Olá Waldo! Tudo certinho meu amigo? Uau, super dica, eu não fazia ideia que se ocorresse o abaulamento no boleto do HO não teria tanto contato. Ah! Muito legal conhecer os nomes das partes dos trilhos... Depois que chamo de mestre, você não aceita kkkkk... Aliás agora fazendo interpretação de personagens 👏👏👏👏👏 Discernir, doidinho coitado kkkkk... E agora sim, temos os erros de gravação... Esse canal cada vez mais profissional... Parabéns, sempre uma novidade diferente da outra, é isso aí... Abraços meu amigo, até o próximo vídeo ✌️😉
Olá Roberto!! Tudo bem? Uma pequena diminuição da área de contato entre o trilho e o rodeiro não chega a ser um problema grave mas deve ser evitado, imagina uma limpeza abrasiva incorreta a longo prazo. O Dicerny tá me tirando o sono, cheio de duvidas, rsrsrs, aí eu tenho que pesquisar mais sobre os assuntos. Os erros de gravação foi sugestão sua, obrigado, acho q não tem nem 10% dos erros lá mas se eu colocasse todos, o vídeo iria ficar muito longo. Obrigado mais uma vez por assistir meus vídeos. Um forte abraço.
mauro vespasiano agradeço waldo sua atençao a minha maquete ten mais de quinze anos que nao roda tive este problema solucionei graças aos seus ensinamentos fiz as minhas pontes ten uma de tres metros montei na minha oficina mas meus amigos pegarao no meu pe e montei vou fazer um video e editar no youtube te aviso mla pintura ten quatro videos pintando duas locomotivas fez os meus aerografo faço tamben caminhao miniaturas faço minhas ferramentas gosto mais de reforma o gente boa e dificil alguen ensinar alguma coisa no youtube todos queren ser melhor do que o outro tudo de bom pa voce todas suas ideias valeu .
Uma coisa legal é que, num rodeio sem diferencial, o boleto redondo e a roda cônica permitem que o rodeio inteiriço rode sem derrapar: a roda do lado de fora da curva usa a parte com maior diâmetro e a roda do lado de dentro usa a parte com menor diâmetro. Dessa forma, nem a de dentro nem a de fora derrapam. Num carro isso só acontece com rodas independentes ou com um diferencial. Tem uns vídeos e uns GIFs animados que mostram isso, é só procurar na internet, muito didáticos. Muito bom o vídeo, concordo com a abordagem do polimento da superfície, mas temos que lembrar que são todas coisas abrasivas que retiram material. Outra coisa que suja a superfície do trilho são as fagulhas que ocorrem quando o contato é fraco. Isso gera produtos de carbonização. Já pensei em usar grafite, que é condutor, para proteger a superfície da oxidação. O problema é que o grafite também é lubrificante. Ainda não testei, não sei se iria funcionar. Acho que poderia diminuir a tração. Quando experimentar informo os resultados. Saudações.
Exatamente, essa engenharia dos truques das locomotivas reais é fantástica e quando patina ainda tem o recurso de adição de areia já nos modelos, uma gota de óleo provoca um caos.
Olá! Eu não tenho conhecimento técnico pra te afirmar se a benzina vai reagir com o polímero utilizado pela Frateschi (supondo que seus trilhos sejam Frateschi) mas a benzina é um derivado do petróleo. "A benzina, também conhecida como éter de petróleo, é um composto químico versátil e amplamente utilizado em diversas indústrias. Derivada do petróleo, a benzina possui propriedades únicas que a tornam essencial em várias aplicações, desde a limpeza industrial até a produção de produtos farmacêuticos." Pra limpeza de metais a benzina é excelente, principalmente como desengraxante, mas cuidado pra não cair no plástico. O mais seguro ainda é o álcool isopropílico.
Valdo excelente vídeo explicativo e detalhado! Quando faço a limpeza na minha maquete usava somente as lixas 400 e 600. Vou começar a usar a 1200 também. Parabéns MESMO pelo seu trabalho e dedicação conosco. Abraços.
Obrigado. Depois de tirar os riscos das lixas anteriores, utilize a 1200 e depois lixas de numerações maiores (granulações mais finas). As limpezas serão menos frequentes. Fico feliz por estar contribuindo. Abraços.
