Acredito que Freud e Yung foram grandes mestres da psicanalise e da psicologia analítica. Mas para evoluirmos preciisamos diversificar e as diferenças de opiniões sobre eles foi crucial. Yung revolucionou a psicologia e até hoje a linha de pensamento dele está sendo praticada mas que infelizmente ainda nâo científicamente comprovada, porém revolucionando o mundo da psique.
(...) A percepção de que Jung estava mergulhando em águas proibidas era nítida. O próprio Jung enfrentou outro conflito entre seus n.1 e n.2 e, como já havia acontecido antes, um sonho lhe mostrou isso. Embora quisesse trilhar seu próprio caminho, Jung continuava a encarar Freud como uma figura paterna, que merecia respeito, e dizia a si mesmo que ainda tinha muito a aprender com ele; para fazê-lo precisava manter suas próprias ideias sob controle. (...). Jung não estava mais criticando uma visão estreita da psicanálise; estava criticando Freud, dizendo que ele era tão neurótico quanto qualquer outra pessoa e que era melhor dar uma olhada nisso. Embora se mostrasse disposto a continuar defendendo Freud em público, privadamente ia “começar a dizer nas cartas o que realmente penso de você”. (...) As cartas de Jung, Freud explicava, exibiam perturbadoras oscilações de humor, guinando imprevisivelmente da delicadeza à brutalidade. (...). Em sua última carta pessoal a Jung - eles continuaram mantendo por um breve tempo uma correspondência sobre “assuntos profissionais” -, Freud escreveu que “nenhum de nós precisa se sentir envergonhado de sua própria pitada de neurose”, “Mas”, continuou, “alguém que enquanto se comporta de modo anormal não para gritar que está normal dá margem à suspeita de que não possui discernimento sobre sua enfermidade.” [Jung, Letters 1906-1950, p. 460] (LACHMAN, 2012, pp.111-12 e 257)
@@helgafever768 Só diz que Freud era dogmático e não aceitava críticas. Jung foi o primeiro presidente internacional da Psicanálise, mas depois discordou da teoria da libido. E seguiu suas próprias convicções ...
Eu acredito que, como a estrutura psíquica humana é multifacetada, haja vista, as influências genéticas que herdamos, incluindo as afinidades religiosas intuitivas, a partir das crenças culturas por toda a nossa ancestralidade, incluindo as habilidades artísticas, incluindo aí a música, a pintura e etc. O trabalho de Freud é fantástico a abarca uma gama grande de origem de problemas emocionais, e me parece que Jung amplia essas influências que nos afetam e abre novos estudos.
“Afinal, a preocupação do médico deve ser o doente, e não o curado.” - JUNG, C. G. A prática da psicoterapia (O.C.XVlI). Petrópolis: Vozes, 1981, p. 14 (par. 21). “[...] nada de definitivo se pretende com o conceito de arquétipo [...]” (JUNG, C.G., “Civilização em transição”. 6ª Ed. Vozes 2013, pp. 200-201).
“Devido a meus serviços como ocultista fui eleito ‘Honorary Fellow of the American Society for Psychical Research’. Voltei a me envolver, nessa qualidade, com estudiosos amadores de fantasmas”. Carl Gustav Jung (1875-1961) Maddox (2006, p. 70) nos conta que Jung se tornou membro honorário da Sociedade Americana de Pesquisa Psíquica (SPR) pelos seus “serviços como ocultista” (1907). Jung comenta o fato com Freud em uma carta e afirma: “Devido a meus serviços como ocultista fui eleito ‘Honorary Fellow of the American Society for Psychical Research’. Voltei a me envolver, nessa qualidade, com estudiosos amadores de fantasmas”. (Carta de 02.11.1907. citado em Correspondência Freud-Jung, p. 130). (MARQUES, 2018, p. 110)
Excelente explicação !!! Freud e Jung foram excepcionais nos seus estudos e teorias, deixaram um legado que ajudam muito a devastar o Inconsciente seja pessoal e/ou coletivo do ser humano.
