiramente, obrigado pelo comentário e feedback!
Se vocês se casarem antes da mudança para Portugal - recomendo que casem até antes da nacionalidade dele ser aprovada -, você não precisará de visto e conseguirá a Autorização de Residência como familiar de cidadão da União Europeia. Ou seja, é uma forma de residência legal com dispensa de visto prévio. Honestamente, não vejo necessidade de visto no seu caso.
E recomendo que casem antes para evitar qualquer necessidade de comunicação às autoridades de imigração de que o casamento de vocês é legítimo e não está vinculado a questões de conveniência. Essa exigência pode ser solicitada pelo Conservador que for transcrever (ou celebrar) o casamento de vocês em Portugal caso o seu noivo já seja cidadão português à data do casamento de vocês. Se ele não for português à data do casamento, Portugal não tem o que se manifestar acerca de questões de conveniência ou não. Acho que esse elemento é até mais relevante do que o seu visto.
Sobre a questão da prova de ligação efetiva à comunidade portuguesa, com visto ou não, uma vez que você tenha a residência legal em Portugal como cônjuge de um cidadão UE, já estará contando a sua prova de ligação com Portugal.
Não sei se consegui me explicar. Caso tenha alguma dúvida, recomendo que faça o agendamento de uma Consultoria para que a gente possa traçar uma estratégia não apenas quanto a sua nacionalidade, mas essencialmente quanto à questão do casamento de vocês e o planejamento migratório.
Boa sorte! 😁🇵🇹
Boa noite fui casada com um português a 8 anos atrás em 2014, maís não morei maís que 4 meses após o casamento, voltei ao Brasil com ele e após 1 ano ele viveu no Brasil comigo resolveu ir embora para Portugal,e nos separamos de corpos.e já vai fazer 9 anos que estamos casados no papel, nunca nos divorciamos,fiz a transcrição quando casei em Lisboa,e quando chegamos ao Brasil logo quando casamos, Hoje já faz 8 anos que estou separada dele ,e ele não entra em contato comigo,nem me dá o divórcio,eu tenho direito a nacionalidade???
Dr sou brasileira casei assim que cheguei em Portugal, maís logo que casei com 4 meses,eu e ele decidimos morar no Brasil,e viemos embora juntos mais não durou muito o casamento só 1 ano,ele foi embora,e eu não consigo me divorciar dele,isso foi em 2014 o casamento,eu ainda sou casada no papel, posso pedir a cidadania???
Olá Rosa, tudo bem? A Lei e o Regulamento da Nacionalidade fazem previsão de que a nacionalidade deve ser requerida na constância do casamento e, infelizmente, vocês já se encontram separados - mesmo que não divorciados. Portanto, por mais que na letra fria do papel permaneçam casados, não vai de encontro ao direito da nacionalidade com fundamento no casamento. Recomendo que avalie outras formas de buscar a nacionalidade.
Lamento pela má notícia, mas de coração espero que consiga obter de outra maneira 🥰
Boa tarde.
Para fins de prova de vínculo com a comunidade portuguesa, duas viagens para portugal em 3 anos bastaria?
Olá Eduardo! Considero que será necessário apresentar mais provas e/ou mais viagens, ou, em alternativa, aguardar os 5 anos - caso não tenham filhos portugueses antes desse período.
Se não estou em erro, respondi seus e-mails relativos a esse tema de forma mais completa. Caso não tenha recebido, me informe e reenvio.
Grande abraço.
@@nacionalidadesemfronteiras Obrigado pela atenção.
Não recebi a resposta no e-mail. Talvez tenha ido para o spam e excluída se forma automática.
Ainda sobre as idas a Portugal, qual seria uma quantia satisfatória para o fim de se provar o vínculo? 3 ou mais?
@@eduardogoncalves4685 ok! Qualquer coisa diga e eu envio novamente.
Não há um número exato, é mesmo uma avaliação caso a caso. Mas para te dar uma resposta satisfatória, já tivemos casos de uma cliente que em 5 anos viajou 5 vezes para Portugal, com provas documentais de bilhetes aéreos, reservas de hotel.e carimbos de passaporte. Como no seu caso vocês só têm 3 anos, acredito que mais importante do que uma viagem por ano, seria fundamental que outras viagens ao longo da vida tivessem sido realizadas. Contudo, acredito que para lhe dar uma resposta mais eficaz teríamos que estudar o caso. Mas analise se não vale a pena aguardar um bocadinho.
