Faz falta no jornalismo brasileiro de qualquer tipo e qualquer época, alguém com tanta vontade de fazer um trabalho responsável e belíssimo como o seu. Temos sim jornalistas tão bons quanto você, mas poderíamos ter mais. Parabéns e sucesso sempre!
O Filho da mãe do Rodrigo conseguiu de novo! Em meia hora conseguiu aumentar o sarrafo de todos os produtores de conteúdo que vivem de F1 aqui no Brasil. Parabéns meu nobre! Trabalho sensacional e a concorrência, OLHEM E APRENDAM!
As pessoas se esquecem de que a F1 é um esporte de equipe, assim como esportes de quadra. É um time jogando junto, do engenheiro, ao mecanico, chefe de equipe e piloto. Fazendo uma analogia besta com o futebol, o titulo de construtores é como uma seleção vencer uma copa, o de piloto é o de melhor jogador do torneio. Quando as pessoa botarem na cabeça que F1 não é um esporte individual que só o talento puro do atleta de forma individual trás o trofeu, as pessoas vâo parar de criticar tanto os domínios na categoria.
Esporte de equipe mas o título mais importante é individual e vai para o piloto! Complicado né? Enquanto for assim, jamais será como os exemplos que você citou aí....
@@paulo1259 O título mais importante pra equipe é o de construtores. O título que se reverte em verba pro ano seguinte é o de construtores. Título de piloto só é importante pro piloto e por fãs dele.
@@DCAlexJSilva A verba vem de onde? O público tem efeito sobre a arrecadação ou não? O esporte teria algum sucesso sem público? O público gosta de ver jogo de equipes na f1? Um piloto tirar o pé pra outro passar? Não é questão de por na cabeça, é só refletir que esse estilo de esporte não casa com o conceito de um único time. O ideal seria 1 carro por equipe, ai sim teríamos a verdadeira competitividade.
Esse é o tipo de conteúdo que dá orgulho de assistir. Demonstrando a verdade com fatos, com humor ácido ironia na dose certa para fazer os mais sensíveis ficarem ouriçados. É por isso que eu amo esse canal
É impressionante como existe essa visão "burra" sobre a formula 1 do passado, antes dos anos 90 companheiro de equipe botava 2 a 3 segundos um no outro em qualificação e o povo fala que era braço, e o Max coloca meio segundo no Perez e o motivo o carro superior , antes dos anos 90 tinha carro que tomava 4 a 5 voltas numa corrida e isso era normal,categoria era disputada, e agora tem prova que os 10 primeiros estão no mesmo segundo na classificação e a categoria é sem graça e com carros muito diferentes... Ridículo demais essa ignorância.
Esses dias mesmo eu vi uma entrevista do Mansell falando que o Patrese ficava reclamando que o carro do Mansell era melhor que ele,aí o Mansell no GP Brasil de 1992 foi lá e trocou o carro com o Patrese,o Mansell continuou andando mais rápido que o Patrese no carro dele,e o Patrese mesmo com o carro do Mansell continuou andando menos que o Mansell,aí depois ele aceitou que o Mansell andava mais que ele. Sempre teve na F1 equipes dominates e pilotos que engoliu o seu companheiro de equipe com o mesmo carro. Mas os fanáticos não aceitam a verdade.Aí falam ah, mas nos anos 80/90 era no braço, como que pilotar um carro desse atual da F1 é moleza, se fosse fácil Stroll,Leclerc,Mick Schumacher ,Pérez e Sargent não bateriam tanto os seus carros ,todos iriam ganhar corridas toda hora.
@@ltzvideos Mas é a verdade,quqndo o LH ganhava do Bottas,era porque o LH era fora da curva,mas aí quando o Max ganha do Pérez é porque a RBR sabota o carro do Pérez . Isso é papo de derrotado.
@@poisonfirerock a questão é que o Perez está parecendo um iniciante naquele carro. Qual o motivo então? "Pressão"? Se ele fosse apenas pior que o Verstappen, o que ele é, ele teria um monte de resultados, um monte de pódios, de quartos, quintos, sextos, igual o Rubinho, o Mark Webber ou o Bottas, mas não, ele larga atrás e bate tentando passar Haas, algo que ele não fazia nem quando corria na equipe rosa lá que mudou de nome.
@@bizarroeddie1 Isso sempre foi normal na F1,um companheio de equipe engolir o seu parceiro ,veja o Senna dava volta em seus companheiros de Lotus,Piquet dava voltas em seus companheiros de Brabham,Schumacher nem se fala,e o LH engoliu o Bottas na Mercedes,nem sempre uma equipe tem sorte ou azar de ter dois pilotos do mesmo nível em uma equipe. O Pérez é instável,teve uma fase que ele venceu 2 corridas emseguidas,aí depois ele caí de novo,mas quando ele ganhou as duas seguidas ninguém falou que o carro era diferente,aí quando ele tem pessímos resultados aí falam essa piada de carro sabotado,imagine se a RBR iria colocar em risco o campeonato de construtores,sorte que o Max é bom se não estariam lascados,ou caso o carro do Max quebre o Pérez tem que está ali em segundo para vencer a corrida,igual agora o LH pode ser o vice,então acho doideira essa coisa de carro sabotado,o Pérez que é instável .
Sem o melhor carro: Piquet duas vezes, Prost uma vez, Schumacher uma vez, etc. Não é nenhum crime ganhar com o melhor carro, a equipe e o piloto faz o seu trabalho de desenvolvimento, depois colher os frutos quando as coisas dão certo.
Piquet brabo demais: dois dos três títulos sem o melhor carro. Ou melhor ainda, 28.57% dos campeonatos sem o melhor carro, foi Nelson Piquet quem levou. Infelizmente, é muito rejeitado pelos brasileiros, mas sempre foi o meu ídolo máximo na F1. P.s.: Isso não significa que eu deteste Ayrton Senna, muito pelo contrário, é um dos meus grandes ídolos nos esportes em geral.
Só as viúvas do Senna não reconhecem os méritos do Piquet. A verdade é que diferente do Senna com sua imagem construída principalmente pela TV Globo, piquet sempre foi autêntico, sem papas na língua e sem roteiro de bom garoto pra aparecer no fantástico.
@@exaltabagres realmente quando o Hamilton assistia F1 e tem o Senna como o seu maior ídolo era porque ele assistia na TV Globo lá na Inglaterra kkkkk Piquet é um dos maiores pilotos da Fórmula 1 sem sombra de dúvida e quem não reconhece isso tá louco. Porém comparar ele ao número 1 que é o Senna também é loucura. E nisso estou contando apenas a carreira dos dois como piloto, sem contar a pessoa. Pois se for contar o caráter dos dois, Senna passa de trator o Piquet.