“O primeiro interesse de um homem deve ser o seu trabalho. Mas para uma mulher, o homem é o seu trabalho e seu negócio.” [C. G. Jung speaking, p. 233]. Citado em Jung, o místico: a dimensões esotéricas da vida e edos ensinamentos de C. G. Jung: uma nova biografia. - Gary Lachman. SP. Cultrix, 2012, p. 78
... Já em 1989 a Summus Editorial publicava Entre Vistas, de James Hillman, ex-diretor de estudos do C.G. Jung Institut de Zurique (a Meca dos junguianos), psicólogo junguiano e pensador brilhante e polêmico. ...Hillman traz várias análises críticas e contundentes sobre o movimento junguiano, cujo teor pode ser comparado ao das análises realizadas por Noll [O culto de Jung: origens de um movimento carismático. Richard Noll, 1996, Ed. Ática, 2ª edição]. Tomemos um exemplo. A certa altura, a “entrevistadora” comenta: A escola junguiana deve ter uma grande dificuldade em lidar com você, na medida em que você é tão claramente junguiano em sua postura, no seu espirito, em seu grande envolvimento com a obra de Jung; e, ainda assim, você não é conceitualmente junguiano, um junguiano ao “pé-da-letra”. Você não lida com Jung literalmente - e isto pode coloca-lo à margem da escola junguiana, já que as escolas requerem literalismo e crença. Hillman confirma: Não é assim que eu trabalho com ideias. Eu não acredito em Jung, ou em suas ideias. (...)... parece que os junguianos não se interessam por ideias. Muitos junguianos têm a sensação de ter todas as ideias de que precisam; Jung deu-lhes as ideias, tudo o que eles precisam é aplica-las e trabalhar com elas. Estão satisfeitos. (...) Eles apenas vivem das ideias de Jung (ou Freud, tanto faz), sem acrescentar nem mesmo uma vírgula por si mesmos. Isto é uma traição gigantesca, uma desonestidade. Você deve pagar por aquilo que ganha de uma escola levando suas ideias adiante. Mas tudo com o que se preocupam é com as qualificações de treinamento - mantendo os outros afastados de sua “tribo”. E é tudo calcado num pseudo misticismo da individuação e da totalidade. [Hillman, J. Entre Vistas. São Paulo: Summus Editorial, 1989, p. 45] - Revista Síntese Nova Fase. Belo Horizonte, v. 23, n. 74, 1996, p. 405-6
É errado espalhar desinformação. Constelação familiar não é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia, e é um método pertencente à medicina alternativa não científica e não comprovado. Segue uma linhagem fenomenológica (não junguiana) traçada através dos filósofos Franz Brentano, Edmund Husserl e Martin Heidegger.
Obrigado, Professor, pelo conteúdo postado. Estou elaborando um trabalho para o meu curso e o vídeo foi bem esclarecedor... Poderia dizer as referências bibliográficas que eu posso citar?
Uma dúvida, por favor. Eu fazendo o curso de psicologia analítica. eu receberei o titulo de psicólogo? como me posicionarei no mercado? No sentido profissional, me refiro. Pergunto considerando que uma graduação de psicologia leva mais tempo. grato
Para ser psicólogo somente fazendo a faculdade mesmo e para atender como tal deverá se registrar no conselho, o que você pode fazer é uma formação em Psicanálise (Freud) e ter com base essas duas abordagens.
