Essa de não poder fazer sinal pro ônibus é meio complicada: pode sim e os motoristas encorajam, mas os canadenses acham que não precisa. Eu faço porque eu pego ônibus em lugares onde várias linhas páram. Meu marido, canadense, não gostava quando eu fazia mas teve que parar de reclamar quando eu entrei em um ônibus e o motorista me agradeceu por ter feito sinal, reclamou que pouca gente faz. Mas eu faço um sinal mais discreto do que eu fazia no Brasil. E também faço não com a mão quando não quero certo ônibus, os motoristas também parecem apreciar não ter que parar a toa.
Meu mico em relação ao onibus não foi acenar para parar, mas sim quando estava pra descer eu não sabia que tinha que encostar na porta pra ela abrir. O busão parou e eu fiquei lá parada esperando o motorista abrir a porta. 😂😂😂 até que uma pessoa do lado me mostrou como fazia. O pior é que depois dessa que percebi que está escrito as instruções na porta. 🤣🤣🤣
Se eu fosse viver no Canada, eu não teria problemas de adaptações. Eu já sigo naturalmente esses hábitos aqui no Brasil mesmo. Exceto a regra relacionada com o papel higiênico porque não existe a alternativa.
Adorei! Sempre defendi que a bicicleta deveria seguir as regras de trânsito. Ainda mais porque sou a favor do uso de biblioteca então todos devemos seguir as regras para evitar problemas e acidentes.
Pra variar, adorei. Não falar auto pra não incomodar pessoas ao redor, meu Deus, esse é o melhor kkkkkkkk, adoro silêncio e todas s vezes que estava aí aproveitava ao máximo isso rssrs... vídeo muito legal!
P.S. Eu observei o sanitário no Brasil (a parte do lado) e o sanitário daqui para entender porque não deu certo jogar papel no sanitário do Brasil, eu fiz um vídeo, o sanitário do Brasil tem o vão de decida mais estreito e o ângulo da curva também, já aqui é largo, mas só joguem papel higiênico, uma vez joguei papel toalha (que é papel) e entupiu, por favor, o lixeiro está alí para os absorventes e tampões, lencinhos umedecidos, etc., só papel higiênico é que vai no sanitário (além dos dejetos).
Também aprendi sobre a escada rolante em Paris em 2014, achei estranho na época, pois pra mim a escada rolante está ali pra vc não fazer esforço rsrsrs
Na linha amarela aqui de são paulo, o pessoal obedece a regra de esperar o pessoal sair do metro, mas o mistério é, as mesmas pessoas que esperam, quando chegam em outra linha esquece tudo e se transformam em verdadeiros animais.
Aqui no Rio não dá certo, principalmente no metrô porque se você não entrar logo quando ele parar, a multidão te atropela e você não consegue entrar. Já tentei várias vezes esperar com educação, não deu tempo e o metrô foi embora. Sem falar que já me empurraram quando entrei e saí do outro lado da porta, literalmente me empurraram para fora do metrô!! Kkkkk
Sim verdade ,várias vezes esperei com educação mas bah não adianta. Quando vê vem como animais tudo te empurrando gente de TODAS as idades . Parece que vão morrer se n sentarem. E olha que moro em Sc e sou daqui n muda nada
A questão da escada rolante é sobre a distribuição das cargas na estrutura. Muito peso de um lado só com espaço vago do outro lado prejudica o equipamento. Você não vai notar isso em um dia ou um mês, então pode parecer besteira. Mas é sério. Do ponto de vista mecânico, a escada rolante foi feita para carregar peso no centro ou simetricamente nas laterais, não em uma lateral só. A longo prazo, acumular o peso todo de um lado só gera mais manutenções, mais interdições, mais custos para o shopping ou estação de metrô etc. E eu imagino que eles repassem os custos dessas coisas para o consumidor através de alugueis das lojas, elevação das tarifas das passagens, qualquer coisa do tipo. É tudo muito indireto e muito lento, portanto invisível.
@@dalmymacedo1168 hahah mas você acha que as escadas e esteiras rolantes estão estrategicamente em metrôs, aeroportos pra vc apreciar as pessoas com pressa? Elas servem pra que você chegue mais rápido e não perca o seu transporte. A regra de ficar parado a direita e deixar espaço a esquerda funciona em todo lugar do mundo. Mas ainda tem gente que acha que é legal impedir o trânsito. Experimente passar pela experiência de se atrasar (pq pode acontecer com qualquer um) e você precisar subir escadas de concreto com MALAS.
Gente, tenho 17 anos, estou viciado em coisas do Canadá, até hockey eu tinha começado a assistir. Esse canal está sendo muito bom pra mim, estou maratonando, até vídeos antigos. Amei demais o canal de vocês 😍❤️👌🏾
Em São Paulo a escada rolante congestiona. A regra existe, mas em horário de pico, dependendo da estação a quantidade de pessoas fica igual nos dois lados.
SP é bem corrido, então tem sim essa coisa de deixar o lado esquerdo livre, porém quando é horário de pico, vai uma multidão para descer/subir a escada. Para entrar no metrô, também esperamos, porém sempre tem uns três que entram empurrando de volta para dentro quem estava prestes a sair.
Gostei dessa lista. Tirando o caso do ônibus eu sigo todas, principalmente quando estou com minha família na Alemanha. No Rio de Janeiro se vc não fizer o sinal ele passa direto, as vezes até quando a pessoa faz 😊. 🇧🇷🇩🇪
O motorista do onibus espera voce entrar ou sair, ninguem tem pressa e se necessario o pessoal de dentro sai do bus pra pessoa sair sem precisar passar atropelando
Olha que legal. Há tambem a regra quando o onibus escolar pára para pegar uma criança e os carros que estão na frente do onibus e que vao cruzá-lo tem de parar até o onibus sair. O próprio ônibus escolar tem uma plaquinha de pare que é acionada no momento que o ônibus pára. Outra coisa, adoro a regra da escada rolante e de entrar em casa tirando os sapatos. Valeu o vídeo.
A regra da escada rolante e transporte tb serve para os USA. Quanto a falar alto em lugares publicos, depende da provincia. Aqui onde moro o povo fala alto sim!
Fui para o canada ano passado e já sabia dessas regras ,inclusive como e o atendimento em um restaurante muito bom conhecer a cultura do país antes de viajar ,parabéns 👍👍👍👍👍espero que em 2021 eu volte para o canada .