Ótimas dicas! Existem algumas coisas que provocam o acúmulo de sujeira sobre os trilhos: rodeiros de locomotivas com aros de borracha para aumento de tração, rodeiros plásticos e excesso de óleo lubrificante no material rodante. Maquetes devem estar alojadas em cômodos que podem ser mantidos trancados quando a maquete não está em uso e isso evita e muito a poeira, embora a maioria dos ferromodelistas não possam ter tal luxo. Borrachas de limpeza da Rocco, Sandplex, entre outras, são ferramentas valiosas! Um grande abraço!
Excelente vídeo Waldo!!! Sabe que eu sempre usei Waldo, eu carpete de feltro, aquele carpete de 3mm desses mais simples, que o pessoal usa para encapar caixas de som automotivas. Você corta um toquinho de madeira e cola o feltro, igual esse toquinho que voçe usou com tecido, mas invés do tecido usa o feltro, já estou com 3 anos nunca tive problemas de maus contatos, usa ele a seco, sem cera, sem massa polimento, sem óleo, usa seco e dura muito, depois que ele fica sujo que fica bom, ele cria uma óltima limpeza e polimento ao mesmo tempo. É exatamente esse feltro que você revestiu essa parede que está o seu quadro-branco. A vantagem de esfregar com feltro o próprio resíduo de óleo e oxídações nos trilhos já faz o polimento do mesmo, é prático demais, você só esfrega sobre os trilhos com uma pressão moderada e já ficam limpos e polidos, algum trechinho que estiver mais sujo você inseiste um pouco mais, mas é prático demais, isso vale para os trilhos de latão e níquel. Vantagem também que se acha esse utensílio até pronto p/ comprar em qualquer papelarias, aquele apagador escolar de quadro-negro. Vejo muito gente que usa aquelas esponjinhas de cozinha, lixas sem o toquinho, limas, lixa de unhas, pedra de afiar facas, aquilo dá até dor no coração.
Ola Eduardo! Excelentes as suas dicas de limpeza dos trilhos. Existem várias maneiras de como limpar trilhos, quando fiz esse vídeo, que aliás tem outros ótimos no UA-cam sobre o tema, eu sabia que iam aparecer outras ótimas técnicas de limpeza, por ser uma ação frequente nas nossas maquetes. O importante é não danificar o material e manter os trilhos isentos de óleo . Obrigado mais uma vez por compartilhar conosco seus conhecimentos e experiências. Grande abraço.
Valdo super vídeo eu não uso lixa somente em último caso e lixa 1200 pra cima. Para a limpeza eu uso a mesma técnica sua um toquinho pano brim mas uso KAOL limpa da brilho e protege
Caramba! Nos meus tempos de escola, os colegas ricos tinham uma que era metade vermelha, metade azul. Se bem me lembro a metade azul era muito abrasiva, para apagar coisas escritas a caneta. Também existiam borrachas só com a parte azul. Deve ser uma coisa parecida com o que eles vendem caro nas lojas e sites de modelismo... Sempre achei que essas só azuis poderiam limpar trilhos.
Tem sim se pegar um vagão hoper e colocar peso dentro e amarrar o toquinho em baixo da certo, porem precisa de uma boa dedicação para cortar corretamente e fazer uma boa amarração que pegue perfeitamente nos trilhos.
Se, e somente se, os trilhos não estiverem fixados em um tablado de maquete, a melhor forma de limpá-los que já vi é mergulhá-los em abrilhantador de carburador (ácido fosfórico). Leva só 20 segundos e então lavagem em água corrente. O trilho sai brilhando como se tivesse acabado de sair de fábrica. Serve somente para trilhos de latão.
Eu não sei qual o grau de ferrugem a que você se refere, existe no comércio um produto chamado "convertedor de ferrugem" é um líquido que reage com a ferrugem e interrompe o processo de oxidação. produto.mercadolivre.com.br/MLB-2835330591-tf7-fundo-convertedor-de-ferrugem-1-litro-envio-imediato-_JM Espero ter ajudado.
Infelizmente os nossos trilhos frateschi já vem com defeito de fabrica , sem acabamento necessitando uma usinagem. Já os importados como os da peco que são na minha opinião os melhores , não há essa nessecidade de limpeza podendo usar a borracha de limpeza para trilhos e pano com álcool conforme o amigo mostrou .parabéns.