A auto deificação, o tornar-se uno com o deus interior, era uma tentação pagã para que se rejeitasse o Cristianismo, seus símbolos e seus deus semita. A suástica, um símbolo dinâmico, era aclamada como alternativa à cruz. Em 1918, numa edição de Die Tat, um artigo de Ilse Alma Drews sobre a suástica era exemplo do uso dessas metáforas num sentido neo pagão (mas não político), tal como Jung as empregava por vezes em Metamorfoses e símbolos e em outros escritos: “Assim como os cristãos alegremente se reúnem em torno do símbolo da cruz, todos nós que professamos a nova religião deveríamos também nos congregar sob o símbolo da suástica. [...] Como nenhum outro símbolo, a suástica consegue nos despertar e acender em nós a chama sagrada, para que nos transformemos em jubilosos sacrifícios do Altíssimo [...] [é] um símbolo de vitória do novo Deus interior” (citado por Greenm The Mountain of the thruth, p. 241) - O culto de Jung: origens de um movimento carismático. Richard Noll, 1996, Ed. Ática, 2ª edição, p. 373-74
Não. Existem cursos de Psicanalise de 2 anos e vc aprende as principais teorias psicanaliticas ( freud, jung, melanie, lacan, etc...) e se torna Psicanalista, e poderá clinicar. Se vc fizer a graduação de Psicologia , não aprende psicanalise, após o término terá que fazer um curso a parte de Psicologia Analítica, pois Jung, Freud e cia é da area da Psicanálise.
O exercício da psicanálise, por questões éticas deve estar suportada na análise pessoal, supervisão e formação continuada em instituições sérias. Está seriedade, em primeiro lugar, está embasada num critério rígido de não fornecer intitulacões como psicanalista., Segundo não habilitar ao exercício clínico. Terceiro a formação é continuada, não se redu a dois ou 5 anos. O caminho mais seguro em termos legais e éticos é iniciar uma formação em psicologia e uma formação paralela em psicanálise em instituições sérias para a formação TEÓRICA. Formação em psicanálise que initula o aluno é puramente mercadológica e não reconhecida por psicanalistas sérios. Boa sorte.
@@significantesmichele4828 temos psicanálise e psicologia analítica no curso de psicologia, assim como várias outras abordagem... A mesma intensidade que dao a psicanálise e a analítica é igual a de qualquer outra abordagem como tcc ou behaviorismo, no final do curso você escolhe a abordagem e se especializa.
@@significantesmichele4828 inclusive tem muitas faculdades que dão curso de psicologia que acabam focando mais em psicanálise do que em qualquer outra abordagem
@@significantesmichele4828 para ser psicanalista não precisa necessariamente ter formação em psicologia, mas para ser psicólogo analista junguiana precisa ter formação em psicologia e registro no CRP
Não pode porque o termo psicólogo é atribuído a uma profissão regulamentada pelo CRP. Psicólogo só pode ser usado por quem é formado na área, porém você pode usar a palavra "terapeuta".
...parece que os junguianos não se interessam por ideias. Muitos junguianos tem a sensação de ter todas ideias de que precisam; Jung deu-lhes as ideias, tudo o que eles precisam e aplica-las e trabalhar com elas. Estão satisfeitos. (...) Eles apenas vivem das ideias de Jung (ou Freud, tanto faz), sem acrescentar nem mesmo uma vírgula por si mesmos. Isto é uma traição gigantesca, uma desonestidade. Você deve pagar por aquilo que ganha de uma escola levando suas ideias adiante. Mas tudo com o que se preocupam é com as qualificações de treinamento - mantendo os outros afastados de sua “tribo”. E é tudo calcado num pseudomisticismo da individuação e da totalidade. - James Hillman, ex-diretor de estudos do C.G.Jung Institut, de Zurique. “Entre Vistas”. Summus Editorial, 1989.
Só existem duas filosofias a de Deus e a diabo Gn3:1-5 ,a serpente é um animal não tinha consciência,uma pessoa inseminada é a mesma coisa ex o indemoniado gadareno MC 16:16-17,Meu desejo é só esclarecer João 5:39.!