O humor sarcástico do Rodrigo misturado com dados, pesquisa e conhecimento em todos os vídeos são SENSACIONAIS! A gente ri e é alimentado por história, dados e curiosidades da melhor maneira possível! Afinal, não é como churrascaria de segunda que deixa a picanha no final do rodízio. Parabéns Rodrigo!
@@rmsouzaa famosa inversão de valores, da época que o tio chato tem saudades, não pq a F1 era melhor, mas era a época que ele era magro, tinha cabelo e não tomava viagra
Excelente matéria! Tudo que foi editado é verídico! Está certo e correto! Os números estatísticos e os fatos não mentem! Tudo está em jogo em uma equipe! Incluindo o estado emocional de cada pessoa em uma equipe! Não é somente o piloto! Ganha tbm, a equipe mais preparada em seu foco e determinação e motivação! É claro, além da genialidade e habilidade, que compõem em um excelente carro!
Garanto que quando o Fangio foi penta tinha gente falando que bom era no tempo do Louis Chiron porque de Mercedes W196 e de Maserati 250F até minha vó ganha.
O que eu acho a melhor parte é: a gente recebe muitos dos benefícios desenvolvidos para esses carros de corrida, nos nossos carros de rua! Eu tenho híbrido com motor desenvolvido na LeMans. Nos carros de rua da Mercedes o turco ronca como um Porsche, mas dependendo do modelo tem um pequeno delay, quando liga o turbo e melhor ficar com o pé na frente dos freios pq o bichinho voa! Seria legal ouvir sobre o desenvolvimentos dos sistemas de freios nas corridas e que vem para os carros de rua ;)
Pô adm na época do Piquet ter conhecimentos mecânicos era um diferencial competitivo gigantesco, sim os pilotos dessa época impactavam mais do que atualmente onde , tem 50 caras pra cuidar do câmbio, 100 caras cuidando da suspensão, 200 pra aerodinâmica e etc, mas sim ter o melhor carro é vital pra ser campeão porém na época citada o piloto tinha uma margem maior na performance do carro
@@vidaemmovimentoofficial acho que no caso da Mercedes que tem 1000 funcionários não é exagero não, isso sem contar nos caras que não necessariamente trabalham diretamente na F1 e desenvolvem tecnologias pra F1 caso da red bull com os barcos
@@Stifodãoa Mercedes não tem mais esse pessoal todo por conta do teto de gastos. E a maioria disso era na fábrica, não na pista. Tu pode argumentar que hoje é impossível começar uma Brabham ou McLaren com o piloto criando o próprio carro e é verdade... mas isso tem reflete a profissionalização do esporte. Antes do Senna e Schumacher, o piloto ter bom condicionamento físico era diferencial. Agora os malucos levantam 40kg com o pescoço na rotina diária da academia xD
Sim grande piloto mas teve uma genalidade de um engenheiro que se não me engano criou nessa época os pit stop para troca de pneus que dava uma boa vantagem.
É natural os melhores pilotos buscarem os melhores carros do grid e natural também eles conseguirem por uma convergência de interesses tanto dos pilotos como das equipes. A diferença que costumo dizer é que o domínio de certos carros e pilotos eram mais curtos, havia mais alternância entre um ano e outro do que há hoje. Muito bom o vídeo, parabéns!
assisto f1 desde 2008, não dou pitaco de temporadas antes disso. Pra mim ocorreu apenas duas "injustiças" de lá pra cá, q foi o Alonso não ganhar em 2010 e 2012, ele foi o melhor piloto e só não ganhou porque a RBR tinha o melhor carro. A Mercedes de Hamilton teve o melhor carro de 2014-20 mas não posso dizer q alguém mereceu mais q ele os títulos (tirando 2016, que eh outra história)
2010 foi puro show do Eccleston pra não reduzir a venda de ingressos num circuito infeliz que tava fazendo o encerramento de uma temporada que já estaria resolvida
Graças a Deus que existe seu canal ADM, que mostra números e fatos. Esse povo que fica falando do passado em vez de compara o companheiro de equipe pra te um parâmetro fica menosprezando o piloto que tá ganhando. Piloto bom sempre vai precisa estar num bom carro.
sensacional como vc consegue memorizar todo esse conteúdo em um vídeo de 30 minutos sem atropelar uma palavra ! vc é o Ayrton Senna + Schumacher + Hamilton nesse quesito / fazer vídeos de histórias do passado da F1 .
Excelente! Parabéns! Acho que caberia uma análise sobre todas as vezes que a FIA mudou o regulamento (e as respectivas consequências), a fim de suspender uma hegemonia...
Bom vídeo. Só acho que vários casos o melhor carro foi melhor por pouco, tinha um certo equilíbrio de qualidade, e ai o piloto fez mais diferença ainda (ainda mais contra o companheiro). E não esquecendo que mesmo melhor carro vencendo não quer dizer que não teve concorrência ou disputa. Em vários casos teve sim
O que eu acho muito complicado hj é a quantidade de fatores que um piloto tem que cuidar durante a corrida, como balanço de freios, gasto de pneus e combustível, o q acaba deixando as corridas mais um jogo de xadrez do q a pura corrida de carros. Acho que se houvesse, exemplo, um banimento da mudança do balanço de freios entre a frente e a traseira do carro curva a curva, já teríamos um aumento na qualidade das corridas, pois seria algo a menos com que os pilotos teriam de se preocupar durante a corrida.
É como sempre falo um campeão hoje em dia assim como sempre é formado por talento, carro e equipe. (E mesmo não gostando do Max) falo do talento afinal enquanto ele sobra na pista o psicológico do Perez não deixa ele evoluir correndo riscos até de perder o vice.
Outra coisa aí que da pra considerar é que mesmo nos anos de exceção onde o piloto venceu sem ter o carro campeão, isso só foi possível pq o melhor carro era levemente dominante e não totalmente dominante.