Adorei. Me vi em várias situações. No meu primeiro dia no Canadá eu fiquei 15 minutos esperando ônibus. Não sabia que tinha hora certa....e quando chegou, eu P da vida, dei sinal e motorista que ficou me encarando... Quanto a escada rolante, aprendi isso na França com minha mala gigante ao meu lado e uma mulher passou gritando e me empurrando... Percebi na hora... Aqui no Brasil o povo não faz fila, faz aglomeração. Eu passo rápido na escada pedindo licença. Aqui até que não tem problema de esperar pessoas saírem no ônibus porque entra por um lado e sai por outro. Metrô que deve ser complicado. Hoje em dia, a maioria das casas já estão preparadas para o papel higiênico no vaso. Só banheiros públicos que é regra para jogar no lixo. Mulher costuma ter mais problema porque gasta uma tonelada de papal toda vez que vai ao banheiro. E o ciclista brasileiro é o mais mau educado. Quer respeito dos carros mas não respeita os pedestres. Agora, com essa pandemia, muita gente está adorando essa questão dos calçados fora de casa. Aí só pegou a regra pelo que a Fabiana falou. As ruas são mais molhadas e as casas costumam ter carpete.. "Não fale alto em lugares públicos" não combina com carioca....
3:14 haha, se alguem tenta entrar quando eu to saindo, essa pessoa sai junto comigo! Em relação aos horarios dos onibus serem pontuais, fale isso apenas por Vancouver, aqui em Toronto tem linhas q são uma zona. Em relação a acenar, nos pontos tem placas falando para as pessoas sinalizarem para o motorista parar depois de certo horario (acho q depois das 8pm)
Esse do ônibus é simples, pq todos os ônibus deveriam parar em todos os pontos de ônibus q forem das suas rotas. Mas como aqui os motoristas acabam se atrasando mt eles passam direto pra tentar recuperar esse tempo. Mas se fossem um pouco mais responsáveis ele deveriam parar em todos os pontos e isso faria com q as pessoas n precisassem pedir pra eles pararem.
O que eu achei interessante é que na casa que eu fiquei era assim tbm, tinha que tirar o sapato quando entrava, mas na casa que meu amigo ficou, a gente só precisa teve que tirar o sapato dps da primeira neve, tanto que quando eu cheguei lá pela primeira vez, a host dele me disse, não precisa tirar o sapato não. Aí quando nevou, ela pegou e informou que a partir de então a gente tinha tirar
No metrô de São Paulo, a sinalização diz que quem for desembarcar, deve sair pelo meio da porta e quem for embarcar, deve entrar pelas laterais. Porém, confesso que no dia a dia as pessoas não respeitam isso. Concordo mais com a ideia de esperar as pessoas saírem e depois embarcar.
Imagina, isso em SP do lado esquerdo da escada faz anos que existe. Eu uso transporte público desde sempre e sempre usamos essa regra. Inclusive uso muito o lado esquerdo livre pq to sempre andando na escada.
Casal parabéns pelo canal sempre divino, jaja estamos por ai kkk... Eu trabalhei muitos anos no centro de SP só dois pontos que ri muito aqui, não para do lado esquerdo sempre teve, em principal hora de pico, a diferença que aqui se vc parar vc é levado junto kkk E o metrô, aqui é complicado, não dá para esperar todos saírem para entrar, na hora de pico, a porta fecha e ninguém entra, o tempo é muito pequeno, e não tem essa que eles vão esperar todos entrarem não, aqui é complicado kkk
Brasileiro (na média) não lê. Nem mesmo uma placa. Para ficar em um exemplo dentre milhares que eu assisti, já tive que responder para pessoas que perguntavam por uma rua bem embaixo da placa com o nome da mesma. E não era gente sem escolaridade não. Estavam a bordo de um carro caro.
Sou um pouco mais velha e me lembro que até os anos 1970, em SP capital, a gente tirava o calçado da rua para entrar em casa. Acho que esse costume foi se perdendo aos poucos...
Aqui em Québec é etiqueta acenar para o ônibus avisando que você não vai pegá-lo, você balança a mãozinha avisando pra ele passar direto. Mas só faça isso quando estiver sozinho no ponto.
Ótimo vídeo! Vocês poderiam refazer um vídeo sobre tudo que envolve pra retirar a carteira de motorista. N sei se mudou alguma coisa de 2013 pra 2020. Valeu!
Oi querido diário eu que mandei aquele super chat para vocês na Live sobre nutrição gostaria de saber se o vídeo que vocês disseram que ia fazer sobre como deficientes podem migrar para o Canadá vai acontecer?
Quando eu era criança em Curitiba era muito comum todos fazerem fila para entrar no ônibus e só começar a entrar quando todos saíssem. Pois em terminais fechados entra-se pela saída. Mas quando adotaram a estação tubo, aquelas de vídeo, "deseducou" toda população.
Bom, vou dizer que entendo o comentário "Brasileiro não tem jeito, mesmo que isso pareça generalizar, uma por que vocês são brasileiros, outra por que infelizmente quase que predomina a lei do mais forte mesmo... bom, eu sou brasileiro, procuro seguir essas as regras de civilidade, mesmo no Brasil...porém muitas vezes sendo taxado de "otário"
Pergunta sobre tirar os sapatos, pessoas que vão prestar algum serviço na sua casa, por exemplo pra dar manutenção na máquina de lavar, eles tiram o calçado também? Aqui na Inglaterra as pessoas que vão prestar serviços não tiram os sapatos sempre.
hehe aqui em Portugal tem q avisar o bus, na Alemanha não precisava, mas pesquisei sobre Portugal antes de vir morar aqui p nao correr o risco de perder o bus🤣 Eu sentiria mt falta de toque e trocar conversa com estranhos se morasse aí. Até no bus o pessoal puxa papo, ainda mais idosos.. eu adoro 😍 ah e aqui são 2 beijinhos, até em salão de beleza onde nunca vi a criatura antes.. achei tão engraçado 🤣
Tem a questão das bebidas alcoólicas tb né... que não pode ser consumido em local publico. Quando fiz intercambio em 2014 me disseram que nem quando vc compra pode ficar andando com a bebida exibindo por ai, tem que estar dentro da sacola. Outra coisa tb é atravessar a rua sem ser na faixa de pedestre, os policiais chamam atenção real e na época dizia que tinha multa. E a 3a que eu lembro é: não alimente os animais, no caso dos coiotes no parque. Ahhh saudade desse País.
