Fala Devs tudo bem? Houve uma pequena mudança na instalação do OhMyPosh, depois vou gravar um novo vídeo atualizado sobre este tema, mas basicamente a única coisa que mudou foi a instalação do oh-my-posh que agora precisa ser realizada via loja de aplicativos do windows ou via winget, conforme abaixo: No seu terminal do Powershell digite: winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh --source winget Com esta nova versão, dentro do arquivo de profile do usuário, que é acessado via (code $PROFILE) deve-se substituir esta linha abaixo: Set-PoshPrompt -Theme "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" Por esta linha: oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression Fora isso tudo continua o mesmo. Lembro ainda que os procedimentos devem ser realizados usando a versão mais recente do Powershell ( apps.microsoft.com/store/detail/powershell/9MZ1SNWT0N5D ), que também está disponível na loja de aplicativos do windows. Abs.
Além de um ótimo conteúdo e didática ,uma pessoa com uma enorme disposição em ajudar quem está começando .Relatei um problema ao Dev Ricardo em um Domingo a noite,com boa vontade e paciência resolveu meu problema . Um grande abraço e muito sucesso!! Obrigado!
@@ricardo-emerson de ontem pra hoje apareceu esta mensagem : Import-Clixml: C:\Users\ander\OneDrive\Documents\PowerShell\Microsoft.PowerShell_profile.ps1:18 Line | 18 | … (Test-path $HistoryFilePath) { Import-Clixml $HistoryFilePath | Add-H … | ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ | Root element is missing. conseguiria me tirar a dúvida sobre o que devo fazer ?
Muito obrigado @Eduardy Lopes. Infelizmente, muita gente assiste mas não se inscreve. Este vídeo hoje está com mais de 1.300 visualizações, mas apenas 44 pessoas se inscreveram. Isso desanima bastante devido ao grande trabalho que há em se criar conteúdos para o UA-cam, mas são comentários como o seu que me dar força pra prosseguir.
@@ricardo-emerson Já aproveitando, me tira uma dúvida? já cheguei a ver alguns terminais que mostram a conexão do usuário com a aws no canto do terminal, sabe como posso implementar isso nas configurações já existentes? seria algo como "@aws-sa-east-1", pra verificar isso ele busca as chaves do usuário nas variáveis de ambiente, e provavelmente faz uma conexão ao abrir o terminal.
@Eduard Lopes no site do oh-my-posh tem a área de configuração conforme link abaixo: ohmyposh.dev/docs/segments/aws Adiciona esta configuração através do comando code $HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json e adiciona esta configuração na linha 81, após ..."type": "prompt" }, { "alignment": "right", "type": "prompt", "segments": [ { "type": "aws", "style": "plain", "powerline_symbol": "\uE0B0", "foreground": "#FFA400", "template": " \uE7AD {{.Profile}}{{if .Region}}@{{.Region}}{{end}}" } ] }, Fiz aqui e ficou alinhado a direita.
Olá @Eduardy Lopes, seguinte eu usei por muito tempo, uns 7 anos, o macOS, que é o melhor do dos mundos (Windows e Linux), no entanto não consegui mais atualizar o macOS para versões mais novas e como eu usava via Hackintosh, desisti de usar o macOS e fui para o Linux e devo ter usado este por uns 2 anos. No entanto, como vim do macOS que tem um visual muito bonito, não consegui encontrar isso no Linux, por mais que tenha usado várias distribuições. Também não queria usar o windows 10 (na época) porque achava ele muito feio. Quando saiu o Windows 11, gostei muito do visual dele que de certa forma até ficou um pouco parecido com macOS e a microsoft também tem o Microsoft PowerToys que é um conjunto de ferramentas utilitárias que hoje está muito rica em funcionalidades e quando decidi voltar para o Windows não tinha 3 das funcionalidades atuais que são muito legais. (Depois vou fazer um vídeo mostrando quais). No Windows também encontrei mais ferramentas que estavam no mesmo nível das que usava no macOS, sendo as que existem no PowerToys várias delas. Diante disto o grande desafio seria o terminal, porque não queria usar o terminal padrão do Powershell, uma vez que o meu terminal no macOS e linux tinham muitos recursos úteis e aí depois de muita pesquisa consegui chegar no terminal que explico no vídeo que ficou igual ao que usava antes. Sobre windows x linux, o windows a partir da versão 10 com WSL passou a ter um cuidado melhor para os desenvolvedores e hoje com windows 11 na minha opinião está muito bom. Eu particularmente não uso o WSL pra terminal com linux e até mesmo desenvolver do lado do linux, devido a algumas particularidades no desenvolvimento de aplicativos móveis. Assim, decidi usar tudo direto no Windows. Uso o WSL apenas com o Docker Desktop, que já configura todo o WSL pra mim. Depois farei um vídeo também sobre essa instalação simplificada.