Parabéns pela pesquisa! Esmiuçou as temporadas mostrando quem tinha o melhor carro, quem venceu mais quem fez mais poles, quem venceu o campeonato de pilotos e quem venceu o de construtores - e fica nítido que, na maioria dos casos, quem faturou o campeonato de construtores e/ou venceu mais corridas tinha o melhor carro - mas faço uma ressalva em relação ao ano de 1977. O Lotus 78 era, sem dúvida, o carro mais rápido, mas, até mesmo pela diretriz de Colin Chapman - segundo a qual o carro ideal era o que se desfazia depois da linha de chegada, tentando combinar um carro que tivesse "o menor peso" (na verdade, a menor massa) para ser mais rápido, com um mínimo de confiabilidade. Além disso, o Lotus 78 Já tinha efeito solo, pois suas laterais (hoje em dia, "sidepods") tinham o formato de asa invertida, mas as saias adotadas em 1977 não vedavam adequadamente o ar que passava sobre o perfil inferior das laterais e a suspensão traseira, assim como "trapizongas" conectadas à (ou pertencentes à) caixa de cambio geravam arrasto e turbulência, prejudicando o efeito solo do carro. Ainda assim, pode-se dizer que o Lotus 78 era o carro mais rápido, não sendo melhor que Ferrari e Wolf pela falta de confiabilidade, pois, quando estava na pista sem problemas mecânicos, via de regra, vencia. PS: A cena do Indiana Jones surpreendendo todo mundo com aquele tiro foi o tiro de misericórdia na pseudopolêmica! Grande sacada! Agora, quem quiser polemizar a respeito de vitórias sobre rodas vai ter de dizer: "Bom, mesmo, era corrida de biga!" Sensacional!
Sensacional. Eu tinha uma listinha de anos que provavelmente se venceu sem o melhor carro. Lembro que havia algumas anotações e corroboravam com os vídeos do Carlos Dell Valle do roda com roda. Uma pena não ter achado pra ver aqui e comparar. Vídeo fantástico!
Excelente vídeo Provavelmente o RB16b era o melhor carro, foi o que ganhou mais corridas,todavia a falta de sorte em Azerbaijão, Hungria e Silverstone acabou tirando da Redbull o campeonato de construtores.
Velho. Corrida de carrinho de rolimã vence quen tem o melhor carro: melhor pneu (rolimã maior) e melhor motor (amigos mais fortes e com maior fôlego empurrando). Imagina na F1
Adoro quando o Rodrigo cutuca os dogmas da Igreja Sagrada da Sexta Marcha, ou seja, em todos o vídeos do canal, kkk. Muito bom que o UA-cam tenha uma pessoa que desmistifica os " dogmas e lendas" da F1 e traga a consciência e imaginação do povo nada mais nada menos do que a realidade.
Isso é praticamente um fenômeno do brasileiro, apesar de lá fora, alguns pensarem assim, esse pensamento virou quase que uma seita, principalmente depois de 94
@@exaltabagres e não é apenas restrito a f1, acontece com outros esportes também. O Brasil tem a capacidade de ser uma potência esportiva, mas desperdiçamos. O que sobra é apenas contemplar o passado onde tínhamos lampejos de competitividade.
Não adianta, não tem milagre na F1. Podemos até ter nosso pilotos favoritos e amados, mas sem ter o melhor carro com o melhor piloto não se faz um campeão. Os números estão ai postos e bem postos nesse vídeo. Bom trabalho.
Vídeo fantástico e necessário para todos nós que amamos a Fórmula 1. Nunca existiu e nunca existirá um campeão com carro fraco ou mediano. De cabeça, eu só colocaria a temporada 2018 na lista dos campeonatos em que tivemos dois carros muito parelhos. Porque a Ferrari tinha um excelente carro, provavelmente o mais rápido do grid, mas o Vettel teve a temporada mais infeliz da carreira dele cometendo incríveis 7 erros graves que culminaram em perdas de pontos e/ou abandonos, nenhum deles foi por quebra. Não fossem esses muitos erros, desconfio que o Vettel poderia ter faturado o título. Naquela temporada, o segundo piloto da Ferrari (Raikkonen) pontuou mais que o segundo piloto da Mercedes (Bottas). Mas volta num ponto repetido no vídeo: na pior das hipóteses a Mercedes tinha o segundo melhor carro, muito perto da Ferrari.
Em 1982 e 83 o que mais fez diferença foi a confiabilidade. Em 87 foi a autonomia dos carros. Hoje não os não quebram e são precisos na autonomia. Hoje o que prevalece é a velocidade.
Eu simplesmente, acompanho F1 depois do que ele fala, desde 80, 90, 00 e assim, olha tem canal de ex pilotos, que nem se comparam com suas Avaliações.🎉
O q ocorre é que no passado os carros quebravam com bastante frequencia, então varios carros diferentes ganhavam corridas. Hoje é bem mais equilibrado, mas um carro melhor vai ganhar mais por quebrar pouco.
Apesar do profundo ressentimento do apresentador pelo Senna (já que depois de sua morte ninguém gostava mais de fórmula 1), o roteiro é em escrito e o vídeo bem feito. Obrigado ADM.
Eu sempre tive essa opinião de que a grande maioria dos pilotos campeões mundiais tinham o melhor carro. Agora tenho dados mais do que precisos para provar.
Sou fã do Senna. Levou o aprimoramento físico ao extremo na F1. Hoje todos treinam. Mas... Sem nacionalismo, o Prost foi o cara dos anos 80: um dos melhores acertadores de carro, rápido, metódico. O baixinho era diferenciado.
Para mim o problema foi que hamilton e alonso se mataram juntos!! Com isso sobrou vitórias e pontos para Ferrari!! Lembrando que o alonso foi punido por atrapalhar o Hamilton no qualy e o Hamilton também perdeu o campeonato na China ao errar no entrar nos boxe!!! Outra coisa a Mclarem fez mais pontos nos construtores, mas foi eliminada!!
Em 2007 e 2008 a Ferrari estava ligeiramente melhor que a McLaren, mas a série de problemas que Kimi e Massa tiveram equilibrou a disputa com o Hamilton.
Todos com o melhor carro, lembrando Perez tá no melhor carro, é aí q o piloto faz a diferença, enquanto ele briga pra chegar no pódio, Max vence com 20s d vantagem
O que o povo gosta é de competição , imprevisibilidade e o risco. Nos anos 80, existia competição entre ao menos 2 ou 4 pilotos, sentados em máquinas de combustão absurdas e ainda com brasileiros bem posicionados. Prova disso é que Senna/Prost dava grande audiência, mesmo que os carros deles estivessem muito à frente dos outros.
Excelente pesquisa. Mas se todo fabricante quer ter o melhor piloto, a regra aumenta a força quando aquele é o melhor fabricante. Então fica a pergunta: e os companheiros de equipe? Quais os melhores?