De toda forma, como lhe respondi em um dos e-mails, mesmo que você tenha um pedido indeferido nada impedirá que faça um novo pedido no futuro. Obviamente nunca recomendo que alguém entre com um processo que tem tudo pra dar errado, mas como era um dos seus questionamentos, me adiantei para responder 😁
@@nacionalidadesemfronteiras Obrigado novamente pelas informações.
Irei esperar os 5 anos como me instruiu.
Obrigado
De nada, imagina. Acredito que esse seja mesmo o melhor caminho.
Eu casado 10 anos com uma luxemburguesa que mora em Portugal ; posso pedir nacionalidade portuguesa ?
Depende, precisaria de mais detalhes. Mais importante do que a sua esposa morar em Portugal, é que ela tenha a nacionalidade portuguesa e vocês tenham o tempo mínimo de casamento - que já vejo que sim. Se você também vive em Portugal, se não quiser adquirir pelo casamento, pode optar por adquirir pelo tempo de residência caso já viva por aqui há mais de 5 anos.
E se estou divorciada, tenho direito? Vivi em Portugal legalmente mais de 6 anos. Casei, mas já tinha residência. Por motivos de saúde da minha filha, fui obrigada a ficar no Brasil uns tempos. Mas me divorcie. Tenho algum direito?
Olá Fernanda, se você casou antes de 1981, seria possível. Por outro lado, se o seu casamento foi celebrado após esse período não terá como, infelizmente, pois presume que o casal ainda esteja casado. Contudo, vejo uma solução para o seu caso. Se você viveu regularmente aqui em Portugal por mais de 5 anos nos últimos 15 anos você pode pedir a nacionalidade pelo tempo de residência. Mande, por favor, um relato do seu caso para o nosso e-mail: contato@teixeiraeadv.com. Assim faremos uma análise detalhada e propor uma alternativa.
@@nacionalidadesemfronteiras obrigada. É exatamente isso.
Boa noite. Sou BR casada no Brasil com Português já faz 8 anos. Fizemos a solicitação de transcrição no Brasil, a certidão de casamento ficou por lá, tem 1 semana que foi confirmado. Estamos em Portugal a 1 mês, porém eu entrei como turista. Antes de dar entrada na minha nacionalidade eu preciso dar entrada no reagrupamento familiar ou solicitar cartão de residência através do AIMA? Ou preciso dar entrada nos 2 processos?
Olá, quando vc foi pra Portugal vc entrou com bilhete só de ida? Como foi na imigração? Estou em situação semelhante
@@marinezferreiradaluz8389 bom dia. Entrei com bilhete só de ida, não me perguntaram se eu tinha o bilhete de volta. Só me informaram que eu não poderia passar mais de 3 meses que é o tempo máximo de permanência para turista. Andei pesquisando e pelo que eu entendi como já sou casada com português eu tenho o direito de permanecer aqui. Mas tem muita coisa mudando com relação a estrangeiro então tbm tenho dúvidas. E quando você pergunta são confusos e não sabem responder ou cada um fala uma coisa 🥹
@@saletesantos1338 obrigada por responder, se eu te passar o meu contato poderíamos conversar pelo watts? Estou muito perdida e com pouco de medo também.
@@marinezferreiradaluz8389 tudo bem
Bom dia Dr Parabéns pelo seu vídeo! Dr sou casada com português a 4 anos,casamos no Brasil desde então moramos na Suíça, gostaria de saber se eu tenho com ter a nacionalidade portuguesa, infelizmente ainda não conheço Portugal, nosso casamento está foi transcrito no conservatório de Lisboa, temos conta em um banco em portugal, O senhor poderia me informar se eu conseguiria a nacionalidade portuguesa pelo casamento? Muito obrigada
Olá Maria Paula, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do vídeo e fico feliz também que vocês estejam explorando esse mundo por aí pela Suíça. Bem, em princípio você pode ter a nacionalidade portuguesa pelo casamento. Contudo, eu aguardaria completar ao menos 5 anos de casamento para que faça o pedido pois apenas a conta em banco, pela nossa experiência no escritório, não configura os laços de efetiva ligação com Portugal. Se precisar de algum apoio, estamos aqui para ajudar! Boa sorte! 🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteiras Muito obrigada Dr pela sua informação Mas Dr eu morando na Suíça eu conseguiriaa nacionalidade portuguesa mesmo morando em outro País depois de 5 anos? , Sim Suíça é um País maravilhoso mas infelizmente os impostos são caríssimos ,pretendemos ir para Portugal no próximo ano se Deus quiser, Muito obrigada pela atenção
@@mariapaulaalm sim, a residência em outro país não é um impeditivo para obter a nacionalidade portuguesa como cônjuge. Quanto a isso pode ficar tranquila 😁
@@nacionalidadesemfronteiras 👏👏obrigada Dr
@@mariapaulaalm disponha!