Não sei onde você mora, mas a maioria das casas em São Paulo, por ex, tem encanamento estreito e por isso entope. Em alguns prédios novos, inclusive, está nas regras de condomínio não jogar papéis e objetos no vaso sanitário. Mas em BH, pode jogar papel higiênico no vaso sanitário. Então, depende da região que você habita.
A Fabiana esqueceu da regra e aí final do comentário, i Dimitri inverteu a regra (pare na esquerda e ande pela direita) nas escadas. Hahahahah Sobre o papel higiênico, já li que os problemas são: 1 - Muitas cidades brasileiras não tem rede de esgoto por completo e 2 - muitas casas tem a rede de encanamento complicadas (cheias de curvas e outras que precisam sair com o encanamento nas ruas de baixo, devido a topografia dia terrenos).
Pessoal, falei até com vocês no Direct, vocês me inspiram acompanho vocês a uns 4 anos, tenho planos de um dia imigrar para o Canadá. Sei que o Canadá 360 foi adiado, mas vocês sabem uma faixa de preço dos ingressos?? Abraços e um dia nos encontramos em Vancouver se Deus permitir, continuem assim que vão ajudar muita gente!!
Olá Hugo, por enquanto ainda não sabemos a faixa de preço dos ingressos. Com certeza vamos tentar deixar o mais acessível possível. Sobre a data, assim que a situação da pandemia se resolver, a gente vai remarcar.
Gente, adorei o video. Gostei muito do começo, quando vcs falam que são "regras" que podem ser aplicadas no Brasil...mas gente, isso é "só" educação, mesmo, de verdade. Um pouco de respeito público, pelo bem comum, coisa que no Brasil falta muito. Pessoas educadas, geralmente fazem quase tudo isso que vcs mencionaram. No país, educação é pra poucos ainda, infelizmente, mas acredito que isso possa mudar. Acredito mesmo. Muito show, parabéns pelos seus videos tão legais! Vlw!
Essa questão de não acenar pro ônibus aqui aonde moro funciona assim, o motorista para sempre, sem a gente precisar acenar. Me adaptaria muito bem a cultura canadense, só teria que me acostumar com a do sanitário e tbm onde descartar os absorventes, protetor diário etc...
Essa do papel seria fácil pois já faço aqui em casa essa questão é porque as tubulações brasileiras antigas eram mais estreitas, aqui só entope se usar jornal kkkkkk..!!
Esse da bicicleta eu tive uma experiencia semelhante na irlanda. Estava voltando de um Pub à 1 A.M. e tinha um cara de bike parado no farol vermelho e sem nenhuma alma na rua.
Desde que casamos, eu e minha esposa sempre tiramos o sapato pra entrar em casa, inclusive temos dois pares de chinelo, uma pra dentro de casa e outro para o quintal 🙂
Sobre a escada rolante... super.abril.com.br/sociedade/metro-de-londres-recomenda-nao-deixe-a-esquerda-livre/ Uma parte do texto... "O cálculo feito pelo departamento de transporte foi o seguinte: quando as pessoas andam na esquerda, a escada acomoda 81,25 pessoas por minuto. Quando todo mundo para dos dois lados, a capacidade sobe para 112,5 - e é esse aumento que está fazendo diferença nas filas lá embaixo." Só gostaria de lembrar que o objetivo de deixar a esquerda livre não é aumentar o fluxo de pessoas e sim facilitar a passagem de quem está com PRESSA. Pode parecer pouco, mas por experiência própria, 1 minuto que uma pessoa economiza na escada pode fazer bastante diferença.
@@Ktny77 , Esse é o ponto. Sou do RJ e já perdi a conta de quantas vezes esse tempo que eu perdi na escada do metrô me fez perder a barca da vez e se eu perco a barca, dependendo do horário, tenho que esperar 30 minutos pela próxima. E se a pessoa for pegar ônibus no terminal de Niterói depois, o impacto será ainda maior, pois você poder chegar no horário de troca de motorista ou em horário de pico e pegar filas, fazendo você perder facilmente mais uns 30 minutos.
Eu voltando do intercâmbio do Canada. No metro do canadá todas as gentilezas, o maquinista perguntou se eu precisava que ele ficasse mais tempo para que eu conseguisse entrar com as três malas, as pessoas oferecendo ajuda. Precisa buscar você no aeroporto em São Paulo: - Claro que não. Sai tacando a mala na galera pra conseguir descer no Jabaquara.
Acompanho vocês a uns bons anos, acho que desde 2013 quando começei a pensar em ir para o canadar, Gostaria que se soubecem, falarem sobre halifax, sobre os problemas, já vi gente falando de ratos e de praga de insetos nos sofás, é tão grave assim ? e não tem controle de praga ?
Anderson também estou vendo sobre Halifax e de fato sim já me falaram que tem bastante ratos, e sobre os insetos é mais na parte do interior que agora com a chegada do tempo quente começa a se proliferar, algumas casas usam telas nas janelas para não entrar insetos, mas contudo sobre isto, os ratos uma boa ratoeira resolva e insetos se aparecer só lançar o inseticida kkkkkk
Como seria bom se todos pudessem obedecer as leis de trânsito, tanto motos e bicicletas no Brasil. Quanto a questão de deixar o lado esquerdo livre, pelo que eu saiba, somente a cidade de São Paulo obedece esta regra, inclusive existem muitos vídeos de outros locais, que colocam isto como uma regra paulistana. Inclusive em algumas linhas é comum ver filas nas laterais das portas do metrô, aguardando as pessoas saírem, antes de entrarem.
Alguns regras eu e meu esposo já adotamos aqui na região norte do Brasil. Mas, é mt complicado, a maioria das pessoas parecem que gostam do errado, de serem mal educadas, entre outros adjetivos. No caso do elevador, por eu ser pequena, meu esposo fica preocupado de alguém me machucar, então, geralmente nós pegamos na segunda ou na terceira viagem, pois é um entre e sai ao mesmo tempo que eu fico me perguntando "são pessoas ou cavalos que estão neste elevador!". Ou coisa detestável, e ter que ser obrigada a escutar a conversa de pessoas ao telefone. E ainda mais agora, que muitos em vez de escreve no whatsapp passam em mensagem de voz, nós ficamos escutando a mensagem que chegar e a resposta. Coisa, mais desagradável! Custa, o ser humano usar um fone de ouvido e ao responder, falar baixo?!?!? É muita falta de educação!!!