Show de bola a explicação, so uma curiosidade e vicio. Teria como configurar o autocompletar para que o tab funcione no comando que está mostrando no prompt inves de buscar outro comando. Pois para ativar o comando opaco do autocompletar tem pressionar a seta para direita, queria ver se tem como fazer o tab. Poderia me dar esta dica.
Obrigado @Edson Rodrigues. Sobre seu questionamento, sugiro que olhe a documentação do PSReadLine (github.com/PowerShell/PSReadLine). Na configuração que ensino, a instrução que exibe o menu é: Set-PSReadLineKeyHandler -Key Tab -Function MenuComplete Na documentação existe uma dica pra usar: Set-PSReadLineKeyHandler -Key Tab -Function Complete Mas no caso acima, não exibiria mais o menu. A não ser que você configure outra tecla pra exibir o menu.
Consegui resolver atualizando as fontes. Notei outra questão, ao entrar em um projeto flutter, é exibida a versão global, não a versão definida para o projeto. Tem como resolver?
Obrigado. Atualmente eu estou usando no meu terminal a fonte JetBrainsMono Nerd Font. Tenta realizar o download dela em www.nerdfonts.com/font-downloads e após isso, basta você definir a fonte JetBrainsMono Nerd Font no seu Windows Terminal na seção Padrões -> Aparência -> Tipo de Fonte .
Se você estiver utilizando o VSCode tem como incluir essa configuração do vscode para o projeto e no terminal do vscode ele vai utilizar a versão informada através de fvm use // Arquivo .vscode/settings.json "dart.flutterSdkPath": ".fvm/flutter_sdk", "dart.sdkPath": ".fvm/flutter_sdk/bin/cache/dart-sdk", // Remove .fvm files from search "search.exclude": { "**/.fvm": true }, // Remove from file watching "files.watcherExclude": { "**/.fvm": true }, Via Powershell você pode incluir essa configuração ao seu arquivo de profile e quando você acessar a pasta do projeto ela vai ler a versão definida pelo fvm. O problema é que essa configuração sobrecreve a configuração de temas do OhMyPosh e não é possível usar junto. function Set-FvmFlutterPath { $fvmFlutterPath = (Get-Item -Path ".fvm/flutter_sdk/bin/flutter.bat" -ErrorAction SilentlyContinue) if ($fvmFlutterPath) { $env:PATH = "$($fvmFlutterPath.Directory);$($env:PATH)" } } function prompt { Set-FvmFlutterPath # Mantém o prompt padrão $orig_prompt = & {Get-Command prompt | ForEach-Object {$_}}.Definition Invoke-Expression $orig_prompt }
💸 Ganhe descontos e cupons em suas próximas compras se cadastrando na CUPONOMIA e já ganhe R$ 5,00 de bônus se cadastrando pelo meu link: www.cuponomia.com.br/ref/0ac2c186527b
Exatamente meu amigo, também usava o Linux e macOS e sempre tive meu terminal customizado e quando vim pro Windows foi a primeira coisa que procurei mudar para que eu pudesse ter produtividade no terminal.
Obriagdo pelo conteúdo. Mas tenho um probleminha no meu terminal, aparece de seguinte forma: josed in C:\Windows\System32 >. Quero que apareça josed in ~. Mas só apaarece quando abro uma nova aba. Como posso resolver isso?
Que bom que você gostou . Para o correto funcionamento da configuração do Powershell, todos os comandos mencionados no vídeo precisam ser executados na versão 7 ou superior do mesmo. Caso tenha feito conforme explicado acima, você deve acessar as configurações do terminal e no perfil do Powershell, procure o tópico Diretório inicial e no campo abaixo informa o valor: %USERPROFILE%
bom dia Ricardo, tudo bem? venho pedir ajudar, até semana passada essa configuração ministrada acima, estava tudo bem, agora o powershell atualizou para o 7.2.6 e está gerando um erro sempre que abro o mesmo, colo aqui o erro, se vc souber de algo, por favor ajude. erro: … (Test-path $HistoryFilePath) { Import-Clixml $HistoryFilePath | Add-H … Unexpected end of file has occurred. The following elements are not closed: Objs. Line 25, position 9.
Bom dia Michel. Tudo bem graças a Deus e com você? No link do material do vídeo, bem no final existe um tópico sobre assuntos não abordados no vídeo. Lá eu comento sobre um erro que pode ocorre e como resolver. O seu problema está parecendo ser o mesmo que abordo lá e pra corrigir, basta você abrir o seu terminal e na sua pasta de usuário do windows executar o comando: rm .\.ps_history Após isso é só fechar o terminal e abrir novamente.