Olá boa tarde tudo bem com vc ??
Desculpa estar a incomodar será que você poderia me tirar uma dúvida o meu noivo ele é estrangeiro (algerien) eu sou portuguesa ele apenas tem passaporte quanto tempo levaria para ele conseguir a residência ?
Ele não vive em Portugal terá algum problema?
Olá Kira, tudo bem e com você?
Quanto ao prazo para ele conseguir a residência, não é certo pois depende da disponibilidade de vagas junto ao órgão emissor do visto no país de residência de vocês. E, posteriormente, à disponibilidade de vagas no SEF para a cartão de residência para cônjuges de nacionalidade da UE, EEE e Suíça.
Excelente vídeo! Tenho duas dúvidas. O comprovativo de nacionalidade vale apenas o passaporte ou RG? Não necessita um histórico escolar como já li?
Sendo um engenheiro, apenas uma declaração do Conselho regional assinada e com firma reconhecida e apostilada já vale como comprovativo profissional?
Obrigado, Danilo! Que bom que gostou! 🙏🏼👏🏼
Como comprovativo da nacionalidade basta o RG ou Passaporte mesmo. Sobre o comprovativo profissional, basta a sua carteira do CREA, Contracheque ou CTPS. A declaração do Conselho Regional também serve, mas acredito que os outros documentos você tenha com maior facilidade e esteja ao seu alcance sem depender de terceiros.
Grande abraço! 🇵🇹
Muito obrigado pelo vídeo! Muito esclarecedor. Tenho apenas uma dúvida em relação a profissão. Minha esposa é professora da prefeitura, teria algum problema para pedir a cidadania pra ela? Obrigado!
Que bom que foi útil para vocês, Leonardo! Obrigado pelo feedback. Não vejo problema nenhum e já trabalhamos em casos semelhantes com sucesso. Boa sorte para vocês! 🤞🏼👏🏼💪🏼🇵🇹
Vivo em Portugal com minha esposa que tem nacionalidade portuguêsa, posso dar entrada na minha nacionalidade, com nossa certidão de casamento portuguesa, na conservatória de registro Civil ou na Loja do Cidadão em Portugal? Parabéns pelo canal !
Obrigado pelo feedback, Renato! Em relação ao seu caso, se você se encaixou em todos os requisitos que mencionei no vídeo, sim, é possível que você adquira a nacionalidade pelo casamento. Agora, vale ter atenção que você irá precisar de mais documentos além da certidão de casamento lavrada em Portugal. Boa sorte na jornada! 🇵🇹
Vá à Conservatória dos Registos com sua certidão de casamento, e ainda vai precisar de outros documentos como sua certidão de nascimento em inteiro teor apostilada, o assento de nascimento do seu cônjuge português, seu passaporte, certidão do Registro criminal brasileiro, e pode ser que peçam outros documentos.
Boa tarde ,posso.pedir minha nascionalidade,mesmo com minha certidão de alto teor solteira?casei em França porém resgitrei meu casamento somente em Portugal
Olá, peço desculpas, sua pergunta não estava listada aqui. Você sempre terá que pedir a nacionalidade juntando a sua certidão de nascimento, ok? Relativamente ao seu casamento, recomendo que junte a certidão de casamento apenas para comprovar algo adicional, como, por exemplo, a troca do sobrenome familiar após casar.
@@kedjagomes2847como posso consegui minha documento que não comenti delito no Brasil
Excelente vídeo. O casamento pode ter sido realizado no Brasil e após 3 anos tentar? Ou o casamento tem que ser feito no território Português?
@@gleniocamaral se foi feito no Brasil, primeiro precisa transcrever cá em Portugal. Os 3 anos começa a contar a partir da data do casamento, independente se foi no Brasil ou Portugal.