Respondendo alguns pontos: - Não entrar no ônibus antes das pessoas descerem por exemplo, na minha cidade (Curitiba), tem um ônibus que tem portas para entrar e portas para sair e mesmo assim as pessoas saem por aquela porta e se você aguardar os que estão atrás te empurram ou passam na sua frente; - O cumprimento com beijos não é comum (a não ser que se conheça), e eu sofro quando vou para outras cidades; - O toque físico também, eu já fiquei constrangida várias vezes quando ia a São Paulo, pois chegava nos restaurantes e as pessoas vinham receber encostando no ombro, por educação nunca falei nada, mas ficava bem constrangida; - O papel higiênico são os dois fatores: tubulação e papel diferentes. Aqui a tubulação é menor e o papel não foi feito para se dissolver na água.
Passei por alguns micos desses,🤣🤣🤣, ainda tem outro que é retirar qualquer coisa que tenha na cabeça ( gorro, boné, chapéu...) quandro entrar em algum local.
Tem gente que fica de bate papo na escada rolante, eu já tive que gritar “Licença!” porque falei baixo e estavam tão entretidos que não ouviram e a fila atrás de mim estava se formando, pior que não gostaram. Sobre crianças é bom nem falar a não ser que elas cheguem perto aí vc só diz “Hi, sweetie” (oi, docinho), só digo isso porque já vi muitos fazerem isso.
Foi uma experiência feita em locais com um número muito grande de pessoas como estações de metrô, quando um trem chega por exemplo e todo mundo tem que usar a escada rolante, e pelo modelo que eles usaram o que ocorre é o seguinte, as pessoas que não vão subir pelo lado ficam na base, e criam uma aglomeração que atrasa quem quer subir andando, pois essas pessoas tem passar pelo "bolo" de gente aglomerada na base da escada, e quando eles testaram sem a esquerda livre, o tempo que todo mundo leva para subir a escada diminuiu, pq os 2 lados da escada estavam sendo usados, e isso fazia que as pessoas ficassem menos tempo na base aglomerados. Segue o link que explica melhor: ua-cam.com/video/vbsoO2c7gCM/v-deo.html
Todas as regras são iguais aqui na França, com uma ressalva pro papel higiênico, normalmente os tubos que vem no centro do rolo são meio que "solúveis", então isso tmbm se joga no vaso e depois de alguns segundos ele meio que desmancha no contato com a água
Essa de não poder fazer sinal pro ônibus é meio complicada: pode sim e os motoristas encorajam, mas os canadenses acham que não precisa. Eu faço porque eu pego ônibus em lugares onde várias linhas páram. Meu marido, canadense, não gostava quando eu fazia mas teve que parar de reclamar quando eu entrei em um ônibus e o motorista me agradeceu por ter feito sinal, reclamou que pouca gente faz. Mas eu faço um sinal mais discreto do que eu fazia no Brasil. E também faço não com a mão quando não quero certo ônibus, os motoristas também parecem apreciar não ter que parar a toa.
Meu mico em relação ao onibus não foi acenar para parar, mas sim quando estava pra descer eu não sabia que tinha que encostar na porta pra ela abrir. O busão parou e eu fiquei lá parada esperando o motorista abrir a porta. 😂😂😂 até que uma pessoa do lado me mostrou como fazia. O pior é que depois dessa que percebi que está escrito as instruções na porta. 🤣🤣🤣
Hahaha Também fiz exatamente isso a primeira vez. 🤣
Muito eu hahaha ainda ia gritar “vai descer, motorista” 😂
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Eu tô rindo, mas é de nervoso, pq eu cometeria exatamente o mesmo erro!
"Quero descer, pilotooooo". 🤣🤣🤣🤣
Eu falaria: e aí motorista? Se for demorar pra abrir eu espero. Kkkkk
Aqui no Brasil mesmo com o sinal o ônibus passa direto kkkk
Tenho que entrar em frente dele no meio da rua pra ele parar
Exagero
@@heliosilva4532 exagero mesmo, isso só ocorre se está no ponto errado
Não é exagero não. Claro que não ocorre todas as vezes, mas várias vezes já presenciei em alguém fazer o sinal ou eu mesma e ele não parar
Realmente, dependendo do lugar e do horário alguns motoristas não param.
E não param no ponto certo Ainda as vezes fazem isso ou andam num cacete quase destrói ônibus q a gente q tem q paga ne
Gostei demais! Para um cara sistemático como eu que detesta gente folgada e mal educada, essa cultura é tudo de bom.
Se eu fosse viver no Canada, eu não teria problemas de adaptações. Eu já sigo naturalmente esses hábitos aqui no Brasil mesmo. Exceto a regra relacionada com o papel higiênico porque não existe a alternativa.
Adorei! Sempre defendi que a bicicleta deveria seguir as regras de trânsito. Ainda mais porque sou a favor do uso de biblioteca então todos devemos seguir as regras para evitar problemas e acidentes.
Pra variar, adorei. Não falar auto pra não incomodar pessoas ao redor, meu Deus, esse é o melhor kkkkkkkk, adoro silêncio e todas s vezes que estava aí aproveitava ao máximo isso rssrs... vídeo muito legal!
P.S. Eu observei o sanitário no Brasil (a parte do lado) e o sanitário daqui para entender porque não deu certo jogar papel no sanitário do Brasil, eu fiz um vídeo, o sanitário do Brasil tem o vão de decida mais estreito e o ângulo da curva também, já aqui é largo, mas só joguem papel higiênico, uma vez joguei papel toalha (que é papel) e entupiu, por favor, o lixeiro está alí para os absorventes e tampões, lencinhos umedecidos, etc., só papel higiênico é que vai no sanitário (além dos dejetos).