Estou tento este erro no vscode :: oh-my-posh : O termo 'oh-my-posh' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido incluído, veja se o caminho está correto e tente novamente.
As configurações que uso no VSCode para o terminal são estas: "terminal.integrated.defaultProfile.windows": "PowerShell", "terminal.integrated.shellIntegration.enabled": true, "terminal.integrated.profiles.windows": { "PowerShell": { "source": "PowerShell", "args": ["-nologo"] } },
Oi estou assistindo o vídeo hoje e estou esbarrando em um problema parecido "Import:Module" The specified module 'oh-my-posh' was not loaded because no valid module file was found in any module directory . Estou quebrando a cabeça e não consegui resolver
a forma de instalação e import do oh-my-posh mudou, para instalá-lo vc pode digitar no terminal o comando: winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh -s winget e no seu arquivo de profile (code $PROFILE) deve importar o mesmo usando o comando abaixo: oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression
Opa Ricardo, shoow a aula uma duvida por favor, como faço pra buscar ultimos arquivos modificados pelo powershell? tentei alguns Get-ChildItem mas tem retornado erro bg :D
In an effort to grow oh-my-posh, the decision was made to no longer support the PowerShell module. Over the past year, the added benefit of the module disappeared, while the burden of maintaining it increased. However, this doesn't mean oh-my-posh disappears from your terminal, it just means that you'll have to use a different tool to install it. Não é mais suportado para o Power Shell o oh-my-posh
Isso mesmo @Paulo Oliveira. Quando fiz o vídeo essa era a forma de instalar ele. Agora ele deve ser instalado via Microsoft Store (loja de aplicativos do windows), só procurar lá por oh-my-posh (apps.microsoft.com/store/detail/XP8K0HKJFRXGCK) e fazer a instalação. E no arquivo de profile do usuário deve-se modificar a forma de como o mesmo é executado para: oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression Depois vou gravar outro vídeo atualizando este.
@@ricardo-emerson Boa noite mestre! Nossa, que rapidez para responder, muito obrigado de coração, o senhor foi muito solicito em me ajudar. Gratidão eterna. Vou esperar pelo seu vídeo de atualização. Deus abençoe meu irmão, um forte abraço!
Olá @Ramon Santos, depois vou gravar um novo vídeo, mas basicamente a única coisa que mudou foi a instalação do oh-my-posh que agora precisa ser realizada via loja de aplicativos do windows e não mais via linha de comandos no Powershell. Com esta nova versão, dentro do arquivo de profile do usuário, que é acessado via (code $PROFILE) deve-se substituir esta linha abaixo: Set-PoshPrompt -Theme "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" Por esta linha: oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression Fora isso tudo continua o mesmo. Lembro ainda que os procedimentos devem ser realizados usando a versão mais recente do Powershell (www.microsoft.com/store/productId/9MZ1SNWT0N5D), que também está disponível na loja de aplicativos do windows.
Vi que teve um Will que se inscreveu no Telegram do canal. Caso tenha sido você, no canal tem uma postagem deste vídeo. Se ficar melhor pra vc explicar por lá tenta cometar na postagem.
Você precisa realizar a configuração inicial do Windows Terminal. Vai em configuração e lá no primeiro item chamado Inicialização, basta escolher o perfil padrão para Powershell e o aplicativo de terminal padrão verificar se está o Windows Terminal. Fazendo isso já vai resolver
Olá, depois que meu powershell foi atualizado para a versão 7.2.5 começou a dar este erro: "Import-Clixml: Root element is missing.". Meu Profile está como mostrado no seu video, o erro ocorre na linha 19: if (Test-path $HistoryFilePath) { Import-Clixml $HistoryFilePath | Add-History } Sabe o que poderia ser?
Olá Mbtc, se você olhar no link do material do vídeo, bem no final eu adicionei um tópico chamado "Assuntos não abordados no vídeo", lá eu falo dessa situação e mostro como resolver. Basta que vc abra o seu terminal e após o erro, estando na sua pasta de usuário do windows, executar o comando: rm .\.ps_history Após a execução do comando basta reiniciar o seu terminal.
fala devs, a seguinte mensagem esta aparecendo pra mim quando tento executar o code $PROFILE: code: The term 'code' is not recognized as a name of a cmdlet, function, script file, or executable program. Check the spelling of the name, or if a path was included, verify that the path is correct and try again. alguem consegue me ajudar?
Você está com o Visual Studio Code instalado? Porque o comando code é o Visual Studio Code. Se não estiver precisa instalar ele e tem que deixar marcada a opção pra ele adicionar ao path.