Bom dia! Sou casada com um português a 1 ano. E nos mudamos pra Suíça, quando fizemos 3 anos de casados , posso pedir a cidadania?
Oi Amanda! Quando completarem 3 anos, sim, pode requerer a nacionalidade, mas esteja atenta aos outros requisitos que eu mencionei no vídeo, ok? Os 3 anos de casamento é apenas UM dos demais. Boa sorte! 🇵🇹
Obrigado pelas informações. Saberia me informar se eu adquirir uma nacionalidade portuguesa por matrimonio, e depois reconhecer a minha cidadania italiana eu poderia perder o direito da italiana ou até mesmo da portuguesa?
Olá! Relativamente à nacionalidade portuguesa, não precisa se preocupar pois a aquisição de outra nacionalidade não impõe, em momento algum nesta atual lei, a perda da nacionalidade. Por outro lado, acredito que valerá a pena consultar um advogado na Itália para averiguar quais as circunstâncias de perda da nacionalidade italiana - ou de impedimento de aquisição dela. Contudo, pelo que temos algum conhecimento, adquirir a nacionalidade portuguesa pelo casamento não impedirá a cidadania italiana de ser reconhecida.
Olá tem 9 Meses que estou com minha mulher ( BR ) em portugal, quero Casar, tem algum Beneficio Ou Objeção?
Olá Daniel! Tudo bem? Ela sendo brasileira e você também, não há nenhuma objeção. Relativamente ao benefício, vejo que se vocês adquirirem a nacionalidade portuguesa futuramente, só vão precisar juntar o assento de casamento português lavrado numa Conservatória para que já fique averbado no fim do processo de nacionalidade de vocês. Se você for português, pode ser que a Conservatória, antes do casamento, peça que SEF se manifeste sobre a validade do casamento - para não configurar casamento por conveniência. Espero ter ajudado! Um abraço!
Moro a 3 anos em Portugal preciso do documento antecedentes criminais portugues ou só o Brasileiro, e não trabalho no momento então nao preciso de declaração de atividade?
Olá Jéssica, basta que apresente os Antecedentes Criminais do Brasil. Quando o seu processo chegar na Fase 3, a Conservatória notifica os órgãos externos para obter o seu Registo Criminal português. Se quiser entregar, bem, mas não quiser também não terá mal nenhum.
@@nacionalidadesemfronteiras ok. Muito obrigada.
@@jessicamonteiro1912, disponha! E boa sorte! 🇵🇹😄
Boa noite, obrigado pelo vídeo. Fiquei com uma dúvida, sou casado a mais de 3 anos e meu casamento foi no Brasil, a minha esposa esta no processo final parar tirar a dupla cidadania, saindo a cidadania dela, eu também tenho direito de dar entrada ? Ja vivemos em Portugal a 2 anos
Olá Marcos, tudo bem? Obrigado! Fico feliz que tenha gostado do vídeo! O tempo de residência é, sim, uma das formas de provar os laços de efetiva ligação com Portugal. Agora é importante que veja se possui os outros requisitos também.
@@nacionalidadesemfronteirasobrigado ❤
Sou portuguesa e casada, com 1 filho deste casamento. Porém este casamento é o segundo do meu cônjuge. Os cônjuges que não são portugueses e constituem um segundo casamento com um(a) cidadã(o) portugues(a), também precisam passar pelo processo de regulamentação do divórcio antes de solicitar a cidadania com o/a cidadã(a) portugues(a), ou apenas o cidadã(o) portugues(a) que necessita desta regulamentação caso divorciado(a) e casado(a) novamente?
Olá Thais! Não, a atualização do estado civil com a revisão e confirmação do divórcio estaria em causa apenas se você tivesse passado por um divórcio anterior. Você só precisará averbar o seu casamento para requerer a nacionalidade do seu marido :)
@@nacionalidadesemfronteiras muito obrigada, estou em processo da transcrição de casamento, assim que concluída entrarei em contato com vocês. Muito obrigada!
@@thabytha17 legal! Estamos à disposição e ansiosos para fazer parte do projeto de vida de vocês! 🥰🇵🇹🎉👏🏼
Bom dia! Sou brasileira e recentemente adquiri cidadania Portuguesa. Casei esse ano no civil com minha esposa, porém com união estável no Brasil há 3 anos. Preciso esperar 3 anos da data do civil para transcrever casamento e solicitar nacionalidade Portuguesa para ela? Qual forma seria melhor para dar entrada no pedido de nacionalidade para ela?