Também aprendi sobre a escada rolante em Paris em 2014, achei estranho na época, pois pra mim a escada rolante está ali pra vc não fazer esforço rsrsrs
Na linha amarela aqui de são paulo, o pessoal obedece a regra de esperar o pessoal sair do metro, mas o mistério é, as mesmas pessoas que esperam, quando chegam em outra linha esquece tudo e se transformam em verdadeiros animais.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk já vi isso muitooo. É só pegar a linha verde ou a vermelha na transferência entre a amarela q a gente vê essa boiada
Aqui no Rio não dá certo, principalmente no metrô porque se você não entrar logo quando ele parar, a multidão te atropela e você não consegue entrar. Já tentei várias vezes esperar com educação, não deu tempo e o metrô foi embora. Sem falar que já me empurraram quando entrei e saí do outro lado da porta, literalmente me empurraram para fora do metrô!! Kkkkk
😂😂😂😂😂
aff, então o condutor do metrô daih q tem q esperar. 🙈
Real, usar trem e metrô do Rio é prova de sobrevivência.
@@audioweb Infelizmente aqui não funciona certas regras na hora do pico. Depois dessa situação procuro não pegar metrô no horário de maior movimento.
Sim verdade ,várias vezes esperei com educação mas bah não adianta. Quando vê vem como animais tudo te empurrando gente de TODAS as idades . Parece que vão morrer se n sentarem. E olha que moro em Sc e sou daqui n muda nada
9:09 esse sorriso e esse olhar atravessado....R.I.P Dimitri
Excelente video!! Vcs poderiam fazer um video das regras básicas de trânsito canadense que agente tem q saber para quando alugar um carro
Aqui está:
ua-cam.com/video/6Db-0e8yl0M/v-deo.html
Vi um comentário de um personagen de série da Netflix , disse que o Canadá é a TV Cultura dos países kkkkkkk
Mds, amei essa frase
Rsrsrs... Tenho parentes lá...
Kkkkkkk
A questão da escada rolante é sobre a distribuição das cargas na estrutura. Muito peso de um lado só com espaço vago do outro lado prejudica o equipamento. Você não vai notar isso em um dia ou um mês, então pode parecer besteira. Mas é sério. Do ponto de vista mecânico, a escada rolante foi feita para carregar peso no centro ou simetricamente nas laterais, não em uma lateral só.
A longo prazo, acumular o peso todo de um lado só gera mais manutenções, mais interdições, mais custos para o shopping ou estação de metrô etc. E eu imagino que eles repassem os custos dessas coisas para o consumidor através de alugueis das lojas, elevação das tarifas das passagens, qualquer coisa do tipo. É tudo muito indireto e muito lento, portanto invisível.
@@dalmymacedo1168 hahah mas você acha que as escadas e esteiras rolantes estão estrategicamente em metrôs, aeroportos pra vc apreciar as pessoas com pressa? Elas servem pra que você chegue mais rápido e não perca o seu transporte. A regra de ficar parado a direita e deixar espaço a esquerda funciona em todo lugar do mundo. Mas ainda tem gente que acha que é legal impedir o trânsito. Experimente passar pela experiência de se atrasar (pq pode acontecer com qualquer um) e você precisar subir escadas de concreto com MALAS.
@@dalmymacedo1168 nem todas estações tem escadas de concreto aqui, às vezes só tem opção da rolante msm e elevador
Gente, tenho 17 anos, estou viciado em coisas do Canadá, até hockey eu tinha começado a assistir. Esse canal está sendo muito bom pra mim, estou maratonando, até vídeos antigos. Amei demais o canal de vocês 😍❤️👌🏾
Obrigado Fabiana/Dimitri.
Informações pedagógicas.
Em São Paulo a escada rolante congestiona. A regra existe, mas em horário de pico, dependendo da estação a quantidade de pessoas fica igual nos dois lados.
Sim! o problema é a quantidade de pessoas, porque quando está tranquilo, a regra funciona super bem
SP é bem corrido, então tem sim essa coisa de deixar o lado esquerdo livre, porém quando é horário de pico, vai uma multidão para descer/subir a escada.
Para entrar no metrô, também esperamos, porém sempre tem uns três que entram empurrando de volta para dentro quem estava prestes a sair.
Gostei dessa lista. Tirando o caso do ônibus eu sigo todas, principalmente quando estou com minha família na Alemanha. No Rio de Janeiro se vc não fizer o sinal ele passa direto, as vezes até quando a pessoa faz 😊. 🇧🇷🇩🇪
No Rio de Janeiro se você não entrar na frente ele passa direto 😁
O motorista do onibus espera voce entrar ou sair, ninguem tem pressa e se necessario o pessoal de dentro sai do bus pra pessoa sair sem precisar passar atropelando
@@marlanmartinsdasilva4776, verdade.😂😂
Como vocês disseram, muitas dessas coisas servem para muitos lugares, inclusive para o Brasil. É questão de educação!
Excelente vídeo.
Olha que legal. Há tambem a regra quando o onibus escolar pára para pegar uma criança e os carros que estão na frente do onibus e que vao cruzá-lo tem de parar até o onibus sair. O próprio ônibus escolar tem uma plaquinha de pare que é acionada no momento que o ônibus pára. Outra coisa, adoro a regra da escada rolante e de entrar em casa tirando os sapatos. Valeu o vídeo.
os videos com a Fabi são meu reality show favorito 😂
Amei estive no Canadá me identifiquei muito com o vídeo .
A regra da escada rolante e transporte tb serve para os USA. Quanto a falar alto em lugares publicos, depende da provincia. Aqui onde moro o povo fala alto sim!
Valeu like essas dicas. Tragam mais.!
Eu amo esse canal de vcs ..
Já chego dando like,porque sei que o conteúdo é bom😃
Fui para o canada ano passado e já sabia dessas regras ,inclusive como e o atendimento em um restaurante muito bom conhecer a cultura do país antes de viajar ,parabéns 👍👍👍👍👍espero que em 2021 eu volte para o canada .
Adorei. Me vi em várias situações.
No meu primeiro dia no Canadá eu fiquei 15 minutos esperando ônibus. Não sabia que tinha hora certa....e quando chegou, eu P da vida, dei sinal e motorista que ficou me encarando...
Quanto a escada rolante, aprendi isso na França com minha mala gigante ao meu lado e uma mulher passou gritando e me empurrando... Percebi na hora... Aqui no Brasil o povo não faz fila, faz aglomeração. Eu passo rápido na escada pedindo licença.
Aqui até que não tem problema de esperar pessoas saírem no ônibus porque entra por um lado e sai por outro. Metrô que deve ser complicado.