ADM, meu processo de ficar cético com esses comentários foi exatamente assim! Eu ouvia os caras falando quando eu era criança, cresci um pouco, os mesmos argumentos. Passaram 15 anos, os mesmos argumentos. Obviamente que errado está esse argumento furado de que o passado era melhor. Em relação ao esporte foi um marco pra mim, mas vale pra tudo na vida. Comportamento social, arte, violência, escolha o tema. Vai ter alguém elogiando o passado. E basta ter memória e o mínimo de espírito crítico. Vc começa a notar a inconsistência.
Costumo falar, nessas discussões, é que antes os carros eram mais suscetíveis a quebras, o que gerava a possibilidade de vitórias inesperadas. Não é o caso de quebras, mas uma vitória inesperada que não acontece mais é caso do Canadá 1991
Bem colocado, um piloto bom da um norte a equipe. É só ver a Alpine, quando o Alonso voltou ela começou a fazer boas exibições. Esse ano onde ele nao esta mais lá, a Alpine sumiu. O que demonstra que o Ocon é mediano, pois nao conseguiu liderar o desenvolvimento do carro.
Para ficar mais fácil de todos entenderem. As pessoas hoje dizem que os carros andam sozinhos, meio que comparar um iPhone 15 pró Max com um iPhone 1. Óbvio que o 15 é superior ao primeiro, mas hoje, na realidade, todos os pilotos tem o mesmo carro, como se você tivesse comparando um iPhone 15 pró Max contra um S23 ultra (um pouco melhor). Antigamente a disparidade era tão grande que era como comparar um iPhone 1 com um Nokia 5200. Ambos lançados em 2007 sendo o iPhone infinitamente melhor que o Nokia e olha que o 5200 era um baita de um aparelho.
Essa disparidade mega blaster não se aplica muito porque as Equipes "Nokia" sequer competiam. Muitas nem chegavam na classificação. Sempre houve disparidades, mas antes haviam mais imprevistos, até o cálculo de combustível era falho, o que poderia abrir uma brecha para os azarões.
vídeo didático pra esfregar na cara dos saudosistas o fato de que na história da F1 a REGRA é o campeão vencer o título guiando o melhor carro, simples, admitir isso não diminui em absolutamente NADA os grandes do passado e do presente, até pq esses grandes pilotos não guiam/guiaram ótimos carros à toa!
Excelente seu canal ! Parabéns ! Por favor , gostaria de ouvir um comentário seu de como seriam os f1 atuais sendo AWD ! Será q virariam mais rápidos ? 👍🏻
Viúvas e tiozões chorando em posição fetal nesse vídeo
Faz falta no jornalismo brasileiro de qualquer tipo e qualquer época, alguém com tanta vontade de fazer um trabalho responsável e belíssimo como o seu.
Temos sim jornalistas tão bons quanto você, mas poderíamos ter mais.
Parabéns e sucesso sempre!
Na TV não teria vaga, a TV precisa desesperadamente de audiência, e se falar algo que vai contra o que essa audiência venera, é demitido.
Acho q esse assunto é de nicho, e assunto de nicho não dá audiência na TV, a TV é é sempre terá que ser massiva
O Filho da mãe do Rodrigo conseguiu de novo!
Em meia hora conseguiu aumentar o sarrafo de todos os produtores de conteúdo que vivem de F1 aqui no Brasil.
Parabéns meu nobre! Trabalho sensacional e a concorrência, OLHEM E APRENDAM!
As pessoas se esquecem de que a F1 é um esporte de equipe, assim como esportes de quadra. É um time jogando junto, do engenheiro, ao mecanico, chefe de equipe e piloto. Fazendo uma analogia besta com o futebol, o titulo de construtores é como uma seleção vencer uma copa, o de piloto é o de melhor jogador do torneio.
Quando as pessoa botarem na cabeça que F1 não é um esporte individual que só o talento puro do atleta de forma individual trás o trofeu, as pessoas vâo parar de criticar tanto os domínios na categoria.
Esporte de equipe mas o título mais importante é individual e vai para o piloto! Complicado né? Enquanto for assim, jamais será como os exemplos que você citou aí....
@@paulo1259 O título mais importante pra equipe é o de construtores. O título que se reverte em verba pro ano seguinte é o de construtores. Título de piloto só é importante pro piloto e por fãs dele.
@@DCAlexJSilva A verba vem de onde? O público tem efeito sobre a arrecadação ou não? O esporte teria algum sucesso sem público? O público gosta de ver jogo de equipes na f1? Um piloto tirar o pé pra outro passar? Não é questão de por na cabeça, é só refletir que esse estilo de esporte não casa com o conceito de um único time. O ideal seria 1 carro por equipe, ai sim teríamos a verdadeira competitividade.
@@paulo1259O rapaz acima está certo. No círculo da F1 o título mais relevante é o de construtores.
@@GilneiMascarenhas1991 Fala isso pro atleta de alto rendimento que se prepara pra ser campeão.
Trabalho sensacional!
Parabéns!!!!!
E com imagens de cada uma dessas máquinas fantásticas!
Esse é o tipo de conteúdo que dá orgulho de assistir. Demonstrando a verdade com fatos, com humor ácido ironia na dose certa para fazer os mais sensíveis ficarem ouriçados. É por isso que eu amo esse canal
Um verdadeiro educador!👌Continue seu ótimo trabalho Rodrigo!👍
Que incrível!! Isso sim é falar de F1 com qualidade. Parabéns Splash in go!!
POR CONTA DESSE VÍDEO, VIREI MEMBRO.
ACHO QUE NEM A GLOBO QUE COBRIU F1 POR DÉCADAS JAMAIS FEZ UM TRABALHO TÃO BELO E COMPLETO. PARABÉNS. KEEP GOING.
É impressionante como existe essa visão "burra" sobre a formula 1 do passado, antes dos anos 90 companheiro de equipe botava 2 a 3 segundos um no outro em qualificação e o povo fala que era braço, e o Max coloca meio segundo no Perez e o motivo o carro superior , antes dos anos 90 tinha carro que tomava 4 a 5 voltas numa corrida e isso era normal,categoria era disputada, e agora tem prova que os 10 primeiros estão no mesmo segundo na classificação e a categoria é sem graça e com carros muito diferentes...
Ridículo demais essa ignorância.