@@essavidaduradeaposentado valeu meu amigo, é porque o trilho em questão tá literalmente VERDE de tanta oxidação. O resto tá com uma cara meio ruim mesmo mas e por causa do trampo que ficaram guardados.
Não posso opinar pois nunca usei óleo mineral, existe no mercado um óleo específico para Ferromodelismo, eu uso óleo fino singer em pouquíssima quantidade, se entrar óleo no induzido do motor, certamente ele vai queimar.
@@essavidaduradeaposentado Obrigado.. fiz neste periodo , apenas a limpeza das peças com muitooooo pouco do oleo mineral.. mas vou ver a diferença com o singer ..
É o que eu sempre falo "minha maquete, minhas regras" temos sempre que respeitar as atitudes de cada um com relação às suas maquetes, nem sempre o que é bom ou o "certo" pra um é necessariamente pra outro. O hobbie tem muitas vertentes e o importante é se divertir.
Ok, obrigado pelo comentário. Me desculpe se eu não fui claro no vídeo, a cera automotiva e o álcool isopropílico são produtos com finalidades distintas: a cera contém um abrasivo e retira os riscos muitas vezes invisíveis a olho nú que acumula sujeira e dificulta o contato elétrico, após a aplicação sempre ficam resíduos da cera que devem ser retirados, neste caso com o álcool isopropílico que é um poderoso limpador proporcionando um excelente contato elétrico, por isso que é muito utilizado na eletrônica e o álcool isopropílico por sua vez limpa mas não retira os riscos dos trilhos, resumindo: se os trilhos estiverem riscados use a cera e em seguida limpe os resíduos com o álcool isopropílico e se os trilhos estiverem com oxidação ou impurezas utilize somente o álcool isopropílico. Se você discorda, pode comentar. Abraço.
Olá Waldo! Tudo certinho meu amigo? Uau, super dica, eu não fazia ideia que se ocorresse o abaulamento no boleto do HO não teria tanto contato. Ah! Muito legal conhecer os nomes das partes dos trilhos... Depois que chamo de mestre, você não aceita kkkkk... Aliás agora fazendo interpretação de personagens 👏👏👏👏👏 Discernir, doidinho coitado kkkkk... E agora sim, temos os erros de gravação... Esse canal cada vez mais profissional... Parabéns, sempre uma novidade diferente da outra, é isso aí... Abraços meu amigo, até o próximo vídeo ✌️😉
Olá Roberto!! Tudo bem? Uma pequena diminuição da área de contato entre o trilho e o rodeiro não chega a ser um problema grave mas deve ser evitado, imagina uma limpeza abrasiva incorreta a longo prazo. O Dicerny tá me tirando o sono, cheio de duvidas, rsrsrs, aí eu tenho que pesquisar mais sobre os assuntos. Os erros de gravação foi sugestão sua, obrigado, acho q não tem nem 10% dos erros lá mas se eu colocasse todos, o vídeo iria ficar muito longo. Obrigado mais uma vez por assistir meus vídeos. Um forte abraço.
@@essavidaduradeaposentado Eita Dicerny... kkk.. Imagina Waldo, sempre um prazer assistir seus vídeos...
Essa foi a melhor aula sobre limpeza e manutenção de trilhos que assisti. Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado pelo elogio.
O bom humor é característica dos apaixonados pelo hobby.
Espetacular
Pena que não assisti antes
Parabéns pelo canal e assuntos abordados, e além de tudo, com muita informação correta e bom humor. Valeu!!!
Muitíssimo obrigado
Ficou na espectativa da limpeza das rodas da locomotiva.
Estou preparando o vídeo. Aguarde.
mauro vespasiano agradeço waldo sua atençao a minha maquete ten mais de quinze anos que nao roda tive este problema solucionei graças aos seus ensinamentos fiz as minhas pontes ten uma de tres metros montei na minha oficina mas meus amigos pegarao no meu pe e montei vou fazer um video e editar no youtube te aviso mla pintura ten quatro videos pintando duas locomotivas fez os meus aerografo faço tamben caminhao miniaturas faço minhas ferramentas gosto mais de reforma o gente boa e dificil alguen ensinar alguma coisa no youtube todos queren ser melhor do que o outro tudo de bom pa voce todas suas ideias valeu .