Olá Paloma, tudo bem? Obrigado pelo comentário e pela dúvida super pertinente. Aqui são duas situações distintas, ok?
1. Você poderá transcrever o casamento com a sua esposa A QUALQUER MOMENTO depois da sua nacionalidade ser sido concedida. Inclusive, sugiro que seja exatamente depois para que possa adquirir seus documentos portugueses com o seu estado civil devidamente atualizado; e
2. Para a contagem de tempo do casamento, sim, terá que aguardar os três anos pois o matrimônio substitui a contagem de tempo da união fática de vocês.
Espero ter esclarecido!
Um abraço e boa sorte para vocês!
Olá, estou em processo de casamento aqui em Portugal, meu esposo tem dupla cidadania e eu ainda não estou regular aqui. Após o casamento, só consigo me regularizar pelo art.15?
Olá! Exatamente. Após a Transcrição de Casamento de vocês, você deverá entrar em contato com o SEF para agendar o Cartão de Residência para familiar de cidadão UE. Boa sorte! 🎉🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteiras Obrigada!😉
A certidão de nascimento tem que ser de inteiro teor digitalizada e também certidão copia reprografica de inteiro teor?
Pode utilizar apenas a que é inteiro teor por cópia reprográfica (cópia do livro). Só recomendo utilizar os dois modelos caso a sua certidão por cópia reprográfica estiver ilegível 🙂
Bom dia doutor, a minha dúvida é o seguinte, no site do IRN pedem um comprovativo da minha nacionalidade, esse comprovativo pode ser apenas uma cópia do passaporte ou identidade Brasileira? Precisa ser apostilhado?
Ou esse comprovativo é algum documento específico que eu tiro no consulado Brasileiro aqui em Portugal?
Olá! Obrigado pelo comentário ❤️
Basta que seja o seu passaporte apostilado ou identidade brasileira. Ou, como está em Portugal, o passaporte pode ser certificado (autenticado) por um Notário, Advogado ou Solicitador 😁.
Boa sorte! 👏🏼🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteirasObrigado Doutor, sou o responsável do comentário acima mas agora estou no tablet. Então eu não preciso apostilhas em Haia o meu passaporte? Apenas fazer o certificado / Autenticado no Notário?
@@BrunoCosta-jr1hl, por nada!
Exatamente. Se o passaporte estiver com autenticação de um Notário/Advogado/Solicitador (em Portugal) não é necessário. Digo isto na hipótese de você estar em Portugal. Se estiver no Brasil, faça a Apostila de Haia na cópia autenticada do documento.
Sou casada com um cidadão português e já tenho o cartão de cidadão, meu filho pode tirar a nacionalidade por minha situação?
Boa noite, vc acha realmente necessário apostilar o requerimento?
Mais uma duvida se me permite ...
Em relação a certidão de nascimento do requerente, apenas inteiro teor por cópia reprográfica apostilada ou solicito a de inteiro teor digitada também?
Desde de ja muito obrigado
Olá Rodrigo, tudo bem?
Se você não for dar entrada através de um advogado é necessário apostilar o requerimento. Inclusive, consta nas instruções de assinatura 🙂. Se for através de advogado não é necessário.
Quanto à certidão de nascimento, a reprográfica basta. Só peça a digitada caso a reprográfica esteja ilegível.
Boa sorte! 👏🏼🇵🇹
Muito obrigado Dr. Pelo breve retorno e pelas informações...
Onde eu acho essas instruções de assinatura que o Sr fala?
Se me permite vou tirar mais uma dúvida sobre esse processo...
Preciso autenticar e apostilar o registro criminal também?
Ou apenas validar no próprio site da PF?
Mais uma vez muito obrigado
Saude pra vc e sua família
Vou responder as duas questões aqui, tá bem?
Relativamente à assinatura, o requerimento pede que seja reconhecida a assinatura presencialmente, porém, se você vive no Brasil ou em qualquer país sem ser Portugal, o reconhecimento de assinatura feito no exterior, para ser válido em Portugal, só mediante Apostila de Haia.