Esses dias mesmo eu vi uma entrevista do Mansell falando que o Patrese ficava reclamando que o carro do Mansell era melhor que ele,aí o Mansell no GP Brasil de 1992 foi lá e trocou o carro com o Patrese,o Mansell continuou andando mais rápido que o Patrese no carro dele,e o Patrese mesmo com o carro do Mansell continuou andando menos que o Mansell,aí depois ele aceitou que o Mansell andava mais que ele. Sempre teve na F1 equipes dominates e pilotos que engoliu o seu companheiro de equipe com o mesmo carro. Mas os fanáticos não aceitam a verdade.Aí falam ah, mas nos anos 80/90 era no braço, como que pilotar um carro desse atual da F1 é moleza, se fosse fácil Stroll,Leclerc,Mick Schumacher ,Pérez e Sargent não bateriam tanto os seus carros ,todos iriam ganhar corridas toda hora.
@@poisonfirerock bom comentário de vocês dois rs pra refletir
@@ltzvideos Mas é a verdade,quqndo o LH ganhava do Bottas,era porque o LH era fora da curva,mas aí quando o Max ganha do Pérez é porque a RBR sabota o carro do Pérez . Isso é papo de derrotado.
@@poisonfirerock a questão é que o Perez está parecendo um iniciante naquele carro. Qual o motivo então? "Pressão"?
Se ele fosse apenas pior que o Verstappen, o que ele é, ele teria um monte de resultados, um monte de pódios, de quartos, quintos, sextos, igual o Rubinho, o Mark Webber ou o Bottas, mas não, ele larga atrás e bate tentando passar Haas, algo que ele não fazia nem quando corria na equipe rosa lá que mudou de nome.
@@bizarroeddie1 Isso sempre foi normal na F1,um companheio de equipe engolir o seu parceiro ,veja o Senna dava volta em seus companheiros de Lotus,Piquet dava voltas em seus companheiros de Brabham,Schumacher nem se fala,e o LH engoliu o Bottas na Mercedes,nem sempre uma equipe tem sorte ou azar de ter dois pilotos do mesmo nível em uma equipe. O Pérez é instável,teve uma fase que ele venceu 2 corridas emseguidas,aí depois ele caí de novo,mas quando ele ganhou as duas seguidas ninguém falou que o carro era diferente,aí quando ele tem pessímos resultados aí falam essa piada de carro sabotado,imagine se a RBR iria colocar em risco o campeonato de construtores,sorte que o Max é bom se não estariam lascados,ou caso o carro do Max quebre o Pérez tem que está ali em segundo para vencer a corrida,igual agora o LH pode ser o vice,então acho doideira essa coisa de carro sabotado,o Pérez que é instável .
SENSACIONAL. DIDÁTICO. AULA DE F1. AULA DE PROFISSIONALISMO, SEM SER PEDANTE. ABRAÇOS DE BH . . . . 🤗🤗🤗!!!
Fórmula 1 é paixão!
Sou um apaixonado desde 1978!
Com brasileiro correndo ou não a paixão fala mais alto!
Sem o melhor carro: Piquet duas vezes, Prost uma vez, Schumacher uma vez, etc.
Não é nenhum crime ganhar com o melhor carro, a equipe e o piloto faz o seu trabalho de desenvolvimento, depois colher os frutos quando as coisas dão certo.
Acho engraçado pq realmente a RBR está sobrando hj em dia, porém as corridas estão MT boas ,do segundo pra trás está uma disputa MT boa
isso mostra que as mudancas de regulamento deram muito certo
Piquet brabo demais: dois dos três títulos sem o melhor carro. Ou melhor ainda, 28.57% dos campeonatos sem o melhor carro, foi Nelson Piquet quem levou. Infelizmente, é muito rejeitado pelos brasileiros, mas sempre foi o meu ídolo máximo na F1.
P.s.: Isso não significa que eu deteste Ayrton Senna, muito pelo contrário, é um dos meus grandes ídolos nos esportes em geral.
Muitos não gostam do Piquet é pq ele é mt grosseiro, pra n falar outra coisa
Carro dele era pior q o do Mansell rsrsrs
só venceu o Mansell com ajuda da suspensão ativa
entrou na lotus e não fez porra nenhuma
na brabham precisava de motor turbo de 1300hp
etc ..
etc ...
Só as viúvas do Senna não reconhecem os méritos do Piquet. A verdade é que diferente do Senna com sua imagem construída principalmente pela TV Globo, piquet sempre foi autêntico, sem papas na língua e sem roteiro de bom garoto pra aparecer no fantástico.
@@exaltabagres realmente quando o Hamilton assistia F1 e tem o Senna como o seu maior ídolo era porque ele assistia na TV Globo lá na Inglaterra kkkkk
Piquet é um dos maiores pilotos da Fórmula 1 sem sombra de dúvida e quem não reconhece isso tá louco. Porém comparar ele ao número 1 que é o Senna também é loucura. E nisso estou contando apenas a carreira dos dois como piloto, sem contar a pessoa. Pois se for contar o caráter dos dois, Senna passa de trator o Piquet.
O humor sarcástico do Rodrigo misturado com dados, pesquisa e conhecimento em todos os vídeos são SENSACIONAIS! A gente ri e é alimentado por história, dados e curiosidades da melhor maneira possível! Afinal, não é como churrascaria de segunda que deixa a picanha no final do rodízio. Parabéns Rodrigo!
Cada vídeo melhor que o outro. Mudou a minha forma de pensar!!! Parabéns!!!
Sinceramente, é um canal muito além. Sempre há conteúdo real e sem enrolação. Parabéns gente.
Vídeo salvo pra mostrar pros parentes chatos toda vez que esse assunto surgir nos almoços de família.
Tô quase parando de assistir no boteco aqui por causa desses caras kkkkk perturbam demais.
@@magalhaes6788 eles estão por toda parte
No caso o chato vai ser vc.. kkkk
Vai ser meia hora do ADM almoçando os "argumentos" da família kkkk
@@rmsouzaa famosa inversão de valores, da época que o tio chato tem saudades, não pq a F1 era melhor, mas era a época que ele era magro, tinha cabelo e não tomava viagra
Excelente matéria! Tudo que foi editado é verídico! Está certo e correto! Os números estatísticos e os fatos não mentem!
Tudo está em jogo em uma equipe! Incluindo o estado emocional de cada pessoa em uma equipe! Não é somente o piloto! Ganha tbm, a equipe mais preparada em seu foco e determinação e motivação! É claro, além da genialidade e habilidade, que compõem em um excelente carro!
Garanto que quando o Fangio foi penta tinha gente falando que bom era no tempo do Louis Chiron porque de Mercedes W196 e de Maserati 250F até minha vó ganha.