Obrigado! Eu que agradeço pelo prestígio. Abraço.
Uma coisa legal é que, num rodeio sem diferencial, o boleto redondo e a roda cônica permitem que o rodeio inteiriço rode sem derrapar: a roda do lado de fora da curva usa a parte com maior diâmetro e a roda do lado de dentro usa a parte com menor diâmetro. Dessa forma, nem a de dentro nem a de fora derrapam. Num carro isso só acontece com rodas independentes ou com um diferencial. Tem uns vídeos e uns GIFs animados que mostram isso, é só procurar na internet, muito didáticos.
Muito bom o vídeo, concordo com a abordagem do polimento da superfície, mas temos que lembrar que são todas coisas abrasivas que retiram material.
Outra coisa que suja a superfície do trilho são as fagulhas que ocorrem quando o contato é fraco. Isso gera produtos de carbonização.
Já pensei em usar grafite, que é condutor, para proteger a superfície da oxidação. O problema é que o grafite também é lubrificante. Ainda não testei, não sei se iria funcionar. Acho que poderia diminuir a tração. Quando experimentar informo os resultados.
Saudações.
Exatamente, essa engenharia dos truques das locomotivas reais é fantástica e quando patina ainda tem o recurso de adição de areia já nos modelos, uma gota de óleo provoca um caos.
Dica massa valeu. Estou voltando para o ferromodelismo terei que fazer está limpeza em todos meus trilhos. Kkkkkkk
Show!! Bons trabalhos.
Muito legal. Poderia ser um material q não oxidante tão fácil. Um abraço.
O problema também é a condutividade elétrica e também o preço, via de regra quanto menos oxida mais caro é. Abraço.
mauro tudo ben voce sabe explicar estava quebrando cabeça com limpeza dos trilhos usei bensina fiz certo ou errado
Olá! Eu não tenho conhecimento técnico pra te afirmar se a benzina vai reagir com o polímero utilizado pela Frateschi (supondo que seus trilhos sejam Frateschi) mas a benzina é um derivado do petróleo.
"A benzina, também conhecida como éter de petróleo, é um composto químico versátil e amplamente utilizado em diversas indústrias. Derivada do petróleo, a benzina possui propriedades únicas que a tornam essencial em várias aplicações, desde a limpeza industrial até a produção de produtos farmacêuticos."
Pra limpeza de metais a benzina é excelente, principalmente como desengraxante, mas cuidado pra não cair no plástico. O mais seguro ainda é o álcool isopropílico.
Parabéns pelo vídeo, bem explicativo .
Valeu!!!
Valdo excelente vídeo explicativo e detalhado! Quando faço a limpeza na minha maquete usava somente as lixas 400 e 600. Vou começar a usar a 1200 também. Parabéns MESMO pelo seu trabalho e dedicação conosco. Abraços.
Obrigado. Depois de tirar os riscos das lixas anteriores, utilize a 1200 e depois lixas de numerações maiores (granulações mais finas). As limpezas serão menos frequentes. Fico feliz por estar contribuindo. Abraços.
Ótimos vídeos, Waldo! Bastante didáticos, divertidos como o hobby, parabéns!
Obrigado!!
Gostei da atuação👏🏼😂 Valeu pelas dicas👊🏼
Eu que agradeço
Ótimas dicas! Existem algumas coisas que provocam o acúmulo de sujeira sobre os trilhos: rodeiros de locomotivas com aros de borracha para aumento de tração, rodeiros plásticos e excesso de óleo lubrificante no material rodante. Maquetes devem estar alojadas em cômodos que podem ser mantidos trancados quando a maquete não está em uso e isso evita e muito a poeira, embora a maioria dos ferromodelistas não possam ter tal luxo. Borrachas de limpeza da Rocco, Sandplex, entre outras, são ferramentas valiosas! Um grande abraço!
Obrigado Camilla! Como sempre enriquecendo meu conteúdo com comentários pertinentes. Obrigado por compartilhar conosco suas experiências.
Gostei das dicas
Obrigado!!