Acredito que Freud e Yung foram grandes mestres da psicanalise e da psicologia analítica. Mas para evoluirmos preciisamos diversificar e as diferenças de opiniões sobre eles foi crucial. Yung revolucionou a psicologia e até hoje a linha de pensamento dele está sendo praticada mas que infelizmente ainda nâo científicamente comprovada, porém revolucionando o mundo da psique.
(...) A percepção de que Jung estava mergulhando em águas proibidas era nítida. O próprio Jung enfrentou outro conflito entre seus n.1 e n.2 e, como já havia acontecido antes, um sonho lhe mostrou isso. Embora quisesse trilhar seu próprio caminho, Jung continuava a encarar Freud como uma figura paterna, que merecia respeito, e dizia a si mesmo que ainda tinha muito a aprender com ele; para fazê-lo precisava manter suas próprias ideias sob controle. (...). Jung não estava mais criticando uma visão estreita da psicanálise; estava criticando Freud, dizendo que ele era tão neurótico quanto qualquer outra pessoa e que era melhor dar uma olhada nisso. Embora se mostrasse disposto a continuar defendendo Freud em público, privadamente ia “começar a dizer nas cartas o que realmente penso de você”. (...) As cartas de Jung, Freud explicava, exibiam perturbadoras oscilações de humor, guinando imprevisivelmente da delicadeza à brutalidade. (...). Em sua última carta pessoal a Jung - eles continuaram mantendo por um breve tempo uma correspondência sobre “assuntos profissionais” -, Freud escreveu que “nenhum de nós precisa se sentir envergonhado de sua própria pitada de neurose”, “Mas”, continuou, “alguém que enquanto se comporta de modo anormal não para gritar que está normal dá margem à suspeita de que não possui discernimento sobre sua enfermidade.” [Jung, Letters 1906-1950, p. 460] (LACHMAN, 2012, pp.111-12 e 257)
Para mim, é visível a superioridade da teoria/estudo do Jung. Ele foi além! Respeito os 2, mas prefiro o GENIAL Carl Jung
Não tem nem como comparar a psicanálise com o misticismo de Jung. Tanto q ele nem é muito aceito nas universidades.
@@helgafever768 misticismo? nunca leu um livro quando é assim rs
@@victormontilhapsicologo2179 Freud expulsou ele da psicanálise. Isso diz muita coisa.
@@helgafever768 Só diz que Freud era dogmático e não aceitava críticas. Jung foi o primeiro presidente internacional da Psicanálise, mas depois discordou da teoria da libido. E seguiu suas próprias convicções ...
@@victormontilhapsicologo2179 Felizmente ele seguiu suas "próprias convicções" e abandonou a psicanálise.🙏
Eu acredito que, como a estrutura psíquica humana é multifacetada, haja vista, as influências genéticas que herdamos, incluindo as afinidades religiosas intuitivas, a partir das crenças culturas por toda a nossa ancestralidade, incluindo as habilidades artísticas, incluindo aí a música, a pintura e etc. O trabalho de Freud é fantástico a abarca uma gama grande de origem de problemas emocionais, e me parece que Jung amplia essas influências que nos afetam e abre novos estudos.
Jung foi além, não tem como negar!
“Afinal, a preocupação do médico deve ser o doente, e não o curado.” - JUNG, C. G. A prática da psicoterapia (O.C.XVlI). Petrópolis: Vozes, 1981, p. 14 (par. 21).
“[...] nada de definitivo se pretende com o conceito de arquétipo [...]” (JUNG, C.G., “Civilização em transição”. 6ª Ed. Vozes 2013, pp. 200-201).
estou no segundo periodo de psicologia e o video me ajudou bastante para entender sobre jung e freud, muito bom
Fantástico o Carl Gustav Jung, ter desenvolvido a psicologia analítica, amo !