O que eu acho a melhor parte é: a gente recebe muitos dos benefícios desenvolvidos para esses carros de corrida, nos nossos carros de rua! Eu tenho híbrido com motor desenvolvido na LeMans. Nos carros de rua da Mercedes o turco ronca como um Porsche, mas dependendo do modelo tem um pequeno delay, quando liga o turbo e melhor ficar com o pé na frente dos freios pq o bichinho voa!
Seria legal ouvir sobre o desenvolvimentos dos sistemas de freios nas corridas e que vem para os carros de rua ;)
Pô adm na época do Piquet ter conhecimentos mecânicos era um diferencial competitivo gigantesco, sim os pilotos dessa época impactavam mais do que atualmente onde , tem 50 caras pra cuidar do câmbio, 100 caras cuidando da suspensão, 200 pra aerodinâmica e etc, mas sim ter o melhor carro é vital pra ser campeão porém na época citada o piloto tinha uma margem maior na performance do carro
Realmente hoje em dia tem muita gente pra cuidar de pouca coisa mas tu exagerou demais aí kkkk
@@vidaemmovimentoofficial acho que no caso da Mercedes que tem 1000 funcionários não é exagero não, isso sem contar nos caras que não necessariamente trabalham diretamente na F1 e desenvolvem tecnologias pra F1 caso da red bull com os barcos
@@Stifodãoa Mercedes não tem mais esse pessoal todo por conta do teto de gastos.
E a maioria disso era na fábrica, não na pista.
Tu pode argumentar que hoje é impossível começar uma Brabham ou McLaren com o piloto criando o próprio carro e é verdade... mas isso tem reflete a profissionalização do esporte.
Antes do Senna e Schumacher, o piloto ter bom condicionamento físico era diferencial. Agora os malucos levantam 40kg com o pescoço na rotina diária da academia xD
Impressionante que dois dos campeonatos foram nas mãos do grande Nelson Piquet
Sim grande piloto mas teve uma genalidade de um engenheiro que se não me engano criou nessa época os pit stop para troca de pneus que dava uma boa vantagem.
@@jerfinhomatreiro3913 o próprio Piquet que criou.
@@jerfinhomatreiro3913 foi o próprio Piquet que criou kkkkk
@@MatheusBecker16 Nao nao foi
@@Gabriel-kc1rf Ele não criou, mas foi ele quem deu a iniciativa do uso do Pit stop na categoria, ou seja, basicamente foi ele.
Piquet e Hector = Alonso e Stroll
É natural os melhores pilotos buscarem os melhores carros do grid e natural também eles conseguirem por uma convergência de interesses tanto dos pilotos como das equipes. A diferença que costumo dizer é que o domínio de certos carros e pilotos eram mais curtos, havia mais alternância entre um ano e outro do que há hoje.
Muito bom o vídeo, parabéns!
assisto f1 desde 2008, não dou pitaco de temporadas antes disso. Pra mim ocorreu apenas duas "injustiças" de lá pra cá, q foi o Alonso não ganhar em 2010 e 2012, ele foi o melhor piloto e só não ganhou porque a RBR tinha o melhor carro. A Mercedes de Hamilton teve o melhor carro de 2014-20 mas não posso dizer q alguém mereceu mais q ele os títulos (tirando 2016, que eh outra história)
2010 foi puro show do Eccleston pra não reduzir a venda de ingressos num circuito infeliz que tava fazendo o encerramento de uma temporada que já estaria resolvida
Quem acha ao contrário do vídeo não gosta da F1, gosta de acompanhar piloto brasileiro.
Graças a Deus que existe seu canal ADM, que mostra números e fatos. Esse povo que fica falando do passado em vez de compara o companheiro de equipe pra te um parâmetro fica menosprezando o piloto que tá ganhando. Piloto bom sempre vai precisa estar num bom carro.
sensacional como vc consegue memorizar todo esse conteúdo em um vídeo de 30 minutos sem atropelar uma palavra !
vc é o Ayrton Senna + Schumacher + Hamilton nesse quesito / fazer vídeos de histórias do passado da F1 .
As palavras não são atropeladas por conta da edição, o vídeo possui cortes praticamente a cada frase. É um bom vídeo por sinal, muito bem feito.
Excelente! Parabéns! Acho que caberia uma análise sobre todas as vezes que a FIA mudou o regulamento (e as respectivas consequências), a fim de suspender uma hegemonia...
Bom vídeo. Só acho que vários casos o melhor carro foi melhor por pouco, tinha um certo equilíbrio de qualidade, e ai o piloto fez mais diferença ainda (ainda mais contra o companheiro). E não esquecendo que mesmo melhor carro vencendo não quer dizer que não teve concorrência ou disputa. Em vários casos teve sim
Muito legal!
Contra dados e fatos, não há (ou pelo menos não deveria haver) argumentos!
Um abraço, desde Portugal, Rodrigo.
Aprecio a dedicação e tempo envolvido para fazer esse vídeo. Obrigado!
O que eu acho muito complicado hj é a quantidade de fatores que um piloto tem que cuidar durante a corrida, como balanço de freios, gasto de pneus e combustível, o q acaba deixando as corridas mais um jogo de xadrez do q a pura corrida de carros. Acho que se houvesse, exemplo, um banimento da mudança do balanço de freios entre a frente e a traseira do carro curva a curva, já teríamos um aumento na qualidade das corridas, pois seria algo a menos com que os pilotos teriam de se preocupar durante a corrida.
Que vídeo top irmão, parabéns por essa aula ... Os anti Max deveriam assistir a esse vídeo.
É como sempre falo um campeão hoje em dia assim como sempre é formado por talento, carro e equipe. (E mesmo não gostando do Max) falo do talento afinal enquanto ele sobra na pista o psicológico do Perez não deixa ele evoluir correndo riscos até de perder o vice.
Video salvo para mostrar para a geração " drive to survive"
Isso se chama materialismo histórico, parabéns!
que legal! Nada como uma conversa bem embasada. Parabéns.
Isso sim é jornalismo de verdade, imparcial e coerente com os fatos.
Outra coisa aí que da pra considerar é que mesmo nos anos de exceção onde o piloto venceu sem ter o carro campeão, isso só foi possível pq o melhor carro era levemente dominante e não totalmente dominante.
Unico que falar realmente a verdade! Muito top
Parabéns pela pesquisa! Esmiuçou as temporadas mostrando quem tinha o melhor carro, quem venceu mais quem fez mais poles, quem venceu o campeonato de pilotos e quem venceu o de construtores - e fica nítido que, na maioria dos casos, quem faturou o campeonato de construtores e/ou venceu mais corridas tinha o melhor carro - mas faço uma ressalva em relação ao ano de 1977.