Aula do mestre! 👍🏻
Que honra!
Próximo vídeo faz limpando as rodas das locomotivas 🙏🙏
Ok, aguarde.
excelentes dicas, muito obrigado
Valeu!!
Pô, cara, muito interativo. Show !
Valeu Carlos!!
Super produção Valdo, muito bacana, além do conteúdo que ficou ótimo.
Obrigado por compartilhar!
Eu que agradeço por prestigiar meu canal.
Muito bom esta técnica valeu por compartilhar!
Eu que agradeço
Eu que agradeço
Excelente vídeo Waldo!!!
Sabe que eu sempre usei Waldo, eu carpete de feltro, aquele carpete de 3mm desses mais simples, que o pessoal usa para encapar caixas de som automotivas.
Você corta um toquinho de madeira e cola o feltro, igual esse toquinho que voçe usou com tecido, mas invés do tecido usa o feltro, já estou com 3 anos nunca tive problemas de maus contatos, usa ele a seco, sem cera, sem massa polimento, sem óleo, usa seco e dura muito, depois que ele fica sujo que fica bom, ele cria uma óltima limpeza e polimento ao mesmo tempo. É exatamente esse feltro que você revestiu essa parede que está o seu quadro-branco.
A vantagem de esfregar com feltro o próprio resíduo de óleo e oxídações nos trilhos já faz o polimento do mesmo, é prático demais, você só esfrega sobre os trilhos com uma pressão moderada e já ficam limpos e polidos, algum trechinho que estiver mais sujo você inseiste um pouco mais, mas é prático demais, isso vale para os trilhos de latão e níquel.
Vantagem também que se acha esse utensílio até pronto p/ comprar em qualquer papelarias, aquele apagador escolar de quadro-negro.
Vejo muito gente que usa aquelas esponjinhas de cozinha, lixas sem o toquinho, limas, lixa de unhas, pedra de afiar facas, aquilo dá até dor no coração.
Ola Eduardo! Excelentes as suas dicas de limpeza dos trilhos. Existem várias maneiras de como limpar trilhos, quando fiz esse vídeo, que aliás tem outros ótimos no UA-cam sobre o tema, eu sabia que iam aparecer outras ótimas técnicas de limpeza, por ser uma ação frequente nas nossas maquetes. O importante é não danificar o material e manter os trilhos isentos de óleo . Obrigado mais uma vez por compartilhar conosco seus conhecimentos e experiências. Grande abraço.
@@essavidaduradeaposentado Obrigado Waldo, tamos juntos👍🏼👍🏼👍🏼
Muito bom o vídeo meu amigo, excelente técnicas.
Valeu Eduardo!!
Valdo super vídeo eu não uso lixa somente em último caso e lixa 1200 pra cima. Para a limpeza eu uso a mesma técnica sua um toquinho pano brim mas uso KAOL limpa da brilho e protege
Show! Exatamente, depois de obter a superfície lisa é só manter né?
Muito grato. Estive limpando errado.
Valeu!!
Eu uso borracha de escola 🤩
Eu acho que é bom usar eu acho tá blz
Sim, é bem eficiente.
@@essavidaduradeaposentado também vou usar
@@FerroviapaulistaZSH show!!!
Caramba! Nos meus tempos de escola, os colegas ricos tinham uma que era metade vermelha, metade azul. Se bem me lembro a metade azul era muito abrasiva, para apagar coisas escritas a caneta. Também existiam borrachas só com a parte azul. Deve ser uma coisa parecida com o que eles vendem caro nas lojas e sites de modelismo... Sempre achei que essas só azuis poderiam limpar trilhos.
Muito bom, Waldo! Ótimas orientações. Comprei um vagão de serviço "limpa trilhos" da Frateschi. Funciona? Ou é só lúdico? Valeu!
Obrigado!! eu não conheço a eficácia do vagão limpa trilhos, o seu tá sendo útil?
Tem como adaptar rodas nessa madeira e limpa a ferrovia , como tuneis e lugares mais dificeis
Estou pensando nisso...
Tem sim se pegar um vagão hoper e colocar peso dentro e amarrar o toquinho em baixo da certo, porem precisa de uma boa dedicação para cortar corretamente e fazer uma boa amarração que pegue perfeitamente nos trilhos.