Hoje em dia, a maioria das casas já estão preparadas para o papel higiênico no vaso. Só banheiros públicos que é regra para jogar no lixo. Mulher costuma ter mais problema porque gasta uma tonelada de papal toda vez que vai ao banheiro.
E o ciclista brasileiro é o mais mau educado. Quer respeito dos carros mas não respeita os pedestres.
Agora, com essa pandemia, muita gente está adorando essa questão dos calçados fora de casa. Aí só pegou a regra pelo que a Fabiana falou. As ruas são mais molhadas e as casas costumam ter carpete..
"Não fale alto em lugares públicos" não combina com carioca....
Olá parabéns pelo conteúdo, por favor qual seria o site deste artigo? Não encontrei na descrição.
3:14 haha, se alguem tenta entrar quando eu to saindo, essa pessoa sai junto comigo! Em relação aos horarios dos onibus serem pontuais, fale isso apenas por Vancouver, aqui em Toronto tem linhas q são uma zona. Em relação a acenar, nos pontos tem placas falando para as pessoas sinalizarem para o motorista parar depois de certo horario (acho q depois das 8pm)
Esse do ônibus é simples, pq todos os ônibus deveriam parar em todos os pontos de ônibus q forem das suas rotas. Mas como aqui os motoristas acabam se atrasando mt eles passam direto pra tentar recuperar esse tempo. Mas se fossem um pouco mais responsáveis ele deveriam parar em todos os pontos e isso faria com q as pessoas n precisassem pedir pra eles pararem.
O que eu achei interessante é que na casa que eu fiquei era assim tbm, tinha que tirar o sapato quando entrava, mas na casa que meu amigo ficou, a gente só precisa teve que tirar o sapato dps da primeira neve, tanto que quando eu cheguei lá pela primeira vez, a host dele me disse, não precisa tirar o sapato não. Aí quando nevou, ela pegou e informou que a partir de então a gente tinha tirar
No metrô de São Paulo, a sinalização diz que quem for desembarcar, deve sair pelo meio da porta e quem for embarcar, deve entrar pelas laterais. Porém, confesso que no dia a dia as pessoas não respeitam isso. Concordo mais com a ideia de esperar as pessoas saírem e depois embarcar.
Sempre teve isso na da escada rolante, e olha que faz 14 anos que eu moro em São Paulo
sobre a escada rolante em sp acontece a muito tempo.
Imagina, isso em SP do lado esquerdo da escada faz anos que existe. Eu uso transporte público desde sempre e sempre usamos essa regra. Inclusive uso muito o lado esquerdo livre pq to sempre andando na escada.
Casal parabéns pelo canal sempre divino, jaja estamos por ai kkk...
Eu trabalhei muitos anos no centro de SP só dois pontos que ri muito aqui, não para do lado esquerdo sempre teve, em principal hora de pico, a diferença que aqui se vc parar vc é levado junto kkk
E o metrô, aqui é complicado, não dá para esperar todos saírem para entrar, na hora de pico, a porta fecha e ninguém entra, o tempo é muito pequeno, e não tem essa que eles vão esperar todos entrarem não, aqui é complicado kkk
Essa galera é TOP!!!
Vocês são maravilhosos! 💕
Brasileiro (na média) não lê. Nem mesmo uma placa. Para ficar em um exemplo dentre milhares que eu assisti, já tive que responder para pessoas que perguntavam por uma rua bem embaixo da placa com o nome da mesma. E não era gente sem escolaridade não. Estavam a bordo de um carro caro.
Exatamente. Trabalhar no dia da eleição para orientar a sala de votação acontece o mesmo.
Sou um pouco mais velha e me lembro que até os anos 1970, em SP capital, a gente tirava o calçado da rua para entrar em casa. Acho que esse costume foi se perdendo aos poucos...
Aqui no Amazonas é assim: sapatos sempre do lado de fora.
Aqui em Québec é etiqueta acenar para o ônibus avisando que você não vai pegá-lo, você balança a mãozinha avisando pra ele passar direto.
Mas só faça isso quando estiver sozinho no ponto.
MUITO BOM.
Ótimo vídeo! Vocês poderiam refazer um vídeo sobre tudo que envolve pra retirar a carteira de motorista. N sei se mudou alguma coisa de 2013 pra 2020. Valeu!
Eu acho a cultura canadense muito parecida com a cultura japonesa. São ótimas regras!
A das regras de trânsito eu iria levar algumas multas kkkkkk, bom que vocês falaram aí, obrigado pelo ótimo conteúdo pessoal. 😊👏🏻
Oi querido diário eu que mandei aquele super chat para vocês na Live sobre nutrição gostaria de saber se o vídeo que vocês disseram que ia fazer sobre como deficientes podem migrar para o Canadá vai acontecer?
Realmente agora em SP está começando essa cultura da escada rolante haha, o pessoal costuma ficar do lado direito.
Faz tempo deixe lado esquerdo
Sao paulo linha amarela lilás verde deixam as Pessoa sairem eu acustumei
Faz tempo em SP
Acho que essa regraja é muito antiga em São Paulo
Essa regra sempre teve em Sampa
Quando eu era criança em Curitiba era muito comum todos fazerem fila para entrar no ônibus e só começar a entrar quando todos saíssem. Pois em terminais fechados entra-se pela saída.
Mas quando adotaram a estação tubo, aquelas de vídeo, "deseducou" toda população.
Bom, vou dizer que entendo o comentário "Brasileiro não tem jeito, mesmo que isso pareça generalizar, uma por que vocês são brasileiros, outra por que infelizmente quase que predomina a lei do mais forte mesmo... bom, eu sou brasileiro, procuro seguir essas as regras de civilidade, mesmo no Brasil...porém muitas vezes sendo taxado de "otário"
Olá!
A questão do papel higiênico ser jogado na rede de esgoto é o tamanho da tubulação , que sendo maior é possível esse procedimento.
Depende pq aqui no Brasil iriam jogar de tudo até a mãe KKKKKKKKKKKK.
Pergunta sobre tirar os sapatos, pessoas que vão prestar algum serviço na sua casa, por exemplo pra dar manutenção na máquina de lavar, eles tiram o calçado também?
Aqui na Inglaterra as pessoas que vão prestar serviços não tiram os sapatos sempre.
Sim. Geralmente eles também tiram os sapatos.
Aqui em São Paulo, tem essa regra na escada rolante.