Opa que video top!!! Aqui vai uma dica pois eu esbarrei com um erro: oh-my-posh: The term 'oh-my-posh' is not recognized as a name of a cmdlet, function, script file, or executable program. Check the spelling of the name, or if a path was included, verify that the path is correct and try again. quem esbarrar no mesmo, só usar o comando abaixo que resolve: winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh -s winget
Olá @iasmimcalistro8205 que bom que você gostou. O OhMyPosh não está mais disponível pra ser instalado via comando (Install-Module oh-my-posh -Scope CurrentUser). Agora ele pode ser instalado via Loja do Windows ou via winget como você demonstrou acima. Obrigado pela dica, vou deixar seu comentário fixado para que possa ajudar outras pessoas.
Boa tarde, tudo bem? Já tentei as opções que estão descritas nos comentários mas eu não consigo resolver essa mensagem Hey friend In an effort to grow oh-my-posh, the decision was made to no longer support the PowerShell module. Over the past year, the added benefit of the module disappeared, while the burden of maintaining it increased. However, this doesn't mean oh-my-posh disappears from your terminal, it just means that you'll have to use a different tool to install it. All you need to do, is follow the migration guide here: Alguem poderia me ajudar?
Houve uma pequena mudança na instalação do OhMyPosh, depois vou gravar um novo vídeo atualizado sobre este tema, mas basicamente a única coisa que mudou foi a instalação do oh-my-posh que agora precisa ser realizada via loja de aplicativos do windows ou via winget, conforme abaixo: No seu terminal do Powershell digite: winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh --source winget Com esta nova versão, dentro do arquivo de profile do usuário, que é acessado via (code $PROFILE) deve-se substituir esta linha abaixo: Set-PoshPrompt -Theme "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" Por esta linha: oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression
@@ricardo-emerson eu já fiz esses passos, inclusive desinstalei e reinstalei e continua a mesma mensagem, eu ia até mandar mensagem la nas duvidas do flutter
Fala Devs tudo bem?
Houve uma pequena mudança na instalação do OhMyPosh, depois vou gravar um novo vídeo atualizado sobre este tema, mas basicamente a única coisa que mudou foi a instalação do oh-my-posh que agora precisa ser realizada via loja de aplicativos do windows ou via winget, conforme abaixo:
No seu terminal do Powershell digite:
winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh --source winget
Com esta nova versão, dentro do arquivo de profile do usuário, que é acessado via (code $PROFILE) deve-se substituir esta linha abaixo:
Set-PoshPrompt -Theme "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json"
Por esta linha:
oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression
Fora isso tudo continua o mesmo. Lembro ainda que os procedimentos devem ser realizados usando a versão mais recente do Powershell ( apps.microsoft.com/store/detail/powershell/9MZ1SNWT0N5D ), que também está disponível na loja de aplicativos do windows.
Abs.
Cheguei aqui por uma indicação do Rahman, pois estou migrando do MAC para o Windows, e meu amigo que vídeo show de bola. Parabéns.
Show meu amigo que bom que você gostou. Obrigado
Além de um ótimo conteúdo e didática ,uma pessoa com uma enorme disposição em ajudar quem está começando .Relatei um problema ao Dev Ricardo em um Domingo a noite,com boa vontade e paciência resolveu meu problema . Um grande abraço e muito sucesso!! Obrigado!
Prazer em ajudar Will. Abraços.
Caramba isso sim é tutorial de qualidade. Manja demais!
Muito obrigado Felipe.
Incrivel Muitobom !
Obrigado
Top a dica ,Valeu
Que bom que você gostou. 😉
Muito bom.
Vai agilizar muito o desenvolvimeto.
Obrigado...
Obrigado @giovanichaves8571 😉
Show d+ Ricardo! Ansioso pelo próximo vídeo.
Muito obrigado Ramon. Já estou na edição do próximo!!!
Cara, você é muito bom!.. Esse último comentário da atualização me ajudou bastante
Muito obrigado @Anderson Silva. Que bom que deu tudo certo.
@@ricardo-emerson de ontem pra hoje apareceu esta mensagem :
Import-Clixml: C:\Users\ander\OneDrive\Documents\PowerShell\Microsoft.PowerShell_profile.ps1:18
Line |
18 | … (Test-path $HistoryFilePath) { Import-Clixml $HistoryFilePath | Add-H …
| ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
| Root element is missing.
conseguiria me tirar a dúvida sobre o que devo fazer ?
Dá uma olhada no material do vídeo. Lá, no final, eu ensino a como resolver esta situação.
Ricardo, você é muito bom!!!
Muito obrigado @caio Moraes
Que video ótimooooooooooo!
Muito obrigado @Ana Pardini. Que bom que você gostou.
Mestre, você é d+ achei até estranho ter apenas 236 inscritos. Parabéns, ótima didática, direto ao assunto e sem enrolação.