Quanto ao registo criminal, dependerá dos países que viveu após os 16 anos. Via de regra a Apostila de Haia é sempre necessária para aqueles documentos que foram emitidos no exterior. Relativamente ao registo criminal brasileiro há uma facilitação por parte da Conservatória de aceitar que ele seja validado só com o selo eletrônico. É algo que é mais usual do que regra. Por outro lado, se você viveu em outro país que o registo criminal não é eletrônico, terá que apostilar.
Espero ter ajudado! Obrigado e saúde e felicidades para você e sua família! 🙏🏼👏🏼☺️
É mesmo necessario apresentar todos os esses documentos? No site do sef so pede mru passaporte, copia residencia, atestado criminal e formulario.
??
Olá Jane, tudo bem? Obrigado pela contribuição! O vídeo é sobre nacionalidade pelo casamento. Ainda vai sair aqui no canal um vídeo sobre nacionalidade pelo tempo de residência 😄. Vai te ajudar um vídeo sobre isso? E se ajudar, já deixa aqui as suas dúvidas e eu falo quando gravar.
@@nacionalidadesemfronteiras oka, irá ajudar sim, mas eu vou dar entrada na minha nacionalidade, 5 anos de casada com Portugues, por isso minha dúvida.
Irei amanhã, sexta feira na conservatória de Vila Verde, e só tenho esses 3 documentos, tá errado?
@@janebarbosa2156, a sua certidão de nascimento será obrigatória, isso é fato. O documento que comprove que você não exerce nenhuma função pública sem caráter técnico pode não ser exigido já que eventualmente a Conservatória pode presumir que a sua atuação aqui não está vinculada sequer a cargos públicos, mas é discricionário do Conservador lhe questionar. Sobre a Prova de Efetiva Ligação, como você é de país de língua oficial portuguesa e, além disso, é residente em Portugal, irá provar com facilidade, portanto, a sua Autorização de Residência será o suficiente. De qualquer forma, as meninas da Conservatória de Vila Verde são ótimas. Pode, inclusive, dizer que viu um vídeo do Dr. Rafael Teixeira que elas me conhecem. Boa sorte e qualquer coisa esteja à vontade para entrar em contato com a nossa equipe e/ou agendar uma Consultoria no nosso site também que teremos enorme prazer em fazer parte do seu projeto de vida 🇵🇹
@@nacionalidadesemfronteiras vou add no intagran.
Obrigada Dr por mencionar a certidão, trouxe a dias do Brasil, apostilada inclusive.
Entrarei em contacto caso precise de ajuda.
Obrigada
O prazo de 3 anos de casamento com o portugues nacionalizado é a partir da data de casamento ou da data da nacionalidade?
Olá Talita! 3 anos a partir do casamento 🙂
Um divórcio realizado durante o processo de nacionalidade por casamento (ainda nao finalizado) iria impedir o processo?
Olá! Como a lei não é clara, estará sempre sujeita a interpretação. Mas vou dar uma resposta baseada na experiência destes anos.
Os processos realizados com fundamento no casamento pressupõem que o casal esteja casado. Contudo, apesar de ser omisso se o casamento deve ser válido e existente até a data do pedido ou da conclusão do processo, entendemos que deverá ser existente e válido até a conclusão.
Justificamos dessa forma pois a nacionalidade pelo casamento tem um efeito diverso às outras formas de nacionalidade (como filhos e netos). Para essa tipologia, a pessoa só é considerada portuguesa a partir do momento em que é lavrado o assento de nascimento português. Ou seja, se o casamento for dissolvido (por separação com ou sem o divórcio) ANTES da conclusão definitiva do processo, entendo que o cônjuge irá perder o direito à nacionalidade portuguesa como cônjuge.
Por outro lado, se a decisão e a certidão ficarem prontas enquanto ainda permanecem casados e, posteriormente, vierem a se divorciar, nada impedirá que o ex-cônjuge mantenha a nacionalidade portuguesa.
Espero ter contribuído 🇵🇹🎉
O atestado residência comprova o vínculo com portugal?
Sim, mas não junte só o atestado de morada da Junta de Freguesia. Recomendo apresentar o Título de Residência caso já tenha.
@@nacionalidadesemfronteiras Sim tenho titulo de Residência. Obrigada
Boa noite, vou te contar minha experiência hoje no cartório assinando por autenticidade...
A etiqueta do cartório é maior que o espaço da folha, de forma que pora colar ela sem tampar a ultima linha do requerimento que fica na parte verde ... a etiqueta fica com uma orelha de 1 milimetro pra fora do requerimento...