Se, e somente se, os trilhos não estiverem fixados em um tablado de maquete, a melhor forma de limpá-los que já vi é mergulhá-los em abrilhantador de carburador (ácido fosfórico). Leva só 20 segundos e então lavagem em água corrente. O trilho sai brilhando como se tivesse acabado de sair de fábrica. Serve somente para trilhos de latão.
Obrigado pela dica.
A superfície do trilho polida, não contribui para uma maior patinação das rodas motoras?
De certa forma sim mas eu testei inclusive nas rampas da minha maquete e não houve problemas.
Existe algum produto liquido que aconselhe para remover patine e ferrugem?
Eu não sei qual o grau de ferrugem a que você se refere, existe no comércio um produto chamado "convertedor de ferrugem" é um líquido que reage com a ferrugem e interrompe o processo de oxidação.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-2835330591-tf7-fundo-convertedor-de-ferrugem-1-litro-envio-imediato-_JM
Espero ter ajudado.
Infelizmente os nossos trilhos frateschi já vem com defeito de fabrica , sem acabamento necessitando uma usinagem. Já os importados como os da peco que são na minha opinião os melhores , não há essa nessecidade de limpeza podendo usar a borracha de limpeza para trilhos e pano com álcool conforme o amigo mostrou .parabéns.
Obrigado!!
Só uma pergunta, você sabe com faz pra tirar oxidação SÉRIA dos trilhos?
Porque um dos meus ta um horror.
Utilize um limpador para metais.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-1033934767-polidor-brasso-para-metais-e-cromado-200ml-_JM.
Espero ter ajudado.
@@essavidaduradeaposentado valeu meu amigo, é porque o trilho em questão tá literalmente VERDE de tanta oxidação. O resto tá com uma cara meio ruim mesmo mas e por causa do trampo que ficaram guardados.
aplicar oleo mineral nos rolamentos e motor, vc indica ou não?
Não posso opinar pois nunca usei óleo mineral, existe no mercado um óleo específico para Ferromodelismo, eu uso óleo fino singer em pouquíssima quantidade, se entrar óleo no induzido do motor, certamente ele vai queimar.
@@essavidaduradeaposentado Obrigado.. fiz neste periodo , apenas a limpeza das peças com muitooooo pouco do oleo mineral.. mas vou ver a diferença com o singer ..
Rapaz, belo trabalho.
Que camera é essa que vc usa?
Obrigado! Eu filmo com:
- Celular Samsung A71,
- Celular Moto G6,
- Camera Sj9 Strike, e
- Camera SJcam SJ 5000.
@@essavidaduradeaposentado
É então.... percebi que era alguma câmera quando vc deu zoom e não desfocou.
Eu tb uso o meu cel, mas desfoca muito.
Valeu
Posso usar álcool 70%?
não é o ideal pois o álcool 70° ao evaporar vai deixar resíduo de água. e acelerar a oxidação.
Eu limpo com lixa kkkk
É o que eu sempre falo "minha maquete, minhas regras" temos sempre que respeitar as atitudes de cada um com relação às suas maquetes, nem sempre o que é bom ou o "certo" pra um é necessariamente pra outro. O hobbie tem muitas vertentes e o importante é se divertir.
A cera foi desnecessária após vc passar o álcool.
Então passe o álcool e abandona a cera ou se passar a cera abandone o álcool.
Ok, obrigado pelo comentário.
Me desculpe se eu não fui claro no vídeo, a cera automotiva e o álcool isopropílico são produtos com finalidades distintas: a cera contém um abrasivo e retira os riscos muitas vezes invisíveis a olho nú que acumula sujeira e dificulta o contato elétrico, após a aplicação sempre ficam resíduos da cera que devem ser retirados, neste caso com o álcool isopropílico que é um poderoso limpador proporcionando um excelente contato elétrico, por isso que é muito utilizado na eletrônica e o álcool isopropílico por sua vez limpa mas não retira os riscos dos trilhos, resumindo: se os trilhos estiverem riscados use a cera e em seguida limpe os resíduos com o álcool isopropílico e se os trilhos estiverem com oxidação ou impurezas utilize somente o álcool isopropílico. Se você discorda, pode comentar. Abraço.