Muito obrigado @Eduardy Lopes. Infelizmente, muita gente assiste mas não se inscreve. Este vídeo hoje está com mais de 1.300 visualizações, mas apenas 44 pessoas se inscreveram. Isso desanima bastante devido ao grande trabalho que há em se criar conteúdos para o UA-cam, mas são comentários como o seu que me dar força pra prosseguir.
@@ricardo-emerson Já aproveitando, me tira uma dúvida? já cheguei a ver alguns terminais que mostram a conexão do usuário com a aws no canto do terminal, sabe como posso implementar isso nas configurações já existentes? seria algo como "@aws-sa-east-1", pra verificar isso ele busca as chaves do usuário nas variáveis de ambiente, e provavelmente faz uma conexão ao abrir o terminal.
@Eduard Lopes no site do oh-my-posh tem a área de configuração conforme link abaixo:
ohmyposh.dev/docs/segments/aws
Adiciona esta configuração através do comando code $HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json e adiciona esta configuração na linha 81, após ..."type": "prompt" },
{
"alignment": "right",
"type": "prompt",
"segments": [
{
"type": "aws",
"style": "plain",
"powerline_symbol": "\uE0B0",
"foreground": "#FFA400",
"template": " \uE7AD {{.Profile}}{{if .Region}}@{{.Region}}{{end}}"
}
]
},
Fiz aqui e ficou alinhado a direita.
@@ricardo-emerson Entendi! Outra dúvida, o porque de vc ter migrado do linux pro windows, linux n seria melhor para desenvolvimento?
Olá @Eduardy Lopes, seguinte eu usei por muito tempo, uns 7 anos, o macOS, que é o melhor do dos mundos (Windows e Linux), no entanto não consegui mais atualizar o macOS para versões mais novas e como eu usava via Hackintosh, desisti de usar o macOS e fui para o Linux e devo ter usado este por uns 2 anos.
No entanto, como vim do macOS que tem um visual muito bonito, não consegui encontrar isso no Linux, por mais que tenha usado várias distribuições.
Também não queria usar o windows 10 (na época) porque achava ele muito feio.
Quando saiu o Windows 11, gostei muito do visual dele que de certa forma até ficou um pouco parecido com macOS e a microsoft também tem o Microsoft PowerToys que é um conjunto de ferramentas utilitárias que hoje está muito rica em funcionalidades e quando decidi voltar para o Windows não tinha 3 das funcionalidades atuais que são muito legais. (Depois vou fazer um vídeo mostrando quais).
No Windows também encontrei mais ferramentas que estavam no mesmo nível das que usava no macOS, sendo as que existem no PowerToys várias delas.
Diante disto o grande desafio seria o terminal, porque não queria usar o terminal padrão do Powershell, uma vez que o meu terminal no macOS e linux tinham muitos recursos úteis e aí depois de muita pesquisa consegui chegar no terminal que explico no vídeo que ficou igual ao que usava antes.
Sobre windows x linux, o windows a partir da versão 10 com WSL passou a ter um cuidado melhor para os desenvolvedores e hoje com windows 11 na minha opinião está muito bom.
Eu particularmente não uso o WSL pra terminal com linux e até mesmo desenvolver do lado do linux, devido a algumas particularidades no desenvolvimento de aplicativos móveis.
Assim, decidi usar tudo direto no Windows.
Uso o WSL apenas com o Docker Desktop, que já configura todo o WSL pra mim. Depois farei um vídeo também sobre essa instalação simplificada.
Grande Ricardo! Parabéns pelo conteúdo!
Obrigado Thaís.
Show de bola a explicação, so uma curiosidade e vicio. Teria como configurar o autocompletar para que o tab funcione no comando que está mostrando no prompt inves de buscar outro comando. Pois para ativar o comando opaco do autocompletar tem pressionar a seta para direita, queria ver se tem como fazer o tab. Poderia me dar esta dica.
Obrigado @Edson Rodrigues. Sobre seu questionamento, sugiro que olhe a documentação do PSReadLine (github.com/PowerShell/PSReadLine).
Na configuração que ensino, a instrução que exibe o menu é:
Set-PSReadLineKeyHandler -Key Tab -Function MenuComplete
Na documentação existe uma dica pra usar:
Set-PSReadLineKeyHandler -Key Tab -Function Complete
Mas no caso acima, não exibiria mais o menu. A não ser que você configure outra tecla pra exibir o menu.
Muito bacana Ricardo, parabéns, to feliz por ti..
Muito obrigado professor.
Muito bom. Terminal fica top!
Obrigado, realmente o terminal fica incrível mesmo com essas dicas!! 😉
Ricardo seu conteúdo e show muito bem explicado
Muito obrigado.
🔗 Participe do canal no Telegram, segue o link t.me/devclassricardo
MANERÃO!! 😎😎
Obrigado
Muito obrigado, 10/10 didatica perfeita, +1 sub
Muito obrigado. Abs.