O Lotus 78 era, sem dúvida, o carro mais rápido, mas, até mesmo pela diretriz de Colin Chapman - segundo a qual o carro ideal era o que se desfazia depois da linha de chegada, tentando combinar um carro que tivesse "o menor peso" (na verdade, a menor massa) para ser mais rápido, com um mínimo de confiabilidade.
Além disso, o Lotus 78 Já tinha efeito solo, pois suas laterais (hoje em dia, "sidepods") tinham o formato de asa invertida, mas as saias adotadas em 1977 não vedavam adequadamente o ar que passava sobre o perfil inferior das laterais e a suspensão traseira, assim como "trapizongas" conectadas à (ou pertencentes à) caixa de cambio geravam arrasto e turbulência, prejudicando o efeito solo do carro.
Ainda assim, pode-se dizer que o Lotus 78 era o carro mais rápido, não sendo melhor que Ferrari e Wolf pela falta de confiabilidade, pois, quando estava na pista sem problemas mecânicos, via de regra, vencia.
PS: A cena do Indiana Jones surpreendendo todo mundo com aquele tiro foi o tiro de misericórdia na pseudopolêmica! Grande sacada! Agora, quem quiser polemizar a respeito de vitórias sobre rodas vai ter de dizer: "Bom, mesmo, era corrida de biga!" Sensacional!
AULA! Pachecolas aprendam a confrontar fatos com dados, e não com achismos. Obrigado ADM.
KKK - Eu ligo 5 min antes da largada e desligo logo depois da bandeirada... Mas concordo com você !
Que material incrível! Parabéns pelo conteúdo. É pra ver e rever até o Logan Sargent ganhar seu primeiro GP com a Williams. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A única coisa que doeu ouvir foi que Berger era um Bottas piorado, hauhauahauahauahau
Vídeo phoda, aliás esse canal mudou muitas "verdades absolutas" que eu tinha na cabeça.
Sensacional. Eu tinha uma listinha de anos que provavelmente se venceu sem o melhor carro. Lembro que havia algumas anotações e corroboravam com os vídeos do Carlos Dell Valle do roda com roda. Uma pena não ter achado pra ver aqui e comparar. Vídeo fantástico!
Excelente o vídeo! Imagino o trabalho que você teve de pesquisa e edição. Show!
Alonso em 2012 quase ganhou um campeonato pela Ferrari com 3/4 carro do grid, Alonso é GÊNIO D++++++
Excelente vídeo
Provavelmente o RB16b era o melhor carro, foi o que ganhou mais corridas,todavia a falta de sorte em Azerbaijão, Hungria e Silverstone acabou tirando da Redbull o campeonato de construtores.
Pra mim a Brawn de Rubinho e Button com poucos patrocinadores e orçamento enxuto surpreendeu a todos ganhando campeonato.
Sabe tudo de automobilismo, incrível
Velho. Corrida de carrinho de rolimã vence quen tem o melhor carro: melhor pneu (rolimã maior) e melhor motor (amigos mais fortes e com maior fôlego empurrando).
Imagina na F1
Comecei a acompanhar F1 em 1986 ou 1987, desde entao escuto essa conversa.
Vídeo sensacional. Dá para aproveitar a F1 sem ser torcedor incondicional. Há prazer em acompanhar a técnica
ADM levando o conceito de curva de Pareto à F-1. Sensacional!
Adoro quando o Rodrigo cutuca os dogmas da Igreja Sagrada da Sexta Marcha, ou seja, em todos o vídeos do canal, kkk. Muito bom que o UA-cam tenha uma pessoa que desmistifica os " dogmas e lendas" da F1 e traga a consciência e imaginação do povo nada mais nada menos do que a realidade.
Isso é praticamente um fenômeno do brasileiro, apesar de lá fora, alguns pensarem assim, esse pensamento virou quase que uma seita, principalmente depois de 94
@@exaltabagres e não é apenas restrito a f1, acontece com outros esportes também. O Brasil tem a capacidade de ser uma potência esportiva, mas desperdiçamos. O que sobra é apenas contemplar o passado onde tínhamos lampejos de competitividade.
Não adianta, não tem milagre na F1. Podemos até ter nosso pilotos favoritos e amados, mas sem ter o melhor carro com o melhor piloto não se faz um campeão. Os números estão ai postos e bem postos nesse vídeo. Bom trabalho.
Vídeo fantástico e necessário para todos nós que amamos a Fórmula 1. Nunca existiu e nunca existirá um campeão com carro fraco ou mediano.
De cabeça, eu só colocaria a temporada 2018 na lista dos campeonatos em que tivemos dois carros muito parelhos. Porque a Ferrari tinha um excelente carro, provavelmente o mais rápido do grid, mas o Vettel teve a temporada mais infeliz da carreira dele cometendo incríveis 7 erros graves que culminaram em perdas de pontos e/ou abandonos, nenhum deles foi por quebra. Não fossem esses muitos erros, desconfio que o Vettel poderia ter faturado o título. Naquela temporada, o segundo piloto da Ferrari (Raikkonen) pontuou mais que o segundo piloto da Mercedes (Bottas). Mas volta num ponto repetido no vídeo: na pior das hipóteses a Mercedes tinha o segundo melhor carro, muito perto da Ferrari.
Se um vídeo desses parar no Instagram, causa revolta entre a pachecada
Em 1982 e 83 o que mais fez diferença foi a confiabilidade. Em 87 foi a autonomia dos carros. Hoje não os não quebram e são precisos na autonomia. Hoje o que prevalece é a velocidade.
Só não reconhece o valor que o Piquet tem no automobilismo quem é maluco 😂😂
Pode crer irmão, o maluco ganhava com os carros "não favoritos!!!" Impressionante!!!
o que ele fez na Lotus??? nada x nada
Só as viúvas do Senna
Gostando ou não do Piquet, ele é indiscutivelmente o piloto mais revolucionário da história do automobilismo.
Eu sou maluco
Para mim 2007 é o mesmo caso de 1986, a equipe disputa entre si e entrega o titulo
Lucy in the sky with diamonds!! O Admir pira com essas sitações !!!! Kkkkk
Ah! As saudosas corridas de bigas! Como é bom ter nascido à 10 mil anos atrás!😂😂😂
Parabéns pelo excelente conteúdo, Rodrigo.
Eu simplesmente, acompanho F1 depois do que ele fala, desde 80, 90, 00 e assim, olha tem canal de ex pilotos, que nem se comparam com suas Avaliações.🎉
O q ocorre é que no passado os carros quebravam com bastante frequencia, então varios carros diferentes ganhavam corridas. Hoje é bem mais equilibrado, mas um carro melhor vai ganhar mais por quebrar pouco.