E foi oq aconteceu...
Pra nao colocar ela encima de nada escrito a escrevente do
cartório deixou uma parte mínima pra fora do requerimento...
Quanto argumentei , que aquela parte pra fora nao ficou legal e que iria colar nos outros documentos, ela me cola um durex ...no requerimento de forma que resolveu o problema de colar em outros documentos porem agora o requerimento tem um durex nele...
Gostaria de mandar uma foto ora que vc pudesse ver...
Nao ficou ruim nao da pra ver tudo perfeito ... porem sabe la oq vão achar la em portugal né... em fim...
Agora fica a duvida faco outro e falo pra colocar encima da ultima linha da parte verde do requerimento ou deixo como esta e mando assim mesmo?
So apagaria a última linha que vem escrito...
" facultado ao prpoprio.....etc"
É uma linha qie nao é informação Minha é apenas uma linha do requerimento... se ele estiver na duvida do que esta escrito é so olhar outto requerimento...
Olá Rodrigo, tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Caso a sua assinatura esteja visível e o Apostilamento feito no requerimento, não acredito que você terá problemas.
Doutor tu atende em Portugal?
Nosso escritório atende em Portugal, no Brasil e no México 🙂. Temos equipe nesses três países. Caso queira entrar em contato, mande uma mensagem na nossa Central de Atendimento do WhatsApp e uma pessoa da equipe irá respondê-lo e analisar o seu caso! 🇵🇹😁
OLÁ ,QUANTO A CONTRATAÇÃO DE UM ADVOGADO EM PORTUGAL PARA FAZER A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO,TERIA A INFORMAÇÃO DOS CUSTOS DESSE PROFISSIONAL ??? E O VALOR DO CUSTO DESSE PROCESSO A REALIZAR.VOCÊ FAZ ESSE PROCESSO EM PORTUGAL DA TRANSCRIÇÃO DO DIVORCIO E DO NOVO CASAMENTO.
Olá, eu e o meu cônjuge vivemos em união está, porém ele pretende iniciar o processo de cidadania portuguesa a partir do avó falecido. Se nos casarmos antes desse pedido tenho direito automaticamente?
Não case com Portuga! 3 anos para pedir a nacionalidade e muito tempo!
Sou Portugues, fui casado no Brasil, fiquei viúvo pois minha esposa faleceu.
Morei grande parte de minha vida no Brasil, sou inclusive aposentado no país.
Possuo hoje uma união estável com uma brasileira que também goza de aposentadoria.
Estou programando um casamento em Portugal , porém vou continuar residindo no Brasil e minha dúvida é se me casar em Portugal as leis vigentes que se aplicam no Brasil quantos as tratativas de casamento de 2 pessoas aposentadas, vão se aplicar para o Brasil também. Neste caso existe a possibilidade de anulação de aposentadoria de um dos conjugues, realizando essa união.
Ó amigo não venha, fica aí onde estás bem e não tragas mais desgraça a Portugal, mais uma Zuca e as crias a gozarem a nossa nacionalidade 😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡
E si for divorciados? brasileira com português , consegue a nacionalidade?
Eu vivo a quatro, casei a três e moro em Portugal a seis meses! O fato de eu estar morando aqui é ter o atestado de morada, ajuda em alguma coisa? Obrigada
NIF e NISS é o suficiente para comprovar a ligação com comunidade portuguesa? Para a cidadania por casamento com 3-4 anos.
Caso ainda não seja, participar de um "clube/grupo" de portugueses é o suficiente? Exemplo, todas as "Comunidades Portuguesas" do Brasil que estão no site do consultado português.
Q PENA AS PERGUNTAS NAO TEM RESPOSTA AQUI
O cara tá trabalhando não pendurado no UA-cam o dia todo
. Eu sou descendente, mas a minha família rir da minha cara quando eu quero saber mais sobre a minhas origens. Pra quê você saber? Quer viajar. Pq quer sair do Brasil. Você vai sofrer lá fora. Infelizmente é impossível pra mim
Não dê importância as negatividades, corra atrás dos seus sonhos pq vale a pena!🇧🇷🇵🇹
Ola Rafael , gostaria de tirar uma dúvida, tenho 2 anos de união estável e 1 ano de casada com um português, posso juntar esse tempo de convivência, e dar entrada na minha nacionalidade Portuguesa ?.