Muito Obrigado pelo "upgrade" no Powershell,bem explicado e direto ao ponto, desejo muito Sucesso!!
Muito obrigado Will. Ter um terminal produtivo é agradável pra trabalhar é outra coisa.
Tenho outros vídeos com dicas importantes sobre o powershell. Depois vc pode conferir. Abs.
Show, obrigado Ricardo!
Obrigado Douglas
Cara que video show de bola!
Muito obrigado Carlos.
Excelente conteúdo meu amigo!
Muito obrigado Antonino.
Olá, Ricardo, muito bom o video. Muitos dos icones não estão aparecendo, saberia me indicar como resolver?
Consegui resolver atualizando as fontes.
Notei outra questão, ao entrar em um projeto flutter, é exibida a versão global, não a versão definida para o projeto. Tem como resolver?
Obrigado. Atualmente eu estou usando no meu terminal a fonte JetBrainsMono Nerd Font. Tenta realizar o download dela em www.nerdfonts.com/font-downloads e após isso, basta você definir a fonte JetBrainsMono Nerd Font no seu Windows Terminal na seção Padrões -> Aparência -> Tipo de Fonte .
Se você estiver utilizando o VSCode tem como incluir essa configuração do vscode para o projeto e no terminal do vscode ele vai utilizar a versão informada através de fvm use
// Arquivo .vscode/settings.json
"dart.flutterSdkPath": ".fvm/flutter_sdk",
"dart.sdkPath": ".fvm/flutter_sdk/bin/cache/dart-sdk",
// Remove .fvm files from search
"search.exclude": {
"**/.fvm": true
},
// Remove from file watching
"files.watcherExclude": {
"**/.fvm": true
},
Via Powershell você pode incluir essa configuração ao seu arquivo de profile e quando você acessar a pasta do projeto ela vai ler a versão definida pelo fvm. O problema é que essa configuração sobrecreve a configuração de temas do OhMyPosh e não é possível usar junto.
function Set-FvmFlutterPath {
$fvmFlutterPath = (Get-Item -Path ".fvm/flutter_sdk/bin/flutter.bat" -ErrorAction SilentlyContinue)
if ($fvmFlutterPath) {
$env:PATH = "$($fvmFlutterPath.Directory);$($env:PATH)"
}
}
function prompt {
Set-FvmFlutterPath
# Mantém o prompt padrão
$orig_prompt = & {Get-Command prompt | ForEach-Object {$_}}.Definition
Invoke-Expression $orig_prompt
}
Show! muito obrigado pelo conteúdo :)
Muito obrigado Carlos.
Meu amigo ficou top meu terminal
Muito Obrigado
Show Robson. Terminal fica outro nível mesmo. Excelente parabéns.
Muito bom o conteúdo....
Obrigado Manuel. Que bom que gostou. Abs.
Top! A partir da versão 7.4 o readline já vem com power shell.
Isso mesmo. 😉
Ainda precisa instalar e importar?
Muito bom seus vídeos, gostei vídeo ficou bem claro e direto
Obrigado Thales.
Link para o roteiro utilizado no vídeo: bit.ly/3K8HuQR
💸 Ganhe descontos e cupons em suas próximas compras se cadastrando na CUPONOMIA e já ganhe R$ 5,00 de bônus se cadastrando pelo meu link: www.cuponomia.com.br/ref/0ac2c186527b
show, muito obrigado
Muito obrigado Michel. 👍
Muito bommm! qual a musica de fundo? kk
Nome da música: Tech House vibes
mixkit.co/free-stock-music/house-and-electronica/
muito melhor de trabalhar agora. Eu sou dev acostumado com linux. Sem isso fica um pouco difícil trabalhar no windows
Exatamente meu amigo, também usava o Linux e macOS e sempre tive meu terminal customizado e quando vim pro Windows foi a primeira coisa que procurei mudar para que eu pudesse ter produtividade no terminal.
Obriagdo pelo conteúdo. Mas tenho um probleminha no meu terminal, aparece de seguinte forma: josed in C:\Windows\System32 >. Quero que apareça josed in ~. Mas só apaarece quando abro uma nova aba. Como posso resolver isso?
Que bom que você gostou .
Para o correto funcionamento da configuração do Powershell, todos os comandos mencionados no vídeo precisam ser executados na versão 7 ou superior do mesmo.
Caso tenha feito conforme explicado acima, você deve acessar as configurações do terminal e no perfil do Powershell, procure o tópico Diretório inicial e no campo abaixo informa o valor: %USERPROFILE%
bom dia Ricardo, tudo bem? venho pedir ajudar, até semana passada essa configuração ministrada acima, estava tudo bem, agora o powershell atualizou para o 7.2.6 e está gerando um erro sempre que abro o mesmo, colo aqui o erro, se vc souber de algo, por favor ajude. erro: … (Test-path $HistoryFilePath) { Import-Clixml $HistoryFilePath | Add-H … Unexpected end of file has occurred. The following elements are not closed: Objs. Line 25, position 9.
o erro é no IF do # History definitions, quem gera o erro é: Import-Clixml $HistoryFilePath
Bom dia Michel. Tudo bem graças a Deus e com você?