Parabéns prof Jorge, ótima aula👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vc esqueceu do Lacan como um dos grandes teóricos da psicanálise pós Freud
Jung tb atribuia muito valor aos dogmas e rituais da igreja católica... A religião foi bastante destacada em sua vasta obra, genial... Curto muito
“Devido a meus serviços como ocultista fui eleito ‘Honorary Fellow of the American Society for Psychical Research’. Voltei a me envolver, nessa qualidade, com estudiosos amadores de fantasmas”. Carl Gustav Jung (1875-1961)
Maddox (2006, p. 70) nos conta que Jung se tornou membro honorário da Sociedade Americana de Pesquisa Psíquica (SPR) pelos seus “serviços como ocultista” (1907). Jung comenta o fato com Freud em uma carta e afirma:
“Devido a meus serviços como ocultista fui eleito ‘Honorary Fellow of the American Society for Psychical Research’. Voltei a me envolver, nessa qualidade, com estudiosos amadores de fantasmas”. (Carta de 02.11.1907. citado em Correspondência Freud-Jung, p. 130). (MARQUES, 2018, p. 110)
Gostei ...
Excelente explicação !!! Freud e Jung foram excepcionais nos seus estudos e teorias, deixaram um legado que ajudam muito a devastar o Inconsciente seja pessoal e/ou coletivo do ser humano.
Sou mais Jung do que Freud.
Ótimo......
Maravilhosa explicação, professor. Parabéns e muito obrigada por partilhar conhecimento!
“O primeiro interesse de um homem deve ser o seu trabalho. Mas para uma mulher, o homem é o seu trabalho e seu negócio.” [C. G. Jung speaking, p. 233]. Citado em Jung, o místico: a dimensões esotéricas da vida e edos ensinamentos de C. G. Jung: uma nova biografia. - Gary Lachman. SP. Cultrix, 2012, p. 78
Obrigada prof" Jorge, pela excelente explicação! 👏👏👏
Entendo que ainda haja um caminho aberto para evoluirmos nesse estudo de Jung
Concordo plenamente
Muito! Hoje 2024 muitos caminhos estão sendo abertos, através da diversidade e do autoconhecimento.
Parabéns a Jung por não desistir!
Muito boa as explicações! 👏🏻
Muito bacana a explicação. Obrigada 😊
Todos dos mestres são ótimos e nos deu grande abertura de entendimento para todos nós.
EXCELENTE!!!!
Excelente profissional, muito didático.
Que bom que você gostou! 💛
Bem objetivo
Parabéns
Obrigado pela aula, foi a melhor explicação que eu ouvi a respeito
Muito oportuno este escalrecimento! Obrigada!
... Já em 1989 a Summus Editorial publicava Entre Vistas, de James Hillman, ex-diretor de estudos do C.G. Jung Institut de Zurique (a Meca dos junguianos), psicólogo junguiano e pensador brilhante e polêmico. ...Hillman traz várias análises críticas e contundentes sobre o movimento junguiano, cujo teor pode ser comparado ao das análises realizadas por Noll [O culto de Jung: origens de um movimento carismático. Richard Noll, 1996, Ed. Ática, 2ª edição]. Tomemos um exemplo. A certa altura, a “entrevistadora” comenta:
A escola junguiana deve ter uma grande dificuldade em lidar com você, na medida em que você é tão claramente junguiano em sua postura, no seu espirito, em seu grande envolvimento com a obra de Jung; e, ainda assim, você não é conceitualmente junguiano, um junguiano ao “pé-da-letra”. Você não lida com Jung literalmente - e isto pode coloca-lo à margem da escola junguiana, já que as escolas requerem literalismo e crença.