Rapaz a mãe até coça para marcar um pessoal que fala de f1 aqui no UA-cam , para pegar essa aula. 😂😂😂😂
Para alegria das discussões!! Excelente vídeo Ademir
Nelson Piquet é GENIAL
Apesar do profundo ressentimento do apresentador pelo Senna (já que depois de sua morte ninguém gostava mais de fórmula 1), o roteiro é em escrito e o vídeo bem feito. Obrigado ADM.
Fale só por vc colega!
Show de bola esse vídeo. ❤
Eu sempre tive essa opinião de que a grande maioria dos pilotos campeões mundiais tinham o melhor carro. Agora tenho dados mais do que precisos para provar.
Sou fã do Senna. Levou o aprimoramento físico ao extremo na F1. Hoje todos treinam. Mas... Sem nacionalismo, o Prost foi o cara dos anos 80: um dos melhores acertadores de carro, rápido, metódico. O baixinho era diferenciado.
adoro o humor do Adm, alem de informativo ainda dou altas risadas.
A pergunta sobre 2007 é o quão melhor era o carro da Ferrari, para Kimi e Massa lutarem contra Alonso e Hamilton?
Para mim o problema foi que hamilton e alonso se mataram juntos!! Com isso sobrou vitórias e pontos para Ferrari!! Lembrando que o alonso foi punido por atrapalhar o Hamilton no qualy e o Hamilton também perdeu o campeonato na China ao errar no entrar nos boxe!!!
Outra coisa a Mclarem fez mais pontos nos construtores, mas foi eliminada!!
Em 2007 e 2008 a Ferrari estava ligeiramente melhor que a McLaren, mas a série de problemas que Kimi e Massa tiveram equilibrou a disputa com o Hamilton.
Todos com o melhor carro, lembrando Perez tá no melhor carro, é aí q o piloto faz a diferença, enquanto ele briga pra chegar no pódio, Max vence com 20s d vantagem
Eu estava esperando muito esse vídeo, e eu nem terminei ele ainda
"A Ratanabá..." - Morri! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O que o povo gosta é de competição , imprevisibilidade e o risco. Nos anos 80, existia competição entre ao menos 2 ou 4 pilotos, sentados em máquinas de combustão absurdas e ainda com brasileiros bem posicionados. Prova disso é que Senna/Prost dava grande audiência, mesmo que os carros deles estivessem muito à frente dos outros.
muito bom o video! gostaria de ver um no mesmo teor, mas falando dos pilotos em vez de equipes...
Excelente pesquisa. Mas se todo fabricante quer ter o melhor piloto, a regra aumenta a força quando aquele é o melhor fabricante. Então fica a pergunta: e os companheiros de equipe? Quais os melhores?
"Não importa o carro que você dirigi e sim o motorista que dirigi que vai dirigir o carro "😂😂
Top Rodrigo.... não sabia que Prost ganhou 3 provas em 81....Como ele sempre foi constate e com bons carros
Ué não foram 4 vitórias do Prost em 1981?
@@murilocarvalho2903 Foram 3 mesmo... França, Itália e Holanda. Em 84 foram 4...Ele era muito constante
Tem razão, foram 3 mesmo. Alan Jones ganhou a última e não Alain Prost.
Corridas de biga foi a melhor! Ótimo vídeo!
ADM, meu processo de ficar cético com esses comentários foi exatamente assim! Eu ouvia os caras falando quando eu era criança, cresci um pouco, os mesmos argumentos. Passaram 15 anos, os mesmos argumentos.
Obviamente que errado está esse argumento furado de que o passado era melhor. Em relação ao esporte foi um marco pra mim, mas vale pra tudo na vida. Comportamento social, arte, violência, escolha o tema. Vai ter alguém elogiando o passado.
E basta ter memória e o mínimo de espírito crítico. Vc começa a notar a inconsistência.
Obrigado a vc e ao Houston por serem a voz da razão, com talento para expor isso de maneira tão divertida no UA-cam.
Costumo falar, nessas discussões, é que antes os carros eram mais suscetíveis a quebras, o que gerava a possibilidade de vitórias inesperadas.
Não é o caso de quebras, mas uma vitória inesperada que não acontece mais é caso do Canadá 1991
Bem colocado, um piloto bom da um norte a equipe. É só ver a Alpine, quando o Alonso voltou ela começou a fazer boas exibições. Esse ano onde ele nao esta mais lá, a Alpine sumiu. O que demonstra que o Ocon é mediano, pois nao conseguiu liderar o desenvolvimento do carro.
Piquet foi o gênio das pistas... tri com 16 vitórias.. sem o melhor carro do grid!!
Tri com 20 vitórias, depois mais três vitórias pela Benetton
Vídeo sensacional, muito bem explicado.
O melhor. Simples. Parabéns ADM!
Belo roteiro, menino Rodrigo... Sempre se superando em apresentar dos dados na time line da F1
Esse vídeo é uma aula!! Top d+ Rodrigo...
Para ficar mais fácil de todos entenderem.
As pessoas hoje dizem que os carros andam sozinhos, meio que comparar um iPhone 15 pró Max com um iPhone 1. Óbvio que o 15 é superior ao primeiro, mas hoje, na realidade, todos os pilotos tem o mesmo carro, como se você tivesse comparando um iPhone 15 pró Max contra um S23 ultra (um pouco melhor).
Antigamente a disparidade era tão grande que era como comparar um iPhone 1 com um Nokia 5200. Ambos lançados em 2007 sendo o iPhone infinitamente melhor que o Nokia e olha que o 5200 era um baita de um aparelho.
Essa disparidade mega blaster não se aplica muito porque as Equipes "Nokia" sequer competiam. Muitas nem chegavam na classificação. Sempre houve disparidades, mas antes haviam mais imprevistos, até o cálculo de combustível era falho, o que poderia abrir uma brecha para os azarões.
vídeo didático pra esfregar na cara dos saudosistas o fato de que na história da F1 a REGRA é o campeão vencer o título guiando o melhor carro, simples, admitir isso não diminui em absolutamente NADA os grandes do passado e do presente, até pq esses grandes pilotos não guiam/guiaram ótimos carros à toa!
Excelente seu canal ! Parabéns ! Por favor , gostaria de ouvir um comentário seu de como seriam os f1 atuais sendo AWD ! Será q virariam mais rápidos ? 👍🏻