Aquu tbm tem essa regra na escada rolante... Pelo menos nas cidades do Sul...
hehe aqui em Portugal tem q avisar o bus, na Alemanha não precisava, mas pesquisei sobre Portugal antes de vir morar aqui p nao correr o risco de perder o bus🤣 Eu sentiria mt falta de toque e trocar conversa com estranhos se morasse aí. Até no bus o pessoal puxa papo, ainda mais idosos.. eu adoro 😍 ah e aqui são 2 beijinhos, até em salão de beleza onde nunca vi a criatura antes.. achei tão engraçado 🤣
Tem a questão das bebidas alcoólicas tb né... que não pode ser consumido em local publico. Quando fiz intercambio em 2014 me disseram que nem quando vc compra pode ficar andando com a bebida exibindo por ai, tem que estar dentro da sacola. Outra coisa tb é atravessar a rua sem ser na faixa de pedestre, os policiais chamam atenção real e na época dizia que tinha multa. E a 3a que eu lembro é: não alimente os animais, no caso dos coiotes no parque. Ahhh saudade desse País.
Aqui em São Paulo a muito Tempo não pode parar do lado esquerdo.
Jogo papel higiênico na privada desde sempre, nunca entupiu. Só entope se morar em casa mto velha.
E se jogar o rolo inteiro haha
Eu também 👍🏻
Se o papel higiênico for aqueles arranha c* daí entope 😂
@@josedutra1358 kkkkkkkkkk
Não sei onde você mora, mas a maioria das casas em São Paulo, por ex, tem encanamento estreito e por isso entope. Em alguns prédios novos, inclusive, está nas regras de condomínio não jogar papéis e objetos no vaso sanitário.
Mas em BH, pode jogar papel higiênico no vaso sanitário. Então, depende da região que você habita.
A Fabiana esqueceu da regra e aí final do comentário, i Dimitri inverteu a regra (pare na esquerda e ande pela direita) nas escadas. Hahahahah
Sobre o papel higiênico, já li que os problemas são: 1 - Muitas cidades brasileiras não tem rede de esgoto por completo e 2 - muitas casas tem a rede de encanamento complicadas (cheias de curvas e outras que precisam sair com o encanamento nas ruas de baixo, devido a topografia dia terrenos).
Pessoal, falei até com vocês no Direct, vocês me inspiram acompanho vocês a uns 4 anos, tenho planos de um dia imigrar para o Canadá. Sei que o Canadá 360 foi adiado, mas vocês sabem uma faixa de preço dos ingressos?? Abraços e um dia nos encontramos em Vancouver se Deus permitir, continuem assim que vão ajudar muita gente!!
Olá Hugo, por enquanto ainda não sabemos a faixa de preço dos ingressos. Com certeza vamos tentar deixar o mais acessível possível. Sobre a data, assim que a situação da pandemia se resolver, a gente vai remarcar.
“nao tocar em criança “
Ah que ótimo! nem gosto mesmo 🤣🤣
Gente, adorei o video. Gostei muito do começo, quando vcs falam que são "regras" que podem ser aplicadas no Brasil...mas gente, isso é "só" educação, mesmo, de verdade. Um pouco de respeito público, pelo bem comum, coisa que no Brasil falta muito. Pessoas educadas, geralmente fazem quase tudo isso que vcs mencionaram. No país, educação é pra poucos ainda, infelizmente, mas acredito que isso possa mudar. Acredito mesmo. Muito show, parabéns pelos seus videos tão legais! Vlw!
Aqui em São Paulo já faz tempo que estamos com essa regra das escadas rolantes.
Faz um tour na cada de vocês.
Bom dia 👌
Essa questão de não acenar pro ônibus aqui aonde moro funciona assim, o motorista para sempre, sem a gente precisar acenar.
Me adaptaria muito bem a cultura canadense, só teria que me acostumar com a do sanitário e tbm onde descartar os absorventes, protetor diário etc...
Legal pessoal!
Essa do papel seria fácil pois já faço aqui em casa essa questão é porque as tubulações brasileiras antigas eram mais estreitas, aqui só entope se usar jornal kkkkkk..!!
Esse da bicicleta eu tive uma experiencia semelhante na irlanda.
Estava voltando de um Pub à 1 A.M. e tinha um cara de bike parado no farol vermelho e sem nenhuma alma na rua.
Desde que casamos, eu e minha esposa sempre tiramos o sapato pra entrar em casa, inclusive temos dois pares de chinelo, uma pra dentro de casa e outro para o quintal 🙂
Faz um vídeo falando sobre o francês de Quebec 😁
Sobre a escada rolante...
super.abril.com.br/sociedade/metro-de-londres-recomenda-nao-deixe-a-esquerda-livre/
Uma parte do texto... "O cálculo feito pelo departamento de transporte foi o seguinte: quando as pessoas andam na esquerda, a escada acomoda 81,25 pessoas por minuto. Quando todo mundo para dos dois lados, a capacidade sobe para 112,5 - e é esse aumento que está fazendo diferença nas filas lá embaixo."
Só gostaria de lembrar que o objetivo de deixar a esquerda livre não é aumentar o fluxo de pessoas e sim facilitar a passagem de quem está com PRESSA.
Pode parecer pouco, mas por experiência própria, 1 minuto que uma pessoa economiza na escada pode fazer bastante diferença.
Quem nunca teve que dar aquela corrida pra não perder o vôo ou o último trem do metrô né? Aí a escada livre faz mesmo toda a diferença.
@@Ktny77 , Esse é o ponto.
Sou do RJ e já perdi a conta de quantas vezes esse tempo que eu perdi na escada do metrô me fez perder a barca da vez e se eu perco a barca, dependendo do horário, tenho que esperar 30 minutos pela próxima.
E se a pessoa for pegar ônibus no terminal de Niterói depois, o impacto será ainda maior, pois você poder chegar no horário de troca de motorista ou em horário de pico e pegar filas, fazendo você perder facilmente mais uns 30 minutos.
No Rio RJ tem a regrinha da escada mas as pessoas ainda estão aprendendo...
Q musiquinha é essa no começo do vídeo? 😂 acho tão lindinha! Parabéns pelo vídeo 👏👏
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei, achei espontâneo os comentários e reações de vocês
Aqui em São Paulo as pessoas já estão ficando do lado esquerdo da escada rolante
Em São Paulo jamais pare do lado esquerdo! 🤣 Acho estranho aqui nos Estados Unidos não ser assim, pelo menos nunca vi isso aqui!