No link do material do vídeo, bem no final existe um tópico sobre assuntos não abordados no vídeo. Lá eu comento sobre um erro que pode ocorre e como resolver.
O seu problema está parecendo ser o mesmo que abordo lá e pra corrigir, basta você abrir o seu terminal e na sua pasta de usuário do windows executar o comando:
rm .\.ps_history
Após isso é só fechar o terminal e abrir novamente.
@@ricardo-emerson muito obrigado pela ajuda, resolveu sim, apaguei o .ps_history e resolveu
Estou tento este erro no vscode :: oh-my-posh : O termo 'oh-my-posh' não é reconhecido como nome de
cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique
a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido incluído, veja se o
caminho está correto e tente novamente.
As configurações que uso no VSCode para o terminal são estas:
"terminal.integrated.defaultProfile.windows": "PowerShell",
"terminal.integrated.shellIntegration.enabled": true,
"terminal.integrated.profiles.windows": {
"PowerShell": {
"source": "PowerShell",
"args": ["-nologo"]
}
},
@@ricardo-emerson consegui!! Era a versão do ohmyposh resolvido já!
Parabéns Laura. Abs.
Oi estou assistindo o vídeo hoje e estou esbarrando em um problema parecido "Import:Module" The specified module 'oh-my-posh' was not loaded because no valid module file was found in any module directory .
Estou quebrando a cabeça e não consegui resolver
Olha nos comentários fixados no vídeo que lá mostra como resolver.
Já tentei e não resolveu continua dando erro
a forma de instalação e import do oh-my-posh mudou, para instalá-lo vc pode digitar no terminal o comando:
winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh -s winget
e no seu arquivo de profile (code $PROFILE) deve importar o mesmo usando o comando abaixo:
oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression
Poderia me ajudar por uma outra rede social lá eu poderia mandar um print da tela do PowerShell
Opa Ricardo, shoow a aula
uma duvida por favor, como faço pra buscar ultimos arquivos modificados pelo powershell?
tentei alguns Get-ChildItem mas tem retornado erro
bg :D
por exemplo queria buscar na pasta que estou arquivos modificados nos ultimos 10 dias ^^
Muito obrigado Antônio, que bom que você gostou do vídeo.
Você pode tentar executar o comando: Get-ChildItem -Path . -Recurse| ? {$_.LastWriteTime -gt (Get-Date).AddDays(-11)}
Show Ricardo, aprendo mto contigo e obg pela dica!
Muito obrigado Antônio. Ainda vai vim muita coisa boa pela frente. Abs.
In an effort to grow oh-my-posh, the decision was made to no
longer support the PowerShell module. Over the past year, the
added benefit of the module disappeared, while the burden of
maintaining it increased.
However, this doesn't mean oh-my-posh disappears from your
terminal, it just means that you'll have to use a different
tool to install it.
Não é mais suportado para o Power Shell o oh-my-posh
Isso mesmo @Paulo Oliveira. Quando fiz o vídeo essa era a forma de instalar ele. Agora ele deve ser instalado via Microsoft Store (loja de aplicativos do windows), só procurar lá por oh-my-posh (apps.microsoft.com/store/detail/XP8K0HKJFRXGCK) e fazer a instalação.
E no arquivo de profile do usuário deve-se modificar a forma de como o mesmo é executado para:
oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression
Depois vou gravar outro vídeo atualizando este.
@@ricardo-emerson Boa noite mestre! Nossa, que rapidez para responder, muito obrigado de coração, o senhor foi muito solicito em me ajudar. Gratidão eterna. Vou esperar pelo seu vídeo de atualização. Deus abençoe meu irmão, um forte abraço!
@@paulooliveira3453 @DevClass com Ricardo tive o mesmo problema, agora não estou conseguindo configurar .. rsrs
Olá, tem video atualizado? pq esse procedimetno bugou todo o meu terminal.
Olá @Ramon Santos, depois vou gravar um novo vídeo, mas basicamente a única coisa que mudou foi a instalação do oh-my-posh que agora precisa ser realizada via loja de aplicativos do windows e não mais via linha de comandos no Powershell.
Com esta nova versão, dentro do arquivo de profile do usuário, que é acessado via (code $PROFILE) deve-se substituir esta linha abaixo:
Set-PoshPrompt -Theme "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json"
Por esta linha:
oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression
Fora isso tudo continua o mesmo. Lembro ainda que os procedimentos devem ser realizados usando a versão mais recente do Powershell (www.microsoft.com/store/productId/9MZ1SNWT0N5D), que também está disponível na loja de aplicativos do windows.