Hillman confirma:
Não é assim que eu trabalho com ideias. Eu não acredito em Jung, ou em suas ideias. (...)... parece que os junguianos não se interessam por ideias. Muitos junguianos têm a sensação de ter todas as ideias de que precisam; Jung deu-lhes as ideias, tudo o que eles precisam é aplica-las e trabalhar com elas. Estão satisfeitos. (...) Eles apenas vivem das ideias de Jung (ou Freud, tanto faz), sem acrescentar nem mesmo uma vírgula por si mesmos. Isto é uma traição gigantesca, uma desonestidade. Você deve pagar por aquilo que ganha de uma escola levando suas ideias adiante. Mas tudo com o que se preocupam é com as qualificações de treinamento - mantendo os outros afastados de sua “tribo”. E é tudo calcado num pseudo misticismo da individuação e da totalidade. [Hillman, J. Entre Vistas. São Paulo: Summus Editorial, 1989, p. 45] - Revista Síntese Nova Fase. Belo Horizonte, v. 23, n. 74, 1996, p. 405-6
Muito bom!!!
Completo.
Professor, faça um vídeo falando do uso da hipnose, PNL, Constelação Familiar na psicoterapia junguina. É possível?
é um curso pra diminuir a capacidade cognitiva das pessoas ou aumentar? kkkkkk
É errado espalhar desinformação. Constelação familiar não é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia, e é um método pertencente à medicina alternativa não científica e não comprovado. Segue uma linhagem fenomenológica (não junguiana) traçada através dos filósofos Franz Brentano, Edmund Husserl e Martin Heidegger.
Sobre a hipnose, é uma das primeiras técnicas utilizadas por FREUD na PSICANÁLISE
PNL também não é abordagem analítica junguiana, foi criada por John Grinder e Richard Brandler nos EUA.
Quem aq tmb tá estudando esse conteúdo e é army e no Jung,só lembrou do J-hope🤭🤭💜
Muito grato, ótima explanação
Muito bom prof.ewclareceu bastante. Obrigada
Eu que agradeço ❤️
Explicação clara e concisa! Excelente!!!
Obrigado, Professor, pelo conteúdo postado. Estou elaborando um trabalho para o meu curso e o vídeo foi bem esclarecedor... Poderia dizer as referências bibliográficas que eu posso citar?
Muito bom. Didático e objetivo.
Excelente canal. Vídeos com qualidade didática e ótimo conteúdo.
bom vídeo!
Muito obrigada pela explicação!👏🏻👏🏻👏🏻
Pra haver um "clima anti semita" é preciso haver um "clima semita" ?
Foi muito além..
Ótima explanação!sempre tive a curiosidade sobre esse assunto
Interessante
👏👏👏
Gratidão 🌹
Gostei demais professor, obrigada.
Muito legal. Obrigado pelo seu tempo.
Muito bom o video
Excelente
Parabéns pelo vídeo, bem didático.
Otimo! Gratidão!
Meus parabéns, ótimo.
Obrigada
Uma dúvida, por favor. Eu fazendo o curso de psicologia analítica. eu receberei o titulo de psicólogo? como me posicionarei no mercado? No sentido profissional, me refiro. Pergunto considerando que uma graduação de psicologia leva mais tempo. grato
Para ser psicólogo somente fazendo a faculdade mesmo e para atender como tal deverá se registrar no conselho, o que você pode fazer é uma formação em Psicanálise (Freud) e ter com base essas duas abordagens.
A auto deificação, o tornar-se uno com o deus interior, era uma tentação pagã para que se rejeitasse o Cristianismo, seus símbolos e seus deus semita. A suástica, um símbolo dinâmico, era aclamada como alternativa à cruz. Em 1918, numa edição de Die Tat, um artigo de Ilse Alma Drews sobre a suástica era exemplo do uso dessas metáforas num sentido neo pagão (mas não político), tal como Jung as empregava por vezes em Metamorfoses e símbolos e em outros escritos:
“Assim como os cristãos alegremente se reúnem em torno do símbolo da cruz, todos nós que professamos a nova religião deveríamos também nos congregar sob o símbolo da suástica. [...] Como nenhum outro símbolo, a suástica consegue nos despertar e acender em nós a chama sagrada, para que nos transformemos em jubilosos sacrifícios do Altíssimo [...] [é] um símbolo de vitória do novo Deus interior” (citado por Greenm The Mountain of the thruth, p. 241) - O culto de Jung: origens de um movimento carismático. Richard Noll, 1996, Ed. Ática, 2ª edição, p. 373-74
Pode se falar "psicanálise junguiana" por considerar esta proximidade das teorias e também por nos cursos de psicanálise ter referência a Jung também?