Quando a linha tiver várias empresas e diversas rotas é importante dar sinal para o motorista
Eu voltando do intercâmbio do Canada. No metro do canadá todas as gentilezas, o maquinista perguntou se eu precisava que ele ficasse mais tempo para que eu conseguisse entrar com as três malas, as pessoas oferecendo ajuda. Precisa buscar você no aeroporto em São Paulo: - Claro que não. Sai tacando a mala na galera pra conseguir descer no Jabaquara.
GENTE, A DO PAPEL HIGIÊNICO EU CHOQUEI E AMEI AKSKAKSKASKAKSKASA
Acompanho vocês a uns bons anos, acho que desde 2013 quando começei a pensar em ir para o canadar, Gostaria que se soubecem, falarem sobre halifax, sobre os problemas, já vi gente falando de ratos e de praga de insetos nos sofás, é tão grave assim ? e não tem controle de praga ?
Anderson também estou vendo sobre Halifax e de fato sim já me falaram que tem bastante ratos, e sobre os insetos é mais na parte do interior que agora com a chegada do tempo quente começa a se proliferar, algumas casas usam telas nas janelas para não entrar insetos, mas contudo sobre isto, os ratos uma boa ratoeira resolva e insetos se aparecer só lançar o inseticida kkkkkk
Como seria bom se todos pudessem obedecer as leis de trânsito, tanto motos e bicicletas no Brasil. Quanto a questão de deixar o lado esquerdo livre, pelo que eu saiba, somente a cidade de São Paulo obedece esta regra, inclusive existem muitos vídeos de outros locais, que colocam isto como uma regra paulistana. Inclusive em algumas linhas é comum ver filas nas laterais das portas do metrô, aguardando as pessoas saírem, antes de entrarem.
As coisas 1 e 10 eu já fazia, começarei adotar as outras coisas do vídeo. 😊
Aqui no Brasil estacionam em local proibido, vaga de idoso e deficiente, em cima da faixa pra pegar criança na escola .......etc
Isso é criminoso. :-(
Alguns regras eu e meu esposo já adotamos aqui na região norte do Brasil. Mas, é mt complicado, a maioria das pessoas parecem que gostam do errado, de serem mal educadas, entre outros adjetivos. No caso do elevador, por eu ser pequena, meu esposo fica preocupado de alguém me machucar, então, geralmente nós pegamos na segunda ou na terceira viagem, pois é um entre e sai ao mesmo tempo que eu fico me perguntando "são pessoas ou cavalos que estão neste elevador!". Ou coisa detestável, e ter que ser obrigada a escutar a conversa de pessoas ao telefone. E ainda mais agora, que muitos em vez de escreve no whatsapp passam em mensagem de voz, nós ficamos escutando a mensagem que chegar e a resposta. Coisa, mais desagradável! Custa, o ser humano usar um fone de ouvido e ao responder, falar baixo?!?!? É muita falta de educação!!!
Respondendo alguns pontos:
- Não entrar no ônibus antes das pessoas descerem por exemplo, na minha cidade (Curitiba), tem um ônibus que tem portas para entrar e portas para sair e mesmo assim as pessoas saem por aquela porta e se você aguardar os que estão atrás te empurram ou passam na sua frente;
- O cumprimento com beijos não é comum (a não ser que se conheça), e eu sofro quando vou para outras cidades;
- O toque físico também, eu já fiquei constrangida várias vezes quando ia a São Paulo, pois chegava nos restaurantes e as pessoas vinham receber encostando no ombro, por educação nunca falei nada, mas ficava bem constrangida;
- O papel higiênico são os dois fatores: tubulação e papel diferentes. Aqui a tubulação é menor e o papel não foi feito para se dissolver na água.
Chega ser engraçado pra nois brasileiros acostumado com as bagunças do nosso país que quando um país faz a lei certa achamos estranho.
Aqui em Ottawa tem que apertar o botão ou puxar o fio (depende do tipo do busu) pro onibus parar, senão eles passam direrto.
Aí não tem tumulto nos ônibus, mas aqui se não entrar rápido fica de pé
a do papel higiênico foi top.
atualmente nós não recebemos mais ninguem em casa 9covid live...) mas sempre falamos, sim, pras visitas deixarem os calçados na porta...
Passei por alguns micos desses,🤣🤣🤣, ainda tem outro que é retirar qualquer coisa que tenha na cabeça ( gorro, boné, chapéu...) quandro entrar em algum local.
Tem gente que fica de bate papo na escada rolante, eu já tive que gritar “Licença!” porque falei baixo e estavam tão entretidos que não ouviram e a fila atrás de mim estava se formando, pior que não gostaram.
Sobre crianças é bom nem falar a não ser que elas cheguem perto aí vc só diz “Hi, sweetie” (oi, docinho), só digo isso porque já vi muitos fazerem isso.
Foi uma experiência feita em locais com um número muito grande de pessoas como estações de metrô, quando um trem chega por exemplo e todo mundo tem que usar a escada rolante, e pelo modelo que eles usaram o que ocorre é o seguinte, as pessoas que não vão subir pelo lado ficam na base, e criam uma aglomeração que atrasa quem quer subir andando, pois essas pessoas tem passar pelo "bolo" de gente aglomerada na base da escada, e quando eles testaram sem a esquerda livre, o tempo que todo mundo leva para subir a escada diminuiu, pq os 2 lados da escada estavam sendo usados, e isso fazia que as pessoas ficassem menos tempo na base aglomerados. Segue o link que explica melhor: ua-cam.com/video/vbsoO2c7gCM/v-deo.html
Todas as regras são iguais aqui na França, com uma ressalva pro papel higiênico, normalmente os tubos que vem no centro do rolo são meio que "solúveis", então isso tmbm se joga no vaso e depois de alguns segundos ele meio que desmancha no contato com a água
Essa do tubo é novidade pra gente. Vou dar uma pesquisada.
@@CanadaDiario existem os rolos normais tmbm, mas a maioria das pessoas usam os de tubo descartável
Olá! Eu vou nova no canal 🙂❤️ gostei do canal. meu sonho é morar no Canadá e entrar na faculdade Toronto 🙂❤️🌻
Gostei dessa regra do calçado