Boa tarde Ricardo ,tudo bem? Estou tendo um problema com o Ohmyposh, será que vc poderia me ajudar?
Boa tarde Will. Tudo bem graças a Deus. O que está ocorrendo?
Vi que teve um Will que se inscreveu no Telegram do canal. Caso tenha sido você, no canal tem uma postagem deste vídeo. Se ficar melhor pra vc explicar por lá tenta cometar na postagem.
Boa noite! Você usa seu instagram? Para te passar o problema por la.
No momento não estou postando conteúdo lá, mas pode enviar por lá que dou uma olhada pra você.
O meu quando eu abro o terminal pela primeira vez nao vai direto no powershell, ai tem q clicar no + ai vai
Em vez de aparecer PowerShell em cima, fica c:windows....
Como se abrisse o prompt de comando
Você precisa realizar a configuração inicial do Windows Terminal.
Vai em configuração e lá no primeiro item chamado Inicialização, basta escolher o perfil padrão para Powershell e o aplicativo de terminal padrão verificar se está o Windows Terminal.
Fazendo isso já vai resolver
Olá, depois que meu powershell foi atualizado para a versão 7.2.5 começou a dar este erro: "Import-Clixml: Root element is missing.".
Meu Profile está como mostrado no seu video, o erro ocorre na linha 19: if (Test-path $HistoryFilePath) { Import-Clixml $HistoryFilePath | Add-History }
Sabe o que poderia ser?
Olá Mbtc, se você olhar no link do material do vídeo, bem no final eu adicionei um tópico chamado "Assuntos não abordados no vídeo", lá eu falo dessa situação e mostro como resolver.
Basta que vc abra o seu terminal e após o erro, estando na sua pasta de usuário do windows, executar o comando:
rm .\.ps_history
Após a execução do comando basta reiniciar o seu terminal.
@@ricardo-emerson Muito obrigado! Deu certo!
fala devs, a seguinte mensagem esta aparecendo pra mim quando tento executar o code $PROFILE: code: The term 'code' is not recognized as a name of a cmdlet, function, script file, or executable program.
Check the spelling of the name, or if a path was included, verify that the path is correct and try again.
alguem consegue me ajudar?
Você está com o Visual Studio Code instalado? Porque o comando code é o Visual Studio Code.
Se não estiver precisa instalar ele e tem que deixar marcada a opção pra ele adicionar ao path.
Opa que video top!!!
Aqui vai uma dica pois eu esbarrei com um erro:
oh-my-posh: The term 'oh-my-posh' is not recognized as a name of a cmdlet, function, script file, or executable program. Check
the spelling of the name, or if a path was included, verify that the path is correct and try again.
quem esbarrar no mesmo, só usar o comando abaixo que resolve:
winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh -s winget
Olá @iasmimcalistro8205 que bom que você gostou.
O OhMyPosh não está mais disponível pra ser instalado via comando (Install-Module oh-my-posh -Scope CurrentUser). Agora ele pode ser instalado via Loja do Windows ou via winget como você demonstrou acima.
Obrigado pela dica, vou deixar seu comentário fixado para que possa ajudar outras pessoas.
Boa tarde, tudo bem?
Já tentei as opções que estão descritas nos comentários mas eu não consigo resolver essa mensagem
Hey friend
In an effort to grow oh-my-posh, the decision was made to no
longer support the PowerShell module. Over the past year, the
added benefit of the module disappeared, while the burden of
maintaining it increased.
However, this doesn't mean oh-my-posh disappears from your
terminal, it just means that you'll have to use a different
tool to install it.
All you need to do, is follow the migration guide here:
Alguem poderia me ajudar?
Houve uma pequena mudança na instalação do OhMyPosh, depois vou gravar um novo vídeo atualizado sobre este tema, mas basicamente a única coisa que mudou foi a instalação do oh-my-posh que agora precisa ser realizada via loja de aplicativos do windows ou via winget, conforme abaixo:
No seu terminal do Powershell digite:
winget install JanDeDobbeleer.OhMyPosh --source winget
Com esta nova versão, dentro do arquivo de profile do usuário, que é acessado via (code $PROFILE) deve-se substituir esta linha abaixo:
Set-PoshPrompt -Theme "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json"
Por esta linha:
oh-my-posh init pwsh --config "$HOME\AppData\Local\oh-my-posh\spaceship.omp.json" | Invoke-Expression
@@ricardo-emerson eu já fiz esses passos, inclusive desinstalei e reinstalei e continua a mesma mensagem, eu ia até mandar mensagem la nas duvidas do flutter