Jung se desligou da Psicanálise após encontrar diferenças no que acreditava. É o precursor da Psicologia Analítica ou Psicologia Junguiana.
❤️🙏🏾🌻
Eu necessariamente preciso ser psicólogo para ser analista?
Não. Existem cursos de Psicanalise de 2 anos e vc aprende as principais teorias psicanaliticas ( freud, jung, melanie, lacan, etc...) e se torna Psicanalista, e poderá clinicar. Se vc fizer a graduação de Psicologia , não aprende psicanalise, após o término terá que fazer um curso a parte de Psicologia Analítica, pois Jung, Freud e cia é da area da Psicanálise.
O exercício da psicanálise, por questões éticas deve estar suportada na análise pessoal, supervisão e formação continuada em instituições sérias. Está seriedade, em primeiro lugar, está embasada num critério rígido de não fornecer intitulacões como psicanalista., Segundo não habilitar ao exercício clínico. Terceiro a formação é continuada, não se redu a dois ou 5 anos. O caminho mais seguro em termos legais e éticos é iniciar uma formação em psicologia e uma formação paralela em psicanálise em instituições sérias para a formação TEÓRICA. Formação em psicanálise que initula o aluno é puramente mercadológica e não reconhecida por psicanalistas sérios. Boa sorte.
@@significantesmichele4828 temos psicanálise e psicologia analítica no curso de psicologia, assim como várias outras abordagem... A mesma intensidade que dao a psicanálise e a analítica é igual a de qualquer outra abordagem como tcc ou behaviorismo, no final do curso você escolhe a abordagem e se especializa.
@@significantesmichele4828 inclusive tem muitas faculdades que dão curso de psicologia que acabam focando mais em psicanálise do que em qualquer outra abordagem
@@significantesmichele4828 para ser psicanalista não precisa necessariamente ter formação em psicologia, mas para ser psicólogo analista junguiana precisa ter formação em psicologia e registro no CRP
Boa tarde! Gostaria de saber se quem tem curso livre de psicologia analítica pode ser chamado de psicólogo junguiano?
Não pode porque o termo psicólogo é atribuído a uma profissão regulamentada pelo CRP. Psicólogo só pode ser usado por quem é formado na área, porém você pode usar a palavra "terapeuta".
...parece que os junguianos não se interessam por ideias. Muitos junguianos tem a sensação de ter todas ideias de que precisam; Jung deu-lhes as ideias, tudo o que eles precisam e aplica-las e trabalhar com elas. Estão satisfeitos. (...) Eles apenas vivem das ideias de Jung (ou Freud, tanto faz), sem acrescentar nem mesmo uma vírgula por si mesmos. Isto é uma traição gigantesca, uma desonestidade. Você deve pagar por aquilo que ganha de uma escola levando suas ideias adiante. Mas tudo com o que se preocupam é com as qualificações de treinamento - mantendo os outros afastados de sua “tribo”. E é tudo calcado num pseudomisticismo da individuação e da totalidade. - James Hillman, ex-diretor de estudos do C.G.Jung Institut, de Zurique. “Entre Vistas”. Summus Editorial, 1989.
Freud, Pessoa de Natureza Difícil.
Só existem duas filosofias a de Deus e a diabo Gn3:1-5 ,a serpente é um animal não tinha consciência,uma pessoa inseminada é a mesma coisa ex o indemoniado gadareno MC 16:16-17,Meu desejo é só esclarecer João 5:39.!